PLANEJAMENTO EXECUTIVO DE UNIDADE UNIFAMILIAR. Palavras-chave: Construção Civil, planejamento de obras, programação de obras.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANEJAMENTO EXECUTIVO DE UNIDADE UNIFAMILIAR. Palavras-chave: Construção Civil, planejamento de obras, programação de obras."

Transcrição

1 PLANEJAMENTO EXECUTIVO DE UNIDADE UNIFAMILIAR Michelle Azulay Ramos - FACI Ligiane Soares Corrêa FACI Heriberto Wagner Amanajás Pena - FACI RESUMO Para atender às demandas da Construção Civil em relação ao crescimento visível do Estado do Pará com seus grandes projetos de mineração, energia e agronegócios, dentre outros não menos importantes, é imprescindível à formação de profissionais com conhecimento adequado da área de planejamento executivo ou operacional. Sob a premissa de aprimorar os conhecimentos dos profissionais originou-se a ideia de promover uma capacitação visando o Planejamento e o Controle de Obras, para isso foi concebido um estudo de caso real, mostrando o orçamento e o planejamento completo de uma unidade residencial. O objeto do estudo é uma casa da COHAB que, apesar de pequena, conduz o leitor a uma generalização metodológica possível de entender como seria o planejamento executivo da construção de edifícios analisando o estudo de caso. A proposta alcançou os resultados capacitando os profissionais, demonstrando de forma clara e sintética como planejar e controlar uma obra. Palavras-chave: Construção Civil, planejamento de obras, programação de obras. (1) Engenheira Civil pela Universidade Federal do Pará. Estudante de Pós-graduação em Gestão de Projetos pela Faculdade Ideal, em Belém/PA. (2) Engenheira Civil pela Universidade Federal do Pará. Estudante de Pós-graduação em Gestão de Projetos pela Faculdade Ideal, em Belém/PA.

2 1. INTRODUÇÃO Devido à alta competitividade no setor da construção civil, as empresas vêm buscando mudanças que as fortaleçam dentro deste cenário, e para isso precisam investir em métodos de planejamento, programação, controle e execução de maneira eficiente, visando diminuição de custos, garantia de atendimento dos prazos e qualidade nos serviços do empreendimento. Segundo KIYTIRO et al. (2001) a maioria das empresas, principalmente as pequenas e médias, utilizam de procedimentos precários de planejamento e esse quadro é menos grave nas empresas que atuam com construção pesada e obras industriais, sendo acentuada nas que operam com construção leve, como as obras de edificação. KIYTIRO et al. (2001) ainda ressaltam que ao longo de muitos anos valorizou a imagem do Engenheiro tocador de obras com uma postura de resolver problemas na medida em que fossem aparecendo e com a preocupação natural dos aspectos técnicos da obra, dando pouca importância aos problemas administrativos e gerenciais. Em uma reportagem para a revista Construção Mercado (2002) diz: Grande parte dos diagnósticos da construção civil, realizados até hoje, indicam que muitos problemas do setor baixa produtividade, incidência de perdas, ocorrência de acidentes têm entre as principais causas a falta de planejamento. À medida que o planejamento passa a ocupar um lugar de destaque no cenário da construção civil torna-se indispensável à formação de profissionais, em nível de graduação, com o conhecimento adequado nesta área para enfrentar as exigências do mercado. Por isso, a capacitação de planejamento e controle na construção civil tem o objetivo de apresentar os conceitos e técnicas de planejamento da construção, bem como modelos de planejamento e controle da produção, capacitando-os a planejar e controlar a execução de empreendimentos de construção civil.

3 2. METODOLOGIA Para que o estudo fosse desenvolvido de forma prevista, o mesmo iniciou com um estudo teórico, para então iniciar análise dos projetos técnicos de execução. Após a análise dos documentos foi elaborado a EAP, o orçamento analítico detalhado com composições de preço unitário e tabela de preço dos insumos e a seguir a programação com gráfico de Gantt e rede PDM, conforme é mostrado na figura ESTUDOS TEÓRICOS (PASSO 1) Figura 1 - Fluxograma da metodologia do trabalho FONTE: do Autor (2010) O estudo teórico foi obtido através de livros nos acervos bibliográficos, de pesquisa e seleção de materiais como anais de congressos, periódicos, revistas e trabalhos acadêmicos (tese, dissertação, monografia, artigos etc.) disponíveis na internet e em arquivos pessoal.

4 2.2. ANÁLISE DOS PROJETOS TÉCNICOS DE EXECUÇÃO (PASSO 2) De posse dos projetos (arquitetônico, elétrico, hidráulico e esgoto sanitário) e da especificação técnica do projeto foi feita uma leitura e interpretação dos mesmos para verificar o tipo de obra e a identificar todos os serviços. A edificação é de padrão popular, sem muitas complexidades de execução dos serviços, logo se obteve uma facilidade para identificar os serviços envolvidos EAP (PASSO 3) Após o estudo teórico e a identificação de todos os serviços da edificação foi elaborada a EAP para que fosse sistematizada uma estruturação para se seguir na execução do orçamento detalhado, de modo que não fosse omitida nenhuma das atividades executadas durante a construção ORÇAMENTO (PASSO 4) Ao elaborar a EAP, partiu-se para a quantificação dos materiais dos serviços da edificação em questão, levando em consideração todas as dimensões e as características especificadas em projeto. Em seguida foram elaboradas as composições de custos unitários de todos os serviços juntamente com a cotação dos preços dos insumos PROGRAMAÇÃO (PASSO 5) A programação foi elaborada por meio do gráfico de Gantt e rede PDM, com o uso do software MS Project 2007, utilizando a EAP. Para a elaboração do gráfico de Gantt, teve-se que calcular a duração das atividades. As durações das diversas atividades foram calculadas a partir dos coeficientes de produtividade extraídos das composições de custos unitário, das quantidades a serem executadas em cada atividade, do número de operários envolvidos nestas atividades e da jornada de trabalho empregada na execução da obra. A equação matemática utilizada neste cálculo está representada na equação abaixo. Di = (Qi x Pi)/(Ni x J), onde: Di Duração da atividade i em unidades de tempo; Qi Quantidade a ser executada da atividade "i"; Pi Produtividade dos operários que determinam o ritmo de execução de uma unidade da atividade "i"; Ni Número de operários ou máquinas envolvidos no processo produtivo da atividade "i" (equipe necessária); J Jornada de trabalho semanal estipulada para a execução das diversas atividades do empreendimento.

5 2.6. COMPATIBILIDADE ENTRE OS DOCUMENTOS (PASSO 6) Este passo é de decisão, quando foi analisada a compatibilização entre os documentos EAP, orçamento e programação. Caso haja incompatibilidade com a programação, volta-se para o passo (5); no entanto, se a incompatibilidade for de orçamento, volta-se para o passo (4); se a incompatibilidade for na EAP, volta-se para o passo (3); se incompatibilidade for na análise dos projetos técnicos de execução, volta-se para o passo (2) e se a incompatibilidade for nos estudos teóricos, volta-se para o passo (1). 3. RESULTADOS 3.1. ANÁLISE DOS PROJETOS TÉCNICOS DE EXECUÇÃO (PASSO 2) A partir da análise dos projetos verificou-se que o objeto de estudo é uma residência unifamiliar de padrão baixo, com área construída de 25 m², composta por 4 (quatro) compartimentos, sendo: quarto, cozinha banheiro e pátio, representada na figura 2. Figura 2 - Layout da residência em estudo

6 O projeto de execução da obra em questão é de padrão popular e com processos construtivos bem simples. O tipo de fundação utilizado é fundação rasa, com alicerces e baldrames. Sua estrutura é feita apenas de uma percinta de amarração da alvenaria que é de tijolo cerâmico. A estrutura do telhado é feita de madeira de lei com cobertura de telhas cerâmicas. No acabamento não são utilizados revestimentos cerâmicos, no entanto o piso é de cimento e a parede com pintura à cal EAP (PASSO 3) A EAP, mostrada na tabela 1 foi elaborada no software MS Project 2007, em seguida exportada para Excel para fins de melhor formatação. A mesma serviu de subsídio para a elaboração do orçamento analítico e a programação com o gráfico de Gantt e rede PDM. Item Descrição I Unidade Habitacional 1 Serviços Preliminares 1.1 Limpeza manual de terreno (roçagem com remoção de entulho) 1.2 Locação da obra 2 Movimento de Terra 2.1 Escavação manual de vala em solo de 1ª categoria 2.2 Apiloamento de fundo de vala 2.3 Aterro manual entre baldrames 3 Infra-estrutura 3.1 Alicerce corrido em concreto ciclópico com pedra preta 3.2 Baldrame Forma de madeira branca do baldrame Concreto para baldrame em pedra preta Desforma do baldrame 4 Estrutura 4.1 Percinta Forma de madeira branca da percinta Concreto 13,5 Mpa da percinta Armação - Aço CA50/60 da percinta Desforma da percinta 5 Paredes e Painéis 5.1 Marcação de alvenaria de tijolos a cutelo 5.2 Elevação de alvenaria Elevação da alvenaria Montagem das vergas em concreto armado Forma de madeira branca da vergas Concreto 13,5 Mpa das vergas Armação - Aço CA50/60 das vergas Desforma das vergas 6 Cobertura 6.1 Estrutura de madeira de lei para telha cerâmica 6.2 Cobertura em telha tipo capa e canal 6.3 Encaliçamento de beirais e cumeeiras

7 7 Tratamento 7.1 Imunização da estrutura de madeira de lei da cobertura 8 Esquadria 8.1 Esquadrias de madeira Porta em madeira de lei com caixilho, aduela e alizar Janela em madeira de lei 1,10x1,00m 8.2 Esquadria de ferro e vidro Balancim basculante em ferro, com vidro canelado e=3mm, 0,40x0,50cm Balancim basculante em ferro, com vidro canelado e=3mm, 0,80x0,50cm, duas seções 9 Forro 9.1 Forro em PVC 10 Revestimento 10.1 Chapisco 10.2 Reboco liso Reboco liso interno Reboco liso externo 11 Piso e Pavimentação 11.1 Camada impermeabilizadora pedra preta 11.2 Piso cimentado Piso cimentado desempenado Piso cimentado queimado 11.3 Calçada de proteção 11.4 Soleira pré-moldada de cimento 12 Ferragens 12.1 Ferragem para porta de madeira (fechadura e dobradiças) 12.2 Ferragem para janela de madeira 13 Peitoril 13.1 Peitoril pré-moldado em granilite 14 Pintura 14.1 Pintura à cal (três demãos) 14.2 Pintura antiferruginosa sobre esquadrias de ferro 14.3 Pintura sobre esquadrias de madeira Emassamento sobre madeira Pintura em tinta óleo sobre madeira 15 Instalações 15.1 Instalações de água fria Execução de rasgos na alvenaria para passagem de tubulação Rede de água fria Tubo PVC HID 25mm Tubo PVC HID 20mm Joelho PVC HID 90 20mmx1/2" Joelho PVC HID 90 25x20mm Joelho PVC HID 25mm Te PVC HID 25mm Te de redução PVC HID 25mmx1/2" Registro de gaveta em PVC 3/4" Registro de pressão em PVC 1/2" Enchimento de rasgos, para tubulação 15.2 Instalações de esgoto Rede de esgoto interno

8 Caixa sinfonada PVC saída 75mm Tubo PVC ESG 40mm Joelho PVC ESG 45 40mm Joelho PVC ESG 90 40mm Rede de esgoto externo Caixa de inspeção com tampa Caixa de passagem com tampa Caixa de gordura simples com tampa Tubo PVC ESG 100mm Tubo PVC ESG 75mm Tubo PVC ESG 50mm Joelho PVC ESG mm Joelho PVC ESG 90 50mm Tanque séptico com tampa Filtro anaeróbio com tampa 15.3 Instalações elétricas Execução de rasgos na alvenaria para passagem de tubulação Descida na alvenaria Eletroduto de PVC Ø3/4" Eletroduto de PVC Ø1/2" Curva de PVC Ø3/4" Luva de PVC Ø3/4" Caixas em PVC 4"x2" Buchas e arruelas Enchimento de rasgos, para tubulação Entrada de energia Quadro de proteção e distribuição com capacidade para 3 disjuntores Disjuntor 1P-40A Isolador castanha porcelana (capacidade 13.8KV) Enfiação Cabo de cobre com isolamento 2,5mm² Cabo de cobre com isolamento 1,5mm² Fio de cobre nú 6,0mm² Tomadas e interruptores Interruptores simples 10A-250V Interruptores 2 teclas 10A-250V Tomadas 10/15A-125A/250V Espelhos Placa 4"x2" Lâmpadas Lâmpada 40W Lâmpada 60W Aterramento Haste cobreada de 5/8" x 2400mm Caixa PVC 100x0,50m Conector tipo fendido 10 a 15 ohms para aterramento 16 Aparelhos 16.1 Vaso sanitário em louça branco, com assento 16.2 Caixa de descarga de sobrepor em plástico completa 16.3 Lavatório de louça branco sem coluna inclusive válvula, sifão e torneira 16.4 Tanque em concreto pré-moldado, inclusive válvula e sifão

9 16.5 Pia em marmorite, inclusive válvula, sifão e torneira 16.6 Chuveiro em PVC 16.7 Torneira de pressão em PVC para tanque 17 Diversos 17.1 Armadores de rede tipo de embutir 18 Limpeza Final 18.1 Limpeza interna 18.2 Limpeza externa Tabela 1 EAP FONTE: do Autor (2010) 3.3. ORÇAMENTO (PASSO 4) A tabela 2 apresenta o orçamento analítico da obra foco deste trabalho que foi elaborado no programa Excel, para a isto precisou-se elaborar a composição de custo unitário dos serviços listados na EAP e fazer uma cotação de preços dos insumos, feita através da planilha de insumos do SINAPI. Item Descrição Und Quant. Custo % Unitário Parcial Total Total 1 Serviços Preliminares 737,35 1, Limpeza manual de terreno (roçagem com remoção de entulho) m² 160,00 2,38 381, Locação da obra m² 25,00 14,23 355,82 2 Movimento de Terra 90,55 0, Escavação manual de vala em solo de 1ª categoria m³ 3,89 38,15 38, Apiloamento de fundo de vala m² 9,72 14,31 14, Aterro manual entre baldrames m³ 1,94 38,09 38,09 3 Infra-estrutura 6.051,84 10, Alicerce corrido em concreto ciclópico com pedra preta m³ 3,89 684, , Baldrame Forma de madeira branca do baldrame m² 19,44 154, , Concreto para baldrame em pedra preta m³ 0,97 323,01 313, Desforma do baldrame m² 19,44 3,54 68,77 4 Estrutura 3.191,33 5, Percinta Forma de madeira branca da percinta m² 12,96 154, , Concreto 13,5 Mpa da percinta m³ 1,30 726,92 942, Armação - Aço CA50/60 da percinta kg 14,13 14,01 197, Desforma da percinta m² 12,96 3,54 45,85 5 Paredes e Painéis 4.844,54 8, Marcação de alvenaria de tijolos a cutelo m 32,40 9,01 292, Elevação de alvenaria Elevação da alvenaria m² 83,38 48, , Montagem das vergas em concreto armado Forma de madeira branca da vergas m² 2,46 154,74 380, Concreto 13,5 Mpa das vergas m³ 0, ,92 59, Armação - Aço CA50/60 das vergas kg 3,57 14,01 50, Desforma das vergas m² 2,46 3,54 8,70 6 Cobertura 4.825,82 8, Estrutura de madeira de lei para telha cerâmica m² 31,36 101, , Cobertura em telha tipo capa e canal m² 31,36 43, ,21

10 6.3 Encaliçamento de beirais e cumeeiras m 16,80 16,55 278,01 7 Tratamento 231,69 0, Imunização da estrutura de madeira de lei da cobertura m² 31,36 7,39 231,69 8 Esquadria 7.329,74 12, Esquadrias de madeira Porta em madeira de lei com caixilho, aduela e alizar m² 4,62 711, , Janela em madeira de lei 1,10x1,00m und 2, , , Esquadria de ferro e vidro Balancim basculante em ferro, com vidro canelado e=3mm, 0,40x0,50cm und 1,00 253,00 253, Balancim basculante em ferro, com vidro canelado e=3mm, 0,80x0,50cm, duas seções und 1,00 413,44 413,44 9 Forro 2.429,95 4, Forro em PVC m² 25,00 97, ,95 10 Revestimento 7.287,16 12, Chapisco m² 166,76 3,64 607, Reboco liso 0, Reboco liso interno m² 121,98 45, , Reboco liso externo m² 44,78 24, ,33 11 Piso e Pavimentação 8.588,26 15, Camada impermeabilizadora pedra preta m² 25,00 241, , Piso cimentado Piso cimentado desempenado m² 20,14 32,44 653, Piso cimentado queimado m² 2,10 27,09 56, Calçada de proteção m² 13,80 112, , Soleira pré-moldada de cimento m 2,80 99,76 279,33 12 Ferragens 823,86 1, Ferragem para porta de madeira (fechadura e dobradiças) cj 3,00 224,74 674, Ferragem para janela de madeira cj 2,00 74,83 149,65 13 Peitoril 398,42 0, Peitoril pré-moldado em granilite m 4,00 99,61 398,42 14 Pintura 1.522,20 2, Pintura à cal (três demãos) m² 166,76 7, , Pintura antiferruginosa sobre esquadrias de ferro m² 0,60 56,90 34, Pintura sobre esquadrias de madeira Emassamento sobre madeira m² 4,62 30,64 141, Pintura em tinta óleo sobre madeira m² 4,62 26,52 122,54 15 Instalações 5.798,66 10, Instalações de água fria Execução de rasgos na alvenaria para passagem de tubulação m 9,47 3,73 35, Rede de água fria Tubo PVC HID 25mm m 12,90 11,87 153, Tubo PVC HID 20mm m 3,70 8,84 32, Joelho PVC HID 90 20mmx1/2" und 3,00 5,66 16, Joelho PVC HID 90 25x20mm und 2,00 6,33 12, Joelho PVC HID 25mm und 2,00 4,74 9, Te PVC HID 25mm und 1,00 8,81 8, Te de redução PVC HID 25mmx1/2" und 3,00 8,55 25, Registro de gaveta em PVC 3/4" und 1,00 37,67 37, Registro de pressão em PVC 1/2" und 1,00 38,55 38, Enchimento de rasgos, para tubulação m 9,47 3,63 34, Instalações de esgoto

11 Rede de esgoto interno Caixa sinfonada PVC saída 75mm und 1,00 52,75 52, Tubo PVC ESG 40mm m 1,20 12,07 14, Joelho PVC ESG 45 40mm und 1,00 11,80 11, Joelho PVC ESG 90 40mm und 1,00 12,38 12, Rede de esgoto externo Caixa de inspeção com tampa und 1,00 219,13 219, Caixa de passagem com tampa und 1,00 219,13 219, Caixa de gordura simples com tampa und 1,00 219,13 219, Tubo PVC ESG 100mm m 6,35 36,14 229, Tubo PVC ESG 75mm m 12,60 27,50 346, Tubo PVC ESG 50mm m 6,75 16,87 113, Joelho PVC ESG mm und 1,00 45,62 45, Joelho PVC ESG 90 50mm und 2,00 16,83 33, Tanque séptico com tampa und 1, , , Filtro anaeróbio com tampa und 1,00 733,22 733, Instalações elétricas Execução de rasgos na alvenaria para passagem de tubulação m 8,70 3,73 32, Descida na alvenaria Eletroduto de PVC Ø3/4" m 10,45 9,11 95, Eletroduto de PVC Ø1/2" m 21,74 9,04 196, Curva de PVC Ø3/4" und 2,00 11,43 22, Luva de PVC Ø3/4" und 2,00 3,34 6, Caixas em PVC 4"x2" und 8,00 15,82 126, Buchas e arruelas par 4,00 2,41 9, Enchimento de rasgos, para tubulação m 3,73 3,63 13, Entrada de energia Quadro de proteção e distribuição com capacidade para 3 disjuntores und 1,00 249,48 249, Disjuntor 1P-40A und 1,00 24,51 24, Isolador castanha porcelana (capacidade 13.8KV) und 1,00 33,79 33, Enfiação Cabo de cobre com isolamento 2,5mm² m 27,12 5,65 153, Cabo de cobre com isolamento 1,5mm² m 17,00 5,09 86, Fio de cobre nú 6,0mm² m 20,90 8,90 185, Tomadas e interruptores Interruptores simples 10A-250V und 3,00 10,09 30, Interruptores 2 teclas 10A-250V und 1,00 20,84 20, Tomadas 10/15A-125A/250V und 4,00 26,74 106, Espelhos Placa 4"x2" und 8,00 23,14 185, Lâmpadas Lâmpada 40W und 1,00 32,17 32, Lâmpada 60W und 4,00 43,24 172, Aterramento Haste cobreada de 5/8" x 2400mm und 1,00 31,77 31, Caixa PVC 100x0,50m und 1,00 13,86 13,86 16 Aparelhos 1.325,21 2, Vaso sanitário em louça branco, com assento und 1,00 235,05 235, Caixa de descarga de sobrepor em plástico completa und 1,00 159,52 159, Lavatório de louça branco sem coluna inclusive válvula, sifão e torneira und 1,00 373,76 373, Tanque em concreto pré-moldado, inclusive valvula e sifão und 1,00 209,88 209,88

12 16.5 Pia em marmorite, inclusive válvula, sifão e torneira und 1,00 273,01 273, Chuveiro em PVC und 1,00 25,89 25, Torneira de pressão em PVC para tanque und 1,00 48,11 48,11 17 Diversos 49,06 0, Armadores de rede tipo de embutir par 1,00 49,06 49,06 18 Limpeza Final 1.019,47 1, Limpeza interna m² 25,00 1,91 47, Limpeza externa m² 135,00 7,20 971,78 TOTAL GERAL ,12 100,00 Tabela 2 - Orçamento analítico FONTE: do Autor (2010) A tabela 3 mostra algumas composições de preços unitários, nelas foram consideradas taxa de encargos sociais e BDI, sendo respectivamente de 123,90%, valor este adotado na tabela do SINAPI e 30% que é adotado pela COAHB. COMPOSIÇÃO DE PREÇOS UNITÁRIOS 1 Denominação: Serviços Preliminares DESCRIÇÃO: Locação da obra Unidade m² COMPONENTES UNID. CONS. PREÇO CUSTO UNITÁRIO MOB MAT. Servente h 0,05 4,26 0,21 Oficial carpinteiro h 0,07 6,00 0,42 Madeira pernamanca 3x2"x4m - serrada dz 0,01 443,64 4,44 Linha de náilon nº 80 rl 0,01 2,35 0,02 Aço tipo arame recozido nº 18 kg 0,002 7,57 0,02 Madeira tipo tábua branca 6x3/4"x4m dz 0,01 106,56 1,07 Pregos kg 0,004 7,85 0,03 SUBTOTAL DE MÃO DE OBRA 0,63 LEIS SOCIAIS 123,90% Sobre MOB 0,78 SOMAS DE CUSTOS 1,42 5,57 CUSTO UNITÁRIO 6,99 BDI 30,00% PREÇO 14,23 Denominação: Revestimento DESCRIÇÃO: Reboco liso COMPOSIÇÃO DE PREÇOS UNITÁRIOS 2 Reboco liso externo Unidade m² COMPONENTES UNID. CONS. PREÇO CUSTO UNITÁRIO MOB MAT. Oficial pedreiro h 0,80 6,00 4,80 Servente h 0,8587 4,26 3,66 Areia m³ 0, ,09 0,17 Cimento portland sc 0, ,50 1,92 Aditivo impermeabilizante e plastificante em pó para argamassas kg 0,10 2,43 0,24 SUBTOTAL DE MÃO DE OBRA 8,46 LEIS SOCIAIS 123,90% Sobre MOB 10,4795 SOMAS DE CUSTOS 18,94 2,33 CUSTO UNITÁRIO 21,27 BDI 30,00% PREÇO 24,30

13 COMPOSIÇÃO DE PREÇOS UNITÁRIOS 3 Denominação: Piso e Pavimentação DESCRIÇÃO: Camada impermeabilizadora pedra preta Unidade m² COMPONENTES UNID. CONS. PREÇO CUSTO UNITÁRIO MOB MAT. Servente h 2,50 4,26 10,65 Oficial pedreiro h 0,10 6,00 0,60 Cimento portland sc 0,04 25,50 1,02 Areia m³ 0,70 39,09 27,36 Pedra preta m³ 0,6 109,63 65,78 SUBTOTAL DE MÃO DE OBRA 11,25 LEIS SOCIAIS 123,90% Sobre MOB 13,94 SOMAS DE CUSTOS 25,19 94,16 CUSTO UNITÁRIO 119,35 BDI 30,00% PREÇO 241,76 COMPOSIÇÃO DE PREÇOS UNITÁRIOS 4 Denominação: Pintura DESCRIÇÃO: Pintura à cal (três demãos) Unidade m² COMPONENTES UNID. CONS. PREÇO CUSTO UNITÁRIO MOB MAT. Servente h 0,015 4,26 0,06 Oficial de pintor h 0,40 6,00 2,40 Cal em pó para pintura kg 0,60 0,47 0,28 Oléo de linhaça kg 0,025 3,50 0,09 Pigmento para tinta kg 0,015 28,21 0,42 SUBTOTAL DE MÃO DE OBRA 2,46 LEIS SOCIAIS 123,90% Sobre MOB 3,05 SOMAS DE CUSTOS 5,52 0,79 CUSTO UNITÁRIO 6,31 BDI 30,00% PREÇO 7,34 Denominação: Cobertura DESCRIÇÃO: COMPOSIÇÃO DE PREÇOS UNITÁRIOS 5 Cobertura em telha tipo capa e canal Unidade m² UNID. CONS. PREÇO CUSTO COMPONENTES MO UNITÁRIO B MAT. Servente h 0,75 4,26 3,20 Oficial carpinteiro h 0,375 6,00 2,25 Telha tipo capa canal e canal und 33,00 0,41 13,53 SUBTOTAL DE MÃO DE OBRA 5,45 LEIS SOCIAIS 123,90% Sobre MOB 6,75 SOMAS DE CUSTOS 12,19 13,53 CUSTO UNITÁRIO 25,72 BDI 30,00% PREÇO 43,31 Tabela 3 Composições de Preços Unitários FONTE: do Autor (2010)

14 3.4. PROGRAMAÇÃO (PASSO 5) Para a elaboração da programação foram utilizados os níveis mais adequados de cada atividade da EAP, sendo estas atividades dispostas conforme a sequência de execução das mesmas, seguida da duração, conforme mostra a figura 3. Id Nome da tarefa Duração Início Término Predecessoras 1 Unidade Habitacional 38 dias Seg 05/04/10 Qua 19/05/10 2 Início 0 dias Seg 05/04/10 Seg 05/04/10 3 Limpeza manual de terreno (roçagem com remoção de entulho) 2 dias Seg 05/04/10 Ter 06/04/ Locação da obra 1 dia Ter 06/04/10 Qua 07/04/ Rede de esgoto externo 6 dias Qua 07/04/10 Qua 14/04/ Escavação manual de vala em solo de 1ª categoria 1 dia Qua 07/04/10 Qui 08/04/ Apiloamento de fundo de vala 1 dia Qui 08/04/10 Sex 09/04/ Alicerce corrido em concreto ciclópico com pedra preta 2 dias Sex 09/04/10 Seg 12/04/ Forma de madeira branca do baldrame 1 dia Ter 13/04/10 Ter 13/04/ Concreto para baldrame em pedra preta 1 dia Ter 13/04/10 Qua 14/04/ Desforma do baldrame 1 dia Qua 14/04/10 Qui 15/04/ Aterro manual entre baldrames 1 dia Qui 15/04/10 Sex 16/04/ Marcação de alvenaria de tijolos a cutelo 1 dia Sex 16/04/10 Seg 19/04/ Elevação de alvenaria 3 dias Seg 19/04/10 Qua 21/04/ Peitoril pré-moldado em granilite 1 dia Qua 21/04/10 Qui 22/04/ Forma de madeira branca da percinta 1 dia Qua 21/04/10 Qui 22/04/ Armação - Aço CA50/60 da percinta 1 dia Qui 22/04/10 Sex 23/04/ Concreto 13,5 Mpa da percinta 1 dia Sex 23/04/10 Seg 26/04/ Desforma da percinta 1 dia Seg 26/04/10 Ter 27/04/ Calçada de proteção 1 dia Ter 27/04/10 Qua 28/04/ Estrutura de madeira de lei para telha cerâmica 2 dias Ter 27/04/10 Qua 28/04/ Imunização da estrutura de madeira de lei da cobertura 1 dia Ter 27/04/10 Qua 28/04/ Cobertura em telha tipo capa e canal 1 dia Qui 29/04/10 Qui 29/04/10 21;22 24 Forro em PVC 1 dia Qui 29/04/10 Qui 29/04/ Encaliçamento de beirais e cumeeiras 1 dia Qui 29/04/10 Sex 30/04/ Rede de esgoto interno 1 dia Ter 27/04/10 Qua 28/04/ Camada impermeabilizadora pedra preta 2 dias Qua 28/04/10 Qui 29/04/ Piso cimentado 1 dia Qui 29/04/10 Sex 30/04/ Soleira pré-moldada de cimento 1 dia Sex 30/04/10 Seg 03/05/ Execução de rasgos na alvenaria para passagem de tubulação 1 dia Ter 27/04/10 Qua 28/04/ Descida na alvenaria 1 dia Qua 28/04/10 Qua 28/04/ Rede de água fria 1 dia Qua 28/04/10 Qua 28/04/ Enchimento de rasgos, para tubulação 1 dia Qui 29/04/10 Qui 29/04/10 31;32 34 Enfiação 1 dia Qui 29/04/10 Qui 29/04/ Tomadas e interruptores 1 dia Qui 29/04/10 Sex 30/04/ Espelhos 1 dia Sex 30/04/10 Seg 03/05/ Lâmpadas 1 dia Seg 03/05/10 Ter 04/05/ Entrada de energia 1 dia Ter 04/05/10 Qua 05/05/ Aterramento 1 dia Qua 05/05/10 Qui 06/05/ Chapisco 1 dia Qui 29/04/10 Sex 30/04/ Reboco liso 4 dias Sex 30/04/10 Qui 06/05/ Armadores de rede tipo de embutir 1 dia Qui 06/05/10 Qui 06/05/ Pintura à cal (três demãos) 3 dias Sex 07/05/10 Ter 11/05/ Aparelhos 2 dias Ter 11/05/10 Qui 13/05/ Ferragens 1 dia Qui 13/05/10 Sex 14/05/ Esquadrias de madeira 2 dias Qui 13/05/10 Seg 17/05/ Pintura sobre esquadrias de madeira 1 dia Seg 17/05/10 Seg 17/05/ Esquadria de ferro e vidro 1 dia Qui 13/05/10 Sex 14/05/ Pintura antiferruginosa sobre esquadrias de ferro 1 dia Sex 14/05/10 Seg 17/05/ Limpeza Final 2 dias Seg 17/05/10 Qua 19/05/10 47;49 51 Fim 0 dias Qua 19/05/10 Qua 19/05/10 5;15;24;25;29;39;20;50 Figura 3 Sequência das atividades FONTE: do Autor (2010) Com as atividades dispostas, a duração das mesmas e a predecessoras de cada atividade obtém-se o gráfico de Gantt e a rede PDM que mostra o caminho critico que é dado pela trajetória onde não há folgas para realização das atividades, que aparece em vermelho. A figura 4 mostra o gráfico de Gantt e a figura 5 a rede PDM.

15 Figura 4 - Gráfico de Gantt FONTE: do Autor (2010)

16 INICIO LIMPEZA MANUAL DE TERRENO LOCAÇÃO DA OBRA REDE DE ESGOTO EXTERNO ESCAVAÇÃO MANUAL DE VALA EM SOLO 1 APILONAMENTO DE FUNDO DE VALA ALICERCE CORRIDO EM CONCRETO CICLÓPICO FORMA DE MADEIRA BRANCA DO BALDRAME CONCRETO PARA BALDRAME EM PEDRA PRETA DESFORMA DO BALDRAME DESFORMA DO BALDRAME MARCAÇÃO DE ALVENARIA DE TIJOLOS A CUTELO ELEVAÇÃO DE ALVENARIA PEITORIL PRÉ-MOLDADO EM GRANILITE FORMA DE MADEIRA BRANCA DA PERCINTA ARMAÇÃO - AÇO CA 50/60 DA PERCINTA CONCRETO 13,5 MPA DA PERCINTA DESFORMA PERCINTA CALÇADA DE PROTEÇÃO ESTRUTURA DE MADEIRA DE LEI PARA TELHA CERÂMICA COBERTURA EM TELHA TIPO CAPA E CANAL ENCALIÇAMENTO DE BEIRAIS E CUMEIRAS FORRO EM PVC IMUNIZAÇÃO DA ESTRUTURA DE MADEIRA DE LEI REDE DE ESGOTO INTERNO CAMADA IMPERMEABILIZADORA EM PEDRA PRETA PISO CIMENTADO SOLEIRA PRÉ-MOLDADA DE CIMENTO EXECUÇÃO DE RASGOS NA ALVENARIA DESCIDA NA ALVENARIA ENCALIENCHIMENTO DE RASGOS, PARA TUBULAÇÃO CHAPISCO REBOCO LISO ARMADORES DE REDE TIPO DE EMBUTIR PINTURA À CAL (3 DEMÃOS) APARELHOS FERRAGENS ESQUADRIA DE MADEIRA PINTURA SOBRE ESQUADRIA DE MADEIRA LIMPEZA FINAL ESQUADRIA DE FERRO E VIDRO PINTURA ANTIFERRUGUEM SOBRE AS ESQUADRIAS ENFIAÇÃO TOMADAS E INTERRUPTORES ESPELHOS LÂMPADAS ENTRADA DE ENERGIA ATERRAMENTO REDE DE ÁGUA FRIA FIM Figura 5 Rede PDM FONTE: do Autor (2010)

17

18 4. CONCLUSÕES A realização deste estudo ressaltou e identificou a importância do planejamento de obras e a necessidade de formação de profissionais competentes nesta área. Os resultados obtidos com o estudo de caso foram satisfatórios, sendo possível elaborar os principais métodos de planejamento de maneira rápida dentro do que foi proposto atendendo as técnicas de planejamento e controle de obra. O material gerado para esta capacitação também permitirá que os profissionais tenham acesso para uma consulta rápida sanando dúvidas que venham a ocorrer. A capacitação dos profissionais demonstrou de forma clara e sintética como planejar e controlar uma obra, despertando a estes maior interesse nessa área, tornando-os profissionais melhores preparados para o mercado de trabalho.

19 REFERÊNCIAS ABNT (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS). NBR 12721: Avaliação de custos unitários e preparo de orçamentos de construção para incorporação de edifício em condomínio. Rio de Janeiro, BOITEUX, C.D. PERT/CPM/Roy e outras técnicas de programação e controle. Rio de Janeiro: LTC Livros Técnicos e Científicos, Editora S.A., CIMINO, Remo. Planejar para construir. 1ª Edição. São Paulo: PINI p. ISBN FAILLACE, Raul Rego. O orçamento na construção civil. Caderno Técnico. 2ed. Porto Alegre: UFRGS, GOLDMAN, P. Introdução ao planejamento e controle de custos na construção civil brasileira: a estrutura de um setor de planejamento técnico. 3ª ed. São Paulo: Ed. Pini Ltda, p. GONZÁLEZ, Marco Aurélio Stumpf. Noções de Orçamento e Planejamento de Obras. UNISINOS: São Leopoldo, ago HEREMAN, Mariana. Orçamento. In: 7ª Simpósio de Ensino de Graduação. Anais... Piracicaba, ISATTO, Eduardo L. et al. Lean construction: diretrizes e ferramentas para o controle de perdas na construção civil., Porto Alegre, SEBRAE/RS, Série SEBRAE Construção Civil, volume 5. KIYTIRO, I et al. Um Estudo de Caso de Implementação de um Sistema de Administração de Produção na Construção Civil. In: XXI Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Anais... Salvador, MATTOS, Aldo Dórea. Como preparar orçamentos de obras: dicas para orçamentistas, estudos de caso, exemplos. 1ª Edição. São Paulo: PINI p. ISBN X. MENDES, Adriana de Nazaré Moraes et al. Planejamento, orçamento e custos de obra: Sisplo x Ms-Project. In: XIII Simpósio de Engenharia de Produção. Anais... Bauru, O Método PERT/CPM. Disponível em: < Acesso em 03 de maio de RODRIGUES, Mariuza. Planejamento de Obras: É assim que se faz. Construção e Mercado, São Paulo, n. 12, pp , julho de 2002.

ÁREA TOTAL TERRENO: 325,00m² ÁREA TOTAL CASA: 48,00m² ÁREA DE INFILTRAÇÃO: 65,00m² ITEM ESPECIFICAÇÕES DOS SERVIÇOS

ÁREA TOTAL TERRENO: 325,00m² ÁREA TOTAL CASA: 48,00m² ÁREA DE INFILTRAÇÃO: 65,00m² ITEM ESPECIFICAÇÕES DOS SERVIÇOS 1 1.1 INSTALAÇÃO DO CANTEIRO DE OBRA Abrigo provisório de madeira executada na obra para alojamento e depósitos de materiais e ferramentas 01520.8.1.1 m² 7,50 1.2 Ligação provisória de água para a obra

Leia mais

ÁREA TOTAL CASA: 67,50m² ÁREA DE INFILTRAÇÃO: 80,20m² ITEM ESPECIFICAÇÕES DOS SERVIÇOS

ÁREA TOTAL CASA: 67,50m² ÁREA DE INFILTRAÇÃO: 80,20m² ITEM ESPECIFICAÇÕES DOS SERVIÇOS ENDEREÇO: Rua nº 01 - Loteamento Maria Laura ÁREA TOTAL CASA: 67,50m² 1 INSTALAÇÃO DO CANTEIRO DE OBRA 1.1 Abrigo provisório de madeira executada na obra para alojamento e depósitos de materiais e ferramentas

Leia mais

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA DATA agosto/2013 1.0 SERVIÇOS PRELIMINARES 1.2 74209/001 Aquisição e assentamento de placas de obra em aço galvanizado. Abrigo Provisorio de madeira executado na obra para m² 6,00 157,35 944,10 1.3 01520.8.1.1

Leia mais

Planta Popular Pré Aprovada Tipo 3

Planta Popular Pré Aprovada Tipo 3 1 Aprovada Previamente pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda através do Processo Administrativo nº 5629/98, decreto 8050, artº. 4. Esquema de Arquitetura - 1º Pavimento 2 Esquema de Ampliação 2º Pavimento

Leia mais

PROJETO BÁSICO DE CONSTRUÇÃO DE ESCRITÓRIO EM ARIQUEMES/RO.

PROJETO BÁSICO DE CONSTRUÇÃO DE ESCRITÓRIO EM ARIQUEMES/RO. UNID. QUANT. UNITÁRIO TOTAL CÓD. DEOSP 1. SERVIÇOS PRELIMINARES 1.1 1.2 Aquisição e assentamento de placas de obras pronta de 3,00 x 2,00 m, conforme modelo. Barracão de obra em chapa de madeira compensada

Leia mais

CONSTRUÇÃO - BLOCO DE PESQUISADORES - PAVIMENTO TÉRREO

CONSTRUÇÃO - BLOCO DE PESQUISADORES - PAVIMENTO TÉRREO ANEXO XII PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PLANILHA DE ORÇAMENTO UNIDADE: Embrapa Algodão Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura-CEN/DRM OBRA: AMPLIAÇÃO DOS

Leia mais

ANEXO XII PLANILHA ORÇAMENTÁRIA. Planilha Orçamentária

ANEXO XII PLANILHA ORÇAMENTÁRIA. Planilha Orçamentária ANEXO XII PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa Coordenadoria de Engenharia e Arquitetura-CEN/DRM PLANILHA DE ORÇAMENTO UNIDADE: Embrapa Algodão OBRA: REFORMA DO LABORATÓRIO

Leia mais

E S T A D O D O M A T O G R O S S O. Prefeitura Municipal de Jaciara

E S T A D O D O M A T O G R O S S O. Prefeitura Municipal de Jaciara MEMORIAL DESCRITIVO REDE CEGONHA - HOSPITAL MUNICIPAL JACIARA/MT O presente memorial descritivo define diretrizes referentes à reforma do espaço destinado a Programa REDE CEGONHA no Hospital Municipal

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE A FOME SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE A FOME SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL MEMÓRIA DE CÁLCULO Objeto: CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Proprietário: Endereço: Área da Edificação: 165,30 M² Pavimento: térreo Área do Terreno: 450,00 M² INTRODUÇÃO Este documento técnico

Leia mais

Município. Prefeitura Municipal de Santa Barbara - BA. Sexta-Feira - 13 de Abril de 2012 - Ano VII - N º 40

Município. Prefeitura Municipal de Santa Barbara - BA. Sexta-Feira - 13 de Abril de 2012 - Ano VII - N º 40 do Município Prefeitura Municipal de Santa Barbara - BA Sexta-Feira - - Ano VII - N º 40 PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA TOMADA DE PREÇOS Nº 01/2012 OBJETO: a execução de obras de reforma dos seguintes

Leia mais

MEMORIA DE CÁLCULO DOS QUANTITATIVOS

MEMORIA DE CÁLCULO DOS QUANTITATIVOS Estado do Rio Grande do Norte PREFEITURA MUNICIPAL DE CAICÓ Av. Cel. Martiniano, 993 Caicó (RN) CNPJ 08.096.570/0001-39 MEMORIA DE CÁLCULO DOS QUANTITATIVOS QUADRA COBERTA; 1-SERVIÇOS PRELIMINARES Locação

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO O

MEMORIAL DESCRITIVO O MEMORIAL DESCRITIVO O presente memorial tem por objetivo estabelecer requisitos técnicos, definir materiais e padronizar os projetos e execuções da obra localizada na Rua Jorge Marcelino Coelho, s/n, Bairro

Leia mais

Cliente: Exemplo 26/06/2012 Estado: TO 07:11:32. Estimativa Custo de Reforma. Resumo da Estimativa de Custos de Reforma Residencial por Ambiente

Cliente: Exemplo 26/06/2012 Estado: TO 07:11:32. Estimativa Custo de Reforma. Resumo da Estimativa de Custos de Reforma Residencial por Ambiente Cliente: Exemplo 26/06/2012 Estado: TO 07:11:32 Estimativa Custo de Reforma Resumo da Estimativa de Custos de Reforma Residencial por Ambiente Ambientes Custos Parcias Mão de Obra Material (%) 1 Sala de

Leia mais

FUNDAÇÃO PROFESSOR MARTINIANO FERNANDES- IMIP HOSPITALAR - HOSPITAL DOM MALAN

FUNDAÇÃO PROFESSOR MARTINIANO FERNANDES- IMIP HOSPITALAR - HOSPITAL DOM MALAN 25% 1.0 SERVIÇOS PRELIMINARES R$ 12.734,82 1.1 COTAÇÃO MOBILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS, FERRAMENTAS E PESSOAL. M² 200,00 2,57 3,21 642,50 1.2 74220/001 TAPUME DE CHAPA DE MADEIRA COMPENSADA, E= 6MM, COM PINTURA

Leia mais

PLANILHA DE QUANTITATIVOS E PREÇOS - DATA: 03/06/2013

PLANILHA DE QUANTITATIVOS E PREÇOS - DATA: 03/06/2013 IDENTIFICAÇÃO DA FIRMA PLANILHA DE QUANTITATIVOS E PREÇOS - DATA: 03/06/2013 OBRA REFORMA DO DEPRA Localização: AV. São Paulo-Bairro dos Estados-Paraíba-Brasil PREÇOS PROPOSTOS PREÇOS: SINAPI / C/BDI=

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO MEMORIAL DESCRITIVO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO MEMORIAL DESCRITIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO MEMORIAL DESCRITIVO Ampliação E.M.E.I. Manoel dos Santos Ribeiro Bairro José Alcebíades de Oliveira GENERALIDADES Execução por Empreitada Global O presente memorial

Leia mais

Prefeitura Muncipal de Porto Alegre Escola Municipal Vila Dique Nazaré

Prefeitura Muncipal de Porto Alegre Escola Municipal Vila Dique Nazaré BLOCO JARDIM 1. SERVIÇOS INICIAIS 1.1 LOCAÇÃO DE OBRA POR m2 CONSTRUÍDO M2 361,57 3,28 1.184,14 1.184,14 2. MOVIMENTOS DE TERRA 2.1 BALDRAME E BLOCOS DE FUNDAÇÃO 2.1.1 ESCAVAÇÃO MANUAL DE VALAS EM MAT.1ª

Leia mais

Residencial Recanto do Horizonte

Residencial Recanto do Horizonte MEMORIAL DESCRITIVO Residencial Recanto do Horizonte FUNDAÇÃO E ESTRUTURA As Fundações serão executadas de acordo com o projeto estrutural, elaborado de acordo com as normas técnicas pertinentes e baseadas

Leia mais

EMBRAPA - EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA MELHORIAS NA INFRAESTRUTURA DA EMBRAPA ALGODÃO. Item Discriminação 15 30 45 60 75 90

EMBRAPA - EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA MELHORIAS NA INFRAESTRUTURA DA EMBRAPA ALGODÃO. Item Discriminação 15 30 45 60 75 90 EMBRAPA - EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA MELHORIAS NA INFRAESTRUTURA DA EMBRAPA ALGODÃO Item Discriminação 15 30 45 60 75 90 1 SERVIÇOS GERAIS 1.1 ADMINISTRAÇÃO PROJETOS COMPLEMENTARES e "as

Leia mais

Planilha de Orçamento GLOBAL

Planilha de Orçamento GLOBAL Prefeitura Municipal de 1. SERVIÇOS INICIAIS.1 DEMOLICAO ESTRUTURA DE MADEIRA DE TELHADO.2 DEMOLICAO DE ALVENARIA DE TIJOLOS MACICOS (E=15CM).3 DEMOLICAO DE PISO DE TABUAS CORRIDAS.4 RETIRADA DE ESQUADRIAS.5

Leia mais

Planta Popular Pré Aprovada Tipo P-1

Planta Popular Pré Aprovada Tipo P-1 1 Planta Baixa A implantação da obra deverá respeitar: A existência da calçada; O afastamento frontal de 3,00m; Os afastamentos laterais de 1,50m; A garagem poderá se utilizar de 1/3 do afastamento frontal

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME SECRETARIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME MEMÓRIA DE CÁLCULO Objeto: Centro de Referência de Assistência Social CRAS Proprietário: Endereço: Área da Edificação: 165,30 m² Pavimento: Térreo

Leia mais

Prefeitura Muncipal de Porto Alegre Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo

Prefeitura Muncipal de Porto Alegre Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo BLOCO C 1. SERVIÇOS INICIAIS 1.1 LOCACAO DE OBRA POR m2 CONSTRUIDO M2 397,48 2,99 1.187,47 1.187,47 2. MOVIMENTOS DE TERRA 2.1 BALDRAME E BLOCOS DE FUNDAÇÃO 2.1.1 ESCAVACAO MANUAL DE VALAS EM MAT.1a CAT.,ATE

Leia mais

ITEM DISCRIMINAÇÃO DOS SERVIÇOS UNID. 1.00 SERVIÇOS PRELIMINARES 1.01 PLACA DE OBRA EM CHAPA DE ACO GALVANIZADO M2 6,00

ITEM DISCRIMINAÇÃO DOS SERVIÇOS UNID. 1.00 SERVIÇOS PRELIMINARES 1.01 PLACA DE OBRA EM CHAPA DE ACO GALVANIZADO M2 6,00 MEMORIAL DE CÁLCULO OBRA: AMPLIAÇÃO DA UNIDADE DE ATENDIMENTO NO DISTRITO DE RIO BRANCO LOCAL: ZONA RURAL, DISTRITO DE RIO BRANCO ÁREA: 77,05M² ITEM DISCRIMINAÇÃO DOS SERVIÇOS UNID. QUANT. 1.00 SERVIÇOS

Leia mais

OBRA: PROJETO BÁSICO COORDENADORIA ESTADUAL DE INFRAESTRUTURA/PAC

OBRA: PROJETO BÁSICO COORDENADORIA ESTADUAL DE INFRAESTRUTURA/PAC DESCRIÇÃO DO SERVIÇO UNID. OBRA: PROJETO BÁSICO COORDENADORIA ESTADUAL DE INFRAESTRUTURA/PAC SERVIÇOS PRELIMINARES 1.1 CANTEIRO DE OBRA E REQUISITOS GERAIS S73992/001 C 1.1.1 Locação da obra m² 192,65

Leia mais

Planilha Orçamento - GLOBAL

Planilha Orçamento - GLOBAL 2. SERVIÇOS PRELIMINARES 2. 1. ADMINISTRAÇÃO DA OBRA Planilha Orçamento - GLOBAL 2. 1. 1. DESPESAS COM PESSOAL CONTRAMESTRE 3,00 MS 2.940,96 8.822,88 0,00 0,00 8.822,88 - - 11.028,60 11.028,60 2. 2. MEDICINA

Leia mais

ANEXO - II. PLANILHA ESTIMATIVA DE PREÇOS E SERVIÇOS Preço Descrição Und Qnt

ANEXO - II. PLANILHA ESTIMATIVA DE PREÇOS E SERVIÇOS Preço Descrição Und Qnt FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO ASSESSORIA ESPECIAL DE ENGENHARIA PLANILHA ESTIMATIVA DE PREÇOS E SERVIÇOS Preço Descrição Und Qnt Preço Total Unitário

Leia mais

Planilha de Orçamento GLOBAL

Planilha de Orçamento GLOBAL 1. SERVIÇOS PRELIMINARES.1 LOCACAO DE OBRA POR M2 CONSTRUIDO Página 1 de 5 59,22 M2 1,69 1,97 100,08 116,66 216,74 Total de SERVIÇOS PRELIMINARES 100,08 116,66 216,74 2. FUNDAÇÕES.1 ESCAVACAO MANUAL DE

Leia mais

DEPARTAMENTO DE PATRIMÔNIO IMOBILIÁRIO DPI.E AHE SANTO ANTÔNIO CADERNO DE VALORES

DEPARTAMENTO DE PATRIMÔNIO IMOBILIÁRIO DPI.E AHE SANTO ANTÔNIO CADERNO DE VALORES UNITÁRIOS PARA CONSTRUÇÕES GRUPO 02 - CANTEIRO DE OBRA E MATERIAIS BÁSICOS 02520822 Abertura manual de poço de água e outros, Ø 1,20 m, prof. acima de 2 m m 172,73 02520821 Abertura manual de poço de água

Leia mais

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PLANILHA ORÇAMENTÁRIA 1.0 SERVIÇOS PRELIMINARES 7.992,27 1.1 74209/001 PLACA DE OBRA EM CHAPA DE ACO GALVANIZADO m2 3,91 289,92 1.133,59 1.2 73899/002 DEMOLICAO DE ALVENARIA DE TIJOLOS FURADOS S/REAPROVEITAMENTO

Leia mais

MEMORIAL DE CÁLCULO UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

MEMORIAL DE CÁLCULO UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE MANGUEIRA ITEM CÓDIGO FONTE ESPECIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS. 1 SERP SERVIÇOS PRELIMINARES 0011 DEMOLIÇÃO DE ALVENARIA 1.1 72214 SINAPI-ES Demolicao de alvenaria estrutural de blocos

Leia mais

Obra: Ampliação da E.M.E.I. Pequeno Polegar Endereço: Rua Pinheiro Machado, nº 568 - Não-Me-Toque/RS Área: 259,35 m² ÍTEM DISCRIMINAÇÃO CUSTO UNITÁRIO CUSTO CUSTO TOTAL UNID QUANT TOTAL Material MO UNITÁRIO

Leia mais

Composições de Serviços da Obra

Composições de Serviços da Obra Composições de Serviços da Obra Obra 1354 - Galpão de Concreto Pre-moldado 20x100m PD=5m - Parque de Exposição BDI não aplicado Encargos sociais 1,659 Etapa 002 - SERVIÇOS TÉCNICOS Subetapa 002.005 - PROJETOS

Leia mais

Placa de obra: Haverá a colocação em local visível de placa de obra, metálica, fixada em estrutura de madeira, conforme padrão fornecido SOP.

Placa de obra: Haverá a colocação em local visível de placa de obra, metálica, fixada em estrutura de madeira, conforme padrão fornecido SOP. MEMORIAL DESCRITIVO RECONSTRUÇÃO DO ALBERGUE JUNTO AO PRESIDIO ESTADUAL DE VACARIA RS. VACARIA RS. GENERALIDADES: Este Memorial Descritivo tem a função de propiciar a perfeita compreensão do projeto e

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO versão 04

MEMORIAL DESCRITIVO versão 04 MEMORIAL DESCRITIVO versão 04 Arquitetônico Hidrossanitário EMPREENDIMENTO: Edifício Residencial ÁREA CONSTRUIDA: 2.323,60 m² ÁREA DO TERRENO: 1.474,00 m² LOCALIZAÇÃO: Rua Ianne Thorstemberg, n 344 Bairro

Leia mais

2. INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS

2. INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS MEMORIAL DESCRITIVO Obra: Banheiros Públicos Rincão do Segredo Local: Rua Carlos Massman - Rincão do Segredo Alm. Tam. do Sul-RS Proprietário: Município de Almirante Tamandaré do Sul / RS 1. O presente

Leia mais

ANEXO I PLANILHA DE ORÇAMENTO OBRA: AMPLIAÇÃO E REFORMA DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE JUAZEIRO DO NORTE - CE

ANEXO I PLANILHA DE ORÇAMENTO OBRA: AMPLIAÇÃO E REFORMA DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE JUAZEIRO DO NORTE - CE ANEXO I PLANILHA DE ORÇAMENTO OBRA: AMPLIAÇÃO E REFORMA DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE JUAZEIRO DO NORTE - CE ITEM ESPECIFICAÇÃO DO SERVIÇO UNID QUANT P. UNIT TOTAL 1.0 OBRAS CIVIS 123.197,588 1.1 IMPLANTAÇÃO

Leia mais

2 Trabalhos Em Terra 2.1 Escavações manuais m³ 156,15 19,46 3.038,68 79517/1 15,57 2.2 Aterro compactado m³ 109,00 34,06 3.712,54 55.

2 Trabalhos Em Terra 2.1 Escavações manuais m³ 156,15 19,46 3.038,68 79517/1 15,57 2.2 Aterro compactado m³ 109,00 34,06 3.712,54 55. 1 Serviços Iniciais 1.1 Placa para obra m² 2,00 329,21 658,42 74209/1 263,37 1.2 Barracão de obra em chapa de mad. Compensada, telha 4 mm m² 24,00 173,43 4.162,32 74242/1 138,74 1.3 Locação da obra m²

Leia mais

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA FONTES DE : SINAPI REFERENCIAL 05/14, MERCADO UNITÁRIO TOTAL 1.00 ADMINISTRAÇÃO LOCAL R$ 4.086,08 1.1 Mestre de obras mês 2,00 R$ 17,22 R$ 34,44 22,53% R$ 42,19 SINAPI IS 4069 1.2 PPRA/PCMSO und 1,00 R$

Leia mais

Planilha Orçamentária

Planilha Orçamentária Ministério da Educação Obra: Proinfância - Espaço Educativo Infantil Tipo C BDI adotado Município: SALTO DO CÉU-MT 25% Endereço: Avenida Governador Pedro Pedrossian s/n Planilha Orçamentária ITEM DESCRIÇÃO

Leia mais

-, - SÃO JOSÉ DA LAPA-MG

-, - SÃO JOSÉ DA LAPA-MG .0.002.003.004 02 02.0 02.002 02.003 02.004 02.005 03 03.0 03.002 03.003 03.004 PRELIMINARES 2,91 5.187,89 Placa de obra em lona com impressão digital, instalada 0,23 402,57 Limpeza manual de terreno com

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE CATALÃO SECRETARIA DE 0BRAS 1.0 INTRODUÇÃO 2.0 DISPOSIÇÕES GERAIS

MEMORIAL DESCRITIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE CATALÃO SECRETARIA DE 0BRAS 1.0 INTRODUÇÃO 2.0 DISPOSIÇÕES GERAIS MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: Nova Instalação da SEMMAC LOCAL: Rua Dr. Lamartine Pinto de Avelar, 2338. Setor Ipanema. Catalão GO TIPO DE SERVIÇO: Reforma e Ampliação. 1.0 INTRODUÇÃO A finalidade do presente

Leia mais

PESQUISA DE PREÇOS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

PESQUISA DE PREÇOS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO PESQUISA DE PREÇOS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO FEVEREIRO 2008 RESULTADOS DE RIO BRANCO - ACRE Outras informações: (68) 3212-4200 / 3212-4246 / 3212-4284 Ano 04 - Nº. 37 1. OBJETIVO O objetivo desta pesquisa

Leia mais

Estado de Santa Catarina Prefeitura de São Cristóvão do Sul Secretaria Municipal de Obras Departamento Engenharia

Estado de Santa Catarina Prefeitura de São Cristóvão do Sul Secretaria Municipal de Obras Departamento Engenharia ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 1 ARQUITETURA 1.1 VEDAÇÕES 1.1.1 Alvenaria de Blocos Cerâmicos Tipo: 10x20x20 Aplicação: todas as Paredes internas e externas 1.2 ESQUADRIAS 1.2.1 Porta de madeira Compensada As

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO MEMORIAL DESCRITIVO 40ª CIRETRAN PRÉDIO-SEDE

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO MEMORIAL DESCRITIVO 40ª CIRETRAN PRÉDIO-SEDE MEMORIAL DESCRITIVO 40ª CIRETRAN PRÉDIO-SEDE Local: Município: Área Estim.: 271,18 m² Av. Cascavel, Quadra 39, Lote 14, Bairro Primavera II Primavera do Leste MT SETEMBRO / 2008 SUMÁRIO 1 INFORMAÇÕES GERAIS:

Leia mais

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA 1 1.1 ITEM DISCRIMINAÇÃO UNID QUANT P.UNIT.S/ BDI P.UNIT.C/ BDI ITEM S/ BDI ITEM C/BDI 1.1.1 Limpeza do terreno m2 24,99 1,84 2,37 45,98 59,23 1.1.2 Locação da obra m2 24,99 4,56 5,87 113,95 146,69 1.2

Leia mais

ORÇAMENTO ART/RRT Nº: RRT 0000001244017 BDI já incluso no orçamento: 26% 26 Tomador: MUNICIPIO DE PALMITAL - PR

ORÇAMENTO ART/RRT Nº: RRT 0000001244017 BDI já incluso no orçamento: 26% 26 Tomador: MUNICIPIO DE PALMITAL - PR 1 SERVIÇOS PRELIMINARES 5.108,23 1.1 Abrigo provisório c/ pavimento para alojamento e depósito m² 12,00 133,05 1.596,60 74209/1 1.2 Placa da obra - padrão governo federal m² 3,00 205,83 617,49 74210/1

Leia mais

Planilha Orçamentária proposta pela "Irmandade Santa Casa de Misericórdia D. Zilda Salvagni"

Planilha Orçamentária proposta pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia D. Zilda Salvagni Planilha Orçamentária proposta pela "Irmandade Santa Casa de Misericórdia D. Zilda Salvagni" Processo: 0369323-92/2011 - MINISTÉRIO DA SAÚDE Data do orçamento: 19/062013 Micípio: Taquaritinga/SP Mês do

Leia mais

CRITÉRIO DE MEDIÇÃO CRITÉRIO DE MEDIÇÃO 1 1.1. Ligação provisória de água para a obra e instalação sanitária provisória, pequenas obras Por unidade

CRITÉRIO DE MEDIÇÃO CRITÉRIO DE MEDIÇÃO 1 1.1. Ligação provisória de água para a obra e instalação sanitária provisória, pequenas obras Por unidade 1 1.1 INSTALAÇÃO DO CANTEIRO DE OBRA Abrigo provisório de adeira executada na obra para alojaento e depósitos de ateriais e ferraentas Pela área de projeção horizontal do abrigo. 1.2 Ligação provisória

Leia mais

PLANILHA DE SERVIÇOS GERAIS DE OBRA

PLANILHA DE SERVIÇOS GERAIS DE OBRA 1 PRELIMINARES 1.1 Instalações do canteiro de obra vb 1,00 5.000,00 5.000,00 90,09 1.2 Placa de obra 2,00m x 3,00m, conforme orietações da administração vb 1,00 550,00 550,00 9,91 SUB TOTAL PRELIMINARES

Leia mais

Planilha de Orçamento GLOBAL

Planilha de Orçamento GLOBAL Planilha de Orçamento GLOBAL 03/01/2014 Página 1 de 10 1. RECUPERAÇÃO DO TELHADO.1 RUFO PARA TELHA FIBROCIMENTO ONDULADA 146,00 M 23,38 1,53 3.413,48 223,38 3.636,86.2 CALHA BEIRAL CHAPA GALVANIZADA CORTE

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS Mod.: 00.76 Folha Timbrada Revisão 01 Mar/2011

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS Mod.: 00.76 Folha Timbrada Revisão 01 Mar/2011 ORÇAMENTO C/BDI Itens Descrição dos Serviços Unid. Quant. 1. DEMOLIÇÕES Preço Unitário R$ Preço Total R$ 1.1 De paredes de tijolos m³ 20 60,66 1.213,20 1.2 De alvenaria de pedra m³ 5 70,16 350,80 1.3 De

Leia mais

TOTAL DO ITEM 1 4.326,42

TOTAL DO ITEM 1 4.326,42 OBRA - CONSTRUÇÃO DE 40 BLOCOS RESIDENCIAIS PAGINA: 1 / 10 1 SERVIÇOS PRELIMINARES (Habitacao) 1.1 Locação da obra sem instrumento topográfico, considerada a projeção horizontal da área envolvente 349,19

Leia mais

3.2. VIGAS BALDRAME R$ 0,00 0,00 Forma plana chapa compensada plastificada, esp.= 3.2.1. 12mm util. 5x

3.2. VIGAS BALDRAME R$ 0,00 0,00 Forma plana chapa compensada plastificada, esp.= 3.2.1. 12mm util. 5x PLANILHA ORÇAMENTÁRIA UF: RS MUNICÍPIO: SÃO MIGUEL DAS MISSÕES Descrição do item Un de Valor Quant 1. SERVIÇOS PRELIMINARES Medida Unitário Total % 1.1. Abrigo provisório para alojamento e depósito m²

Leia mais

Num Discriminação Un Quantidade Preço Unitário Custo Parcial Custo Total

Num Discriminação Un Quantidade Preço Unitário Custo Parcial Custo Total 1. SERVIÇOS PRELIMINARES 1.1. Instalação da obra vb 1,00 1.2. Registro da obra nos órgãos competentes vb 1,00 1.3. Demolição de piso m2 145,27 1.4. Demolição de alvenaria m3 42,90 1.5. Demolições de instalações

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES CONCLUSÃO GINÁSIO LINHA MANGUEIRÃO MEMÓRIA DE CÁLCULO 1. SERVIÇOS GERAIS: MEMÓRIA DE CÁLCULO 1.1. Placa de Obra: 1,50 x 3,00 = 4,50m2 Conclusão Ginásio Linha Mangueirão 1.2. Demolição de Telhas Onduladas:

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul Municipio de Venâncio Aires

Estado do Rio Grande do Sul Municipio de Venâncio Aires MEMORIAL DESCRITIVO Obra: OBRAS CIVIS, REFORMA E INSTALAÇÕES - PMAT PAVIMENTO TÉRREO E SUPERIOR DA PREFEITURA MUNICIPAL Local: Rua Osvaldo Aranha-nº 634 Venâncio Aires EXECUÇÃO E SERVIÇOS A execução dos

Leia mais

Planilha1. Item Serviços Unid Quant R$ Unitário R$ TOTAL

Planilha1. Item Serviços Unid Quant R$ Unitário R$ TOTAL TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARÁ ASSESSORIA DE OBRAS REFORMA E ADEQUAÇÃO DO 3º E 4º PAVIMENTOS TCM/PA PLANILHA ORÇAMENTÁRIA 4º PAVIMENTO Item Serviços Unid Quant R$ Unitário R$ TOTAL

Leia mais

Prefeitura Municipal de Piratini

Prefeitura Municipal de Piratini MEMORIAL DESCRITIVO O presente Memorial Descritivo visa estabelecer as condições de materiais e execução referentes à construção de um Vestiário Esportivo, localizado na Av. 6 de julho s/n, em Piratini/RS,

Leia mais

ACABAMENTOS Revestimentos (Tipos de Acabamento e área em m²) Parede Teto Piso. (m²) (m) Tipo (m²) Tipo (m²) Tipo (m²) Tipo (m)

ACABAMENTOS Revestimentos (Tipos de Acabamento e área em m²) Parede Teto Piso. (m²) (m) Tipo (m²) Tipo (m²) Tipo (m²) Tipo (m) 1 de 13 Nome Ambientes Área Pédireito Sala sala 9,00 3,00 Quarto q2 9,00 3,00 Quarto q1 9,00 3,00 Cozinha/Área Serviço cozcopa ACABAMENTOS Revestimentos (Tipos de Acabamento e área em m²) Parede Teto Piso

Leia mais

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA Item Descrição dos serviços MÃO DE 1. SERVIÇOS PRELIMINARES 1. 1 SONDAGEM 1. 1. 1 SONDAGEM DE RECONHECIMENTO DO SUBSOLO COM TUBO DE REVESTIMENTO DIÂMETRO 21/2 M 42,00 - - - 43,50 43,50 1.827,00 TOTAL ITEM

Leia mais

Anexo X - Modelo de Planilha Orçamentária

Anexo X - Modelo de Planilha Orçamentária BLOCO 6 1. Serviços Iniciais 1.1 Locação por m2 construído m2 489 2,12 1.036,68 1.2 Limpeza permanente m2 400 3,22 1.287,60 1.3 Demolição prédio de madeira m2 288 71,27 20.527,01 1.4 Remoção de piso de

Leia mais

Rua Dante Francisco Zattera, Quadra 4907, lote 14, Loteamento Cidade Nova II. Bairro Distrito Industrial Caxias do Sul RS

Rua Dante Francisco Zattera, Quadra 4907, lote 14, Loteamento Cidade Nova II. Bairro Distrito Industrial Caxias do Sul RS MEMORIAL DESCRITIVO: APRESENTAÇÃO DO EMPREENDIMENTO: LOCALIZAÇÃO: Rua Dante Francisco Zattera, Quadra 4907, lote 14, Loteamento Cidade Nova II. Bairro Distrito Industrial Caxias do Sul RS DESCRIÇÃO: Edifício

Leia mais

RESIDENCIAL MIRANTE DO PARQUE

RESIDENCIAL MIRANTE DO PARQUE RESIDENCIAL MIRANTE DO PARQUE 1 Estrutura Acabamento externo: TORRE 5 100% executado 98% executado - Revestimento fachada; 100% concluído - Aplicação de textura; 100% concluído - Execução do telhado; 100%

Leia mais

RESIDENCIAL MIRANTE DO PARQUE

RESIDENCIAL MIRANTE DO PARQUE RESIDENCIAL MIRANTE DO PARQUE 1 Estrutura Acabamento externo SUMÁRIO DO PROJETO TORRE 5: 100% executado 95% executado - Revestimento fachada; - 100% concluído - Aplicação de textura; - 95% concluído -

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO NORMAS GERAIS:

MEMORIAL DESCRITIVO NORMAS GERAIS: MEMORIAL DESCRITIVO INFORMAÇÕES GERAIS: OBRA: REFORMA E ADAPTAÇÃO DE P.S.F. CIDADE/UF: GOIATUBA / GO DATA: ABRIL DE 2013. UNIDADE: RECREIO DOS BANDEIRANTES (307) NORMAS GERAIS: 1. Os materiais e serviços

Leia mais

VARA DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA PLANILHA DE ORÇAMENTO

VARA DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA PLANILHA DE ORÇAMENTO OBRA: REFORMA DA 01. SERVIÇOS INICIAIS 86.825,78 01.01 COMP 01 ADMINISTRAÇÃO LOCAL DA OBRA (ACOMPANHAMENTO TÉCNICO E VIGILÂNCIA) MÊS 3,00 20.923,38 4.902,35 25.825,73 77.477,19 01.02 74209/001 PLACA DE

Leia mais

MICROSSISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - TABOCAL 13.943,83 1.2 1.2.1

MICROSSISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA - TABOCAL 13.943,83 1.2 1.2.1 Adjudico o presente processo de acordo com proposta apresentada pela empresa TERRA CONSTRUÇÕES E SERVIÇOS LTDA, no processo licitatório que tem como objeto: Execução de serviços de construção de micro

Leia mais

TC042 CONSTRUÇÃO CIVIL IV AULA 5

TC042 CONSTRUÇÃO CIVIL IV AULA 5 TC042 CONSTRUÇÃO CIVIL IV AULA 5 DURAÇÃO DAS ATIVIDADES Como estimar a duração das atividades ou serviços? Existem duas formas básicas: Determina-se a quantidade de dias e a partir deste parâmetro compõe-se

Leia mais

Planilha de Orçamento GLOBAL

Planilha de Orçamento GLOBAL Município de 1. SERVIÇOS INICIAIS.1 PLACA DE OBRA.2 REMOÇÃO DE ESTRUTURA METÁLICA.3 LOCACAO DE OBRA POR M2 CONSTRUIDO Página 1 de 5 2,00 M2 137,50 16,88 275,00 (25,00%) 33,76 (25,00%) 308,76 175,00 M2

Leia mais

INSTRUÇÕES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PARA CONTRATAÇÃO DE OBRAS

INSTRUÇÕES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PARA CONTRATAÇÃO DE OBRAS INSTRUÇÕES BÁSICAS PARA ELABORAÇÃO DE PLANILHA ORÇAMENTÁRIA PARA CONTRATAÇÃO DE OBRAS DIRETRIZES BÁSICAS O orçamento de uma obra compõe-se de um conjunto de elementos capazes de quantificar e customizar

Leia mais

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA. ento 5 C1630 LOCAÇÃO DA OBRA - EXECUÇÃO DE GABARITO M E D I Ç Õ E S: 4,90 8,110 39,74

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA. ento 5 C1630 LOCAÇÃO DA OBRA - EXECUÇÃO DE GABARITO M E D I Ç Õ E S: 4,90 8,110 39,74 N. Ord. CÓDIGO DESCRIÇÃO da OBRA Quantidade VALORES 5 C1630 LOCAÇÃO DA OBRA - EXECUÇÃO DE GABARITO 4,90 8,110 39,74 7 C1256 ESCAVAÇÃO MANUAL CAMPO ABERTO EM TERRA ATÉ 2M SOMAM M2 39,74 3,48 138,30 SERVIÇOS

Leia mais

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA BÁSICA E ESTIMATIVA

PLANILHA ORÇAMENTÁRIA BÁSICA E ESTIMATIVA IVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS CISAL CONTRATANTE: IVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS - CISAL FONTE DE CONSULTA DE PREÇOS ITÁRIOS: - AGO / 2013, AGO / 2013 E COMPOSIÇÕES

Leia mais

PLANILHA - REFORMA FAZENDA NHUMIRIM - TP Nº 001.2007.xls. Página 1 de 18

PLANILHA - REFORMA FAZENDA NHUMIRIM - TP Nº 001.2007.xls. Página 1 de 18 Obra: EMBRAPA - EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA OBRAS NA FAZENDA NHUMIRIM Data: JULHO DE 2.007 Local: KM 90 ESTRADA PORTO DA MANGA - FAZENDA NHUMIRIM AMPLIAÇÃO DO ALOJAMENTO MAT. M.O 1 INSTALAÇÃO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE SUPERINTENDÊNCIA DE ARQUITETURA ENGENHARIA PROCURADORIA GERAL UFF

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE SUPERINTENDÊNCIA DE ARQUITETURA ENGENHARIA PROCURADORIA GERAL UFF SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE SUPERINTENDÊNCIA DE ARQUITETURA ENGENHARIA PROCURADORIA GERAL UFF MÊS DE REFERÊNCIA JULHO/ 2015 BDI 20% Item Discriminação Unid. Quant. 1 SERVIÇOS

Leia mais

TERMO DE ABERTURA DE PROCESSO ADMINISTRATIVO COM FINS DE LICITAÇÃO

TERMO DE ABERTURA DE PROCESSO ADMINISTRATIVO COM FINS DE LICITAÇÃO TERMO DE ABERTURA DE PROCESSO ADMINISTRATIVO COM FINS DE LICITAÇÃO Pelo presente termo, em cumprimento ao disposto no art. 38, da Lei Federal 8666/93 Lei das Licitações, DECLARO aberto o Processo Administrativo

Leia mais

Obra: Ampliação Câmara de Vereadores Local : VRS- 801 Almirante Tamandaré do Sul - RS Proprietário: Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré do Sul

Obra: Ampliação Câmara de Vereadores Local : VRS- 801 Almirante Tamandaré do Sul - RS Proprietário: Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré do Sul MEMORIAL DESCRITIVO Obra: Ampliação Câmara de Vereadores Local : VRS- 801 Almirante Tamandaré do Sul - RS Proprietário: Prefeitura Municipal de Almirante Tamandaré do Sul 1. O presente memorial tem por

Leia mais

ANEXO IV PREÇOS ORIENTATIVOS EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº. 002/2015

ANEXO IV PREÇOS ORIENTATIVOS EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº. 002/2015 ANEXO IV PREÇOS ORIENTATIVOS EDITAL DE O valor global estimado para a contratação dos serviços objeto desta licitação é de R$ 534.931,91 (Quinhentos e trinta e quatro mil, novecentos e trinta e um reais

Leia mais

3.4 REVISÃO NAS CALHAS E TUBOS DE DESCIDA DE AGUA PLUVIAIS E INSTALAÇÃO DE RALOS TIPO ABACAXI vb 1,00 1.560,00 2.100,00 3.

3.4 REVISÃO NAS CALHAS E TUBOS DE DESCIDA DE AGUA PLUVIAIS E INSTALAÇÃO DE RALOS TIPO ABACAXI vb 1,00 1.560,00 2.100,00 3. Planilha Orçamentaria sintética UNIDADE DO BRB: AGÊNCIA ANAPOLIS Obra/Serviço: REFORMA DA FACHADA Endereço: Rua 15 de Dezembro, nº 50, Centro ANÁPOLIS/GO ANEXO II DATA: 04/01/11 Nº OS: 119/2009 REVISÃO:

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE IPATINGA

CÂMARA MUNICIPAL DE IPATINGA CÂMARA MUNICIPAL DE IPATINGA REFORMA DO PRÉDIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE IPATINGA MEMORIAL TÉCNICO DESCRITIVO Introdução O presente memorial descritivo tem por finalidade definir os trabalhos de Reforma Câmara

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO REFORMA E ADAPTAÇÃO DO 2 PELOTÃO/2 CIA DO 5º BATALHÃO DO CBMMG PARA IMPLANTAÇÃO DE BASE DESCENTRALIZADA DO SAMU - 192

MEMORIAL DESCRITIVO REFORMA E ADAPTAÇÃO DO 2 PELOTÃO/2 CIA DO 5º BATALHÃO DO CBMMG PARA IMPLANTAÇÃO DE BASE DESCENTRALIZADA DO SAMU - 192 MEMORIAL DESCRITIVO REFORMA E ADAPTAÇÃO DO 2 PELOTÃO/2 CIA DO 5º BATALHÃO DO CBMMG PARA IMPLANTAÇÃO DE BASE DESCENTRALIZADA DO SAMU - 192 CONSIDERAÇÕES GERAIS O presente memorial tem por objetivo especificar

Leia mais

Especificações 1- DESCRIÇÃO BÁSICA 2- TERRENO 3- FUNDAÇÃO

Especificações 1- DESCRIÇÃO BÁSICA 2- TERRENO 3- FUNDAÇÃO Especificações 1- DESCRIÇÃO BÁSICA As Casas Pré-Fabricadas em concreto PRATICASAREAL / PORTO REAL são instaladas em terreno plano compactado, com fundação direta por coluna e estruturada em colunas de

Leia mais

DETERMINAÇÃO DE UM CUSTO UNITÁRIO BÁSICO PARA EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS UNIFAMILIARES NO MUNICÍPIO DE JACINTO MACHADO SC

DETERMINAÇÃO DE UM CUSTO UNITÁRIO BÁSICO PARA EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS UNIFAMILIARES NO MUNICÍPIO DE JACINTO MACHADO SC DETERMINAÇÃO DE UM CUSTO UNITÁRIO BÁSICO PARA EDIFICAÇÕES RESIDENCIAIS UNIFAMILIARES NO MUNICÍPIO DE JACINTO MACHADO SC RESUMO Bruno Pereira Alexandre (1), Mônica Elizabeth Daré (2) UNESC Universidade

Leia mais

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE DE MIMOSO DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

ESTADO DO ESPÍRITO SANTO FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE DE MIMOSO DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 1 SERP SERVIÇOS PRELIMINARES. 0011 DEMOLIÇÃO DE ALVENARIA 74220 Tapume de vedação. Tapume de chapa de madeira compensada, 6mm - pintura e 1.1 74220/001 SINAPI-ES cal. 2 SERT SERVIÇOS TÉCNICOS. 008 Locação.

Leia mais

MUNICÍPIO DE ILHA COMPRIDA

MUNICÍPIO DE ILHA COMPRIDA MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: REFORMA, ADEQUAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA CRECHE CRIANÇA FELIZ LOCAL: BALNEÁRIO ICARAÍ DE IGUAPE 1. Descrição As adequações e ampliações da Creche Criança feliz visam melhorar o atendimento

Leia mais

ANEXO 1 DO TEMO DE REFERÊNCIA

ANEXO 1 DO TEMO DE REFERÊNCIA ITENS DISCRIMINAÇÃO DOS SERVIÇOS UN QUANT 1.0 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8 1.9 1.10 1.11 1.12 1.13 1.14 1.15 1.16 1.17 1.18 1.19 1.20 SERVIÇOS PRELIMINARES Mobilização e desmobilização do canteiro de

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA www.pmvc.com.br

PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA www.pmvc.com.br Obra: Construção de quadra coberta com vestiário (25,80x38m) Município: Vitória da Conquista Endereço: Escola Municipal Zélia Saldanha - Povoado de Simão PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA www.pmvc.com.br

Leia mais

Veja os custos detalhados dessa obra com aproximadamente 450 m². Recepção Esterilização Assepsia. Lixo. Despensa Ambulatório Farmácia Consultório

Veja os custos detalhados dessa obra com aproximadamente 450 m². Recepção Esterilização Assepsia. Lixo. Despensa Ambulatório Farmácia Consultório Clínica veterinária Veja os custos detalhados dessa obra com aproximadamente 450 m² Corte AA B Recepção Esterilização Assepsia Sala de curativos Lavanderia Canil Corte BB A Lavagem Sala de espera Jardim

Leia mais

Condomínio de casas. Veja os custos detalhados dessa obra com 1.220,70 m². Características

Condomínio de casas. Veja os custos detalhados dessa obra com 1.220,70 m². Características Condomínio de casas Veja os custos detalhados dessa obra com 1.220,70 m² Características Empreendimento > Área construída de 1.220,70 m² > Casas padrão médio com dois pavimentos > Casas localizadas em

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação Ministério da Educação Obra: CONSTRUÇÃO DE QUADRA COBERTA COM VESTIÁRIO (25,80x38m) Município: Senador Pompeu Endereço: Rua SDO S/N - LOCALIDADE DE KM 27 - Zona Rural do Município Memorial de Cálculo 1

Leia mais

Planilha Orçamentária

Planilha Orçamentária 1. FACHADA SUL-LESTE/CHURRASQUEIRA.1 DEMOLICAO DE ALVENARIA DE TIJOLOS FURADOS 10,24 M2 5,32 54,48.2 DEMOLICAO DE MESA E BANCOS DE CONCRETO 0,70 M3 168,75 118,12.3 DEMOLICAO DE COBERTURA COM TELHAS FIBROCIMENTO

Leia mais

PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS UNITÁRIOS E GLOBAIS

PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS UNITÁRIOS E GLOBAIS 1.0 PRÉDIO DA UL 1.1 DEMOLIÇÕES E RETIRADAS 01.03.14 1.1.1 Retirada de piso em paviflex m2 59,30 8,70 515,91 DEOSP/RO 01.03.32 1.1.2 Retirada de aparelhos sanitários de louças/ferro 5,00 11,63 58,15 DEOSP/RO

Leia mais

Fluxo de caixa desde Dom 10/10/10 GP5 - Cronograma 201010010

Fluxo de caixa desde Dom 10/10/10 GP5 - Cronograma 201010010 Jun/10 Jul/10 Ago/10 Set/10 Out/10 Nov/ Projeto GP5: Casa Popular Gerenciamento de Projetos 1ª Entrega Project Charter do Projeto Pesquisar sobre o Projeto R$ 5.754,38 R$ 1.912,50 Descrever o Project Charter

Leia mais

Casa Santista. Memorial Descritivo

Casa Santista. Memorial Descritivo Casa Santista Memorial Descritivo 1-FUNDAÇÕES: Serão executadas brocas com até 1,50 metros de profundidade, e vigas baldrame de concreto armado sob alvenaria de nivelamento chapiscada, contra piso em concreto,

Leia mais

Aula 7. Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas DECIV. Gestão de Obras em Construção Civil

Aula 7. Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas DECIV. Gestão de Obras em Construção Civil Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas DECIV CIV 431 Aula 7 POLÍTICAS ADMINISTRATIVAS DE OBRAS RESIDÊNCIAIS Caso Real ORGANOGRAMA DA OBRA SUPERINTENDENTE APOIO CDP CONTROLE PRODUÇÃO ADM. CONTRATO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ESTAÇÃO. Planilha Orçamentária ITEM DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS UNID. QUANT. PR. UNIT.(R$) VALOR (R$)

PREFEITURA MUNICIPAL DE ESTAÇÃO. Planilha Orçamentária ITEM DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS UNID. QUANT. PR. UNIT.(R$) VALOR (R$) 1.0 1.1 Placa de obra em chapa de aço galvanizado m² 1,00 245,51 245,51 1.2 Locação da obra através de gabarito de tábuas corridas pontaletadas m² 52,00 5,80 301,60 1.3 Ligação provisória de energia elétrica

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAÇADOR SECRETARIA MUNICPAL DE EDUCAÇÃO MEMORIAL DESCRITIVO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAÇADOR SECRETARIA MUNICPAL DE EDUCAÇÃO MEMORIAL DESCRITIVO MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: REFORMA DA ESCOLA ALCIDES TOMBINI LOCALIZAÇÃO: Rua Augusto Driessen Bairro: Sorgatto 1. DEMOLIÇÕES Todas as paredes internas dos banheiros deverão ser demolidas. Todo o revestimento

Leia mais

Insumo/Aux. Descrição Unidade Coeficiente Preço Unitário Preço Total

Insumo/Aux. Descrição Unidade Coeficiente Preço Unitário Preço Total COMPOSIÇÃO ANALÍTICA DE PREÇO UNITÁRIO Cliente: Edificações Obra: CENTRO DE TREINAMENTO OFICIAL DO PARI Local: VÁRZEA GRANDE - MT 1 Estaca raiz diâmetro de 200mm M 1 0102015 Ferreiro (sgsp) H 0,847272

Leia mais

Id Nome da tarefa Trabalho Duração Início Término Predecessoras Nomes dos recursos

Id Nome da tarefa Trabalho Duração Início Término Predecessoras Nomes dos recursos 0 Cronograma A CASA 16.263 hrs 654 dias Ter 01/09/09 Qui 12/04/12 1 1 Gerenciamento do Projeto 904 hrs 56,5 dias Ter 01/09/09 Seg 23/11/09 2 1.1 Gerenciamento de Integrações 32 hrs 2 dias Ter 01/09/09

Leia mais

Setembro de 2014 / Montes Claros, MG

Setembro de 2014 / Montes Claros, MG MEMORIAL DESCRITIVO REFORMA - ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA SIMONE SOARES/ MONTES CLAROS-MG Setembro de 2014 / Montes Claros, MG SUMÁRIO 01. CONSIDERAÇÕES INICIAIS... 02 02. SERVIÇOS PRELIMINARES... 02 03.

Leia mais