HISTÓRIA Das cavernas ao terceiro milênio. Um supertalento para fazer livros mais um consagrado time de autores.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "HISTÓRIA Das cavernas ao terceiro milênio. Um supertalento para fazer livros mais um consagrado time de autores."

Transcrição

1 Material de divulgação da Editora Moderna PNLD 2011 Um supertalento para fazer livros mais um consagrado time de autores. Resultado: ensino com muito mais valor. e

2 Conheça a coleção 6 o ano Dos primeiros seres humanos à queda do Império Romano 7 o ano Da formação da Europa medieval à colonização do continente americano 8 o ano Séculos XVIII e XIX: as fundações do mundo contemporâneo 9 o ano Desafios do terceiro milênio A obra revela aos alunos a diversidade histórica e cultural das sociedades humanas no curso dos tempos. Apresenta uma visão global do passado para desvendar ações e situações da realidade atual. Características gerais: Reflexão sobre diferentes interpretações dos acontecimentos históricos. Trabalho com documentos e diferentes fontes históricas. Conexão entre o passado e o presente que compreende o aluno como sujeito histórico. Oficinas de trabalho exercitam procedimentos específicos da área, como pesquisa e análise.

3 Destaques! 6 o ao 9 o ano A coleção foi atualizada e traz mudanças que a aproximam das necessidades de professores e alunos. Capítulos destinados ao estudo da História da América. Introdução de páginas temáticas, de aprofundamento do conteúdo e recursos visuais diferenciados. Projeto visual que favorece a compreensão dos alunos. Patrícia R. Braick é Mestre em História pela PUC-RS. É professora do Ensino Médio em Belo Horizonte. Novo capítulo que contempla o estudo da África. Oficina de trabalho exercita procedimentos específicos da área. Suplemento de apoio didático mais completo para o professor. Myriam B. Mota é licenciada em História pela Faculdade de Ciências Humanas de Itabira, MG, e Mestre em Relações Internacionais pela The Ohio University, EUA. É professora do Ensino Médio em Itabira. Vol. 6, p

4 6 o ao 9 o ano Abertura de capítulo As aberturas trazem textos e imagens que introduzem o tema do capítulo e o aproximam dos dias atuais. Imagens e legendas aprofundam as informações dos textos. Diversos textos e imagens foram atualizados em todos os livros. Exposição do conteúdo Textos expositivos desenvolvem os conteúdos do capítulo e são complementados por fotos, mapas e ilustrações. Mapas, linhas do tempo, objetos, obras de arte e outros documentos auxiliam o aluno na compreensão dos conteúdos. O quadro Bate-papo estimula o debate sobre um tema relevante, solicitando a opinião do aluno, além de conectar os conhecimentos já adquiridos. Atividades promovem a interpretação de mapas, fotos e gráficos e a conexão de conhecimentos. No suplemento do professor... Orientações e sugestões de como trabalhar cada seção em sala de aula. Vol. 6, p. 110 Vol. 6, p. 112 As figuras vêm numeradas para facilitar a identificação nos comentários do texto e a realização das atividades.

5 6 o ao 9 o ano Páginas temáticas Temas especiais aparecem no decorrer dos capítulos e apresentam, com visual mais atraente, um recorte detalhado do conteúdo. Novas imagens complementam o estudo e atraem a curiosidade dos alunos. Confira outros temas abordados nas páginas temáticas: Os deuses do Egito: Osíris, Ísis e Hórus. A arquitetura grega. A catedral gótica e a mesquita: expressões da religiosidade. Machu Picchu. O Barroco mineiro. O sítio arqueológico de Lagoa Santa. A Guerra Civil Espanhola. A importância da água. Atividades exploram a habilidade de leitura de imagens, como obras de arte, mapas, publicações antigas, etc. Novidade desta edição, as páginas temáticas abordam os assuntos com riqueza de detalhes. Vol. 9, p No suplemento do professor... Comentários para o professor aplicar o conteúdos das páginas temáticas de modo efetivo em sala de aula.

6 6 o ao 9 o ano Documento Textos e objetos históricos revelam testemunhos do passado que ajudam a compreender o modo de vida em outras épocas. Estimula a competência leitora e o estudo de temas transversais. Leitura complementar Matérias de jornais e revistas, documentos e trabalhos de historiadores estimulam o debate e a prática da pesquisa. Fotos, documentos de época, infográficos, mapas e reproduções de obras de arte possibilitam estabelecer conexões com os conteúdos históricos. Atividades orientam a compreensão do texto e promovem o debate em sala de aula. Confira outros temas abordados nesta seção: A seção Explorando o documento estimula a reflexão e o debate sobre fatos importantes referentes ao conteúdo estudado. A Conjuntura Mineira contada em cordel. A guerra na visão artística de Goya. O Romantismo. A viagem de Charles Darwin. Os tupis-guaranis. Confira outros temas abordados nesta seção: A condição do escravo. Voltaire e a economia. A escrita cuneiforme. A Rota da Seda. A história da Companhia Negra de Revistas ( ). Poesia africana. Hip Hop fala contra o racismo e a desigualdade social. O Tribunal de Osíris. A carta de renúncia de Fidel Castro. Vol. 7, p. 136 Vol. 9, p. 56 O mito de Prometeu e Pandora. A mecânica da produção.

7 6 o ao 9 o ano Atividades Facilitam a compreensão dos conteúdos e exercitam diferentes habilidades. Estão organizadas em dois blocos: As oficinas tornam o aprendizado mais dinâmico e criativo. Oficina de trabalho A seção finaliza todas as unidades com uma atividade que aproxima o aluno do trabalho do historiador. 1 o Revisão dos conteúdos Disponibiliza questões que passam a limpo os principais pontos estudados. 2 o Aprofundamento do estudo Em Passo a passo, os alunos recebem orientações detalhadas para realizar as atividades de forma individual ou em equipe. Propõe atividades que desafiam o aluno a refletir e conectar os conhecimentos estudados com a realidade atual. A seção Para saber mais traz sugestões de leituras e filmes relacionados ao assunto do capítulo. A seção Vamos treinar coloca em prática conceitos e habilidades específicos da área de história. Confira outras Oficinas de trabalho presentes na coleção: No suplemento do professor... Elaborar um jornal. Criar uma charge. Ler um mapa histórico. Exercícios extras e resolução das atividades propostas. Vol. 9, p. 46 Vol. 6, p. 108 Analisar uma obra de arte. Elaborar uma biografia histórica. Montar uma dramatização.

8 APOIO AO PROFESSOR SERVIÇOS EDUCACIONAIS O Suplemento de apoio didático, ao final do seu livro, está dividido em duas partes. Novos comentários e informações sobre as páginas temáticas. Atividades extras facilitam o dia a dia do professor em sala de aula. Apoio pedagógico Suporte que permite ao professor tirar dúvidas e receber orientações de trabalho. Ligue e receba mais informações. TV Web Uma nova ferramenta educacional com transmissão de informação e conteúdo pela internet possibilita uma completa interatividade entre escolas, autores e palestrantes convidados. Inscreva-se no site e conheça a programação completa. Eventos Palestras, oficinas e mesas-redondas realizadas por profissionais renomados da educação. Acesse e conheça a programação. Site Desenvolvido para trazer detalhes sobre os livros, além de diversos serviços educacionais. Textos para complementação da prática pedagógica. Vídeos. A parte I, comum a todos os livros, contém: Pressupostos teóricometodológicos. Estrutura. Critérios de avaliação. A parte II, específica de cada volume, apresenta comentários sobre: Abertura de todas as unidades. Desenvolvimento do capítulo. Trabalho em sala de aula com os boxes Bate-papo, documento, etc. Leituras complementares. Resolução das atividades e novas sugestões de trabalho. Indicações de leitura. Redes sociais Blog: Orkut: Twitter: Avaliações e atividades.

9 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 6 o ano 7 o ano Unidade 1 Introdução aos estudos de história 1 A história e o historiador O que é história / A história e seus registros / Uma nova visão de história 2 O tempo e a história O tempo cronológico / O tempo histórico / A divisão tradicional da história Unidade 2 As origens do ser humano e sua chegada à América 3 Os primeiros grupos humanos O surgimento do homem / Os seres humanos entram em cena / Pré-história? Que história é essa? / A sociedade paleolítica / Deixando a vida nômade 4 As primeiras aldeias e cidades A Revolução Neolítica (ou Revolução Agrícola) / As aldeias agrícolas /A formação das cidades / O surgimento do Estado / Arte, cultura e religião /A Idade dos Metais 5 O povoamento da América Teorias tradicionais sobre a origem da ocupação americana / Novas descobertas e teorias / O dia-a-dia dos antepassados americanos / Os primeiros agricultores na América Unidade 3 As civilizações do antigo oriente 6 Mesopotâmia: terra entre rios A localização da Mesopotâmia / A importância da religião / Diversos povos dominaram a Mesopotâmia / O trabalho / A economia 7 A civilização egípcia A importância do Rio Nilo / A construção do Império Egípcio / A estrutura social / A religião / A vida cotidiana 8 O Reino de Cuxe e os berberes do deserto O grande império negro: os cuxitas / Os berberes: povos do deserto 9 Índia, China e Japão Leste da Ásia: povos em estudo / A civilização do Vale do Indo / China: decifrando o Império do Meio / Japão 10 Hebreus, fenícios e persas Três povos da Palestina / Os hebreus / Os fenícios: navegadores e comerciantes / O império dos medos e dos persas Unidade 4 as civilizações clássicas: Grécia e Roma 11 Grécia: o berço da cultura ocidental O período de formação: as origens da civilização grega / O período arcaico: uma cultura em comum / A expansão colonial grega / O período clássico 12 Grécia: do esplendor à conquista macedônica Aspectos do cotidiano na Grécia antiga / Confrontos militares / A cultura grega / A conquista macedônica 13 A formação do Império Romano A origem da civilização romana / A Monarquia romana (de 753 a.c. a 509 a.c.) / O período republicano (de 509 a.c. a 30 a.c.) 14 O apogeu da civilização romana A idade de ouro romana / O mundo dos negócios / Como vivia o povo romano / O nascimento do cristianismo 15 A crise de Roma e o Império Bizantino A crise do Império Romano / Constantinopla: centro cultural e mercantil / O escolhido por Deus / Apogeu e decadência do Império Bizantino Dois olhares sobre a guerra O calendário ocidental Oficina de trabalho 1 Compreender e elaborar uma linha do tempo A viagem de Charles Darwin Um testemunho do passado: Oetzi, o Homem do Gelo Os tupis-guaranis Oficina de trabalho 2 Analisar um documento histórico (cultura material) O Código de Hamurábi A vida dupla do faraó Oficina de trabalho 3 Montar um arquivo de imagens A rainha que encantou Roma A Rota da Seda Os filhos de Abraão Oficina de trabalho 4 Ler um mapa histórico O mito de Prometeu e de Pandora A poesia lírica As viagens romanas Jesus, esse desconhecido As relíquias bizantinas Oficina de trabalho 5 Montar uma dramatização Introdução O que estudamos no 6 o ano O nascimento da humanidade / A Revolução Agrícola / O nascimento da escrita / As civilizações fluviais / As civilizações clássicas: Grécia e Roma / Contando a história / A periodização da história Unidade 1 Idade Média 1 A Alta Idade Média e o feudalismo na Europa As origens da Idade Média / A formação dos reinos germânicos / A síntese de duas culturas / O poder da Igreja na educação / Suseranos e vassalos / A economia feudal / A sociedade feudal 2 O mundo islâmico O nascimento do islã / A religião islâmica / Os califas e a expansão do islã / A cultura árabe 3 A Baixa Idade Média e a crise do feudalismo As transformações na agricultura / O papel das cidades / As Cruzadas / A produção intelectual na Baixa Idade Média / A crise do feudalismo Unidade 2 A formação da modernidade 4 A formação dos Estados nacionais O embrião das nações europeias / A centralização do poder real / O absolutismo monárquico / O mercantilismo 5 O Renascimento cultural Renascimento: ruptura ou continuidade? / Uma nova sociedade / O homem é a medida de todas as coisas / As expressões do Renascimento / O conhecimento científico 6 A Reforma Protestante e a Contrarreforma Católica Às vésperas da Reforma Protestante / A Igreja Católica é contestada / O protesto que virou ruptura / A Reforma Católica ou Contrarreforma 7 A expansão marítima europeia O interesse pelo desconhecido / A ciência a serviço dos navegadores / O pioneirismo de Portugal / O início das viagens espanholas / A divisão das terras do Novo Mundo / Os efeitos das conquistas ultramarinas / Encontro com o desconhecido Unidade 3 O mundo que os europeus encontraram 8 A África dos grandes reinos e impérios Um imenso continente / Explorando a África / O comércio intercontinental / O olhar estrangeiro sobre a África / A escravidão na África 9 A América dos povos pré-colombianos A diversidade dos povos nativos americanos / Astecas: povos guerreiros / Incas: um império na América do Sul / Os maias: mestres da arquitetura / Os povos indígenas do Brasil / Os habitantes da América do Norte / Colonização: ameaça à vida dos índios 10 A colonização espanhola na América A conquista: um massacre / A organização da colonização / A administração colonial / A exploração do trabalho indígena 11 As colonizações inglesa, francesa e holandesa As treze colônias inglesas / A colonização francesa / A colonização holandesa Unidade 4 A colonização da América portuguesa 12 A conquista e a administração da América portuguesa Os portugueses chegam ao Brasil / O início da colonização portuguesa / O governo-geral 13 A produção açucareira e outras atividades econômicas A economia açucareira / O trabalho escravo / Os Países Baixos no século XVII / A União Ibérica e seus efeitos / O Brasil não vivia só de açúcar 14 A mineração A crise portuguesa / A exploração das minas / O esgotamento das minas de ouro / O distrito dos diamantes / Mudanças trazidas pela mineração / Revoltas na colônia / Sob as ordens do Marquês de Pombal 15 Sociedade e religião na colônia A família no Nordeste colonial / Uniões e conflitos conjugais / A vida dos escravos africanos / Resistências contra a escravidão / Religiosidade na colônia A fome no ano 1000 A condição da mulher na sociedade islâmica A peste negra Oficina de trabalho 1 Ler um mapa histórico Utopia: o país ideal contra o país real Diálogo entre Galileu Galilei e seu aluno Andrea Sarti A crise do protestantismo histórico O encontro entre europeus e indígenas Oficina de trabalho 2 Elaborar uma biografia histórica Um novo olhar sobre a África A organização do trabalho na sociedade cuicuro Contra as encomiendas Pocahontas Oficina de trabalho 3 Analisar uma imagem Carta do piloto anônimo Os holandeses e a tolerância religiosa Buscar remédio Em 10 anos, desigualdade entre negros e brancos caiu, diz estudo Oficina de trabalho 4 Ler e elaborar um gráfico

10 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 8 o ano 9 o ano Introdução O que estudamos no 7 o ano O Império Romano chega ao fim / A Idade Média / O islã / O nascimento da Europa / A expansão ultramarina / A conquista do Novo Mundo / A América portuguesa Unidade 1 A era das Revoluções 1 As Revoluções Inglesas do século XVII Os antecedentes / O século das transformações / Conflitos religiosos e políticos / A Revolução Puritana / A Revolução Gloriosa / A importância das Revoluções Inglesas 2 O Iluminismo As origens do pensamento iluminista / Uma nova forma de pensar / Pensadores do Século das Luzes / O nascimento do liberalismo econômico 3 A Revolução Industrial A Revolução Industrial / Inglaterra: pioneira na Revolução Industrial / Mudanças sociais da Revolução Industrial 4 A independência da América inglesa Mudanças na Inglaterra, mudanças nas colônias inglesas / A cobrança de mais impostos / Rumo à independência / A independência e a Constituição 5 Os movimentos anticoloniais na América Latina As críticas ao sistema colonial / Movimentos anticoloniais na América portuguesa / Os movimentos anticoloniais na América espanhola 6 A Revolução Francesa A França pré-revolucionária / A reação aristocrática e a reunião dos Estados Gerais / Revolta ou revolução? / A primeira Constituição francesa e a Declaração dos Direitos / Os jacobinos e os girondinos / A Convenção: a burguesia se desentende / A Reação Termidoriana e o Diretório Unidade 2 A Europa no século xix 7 O Império Napoleônico e o Congresso de Viena O Império Napoleônico / Apogeu e queda do império / O Congresso de Viena: a reação dos conservadores 8 Movimentos liberais e nacionalistas Os ideais do liberalismo / O nacionalismo / A unificação da Alemanha / A unificação da Itália 9 O movimento operário e as ideias socialistas e anarquistas O nascimento do movimento operário / O socialismo utópico / O socialismo científico / O anarquismo / A Primavera dos Povos / A Comuna de Paris 10 O imperialismo na África e na Ásia A colonização da África e da Ásia / A busca por matérias-primas e o neocolonialismo / As possessões europeias na África / A colonização da Índia: a exploração da terra das especiarias / A China sob o domínio estrangeiro / Japão: uma potência imperialista na Ásia Unidade 3 O processo de independência na América Latina 11 A independência da América espanhola e do Haiti O início do movimento pela independência / O processo de independência / A organização dos Estados latino-americanos 12 A corte portuguesa no Brasil A corte portuguesa deixa Portugal / A corte portuguesa no Rio de Janeiro / A política administrativa de D. João / Rebelião em Pernambuco / A volta de D. João VI para Portugal Unidade 4 A consolidação dos estados americanos 13 D. Pedro I e as regências A colônia caminha para a independência / A organização do Estado brasileiro / A Confederação do Equador / O fim do governo de D. Pedro I / A política no período regencial / Insurreições sob a Regência 14 D. Pedro II e a crise do império O início do Segundo Reinado / O rei café / O Brasil não era só um imenso cafezal / Tempos de grandes mudanças / Guerra do Paraguai: o Exército nacional volta fortalecido / A abolição do trabalho escravo / O povo assistiu bestializado 15 A expansão dos Estados Unidos e a Guerra de Secessão A expansão territorial / Um país, duas economias / A Guerra de Secessão ( ) / A Doutrina Monroe Oliver Cromwell, segundo uma canção popular As luzes da razão A mecânica da produção Oficina de trabalho 1 Apresentar um seminário A independência dos Estados Unidos e o Iluminismo A Conjuração Mineira contada em cordel Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão Oficina de trabalho 2 Elaborar um jornal A guerra na visão artística de Goya Uma carta de Anita Oficina de trabalho 3 Comentar uma charge ou caricatura O Romantismo Uma volta ao mundo na época do imperialismo Oficina de trabalho 4 Criar uma charge Nossa América Subúrbio em festa Oficina de trabalho 5 Analisar uma imagem Proclamação da Regência Diminuem as manifestações de preconceito A conquista da última fronteira Oficina de trabalho 6 Realizar um debate Introdução O que estudamos no 8 o ano A burguesia no poder / O Iluminismo / A era das máquinas / Nascem os Estados Unidos da América / Lutas pela independência na América Latina / A Revolução Francesa / Napoleão Bonaparte / Proletários de todos os países, uni-vos! / Da Europa para o Brasil / O Império do Brasil / A expansão dos Estados Unidos e a Guerra de Secessão Unidade 1 A América Latina no início do século xx 1 Brasil: a República das Oligarquias A República da Espada / A República das Oligarquias / Uma economia agrícola de exportação / O lugar da indústria / Os movimentos sociais / A organização do operariado brasileiro 2 Os países hispano-americanos no início do século XX Os países hispano-americanos no contexto capitalista / O novo colonialismo praticado pelos Estados Unidos / A Revolução Mexicana de 1910 / As heranças da colonização Unidade 2 Crise do modelo liberal clássico 3 A Primeira Guerra Mundial A construção do estado de guerra / A política de alianças / As disputas imperialistas entre as nações / A sociedade europeia antes da guerra / O início da guerra: o atentado em Sarajevo / A guerra de trincheiras / Os tratados de paz / O fim dos grandes impérios / As consequências da guerra 4 A Revolução Russa A Rússia pré-revolucionária / A base ideológica do movimento revolucionário / A Revolução de 1905 / O fim do czarismo / As dificuldades do novo governo 5 O período entreguerras As raízes do totalitarismo / O fascismo na Itália / A crise de 1929 / O New Deal / O nazismo na Alemanha / As ditaduras na Península Ibérica 6 A Segunda Guerra Mundial As origens da Segunda Guerra Mundial / O início da guerra / União Soviética e Estados Unidos entram na guerra / A ofensiva dos aliados / O bombardeio a Hiroshima e Nagasaki / Os novos tratados de paz / A Europa e o pós-guerra 7 O governo de Getúlio Vargas ( ) A formação da Aliança Liberal e a Revolução de 1930 / O Governo Provisório ( ) / A Constituição de 1934 / O governo constitucional de Getúlio Vargas ( ) / O Estado Novo / A era do rádio / A crise do Estado Novo Unidade 3 O mundo dividido pela Guerra Fria 8 A Guerra Fria Capitalismo versus socialismo / A Revolução Chinesa / A Guerra da Coreia / A coexistência pacífica / A Guerra no Vietnã / A Guerra Fria na América Latina 9 Os governos populistas no Brasil ( ) O populismo / A redemocratização: o governo Eurico Gaspar Dutra ( ) / O governo Getúlio Vargas ( ) / Cinquenta anos em cinco : o governo Juscelino Kubitschek ( ) / O poder das forças ocultas : o governo Jânio Quadros (1961) / O colapso do populismo: o governo João Goulart ( ) 10 A descolonização da África e da Ásia As origens do processo descolonizador / A descolonização da Ásia / A descolonização da África / O legado do colonialismo 11 A ditadura militar no Brasil O governo Castello Branco ( ) / O governo Costa e Silva ( ) / O governo Garrastazu Médice ( ) / O governo Ernesto Geisel ( ) / O governo João Baptista Figueiredo ( ) / Rebeldia versus cultura de consumo Unidade 4 A Nova Ordem Mundial 12 A crise do socialismo Uma lenta agonia / O governo de Mikhail Gorbatchev / A Rússia pós-soviética / Cai o maior símbolo da Guerra Fria / Iugoslávia: guerras civis e barbárie 13 Neoliberalismo e globalização O neoliberalismo / A globalização / Os blocos econômicos / Um mundo de mercadorias 14 A Nova República: a redemocratização do Brasil O governo José Sarney ( ) / O governo Fernando Collor de Mello ( ) / O governo Itamar Franco ( ) / O governo Fernando Henrique Cardoso ( / ) / A campanha presidencial de 2002 e a eleição de Lula / O governo Luiz Inácio Lula da Silva 15 Impasses e conflitos no século XXI O islã / Revolução xiita no Irã / Afeganistão: um país de múltiplas etnias / O atentado de 11 de setembro de 2001 / A questão árabe-israelense / Guerra Irã-Iraque / A Guerra do Golfo / O desenvolvimento sustentável / Problemas ambientais do mundo contemporâneo / A Venezuela de Hugo Chávez / O gás e a coca da Bolívia A história da Companhia Negra de Revistas ( ) Frida Kahlo Oficina de trabalho 1 Analisar uma obra de arte A Grande Guerra e o novo papel da mulher As artes plásticas na Rússia: a vanguarda e o realismo socialista O socialismo segundo Adolf Hitler Bispo britânico causa polêmica ao negar o holocausto A arte social de Portinari Oficina de trabalho 2 Elaborar um quadro-síntese Anos 1960: tempos de contestação Oficina de trabalho 3 Participar de um debate Brasília Poesia africana O que é isso, companheiro? Oficina de trabalho 4 Criar um jornal As reformas na União Soviética A globalização e a cultura Oficina de trabalho 5 Produzir uma monografia Hip Hop fala contra o racismo e a desigualdade social O cinema iraniano Oficina de trabalho 6 Montar um mural histórico

11 Ensino Fundamental II PNLD 2011 Português Uma proposta para o letramento Projeto Arariba História Ciências Matemática Português Magda Soares 24974COL01 Matemática Edwaldo Bianchini 24799COL02 Matemática Imenes & Lellis Luiz Márcio Imenes e Marcelo Lellis 24929COL02 Ciências Naturais Aprendendo com o cotidiano Eduardo Leite do Canto 24844COL04 Geografia História 24981COL06 História Das cavernas ao terceiro milênio e 24902COL06 Projeto Arariba Geografia 24980COL05 Geografia Melhem Adas 24883COL

1º ano. 1º Bimestre. Revolução Agrícola Capítulo 1: Item 5 Egito - política, economia, sociedade e cultura - antigo império

1º ano. 1º Bimestre. Revolução Agrícola Capítulo 1: Item 5 Egito - política, economia, sociedade e cultura - antigo império Introdução aos estudos de História - fontes históricas - periodização Pré-história - geral - Brasil As Civilizações da Antiguidade 1º ano Introdução Capítulo 1: Todos os itens Capítulo 2: Todos os itens

Leia mais

1º ano. A reconquista ibérica e as grandes navegações Capítulo 10: Item 2 A revolução comercial Capítulo 12: Item 3 O Novo Mundo Capítulo 10: Item 2

1º ano. A reconquista ibérica e as grandes navegações Capítulo 10: Item 2 A revolução comercial Capítulo 12: Item 3 O Novo Mundo Capítulo 10: Item 2 1º ano O absolutismo e o Estado Moderno Capítulo 12: Todos os itens A reconquista ibérica e as grandes navegações Capítulo 10: Item 2 A revolução comercial Capítulo 12: Item 3 O Novo Mundo Capítulo 10:

Leia mais

1º ano. I. O Surgimento do Estado e a Organização de uma Sociedade de Classes

1º ano. I. O Surgimento do Estado e a Organização de uma Sociedade de Classes Africana: África como berço da humanidade Capítulo 1: Item 1 Européia Capítulo 1: Item 2 Asiática Capítulo 1: Item 2 Americana Capítulo 1: Item 3 Arqueologia Brasileira Capítulo 1: Item 4 A paisagem e

Leia mais

História. baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo

História. baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo História baseado nos Padrões Curriculares do Estado de São Paulo 1 PROPOSTA CURRICULAR DA DISCIPLINA DE HISTÓRIA Middle e High School 2 6 th Grade A vida na Grécia antiga: sociedade, vida cotidiana, mitos,

Leia mais

Material de divulgação da Editora Moderna

Material de divulgação da Editora Moderna Material de divulgação da Editora Moderna Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

O candidato deverá demonstrar uma visão globalizante do processo transformacional

O candidato deverá demonstrar uma visão globalizante do processo transformacional CIÊNCIAS HUMANAS (HISTÓRIA/ATUALIDADES/GEOGRAFIA) O candidato deverá demonstrar uma visão globalizante do processo transformacional das sociedades através dos tempos, observando os fatores econômico, histórico,

Leia mais

Quadro de conteúdos HISTÓRIA

Quadro de conteúdos HISTÓRIA Quadro de conteúdos HISTÓRIA 1 Apresentamos, a seguir, o conteúdo a ser trabalhado em cada período do segundo ciclo do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano. 6 o ano 1 A História e a humanidade 2 Sociedades

Leia mais

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas.

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas. Olá, Professor! Assim como você, a Geekie também tem a missão de ajudar os alunos a atingir todo seu potencial e a realizar seus sonhos. Para isso, oferecemos recomendações personalizadas de estudo, para

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA 8º ANO PROFESSOR: MÁRCIO AUGUSTO

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA ENSINO MÉDIO ÁREA CURRICULAR: CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: HISTÓRIA SÉRIE 1.ª CH 68 ANO 2012 COMPETÊNCIAS:. Compreender

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE HISTÓRIA 5ª. SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º BIMESTRE

PLANO DE ENSINO DE HISTÓRIA 5ª. SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º BIMESTRE PLANO DE ENSINO DE HISTÓRIA 5ª. SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º BIMESTRE - Sistemas sociais e culturais de notação de tempo ao longo da história, - As linguagens das fontes históricas; - Os documentos escritos,

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

1º ano. 1) Relações de Trabalho, Relações de Poder...

1º ano. 1) Relações de Trabalho, Relações de Poder... Liberdade, propriedade e exploração. A revolução agrícola e as relações comerciais. Capítulo 1: Item 5 Relações de trabalho nas sociedades indígenas brasileiras e americanas. Escravidão e servidão. Divisão

Leia mais

1º ano CULTURA, DIVERSIDADE E SER HUMANO TRABALHO, CONSUMO E LUTAS POR DIREITOS

1º ano CULTURA, DIVERSIDADE E SER HUMANO TRABALHO, CONSUMO E LUTAS POR DIREITOS 1º ano Estudo da História Estudo da História O Brasil antes dos portugueses América antes de Colombo Povos indígenas do Brasil A colonização portuguesa A colonização europeia na América Latina Introdução:

Leia mais

Total aulas previstas

Total aulas previstas ESCOLA BÁSICA 2/3 DE MARTIM DE FREITAS Planificação Anual de História do 7º Ano Ano Lectivo 2011/2012 LISTAGEM DE CONTEÚDOS TURMA Tema 1.º Período Unidade Aulas Previas -tas INTRODUÇÃO À HISTÓRIA: DA ORIGEM

Leia mais

Introdução ao conceito de História/Tempos históricos/fonte Histórica/Periodização da História

Introdução ao conceito de História/Tempos históricos/fonte Histórica/Periodização da História Guará, 12/12/2014. Planejamento de conteúdos para o ano 2015 Professor: Otto Terra Disciplina: História 1º Ano Ens. Médio Fevereiro (02/02 a 06/02) Introdução ao conceito de História/Tempos históricos/fonte

Leia mais

Colégio Estadual João Ferreira Neves Ensino Fundamental e Médio. Plano de Trabalho Docente PTD 2014

Colégio Estadual João Ferreira Neves Ensino Fundamental e Médio. Plano de Trabalho Docente PTD 2014 Colégio Estadual João Ferreira Neves Ensino Fundamental e Médio Plano de Trabalho Docente PTD 2014 Professora: Marcela Szymanski Disciplina: História Série: 7º B, E 1º Trimestre. Conteúdo Estruturante

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CIÊNCIAS HUMANAS 3º ANO FILOSOFIA FILOSOFIA NA HISTÓRIA

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE HISTÓRIA Ano Letivo de 2007

PLANO DE ENSINO DE HISTÓRIA Ano Letivo de 2007 PLANO DE ENSINO DE HISTÓRIA Ano Letivo de 2007 PROFESSOR (ES): LISETTE M. CHAVAUTY VALDES. CONCEPÇÃO DO CURSO O conhecimento do passado é a base da construção do saber histórico. Esse passado dialoga permanentemente

Leia mais

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁs. História Oficina de História

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁs. História Oficina de História Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo de Referência da Rede Estadual de Educação de GOIÁs História Oficina de História 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para ser uma ferramenta

Leia mais

Nota à 14 a Edição... 11 Introdução... 13

Nota à 14 a Edição... 11 Introdução... 13 sumário Nota à 14 a Edição................................................ 11 Introdução..................................................... 13 1. As Causas da Expansão Marítima e a Chegada dos Portugueses

Leia mais

Curso: Estudos Sociais Habilitação em História. Ementas das disciplinas: 1º Semestre

Curso: Estudos Sociais Habilitação em História. Ementas das disciplinas: 1º Semestre Curso: Estudos Sociais Habilitação em História Ementas das disciplinas: 1º Semestre Disciplina: Introdução aos estudos históricos Carga horária semestral: 80 h Ementa: O conceito de História, seus objetivos

Leia mais

EIXO TEMÁTICO: Dos primeiros humanos ao legado cultural do helenismo. Indicadores/ Descritores

EIXO TEMÁTICO: Dos primeiros humanos ao legado cultural do helenismo. Indicadores/ Descritores P L A N O D E E N S I N O A N O D E 2 0 1 3 ÁREA / DISCIPLINA: Ciências Humanas e suas tecnologias / História Professor(a): Joubert Cordeiro Lisboa SÉRIE: Nº DE HORAS/AULA SEMANAIS: TOTAL DE HORAS/AULA/ANO

Leia mais

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150

COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE HISTÓRIA 9º ANO PROFESSOR: MÁRCIO AUGUSTO

Leia mais

HISTÓRIA - 6º AO 9º ANO

HISTÓRIA - 6º AO 9º ANO A FORMAÇÃO DO CURRÍCULO DA REDE O solicitou-nos uma base para colocar em discussão com os professores de história da rede de São Roque. O ponto de partida foi a grade curricular formulada em 2008 pelos

Leia mais

Nome: nº. Recuperação Final de História Profª Patrícia

Nome: nº. Recuperação Final de História Profª Patrícia 1 Conteúdos selecionados: Nome: nº Recuperação Final de História Profª Patrícia Lista de atividades 8º ano Apostila 1: O Absolutismo; Revoluções Inglesas e colonização da América do Norte Apostila 2: Revolução

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES. Análise de informação do manual. Filmes educativos

ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES. Análise de informação do manual. Filmes educativos ESCOLA SECUNDÁRIA DR. SOLANO DE ABREU ABRANTES 3º C.E.B. DISCIPLINA: História ANO: 8º ANO LECTIVO 2010/2011 COMPETÊNCIAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ACTIVIDADES ESTRATÉGIAS AULAS PREVISTAS INSTRUMENTOS DE

Leia mais

HISTÓRIA Professores: Pedro Alexandre, Guga, André, Osvaldo

HISTÓRIA Professores: Pedro Alexandre, Guga, André, Osvaldo HISTÓRIA Professores: Pedro Alexandre, Guga, André, Osvaldo Comentário Geral Como sempre foi ressaltado em sala de aula, temas como Grécia, Idade Média, Revolução Francesa, Direitos Civis, refugiados,

Leia mais

Cidade e desigualdades socioespaciais.

Cidade e desigualdades socioespaciais. Centro de Educação Integrada 3º ANO GEOGRAFIA DO BRASIL A Produção do Espaço Geográfico no Brasil nas economias colonial e primário exportadora. Brasil: O Espaço Industrial e impactos ambientais. O espaço

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Historia

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PROSEL/PRISE 1ª ETAPA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PROSEL/PRISE 1ª ETAPA HISTÓRIA PROSEL/PRISE 1ª ETAPA EIXOS TEMÁTICOS: I. MUNDOS DO TRABALHO COMPETÊNCIA HABILIDADES CONTEÚDO -Compreender as relações de trabalho no mundo antigo, nas sociedades pré-colombianas e no mundo medieval.

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

Orientação Geral. Expansão Marítima e Comercial: a crise do feudalismo a partir do século XIII

Orientação Geral. Expansão Marítima e Comercial: a crise do feudalismo a partir do século XIII Orientação Geral Objetivos Este programa enfatiza a articulação do evento histórico com o processo geral de desenvolvimento das sociedades. O candidato deve saber: Analisar as instâncias econômicas, políticas

Leia mais

o declínio do poder dos senhores feudais e as monarquias nacionais... 14

o declínio do poder dos senhores feudais e as monarquias nacionais... 14 SuMÁRIo UNIDADE I O ADVENTO DO MUNDO MODERNO: POLÍTICA E CULTURA... 12 Capítulo 1 o declínio do poder dos senhores feudais e as monarquias nacionais... 14 A fragmentação do poder na sociedade feudal...

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR:

ESTRUTURA CURRICULAR: ESTRUTURA CURRICULAR: Definição dos Componentes Curriculares Os componentes curriculares do Eixo 1 Conhecimentos Científico-culturais articula conhecimentos específicos da área de história que norteiam

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 221, DE 26 DE JULHO DE 2011

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 221, DE 26 DE JULHO DE 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 221, DE 26 DE JULHO DE 2011 O Presidente, Substituto, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Leia mais

Pré-História (600.000-4.000 a.c)

Pré-História (600.000-4.000 a.c) Pré Exame História HISTÓRIA GERAL Pré-História (600.000-4.000 a.c) Paleolítico - fogo - nômades - coletores REVOLUÇÃO do NEOLÍTICO agricultura e pecuária Neolítico - roda - produtores - sedentários Idade

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOAQUIM ARAÚJO MATRIZ DOS EXAMES DE HISTÓRIA CURSOS VOCACIONAIS DE DESIGN DE MODA e HORTOFLORICULTURA E JARDINAGEM

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOAQUIM ARAÚJO MATRIZ DOS EXAMES DE HISTÓRIA CURSOS VOCACIONAIS DE DESIGN DE MODA e HORTOFLORICULTURA E JARDINAGEM AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOAQUIM ARAÚJO MATRIZ DOS EXAMES DE HISTÓRIA CURSOS VOCACIONAIS DE DESIGN DE MODA e HORTOFLORICULTURA E JARDINAGEM Duração da Prova: 45 minutos (cada módulo) Módulos Categorias/Conteúdos

Leia mais

Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico História e Geografia de Portugal 2º Ciclo Ano Lectivo 2007/2008

Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico História e Geografia de Portugal 2º Ciclo Ano Lectivo 2007/2008 Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico História e Geografia de Portugal 2º Ciclo Ano Lectivo 2007/2008 Conteúdos Ano Lectivo Período Lectivo Tema A-A península Ibérica: dos primeiros povos à formação

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Historia

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

HISTÓRIA-2009 2ª FASE 2009

HISTÓRIA-2009 2ª FASE 2009 Questão 01 UFBA - -2009 2ª FASE 2009 Na Época Medieval, tanto no Oriente Médio, quanto no norte da África e na Península Ibérica, muçulmanos e judeus conviviam em relativa paz, fazendo comércio e expressando,

Leia mais

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes

4ª FASE. Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes 4ª FASE Prof. Amaury Pio Prof. Eduardo Gomes Unidade I Tempo, espaço, fontes históricas e representações cartográficas. 2 Aula 1.1 Conteúdo O que é História I? 3 Habilidade Compreender o estudo da História

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE EFM.

COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE EFM. COLÉGIO ESTADUAL CESAR STANGE EFM. PLANO DE TRABALHO DOCENTE - 2012 Professora: Ana Claudia Martins Ribas Disciplina: História - 8º ano -Fundamental 1º BIMESTRE Conteúdos Básicos: -Povos, Movimentos e

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2014

PLANEJAMENTO ANUAL 2014 PLANEJAMENTO ANUAL 2014 Disciplina: HISTÓRIA Período: Anual Professor: INÊS PEREIRA Série e segmento: 1º ENSINO MÉDIO 1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE Respeitar e entender a importância do patrimônio

Leia mais

MATEMÁTICA Edwaldo Bianchini. Um supertalento para fazer livros mais um consagrado time de autores. Resultado: ensino com muito mais valor.

MATEMÁTICA Edwaldo Bianchini. Um supertalento para fazer livros mais um consagrado time de autores. Resultado: ensino com muito mais valor. Material de divulgação da Editora Moderna PNLD 2011 Um supertalento para fazer livros mais um consagrado time de autores. Resultado: ensino com muito mais valor. MATEMÁTICA Edwaldo Bianchini MATEMÁTICA

Leia mais

HISTÓRIA - MATERIAL COMPLEMENTAR OITAVO ANO ENSINO FUNDAMENTAL II PROF. ROSE LIMA

HISTÓRIA - MATERIAL COMPLEMENTAR OITAVO ANO ENSINO FUNDAMENTAL II PROF. ROSE LIMA HISTÓRIA - MATERIAL COMPLEMENTAR OITAVO ANO ENSINO FUNDAMENTAL II PROF. ROSE LIMA INDEPENDÊNCIA DO Colonização: espanhola até 1697, posteriormente francesa. Produção açucareira. Maioria da população:

Leia mais

PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA

PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA SÉRIE: 8º ANO PROFESSORA: ROSI MAGDA

Leia mais

3.360 H/AULA (*) CURRÍCULO PLENO/

3.360 H/AULA (*) CURRÍCULO PLENO/ MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: HISTÓRIA LICENCIATURA PLENA SERIADO ANUAL 3 (TRÊS) ANOS LETIVOS Integralização: A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 03 (TRÊS) ANOS LETIVOS - MÁXIMO = 05 (CINCO)

Leia mais

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo em Movimento do DISTRITO FEDERAL. Geografia Leituras e Interação

Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo em Movimento do DISTRITO FEDERAL. Geografia Leituras e Interação Apontamentos das obras LeYa em relação ao Currículo em Movimento do DISTRITO FEDERAL Geografia Leituras e Interação 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para ser uma ferramenta útil à análise e

Leia mais

Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria de Educação Escola Básica Municipal Osmar Cunha

Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria de Educação Escola Básica Municipal Osmar Cunha Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria de Educação Escola Básica Municipal Osmar Cunha Disciplina: Geografia Professora: Bianca de Souza PLANEJAMENTO ANUAL 2012 8ª SÉRIE - TURMAS 83 e 84 Primeiro

Leia mais

Escola de Formação Política Miguel Arraes. Módulo I História da Formação Política Brasileira. Aula 2 A História do Brasil numa dimensão ética

Escola de Formação Política Miguel Arraes. Módulo I História da Formação Política Brasileira. Aula 2 A História do Brasil numa dimensão ética LINHA DO TEMPO Módulo I História da Formação Política Brasileira Aula 2 A História do Brasil numa dimensão ética SEC XV SEC XVIII 1492 A chegada dos espanhóis na América Brasil Colônia (1500-1822) 1500

Leia mais

UFPI- Colégio Técnico de Teresina. Curso: Ensino Médio. Disciplina: História - Série: 2º ano. Profª Msc. Julinete Vieira Castelo Branco

UFPI- Colégio Técnico de Teresina. Curso: Ensino Médio. Disciplina: História - Série: 2º ano. Profª Msc. Julinete Vieira Castelo Branco UFPI- Colégio Técnico de Teresina Curso: Ensino Médio Disciplina: História - Série: 2º ano Profª Msc. Julinete Vieira Castelo Branco PLANEJAMENTO/2015 Apresentação: A história, enquanto ciência, corresponde

Leia mais

Cronograma de Estudos de História - Projeto Medicina - www.projetomedicina.com.br

Cronograma de Estudos de História - Projeto Medicina - www.projetomedicina.com.br Cronograma de Estudos de História - Projeto Medicina - www.projetomedicina.com.br Área Assunto Início Fim Teoria Exercícios História da América A Conquista da América e os Povos Pré-Colombianos História

Leia mais

Nome: nº. Recuperação Final de História Profª Patrícia

Nome: nº. Recuperação Final de História Profª Patrícia 1 Conteúdos selecionados: Nome: nº Recuperação Final de História Profª Patrícia Lista de atividades 9º ano Apostila 1: Segunda Revolução Industrial (características); Neocolonislimo; Brasil no século XX:

Leia mais

Os aparelhos de GPS (Sistema de Posicionamento Global) se tornaram

Os aparelhos de GPS (Sistema de Posicionamento Global) se tornaram GPS Os aparelhos de GPS (Sistema de Posicionamento Global) se tornaram ferramentas importantes para nos localizarmos com mais facilidade. Agora imagine que você pudesse ter um GPS que, além de lhe fornecer

Leia mais

CURSO DE HISTÓRIA: EMENTAS DAS DISCIPLINAS NÍVEL I

CURSO DE HISTÓRIA: EMENTAS DAS DISCIPLINAS NÍVEL I CURSO DE HISTÓRIA: EMENTAS DAS DISCIPLINAS NÍVEL I 15201-04 Introdução ao Estudo da História Introdução ao estudo da constituição da História como campo de conhecimento, ao longo dos séculos XIX e XX,

Leia mais

Sumário. A História: passado e presente 9. A África Antiga 51. Origens da humanidade 23. O Antigo Oriente Próximo 83

Sumário. A História: passado e presente 9. A África Antiga 51. Origens da humanidade 23. O Antigo Oriente Próximo 83 História Sumários Sumário 1 2 A História: passado e presente 9 1 O que é a história? 10 2 Como se faz história? 14 História em rede 20 Origens da humanidade 23 3 A origem e a expansão do ser humano 24

Leia mais

DIPLOMACIA E CHANCELARIA CONCURSOS DA. 2 a EDIÇÃO COMENTADAS. 1 a FASE 1.200 QUESTÕES NOS. Renan Flumian Coordenador da obra

DIPLOMACIA E CHANCELARIA CONCURSOS DA. 2 a EDIÇÃO COMENTADAS. 1 a FASE 1.200 QUESTÕES NOS. Renan Flumian Coordenador da obra 2 a EDIÇÃO Renan Flumian Coordenador da obra NOS CONCURSOS DA DIPLOMACIA E CHANCELARIA 1 a FASE 1.200 QUESTÕES COMENTADAS Wander Garcia coordenador da coleção SUMÁRIO SUMÁRIO COMO USAR O LIVRO? 15 01.

Leia mais

REVOLUÇÃO FRANCESA 1789-1799

REVOLUÇÃO FRANCESA 1789-1799 REVOLUÇÃO FRANCESA 1789-1799 À procura de solução para a crise: 1787 Luís XVI convocação dos conselheiros para criação de novos impostos Acabar com a isenção fiscal do Primeiro e Segundo Estados CONSEQUÊNCIA

Leia mais

CURSO: HISTÓRIA PRIMEIRO PERÍODO. Área de Ciências Humanas Sociais e Aplicadas. DISCIPLINA: Metodologia Científica (on-line)

CURSO: HISTÓRIA PRIMEIRO PERÍODO. Área de Ciências Humanas Sociais e Aplicadas. DISCIPLINA: Metodologia Científica (on-line) CURSO: HISTÓRIA PRIMEIRO PERÍODO DISCIPLINA: Metodologia Científica (on-line) (Modalidade a Distância NEAD) 104032 04 01 80h O Conhecimento Científico e os Métodos Científicos. Epistemologia. Métodos Científicos:

Leia mais

DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS. -Atinge as Índias contornando a costa da África

DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS. -Atinge as Índias contornando a costa da África DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS EXPANSÃO MARÍTIMA início século XV ( 1415 ) DA CONQUISTA A COLONIZAÇÃO DAS AMÉRICAS EXPANSÃO MARÍTIMA início século XV ( 1415 ) PORTUGAL -Atinge as Índias contornando

Leia mais

TEMA E EXPANSÃO E MUDANÇA NOS SÉCULOS XV E XVI

TEMA E EXPANSÃO E MUDANÇA NOS SÉCULOS XV E XVI TEMA E EXPANSÃO E MUDANÇA NOS SÉCULOS XV E XVI 1. Expansionismo Europeu 1.1. Rumos da expansão 1.1.1. Os avanços da expansão e as rivalidades luso-castelhanas 1.1.2. A chegada à Índia e ao Brasil 1.2.

Leia mais

EDUARDO PAES PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO CLAUDIA COSTIN SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REGINA HELENA DINIZ BOMENY SUBSECRETARIA DE ENSINO

EDUARDO PAES PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO CLAUDIA COSTIN SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REGINA HELENA DINIZ BOMENY SUBSECRETARIA DE ENSINO EDUARDO PAES PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO CLAUDIA COSTIN SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REGINA HELENA DINIZ BOMENY SUBSECRETARIA DE ENSINO MARIA DE NAZARETH MACHADO DE BARROS VASCONCELLOS COORDENADORIA

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PROSEL/PRISE 1ª ETAPA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ HISTÓRIA PROSEL/PRISE 1ª ETAPA HISTÓRIA PROSEL/PRISE 1ª ETAPA EIXOS TEMÁTICOS HABILIDADES/ COMPETÊNCIAS TEMAS/ CONTEÚDO - Compreender a diversidade do trabalho em sociedades que se baseiam nas relações sociais compulsórias e nas de

Leia mais

A inovação que você esperava.

A inovação que você esperava. PNLD Material de divulgação da Editora Moderna 2011 A inovação que você esperava. A novidade que você queria. PROJETO ARARIBÁ REIMPR_aprovado_ARARIBA_HIST_AF02.indd 3 5/3/10 6:22:58 PM Novo ARARIBÁ Destaques

Leia mais

Unidade III. Aula 16.1 Conteúdo Aspectos políticos. A criação dos Estados nas regiões; os conflitos árabe-israelenses. Cidadania e Movimento

Unidade III. Aula 16.1 Conteúdo Aspectos políticos. A criação dos Estados nas regiões; os conflitos árabe-israelenses. Cidadania e Movimento CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade III Cidadania e Movimento Aula 16.1 Conteúdo Aspectos políticos. A criação dos Estados nas regiões; os conflitos árabe-israelenses. 2

Leia mais

SÉCULO XIX NOVOS ARES NOVAS IDEIAS Aula: 43 e 44 Pág. 8 PROFª: CLEIDIVAINE 8º ANO

SÉCULO XIX NOVOS ARES NOVAS IDEIAS Aula: 43 e 44 Pág. 8 PROFª: CLEIDIVAINE 8º ANO SÉCULO XIX NOVOS ARES NOVAS IDEIAS Aula: 43 e 44 Pág. 8 PROFª: CLEIDIVAINE 8º ANO 1 - INTRODUÇÃO Séc. XIX consolidação da burguesia: ascensão do proletariado urbano (classe operária) avanço do liberalismo.

Leia mais

Agrupamento de Escolas Agualva-Mira Sintra Planificação anual 2013/2014

Agrupamento de Escolas Agualva-Mira Sintra Planificação anual 2013/2014 Agrupamento de Escolas Agualva-Mira Sintra Planificação anual 2013/2014 Departamento Curricular de Ciências Sociais e Humanas Disciplina de História Ano:8º Temas Conteúdos Conceitos E : Expansão e Mudança

Leia mais

PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR GEOGRAFIA

PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR GEOGRAFIA Fundamentos teóricos da disciplina PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR GEOGRAFIA O ensino da Geografia leva o educando a perceber que as relações sociais e as relações do homem com a natureza estão projetadas

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde. Departamento de Ciências Humanas e Sociais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE Escola Básica Integrada/JI da Quinta do Conde. Departamento de Ciências Humanas e Sociais HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL Distribuição dos tempos letivos disponíveis para o 5 º ano de escolaridade 1º Período 2º Período 3º Período *Início:15-21 de setembro 2015 *Fim:17 dezembro 2015 *Início:4

Leia mais

PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA

PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO DE GEOGRAFIA SÉRIE: 9º ANO PROFESSORA: ROSI MAGDA

Leia mais

5.1 Planificação a médio prazo. 1. A Revolução Americana, uma revolução fundadora. 28 aulas

5.1 Planificação a médio prazo. 1. A Revolução Americana, uma revolução fundadora. 28 aulas 5.1 Planificação a médio prazo 28 aulas Conteúdos programáticos Segundo o Programa Oficial (março de 2001) TH11 Parte 2 (pp.) Saberes/Aprendizagens 1. A Revolução Americana, uma revolução fundadora 1.1.

Leia mais

Planificação Anual ANO LECTIVO - 2010/ 2011 COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS TEMA(S) / CONTEÚDOS AVALIAÇÃO CALENDARIZAÇÃO

Planificação Anual ANO LECTIVO - 2010/ 2011 COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS TEMA(S) / CONTEÚDOS AVALIAÇÃO CALENDARIZAÇÃO ANO LECTIVO - 010/ 011 ÁREA DISCIPLINAR DE HISTÓRIA HISTÓRIA 7º ANO COMPETÊNCIAS GERAIS 1. Tratamento de informação; utilização de fontes;. Compreensão histórica:.1. Temporalidade.. Espacialidade.3. Contextualização

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. ARARIBÁ HISTÓRIA O livro tem oito unidades, divididas

Leia mais

CURSO À DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA Currículo nº 01

CURSO À DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA Currículo nº 01 CURSO À DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA Turno: INTEGRAL Currículo nº 01 Autorizado pela Resolução CEPE n.º 226, DE 16.12.08. Para completar o currículo pleno do curso superior de graduação à distância

Leia mais

HISTÓRIA. Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses da Coluna B, de cima para baixo.

HISTÓRIA. Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses da Coluna B, de cima para baixo. HISTÓRIA 37 Associe as civilizações da Antigüidade Oriental, listadas na Coluna A, às características políticas que as identificam, indicadas na Coluna B. 1 2 3 4 COLUNA A Mesopotâmica Fenícia Egípcia

Leia mais

Centro Educacional Juscelino Kubitschek

Centro Educacional Juscelino Kubitschek Centro Educacional Juscelino Kubitschek ALUNO: N.º: DATA: / / ENSINO: ( x ) Fundamental ( ) Médio SÉRIE: 6º Ano TURMA: TURNO: DISCIPLINA: História PROFESSOR(A): Equipe de História Roteiro de Recuperação

Leia mais

Movimentos de Pré- Independência e Vinda da Família Real. História C Aula 08 Prof. Thiago

Movimentos de Pré- Independência e Vinda da Família Real. História C Aula 08 Prof. Thiago Movimentos de Pré- Independência e Vinda da Família Real História C Aula 08 Prof. Thiago Movimentos de Pré- Independência Século XVIII e XIX Crise do mercantilismo e do Estado Absolutista Hegemonia de

Leia mais

CARDOSO, Ciro Flamarion S. Sociedades do antigo Oriente Próximo. São Paulo: Ática, 1986. p. 56.

CARDOSO, Ciro Flamarion S. Sociedades do antigo Oriente Próximo. São Paulo: Ática, 1986. p. 56. Disciplina: HISTÓRIA Nome: Nº: Ensino Fundamental 2 Prova: P - TARDE Código da Prova: 1206205770 Data: / /2012 Ano: 6º Bimestre: 2º NOTA: Algumas dicas para fazer uma boa prova: 1 - Leia a prova na íntegra

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO CURSO: Técnico em Informática FORMA/GRAU:( x) Integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL. Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A

CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL. Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A O capitalismo teve origem na Europa, nos séculos XV e XVI, e se expandiu para outros lugares do mundo ( Ásia, África,

Leia mais

- Renascimento - Formação dos Estados Nacionais Modernos (Espanha, Portugal, França e Inglaterra) - O Antigo Regime (Absolutismo) - Mercantilismo

- Renascimento - Formação dos Estados Nacionais Modernos (Espanha, Portugal, França e Inglaterra) - O Antigo Regime (Absolutismo) - Mercantilismo GRÉCIA ANTIGA: - Formação, Cultura e Religião - Atenas - Esparta - Guerras Médicas e Peloponeso CONTEÚDO HISTÓRIA GERAL ROMA ANTIGA: - Formação, Cultura, Política, Economia e Religião - Monarquia - República

Leia mais

HISTÓRIA 7 O ANO FUNDAMENTAL. PROF. ARTÊMISON MONTANHO PROF. a ISABEL SARAIVA

HISTÓRIA 7 O ANO FUNDAMENTAL. PROF. ARTÊMISON MONTANHO PROF. a ISABEL SARAIVA 7 O ANO FUNDAMENTAL PROF. ARTÊMISON MONTANHO PROF. a ISABEL SARAIVA Unidade I Identidades, Diversidades e Direitos Humanos Aula 1.1 Conteúdos Apresentação do Componente A formação da Europa feudal Os germanos:

Leia mais

INTEIRATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. Conteúdo: A Crise Colonial Espanhola

INTEIRATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. Conteúdo: A Crise Colonial Espanhola Conteúdo: A Crise Colonial Espanhola Habilidades: Relacionar as consequências da Revolução Francesa no processo de independência da América Latina Quem foram os Libertadores da América? Influência das

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

MONITORIA SEMIPRESENCIAL NA MODALIDADE REMUNERADA PEDAGOGIA

MONITORIA SEMIPRESENCIAL NA MODALIDADE REMUNERADA PEDAGOGIA ANEXO II - EDITAL Nº. 16/2011 PERÍODO: 2012/01 INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES - ICHLA MONITORIA SEMIPRESENCIAL NA MODALIDADE REMUNERADA PEDAGOGIA VAGAS DIA CARGA História da Educação 01

Leia mais

História. Antigo regime, Estados nacionais e absolutismo

História. Antigo regime, Estados nacionais e absolutismo Antigo regime, Estados nacionais e absolutismo Índice Clique sobre tema desejado: A origem dos Estados Nacionais Contexto Histórico: crise feudal (séc. XIV-XVI) Idade Média Idade Moderna transição Sociedade

Leia mais

SUMÁRIO UNIDADE I UNIDADE II A PRÉ-HISTÓRIA... 10. A Pré-História... 12. África, o berço da humanidade... 30

SUMÁRIO UNIDADE I UNIDADE II A PRÉ-HISTÓRIA... 10. A Pré-História... 12. África, o berço da humanidade... 30 SUMÁRIO UNIDADE I A PRÉ-HISTÓRIA... 10 CAPÍTULO 1 A Pré-História... 12 A origem do homem... 13 O desenvolvimento cultural... 16 A periodização da Pré-História... 20 A Pré-História na América... 24 A origem

Leia mais

HISTORIA DE PORTUGAL

HISTORIA DE PORTUGAL A. H. DE OLIVEIRA MARQUES HISTORIA DE PORTUGAL Manual para uso de estudantes e outros curiosos de assuntos do passado pátrio EDITORIAL PRESENÇA ÍNDICE GERAL PREFACIO 11 INTRODUÇÃO AS RAÍZES DE UMA NAÇÃO

Leia mais

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL FACULDADE SETE DE SETEMBRO INICIAÇÃO CIENTÍFICA CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA ALUNA: NATÁLIA DE ARAGÃO PINTO ORIENTADOR: PROF. DR. TIAGO SEIXAS THEMUDO A IMPRENSA

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL 2º CICLO HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5.º ANO Documento(s) Orientador(es): Programa de História e Geografia de Portugal

Leia mais

1º - Foi um movimento liderado pela BURGUESIA contra o regime absolutista. 2º - Abriu espaço para o avanço do CAPITALISMO.

1º - Foi um movimento liderado pela BURGUESIA contra o regime absolutista. 2º - Abriu espaço para o avanço do CAPITALISMO. APRESENTAÇÃO Aula 08 3B REVOLUÇÃO FRANCESA Prof. Alexandre Cardoso REVOLUÇÃO FRANCESA Marco inicial da Idade Contemporânea ( de 1789 até os dias atuais) 1º - Foi um movimento liderado pela BURGUESIA contra

Leia mais

História/15 6º ano Turma: 2º trimestre Nome: Data: / / RECUPERAÇÃO FINAL 2015 HISTÓRIA 6º ano

História/15 6º ano Turma: 2º trimestre Nome: Data: / / RECUPERAÇÃO FINAL 2015 HISTÓRIA 6º ano História/15 6º ano Turma: 2º trimestre Nome: Data: / / 6ºhis302r RECUPERAÇÃO FINAL 2015 HISTÓRIA 6º ano Aluno(a), Seguem os conteúdos trabalhados no 2º trimestre. Como base neles você deverá iniciar seus

Leia mais

Projeto - A afrodescendência brasileira: desmistificando a história

Projeto - A afrodescendência brasileira: desmistificando a história Projeto - A afrodescendência brasileira: desmistificando a história Tema: Consciência Negra Público-alvo: O projeto é destinado a alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais Duração: Um mês Justificativa:

Leia mais

1º ano. Os elementos da Paisagem Natural e Paisagem modificada

1º ano. Os elementos da Paisagem Natural e Paisagem modificada 1º ano Os elementos da Paisagem Natural e Paisagem modificada A origem da Terra; A origem dos continentes; A teoria da deriva dos continentes; A teoria das placas tectônicas; Tempo geológico; A estrutura

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome: Nº 2 a. Série Data: / /2015 Professores: Gabriel e Marcelo Nota: (valor: 1,0) 3º bimestre de 2015 A - Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e

Leia mais

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - História

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - História Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - História A proposta A proposta de ensino de História do Material Didático Positivo as su me como pressuposto que pen sar a História é pensar

Leia mais