Como encontrar maneiras de associar um importante conteúdo didático a um software que ensine e divirta ao mesmo tempo? Estão os professores
|
|
- Thiago Rocha Machado
- 2 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1
2 Profª Levany Rogge
3 Os softwares são considerados programas educacionais a partir do momento em que são projetados através de uma metodologia que os contextualizem no processo ensino-aprendizagem; Tajra (2001), afirma que o professor precisa conhecer os recursos disponíveis dos programas escolhidos para suas atividades de ensino. Assim, estará apto a realizar uma aula dinâmica, criativa e segura. Ir para um ambiente de informática sem ter o conhecimento do programa a ser utilizado é o mesmo que ir dar uma aula sem planejamento e sem idéia do que fazer.
4 Como encontrar maneiras de associar um importante conteúdo didático a um software que ensine e divirta ao mesmo tempo? Estão os professores preparados para utilizar essas ferramentas no dia a dia?
5 Com a elaboração de uma política pedagógica que capacite, oriente e incentive o professor a buscar e conhecer softwares educacionais apropriados ao seu planejamento. De maneira a proporcionar, com o uso destas ferramentas, aulas mais dinâmicas e interessantes; Através de formação continuada.
6 - Promover aprendizagem dinâmica tanto no mundo real quanto no virtual. Utilizar o computador como recurso didático para as práticas pedagógicas, incentivando a descoberta tanto do aluno quanto do professor e preocupando-se com "quando", "por que" e "como" usar a informática para que a mesma contribua efetivamente para a construção do conhecimento.
7 Trabalhar com Softwares Livres com objetivos educacionais e sua aplicação em diversas áreas de conhecimento; Proporcionar sugestões para avaliar softwares e facilitar sua aplicação no âmbito escolar; Usar o computador como um instrumento auxiliar para o desenvolvimento integral do sujeito, e não apenas como armazém de informações disponíveis.
8 Conhecer softwares de qualidade proporciona orientação ao educando na construção do conhecimento para sua inclusão digital e social; É importante adotar critérios de avaliação, para facilitar o educador em suas escolhas.
9 Objetivos educacionais Acesso Apresentação Construção Simulação Micromundo Comunicação Cooperação Presteza Agrupamento Feedback imediato Ações explícitas Controle do usuário Consistência Significado Lembrar Entender Aplicar Analisar Avaliar Criar
10 Nome do software: Objetivos educacionais: Acesso: Stykz Criar animações e histórias animadas com bonecos palitos e formas geométricas.
11 Aprendizagem (3-sempre, 2-muitas vezes, 1-poucas vezes) Apresentação 1 Pode ser usado na apresentação de alguns conteúdos preparados previamente. Construção 3 Construção e animação é o que os alunos fazem com este software. Construindo animações para representar conteúdos aprendidos ou animando histórias. Simulação 1 Pode ser usado para simular algumas situações, como por exemplo o movimento do sistema solar. Micromundo 3 Aqui o aluno brinca de ser um criador de história e produtor de animação gráfica, logo pode ser considerado um micromundo. Comunicação 2 As histórias animadas podem ser partilhadas e divulgadas em sites. Cooperação 1 Permite que mais de uma pessoa participe da construção de forma assincrona.
12 Aprendizagem (3-sempre, 2-muitas vezes, 1-poucas vezes) Presteza 3 Embora esteja em inglês, o aluno consegue trabalhar com o programa facilmente. Agrupamento 3 O agrupamento das ferramentas facilita a navegação e uso. Feedback imediato 3 É possível ver, avaliar e corrigir a medida em que se vai construindo. Ações explícitas Controle do usuário 3 O programa só realiza o que é solicitado. 3 O aluno detém o controle da ambiente que está usando. Consistência 3 A linguagem é de fácil compreensão, com ambiente previsível. Significado 3 Os comandos são acessíveis e de fácil compreensão.
13 Aprendizagem (3-sempre, 2-muitas vezes, 1-poucas vezes) Lembrar 3 Permite lembrar e fixar o conteúdo que foi estudado. Entender 2 Incentiva a compreensão do conteúdo e organização da sequência dos fatos. Aplicar 3 Pode ser aplicado diretamente a Artes, Ciências e Português, podendo também ser utilizado por outras disciplinas para aplicação do conteúdo. Analisar 3 Exige análise do conteúdo e do contexto para que a animação siga de forma coerente. Avaliar 3 Incentiva a avaliação imediata do resultado pelo próprio indivíduo e pelo grupo ao apreciar a animação gráfica com sugestões de sequência e organização das ações. Criar 3 Criação de histórias, ou simulação de movimentos, todos bem planejados para que as ações sejam compreendidas por quem assistir a animação.
14 GCOMPRIS Nome do software: Objetivos educacionais: Gcompris É um aplicativo educacional completo, com características que propõe atividades diferentes para crianças de 3 a 10 anos. O software é um conjunto de aplicativos interdisciplinares que podem ser utilizados nas disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Educação Artística, Geografia. Acesso: Através de download gratuito em:
15 Aprendizagem (3-sempre, 2-muitas vezes, 1-poucas vezes) Apresentação 3 Pode ser utilizado para apresentação de conteúdo. Consulta 2 Salva o que foi criado em disco/arquivo para ser utilizado posteriormente. Pergunta/ resposta Tutor inteligente 2 Atividades Matemáticas (cálculo, geometria e numeração). 3 Identifica os passos dado pelo o usuário e permite que seja refeito até encontrar a resposta correta. Construção 3 Permite a construção de casas, rua, etc. Jogo 3 Possui muitas atividades lúdicas que são seu ponto forte. Simulação 2 Atividade de experiência ( baseado em movimentos físicos). Programação 1 Quando é permitido ao usuário construir e modificar.
16 Aprendizagem (3-sempre, 2-muitas vezes, 1-poucas vezes) Agrupamento 3 Os comandos são simples. Feedback imediato 3 Quando se erra é logo pontuado para que ocorra o acerto. Ações 3 O programa realiza tudo o que é solicitado pelo explícitas usuário. Controle do usuário 3 As ferramentas disponíveis em cada jogo dão o controle total ao usuário. Consistência 3 Apesar de ser em português de Portugal é de fácil compreensão. Significado 3 O ambiente é propício a aprendizagem.
17 Aprendizagem (3-sempre, 2-muitas vezes, 1-poucas vezes) Lembrar 3 Permite lembrar todas as ações executadas. Entender 3 Estimula a compreensão dos comandos utilizados e do conteúdo trabalhado. Aplicar 3 Pode ser aplicado no dia a dia do aluno, em diversos conteúdos, ajudando no desenvolvimento da memória. Analisar 2 Os movimentos executados fazem com que haja uma análise do erro para a sua correção. Avaliar 1 A criança é capaz de avaliar o que aprendeu. Criar 2 Estimula a capacidade de criação.
18 KDENLIVE Nome do software: Objetivos educacionais: Acesso: Kdenlive Capturar áudio e vídeo para o computador a partir de dispositivos externos como microfone e filmadora. Importar áudio, vídeo ou imagens existentes para o Kdenlive. Fazer a edição de áudio e vídeo de forma a criar filmes completos, incluindo texto, transições de vídeo, efeitos especiais, fotos, músicas, e vários outros componentes multimídia. Com esse software é possível ao aluno e/ou professor criar apresentações bastante sofisticadas baseadas em filmes préexistentes e/ou filmados de forma amadora tar.gz/download
19 Aprendizagem (3-sempre, 2-muitas vezes, 1-poucas vezes) Apresentação 3 Pode ser usado para apresentar um trabalho escolar ou uma aula, com poderosos efeitos audiovisuais, adicionando requintes que podem auxiliar na motivação da assistência. Construção 3 Pode ser usado na construção de filmes a partir de elementos coletados pelo usuário e/ou obtidos em fontes de arquivos multimídia, como a Internet. Para melhores resultados é necessário aplicar a conjunção de habilidades artísticas, com técnicas de edição e um considerável ciclo de tentativa-erro. Micromundo 3 Por meio desse software o aluno pode brincar de ser um grande diretor e/ou editor cinematográfico, sendo, portanto, equivalente a um micromundo envolvendo o ambiente de produção na sétima arte. Programação 2 A possibilidade de criar sequências inteiras antes de ver como ficou, para depois executar, refletir e depurar, para mais uma vez descrever (refazer), torna esse software uma espécie de interface de desenvolvimento de programas. A própria sequenciação de cenas, a inclusão de efeitos e o sincronismo entre áudio e vídeo, contribuem para essa classificação. Como contraponto está o fato de não possuir algumas das facilidades de um ambiente de programação, como maior interatividade e execução intuitiva. Comunicação 1 Permite que vídeos criados sejam posteriormente compartilhados por meio de um endereço eletrônico ou arquivo (inclusive mídia ótica). O software possui as condições necessárias para publicar diretamente na Internet. Cooperação 0 Por ser programa cliente (instalado em estação de trabalho) com volumes elevados de informação na forma de vídeo, não permite que autores diversos atuem de forma síncrona ou assíncrona sobre seus objetos.
20 Aprendizagem (3-sempre, 2-muitas vezes, 1-poucas vezes) Presteza 2 O software é bastante intuitivo e orienta bem o usuário. Agrupamento 3 Os menus e opções estão muito bem classificados e agrupados de forma facilmente reconhecível. Feedback imediato 2 O teste, embora perfeitamente possível e em vários níveis, somente permite dar um feedback completo ao final do trabalho como um todo, o que exige uma depuração em múltiplas etapas ou refinamentos sucessivos até se obter o efeito desejado. Ações explícitas 3 Há um cadenciamento claro entre o que foi solicitado e o que é executado. Nada é executado sem que tenha sido solicitado. Controle usuário do 3 O usuário possui pleno controle do que é produzido por meio dos menus, opções e diversos botões de atalhos, que incluem, mas não se limitam a capturar vídeo, editar filme, concluir filme, além de inúmeras dicas. Significado 2 O usuário que possui contato com o assunto de produção de vídeo não encontrará dificuldade no uso desse software, mas o usuário leigo (no sentido de que não conhece o assunto de produção de vídeo) terá alguns contratempos, podendo selecionar opções indevidas. Apesar disso, esse é um software de fácil aprendizado e uso.
21 HAGÁQUÊ Nome do software: Objetivos educacionais: Acesso: HAGÁQUÊ Desenvolve a crítica, permite que o aluno expresse os sentimentos vividos ou presenciados, trabalha a escrita, criação de personagens, contextualiza a história e incentiva a criatividade.
22 Aprendizagem (3-sempre, 2-muitas vezes, 1-poucas vezes) Apresentação 3 Pode ser utilizado para apresentar um conteúdo. Consulta 3 Pode ser disponibilizado na internet e ser consultado sempre. Construção 3 Permite a construção de histórias que facilitam a aprendizagem. Micromundo 3 O aluno tem a possibilidade de criar história que sua imaginação permitir. Comunicação 3 É possível publicar na internet. Cooperação 3 Trabalho em grupo, discutindo e definindo ferramentas a serem utilizadas.
23 Aprendizagem (3-sempre, 2-muitas vezes, 1-poucas vezes) Presteza 3 Muito fácil de trabalhar, registro prévio para baixar programa apenas. Agrupamento 3 A interface bem organizada facilita a utilização e navegação do ambiente. Feedback imediato 3 O que se produz é visualizado imediatamente, permitindo que se apague o que ficou errado ou recomeçar. Ações 3 O programa realiza o que for solicitado pelo usuário. explícitas Controle do usuário 3 Várias ferramentas disponíveis, controle total para soltar criatividade. Consistência 3 Muito fácil de utilizar as ferramentas, sem dificuldades de entendimento ou formatação. Significado 3 Ótimo ambiente de aprendizado e desenvolvimento crítico, exposição de sentimentos.
24 Aprendizagem (3-sempre, 2-muitas vezes, 1-poucas vezes) Lembrar 3 Aprende brincando. Muito fácil de lembrar os procedimentos. Entender 3 Entendimento sem dificuldades. Aplicar 3 Pode ser utilizado de forma interdisciplinar. Analisar 3 Permite analisar o que foi estudado. Avaliar 3 Permite avaliação por outros alunos e até mesmo de outras instituições, pois permite a disponibilização na internet. Criar 3 Dá liberdade e estimula a capacidade de criar.
25 A utilização de softwares coerentes com os objetivos pretendidos é essencial para que o processo de aprendizagem se concretize; Educação e tecnologia se tornaram indissociáveis; A educação não pode fechar os olhos para o avanço tecnológico dos nossos dias. Mas deve utilizar esses recursos para motivar os alunos que demonstram desinteresse pelas aulas; Realização ao construir.
26 Material Didático de Qualidade
27 Sugestões de projetos
28
29
30
31
32
33 Software Livre Com software livre é possível o desenvolvimento de projetos educacionais de qualidade e promover a construção do conhecimento.
34 Contatos Profª Wanessa Zavarese Sechim Secretária de Educação Telefones: / Profª Levany Rogge Coordenadora NTE/SEMED Rua Pedro Palácios, nº 79, Ed. Centro Jurídico, Prainha, Vila Velha. CEP: Telefones: /
PORTAL EDUCACIONAL CLICKIDEIA. Ensino Fundamental (séries finais)
PORTAL EDUCACIONAL CLICKIDEIA Ensino Fundamental (séries finais) O Clickideia é um portal educacional (www.clickideia.com.br), desenvolvido com o apoio do CNPq e da UNICAMP, que apresenta conteúdos didáticos
Como Criar uma Aula? Na página inicial do Portal do Professor, acesse ESPAÇO DA AULA: Ao entrar no ESPAÇO DA AULA, clique no ícone Criar Aula :
Como Criar uma Aula? Para criar uma sugestão de aula é necessário que você já tenha se cadastrado no Portal do Professor. Para se cadastrar clique em Inscreva-se, localizado na primeira página do Portal.
Utilizando a ferramenta de criação de aulas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário
DISCIPLINAS CURRICULARES (PCN) INFORMÁTICA PRODUÇÃO DE MATERIAL
A nossa meta é envolver alunos e professores num processo de capacitação no uso de ferramentas tecnológicas. Para isto, mostraremos ao professor como trabalhar as suas disciplinas (matemática, português,
A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO
A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Resumo: Dolores Follador Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Faculdades Integradas do Brasil - Unibrasil doloresfollador@gmail.com
Sistema Maxi no Ensino Fundamental I
Sistema Maxi no Ensino Fundamental I Características do segmento Ensino Fundamental: Anos Iniciais compreende do 1º ao 5º ano a criança ingressa no 1º ano aos 6 anos de idade Fonte: shutterstock.com Material
REALIDADE AUMENTADA APLICADA NA EDUCAÇÃO: ESTUDOS DOS SEUS BENEFÍCIOS
REALIDADE AUMENTADA APLICADA NA EDUCAÇÃO: ESTUDOS DOS SEUS BENEFÍCIOS Kelly Cristina de Oliveira 1, Júlio César Pereira 1. 1 Universidade Paranaense (UNIPAR) Paranavaí PR Brasil kristhinasi@gmail.com,
Universidade de Santa Cruz do Sul Departamento de Informática
Universidade de Santa Cruz do Sul Departamento de Informática II Seminário dos Grupos de Pesquisa da UNISC Ficha de Inscrição do Grupo de Pesquisa Sistemas Computacionais de Apoio à Educação Santa Cruz
A Lousa Interativa ou Eletrônica como Uso Pedagógico. Profa. Marcia Kniphoff da Cruz e Alunas Bolsistas da Licenciatura em Computação
A Lousa Interativa ou Eletrônica como Uso Pedagógico Profa. Marcia Kniphoff da Cruz e Alunas Bolsistas da Licenciatura em Computação Quem já trocou seu celular uma ou mais vezes? Núcleo de Socialização
ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER-EXTENSÃO CLAUDEMIR FORATINI DE OLIVEIRA. INTEGRANDO AS TICs NO ENSINO DE MATEMÁTICA
ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER-EXTENSÃO CLAUDEMIR FORATINI DE OLIVEIRA INTEGRANDO AS TICs NO ENSINO DE MATEMÁTICA IVINHEMA MS MAIO DE 2010 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER-EXTENSÃO CLAUDEMIR
Requisitos de Software. Requisitos de Software. Requisitos de Software. Requisitos de Software. Requisitos de Software. Requisitos de Software
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Curso Técnico em Informática ENGENHARIA DE SOFTWARE Prof.: Clayton Maciel Costa clayton.maciel@ifrn.edu.br Clayton Maciel Costa
Como adquirir os materiais didáticos do Moderna.Compartilha
Como adquirir os materiais didáticos do Moderna.Compartilha MODERNA.COMPARTILHA: INTEGRAR TECNOLOGIA E CONTEÚDOS A FAVOR DO APRENDIZADO. Os alunos deste século estão conectados com novas ideias, novas
PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.
PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. ARARIBÁ HISTÓRIA O livro tem oito unidades, divididas
USO DOS RECURSOS EDUCACIONAIS BASEADOS EM MÍDIAS INTERATIVAS INTEGRADAS ONLINE (RE-MIIO) NA GEOGRAFIA
USO DOS RECURSOS EDUCACIONAIS BASEADOS EM MÍDIAS INTERATIVAS INTEGRADAS ONLINE (RE-MIIO) NA GEOGRAFIA BEATRIZ RENEIS LUIS¹, FELIPE DE PAULA RUI² e LUCIENE APARECIDA GOUVÊA NOGUEIRA³ biareneis@gmail.com,
PROPOSTA DE UM MODELO DE SISTEMA HIPERMÍDIA PARA APRESENTAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
PROPOSTA DE UM MODELO DE SISTEMA HIPERMÍDIA PARA APRESENTAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Fabiana Pacheco Lopes 1 1 Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) fabipl_21@yahoo.com.br Resumo.Este
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ENSINO DE FÍSICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Edson Crisostomo dos Santos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES edsoncrisostomo@yahoo.es
PLANO DE ENSINO. 1. Identificação
1. Identificação PLANO DE ENSINO Curso: A INTERNET E SUAS FERRAMENTAS Disciplina: A Internet e suas Ferramentas Período Ministrado/Semestre- Bimestre- Mês/Ano: 03 de setembro a 08 de outubro/2º Semestre
FUNCIONAMENTO DOS CURSOS
1 SUMÁRIO Funcionamento dos Cursos... 03 Guia de Percurso... 05 Manual Acadêmico... 07 Ambiente Virtual de Aprendizagem... 09 Edição do Perfil... 12 Acessando as Atividades... 14 Iniciando o Semestre...
Lição 4 Avaliação na EAD
Estudo e Aprendizado a Distância 89 Após concluir o estudo desta lição, esperamos que você possa: identifi car a fi nalidade de um objetivo de aprendizagem; identifi car o conceito de avaliação da aprendizagem;
Núcleo de Educação Infantil Solarium
0 APRESENTAÇÃO A escola Solarium propõe um projeto de Educação Infantil diferenciado que não abre mão do espaço livre para a brincadeira onde a criança pode ser criança, em ambiente saudável e afetivo
CURSO REDES DE COMPUTADORES ALANA CAMILA ARICLÉCIO DOMINGOS EUDES JUNIOR HILDERLENE GOMES
1 CURSO REDES DE COMPUTADORES ALANA CAMILA ARICLÉCIO DOMINGOS EUDES JUNIOR HILDERLENE GOMES CANINDÉ 2013 2 ALANA CAMILA ARICLÉCIO DOMINGOS EUDES JUNIOR HILDERLENE GOMES Trabalho realizado como requisito
ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO
ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO 1. DIMENSÃO PEDAGÓGICA 1.a) ACESSIBILIDADE SEMPRE ÀS VEZES NUNCA Computadores, laptops e/ou tablets são recursos que estão inseridos na rotina de aprendizagem dos alunos, sendo possível
A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS E MATERIAIS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O USO DO SMARTPHONE NO ENSINO DA GEOMETRIA
A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS E MATERIAIS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O USO DO SMARTPHONE NO ENSINO DA GEOMETRIA Autores : Agata RHENIUS, Melissa MEIER. Identificação autores: Bolsista IFC-Campus Camboriú;
relato êa internet como atividade integrante de uma prática docente
A internet como atividade integrante de uma prática docente Flávio Chame Barreto Instituto Educacional Vivenciando RJ flaviocbarreto@yahoo.com.br Resumo Um consenso entre os docentes do Ensino Fundamental
GERENCIANDO UMA MICROEMPRESA COM O AUXÍLIO DA MATEMÁTICA E DO EXCEL: UM CONTEXTO DE MODELAGEM
GERENCIANDO UMA MICROEMPRESA COM O AUXÍLIO DA MATEMÁTICA E DO EXCEL: UM CONTEXTO DE MODELAGEM Fernanda Maura M. da Silva Lopes 1 Lorena Luquini de Barros Abreu 2 1 Universidade Salgado de Oliveira/ Juiz
Unidade 4: Contextualização de Objetos de Aprendizagem
Coordenação: Juliana Cristina Braga Autoria: Rita Ponchio Você aprendeu na unidade anterior a importância da adoção de uma metodologia para a construção de OA., e também uma descrição geral da metodologia
A INTERNET COMO RECURSO PEDAGÓGICO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
A INTERNET COMO RECURSO PEDAGÓGICO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Jacqueline Liedja Araujo Silva Carvalho Universidade Federal de Campina Grande (UFCG CCTA Pombal) jliedja@hotmail.com
Portal de conteúdos Linha Direta
Portal de conteúdos Linha Direta Tecnologias Educacionais PROMOVEM SÃO Ferramentas Recursos USADAS EM SALA DE AULA PARA APRENDIZADO SÃO: Facilitadoras Incentivadoras SERVEM Necessárias Pesquisa Facilitar
Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática
Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,
O uso de blogs no ensino de Matemática 2
Claudinei Flavia Batista Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Brasil bs_flavia@hotmail.com Sirlândia Souza Santana sirlandiasantana@hotmail.com Resumo Este trabalho tem como principal objetivo
Eletiva VOCÊ EM VÍDEO
Eletiva VOCÊ EM VÍDEO E.E. Princesa Isabel Número da sala e sessão Professor(es) Apresentador(es): Adriana Prado Aparecida Pereira da Silva Realização: Foco A Escola Estadual Princesa Isabel, por meio
PROPOSTA DE UMA METODOLOGIA PARA ELABORAR PROJETO DE ENSINO INTEGRANDO RECURSOS TECNOLÓGICOS
PROPOSTA DE UMA METODOLOGIA PARA ELABORAR PROJETO DE ENSINO INTEGRANDO RECURSOS TECNOLÓGICOS Fortaleza Ce Agosto 2009 Liádina Camargo Lima Universidade de Fortaleza liadina@unifor.br Categoria C Métodos
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e Tecnologias para a Educação Básica Coordenação Geral de Materiais Didáticos PARA NÃO ESQUECER:
ANÁLISE DE SOFTWARE EDUCATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Palavras chave: Software Educativo; Construção do Conhecimento; Aprendizagem.
ANÁLISE DE SOFTWARE EDUCATIVO NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Débora Janaína Ribeiro e Silva Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba debora_jr10@yahoo.com.br Resumo Este trabalho teve como
www.educacao.ba.gov.br
Esta cartilha digital tem o objetivo de apresentar aos professores e estudantes da Rede Pública de Ensino as Mídias e Tecnologias Educacionais Livres da Secretaria de Educação da Bahia disponibilizados
GIED Grupo de Informática Educativa. Apresentação de Slides
Apresentação de Slides Animação Figuras Fala dos personagens Personagens Cenários Professora: Olá pessoal. Hoje nós vamos aprender sobre apresentação de Slides. de Projeção (cenário parecido com o OA de
5 - AÇÕES E CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO AÇÕES OBJETIVOS MÊS INÍCIO/ CARGA HORÁRIA TÉRMINO
1 - IDENTIFICAÇÃO: TÍTULO DO PROJETO: PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 03/08/15 a 20/10/15 ÓRGÃO RESPONSÁVEL: Núcleo de Tecnologia Educacional de Nova Andradina TIPO DE PROJETO: Formação Tecnológica. CARGA HORÁRIA
O que é um Objeto Educacional? página 01. Objeto Educacional passo a passo página 05
O que é um Objeto Educacional? página 01 Objeto Educacional passo a passo página 05 O que é um Objeto Educacional A definição de Objeto Educacional, adotada pela equipe do projeto Arte com Ciência, é um
ESCOLA ESTADUAL LUIZ SOARES ANDRADE PLANO DE AÇÃO 2015
ESCOLA ESTADUAL LUIZ SOARES ANDRADE PLANO DE AÇÃO 2015 NOVA ANDRADINA MS MARÇO DE 2015 ESCOLA ESTADUAL LUIZ SOARES ANDRADE PLANO DE AÇÃO 2015 Plano de ação a ser desenvolvido no ano letivo de 2015, pelo
1 Introdução. Sistemas de Autoria
1 Introdução Sistemas de Autoria O momento atual impulsiona a computação a lançar um novo olhar sobre a Educação, focados para as possibilidades da construção de um mundo de inovações onde as tecnologias
Capitão Tormenta e Paco em Estações do Ano
Guia do Professor Capitão Tormenta e Paco em Estações do Ano Introdução As estações do ano constituem-se em um fenômeno que o aluno constrói o conhecimento desde criança. No ensino médio ele deve ser trabalhado
RELATO DE EXPERIÊNCIA DISCIPLINA LÍNGUA INGLESA
Instituição/Escola: Centro Estadual de Educação Básica Para Jovens e Adultos de Toledo Nome do Autor: Jaqueline Bonetti Rubini Coautor: Nilton Sérgio Rech E-mail para contato: jaquelinebonetti@hotmail.com
METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA
Educação Infantil METODOLOGIA & Hábito de estudos AULA DADA AULA ESTUDADA s s s Precisao e organizacao nos conceitos A agitação é a mesma. Com algumas adaptações ao espaço e ao tempo, a rotina e as histórias
Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, para:
INSTITUIÇÃO: IFRS CAMPUS BENTO GONÇALVES CNPJ: 94728821000192 ENDEREÇO: Avenida Osvaldo Aranha, 540. Bairro Juventude. CEP: 95700-000 TELEFONE: (0xx54) 34553200 FAX: (0xx54) 34553246 Curso de Educação
Pedagogia. Objetivos deste tema. 3 Sub-temas compõem a aula. Tecnologias da informação e mídias digitais na educação. Prof. Marcos Munhoz da Costa
Pedagogia Prof. Marcos Munhoz da Costa Tecnologias da informação e mídias digitais na educação Objetivos deste tema Refletir sobre as mudanças de experiências do corpo com o advento das novas tecnologias;
Mídia e Tecnologia: experiência do jornal escolar no Projeto Mais Educação na Escola Marechal Rondon em Santa Maria/RS 1
Mídia e Tecnologia: experiência do jornal escolar no Projeto Mais Educação na Escola Marechal Rondon em Santa Maria/RS 1 Janilce Silva Praseres 2 Sandra Antonina Barrozo de Oliveira 3 Universidade Federal
ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER PLANO DE AÇÃO 2015: INSERINDO A TECNOLOGIA NO COTIDIANO ESCOLAR
ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER PLANO DE AÇÃO 2015: INSERINDO A TECNOLOGIA NO COTIDIANO ESCOLAR IVINHEMA/MS DEZEMBRO/2014 ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MULLER PLANO DE AÇÃO 2015: INSERINDO A TECNOLOGIA
UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL
UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo [...] devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas
Projeto Escola com Celular
Projeto Escola com Celular Rede Social de Sustentabilidade Autores: Beatriz Scavazza, Fernando Silva, Ghisleine Trigo, Luis Marcio Barbosa e Renata Simões 1 Resumo: O projeto ESCOLA COM CELULAR propõe
PERSPECTIVAS SOBRE O USO DO DESIGN INSTRUCIONAL PARA UMA EaD INCLUSIVA: POR ONDE ESTAMOS CAMINHANDO
PERSPECTIVAS SOBRE O USO DO DESIGN INSTRUCIONAL PARA UMA EaD INCLUSIVA: POR ONDE ESTAMOS CAMINHANDO Carlos Eduardo Rocha dos Santos Universidade Bandeirante Anhanguera carlao_santos@yahoo.com.br Oswaldo
ANÁLISE DA FERRAMENTA WEB 2.0
Nome: CALAMÉO Endereço: http://www.go2web20.net/site/?a=calameo Criar publicações Web interactivas. É uma ferramenta atractiva, na medida em que dispõe de imagens informativas, tornando a sua exploração
SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.
SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS
Sistema Tutor Inteligente baseado em Agentes. Pedagógicas da Universidade Aberta do Piauí. Prof. Dr. Vinicius Ponte Machado
Sistema Tutor Inteligente baseado em Agentes na Plataforma MOODLE para Apoio às Atividades Pedagógicas da Universidade Aberta do Piauí Prof. Dr. Vinicius Ponte Machado Parnaíba, 14 de Novembro de 2012
OS NOVOS PARADIGMAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA: DA EDUCAÇÃO BÁSICA À PÓSGRADUAÇÃO
OS NOVOS PARADIGMAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA: DA EDUCAÇÃO BÁSICA À PÓSGRADUAÇÃO Profa. Drª. Ana Maria Maranhão 1 Resumo: A tecnologia da Informação e de modo específico o computador, oferece as diferentes
Exercícios orientadores da aprendizagem e sua solução; Indicação das referências complementares para cada
9 MATERIAIS DIDÁTICOS - Com base no conhecimento adquirido nas reuniões anteriores, o professor deve preparar uma proposta dos materiais que pretende produzir para o seu curso/disciplina. - É importante
PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA
EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 1 APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA Apresentação dos Estagiários Apresentação do Programa Acessa
UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA
UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA FACULDADE DE PSICOLOGIA E DE EDUCAÇÃO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA EDUCACIONAL Internet e Educação Ensaio: A Web 2.0 como ferramenta pedagógica
Técnicas Assistivas para Pessoas com Deficiência Visual
Técnicas Assistivas para Pessoas com Deficiência Visual Aula 15 Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE.
Padrões de Competências para o Cargo de Professor Alfabetizador
Padrões de Competências para o Cargo de Professor Alfabetizador Alfabetização de Crianças O Professor Alfabetizador é o profissional responsável por planejar e implementar ações pedagógicas que propiciem,
Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3
Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 A LEGO Education tem o prazer de trazer até você a edição para tablet do Software LEGO MINDSTORMS Education EV3 - um jeito divertido
GUIA DO PROFESSOR ATIVIDADES MATEMÁTICAS COM O SCRATCH
ATIVIDADES MATEMÁTICAS COM O SCRATCH Conteúdos: Geometria, espaço e forma, grandezas e medidas. Tempo: 2 aulas de 50 minutos. Objetivos: Desenvolver a análise de espaço e forma dentro de ambientes simulados,
CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3
CONHECENDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Moodle - Learning Management System Versão 1.3 Este tutorial não tem como finalidade esgotar todas as funcionalidades do Ambiente, ele aborda de forma prática
Colégio Presbiteriano Mackenzie Informática Educacional. Apostila
Colégio Presbiteriano Mackenzie Informática Educacional Apostila 2005 Índice O que é... 03 Como instalar... 04 Conhecendo a área de trabalho... 1. Barra de menu... 2. Barra de ferramentas... 3. Barra de
Editor de Questões E24H
Editor de Questões E24H Conteúdo: Apresentação O que é o Editor de Questões Objetivos Potencialidades Vantagens adicionais Visualização no site (Quem acessa o Editor de Questões) (não Para quem o Editor
Estamos muito felizes por compartilhar com você este novo serviço educacional do Centro Universitário de Patos de Minas.
PALAVRA DO COORDENADOR Estimado, aluno(a): Seja muito bem-vindo aos Cursos Livres do UNIPAM. Estamos muito felizes por compartilhar com você este novo serviço educacional do Centro Universitário de Patos
ÁudioTeste Software para Auxílio de deficiente visuais a realizar avaliações
ÁudioTeste Software para Auxílio de deficiente visuais a realizar avaliações Manoel P. A. Junior, Marden E. Santos, Marcelo H. S. da Silva, Jhozefem S. Pontes Nokia de Ensino (FNE) Av. Ministro Mário Andreazza,
Os 3 erros mais comuns na adoção dos tablets na sala de aula - e como você pode evitá-los
Os 3 erros mais comuns na adoção dos tablets na sala de aula - e como você pode evitá-los Visite mosyle.com e blog.mosyle.com 2015 Mosyle. Todos os direitos reservados. Nos últimos anos, as escolas passaram
CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS PARA APLICAÇÃO NO ENSINO DE TERMOQUÍMICA E QUÍMICA ORGÂNICA.
CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS PARA APLICAÇÃO NO ENSINO DE TERMOQUÍMICA E QUÍMICA ORGÂNICA. Hawbertt R. Costa, Natália C. Martins, Adilson L. P. Silva 1 e Joacy B. Lima 1* * E-mail
LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO
Coordenador: Duração: Carga Horária: LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO Victor Emanuel Corrêa Lima 6 semestres 2800 horas Situação Legal: Reconhecido pela Portaria MEC nº 503 de 15/02/2006 MATRIZ CURRICULAR Primeiro
Sua Escola, Nossa Escola
Sua Escola, Nossa Escola Episódio: Andréa Natália e o Ensino na Fronteira Ponta Porã Resumo Esse vídeo integra a série Sua Escola, Nossa Escola, composta por dezessete programas, os quais mostram experiências
WEB-RÁDIO MÓDULO 2: RÁDIO
WEB-RÁDIO MÓDULO 2: RÁDIO NOME DO PROJETO Web Rádio: Escola César Cals- Disseminando novas tecnologias via web ENDREÇO ELETRÔNICO www.eccalsofqx.seduc.ce.gov.br PERÍODO DE EXECUÇÃO Março a Dezembro de
JOSÉ ERIGLEIDSON DA SILVA Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região
JOSÉ ERIGLEIDSON DA SILVA Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região Objetivo geral Elaborar um projeto básico de curso on-line Objetivos específicos 1.Aplicar conceitos e fundamentos do DI na concepção
II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
II Congresso Nacional de Formação de Professores XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores FORMANDO PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O ACESSO A INTERNET: O CURSO DE WEB DESIGN E A
Portal de conteúdos. Tecnologia a serviço da educação
Portal de conteúdos Tecnologia a serviço da educação O trabalho do docente vai muito além do horário de aula. Estudantes possuem muitas atividades para pesquisar e não dispõem de fontes seguras. E se os
Tutorial Moodle Visão do Aluno
Tutorial Moodle Visão do Aluno A P R E S E N T A Ç Ã O A sigla MOODLE significa (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment), em inglês MOODLE é um verbo que descreve a ação ao realizar com gosto
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA Guia rápido A PLATAFORMA MOODLE Moodle (Modular Object Oriented Distance LEarning) é um Sistema para Gerenciamento de Cursos (SGC). Trata-se de um programa para computador
Projeto CONDIGITAL Mergulhando na Função Guia do Professor
Projeto CONDIGITAL Mergulhando na Função Guia do Professor Página 1 de 5 Caro(a) professor(a) Guia do Professor A utilização de jogos digitais como objetos de aprendizagem tem sido difundida atualmente
JOGOS ONLINE NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS
JOGOS ONLINE NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS Lucas Gabriel Seibert Universidade Luterana do Brasil lucasseibert@hotmail.com Roberto Luis Tavares Bittencourt Universidade Luterana do Brasil rbittencourt@pop.com.br
Projeto de Redesenho Curricular
AÇÕES DAS ESCOLAS PARTICIPANTES DO ProEMI COM TI Equipamentos midiáticos e tecnológicos adquiridos pelo PROEMI EE DONA ELISA DE COMPOS LIMA NOVELLI - DER ITARARÉ Objetivos Projeto de Redesenho Curricular
PVANET: PRINCIPAIS FERRAMENTAS E UTILIZAÇÃO DIDÁTICA
11 PVANET: PRINCIPAIS FERRAMENTAS E UTILIZAÇÃO DIDÁTICA O PVANet é o ambiente virtual de aprendizagem (AVA) de uso exclusivo da UFV. Os AVAs apresentam diferenças de layout, forma de acesso, funcionamento,
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO PLANO DE AÇÃO 2015
ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO PLANO DE AÇÃO IVINHEMA MS ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM GONÇALVES LEDO PLANO DE AÇÃO Planejamento anual de atividades a serem desenvolvidas pelo Professor Gerenciador de
SOFTWARE HAGÁQUÊ: FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE AUXÍLIO AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO PRÁTICA INOVADORA
SOFTWARE HAGÁQUÊ: FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE AUXÍLIO AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO PRÁTICA INOVADORA Marília Gerlane Guimarães da Silva graduanda UEPB mariliagerlany@hotmail.com Jocélia Germano
CENTRO EDUCACIONAL BANDEIRANTES MANUAL DO ALUNO
CENTRO EDUCACIONAL BANDEIRANTES MANUAL DO ALUNO 1 SUMÁRIO INFORMAÇÕES GERAIS 03 QUEM PODE FAZER O CURSO DE EJA A DISTÂNCIA 04 MATRÍCULA 04 COMO FUNCIONA 05 CALENDÁRIO DOS CURSOS 06 AVALIAÇÃO E CRITÉRIOS
Esse tutorial visa apresentar as principais funcionalidades do Editor de Roteiro de Aprendizagem do Portal Clickideia.
Sumário Introdução... 1 Objetivos... 1 Instruções para utilização do Tutorial... 1 Metodologia... 2 Apresentação do Editor de Roteiro de Aprendizagem... 2 Inserir Roteiro de Aprendizagem... 3 Meus Roteiros...
Apostila de Windows Movie Maker
Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03
ASSESSORIA PEDAGÓGICA PORTFÓLIO DE PALESTRAS E OFICINAS
Dificuldades de Palestra EF e EM Todas Conscientizar sobre as dificuldades de aprendizagem aprendizagem que podem ser manifestadas pelos alunos numa sala de aula e sugerir ações de encaminhamento, conforme
Movie Maker: Recurso para produção e comunicação.
Movie Maker: Recurso para produção e comunicação. O que é o Windows Movie Maker? O Windows Movie Maker é um programa de computador que permite criar vídeos ou editar os que já existem e transformá-los
APOSTILA LINUX EDUCACIONAL
MUNICÍPIO DE NOVO HAMBURGO DIRETORIA DE INCLUSÃO DIGITAL DIRETORIA DE GOVERNO ELETRÔNICO APOSTILA LINUX EDUCACIONAL (Conteúdo fornecido pelo Ministério da Educação e pela Pró-Reitoria de Extensão da UNEB)
Como produzir um Curso on line
Como produzir um Curso on line 1 - Introdução Este tutorial visa estimular a produção de cursos on line na forma mais profissional possível. O público alvo deste tutorial é qualquer indivíduo interessado
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O USO INTEGRADO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS Sérgio Abranches
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E O USO INTEGRADO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS Sérgio Abranches A presença de tecnologias digitais no campo educacional já é facilmente percebida, seja pela introdução de equipamentos diversos,
Vigilância Alimentar Nutricional. Colocar aqui a página inicial do curso. Curso de. Vigilância. Alimentar. Nutricional
Colocar aqui a página inicial do curso Curso de Vigilância Alimentar Nutricional FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz Educação a Distância Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição Ministério
INTRODUÇÃO. Palavras-chave: Alfabetização, EJA, Inclusão, Facebook.
A INCLUSÃO DIGITAL E O FACEBOOK NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA: UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA NA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO JOSÉ DE SANTANA POMBAL PB Autor (1) Amélia Maria
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM LOGO: APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO E GEOMETRIA * 1. COSTA, Igor de Oliveira 1, TEIXEIRA JÚNIOR, Waine 2
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM LOGO: APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO E GEOMETRIA * 1 COSTA, Igor de Oliveira 1, TEIXEIRA JÚNIOR, Waine 2 Palavras-CHAVE: formação de professores, programação, Logo Introdução As
ANIMAÇÕES WEB AULA 2. conhecendo a interface do Adobe Flash. professor Luciano Roberto Rocha. www.lrocha.com
ANIMAÇÕES WEB AULA 2 conhecendo a interface do Adobe Flash professor Luciano Roberto Rocha www.lrocha.com O layout do programa A barra de ferramentas (tools) Contém as ferramentas necessárias para desenhar,
PNAIC. CEAD-UFOP: Coordenadora Geral: Profa. Dra. Gláucia Jorge Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Hércules Corrêa
PNAIC POLO DE POÇOS OS DE CALDAS Equipe do PNAIC-CEAD CEAD-UFOP: Coordenadora Geral: Profa. Dra. Gláucia Jorge Coordenador Adjunto: Prof. Dr. Hércules Corrêa Supervisão de avaliação ão: Profa. Dra. Carla
Produção de um documentário amador por turmas de ensino médio e EJA, (ensino de jovens e adultos) com o uso do Windows Movie Maker
Produção de um documentário amador por turmas de ensino médio e EJA, (ensino de jovens e adultos) com o uso do Windows Movie Maker Adriana Oliveira Bernardes UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense
Conhecendo e utilizando softwares de Edição de vídeos
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS 1 APRESENTAÇÃO: O objetivo desse curso é propiciar ao professor da educação Infantil, fundamental I, fundamental II e Ensino Médio, conhecimento de técnicas
Ano letivo 2014/2015. Planificação da disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação 8º ano. Domínio: Comunicação e Colaboração CC8
Ano letivo 2014/2015 Planificação da disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação 8º ano Domínio: Comunicação e Colaboração CC8 Aulas Previstas Semestre 32 Subdomínio: Conhecimento e utilização
Trabalhando Matemática: percepções contemporâneas
CONSTRUINDO CONCEITOS SOBRE FAMÍLIA DE FUNÇÕES POLINOMIAL DO 1º GRAU COM USO DO WINPLOT Tecnologias da Informação e Comunicação e Educação Matemática (TICEM) GT 06 MARCOS ANTONIO HELENO DUARTE Secretaria
Ciência, Educação e Tecnologia Tecnologia e Educação: Possibilidades Pedagogia Portal do Professor Objetivo
Ciência, Educação e Tecnologia Teleaula 6 Profa. Mônica Caetano Vieira da Silva tutoriapedagogia@grupouninter.com.br Tecnologia e Educação: Possibilidades Pedagogia Portal do Professor