Michel Oliveira Gouveia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Michel Oliveira Gouveia"

Transcrição

1 Michel Oliveira Gouveia Michel Gouveia Prof. Michel Gouveia Professor Michel Gouveia / Previtube michelogouveia michel@michelgouveia.adv.br

2 O que é? CNIS Cadastro Nacional de Informações Sociais. Objetivo? Simplificar a concessão dos benefícios previdenciários

3 CNIS

4 CNIS

5 CNIS A ideia do CNIS surgiu em 10/07/89. Um banco de dados do governo federal que armazena as informações trabalhistas e previdenciárias. O decreto /89, institui o Cadastro Nacional do Trabalho, conhecido como CNT.

6 CNIS O mesmo Decreto criou a DIS, que era conhecido como Documento e Informações Social. Antes do CNIS, tínhamos o CNT e a DIS. A sigla CNIS é a junção do CNT+DIS.

7 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Decreto nº de 10/07/1989; Lei nº 8212 de 24/07/1991; Decreto nº 3048 de 06/05/1999; Lei Complementar nº 128 de 19/12/2008; Decreto nº 6722 de 30/12/2008; Instrução Normativa nº 77 de 21/01/2015.

8 BASE DE DADOS Gestor: CEF PIS e FGTS; Gestor: Banco do Brasil PASEP; Gestor: MPS Contribuinte Individual e CEI; Gestor: MPS, MTE e CEF RAIS; Gestor: SRFB Cadastro Geral Contribuintes e GFIP Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social; Gestor: MTE - CAGED

9 OBJETIVOS Celeridade no atendimento ao público; Inibir fraudes; Controlar a arrecadação dos tributos; Simplificar os procedimentos para informações sociais; Fiscalizar e autuar os empregadores que não cumprem com suas obrigações,

10 BASES QUE COMPÕEM O CNIS O CNIS é composto de 4 bases da dados: Cadastro de Trabalhadores; Cadastro de Empregadores; Cadastro de Vínculos Empregatícios/Remunerações do Trabalhador Empregado e Recolhimentos do Contribuinte Individual; Agregados de Vínculos Empregatícios/ Remunerações por Estabelecimento Empregador.

11 CNIS PROVA PLENA Lei Complementar nº 128 de 19/12/2008; Decreto de 30/12/2008; Prova Plena Vínculos, Remunerações e Contribuições.

12 CNIS PROVA PLENA As informações constantes do CNIS como prova plena. O critério de prova plena veio com a LC 128/08, sendo regulamentada pelo Decreto 6.722/08. A LC 128/08, acrescentou o artigo 29-A a Lei 8.213/91:

13 CNIS PROVA PLENA Art. 9 o O art. 29-A da Lei n o 8.213, de 24 de julho de 1991, passa a vigorar com as seguintes modificações: Art. 29-A. O INSS utilizará as informações constantes no Cadastro Nacional de Informações Sociais CNIS sobre os vínculos e as remunerações dos segurados, para fins de cálculo do salário-de-benefício, comprovação de filiação ao Regime Geral de Previdência Social, tempo de contribuição e relação de emprego º O segurado poderá solicitar, a qualquer momento, a inclusão, exclusão ou retificação de informações constantes do CNIS, com a apresentação de documentos comprobatórios dos dados divergentes, conforme critérios definidos pelo INSS.

14 CNIS PROVA PLENA IN 77 - Art A partir de 31 de dezembro de 2008, data da publicação do Decreto nº /12/2008, os dados constantes do CNIS relativos a atividade, vínculos, remunerações e contribuições valem, a qualquer tempo, como prova de filiação à Previdência Social, tempo de contribuição e salários de contribuição.

15 CNIS PROVA PLENA Art Os dados constantes do CNIS relativos a vínculos, remunerações e contribuições valem como prova de filiação à Previdência Social, tempo de contribuição e salários de contribuição, salvo comprovação de erro ou fraude. (IN 77/2015)

16 CNIS PROVA PLENA Art (IN 77/2015) Serão utilizadas, a qualquer tempo, as remunerações ou as contribuições constantes no CNIS para fins de formação do PBC e de apuração do salário de benefício. O salário de benefício será calculado com as informações do CNIS, por isso que muito importante observar as remunerações e contribuições registradas no CNIS.

17 CNIS PROVA PLENA Seria possível utilizarmos o CNIS, como prova do exercício da atividade especial, para fins de aposentadoria especial ou conversão?

18 CNIS PROVA PLENA Art (IN 77/2015) As informações constantes no CNIS serão observadas para fins do reconhecimento do direito à aposentadoria especial, nos termos do art. 19 e 3º do art. 68, ambos do RPS. Parágrafo único. Fica assegurado ao INSS a contraprova das informações referidas no caput no caso de dúvida justificada, desde que comprovada mediante o devido processo legal.

19 MARCAS DO CNIS PEXT Pendência de vínculo extemporâneo não tratado. AEXT-VI Acerto de vínculo extemporâneo indeferido PVIN-IRREG Pendência de Vínculo Irregular PREM-EXT Indica que a remuneração da competência do CI prestador de serviço é extemporânea.

20 MARCAS DO CNIS AEXT-VT Acerto de vínculo extemporâneo validado totalmente; ILEI123 Indica que a contribuição da competência foi recolhida com código da Lei Complementar 123/2006. (Plano simplificado de Previdência); IMEI Indica que a contribuição da competência foi recolhida com código MEI. (Microempreendedor individual); IEAN (15, 20 ou 25) Indica exposição à agentes nocivos. ITR Indicativo de Reclamação Trabalhista

21 MARCAS DO CNIS EXT-NT: Extemporâneo não tratado PEND: Para períodos de Segurado Especial pendentes AEXT-DT: Extemporâneo Deferido Totalmente AEXT-PV: Extemporâneo Deferido Parcialmente AEXT-IT: Extemporâneo Indeferido PVIN-IRREG: Para vínculos irregulares NEGAT: Para períodos de Segurado Especial negativos

22 MARCAS DO CNIS ACNISVR - Acerto de Vínculo pelo CNISVR AVRC - Acerto de Vínculo pelo Requerimento do Portal CNIS IRECOL - Indica que a contribuição da competência foi efetuada por guia de recolhimento. IRECOL/GFIP - Indica que na competência existe contribuição somada a remuneração do CI prestador de serviço declarada em GFIP. ISALMIN - Indica que a contribuição da competência foi limitada ao salário mínimo.

23 ANÁLISE DO EXTRATO DO CNIS Fique atento na análise do extrato de CNIS: Vínculos que não constam no CNIS; Vínculos com registro extemporâneo; Vínculos sem data final de encerramento; Vínculo com registro divergente ao efetivamente trabalhado; Vínculo com regime previdenciário errado; Cargos em comissão ou RPPS; Vínculo originário de reclamatória trabalhista.

24 AUSÊNCIA NO CNIS Não constando do CNIS informações relativos a atividade, vínculos, remunerações e contribuições, ou havendo dúvida sobre a regularidade desses dados, essas informações somente serão incluídas, alteradas, ratificadas ou excluídas mediante a apresentação, pelo filiado, da documentação comprobatória solicitada pelo INSS.

25 O que observar no CNIS Observar se todos os vínculos estão corretos; Observar a regularidade de todas as contribuições; Observar o valor das contribuições; Observar todas as marcações.

26 CNIS PROVA PLENA O segurado poderá solicitar, a qualquer momento, a inclusão, exclusão, validação ou retificação de informações constantes no CNIS, com a apresentação de documentos comprobatórios de dados pendentes de validação ou divergentes, independentemente de requerimento de benefício.

27 CNIS PROVA PLENA O Decreto 6.722/08, regulamentando o disposto na LC 128/08, por sua vez, alterou a redação do artigo 19 do Decreto 3.048/99, dispondo que: Art. 19. Os dados constantes do Cadastro Nacional de Informações Sociais - CNIS relativos a vínculos, remunerações e contribuições valem como prova de filiação à previdência social, tempo de contribuição e salários-de-contribuição. 1 o O segurado poderá solicitar, a qualquer momento, a inclusão, exclusão ou retificação das informações constantes do CNIS, com a apresentação de documentos comprobatórios dos dados divergentes, conforme critérios definidos pelo INSS, independentemente de requerimento de benefício, exceto na hipótese do art o Informações inseridas extemporaneamente no CNIS, independentemente de serem inéditas ou retificadoras de dados anteriormente informados, somente serão aceitas se corroboradas por documentos que comprovem a sua regularidade.

28 Retificação do CNIS Como retificar o CNIS? O que retificar? Quais são os procedimentos? Precisa de agendamento?

29 Retificação do CNIS IN 77/2015 Art. 61. O filiado poderá solicitar a qualquer tempo inclusão, alteração, ratificação ou exclusão das informações constantes do CNIS, nos termos dos 1º e 2º do art. 58, independente de requerimento de benefício, de acordo com os seguintes critérios:

30 Retificação do CNIS Memorando-Circular Conjunto n. 56 /DIRBEN/DIRAT/INSS, de 03/11/2016. Assunto: Alteração do fluxo de atendimento do serviço Atualização de Tempo de Contribuição. 2. O serviço de Atualização de Tempo de Contribuição deixa de ser agendável; a Diretoria de Atendimento, em conjunto com a Assessoria de Comunicação Social, providenciará a alteração da Carta de Serviços. 4. Aos segurados que solicitarem espontaneamente o serviço de Atualização de Tempo de Contribuição, deverá ser resguardado, nos termos do artigo 61 da IN nº 77/2015, o direito de protocolo, devendo, nestes casos, ser efetuado via SIPPS, observado o disposto no Art. 691 e parágrafos da IN 77/2015.

31 ANÁLISE DO EXTRATO DO CNIS Fiquem atentos na análise do extrato de CNIS: Vínculos que não constam no CNIS; Vínculos com registro extemporâneo; Vínculos sem data final de encerramento; Vínculo com registro divergente ao efetivamente trabalhado; Vínculo com regime previdenciário errado; Cargos em comissão ou RPPS; Vínculo originário de reclamatória trabalhista.

32 Bibliografia

33 Bibliografia

Michel Oliveira Gouveia

Michel Oliveira Gouveia Michel Oliveira Gouveia Michel Gouveia Prof. Michel Gouveia Professor Michel Gouveia / Previtube michelogouveia michel@michelgouveia.adv.br O que é? CNIS Cadastro Nacional de Informações Sociais. Objetivo?

Leia mais

Michel Oliveira Gouveia

Michel Oliveira Gouveia Michel Oliveira Gouveia Michel Gouveia Prof. Michel Gouveia Professor Michel Gouveia / Previtube michelogouveia michel@michelgouveia.adv.br O que é? CNIS Cadastro Nacional de Informações Sociais. Objetivo?

Leia mais

Michel Oliveira Gouveia

Michel Oliveira Gouveia Michel Oliveira Gouveia Michel Gouveia Prof. Michel Gouveia Professor Michel Gouveia / Previtube michelogouveia michel@michelgouveia.adv.br O que é? CNIS Cadastro Nacional de Informações Sociais. Objetivo?

Leia mais

Michel Oliveira Gouveia

Michel Oliveira Gouveia Michel Oliveira Gouveia Michel Gouveia Prof. Michel Gouveia Professor Michel Gouveia / Previtube michelogouveia michel@michelgouveia.adv.br O que é? CNIS Cadastro Nacional de Informações Sociais. Objetivo?

Leia mais

ROTEIRO DE CONSULTAS AO EXTRATO CNIS CIDADÃO NO PORTAL CNIS

ROTEIRO DE CONSULTAS AO EXTRATO CNIS CIDADÃO NO PORTAL CNIS ROTEIRO DE CONSULTAS AO EXTRATO CNIS CIDADÃO NO PORTAL CNIS DIRETORIA DE BENEFÍCIOS COORDENAÇÃO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE SEGURADOS CGAIS 1 Sumário CAPÍTULO I - INTRODUÇÃO...3 CAPÍTULO II

Leia mais

Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário - fase de instrução

Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário - fase de instrução Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário - fase de instrução Carta de exigências Art. 678. A apresentação de documentação incompleta não constitui motivo

Leia mais

Michel Gouveia. Prof. Michel Gouveia. Professor Michel Gouveia / Previtube. michelogouveia.

Michel Gouveia. Prof. Michel Gouveia. Professor Michel Gouveia / Previtube. michelogouveia. Michel Gouveia Prof. Michel Gouveia Professor Michel Gouveia / Previtube michelogouveia michel@michelgouveia.adv.br A análise de processo administrativo previdenciário é um trabalho artesanal. Não adianta

Leia mais

ROTINAS ADMINISTRATIVAS NO PAP PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO LEGALE CURSOS JURÍDICOS

ROTINAS ADMINISTRATIVAS NO PAP PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO LEGALE CURSOS JURÍDICOS ROTINAS ADMINISTRATIVAS NO PAP PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO LEGALE CURSOS JURÍDICOS ROTINAS ADMINISTRATIVAS NO PAP Analista do Seguro Social junto ao INSS; Especialista em Direito Previdenciário

Leia mais

Iniciação á Advocacia Previdenciária

Iniciação á Advocacia Previdenciária Iniciação á Advocacia Previdenciária São mais de 29 milhões de benefícios mantidos pelo INSS; Espécies de Benefícios; Em 2016, foram encaminhados para pagamento cerca de 400,3 milhões de créditos, no valor

Leia mais

CNIS Cadastro Nacional de Informações Sociais

CNIS Cadastro Nacional de Informações Sociais Ministério da Previdência Social Secretaria Executiva Assessoria de Cadastros Corporativos CNIS Cadastro Nacional de Informações Sociais Fundamentação Legal Criado pelo Decreto 97.936, de 10 de julho de

Leia mais

CNIS o que É? - Extrato CNIS MEU INSS Consulta

CNIS o que É? - Extrato CNIS MEU INSS Consulta CNIS o que É? - Extrato CNIS MEU INSS Consulta Através do portal Meu INSS você tem acesso ao Extrato do CNIS pela internet. O que é CNIS? e para que serve este documento? O CNIS é o Cadastro Nacional de

Leia mais

Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário

Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário Estrutura da Previdência Social Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário; Instituto Nacional do Seguro Social

Leia mais

Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário

Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário Professor: Marco Aurélio Ferreira de Morais Aula: Processo Administrativo Previdenciário Estrutura da Previdência Social Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário; Instituto Nacional do Seguro Social

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Benefícios em espécie Parte 2 Prof. Bruno Valente 4) Aposentadoria proporcional (regra de transição) Art. 9º da EC nº 20/98 Segurados que já contribuíam anteriormente à edição da

Leia mais

RESTRITO. Índice. Anexo I ao Memorando-Circular nº 7 /DIRBEN/INSS, de 24/2/ Do esocial Simples Doméstico 2

RESTRITO. Índice. Anexo I ao Memorando-Circular nº 7 /DIRBEN/INSS, de 24/2/ Do esocial Simples Doméstico 2 Esclarecimentos sobre o esocial e orientações quanto à forma de comprovação do vínculo e das remunerações do Empregado Doméstico com base na Lei Complementar nº 150/2015 Índice 1. Do esocial Simples Doméstico

Leia mais

Michel Oliveira Gouveia

Michel Oliveira Gouveia Michel Oliveira Gouveia Michel Gouveia Prof. Michel Gouveia Professor Michel Gouveia / Previtube michelogouveia michel@michelgouveia.adv.br ASPECTOS PRÁTICOS FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Constituição Federal de

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Plano de Benefícios do RGPS Salário-de-Benefício Parte - 1 Prof. Bruno Valente SALÁRIO-DE-BENEFÍCIO Base legislativa Art. 28 a 32 da Lei nº 8.213/91 Art. 31 a 34 do Decreto nº 3.048/99

Leia mais

Michel Oliveira Gouveia

Michel Oliveira Gouveia Michel Oliveira Gouveia Michel Gouveia Prof. Michel Gouveia Professor Michel Gouveia / Previtube michelogouveia ASPECTOS PRÁTICOS FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Constituição Federal de 05/10/1988 Lei 8.213 de 24/07/1991

Leia mais

GRFGTS Recolhimento mensal

GRFGTS Recolhimento mensal JALES 19/05/2016 Reflexos no FGTS Reflexos no FGTS Otimização na forma de geração e disponibilização das guias de recolhimento mensal e rescisório, e definição de um único modelo de guia - GRFGTS; Adequação

Leia mais

REVISÃO ADMINISTRATIVA DE BENEFÍCIOS

REVISÃO ADMINISTRATIVA DE BENEFÍCIOS REVISÃO ADMINISTRATIVA DE BENEFÍCIOS Analista do Seguro Social junto ao INSS; Especialista em Direito Previdenciário pela EPD; MBA em Gestão Pública pela EPD; Professor de Direito do Trabalho e Direito

Leia mais

Processo de Retificação/alteração/exclusão de informações; Processo de Transferência de trabalhadores; Processo de Cancelamento do desligamento;

Processo de Retificação/alteração/exclusão de informações; Processo de Transferência de trabalhadores; Processo de Cancelamento do desligamento; Reflexos no FGTS Reflexos no FGTS Otimização na forma de geração e disponibilização das guias de recolhimento mensal e rescisório, e definição de um único modelo de guia - GRFGTS; Adequação da prestação

Leia mais

Agenda Trabalhista - Setembro 2017

Agenda Trabalhista - Setembro 2017 Agenda Trabalhista - Setembro 2017 06/09/2017 SALÁRIOS Pagamento de salários - mês de AGOSTO/2017 - Para maiores detalhes, acesse o tópico Salários - Prazo de Pagamento. Base legal: Art. 459, parágrafo

Leia mais

Sistema Público de Escrituração Digital. Folha de Pagamento Digital. Reunião Cofis, 17 de dezembro de 2009

Sistema Público de Escrituração Digital. Folha de Pagamento Digital. Reunião Cofis, 17 de dezembro de 2009 Folha de Pagamento Digital Reunião Cofis, 17 de dezembro de 2009 Objetivos Tratar todas as Informações Sociais de Trabalhadores, com ou sem vínculo empregatício, e demais fatos geradores de contribuições

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário previdenciário Parte 1 Prof. Bruno Valente Previsão legal: Arts. 142 a 151 do Decreto nº 3.048/99 Arts. 658 a 702 da IN INSS 77/2015 Do processo administrativo previdenciário O processo

Leia mais

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS AGOSTO DE /08/2016

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS AGOSTO DE /08/2016 AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS AGOSTO DE 2016 SALÁRIOS 05/08/2016 FGTS Pagamento de salários - mês de JULHO/2016 - Para maiores detalhes, acesse o tópico Salários - Prazo de Pagamento.

Leia mais

Sinóptico esocial. Conceito

Sinóptico esocial. Conceito Sinóptico esocial Conceito O esocial é parte de um sistema de escrituração digital que exigirá que todos os empregadores enviem ao fisco, de forma unificada, ou seja, em um único documento digital, todas

Leia mais

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS DEZEMBRO DE 2011

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS DEZEMBRO DE 2011 Page 1 of 6 AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS DEZEMBRO DE 2011 06/12/2011 SALÁRIOS 07/12/2011 Pagamento de salários - mês de NOVEMBRO/2011 Base legal: Art. 459, parágrafo único da CLT.

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL DIRETORIA DE ATENDIMENTO. Programa de Educação Previdenciária

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL DIRETORIA DE ATENDIMENTO. Programa de Educação Previdenciária Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL DIRETORIA DE ATENDIMENTO Todos que se inscrevem na Previdência Social podem escolher como vão contribuir. Isso permite que o segurado

Leia mais

AGENDA T R A B A L H I S T A E P R E V I D E N C I Á R I A

AGENDA T R A B A L H I S T A E P R E V I D E N C I Á R I A AGENDA T R A B A L H I S T A E P R E V I D E N C I Á R I A JANEIRO / 2018 D S T Q Q S S 01 02 03 04 05 05 06 06 07 08 08 09 10 10 11 12 13 14 15 15 16 17 18 19 19 20 21 22 23 24 25 25 26 27 28 29 30 31

Leia mais

PROF. VALDIR COSTA ALMEIDA

PROF. VALDIR COSTA ALMEIDA PROF. VALDIR COSTA ALMEIDA SER HUMANO ROTARYANO SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL ATIVO ESP. EM DIREITO DA SEG. SOCIAL MEMBRO HONORÁVEL OAB SÃO MIGUEL COACH INTEGRAL SISTÊMICO ANALISTA DE PERFIL COMPORTAMENTAL

Leia mais

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária?

O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O que vai mudar na nossa relação trabalhista e previdenciária? O esocial será um marco na história do Brasil no que se refere à Gestão de Pessoas, das Obrigações Fiscais, Previdenciárias, Trabalhistas

Leia mais

Processo de Retificação/alteração/exclusão de informações; Processo de Transferência de trabalhadores; Processo de Cancelamento do desligamento;

Processo de Retificação/alteração/exclusão de informações; Processo de Transferência de trabalhadores; Processo de Cancelamento do desligamento; Reflexos no FGTS Reflexos no FGTS: Geração e disponibilização das guias de recolhimento mensal e rescisório, e definição de um único modelo de guia - GRFGTS; Adequação da prestação da informação à nova

Leia mais

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS JANEIRO DE Pagamento de salários - mês de DEZEMBRO/2010

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS JANEIRO DE Pagamento de salários - mês de DEZEMBRO/2010 Page 1 of 5 AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS JANEIRO DE 2011 07/01/2011 SALÁRIOS Pagamento de salários - mês de DEZEMBRO/2010 Base legal: Art. 459, parágrafo único da CLT. FGTS Recolhimento

Leia mais

facebook/mapaetecnicofiscal Prepare-se!!! MAPA ETECNICO FISCAL - - facebook/mapaetecnicofiscal 1

facebook/mapaetecnicofiscal Prepare-se!!! MAPA ETECNICO FISCAL -  - facebook/mapaetecnicofiscal 1 www.etecnico.com.br facebook/mapaetecnicofiscal Prepare-se!!! facebook/mapaetecnicofiscal 1 O que é o esocial? É o instrumento de unificação da prestação de informações referentes à escrituração das obrigações

Leia mais

Cadastro qualificado (empregador e trabalhador).

Cadastro qualificado (empregador e trabalhador). Reflexos no FGTS Geração e disponibilização das guias de recolhimento mensal e rescisório, e definição de um único modelo de guia - GRFGTS; Adequação da prestação da informação à nova base única do FGTS;

Leia mais

RGPS CÁLCULO DA RENDA MENSAL INICIAL.

RGPS CÁLCULO DA RENDA MENSAL INICIAL. RGPS CÁLCULO DA RENDA MENSAL INICIAL e-mail: maurafeliciano@gmail.com RMI ALÍQUOTA/COEFICIENTE SB M. a. s. PBC (Período Básico de Cálculo) SC SALÁRIO DE CONTRIBUIÇÃO Artigo 201 da CF/88: [...] 11. Os

Leia mais

DIRETOR DE S/A INCIDE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE PLR? Solução de Consulta COSIT Nº 368 DOU

DIRETOR DE S/A INCIDE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE PLR? Solução de Consulta COSIT Nº 368 DOU Data do boletim informativo Volume 1, Edição 1 Di Informativo 03/2015 DIRETOR DE S/A INCIDE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE PLR? Solução de Consulta COSIT Nº 368 DOU 31.12.2014 A Secretaria da Receita

Leia mais

Como Gerar a SEFIP da Competência 13

Como Gerar a SEFIP da Competência 13 Como Gerar a SEFIP da Competência 13 Número do Artigo: 3013 Classificação: Não classificado Última Atualização: Tue, Jul 18, 2017 4:11 PM A partir do ano de 2005 (Versão 8.0 do SEFIP), é gerado um arquivo

Leia mais

uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo. ACIL Leme, 18/12/2013

uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo. ACIL Leme, 18/12/2013 ACIL Leme, 18/12/2013 Jeziel Tadeu Fior Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil Sustentador Regional do Estado de São Paulo 8ª Região Fiscal e-social Sistema de Escrituração Digital das Obrigações

Leia mais

Michel Gouveia. Prof. Michel Gouveia. Professor Michel Gouveia / Previtube. michelogouveia.

Michel Gouveia. Prof. Michel Gouveia. Professor Michel Gouveia / Previtube. michelogouveia. Michel Gouveia Prof. Michel Gouveia Professor Michel Gouveia / Previtube michelogouveia michel@michelgouveia.adv.br Cálculos Iniciais Apuração dos salários de benefícios e a Renda Mensal Inicial. Cálculos

Leia mais

esocial Decreto 8373/14

esocial Decreto 8373/14 esocial O esocial é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e tem por finalidade padronizar sua transmissão,

Leia mais

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES MENSAIS

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES MENSAIS Data Vencimento Obrigação Código Receita Fato Gerador e Fundamento Legal Período Apuração 04 (Sexta-feira) (*) Salário-Maternidade Salário-Família Parto e aborto espontâneo, conforme certidão de nascimento

Leia mais

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS FEVEREIRO DE 2011

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS FEVEREIRO DE 2011 Page 1 of 5 AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS FEVEREIRO DE 2011 04/02/2011 SALÁRIOS 07/02/2011 Pagamento de salários - mês de JANEIRO/2011 Base legal: Art. 459, parágrafo único da CLT.

Leia mais

AGENDA T R A B A L H I S T A E P R E V I D E N C I Á R I A

AGENDA T R A B A L H I S T A E P R E V I D E N C I Á R I A AGENDA T R A B A L H I S T A E P R E V I D E N C I Á R I A MARÇO / 2015 D S T Q Q S S 01 02 03 04 05 06 06 07 08 09 10 10 11 12 13 13 14 15 16 16 17 18 19 20 20 21 22 23 24 25 25 26 27 28 29 30 31 31-1

Leia mais

PORTARIA CONJUNTA Nº 1 /DIRBEN/DIRAT/INSS, 7 DE AGOSTO DE 2017 (*)

PORTARIA CONJUNTA Nº 1 /DIRBEN/DIRAT/INSS, 7 DE AGOSTO DE 2017 (*) PORTARIA CONJUNTA Nº 1 /DIRBEN/DIRAT/INSS, 7 DE AGOSTO DE 2017 (*) ASSUNTO: Fluxos e procedimentos relativos ao segurado especial. FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991 e Regulamento

Leia mais

Rio de Janeiro, 17/09/2013

Rio de Janeiro, 17/09/2013 Rio de Janeiro, 17/09/2013 Daniel Belmiro Fontes José Alberto Maia Cenário atual Os empregadores são obrigados a preencher diversas declarações e documentos que possuem as mesmas informações... Termo de

Leia mais

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES MENSAIS

CALENDÁRIO DE OBRIGAÇÕES MENSAIS Data Vencimento Obrigação Código Receita Fato Gerador e Fundamento Legal Período Apuração Salário- Maternidade Parto e aborto espontâneo, conforme certidão de nascimento ou atestado. (IN 971, artigos.

Leia mais

TASSO & ASSOCIADOS Advocacia e Consultoria Jurídica.

TASSO & ASSOCIADOS Advocacia e Consultoria Jurídica. Requisitos para adequar sua empresa ao e-social O e-social é o Sistema de Escrituração Digital das obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas instituído pelo Decreto 8.373 de 11 de dezembro de

Leia mais

Passo a Passo para Fase 3

Passo a Passo para Fase 3 Passo a Passo para Fase 3 4 INDÍCE 2 Como Realizar o Envio dos Eventos Periódicos? 4 Exclusão de Eventos Periódicos 6 Considerações dos Eventos Periódicos Como enviar as informações para o esocial*? 2

Leia mais

Planejamento Previdenciário

Planejamento Previdenciário Planejamento Previdenciário I. Identificar o que o Cliente precisa e o que você pode oferecer Regime Previdenciário; Contagem do TC; Cálculo; Concessão de Benefício Adm.; Concessão Judicial; Revisão da

Leia mais

esocial Uma nova forma de registro de eventos trabalhistas

esocial Uma nova forma de registro de eventos trabalhistas esocial Uma nova forma de registro de eventos trabalhistas Ministério do Trabalho Conceito É um instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais,

Leia mais

Conhecendo o esocial Fundamento Legal Conceito Cronograma Objetivo Órgãos Participantes (DIRETO)...

Conhecendo o esocial Fundamento Legal Conceito Cronograma Objetivo Órgãos Participantes (DIRETO)... Venhacom ag. I nf ors abert udos obreoe-soci al SUMÁRIO Conhecendo o esocial... 2 Fundamento Legal... 2 Conceito... 2 Cronograma... 3 Objetivo... 3 Órgãos Participantes (DIRETO)... 3 Órgãos indiretos...

Leia mais

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS e PREVIDENCIÁRIAS DEZEMBRO/2010

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS e PREVIDENCIÁRIAS DEZEMBRO/2010 1 CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS e PREVIDENCIÁRIAS DEZEMBRO/2010 Dia 06-12-2010 (Segunda-feira): SALÁRIOS Todos os empregadores, assim definidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Fato

Leia mais

Processo de Retificação/alteração/exclusão de informações; Processo de Transferência de trabalhadores; Processo de Cancelamento do desligamento;

Processo de Retificação/alteração/exclusão de informações; Processo de Transferência de trabalhadores; Processo de Cancelamento do desligamento; Reflexos no FGTS Reflexos no FGTS: Geração e disponibilização das guias de recolhimento mensal e rescisório, e definição de um único modelo de guia - GRFGTS; Adequação da prestação da informação à nova

Leia mais

Índice. Guia rápido do esocial

Índice. Guia rápido do esocial Índice Introdução Capítulo 1 O que é o esocial? Capítulo 2 Quem participa? Capítulo 3 Funcionamento Capítulo 4 Impactos do esocial Capítulo 5 - Soluções 03 04 07 10 14 16 2 Introdução Olá, tudo bem? A

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Obrigações fiscais Parte 1 Prof. Bruno Valente Lei 8.212/91 Lei de custeio da seguridade social Aplicação subsidiária de outras normas tributárias. Primeiramente, antes de adentrarmos

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 Art. 179. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios dispensarão às microempresas e às empresas de pequeno porte, assim definidas em

Leia mais

Sua empresa está preparada?

Sua empresa está preparada? Sua empresa está preparada? Tenho todas as informações solicitadas? Quando entra em vigor? Que áreas serão impactadas? Quem são os donos das informações? As informações serão cruzadas? É só folha de pagamento?

Leia mais

GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social NOVEMBRO/2016

GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social NOVEMBRO/2016 Previdência Trabalhista/Previdenciária Mês: 12/2016 Dia: 07 GFIP - Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social Envio da Guia de Recolhimento do Fundo

Leia mais

Cenário atual. Os empregadores são obrigados a preencher diversas declarações e documentos que possuem as mesmas informações...

Cenário atual. Os empregadores são obrigados a preencher diversas declarações e documentos que possuem as mesmas informações... OBJETIVOS Objetivos Ter um único cadastro de Empregados com vínculo empregatício, com informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais, facilitando seu controle, pelo Governo e Empregadores,

Leia mais

Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas

Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas O que é o esocial? Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas Decreto 8373/2014 É um projeto do governo federal que visa unificar, em uma só ferramenta, o envio

Leia mais

COMPILADO DE NORMAS CERTIDÃO POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

COMPILADO DE NORMAS CERTIDÃO POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO COMPILADO DE NORMAS CERTIDÃO POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO 1. DISPOSIÇÕES GERAIS SOBRE A CONTAGEM RECÍPROCA É assegurada a emissão de Certidão de Tempo de Contribuição CTC para os seguintes fins: a) (RPPS

Leia mais

esocial Jornada de preparação Maio, 2017

esocial Jornada de preparação Maio, 2017 esocial Jornada de preparação Maio, 2017 2 esocial o SPED Previdenciário Mais complexo e oneroso no âmbito do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) - obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas;

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 - O REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL E AS ENTI- DADES PREVIDENCIÁRIAS... 17

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 - O REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL E AS ENTI- DADES PREVIDENCIÁRIAS... 17 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 - O REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL E AS ENTI- DADES PREVIDENCIÁRIAS... 17 1. ABRANGÊNCIA DO RGPS... 17 2. COBERTURA... 18 3. LEGISLAÇÃO DE REGÊNCIA... 19 4. ADMINISTRAÇÃO... 19 5.

Leia mais

PROGRAMAÇÃO : 1. CONSIDERAÇÕES 2. OBJETIVOS E-S OCIAL VERSÃO 2.3

PROGRAMAÇÃO : 1. CONSIDERAÇÕES 2. OBJETIVOS E-S OCIAL VERSÃO 2.3 E-S OCIAL VERSÃO 2.3 PROGRAMAÇÃO : 1. CONSIDERAÇÕES A versão 2.3 do esocial para armazenamento das informações está disponível e sua implantação com prazo oficial determinado pela Resolução do Comitê Diretivo

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA SFP-02/2014

INSTRUÇÃO NORMATIVA SFP-02/2014 INSTRUÇÃO NORMATIVA SFP-02/2014 Versão: 01 Aprovação em: 05/12/2014 Publicado no D.O. nº 26450 de 07/01/2015 Unidade Responsável: Supervisão da Folha de Pagamento I- FINALIDADE Estabelecer procedimentos

Leia mais

Entenda as SEFIP s 650 e Quando Usar e Como Preencher

Entenda as SEFIP s 650 e Quando Usar e Como Preencher Entenda as SEFIP s 650 e 660 - Quando Usar e Como Preencher Número do Artigo: 3012 Classificação: Não classificado Última Atualização: Tue, Jul 18, 2017 3:57 PM ENTENDENDO AS CARACTERÍSTICAS DE RECOLHIMENTO

Leia mais

As informações dos Eventos Trabalhistas alimentarão uma base de dados denominada RET Registro de Eventos Trabalhistas.

As informações dos Eventos Trabalhistas alimentarão uma base de dados denominada RET Registro de Eventos Trabalhistas. Objeto do esocial O esocial tem por objeto, informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais relativas à contratação e utilização de mão de obra onerosa, com ou sem vínculo empregatício

Leia mais

e-social Agosto 2014 Elaborado por: Valéria de Souza Telles O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade do autor (a).

e-social Agosto 2014 Elaborado por: Valéria de Souza Telles O conteúdo desta apostila é de inteira responsabilidade do autor (a). Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400 - ramal 1529 (núcleo de relacionamento) Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva, 60 Higienópolis

Leia mais

NOTA DE ESCLARECIMENTOS NOVAS REGRAS NO SISTEMA DE COMPENSAÇÃO PREVIDENCIÁRIA

NOTA DE ESCLARECIMENTOS NOVAS REGRAS NO SISTEMA DE COMPENSAÇÃO PREVIDENCIÁRIA NOTA DE ESCLARECIMENTOS NOVAS REGRAS NO SISTEMA DE COMPENSAÇÃO PREVIDENCIÁRIA Considerações sobre a aplicabilidade da Instrução Normativa nº. 50 de 04 de janeiro de 2011, publicada no Diário Oficial do

Leia mais

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 1ª Composição Adjunta da 5ª Junta de Recursos

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 1ª Composição Adjunta da 5ª Junta de Recursos Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 1ª Composição Adjunta da 5ª Junta de Recursos Número do Processo: 44232.193275/2014-33 Unidade de Origem: AGÊNCIA DA PREVIDÊNCIA

Leia mais

Estabelece procedimentos para a fiscalização das empresas com segurados que exerçam atividade que permita a concessão de aposentadoria especial.

Estabelece procedimentos para a fiscalização das empresas com segurados que exerçam atividade que permita a concessão de aposentadoria especial. ORDEM DE SERVIÇO INSS Nº 98, de 09/06/1999 Estabelece procedimentos para a fiscalização das empresas com segurados que exerçam atividade que permita a concessão de aposentadoria especial. Fundamentação

Leia mais

APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO Professor: Rodrigo Sodero Facebook/FAN PAGE: Professor Rodrigo Sodero e Rodrigo Sodero III Instagram: @profrodrigosodero Histórico Lei Eloy Chaves (Decreto Legislativo):

Leia mais

Michel Gouveia. Prof. Michel Gouveia. Professor Michel Gouveia / Previtube. michelogouveia.

Michel Gouveia. Prof. Michel Gouveia. Professor Michel Gouveia / Previtube. michelogouveia. Michel Gouveia Prof. Michel Gouveia Professor Michel Gouveia / Previtube michelogouveia michel@michelgouveia.adv.br A análise de processo administrativo previdenciário é um trabalho artesanal. Não adianta

Leia mais

OeSocialeasMicroempresaseEmpresasde PequenoPorteeoMEI.

OeSocialeasMicroempresaseEmpresasde PequenoPorteeoMEI. OeSocialeasMicroempresaseEmpresasde PequenoPorteeoMEI. Introdução e Apresentação O esocial ou Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, parte integrante

Leia mais

ASSUNTOS TRABALHISTAS

ASSUNTOS TRABALHISTAS ANO XX - 2009-1ª SEMANA DE JULHO DE 2009 BOLETIM INFORMARE Nº 27/2009 ASSUNTOS TRABALHISTAS AS PIS/PASEP - CALENDÁRIO PARA SAQUE Introdução - Quotas de Participação - Saque Das Quotas - Saque Dos Rendimentos

Leia mais

e-social DESAFIOS E OPORTUNIDADES

e-social DESAFIOS E OPORTUNIDADES e-social DESAFIOS E OPORTUNIDADES O Projeto SPED: O esocial é apenas uma das partes do projeto de governo integrante do sistema conhecido como SPED (instituído pelo Decreto nº 6.022/2007). O Portal do

Leia mais

AGENDA T R A B A L H I S T A E P R E V I D E N C I Á R I A

AGENDA T R A B A L H I S T A E P R E V I D E N C I Á R I A AGENDA T R A B A L H I S T A E P R E V I D E N C I Á R I A JANEIRO / 2017 D S T Q Q S S 01 02 03 04 05 06 06 07 08 09 10 10 11 12 13 13 14 15 15 16 16 17 18 19 20 20 21 22 23 24 25 25 26 27 28 29 30 31

Leia mais

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Como fazer a SEFIP-GFIP quando houver aviso prévio indenizado

Parecer Consultoria Tributária Segmentos Como fazer a SEFIP-GFIP quando houver aviso prévio indenizado Como fazer a SEFIP-GFIP quando houver aviso 02/07/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 5 5. Informações

Leia mais

º/01/2013 a 31/12/2014

º/01/2013 a 31/12/2014 ANEXO II NCM Período 02.03 1º/01/2013 a 31/12/2014 02.06 1º/01/2013 a 31/12/2014 02.07 1º/01/2013 a 31/12/2014 02.09 1º/01/2013 a 31/12/2014 02.10.1 1º/01/2013 a 31/12/2014 0210.99.00 1º/01/2013 a 31/12/2014

Leia mais

São Paulo, 27 de Março de 2008.

São Paulo, 27 de Março de 2008. Verificação do Cumprimento das Obrigações Trabalhistas e Previdenciárias na contratação de empresas terceirizadas São Paulo, 27 de Março de 2008. 1 Contatos Marcelo Natale Fernando Azar (11) 5186-1014

Leia mais

Atualizada com a Reforma Trabalhista

Atualizada com a Reforma Trabalhista Data Vencimento 06 07 17 (Segunda-feira) 20 Obrigação Salário-Maternidade Ajuda de Custo e Premiação Salário-Família Folha de Pagamento Simples Folha do CPRB Parcelado Código Receita 1007 1163 Fato Gerador

Leia mais

Larissa Assoli Silva Coordenadora de Filial Caixa Econômica Federal Gerência de Filial Fundo de Garantia São Paulo/SP

Larissa Assoli Silva Coordenadora de Filial Caixa Econômica Federal Gerência de Filial Fundo de Garantia São Paulo/SP Larissa Assoli Silva Coordenadora de Filial Caixa Econômica Federal Gerência de Filial Fundo de Garantia São Paulo/SP Qualificação dos Identificadores CPF e NIS Consulta Qualificação Cadastral Ferramenta

Leia mais

DOU 30/06/ SEÇÃO 1 PÁGINA 101

DOU 30/06/ SEÇÃO 1 PÁGINA 101 DOU 30/06/2017 - SEÇÃO 1 PÁGINA 101 RESOLUÇÃO No - 790, DE 28 DE JUNHO DE 2017 Disciplina o pagamento do Abono Salarial referente ao exercício de 2017/2018. O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao

Leia mais

Qualificação dos Identificadores. CPF e NIS

Qualificação dos Identificadores. CPF e NIS Qualificação dos Identificadores CPF e NIS Composição do Cadastro NIS Composição do Cadastro NIS PIS PASEP MTE Cadastro NIS SUS Contribuinte Individual CADUN Quem é cadastrado, e por quem? Empregador Trabalhador

Leia mais

Descobrindo o esocial

Descobrindo o esocial Descobrindo o esocial O que é? Histórico Objetivos Índice Clique nos temas para Navegar pela apresentação. O que diz a Legislação Cronograma de Implantação Dúvidas frequentes Treinamentos e consultoria

Leia mais

Comprovação da atividade para fins previdenciários

Comprovação da atividade para fins previdenciários ASPECTOS PRÁTICOS FUNDAMENTAÇÃO LEGAL Constituição Federal de 05/10/1988 Lei 8.213 de 24/07/1991 Lei 8.212 de 24/07/1991 Decreto 3.048 de 06/05/1999 Instrução Normativa 77 de 21/01/2015 Instrução Normativa

Leia mais

Beneficiários do RGPS, qualidade de segurado e carência

Beneficiários do RGPS, qualidade de segurado e carência Beneficiários do RGPS, qualidade de segurado e carência Regime Geral de Previdência Social (RGPS) Engloba todos os trabalhadores da iniciativa privada e os servidores próprios que não tem regime próprio

Leia mais

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX PREVIDÊNCIA SOCIAL

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX PREVIDÊNCIA SOCIAL TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX PREVIDÊNCIA SOCIAL Orientador Empresarial Servidores do Estado de Minas Gerais - RGPS-Regime Geral de Previdência Social - Critérios para Enquadramento

Leia mais

Página 1 de 6 Instrução Normativa RFB nº 1.027, de 22 de abril de 2010 DOU de 23.4.2010 Altera a Instrução Normativa RFB nº 971, de 13 de novembro de 2009, que dispõe sobre normas gerais de tributação

Leia mais

Introdução ao esocial e EFD-Reinf. Renato Moreira Pinheiro Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil

Introdução ao esocial e EFD-Reinf. Renato Moreira Pinheiro Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil Introdução ao esocial e EFD-Reinf Renato Moreira Pinheiro Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil Sped - Definição Sped - Sistema Público de Escrituração Digital: Conjunto de Escriturações Digitais,

Leia mais

ATUALIZADA COM REFORMA TRABALHISTA

ATUALIZADA COM REFORMA TRABALHISTA Data Vencimento Obrigação Código Receita Fato Gerador e Fundamento Legal Período Apuração 06 16 (Segunda-feira) 20 Salário-Maternidade Ajuda de Custo e Premiação Salário-Família Folha de Pagamento Simples

Leia mais

Prezados (as) ESocial: Aprovado o Manual versão 2.0

Prezados (as) ESocial: Aprovado o Manual versão 2.0 INFORME JURÍDICO 26/02/2015 443 Prezados (as) ESocial: Aprovado o Manual versão 2.0 Divulgamos a Resolução CGES nº 1/2015, publicada em 24.02.2015, no DOE, que regulamenta o Sistema de Escrituração Digital

Leia mais

Joaquim Jackson Gomes de Oliveira

Joaquim Jackson Gomes de Oliveira Joaquim Jackson Gomes de Oliveira E-Social 120 horas Com certificado online Este material é parte integrante do curso online "E - Social" do INTRA (www.intra-ead.com.br) conforme a lei nº 9.610/98. É proibida

Leia mais

DIREITO Previdenciário

DIREITO Previdenciário DIREITO Previdenciário Contribuições - Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo Art. 195, II da CF Art. 20 e seguintes da Lei 8.212/91 Regime Geral de Previdência Social (RGPS) Sistema de previdência social de

Leia mais

DIREITO do TRABALHO. Das relações laborais Trabalho doméstico. Parte VI. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO do TRABALHO. Das relações laborais Trabalho doméstico. Parte VI. Prof. Cláudio Freitas DIREITO do TRABALHO Das relações laborais Trabalho doméstico. Parte VI Prof. Cláudio Freitas - Uso do SIMPLES Art. 31. É instituído o regime unificado de pagamento de tributos, de contribuições e dos demais

Leia mais

Atualizada com REFORMA TRABALHISTA

Atualizada com REFORMA TRABALHISTA Data Vencimento Obrigação Código Receita Fato Gerador e Fundamento Legal Período Apuração Salário-Maternidade Parto e aborto espontâneo, conforme certidão de nascimento ou atestado. (arts. 47, 86, IN RFB

Leia mais