3. Comportamento organizacional: Motivação, Liderança e desempenho. Administração Aula 3

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "3. Comportamento organizacional: Motivação, Liderança e desempenho. Administração Aula 3"

Transcrição

1 Administração Aula 3 3. Comportamento organizacional: Motivação, Liderança e desempenho Comportamento Organizacional O Comportamento Organizacional estuda a dinâmica das organizações e como os grupos e indivíduos se comportam dentro delas Teoria Comportamental Estuda os estilos de administração resultantes da visão que gerentes têm sobre o comportamento humano nas organizações. A mais conhecida é a teoria X e teoria Y de McGregor que descreve dois conjuntos de pressupostos que os gerentes tem sobre as pessoas. Teoria X Pressupostos: As pessoas são indolentes e preguiçosas por natureza; elas evitam o trabalho ou trabalham o mínimo possível, em troca de recompensas salariais ou materiais. Teoria X Falta-lhes ambição: elas não gostam de assumir responsabilidades e preferem ser dirigidas e sentirem-se seguras nessa dependência. A sua natureza leva-as a resistirem às mudanças; procuram segurança e preferem não assumir riscos.

2 Teoria X Essas pressuposições levam gerentes a utilizarem uma administração dura, rígida, autocrática, na qual as pessoas trabalham sob esquemas e padrões planejados e organizados apenas para o alcance dos objetivos da organização. As pessoas são consideradas como recursos ou meios de produção. Teoria Y: Pressuposto: As pessoas não são passivas por natureza, ou resistentes às necessidades da empresa. As pessoas têm motivação e potencial de desenvolvimento; Elas têm bons padrões de comportamento, capacidade e interesse para assumir responsabilidades. Teoria Y: O funcionário pode exercer autodireção e autocontrole dos objetivos que lhe são confiados. O controle externo e a ameaça de punição não são os únicos meios de obter a dedicação e esforço de alcançar os objetivos empresariais. O profissional médio aprende sob certas condições a aceitar e a procurar responsabilidades. Teoria Y: As concepções e premissas da Teoria Y refletem um estilo de administração aberto, dinâmico e democrático, baseado em valores humanos e sociais. A administração torna-se um processo que cria oportunidades, libera potenciais, remove obstáculos, encoraja o crescimento individual e proporciona orientação quanto a objetivos Liderança Liderança é a competência de influenciar pessoas. Ela é exercida numa situação determinada visando à consecução de objetivos específicos. A liderança consiste numa relação entre grupos sociais. O líder é um indivíduo no qual o grupo confia e acredita que ele é possuidor de meios para o atendimento de suas necessidades Liderança O grau em que uma pessoa demonstra qualidades de liderança depende não somente de suas próprias características individuais, mas também das características da situação na qual se encontra. Essa liderança é denominada de Liderança Situacional.

3 3.2. Liderança institucional A Liderança é realizada pelo processo da comunicação humana: No ambiente profissional é definida como a capacidade de induzir as pessoas a cumprir suas obrigações com zelo e correção. O Líder exerce influência sobre as pessoas conduzindo suas percepções de objetivos em direção às metas Liderança A Liderança visa á consecução de um ou mais objetivos específicos: O líder surge como um meio para se alcançar os objetivos desejados pelo grupo e pela empresa Estilos de liderança Existem três estilos básicos de liderança: a liderança autocrática, a liderança liberal, e a liderança democrática Estilos de liderança Na prática, o líder utiliza os três estilos de acordo com a situação, com as pessoas e com a tarefa a ser executada. O líder tanto manda cumprir ordens, como sugere aos subordinados a realização de certas tarefas, como ainda consulta aos subordinados antes de tomar alguma decisão Estilos de liderança A maneira como o líder se comporta para Influenciar seus subordinados define seu estilo de liderança. Estilos mais comuns: Autocrático Democrático Liberal Situacional Liderança a autocrática tica O líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo. Determina as técnicas para a execução das tarefas, na medida que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo. É dominador e é pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro da equipe.

4 3.2.1 Liderança a liberal Há liberdade para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder. A divisão das tarefas e a escolha dos companheiros fica totalmente a cargo do grupo. O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos. Só faz comentários sobre as atividades dos membros do grupo quando perguntado Liderança a democrática As diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo. O grupo estabelece as providências e as técnicas para atingir o alvo, solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário. A divisão das tarefas fica a critério do grupo e cada membro tem liberdade de escolher os seus companheiros de trabalho. O líder procura ser um membro normal do grupo. Liderança Situacional Os líderes de sucesso não utilizam um único estilo. Eles praticam uma liderança situacional, adaptando o seu estilo a cada situação, principalmente às características culturais de cada grupo Teorias das Motivações Humanas Teoria da Hierarquização das Necessidades Abraham Maslow ( , psicólogo americano, propõe que as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência. Na base da pirâmide estão as necessidades básicas (fisiológicas) e no topo as necessidades mais elevadas (auto-realização).

5 Pirâmide de Maslow Auto-realização Estima Sociais Segurança Fisiológicas Segundo Maslow havendo um nível inferior de necessidades não satisfeitas, esse nível monopoliza o comportamento consciente da pessoa e é o seu gerador exclusivo de fatores motivacionais. À medida que um determinado nível de necessidades é satisfeito ele vai perdendo a sua capacidade motivacional. Maslow afirma ainda que as pessoas podem subir ou descer nessa hierarquia, dependendo das variações do seu relacionamento com o ambiente onde vivam. A importância principal do estudo de Maslow foi identificar que uma necessidade já satisfeita não é capaz de motivar um determinado comportamento A teoria dos dois fatores ou teoria da Motivação/Higiene Frederick Herzberg formulou a teoria dos dois fatores ou teoria da motivação/higiene para explicar o comportamento das pessoas em situação de trabalho. Para Herzberg existem dois fatores que orientam o comportamento das pessoas:

6 Fatores internos ou motivacionais: Ligados ao conteúdo do cargo e à natureza das tarefas executadas: realização pessoal, o trabalho em si, a responsabilidade que o trabalho exige, as promoções, o crescimento pessoal e profissional, o reconhecimento. Essas são fontes de motivação de fatores motivadores no trabalho. Fatores externos ou higiênicos: abrangem as condições do ambiente de trabalho: Se forem ruins, causam insatisfação: A administração e políticas, supervisão, condições de trabalho, salário, relacionamento com os colegas, relacionamento com os subordinados. Para Herzberg satisfação e insatisfação não são extremos opostos de uma dimensão; são dimensões independentes Modelo Contingencial A grau de motivação em uma empresa, é função de três fatores dominantes: Expectativas: refere-se aos objetivos individuais (cargo, dinheiro, aceitação social, etc) e a força do desejo de atingi-los. Recompensas: trata da relação entre a sua produtividade e o alcance dos objetivos individuais. Atua de acordo com a importância estabelecida: para obter recompensa, ou para ter aceitação social Modelo Contingencial Relações entre expectativas e recompensas: é a capacidade do indivíduo de influenciar sua própria produtividade para satisfazer suas expectativas por meio de recompensas. Assim, priorizará esforços que produzam resultados Modelo de expectância O modelo de expectância é baseado em objetivos gradativos. Esse modelo considera que a motivação é um processo que escolhe comportamentos a serem adotados. O indivíduo percebe as conseqüências de cada alternativa de ação como um conjunto de possíveis resultados provenientes do comportamento escolhido Ciclo Motivacional Para essa teoria a motivação é composta de fases ou etapas ordenadas que se repetem. A meta do ser humano é o equilíbrio, no entanto esse equilíbrio se rompe quando surge uma nova necessidade, que desencadeia uma tensão, que gera um comportamento, que procura satisfazer a necessidade e assim retornar ao estado de equilíbrio.

7 3.4. Avaliação de Desempenho A Avaliação de desempenho determina quais são os critérios para: promoção, mobilidade e incentivos ao servidor. Ela pode indicar também fatores negativos do servidor como falta de comprometimento, incapacidade, falta de responsabilidade, etc. A avaliação é uma responsabilidade gerencial do chefe imediato do servidor e se baseia em critérios objetivos: pontualidade, participação no grupo, iniciativa e responsabilidade Avaliação de Desempenho A avaliação de desempenho monitora o trabalho de cada membro e da equipe, em relação aos resultados alcançados para compará-los com as metas estabelecidas. Preocupa-se com a eficiência, a eficácia, produtividade e qualidade. É uma atividade constante, contínua e abrangente que acompanha todos os passos da equipe e de cada pessoa que a integra Avaliação de Desempenho O desempenho é conseqüência do esforço individual e do estado motivacional direcionado para a realização das tarefas e do cumprimento dos objetivos. Os resultados percebidos pela pessoa provocam um determinado grau de satisfação pessoal, que realimenta positiva ou negativamente a motivação para um novo desempenho. Ou simplesmente não motiva mais Avaliação de Desempenho A medição dos resultados deve ser contínua e constante ao longo dos processos. Avalia-se os resultados finais e os resultados intermediários comparando-se com os objetivos previamente formulados, para verificar os possíveis desvios, visando corrigi-los adequadamente e em tempo real Avaliação de Desempenho A avaliação é um meio e não um fim. Ela está voltada para a melhoria, e serve como fonte de informação para os gerentes, visando melhorar o desempenho das pessoas, alavancar suas satisfações, melhorar o contexto do trabalho e a qualidade de vida das pessoas e proporcionar melhores resultados em termos de eficiência e eficácia.

8 Eficiência, Eficácia e Efetividade Para avaliar o desempenho de uma organização, é necessário analisá-la nos níveis técnico-operacional e administrativogerencial. Essa avaliação inclui os conceitos de Eficiência, Eficácia e Efetividade Eficiência, Eficácia e Efetividade Eficiência: é o uso racional e econômico dos recursos na produção de bens e serviços; é uma relação entre insumos e produtos. Insumos são recursos humanos, materiais e componentes Eficiência, Eficácia e Efetividade Eficácia: é o grau de alcance das metas. O conceito também está associado ao de qualidade de processos produtivos, no sentido de que ser eficaz pressupõe o fiel atendimento às especificações de uma dada meta, sem desvios de rota em relação ao cumprimento das intenções programadas Eficiência, Eficácia e Efetividade Efetividade: é o impacto final das ações; é o grau de satisfação das necessidades e dos desejos dos proprietários e acionistas, ou da sociedade pelos serviços prestados pela instituição. Esse conceito possui duas dimensões: uma dimensão quantitativa que verifica se a quantidade oferecida foi suficiente e outra relativa à qualidade dos serviços prestados. Questões de Concursos Página Carlos Chagas. Henry Mintzberg identificou três grandes grupos de papéis gerenciais: a) os papéis interpessoais, os papéis de informação e os papéis de coordenação e planejamento; b) papéis interpessoais, papéis aglutinadores e os papéis de decisão e negociação;

9 1. c) papéis de formação, papéis de informação e papéis de decisão e negociação; d) os papéis interpessoais, os papéis de informação e os papéis de decisão; e) papéis de formação, papéis de coordenação e papéis de liderança e decisão. 1. c) papéis de formação, papéis de informação e papéis de decisão e negociação; d) os papéis interpessoais, os papéis de informação e os papéis de decisão; e) papéis de formação, papéis de coordenação e papéis de liderança e decisão. 2. PCI/Concursos. As teorias sobre estilos de liderança estudam estilos de comportamento do líder em relação aos seus subordinados. A principal teoria que explica liderança sem se preocupar com características de personalidade é a que se refere a três estilos de liderança, a saber: a) dominante, consultiva e laissez-faire; b) autocrática, liberal e democrática; c) autocrática, democrática e circunstancial; d) liberal, moderadora e coercitiva. 2. PCI/Concursos. As teorias sobre estilos de liderança estudam estilos de comportamento do líder em relação aos seus subordinados. A principal teoria que explica liderança sem se preocupar com características de personalidade é a que se refere a três estilos de liderança, a saber: a) dominante, consultiva e laissez-faire; b) autocrática, liberal e democrática; c) autocrática, democrática e circunstancial; d) liberal, moderadora e coercitiva. 3. Julgue o item. De acordo com Maslow, o homem tem uma série de necessidades que são classificadas e expostas sob a forma de pirâmide. Considerando a teoria das necessidades de Maslow, não é necessário satisfazer um nível inferior de necessidade para que imediatamente surja um nível elevado no comportamento. 3. Julgue o item. De acordo com Maslow, o homem tem uma série de necessidades que são classificadas e expostas sob a forma de pirâmide. Considerando a teoria das necessidades de Maslow, não é necessário satisfazer um nível inferior de necessidade para que imediatamente surja um nível elevado no comportamento. Errada

10 4. ESAF. Em pesquisa destinada a compreender o papel dos administradores, Henry Mintzberg estudou um grupo de altos executivos em sua atuação diária. Quanto às suas conclusões, assinale a opção correta. a) Os resultados obtidos permitiram reforçar a perspectiva de Fayol sobre o papel dos administradores. b) A importância do papel desempenhado pêlos administradores nas organizações independe do nível hierárquico. c) O trabalho dos administradores concentrase apenas em planejar, dirigir, controlar e organizar. d) Não é papel do administrador, exceto em funções específicas, o relacionamento e troca de informações com outras organizações. e) A administração de recursos, entre os quais seu próprio tempo e a alocação de tarefas aos subordinados, são papéis decisórios típicos exercidos pelos administradores. 5. Julgue o item. Para Maslow, a motivação deixa de existir quando se satisfaz determinada necessidade a que se buscava. 5. Julgue o item. Para Maslow, a motivação deixa de existir quando se satisfaz determinada necessidade a que se buscava. Correta 6. Comperve/RN. Podemos definir liderança como: a) combinação de recursos, conhecimentos e técnicas que criam e produzem um produto ou serviço; b) influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana, para a consecução de um ou mais objetivos específicos; 6. Comperve/RN. Podemos definir liderança como: c) função administrativa que define os objetivos a atingir e estabelece os meios e programas para alcançá-los; d) o processo de manutenção que as pessoas da organização utilizam para administrar suas relações com o futuro.

11 6. Podemos definir liderança como: b) influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana, para a consecução de um ou mais objetivos específicos; 7. Sobre a Teoria da motivação, julgue o item: A motivação é uma função mais de expectativa de satisfação de uma necessidade do que de sua satisfação propriamente dita. 7. Sobre a Teoria da motivação, julgue o item: A motivação é uma função mais de expectativa de satisfação de uma necessidade do que de sua satisfação propriamente dita. Correta. 8. Sobre a Teoria da motivação, julgue o item: A teoria das necessidades humanas de Maslow é hierárquica porque prevê diferentes tratamentos motivacionais para diferentes escalões hierárquicos. 8. Sobre a Teoria da motivação, julgue o item: A teoria das necessidades humanas de Maslow é hierárquica porque prevê diferentes tratamentos motivacionais para diferentes escalões hierárquicos. Questão mal redigida! Para ser correta tem que informar que trata-se de hierarquia de necessidades e não hierarquia de cargos! 9. Sobre a Teoria da motivação, julgue o item: Abordagens contemporâneas de motivação enfatizam o fator sensibilidade dos gerentes motivadores para perceber necessidades de seus colaboradores.

12 9. Sobre a Teoria da motivação, julgue o item: Abordagem contemporâneas de motivação enfatizam o fator sensibilidade dos gerentes motivadores para perceber necessidades de seus colaboradores. Correta. 10. Sobre a Teoria da motivação, julgue o item: Fatores higiênicos e motivacionais, na nomenclatura de Herzberg, estão relacionados à segurança do trabalho e ao convívio com a família. Errada Fatores externos ou higiênicos: abrangem as condições do ambiente de trabalho: Se forem ruins, causam insatisfação: A administração e políticas, supervisão, condições de trabalho, salário, relacionamento com os colegas, relacionamento com os subordinados. Fatores internos ou motivacionais: Ligados ao conteúdo do cargo e à natureza das tarefas executadas: realização pessoal, o trabalho em si, a responsabilidade que o trabalho exige, as promoções, o crescimento pessoal e profissional, o reconhecimento. Essas são fontes de motivação de fatores motivadores no trabalho. 11. UFRJ. Em relação aos critérios de avaliação do desempenho das organizações, analise as seguintes conceituações. I. Qualidade de conformidade, que é representada pela razão entre resultados e objetivos. II. Produtividade, que é a razão entre resultado obtido e recursos utilizados. III. Eficiência, que é a antítese do desperdício. 11. UFRJ. Em relação aos critérios de avaliação do desempenho das organizações, analise as seguintes conceituações. IV. Eficácia, que significa a razão entre itens dentro de especificação e o total de itens produzidos. Estão corretamente conceituados somente os critérios: a) l e II; b) l e III; c) l e IV; d) II e III; e) II e IV.

13 11. UFRJ. Em relação aos critérios de avaliação do desempenho das organizações, analise as seguintes conceituações. I. Qualidade de conformidade, que é representada pela razão entre resultados e objetivos. II. Produtividade, que é a razão entre resultado obtido e recursos utilizados. III. Eficiência, que é a antítese do desperdício. 12. A respeito da teoria da motivação dos empregados para o trabalho julgue o item: A satisfação das necessidades básicas não motiva o ser humano para o trabalho, mas a não satisfação dessas necessidades constitui-se em fontes de insatisfação. 12. A respeito da teoria da motivação dos empregados para o trabalho julgue o item: A satisfação das necessidades básicas não motiva o ser humano para o trabalho, mas a não satisfação dessas necessidades constitui-se em fontes de insatisfação. Correta 13. A respeito da teoria da motivação dos empregados para o trabalho julgue o item: Embora a motivação humana se caracterize pela satisfação das necessidades básicas, ela é orientada diretamente para a realização de determinados objetivos desejáveis ou positivos ou, ainda para evitar conseqüências indesejáveis ou negativas. 13. A respeito da teoria da motivação dos empregados para o trabalho julgue o item: Embora a motivação humana se caracterize pela satisfação das necessidades básicas, ela é orientada diretamente para a realização de determinados objetivos desejáveis ou positivos ou, ainda para evitar conseqüências indesejáveis ou negativas. Errada. 14. A Teoria X e a Teoria Y de Douglas McGregor apresentam diferentes concepções a respeito da natureza humana Um dos pressupostos da Teoria Y é que as pessoas: a) Evitam responsabilidades a fim de se sentirem mais seguras. b) Precisam ser controladas e dirigidas. c) São fortemente motivadas por recompensas financeiras. d) Procuram desafios e aceitam responsabilidades. e ) São disciplinadas porque temem punições.

14 14. A Teoria X e a Teoria Y de Douglas McGregor apresentam diferentes concepções a respeito da natureza humana Um dos pressupostos da Teoria Y é que as pessoas: a) Evitam responsabilidades a fim de se sentirem mais seguras. b) Precisam ser controladas e dirigidas. c) São fortemente motivadas por recompensas financeiras. d) Procuram desafios e aceitam responsabilidades. e ) São disciplinadas porque temem punições. 15. Julgue o item. Enfrentar atividades fascinantes e desafiadoras é tão natural nas pessoas como respirar ou comer. O homem está se adaptando constantemente e adotando programas de mudanças, assumindo riscos e tomando decisões. Estes pressupostos identificam a Teoria Y de McGregor. 15. Julgue o item. Enfrentar atividades fascinantes e desafiadoras é tão natural nas pessoas como respirar ou comer. O homem está se adaptando constantemente e adotando programas de mudanças, assumindo riscos e tomando decisões. Estes pressupostos identificam a Teoria Y de McGregor. Correta Julgue os itens 16. Exercer influência sobre pessoas e grupos para realizar os objetivos da organização é um ato chamado de liderança. 17. A função de recursos humanos diz respeito às atividades relacionadas com a mão-de-obra da organização. Julgue os itens 16. Exercer influência sobre pessoas e grupos para realizar os objetivos da organização é um ato chamado de liderança. Correta 17. A função de recursos humanos diz respeito às atividades relacionadas com a mão-de-obra da organização. Correta. 18. Quando se busca uma realização ótima entre qualidade e custo dos serviços colocados à disposição do público, está se buscando: a) Eficiência. b) Eficácia. c) Efetividade. d) Racionalização. e) Produtividade.

15 18. Quando se busca uma realização ótima entre qualidade e custo dos serviços colocados à disposição do público, está se buscando: a) Eficiência. b) Eficácia. c) Efetividade. d) Racionalização. e) Produtividade. 19. Julgue os itens quanto aos diferentes estilos de liderança. ( ) O modelo democrático de liderança caracteriza-se por ordens vindas de cima para baixo. ( ) O modelo autocrático de liderança caracteriza-se pela centralização das decisões na cúpula de organização. ( ) O modelo democrático de liderança caracteriza-se pela participação dos empregados nas decisões da organização. 19. Julgue os itens quanto aos diferentes estilos de liderança. ( ) O modelo autocrático de liderança caracteriza-se pela institucionalização do processo representativo. a) V,V,F,F b) F,V,V,F c) V,F,F,V d) F,V,F,F e) F,V,F,V 20. Julgue o item. A principal teoria que explica liderança sem se preocupar com características de personalidades é a que se refere a três estilos de liderança: autocrática, liberal e democrática. 20. Julgue o item. A principal teoria que explica liderança sem se preocupar com características de personalidades é a que se refere a três estilos de liderança: autocrática, liberal e democrática. Correta Questões de Concursos Página 17

16 11. ESAF Os canais de comunicação informal, nas organizações, podem ser verticais descendentes e ascendentes ou horizontais. 11. ESAF Os canais de comunicação informal, nas organizações, podem ser verticais descendentes e ascendentes ou horizontais. Errada 12. Julgue o item. O processo de controle deve começar pela definição dos objetivos ou resultados esperados e da forma de obtenção das informações sobre a atividade em andamento. 12. Julgue o item. O processo de controle deve começar pela definição dos objetivos ou resultados esperados e da forma de obtenção das informações sobre a atividade em andamento. Correta 13. O controle estratégico tem por finalidade: a) Verificar se os produtos obedecem às especificações estabelecidas. b) Prevenir defeitos de fabricação para evitar custos elevados. c) Avaliar o desempenho das pessoas para aumento da produtividade. d) Acompanhar o desempenho da organização no contexto em que opera, para produzir informações que permitam decisões adequadas. e) Avaliar o impacto de um novo imposto sobre o preço final de um produto.

17 13. O controle estratégico tem por finalidade: a) Verificar se os produtos obedecem às especificações estabelecidas. b) Prevenir defeitos de fabricação para evitar custos elevados. c) Avaliar o desempenho das pessoas para aumento da produtividade. d) Acompanhar o desempenho da organização no contexto em que opera, para produzir informações que permitam decisões adequadas. e) Avaliar o impacto de um novo imposto sobre o preço final de um produto. 14. A comunicação pública, também chamada de comunicação cívica ou cidadã, tem por princípio informar a população sobre a situação do bem público, repassando dados de interesse do cidadão. 14. A comunicação pública, também chamada de comunicação cívica ou cidadã, tem por princípio informar a população sobre a situação do bem público, repassando dados de interesse do cidadão. Correta 15. De acordo com os autores especializados em teoria administrativa, planejamento, organização, direção e controle são consideradas funções: a) Estratégicas. b) Decisórias. c) Essenciais. d) Sistêmicas. e) Ambíguas. 15. De acordo com os autores especializados em teoria administrativa, planejamento, organização, direção e controle são consideradas funções: a) Estratégicas. b) Decisórias. c) Essenciais. d) Sistêmicas. e) Ambíguas. 16. Julgue o item. A função administrativa que permite resolver problemas de integração e ajustamento de fluxos dentro da organização denomina-se coordenação.

18 Teoria Clássica da administração, desenvolvida no início do Século XX, propõe as seguintes funções administrativas: Planejamento, Organização, Comando, Coordenação e Controle. 16. Julgue o item. A função administrativa que permite resolver problemas de integração e ajustamento de fluxos dentro da organização denomina-se coordenação. Correta. 17. Julgue o item. O planejamento tático envolve cada departamento, abrange seus recursos específicos e preocupa-se em atingir os objetivos departamentais. Planejamento Tático Adapta-se às restrições determinadas pelos métodos e procedimentos, às restrições do orçamento e às restrições de tempos para a execução. Envolve um ou apenas alguns departamentos da instituição. É elaborado pela administração média. Decisões Planejamento Estratégico Alta Direção Planejamento Tático Administração Média Planejamento Operacional Gerentes e supervisores de Campo e setoriais Informações17. Julgue o item. O planejamento tático envolve cada departamento, abrange seus recursos específicos e preocupa-se em atingir os objetivos departamentais. Correta.

19 18. Julgue o item. Na visão instrumental, a comunicação é vista como um instrumento cujo objetivo maior é o de gerar conformidade e obediência às diretrizes previamente estabelecidas pela cúpula organizacional. 18. Na visão instrumental, a comunicação é vista como um instrumento cujo objetivo maior é o de gerar conformidade e obediência às diretrizes previamente estabelecidas pela cúpula organizacional. Correta 19. Julgue o item. No planejamento operacional, a ênfase que orienta esses planos está baseada na eficiência, eficácia e efetividade. Decisões Planejamento Estratégico Alta Direção Planejamento Tático Administração Média Planejamento Operacional Gerentes e supervisores de Campo e setoriais Informações19. Julgue o item. No planejamento operacional, a ênfase que orienta esses planos está baseada na eficiência, eficácia e efetividade. Errada

20 20. Julgue o item. O papel da direção é acionar e dinamizar a empresa. A direção (liderança) está relacionada com a ação, com o colocar-se em marcha, e tem muito a ver com as pessoas. 20. Julgue o item. O papel da direção é acionar e dinamizar a empresa. A direção (liderança) está relacionada com a ação, com o colocar-se em marcha, e tem muito a ver com as pessoas. Correta. Administração Aula 1 Publicização: O governo extingue um órgão que exerce uma função pública não exclusiva e ao mesmo tempo a transfere para uma OS. Essa organização social recebe imóveis, mobiliários e servidores para o desempenho das atividades. Publicização O modelo utilizado como instrumento legal para a transferência das atividades e a cobrança dos resultados éo contrato de gestão.

21 Ainda no âmbito do PDRE (Plano Diretor da Reforma do Estado) foi também instituído pela lei a regulamentação para criação de OSCIP - Organização Social de Interesse Público. As OSCIP desempenham atividades de interesse público com fomento (auxílio) do Estado, principalmente nas áreas de saúde, educação, cultura e meio ambiente. O instrumento que estabelece essa relação é o termo de parceria. Ainda a partir do PDRE surgiram às agências executivas e reguladoras. Agências executivas são autarquias que, após assinar contrato de gestão com órgão público, recebem a qualificação de agência executiva, que lhes confere maior autonomia e flexibilidade para o desempenho de suas funções. Agências reguladoras são autarquias especialmente criadas para exercer a função de regulação e fiscalização, fora da hierarquia administrativa e da influência política, mas sujeitas à supervisão ministerial, com a finalidade de proporcionar maior garantia aos investidores (geralmente estrangeiros). Essa atuação é mais voltada aos setores que foram privatizados pelo governo: telecomunicações, energia elétrica, etc., mas também abrangem outras como a ANA, ANVISA, etc. O modelo de Administração Gerencial passou por três fases: Gerencialismo puro. A primeira fase da nova administração pública surgiu como resposta à crise fiscal do Estado e voltou-se para a busca do incremento da eficiência no setor público. Identificou-se com as idéias neoliberais, introduzindo técnicas de gerenciamento concomitantes com programas de ajuste estrutural.

22 Esses programas focaram a redução de custos, enxugamento de pessoal e aumento da eficiência, com clara definição das responsabilidades dos funcionários, dos objetivos organizacionais e maior consciência acerca do valor dos recursos públicos. Segunda etapa: Passa a direcionar suas ações com foco no cliente, o cidadão. Flexibilizou a gestão e introduziu a perspectiva da qualidade como uma estratégia voltada para a satisfação do consumidor, através de medidas que visavam tornar o poder público mais leve, ágil e competitivo: descentralização administrativa, criação de opções de atendimento, incentivo à competição entre organizações públicas e adoção do modelo contratual na prestação dos serviços. Segunda etapa: Ainda nessa etapa o programa agregou princípios mais ligados à cidadania, como accountability e equidade, buscando superar a idéia de que a administração pública deve tratar os administrados somente como clientes. Inclui a participação do cidadão e da sociedade nas decisões públicas. Accountability é um termo da em inglês, sem tradução exata para o português ] que remete à obrigação de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas a instâncias controladoras ou a seus representados. Outro termo usado uma versão aproximada para o português é responsabilização. [ O termo cliente tem sua origem no setor privado e influenciou a reforma do Estado. O termo está ligado aos resultados que a administração pública deve obter para atender o usuário dos serviços públicos, o cliente-cidadão. Mas o conceito de foco no cidadão vem sendo mais utilizado do que foco no cliente. É que na administração pública o principio da eficiência está subordinado a valores democráticos: não basta ser eficiente, é preciso também zelar pelos valores democráticos que orientam o governo.

Unidade IV GESTÃO ESTRATÉGICA DE. Professora Ani Torres

Unidade IV GESTÃO ESTRATÉGICA DE. Professora Ani Torres Unidade IV GESTÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS Professora Ani Torres Visão estratégica Visão estratégica está relacionada com alcançar os objetivos empresariais. Considera: Tipos psicológicos, Motivação:

Leia mais

Escola das relações humanas: Sociologia nas Organizações. Prof Rodrigo Legrazie

Escola das relações humanas: Sociologia nas Organizações. Prof Rodrigo Legrazie Escola das relações humanas: Sociologia nas Organizações Prof Rodrigo Legrazie Escola Neoclássica Conceitua o trabalho como atividade social. Os trabalhadores precisam muito mais de ambiente adequado e

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares

Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Rotinas de DP- Professor: Robson Soares Capítulo 2 Conceitos de Gestão de Pessoas - Conceitos de Gestão de Pessoas e seus objetivos Neste capítulo serão apresentados os conceitos básicos sobre a Gestão

Leia mais

AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG

AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG AS TEORIAS MOTIVACIONAIS DE MASLOW E HERZBERG 1. Introdução 2. Maslow e a Hierarquia das necessidades 3. Teoria dos dois Fatores de Herzberg 1. Introdução Sabemos que considerar as atitudes e valores dos

Leia mais

TEORIAS DE CONTÉUDO DA MOTIVAÇÃO:

TEORIAS DE CONTÉUDO DA MOTIVAÇÃO: Fichamento / /2011 MOTIVAÇÃO Carga horária 2 HORAS CONCEITO: É o desejo de exercer um alto nível de esforço direcionado a objetivos organizacionais, condicionados pela habilidade do esforço em satisfazer

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO ADMINISTRAÇÃO GERAL MOTIVAÇÃO Atualizado em 11/01/2016 MOTIVAÇÃO Estar motivado é visto como uma condição necessária para que um trabalhador entregue um desempenho superior. Naturalmente, como a motivação

Leia mais

Noções de Liderança e Motivação

Noções de Liderança e Motivação Liderança A questão da liderança pode ser abordada de inúmeras formas: Liderança e Poder (recursos do poder) Liderança e Dominação (teorias da dominação legítima de Max Weber) Líder pela tradição Líder

Leia mais

Introdução à Teoria Geral da Administração

Introdução à Teoria Geral da Administração à Teoria Geral da Administração Disciplina: Modelo de Gestão Página: 1 Aula: 01 Página: 2 O mundo em que vivemos é uma sociedade institucionalizada e composta por organizações. Todas as atividades relacionadas

Leia mais

G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS

G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS G P - AMPLITUDE DE CONTROLE E NÍVEIS HIERÁRQUICOS Amplitude de Controle Conceito Também denominada amplitude administrativa ou ainda amplitude de supervisão, refere-se ao número de subordinados que um

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares

Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares Existem três níveis distintos de planejamento: Planejamento Estratégico Planejamento Tático Planejamento Operacional Alcance

Leia mais

GABARITO COMENTADO. A resposta correta é a opção 4, conforme consta na tabela das Necessidades Humanas Básicas, à página 65 da apostila.

GABARITO COMENTADO. A resposta correta é a opção 4, conforme consta na tabela das Necessidades Humanas Básicas, à página 65 da apostila. ADMINISTRAÇÃO SEMESTRE ESPECIAL MP2 (reposição) 18/11/2008 TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO 2008/2 GABARITO COMENTADO A. Sobre as conclusões e contribuições da experiência de Hawthorne, pode-se afirmar que:

Leia mais

Introdução. Uma forma comum de estabelecimento de metas usada nas organizações é a Administração por Objetivos - APO

Introdução. Uma forma comum de estabelecimento de metas usada nas organizações é a Administração por Objetivos - APO ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS 1 Introdução Uma forma comum de estabelecimento de metas usada nas organizações é a Administração por Objetivos - APO Este processo é uma tentativa de alinhar metas pessoais

Leia mais

Gestão por Processos. Gestão por Processos Gestão por Projetos. Metodologias Aplicadas à Gestão de Processos

Gestão por Processos. Gestão por Processos Gestão por Projetos. Metodologias Aplicadas à Gestão de Processos Gestão por Processos Gestão por Projetos Gestão por Processos Gestão de Processos de Negócio ou Business Process Management (BPM) é um modelo de administração que une gestão de negócios à tecnologia da

Leia mais

Motivação para o Desempenho. Carlos Fracetti carlosfracetti@yahoo.com.br. Carlos Felipe carlito204@hotmail.com

Motivação para o Desempenho. Carlos Fracetti carlosfracetti@yahoo.com.br. Carlos Felipe carlito204@hotmail.com Motivação para o Desempenho Carlos Fracetti carlosfracetti@yahoo.com.br Carlos Felipe carlito204@hotmail.com Heitor Duarte asbornyduarte@hotmail.com Márcio Almeida marciobalmeid@yahoo.com.br Paulo F Mascarenhas

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Organização do Trabalho na Produção

Curso de Engenharia de Produção. Organização do Trabalho na Produção Curso de Engenharia de Produção Organização do Trabalho na Produção Condicionantes da Estrutura Organizacional De acordo com Simeray ( 1970) é produto dos seguintes fatores: O valor do homem O conhecimento

Leia mais

ADM. GERAL E PÚBLICA Módulo Único

ADM. GERAL E PÚBLICA Módulo Único Rua Maria Tomásia, 22 Aldeota Fortaleza/CE Fone: (85) 3208.2222 www.masterconcurso.com.br 2 CONCURSO: TJ-Ce ASSUNTO: EXERCÍCIOS 01. O líder autocrático, na divisão de tarefas, determina quem vai executar

Leia mais

Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3

Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3 Administração em Enfermagem Teorias da Administração - Aula 3 Teorias da Administração Aula 3 Teoria Científica Taylorismo (Continuação) Taylor observou que, ao realizar a divisão de tarefas, os operários

Leia mais

Existem três categorias básicas de processos empresariais:

Existem três categorias básicas de processos empresariais: PROCESSOS GERENCIAIS Conceito de Processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo (Graham e LeBaron, 1994). Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa

Leia mais

GESTÃO DE DESEMPENHO. Prof. WAGNER RABELLO JR. Conceito de desempenho. Níveis de desempenho. O di?

GESTÃO DE DESEMPENHO. Prof. WAGNER RABELLO JR. Conceito de desempenho. Níveis de desempenho. O di? GESTÃO DE DESEMPENHO Prof. WAGNER RABELLO JR Conceito de desempenho Níveis de desempenho O di? O que medir? Resultados Desempenho Competências Fatores críticos de desempenho 1 Segundo Chiavenato, existem

Leia mais

GESTÃO DE EQUIPE: LIDERANÇA A E COMUNICAÇÃO

GESTÃO DE EQUIPE: LIDERANÇA A E COMUNICAÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA REITORIA DE PÓS P S GRADUAÇÃO E PESQUISA COORDENAÇÃO DE PÓS P S GRADUAÇÃO GESTÃO DE EQUIPE: LIDERANÇA A E COMUNICAÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA

Leia mais

TURN OVER VOLUNTÁRIO UMA BREVE ANÁLISE DOS ESTÍMULOS www.factor9.com.br/educacional.php. Eduardo Varela

TURN OVER VOLUNTÁRIO UMA BREVE ANÁLISE DOS ESTÍMULOS www.factor9.com.br/educacional.php. Eduardo Varela TURN OVER VOLUNTÁRIO UMA BREVE ANÁLISE DOS ESTÍMULOS www.factor9.com.br/educacional.php Eduardo Varela 1 Turnover Voluntário Uma breve análise dos estímulos www.factor9.com.br/educacional.php Turnover

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Apresentar

Leia mais

ISO 9001. As três primeiras seções fornecem informações gerais sobre a norma, enquanto as cinco últimas centram-se na sua implementação.

ISO 9001. As três primeiras seções fornecem informações gerais sobre a norma, enquanto as cinco últimas centram-se na sua implementação. ISO 9001 A ISO 9001 é um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) standard que exige que uma dada organização satisfaça as suas próprias exigências e as dos seus clientes e reguladores. Baseia-se numa metodologia

Leia mais

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO: PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS

INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO: PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS CURSO PÓS-GRADUAP GRADUAÇÃO EM GESTÃO SOCIAL DE POLÍTICAS PÚBLICASP DISCIPLINA: Monitoramento, informação e avaliação de políticas sociais INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO: PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS Janice

Leia mais

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal

Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal Histórico de Revisões Data Versão Descrição 30/04/2010 1.0 Versão Inicial 2 Sumário 1. Introdução... 5 2. Público-alvo... 5 3. Conceitos básicos...

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING 1. Estabelecer a constância de propósitos para a melhoria dos bens e serviços A alta administração deve demonstrar constantemente seu comprometimento com os objetivos

Leia mais

LIDERANÇA SITUACIONAL E EMPREENDEDORA LIDERANÇA SITUACIONAL E EMPREENDEDORA LIDERANÇA SITUACIONAL E EMPREENDEDORA GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE

LIDERANÇA SITUACIONAL E EMPREENDEDORA LIDERANÇA SITUACIONAL E EMPREENDEDORA LIDERANÇA SITUACIONAL E EMPREENDEDORA GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE MUITOS DOS PROBLEMAS MAIS CRÍTICOS NÃO ESTÃO NO MUNDO DAS COISAS, MAS NO MUNDO DAS PESSOAS. DESENVOLVIMENTO: APTIDÕES TÉCNICAS >>> HABILIDADES SOCIAIS CIÊNCIAS BEM SUCEDIDAS X CIÊNCIAS MAL SUCEDIDAS. -

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Liderança e Comunicação. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Liderança e Comunicação. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Liderança e Comunicação Professor: Roberto César Liderança O líder nasce líder ou aprende a ser líder? Liderar é conhecer a motivação humana e saber conduzir as pessoas a

Leia mais

O que é Administração

O que é Administração O que é Administração Bem vindo ao curso de administração de empresas. Pretendemos mostrar a você no período que passaremos juntos, alguns conceitos aplicados à administração. Nossa matéria será puramente

Leia mais

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano

Empresa como Sistema e seus Subsistemas. Professora Cintia Caetano Empresa como Sistema e seus Subsistemas Professora Cintia Caetano A empresa como um Sistema Aberto As organizações empresariais interagem com o ambiente e a sociedade de maneira completa. Uma empresa é

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E LOGÍSTICA. drivanmelo@yahoo.com.br

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E LOGÍSTICA. drivanmelo@yahoo.com.br FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E LOGÍSTICA drivanmelo@yahoo.com.br ADMINISTRAÇÃO AD Prefixo latino = Junto de AD MINISTRAÇÃO MINISTER Radical = Obediência, Subordinação Significa aquele que realiza uma função

Leia mais

Gerenciamento de Projeto: Planejando os Recursos. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Gerenciamento de Projeto: Planejando os Recursos. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Gerenciamento de Projeto: Planejando os Recursos Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Planejar as Aquisições Desenvolver o Plano de Recursos Humanos Planejar as Aquisições É o

Leia mais

AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS Professor Djair Picchiai Campus São Paulo Março 2010 AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS Todo diretor, gerente, chefe e encarregado exercem estas sete funções administrativas, a saber:

Leia mais

Questões de Concurso Público para estudar e se preparar... Prefeitura Olinda - Administrador. 1. Leia as afirmativas a seguir.

Questões de Concurso Público para estudar e se preparar... Prefeitura Olinda - Administrador. 1. Leia as afirmativas a seguir. Questões de Concurso Público para estudar e se preparar... Prefeitura Olinda - Administrador 1. Leia as afirmativas a seguir. I. O comportamento organizacional refere-se ao estudo de indivíduos e grupos

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, ORGANIZAÇÕES, ADMINISTRAÇÃO E ESTRATÉGIA 1 OBJETIVOS 1. O que os administradores precisam saber sobre organizações para montar e usar sistemas de informação com sucesso? 2. Que

Leia mais

Introdução à Administração. Prof. Adilson Mendes Ricardo Novembro de 2012

Introdução à Administração. Prof. Adilson Mendes Ricardo Novembro de 2012 Novembro de 2012 Aula baseada no livro Teoria Geral da Administração Idalberto Chiavenato 7ª edição Editora Campus - 2004 Nova ênfase Administração científica tarefas Teoria clássica estrutura organizacional

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

Liderança Ciclo Motivacional Clima Organizacional Cultura Organizacional

Liderança Ciclo Motivacional Clima Organizacional Cultura Organizacional Clima Organizacional Cultura Organizacional Disciplina: Gestão de Pessoas Página: 1 Aula: 09 O líder pode ser definido como uma pessoa capaz de unir outras através de esforços combinados para atingir determinado

Leia mais

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO. Prof.: Daniela Pedroso Campos

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO. Prof.: Daniela Pedroso Campos FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof.: Daniela Pedroso Campos Objetivo Geral: Compreender o que é Administração, o que os administradores fazem e quais os princípios, as técnicas e as ferramentas que direcionam

Leia mais

Sistemas de Gestão da Qualidade. Introdução. Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade. Tema Sistemas de Gestão da Qualidade

Sistemas de Gestão da Qualidade. Introdução. Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade. Tema Sistemas de Gestão da Qualidade Tema Sistemas de Gestão da Qualidade Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade Sistemas de Gestão da Qualidade Elton Ivan Schneider Introdução

Leia mais

Prof. Clovis Alvarenga Netto

Prof. Clovis Alvarenga Netto Escola Politécnica da USP Departamento de Engenharia de Produção Março/2009 Prof. Clovis Alvarenga Netto Aula 05 Organização da produção e do trabalho Pessoas e sua Organização em Produção e Operações

Leia mais

www.pwc.com.br Como melhorar a gestão da sua empresa?

www.pwc.com.br Como melhorar a gestão da sua empresa? www.pwc.com.br Como melhorar a gestão da sua empresa? Como melhorar a gestão da sua empresa? Melhorar a gestão significa aumentar a capacidade das empresas de solucionar problemas. Acreditamos que, para

Leia mais

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para:

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: PARTE 2 Sistema de Gestão da Qualidade SGQ Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: Possibilitar a melhoria de produtos/serviços Garantir a satisfação

Leia mais

ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO

ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO ADMINISTRAÇÃO DE ENFERMAGEM AVALIANDO O QUE ESTUDAMOS 1. A Supervisão de Enfermagem é fundamental para o desenvolvimento dos recursos humanos, através da educação

Leia mais

Gestão de Programas Estruturadores

Gestão de Programas Estruturadores Gestão de Programas Estruturadores Fevereiro/2014 DEFINIÇÕES Rede de Desenvolvimento Integrado Arranjos que estimulam e proporcionam um comportamento (em rede) cooperativo entre agentes governamentais

Leia mais

ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO

ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO CONCURSO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM TEMA 04: ATIVIDADES DO ENFERMEIRO ATIVIDADES DO ENFERMEIRO SUPERVISÃO GERENCIAMENTO AVALIAÇÃO AUDITORIA

Leia mais

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos

Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos Gerenciamento de Riscos do Projeto Eventos Adversos 11. Gerenciamento de riscos do projeto PMBOK 2000 PMBOK 2004 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos 11.1 Planejamento de gerenciamento de riscos

Leia mais

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos

Carreira: definição de papéis e comparação de modelos 1 Carreira: definição de papéis e comparação de modelos Renato Beschizza Economista e especialista em estruturas organizacionais e carreiras Consultor da AB Consultores Associados Ltda. renato@abconsultores.com.br

Leia mais

Função do órgão GP NEAF. Contexto da GP. Objetivos da GP. Gestão de Pessoas:

Função do órgão GP NEAF. Contexto da GP. Objetivos da GP. Gestão de Pessoas: Gestão de Pessoas: Conceitos, importância, relação com os outros sistemas de organização. Fundamentos, teorias, escolas da administração e o seu impacto na gestão de pessoas. Função do órgão de recursos

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 1.0 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA 1.1 1.2 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Qual o objetivo das empresas para a administração financeira? Maximizar valor de mercado da empresa; Aumentar a riqueza dos acionistas.

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA

FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA FACULDADE ANHANGUERA DE ITAPECERICA DA SERRA Profº Paulo Barreto Paulo.santosi9@aedu.com www.paulobarretoi9consultoria.com.br 1 Analista da Divisão de Contratos da PRODESP Diretor de Esporte do Prodesp

Leia mais

A Importância das Competências Comportamentais para Profissionais de Gerenciamento de Projetos. Ivo M. Michalick Vasconcelos, MSc, PMP, PMI-SP

A Importância das Competências Comportamentais para Profissionais de Gerenciamento de Projetos. Ivo M. Michalick Vasconcelos, MSc, PMP, PMI-SP A Importância das Competências Comportamentais para Profissionais de Gerenciamento de Projetos Ivo M. Michalick Vasconcelos, MSc, PMP, PMI-SP Por que projetos falham? Gestão Moderna (anos 90 em diante):

Leia mais

GESTÃO POR PROCESSOS

GESTÃO POR PROCESSOS GESTÃO POR PROCESSOS O que é um Processo: Uma série de ações que produz um resultado que agrega valor ao produto ou serviço. Gestão de Processos: Conjunto de ações sistemáticas, baseadas em fatos e dados

Leia mais

4. Tendências em Gestão de Pessoas

4. Tendências em Gestão de Pessoas 4. Tendências em Gestão de Pessoas Em 2012, Gerenciar Talentos continuará sendo uma das prioridades da maioria das empresas. Mudanças nas estratégias, necessidades de novas competências, pressões nos custos

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

Portfolio de cursos TSP2

Portfolio de cursos TSP2 2013 Portfolio de cursos TSP2 J. Purcino TSP2 Treinamentos e Sistemas de Performance 01/07/2013 Como encantar e fidelizar clientes Visa mostrar aos participantes a importância do conhecimento do cliente,

Leia mais

7 CONCLUSÕES A presente dissertação teve como objetivo identificar e compreender o processo de concepção, implantação e a dinâmica de funcionamento do trabalho em grupos na produção, utilizando, para isso,

Leia mais

Sistemas de Informação I

Sistemas de Informação I + Sistemas de Informação I Dimensões de análise dos SI Ricardo de Sousa Britto rbritto@ufpi.edu.br + Introdução n Os sistemas de informação são combinações das formas de trabalho, informações, pessoas

Leia mais

12/02/2012. Administração I. Estrutura da Administração INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

12/02/2012. Administração I. Estrutura da Administração INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Idalberto Chiavenato Conceitos; Evidências históricas; e Estruturando a administração. 1 Administração I Administração é criar um ambiente para o esforço grupal

Leia mais

Estruturas Organizacionais

Estruturas Organizacionais Estruturas Organizacionais Deve ser delineado de acordo com os objetivos e estratégias estabelecidos pela empresa. É uma ferramenta básica para alcançar as situações almejadas pela empresa. Conceito de

Leia mais

Gerência de Projetos

Gerência de Projetos Gerência de Projetos Escopo Custo Qualidade Tempo CONCEITO PROJETOS: são empreendimentos com objetivo específico e ciclo de vida definido Precedem produtos, serviços e processos. São utilizados as funções

Leia mais

Unidade II ESTRUTURA E ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS. Prof. Marcos Eduardo de Mattos

Unidade II ESTRUTURA E ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS. Prof. Marcos Eduardo de Mattos Unidade II ESTRUTURA E ADMINISTRAÇÃO DE PROCESSOS Prof. Marcos Eduardo de Mattos Ciclo de vida organizacional Assim como o ciclo de vida dos seres humanos, as organizações surgem como seres vivos, para

Leia mais

F.1 Gerenciamento da integração do projeto

F.1 Gerenciamento da integração do projeto Transcrição do Anexo F do PMBOK 4ª Edição Resumo das Áreas de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos F.1 Gerenciamento da integração do projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos

Leia mais

Análise do Ambiente estudo aprofundado

Análise do Ambiente estudo aprofundado Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Gestão Estratégica e Serviços 7º Período Administração 2013/2 Análise do Ambiente estudo aprofundado Agenda: ANÁLISE DO AMBIENTE Fundamentos Ambientes

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Grupo de Consultores em Governança de TI do SISP 20/02/2013 1 Agenda 1. PMI e MGP/SISP 2. Conceitos Básicos - Operações e Projetos - Gerenciamento de Projetos - Escritório de

Leia mais

TIPOS DE PROCESSOS Existem três categorias básicas de processos empresariais:

TIPOS DE PROCESSOS Existem três categorias básicas de processos empresariais: PROCESSOS GERENCIAIS Conceito de Processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo (Graham e LeBaron, 1994). Não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa

Leia mais

FACULDADE DE EDUCACAO DE COSTA RICA

FACULDADE DE EDUCACAO DE COSTA RICA FACULDADE DE EDUCACAO DE COSTA RICA DISCIPLINA: MOTIVACAO E ETICA LIDERAR PESSOAS ATRAVÉS DA MOTIVAÇÃO Por que as pessoas se comportam de certos modos? Liderar - é o processo de dirigir e influenciar as

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO INTRODUÇÃO Os processos empresariais são fluxos de valor

Leia mais

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

Organização em Enfermagem

Organização em Enfermagem Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Enfermagem Departamento de Enfermagem Básica Disciplina Administração em Enfermagem I Organização em Enfermagem Prof. Thiago C. Nascimento Objetivos: Discorrer

Leia mais

L I D E R A N Ç A (Autoria não conhecida)

L I D E R A N Ç A (Autoria não conhecida) L I D E R A N Ç A (Autoria não conhecida) Liderança é inata? Abordagem Genética - Antigamente acreditava-se que o indivíduo nascia com características, aptidões e valores próprios de um líder. Na moderna

Leia mais

Aperf r e f iço ç a o m a ent n o t o Ge G re r nci c al a para Supermercados

Aperf r e f iço ç a o m a ent n o t o Ge G re r nci c al a para Supermercados Aperfeiçoamento Gerencial para Supermercados Liderança Liderança é a habilidade de influenciar pessoas, por meio da comunicação, canalizando seus esforços para a consecução de um determinado objetivo.

Leia mais

Gestão de Pessoas. Capacidade de gerar resultados a partir das pessoas e dos processos inerentes ao negócio.

Gestão de Pessoas. Capacidade de gerar resultados a partir das pessoas e dos processos inerentes ao negócio. Gestão Corporativa Governança Corporativa é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada. PROCESSOS PESSOAS TECNOLOGIA

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA AS EMPRESAS Gilmar da Silva, Tatiane Serrano dos Santos * Professora: Adriana Toledo * RESUMO: Este artigo avalia o Sistema de Informação Gerencial

Leia mais

11. Abordagem Comportamental

11. Abordagem Comportamental 11. Abordagem Comportamental Conteúdo 1. Behaviorismo 2. Novas Proposições sobre a Motivação Humana 3. Teoria da Hierarquia das de Maslow 4. Teoria dos dois fatores 5. Teoria X & Y de McGregor 6. Outros

Leia mais

Aula 3 Arquitetura do Sistema de Medição de Desempenho

Aula 3 Arquitetura do Sistema de Medição de Desempenho Aula 3 Arquitetura do Sistema de Medição de Desempenho A primeira definição, a saber, é como o sistema de medição do desempenho é definido, sem especificar métodos de planejamento e sem esclarecer qual

Leia mais

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS. Vanice Ferreira GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS Vanice Ferreira 12 de junho de 2012 GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais DE QUE PROCESSOS ESTAMOS FALANDO? GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: conceitos iniciais

Leia mais

12/09/2015. Conceituação do SIG. Introdução. Sistemas de Informações Gerenciais Terceira Parte

12/09/2015. Conceituação do SIG. Introdução. Sistemas de Informações Gerenciais Terceira Parte Sistemas de Informações Gerenciais Terceira Parte Prof. William C. Rodrigues Copyright 2015. Todos direitos reservados. Atualizado em setembro de 2015 Conceituação do SIG Introdução Nessa fase o executivo

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA (GESTÃO PARTICIPATIVA)

ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA (GESTÃO PARTICIPATIVA) ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA (GESTÃO PARTICIPATIVA) A administração participativa é uma filosofia ou política de administração de pessoas, que valoriza sua capacidade de tomar decisões e resolver problemas,

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES

CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI ANALISTA DE GESTÃO RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES CELG DISTRIBUIÇÃO S.A EDITAL N. 1/2014 CONCURSO PÚBLICO ANALISTA DE GESTÃO ANALISTA DE SISTEMA ÊNFASE GOVERNANÇA DE TI RESPOSTAS ESPERADAS PRELIMINARES O Centro de Seleção da Universidade Federal de Goiás

Leia mais

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida

Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Roberto Almeida Unidade III GESTÃO EMPRESARIAL Prof. Roberto Almeida Esta estratégia compreende o comportamento global e integrado da empresa em relação ao ambiente que a circunda. Para Aquino:Os recursos humanos das

Leia mais

Desenvolvendo e avaliando programas de incentivos de remuneração de curto prazo

Desenvolvendo e avaliando programas de incentivos de remuneração de curto prazo Desenvolvendo e avaliando programas de incentivos de remuneração de curto prazo Com a competição por talentos e a cobrança maior por resultados financeiros, as empresas vem procurando criar ou alterar

Leia mais

Aula Anterior. Capítulo 2

Aula Anterior. Capítulo 2 Capítulo 2 Clique Ciclo para de Vida editar e o estilo do Organização título do mestre Projeto O Ciclo de vida do projeto Características do ciclo de vida do projeto Relações entre o ciclo de vida do projeto

Leia mais

Gestão Estratégica de Recursos Humanos

Gestão Estratégica de Recursos Humanos Gestão Estratégica de Recursos Humanos Professor conteudista: Ricardo Shitsuka Sumário Gestão Estratégica de Recursos Humanos Unidade I 1 INTRODUÇÃO...1 1.1 Organizações...1 1.2 Modelos de organizações...4

Leia mais

Organização da Aula. Gestão de Recursos Humanos. Aula 2. Liderança X Gerenciamento. Contextualização. Empreendedor Conflitos.

Organização da Aula. Gestão de Recursos Humanos. Aula 2. Liderança X Gerenciamento. Contextualização. Empreendedor Conflitos. Gestão de Recursos Humanos Aula 2 Profa. Me. Ana Carolina Bustamante Organização da Aula Liderança Competências gerenciais Formação de equipes Empreendedor Liderança X Gerenciamento Conceito e estilos

Leia mais

Administração de Pessoas

Administração de Pessoas Administração de Pessoas MÓDULO 5: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS 5.1 Conceito de ARH Sem as pessoas e sem as organizações não haveria ARH (Administração de Recursos Humanos). A administração de pessoas

Leia mais

CONCEITOS. Professor Wagner Rabello Jr

CONCEITOS. Professor Wagner Rabello Jr CONCEITOS PLANEJAMENTO OPERACIONAL Para realizar objetivos, é preciso definir quais atividades devem ser executadas e quais recursos são necessários para a execução das atividades. O processo de definir

Leia mais

Administração e Gestão de Pessoas

Administração e Gestão de Pessoas Administração e Gestão de Pessoas Aula de Motivação Prof.ª Marcia Aires www.marcia aires.com.br mrbaires@gmail.com Teorias da Motivação? As teorias sobre a motivação, que explicam desempenho das pessoas

Leia mais

Estratégias em Tecnologia da Informação. Estratégias e Mudanças

Estratégias em Tecnologia da Informação. Estratégias e Mudanças Estratégias em Tecnologia da Informação Capítulo 3 Estratégias e Mudanças Material de apoio 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui a leitura da bibliografia

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças Apostila 02 A função da Administração Financeira Professora: Djessica Karoline Matte 1 SUMÁRIO A função da Administração Financeira... 3 1. A Administração Financeira... 3 2. A função

Leia mais

Organização da Aula. Motivação e Satisfação no Trabalho. Aula 1. Como adquirir motivação? Contextualização. Elementos Fundamentais. Instrumentalização

Organização da Aula. Motivação e Satisfação no Trabalho. Aula 1. Como adquirir motivação? Contextualização. Elementos Fundamentais. Instrumentalização Motivação e Satisfação no Trabalho Aula 1 Profa. Adriana Straube Organização da Aula Equívocos sobre Motivação e Recompensas Teorias da Motivação Técnicas de Motivação Papel da Gerência Como adquirir motivação?

Leia mais

Risco na medida certa

Risco na medida certa Risco na medida certa O mercado sinaliza a necessidade de estruturas mais robustas de gerenciamento dos fatores que André Coutinho, sócio da KPMG no Brasil na área de Risk & Compliance podem ameaçar a

Leia mais

GESTÃO ORÇAMENTÁRIA. João Milan Júnior Tel.: 011 9897 8665 joao@planis.com.br

GESTÃO ORÇAMENTÁRIA. João Milan Júnior Tel.: 011 9897 8665 joao@planis.com.br GESTÃO ORÇAMENTÁRIA João Milan Júnior Tel.: 011 9897 8665 joao@planis.com.br EMPRESAS OBJETIVOS INDIVIDUAIS em instituições de Saúde devido as corporações profissionais, que detém graus de autonomia diferenciados,

Leia mais

A FUNÇÃO CONTROLE. Orientação do controle

A FUNÇÃO CONTROLE. Orientação do controle A FUNÇÃO CONTROLE O controle é a ultima função da administração a ser analisadas e diz respeito aos esforços exercidos para gerar e usar informações relativas a execução das atividades nas organizações

Leia mais

O PAPEL DO LÍDER. Vejamos no quadro abaixo algumas diferenças básicas entre um líder e um chefe: SITUAÇÃO CHEFE LÍDER

O PAPEL DO LÍDER. Vejamos no quadro abaixo algumas diferenças básicas entre um líder e um chefe: SITUAÇÃO CHEFE LÍDER O PAPEL DO LÍDER O Que é Um Líder? Atualmente, e cada vez mais, as empresas investem nos funcionários, pois acreditam que essa é a melhor forma para a obtenção de bons resultados. Equipes são treinadas,

Leia mais