E.B. 2,3 Navegador Rodrigues Soromenho

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "E.B. 2,3 Navegador Rodrigues Soromenho"

Transcrição

1 Faz uma pesquisa sobre esta escritora com vista ao completamento do texto Alice Vieira nasceu em (cidade), em (data). Licenciou-se em e, após uma curta experiência como professora, trabalhou como jornalista nos jornais e. Atualmente dedica-se por inteiro à escrita, embora diga que é uma jornalista que escreve livros. O seu primeiro romance para jovens,, foi galardoado com o Prémio Literatura Infantil Ano Internacional da Criança. Vários livros se lhe seguiram, tendo recebido vários outros prémios, incluindo o, em 1994, pelo conjunto da sua obra. Os livros de Alice Vieira estão traduzidos em várias línguas. Algumas das suas obras mais conhecidas são:

2 Faz uma pesquisa sobre esta escritora com vista ao completamento do texto Luísa Ducla Soares nasceu em (data), em (local). Foi aluna de um colégio e de um colégio. Licenciada em, foi tradutora e, trabalhando atualmente na. É mãe de filhos. Recebeu vários prémios, entre os quais o, em 1996, pelo conjunto da sua obra. Algumas das suas obras publicadas são:.

3 Faz uma pesquisa sobre esta escritora com vista ao completamento do texto Ilse Losa nasceu em na. Frequentou o liceu em e Hildesheim e depois um instituto comercial em. A sua qualidade de criou-lhe embaraços no seu país, de onde foi forçada a sair. Na Inglaterra teve os primeiros contatos com escolas e com os problemas da criança. Refugiando-se em, aqui casou, adquirindo a nacionalidade. A sua já vastíssima obra inclui romances,,, trabalhos pedagógicos e literatura para crianças. Em, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian, pelo conjunto da sua obra para crianças. Alguns dos livros publicados são:.

4 Faz uma pesquisa sobre este escritor com vista ao completamento do texto Uri Orlev nasceu em (local), em (data). O pai foi pelos quando a guerra rebentou e Orlev passou os anos de 19 a 19 escondido no de Varsóvia, com a e o. A mãe acabou por ser morta pelos e ele e o irmão foram mandados para o campo de concentração de. Depois da guerra, foi para estudar e vive atualmente em. Em, foi galardoado com o prémio internacional.

5 Faz uma pesquisa sobre este escritor com vista ao completamento do texto Extraordinário poeta e uma das personalidades representativas da literatura europeia do século XX, Fernando Pessoa nasceu em (local), em (data) e aí morreu em. Perdeu o pai aos anos. Dois anos depois a mãe volta a casar e vão viver para a, onde Fernando Pessoa fez os seus estudos. Quando regressa a Portugal, domina perfeitamente a língua (chegou a escrever nesta língua) e ainda inicia o Curso, que acaba por abandonar. Foi de várias firmas, vivendo sozinho até à morte. Em, surgem os seus principais heterónimos ( Alberto, Álvaro e Ricardo ), autores fictícios que, segundo o próprio Fernando Pessoa, são individualidades que devem ser consideradas distintas do autor que as criou. Fernando Pessoa chegou a inventar, retratos físicos e para estes heterónimos.

6 Faz uma pesquisa sobre este escritor com vista ao completamento do texto Manuel Alegre nasceu em (local), em (ano). Frequentou a Faculdade, em. Participou ativamente nas lutas académicas contra o regime ditatorial. Em, dirige uma tentativa de rebelião contra as guerras de África. Sendo preso pela. Exilou-se em, onde foi dirigente da Front e locutor da Rádio. Foi membro do Governo após o movimento militar de 25. A par da sua atividade política, desenvolve também uma intensa atividade literária. Recebeu vários prémios literários.

7 Faz uma pesquisa sobre esta escritora com vista ao completamento do texto Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu no, em. Tem no nome uma mistura de sangue e aristocrático, e nas histórias masi antigas a de uma criada que lhe recitou A Nau Catrineta, tinha ela anos. Antes de aprender a ler já sabia de cor versos de Camões e de Antero, e aos anos já escrevia os seus. Fez o ensino secundário no Colégio, no, mas aquando da faculdade mudou-se para Lisboa, onde estudou a aprendeu a amar o Tejo. O primeiro livro,, tinha ela anos, inclui alguns dos primeiros poemas, escritos dez anos antes. Recebeu vários prémios, de que se destacam o em 1977; o, em 1999; o, em 2001 (prémio instituído em França em 1951 e pela primeira vez atribuído a um autor não francês). Algumas das suas obras publicadas são: A menina ; A Fada ; O Rapaz ; O Cavaleiro ; Histórias ; Noite ; Obra.

8 Faz uma pesquisa sobre este escritor com vista ao completamento do texto Mia Couto nasceu na (local), em (país), em (ano). Poeta e ficcionista, Mia Couto foi primeiro conhecido pela atividade jornalística, tendo sido, após a independência do seu país, diretor da, da revista e do jornal. Hoje em dia exerce a profissão de, em simultâneo com a escrita. Várias das suas obras estão traduzidas em diferentes línguas. Obteve vários prémios literários, com destaque para o (1999) e o (2001).

9 Faz uma pesquisa sobre este escritor com vista ao completamento do texto Carlos Drummond de Andrade nasceu no dia, em, uma pequena cidade de Minas Gerais, no Brasil. Aos anos de idade, foi publicado, num jornal de Itabira, o seu poema em prosa Onda. Aos anos, muda-se com a família para e os seus trabalhos começam a ser publicados no jornal. Embora se tenha formado em, jamais exerceu essa profissão, tendo sido jornalista, e membro de governos de Minas Gerais e Federal, ocupando vários cargos ligados às áreas da e da. Torna-se um dos mais conhecidos autores brasileiros, sendo traduzido em várias línguas. Morreu a.

10 Escolar Faz uma pesquisa sobre este escritor com vista ao completamento do texto De seu verdadeiro nome, Miguel Torga, filho de camponeses, nasceu a, em, e faleceu, em, a. Frequentou durante um ano o em. Com apenas 13 anos, parte para o para trabalhar. Regressa a Portugal em, completa os estudos liceais e o curso de na Universidade de Coimbra, cidade onde viveu e exerceu a sua atividade profissional. Logo após a escrita dos seus primeiros livros de poesia, Torga inicia a sua experiência de médico rural. É preso e fica detido no e no de Lisboa entre Dezembro de e Fevereiro de. Em 1954, convidado para participar no Congresso de Escritores de S. Paulo, regressa ao Brasil. Por esta altura, Miguel Torga era já um escritor reconhecido mundialmente, através das traduções das suas obras. A partir dos anos, são-lhe atribuídos prémios internacionais e prestigiados galardões literários nacionais.

11 Faz uma pesquisa sobre esta escritora com vista ao completamento do texto Anne Frank nasceu em, na. Quando Hitler chegou ao poder, em, começaram as perseguições aos e Frank, pai de Anne, decidiu mudar-se com a família para a (país). Porém, em, o exército alemão invade a Holanda e, no dia, toda a família de Anne (os pais e a irmã ) teve de se esconder, dia e noite, numa parte da casa ( o anexo ) onde, em, o pai de Anne instalara um comércio. À família Frank irão ainda juntar-se mais mergulhados : o casal Van Daan e o seu filho Peter e o sr. Dussel, dentista. Aí viverão durante anos até ao dia, data em que a polícia invade o anexo e prende todos os seus ocupantes. Todos virão a morrer em, à exceção de Otto Frank, que sobrevive e que, tomando conhecimento do diário que Anne tinha escrito, autoriza a sua publicação.

12 Faz uma pesquisa sobre este autor com vista ao completamento do texto Saul Dias é o pseudónimo literário do poeta e Júlio, irmão do poeta e romancista José. Nasceu em (local), em (ano) e faleceu em. Formou-se em na Universidade do, tendo frequentado também a Escola do Porto. Conhecido pintor e, assinou as suas obras com o nome de Júlio. Os seus poemas estão reunidos na coletânea.

Metas de Aprendizagem Educação Literária

Metas de Aprendizagem Educação Literária (5.º ano) 1. Fábulas A lebre e a tartaruga, A raposa e a cegonha, O leão e o rato e A formiga e a pomba, Esopo (Manual) 2. Lendas A ilha de Timor e Os dois amigos, José Pedro Mésseder e Isabel Ramalhete

Leia mais

INSTITUTO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO SERVIÇO ESCOLAR

INSTITUTO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO SERVIÇO ESCOLAR DEPARTAMENTO CURRICULAR DE LÍNGUAS PLANO CURRICULAR DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS 5º ANO TEMAS / CONTEÚDOS Aulas Previstas (*) Unidade 1 Textos narrativos 1 No tempo em que os animais falavam fábulas e outros

Leia mais

A Menina do Mar. Sophia de Mello Breyner Andresen. Professora: Natalina Quintas

A Menina do Mar. Sophia de Mello Breyner Andresen. Professora: Natalina Quintas A Menina do Mar Sophia de Mello Breyner Andresen Professora: Natalina Quintas Sophia de Mello Breyner Andresen Biografia Sophia de Mello Breyner Andresen (Porto, 6 de Novembro de 1919 Lisboa, 2 de Julho

Leia mais

Biografia de Miguel Torga

Biografia de Miguel Torga Biografia de Miguel Torga Nasceu em 1907, em S. Martinho de Anta, Sabrosa. Morreu em 1995, em Coimbra Trabalho elaborado por: Ana Filipa Fernandes Nº1 8ºC Inês Santos Nº9 8ºC 1907 Nasce Adolfo Correia

Leia mais

Departamento de Português Ano 2014-2015 LIVROS DE LEITURA RECOMENDADOS

Departamento de Português Ano 2014-2015 LIVROS DE LEITURA RECOMENDADOS Departamento de Português Ano 2014-2015 LIVROS DE LEITURA RECOMENDADOS Notas: O Departamento considera que alguns títulos recomendados noutros anos devem continuar na lista e vai acrescentando outros novos

Leia mais

Casa-Museu Miguel Torga

Casa-Museu Miguel Torga Filipe Delfim Santos (org.) Casa-Museu Miguel Torga Correspondência entre Andrée Crabbé (1917-2003) e Delfim Santos (1907-1966) agosto 1947 Conteúdo 1 Carta de Delfim Santos para Andrée Crabbé, 01 08 47

Leia mais

Fernando Pessoa

Fernando Pessoa Fernando Pessoa 1888-1935 Fernando António Nogueira Pessoa nasceu a 13 de junho de 1888, em Lisboa. Seu pai, Joaquim Pessoa, faleceu vítima de tuberculose, o que obrigou a sua mãe a leiloar parte da mobília

Leia mais

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 13.ª Edição Comunidade Intermunicipal do Algarve 02 abril 2019 11H45 Auditório Municipal de Albufeira NORMAS PARA APURAMENTO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 13.ª EDIÇÃO 2018 2019

Leia mais

PROSA CONTEMPORÂNEA DOMINGOS PELLEGRINI

PROSA CONTEMPORÂNEA DOMINGOS PELLEGRINI PROSA CONTEMPORÂNEA DOMINGOS PELLEGRINI Domingos Pellegrini nasceu em Londrina em 23 de julho de 1949. Filho de um barbeiro e de uma dona de pensão, desde pequeno ouviu muitos "causos" contados por viajantes

Leia mais

PROPOSTA PARA EVIDENCIAR COMPETÊNCIAS DE LEITURA

PROPOSTA PARA EVIDENCIAR COMPETÊNCIAS DE LEITURA PROPOSTA PARA EVIDENCIAR COMPETÊNCIAS DE LEITURA NOTA: LEIA ATENTAMENTE ESTE DOCUMENTO QUE CONTÉM UMA PARTE TEÓRICA E UMA PARTE PRÁTICA: UM EXEMPLO DAQUILO QUE DEVEM FAZER INTRODUÇÃO: PARTE UM: TEORIA

Leia mais

MIGUEL TORGA

MIGUEL TORGA MIGUEL TORGA 1907-1995 Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia da Rocha, nasceu em São Martinho de Anta, Sabrosa, Trás-os-Montes, no dia 12 de agosto de 1907. A sua infância rural marcou-o para toda

Leia mais

PLANO NACIONAL DE LEITURA

PLANO NACIONAL DE LEITURA PLANO NACIONAL DE LEITURA 2016/2017 Biblioteca Escolar Objetivo Central O Plano Nacional de Leitura tem como objetivo central elevar os níveis de literacia dos portugueses e colocar o país a par dos nossos

Leia mais

Antologia Poética de Autores consagrados.

Antologia Poética de Autores consagrados. Antologia Poética de Autores consagrados. Sumário: 1. Autopsicografia......2 2. Fernando Pessoa...3 3. Poema patético...4 4. Carlos Drummond de Andrade...5 5. mario de andrade que nao achei...6 6. Mário

Leia mais

José Saramago

José Saramago José Saramago 1922-2010 José de Sousa Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga, no sul de Portugal, no dia 16 de novembro de 1922 e faleceu em Tias, na ilha de Lanzarote, a 18 de junho de 2010. Seus pais

Leia mais

1. Oficina de Rimas. Marcação prévia: pelo

1. Oficina de Rimas. Marcação prévia: pelo 1. Oficina de Rimas Os participantes são estimulados a criar rimas a partir de um tema escolhido pelo grupo. As rimas criadas são listadas e a partir delas, o grupo irá contar uma pequena história em versos.

Leia mais

Alfa de férias Porto Editora. Férias - Gailivro. Férias sem fronteiras! Editora Educação Nacional

Alfa de férias Porto Editora. Férias - Gailivro. Férias sem fronteiras! Editora Educação Nacional Alfa de férias Porto Editora Férias - Gailivro Férias sem fronteiras! Editora Educação Nacional Férias Divertidas Texto Editora Obras sugeridas de leitura para cada ano lectivo. LISTA DE OBRAS E TEXTOS

Leia mais

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE Carlos Drummond de Andrade (1902 1987) foi poeta brasileiro. "No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho". Este é um trecho de uma das poesias de Drummond,

Leia mais

António Tomás Botto. 17 de agosto de de março de 1959, Rio de Janeiro, Brasil. Escritor, poeta e funcionário do Estado.

António Tomás Botto. 17 de agosto de de março de 1959, Rio de Janeiro, Brasil. Escritor, poeta e funcionário do Estado. António Botto (Alguns títulos) Homenagem António Tomás Botto Abrantes 17 de agosto de 1897 16 de março de 1959, Rio de Janeiro, Brasil Escritor, poeta e funcionário do Estado. Nasceu no Ribatejo, no seio

Leia mais

Inês Mateus nº12 10º C3

Inês Mateus nº12 10º C3 Inês Mateus nº12 10º C3 Identificação da Obra Título - O diário de Anne Frank (versão definitiva) Capa Contracapa Autor - Anne Frank Editora - Livros do Brasil Local e Data - Lisboa, Novembro de 2008 Coleção

Leia mais

JOSÉ SARAMAGO (Prémio Nobel da Literatura 1998)

JOSÉ SARAMAGO (Prémio Nobel da Literatura 1998) JOSÉ SARAMAGO (Prémio Nobel da Literatura 1998) José Saramago nasceu na aldeia ribatejana de Azinhaga, concelho de Golegã, no dia 16 de Novembro de 1922, embora o registo oficial mencione o dia 18. Seus

Leia mais

Cartas inéditas da família de Pessoa encontradas no espólio de Hubert Jennings LUÍS MIGUEL QUEIRÓS 28/01/ :05

Cartas inéditas da família de Pessoa encontradas no espólio de Hubert Jennings LUÍS MIGUEL QUEIRÓS 28/01/ :05 Cartas inéditas da família de Pessoa encontradas no espólio de Hubert Jennings LUÍS MIGUEL QUEIRÓS 28/01/2016 08:05 O pessoano inglês esteve em Lisboa, nos anos 60, a investigar a célebre arca pessoana.

Leia mais

Media Training APDH ESQUEMA DA AÇÃO DE FORMAÇÃO

Media Training APDH ESQUEMA DA AÇÃO DE FORMAÇÃO Media Training APDH ESQUEMA DA AÇÃO DE FORMAÇÃO SEJA UM BOM COMUNICADOR A importância da comunicação institucional Dicas para a sua comunicação: o que fazer e o que não fazer A IMPRENSA ESCRITA As agências

Leia mais

Abrantes a Ler - Concurso Concelhio de Leitura. 22 e 23 de Abril de ª Fase do Abrantes a ler Número de Alunos por Escalão

Abrantes a Ler - Concurso Concelhio de Leitura. 22 e 23 de Abril de ª Fase do Abrantes a ler Número de Alunos por Escalão Abrantes a Ler - Concurso Concelhio de Leitura 22 e 23 de Abril de 2010 1ª Fase do Abrantes a ler Número de Alunos por Escalão Escalão A Escalão C 311 324 135 74 44 Total 888 Fase Final Número de Alunos

Leia mais

Jorge Mario Pedro Vargas Llosa nasceu um domingo 28 de marzo de 1936 na cidade de Arequipa (Peru). Seus pais, Ernesto Vargas Maldonado e Dora Llosa

Jorge Mario Pedro Vargas Llosa nasceu um domingo 28 de marzo de 1936 na cidade de Arequipa (Peru). Seus pais, Ernesto Vargas Maldonado e Dora Llosa Jorge Mario Pedro Vargas Llosa nasceu um domingo 28 de marzo de 1936 na cidade de Arequipa (Peru). Seus pais, Ernesto Vargas Maldonado e Dora Llosa Ureta. Depois de estudar na Academia Militar de Lima,

Leia mais

澳門四高校聯合入學考試 ( 語言科及數學科 ) Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau.

澳門四高校聯合入學考試 ( 語言科及數學科 ) Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau. 澳門四高校聯合入學考試 ( 語言科及數學科 ) Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau 2018 年試題及參考答案 Exames e Resposta do Ano 2018 葡語 B Português B Leia o seguinte

Leia mais

BULHÃO PATO NA COLEÇÃO DA HEMEROTECA DE LISBOA

BULHÃO PATO NA COLEÇÃO DA HEMEROTECA DE LISBOA HEMEROTECA MUNICIPAL DE LISBOA Serviço de Atividades Culturais e Educativas CENTENÁRIO DA MORTE DE BULHÃO PATO (1829 1912) BULHÃO PATO NA COLEÇÃO DA HEMEROTECA DE LISBOA Mostra Bibliográfica Guião Lisboa,

Leia mais

Quem foi Mario Quintana?

Quem foi Mario Quintana? Quem foi Mario Quintana? MARIO QUINTANA, O POETA PASSARINHO Mario por ele mesmo... Nasci em Alegrete, em 30 de julho de 1906. Creio que foi a principal coisa que me aconteceu. E agora pedem-me que fale

Leia mais

Questionário de Proust Maria Augusta de Araújo Fontes dos Santos

Questionário de Proust Maria Augusta de Araújo Fontes dos Santos Questionário de Proust Maria Augusta de Araújo Fontes dos Santos por Agostinho Fernandes 18/02/2018 Maria Augusta de Araújo Fontes dos Santos nasceu a 30 de agosto de 1955. É licenciada em Geografia. Professora

Leia mais

CRISES, EMBATES IDEOLÓGICOS E MUTAÇÕES CULTURAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX AS TRANSFORMAÇÕES DAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO

CRISES, EMBATES IDEOLÓGICOS E MUTAÇÕES CULTURAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉC. XX AS TRANSFORMAÇÕES DAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO 1.5.2. Tendências culturais: entre o naturalismo e as vanguardas - Pintura Tradicional: naturalismo Academismo: Columbano B. Pinheiro e Silva Porto, por ex. Cenas de costume (cenas populares, rurais) botas

Leia mais

1 SEMANA

1 SEMANA 1 SEMANA 9 AUDITÓRIOS 9 AUTORES 36 LIVROS 56 SESSÕES 6240 CRIANÇAS Os Protagonistas António Mota António Mota nasceu em Vilarelho, concelho de Baião, em 1957. Começou a criar histórias para os seus alunos;

Leia mais

ITAMAR FRANCO um sonhador

ITAMAR FRANCO um sonhador ITAMAR FRANCO um sonhador ITAMAR AUGUSTO CAUTIEIRO FRANCO nasceu em alto-mar, a bordo do navio Itaimbé, que em Tupi-guarani significa pedra pontuda*, no dia 28 de Junho de 1929. Filho do engenheiro Augusto

Leia mais

PADRE ANTÓNIO VIEIRA

PADRE ANTÓNIO VIEIRA PADRE ANTÓNIO VIEIRA Vida Nasceu em Lisboa no ano de 1608 e quando tinha 6 anos a família Vieira veio para o Brasil, pois seu pai foi convidado a trabalhar como escrivão no Tribunal da Relação da Bahia.

Leia mais

INFORMES IMPORTANTES

INFORMES IMPORTANTES SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR UNIDADE POLIVALENTE MODELO VASCO DOS REIS DIVISÃO DE ENSINO/COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA INFORMES

Leia mais

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista 23-2-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Leia mais

Luís Vaz de Camões. 1º Abs Joana Santos nº2486

Luís Vaz de Camões. 1º Abs Joana Santos nº2486 Luís Vaz de Camões 1º Abs Joana Santos nº2486 Ano lectivo: 2010/2011 Índice.. 2 Introdução...3 Vida de Luís de Camões.. 4 Obra. 5 Conclusão 6 Bibliografia..7 2 Neste trabalho irei falar sobre Luís Vaz

Leia mais

Índice. Suplemento contos em original

Índice. Suplemento contos em original Índice Introdução...1 Miguel Torga e sua obra.2 Nero (Tradução do conto e comentário)...6 Morgado (Tradução do conto e comentário) 20 Conclusão. 28 Bibliografia 30 Suplemento contos em original Introdução

Leia mais

Eugénio de Andrade. Perfil biográfico. Andreia Silva nº6 10ºG Escola Básica 2,3/S de Vale de Cambra

Eugénio de Andrade. Perfil biográfico. Andreia Silva nº6 10ºG Escola Básica 2,3/S de Vale de Cambra Eugénio de Andrade Andreia Silva nº6 10ºG Escola Básica 2,3/S de Vale de Cambra Trabalho apresentado na disciplina de Português Eugénio de Andrade é o pseudónimo de José Fontinhas, nascido na Póvoa de

Leia mais

Exposição Bibliográfica 130 anos do nascimento de Fernando Pessoa

Exposição Bibliográfica 130 anos do nascimento de Fernando Pessoa Exposição Bibliográfica 130 anos do nascimento de Espaço B-Lounge da Biblioteca Geral da Universidade do Minho, campus de Gualtar, de 04 a 30 de junho, de segunda a sextafeira, das 8h30 às 24h e sábados

Leia mais

PROGRAMA DE PORTUGUÊS DOS CURSOS PROFISSIONAIS

PROGRAMA DE PORTUGUÊS DOS CURSOS PROFISSIONAIS PROGRAMA DE PORTUGUÊS DOS CURSOS PROFISSIONAIS O Programa desta disciplina é equivalente, em termos de conteúdos, ao da disciplina homónima dos Cursos Científico-Humanísticos do ensino geral. Nesta conformidade,

Leia mais

Equipa Editorial. Editorial Team

Equipa Editorial. Editorial Team Equipa Editorial Editorial Team EDITOR Ricardo Manuel Madruga da Costa Doutor em História pela Universidade dos Açores. Bolseiro de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2006-2012).

Leia mais

Conheça os dois Retratos que chegam antes da Feira do Livro de Lisboa.

Conheça os dois Retratos que chegam antes da Feira do Livro de Lisboa. Conheça os dois Retratos que chegam antes da Feira do Livro de Lisboa. E regresse ao Ensaio que se impõe em vésperas de campanha eleitoral e silly season. NOVIDADES #FFMS Vale a pena? Conversas com escritores

Leia mais

OLÉGIO E CURSO MASTER

OLÉGIO E CURSO MASTER CORUJA CORPORATIONS PRESENTS OLÉGIO E CURSO MASTER ROMANTISMO EM PORTUGAL PROFESSOR RENATO TERTULIANO INÍCIO - 1825 - Publicação do poema narrativo Camões, de autoria de Almeida Garrett, que tem como conteúdo

Leia mais

Ano letivo 2017/2018. Palavras em Linha. Português Descubra o novo manual para o 6. o ano. No apoio escolar desde 1972

Ano letivo 2017/2018. Palavras em Linha. Português Descubra o novo manual para o 6. o ano. No apoio escolar desde 1972 Ano letivo 2017/2018 Palavras em Linha Português Descubra o novo manual para o 6. o ano. No apoio escolar desde 1972 2 COMPOSIÇÃO DO PROJETO PARA O PROFESSOR 1 2 3 4 2 Abertura de sequência Manual do professor

Leia mais

Ensino Básico- 2015/2016

Ensino Básico- 2015/2016 Ensino Básico- 2015/2016 Síntese da Planificação da Disciplina de Português do 8º Ano Unidades Temáticas Reportagem Conteúdos: Unidade 0 Diagnose Unidade 1 Texto Não Literário: Texto informativo; Roteiro;

Leia mais

Mariazinha em África: novos horizontes da literatura colonial

Mariazinha em África: novos horizontes da literatura colonial [ Mariazinha em África: novos horizontes da literatura colonial Palavras-chave: Fernanda de Castro Mariazinha em África Literatura Colonial Guiné-Bissau Ana Isabel Evaristo Universidade de Aveiro, Portugal

Leia mais

Biografias dos membros do Júri

Biografias dos membros do Júri Biografias dos membros do Júri Ana Paula Ramalho Amendoeira Atualmente Diretora Regional da Cultura do Alentejo. Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1985) e Mestre

Leia mais

Em 1965, Câmara Cascudo escreveu uma obra definitiva, "História do Rio Grande do Norte", coligindo pesquisa sobre sua terra natal, da qual jamais se

Em 1965, Câmara Cascudo escreveu uma obra definitiva, História do Rio Grande do Norte, coligindo pesquisa sobre sua terra natal, da qual jamais se Câmara Cascudo "Queria saber a história de todas as cousas do campo e da cidade. Convivência dos humildes, sábios, analfabetos, sabedores dos segredos do Mar das Estrelas, dos morros silenciosos. Assombrações.

Leia mais

Europass-Curriculum Vitae

Europass-Curriculum Vitae Europass-Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) JESUS, Maria Helena Nogueira Ferreira Morada(s) (a instalar-se na cidade do Porto) Telemóvel 919566236 Correio(s) electrónico(s)

Leia mais

DEIXE-ME SER EU MESMO A história de vida de Anne Frank

DEIXE-ME SER EU MESMO A história de vida de Anne Frank DEIXE-ME SER EU MESMO A história de vida de Anne Frank CARTÕES DOS GUIAS parte histórica Cartão 1A Painel 1-2-3 1929-1933 Data de nascimento de Anne: 12 de junho de 1929 (em Frankfurt Main, Alemanha).

Leia mais

DISCIPLINA: PORTUGUÊS

DISCIPLINA: PORTUGUÊS ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL 402643 ESTREMOZ PLANIFICAÇÃO ANUAL DISCIPLINA: PORTUGUÊS 12º Ano 2017-2018 Professoras: Maria de Fátima Anjinho Correia Tavares Crujo Maria Filomena Franco de Matos

Leia mais

Bibliografía departamento de Portugués Curso 2015/2016

Bibliografía departamento de Portugués Curso 2015/2016 Bibliografía departamento de Portugués Curso 2015/2016 1. LIBROS DE TEXTO Primer curso de Nivel Básico Entre Nós 1, Ana Cristina Dias, Lidel Editora Segundo curso de Nivel Básico Entre Nós 1, Ana Cristina

Leia mais

Metamorfose. Francisco Júlio Barbosa Lima Filho 2º Master Ensino Médio - Tarde

Metamorfose. Francisco Júlio Barbosa Lima Filho 2º Master Ensino Médio - Tarde Metamorfose Francisco Júlio Barbosa Lima Filho 2º Master Ensino Médio - Tarde Insegura sobre o seu destino. Sempre arrastando-se nas plantas do jardim. Será se alcançará, na noite, o celestino? Será se,

Leia mais

ANTÓNIO MANUEL COUTO VIANA

ANTÓNIO MANUEL COUTO VIANA ANTÓNIO MANUEL COUTO VIANA Nasceu em Viana do Castelo no dia 24 de janeiro de 1923 e faleceu em Lisboa no dia 8 de junho de 2010. Poeta, dramaturgo, contista, ensaísta, memorialista, etc. Autor de livros

Leia mais

Livros de leitura orientada BE do Fujacal

Livros de leitura orientada BE do Fujacal Nº Capa TÍTULO AUTOR Exempl. Observações 1. O Gato dos Bigodes Soledade Martinho Costa Narrativa em verso ilustrada. 2. Uma Vaca de Estimação Luísa Ducla Soares Narrativa em prosa, com ilustrações 3. Uma

Leia mais

OECD Programme for International Student Assessment 2000 QUESTIONÁRIO DO ALUNO. Learning for Living

OECD Programme for International Student Assessment 2000 QUESTIONÁRIO DO ALUNO. Learning for Living OECD Programme for International Student Assessment 2000 Portugal Português QUESTIONÁRIO DO ALUNO Nome da escola Código do aluno Nome do aluno Nome Próprio Apelido Data de nascimento / / 198 Dia Mês Ano

Leia mais

NEWSLETTER CULTURAL. Câmara Municipal de Almeida. J U N H O DIA MUNDIAL DA CRIANÇA 1 de junho

NEWSLETTER CULTURAL. Câmara Municipal de Almeida. J U N H O DIA MUNDIAL DA CRIANÇA 1 de junho NEWSLETTER CULTURAL Câmara Municipal de Almeida J U N H O 2 0 1 6 2 0 1 4 DIA MUNDIAL DA CRIANÇA 1 de junho FÉRIAS MUNICIPAIS Verão 2016 13 de Junho a 1 de julho ATIVIDADES MUSICAIS NO PRÉ ESCOLAR _ Setor

Leia mais

A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro presta, assim a devida homenagem a Matilde Rosa Araújo.

A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro presta, assim a devida homenagem a Matilde Rosa Araújo. Biografia Matilde Rosa Araújo 1921-2010 1 5 Matilde Rosa Araújo nasceu a 20 de Junho de 1921 em Lisboa, foi aluna de Jacinto do Prado Coelho e Vitorino Nemésio e colega de Sebastião da Gama, Luísa Dacosta,

Leia mais

D OS Bichos APRESENTAÇÃO. Sobre o Autor

D OS Bichos APRESENTAÇÃO. Sobre o Autor D OS Bichos APRESENTAÇÃO "Bichos" de Miguel Torga é um universo desenhado em catorze contos, onde humanos e animais partilham características e também as vicissitudes da vida, colocando questões fundamentais

Leia mais

JOAQUIM MESTRE PRÉMIO LITERÁRIO. 1ª Edição-2017 DATA LIMITE 30 SETEMBRO 2017

JOAQUIM MESTRE PRÉMIO LITERÁRIO. 1ª Edição-2017 DATA LIMITE 30 SETEMBRO 2017 1ª Edição-2017 PRÉMIO LITERÁRIO JOAQUIM MESTRE DATA LIMITE 30 SETEMBRO 2017 Regulamento disponível nos sites oficiais: www.cultura-alentejo.pt e www.assesta.pt. promovido pela em parceria com com o apoio

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e São João dos Montes. BECRE Soeiro Pereira Gomes

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e São João dos Montes. BECRE Soeiro Pereira Gomes O mundo em que vivi, de Ilse Losa I. Rodeia a alínea correta. 1. No início da obra, a narradora vivia com os avós paternos numa pequena casa da aldeia. Os avós chamavam-se: a) Markus e Ana b) Josef e Ester

Leia mais

Semana(s) da Leitura. Coimbra

Semana(s) da Leitura. Coimbra Coimbra FASE ESCOLA Concurso Há poesia na Escola Tema Elos de Leitura seleção de um poema para a fase concelhia do Concurso 1º prémio: Maria Carolina Filipe, 3º B Participação em parceria com as respetivas

Leia mais

Almeida Garrett

Almeida Garrett Almeida Garrett 1799-1854 Almeida Garrett nasceu no Porto, a 4 de fevereiro de 1799. Durante a sua adolescência, foi viver para a Ilha Terceira, nos Açores, quando as tropas francesas de Napoleão Bonaparte

Leia mais

O GUARDA-LIVROS FERNANDO PESSOA

O GUARDA-LIVROS FERNANDO PESSOA O GUARDA-LIVROS FERNANDO PESSOA Por Joaquim Fernando da Cunha Guimarães Agosto de 2006 Revista Electrónica INFOCONTAB n.º 12, de Setembro de 2006 Fernando Pessoa Em 2005, algumas revistas e jornais nacionais

Leia mais

Filosofia da Ciência. Produzida pelo PIBID FILOSOFIA Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva

Filosofia da Ciência. Produzida pelo PIBID FILOSOFIA Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva Filosofia da Ciência Produzida pelo PIBID FILOSOFIA Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva Karl Popper Viena, 28 de Julho de 1902 Londres, 17 de Setembro de 1994. Nascido numa família de classe alta de

Leia mais

Equipa Editorial. Editorial Team

Equipa Editorial. Editorial Team Equipa Editorial Editorial Team EDITOR Ricardo Manuel Madruga da Costa Doutor em História pela Universidade dos Açores. Bolseiro de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2006-2012).

Leia mais

O L Á! C O M O E S T Á?

O L Á! C O M O E S T Á? O L Á! C O M O E S T Á? U n i d a d e 1 9 U N I D A D E 1 A. Apresentação 1 - Leia e ouça o diálogo. Ler e ouvir Pablo: Olá! Como se chama? Ana: Chamo-me Ana. E você? Pablo: Sou o Pablo. Ana: De onde é?

Leia mais

SUMÁRIO. Apresentação. Biografia. Quem foi Cora. Frases de Cora Coralina. Anexos

SUMÁRIO. Apresentação. Biografia. Quem foi Cora. Frases de Cora Coralina. Anexos CORA CORALINA SUMÁRIO Apresentação Biografia Quem foi Cora Frases de Cora Coralina Anexos Biografia Cora Coralina Cora Coralina, pseudônimo de Ana Lins do Guimarães Peixoto Bretas (1889-1985), é a grande

Leia mais

Ana Catarina de Sousa Almeida Lopes. Rua Luís de Camões, Lote 3, 2ºC, Faro (Portugal)

Ana Catarina de Sousa Almeida Lopes. Rua Luís de Camões, Lote 3, 2ºC, Faro (Portugal) INFORMAÇÃO PESSOAL Rua Luís de Camões, Lote 3, 2ºC, 8000-388 Faro (Portugal) +351 289806577 +351 964544945 lopes.acatarina@gmail.com Skype a.catarina.lopes Sexo Feminino Data de nascimento 02/08/1983 Nacionalidade

Leia mais

Prova Final / Prova de Exame Final Nacional de Português Língua Não Materna (B1)

Prova Final / Prova de Exame Final Nacional de Português Língua Não Materna (B1) Prova Final / Prova de Exame Final Nacional de Português Língua Não Materna (B1) 9.º Ano ou 12.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Prova 94 839/2.ª Fase 13 Páginas Duração da

Leia mais

Lista de Obras do Plano Nacional de Leitura Leitura Orientada na Sala de Aula. 7º Ano

Lista de Obras do Plano Nacional de Leitura Leitura Orientada na Sala de Aula. 7º Ano Alegre, Manuel Lista de Obras do Plano Nacional de Leitura 7º Ano Andresen, Sophia de Mello Breyner Barros, João de Bessa-Luís, Agustina Doze naus Histórias da Terra e do Mar AENA 14 O Cavaleiro da Dinamarca

Leia mais

O Modernismo em Portugal. e a poesia de Fernando Pessoa

O Modernismo em Portugal. e a poesia de Fernando Pessoa O Modernismo em Portugal e a poesia de Fernando Pessoa Momento histórico do Modernismo em Portugal 1910: Proclamação da República 1910-1926: Primeira República Domínio do Partido Democrático, com predominância

Leia mais

Frida Kahlo Uma biografia

Frida Kahlo Uma biografia Frida Kahlo Frida Kahlo Uma biografia María Hesse Tradução de LUCÍLIA FILIPE Para o Alfonso, fazes de mim uma pessoa melhor. Introdução Quando tanto já se escreveu sobre Frida Kahlo, porquê voltar a

Leia mais

Bibliografía departamento de Portugués Curso 2016/2017

Bibliografía departamento de Portugués Curso 2016/2017 Bibliografía departamento de Portugués Curso 2016/2017 1. LIBROS DE TEXTO Primer curso de Nivel Básico Entre Nós 1, Ana Cristina Dias, Lidel Editora, ISBN: 978-972-757-763-7 Segundo curso de Nivel Básico

Leia mais

PRÉMIO NACIONAL DE ILUSTRAÇÃO

PRÉMIO NACIONAL DE ILUSTRAÇÃO 19ª. edição 2014 Vencedor Afonso Cruz Capital Texto de Afonso cruz Pato Lógico ISBN 987 989 98470 1 9 Menção especial Madalena Matoso Com o tempo Texto de Madalena Matoso Planeta Tangerina ISBN 978 989

Leia mais

Departamento de Português Ano LIVROS DE LEITURA RECOMENDADOS

Departamento de Português Ano LIVROS DE LEITURA RECOMENDADOS Departamento de Português Ano 2015-2016 LIVROS DE LEITURA RECOMENDADOS Notas O Departamento considera que alguns títulos recomendados noutros anos devem continuar na lista e vai acrescentando outros novos

Leia mais

MEDICINA, CULTURA E HUMANISMO REFLEXÃO EM TORNO DA VIDA DE UM MÉDICO SEBASTIÃO FEYO GOMES DE AZEVEDO ( )

MEDICINA, CULTURA E HUMANISMO REFLEXÃO EM TORNO DA VIDA DE UM MÉDICO SEBASTIÃO FEYO GOMES DE AZEVEDO ( ) MEDICINA, CULTURA E HUMANISMO REFLEXÃO EM TORNO DA VIDA DE UM MÉDICO SEBASTIÃO FEYO GOMES DE AZEVEDO (1886-1981) Apresentação e reflexão, provavelmente tendenciosas, feitas pelo seu neto, Sebastião Feyo

Leia mais

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL Entre 1939 e 1945 o mundo esteve em guerra. Adolf Hitler, ditador nazi, queria que a Alemanha dominasse o Globo. No centro da sua visão estava a brutal exterminação do povo judeu

Leia mais

Gabinete do Presidente

Gabinete do Presidente Câmara Municipal de Aveiro Gabinete do Presidente Nota de Imprensa N.º94, de 07 de junho de 2019 I COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL ARTE NOVA EM AVEIRO, CIDADE ARTE NOVA DE PORTUGAL A Câmara Municipal de Aveiro

Leia mais

ROMANTISMO: POESIA. Profa. Brenda Tacchelli

ROMANTISMO: POESIA. Profa. Brenda Tacchelli ROMANTISMO: POESIA Profa. Brenda Tacchelli INTRODUÇÃO Empenho em definir um perfil da cultura brasileira, no qual o nacionalismo era o traço essencial. Primeira metade do século XIX Com a vinda da corte

Leia mais

Isabel Allende O meticuloso exercício da escrita pode ser a nossa salvação.

Isabel Allende O meticuloso exercício da escrita pode ser a nossa salvação. Apresentação Isabel Allende O meticuloso exercício da escrita pode ser a nossa salvação. Essa frase de Isabel Allende, em seu livro "Paula", talvez dê uma pista sobre o significado da literatura para a

Leia mais

Modernismo em Portugal

Modernismo em Portugal Modernismo em Portugal Caeiro Campos Fernando Pessoa Pessoa e seus Reis Heterônimos Fernando Pessoa (1888-1935) Grande parte da crítica considera Fernando Pessoa o maior poeta moderno da Língua Portuguesa.

Leia mais

Da década de 30 em diante, além da atividade docente, a artista estaria engajada nos movimentos de classe dos artistas plásticos, ajudando a fundar a

Da década de 30 em diante, além da atividade docente, a artista estaria engajada nos movimentos de classe dos artistas plásticos, ajudando a fundar a . Anita Catarina Malfatti nasceu em São Paulo, dia 2 de dezembro de 1889 e faleceu em São Paulo, no dia 6 de novembro de 1964, foi pintora, desenhista, gravadora e professora brasileira. Filha do engenheiro

Leia mais

Carta ao poeta Fernando Pessoa. por rubens jardim

Carta ao poeta Fernando Pessoa. por rubens jardim Carta ao poeta Fernando Pessoa por rubens jardim Nunca conheci o Esteves, 1 aquele que saiu da Tabacaria, 2 e acenou para o Álvaro de Campos. 3 Mas da janela do meu quarto, do meu quarto de um dos milhões

Leia mais

Departamento de Português Ano

Departamento de Português Ano LER É MUITO MAIS QUE UM PRAZER Departamento de Português Ano 2017-2018 NOTAS: LIVROS DE LEITURA RECOMENDADOS Recomendam-se aos alunos não apenas os livros que aparecem no seu nível mas também os de níveis

Leia mais

Matéria: literatura Assunto: pintura - tarsila do amaral Prof. IBIRÁ

Matéria: literatura Assunto: pintura - tarsila do amaral Prof. IBIRÁ Matéria: literatura Assunto: pintura - tarsila do amaral Prof. IBIRÁ Literatura TARSILA DO AMARAL Introdução Tarsila do Amaral foi uma das mais importantes pintoras brasileiras do movimento modernista.

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da disciplina; Manual adotado; Critérios de Avaliação em vigor. ENSINO SECUNDÁRIO

Leia mais

Os BICHOS. Dossier de Projeto

Os BICHOS. Dossier de Projeto Os BICHOS Dossier de Projeto bichos APRESENTAÇÃO "Bichos" de Miguel Torga é um universo desenhado em catorze contos, onde humanos e animais partilham características e também as vicissitudes da vida,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS. PLANIFICAÇÃO ANUAL 8.º Ano

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS. PLANIFICAÇÃO ANUAL 8.º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL 8.º Ano Disciplina de Português Ano Letivo - 2016/2017 Metas de aprendizagem Conteúdos Nº de aulas Período previstas ORALIDADE Oralidade 65 +/- 1.º 1. Interpretar discursos orais com.características

Leia mais

Dani das nuvens Jane Tutikian Projeto de trabalho interdisciplinar Guia do professor

Dani das nuvens Jane Tutikian Projeto de trabalho interdisciplinar Guia do professor Dani das nuvens Jane Tutikian Projeto de trabalho interdisciplinar Guia do professor Este guia tem em vista a realização de um projeto que reúne duas propostas: um Sarau de Poesia e a organização de uma

Leia mais

1º PERÍODO (Aulas Previstas: 64)

1º PERÍODO (Aulas Previstas: 64) ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS ANO LETIVO 2017/2018 PORTUGUÊS 12º ANO 1º PERÍODO (Aulas Previstas: 64) Oralidade O11 Compreensão do oral Unidade S/N (Conclusão da planificação do 11º Ano) Cânticos

Leia mais

Livros Recomendados. 9º ano Leitura orientada Autores Títulos Editoras ISBN. Grau de dificuldade I

Livros Recomendados. 9º ano Leitura orientada Autores Títulos Editoras ISBN. Grau de dificuldade I Grau de dificuldade I Araújo, Jorge Comandante Hussi Quetzal - Bertrand Editora 972-564-575-8 Camões, Luís Vaz de (Adapt. Amélia Pinto Pais) Os Lusíadas em prosa Areal Editores 972-627-559-8 Fanha, José

Leia mais

PROFA. MS. MARIA ELIENE FERNANDES DA SILVA

PROFA. MS. MARIA ELIENE FERNANDES DA SILVA PROFA. MS. MARIA ELIENE FERNANDES DA SILVA Francisco José do Nascimento, Dragão do Mar ou Chico da Matilde, foi o líder dos jangadeiros nas lutas abolicionistas. Ele nasceu no dia 15 de abril de 1839,

Leia mais

História de Maria dos Santos Vieira

História de Maria dos Santos Vieira História de Maria dos Santos Vieira Nascimento: 29 de novembro de 1925 Falecimento: 8 de junho de 2007 Em Cacequi, dia 29 de novembro de 1925, nascia Maria dos Santos Vieira, filha dos ferroviários Amália

Leia mais

O pretérito perfeito pode ser confundido com o pretérito imperfeito, outro tempo

O pretérito perfeito pode ser confundido com o pretérito imperfeito, outro tempo Texto sobre pretérito perfeito Um verbo conjugado no pretérito perfeito do indicativo indica que a ação aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado. Esse tempo

Leia mais

112º Aniversário do nascimento de

112º Aniversário do nascimento de 112º Aniversário do nascimento de António Fernandes Aleixo Nasceu em Vila Real de Santo António a 18 de Fevereiro de 1899 e faleceu em Loulé a 16 de Novembro de 1949. Foi um poeta popular português. Considerado

Leia mais

Livros Recomendados. 8º ano Leitura orientada Autores Títulos Editoras ISBN. Grau de dificuldade I

Livros Recomendados. 8º ano Leitura orientada Autores Títulos Editoras ISBN. Grau de dificuldade I Grau de dificuldade I Amado, Jorge O gato Malhado e a andorinha Sinhá - Uma história de amor Publicações D. Quixote - Grupo LeYa 978-972-20-2035-0 Amado, Jorge (Ilustr. Carybé) Beck, Ian (Trad. Maria M.

Leia mais

O filho da rainha gorda

O filho da rainha gorda 1. Coloca as letras na ordem correta para formares os nomes próprios da rainha gorda. 2. Copia as letras numeradas para as quadrículas na última linha e desvenda o nome do aristocrata que a desposou. AARIM

Leia mais

Identificação. ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência

Identificação. ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 Identificação ML01 Duração da entrevista 21:39 Data da entrevista 4-8-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (59) Local de nascimento/residência

Leia mais

Tradução de Raquel Zampil

Tradução de Raquel Zampil 1 Tradução de Raquel Zampil 5 a edição CIP-BRASIL CATALOGAÇÃO NA PUBLICAÇÃO SINDICATO NACIONAL DOS EDITORES DE LIVROS, RJ F91d 5 a ed. Frank, Anne, 1929-1945 O diário de Anne Frank / Anne Frank; adaptação

Leia mais

4 Referências bibliográficas

4 Referências bibliográficas 4 Referências bibliográficas 4.1 Bibliografia do autor 4.1.1 Romances lidos ao longo do curso ANTUNES, Antônio Lobo. Os Cus de Judas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003.. O Manual dos Inquisidores. Rio de

Leia mais