Parques Tecnológicos. Salvador, novembro de 2007

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Parques Tecnológicos. Salvador, novembro de 2007"

Transcrição

1 Salvador, novembro de 2007

2 Característica ambiente inovador que, além de ser endereço nobre para as EBTs, podem agregar valor ao desenvolvimento de seus negócios.

3 Conceito organização gerida por especialistas, cujo principal objetivo é aumentar a riqueza da comunidade por meio da promoção da cultura de inovação e competitividade das empresas e instituições baseadas no conhecimento que lhe estão associadas (IASP)

4 Definição São empreendimentos imobiliários, que possibilitam o desenvolvimento de atividades inovativas de forma concentrada: serviços tecnológicos, pesquisa e desenvolvimento,scale up de produtos e processos, incubação de empresas, serviços de propriedade intelectual, bem como são locus de atividades voltadas à promoção do desenvolvimento científico, de inovação tecnológica e gestão empresarial(iasp)

5 Diferentes Modelos Temáticos; Pesquisa e Desenvolvimento; Prestadores de Serviços; Produtores de Bens; Zonas de Exportação; Ambientes de Inovação.

6 Síntese O formato institucional e os objetivos variam no tempo e segundo especificidades nacionais, dando origem a diferentes denominações. As mais conhecidas são: cidade científica; cidade tecnológica; parque científico; parque de pesquisa; parque tecnológico e incubadoras.

7 Experiências Internacionais A International Association of Science Parks IASP conta com mais de 250 associados, envolvendo instituições de vários tipos, como grandes parques tecnológicos, tanto em países desenvolvidos, quanto em desenvolvimento. Entre os casos de sucesso, que servem de exemplo para o Brasil, encontram-se Bangalore, na Índia, o Parque de Xangai, na China, e o Hsinchu Science Park, em Taiwan. Todas essas iniciativas constituem esforço conjunto de governos centrais, governos locais e setor privado, para atrair e desenvolver atividades de alto valor agregado, aproximar universidades e empresas e estimular o surgimento de novas empresas de base tecnológica.

8 As experiências internacionais de criação de parques mostram perfis diferenciados de investimentos inovativos: parques com investimentos exclusivamente direcionados a atividades estritas de P&D, como o Parque Científico de Barcelona (ES) parques que combinam investimentos em atividades de P&D e produção industrial, como o Research Triangle Park da Carolina do Norte (EUA) e o Cambridge Science Park (GB) parques com predominância de investimentos para produção estritamente industrial, como o Sophia-Antipolis Parc no Côte d Azur (FR) e o Hsinchu Science-based Industrial Park em Taiwan.

9 As experiências internacionais revelam que são fatores críticos ao sucesso dos parques questões como: comprometimento dos governos municipal, estadual e federal, do setor empresarial, das universidades e dos institutos de pesquisa; perspectiva de que a implantação de Parques insere-se no âmbito de programas e ações estratégicas de desenvolvimento regional e local; necessidade de definição de segmentos tecnológicos em que os Parques podem atuar e ser competitivos.

10 Experiências Nacionais Segundo a ANPROTEC, em 2006, existiam no Brasil 44 Parques Tecnológicos. Desses, as experiências de Parques melhor estruturados são: Parque Tecnológico da Ilha do Fundão-RJ, Sapiens Parque SC e Tecnopuc-RGS. os fatores críticos para a criação de um parque ainda não foram superados nas experiências brasileiras, variando em cada experiência as razões para os obstáculos encontrados.

11 Experiência Paulista Decreto Estadual nº de 6/02/2006- instituiu o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos. Seu objetivo é promover a pesquisa e a inovação tecnológica e dar suporte ao desenvolvimento de atividades empresariais intensivas em conhecimento.

12 O apoio do Governo do Estado de São Paulo à implantação de Parques Tecnológicos é afirmado no PPA , como um dos itens da agenda para inovação e competitividade. Em 2004, foi celebrado Convênio entre a então Secretaria de C&T e Desenvolvimento Econômico e a FAPESP, para formatar e implantar o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, que de início previa 5 parques: São Paulo, Campinas, São Carlos, São José dos Campos e Ribeirão Preto.

13 Recentemente o SPPT conta com mais dois candidatos: Piracicaba e São José do Rio Preto. A seleção dos municípios se deu por contarem com os maiores índices de: empresas participantes do PIPE/FAPESP; número de doutores formados por ano; concentração industrial; presença local de iniciativas de inovação tecnológica e potencial de criação de novos negócios baseados em conhecimento.

14 Desenvolvimento do Projeto requer: Definição da área onde será implantado; Estruturação do projeto imobiliário; Estudo de viabilidade técnica e econômica; Mobilização de atores envolvidos; Modelagem financeira e institucional; Plano de comunicação e marketing.

15 Estrutura proposta pelo SPPT seis modalidades de agentes: 1. Entidade responsável pela implantação do projeto de C&T; 2. Master Developer: responsável pelo maior volume de investimento imobiliário (construção de espaços físicos com infra-estrutura adequada à atividade de pesquisa, desenvolvimento e inovação); 3. Empreendedores imobiliários privados: realizam investimentos em construção, venda e locação de prédios comerciais e residenciais;

16 4. Poder Público das várias esferas de governo: diretrizes do empreendimento, aporte de recursos e consolidação das políticas para viabilização do parque; 5. Empresas com interesse em se instalar no parque, em consonância com suas áreas de atuação; 6. Universidades, Centros de Pesquisas e Incubadoras: oferta de recursos humanos e conhecimento.

17 Desafios: I- Projeto Imobiliário Demanda desconhecida; Investimento de longo prazo e elevado; Incerteza sobre o desempenho do projeto imobiliário; Incerteza sobre o projeto de C&T; Desconhecimento da articulação entre o projeto de C&T e o negócio imobiliário; Governança complexa; Incerteza sobre a participação do Poder Público.

18 Desafios: II- Governança Dificuldades para criação da entidade gestora; Definição de modelo jurídico que dê sustentabilidade ao empreendimento; Equilíbrio público/privado; Pluralidade de atores com diversas expectativas; Tempo das ações do poder público; Papeis a definir: Gestor do Parque e Master Developer.

19 Cidades Digitais Surgidas a partir da expansão das redes, do desenvolvimento de inúmeras inovações tecnológicas, da intensificação do uso das novas TIC s. São resultado da popularização da internet e da disseminação das TIC s

20 Cidades Digitais Conceito e Definição Sistema de pessoas e instituições conectadas por infraestrutura de comunicação digital que tem como referência uma cidade real. Rede de informação e comunicação, com especificidades sócio-política, econômica e cultural, constituídas por computadores, linhas telefônicas e ligações eletrônico-digitais que interligam, num território, cidadãos, empresas e demais organizações dos setores público e privado

21 Cidades Digitais Iniciativa Paulista As cidades digitais caracterizam-se como pólos de atração de empresas de TI, a fim de revitalizar uma área urbana degradada, com a conseqüente criação de empregos e o reaquecimento do setor de serviços; Caso do Projeto Nova Luz.

22 Cidades Digitais Concepção do projeto Nova Luz 1. Recuperar a área dos atuais níveis de degradação construtiva e social; 2. Agregar valor à atividade econômica predominante na área; 3. Atrair novas empresa de serviços intensivos e tecnologia;

23 Cidades Digitais Concepção do projeto Nova Luz (cont.) 4. Gerar emprego; 5. Estimular o uso residencial, atraindo novos moradores para a área; 6. Dotar a área de infra-estrutura tecnológica; 7. Requalificar espaços públicos e renovar a paisagem urbana.

24 Cidades Digitais Mecanismos utilizados: Decreto de Utilidade Pública; Lei de Incentivos Fiscais; Projeto Urbanístico; Programa de atração de empresas; Produção de Habitação; Requalificação do espaço público; Articulação de órgãos públicos; Âncoras públicas.

25 Obrigada Rovena Negreiros

SISTEMA PAULISTA DE PARQUES TECNOLÓGICOS

SISTEMA PAULISTA DE PARQUES TECNOLÓGICOS SISTEMA PAULISTA DE PARQUES TECNOLÓGICOS SECRETARIA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO Abril / 2006 Sistema Paulista de Parques Tecnológicos

Leia mais

SCTDE- FAPESP. Sistema de Parques Tecnológicos de São Paulo

SCTDE- FAPESP. Sistema de Parques Tecnológicos de São Paulo SCTDE- FAPESP Sistema de Parques Tecnológicos de São Paulo São Paulo, 21 de Agosto de 2006 Distribuição de Formação Anual de PhD s Adaptado de Steiner (2004) Universidades do Estado de The Top 10 Doctorate-Granting

Leia mais

A Nova Agenda Carlos Américo Pacheco São Paulo, 08 de novembro de 2006

A Nova Agenda Carlos Américo Pacheco São Paulo, 08 de novembro de 2006 Ciência, Tecnologia e Inovação A Nova Agenda Carlos Américo Pacheco São Paulo, 08 de novembro de 2006 Inovação e Desenvolvimento Tecnológico desempenho inovador insuficiente seleto grupo de empresas competitivas

Leia mais

Computação e Sociedade A Sociedade da Informação PROFESSORA CINTIA CAETANO

Computação e Sociedade A Sociedade da Informação PROFESSORA CINTIA CAETANO Computação e Sociedade A Sociedade da Informação PROFESSORA CINTIA CAETANO Introdução Sociedade da Informação - Nova era em que a informação flui a velocidades e em quantidades. 2 Introdução Como essa

Leia mais

BREVE HISTÓRICO SOBRE INCUBADORAS

BREVE HISTÓRICO SOBRE INCUBADORAS BREVE HISTÓRICO SOBRE INCUBADORAS As primeiras incubadoras de empresas surgiram no Brasil na década de 80 e desde então, o número de incubadoras vem crescendo sensivelmente. Em 1982, foi fundado sob a

Leia mais

Políticas Públicas e Ações para o Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo

Políticas Públicas e Ações para o Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo Políticas Públicas e Ações para o Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo José Roberto Cunha Coordenador de Desenvolvimento Regional e Territorial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência

Leia mais

XIX Workshop Anprotec

XIX Workshop Anprotec XIX Workshop Anprotec $ustentabilidade dos Parques Tecnológicos: Sustentabilidade financeira e competitividade do território 24 e 25 de outubro de 2011 Porto Alegre/RS TECNOSINOS, por Susana Kakuta 1.

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Secretaria de Estado da Casa Civil

GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Secretaria de Estado da Casa Civil GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS Secretaria de Estado da Casa Civil DECRETO Nº 7.371, DE 17 DE JUNHO DE 2011. Institui o Programa Goiano de Parques Tecnológicos PGTec e dá outras providências. O GOVERNADOR DO

Leia mais

SPTec Sistema Paulista de Parques Tecnológicos

SPTec Sistema Paulista de Parques Tecnológicos Parques Tecnológicos SPTec Sistema Paulista de Parques Tecnológicos SPTec (Sistema Paulista de Parques Tecnológicos) Papel do Governo do Estado no SPTec: Induzir, apoiar, incentivar, promover, fomentar,

Leia mais

Francisco Beltrão Inovações e Desafios. Centro de Inovação e Tecnologia de Francisco Beltrão - CITFBE

Francisco Beltrão Inovações e Desafios. Centro de Inovação e Tecnologia de Francisco Beltrão - CITFBE Francisco Beltrão Inovações e Desafios Centro de Inovação e Tecnologia de Francisco Beltrão - CITFBE Agosto de 2015 Política de Desenvolvimento Local Sistema Regional de Inovação Serviços Urbanos CITFBE

Leia mais

A ESCOLHA DO TERRENO E O PLANEJAMENTO URBANO COMO FATORES DE SUCESSO

A ESCOLHA DO TERRENO E O PLANEJAMENTO URBANO COMO FATORES DE SUCESSO O DESAFIO DE IMPLANTAR PARQUES TECNOLÓGICOS PARTE 2 ------------------------------------------ 3 A ESCOLHA DO TERRENO E O PLANEJAMENTO URBANO COMO FATORES DE SUCESSO ---------- 3 1. INTRODUÇÃO -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

8 º D i á l o g o s d a M E I Inserção Global via Inovação: a perspectiva empresarial em relação à parceria BRA-EUA

8 º D i á l o g o s d a M E I Inserção Global via Inovação: a perspectiva empresarial em relação à parceria BRA-EUA 8 º D i á l o g o s d a M E I Inserção Global via Inovação: a perspectiva empresarial em relação à parceria BRA-EUA Ricardo Pelegrini IBM A falta de inovação compromete a inserção global do Brasil Participação

Leia mais

Referencial Teórico. Redes de cooperação produtivas:

Referencial Teórico. Redes de cooperação produtivas: Referencial Teórico Redes de cooperação produtivas: Formas de cooperação a partir de alianças estratégicas: Complexos industriais / organizações virtuais / parques tecnológicos / incubadoras de empresas

Leia mais

Campo Grande/MS 22 de setembro, 2010

Campo Grande/MS 22 de setembro, 2010 Parque Tecnológico Itaipu PTI, uma nova dimensão de parques científicos e tecnológicos para America Latina e Caribe Autores: Juan Carlos Sotuyo FPTI Brasil/Unioeste/UNAM Carlos Ventura D Alkaine UFSCar.

Leia mais

Histórico e Antecedentes PORTO DIGITAL PARQUE TECNOLÓGICO

Histórico e Antecedentes PORTO DIGITAL PARQUE TECNOLÓGICO Histórico e Antecedentes PORTO DIGITAL PARQUE TECNOLÓGICO 1. O Porto Digital Visão Geral Delimitação Geográfica 3 1.415.000 m² Bairro do Recife + Bairro de Santo Amaro A ideia... (2000) 4 Universidade

Leia mais

PANORAMA 2005 ANPROTEC

PANORAMA 2005 ANPROTEC PANORAMA 2005 ANPROTEC Dezembro/2005 APRESENTAÇÃO O Panorama 2005 é um marco importante no movimento de incubadoras e parques brasileiros, já que houve uma participação bastante ativa das Redes de Incubadoras.

Leia mais

PARQUE TECNOLÓGICO DE SÃO PAULO- LESTE CREDENCIAMENTO

PARQUE TECNOLÓGICO DE SÃO PAULO- LESTE CREDENCIAMENTO PARQUE TECNOLÓGICO DE SÃO PAULO- LESTE CREDENCIAMENTO Junho de 2011 PARQUE TECNOLÓGICO DE SÃO PAULO - LESTE NON DUCOR DUCO Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho PMSP Secretaria

Leia mais

A IDEIA TERRITÓRIO 05/05/2016. Evolução de empresas e instituições 192. II Colóquio sobre Gestão Pública / UFRN

A IDEIA TERRITÓRIO 05/05/2016. Evolução de empresas e instituições 192. II Colóquio sobre Gestão Pública / UFRN II Colóquio sobre Gestão Pública / UFRN Iniciativa Privada, Governo e Universidades: o caso do Porto Digital RECIFE LATITUDE O8o03 14 S LONGITUDE 34º52 52 W PERNAMBUCO - BRASIL A IDEIA TERRITÓRIO Localização

Leia mais

III Workshop Latinoamericano de TIC. Brasilia, 23 e 24 de outubro de 2007

III Workshop Latinoamericano de TIC. Brasilia, 23 e 24 de outubro de 2007 III Workshop Latinoamericano de TIC Brasilia, 23 e 24 de outubro de 2007 O que estamos conversando sobre APLs de TIC? Marcos Suasssuna tuloca@portodigital.org Arranjos Produtivos Locais: Referência SEBRAE

Leia mais

Incubadoras e Parques Tecnológicos como Instrumentos para Inovação

Incubadoras e Parques Tecnológicos como Instrumentos para Inovação Iniciativa: Ciclo de Inovação Tecnológica IEA, São Paulo, 23 de novembro de 2006. Palestra: Incubadoras e Parques Tecnológicos como Instrumentos para Inovação Carlos Alberto Schneider, Prof. Dr. Ing. Superintendente

Leia mais

EDITAL PARA CHAMAMENTO DE PROJETOS DE EMPREENDIMENTOS PARA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE EMPRESAS DE GUARULHOS EDITAL DE SELEÇÃO DAS EMPRESAS 01/2011

EDITAL PARA CHAMAMENTO DE PROJETOS DE EMPREENDIMENTOS PARA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE EMPRESAS DE GUARULHOS EDITAL DE SELEÇÃO DAS EMPRESAS 01/2011 1 EDITAL PARA CHAMAMENTO DE PROJETOS DE EMPREENDIMENTOS PARA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE EMPRESAS DE GUARULHOS EDITAL DE SELEÇÃO DAS EMPRESAS 01/2011 CHAMADA EXTRAORDINÁRIA PARA PROJETOS INOVADORES DE BASE

Leia mais

Redes de Incubadoras e Parques Tecnológicos: a experiência brasileira. Gostamos de redes clássicas...

Redes de Incubadoras e Parques Tecnológicos: a experiência brasileira. Gostamos de redes clássicas... Redes de Incubadoras e Parques Tecnológicos: a experiência brasileira IASP LA 2007 Gostamos de redes clássicas... GA Plonski 2 1 ... e valorizamos as redes como forma moderna de organização da sociedade

Leia mais

Inovação. no Estado de São Paulo. Políticas Públicas para a promoção da Ciência, Tecnologia e

Inovação. no Estado de São Paulo. Políticas Públicas para a promoção da Ciência, Tecnologia e Políticas Públicas para a promoção da Ciência, Tecnologia e no Estado de São Paulo Inovação Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia Subsecretaria de Ciência e Tecnologia Outubro/2013

Leia mais

Programas de Financiamento da Desenvolve SP para sua Empresa Inovar

Programas de Financiamento da Desenvolve SP para sua Empresa Inovar Programas de Financiamento da Desenvolve SP para sua Empresa Inovar Outubro/2016 INOVAÇÃO O investimento em inovação é considerado estratégico para estimular o fortalecimento do mercado interno e aumentar

Leia mais

Diálogos em Pesquisa e Inovação

Diálogos em Pesquisa e Inovação PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO Diretoria de Transferência e Inovação Tecnológica Diálogos em Pesquisa e Inovação PARQUES TECNOLÓGICOS E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO Prof. João Teodoro Padua Diretor Dr.

Leia mais

EDITAL PARA CHAMAMENTO DE PROJETOS DE EMPREENDIMENTOS PARA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE EMPRESAS DE GUARULHOS

EDITAL PARA CHAMAMENTO DE PROJETOS DE EMPREENDIMENTOS PARA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE EMPRESAS DE GUARULHOS 1 EDITAL PARA CHAMAMENTO DE PROJETOS DE EMPREENDIMENTOS PARA INCUBADORA TECNOLÓGICA DE EMPRESAS DE GUARULHOS EDITAL DE SELEÇÃO DAS EMPRESAS I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES A Agência de Desenvolvimento

Leia mais

Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores

Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores Uma cultura: Empreendedorismo inovador Agregar Representar Promover 348 Associados focados em empreendedorismo e inovação Incubadoras

Leia mais

Empreendedorismo inovador sustentável

Empreendedorismo inovador sustentável Empreendedorismo inovador sustentável Guilherme Ary Plonski 1 1. Ambientes de inovação Parques tecnológicos e incubadoras de empresas são ambientes dedicados, especialmente concebidos e profissionalmente

Leia mais

São Paulo Brasil, 31 de maio de 2017

São Paulo Brasil, 31 de maio de 2017 São Paulo Brasil, 31 de maio de 2017 Cidade de São José dos Campos População: quase 700.000 habitantes (IBGE/2015) 7 ª cidade mais populosa do estado de SP 27 ª Cidade mais populosa do país IDH-M = 0,807

Leia mais

Click to edit Master title style. Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros

Click to edit Master title style. Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros Projeto Plataforma de Inovação FEI - Formação de Engenheiros Fábio do Prado Reitor Vagner Barbeta Diretor IPEI 07 de Novembro de 2016 11/11/2016 1 1 Histórico 2 11/11/2016 2 Contextualização O MAGIS INACIANO

Leia mais

Iniciativas históricas que marcam o perfil empreendedor da cidade e da região, em especial:

Iniciativas históricas que marcam o perfil empreendedor da cidade e da região, em especial: Iniciativas históricas que marcam o perfil empreendedor da cidade e da região, em especial: Final do Século XIX- pecuaristas pioneiros trouxeram o gado zebu da Índia e em 1940 - criação da Fazenda Experimental

Leia mais

Elementos Críticos para Modelagem de Parques Tecnológicos Privados no Brasil

Elementos Críticos para Modelagem de Parques Tecnológicos Privados no Brasil Elementos Críticos para Modelagem de Parques Tecnológicos Privados no Brasil Autoria: Luiz Antônio Gargione, Paulo Tadeu de Mello Lourenção, Guilherme Ary Plonski Resumo Os Parques Científicos e Tecnológicos

Leia mais

O setor elétrico e eletrônico brasileiro em 2020 Uma estratégia de desenvolvimento ABINEE TEC 01 de junho de 2009

O setor elétrico e eletrônico brasileiro em 2020 Uma estratégia de desenvolvimento ABINEE TEC 01 de junho de 2009 O setor elétrico e eletrônico brasileiro em 2020 Uma estratégia de desenvolvimento ABINEE TEC 01 de junho de 2009 Agenda 1. Objetivo e Meta 2020 2. Diagnóstico 3. Estratégia de desenvolvimento da indústria

Leia mais

Programas Operacionais

Programas Operacionais Factores de Competitividade id d Valorização do Território Programas Operacionais QREN Prioridades Estratégicas Promover a Qualificação dos Portugueses, estimulando o conhecimento, a ciência, a tecnologia

Leia mais

PRINCIPAL INSTRUMENTO DE ESTÍMULO ÀS ATIVIDADES DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS BRASILEIRAS

PRINCIPAL INSTRUMENTO DE ESTÍMULO ÀS ATIVIDADES DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS BRASILEIRAS TICS e ECONOMIA LEI DO BEM PRINCIPAL INSTRUMENTO DE ESTÍMULO ÀS ATIVIDADES DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO NAS EMPRESAS BRASILEIRAS ABARCA TODOS SETORES DA ECONOMIA FUNDAMENTAL PARA SUSTENTAR O

Leia mais

ANTEPROJETO DE LEI N / 2015

ANTEPROJETO DE LEI N / 2015 ANTEPROJETO DE LEI N / 2015 Lei Complementar nº Institui o Macrozoneamento Municipal, parte integrante do Plano Diretor de Organização Físico-territorial de Jaraguá do Sul e dá outras providências. O PREFEITO

Leia mais

APLs como Estratégia de Desenvolvimento Atuação do Governo Federal nos últimos 12 anos

APLs como Estratégia de Desenvolvimento Atuação do Governo Federal nos últimos 12 anos XIII Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral X Encontro do Comitê Temático Rede Brasileira de APL de Base Mineral - CT RedeAPLmineral APLs como Estratégia de Desenvolvimento Atuação

Leia mais

RELATÓRIO DE ANÁLISE. Edital Nº 04/2012 PROGRAMA RS TECNÓPOLE DE APOIO ÀS INCUBADORAS DE BASE TECNOLÓGICA E DE INDÚSTRIA CRIATIVA

RELATÓRIO DE ANÁLISE. Edital Nº 04/2012 PROGRAMA RS TECNÓPOLE DE APOIO ÀS INCUBADORAS DE BASE TECNOLÓGICA E DE INDÚSTRIA CRIATIVA RELATÓRIO DE ANÁLISE Edital Nº 04/2012 PROGRAMA RS TECNÓPOLE DE APOIO ÀS INCUBADORAS DE BASE TECNOLÓGICA E DE INDÚSTRIA CRIATIVA Apresentação: Gestor do Projeto: Lissandro Dorneles Dalla Nora COREDE: Central

Leia mais

O Plano Diretor é o principal instrumento de política urbana do Município

O Plano Diretor é o principal instrumento de política urbana do Município O Plano Diretor é o principal instrumento de política urbana do Município É uma lei Municipal que orienta os agentes públicos e privados no crescimento e o desenvolvimento urbano em todo o Município É

Leia mais

Questões da Inovação

Questões da Inovação Inovação e a Interação Universidade-Indústria: A Construção do Complexo Industrial Acadêmico Prof. Sérgio J. Mecena Coordenador Acadêmico da Incubadora de Empresas Universidade Federal Fluminense Questões

Leia mais

ELEMENTOS DE EXPERIÊNCIA DA EMBRAPA NA GESTÃO DA INOVAÇÃO PARA A AGRICULTURA BRASILEIRA

ELEMENTOS DE EXPERIÊNCIA DA EMBRAPA NA GESTÃO DA INOVAÇÃO PARA A AGRICULTURA BRASILEIRA ELEMENTOS DE EXPERIÊNCIA DA EMBRAPA NA GESTÃO DA INOVAÇÃO PARA A AGRICULTURA BRASILEIRA Painel: Cases de Sucesso em Inovação de Produtos e Processos VIII Conferência ANPEI de Inovação Tecnológica: Estruturando

Leia mais

Ambiente Sustentável de Inovação: Estudo de Caso do Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília)

Ambiente Sustentável de Inovação: Estudo de Caso do Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília) Ambiente Sustentável de Inovação: Estudo de Caso do Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília) Elvis Fusco 1, Fábio Dacêncio Pereira 2, Marcos Luiz Mucheroni 3, Edward David Moreno Ordonez

Leia mais

Startups e Inovação no Brasil

Startups e Inovação no Brasil Startups e Inovação no Brasil Resultado World Café Visão de futuro (2021) Estratégias a serem trabalhadas. Consulta Curitiba CONIC Resultados Reunião Curitiba 27.03.2014 World café 1 2 3 4 Tema de discussões:

Leia mais

Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais no Estado do Rio de Janeiro. A IMPORTÂNCIA DAS MARCAS COLETIVAS NOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS -APLs

Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais no Estado do Rio de Janeiro. A IMPORTÂNCIA DAS MARCAS COLETIVAS NOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS -APLs A IMPORTÂNCIA DAS MARCAS COLETIVAS NOS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS -APLs SUMÁRIO 1. Cenário 2. Objetivos 3. Desenvolvimento do trabalho 4. Análise de dados 5. Mapa 6. Marca 7. Marketing 8. Conclusão 1.

Leia mais

2º Fórum de Inovação e Empreendedorismo em Biotecnologia 30 de Agosto 2016

2º Fórum de Inovação e Empreendedorismo em Biotecnologia 30 de Agosto 2016 2º Fórum de Inovação e Empreendedorismo em Biotecnologia 30 de Agosto 2016 Parque Tecnológico Botucatu Botucatu Origem e Histórico Instituições Acadêmicas Setor Produtivo de Botucatu e Região PROSPECTA

Leia mais

Parques e Incubadoras de SC: Ambientes de Negócios e Inovação no Exemplo da Incubadora CELTA

Parques e Incubadoras de SC: Ambientes de Negócios e Inovação no Exemplo da Incubadora CELTA Parques e Incubadoras de SC: Ambientes de Negócios e Inovação no Exemplo da Incubadora CELTA FIESC 3 de dezembro de 2013 Alexandre Steinbruch Coordenador do GO! Copyright 2013 - Fundação CERTI 1 Mapa dos

Leia mais

Os Planos de Trabalho deverão obrigatoriamente abranger os seguintes tópicos:

Os Planos de Trabalho deverão obrigatoriamente abranger os seguintes tópicos: Programa CENTELHA Plano de Trabalho Os Planos de Trabalho deverão obrigatoriamente abranger os seguintes tópicos: a) Plano de estabelecimento de redes de atores, visando ampliar a divulgação, prospecção

Leia mais

Agenda. Contexto. O Nordeste Territorial. Fórum de Governança da Atividade Econômica. Formas de Financiamento

Agenda. Contexto. O Nordeste Territorial. Fórum de Governança da Atividade Econômica. Formas de Financiamento Agenda Contexto O Nordeste Territorial Fórum de Governança da Atividade Econômica Formas de Financiamento Área de atuação do BNB Nordeste: 1.554,4 mil Km 2 Semi-árido: 974,4 mil Km 2 (62,7% do território

Leia mais

Núcleo de Gestão do Porto Digital. Plano Bi-anual

Núcleo de Gestão do Porto Digital. Plano Bi-anual Núcleo de Gestão do Porto Digital Plano Bi-anual 2001-2002 Identidade Missão A estruturação e gestão sustentável de um ambiente de negócios capaz de criar e consolidar empreendimentos de classe mundial

Leia mais

O Uso da Propriedade Intelectual para o Desenvolvimento Local Indicações Geográficas. O Caso do Porto Digital

O Uso da Propriedade Intelectual para o Desenvolvimento Local Indicações Geográficas. O Caso do Porto Digital O Uso da Propriedade Intelectual para o Desenvolvimento Local Indicações Geográficas O Caso do Porto Digital Na sociedade do conhecimento... Evolução dos Gastos com Tecnologia da Informação e Tecnologias

Leia mais

OBJETIVO GERAL DA AGÊNCIA

OBJETIVO GERAL DA AGÊNCIA OBJETIVO GERAL DA AGÊNCIA O OBJETIVO GERAL DA ABDI É ARTICULAR, COORDENAR E PROMOVER A EXECUÇÃO DA PITCE EM INTERAÇÃO COM OS DIVERSOS ÓRGÃOS PÚBLICOS E COM A INICIATIVA PRIVADA. INSTITUCIONALIDADE CDE

Leia mais

SUMÁRIO AULA. Empreendedorismo. Curso de Empreendedorismo USP Escola de Engenharia de Lorena. Aula 04 Planejamento Mercadológico

SUMÁRIO AULA. Empreendedorismo. Curso de Empreendedorismo USP Escola de Engenharia de Lorena. Aula 04 Planejamento Mercadológico Empreendedorismo Aula 04 Planejamento Mercadológico SUMÁRIO AULA Pesquisa e análise de mercado Estratégias e ações para atingir o mercado Análise Concorrência Como criar negócios de alto crescimento Habitats

Leia mais

Programa 100 Parques para São Paulo

Programa 100 Parques para São Paulo Programa 100 Parques para São Paulo Alejandra Maria Devecchi Coordenadora de Planejamento Ambiental e Ações Descentralizadas Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente Prefeitura do Município de

Leia mais

USP NA SOCIEDADE COMUNICAÇÃO/RELAÇÃO COM O GOVERNO

USP NA SOCIEDADE COMUNICAÇÃO/RELAÇÃO COM O GOVERNO USP NA SOCIEDADE COMUNICAÇÃO/RELAÇÃO COM O GOVERNO Luciano Santos Tavares de Almeida Secretário-Adjunto 04 de setembro de 2008 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO Plano de Desenvolvimento Econômico para o Estado

Leia mais

1 - Percurso após finalizada a Faculdade

1 - Percurso após finalizada a Faculdade 10. as JORNADAS DO DEQ "TERMOS DE REFERÊNCIA" 1 - Percurso após finalizada a Faculdade 2 - Dificuldades encontradas na entrada do mercado de trabalho 3 - Conselhos relevantes a dar aos futuros engenheiros

Leia mais

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral. APLs de Base Mineral Experiências Nacionais

Ministério de Minas e Energia Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral. APLs de Base Mineral Experiências Nacionais Ministério de Minas e Energia Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral APLs de Base Mineral Experiências Nacionais Belém 3 de abril de 2012 Políticas Públicas de apoio ao desenvolvimento

Leia mais

Alcochete 2030: Visão e Estratégia. Construindo o Futuro: Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável

Alcochete 2030: Visão e Estratégia. Construindo o Futuro: Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável Alcochete 2030: Visão e Estratégia Construindo o Futuro: Agenda Estratégica para o Desenvolvimento Sustentável Alcochete 2030: Visão e estratégia A. O processo B. A síntese do diagnóstico C. A visão e

Leia mais

Talentos para a Inovação. Evando Mirra de Paula e Silva Diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial

Talentos para a Inovação. Evando Mirra de Paula e Silva Diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial Talentos para a Inovação Evando Mirra de Paula e Silva Diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial Inovação Introdução de um novo processo ou produto na prática social. novo : radicalmente

Leia mais

Artigo Completo - Aprovados 1ª Fase

Artigo Completo - Aprovados 1ª Fase Artigo Completo - Aprovados 1ª Fase Nº ID Título 1 3 Modelo de gestão para incubadora de empresa sob a perspectiva da ferramenta business model canvas: o caso da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica

Leia mais

PORQUE SUA EMPRESA DEVE VIR PARA O PARQUE TECNOLÓGICO DA REGIÃO SERRANA SERRATEC? BOOK ESTRATÉGICO PTRS ( )

PORQUE SUA EMPRESA DEVE VIR PARA O PARQUE TECNOLÓGICO DA REGIÃO SERRANA SERRATEC? BOOK ESTRATÉGICO PTRS ( ) PORQUE SUA EMPRESA DEVE VIR PARA O PARQUE TECNOLÓGICO DA REGIÃO SERRANA SERRATEC? BOOK ESTRATÉGICO PTRS (2018-2019) BOOK ESTRATÉGICO PTRS (2018-2019) INCENTIVOS PARA EMPRESAS SERRATEC - PARQUE TECNOLÓGICO

Leia mais

Governança para a inovação em projetos públicos: o caso dos satélites brasileiros

Governança para a inovação em projetos públicos: o caso dos satélites brasileiros Governança para a inovação em projetos públicos: o caso dos satélites brasileiros Mariana de Freitas Dewes Programa de Pós-Graduação em Administração UFRGS IV WERICE AEROESPACIAL São José dos Campos, 29

Leia mais

Mário Rui Silva Autoridade de Gestão do ON2

Mário Rui Silva Autoridade de Gestão do ON2 Mário Rui Silva Autoridade de Gestão do ON2 1. Síntese da Execução do ON.2 1.1. Execução Versus Programação 2007/2013 FEDER Unid: EUR Eixo Priorit. EP 1 (SI) Programação (PR) 786.645.133 Aprovação (AP)

Leia mais

Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores.

Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores. Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores www.anprotec.org.br ANPROTEC Fundada em 1987 Organização sem fins lucrativos + 260 membros, que representam mais de 500 instituições

Leia mais

Artigos Completos Aprovados 2ª Fase

Artigos Completos Aprovados 2ª Fase Artigos Completos Aprovados 2ª Fase N ID Categoria Título 1 5 Artigo Completo HABITATS DE INOVAÇÃO: POSSIBILIDADES SUSTENTÁVEIS PARA A SOCIEDADE 2 3 Artigo Completo 3 19 Artigo Completo MODELO DE GESTÃO

Leia mais

ANEXO III - EDITAL Nº. 01/2016 DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO

ANEXO III - EDITAL Nº. 01/2016 DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO ANEXO III - EDITAL Nº. 01/2016 DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO APRESENTAÇÃO GERAL DA EMPRESA: Histórico da empresa; Missão, Visão, Valores; Fonte da ideia (máximo10 linhas) 1. EMPREENDEDORES(Critério e Perguntas

Leia mais

APLs como Estratégia de Desenvolvimento

APLs como Estratégia de Desenvolvimento APLs como Estratégia de Desenvolvimento Os Núcleos Estaduais de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais: Estrutura, Parceiros e Compromissos com o Desenvolvimento Fabiany Made e Vellasco Coordenação Geral

Leia mais

PLC 77/2015. Resumo Geral

PLC 77/2015. Resumo Geral PLC 77/2015 Resumo Geral Por unanimidade, o Plenário aprovou nesta quarta-feira (9) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 77/2015, que promove uma série de ações para o incentivo à pesquisa, à inovação e ao

Leia mais

O papel do governo na promoção de CT&I no Brasil A importância do FNDCT para o desenvolvimento da Pesquisa e Inovação. Luiz Antonio Rodrigues Elias

O papel do governo na promoção de CT&I no Brasil A importância do FNDCT para o desenvolvimento da Pesquisa e Inovação. Luiz Antonio Rodrigues Elias Fórum RNP/CONSECTI 2016 8 a 10 de novembro de 201 Brasília, Memorial JK O papel do governo na promoção de CT&I no Brasil A importância do FNDCT para o desenvolvimento da Pesquisa e Inovação Luiz Antonio

Leia mais

Reunião 11. Plano de Gestão na Prática

Reunião 11. Plano de Gestão na Prática Reunião 11 Plano de Gestão na Prática Pauta Revisão da estrutura da empresa no plano de negócio. O plano de gestão: Forma legal Estrutura Processos Um Modelo Organizacional Três componentes que formam

Leia mais

Relatório da sessão Investimento e inovação

Relatório da sessão Investimento e inovação Relatório da sessão Investimento e inovação Jorge Luis Nicolas Audy 1 A Sessão Plenária 2, inserida no Eixo II da IV Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia, abordou a temática da Inovação na Sociedade

Leia mais

PODER EXECUTIVO DECRETO Nº DE 15 DE ABRIL DE 2013.

PODER EXECUTIVO DECRETO Nº DE 15 DE ABRIL DE 2013. DECRETO Nº 44.159 DE 15 DE ABRIL DE 2013. DISPÕE SOBRE A CONSTITUIÇÃO DO RIO CRIATIVO - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA CRIATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO,

Leia mais

ALAVANCANDO A INOVAÇÃO PELOS PARQUES TECNOLÓGICOS

ALAVANCANDO A INOVAÇÃO PELOS PARQUES TECNOLÓGICOS ALAVANCANDO A INOVAÇÃO PELOS PARQUES TECNOLÓGICOS Dêem me um lugar onde me apoiar e moverei o mundo ~260 a.e.c. 27/09/2010 GA Plonski 2 Onde se apoiar para alavancar a competividade (empresarial, setorial,

Leia mais

Plano Brasil Maior 2011/2014. Inovar para competir. Competir para crescer.

Plano Brasil Maior 2011/2014. Inovar para competir. Competir para crescer. Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir. Competir para crescer. Foco e Prioridades Contexto Dimensões do Plano Brasil Maior Estrutura de Governança Principais Medidas Objetivos Estratégicos e

Leia mais

Plano Nacional de Turismo

Plano Nacional de Turismo Plano Nacional de Turismo 2011-2015 Conceito Conjunto de diretrizes, metas e programas que orientam a atuação do Ministério do Turismo, em parceria com outros setores da gestão pública nas três esferas

Leia mais

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO OTUNIDADES DE FINANCIAMENTO 2014-2020 Instituto de Investigação e Formação Avançada UNIVERSIDADE DE ÉVORA, 19.02.2014 Programa Operacional Regional do Alentejo Domínios Temáticos Competitividade e Internacionalização

Leia mais

AEAMESP 21ª. Avaliação do potencial mercadológico de empreendimentos ferroviários SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

AEAMESP 21ª. Avaliação do potencial mercadológico de empreendimentos ferroviários SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA Avaliação do potencial mercadológico de empreendimentos ferroviários Diego Daniel Rodrigues Orlando Gonçalves Faya Junior Renata Marie Miyasaki 21ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA AEAMESP TRABALHO

Leia mais

O presente documento suporta a apreciação do ponto 3 da Agenda da Comissão de Acompanhamento, sendo composto por duas partes:

O presente documento suporta a apreciação do ponto 3 da Agenda da Comissão de Acompanhamento, sendo composto por duas partes: EIXO 1 COMPETITIVIDADE, INOVAÇÃO E CONHECIMENTO INSTRUMENTO: SISTEMA DE APOIO A INFRA-ESTRUTURAS CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS O presente documento suporta a apreciação do ponto 3 da Agenda da Comissão de

Leia mais

Território e planejamento de longo prazo: a experiência do Estudo da Dimensão territorial do planejamento

Território e planejamento de longo prazo: a experiência do Estudo da Dimensão territorial do planejamento Território e planejamento de longo prazo: a experiência do Estudo da Dimensão territorial do planejamento Leandro Freitas Couto Analista de Planejamento e Orçamento 27.07.2016 Retomada do planejamento

Leia mais

RESUMO EXECUTIVO FUNDAÇÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA GUAMÁ

RESUMO EXECUTIVO FUNDAÇÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA GUAMÁ FUNDAÇÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA GUAMÁ Outubro / 2012 1 1. O Parque de Ciência e Tecnologia Guamá e a Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá A busca pela Sustentabilidade. O presente documento objetiva

Leia mais

ENCTI. Reunião do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Fiesp. Ministro Marco Antonio Raupp. 19 de abril de 2013

ENCTI. Reunião do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Fiesp. Ministro Marco Antonio Raupp. 19 de abril de 2013 ENCTI Estratégia Nacional 2012 2015 Ciência, Tecnologia e Inovação Reunião do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Fiesp Ministro Marco Antonio Raupp 19 de abril de 2013 Estrutura de produção

Leia mais

Parque Tecnológico de Viçosa

Parque Tecnológico de Viçosa Parque Tecnológico de Viçosa Parques Tecnológicos Parques tecnológicos são ambientes de inovação Objetivam o desenvolvimento regional e nacional Localizam-se próximos a universidades e centros de pesquisa

Leia mais

Artigos Completos Aprovados 2ª Fase

Artigos Completos Aprovados 2ª Fase Artigos Completos Aprovados 2ª Fase Nº ID Categoria Título 1 14 Artigo Completo DEMANDAS POR INOVAçãO NAS EMPRESAS DE GUARULHOS 2 15 Artigo Completo A DINÂMICA DA INOVAÇÃO EM BIONEGÓCIOS NO ESTADO DO AMAZONAS

Leia mais

Pólos tecnológicos e desenvolvimento regional

Pólos tecnológicos e desenvolvimento regional PET - Economia - UnB 01 de julho de 2013 Soraia Schultz Martins Carvalho Soraia Carvalho Catari Vilela O artigo 2003-2007: graduação em Ciências Econômicas, PUC Minas. 2013: Especialização em andamento

Leia mais

TAV as consequências e oportunidades. O impacto sócio econômico do TAV no Vale do Paraíba

TAV as consequências e oportunidades. O impacto sócio econômico do TAV no Vale do Paraíba TAV as consequências e oportunidades O impacto sócio econômico do TAV no Vale do Paraíba ACXT Idom no Mundo @Idom Brasil Parque Boa Vista São José dos Campos - SP Brasil @Idom Brasil Plano de Estruturação

Leia mais

IMPLANTAÇÃO CERNE 2. Mensuração: T0 (X ) T1 ( ) T2 ( ) T3 ( ) T4 ( ) SEBRAE TECPAR (Convênio 23/2015) Mês: 04/2017

IMPLANTAÇÃO CERNE 2. Mensuração: T0 (X ) T1 ( ) T2 ( ) T3 ( ) T4 ( ) SEBRAE TECPAR (Convênio 23/2015) Mês: 04/2017 IMPLANTAÇÃO CERNE 2 Mensuração: T0 ( ) T1 ( ) T2 ( ) T3 ( ) T4 ( ) SEBRAE TECPAR (Convênio 23/2015) Mês: 04/2017 DADOS DA INCUBADORA NOME: INCUBADORA TECNOLÓGICA DO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DO PARANÁ ENDEREÇO:

Leia mais

O PAPEL DA ENGENHARIA e AGRONOMIA PARA A INOVAÇÃO. BENEDITO G. AGUIAR NETO Reitor da UPM Presidente do CRUB

O PAPEL DA ENGENHARIA e AGRONOMIA PARA A INOVAÇÃO. BENEDITO G. AGUIAR NETO Reitor da UPM Presidente do CRUB O PAPEL DA ENGENHARIA e AGRONOMIA PARA A INOVAÇÃO BENEDITO G. AGUIAR NETO Reitor da UPM Presidente do CRUB O PAPEL ESTRATÉGICO DA ENGENHARIA E AGRONOMIA São fundamentais para o desenvolvimento social e

Leia mais

Referencial para Elaboração de Projetos Estruturantes

Referencial para Elaboração de Projetos Estruturantes Referencial para Elaboração de Projetos Estruturantes Rogério Allegretti rogerio.allegretti@terra.com.br Brasília, abril de 2005 Sumário Considerações Preliminares Tema Principal Mapeamento Conceitual

Leia mais

Vanderlan Vasconselos. Coordenação MCT/FINEP/RS. Agência Brasileira de Inovação 2004/2005

Vanderlan Vasconselos. Coordenação MCT/FINEP/RS. Agência Brasileira de Inovação 2004/2005 Vanderlan Vasconselos Coordenação MCT/FINEP/RS. Agência Brasileira de Inovação 2004/2005 MISSÃO Promover e financiar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica em empresas, universidades, centros

Leia mais

METODOLOGIAS DE PLANEJAMENTO E ORDENAMENTO TERRITORIAL. Prof. Marcos Aurelio Tarlombani da Silveira

METODOLOGIAS DE PLANEJAMENTO E ORDENAMENTO TERRITORIAL. Prof. Marcos Aurelio Tarlombani da Silveira METODOLOGIAS DE PLANEJAMENTO E ORDENAMENTO TERRITORIAL Prof. Marcos Aurelio Tarlombani da Silveira ATUAIS PARADIGMAS METODOLÓGICOS DO ORDENAMENTO TERRITORIAL MOBILIZAÇAO E PARTICIPAÇÃO DE ATORES SOCIAIS

Leia mais

Objetivos PARQUE EMPRESARIAL DE BARRANCOS. VELORES e articulação

Objetivos PARQUE EMPRESARIAL DE BARRANCOS. VELORES e articulação M I S S Ã O PARQUE EMPRESARIAL DE BARRANCOS O Parque Empresarial de Barrancos assume-se como condição de suporte ao desenvolvimento empresarial do concelho, propondo-se disponibilizar infraestruturas adequadas

Leia mais

Política Territorial da Pesca e Aquicultura

Política Territorial da Pesca e Aquicultura Política Territorial da Pesca e Aquicultura Esplanada dos Ministérios, bloco D, CEP 70.043-900 - Brasília/DF Telefone: (61) 3218-3865 Fax (61)3218-3827 www.mpa.gov.br comunicacao@mpa.gov.br APRESENTAÇÃO

Leia mais

Empresas y su Influencia en el Crecimiento Sostenible de Brasil

Empresas y su Influencia en el Crecimiento Sostenible de Brasil Evolución de las Incubadoras de Empresas y su Influencia en el Crecimiento Sostenible de Brasil Mariza Almeida, DsC Incubadora de Empresas Phoenix Universidade do Estado do Rio de Janeiro Resultados

Leia mais

Ciência, Tecnologia e Inovação para o. Desenvolvimento Nacional

Ciência, Tecnologia e Inovação para o. Desenvolvimento Nacional Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional Guilherme Henrique Pereira Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação Ministério da Ciência e Tecnologia Premissas básicas b para

Leia mais

3 a CONFERÊNCIA DO CONSÓRCIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO: Políticas e Recursos de Apoio ao Empreendedorismo

3 a CONFERÊNCIA DO CONSÓRCIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO: Políticas e Recursos de Apoio ao Empreendedorismo 3 a CONFERÊNCIA DO CONSÓRCIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS SOBRE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO: Políticas e Recursos de Apoio ao Empreendedorismo 1 Mesa 4! New Business Environments! Ambientes para Novos Negócios!

Leia mais

! " # $ % & ' ( ) &*+ #

!  # $ % & ' ( ) &*+ # ! "# $ % &'( ) &*+ # ' 1 "$,!-. /! / 0*1 Coordenações Setoriais 33"-&4536 "$7 8/ # 9$-:33"-&4536"-'7 Coordenações Sistêmicas Comércio Exterior Investimento Inovação Formação e Qualificação Profissional

Leia mais

Complexo Econômico-Industrial da Saúde: uma visão geral

Complexo Econômico-Industrial da Saúde: uma visão geral Complexo Econômico-Industrial da Saúde: uma visão geral Seminário sobre Complexo Econômico-Industrial da Saúde BNDES / Ministério da Saúde Carlos A. Grabois Gadelha Vice-Presidência de Produção e Inovação

Leia mais

Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil

Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil Diogo Bezerra Borges Analista em Ciência e Tecnologia Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Secretaria de Políticas Digitais Coordenação-Geral

Leia mais

A IDÉIA. Bairro do Recife. Academia. Governo. Mercado. Localização Estratégica. Pesquisa. Universidade. Espaço Disponível de Baixo Custo

A IDÉIA. Bairro do Recife. Academia. Governo. Mercado. Localização Estratégica. Pesquisa. Universidade. Espaço Disponível de Baixo Custo 1 A IDÉIA Universidade Pesquisa Localização Estratégica Bairro do Recife Academia Capital Humano Qualificado Espaço Disponível de Baixo Custo Interesse em Revitalização Da Área Governo Empresas Mercado

Leia mais

Região do Médio Tejo. Características e Desafios

Região do Médio Tejo. Características e Desafios Região do Médio Tejo Características e Desafios 09 março 2015 A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo Território e Municípios A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo Atribuições e Competências das

Leia mais

Sobre o. Onde estamos. Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional.

Sobre o. Onde estamos. Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional. Sobre o Para garantir o atendimento aos pequenos negócios, o Sebrae atua em todo o território nacional. Além da sede nacional, em Brasília, a instituição conta com pontos de atendimento nas 27 Unidades

Leia mais