MANUAL DO USUÁRIO DE VIDEOCONFERÊNCIA. Rev. Data Conteúdo Elaborado por. A 14/04/2011 Emissão Inicial Soraya Werner

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DO USUÁRIO DE VIDEOCONFERÊNCIA. Rev. Data Conteúdo Elaborado por. A 14/04/2011 Emissão Inicial Soraya Werner"

Transcrição

1 Folha 1 de 19 Rev. Data Conteúdo Elaborado por A 14/04/2011 Emissão Inicial Soraya Werner 00 18/05/2011 Aprovado para distribuição Soraya Werner 01 12/12/2012 Atualização geral para nova versão da ferramenta e alteração nos procedimentos de entrada Soraya Werner B 02/10/2013 Revisão geral para adequação à nova ferramenta de videoconferência (Webex) Raphael Costa / Ricardo Aragão 02 31/10/2013 Incluídos os comentários de Nathália Vieira Raphael Costa / Ricardo Aragão Sumário 0. OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO FUNCIONALIDADES E OPERAÇÃO Informações gerais e dicas para utilização da ferramenta Entrar na ferramenta Participar de uma reunião ou treinamento Menu Opções Procedimentos para criação de salas Organizar uma Reunião Para agendar uma reunião com um modelo já existente Opções avançadas Tela inicial do agendador avançado: Para customizar opções avançadas de reunião acessar o menu localizado no lado direito AGENDAMENTO AVANÇADO POR MEIO DE MODELO PREVIAMENTE SALVO: Interação do administrador a partir do inicio da reunião: Tela inicial da reunião na visão do administrador: Gravar Conferencia De voz Convidar e Lembrar Compartilhar Meu desktop Bate Papo Gravação Anotar Prefácio O presente manual servirá para orientar o uso da ferramenta para realização de reuniões a distância e treinamentos presenciais a distância para a Guimar Engenharia S. A. 0. OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO O objetivo da ferramenta de videoconferência (Webex) é permitir a realização de reuniões e treinamentos entre as operações e a Sede (ou internamente na Sede) ou apresentações a distância; possibilita compartilhamento de qualquer tipo de arquivo, incluindo o pacote Microsoft Office, filmes, telas do computador, além de oferecer recursos como chat de texto e quadro de comunicação compartilhado em qualquer local que o colaborador se encontre, através da web. Em outras palavras, sempre que o usuário necessitar de: Comunicar-se com mais de uma pessoa simultaneamente e/ou, Necessitar que a comunicação fosse subsidiada com compartilhamento de arquivos e/ou troca de som e imagem e/ou,

2 Folha 2 de 19 O assunto exige diálogo (e não monólogo) e/ou, Haja dificuldades ou inviabilidade econômica ou de tempo para a comunicação ao vivo, deverá optar pelo uso da videoconferência. 1. FUNCIONALIDADES E OPERAÇÃO O Webex não necessita de instalação e disponibiliza pela internet uma sala virtual onde suas funcionalidades são acessadas Informações gerais e dicas para utilização da ferramenta Os participantes serão convidados pelo organizador da videoconferência através de um contendo o link da sessão e senha para entrada dos participantes na sala. O solicitante enviará aos participantes a pauta e um roteiro contendo os tópicos que serão discutidos, pedindo que todos confirmem o recebimento das instruções, garantindo que todos tiveram entendimento sobre a forma de acesso, A reunião só terá início após a entrada na sala do apresentador (pessoa responsável por mediar à reunião), O apresentador e os demais participantes devem sempre entrar na sessão antes do horário agendado para realizar ajustes de áudio e vídeo, caso estes recursos sejam utilizados, O username e a senha de apresentador não devem ser divulgados a outras pessoas, A fim de se obter melhores resultados de transmissão de som e vídeo, utilize estes recursos de acordo com a real necessidade; por exemplo, em um treinamento, os participantes devem solicitar para falar (levantar a mão), recurso existente na ferramenta e descrito no item O apresentador da sessão deve avaliar a necessidade de utilização de áudio e vídeo e habilitar os participantes para tal, conforme descrito no item Alcançando o número de licenças disponíveis, o sistema bloqueará a entrada de novos participantes (o limite é de 25 usuários usando a ferramenta simultaneamente). Se houver mais de 6(seis) transmissões de áudio e vídeo simultaneamente, haverá lentidão e diminuição de qualidade da transmissão. Caso ocorram problemas técnicos com os equipamentos, solicitar suporte ao GETIN ( ou helpdesk@guimar.com.br) Entrar na ferramenta O usuário acessa o sistema através do clique em um link recebido por (contendo também a senha) para acesso, que o levará diretamente ao ambiente da reunião ou a uma tela de login onde ele deverá digitar seu nome, endereço de e caso solicite a senha, conforme figura abaixo:

3 Folha 3 de 19 Abrirá a seguinte tela: Escolher a opção Executar um aplicativo temporário para entrar nessa reunião imediatamente. Abrirá a seguinte tela: Escolher a opção Executar. Aguardar até abrir a sala virtual:

4 Folha 4 de 19 Caso o organizador tenha optado por uma conferência com voz integrada, escolher sim na tela abaixo: Faça o teste de alto-falante e do microfone da sua estação ao aparecer a janela abaixo: Após estar funcionando corretamente clicar em Ok Participar de uma reunião ou treinamento Após os procedimentos de entrada na ferramenta e configuração de áudio e vídeo a seguinte tela será apresentada. Visão de Conferência

5 Folha 5 de 19 Visão de Discussão Menu Opções Ao clicar neste menu localizado na parte superior a direita serão apresentadas as seguintes funções:

6 Folha 6 de 19 Participantes Exibe os participantes da reunião Bate-papo Permite a interação em tempo real com os demais participantes Notas Permite digitação de texto livre, podendo ser salvo ao clicar no botão Salvar na parte inferior direita. Levantar a Mão Ao clicar neste ícone, indica que o participante solicita permissão para falar. Alternar a Exibição de Participantes: Alternar entre a lista de participantes e a exibição de miniaturas. Ao clicar na seta no canto superior direito, abrirá um menu contendo as seguintes opções: Restaurar Layout restaura as janelas na formatação default da ferramenta. Ocultar Painéis Oculta todas as janelas do menu. Gerenciar Painéis Permite gerenciar a forma de exibição dos painéis do menu.

7 Folha 7 de Procedimentos para criação de salas Este tópico visa orientar aos administradores agendarem reuniões. Acessar O Site Clicar em logon do Organizador Digitar as credenciais de acesso de Acesso Nome do Usuário: ********* Senha: *********** *SOLICITAR AS CREDENCIAIS DE ACESSO JUNTO AO SETOR ADMINISTRATIVO (elizabetholiveira@guimar.com.br) Após digitar login e senha será exibida a tela abaixo, clicar na caixa de seleção onde está escrito: Não mostrar neste computador novamente

8 Folha 8 de Organizar uma Reunião Selecione o opção Organizar uma reunião : Clicar na Opção Agendar uma Reunião

9 Folha 9 de 19 Efetuar a digitação dos Campos: Tópico da Reunião: Definir o Nome da reunião. Senha: Criar uma senha para acesso da Reunião. (Os convidados precisarão da senha para acessar a Sala) Confirma a Senha: Digitar a mesma senha digitada no campo anterior. Data: Definir a data de início da reunião. Hora: Definir a Hora de início da Reunião. Duração: Definir a Duração da Reunião. Convidados: Digitar os s dos convidados (Para mais de um convidado utilizar o; como separador. (Ex:convidado1@guimar.com.br;convidado2@guimar.com.br) Clique na Opção Iniciar agora para iniciar a reunião imediatamente ou salvar modelo caso deseje salvar este modelo para ser usado em outras reuniões. Obs.: É necessário que o apresentador esteja logado para iniciar a reunião. Recomendamos que o apresentador da reunião efetue o acesso 15 minutos antes do inicio da mesma Para agendar uma reunião com um modelo já existente Clicar na guia localizada no canto superior direito ( Definir opções usando o modelo ) e ao escolher o modelo a ser utilizado, os campos serão preenchidos automaticamente, sendo necessário alterar a senha e clicar em agendar reunião.

10 Folha 10 de Opções avançadas Para acessar as opções avançadas clicar em Agendador avançado Tela inicial do agendador avançado: Para customizar opções avançadas de reunião acessar o menu localizado no lado direito. Informações Necessárias: Preencher os seguintes campos: Digitar o Tópico da Reunião Cadastrar a Senha da Reunião

11 Folha 11 de 19 Data e hora: Define a data de hora da reunião possibilitando criação de reuniões sistêmicas, através da opção recorrência. Audioconferencia: Não será customizada. Convocar Convidados: Digitar os s dos convidados (Para mais de um convidado utilizar o ; como separador. (Ex:convidado1@guimar.com.br;convidado2@guimar.com.br)

12 Folha 12 de 19 Registro: Exige o convidado se registrar ao entrar na reunião. Agenda e Boas Vindas Agenda: Permite digitar os assuntos a serem abordados na reunião. Compartilhar apresentação: Permite compartilhar arquivos previamente que serão exibidos, quando os participantes acessarem a reunião.

13 Folha 13 de 19 Opções de Reunião Possibilita selecionar as opções que serão disponibilizadas para os participantes. Privilégios do convidado: Customize os privilégios a serem disponibilizados aos convidados quando a reunião tiver início: Examinar Esta função permite verificar todas as opções avançadas configuradas anteriormente

14 Folha 14 de AGENDAMENTO AVANÇADO POR MEIO DE MODELO PREVIAMENTE SALVO: Clicar na guia localizada e escolher o modelo, os campos serão preenchidos automaticamente, sendo necessário alterar a senha e clicar em agendar reunião Interação do administrador a partir do inicio da reunião: Ao iniciar uma reunião será exibida a seguinte tela: Clicar em Permitir na parte inferior à direita para executar o complemento Tela inicial da reunião na visão do administrador: Ao acessar a reunião o administrador terá acesso as opções detalhadas a seguir.

15 Folha 15 de Gravar Efetua a gravação da Reunião Conferencia De voz Utilizado para Ajustar o Volume do Microfone e do Auto falante, caso seja necessário.

16 Folha 16 de Convidar e Lembrar Utilizado para convidar participantes adicionais após o inicio da reunião, digitar o do destinatário e clicar em enviar.

17 Folha 17 de Compartilhar Meu desktop Utilizado para compartilhar a Área de trabalho ou documentos específicos (Opção disponibilizada apenas para administrador da reunião). Ao clicar no ícone compartilhar desktops, a tela exibirá o menu com as seguintes funcionalidades: Parar Compartilhamento Interrompe o Compartilhamento em definitivo. Pausar Interrompe provisoriamente o compartilhamento. Compartilhamento Permite compartilhar Arquivos Específicos: Ajustar Áudio Aumentar e diminuir Volume Desativar Áudio Interromper o Áudio Participantes Permite Visualizar Participantes e configurar opções detalhadas nos itens a seguir:

18 Folha 18 de 19 Designar com Permite atribuir a função de Apresentado para o participante desejado, ao fazer isto o apresentador atual será relegado a convidado perdendo as permissões. Define a Disposição de exibição do Usuário Convida Novos Participantes. Inicia o Modo Tela cheia Bate Papo Permite Interagir diretamente com um Convidado.

19 Folha 19 de Gravação Permite Efetuar a Gravação do Vídeo Conferencia Anotar Permite Marcar o conteúdo Compartilhado:

Manual de Utilização do Convert Video. Passo Fundo, abril de Av. Presidente Vargas, 1305 / Sala 201 Passo Fundo RS

Manual de Utilização do Convert Video. Passo Fundo, abril de Av. Presidente Vargas, 1305 / Sala 201 Passo Fundo RS Manual de Utilização do Convert Video Passo Fundo, abril de 2015 ÍNDICE 1) Acesso... 3 2) Permissões do Flash... 4 3) Configurações de Som... 5 4) Tela inicial do programa... 6 5) Funcionalidades da barra

Leia mais

Safeweb Meetings. Manual do Usuário - Versão 2.43 Produzido por: Informática Educativa

Safeweb Meetings. Manual do Usuário - Versão 2.43 Produzido por: Informática Educativa 1 Safeweb Meetings Manual do Usuário - Versão 2.43 Produzido por: Informática Educativa 2 Sumário 1. Sobre o Safeweb Meetings... 3 2. Acesso ao programa... 4 3. Marcar Evento... 6 3 1. Sobre o Safeweb

Leia mais

Guia de Uso do BigBlueButton

Guia de Uso do BigBlueButton Guia de Uso do BigBlueButton Itabuna, 2018 Sumário 1. Visão geral... 3 2. Ativando e configurando o microfone... 6 2.1. Silenciar o microfone... 9 2.2. Desativando o microfone... 10 3. Ativando e configurando

Leia mais

1. Sobre o MConf O Mconf é um sistema de conferência web, baseado em software livre, com capacidade de interoperar transparentemente entre computadore

1. Sobre o MConf O Mconf é um sistema de conferência web, baseado em software livre, com capacidade de interoperar transparentemente entre computadore Universidade Federal do Pampa Diretoria de Tecnologia da Informação Coordenadoria de Apoio ao Usuário MConf - WebConferência Manual do Usuário (Versão Resumida) Bagé, Outubro de 2016 1. Sobre o MConf O

Leia mais

Manual de uso do BBB - para alunos

Manual de uso do BBB - para alunos Manual de uso do BBB - para alunos Sumário 1- O que é o BigBlueButton? 2 p. 2- Acessando uma sessão de videotutoria pelo BBB 3 p. 3- Participando de uma sessão de videotutoria 4 p. 3.1 Habilitando o áudio

Leia mais

Configuração do Agenda para administradores

Configuração do Agenda para administradores Configuração do Agenda para administradores Neste guia 1. de compartilhamento de agendas 2. Importar sua agenda antiga 3. e outros recursos 4. Configurar recursos empresariais básicos Você precisará de:

Leia mais

TUTORIAL VIDEO - HANGOUTS ON AIR. Siga o passo a passo para que possa criar e transmitir um evento.

TUTORIAL VIDEO - HANGOUTS ON AIR. Siga o passo a passo para que possa criar e transmitir um evento. TUTORIAL VIDEO - HANGOUTS ON AIR Siga o passo a passo para que possa criar e transmitir um evento. 1. Acesse o link https://www.youtube.com/my_live_events será solicitado uma conta e senha do gmail, deverá

Leia mais

Scopia Desktop Client do CFN

Scopia Desktop Client do CFN Scopia Desktop Client do CFN Este manual explica como preparar seu cliente Scopia Desktop para usá-lo pela primeira vez. O Scopia Desktop Client não precisa de configurações para ser usado, mas existem

Leia mais

Comunicador Interno (Mensagens Instantâneas)

Comunicador Interno (Mensagens Instantâneas) Comunicador Interno (Mensagens Instantâneas) Manual do Usuário USU Unidade de Suporte ao Usuário GINF Gerência de Informática Setembro/2010 ATENÇÃO : A Unidade de Suporte ao Usuário do CREA-SP se isenta

Leia mais

Sistema de conferência web baseado no software open source BigBlueButton

Sistema de conferência web baseado no software open source BigBlueButton Sistema de conferência web baseado no software open source BigBlueButton Novo sistema a ser adotado pela RNP Rede Nacional de Ensino e Pesquisa 1 Substituirá o software Adobe Connect, disponível para as

Leia mais

Mconf - Novo sistema de webconferência da RNP

Mconf - Novo sistema de webconferência da RNP 1 Mconf - Novo sistema de webconferência da RNP Sumário Recursos Básicos para acessar e participar da conferência web 2 Acessando uma sala de Teste do sistema de conferência web Mconf 3 Acessando uma sala

Leia mais

MConf - WebConferência. MConf WebConferência Manual do Usuário (Versão Resumida)

MConf - WebConferência. MConf WebConferência Manual do Usuário (Versão Resumida) MConf - WebConferência MConf WebConferência Manual do Usuário (Versão Resumida) Apresentação Olá! Hoje iremos aprender sobre como funciona o MConf. Posso adiantar para vocês que é uma ferramenta muito

Leia mais

Ferramentas Sala de Aula

Ferramentas Sala de Aula Ferramentas Sala de Aula O ambiente onde o aluno estuda, da mesma forma que em um ambiente presencial, é chamado de sala de aula, nesse ambiente poderão ser habilitadas ferramentas de comunicação e colaboração,

Leia mais

WEBCONF: MANUAL DO USUÁRIO

WEBCONF: MANUAL DO USUÁRIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - ME UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA NÚCLEO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - NTIC WEBCONF: MANUAL DO USUÁRIO Este documento descreve o melhor uso do recurso de

Leia mais

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Select Soluções Manual de Instalação Windows SBackup STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Sumário 1. REQUERIMENTOS DE HARDWARE E SOFTWARE... 3 1.1. SOFTWARE... 3 2. PRIMEIROS PASSOS... 4 3. DOWNLOAD E INSTALAÇÃO

Leia mais

Configuração do Hangouts para administradores

Configuração do Hangouts para administradores Configuração do Hangouts para administradores Neste guia 1. Instale o Hangouts e personalize as configurações 2. Inicie um bate-papo e uma videochamada 3. Explore recursos e o Hangouts para dispositivos

Leia mais

Criação de Sessões do Blackboard Collaborate Professores

Criação de Sessões do Blackboard Collaborate Professores Criação de Sessões do Blackboard Collaborate Professores Visão Geral Este material didático foi desenvolvido para facilitar o entendimento do acesso a ferramenta Collaborate do ambiente Blackboard. O Blackboard

Leia mais

[Skype for Business] - [Skype for Business] Versão Online

[Skype for Business] - [Skype for Business] Versão Online [Skype for Business] O Skype é uma ferramenta de comunicação síncrona e está disponível nas versões Online e Cliente. Assim, junto aos recursos trazidos pelo Office 365, a universidade disponibiliza, agora,

Leia mais

Treinamento de Usuário Hangout

Treinamento de Usuário Hangout Treinamento de Usuário Hangout Sobre Hangout 1. Acessando o Painel de Criação 2. Criando a Sala 3. Tela de Hangout 4. Enviando o Link 5. Configurando Áudio e Vídeo 6. Ativando e Desativando Áudio e Vídeo

Leia mais

Sistema de Telemetria ES Manual Operacional CFC - Out/2018. Monitoramento de Aulas Práticas

Sistema de Telemetria ES Manual Operacional CFC - Out/2018. Monitoramento de Aulas Práticas 01 Monitoramento de Aulas Práticas Versão 1.6 Outubro de 2018 Manual prático de acesso e operação do Sistema de Monitoramento de Aulas Práticas Veiculares, desenvolvido pela Megamidia Sistemas para os

Leia mais

Concretizando Soluções em Tecnologia da Informação

Concretizando Soluções em Tecnologia da Informação Tutorial Web Conference Introdução... 3 Teste de Compatibilidade... 3 Acessando uma Conferência... 5 Iniciando uma Conferência... 7 Utilizando os Componentes do Web conference... 7 Criando um Bate papo...

Leia mais

Conteúdo ORIONTEC AUTOMAÇÃO COMERCIAL THOTAU ESSENCIAL. Guia Rápido

Conteúdo ORIONTEC AUTOMAÇÃO COMERCIAL THOTAU ESSENCIAL. Guia Rápido Conteúdo ORIONTEC AUTOMAÇÃO COMERCIAL Instalação Padrão...3 Instalação com ECF...6 Primeiro Acesso ao Sistema...7 Licença de Uso...11 Módulos Disponíveis...12 Manuais e Ajuda...16 Suporte Técnico...17

Leia mais

GUIA PARA CONFIGURAÇÃO DE CORREIO ELETRÔNICO

GUIA PARA CONFIGURAÇÃO DE CORREIO ELETRÔNICO GUIA PARA CONFIGURAÇÃO DE CORREIO ELETRÔNICO Conteúdo MICROSOFT OUTLOOK 2007 e 2010... 3 Adicionando uma NOVA CONTA usando o Assistente... 3 Adicionando uma NOVA CONTA usando o menu Ferramentas... 8 MICROSOFT

Leia mais

Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula.

Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula. Apresentação Este material foi preparado para auxiliar você no decorrer do curso. É um referencial teórico que deve ser consultado aula após aula. Você também precisa, paralelamente à leitura do mesmo,

Leia mais

MANUAL. ecosistemas.net.br

MANUAL. ecosistemas.net.br MANUAL A Eco.Suite possui uma interface simples e de fácil utilização Com a Eco.Suite você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. Acesso ao Eco.Suite Tela Principal Após

Leia mais

Procedimento Para Utilizar o Calendário Webmail Office 365

Procedimento Para Utilizar o Calendário Webmail Office 365 Procedimento Para Utilizar o Calendário Webmail Office 365 Página 1 de 8 ÍNDICE ÍNDICE... 2 CONTROLE DOCUMENTO... 3 OBJETIVO... 4 USUÁRIOS DO DOCUMENTO... 4 INTER-RELACIONAMENTO COM OUTROS DOCUMENTOS...

Leia mais

Outlook Web App (OWA)

Outlook Web App (OWA) Outlook Web App (OWA) 2010 Índice 1. O que é o Outlook Web App (OWA) 2010?... 3 2. Como acessar o OWA:... 3 3. Como navegar no OWA... 5 4. As seções do OWA... 5 5. O painel de mensagens OWA... 6 5.1 Como

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo...4 3. Etapa 2: Configurando acesso

Leia mais

Item 3 incluída orientação para uso do navegador Internet Explorer para acessar a Videoconferência. Revisão geral dos itens 3 e 4

Item 3 incluída orientação para uso do navegador Internet Explorer para acessar a Videoconferência. Revisão geral dos itens 3 e 4 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO MAN06 TIN Rev 02 28/05/2015 MANUAL Manual da Videoconferência APLICAÇÃO Direção, Superintendentes, Gerentes. Objetivo: É uma ferramenta utilizada para reuniões, apresentações e

Leia mais

1. Acesso Portal do Discente Atualizar Foto e Perfil Meus Dados Pessoais Minhas Notas... 7

1. Acesso Portal do Discente Atualizar Foto e Perfil Meus Dados Pessoais Minhas Notas... 7 Sumário 1. Acesso... 3 2. Portal do Discente... 4 3. Atualizar Foto e Perfil... 5 4. Meus Dados Pessoais... 6 5. Minhas Notas... 7 6. Atestado de Matrícula... 8 7. Histórico... 9 8. Declaração de Vínculo...

Leia mais

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Institucional Moodle. Atividade Collaborate

Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Institucional Moodle. Atividade Collaborate Manual Ambiente Virtual de Aprendizagem Institucional Moodle Atividade Collaborate Versão Professores 2016 APRESENTAÇÃO O trabalho docente tem sido constantemente desafiado em virtude da ampliação de possibilidades

Leia mais

Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta.

Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta. Antes de preparar a sala de videotutoria, é importante conhecer alguns termos usados na ferramenta. Dentre os participantes de uma videotutoria temos: hosts (administradores da sala função em que se enquadram

Leia mais

Centralx Clinic Cloud

Centralx Clinic Cloud 1 Introdução Os dados do Centralx Clinic podem ser sincronizados com nossos servidores de modo a possibilitar que sejam acessados online, através de qualquer equipamento conectado à internet. O acesso

Leia mais

Conferencing. Novell. Conferencing 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 INICIAR O CLIENTE CONFERENCING: INICIAR SESSÃO: Julho de 2007

Conferencing. Novell. Conferencing 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 INICIAR O CLIENTE CONFERENCING: INICIAR SESSÃO: Julho de 2007 Conferencing - Guia de início rápido Novell Conferencing 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Conferencing A conferência da Novell é implementada com o uso da tecnologia Conferencing. O termo

Leia mais

Manual do Professor. Conferência Web

Manual do Professor. Conferência Web Manual do Professor Conferência Web SUMÁRIO 1. Acesso ao serviço de Conferência Web... 2 Página principal do serviço... 3 Login Conferência Web... 5 2. Ativando o microfone (caso seja Professor)... 7 3.

Leia mais

Tutorial para uso da área do professor

Tutorial para uso da área do professor Tutorial para uso da área do professor Sumário 1. Acessando a área do professor...2 1.1 Comunicados registrados para professores...2 2. Cadastro de avaliações...3 2.1. Código e nome de avaliação criados

Leia mais

Treinamento Plataforma NearYou. Faculdade São Luis Jaboticabal

Treinamento Plataforma NearYou. Faculdade São Luis Jaboticabal Treinamento Plataforma NearYou Faculdade São Luis Jaboticabal Sumário Web Site www.saoluis.br Entrada (login) Tela principal Turmas Atuais Tela de Entrada Quadro de avisos Fórum Chat Meus Recursos Conteúdo

Leia mais

Document Capture Pro 2.0 para Windows

Document Capture Pro 2.0 para Windows Document Capture Pro 2.0 para Windows Conteúdo Document Capture Pro 2.0 para Windows... 5 Adição e designação de trabalhos de digitalização com o Document Capture Pro - Windows... 5 Digitalização com

Leia mais

Manual do Usuário. Versão 1.8

Manual do Usuário. Versão 1.8 Manual do Usuário Versão 1.8 Sumário Introdução... 2 Capítulo 1 Login... 2 Capítulo 2 Dashboard... 3 Visão Geral... 3 Menu de Funcionalidades... 4 Alteração de Idioma... 5 Download do Agente Desktop...

Leia mais

Guia do Usuário. Portal Web: Foxwin-Acesso. Assunto: Guia do Usuário Portal Web. Produto: Foxwin-Acesso. Versão Doc.: 1.0

Guia do Usuário. Portal Web: Foxwin-Acesso. Assunto: Guia do Usuário Portal Web. Produto: Foxwin-Acesso. Versão Doc.: 1.0 Guia do Usuário Portal Web: Foxwin-Acesso Assunto: Guia do Usuário Portal Web Produto: Foxwin-Acesso Versão Doc.: 1.0 Data: 26/09/2017 ÍNDICE 1. Introdução ao Portal Web... 1 2. Solicitação do 1º acesso...

Leia mais

Padrão ix. Q-Ware Cloud File Publisher - QWCFP. Manual para realização de Download de Arquivos

Padrão ix. Q-Ware Cloud File Publisher - QWCFP. Manual para realização de Download de Arquivos Padrão ix Q-Ware Cloud File Publisher - QWCFP Manual para realização de Download de Arquivos Copyright 2000-2013 Padrão ix Sistemas Abertos Ltda. Todos os direitos reservados. As informações contidas neste

Leia mais

Tutorial Eduroam - Windows 7 Passo a passo. 14/10/2016 Ver. 1

Tutorial Eduroam - Windows 7 Passo a passo. 14/10/2016 Ver. 1 Tutorial Eduroam - Windows 7 Passo a passo 14/10/2016 Ver. 1 ATENÇÃO Este tutorial foi elaborado com a versão 7 do sistema operacional Windows. A interface e passo-a-passo da configuração de conexão wifi

Leia mais

1.1.Etapa 1 Bem vindo ao Assistente de Instalação do SIP Sistema Integrado de Pessoal...3

1.1.Etapa 1 Bem vindo ao Assistente de Instalação do SIP Sistema Integrado de Pessoal...3 Manual Instalação SIP 1 Sumário 1.Instalando o Sistema...3 1.1.Etapa 1 Bem vindo ao Assistente de Instalação do SIP Sistema Integrado de Pessoal...3 1.2.Etapa 2 Selecione o Local de Destino...3 1.3.Etapa

Leia mais

Blackboard Collaborate AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO COLLABORATE. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva

Blackboard Collaborate AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO COLLABORATE. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO COLLABORATE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Blackboard Collaborate Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva 1 1. O que é o Blackboard Collaborate? 2. Como acessar ao Blackboard

Leia mais

Tutorial NFS-e. 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e Configuração de Conta Corrente Gerar NFS-e...

Tutorial NFS-e. 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e Configuração de Conta Corrente Gerar NFS-e... Tutorial NFS-e Sumário 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e... 2 2 Configuração de Conta Corrente... 3 3 - Gerar NFS-e... 4 4 Enviar lote para prefeitura... 6 4.1 Gerar arquivo de retorno...

Leia mais

Assistente de Instalação & Manual do Usuário

Assistente de Instalação & Manual do Usuário Assistente de Instalação & Manual do Usuário Índice GfK Digital Trends App... 2 Requisitos de Sistema... 2 Fazendo o download pelo Microsoft Internet Explorer... 2 Instalação... 3 Assistente de Instalação...

Leia mais

Laboratório - Pesquisa de ferramentas de colaboração em rede

Laboratório - Pesquisa de ferramentas de colaboração em rede Objetivos Parte 1: Usar ferramentas de colaboração Identificar a percepção atual das ferramentas de colaboração. Identificar as principais razões para usar as ferramentas de colaboração. Parte 2: Compartilhar

Leia mais

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4 Página 1 de 17 SUMÁRIO 1. ACESSO... 2 2. MENU PRINCIPAL... 3 2.1 Página Inicial... 3 2.2 Botões no Topo da Tela... 4 2.3 Campos para Exibição... 4 2.4 Página da Turma... 5 3. MENU USUÁRIO... 5 3.1 Central

Leia mais

v2.0 Guia rápido para sala virtual Para palestrantes e convidados NEaD - Núcleo de Educação a Distância da Unesp Núcleo de Educação a Distância

v2.0 Guia rápido para sala virtual Para palestrantes e convidados NEaD - Núcleo de Educação a Distância da Unesp Núcleo de Educação a Distância NEaD - Núcleo de Educação a Distância da Unesp Guia rápido para sala virtual Para palestrantes e convidados Núcleo de Educação a Distância nead@unesp.br v2.0 Sumário Revisões... 3 I - Sala Virtual-Preparação

Leia mais

Versão Portal StarTISS. Manual do Administrador. Versão 2.04 (Agosto/2014) Tempro Software

Versão Portal StarTISS. Manual do Administrador. Versão 2.04 (Agosto/2014) Tempro Software Versão 2.04 Portal StarTISS Manual do Administrador Versão 2.04 (Agosto/2014) Tempro Software Sumário 1. CONTATOS... 1 2. REQUISITOS NECESSÁRIOS... 2 3. INFORMAÇÕES PRELIMINARES... 3 4. PRIMEIRO ACESSO

Leia mais

Avante Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM

Avante Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM Sumário 1. Acessando o AVANT... 3 2. Efetuar Login no AVANT.... 4 2.1 Digitar Usuário... 4 2.2 Selecionar Escola... 5 2.3 Digitar Senha... 5 3. Tela de Boas Vindas

Leia mais

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73

Manual do Usuário. Versão 1.0. Página 1 de 73 Manual do Usuário Versão 1.0 Página 1 de 73 1 Apresentação O Ondamailing é a nova plataforma do Onda para envio de campanhas de e-mail marketing de forma eficiente e intuitiva e que cumpre com os padrões

Leia mais

O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de

O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de Apresentação O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de sua organização criem e aprimorem iniciativas de inovação de maneira colaborativa para as mais variadas

Leia mais

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem

AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem AMBIENTAÇÃO Plataforma TelEduc: ambiente de suporte para ensinoaprendizagem a distância - 2012 - Acessando o curso e alterando a senha Acessando o ambiente Seu primeiro acesso ao ambiente do curso deve

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF Tutorial 1. ACESSANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM... 3 2. ACESSANDO O TREINAMENTO PRESENCIAL PARA RESPONDER A AVALIAÇÃO DE REAÇÃO 3 3. ACESSANDO O CERTIFICADO

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO Conceitos Básicos Sumário Introdução... 3 Acessando o sistema e fazendo Login... 3 Elementos do Sistema... 5 Abas/Guias... 5 Barra de Ferramentas... 5 Cabeçalhos de

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA O TREINAMENTO DO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES. (Versão 1, janeiro de 2018) SUMÁRIO 1- CADASTRO NO PORTAL DE PERIÓDICOS...

INSTRUÇÕES PARA O TREINAMENTO DO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES. (Versão 1, janeiro de 2018) SUMÁRIO 1- CADASTRO NO PORTAL DE PERIÓDICOS... 1 INSTRUÇÕES PARA O TREINAMENTO DO PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES (Versão 1, janeiro de 2018) SUMÁRIO 1- CADASTRO NO PORTAL DE PERIÓDICOS...2 2- CONFIRMAÇÃO DO CADASTRO DO MEU ESPAÇO...4 3- RECUPERAÇÃO DO

Leia mais

MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO

MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO MANUAL DE USO DO COMUNICADOR INSTANTÂNEO Página 1 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 ACESSANDO O SPARK...4 3 INICIANDO UMA CONVERSAÇÃO...6 4 TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS...8 5 CONFERÊNCIA...10 6 PERSONALIZANDO SUA

Leia mais

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório - Professor

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório - Professor Instruções para Agendamento de Relatório - Professor 17 de Abril de 2017 Regulamentação 1 Obedecendo ao que é estabelecido pela legislação de estágio, lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, no seu artigo

Leia mais

Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela.

Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. MANUAL A OABRJ Digital possui uma interface simples e de fácil utilização Com a OABRJ Digital você trabalha de forma colaborativa, simples e objetiva, em uma única tela. Acesso ao OAB Digital Tela Principal

Leia mais

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor

MANUAL DE USUÁRIO. Versão 1.0 Servidor MANUAL DE USUÁRIO Versão 1.0 Servidor SUMÁRIO 1. Acesso ao Sistema... 4 1.1. Acesso (LOGIN)... 5 1.2. Cadastro... 6 2. Sistema 2.1. Visão Inicial... 10 2.2. Itens do Menu de Navegação... 11 2.3. Informações

Leia mais

A JL tem uma super novidade. para sua empresa!!!!

A JL tem uma super novidade. para sua empresa!!!! A JL tem uma super novidade para sua empresa!!!! Novo sistema de Gestão de Documentos chamado Área do Cliente muito mais fácil e mais completo que substituirá o Safe-doc a partir de 01/10/2015! Prezado

Leia mais

Este guia rápido tem por finalidade orientar ao usuário na operação do sistema de controle de visitantes.

Este guia rápido tem por finalidade orientar ao usuário na operação do sistema de controle de visitantes. MANUAL DO AGENDADOR SITE CONTROLE DE VISITANTES Julho 2018 INTRODUÇÃO Este guia rápido tem por finalidade orientar ao usuário na operação do sistema de controle de visitantes. ESTRUTURA DO SISTEMA O Site

Leia mais

Giss Offline. Versão 2.0 (12/2011)

Giss Offline. Versão 2.0 (12/2011) Giss Offline Versão 2.0 (12/2011) Versão 2.0 (12/2011) SUMÁRIO GISS OFFLINE... 2 INSTALANDO O GISS ESCRITURAÇÃO OFFLINE... 3 IDENTIFICAÇÃO NO SISTEMA... 8 MANUTENÇÃO... 9 ADICIONAR PREFEITURA... 9 CÓPIA

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. ESQUECI MEU LOGIN E SENHA, E AGORA?... 4 3. COMO EU ALTERO MEU PERFIL NA PLATAFORMA?... 5 4. COMO FAÇO PARA ALTERAR MINHA SENHA?...

Leia mais

Icon Chamamos este processo de Efetuar Login no Sistema, pois com usuário e senha cadastrados é possível acessar o Automidia Service Management.

Icon Chamamos este processo de Efetuar Login no Sistema, pois com usuário e senha cadastrados é possível acessar o Automidia Service Management. Cliente Introdução Icon Este documento tem como objetivo apresentar as funcionalidades do módulo Automidia Service Management um aplicativo que permite a abertura e acompanhamento dos chamados abertos

Leia mais

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório Manual Professor

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para Agendamento de Relatório Manual Professor Coordenação de Estágio Integrado Instruções para Agendamento de Relatório Manual Professor 14 de Novembro de 2014 Acesso ao Sistema Ao efetuar o login no (SGE), clique o menu Estágio Obrigatório (1) para

Leia mais

FÓRUM. Fórum AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva

FÓRUM. Fórum AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO FÓRUM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Fórum Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva 1 1. O que é um Fórum 2. Como criar um Fórum de discussão 3. O que é uma linha de discussão

Leia mais

CLOUD PHONE. Login 03. Tela de contatos 03. Como configurar chamadas 04. Não perturbe 04. Desvio incondicional de chamadas 05

CLOUD PHONE. Login 03. Tela de contatos 03. Como configurar chamadas 04. Não perturbe 04. Desvio incondicional de chamadas 05 GUIA RÁPIDO CLOUD PHONE Sumário Login 03 Tela de contatos 03 Como configurar chamadas 04 Não perturbe 04 Desvio incondicional de chamadas 05 Desvio de chamada em caso de ocupado 05 Desvio de chamada em

Leia mais

Manual de acesso. a rede cabeada UFPR. UFPR aspec

Manual de acesso. a rede cabeada UFPR. UFPR aspec Manual de acesso - a rede cabeada UFPR UFPR aspec Autenticação REDE CABEADA UFPR WINDOWS XP, VISTA, 7 e 10 Forma OPÇÃO 1 Para ser possível aos usuários da rede cabeada continuarem a ter acesso a rede da

Leia mais

Guia do Usuário do Rescue Lens

Guia do Usuário do Rescue Lens Guia do Usuário do Rescue Lens Índice Rescue Lens Resumo...3 Requisitos de sistema para o Rescue Lens...3 Restrições e limitações do Console web do Lens...4 Iniciando uma sessão do Rescue Lens...5 Iniciar

Leia mais

Bem vindos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esse ambiente será utilizado no curso:

Bem vindos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esse ambiente será utilizado no curso: Bem vindos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Esse ambiente será utilizado no curso: LIBRAS A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO EDUCACIONAL INCLUSIVO Sua licença

Leia mais

O que é o Noticiadorweb?

O que é o Noticiadorweb? O que é o Noticiadorweb? Software para Envio e Cadastro de Notícias na Internet Desenvolvido para Ambiente WEB Uma maneira simples e prática de se fazer uma Newsletter, Boletim Eletrônico, Informativo

Leia mais

ELABORADO POR ALBINO SZESZ JUNIOR E JEAN POPOATZKI (NUTEAD/UEPG) PONTA GROSSA, MARÇO DE 2017

ELABORADO POR ALBINO SZESZ JUNIOR E JEAN POPOATZKI (NUTEAD/UEPG) PONTA GROSSA, MARÇO DE 2017 ELABORADO POR ALBINO SZESZ JUNIOR E JEAN POPOATZKI (NUTEAD/UEPG) PONTA GROSSA, MARÇO DE 2017 Sumário Apresentação... 3 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-UEPG)... 4 Acessar o AVA-UEPG... 4 Login e senha...

Leia mais

CLARO BACKUP ONLINE Guia Prático

CLARO BACKUP ONLINE Guia Prático CLARO BACKUP ONLINE Guia Prático Bem vindo ao Backup Online GUIA RÁPIDO DE CONFIGURAÇÃO DO BACK UP ONLINE Você está adquirindo uma das melhores plataformas de Backup na Nuvem disponíveis no mercado. Preparamos

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA Operador MANUAL SISTEMA ESISLA WEB Versão: 1.0 16 / 09 / 2010. GESTÃO PÚBLICA Controle de Revisão VERSÃO DATA DESCRIÇÃO AUTOR REVISOR 1.0 16/09/2010 Manual Operador GESTÃO PÚBLICA Página 2 de 32 ÍNDICE

Leia mais

COMPARTILHAMENTO DE PASTAS DE

COMPARTILHAMENTO DE PASTAS DE COMPARTILHAMENTO DE PASTAS DE E-MAIL A ferramenta de e-mail da plataforma Office 365 permite o compartilhamento de pastas de e-mail entre usuários. Acompanhe, neste documento, como você (usuário) pode

Leia mais

[OneDrive for Business]

[OneDrive for Business] 1 [OneDrive for Business] O OneDrive for Business é uma ferramenta de gerenciamento (armazenamento e compartilhamento) de arquivos. Através dela é possível, por exemplo, trabalhar de forma colaborativa

Leia mais

Ferramentas Sala de Aula

Ferramentas Sala de Aula Ferramentas Sala de Aula O ambiente onde o aluno estuda, da mesma forma que em um ambiente presencial, é chamado de sala de aula, nesse ambiente poderão ser habilitadas ferramentas de comunicação e colaboração,

Leia mais

Manual. Portal de Seminovos

Manual. Portal de Seminovos Manual Portal de Seminovos Administração Versão 1.0 Sumário Introdução... 4 1. Menu Concessionárias... 4 1.1. Cadastrar Concessionária... 4 1.2. Listar Concessionária... 5 1.3. Editar Concessionária...

Leia mais

Guia rápido de solicitação de Publicação de Licença Saúde 4 Dias

Guia rápido de solicitação de Publicação de Licença Saúde 4 Dias Guia rápido de solicitação de Publicação de Licença Saúde 4 Dias Objetivo: Orientar usuários a como acessar o sistema ambiental paulista do e.ambiente, solicitação de publicação de licença saúde 4 dias.

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PARA AVALIAÇÃO DO RSC

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PARA AVALIAÇÃO DO RSC INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS PARA AVALIAÇÃO

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A.

Sistema NFTS-e. 01/2016 Versão EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Sistema NFTS-e 01/2016 Versão 1.7.93 EDZA Planejamento, Consultoria e Informática S.A. Para emissão da Nota Fiscal Tomador Eletrônica, o usuário deverá acessar a aplicação através do site da prefeitura

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP Apresentação Após o término da instalação do SysMarket você deverá configurar o Backup do SysMarket para que você tenha sempre uma cópia

Leia mais

Guia de Utilização do AnyConnect

Guia de Utilização do AnyConnect Guia de Utilização do AnyConnect Veja como utilizar o software AnyConnect no seu Desktop, Notebook ou Macbooks corporativos (Guia de referência para AnyConnect versão 3.0) Data: 13/01/2012 Versão: 4.0

Leia mais

Pimenta Advocacia Sistema Online Departamento de Informática. Spark MANUAL DO USUÁRIO

Pimenta Advocacia Sistema Online Departamento de Informática. Spark MANUAL DO USUÁRIO Pimenta Advocacia Sistema Online Departamento de Informática Spark MANUAL DO USUÁRIO Este manual tem por finalidade esclarecer o funcionamento do Spark ao servidor interessado na utilização do mensageiro.

Leia mais

Manual do Aluno Blackboard. Manual do Aluno Blackboard. Campus Virtual Cruzeiro do Sul 1

Manual do Aluno Blackboard. Manual do Aluno Blackboard. Campus Virtual Cruzeiro do Sul   1 Manual do Aluno Blackboard 1 Introdução O Blackboard é um sistema de gestão de aprendizagem desenvolvido pela Blackboard Inc. em 1997. Ele promove soluções de e-educação e aprendizagem à distância. É utilizado

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência Sumário 1. INTRODUÇÃO...3 1.1. Finalidade...3 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO...3 2.1. Metas...3 2.2. Restrições...3

Leia mais

Manual de Inicialização Rápida da Caixa de Entrada da Web do Cisco Unity Connection (Versão 9.x)

Manual de Inicialização Rápida da Caixa de Entrada da Web do Cisco Unity Connection (Versão 9.x) Manual de Inicialização Rápida Manual de Inicialização Rápida da Caixa de Entrada da Web do Cisco Unity Connection (Versão 9.x) Caixa de Entrada da Web do Cisco Unity Connection (Versão 9.x) 2 Sobre a

Leia mais

Objetivo: Auxiliar o aluno na instalação, operação e familiarização com a plataforma Fuze.

Objetivo: Auxiliar o aluno na instalação, operação e familiarização com a plataforma Fuze. Tutorial de da plataforma Fuze Objetivo: Auxiliar o aluno na instalação, operação e familiarização com a plataforma Fuze. Instalação 1. O primeiro passo para a instalação do Fuze é a abertura de contas.

Leia mais

MANUAL EDUROAM CAT. 1. Procedimentos para acesso à rede EDUROAM usando o CAT

MANUAL EDUROAM CAT. 1. Procedimentos para acesso à rede EDUROAM usando o CAT 1. Procedimentos para acesso à rede usando o CAT Acesse a página do eduroam por meio do endereço https://cat.eduroam.org/? idp=2415 e certifique que o instalador que lhe é apresentado corresponde ao sistema

Leia mais

PRIMEIROS PASSOS. Manual do usuário. Suporte Ambra Saúde

PRIMEIROS PASSOS. Manual do usuário. Suporte Ambra Saúde PRIMEIROS PASSOS Manual do usuário Resumo Este manual visa auxiliar nos primeiros passos do usuário final dentro da plataforma Ambra, de maneira que as atividades diárias e mais comuns sejam abordadas

Leia mais

Bem-vindo ao Dropbox!

Bem-vindo ao Dropbox! Saiba como iniciar no Dropbox: 1 2 3 4 Mantenha seus arquivos seguros Leve seus arquivos para qualquer lugar Envie arquivos grandes Trabalhe em arquivos em grupo Bem-vindo ao Dropbox! 1 Mantenha seus arquivos

Leia mais

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1 (Sistema Android) Manual de Utilização Página 1 Sumário 1. Acesso ao no Android (aplicativo E-mail )... 4 2. Tela inicial do aplicativo E-mail e suas pastas... 5 2.1 Pasta Entrada... 5 2.2 Pasta Rascunhos...

Leia mais

Para efetuar a configuração de s no painel, acesse o cpanel a partir do link abaixo:

Para efetuar a configuração de  s no painel, acesse o cpanel a partir do link abaixo: Configuração de Painel Servidor Virtual. e-mail da Loja Para efetuar a configuração de e-mails no painel, acesse o cpanel a partir do link abaixo: https://cpanel.(domínio da sua loja).com.br:2083/ Exemplo:

Leia mais

Você pode conferir mais informações sobre essas e outras ferramentas em:

Você pode conferir mais informações sobre essas e outras ferramentas em: [Ferramentas] O Office 365 Online disponibiliza vários programas com versões que podem ser utilizadas diretamente do navegador. Neste documento você conhecerá os programas Word, Power Point e Excel, acompanhando

Leia mais