AUGUSTO CASÉ, BRUNO MAZZEO, LEANDRO HASSUM e MARCIUS MELHEM em coprodução com IMAGEM FILMES, GLOBO FILMES, LEREBY, ÍTACA FILMS e RIOFILME apresentam:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AUGUSTO CASÉ, BRUNO MAZZEO, LEANDRO HASSUM e MARCIUS MELHEM em coprodução com IMAGEM FILMES, GLOBO FILMES, LEREBY, ÍTACA FILMS e RIOFILME apresentam:"

Transcrição

1

2 AUGUSTO CASÉ, BRUNO MAZZEO, LEANDRO HASSUM e MARCIUS MELHEM em coprodução com IMAGEM FILMES, GLOBO FILMES, LEREBY, ÍTACA FILMS e RIOFILME apresentam: Dirigido por FELIPE JOFFILY Produzido por AUGUSTO CASÉ OS CARAS DE PAU Um filme de ação e humor para toda a família Primeiro longa-metragem da dupla Jorginho e Pedrão, os dois seguranças mais atrapalhados do Brasil, interpretados por LEANDRO HASSUM e MARCIUS MELHEM, estreia em 25 DE DEZEMBRO em 7 salas do Brasil. Brasil, min. Dolby. 213

3 Nesta nova aventura, eles precisam manter a salvo um valioso anel, herança de uma rica família que pertence à socialite Gracinha de Medeiros (Christine Fernandes). Para proteger este tesouro, ela escolheu a dedo a dupla que vai cuidar da segurança dessa pequena grande fortuna, exposta em um importante museu. Mas a joia acaba sendo roubada, eles são acusados do crime e têm de provar sua inocência. Além de bolar um plano para recuperar o anel, têm de lutar contra os verdadeiros interessados nos roubo do anel, um bando de improváveis, mas hilários, mafi osos portugueses e ninjas com golpes implacáveis, mas um tanto atrapalhados também. Para que a ação do longa estivesse à altura das grandes comédias cinematográfi cas, a equipe de roteiristas estudou detalhadamente o equilíbrio entre ação e humor. O maior desafi o foi fazer com que o fi lme não se parecesse com um episódio esticado do programa. O cinema tem narrativa e elementos diferentes. Procuramos trazer para a história aquele clima de aventura desse tipo de fi lme, com trama e narrativa dentro da linguagem mais própria da tela grande, informa Marcius Melhem, que assina o roteiro ao lado de Mauro Wilson, Chico Soares e Celso Taddei. Meu trabalho era tentar fazer com que eles funcionassem em um projeto de cinema tão bem quanto funcionam na TV. Eu fui o interlocutor deles, para que pudessem ocupar um espaço de gênero, uma comédia que tem um subgênero, que tem ação, aventura, suspense, algo que falta no mercado brasileiro, comenta o diretor do longa, Felipe Joffi ly.

4 É esta mescla de ação, aventura e humor que faz de Os Caras de Pau um fi lme único na atual cinematografi a brasileira. Estamos tentando buscar novas formas de fi lmar comédias para não cair na mesmice. O próprio público pede que haja frescor nos fi lmes. A nossa aposta foi tentar abrir uma outra porta que estava sem maçaneta, que é a porta do fi lme família. Esta foi nossa percepção, a de despertar um gênero que estava adormecido, declara o produtor do longa, Augusto Casé. Nessa linha, Os Caras de Pau bebe na fonte de mestres do humor brasileiro, como Os Trapalhões, além de prestar homenagem a clássicos do gênero, como as comédias de Jerry Lewis e as dirigidas pelo mestre Blake Edwards, como A Pantera Cor-de-Rosa. Para completar, há referências a cartoons como A Dama e o Vagagundo, Scooby Doo, Looney Tunes e até mesmo Bob Esponja. Já entre os fi lmes de ação, o longa revisita ícones como a série Missão Impossível. Estamos muito felizes. É um momento muito especial, pois há tempos queríamos fazer o longa dos Caras de Pau. E é uma felicidade lançar nosso fi lme no Natal. Me lembro que, quando criança, esperava esta época para ver os fi lmes dos Trapalhões. Hoje lançamos nosso longa, comemora Leandro Hassum. É uma aventura para levar todo mundo ao cinema. Tem o humor de dupla, das comédias clássicas, tem nossa cumplicidade, os momentos de improviso e o absurdo que o público da TV sempre adorou. Ou seja, tem todos os ingredientes do universo dos Caras de Pau, muito bem representados na telona. E para completar, tem cara de cinema. Não é só um episódio de TV estendido, mas sim um longa-metragem, analisa o ator. O Felipe, nosso diretor, o Marcelo Brasil, nosso fotógrafo, e o produtor Augusto Casé, são grandes responsáveis por isso. É um fi lme que não deixa nada a desejar às comédias americanas. Com o orçamento enxuto que a gente sempre tem no Brasil, estamos realizando muito bem comédias de qualidade internacional. Nosso cinema voltou a valorizar e protagonizar o lugar das comédias nos cinemas, completa Hassum.

5 AÇÃO Uma vez que o humor do filme seria garantido pela dupla Leandro Hassum e Marcius Melhem, as cenas de ação precisavam ser muito bem estruturadas pela produção e pela direção do filme, que ficou a cargo de Felipe Joffily (de Muita Calma Nessa Hora e E aí, Comeu? ). Era preciso dimensionar as cenas de ação para que elas tivessem qualidade internacional, mas com diálogos e situações que tivessem muito humor. Estudamos muito bem todas as cenas de ação para que as matemáticas artística e técnica fechassem no positivo. Não podíamos criar cenas de ação impossíveis e caras demais, para que, as que houvessem, pudessem ser realizadas com a qualidade necessária. Só assim conseguiríamos realizar um grande fi lme, explica o produtor. Para isso, durante as fi lmagens, foi criado o mundo real de Os Caras de Pau, totalmente fi lmado em locações. Não criamos nenhum cenário para fi lme. Além disso, dedicamos grande parte do tempo na preparação dos atores para as cenas de ação, ensaiando com coreógrafos de lutas e dublês, conta Casé. Depois das fi lmagens, foi a vez de realizar uma pós-produção minuciosa, com efeitos especiais feitos cuidadosamente para cada cena, muitos em 3D. A pós-produção durou 11 meses. Eu queria cuidar muito bem de tudo, do som aos efeitos visuais, para que todo o cuidado que tivemos no processo de fi lmagem estivesse impresso também no fi lme fi nalizado. O processo foi muito minucioso. E este cuidado se vê na tela. Foi um trabalho muito importante para nós todo o desenho de produção do fi lme. E muito gratifi cante, explica o produtor. Além de Hassum e Melhem, o elenco com nomes como Christine Fernandes, Márcio Vito, Adriano Garib, André Mattos e Augusto Madeira. Os Caras de Pau tem produção da Casé Filmes, com coprodução de Globo Filmes, Lereby, Ítaca Films, RioFilme e Telecine; e distribuição da Imagem Filmes.

6 SINOPSES Sinopse Curta Pedrão e Jorginho são dois seguranças encarregados de proteger o anel mais valioso do mundo. Quando a joia é roubada, eles são acusados do crime e têm de lutar para provar sua inocência. Sinopse Longa Pedrão e Jorginho (Marcius Melhem e Leandro Hassum) são seguranças contratados de um importante museu e acabam envolvidos em uma grande confusão após serem acusados do roubo do anel mais valioso do mundo. A jóia é herança de família da socialite Gracinha de Medeiros (Christine Fernandes). Ninguém parece mesmo acreditar na dupla, que passa a ser perseguida por mafi osos portugueses, ninjas implacáveis e toda policia. No meio dessa aventura, os dois precisam arquitetar um plano para provar sua inocência e desvendar todos os mistérios do anel.

7 ELENCO LEANDRO HASSUM Jorginho Leandro Hassum é reconhecido seja na TV, no teatro ou no cinema como um dos grandes comediantes da atualidade. Estreou na TV em novelas, no ano de 98, em Pecado Capital e participou também do Você Decide. A estreia no programa Zorra Total no ano 2, garantiu o reconhecimento do grande público, onde a parceria com Marcius Melhem iniciada no teatro, deu vida aos personagens Os Caras de Pau, garantindo um programa somente para a dupla na grade da TV Globo. Os Caras de Pau fi cou no ar entre 26 e 27 e depois, retornou, durante para programação matinal entre os anos 29 e 212. Ainda no gênero de comédia, esteve em A Grande Familia no ano de 23, no Zorra Total de 2 a 211, fez o O Dentista Mascarado (213) e também o Divertics (213). Nos palcos, Leandro esteve em produções de sucesso como Pluft (de Maria Clara Machado), no musical Orlando Silva, entre outros. Contracenou ao lado Marcius Melhem no consagrado Nós na Fita, que fi cou mais de 11 anos em cartaz e cumprindo a marca de 2 milhões de espectadores. No teatro infantil, com a peça Nós no Tempo, ganhou o prêmio Zilka Sallaberry de Teatro Infantil. Entre os outros prêmios, destacam-se: Melhores do Ano Rede Globo (categoria comediante em 21 e 213), o prêmio Montreux Comedy Awards (pelo programa Os Caras de Pau em 211) e o Prêmio Quem Cinema (melhor ator). Atualmente, está em cartaz com seu stand-up Comedy Lente de Aumento, sucesso de crítica e de público. Já nas telonas do cinema, Hassum teve a oportunidade de atuar em grandes sucessos de bilheteria, dublar personagens de desenho animado, seriados e Games. Entre os fi lmes de maior destaque, Leandro atuou em diversos fi lmes de franquia como Xuxa, Até que a sorte nos separe, Vestido Pra Casar e diversas comédias. Seus últimos trabalhos no cinema somam um acumulado de 12 milhões de ingressos. Em 214, protagonizou o fi lme Ate que a Sorte nos separe 2 que fez 4 milhões de espectadores, e O Candidato Honesto que ultrapassou a marca de 2 milhões de espectadores. Em Os Caras de Pau, seu último longa-metragem, Hassum volta a dar vida ao personagem Jorginho.

8 Ao assistir a OS CARAS DE PAU, a sensação é a de que você e o Marcius Melhem se divertiram muito no set. Mesmos sendo um filme com um desenho de produção meticuloso, que exigiu até bastante esforço físico de vocês, o bom humor dá a tônica à toda ação. Como foi dividir este trabalho com o Marcius e com toda a equipe? Foi incrível. E, como você observou, uma diversão e ao mesmo tempo um trabalho muito sério. E isso, claro, imprime no fi lme. Eu e Marcius sempre lidamos com muita leveza com o trabalho. E acho que este é o segredo para dar certo. A gente tem muita intimidade e se diverte muito. A gente se sente tão à vontade em cena que, desde dez anos atrás, quando a dupla nasceu, as pessoas têm de aprender a trabalhar com a gente. A sensação é que a gente está ali brincando e não apenas trabalhando. É isso que faz tudo funcionar. Por falar em brincar, é também este pacto do humor e da brincadeira que também se deve fazer com a plateia, não? Exatamente. A gente sempre contou com nosso público, que sempre entendeu e incentivou isso. Todos voltamos a ser crianças e a brincar quando estamos juntos, seja na TV, no palco ou agora no cinema. Como nasceram OS CARAS DE PAU, o filme? Há muito tempo que eu queria que Os Caras de Pau entrassem para o cinema, desde que montamos o programa da TV, há mais de dez anos. Quando entramos para a grade da TV Globo, eu pensei que, assim como acontecia com os Trapalhões, a gente também poderia ter sempre o nosso fi lme de fi m de ano, como eles faziam. Mas sempre apareciam outros projetos e a gente nunca concretizava. Finalmente, encontramos os parceiros certos, fi lmamos em dezembro de 213 e produzimos um fi lme lindo. Estou muito feliz.

9 Outros filmes em que você trabalhou, como Até que a Sorte nos Separe e O Candidato Honesto, também têm humor universal, mas são mais ácidos, mais adultos. OS CARAS DE PAU tem um humor mais clássico e de fato para toda a família? Sim. É mesmo mais leve, para levar mesmo todo mundo junto ao cinema. Outros fi lmes meus têm meu humor, têm minhas características, mas são para públicos diferentes. Este tem um pouco da mistura, que a gente gostava de fazer na TV, que é o humor de dupla, o cartoon, o jeito de fazer rir nas décadas de 4 e 5. Há também muito improviso nosso, os diálogos rápidos que são marca da dupla. E tem até o nonsense, como o bacalhau que cai do teto... A propósito, mesmo que este filme tenha muito do que vocês levaram para a TV, não se trata de um prolongamento de um programa de TV. Exatamente. É um Os Caras de Pau de cinema. O Felipe Joffi ly (diretor) teve o bom gosto de dar um tratamento refi nado a tudo, desde a fotografi a até a direção de arte. Não é o tipo de trabalho que você diz: Vou esperar sair em DVD para ver em casa. Pelo contrário, vale a pena ver na telona. E não deixa nada a dever para fi lmes estrangeiros do gênero. Por falar nisso, o Brasil tem feito comédias cada vez melhores e mais profissionais. Sim. Eu tenho estudado muito isso, principalmente depois que passei a fazer mais cinema. E temos feito fi lmes ótimos com o orçamento reduzido que temos, se compararmos com os fi lmes internacionais. Há dados que comprovam que, a partir deste momento em que voltamos a ter fi lmes de comédia em que os comediantes são protagonistas, passamos a tirar bilheteria dos fi lmes americanos. Isso é maravilhoso, pois prova que nós voltamos a ser vistos pelos brasileiros. É um momento muito bonito, em que a comédia comercial prova ao espectador que cinema nacional existe sim. E que podemos virar indústria sim. Parabéns também a quem faz fi lmes de arte, alternativo, pois eles também são importantíssimos. Nosso cinema é plural e que assim o seja cada vez mais.

10 E há público, e espaço, para tudo no Brasil Isso. Se com a comédia escrachada a gente está conquistando um público que antes não ia ao cinema para ver fi lme nacional, por que abrir mão deste espectador tão importante? Vale a pena sair de casa para ver comédia nacional sim, para ver documentários, para ver fi lmes de festival. Mas vamos também rir um pouco! Conte um pouco sobre os mestres do humor em que vocês se inspiraram para criar as situações de OS CARAS DE PAU. Há muitas, como as duplas clássicas dos anos 4 e 5, como O Gordo e o Magro. Há também muito da comédia vaudeville, de os Três Patetas, Charles Chaplin, Lucille Ball, Buster Keaton, o francês Jacque Tatit. Tem até cartoon, como Scooby Doo, A Pantera Cor-de-Rosa, entre outros. E os outros talentos do filme? Desde Marcius até o restante do elenco? Estou muito feliz com nosso elenco. 8% dos atores que trabalharam conosco em Os Caras de Pau na TV fi zeram ao menos uma participação no fi lme. Cito também o André Matos, o chefe da máfi a portuguesa, que era um quadro que havia no programa e foi parar no cinema de tanto sucesso que fez. E o restante do elenco deste núcleo também foram para a telona. Há o Antonio Fragoso, o Augusto Madeira, o Alexandre Regis... Todos que já têm tanto talento e não têm mais nada a provar e que acreditam tanto no nosso projeto. A Christine Fernandes, que além de ser linda tem muito talento também para a comédia. E o Marcius que, de todas suas qualidades, como escritor, roteirista, comediante, ator, sua maior é a generosidade. Ele muitas vezes anula sua vaidade de artista em função de uma cena boa. Isso é muito raro e tem de ser muito valorizado. Ele é genial.

11 Comente um pouco sobre a direção, a fotografia e a produção. Felipe Joffi ly para a direção é uma escolha fantástica, que trouxe sofi sticação para o projeto. Coroando tudo isso, surge esta avalanche de produtor que é o Augusto Casé. Ele é o cara mais agressivo, no melhor sentido da palavra. Ele é o irmão mais velho, que na hora da briga chega para defender os irmãos menores. Brinco com isso, mas falo sério. Ter o Casé sempre cuidando de nós nos deu uma segurança incrível para poder trabalhar bem e feliz. E o fotógrafo Marcelo Brasil também foi uma escolha muito acertada. O trabalho dele é extremamente elegante. Cada vez mais a fotografi a nas comédias comerciais é mais valorizada. Isso traz muita qualidade e faz toda a diferença. O Marcelo criou uma luz de fi lme de Hollywood, que não deixa nada a desejar. Não é estética de TV projetada em um telão, mas fotografi a de verdade. Nosso cinema só tem a ganhar com profi ssionais como ele e com este cuidado com todos os detalhes.

12 ELENCO MARCIUS MELHEM Pedrão Marcius Melhem, nasceu em Nilópolis, Rio de Janeiro, em 8 de fevereiro de Ator, autor e roteirista de televisão com formação em jornalismo, iniciou sua carreira no teatro onde particiou de diversas produções infantis e infanto-juvenis. Em 1992, aos 2 anos, Marcius Melhem foi premiado com o Troféu Ator Revelação, em teatro infantil. No ano de 26, foi premiado como Melhor Ator, recebendo o Prêmio Zilca Salaberry por sua atuação em Nós no Tempo, peça que co-escreveu com Daniel Adjafre. Marcius nunca se afastou do teatro, tendo participado das produções teatrais O Submarino (213) e Enfi m Nós (212). Participou das seguintes peças de maior destaque e público Nós na Fita e Z.E. Zenas Emprovisadas sendo convidado especial sempre no último dia de espetáculo de todas as temporadas. A parceria com Leandro Hassum começou no teatro no infantil Festa na Floresta 21, percebendo o grande sucesso entre os pais das crianças, ele estrearam Nós na Fita em 24. Destaque como criador e redator fi nal de Casos e Acasos em 27 e SOS Emergencia em 21, na rede globo. Entrou para o para o programa humorístico Zorra Total em 23, onde seu principal personagem era o do segurança atrapalhado Pedrão, quadro em contracenava ao lado de Leandro Hassum, que dava vida a outro segurança, o Jorginho. Com o sucesso da dupla eles ganharam um programa só deles, Os Caras de Pau, que estreou em 26 e voltou em 29 a 213. Este ano, Marcius Melhem estreia no cinema, com fi lme de mesmo nome da dupla fez sucesso nas tvs brasileiras Os Caras de Pau Em O Misterioso Roubo do Anel.

13 Você é um dos roteiristas de OS CARAS DE PAU, o filme. Qual foi o maior desafio ao transpor a fórmula que deu muito certo na TV para o cinema? O maior desafi o era o fi lme não parecer um episódio esticado do programa. O cinema tem narrativa e elementos diferentes. O que eu, Mauro Wilson, Chico Soares e Celso Taddei procuramos foi trazer para a história aquele clima de aventura desse tipo de fi lme, com trama e narrativa dentro da linguagem mais própria da tela grande. Em 1992, aos 2 anos, Marcius Melhem foi premiado com o Troféu Ator Revelação, em teatro infantil. Tanto Leandro quanto Felipe e Casé, comentaram o quanto o filme é de fato cinematográfico e não uma extensão da série, versão longametragem. Que cuidados vocês, roteiristas, tomaram ao escrever a aventura do Roubo do Anel? O cuidado de a história ser consistente, de misturar ação, suspense, romance e humor em medidas pensadas e adequadas pra levar a história adiante. Já você, como ator e comediante, que desafios encarou ao levar seu personagem para o cinema? O tom. Na tela grande tudo fi ca maior. Então o desafi o era manter a essência do personagem, mas trazê-lo mais pro realismo.

14 Você e Leandro possuem uma química única. A dinâmica entre vocês, os gestos, as gags, é rara e muito divertida. Como é trabalhar com Leandro e como foi fazer cinema com ele? Minha relação com Leandro, nossa química, é uma mistura de bruxaria, mágica, destino (coisas que não controlamos) com uma profunda admiração, respeito, observação, de um pelo trabalho do outro. Somos a soma de duas histórias parecidas, de caras que ralaram muito, e que se encontraram na profi ssão quando se uniram. Isso não se esquece. Nunca. Quando estamos juntos, é a vitória do amor, da batalha, da conquista suada. Hoje, anos depois, ainda somos felizes quando estamos juntos. É algo de outro mundo e que a gente respeita profundamente. O início do filme é praticamente um filme de ação, com perseguição unida ao humor. Foi difícil fazer tanto essas quanto as outras cenas de ação do filme, como a em que vocês literalmente entram pelo cano? Nossa! Quando esses personagens nasceram, dez anos atrás, eu tinha 31 anos. Hoje, aos 41, a diferença física é imensa. Muitas coisas que eu fazia sem nenhum problema, me levaram à osteopata com vértebra girada, nervo pinçado, algumas vezes. Foi duro fazer o fi lme, porque gosto de usar o dublê em último caso. Mas o resultado compensou tudo. Quem você acha que será o público do filme? É um filme para toda a família, em que o humor é, ao mesmo tempo, universal e muito brasileiro? É realmente pra toda a família não é papo pra encher cinema. As crianças vão amar a ação, as trapalhadas; os adultos vão acompanhar a história, o suspense, lembrar dos fi lmes da sua época de criança... Enfi m, é feito pra família rir junto. Em que atores e/ou comediantes você se inspira ao criar seus personagens? Em tanta coisa, em tudo o que vi desde criança, os gênios que contracenei, como Chico Anysio, Renato Aragão e outras lendas.

15 DIREÇÃO FELIPE JOFFILY Felipe Joffily é formado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC- Rio), e em cinema pela New York University (NYU) School of Film, Video and Broadcasting. Produziu e dirigiu alguns curtas-metragens, dentre eles You know what I m talking about e Next Stop, enquanto esteve em Nova York. Seu primeiro longa-metragem Ódiquê? lhe rendeu os prêmios de melhor diretor e melhor fi lme no Festival Internacional de Nova York. Dirigiu inúmeros videoclipes de artistas populares brasileiros, como Zé Ramalho, SNZ, Seu Cuca e Superfl y. Dentre os programas de televisão em que trabalhou, destacam-se Super Bonita (GNT), Cilada e Beatles Uma Homenagem Brasileira, ambos do Multishow. Vencedor de prêmios como Profi ssionais do ano e Prêmio Colunistas, também assina a direção de Muita Calma Nessa Hora 2, E aí, Comeu?, Muita Calma Nessa Hora e o recente Os Caras de Pau. Além disso, foi diretor de centenas de comerciais. É diretor associado da produtora Cinerama Brasilis, que recebeu o prêmio de Produtora Carioca no ano de 28. Como foi dirigir a dupla Leandro Hassum e Marcius Milhem, que já possui uma história de sucesso na TV? Foi um grande desafi o, pois eles são dois talentos incríveis. Meu trabalho era tentar fazer com que eles funcionassem em um projeto de cinema tão bem quanto funcionam na TV. Eu fui o interlocutor deles, para que pudessem ocupar um espaço de gênero, uma comédia que tem um subgênero, que tem ação, aventura, suspense, algo que falta no mercado brasileiro. Quais foram as fontes de inspiração para criar este universo de cartoon e de humor do filme? Muitas. E essa foi uma das etapas mais interessantes do processo. Há desde referências a cartoons que vimos na infância, como Scooby Doo, até desenhos animados mais atuais, como Bob Sponja e Inspertor Clouseau, Looney Tunes. Tivemos muitas conversas sobre isso.

16 Há também referências a ícones do humor brasileiro, como Os Trapalhões, a Charles Chaplin e até aos filmes de Blake Edwards, como A Pantera Cor-de-Rosa, não? Sim. Eu sempre quis fazer um fi lme de palhaços. Esta era a oportunidade de fazê-lo. Marcius e Leandro puderam fazer isso neste fi lme, explorar a comédia mais fundamental, com uma liberdade absurda para fazer qualquer coisa, com desprendimento total das regras da dramaturgia. Isso foi muito gostoso e lúdico de fazer. É neste sentido que as animações e estes clássicos foram de grande inspiração. Marcius e Leandro são palhações contemporâneos, pois têm formação ampla e sabem o tipo de humor que funciona hoje. Estas referências já estão no roteiro ou surgiram ao longo das filmagens? Isso sempre esteve em nossas conversas, mesmo durante o processo de feitura do roteiro, que foi feito sob medida, pois já deixava deixas que permitiam esta amplitude de ação, improviso, brincadeiras. Foi feito sob medida. Uma das características marcantes de OS CARAS DE PAU é o fato de ser rodado em muitas locações. É uma extensão do que Leandro e Marcius faziam na TV, mas com cara de cinema. É exatamente isso. Quisemos transformar o que eles faziam cenicamente em algo real. Na TV, quando fi lmavam em cidade cenográfi ca e fi lmavam em um museu, havia sempre um universo muito marcado e delimitado. No fi lme não, quando a cena era em um museu, buscamos um museu real, no Centro da cidade. O fi lme neste sentido tem um universo realista, metropolitano, que é o Rio mas que poderia ser qualquer lugar no mundo, Buenos Aires, Paris, pois o centro carioca sofreu infl uência de tantas outras cidades. Isso foi muito importantes.

17 E o restante do elenco? Fale um pouco sobre eles. Eles foram incríveis. Foi surpreendente. A gente já sabia que eles eram ótimos, mas não sabia que eles se sairiam tão bem nos papeis. A Christine Fernandes (Gracinha de Medeiros), por exemplo, tem o perfi l da mulher sensível dos fi lmes noir, mas que também tem um pouco da Jessica Rabbit, de Roger Rabbit. Ela preenche o espaço de único personagem feminino no fi lme. Já o Adriano Garib (Delegado) e o André Mattos (Manuel Capone) foram geniais. Seus personagens são também muito importantes. A máfi a portuguesa funcionou como, por exemplo, os pinguins de Madagascar. Eles formam um time perfeito com a dupla Leandro e Marcius. Neste sentido, o roteiro também flui com naturalidade, para que cada um dos personagens tenha seu momento de graça, não? Sim. Tudo se desenrola com uma certa ingenuidade narrativa, com um tempo para que a criança que assiste ao fi lme possa rir e voltar à história novamente. Mas a presença dos personagens por si só já é muito interessante. Por falar no público infantil, como foi a decisão de fazer um filme para que toda a família pudesse ver junta? A gente não fez tudo deliberadamente, de forma mecânica. Claro que houve a preocupação em fazer um humor e contar uma história universal para todas as idades, mas houve também uma dinâmica orgânica, em que atores puderam improvisar, em que as questões técnicas foram sendo discutidas naturalmente ao longo das fi lmagens. Foi um processo natural. E a produção? Foi um grande desafio? Há cenas de ação complicadas, lutas, tiroteios, paraquedas... Foi o fi lme mais difícil que eu já fi z. Quando eu mostrava o roteiro para pessoas, amigos que são próximos, mas não são da área de cinema, sempre havia a questão: Como vocês vão fazer isso?. E era de fato esta questão crucial. Como fazer as cenas subterrâneas? Como fazê-los pular de paraquedas? Isso tudo em locações reais. Para isso tivemos de contar com profi ssionais, como dublês e até coreógrafos, entre outros. Foi complexo, mas valeu muito a pena.

18 PRODUÇÃO AUGUSTO CASÉ Augusto Casé, sócio-diretor da Dueto Filmes e da Casé Filmes, é um produtor com 26 anos de experiência no mercado. Trabalhou em mais de 3 projetos audiovisuais, entre longasmetragens, documentários, comerciais, clipes e especiais para a televisão brasileira. Nos últimos anos, esteve à frente da produção de programas de sucesso, como o seriado Ó Paí, Ó (Rede Globo), indicado ao prêmio Emmy Internacional na categoria comédia; as cinco temporadas do seriado Cilada (Multishow) e o Conexões Urbanas (Multishow). No cinema, produziu longas de sucesso como Muita Calma Nessa Hora 1 e 2, E aí, Comeu?, Sobral O Homem que Não tinha Preço e Os Cara de Pau, além dos fi lmes Ó Paí, Ó e Benjami, dirigidos por Monique Gardenberg. Como nasceu a ideia de realizar OS CARAS DE PAU, um filme que diverte tanto os adultos quanto o público infantil, exemplo raro no cinema brasileiro atual? Estamos tentando buscar novas formas de fi lmar comédias para não cair na mesmice. O próprio público pede que haja frescor nos fi lmes. A nossa aposta foi tentar abrir uma outra porta que estava sem maçaneta, que é a porta do fi lme família. Esta foi nossa percepção, a de despertar um gênero que estava adormecido. Conversando com o Bruno Mazzeo, a gente só levava os meus fi lhos para verem fi lmes infantis da Disney, pois não havia outra opção. Eu vi tanto Os Trapalhões quando era garoto. Houve também os fi lmes da Xuxa, os longas da Tainá. O que me despertou foi ver Renato Aragão ser homenageado pela Academia Brasileira de Cinema e ouvi-lo dizer que aquele era o primeiro prêmio que ele recebia, apesar de ter levado milhões de pessoas aos cinemas. E disse ao Mazzeo que era este tipo de fi lme que eu queria fazer. Filmes para o público. Começamos a procurar algo neste caminho e tivemos a felicidade de encontrar o Marcius Melhem e Leandro Hassum. Estamos abrindo uma porta para que muitos outros fi lmes assim entrem no mercado.

19 O interesse em se comunicar com o público é sempre prioridade da Casé Filmes, não? OS CARAS DE PAU, por exemplo, tem uma fórmula leve, mas muito bem cuidada. Sim. A gente pensou nisso desde o início do projeto. E esta ideia nasceu também em 212, quando a Rio Filmes divulgou uma pesquisa sobre o que as pessoas buscavam no cinema. Em geral, o público procura fi lmes de ação e comédia, mas há muita produção de dramas e, segundo a pesquisa, as pessoas não se interessam tanto assim. E se produzem muitas comédias, mas não fi lmes de ação. Com base nisso, nos propusemos a fazer um filme de humor com ação para a família brasileira. Um belo desafio, não? Sim. A gente sabia que caminhava em um terreno perigoso. Fizemos várias reuniões com a equipe de roteiristas. Era preciso dimensionar as cenas de ação para que elas tivessem qualidade internacional, mas com diálogos e situações tivessem muito humor. Nunca fi z um fi lme como este. Estudamos muito bem todas as cenas de ação para que a matemática artística e técnica fechasse no positivo. Não podíamos criar cenas de ação impossíveis e caras demais, para que, as que houvessem, pudessem ser realizadas com a qualidade necessária. Só assim conseguiríamos realizar um grande fi lme. Somente depois de defi nir tudo isso começamos o casting, a equipe técnica, as locações... Resolvida a equação entre orçamento e cenas de ação, as cenas de humor surgiram naturalmente com a dupla Hassum e Melhem. Exatamente. A gente dominou o universo da ação e o do humor deixamos a cargo de dois profi ssionais impagáveis. Eles têm uma genialidade em cena que é absurda. Favorecemos a ação e a genialidade desta dupla genial. Brincamos com várias situações de ação no fi lme e fi zemos o possível e o impossível com o orçamento que tínhamos.

20 E a pós-produção? Foi um processo longo? Sim. Eu queria fazer um fi lme que nunca tinha feito. A pós-produção durou 11 meses. Eu queria cuidar muito bem de tudo, do som aos efeitos visuais. O processo foi muito minucioso. E este cuidado se vê na tela. Foi um trabalho muito importante para nós todo o desenho de produção do fi lme. E muito gratifi cante. O cuidado em dar a OS CARAS DE PAU um visual de cinema pautou todo o trabalho. Fale um pouco sobre como migrar o universo da dupla da TV para o cinema. Esta foi outra grande preocupação nossa. Trouxemos o Tulé Peake para cuidar da direção de arte do longa porque sabíamos que ele seria capaz de criar a Cidade dos Caras de Pau. Como o programa já está fora do ar na TV há quase três anos, queríamos tanto evocar este universo para quem já era fã como também trazer um elemento inovador, principalmente para quem não viu o programa na TV. Queríamos criar um mundo cinematográfi co para estes dois talentos, como O Gordo e o Magro Brasileiros. Quando optamos por construir a cidade deles, optamos pelos tipos de humor que queríamos criar, desde o presente em cenas como as da máfi a portuguesa até as gags que vimos em clássicos do humor, passando até por uma cena em que há uma rede de raios laser. Para cada um, era preciso um tipo de cenário, de fotografi a, direção de arte, efeitos. A combinação de todos os ingredientes é que faz deste um fi lme de cinema.

21 PRODUTORA CASÉ FILMES Fundada em 27 pelo produtor Augusto Casé, a Casé Filmes é responsável pelo desenvolvimento dos programas De Perto Ninguém é Normal (27), exibido pelo GNT, Conexões Urbanas (28), desenvolvido em parceria com o Grupo Cultural Afro Reggae, e Cilada (29), ambos do Multishow. Estreou no mercado cinematográfi co em 21 com o longa-metragem Muita Calma Nessa Hora, dirigido por Felipe Joffi ly. Em 211, lançou o Cilada.com, dirigido por José Alvarenga Jr., que alcançou a maior bilheteria do ano levando para a telona mais de 3 milhões de espectadores. No ano seguinte, foi a vez do E aí... Comeu? alcançar mais de 2,5 milhões de bilhetes. No início de 214, lançou a sequência da franquia Muita Calma Nessa Hora 2, escrito por Bruno Mazzeo, Lusa Silvestre e Rosana Ferrão, que teve cerca de 1,5 milhão de espectadores. Atualmente, a Casé Filmes se dedica ao lançamento do longa metragem Os Caras de Pau com estreia prevista para 25 de dezembro de 214. Já em fase de fi nalização, No Retrovisor, com direção de Johnny Araújo, tem previsão de estreia para 215. Na lista dos fi lmes que serão produzidos nos próximos anos, Ulisses e A Brasileira serão os próximos trabalhos da produtora e já se encontram em fase de pré-produção.

22 DISTRIBUIDORA IMAGEM FILMES Imagem Filmes é uma distribuidora nacional de fi lmes independentes comprometida, acima de tudo, com a qualidade e variedade de produções. Atuando nos segmentos de cinema, vídeo e televisão. A Imagem Filmes distribuiu grandes produções nacionais, dentre elas: Vai Que Dá Certo Somos Tão Jovens, Flores Raras, Mato Sem Cachorro Vestido Para Casar além das produções internacionais Tarzan 3D Pompeia, Magia Ao Luar, Chef e Sin City: A Dama Fatal.

23 COPRODUTORA GLOBO FILMES Desde 1998, a Globo Filmes já participou de mais de 15 fi lmes, levando ao público o que há de melhor no cinema brasileiro. Com a missão de contribuir para o fortalecimento da indústria audiovisual nacional, a fi lmografi a contempla vários gêneros, como comédias, infantis, romances, dramas e aventuras, apostando em obras que valorizam a cultura brasileira. A Globo Filmes participou de alguns dos maiores sucessos de público e de crítica como Tropa de Elite 2, Se Eu Fosse Você 2, 2 Filhos de Francisco, O Palhaço, Xingu, Carandiru, Nosso Lar e Cidade de Deus com quatro indicações ao Oscar. Suas atividades se baseiam em uma associação de excelência com produtores independentes e distribuidores nacionais e internacionais.

24 COPRODUTORAS

25 ELENCO GERAL MARCIUS MELHEM... Pedrão LEANDRO HASSUM... Jorginho CHRISTINE FERNANDES... Gracinha MÁRCIO VITO... Diretor do Museu ADRIANO GARIB... Delegado ANDRÉ MATTOS... Manuel Capone AUGUSTO MADEIRA... Mafioso 1 ANTONIO FRAGOSO... Mafioso 2??????????... Mafioso 3 MARCELLO CARIDADE... Mafioso 4 RICARDO PEREIRA... Mendigo EBER INÁCIO... Mordomo Josias LEO ALBERTI... Arqueólogo PEDRO CABIZUCA XAVIER... Soldado Arquibaldo THIAGO VARELLA... Lutador 1 MIGUEL NADER... Lutador 2 PAULO CARVALHO... Gerente do banco GILLRAY COUTINHO... Médico prisão CÂNDIDO DAMM... Apresentador do jornal SAMIR MURAD... Diretor do museu CLÁUDIO CINTI... Policial Iguaba MARCIO REGALEIRA... Homem apaixonado LUÍZA SURREAUX... Mulher apaixonada

26 FICHA TÉCNICA FELIPE JOFFILY AUGUSTO CASÉ CELSO TADDEI, CHICO SOARES, MARCIUS MELHEM e MAURO WILSON ROBERTA OLIVEIRA e AUGUSTO CASÉ BRUNO MAZZEO, PRI JANSEN E MARIANA MUNIZ MARCELO BRASIL TULÉ PEAKE PLÍNIO PROFETA DANIELA VIGNOLI KIKA LOPES CRIS VIGNOLI BETO FERRAZ ANDRÉ TADEU PAULO RICARDO NUNES PABLO RIBEIRO

27

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Você já pensou alguma vez que é possível crescer 10 vezes em várias áreas de sua vida e ainda por cima melhorar consideravelmente sua qualidade

Leia mais

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência)

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência) Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em uma agência) MANUAL final2.indd 1 14/3/2006 23:19:58 Flávio Waiteman Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em

Leia mais

Para início de conversa 9. Família, a Cia. Ltda. 13. Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35. Cardápio de lembranças 53

Para início de conversa 9. Família, a Cia. Ltda. 13. Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35. Cardápio de lembranças 53 Rio de Janeiro Sumário Para início de conversa 9 Família, a Cia. Ltda. 13 Urca, onde moro; Rio, onde vivo 35 Cardápio de lembranças 53 O que o homem não vê, a mulher sente 75 Relacionamentos: as Cias.

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

Homens. Inteligentes. Manifesto

Homens. Inteligentes. Manifesto Homens. Inteligentes. Manifesto Ser homem antigamente era algo muito simples. Você aprendia duas coisas desde cedo: lutar para se defender e caçar para se alimentar. Quem fazia isso muito bem, se dava

Leia mais

1. Você já havia assistido a um espetáculo de circo? Sim 25 Não 26

1. Você já havia assistido a um espetáculo de circo? Sim 25 Não 26 1. Você já havia assistido a um espetáculo de circo? Sim 25 Não 26 Não 51% Sim 49% Qual? Não lembra 11 Tihany 2 Espacial 2 Napoli 2 Beto Carreiro 2 Circo perto de casa 1 O mundo dos sonhos 1 Patinação

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto.

Tendo isso em conta, o Bruno nunca esqueceu que essa era a vontade do meu pai e por isso também queria a nossa participação neste projecto. Boa tarde a todos, para quem não me conhece sou o Ricardo Aragão Pinto, e serei o Presidente do Concelho Fiscal desta nobre Fundação. Antes de mais, queria agradecer a todos por terem vindo. É uma honra

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Informativo G3 Abril 2011 O início do brincar no teatro

Informativo G3 Abril 2011 O início do brincar no teatro Informativo G3 Abril 2011 O início do brincar no teatro Professora Elisa Brincar, explorar, conhecer o corpo e ouvir histórias de montão são as palavras que traduzem o trabalho feito com o G3. Nesse semestre,

Leia mais

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça

Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Serviço de Rádio Escuta da Prefeitura de Porto Alegre Emissora: Rádio Guaíba Assunto: Entrevista com a primeira dama de Porto Alegre Isabela Fogaça Data: 07/03/2007 14:50 Programa: Guaíba Revista Apresentação:

Leia mais

coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - f o? Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - f o? Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. Eu quero não parar coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - de consigo.o usar que eu drogas f o? aç e Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal.

Lembro-me do segredo que ela prometeu me contar. - Olha, eu vou contar, mas é segredo! Não conte para ninguém. Se você contar eu vou ficar de mal. -...eu nem te conto! - Conta, vai, conta! - Está bem! Mas você promete não contar para mais ninguém? - Prometo. Juro que não conto! Se eu contar quero morrer sequinha na mesma hora... - Não precisa exagerar!

Leia mais

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates

Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates Respostas dos alunos para perguntas do Ciclo de Debates 1º ano do Ensino Fundamental I O que você gosta de fazer junto com a sua mã e? - Dançar e jogar um jogo de tabuleiro. - Eu gosto de jogar futebol

Leia mais

O Projeto. Um descarrego de energia! Um programa bem humorado, sarcástico e debochado!

O Projeto. Um descarrego de energia! Um programa bem humorado, sarcástico e debochado! O Projeto Um descarrego de energia! Um programa bem humorado, sarcástico e debochado! O projeto foi idealizado por Miguel Rodrigues, Gus Fernandes e Márcio Américo, fazendo parte do Núcleo de Entretenimento

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional

SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional SERVIÇO PÚBLICO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado da Educação Superintendência Regional de Ensino de Carangola Diretoria Educacional Sequencia Didática destinada aos Anos Finais do Ensino

Leia mais

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar.

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. GRUPOS são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. QUANTOS ADOLESCENTES A SUA CLASSE TEM? Pequenos (de 6 a 10 pessoas) Médios ( de 11 pessoa a 25 pessoas) Grandes ( acima

Leia mais

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe!

Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! Dedico este livro a todas as MMM S* da minha vida. Eu ainda tenho a minha, e é a MMM. Amo-te Mãe! *MELHOR MÃE DO MUNDO Coaching para Mães Disponíveis, www.emotionalcoaching.pt 1 Nota da Autora Olá, Coaching

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Tá, entendi. Agora, como eu vou fazer isso?

A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Tá, entendi. Agora, como eu vou fazer isso? A Maior Triagem Odontológica do Mundo. Em 18 de Março de 2013, o mundo inteiro vai sorrir mais bonito. Neste dia, realizaremos juntos em todo o Brasil, 10 países da América Latina e Portugal a MAIOR TRIAGEM

Leia mais

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração

Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Segundo Relatório de Intercâmbio de Longa Duração Carlos Araujo RCRJ/Nova Iguaçu Odense, Danmark. Ainda depois de 4 meses na Dinamarca, este país ainda consegue fazer surpresas. Desde de agosto, a minha

Leia mais

Você é comprometido?

Você é comprometido? Você é comprometido? Não, isso não é uma cantada. O que o seu chefe quer saber é se você veste a camisa da organização. Você adora seu trabalho e desempenha suas funções com eficiência, mas não aposta

Leia mais

Distrito 4570 RELATÓRIO DE INTERCAMBISTA BRASILEIRO NO EXTERIOR (Outbound)

Distrito 4570 RELATÓRIO DE INTERCAMBISTA BRASILEIRO NO EXTERIOR (Outbound) Distrito 4570 RELATÓRIO DE INTERCAMBISTA BRASILEIRO NO EXTERIOR (Outbound) Nome do Intercambista: Julia Albuquerque da Silva Romaguera Louro Data: 16.11.14 Patrocinado no Brasil pelo Rotary Club de: Rotary

Leia mais

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008

Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 Rio de Janeiro, 5 de junho de 2008 IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Alexandre da Silva França. Eu nasci em 17 do sete de 1958, no Rio de Janeiro. FORMAÇÃO Eu sou tecnólogo em processamento de dados. PRIMEIRO DIA

Leia mais

Frequentemente você utiliza certos termos que não

Frequentemente você utiliza certos termos que não 10 Não se distraia demais Frequentemente você utiliza certos termos que não dão o mínimo problema na hora da fala, mas que, na escrita, podem fazê-lo oscilar entre uma forma ou outra. Ainda há muita gente

Leia mais

Roteiro de Áudio. SOM: abertura (Vinheta de abertura do programa Hora do Debate )

Roteiro de Áudio. SOM: abertura (Vinheta de abertura do programa Hora do Debate ) 1 Roteiro de Áudio Episódio 1 A língua, a ciência e a produção de efeitos de verdade Programa Hora de Debate. Campanhas de prevenção contra DST: Linguagem em alerta SOM: abertura (Vinheta de abertura do

Leia mais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais

10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais http://aguiavirtual.com.br/ Por Tiago Bastos 1 10 Regras Para Ter Sucesso Com Negócios Digitais Ao longo dos últimos 4 anos, venho trabalhando na internet de forma profissional. Já errei muito e acertei

Leia mais

1. A Google usa cabras para cortar a grama

1. A Google usa cabras para cortar a grama Sendo uma companhia tão grande e envolvida em tantos aspectos diários do dia a dia das pessoas, a maioria de nós sabemos por cima a história geral da Google. Caso nem isso saiba, eis o máximo que conseguimos

Leia mais

AULA DE PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE POEMAS

AULA DE PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE POEMAS AULA DE PORTUGUÊS: CRIAÇÃO DE POEMAS Até onde vai a força da Motivação? Glorinha Aguiar glorinhaaguiar@uol.com.br Uma proposta criativa motivadora na sala de aula pode deixar o professor bem impressionado

Leia mais

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." 2-Meditação da semana:

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também. 2-Meditação da semana: 10º Plano de aula 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." Provérbio Turco 2-Meditação da semana: Mestre conselheiro- 6:14 3-História da semana: AS três peneiras

Leia mais

Quem mais torce, incentiva, acompanha e

Quem mais torce, incentiva, acompanha e Capa esporte de pai para filho Edgard Rondina, o filho Felipe e uma paixão em comum: velejar no Lago Paranoá Por Leane Ribeiro Quem mais torce, incentiva, acompanha e muitas vezes até sofre com a carreira

Leia mais

Não é o outro que nos

Não é o outro que nos 16º Plano de aula 1-Citação as semana: Não é o outro que nos decepciona, nós que nos decepcionamos por esperar alguma coisa do outro. 2-Meditação da semana: Floresta 3-História da semana: O piquenique

Leia mais

www.segredodosblogueiros.com.br Como Escrever Artigos Que Convertem?

www.segredodosblogueiros.com.br Como Escrever Artigos Que Convertem? Como Escrever Artigos Que Convertem? Sumário www.segredodosblogueiros.com.br Introdução... 03 Como Criar Conteúdo de Qualidade?... 05 Menos é Mais... 09 Gatilhos Mentais... 11 SEO Morreu?... 14 Técnicas

Leia mais

Região. Mais um exemplo de determinação

Região. Mais um exemplo de determinação O site Psicologia Nova publica a entrevista com Úrsula Gomes, aprovada em primeiro lugar no concurso do TRT 8 0 Região. Mais um exemplo de determinação nos estudos e muita disciplina. Esse é apenas o começo

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

SEU GUIA DEFINITIVO PARA PLANEJAR E EXECUTAR DE UMA VEZ POR TODAS SEU SONHO ENGAVETADO

SEU GUIA DEFINITIVO PARA PLANEJAR E EXECUTAR DE UMA VEZ POR TODAS SEU SONHO ENGAVETADO FAÇA ACONTECER AGORA MISSÃO ESPECIAL SEU GUIA DEFINITIVO PARA PLANEJAR E EXECUTAR DE UMA VEZ POR TODAS SEU SONHO ENGAVETADO RENATA WERNER COACHING PARA MULHERES Página 1 Q ue Maravilha Começar algo novo

Leia mais

A INFLUÊNCIA DO SALÁRIO NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar. www.proenem.com.br

A INFLUÊNCIA DO SALÁRIO NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar. www.proenem.com.br A INFLUÊNCIA DO SALÁRIO NA ESCOLHA DA PROFISSÃO Professor Romulo Bolivar www.proenem.com.br INSTRUÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo

Leia mais

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?)

Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ler em família: viagens partilhadas (com a escola?) Ação nº41/2012 Formadora: Madalena Moniz Faria Lobo San-Bento Formanda: Rosemary Amaral Cabral de Frias Introdução Para se contar histórias a crianças,

Leia mais

Bate-papo: Uso do Scratch, uma nova linguagem de programação, no ensino fundamental - Web Currículo (25/05/2010)

Bate-papo: Uso do Scratch, uma nova linguagem de programação, no ensino fundamental - Web Currículo (25/05/2010) 1 of 6 02/12/2011 16:14 Bate-papo: Uso do Scratch, uma nova linguagem de programação, no ensino fundamental - Web Currículo (25/05/2010) 13:58:20 Bem-vindos ao Bate-papo Educarede! 14:00:54 II Seminário

Leia mais

COISAS QUE APRENDI COM MEU PAI SOBRE TRABALHO E EMPREGO COISAS QUE APRENDI PAI TRABALHO E EMPREGO. CITYRH www.cityrh.com.

COISAS QUE APRENDI COM MEU PAI SOBRE TRABALHO E EMPREGO COISAS QUE APRENDI PAI TRABALHO E EMPREGO. CITYRH www.cityrh.com. COISAS QUE APRENDI PAI COM MEU SOBRE TRABALHO E EMPREGO TALENTO Qual é o seu talento? Como descobri-lo? Pense nas coisas que você faz bem e que as pessoas reconhecem e comentam: como você é bom nisto!

Leia mais

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

IV EDIPE Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino 2011 A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A IMPORTÂNCIA DAS ARTES NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL Marília Darc Cardoso Cabral e Silva 1 Tatiane Pereira da Silva 2 RESUMO Sendo a arte uma forma do ser humano expressar seus sentimentos,

Leia mais

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br

Guia Prático para Encontrar o Seu. www.vidadvisor.com.br Guia Prático para Encontrar o Seu Propósito de Vida www.vidadvisor.com.br "Onde os seus talentos e as necessidades do mundo se cruzam: aí está a sua vocação". Aristóteles Orientações Este é um documento

Leia mais

COMO ESCREVER UM LIVRO INFANTIL. Emanuel Carvalho

COMO ESCREVER UM LIVRO INFANTIL. Emanuel Carvalho COMO ESCREVER UM LIVRO INFANTIL Emanuel Carvalho 2 Prefácio * Edivan Silva Recebi o convite para prefaciar uma obra singular, cujo título despertou e muita minha atenção: Como escrever um livro infantil,

Leia mais

Relatório de Atividades Maio e Junho

Relatório de Atividades Maio e Junho Relatório de Atividades Maio e Junho ANA LISE MENSAL MAIO/JUNHO Devido a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 o horário do Projeto Construindo o Saber Pré Vestibular durante a semana foi modificado (16h50min

Leia mais

RÁDIONOVELA ALÉM DA PRODUTORA 1

RÁDIONOVELA ALÉM DA PRODUTORA 1 RESUMO RÁDIONOVELA ALÉM DA PRODUTORA 1 Felipe Montejano da SILVA 2 Juliana de Carvalho CRAVO 3 Melina Sampaio MANFRINATTI 4 Roberta POMPERMAYER 5 Stéfani Bilibio PARNO 6 Luiz VELOSO 7 Universidade Metodista

Leia mais

Existe espaço para os covers mostrarem seus trabalhos? As pessoas dão oportunidades?

Existe espaço para os covers mostrarem seus trabalhos? As pessoas dão oportunidades? A Estação Pilh@ também traz uma entrevista com Rodrigo Teaser, cover do Michael Jackson reconhecido pela Sony Music. A seguir, você encontra os ingredientes da longa história marcada por grandes shows,

Leia mais

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. Vocês acham possam a coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - cer d o t t o a r que ga cr ia n y ç a s s? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

A DIVERSIDADE NA ESCOLA

A DIVERSIDADE NA ESCOLA Tema: A ESCOLA APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS. A DIVERSIDADE NA ESCOLA Quando entrei numa escola, na 1ª série, aos 6 anos, tinha uma alegria verdadeira com a visão perfeita, não sabia ler nem escrever, mas

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

Cathia Spolaor Diretora Nacional

Cathia Spolaor Diretora Nacional Cathia Spolaor Diretora Nacional Recomeçar Poderosamente O que nós, consultoras experientes ou novas, precisamos fazer a partir de hoje? Assinar nossa carta de iniciação hoje, começando novamente fazendo

Leia mais

Blog http://conquistadores.com.br. + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis)

Blog http://conquistadores.com.br. + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis) Blog http://conquistadores.com.br CONQUISTADORES + dinheiro + mulheres + sucesso social (mini e-book grátis) Blog http://conquistadores.com.br CONQUISTADORES + dinheiro + mulheres + sucesso social (Este

Leia mais

Qual o Sentido do Natal?

Qual o Sentido do Natal? Qual o Sentido do Natal? Por Sulamita Ricardo Personagens: José- Maria- Rei1- Rei2- Rei3- Pastor 1- Pastor 2- Pastor 3-1ª Cena Uma música de natal toca Os personagens entram. Primeiro entram José e Maria

Leia mais

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS O que é um culto infantil? O culto para crianças não tem o objetivo de tirar a criança de dentro do templo para evitar que essa atrapalhe o culto ou atrapalhe a atenção

Leia mais

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos.

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos. Eu fico muito feliz por você ter baixado esse ebook, nele você vai encontrar um método fantástico de atrair clientes através de uma plataforma incrível, que desenvolvi depois de milhares de testes dentro

Leia mais

7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo

7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo RELATÓRIO DE ARTES 1º Semestre/2015 Turma: 7º ano Professora: Mirna Rolim Coordenação pedagógica: Maria Aparecida de Lima Leme 7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo Sinto que o 7º ano

Leia mais

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1

Anexo 2.1 - Entrevista G1.1 Entrevista G1.1 Entrevistado: E1.1 Idade: Sexo: País de origem: Tempo de permanência 51 anos Masculino Cabo-verde 40 anos em Portugal: Escolaridade: Imigrações prévias : São Tomé (aos 11 anos) Língua materna:

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

SEU SITE FUNCIONA? Teste rápido de Usabilidade e Comunicação Web

SEU SITE FUNCIONA? Teste rápido de Usabilidade e Comunicação Web SEU SITE FUNCIONA? Teste rápido de Usabilidade e Comunicação Web Não é mais segredo para ninguém: ter um site de sua empresa na Web já se tornou obrigatório. Mas ter um site não basta. Este site deve agregar

Leia mais

Visite nossa biblioteca! Centenas de obras grátis a um clique! http://www.portaldetonando.com.br

Visite nossa biblioteca! Centenas de obras grátis a um clique! http://www.portaldetonando.com.br Sobre a digitalização desta obra: Esta obra foi digitalizada para proporcionar de maneira totalmente gratuita o benefício de sua leitura àqueles que não podem comprá-la ou àqueles que necessitam de meios

Leia mais

Institucional. Realização. Patrocínio. Parceria

Institucional. Realização. Patrocínio. Parceria Relatório Fotográfico Março, Abril e Maio de 2009 Institucional Realização Patrocínio Parceria Introdução Existe uma grande diferença entre as águas do mar e o azul das ondas. A água é concreta, objetiva,

Leia mais

Atividade: Leitura e interpretação de texto. Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto

Atividade: Leitura e interpretação de texto. Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto Atividade: Leitura e interpretação de texto Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto Orientações: 1- Leia o texto atentamente. Busque o significado das palavras desconhecidas no dicionário. Escreva

Leia mais

coleção Conversas #19 - fevereiro 2015 - Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #19 - fevereiro 2015 - Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #19 - fevereiro 2015 - Eu posso dizer para "NÃO" filho? meu Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu

Leia mais

O Grande Dia. Patrícia Engel Secco. Ilustrado por Daniel Kondo. "O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las.

O Grande Dia. Patrícia Engel Secco. Ilustrado por Daniel Kondo. O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las. Patrícia Engel Secco "O homem deve criar as oportunidades e não somente encontrá-las." Francis Bacon O Grande Dia Agradecemos aos parceiros que investem em nosso projeto. ISBN 85-7694-007-8 Ilustrado por

Leia mais

BEBÊS SUBMARINOS SETH CASTEEL TRADUÇÃO DE FLORA PINHEIRO

BEBÊS SUBMARINOS SETH CASTEEL TRADUÇÃO DE FLORA PINHEIRO BEBÊS SUBMARINOS Colton, 11 meses Valentina, 9 meses BEBÊS SUBMARINOS SETH CASTEEL TRADUÇÃO DE FLORA PINHEIRO Copyright 2015 Seth Casteel Publicado mediante acordo com Little, Brown and Company, Nova

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 29 Discurso na cerimónia de premiação

Leia mais

MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL

MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL MINHA HISTÓRIA NO NOVOTEL Lembro-me que haviam me convocado para uma entrevista de trabalho no NOVOTEL. Lembro-me de estar ansioso e ter passado a noite anterior preparando a minha entrevista. Como iria

Leia mais

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos Bom Crédito Lembre-se de que crédito é dinheiro É. Benjamin Franklin, Político Americano e inventor quase impossível passar a vida sem pedir dinheiro emprestado. Seja algo básico como usar um cartão de

Leia mais

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15

KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15 KIT CÉLULA PARA CRIANÇAS: 28/10/15 A mentira não agrada a Deus Principio: Quando mentimos servimos o Diabo o Pai da mentira. Versículo: O caminho para vida é de quem guarda o ensino, mas o que abandona

Leia mais

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. não Eu Não r que o f existe coleção Conversas #14 - outubro 2014 - a z fu e r tu r uma fa o para c ul m d im ad? e. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção

Leia mais

ENTREVISTA Coordenador do MBA do Norte quer. multiplicar parcerias internacionais

ENTREVISTA Coordenador do MBA do Norte quer. multiplicar parcerias internacionais ENTREVISTA Coordenador do MBA do Norte quer multiplicar parcerias internacionais entrevista novo mba do norte [ JORGE FARINHA COORDENADOR DO MAGELLAN MBA] "É provinciano pensar que temos que estar na sombra

Leia mais

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti

Jogos. Redes Sociais e Econômicas. Prof. André Vignatti Jogos Redes Sociais e Econômicas Prof. André Vignatti Teoria dos Jogos Neste curso, queremos olhar para redes a partir de duas perspectivas: 1) uma estrutura subjacente dos links de conexão 2) o comportamentos

Leia mais

Projetos sociais. Criança Futuro Esperança

Projetos sociais. Criança Futuro Esperança Projetos sociais Newsletter externa ABB - Projetos sociais Criança Futuro Esperança Maria Eslaine conta sobre o início de seu curso profissionalizante 02 De ex-aluno do projeto a funcionário da ABB 04

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

mundo. A gente não é contra branco. Somos aliados, queremos um mundo melhor para todo mundo. A gente está sentindo muito aqui.

mundo. A gente não é contra branco. Somos aliados, queremos um mundo melhor para todo mundo. A gente está sentindo muito aqui. Em 22 de maio de 2014 eu, Rebeca Campos Ferreira, Perita em Antropologia do Ministério Público Federal, estive na Penitenciária de Médio Porte Pandinha, em Porto Velho RO, com os indígenas Gilson Tenharim,

Leia mais

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança.

Material: Uma copia do fundo para escrever a cartinha pra mamãe (quebragelo) Uma copia do cartão para cada criança. Radicais Kids Ministério Boa Semente Igreja em células Célula Especial : Dia Das mães Honrando a Mamãe! Principio da lição: Ensinar as crianças a honrar as suas mães. Base bíblica: Ef. 6:1-2 Texto chave:

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Organizando Voluntariado na Escola Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Objetivos 1 Entender a importância de fazer um planejamento. 2 Aprender como planejar o projeto de voluntariado. 3 Conhecer ferramentas

Leia mais

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER. Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira. São José dos Campos SP. Abril de 2011

CENTRO HISTÓRICO EMBRAER. Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira. São José dos Campos SP. Abril de 2011 CENTRO HISTÓRICO EMBRAER Entrevista: Eustáquio Pereira de Oliveira São José dos Campos SP Abril de 2011 Apresentação e Formação Acadêmica Meu nome é Eustáquio, estou com sessenta anos, nasci em Minas Gerais,

Leia mais

como a arte pode mudar a vida?

como a arte pode mudar a vida? como a arte pode mudar a vida? LONGE DAQUI, AQUI MESMO 1 / 2 Longe daqui, aqui mesmo 1 Em um caderno, crie um diário para você. Pode usar a escrita, desenhos, recortes de revista ou jornais e qualquer

Leia mais

3 Truques Para Obter Fluência no Inglês

3 Truques Para Obter Fluência no Inglês 3 Truques Para Obter Fluência no Inglês by: Fabiana Lara Atenção! O ministério da saúde adverte: Os hábitos aqui expostos correm o sério risco de te colocar a frente de todos seus colegas, atingindo a

Leia mais

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há 4 anos. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A13 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há 4 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Encarregada de Serviços Gerais. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? O contacto directo

Leia mais

Professor BÓRIS em O DIREITO DE SER CRIANÇA

Professor BÓRIS em O DIREITO DE SER CRIANÇA Professor BÓRIS em O DIREITO DE SER CRIANÇA AUTORA Luciana de Almeida COORDENAÇÃO EDITORIAL Sílnia N. Martins Prado REVISÃO DE TEXTO Katia Rossini PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃO Linea Creativa ILUSTRAÇÕES

Leia mais

Aula 5 Modelo de Roteiro Para Ser Usado nas Suas Entrevistas

Aula 5 Modelo de Roteiro Para Ser Usado nas Suas Entrevistas Aula 5 Modelo de Roteiro Para Ser Usado nas Suas Entrevistas OBS: Tudo que estiver nessa formatação: [vermelho] são os espaços onde você deve preencher com informações pertinentes ao seu projeto (avatar,

Leia mais

PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de. vendas de eben pagan

PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de. vendas de eben pagan PRIMEIRO ENCONTRO análise da sequência de vendas de eben pagan Laila Vanetti - Agosto de 2014 Sequência de e-mails tem poder Vamos pensar em uma Carta de Vendas? E-mails Carta de Vendas Estrutura da carta

Leia mais

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio

Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio Desvios de redações efetuadas por alunos do Ensino Médio 1. Substitua as palavras destacadas e copie as frases, tornando os fragmentos abaixo mais elegantes, além de mais próximos à língua padrão e à proposta

Leia mais

CINEMA NOSSO. Ação educacional pela democratização e convergência do audiovisual

CINEMA NOSSO. Ação educacional pela democratização e convergência do audiovisual CINEMA NOSSO escola audiovisual Ação educacional pela democratização e convergência do audiovisual Nossa História Em Agosto de 2000, um grupo de duzentos jovens de áreas populares cariocas foi reunido

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães

Estórias de Iracema. Maria Helena Magalhães. Ilustrações de Veridiana Magalhães Estórias de Iracema Maria Helena Magalhães Ilustrações de Veridiana Magalhães 2 Era domingo e o céu estava mais azul que o azul mais azul que se pode imaginar. O sol de maio deixava o dia ainda mais bonito

Leia mais

Luís Norberto Pascoal

Luís Norberto Pascoal Viver com felicidade é sucesso com harmonia e humildade. Luís Norberto Pascoal Agradecemos aos parceiros que investem em nosso projeto. ISBN 978-85-7694-131-6 9 788576 941316 Era uma vez um pássaro que

Leia mais