RELATÓRIO DE BOLSISTA DO PPGHC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO DE BOLSISTA DO PPGHC"

Transcrição

1 1 RELATÓRIO DE BOLSISTA DO PPGHC A função da Comissão de Bolsas do PPGHC é avaliar o desempenho dos bolsistas do Programa. As avaliações são feitas através dos relatórios dos bolsistas e dos pareceres dos seus respectivos orientadores entregues na Secretaria do PPGHC nos prazos estipulados pela Comissão. A Comissão de Bolsas tem autoridade para indicar nomes de alunos para novas bolsas, assim como para cancelar bolsas, uma vez realizada a avaliação, dentro dos critérios aprovados no Colegiado do PPGHC. Segundo decisão da Comissão de Bolsas do PPGHC, todos os bolsistas do PPGHC deverão entregar relatório de suas atividades durante a vigência da bolsa, no ano de 2017, na Secretaria do PPGHC, até o dia 7 de fevereiro de 2018, às 15 horas. Segundo as Normas para elaboração de Relatório de Bolsista do PPGHC, aprovadas pelo seu Colegiado, o relatório deverá conter: I) Parecer substantivo do orientador. Solicita-se aos orientadores que OBRIGATORIAMENTE preencham o formulário anexo Parecer do Orientador do Bolsista. O parecer deve ser entregue em envelope fechado, assinado pelo orientador e datado, preservando assim o sigilo do documento emitido. O orientador deve estar comprometido com o Relatório do Bolsista, tendo lido e aprovado o Relatório; caso isso não aconteça, o aluno correrá o risco de perder a bolsa. II) Os professores de alunos bolsistas do PPGHC devem lançar suas notas antes da data de entrega do relatório na Secretaria do PPGHC para avaliação dos bolsistas (08/02/2018), medida necessária para que a Comissão possa realizar tal avaliação. III) Relatório substantivo do bolsista, de acordo com o Esquema para Relatório de Bolsistas do PPGHC (o Relatório deve seguir rigorosamente o Esquema abaixo, evitando-se a inclusão de outras informações e não deixando de anexar todos os comprovantes solicitados, que devem ser apensados ao relatório): ESQUEMA PARA RELATÓRIO DE BOLSISTAS DO PPGHC / IH / UFRJ IDENTIFICAÇÃO: 1. Nome: 2. Bolsa: (Órgão de fomento ) 3. Orientador: Prof.(a) Dr.(a) 4. Ano de Entrada no PPGHC: 5. Declaração de vínculo (formulário anexo) I - DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA: 1. Estado atual da pesquisa: 1.1. Apresentar o título da pesquisa Identificar o estágio do projeto no qual se encontra.

2 Detalhar dados, inferências e correlações estabelecidas com as hipóteses (do projeto ou da dissertação). 2. Cronograma: 2.1 Identificar em que etapa a pesquisa se encontra, tendo como referência o cronograma inicial. Caso um novo cronograma tenha sido formulado, apresentá-lo, destacando as justificativas da mudança, além de identificar em que etapa da pesquisa se encontra tendo como referência o atual cronograma. Incluir no cronograma a previsão de data para o exame de qualificação. 2.2 Projetar as próximas etapas, tendo como referência o cronograma inicial ou o novo cronograma. II - ATIVIDADES CURRICULARES: 1. Disciplinas realizadas no PPGHC e/ou em outros Programas de Pós-graduação reconhecidos pela CAPES: apresentar as disciplinas já cursadas, mostrando em linhas gerais sua participação, os seus trabalhos e as notas obtidas. 2. Avaliar a interação entre o seu projeto e as disciplinas cursadas. Nota: Este item do relatório deve ter entre 2 e 3 laudas (espaço 1,5, Times New Roman, fonte 12). III - ATIVIDADES INTEGRADAS À PESQUISA: 1. Congressos e simpósios: identificar dados do evento (local, período, promotor) e inserir a comunicação. 2. Cursos extra-classe: identificar o título, carga horária e os professores que proferiram o curso, vinculados à pesquisa, inclusive os de língua estrangeira. 3. Estágios: identificar as atividades realizadas em escolas especializadas e bibliotecas. 4. Debates: fornecer informações sobre a participação como ouvinte ou não em debates acadêmicos. 5. Organização e coordenação de eventos: indicar o objetivo do evento, o dia, o lugar e a carga horária. 6. Reuniões no Laboratório / Grupo de Pesquisa: identificar, em linhas gerais, o que foi debatido e discutido. Nota: Apresentar todos os certificados comprobatórios da participação em todas as atividades listadas. IV - PARTICIPAÇÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO OU INTEGRAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO COM O CURSO DE GRADUAÇÃO: 1. Aulas na graduação: fornecer informações sobre eventuais participações na preparação de aulas relacionadas a sua pesquisa (dia, título da aula, nome da disciplina e responsável pela disciplina). 2. Orientação na graduação: fornecer informações sobre: 1. atividades de orientação de seminários aos alunos da graduação para trabalho final de curso ou para monografia; 2. textos que traduziu para os alunos da graduação.

3 3 3. Conforme decisão do colegiado do PPGHC, o estágio docência é obrigatório para todos os bolsistas. É necessário informar no relatório e no parecer do orientador a realização do estágio docência ou a data prevista para sua realização. 4. Será aceito como estágio docência a atividade do bolsista em laboratório do Instituto de História (IH). Nota: Especificar a realização de estágio docência: mestrandos (durante o primeiro ano). V - PUBLICAÇÕES: fornecer todas as indicações de referência bibliográfica: - Livro e capítulo de livro: xerox da folha de rosto, índice completo da publicação e primeira página do texto. - Artigo: xerox da folha de rosto da revista, índice completo da revista e primeira página do artigo (também de revista eletrônica). Nota: Somente serão contabilizados na produção dos bolsistas artigos publicados em revistas que disponham de ISSN. As publicações em blogs não será contabilizadas. SERÁ DESCONTADO UM PONTO NA AVALIAÇÃO DE PUBLICAÇÕES CASO O BOLSISTA NÃO COMPROVE A PUBLICAÇÃO DE PELO MENOS UM ARTIGO OU UM CAPÍTULO DE LIVRO POR ANO. VI - MÊS E ANO PREVISTOS PARA A DEFESA DA DISSERTAÇÃO OU TESE: Os bolsistas de doutorado têm 48 meses e os de mestrado 24 meses para realizar a defesa de suas teses e dissertações independentemente de quando começaram a receber a bolsa. Após o encerramento do prazo, o PPGHC concede até um mês de tolerância para a efetivação da defesa. OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: OBSERVAÇÃO Nº 1 PARA OS BOLSISTAS DE OUTRAS AGÊNCIAS (que não a CAPES): Os bolsistas de outras agências de fomento (que não a CAPES) deverão entregar à Comissão de Bolsas do PPGHC cópia do relatório encaminhado à sua agência financiadora. OBSERVAÇÃO N 2 TODOS OS BOLSISTAS DEVEM INCLUIR NO RELATÓRIO CÓPIA DO CURRÍCULO LATTES E DO HISTÓRICO ESCOLAR. OBSERVAÇÃO N 3 MESMO OS BOLSISTAS QUE RECEBERAM BOLSA RECENTEMENTE DEVERÃO APRESENTAR RELATÓRIO DE SUAS ATIVIDADES NO PERÍODO TRANSCORRIDO. OBSERVAÇÃO Nº 4 Na avaliação dos bolsistas de mestrado e doutorado, a nota mínima para manutenção da bolsa será 8,0. Avaliação B em uma disciplina acarretará a perda de 1,0 ponto; avaliação C em uma disciplina acarretará a perda de 2,0 pontos no item nº2 (Atividades curriculares). OBSERVAÇÃO Nº 5 Conforme decisão do colegiado do PPGHC, as bolsas novas concedidas ao Programa serão destinadas aos alunos colocados nos primeiros lugares, em ordem classificatória, ingressos no PPGHC.

4 4 OBSERVAÇÃO Nº 6 Os relatórios de bolsistas com teses e dissertações CONCLUÍDAS devem incluir um exemplar da tese ou dissertação e informar as atividades integradas à pesquisa, assim como as publicações realizadas, apresentando os respectivos comprovantes. Estas informações são importantes para a elaboração do Relatório Sucupira da CAPES. OBSERVAÇÃO Nº 7 - O Relatório do bolsista deve ser elaborado rigorosamente de acordo com as normas acima apresentadas, evitando-se a inclusão de outras informações, mas não deixando de anexar todos os comprovantes solicitados, que devem ser apensados em separado do relatório. OBSERVAÇÃO Nº 8 - As publicações anexadas ao relatório do bolsista devem constar de cópia da capa, índice e primeira página. OBSERVAÇÃO Nº 9 Caso o Relatório do bolsista ou o Parecer do orientador caiam em exigência, o bolsista ou o orientador terão 48 horas para sanar tais exigências. OBSERVAÇÃO Nº 10 - Os bolsistas poderão encaminhar recurso no prazo de 48 horas.. Rio de Janeiro, Novembro de A Comissão de Bolsas do PPGHC TABELA DE AVALIAÇÃO PARA MESTRADO E DOUTORADO, APROVADA PELA COMISSÃO DE BOLSAS EM REUNIÃO REALIZADA NO DIA 17 DE AGOSTO DE 2011 E CONSIDERADA ADEQUADA PARA O ANO DE CRITÉRIOS PONTUAÇÃO 1) Desenvolvimento da pesquisa e cronograma 2,5 2) Atividades curriculares 2,0 3) Atividades integradas à pesquisa 2,0 4) Participação nos cursos de graduação ou integração pós-graduação com o curso de graduação 5) Publicações de livros, capítulos de livros, artigos, textos completos em anais, resumos ou resumos ampliados 1,0 2,5 TOTAL DE PONTOS 10,0

5 5 PARECER DO(A) ORIENTADOR(A) DE BOLSISTA / ANO DE AVALIAÇÃO: IDENTIFICAÇÃO Orientador(a): Início da orientação: Bolsista: ( ) Mestrado ( ) Doutorado Tipo de bolsa: ( ) pelo PPGHC ( ) por outro Programa Período ingresso PPGHC: Período concessão bolsa: DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA Estado atual da pesquisa: Cronograma: ( ) no prazo ( ) fora do prazo Justificativa: Qualificação: ( ) S ( ) N Previsão p/ realização: Defesa: ( ) S ( ) N Previsão p/ realização: ATIVIDADES CURRICULARES Avaliação das disciplinas cursadas no ano: ( ) apenas conceito "A" ( ) algum conceito abaixo de "A" ATIVIDADES INTEGRADAS À PESQUISA Eventos: Nº ouvinte: Nº apresentação trabalho: Nº organização / coordenação: Outra(s) atividade(s) do bolsista (cursos extra-classe, estágios de pesquisa, laboratório...): PARTICIPAÇÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO OU INTEGRAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO COM O CURSO DE GRADUAÇÃO Estágio docente: ( ) S ( ) N Previsão p/ realização: Aula na graduação: ( ) S ( ) N Orientação na graduação: ( ) S ( ) N PUBLICAÇÕES Nº resumos: Nº textos em anais: Nº capítulos de livro: Nº de livros: Nº de artigos: ISSN: ( ) S ( ) N AVALIAÇÃO DO RELATÓRIO DO BOLSISTA Aprovação do Relatório ( ) S ( ) N Justificativa: Data: Assinatura:

Folha de Rosto contendo informações gerais; Condição atual da pesquisa; Relatório das atividades acadêmicas e científicas.

Folha de Rosto contendo informações gerais; Condição atual da pesquisa; Relatório das atividades acadêmicas e científicas. RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DE BOLSISTAS CAPES/CNPq O Relatório de atividades a ser produzido pelos/as bolsistas juntamente com seu/sua orientador/a cumpre uma função pedagógica para fins de acompanhamento

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM CURSO MESTRADO PROFISSIONAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM CURSO MESTRADO PROFISSIONAL UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM CURSO MESTRADO PROFISSIONAL Instrução normativa nº 006/2014 institui a regulamentação para a apresentação

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA UNICAMP NORMAS INTERNAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA UNICAMP NORMAS INTERNAS 1. PRAZOS PARA TITULAÇÃO E PARA A REALIZAÇÃO DOS EXAMES DE QUALIFICAÇÃO internas vigentes sobre os prazos para titulação e para a realização do Exame de Qualificação ao Mestrado e ao Doutorado. As normas

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo EDITAL DE BOLSA DE ESTUDOS - 1º SEMESTRE/2015 A Comissão de Bolsas do Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo torna público, por meio do presente edital,

Leia mais

RESOLUÇÃO* Nº 001/2015, DO COLEGIADO DO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO

RESOLUÇÃO* Nº 001/2015, DO COLEGIADO DO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA INSTITUTO DE LETRAS E LINGUÍSTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO Av. João Naves de Ávila, 2121 Campus Sta. Mônica, Bl.G

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PROGRAMA DE MESTRADO ACADÊMICO EM DIREITO - PPGDir COLEGIADO DE CURSO RESOLUÇÃO 01/2016 ATIVIDADES COMPLEMENTARES

CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS PROGRAMA DE MESTRADO ACADÊMICO EM DIREITO - PPGDir COLEGIADO DE CURSO RESOLUÇÃO 01/2016 ATIVIDADES COMPLEMENTARES RESOLUÇÃO 01/2016 ATIVIDADES COMPLEMENTARES O Colegiado do Curso de Mestrado Acadêmico em Direito da Universidade de Caxias do Sul, no exercício das atribuições que lhe confere o regulamento do Programa

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS Art. 1º - Este Regulamento visa normatizar as Atividades Complementares do Curso de História. Parágrafo único As Atividades Complementares

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo EDITAL DE BOLSA DE ESTUDOS - 1º SEMESTRE/2016 A Comissão de Bolsas do Programa de Estudos Pós-Graduados em Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo torna público, por meio do presente edital,

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DEMANDA SOCIAL/2017

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DEMANDA SOCIAL/2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSAS DEMANDA SOCIAL/2017 O Programa de Pós-Graduação

Leia mais

RESOLUÇÃO CPG/IESA Nº 01/2012

RESOLUÇÃO CPG/IESA Nº 01/2012 RESOLUÇÃO CPG/IESA Nº 01/2012 Normatiza o ingresso no pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Geografia. A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Geografia (CPG) do Instituto de Estudos Socioambientais

Leia mais

Universidade Federal do Oeste do Pará PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA

Universidade Federal do Oeste do Pará PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA Universidade Federal do Oeste do Pará PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA 1. Quais são os requisitos para obtenção de bolsa monitoria? a) o discente deve estar regularmente matriculado no período letivo em

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Secretaria Acadêmica Processamento de Dissertações e Teses

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Secretaria Acadêmica Processamento de Dissertações e Teses 1 Procedimentos para depósito dos exemplares de Dissertação e Tese 1. Da apresentação do Trabalho 1.1. Capa A capa deverá conter os elementos essenciais para a identificação do trabalho, a saber: I. -

Leia mais

EDITAL Nº 02/2016. O Programa não tem o compromisso de preencher todas as vagas.

EDITAL Nº 02/2016. O Programa não tem o compromisso de preencher todas as vagas. EDITAL Nº 02/2016 O torna público que receberá a documentação dos candidatos ao PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O NÍVEL DE (Ingresso 2017-1), no período de 05/12/2016 a 07/12/2016, das 8h30min às 12h30min e das

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 032/07 CONSUNI

RESOLUÇÃO Nº 032/07 CONSUNI RESOLUÇÃO Nº 032/07 CONSUNI APROVA O REGULAMENTO QUE NORMATIZA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS. A Presidente do Conselho Universitário CONSUNI

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

Leia mais

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES-MEC-2013

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES-MEC-2013 EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES-MEC-2013 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto FFCLRP da

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR PROFISSIONALIZANTE

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR PROFISSIONALIZANTE NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR PROFISSIONALIZANTE 1. O Relatório do Estágio Curricular Profissionalizante deverá obedecer ao tamanho de papel A4 (21,0 x 29,7 cm). 2. Na elaboração

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Pró-Reitoria de Graduação Campus Diadema-Departamento de Ciências Biológicas

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo Pró-Reitoria de Graduação Campus Diadema-Departamento de Ciências Biológicas Regulamento das Atividades Acadêmico-Científico e Culturais Normatização Regulamenta as atividades acadêmico-científicoculturais do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, UNIFESP, Diadema. Art. 1º.

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A DEFESA DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO (QUALIFICAÇÃO)

ORIENTAÇÕES PARA A DEFESA DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO (QUALIFICAÇÃO) ORIENTAÇÕES PARA A DEFESA DE PROJETO DE DISSERTAÇÃO (QUALIFICAÇÃO) A Defesa de Projeto de Dissertação consiste na elaboração e apresentação oral, perante banca examinadora, do projeto de pesquisa que será

Leia mais

MINUTA DE REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO DA FCHS TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

MINUTA DE REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO DA FCHS TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES MINUTA DE REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO DA FCHS Aprovado pela Congregação em 01/03/2011 TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Este regulamento normatiza o cumprimento

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 020/2015 DE 05 DE MARÇO DE 2015

RESOLUÇÃO Nº 020/2015 DE 05 DE MARÇO DE 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 020/2015 DE 05

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

Leia mais

6. PROCESSO PARA EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA

6. PROCESSO PARA EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA 6. PROCESSO PARA EXPEDIÇÃO DE DIPLOMA Após finalizado o curso, o aluno deve solicitar seu diploma à secretaria do Programa, que providenciará a abertura de um processo de solicitação de expedição de diploma,

Leia mais

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO Art. 1º Com base no disposto no Art. 79 do Regulamento Geral dos Cursos de Graduação da Universidade Federal

Leia mais

1. PROCESSO DE PREPARAÇÃO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO OU TESE

1. PROCESSO DE PREPARAÇÃO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO OU TESE PROCEDIMENTOS PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO/TESE E DIPLOMAÇÃO STRICTO SENSU 1. PROCESSO DE PREPARAÇÃO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO OU TESE Aluno: Após integralizar os requisitos necessários para obtenção do

Leia mais

MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DO PROGRAMA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DO PROGRAMA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DO PROGRAMA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO ORIENTADOR A definição de orientador durante o processo seletivo é feita em função da afinidade de tema de pesquisa entre orientador e orientando,

Leia mais

EDITAL 03/2015-PPGEDF PROCESSO SELETIVO PARA DOUTORADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA TURMA 2015/2º SEMESTRE

EDITAL 03/2015-PPGEDF PROCESSO SELETIVO PARA DOUTORADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA TURMA 2015/2º SEMESTRE EDITAL 03/205-PPGEDF PROCESSO SELETIVO PARA DOUTORADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA TURMA 205/2º SEMESTRE O Colegiado do, no uso de suas atribuições resolve declarar aberto o Processo

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária

Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária RESOLUÇÃO N. 002/PPGAU/2014, de 24 de outubro de 2014. Dispõe sobre procedimentos relativos à validação de

Leia mais

1. DOS FUNDAMENTOS E OBJETIVOS DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA

1. DOS FUNDAMENTOS E OBJETIVOS DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA ESTÁGIO DE DOCÊNCIA DO MESTRADO DA ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA 1º SEMESTRE DE 2017 1. DOS FUNDAMENTOS E OBJETIVOS DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA O candidato ao estágio de docência deve ser um aluno regularmente

Leia mais

CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO NO PPGMS Resolução PPGMS nº 01/2013 aprovada pelo Colegiado em 6 de fevereiro de 2013

CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO NO PPGMS Resolução PPGMS nº 01/2013 aprovada pelo Colegiado em 6 de fevereiro de 2013 CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO E MANUTENÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO NO PPGMS - 2013 Resolução PPGMS nº 01/2013 aprovada pelo Colegiado em 6 de fevereiro de 2013 Em consonância com o regulamento da CAPES, portaria

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CAPES

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CAPES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO Normas e Critérios para Concessão de Bolsas por quota - CAPES e CNPq 2014/2015 (* Alterações aprovadas em reunião do Conselho do Programa realizada no dia 22 de agosto

Leia mais

Chamada Pública de Seleção do Curso de Mestrado e Acadêmico em Geografia / 2013 IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO(A) FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA

Chamada Pública de Seleção do Curso de Mestrado e Acadêmico em Geografia / 2013 IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO(A) FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA FICHA DE INSCRIÇÃO Nº: Chamada Pública de Seleção do Curso de Mestrado e Acadêmico em Geografia / 2013 IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO(A) Nome Nascimento DIA MÊS ANO RESIDENCIAL Telefones CELULAR ( ) Sexo Masculino

Leia mais

ANEXOS CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO TURMA 2014 PROGRAMA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO POLÍTICAS PÚBLICAS E CULTURA DE DIREITOS PPCD

ANEXOS CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO TURMA 2014 PROGRAMA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO POLÍTICAS PÚBLICAS E CULTURA DE DIREITOS PPCD ANEXOS ANEXO I CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO TURMA 2014 PROGRAMA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO POLÍTICAS PÚBLICAS E CULTURA DE DIREITOS PPCD Período de inscrição de candidatos 16/06/2014 a 10/07/2014 Homologação

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO CAMPUS DE COXIM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO CAMPUS DE COXIM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL RESOLUÇÃO Nº 5, DE 5 DE FEVEREIRO DE 2015. O COLEGIADO DE CURSO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO CÂMPUS DE COXIM da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso Do Sul, no uso de suas atribuições

Leia mais

REGULAMENTO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO

REGULAMENTO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO REGULAMENTO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO Art. 1º O presente conjunto de normas tem por finalidade formalizar

Leia mais

NORMAS - ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS DO CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP - CAMPUS BAURU

NORMAS - ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS DO CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP - CAMPUS BAURU NORMAS - ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS DO CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FACULDADE DE CIÊNCIAS UNESP - CAMPUS BAURU O Conselho de Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação

Leia mais

SUGESTÃO PARA ELABORAÇÃO DE UM MEMORIAL PADRÃO PARA CONCURSO DA CARREIRA DOCENTE NA EACH

SUGESTÃO PARA ELABORAÇÃO DE UM MEMORIAL PADRÃO PARA CONCURSO DA CARREIRA DOCENTE NA EACH SUGESTÃO PARA ELABORAÇÃO DE UM MEMORIAL PADRÃO PARA CONCURSO DA CARREIRA DOCENTE NA EACH NA PRIMEIRA PÁGINA, COLOCAR O NOME E A FINALIDADE DO MEMORIAL ( Memorial de José Ribeiro, apresentado para o concurso

Leia mais

RESOLUÇÃO TGT Nº 04/2015

RESOLUÇÃO TGT Nº 04/2015 ANO XLV N. 078 26/05/2015 SEÇÃO II PÁG. 028 RESOLUÇÃO TGT Nº 04/2015 Niterói, 06 de maio de 2015 O Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Telecomunicações, em reunião ordinária de 06/05/2015,

Leia mais

Políticas Públicas Educacionais 02

Políticas Públicas Educacionais 02 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 01/2016 EDITAL DE INSCRIÇÃO E CREDENCIAMENTO DE DOCENTES NO QUADRO

Leia mais

ANEXO VII NORMAS SOBRE ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES

ANEXO VII NORMAS SOBRE ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES ANEXO VII NORMAS SOBRE ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES NORMAS GERAIS Os alunos do Curso de Graduação em Engenharia Aeronáutica devem desenvolver, com obrigatoriedade,

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO Mestrado Associado UniRitter/Mackenzie

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO Mestrado Associado UniRitter/Mackenzie Mestrado Associado UniRitter/Mackenzie Edital de Seleção Programa Nacional de Pós-Doutorado PNPD/CAPES 2016 O (PPGAU) Mestrado Associado UniRitter (Centro Universitário Ritter dos Reis) e UPM (Universidade

Leia mais

3.1 Dedicar-se integralmente às atividades do Pós-Doutoramento;

3.1 Dedicar-se integralmente às atividades do Pós-Doutoramento; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL EDITAL N 002/2016 EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES)

Leia mais

EDITAL Nº 03/2016 PPGBiotec PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO VOLUNTÁRIO FLUXO CONTÍNUO

EDITAL Nº 03/2016 PPGBiotec PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO DE PÓS-DOUTORADO VOLUNTÁRIO FLUXO CONTÍNUO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CÂMPUS DE GURUPI PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA Rua Badejós, chácaras 69/72, Zona Rural 77402-970 Gurupi/TO (63) 3311-3504 www.uft.edu.br ppgbiotec@uft.edu.br

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE ENGENHARIA DO UNICEP

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE ENGENHARIA DO UNICEP Centro Universitário Central Paulista Cursos de Engenharia REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE ENGENHARIA DO UNICEP Considerando que as Diretrizes Curriculares do Ministério da Educação

Leia mais

Edital Nº.01/ Convocação de Projetos para Bolsas de Iniciação Cientifica.

Edital Nº.01/ Convocação de Projetos para Bolsas de Iniciação Cientifica. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA FAPEC/FAT Edital Nº.01/2016 - Convocação de Projetos para Bolsas de Iniciação Cientifica. A Faculdade de Tecnologia de Alagoas torna público o presente

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE RONDONÓPOLIS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO PNPD/CAPES

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA Instrução Normativa nº 01/2014 ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM - CCS/UFPB UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NORMAS PARA CREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO DOCENTE

Leia mais

Nome: Matrícula: Curso/Versão: PEDAGOGIA / VERSÃO 4

Nome: Matrícula: Curso/Versão: PEDAGOGIA / VERSÃO 4 FORMULÁRIO DE REGISTRO DE S ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS Nome: Matrícula: Curso/Versão: PEDAGOGIA / VERSÃO 4 E-mail: Tel: E-mail da Coordenação: edu.uerjgraduacao@gmail.com Facebook: Pedagogia UERJ Maracanã

Leia mais

DDIE - Departamento de Desenvolvimento e Inovação Educacional

DDIE - Departamento de Desenvolvimento e Inovação Educacional SUMÁRIO ORIENTAÇÕES PARA CONVALIDAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES... 5 DOCUMENTO 1... 7 AC-F1 Capa DOCUMENTO 2... 9 AC-F2 - Ficha de Controle de Entrega e Convalidação de Atividade Complementar DOCUMENTO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1 CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES BELO HORIZONTE 2014 2 1. APRESENTAÇÃO Atividades Complementares - AC- são aquelas desenvolvidas pelos alunos como complementação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA APLICADA EDITAL PERMANENTE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA APLICADA EDITAL PERMANENTE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA APLICADA EDITAL PERMANENTE Processo Seletivo - Doutorado O Programa de Pós-Graduação em Matemática

Leia mais

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC. Regulamento de Atividades Complementares

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC. Regulamento de Atividades Complementares Campanha Nacional de Escolas da Comunidade CNEC Regulamento de Atividades Complementares Aplicável aos cursos e alunos matriculados nas estruturas curriculares implementadas a partir do 1º semestre de

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO Art. 1º O presente conjunto

Leia mais

Instituto de Psicologia Comissão de Graduação Curso de Psicologia

Instituto de Psicologia Comissão de Graduação Curso de Psicologia RESOLUÇÃO nº 12 / 2010 Processo nº 028730/10-77 aprovado pela Câmara de Graduação em 29/09/2010 A Comissão de Graduação da Psicologia, do Instituto de Psicologia, em reunião realizada no dia 18/08/2010,

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROIC EDITAL PROIC BOLSA 2015-2016 O Centro de Pesquisa convida professores orientadores com títulos (reconhecidos pela CAPES/MEC) de especialista, mestrado e doutorado

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/ISB/FSMA 2016/2017

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/ISB/FSMA 2016/2017 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/ISB/FSMA 2016/2017 EDITAL 01/2016 A Direção Acadêmica juntamente com a Coordenação de Pesquisa e Extensão torna público o presente Edital de abertura de inscrições,

Leia mais

EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO PARA DE ALUNOS ESTRANGEIROS PARA MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA TURMA

EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO PARA DE ALUNOS ESTRANGEIROS PARA MESTRADO E DOUTORADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA TURMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE TECNOLOGIA COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA C.P. 6001 CEP 60455-760 - Fortaleza - CE Fone: (85) 3366-9581 Fax:(85) 3366-9574 e-mail:

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO DA CNEC/IESA MATRIZ 2016

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO Art. 1º O presente conjunto de normas tem por finalidade formalizar a oferta,

Leia mais

Manual para preenchimento da planilha eletrônica de pontuação do currículo, utilizada no processo seletivo do Programa Agronomia (Produção Vegetal)

Manual para preenchimento da planilha eletrônica de pontuação do currículo, utilizada no processo seletivo do Programa Agronomia (Produção Vegetal) Manual para preenchimento da planilha eletrônica de pontuação do currículo, utilizada no processo seletivo do Programa Agronomia (Produção Vegetal) Esta manual refere-se ao preenchimento da planilha eletrônica

Leia mais

EDITAL PPGHS/UEL SELEÇÃO E RENOVAÇÃO DE BOLSISTAS 2017

EDITAL PPGHS/UEL SELEÇÃO E RENOVAÇÃO DE BOLSISTAS 2017 EDITAL PPGHS/UEL SELEÇÃO E RENOVAÇÃO DE BOLSISTAS 17 INTRODUÇÃO: Estão abertas as inscrições para alunos interessados em participar da Seleção e Renovação de Bolsistas do PPGHS/UEL. A inscrição deve ser

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Diretoria de Graduação e Educação Profissional Câmpus Curitiba

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Diretoria de Graduação e Educação Profissional Câmpus Curitiba EDITAL Nº 16/2015-DIRGRAD-CT SELEÇÃO DO COORDENADOR DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA- PIBID- SUBPROJETOS PIBID LÍNGUA INGLESA E PIBID INTERDISCIPLINAR DE LÍNGUA INGLESA A do

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL E EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE Anexo 1 Formulário de avaliação do currículo

PROCESSO SELETIVO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL E EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE Anexo 1 Formulário de avaliação do currículo 1 PROCESSO SELETIVO DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL E EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE 2015 Anexo 1 Formulário de avaliação do currículo Nome do (a) candidato (a): Quadro geral de pontuação de acordo com

Leia mais

Psiquiatria Normas Específicas

Psiquiatria Normas Específicas Psiquiatria Normas Específicas I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-Graduação em PSIQUIATRIA será constituída pelo Coordenador do Programa e seu Suplente,

Leia mais

Manual de Atividades Complementares

Manual de Atividades Complementares CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Manual de Atividades Complementares Belo Horizonte 1 Prezado(a) aluno(a): Este é o Manual de Atividades Complementar

Leia mais

SELEÇÃO INTERNA BOLSISTA PNPD COTA PPG EPIDEMIOLOGIA PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES)

SELEÇÃO INTERNA BOLSISTA PNPD COTA PPG EPIDEMIOLOGIA PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) SELEÇÃO INTERNA BOLSISTA PNPD COTA PPG EPIDEMIOLOGIA PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO (PNPD/CAPES) 1. DESCRIÇÃO: A coordenação do Programa de Pós-graduação Epidemiologia da Universidade Federal do Rio

Leia mais

NORMAS E CRITÉRIOS PARA APROVEITAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

NORMAS E CRITÉRIOS PARA APROVEITAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES NORMAS E CRITÉRIOS PARA APROVEITAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES (Aprovadas pelo Colegiado do Curso em 13/06/2014. Ata nº. 05/2014) 1. PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS: b) Cópia do certificado de participação.

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE AGRONOMIA DO IFES CAMPUS SANTA TERESA

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE AGRONOMIA DO IFES CAMPUS SANTA TERESA REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE AGRONOMIA DO IFES CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º - As atividades complementares são parte integrante do Projeto Pedagógico do Curso de Agronomia

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO PARTE 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO FACULDADE DE EDUCAÇÃO PARTE 2 Código Atividade Requisito Carga Horária 913 Disciplina extracurricular cursada fora da UERJ, em IES com reconhecimento oficial 914 Realização de curso regular de língua estrangeira concomitante com a

Leia mais

Curso: Administração

Curso: Administração REGULAMENTO ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES Curso: Administração Nova Serrana Fevereiro de 2017 Credenciada pelo MEC conforme Portaria 2.923 de 14/12/2001 DOU 2 de 18/12/2001 Seção 1 página 27. Recredenciamento

Leia mais

II - atividades de pesquisa, incluindo a elaboração de trabalhos subsidiários tais como resenhas, artigos, comunicações em eventos científicos;

II - atividades de pesquisa, incluindo a elaboração de trabalhos subsidiários tais como resenhas, artigos, comunicações em eventos científicos; Instrução Normativa nº 04, de 09/12/2010 Dispõe sobre a apresentação do Plano de Atividades dos alunos matriculados no Programa de Pósgraduação em Ciências Biológicas (Zoologia), IB, UNESP, Rio Claro.

Leia mais

Universidade Federal da Bahia Pró Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação

Universidade Federal da Bahia Pró Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação Universidade Federal da Bahia Pró Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação PROGRAMA DE BOLSAS MILTON SANTOS MODALIDADE: MESTRADO E DOUTORADO A Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação (PROPCI) da Universidade

Leia mais

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PROGRAMA NACIONAL DE PÓS- DOUTORADO DA CAPES 2015 A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

RESOLUÇÃO N 008/2013

RESOLUÇÃO N 008/2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA (UNILA) CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 008/2013 Regulamenta as Atividades Acadêmicas Complementares nos cursos de graduação

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS CURRICULARES COMPLEMENTARES Artigo 1 o : As Atividades Acadêmicas Curriculares Complementares (AACC) do Curso de Graduação em Ciências Econômicas do Câmpus de Ciências

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Belo Horizonte 2015 1 Prezado(a) aluno(a): Este é o Manual de Atividades Complementares do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética do Centro Universitário

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA PRATICA DE DOCÊNCIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGEd) DA UNOESC CAPÍTULO I

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA PRATICA DE DOCÊNCIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGEd) DA UNOESC CAPÍTULO I MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA PRATICA DE DOCÊNCIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGEd) DA UNOESC CAPÍTULO I DA FINALIDADE E DO OBJETIVO DA PRÁTICA DE DOCÊNCIA Art. 1º A Prática de Docência constitui

Leia mais

EDITAL INTERNO DE SELEÇÃO N 01/2016 DOUTORADO SANDUICHE NO EXTERIOR (PSDE)

EDITAL INTERNO DE SELEÇÃO N 01/2016 DOUTORADO SANDUICHE NO EXTERIOR (PSDE) EDITAL INTERNO DE SELEÇÃO N 01/2016 DOUTORADO SANDUICHE NO EXTERIOR (PSDE) A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição (PPGCN), nível de mestrado e doutorado da Universidade Federal

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas EDITAL Nº 002/2016 Convocação de discentes para escolha de bolsistas do Programa de Pós- Graduação Stricto

Leia mais

TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS

TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CAMPUS DE RIO PARANAÍBA COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Campus Universitário - Caixa Postal 22 - Rio Paranaíba - MG - 38810-000 REGULAMENTO N. 1, DE 8 DE AGOSTO

Leia mais

CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO, AVALIAÇÃO E RENOVAÇÃO DE BOLSISTAS CAPES/Demanda Social

CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO, AVALIAÇÃO E RENOVAÇÃO DE BOLSISTAS CAPES/Demanda Social CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO, AVALIAÇÃO E RENOVAÇÃO DE BOLSISTAS CAPES/Demanda Social Objetivo: Especificar critérios internos do PPGPSI/UFPR para a concessão, avaliação e renovação de bolsas CAPES/Demanda Social.

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO REGULAR PPGAC - MESTRADO

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO REGULAR PPGAC - MESTRADO EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO REGULAR PPGAC - MESTRADO O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas Mestrado (PPGAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul torna público em 15 de maio de 2016 o regulamento

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO EM ENSINO FORMAÇÃO DOCENTE INTERDISCIPLINAR PPIFOR

REGULAMENTO DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO EM ENSINO FORMAÇÃO DOCENTE INTERDISCIPLINAR PPIFOR REGULAMENTO DO ESTÁGIO DE DOCÊNCIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO EM ENSINO FORMAÇÃO DOCENTE INTERDISCIPLINAR PPIFOR Disciplina: Estágio de Docência 02 créditos 30 horas Art. 1º O Estágio

Leia mais

EDITAL PPGE nº 26/2016 Inscrição e Seleção para Bolsas de Mestrado e Doutorado 1. DO DIREITO A PARTICIPAR DA SELEÇÃO E DOS DEVERES DO BOLSISTA

EDITAL PPGE nº 26/2016 Inscrição e Seleção para Bolsas de Mestrado e Doutorado 1. DO DIREITO A PARTICIPAR DA SELEÇÃO E DOS DEVERES DO BOLSISTA EDITAL PPGE nº 26/2016 Inscrição e Seleção para Bolsas de O abre processo de inscrição e seleção de bolsistas - Quotas de Bolsas da CAPES - para implantação entre agosto de 2016 e março de 2017, destinadas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE ESCOLA DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA DA UFF/PNPD/CAPES 2016 PROCESSO SELETIVO PARA

Leia mais

COMISSÃO DE BOLSAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FEUSP.

COMISSÃO DE BOLSAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FEUSP. COMISSÃO DE BOLSAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FEUSP. EDITAL 01 Bolsas de Mestrado e Doutorado (CNPq/CAPES) 2015/2016. BOLSAS NOVAS E RENOVAÇÕES 1. INSCRIÇÕES PARA BOLSAS NOVAS E SOLICITAÇÕES

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 2014

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 2014 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA NUTRIÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA 2014 NORMAS PARA CONCESSÃO DE BOLSAS - CAPES/CNPq Todos os pedidos de concessão de bolsas

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PPGCI/IBICT-UFRJ NORMA PARA INGRESSO DE CANDIDATOS ESTRANGEIROS NÃO RESIDENTES NO BRASIL

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PPGCI/IBICT-UFRJ NORMA PARA INGRESSO DE CANDIDATOS ESTRANGEIROS NÃO RESIDENTES NO BRASIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO PPGCI/IBICT-UFRJ NORMA PARA INGRESSO DE CANDIDATOS ESTRANGEIROS NÃO RESIDENTES NO BRASIL CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO INÍCIO PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMACOLOGIA E BIOTECNOLOGIA (PPG-FARMATEC)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMACOLOGIA E BIOTECNOLOGIA (PPG-FARMATEC) INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2017-PPG-FARMATEC/SPG/IBB/UNESP Dispõe sobre os critérios que regem as atividades do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Biotecnologia, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado

Leia mais

CHECK-LIST PROCESSO PARA CONFECÇÃO DE DIPLOMA

CHECK-LIST PROCESSO PARA CONFECÇÃO DE DIPLOMA CHECK-LIST PROCESSO PARA CONFECÇÃO DE DIPLOMA Após finalizar o curso, o aluno deve solicitar seu diploma à secretaria do Programa, que providenciará a abertura de um processo administrativo de solicitação

Leia mais

EDITAL 20/2016/ PROGRAD PARA SELEÇÃO DE TUTOR DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET SERVIÇO SOCIAL

EDITAL 20/2016/ PROGRAD PARA SELEÇÃO DE TUTOR DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET SERVIÇO SOCIAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL 0/016/ PROGRAD PARA SELEÇÃO DE TUTOR DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET SERVIÇO SOCIAL

Leia mais

Instituto de Psiquiatria

Instituto de Psiquiatria EDITAL Nº 126 de Acesso ao Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental - 2º SEMESTRE de 2013 A Coordenação do Programa de Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de

Leia mais

Programa de Iniciação Científica (PIC) Seleção

Programa de Iniciação Científica (PIC) Seleção Programa de Iniciação Científica (PIC) Seleção 2017-2018 A FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS DE LETRAS DE CARUARU - FAFICA, através do seu Núcleo de Pesquisa, torna público o processo seletivo para seleção

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Programa de Pós-Graduação em Psicologia Mestrado e Doutorado em Psicologia

Universidade Estadual de Maringá Programa de Pós-Graduação em Psicologia Mestrado e Doutorado em Psicologia EDITAL Nº 026/2016-PPI A Professora Dra. Nilza Sanches Tessaro Leonardo, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Estadual de

Leia mais

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS

O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS O PARANÁ FALA INGLÊS EDITAL No. 001/2017 EDITAL PARA SELEÇAO DE BOLSISTAS O Coordenadora Institucional do Programa O Paraná Fala Inglês, da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, no uso de

Leia mais

ANEXO I ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS - AACC, PARA OS CURSOS DE LICENCIATURA, DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS, DE JABOTICABAL, SP

ANEXO I ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS - AACC, PARA OS CURSOS DE LICENCIATURA, DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS, DE JABOTICABAL, SP ANEXO I ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS - AACC, PARA OS CURSOS DE LICENCIATURA, DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS, DE JABOTICABAL, SP JUSTIFICATIVA De acordo com a Resolução nº CNE/CP 2, de 19

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS DOS CURSOS SUPERIORES DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA - CAMPUS BOA VISTA.

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS, CIENTÍFICAS E CULTURAIS DOS CURSOS SUPERIORES DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA - CAMPUS BOA VISTA. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA DEPARTAMENTO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO CAMPUS BOA VISTA REGULAMENTO

Leia mais

II. DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS Para a inscrição no presente processo seletivo, o(a) candidato(a) deverá atender aos seguintes requisitos:

II. DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS Para a inscrição no presente processo seletivo, o(a) candidato(a) deverá atender aos seguintes requisitos: CÂMPUS DE ARAÇATUBA FACULDADE DE ODONTOLOGIA EDITAL 003/2015-DTA A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, da Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia, Campus de Araçatuba,

Leia mais

REGULAMENTO ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES. Curso: Pedagogia. Nova Serrana Outubro de 2015

REGULAMENTO ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES. Curso: Pedagogia. Nova Serrana Outubro de 2015 REGULAMENTO ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEMENTARES Curso: Pedagogia Nova Serrana Outubro de 2015 Curso de Pedagogia - Licenciatura: Autorizado conforme Portaria 601 de 29/10/2014 DOU 210 de 30/10/2014 Seção

Leia mais