O COMPORTAMENTO PROFISSIONAL VERSUS A CULTURA ORGANIZACIONAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O COMPORTAMENTO PROFISSIONAL VERSUS A CULTURA ORGANIZACIONAL"

Transcrição

1 MINIARTIGO TEORIA DA AGÊNCIA O COMPORTAMENTO PROFISSIONAL VERSUS A CULTURA ORGANIZACIONAL -- A PROVA E A LÓGICA DO ARGUMENTO (FERRAMENTAS E INSTRUMENTOS) AUTOR: PROFESSOR DOUTOR ANTONIO DE LOUREIRO GIL PROFESSOR TITULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) PROFESSOR DE DOUTORADO E DE MESTRADO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). DOUTOR E MESTRE PELA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) COM TESE E DISSERTAÇÃO NA ÁREA DE AUDITORIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI). OFICIAL DA MARINHA DE GUERRA DO BRASIL, FORMADO PELA ESCOLA NAVAL DO RIO DE JANEIRO (BRASIL). EXECUTIVO E CONSULTOR DE EMPRESAS PRIVADAS OU GOVERNAMENTAIS NO BRASIL AUTOR DE DEZENOVE LIVROS NO BRASIL E DE UM LIVRO EM PORTUGAL -- EDITORA SARAIVA; EDITORA ATLAS; EDITORA SENAC - SP (SÃO PAULO BRASIL); PUBLICAÇÕES EUROPA - AMÉRICA (LISBOA PORTUGAL) ---- OITENTA MIL EXEMPLARES VENDIDOS. CONSULTOR, PALESTRA NTE E COM ARTIGOS NOS ESTADOS UNIDOS, FRANÇA, ESPANHA, PORTUGAL, ISRAEL, MÉXICO, ARGENTINA, URUGUAI, PANAMÁ. QUESTÕES. OS PARÂMETROS CULTURAIS / COMPORTAMENTAIS ---- CRENÇAS, VALORES, LIDERANÇA, CONFIANÇA, REPUTAÇÃO ---- ESTRUTURAM A VIGA MESTRA PARA TRATAR A TEORIA DA AGÊNCIA? COMO TRABALHAR OS PARÂMETROS CULTURAIS / COMPORTAMENTAIS NO CONTEXTO DO COMPORTAMENTO PROFISSIONAL VERSUS A CULTURA ORGANIZACIONAL?

2 1 - INTRODUÇÃO. A TEORIA DA AGÊNCIA LIDA COM O CONFLITO DE INTERESSE ADMINISTRATIVO; FINANCEIRO; TÉCNICO; OPERACIONAL DAS ENTIDADES PRIVADAS OU GOVERNAMENTAIS: 1 NO ÂMBITO DA INICIATIVA PRIVADA: ---- ENTRE OS STAKEHOLDERS (ACIONISTAS; CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO; CONSELHO FISCAL) VERSUS A EQUIPE DIRIGENTE. 2 NO ÂMBITO DA ÁREA GOVERNAMENTAL: 2.1 A POPULAÇÃO / SOCIEDADE VERSUS A EQUIPE ADMINISTRATIVA DE GOVERNO/ EQUIPE ADMINISTRATIVA DE ESTADO. 2.2 A EQUIPE ADMINISTRATIVA DE GOVERNO VERSUS A EQUIPE ADMINISTRATIVA DE ESTADO OS CONFLITOS DE INTERESSE ---- NO FOCO DA TEORIA DA AGÊNCIA ---- ENTRE OS INTERESSADOS (O PRINCIPAL) E OS RESPONSÁVEIS (O AGENTE) PELA QUALIDADE E A SUSTENTABILIDADE DO PROCESSO / PRODUTO DAS ORGANIZAÇÕES PRIVADAS OU GOVERNAMENTAIS SÃO OBJETO DOS MODELOS DA GESTÃO OU DA AUDITORIA DA GESTÃO. OS REFLEXOS DOS CONFLITOS DE INTERESSE TRATADOS NA TEORIA DA AGÊNCIA IMPACTAM O DESEMPENHO ADMINISTRATIVO / TÉCNICO / OPERACIONAL / FINANCEIRO DAS ENTIDADES PÚBLICAS OU PRIVADAS COM UMA MAIOR OCORRÊNCIA DE FALHAS DECORRENTES DE PROBLEMAS DE NATUREZA: 1 MÁ INTERPRETAÇÃO DOS ANSEIOS / DESEJOS PROFISSIONAIS DE INTERESSADOS (O PRINCIPAL) OU DE RESPONSÁVEIS (O AGENTE) QUANTO AOS RESULTADOS OPERACIONAIS OU FINANCEIROS DAS ENTIDADES PRIVADAS OU PÚBLICAS. 2 INADEQUAÇÃO OU BAIXA QUALIDADE DE PROJETOS DE MUDANÇA DO PROCESSO / PRODUTO ORGANIZACIONAL. O CAMPO DE BATALHA DA TEORIA DA AGÊNCIA OCORRE PRINCIPALMENTE QUANDO DO TRATAMENTO DA VARIÁVEL COMPORTAMENTO PROFISSIONAL VERSUS A CULTURA ORGANIZACIONAL INERENTE A MODELOS DA GESTÃO OU DA AUDITORIA DA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NOS SEUS SEGMENTOS DE MERCADO NESTE SÉCULO XXI ---- O SÉCULO DA MUDANÇA. 2 A LÓGICA E A PROVA DO ARGUMENTO. OS PARÂMETROS DE ATUAÇÃO PARA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS PROFISSIONAIS / FUNCIONAIS ORIUNDOS DA FALTA DE OU BAIXA SINTONIA DO COMPORTAMENTO PROFISSIONAL VERSUS A CULTURA ORGANIZACIONAL SÃO DE NATUREZA: 1 CRENÇAS. 2 VALORES. 3 LIDERANÇA.

3 4 CONFIANÇA. 5 REPUTAÇÃO. A TEORIA DA AGÊNCIA PODE SER ENTENDIDA COMO UM CONTRATO NO QUAL O PRINCIPAL ENGAJA O AGENTE PARA DESEMPENHAR TAREFAS / ATIVIDADES / PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS / FINANCEIRAS / TÉCNICAS / OPERACIONAIS DENTRO DA LÓGICA DO PRINCIPAL ---- O PROCESSO / PRODUTO DE TOMADA DE DECISÃO NO FOCO. AS DIRETRIZES DA LÓGICA PARA RESOLUÇÃO DOS CONFLITOS DE INTERESSE EMPRESARIAIS / GOVERNAMENTAIS DEVEM SER ESTABELECIDAS NO CONTEXTO DOS PARÂMETROS PARA A SINTONIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL / COMPORTAMENTO PROFISSIONAL A VISÃO DO CONTROLE INTERNO ORGANIZACIONAL CULTURAL / COMPORTAMENTAL NO FOCO. A DELEGAÇÃO DE AUTORIDADE PELO PRINCIPAL PARA A TOMADA DE DECISÃO PELOS AGENTES NAS ORGANIZAÇÕES PRIVADAS OU PÚBLICAS É O PONTO CENTRAL DA TEORIA DA AGÊNCIA. HÁ A POSSIBILIDADE DO AGENTE NÃO AGIR SEMPRE NO MELHOR INTERESSE DO PRINCIPAL, O CONFLITO DE AGÊNCIA PRIVADA OU PÚBLICA / GOVERNAMENTAL EM AÇÃO. OS PARÂMETROS ACIMA REFERIDOS DEVEM SER OBJETO DA LÓGICA PARA GESTÃO / OPERAÇÃO DA CULTURA EMPRESARIAL / GOVERNAMENTAL VERSUS O COMPORTAMENTO PROFISSIONAL / FUNCIONAL NO ÂMBITO DA TEORIA DA AGÊNCIA EMPRESARIAL / GOVERNAMENTAL O QUE IMPLICA NAS FASES: 1 APLICAR A PRINCIPAIS E A AGENTES O QUESTIONÁRIO BASEADO NOS PARÂMETROS PARA RESOLUÇÃO DOS CONFLITOS DE INTERESSES EMPRESARIAIS / GOVERNAMENTAIS - PROFISSIONAIS / FUNCIONAIS ---- ESTE QUESTIONÁRIO É FERRAMENTA DECISIVA PARA EQUACIONAR OS CONFLITOS DE INTERESSE INERENTES Á TEORIA DA AGÊNCIA PRIVADA / PÚBLICA ---- COM QUESTÕES DIRECIONADAS: 1.1 A CULTURA EMPRESARIAL / COMPORTAMENTO PROFISSIONAL RECONHECIMENTO EMPRESARIAL / PROFISSIONAL 1.2 A CULTURA GOVERNAMENTAL / COMPORTAMENTO FUNCIONAL RECONHECIMENTO GOVERNAMENTAL / FUNCIONAL. 2 ANALISAR AS RESPOSTAS APRESENTADAS POR PRINCIPAIS E AGENTES. 3 REVISAR COM LISTA DE VERIFICAÇÃO OS CONFLITOS DE INTERESSE EMPRESARIAIS / GOVERNAMENTAIS 4 ATUALIZAR O CONTROLE INTERNO DA CULTURA / RECONHECIMENTO-EMPRESARIAL / GOVERNAMENTAL. 5 MINISTRAR PALESTRAS / TREINAMENTO PARA ALINHAMENTO DO COMPORTAMENTO / RECONHECIMENTO-PROFISSIONAL / FUNCIONAL AO CONTROLE INTERNO DA CULTURA / RECONHECIMENTO-EMPRESARIAL / GOVERNAMENTAL 6 EMITIR RELATÓRIO CULTURAL / COMPORTAMENTAL-EMPRESARIAL / GOVERNAMENTAL COM AÇÕES / PROJETOS CONFORMIDADE; CUSTOMIZAÇÃO / ADAPTAÇÃO; INOVAÇÃO.

4 7 DESENVOLVER E INSTALAR AÇÃO / PROJETO CONFORMIDADE OU CUSTOMIZAÇÃO / ADAPTAÇÃO OU INOVAÇÃO PARA MINIMIZAR AS FALHAS OU MAXIMIZAR O DESEMPENHO INERENTE AOS CONFLITOS DE INTERESSE PRINCIPAL / AGENTE. OBSERVAÇÃO: PARA MELHOR ENTENDIMENTO DOS CONFLITOS DE INTERESSE GOVERNAMENTAL LER O CAPÍTULO VIII TEORIA DA AGÊNCIA PÚBLICA / GOVERNAMENTAL DO LIVRO GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE ALTO DESEMPENHO AUTORES: ANTONIO DE LOUREIRO GIL; PAULO ROBERTO GALVÃO; ROBERTO DE OLIVEIRA JUNIOR PRIMEIRA EDIÇÃO CONCLUSÃO. A LÓGICA PARA RESOLUÇÃO DOS CONFLITOS DE INTERESSE EMPRESARIAIS / GOVERNAMENTAIS CONCATENA OS VETORES: 1 OS PARÂMETROS DA FERRAMENTA TECNOLÓGICA CULTURA / COMPORTAMENTO PARA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS EMPRESARIAIS / GOVERNAMENTAIS -- PROFISSIONAIS / FUNCIONAIS. 2 AS TAREFAS, ATIVIDADES, PRÁTICAS DO PROCESSO / PRODUTO DA TOMADA DE DECISÃO COM APLICAÇÃO DE INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL / GOVERNAMENTAL INCORPORADA Á METODOLOGIA PARA GESTÃO / OPERAÇÃO COM O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS. 3 OS MOMENTOS DO CICLO EMPRESARIAL / GOVERNAMENTAL ---- PLANEJAMENTO; EXECUÇÃO; CONTROLE; AUDITORIA NO NÍVEL ESTRATÉGICO; TÁTICO; OPERACIONAL. 4 A CONQUISTA DE MENTES E CORAÇÕES DO PRINCIPAL E DO AGENTE COM A RESOLUÇÃO DOS CONFLITOS DE INTERESSE VIGENTES. O PROFESSOR GIL POSSUI AS QUALIDADES PROFISSIONAIS E A ABORDAGEM TECNOLÓGICA PARA APLICAR AS IDÉIAS DISCUTIDAS PARA ESTRUTURAR E APLICAR A LÓGICA PARA RESOLUÇÃO DOS CONFLITOS DE INTERESSE EMPRESARIAIS / GOVERNAMENTAIS NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA AGÊNCIA EMPRESARIAL / GOVERNAMENTAL DAS ENTIDADES PRIVADAS OU GOVERNAMENTAIS. PESQUISAS, TRABALHOS ACADÊMICOS, PALESTRAS, SEMINÁRIOS, DISCIPLINAS DE POSGRADUAÇÃO (ESPECIALIZAÇÃO; MBA; MESTRADO ACADÊMICO; DOUTORADO) SÃO DE IMPORTÂNCIA DEFINITIVA PARA MAIOR E MELHOR ATUAÇÃO DOS PROFISSINAIS E FUNCIONÁRIOS NO ÂMBITO EMPRESARIAL OU GOVERNAMENTAL COM FOCO NOS CONFLITOS DE INTERESSE DO PRINCIPAL VERSUS O AGENTE.

5 4 BIBLIOGRAFIA. 1 LIVRO GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE ALTO DESEMPENHO AUTORES: ANTONIO DE LOUREIRO GIL; PAULO ROBERTO GALVÃO; ROBERTO DE OLIVEIRA JUNIOR; PRIMEIRA EDIÇÃO LIVRO DESAFIO AOS DEUSES A FASCINANTE HISTÓRIA DO RISCO AUTOR: PETER BERNSTEIN (EDITORA CAMPUS) DO RIO DE JANEIRO PRIMEIRA EDIÇÃO LIVRO GESTÃO: CONTROLE INTERNO, RISCO E AUDITORIA AUTORES: ANTONIO DE LOUREIRO GIL; CARLOS HIDEO ARIMA; WILSON TOSHIRO NAKAMURA EDITORA SARAIVA DE SÀO PAULO PRIMEIRA EDIÇÃO MARÇO DE LIVRO: CONTINGÊNCIAS EM NEGÓCIOS AUTOR: ANTONIO DE LOUREIRO GIL EDITORA SARAIVA DE SÃO PAULO PRIMEIRA EDIÇÃO DIGITAL LIVRO BALANÇO INTELECTUAL AUTORES: ANTONIO DE LOUREIRO GIL; JOSÉ CARLOS ARNOSTI EDITORA SARAIVA DE SÀO PAULO PRIMEIRA EDIÇÀO 2010 E EDIÇÃO DIGITAL LIVRO SISTEMAS DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS AUTORES: ANTONIO DE LOUREIRO GIL; CESAR AUGUSTO BIANCOLINO; TIAGO NASCIMENTO BORGES EDITORA SARAIVA SÃO PAULO PRIMEIRA EDIÇÃO LIVRO GESTÃO DA QUALIDADE EMPRESARIAL AUTOR ANTONIO DE LOUREIRO GIL PUBLICAÇÕES EUROPA AMÉRICA DE LISBOA PORTUGAL PRIMEIRA EDIÇÃO 2010 Á VENDA NA LIVRARIA CULTURA ESQUINA DE AVENIDA PAULISTA COM A RUA AUGUSTA (SÃO PAULO BRASIL). 8 LIVRO GESTÃO DE TRIBUTOS NA EMPRESA MODERNA AUTORES: ANTONIO DE LOUREIRO GIL; PAULO ROBERTO GALVÃO; FLÁVIO FERNANDES PACETTA; JOÃO ANTONIO PIZZO; JOSÉ EDUARDO MOGE; ROGÉRIO LEITE EDITORA SENAC SP PRIMEIRA EDIÇÃO 2011.

MINIARTIGO GESTÃO E AUDITORIA DA GESTÃO -- TOMAR DECISÃO / DAR RECOMENDAÇÃO ---- PROBLEMA / FRAQUEZA---- PROCESSO / PRODUTO (CONTROLE INTERNO)

MINIARTIGO GESTÃO E AUDITORIA DA GESTÃO -- TOMAR DECISÃO / DAR RECOMENDAÇÃO ---- PROBLEMA / FRAQUEZA---- PROCESSO / PRODUTO (CONTROLE INTERNO) MINIARTIGO GESTÃO E AUDITORIA DA GESTÃO -- TOMAR DECISÃO / DAR RECOMENDAÇÃO ---- PROBLEMA / FRAQUEZA---- PROCESSO / PRODUTO (CONTROLE INTERNO) AUTOR: PROFESSOR DOUTOR ANTONIO DE LOUREIRO GIL PROFESSOR

Leia mais

1 PESQUISAS ACADÊMICAS PRIVILEGIAM O PROCESSO PARA PESQUISAR EM DETRIMENTO DO PRODUTO OU RESULTADO DA PESQUISA A ALCANÇAR?

1 PESQUISAS ACADÊMICAS PRIVILEGIAM O PROCESSO PARA PESQUISAR EM DETRIMENTO DO PRODUTO OU RESULTADO DA PESQUISA A ALCANÇAR? MINIARTIGO TÍTULO GESTÃO DE PROJETOS DE PESQUISA (ACADÊMICA OU ORGANIZACIONAL) ----FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PARA GESTÃO ----LÓGICA DE PROJETOS ----METODOLOGIA DE PESQUISA MENSAGEM PRINCIPAL INTEGRAÇÃO

Leia mais

DEZ QUESTÕES ORGANIZACIONAIS QUE NÃO QUEREM CALAR. (SINTONIA PROJETOS DE MUDANÇA / PREVISIBILIDADE PATRIMONIAL).

DEZ QUESTÕES ORGANIZACIONAIS QUE NÃO QUEREM CALAR. (SINTONIA PROJETOS DE MUDANÇA / PREVISIBILIDADE PATRIMONIAL). MINIARTIGO CONTABILIDADE GERENCIAL E A PREVISIBILIDADE PATRIMONIAL (A CONVERGÊNCIA DA CIÊNCIA CONTÁBIL COM A CIÊNCIA DA GESTÃO) -- ESTIMATIVAS CONTÁBEIS RELACIONADAS Á GESTÃO DO RISCO DE PROJETOS ORGANIZACIONAIS--

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE CAPITAL HUMANO E TECNOLÓGICO; A VARIÁVEL RISCO E O CICLO DE VIDA PROFISSIONAL. A TEORIA DA AGÊNCIA COMO PRIORIDADE PARA AÇÃO.

DESENVOLVIMENTO DE CAPITAL HUMANO E TECNOLÓGICO; A VARIÁVEL RISCO E O CICLO DE VIDA PROFISSIONAL. A TEORIA DA AGÊNCIA COMO PRIORIDADE PARA AÇÃO. Antonio de Loureiro Gil DESENVOLVIMENTO DE CAPITAL HUMANO E TECNOLÓGICO; A VARIÁVEL RISCO E O CICLO DE VIDA PROFISSIONAL. A TEORIA DA AGÊNCIA COMO PRIORIDADE PARA AÇÃO. AUTOR: PROFESSOR DOUTOR ANTONIO

Leia mais

PROFESSOR TITULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) PROFESSOR DE DOUTORADO E DE MESTRADO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP).

PROFESSOR TITULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) PROFESSOR DE DOUTORADO E DE MESTRADO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). MINIARTIGO A PREVISIBILIDADE PATRIMONIAL E A RECEITA TRIBUTÁRIA GOVERNAMENTAL (A GESTÃO TRIBUTÁRIA NO AMANHÃ ORGANIZACIONAL COMO CATALIZADOR DA INTEGRAÇÃO SOCIEDADE / GOVERNO / SOCIEDADE ) -- A VARIÁVEL

Leia mais

MINIARTIGO. GESTÃO. ---- VOCÊ APRENDEU A GERENCIAR NA PRÁTICA OU ENSINARAM A VOCÊ NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, PÓSGRADUAÇÃO; MBA; MESTRADO; DOUTORADO?

MINIARTIGO. GESTÃO. ---- VOCÊ APRENDEU A GERENCIAR NA PRÁTICA OU ENSINARAM A VOCÊ NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, PÓSGRADUAÇÃO; MBA; MESTRADO; DOUTORADO? MINIARTIGO. GESTÃO. ---- VOCÊ É GESTOR? ---- VOCÊ SABE O QUE É GERENCIAR? ---- VOCÊ APRENDEU A GERENCIAR NA PRÁTICA OU ENSINARAM A VOCÊ NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, PÓSGRADUAÇÃO; MBA; MESTRADO; DOUTORADO?

Leia mais

PROFESSOR DE DOUTORADO E DE MESTRADO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP).

PROFESSOR DE DOUTORADO E DE MESTRADO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). MINIARTIGO GESTÃO E AUDITORIA DA GESTÃO NO SÉCULO XXI ---- QUALIDADE / RISCO / SUSTENTABILIDADE ---- (REDESENHO DO PROCESSO / PRODUTO) --A PARTICIPAÇÃO ECUMÊNICA ORGANIZACIONAL-- AUTOR: PROFESSOR DOUTOR

Leia mais

Professor Doutor Antonio de Loureiro Gil

Professor Doutor Antonio de Loureiro Gil MINIARTIGO PROCESSOS DECISÓRIOS (SÉRIE TOMADA DE DECISÃO ) ---- CONTROLADORIA ORGANIZACIONAL---- Professor Doutor Antonio de Loureiro Gil PROFESSOR TITULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) PROFESSOR

Leia mais

MINI ARTIGO. ---- A evolução da tecnologia da qualidade, do século XX ao século XXI, impõe a gestão do risco da qualidade?

MINI ARTIGO. ---- A evolução da tecnologia da qualidade, do século XX ao século XXI, impõe a gestão do risco da qualidade? MINI ARTIGO A GESTÃO DO RISCO DA QUALIDADE. (DE DEMING; JURAN; ISHIKAWA A PETER BERNSTEIN) -- ESTATÍSTICA; QUALIDADE TOTAL; CAUSA / EFEITO; RISCO (DA ISO 9000 -- 1987 A ISO 31000 2009) AUTOR: PROFESSOR

Leia mais

MINIARTIGO ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS PREVISIBILIDADE PATRIMONIAL E A CAPILARIDADE PROFISSIONAL/SOCIAL DE CONTADORES

MINIARTIGO ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS PREVISIBILIDADE PATRIMONIAL E A CAPILARIDADE PROFISSIONAL/SOCIAL DE CONTADORES MINIARTIGO ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS A PREVISIBILIDADE PATRIMONIAL E A CAPILARIDADE PROFISSIONAL/SOCIAL DE CONTADORES (RESPONSABILIDADE, CONTINUIDADE E CRESCIMENTO PROFISSIONAL / SOCIAL) AUTOR: PROFESSOR DOUTOR

Leia mais

A CONTABILIDADE E A GESTÃO A TECNOLOGIA DO RISCO E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÀO (TI)

A CONTABILIDADE E A GESTÃO A TECNOLOGIA DO RISCO E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÀO (TI) MINI ARTIGO A CONTABILIDADE E A GESTÃO A TECNOLOGIA DO RISCO E A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÀO (TI) AUTOR: PROFESSOR DOUTOR ANTONIO DE LOUREIRO GIL PROFESSOR TITULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR)

Leia mais

MINIARTIGO GESTÃO DE RISCO DE PROJETOS COM PREVISIBILIDADE PATRIMONIAL -- OS STAKEHOLDERS E O RECONHECIMENTO DOS PADRÕES DE

MINIARTIGO GESTÃO DE RISCO DE PROJETOS COM PREVISIBILIDADE PATRIMONIAL -- OS STAKEHOLDERS E O RECONHECIMENTO DOS PADRÕES DE MINIARTIGO GESTÃO DE RISCO DE PROJETOS COM PREVISIBILIDADE PATRIMONIAL (A QUALIDADE E A SUSTENTABILIDADE CONTÁBIL DO PROCESSO / PRODUTO DA ENGENHARIA DO PRODUTO) -- OS STAKEHOLDERS E O RECONHECIMENTO DOS

Leia mais

MINI ARTIGO: A CONTABILIDADE NO MUNDO DOS NEGÓCIOS DO SÉCULO XXI

MINI ARTIGO: A CONTABILIDADE NO MUNDO DOS NEGÓCIOS DO SÉCULO XXI MINI ARTIGO: A CONTABILIDADE NO MUNDO DOS NEGÓCIOS DO SÉCULO XXI (O Contador; o Acionista; o Governo) ---- A TEORIA DA AGÊNCIA MERCADO / GOVERNO ---- AUTOR: PROFESSOR DOUTOR ANTONIO DE LOUREIRO GIL QUESTÃO.

Leia mais

-- O MITO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEGURA --

-- O MITO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEGURA -- MINI ARTIGO TITULO "FRAUDES EM TI". -- O MITO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO SEGURA -- (A REALIDADE DA SEGURANÇA ORGANIZACIONAL) AUTOR. ANTONIO DE LOUREIRO GIL EMPRESARIO E EXECUTIVO DE EMPRESAS NACIONAIS,

Leia mais

MINI -- ARTIGO PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE GESTÃO (RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRAÇÕES CONEXAS) AUTOR: PROFESSOR DOUTOR ANTONIO DE LOUREIRO GIL

MINI -- ARTIGO PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE GESTÃO (RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRAÇÕES CONEXAS) AUTOR: PROFESSOR DOUTOR ANTONIO DE LOUREIRO GIL MINI -- ARTIGO PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE GESTÃO (RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRAÇÕES CONEXAS) AUTOR: PROFESSOR DOUTOR ANTONIO DE LOUREIRO GIL SÓCIO DIRETOR DE VINDEX CORRETORA DE CÂMBIO PROFESSOR TITULAR

Leia mais

O CONTEÚDO DESTA PALESTRA É PARTE INTEGRANTE DOS LIVROS EDITADOS PELA EDITORA SARAIVA COM DIREITOS AUTORAIS CONFORME LEI 9. DR. MSC. DR.

O CONTEÚDO DESTA PALESTRA É PARTE INTEGRANTE DOS LIVROS EDITADOS PELA EDITORA SARAIVA COM DIREITOS AUTORAIS CONFORME LEI 9. DR. MSC. DR. O CONTEÚDO DESTA PALESTRA É PARTE INTEGRANTE DOS LIVROS EDITADOS PELA EDITORA SARAIVA COM DIREITOS AUTORAIS CONFORME LEI 9.610 / 98 E ARTIGO 184 DO CÓDIGO PENAL. 1- BALANÇO INTELECTUAL PRIMEIRA EDIÇÃO

Leia mais

-- A CIÊNCIA DO PATRIMÔNIO

-- A CIÊNCIA DO PATRIMÔNIO MINIARTIGO CONTABILIDADE -- A CIÊNCIA DO PATRIMÔNIO -A GESTÃO DO CONHECIMENTO VERSUS A GESTÃO DO RISCO - (A INTEGRAÇÃO DAS ÁREAS ORGANIZACIONAIS DE CONTABILIDADE; RISCO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO) AUTOR:

Leia mais

A GESTÃO TRIBUTÁRIA NA EMPRESA MODERNA

A GESTÃO TRIBUTÁRIA NA EMPRESA MODERNA Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo Tel. (11) 3824-5400, 3824-5433 (teleatendimento), fax (11) 3824-5487 Email: desenvolvimento@crcsp.org.br web: www.crcsp.org.br Rua Rosa e Silva,

Leia mais

CARLOS CAIXETA. Vendas e Gestão Estratégica

CARLOS CAIXETA. Vendas e Gestão Estratégica CARLOS CAIXETA Vendas e Gestão Estratégica PERFIL Carlos Caixeta é um palestrante de destaque nacional por convergir conceito e prática em estratégias empresariais, vendas, performance e negociação. Essa

Leia mais

Ementa do MBA Executivo em Gestão Empresarial com ênfase em Locação de Equipamento Turma: SINDILEQ

Ementa do MBA Executivo em Gestão Empresarial com ênfase em Locação de Equipamento Turma: SINDILEQ Um jeito Diferente, Inovador e Prático de fazer Educação Corporativa Ementa do MBA Executivo em Gestão Empresarial com ênfase em Locação de Equipamento Turma: SINDILEQ Objetivo: Auxiliar o desenvolvimento

Leia mais

MINIARTIGO ESPIONAGEM / FRAUDE / CORRUPÇÃO / CONIVÊNCIA (REALIDADE ORGANIZACIONAL DO AMBIENTE GOVERNAMENTAL OU PRIVADO)

MINIARTIGO ESPIONAGEM / FRAUDE / CORRUPÇÃO / CONIVÊNCIA (REALIDADE ORGANIZACIONAL DO AMBIENTE GOVERNAMENTAL OU PRIVADO) MINIARTIGO ESPIONAGEM / FRAUDE / CORRUPÇÃO / CONIVÊNCIA (REALIDADE ORGANIZACIONAL DO AMBIENTE GOVERNAMENTAL OU PRIVADO) -- A VISÃO PREVENTIVA / ANTECIPATÓRIA / PREDITIVA -- ( A PREVISIBILIDADE PATRIMONIAL

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA Executivo em Saúde Coordenação Acadêmica: Drª Tânia Regina da Silva Furtado

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA Executivo em Saúde Coordenação Acadêmica: Drª Tânia Regina da Silva Furtado CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA Executivo em Saúde Coordenação Acadêmica: Drª Tânia Regina da Silva Furtado APRESENTAÇÃO A FGV é uma instituição privada sem fins lucrativos, fundada

Leia mais

Gerenciamento Estratégico e EHS Uma parceria que dá certo

Gerenciamento Estratégico e EHS Uma parceria que dá certo Gerenciamento Estratégico e EHS Uma parceria que dá certo INTRODUÇÃO O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia desenvolvida para traduzir, em termos operacionais, a Visão e a Estratégia das organizações

Leia mais

GESTÃ T O O E P RÁ R TI T C I AS DE R E R CUR U S R OS

GESTÃ T O O E P RÁ R TI T C I AS DE R E R CUR U S R OS Ensinar para administrar. Administrar para ensinar. E crescermos juntos! www.chiavenato.com GESTÃO E PRÁTICAS DE RECURSOS HUMANOS Para Onde Estamos Indo? Idalberto Chiavenato Algumas empresas são movidas

Leia mais

RH ALÉM DO SEU PAPEL GESTÃO TRANSFORMADORA

RH ALÉM DO SEU PAPEL GESTÃO TRANSFORMADORA RH ALÉM DO SEU PAPEL GESTÃO TRANSFORMADORA Palestrante: Anna Cherubina Scofano Mestre pelo ISCTE- Portugal com MBA em Administração de Empresas e Negócios pela FGV/RJ, Pedagoga, com Especialização em Administração

Leia mais

Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 DOU Nº 165 de 27/08/10

Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 DOU Nº 165 de 27/08/10 C U R S O D E E N G E N H A R I A D E P R O D U Ç Ã O Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 DOU Nº 165 de 27/08/10 Componente Curricular: Gestão de Pessoas Código: ENGP 599 Prérequisito: Período

Leia mais

Consultoria especializada no desenvolvimento de pessoas, com soluções e serviços em 3 áreas:

Consultoria especializada no desenvolvimento de pessoas, com soluções e serviços em 3 áreas: Consultoria especializada no desenvolvimento de pessoas, com soluções e serviços em 3 áreas: Missão, Visão & Valores Missão Prover os clientes com soluções e serviços que os levem ao alcance de suas metas

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ²

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ² RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ² A Responsabilidade Social tem sido considerada, entre muitos autores, como tema de relevância crescente na formulação de estratégias empresarias

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA em Gestão de Pessoas Coordenação Acadêmica: Drª. Ana Maria Viegas Reis

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA em Gestão de Pessoas Coordenação Acadêmica: Drª. Ana Maria Viegas Reis CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA em Gestão de Pessoas Coordenação Acadêmica: Drª. Ana Maria Viegas Reis APRESENTAÇÃO A FGV é uma instituição privada sem fins lucrativos, fundada em

Leia mais

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS APRESENTAÇÃO FGV Criado em 1999, o FGV Management é o Programa de Educação Executiva Presencial da Fundação Getulio Vargas, desenvolvido para atender a demanda do mercado por cursos de qualidade, com tradição

Leia mais

Consultoria especializada no desenvolvimento de pessoas, com soluções e serviços em 3 áreas:

Consultoria especializada no desenvolvimento de pessoas, com soluções e serviços em 3 áreas: Consultoria especializada no desenvolvimento de pessoas, com soluções e serviços em 3 áreas: Missão, Visão & Valores Missão Prover os clientes com soluções e serviços que os levem ao alcance de suas metas

Leia mais

Gestão das organizações contábeis

Gestão das organizações contábeis Gestão das organizações contábeis Análise dos resultados da pesquisa Dezembro/2014 por Roberto Dias Duarte Sobre a pesquisa O Sistema Público de Escrituração Digital e seus vários subprojetos têm sido

Leia mais

DJALMA DE PINHO REBOUÇAS DE OLIVEIRA ,.., ADMINISTRAÇAO PUBLICA FOCO NA OTIMIZAÇÃO DO MODELO ADMINISTRATIVO

DJALMA DE PINHO REBOUÇAS DE OLIVEIRA ,.., ADMINISTRAÇAO PUBLICA FOCO NA OTIMIZAÇÃO DO MODELO ADMINISTRATIVO DJALMA DE PINHO REBOUÇAS DE OLIVEIRA,.., ADMINISTRAÇAO, PUBLICA FOCO NA OTIMIZAÇÃO DO MODELO ADMINISTRATIVO SÃO PAULO EDITORA ATLAS S.A. - 2014 "A diferença entre a empresa privada e a empresa é que aquela

Leia mais

SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008

SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008 SERÁ ENCAMINHADO AO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO O NOVO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS, COM INÍCIO PREVISTO PARA 2008 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MATERIAIS PROJETO PEDAGÓGICO I OBJETIVOS

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 42-CEPE/UNICENTRO, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2012. Aprova o Curso de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO.

Leia mais

Treinamento Intensivo: Strategic Sourcing, Negociação e Tributação em Compras

Treinamento Intensivo: Strategic Sourcing, Negociação e Tributação em Compras Treinamento Intensivo: Strategic Sourcing, Negociação e Data: 04 à 30 de Setembro -terças e quintas-feiras Horário: 19h às 22h15 Carga horária: 28 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School

Leia mais

BACHARELADO EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO SEGURANÇA E AUDITORIA EM SISTEMAS DE INFORM. Orientações Preliminares

BACHARELADO EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO SEGURANÇA E AUDITORIA EM SISTEMAS DE INFORM. Orientações Preliminares BACHARELADO EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO SEGURANÇA E AUDITORIA EM SISTEMAS DE INFORM ALEX DELGADO GONÇALVES CASAÑAS BSI005 BSI 04NA/NOTURNO 4 Orientações Preliminares O plano de ensino é um documento didático-pedagógico

Leia mais

Aquecimento para o 3º Seminário Internacional de BPM

Aquecimento para o 3º Seminário Internacional de BPM Aquecimento para o 3º Seminário Internacional de BPM É COM GRANDE PRAZER QUE GOSTARÍAMOS DE OFICIALIZAR A PARTICIPAÇÃO DE PAUL HARMON NO 3º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE BPM!! No ano passado discutimos Gestão

Leia mais

Na teoria e na vida, FDC

Na teoria e na vida, FDC C T E C E N T R O D E T E C N O L O G I A E M P R E S A R I A L C T E C o o p e r a ç ã o e n t r e e m p r e s a s d e g r a n d e p o r t e Na teoria e na vida, FDC AF - 05-006 - CTE02 R.indd 2 7/10/07

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 350-GR/UNICENTRO, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2013. Aprova, ad referendum do CEPE, o Curso de Especialização em MBA em Gestão Estratégica de Organizações, modalidade regular, a ser ministrado no

Leia mais

Planejamento Estratégico para Escritórios de Advocacia ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 1º SEMESTRE DE 2012

Planejamento Estratégico para Escritórios de Advocacia ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 1º SEMESTRE DE 2012 Planejamento Estratégico para Escritórios de Advocacia ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS 1º SEMESTRE DE 2012 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a

Leia mais

biblioteca Cultura de Inovação Dr. José Cláudio C. Terra & Caspar Bart Van Rijnbach, M Gestão da Inovação

biblioteca Cultura de Inovação Dr. José Cláudio C. Terra & Caspar Bart Van Rijnbach, M Gestão da Inovação O artigo fala sobre os vários aspectos e desafios que devem ser levados em consideração quando se deseja transformar ou fortalecer uma cultura organizacional, visando a implementação de uma cultura duradoura

Leia mais

FEG - UNESP MBA GESTÃO DA PRODUÇÃO GESTÃO DE RH

FEG - UNESP MBA GESTÃO DA PRODUÇÃO GESTÃO DE RH FEG - UNESP MBA GESTÃO DA PRODUÇÃO GESTÃO DE RH Liderança Roberto Carvalho robertjc@uol.com.br Ambientes Turbulentos & Competitivos 10/30/2009 1 Passado Pensamentos mecanicistas! Você não é pago para questionar

Leia mais

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações

O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Projeto Saber Contábil O Papel Estratégico da Gestão de Pessoas para a Competitividade das Organizações Alessandra Mercante Programa Apresentar a relação da Gestão de pessoas com as estratégias organizacionais,

Leia mais

Relatório da Semana de Tecnólogo

Relatório da Semana de Tecnólogo Relatório da Semana de Tecnólogo A VII Semana dos Tecnólogos do 1º. Semestre de 2012 teve como tema Acelerando Negócios com foco em empreendedorismo. Esse projeto teve como objetivo preparar o graduando

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 2-CEPE/UNICENTRO, DE 3 DE JANEIRO DE 2011. Aprova o Curso de Especialização em Gestão Estratégica e da Inovação, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Santa Cruz, da UNICENTRO. O

Leia mais

UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ ESCOLA DE MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO JUDICIÁRIA

UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ ESCOLA DE MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO JUDICIÁRIA UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ ESCOLA DE MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO JUDICIÁRIA 1. DISCIPLINA NIVELAMENTO EM CONTABILIDADE 2. EMENTA DA DISCIPLINA Conceitos básicos

Leia mais

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu Coordenação Acadêmica: Prof. José Carlos Abreu, Dr. 1 OBJETIVO: Objetivos Gerais: Atualizar e aprofundar

Leia mais

Aula Nº 12 Auditoria Externa

Aula Nº 12 Auditoria Externa Aula Nº 12 Auditoria Externa Objetivos da aula: Apresentar a atividade de auditoria externa (independente) como meio para aferir a eficiência dos controles e como ferramenta administrativa para validação

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Coordenadoria Geral de Pós-Graduação Lato Sensu

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Coordenadoria Geral de Pós-Graduação Lato Sensu PORTFÓLIO ESPECIALIZAÇÃO / MBA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Sumário ÁREA: CIÊNCIAS DA SAÚDE... 2 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO... 2 ÁREA: COMUNICAÇÃO E LETRAS...

Leia mais

REFLEXÃO. (Warren Bennis)

REFLEXÃO. (Warren Bennis) RÉSUMÉ Consultora nas áreas de Desenvolvimento Organizacional e Gestão de Pessoas; Docente de Pós- Graduação; Coaching Experiência de mais de 31 anos na iniciativa privada e pública; Doutorado em Administração;

Leia mais

Gestão eficaz de pessoas melhorando a produtividade, qualidade e resultados organizacionais. Mário Ibide

Gestão eficaz de pessoas melhorando a produtividade, qualidade e resultados organizacionais. Mário Ibide Gestão eficaz de pessoas melhorando a produtividade, qualidade e resultados organizacionais. Mário Ibide A Nova América na vida das pessoas 8 Cultural Empresarial Missão Do valor do campo ao campo de valor

Leia mais

F.Market Business & Consulting. Escola do Varejo

F.Market Business & Consulting. Escola do Varejo F.Market Business & Consulting Escola do Varejo Programa de Educação Continuada cujo objetivo é oportunizar conhecimentos e experiências aos participantes nas principais demandas do comércio varejista

Leia mais

DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL

DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL DIRETRIZES PARA UM FORNECIMENTO SUSTENTÁVEL APRESENTAÇÃO A White Martins representa na América do Sul a Praxair, uma das maiores companhias de gases industriais e medicinais do mundo, com operações em

Leia mais

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400 Segunda

Leia mais

MARKETING AMBIENTAL: UMA FERRAMENTA EMPRESARIAL ESTRATÉGICA

MARKETING AMBIENTAL: UMA FERRAMENTA EMPRESARIAL ESTRATÉGICA 1 MARKETING AMBIENTAL: UMA FERRAMENTA EMPRESARIAL ESTRATÉGICA Felipe Rogério Pereira (UniSALESIANO Araçatuba/SP) HerculesFarnesi Cunha ( Docente das Faculdades Integradas de Três Lagoas- AEMS e UniSALESIANO

Leia mais

Perfil acadêmico. Livros de sua autoria. Principais obras disponíveis:

Perfil acadêmico. Livros de sua autoria. Principais obras disponíveis: Idalberto Chiavenato nascido em 1936 no interior do estado de São Paulo, é autor brasileiro na área de administração de empresas e de recursos humanos tendo seus livros utilizados por administradores no

Leia mais

MBA EXECUTIVO EM SAÚDE

MBA EXECUTIVO EM SAÚDE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM SAÚDE SIGA: TMBAES*06/26 Av. Conselheiro Nébias, 159 Bairro Paquetá Santos SP - CEP 11015-001 - Fone: (13) 3228 6000 Rua Almirante Protógenes,

Leia mais

Compliance e Legislação Tributária: Desafios para as empresas em 2015

Compliance e Legislação Tributária: Desafios para as empresas em 2015 Compliance e Legislação Tributária: Desafios para as empresas em 2015 Eduardo Nascimento (eduardo@morad.com.br) Antonio Carlos Morad (acmorad@morad.com.br) www.morad.com.br 2015 Outlook for Legal Issues

Leia mais

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS APRESENTAÇÃO FGV Criado em 1999, o FGV Management é o Programa de Educação Executiva Presencial da Fundação Getulio Vargas, desenvolvido para atender a demanda do mercado por cursos de qualidade, com tradição

Leia mais

Professor: Flávio José Dantas da Silva Titulação: Especialista em Auditoria Fiscal/Contábil pela Faculdade de Administração da UFBA PLANO DE CURSO

Professor: Flávio José Dantas da Silva Titulação: Especialista em Auditoria Fiscal/Contábil pela Faculdade de Administração da UFBA PLANO DE CURSO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Tópicos Contemporâneos em Contabilidade Código: CTB- 000 Pré-requisito: Período Letivo:

Leia mais

Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 DOU Nº 165 de 27/08/10 PLANO DE CURSO

Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 DOU Nº 165 de 27/08/10 PLANO DE CURSO C U R S O D E E N G E N H A R I A D E P R O D U Ç Ã O Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 DOU Nº 165 de 27/08/10 Componente Curricular: Gestão de Pessoas Código: ENGP - 599 Pré-requisito: -----

Leia mais

Treinamento Presencial: Tributação em Compras. Data: 12 de Agosto de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP

Treinamento Presencial: Tributação em Compras. Data: 12 de Agosto de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Treinamento Presencial: Tributação em Compras Data: 12 de Agosto de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School é a mais completa

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes Coordenação Acadêmica: Ana Ligia Nunes Finamor CÓDIGO: 1 OBJETIVO Desenvolver visão estratégica, possibilitando ao

Leia mais

Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas

Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas Consultoria em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas Evolução PMC têm atuação diferenciada na gestão de pessoas e clima organizacional, gerando na equipe mais agilidade para a mudança e maior capacidade

Leia mais

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECANICO GRANDE ABC

ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECANICO GRANDE ABC ARRANJO PRODUTIVO LOCAL METALMECANICO GRANDE ABC TERMO DE REFERÊNCIA Nº 02/2010 SERVIÇOS DE CONSULTORIA PARA GESTÃO FINANCEIRA EM CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA. Contatos Luiz Augusto Gonçalves de

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS APRESENTAÇÃO FGV Criado em 1999, o FGV Management é o Programa de Educação Executiva Presencial da Fundação Getulio Vargas, desenvolvido para atender a demanda do mercado por cursos de qualidade, com tradição

Leia mais

K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT

K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT K & M KNOWLEDGE & MANAGEMENT Conhecimento para a ação em organizações vivas CONHECIMENTO O ativo intangível que fundamenta a realização dos seus sonhos e aspirações empresariais. NOSSO NEGÓCIO EDUCAÇÃO

Leia mais

EIXO DE APRENDIZAGEM: CERTIFICAÇÃO E AUDITORIA Mês de Realização

EIXO DE APRENDIZAGEM: CERTIFICAÇÃO E AUDITORIA Mês de Realização S QUE VOCÊ ENCONTRA NO INAED Como instituição que se posiciona em seu mercado de atuação na condição de provedora de soluções em gestão empresarial, o INAED disponibiliza para o mercado cursos abertos,

Leia mais

Porque Educação Executiva Insper

Porque Educação Executiva Insper 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo atual exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

ISO NAS PRAÇAS. Oficina ISO 9001-2008 Formulação da Política da Qualidade. Julho/2011

ISO NAS PRAÇAS. Oficina ISO 9001-2008 Formulação da Política da Qualidade. Julho/2011 Oficina ISO 9001-2008 Formulação da Política da Qualidade Julho/2011 GESPÚBLICA Perfil do Facilitador Servidor de carreira que tenha credibilidade Bom relacionamento interpessoal Acesso a alta administração

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: Farmácia Disciplina: Economia e Administração Farmacêutica Professor(es): Renato Sebastião Saladino Carga horária:2h/a 34 semestral

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Administração Central Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec : ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnico em

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Administração Central Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec : ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: Técnico em

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO. MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO. MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias Coordenação Acadêmica: Maria Elizabeth Pupe Johann 1 OBJETIVOS: Objetivo Geral: - Promover o desenvolvimento

Leia mais

GESTÃO EMPRESARIAL E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

GESTÃO EMPRESARIAL E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO GESTÃO EMPRESARIAL E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO * César Raeder Este artigo é uma revisão de literatura que aborda questões relativas ao papel do administrador frente à tecnologia da informação (TI) e sua

Leia mais

A comunicação eficaz é tão estimulante como um café preto e tão difícil quanto dormir depois...

A comunicação eficaz é tão estimulante como um café preto e tão difícil quanto dormir depois... A comunicação eficaz é tão estimulante como um café preto e tão difícil quanto dormir depois... livro Comunicação Interpessoal Empresas investem cada vez mais no desenvolvimento de pessoas e processos

Leia mais

FACULDADE ANHANGUERA DE INDAIATUBA Rua Claudio Dal Canton, 89 - Cidade Nova II - Indaiatuba -SP - CEP 13334-390 (19) 3885-6700 www.portalpos.com.

FACULDADE ANHANGUERA DE INDAIATUBA Rua Claudio Dal Canton, 89 - Cidade Nova II - Indaiatuba -SP - CEP 13334-390 (19) 3885-6700 www.portalpos.com. A pós-graduação é fundamental para manter-se bem colocado no mercado de trabalho e para aperfeiçoar competências profissionais. Além de enriquecer o currículo, este tipo de especialização ajuda a melhorar

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EXCELÊNCIA EM VENDAS

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EXCELÊNCIA EM VENDAS Apresentação Atenta aos movimentos do mercado e ao cenário competitivo vivenciado pelas empresas e profissionais, a ADVB/RS atua na área de educação corporativa e oferece conhecimentos alinhado às principais

Leia mais

Governança Corporativa e o Escritório de Projetos

Governança Corporativa e o Escritório de Projetos Governança Corporativa e o Escritório de Projetos OBJETIVOS Conhecer a Governança Corporativa Entender os tipos de estruturas organizacionais Compreender o modelo de Escritório de Projetos O que é Governança

Leia mais

Edital MBA nº 001/2012

Edital MBA nº 001/2012 Edital MBA nº 001/2012 Edital de oferta de curso de pós-graduação latu sensu (MBA em gestão de Cooperativas) a ser realizada através de convênio entre SESCOOP/PA Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo

Leia mais

Pós-Graduação em GESTÃO EMPRESARIAL

Pós-Graduação em GESTÃO EMPRESARIAL Pós-Graduação em GESTÃO EMPRESARIAL Ingresso março de 2016 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba Pós-Graduação em Gestão Empresarial O Curso tem por objetivo capacitar os participantes na utilização

Leia mais

Gestão de Fornecedores

Gestão de Fornecedores Treinamento Presencial: Gestão de Fornecedores Data: 20 de Maio de 2015 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School é a mais completa

Leia mais

INCUBADORA TECNOLÓGICA DE SANTO ANDRÉ

INCUBADORA TECNOLÓGICA DE SANTO ANDRÉ INCUBADORA TECNOLÓGICA DE SANTO ANDRÉ TERMO DE REFERÊNCIA SERVIÇOS DE ASSESSORIA E CONSULTORIA EM PLANEJAMENTO, ELABORAÇÃO DE PROJETOS E PLANO DE NEGÓCIOS. Contatos Valter Fernandes (Gerente do Projeto)

Leia mais

FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO

FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO FUNDAÇÃO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO PGT- Programa de Gestão da Inovação e Projetos Tecnológicos Educação Continuada em Gestão de Projetos: a Experiência da FIA/FEA/USP Prof. Roberto Sbragia rsbragia@usp.com.br

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças Apostila 03 O objetivo da Empresa e as Finanças Professora: Djessica Karoline Matte 1 SUMÁRIO O objetivo da Empresa e as Finanças... 3 1. A relação dos objetivos da Empresa e as

Leia mais

Relatório de Comunicação e Engajamento COE. Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais APEAM

Relatório de Comunicação e Engajamento COE. Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais APEAM Relatório de Comunicação e Engajamento COE Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais APEAM Declaração de Apoio Continuo do Presidente 21/08/2015 Para as partes interessadas: Tenho o prazer de confirmar

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC RODRIGUES DE ABREU EXTENSÃO PIRATININGA Código: 135.02 Município: BAURU-PIRATININGA / SP Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional:

Leia mais

WORKSHOP DE COACHING PARA GESTORES. www.diogohudson.com.br

WORKSHOP DE COACHING PARA GESTORES. www.diogohudson.com.br WORKSHOP DE COACHING PARA GESTORES www.diogohudson.com.br APRESENTAÇÃO & EXPECTATIVAS Se apresentem e discutam: O que você esperadeste workshop? COACHING PARA GESTORES 7 papéis de um gestor Como o coaching

Leia mais

ESCOLA DE GOVERNO - MARAVILHA. O sucesso de qualquer empresa depende da qualidade de seus profissionais. O funcionário público não trabalha???

ESCOLA DE GOVERNO - MARAVILHA. O sucesso de qualquer empresa depende da qualidade de seus profissionais. O funcionário público não trabalha??? ESCOLA DE GOVERNO - MARAVILHA PALESTRA: A GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MINISTRANTE: Prof. ADEMAR DUTRA, Dr. VERDADES OU MENTIRAS??? O sucesso de qualquer empresa depende da qualidade de seus

Leia mais

Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais. Edição 2009/2010. Cidade da Praia, Cabo Verde

Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais. Edição 2009/2010. Cidade da Praia, Cabo Verde Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais Edição 2009/2010 Cidade da Praia, Cabo Verde A ponte para o futuro Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais Edição 2009/2010

Leia mais

DR. MARCOS SOUSA. www.highskills.pt geral@highskills.pt Telf: 00351 217 931 365 ou 00244 94 112 60 90

DR. MARCOS SOUSA. www.highskills.pt geral@highskills.pt Telf: 00351 217 931 365 ou 00244 94 112 60 90 DR. MARCOS SOUSA Índice Designação do Curso... 2 Duração Total do Curso de Formação... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 2 Objetivo Geral... 2 Objetivos Específicos... 2 Estrutura

Leia mais

Líder em consultoria no agronegócio

Líder em consultoria no agronegócio MPRADO COOPERATIVAS mprado.com.br COOPERATIVAS 15 ANOS 70 Consultores 25 Estados 300 cidade s 500 clientes Líder em consultoria no agronegócio 3. Gestão empresarial 3.1 Gestão empresarial Objetivo: prover

Leia mais

Ensino Técnico. Qualificação: Qualificação Técnica de Nível Médio de Assistente Administrativo

Ensino Técnico. Qualificação: Qualificação Técnica de Nível Médio de Assistente Administrativo Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS - SP Eixo Tecnológico: Gestão & Negócios Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico

Leia mais

Treinamento Presencial: Intensivo: Tributação orientada para compras, Gestão de categorias e Negociação

Treinamento Presencial: Intensivo: Tributação orientada para compras, Gestão de categorias e Negociação Treinamento Presencial: Intensivo: Tributação orientada para compras, Gestão de categorias e Negociação Data: 21 e 22 de Maio de 2015 Carga horária: 16 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School

Leia mais

1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Profª. ANA LÍGIA NUNES FINAMOR Doutora - Universidade de Leon Espanha Mestre - Universidade do Estado de Santa Catarina

1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Profª. ANA LÍGIA NUNES FINAMOR Doutora - Universidade de Leon Espanha Mestre - Universidade do Estado de Santa Catarina 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA SIGA: TMBAGCH*14/02 Profª. ANA LÍGIA NUNES FINAMOR Doutora - Universidade de Leon Espanha Mestre - Universidade do Estado de Santa Catarina 2. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS É uma instituição

Leia mais

Ingresso Março 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba

Ingresso Março 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba Ingresso Março 2015 Informações: (51) 3218-1400 - www.espm.br/mba MBA em Gestão Estratégica de Negócios O Curso tem por objetivo capacitar os participantes na utilização de ferramentas de Gestão Empresarial

Leia mais

Neurotreinamentos Coaching Executivo, Pessoal e Equipes Consultoria Organizacional,

Neurotreinamentos Coaching Executivo, Pessoal e Equipes Consultoria Organizacional, Neurotreinamentos Coaching Executivo, Pessoal e Equipes Consultoria Organizacional, Planejamento Estratégico e Governança Corporativa Palestras Temáticas e Motivacionais v.03/15 Neurotreinamentos Neurobusiness

Leia mais

GRUPO XV GRUPO DE ESTUDO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO GPD NÚCLEO DE PESQUISA EM ENERGIA: FINANÇAS E TECNOLOGIA NPEFT

GRUPO XV GRUPO DE ESTUDO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO GPD NÚCLEO DE PESQUISA EM ENERGIA: FINANÇAS E TECNOLOGIA NPEFT SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GPD - 13 16 a 21 Outubro de 2005 Curitiba Paraná GRUPO XV GRUPO DE ESTUDO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO GPD

Leia mais