VERDADES DAS ESCRITURAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VERDADES DAS ESCRITURAS"

Transcrição

1 DISCIPULADOR IEADSJ - Versão: Página: 1 de 36 INTRODUÇÃO Este estudo é chamado de Verdades das Escrituras. Nele teremos a oportunidade de examinar os assuntos principais que a Bíblia trata, de Gênesis a Apocalipse. Tendo maior foco de atenção ao Novo Testamento. A Bíblia levou 1600 anos para ser escrita e não contém nenhuma contradição. Os 66 livros que a compõem, foram escritos por 40 pessoas, das mais variadas culturas e em diferentes épocas, são harmônicos isto é, não se contradizem. É um livro de começo, meio e fim. A Bíblia desvenda a maior história de amor que o universo jamais presenciou. A Bíblia é o único livro do mundo que revela a Pessoa do Deus vivo e verdadeiro, a obra salvadora do Senhor Jesus Cristo e o ministério do Espírito Santo. Deus é claríssimo em Sua revelação, porém, a Bíblia NÃO foi escrita para satisfazer curiosidades, mas para ser estudada seriamente (Provérbios 2:1-6; Oséias 6:3). Somente a Bíblia pode revelar verdadeiramente quem é Deus, quem somos nós, porque o homem está separado de Deus e qual é o Caminho de volta; porque ela É a Palavra de Deus. Você já se perguntou: - o que é a verdade? - onde está a verdade? A verdade sobre tudo que nos cerca e a nosso respeito, como: - quem sou eu? - o que faço neste planeta? - para onde vou? Todas estas respostas estão na Bíblia, claras e diretas. A Bíblia é o único livro do mundo que fala de Deus Criador, de Jesus Cristo, do Espírito Santo, do homem e de Satanás. Por causa da entrada do pecado no mundo, o homem perdeu o conhecimento de Deus, a capacidade de conhecer ou reconhecer a Deus, e vive como que num quarto escuro, apalpando tudo, tentando adivinhar como são as coisas ali, e quando ele esbarra em alguma coisa, como ele supõe (com a sua mente obscurecida) que aquilo seja - aquilo se torna verdade para ele! Se Deus não se revelasse, jamais saberíamos quem é Ele e quem somos nós. Se alguém não sabe quem é Deus, não pode saber quem é, pois fomos criados à sua imagem e semelhança. A Bíblia é Deus mostrando como voltar para Ele - e muito claramente, Ela revela que há somente UM CAMINHO. ESTE CAMINHO É UMA PESSOA! Esta pessoa disse claramente: "EU SOU O CAMINHO, E A VERDADE E A VIDA - NINGUÉM VEM AO PAI SENÃO POR MIM!" Jesus Cristo - O Messias - O Salvador. O fato de sermos religiosos, frequentadores de igrejas, não nos leva de volta a Deus. Somente a nossa identificação pessoal com a morte e ressurreição de Jesus Cristo é que nos leva de volta ao Deus verdadeiro. Aproveite a grande oportunidade de conhecer estas verdades das escrituras Sua vida será transformada pelo poder, amor e misericórdia de Deus!

2 DISCIPULADOR IEADSJ - Versão: Página: 2 de 36 APRESENTAÇÃO DO ESTUDO Esta série de Estudos Bíblicos não tem cor religiosa e nem serve para esta finalidade. Propõe-se apenas a auxiliá-lo na leitura e compreensão das Sagradas Escrituras. Como ler e entender a Bíblia? Qual o plano de Deus para minha vida? Será que Deus ainda me ama? Por que minhas preces não são respondidas e parece que Deus está tão distante de mim? O que Jesus ensinou? Quais as promessas de Deus para minha vida? O que acontecerá depois da morte? Estas e muitas outras Verdades das Escrituras você mesmo descobrirá no decorrer deste estudo na sua própria Bíblia. O presente estudo está principalmente baseado na segunda parte da Bíblia, conhecida como Novo Testamento. Consiste em apenas 12 lições que serão estudadas em reuniões semanais, de duração programada para uma hora. Para seu melhor aproveitamento, sugerimos que você observe as seguintes instruções: 1. Antes do início de cada reunião, ore a Deus pedindo que o Espírito Santo venha a iluminar sua mente. Não se esqueça de agradecê-lo após o término de cada estudo. 2. Se possível, leia previamente cada lição e os textos bíblicos indicados. Anote cada dúvida que surgir. 3. Não fique em dúvida. Peça ao orientador de seu grupo qualquer orientação ou esclarecimento. Ele terá satisfação em ajudá-lo. 4. Você é muito importante no grupo. Programe o dia e horário de sua conveniência, facilitando a sua participação. 5. Você pode convidar pessoas amigas e parentes, para juntos estudarem a Bíblia. Eles ficarão felizes com esta sua iniciativa. 6. Leia o Evangelho de São João no decorrer do estudo. Inicie com um capítulo por dia. Quando concluir a leitura, prossiga lendo os demais livros do Novo Testamento (NT). 7. Em cada pergunta está escrito o livro da Bíblia onde se encontra a resposta. O primeiro número indica o capítulo, assim: (João 8:32), isto quer dizer Evangelho de São João, capítulo 8 e versículo Normalmente, no início ou final da Bíblia, há um índice dos livros, sua seqüência e a página onde inicia cada um. Este índice facilitará suas pesquisas. 9. A leitura, mais de uma vez das perguntas e das referências bíblicas, muito ajudará na compreensão da mensagem. 10. Procure entender bem cada pergunta e versículo lido. Se ficar alguma dúvida, interrompa a reunião e pergunte ao orientador do grupo. 11. Preste atenção nos verbos de cada referência bíblica. Eles vão lhe ajudar a interpretar o texto e responder as questões. 12. Se você preferir, escreva as respostas a lápis nos espaços apropriados. Isto facilitará a correção. 13. O objetivo deste estudo não é medir o conhecimento dos participantes e sim, pesquisar e compreender o que a Palavra de Deus, fala sobre cada um dos temas.

3 DISCIPULADOR IEADSJ - Versão: Página: 3 de 36 (01) A BÍBLIA, SUA LEITURA E MENSAGEM A palavra Bíblia é de origem grega e significa coleção de pequenos livros. O que diferencia a Bíblia dos outros livros é a sua inspiração divina. A Bíblia é a Palavra de Deus; a revelação divina para o homem; a infalível regra de fé e conduta. É superior a consciência e a razão, porém sem ser contrária à razão. O apóstolo Paulo afirmou: Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação, a fim de que o homem de Deus seja perfeito (II Timóteo 3:16). Leia a Bíblia conhecendo seu Autor, que é Deus. Leia com devoção e meditação. Peça auxílio ao Espírito Santo para sua interpretação e compreensão. Leia a Bíblia para ser sábio, creia nela para ser salvo e obedeça-a para ser santo. Leia a Bíblia diariamente. 01. Jesus comparou a sua Palavra como semente plantada em diferentes solos. De acordo com a parábola em Lucas 8:4-15, relacione a primeira coluna de acordo com a resposta correta da segunda. a) A semente lançada à beira do caminho: pisada e devorada (Lucas 8:5,12) b) A semente lançada sobre a pedra: secou (Lucas 8:6,13) c) A semente lançada entre espinhos: sufocada (Lucas 8:7,14). d) A semente lançada em terra boa: produziu frutos (Lucas 8:8,15) ( b ) São aqueles que crêem por algum tempo. Quando vem a tentação / provação se desviam. ( a ) São aqueles que ouvem, mas deixam o Diabo roubar a Palavra e lançar dúvidas. Com isso não crendo e nem aceitando a salvação. ( d ) São os que ouvem, aceitam e conservam a palavra em seus corações e produzem frutos com perfeição. ( c ) São aqueles que as preocupações, riquezas e prazeres desta vida os sufocam, não deixando produzir frutos com perfeição. REFLEXÃO: Que tipo de solo representa o seu coração? 02. Porque o Evangelho (Novo Testamento) foi escrito? (João 20:30,31) Para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e crendo tenhais salvação. [CRISTO SIGNIFICA O UNGIDO, O MESSIAS] 03. De que maneira podemos conhecer as verdades sobre a vida eterna? (João 5:39)

4 DISCIPULADOR IEADSJ - Versão: Página: 4 de 36 Examinando as Escrituras (Bíblia), porque ela testifica de Cristo e da vida eterna. 04. Onde encontramos a verdade (João 17:17) e o que é a verdade? (João 14:6) Encontramos na Palavra de Deus. Somente Jesus é a verdade. 05. Como a palavra de Deus age em nosso coração? (Hebreus 4.12) Ela penetra profundamente, julgando os pensamentos e as intenções do coração. 06. Podemos acrescentar ou tirar alguma parte do livro da Profecia? Por quê? (Apocalipse 22:18,19) Não. Quem acrescentar, sofrerá as pragas que virão. Quem tirar, terá o seu nome excluído da árvore da vida. 07. O que disse o Apóstolo Pedro sobre a inspiração da Bíblia (profecias da Escritura)? (II Pedro 1:21) Que os homens Santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. OPINIÃO: Você já experimentou a Palavra de Deus em sua vida? Já sentiu o efeito poderoso dessa Palavra? Explique essa experiência. [PERGUNTE A CADA UM, EXPLIQUE MELHOR E ESTEJA ATENTO PARA VERIFICAR COMO ESTÃO RECEBENDO A PALAVRA] LEITURA: Ler Evangelho de João. Um capítulo diariamente (Nesta semana do cap. 1 ao 7). Dica: Anote, sublinhe ou destaque os versículos que lhe chamarem a atenção ou que toquem o seu coração. No próximo encontro, apresente e leia aos demais participantes pelo menos 1 destes que você destacou. Traga também as dúvidas e peça auxílio ao orientador.

5 DISCIPULADOR IEADSJ - Versão: Página: 5 de 36 (02) O HOMEM, SUA QUEDA E REDENÇÃO. O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, isto é, foi criado bom e justo, dotado de inteligência, consciência e livre arbítrio. O Criador deu condições ao homem para exercer domínio sobre a terra e escolher seu próprio caminho. Deus não criou um robô programado apenas para fazer o bem. Porém, o homem preferiu governar a terra fora dos planos de Deus. Isto explica a situação caótica do mundo de hoje, desde que Adão e Eva preferiram desobedecer a Deus, privando-se assim da comunhão com o Senhor. A queda deu origem ao pecado, a tristeza, a enfermidade e a morte sobre toda a humanidade. Esta corrupção afeta todo o ser humano: sua natureza mental, moral, espiritual e física. O Plano Divino da redenção atinge o pecador arrependido e o eleva a uma vida de vitória, felicidade, santidade e comunhão diária com Deus, através da obra de Cristo na cruz do calvário. 08. Quem criou todas as coisas? (João 1:1-3) Jesus. [CURIOSIDADE: O VERBO É JESUS. SEGUNDO O DICIONÁRIO, A EXPRESSÃO VERBO É NOME PRÓPRIO DA SEGUNDA PESSOA DA TRINDADE. EM GREGO, O VERBO SIGNIFICA LOGUS = A RAZÃO DE TODAS AS COISAS EXISTIREM] 09. Desde quando Jesus Cristo existe? (João 17:5) Antes que o mundo existisse, portanto Ele é eterno, pois é Deus. 10. Através de quem podemos conhecer a Deus? (João 1:18) Somente através de Jesus. (também conhecido como o Filho Unigênito ou Deus Unigênito). 11. Qual a principal consequência da queda de Adão e Eva no Jardim do Éden? (Romanos 5:12) O pecado e a morte entraram no mundo, assim a morte passou a todos os homens. 12. Apesar de o homem ter desobedecido a Deus e se desviado nos seus próprios caminhos, Deus nos ama e teve misericórdia de nós. Como Deus comprovou esse amor? (João 3:16) Enviando seu único filho para morrer em nosso lugar. 13. Por que muitos preferem viver nas trevas quando é possível viver na luz de Cristo em plena segurança? (João 3:18-20) Porque amam mais o pecado que a Jesus. Não vem para a luz para que suas obras não sejam reprovadas. DICA: se for à noite, apagar as luzes por uns instantes para ilustrar a resposta.

6 DISCIPULADOR IEADSJ - Versão: Página: 6 de Jesus disse que veio para que tenhamos o quê? (João 10:10) Vida com abundância. (ou seja: vida plena, completa e com propósito). 15. Sabemos que existe um preço para todas as coisas. Qual é o salário do pecado? (Romanos 6:23) É a morte, isto é, a morte espiritual (separação de Deus para sempre). 16. Há pessoas que não pecaram e que portanto não precisam da Salvação? (Romanos 3:23) Não. Todos pecaram e carecem da misericórdia de Deus. OPINIÃO: Você admite que todo pecador está sujeito as consequências do pecado? O que devemos fazer para mudar essa triste situação? [PERGUNTE A CADA UM, EXPLIQUE MELHOR E ESTEJA ATENTO PARA VERIFICAR COMO ESTÃO RECEBENDO A PALAVRA]. LEITURA: Ler Evangelho de João. Um capítulo diariamente (Nesta semana do cap. 8 ao 14). Dica: Anote, sublinhe ou destaque os versículos que lhe chamarem a atenção ou que toquem o seu coração. No próximo encontro, apresente e leia aos demais participantes pelo menos 1 destes que você destacou. Traga também as dúvidas e peça auxílio ao orientador.

7 DISCIPULADOR IEADSJ - Versão: Página: 7 de 36 (03) HOMEM: DO PECADO À SALVAÇÃO Portanto, assim como por um homem entrou o pecado no mundo, e, pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, visto que todos pecaram (Rm 5:12). O que é pecado? No Grego, a palavra usada para pecado significa "errar o alvo". Isto quer dizer que o homem falhou no seu caminhar, conforme o Plano de Deus. Então o pecado é insubmissão ao Criador. É o homem recusando o senhorio de Deus, rejeitando o Seu amor, Seu domínio e a Sua Palavra, andando desgarrado pelo seu próprio caminho, sendo cada ato pecaminoso, uma afronta ao governo de Deus. O pecado gera a morte física e espiritual, isto é, separação eterna do Criador. É claro que Deus não criou o homem para o pecado e sofrimento. É verdade também que Deus tem um plano maravilhoso para cada um de nós. Mesmo assim a grande maioria das pessoas não conhece e não experimentou o amor de Deus. Isso acontece porque o pecado separa o homem do seu Criador. Existe apenas um meio de salvação que é Cristo Jesus. Crendo na sua Palavra, nós encontramos esta tão grande salvação. Salvação é uma palavra de amplo sentido que abrange a justificação, redenção, graça, propiciação, perdão, santificação e glorificação. Significa também libertação, segurança, preservação, sanidade e firmeza. 17. De que maneira vive a pessoa que está separada de Deus pelo pecado? (João 12:46) Vive nas trevas, sem visão da realidade e das coisas espirituais. 18. Qual é o objetivo do diabo (ladrão) ao agir sobre as pessoas desprotegidas? (João 10:10) Ter o direito de agir sobre elas, roubando, matando e destruindo-as. [ESTA AÇÃO ACONTECE PRINCIPALMENTE QDO A PESSOA ESTÁ EM PECADO (AFASTADO DE DEUS)] 19. Cite alguns bens materiais, morais e espirituais que o diabo rouba, mata e destroe: Saúde, família, riqueza, reputação, consciência, dignidade, fé, amor, vida, santidade, comunhão com Deus e com as outras pessoas Jesus só fazia o bem, curava os doentes e libertava os oprimidos. Mesmo assim os homens no mundo O odiaram. Por quê? (João 7:7) Porque Cristo reprovava suas obras más. [OBSERVE A REAÇÃO] 21. Qual a situação da pessoa que não crê em Jesus? (João 3:36) Não tem vida eterna e permanece debaixo da ira de Deus. 22. Quem unicamente pode salvar o homem, libertando-o de seus pecados? (Atos 4:10-12) Jesus Cristo, em nenhum outro há salvação.

8 DISCIPULADOR IEADSJ - Versão: Página: 8 de Precisamos pagar algum valor ou fazer sacrifícios para merecer a salvação eterna? Por quê? (Efésios 2:8,9) Não. Porque é de graça, não vem das obras para que ninguém se glorie. 24. Por meio do que somos justificados e salvos? (Romanos 5:1 e Efésios 2:8) Por meio da fé. {Sugerir ler Hebreus 11:1 para ver o significado de Fé. Que significa confiar independente das circunstâncias}. 25. O que João Batista falou sobre a Obra de Cristo? (João 1:29) Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. {Fale sobre os sacrifícios do antigo testamento e do sacrifício de Cristo}. 26. O Império Romano condenava os malfeitores à crucificação. Era uma morte vergonhosa, cruel e humilhante. Jesus teria cometido algum crime para morrer assim? (João 8:29 e 19:4) Não, Jesus só fazia aquilo que agradava o Pai. Pilatos também não encontrou crime algum em Jesus. OPINIÃO: No julgamento de Cristo, Pilatos mandou o povo escolher quem deveria ser libertado da prisão: Jesus, o Filho de Deus, ou Barrabás, o salteador? (João 18:39,40). O povo escolheu Barrabás. Como base na questão anterior, quem a maioria do povo escolhe ainda nos dias de hoje? (Barrabás é o símbolo do mundo e do pecado). [PERGUNTE A CADA UM, EXPLIQUE MELHOR E ESTEJA ATENTO PARA VERIFICAR COMO ESTÃO RECEBENDO A PALAVRA] LEITURA: Ler Evangelho de João. Um capítulo diariamente (Nesta semana, cap. 15 ao 21). Dica: Anote, sublinhe ou destaque os versículos que lhe chamarem a atenção ou que toquem o seu coração. No próximo encontro, apresente e leia aos demais participantes pelo menos 1 destes que você destacou. Traga também as dúvidas e peça auxílio ao orientador.

9 DISCIPULADOR IEADSJ - Versão: Página: 9 de 36 (04) O NOVO NASCIMENTO No nascimento físico as pessoas passam a existir. Também passam a pertencer a uma família, sociedade e Pátria, com todos os direitos e privilégios de cidadão. Espiritualmente, o homem sem Cristo está morto no pecado, isso é, separado de Deus. Portanto é necessário que aconteça nele o maior milagre que Deus opera no homem: o milagre do novo nascimento. Através deste novo nascimento o homem passa a existir espiritualmente. O nascimento físico é comprovado em livros nos cartório de registro civil. O novo nascimento também é comprovado no Livro da Vida (Apocalipse 20:15) e através de uma nova vida transformada, com evidências internas e externas da salvação. 27. Nicodemos, um homem muito religioso, procurou Jesus e queria saber mais a respeito da salvação: O que disse Jesus a Nicodemos? (João 3:3,7) É necessário nascer de novo para ver (morar) no reino de Deus. ( leia João 1.12,13 ) 28. Com o que Jesus comparou a ação do Espírito Santo? (João 3:8) Com o vento. Não podemos vê-lo, mas sentimos a sua ação. Assim também o Espírito Santo opera em nossas vidas. [O EFEITO É VISTO POR TODOS] 29. O que acontecerá para quem não nascer de novo? (João 3:3) Não pode ver e não chegará ao Reino de Deus. 30. Quem convence o homem do pecado ao arrependimento? (João 16:7-11) O Espírito Santo 31. O Espírito Santo faz morada na vida dos que recebem a Jesus. Qual é a função do Espírito Santo conforme João 14:26? Ele é o nosso consolador, que nos ensina e nos faz lembrar das palavras de Cristo.

10 DISCIPULADOR IEADSJ - Versão: Página: 10 de Relacione a primeira coluna com a segunda conforme efeitos do novo nascimento: a) (João 8:31,32,36) ( b ) Tem vida em abundância, vida completa e com propósito b) (João 10:10) ( d ) Amar uns aos outros c) (João 5:24) ( e ) Adoram a Deus em espírito e em verdade d) (João 13:35) ( a ) Verdadeiramente sereis livres e) (João 4:20-24) ( c ) Tem vida eterna, não entra em juízo e passou da morte para a vida f) (II Coríntios 5:17) ( f ) É uma nova criatura, tudo se fez novo OPINIÃO: Você já nasceu de novo? Tem certeza de que vai para o céu? Fale sobre esta experiência pessoal com Cristo. Peça que alguém de seu grupo também fale um pouco sobre sua experiência do novo nascimento. [PERGUNTE INDIVIDUALMENTE. SE A RESPOSTA FOR POSITIVA, PEÇA QUE AS PESSOAS FALEM SOBRE SUA CONVERSÃO, O QUE MUDOU EM SUAS VIDAS, ETC... ] LEITURA: Ler Atos dos Apóstolos. Um capítulo diariamente (Nesta semana, cap. 1 ao 7). Dica: Anote, sublinhe ou destaque os versículos que lhe chamarem a atenção ou que toquem o seu coração. No próximo encontro, apresente e leia aos demais participantes pelo menos 1 destes que você destacou. Traga também as dúvidas e peça auxílio ao orientador.

11 DISCIPULADOR IEADSJ - Versão: Página: 11 de 36 (05) A NOVA VIDA COM CRISTO No estudo anterior vimos que através do novo nascimento a pessoa passa a existir espiritualmente. Hoje veremos como é possível viver desfrutando do plano de Deus e do Seu Amor para nossas vidas. Conhecendo mais a Palavra de Deus, descobriremos melhor o plano divino para nossas vidas. Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (II Coríntios 5:17). As nossas orações agora são respondidas por Deus. Ao aceitarmos Jesus como Salvador e Senhor de nossas vidas, o Espírito Santo faz morada em nós. Isto acontece num momento. Porém, para conhecermos mais a Deus e a Sua vontade, precisamos de uma comunhão continua com Ele. Isso implica em ler Sua Palavra diariamente e orar ao Senhor. A comunhão com o povo de Deus é muito importante para o nosso crescimento espiritual. Lembre-se, apenas o pecado poderá nos isolar da comunhão com Jesus e Sua Palavra. Porém, se algo está errado, Cristo sempre está pronto a nos ajudar. 33. Quando confiamos em Jesus e nos tornamos suas ovelhas, será que pode haver algum perigo para nós? (João 10:27-30) Não, nunca pereceremos e ninguém nos poderá tirar das mãos do Pai. 34. Jesus usou símbolos conhecidos para nos ensinar acerca do reino de Deus. Vejamos algumas figuras que ilustram a vida abundante: a) Em João 4:10,13,14,15 usou a Água (limpa, refrigera e produz vida) Promessa que nunca teremos sede. b) Em João 6:35 usou o Pão (Ele é o nosso alimento espiritual) Promessa que nunca teremos fome. c) Em João 8:12 usou Luz (Andar em trevas = insegurança, perigos) Promessa que nunca andaremos em trevas. d) Em João 14:6, Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida Promessa que não erraremos o caminho, não seremos enganados e não pereceremos. 35. Que lição Jesus nos ensinou em João 15:5, quando falou que Ele é a videira verdadeira e nós os ramos? A necessidade de estarmos Nele para produzirmos frutos. Sem Ele não podemos fazer nada.

12 DISCIPULADOR IEADSJ - Versão: Página: 12 de Devemos priorizar nossos amigos ou amar mais nossos parentes do que a Cristo? (Mateus 10:36,37) De modo algum. Jesus disse: quem ama os pais ou filhos mais do que Ele não é digno dele. [VEJA A REAÇÃO DOS ALUNOS SOBRE ESTA QUESTÃO. SE NECESSÁRIO PROMOVA ESCLARECIMENTOS] 37. Como devemos orar a Deus para que nossas orações sejam respondidas? Relacione as colunas. a) João 15:7 b) João 16:23,24 c) João 9:31 d) Mateus 21:22 e) Mateus 7:7,8 ( c )Temer a Deus, fazer Sua vontade e viver afastado do pecado. ( e ) Pedir para receber, buscar para encontrar e a porta será aberta para quem bate. ( a ) Se permanecer na palavra de Cristo tudo o que pedi será feito. ( b ) Pedir a Deus em nome Jesus Cristo. ( d ) Crer para que a oração seja respondida OPINIÃO: Deus tem respondido as suas orações? Você ora a Deus, diariamente? Conte para [o grupo uma benção que você recebeu em resposta as suas orações. [PERGUNTE A CADA UM. SE A PERGUNTA FOR NÃO, OU NÃO SEI, AJUDE-O A DESCOBRIR O QUE ESTÁ FALTANDO. ENSINE-O A ORAR E CONFIAR EM DEUS] LEITURA: Ler Atos dos Apóstolos. Um capítulo diariamente (Nesta semana, cap. 8 ao 14). Dica: Anote, sublinhe ou destaque os versículos que lhe chamarem a atenção ou que toquem o seu coração. No próximo encontro, apresente e leia aos demais participantes pelo menos 1 destes que você destacou. Traga também as dúvidas e peça auxílio ao orientador.

13 DISCIPULADOR IEADSJ - Versão: Página: 13 de 36 (06) JESUS, SEUS DISCÍPULOS E SUAS PROMESSAS Cada um deve ser um discípulo de Cristo, isso é, um seguidor e aprendiz de Jesus. Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos (João 8:31). Disse ainda: Ide e fazei discípulos (Mateus 28:19). Isso significa que os discípulos devem fazer outros seguidores de Cristo. Foi para isso que Jesus enviou o Espírito Santo. Ele veio para convencer o homem do seu pecado. Nesta missão não estamos a sós, Deus está conosco. Hoje veremos algumas das promessas de Deus para cada um de nós. 38. Quem são os verdadeiros discípulos de Cristo? (João 8:31) Aqueles que permanecem na Sua Palavra. [PERMANECER TEM SENDIDO DE CONHECER E PRATICAR] 39. O que Jesus ordenou aos discípulos fazerem? (Mateus 28:19,20) Fazer discípulos, levá-los aos batismo e ensinar a praticar a Palavra 40. Como podemos nos tornar amigos de Cristo? (João 15:14) Fazendo aquilo que Ele nos ordenou em sua Palavra. 41. Qual é o efeito nos discípulos em obedecer a Palavra de Cristo? (João 8:31,32) Conhece a verdade e é liberta da escravidão do pecado, da mentira, do engano. 42. O que espera Jesus de Seus discípulos? (João 15:8) Que produzam muito fruto. 43. O que Jesus prometeu a Seus discípulos? (João 14:1-3,18) Foi nos preparar lugar junto ao Pai, voltará para nos buscar e não nos deixará órfãos. 44. Os discípulos de Cristo podem fazer os sinais que Ele fazia? (Marcos 16:17 e João 14:12) Sim. Jesus deu poder aos seus discípulos (aos que crêem) para realizar os mesmos sinais e milagres.

14 DISCIPULADOR IEADSJ - Versão: Página: 14 de 36 OPINIÃO: Você já é um discípulo de Cristo? Está fazendo outros discípulos? [PERGUNTE A CADA UM E OUÇA]. TAREFA: Quais as bênçãos Jesus prometeu nos seguintes textos bíblicos? Relacione a primeira coluna com a segunda. a) Em João 12:46 b) Em João 14:2 c) Em João 14:3 d) Em João 15:7 e) Em João 16:33 f) Em João 14:21 ( a ) Luz do mundo e não viver em trevas ( b ) Muitas moradas na casa do Pai ( c ) Jesus voltará para nos buscar ( d ) As nossas orações são respondidas ( e ) Temos paz em Cristo, mesmo nas provações da vida ( f ) Ser amado por Jesus LEITURA: Ler Atos dos Apóstolos. Um capítulo diariamente (Nesta semana, cap. 15 ao 21). Dica: Anote, sublinhe ou destaque os versículos que lhe chamarem a atenção ou que toquem o seu coração. No próximo encontro, apresente e leia aos demais participantes pelo menos 1 destes que você destacou. Traga também as dúvidas e peça auxílio ao orientador.

15 DISCIPULADOR IEADSJ - Versão: Página: 15 de 36 (07) DÍZIMOS E OFERTAS A história do dízimo é muito antiga. Não poderia ser da Lei, como que por obrigação, mas por gratidão e também como forma de agradecimento pelas bênçãos, devolvendo 10% (décima parte ou dízimo) a Deus. É a forma de reconhecermos que tudo que possuímos, recebemos ou alcançamos pertence à Deus. O salmista Davi registrou Ao Senhor Deus pertencem o mundo e tudo que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são dele. O Senhor construiu a terra sobre os mares e pôs os seus alicerces nas profundezas do oceano. (Salmo 24:1,2). No primeiro registro na Bíblia sobre dízimo (Gêneses 14:20), Abrão ofereceu o dízimo a Deus de sua vitória. Deus gostou tanto desse ato de reconhecimento e fidelidade, que embutiu na Lei para que fossem atendidas as viúvas, os órfãos, os sacerdotes e os levitas. Hoje, os dízimos e ofertas têm a finalidade de sustentação da igreja, principalmente para que mais pessoas sejam alcançadas através do Evangelho de Jesus Cristo. O dízimo não é mera obrigatoriedade, mas um ato oriundo da fé nas promessas de Deus. O dízimo é a forma de você mostrar sua gratidão pelas bênçãos decorrentes da salvação. 46. Qual foi a diferença entre a oferta de Abel e de Caim? (Gênesis 4:3,5 / 4:4) A oferta de Abel: foi das premícias, o primeiro e a melhor. A oferta de Caim: foi a cabo de dias, não a melhor oferta. [ESTUDIOSOS AFIRMAM QUE FOI FORA DA SAFRA. O QUE HAVIA SOBRADO OU ESTRAGADO. LEIA TAMBÉM PROVÉRBIOS 3:9,10] 45. Jacó fez um voto com Deus para que o abençoasse, o que Jacó se propôs então? (Gênesis 28:20-22) Que serviria somente ao Senhor, que construiria um memorial para Deus e daria o dízimo de tudo que ganhasse. 46. Que tipo de roubo Deus esta reclamando? (Malaquias 3:8) O roubo do povo em não devolver os dízimos e as ofertas alçadas (oferta com um determinado propósito) 47. Quais as consequências, o povo sofreria por não dar ouvido a Deus, a respeito do dízimo? (Malaquias 3:9) Seriam amaldiçoados. 48. Qual atitude o homem deve tomar para que o devorador seja detido? (Malaquias 3:10,11) Obedecer trazendo o dízimo para que o devorador seja repreendido e não venha destruir o fruto da vossa terra.

16 DISCIPULADOR IEADSJ - Versão: Página: 16 de Qual a recompensa pela nossa obediência e fidelidade a Deus? (Malaquias 3:10) Abrir as janelas dos céus e derramar bênçãos sobre vós com abastança. 50. Fazer prova com Deus não é chantagear o Senhor, mas saber que ele é recíproco para conosco. Qual a condição para isso, conforme João 15:7? Estar em comunhão com Jesus e obedecer a sua Palavra. 51. O que Jesus reprovou quando chamou os escribas e fariseus de hipócritas? (Mateus 23:23,24) Jesus reprovou a motivação errada em dizimar daqueles homens. 52. Qual a utilidade do dízimo para a igreja local descrita em I Coríntios 9:13,14? Utilizado na administração da igreja, para sustento dos que pregam o evangelho (pastores e obreiros). LEITURA: Ler Atos dos Apóstolos. Um capítulo diariamente (Nesta semana, cap.22 ao 28). Dica: Anote, sublinhe ou destaque os versículos que lhe chamarem a atenção ou que toquem o seu coração. No próximo encontro, apresente e leia aos demais participantes pelo menos 1 destes que você destacou. Traga também as dúvidas e peça auxílio ao orientador.

17 DISCIPULADOR IEADSJ - Versão: Página: 17 de 36 (08) BATISMO NAS ÁGUAS E SANTA CEIA O batismo é assunto de extrema importância tanto para igreja quanto para cada um de nós. É através do batismo que o convertido é reconhecido como integrante da igreja local. Sem fazer parte desta família de Deus, ficamos impossibilitados de crescer espiritualmente, conforme deseja o Senhor Jesus. A palavra batismo vem do grego (baptizo), que significa imergir completamente. Assim o batismo ilustra a experiência da regeneração efetuada pelo Espírito Santo no pecador, experiência esta que se relaciona com a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Há diferentes formas de batismo celebrado nas igrejas. Qual a forma que a Bíblia ensina? Freqüentemente se fazem perguntas sobre a ordenança bíblica do batismo. Como os apóstolos de Cristo batizavam? Como devemos realizar o batismo ainda hoje? Outra ordenança de Jesus é a Santa Ceia, ou Ceia do Senhor, que foi instituída por ele na noite de quinta-feira de Páscoa, quando foi preso no Getsêmane. Ela está baseada na ceia pascal dos judeus, que apontava para o passado e ao mesmo tempo para o futuro. A Santa Ceia é a cerimônia mais solene da Igreja, sendo um memorial para lembrarmos que Jesus morreu em nosso lugar e também que Ele voltará ao mundo para estabelecer o juízo final e seu reino glorioso. Neste estudo veremos questões sobre estas duas ordenanças. 53. Para se batizar, é necessário entrar nas águas? (Mateus 3:16 e Atos 8:38) Sim, tanto o que batiza quanto o batizado (ou batizando). 54. Jesus com 30 anos de idade se batizou nas águas. Por quê? (Mateus 3:15) Para cumprir toda justiça de Deus e nos deixar exemplo. 55. Quem deve ser batizado nas águas? (Marcos 16:15,16) Somente quem crer em Jesus Cristo poderá ser batizado. 56. Qual a fórmula do batismo que Cristo deu aos Seus discípulos? (Mateus 28:19) Batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 57. Qual o significado ou símbolo do batismo nas águas? (Romanos 6:4,5 e Colossenses 2:12) Simboliza sepultamente e ressurreição. Morre o velho homem e nasce uma nova criatura para viver em novidade de vida, mediante a fé no poder de Deus. 58. Se o batismo significa sepultamento, como deve estar o batizado? (Romanos 6:1-4) Completamente morto para o mundo (pecado).

18 DISCIPULADOR IEADSJ - Versão: Página: 18 de Qual o objetivo de participarmos da Ceia do Senhor? (Lucas 22:19,20) Lembrarmos que Jesus entregou sua vida e derramou seu sangue por nós, criando uma nova aliança. 60. Podemos participar da Ceia do Senhor de qualquer maneira? (I Coríntios 11:27,28) Jamais. Devemos nos examinar a nós mesmos e participar sem pecado (não confessado). 61. O que acontece para quem vive no pecado e participa do Corpo e do Sangue de Cristo? (I Coríntios 11:27,29) Torna-se culpado da morte do Senhor e sofrerá o juízo de Deus. 62. Se o discípulo de Cristo não participar da Ceia do Senhor, o que acontece? (João 6:53,54) Não tem vida espiritual e compromete a salvação. 63. Quais os elementos usados para celebrar a Ceia do Senhor e quais os significados? (I Coríntios 11:23-25) O pão que simboliza o corpo e o vinho que simboliza o sangue de Cristo. 64. É bíblico participar só do cálice ou só do pão? (Mateus 26:26,27) Não. Jesus disse para todos participarem do pão e do cálice. OPINIÃO: Você acha que o exemplo do batismo de Jesus e a maneira que os apóstolos batizavam devem ser observados ainda hoje? Por quê? Explique com suas próprias palavras. DECORE: o versículo a seguir para a próxima semana (Marcos 16:16) [QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO, MAS QUEM NÃO CRER SERÁ CONDENADO]

19 DISCIPULADOR IEADSJ - Versão: Página: 19 de 36 (09) DEUS E A IDOLATRIA O significado da idolatria (latreia) é diretamente serviço a ídolos. Ou seja, conforme o termo grego (eidõlon): sacrifícios oferecidos (adoração) a fantasmas ou semelhança, literalmente daquilo que é visto ou idéia fruto da imaginação. A idolatria compreende desde prostrar-se perante imagens e adorá-las; culto a outros deuses; astros celestiais (sol, lua, estrelas); adesão a ciências (astrologia, ioga transcendental, cristalologia, duendes, ocultismo) e também adoração a ídolos humanos (famosos) ou mesmo anjos ou demônios. Nem a Bíblia nem a história informam quando a idolatria teve início. Porém, através das Escrituras, conclui-se que ela teve origem no pecado de Adão, pois com a queda deu-se início ao processo de degradação moral da humanidade. Um idólatra é um escravo de idéias depravadas que os seus ídolos representam (Gálatas 4.8,9). A idolatria está associada e traçada pela falta de conhecimento de Deus e de gratidão para com Ele. Vejamos a seguir o que a Bíblia nos trás ainda sobre este assunto. 65. Qual é o primeiro mandamento que Deus estabeleceu? (Êxodo 20:3) Não terás outros deuses diante de mim. 66. Qual é o mandamento seguinte e as consequências da desobediência contidas nos versículos 4 e 5 do mesmo capítulo? Não fazer imagens de escultura, não se encurvar para elas e nem servi-las. Deus é zeloso, e as maldições virão sobre aqueles que o aborrecem e também sobre suas gerações. 67. Perante o Senhor, o que são as imagens de escultura e o que acontece com quem as produz? (Deuteronômio 7:25 e 27:15) As imagens de escultura são abominações (para adoração) e são amaldiçoados os que as fazem. 68. Como ficaria o homem se continuasse a reverenciar as imagens de escultura? (Salmos 115.8) Vão se tornar semelhantes a seus ídolos. Ex: não vão enxergar a verdade, estarão surdos para conselhos bons, estarão mudos para falarem coisas boas. 69. De quem Deus estava falando, quando se referiu ao fazer esta colocação? Tem boca mas não falam, tem olhos mas não vêem, tem ouvido mas não ouvem, tem nariz mas não cheiram, tem mãos mas não apalpam,tem pés mas não andam, nem som algum sai da sua garganta (Leia Salmos 115.4) Dos ídolos feitos pelos homens.

20 DISCIPULADOR IEADSJ - Versão: Página: 20 de Em Atos 15:29 é recomendado para os fiéis que devam abster-se das coisas sacrificadas, a quem? Que abstenhais das coisas sacrificadas a ídolos. 71. De onde partiu esta ordem de não comer nada sacrificado aos ídolos? De qual autoridade? (Atos 15.28) Partiu a ordem do Espírito Santo. 72. Leia Isaias 45:20. Por que as orações daquele povo eram inúteis? Porque as pessoas estavam orando a deuses que não podiam lhes salvar. 73. A idolatria também se manifesta através de que tipos de ações? (1 Samuel 15:23) Através da obstinação (dominado por interesse pessoal) ou pela porfia (contenda por disputas) 74. Qual outra forma de idolatria as Escrituras destacam? E o que acontece sobre os que a cometem? (Colossenses 3:5,6) Outra forma de idolatria é a avareza. Os que a cometem são conhecidos como filhos da desobediência e vem sobre eles a ira de Deus. MEDITAR: Pensamos sobre ídolos como estátuas de madeira ou pedra, mas na verdade um ídolo é qualquer coisa ou pessoa que se atribui valor e poder sagrados. Se a sua resposta para qualquer das perguntas seguintes for algo ou alguém que não seja Deus, você precisa verificar a quem ou o que está adorando: Quem me criou? Em quem confio em última instância? De quem espero a verdade final? Em quem busco a segurança e a felicidade? Quem é o responsável pelo meu futuro? LEITURA: Ler as Cartas (Epístolas) de João. Final da Bíblia, antes de Apocalipse e Judas (Um capítulo diariamente). Dica: Anote, sublinhe ou destaque os versículos que lhe chamarem a atenção ou que toquem o seu coração. No próximo encontro, apresente e leia aos demais participantes pelo menos 1 destes que você destacou. Traga também as dúvidas e peça auxílio ao orientador. Outros versículos sobre idolatria: Isaías 44:9-20 Isaías 45:20-21 Deuteronômio 18:9

21 DISCIPULADOR IEADSJ - Versão: Página: 21 de 36 (10) O ESPÍRITO SANTO No momento em que o homem arrepende-se de seus pecados e aceita a Cristo como Salvador, recebe o Espírito Santo. Após regenerar-se, o novo homem passa a ter a mente de Cristo e a produzir o fruto do Espírito. O Espírito Santo também o santifica tornando cada vez mais real sua experiência com Deus. Só que a partir daí, surge a necessidade do revestimento do poder de Deus, que vem do batismo no Espírito Santo. Tal revestimento tem por finalidade preparar o crente para suportar as tribulações e provações do caminho e, capacitá-lo para testemunhar de Cristo na proclamação do Seu evangelho. Antes de retornar ao céu, Cristo prometeu enviar o Consolador (Espírito Santo). Em Atos 2:1-13 temos a descida do Espírito Santo, mais conhecida como Pentecostes. Será que essa promessa era apenas para os dias dos apóstolos de Cristo ou é para nós ainda hoje? Vejamos mais o que as Escrituras descrevem sobre a ação do Espírito Santo em nossas vidas. 75. O que é batismo no Espírito Santo? (Lucas 24:49) É uma promessa do Pai e revestimento de poder. 76. Qual é o sinal ou evidência do batismo no Espírito Santo? (Atos 2:3,4 e 10:45,46) É o falar em outras línguas. 77. Como se recebe o batismo no Espírito Santo? (Atos 1:13,14) Perseverando em oração, ou seja, pedindo a Jesus. 78. Quem vive no pecado pode receber o Espírito Santo? (João 14:17) O mundo não pode receber porque não conhece a Deus. 79. Qual a finalidade do batismo no Espírito Santo? (Atos 1:8) Para o crente ser testemunha de Jesus, de quem Ele é o que Ele fez por nós.

22 DISCIPULADOR IEADSJ - Versão: Página: 22 de Além do batismo no Espírito Santo, quais os dons que Deus dá ao Seu povo, capacitatando ao serviço do Senhor? (I Coríntios 12:7-12) Dons de Revelação: conhecimento, sabedoria e discernimento. Dons de inspiração: profecia, variedades de línguas e interpretação de línguas. Dons de poder: milagres, cura e fé. 81. No momento da regeneração, o novo homem passa a ter a mente de Cristo e a produzir o fruto do espírito, ou seja as virtudes de Cristo. Quais são elas? (Gálatas 5:22,23) Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. 82. O Espírito Santo é o líder da Igreja, quais os papéis Dele descritos nos versículos abaixo: a) João 14:26 Nos ensina todas as coisas e nos faz lembrar tudo o que Cristo disse b) 2 Tessalonicenses 2:13 Santifica a igreja c) João 16:13 Guia ou dirige os filhos de Deus em toda a verdade MEDITAÇÃO: Você já recebeu o Espírito Santo em sua vida? Como podemos saber que o Espírito Santo está em nós? O que você tem feito para agradar ao Espírito de Verdade? TAREFA: Pratique as obras da luz e produza o fruto do Espírito, conforme Gálatas 5:22 [O FRUTO DO ESPÍRITO E: AMOR, ALEGRIA, PAZ, LONGANIMIDADE, BENIGNIDADE, BONDADE, FIDELIDADE, MANSIDÃO E DOMÍNIO PRÓPRIO]

23 DISCIPULADOR IEADSJ - Versão: Página: 23 de 36 (11) A IMPORTÂNCIA DA IGREJA A palavra igreja tem diversos significados na linguagem moderna. Aplica-se a um edifício, a uma congregação, a uma denominação e à cristandade em geral. Vários destes significados não aparecem no Novo Testamento, onde o vocábulo igreja não se refere nunca a um edifício, nem a uma denominação cristã. Designa geralmente a uma congregação local, organizada para adorar a Deus e para observar as ordenanças do evangelho e executar os mandamentos do Senhor. Mas algumas poucas vezes refere-se a assembléias e com mais freqüência a todo o corpo de verdadeiros seguidores de Cristo. A palavra igreja, empregada em sentido universal, designa o corpo de Cristo. A igreja universal e invisível, da qual Cristo é a cabeça, não é uma organização, mas um organismo, pois em cada um de seus membros palpita a vida de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual dirige o movimento de todo o corpo e de cada crente em particular. Muitas vezes não temos idéia da importância da freqüência nos cultos. Como também, os benefícios que nós recebemos em estarmos ouvindo a Palavra de Deus e em comunhão com os nossos irmãos em Cristo. Os Discípulos de Cristo foram grandes homens de fé e poder. Suas vitórias foram resultado de buscarem a Deus todos os dias. Que nós também estejamos com este mesmo espírito para podermos vencer. 83. Qual o objetivo ou papel principal da Igreja de Cristo? (Mateus 28:19,20) Por onde for, a igreja deve fazer discípulos de Jesus, batizando-os e ensinando-os a guardar o que Ele ordenou (segundo sua Palavra). 84. A igreja, como templo é o local onde os membros se reúnem principalmente para o quê? (Romanos 12:1) Para realizar o culto racional, ou seja: cultuar a Deus. 85. Nossos irmãos da igreja primitiva iam ao templo com freqüência? (Atos 2:46 e Atos 3:1) Sim, eles iam todos os dias para a Igreja. O Templo é a Igreja de hoje. 86. O que pode acontecer com o membro (crente) quando não participa dos cultos ou não está reunido com a igreja? (João 20:24-27) Perde a chance de ver a Jesus (nos dias de hoje não vemos, mas sentimos) e fica uma pessoa Incrédula (não crê nos milagres que acontece na Igreja).

24 DISCIPULADOR IEADSJ - Versão: Página: 24 de Qual deve ser o nosso sentimento quando somos convidados para ir a Igreja? (Salmos 122:1) Devemos ter um sentimento de alegria. Pois estaremos indo na casa de Deus. 88. A quem Deus abomina e que causa divisão numa Igreja? (Provérbios 6:16-19) Aquele que semeia contenta entre os irmãos da igreja. 89. Tiago em sua carta, alerta para a origem das contendas. Quais são? (Tiago 4:1) E o que nós, membros da Igreja, devemos fazer? (Tiago 4:7-10) Os prazeres e desejos que militam (contaminam) nossa carne. Devemos nos sujeitar a Deus, resistir ao diabo. Também se aproximar de Deus, com humildade para assim, sermos exaltados por Ele. 90. A Igreja também é simbolizada pela família, vejamos a seguir referências sobre o assunto e relacione as colunas: a) João 1:12 ( d ) Porque Deus aboliu todas as barreiras que o separavam da humanidade b) Mateus 12:50 ( e ) Porque Jesus agora lhes chama: irmão c) Romanos 8:17 ( b ) Porque o crente deve ter obediência a Deus d) Efésios 2:19 ( a ) Porque o crente foi adotado por Deus e) Hebreus 2:11 ( c ) Por que o crente tem uma herança

25 DISCIPULADOR IEADSJ - Versão: Página: 25 de 36 (12) O QUE ACONTECERÁ DEPOIS DA MORTE -... Aos homens está ordenado morrerem uma só vez vindo depois disso o Juízo (Hebreus 9:27. No Evangelho de Lucas 16:19-31, Jesus Cristo deixou bem claro que apenas existem dois destinos. Nada diz da existência de um possível terceiro destino. Na parábola do rico e Lázaro, Cristo ensinou que os dois destinos são afastados um do outro e incomunicáveis entre si. A narrativa não deixa dúvidas que a nossa sorte eterna é determinada no presente. Neste último estudo, veremos o que nos aguarda no além. Tanto os que aceitaram a Cristo como Salvador quanto os que O rejeitaram. 91. O que Jesus disse que Ele é? (João 11:25) A ressurreição e a vida. 92.Qual a maior loucura que o homem pode cometer? (João 3:36) Por quê? Não crer e nem aceitar a Jesus Cristo como Senhor. Porque não alcançará a vida eterna e a ira de Deus permanecerá sobre ele. 93. É possível uma pessoa se salvar depois da morte? (Hebreus 9:27) Não. Depois da morte virá apenas o juízo. 94. O que acontecerá depois da morte do salvo em Cristo?(II Coríntios 5:10 I Coríntios 3:12-15) Os salvos comparecerão ante o tribunal de Cristo. 95. Quando Jesus voltar o que sucederá para aqueles que morreram salvos?(i Coríntios 15:51-54) Ressuscitaram com novo corpo de glória, a exemplo de Cristo. 96. Como será o novo corpo, tanto dos vivos quanto dos que morreram em Cristo, quando Cristo voltar para buscar os Seus? (I Coríntios 15:42-44,51,52,53) Será um corpo de glória, vigor, espiritual, incorruptível e imortal 97. O que espera o pecador que morre sem Cristo? (Apocalipse 20:11-13) Todos estarão diante de Deus, serão julgados segundo as suas obras. 98. Quem será lançado no lago de fogo? (Apocalipse 20:14,15) A morte, o inferno e todo aquele que não tiver seu nome escrito no livro da vida

26 DISCIPULADOR IEADSJ - Versão: Página: 26 de Qual será a duração do castigo no lago de fogo, onde inclusive o próprio inferno será lançado? (Mateus 25:41 Marcos 9:43,44,48) Eterno, isto é, para sempre, sem fim Qual o último inimigo que será aniquilado? (I Coríntios 15:26) A morte. REFLEXÃO: Com a lição de hoje você encerra este estudo de doutrinas básicas. Agora que você já conhece as verdades fundamentais das Escrituras, deve prosseguir, descortinando novos horizontes da fé. Mas antes de dar o próximo passo, reflita: - Você crê que a Bíblia é a palavra de Deus? - Você já tem um relacionamento vivo e real com Deus? - Você crê que Jesus é o Salvador? Ele é o Senhor da sua vida? - Você já nasceu de novo, arrependendo-se da vida de pecados e confia em Jesus? - Deus já perdoou os seus pecados? - Você tem certeza da salvação? - Quando Cristo voltar, você estará do lado dele, ou será expulso da Sua presença? - Qual será seu destino final: vida eterna ou perdição eterna? Que as verdades maravilhosas contidas nestas lições tenham garantido o básico para sua vida cristã, isto é, a salvação eterna.

27 DISCIPULADOR IEADSJ - Versão: Página: 27 de 36 (13) LICÃO COMPLEMENTAR A cada segundo, morrem 3 pessoas na Terra. São 180 por minuto por hora por dia. Mais de 94 milhões por ano! Para onde estão indo estas pessoas? Pergunta chave: Aonde você vai passar sua eternidade, no CÉU ou no INFERNO? Não entrarão no Reino do céu... Tímidos: são os que temem a desaprovação e ameaças do povo a ponto de darem menos valor a lealdade a Cristo e a Palavra. Incrédulos: indivíduo sem crença religiosa, Ateu. Que não crê: incredulidade. Abomináveis: odiar, sentir horror (a si próprio). Também é ser crente em Cristo e praticar o pecado. Homicidas: que comete homicídio (individuo) assassino. Matar o próximo por perversidade. Fornicadores: que pratica sexo fora do casamento. Feiticeiros: espíritas, pessoas que praticam magia negra, adoração de demônios, quem faz feitiço, encantador, bruxos. Idólatras: adoração de espíritos, pessoas ou ídolos, e também a confiança numa pessoa, instituição ou objeto como se tivesse autoridade igual ou superior a Deus. Cães: que ensinam a Palavra de forma errada, tentando sabotar o Evangelho de livre graça. Mentirosos: quem mente ou tem o hábito de mentir. Também é o que se desvia da verdade se juntando aos enganadores. Adúlteros: que cometem a infidelidade conjugal. Efeminados: homem que se comporta como mulher. Sodomitas: que praticam relação sexual anal, entre homem e mulher ou entre homossexuais. Ladrões: aqueles que furtam; homens sem consciência. Avarentos: pessoas que tem apego ao dinheiro; esganação; falta de generosidade e mesquinhez. Bêbados: quem toma bebida embriagante e tem descontrole das faculdades físicas e mentais. Maldizentes: pessoas que falam mal dos outros; tem má língua. Roubadores: pessoas que tomam para si coisa alheia mediante grave ameaça ou violência. Devasso: homem dissoluto, corrupto, libertino, depravado (sem moral). Prostituição: imoralidade sexual de todas as formas. Isto inclui também gostar de fotos, filmes ou publicações pornográficas. Impureza: maus pensamentos e desejos do coração, isto inclui pecados sexuais, atos pecaminosos e vícios. Lascívia: sensualidade. Maus desejos a ponto de perder a vergonha e a decência. Inimizades: intenções e ações fortemente hostis; antipatia e inimizades extremas. Porfias: pessoas que geram ou estimulam brigas, oposição, luta por superioridade. Ciúmes: desejo de posse de pessoa ou objeto amado; despeito invejoso. Iras: fúria explosiva que irrompe através de palavras e ações violentas. Discórdia: pessoas que geram desentendimentos entre pessoas ou grupos. Dissensões: introduzir e disseminar ensinos na congregação sem qualquer respaldo na Palavra de Deus.

28 DISCIPULADOR IEADSJ - Versão: Página: 28 de 36 Facções: pessoas que geram divergência, dissidência; formadores de grupos através da discórdia. Invejas: antipatia ressentida contra outra pessoa que possui algo que não temos e queremos. Glutonarias: vontade incontrolável de comer; fazer da comida objeto de desejo e prazer. Heresias: grupos divididos dentro da congregação, formando conluios egoístas que destroem a unidade da igreja. Pelejas: ambição egoísta e a cobiça do poder. Emulações: ressentimento, inveja amarga do sucesso dos outros. Referências: Marcos 7:21-23; I Coríntios 6:10; Gálatas 5:19-21; Efésios 5.5; Apocalipse 21:8-10, 22:15 Precisamos saber que Jesus nos salva do caminho que acaba na perdição eterna, no inferno. A Bíblia diz que os homens viverão eternamente ou no céu, ou no inferno. Um desses lugares é maravilhoso, o outro é horrível. Não existe um terceiro lugar. Após a morte, ninguém mais dirá que tudo acabou quando fechou seus olhos aqui na terra. Nosso destino eterno é decidido pela nossa atitude diante de Jesus. A nossa eternidade depende de uma só pessoa, Jesus Cristo e do nosso relacionamento com Ele! O céu é de uma beleza inconcebível. Por isso, o Senhor Jesus compara-o com uma festa. A Primeira Carta aos Coríntios (2.9) diz: "Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam". Não há nada, absolutamente nada nesta terra, que possa ser comparado ao céu, tamanha é sua beleza! De maneira alguma devemos perder a chance de ir para o céu, pois ele é precioso demais! Alguém nos abriu a porta: foi Jesus, o Filho de Deus! É graças a Ele que temos acesso à eternidade. Agora a decisão é nossa. O inferno é um lugar onde Deus não está onde não há nenhum consolo ou bênçãos. A Bíblia o descreve como "trevas... [onde] haverá choro e ranger de dentes" (Mateus 22.13; 25.30). Ela também nos diz: "O Diabo... foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre... e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos" (Apocalipse 20.10). O inferno não foi preparado para nós, mas "para o Diabo e seus anjos (demônios)" (Mateus 25.41). Entretanto, a Bíblia diz que todos os que rejeitam a oferta de salvação e o perdão de Deus irão para lá (veja João 3.36). Podemos estar certos de que Deus não está tentando simplesmente assustar-nos. Ele está nos advertindo seriamente para evitarmos o inferno a qualquer custo! Deus não nos deixa desinformados a respeito do que virá após a morte: "...aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo" (Hebreus 9.27). "Porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão (Jesus) que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos" (Atos 17.31). Alguns lugares na bíblia que falam de como é o inferno: Mt Castigo eterno Mt Fogo eterno Is Chamas eternas e Fogo devorado Mt 14.42,50 Fornalha acesa

Lembrança da Primeira Comunhão

Lembrança da Primeira Comunhão Lembrança da Primeira Comunhão Jesus, dai-nos sempre deste pão Meu nome:... Catequista:... Recebi a Primeira Comunhão em:... de... de... Local:... Pelas mãos do padre... 1 Lembrança da Primeira Comunhão

Leia mais

Lição Um. Um Novo Princípio. O Poder Transformador de Cristo

Lição Um. Um Novo Princípio. O Poder Transformador de Cristo Livro 1 página 4 Lição Um Um Novo Princípio O Poder Transformador de Cristo Da Palavra de Deus: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo

Leia mais

Personal Commitment Guide. Guia de Compromisso Pessoal

Personal Commitment Guide. Guia de Compromisso Pessoal Personal Commitment Guide Guia de Compromisso Pessoal Nome da Igreja ou Evento Nome do Conselheiro Telefone 1. Salvação >Você já atingiu um estágio na vida em que você tem a certeza da vida eterna e que

Leia mais

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e

7 E o Espírito é o que dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. 8 Porque três são os que dão testemunho: o Espírito, e a água, e o sangue; e I João 1 1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida 2 (pois a vida foi manifestada, e nós

Leia mais

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados...

Apostila de Fundamentos. Arrependimento. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... Apostila de Fundamentos Arrependimento Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados... (Atos 3:19) A r r e p e n d i m e n t o P á g i n a 2 Arrependimento É muito importante

Leia mais

A Palavra de Deus. - É na Palavra de Deus que o homem encontra o conhecimento a respeito da Vida, de onde viemos e onde vamos viver a eternidade.

A Palavra de Deus. - É na Palavra de Deus que o homem encontra o conhecimento a respeito da Vida, de onde viemos e onde vamos viver a eternidade. A Palavra de Deus 2 Timóteo 3:16-17 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver. 17 E isso

Leia mais

Como levar alguém a Jesus Cristo usando o Cubo Evangelístico (Use as setas do cubo para ajudá-lo a abrir as figuras)

Como levar alguém a Jesus Cristo usando o Cubo Evangelístico (Use as setas do cubo para ajudá-lo a abrir as figuras) Como levar alguém a Jesus Cristo usando o Cubo Evangelístico (Use as setas do cubo para ajudá-lo a abrir as figuras) Mostre o "Homem em Pecado" separado de Deus Esta luz (aponte para o lado direito) representa

Leia mais

Qual o segredo das imagens?

Qual o segredo das imagens? Qual o segredo das imagens? A Palavra de Deus é taxativa ao proibir o homem de criar, possuir ou servir a um ídolo, representado em madeira, pedra, gesso, barro, ferro, ouro ou qualquer outro material.

Leia mais

1ª Carta de João. A Palavra da Vida. Deus é luz. Nós somos pecadores. Cristo, nosso defensor junto a Deus

1ª Carta de João. A Palavra da Vida. Deus é luz. Nós somos pecadores. Cristo, nosso defensor junto a Deus 1ª Carta de João A Palavra da Vida 1 1 O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e o que as nossas mãos apalparam da Palavra da Vida 2 vida esta que

Leia mais

Curso de Discipulado

Curso de Discipulado cidadevoadora.com INTRODUÇÃO 2 Este curso é formado por duas partes sendo as quatro primeiras baseadas no evangelho de João e as quatro últimas em toda a bíblia, com assuntos específicos e muito relevantes

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

DOUTRINAS BÁSICAS DA VIDA CRISTÃ

DOUTRINAS BÁSICAS DA VIDA CRISTÃ EBD DOUTRINAS BÁSICAS DA VIDA CRISTÃ DOUTRINAS BÁSICAS DA VIDA CRISTÃ OLÁ!!! Sou seu Professor e amigo Você está começando,hoje, uma ETAPA muito importante para o seu CRESCIMENTO ESPIRITUAL e para sua

Leia mais

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO

2015 O ANO DE COLHER ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO ABRIL - 1 A RUA E O CAMINHO Texto: Apocalipse 22:1-2 Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro, no meio da RUA principal da cidade. De

Leia mais

Lição 01 O propósito eterno de Deus

Lição 01 O propósito eterno de Deus Lição 01 O propósito eterno de Deus LEITURA BÍBLICA Romanos 8:28,29 Gênesis 1:27,28 Efésios 1:4,5 e 11 VERDADE CENTRAL Deus tem um propósito original e eterno para minha vida! OBJETIVO DA LIÇÃO Que eu

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida 32810 ~ USA 1 Dois Pais Espirituais Lição 1 (volte para as páginas 4, 5 e 6) Durante a história, Deus tem dado todo individo uma chance para aceitar o seu eterno plano da salvação. É triste, muitas pessoas tem rejeitado

Leia mais

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3).

Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). Jesus declarou: Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo. (João 3:3). O capítulo três do Evangelho de João conta uma história muito interessante, dizendo que certa noite

Leia mais

No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS. Pr. Cristiano Nickel Junior

No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS. Pr. Cristiano Nickel Junior No princípio era aquele que é a Palavra... João 1.1 UMA IGREJA COM PROPÓSITOS Pr. Cristiano Nickel Junior O propósito é que a Igreja seja um exército com bandeiras Martyn Lloyd-Jones No princípio era aquele

Leia mais

O seu conceito das religiões é como o seguinte quadro?

O seu conceito das religiões é como o seguinte quadro? ...as religiões? Sim, eu creio que sim, pois não importa a qual religião pertença. O importante é apoiar a que tem e saber levá-la. Todas conduzem a Deus. Eu tenho minha religião e você tem a sua, e assim

Leia mais

A Unidade de Deus. Jesus Cristo é o Único Deus. Pai Filho Espírito Santo. Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz?

A Unidade de Deus. Jesus Cristo é o Único Deus. Pai Filho Espírito Santo. Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz? A Unidade de Deus Quem é Jesus? Como os Apóstolos creram e ensinaram? O que a Bíblia diz? Vejamos a seguir alguns tópicos: Jesus Cristo é o Único Deus Pai Filho Espírito Santo ILUSTRAÇÃO Pai, Filho e Espírito

Leia mais

Igreja Internacional da Graça de Deus

Igreja Internacional da Graça de Deus Igreja Internacional da Graça de Deus 1 O Batismo nas Águas Igreja Internacional da Graça de Deus Fevereiro de 2010 São Paulo - Brasil 2 Nova Vida com Jesus J esus respondeu : - Na verdade, na verdade

Leia mais

No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!

No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! SÉRIE: QUEM É JESUS? Jesus é o Cordeiro de Deus Data: / 09 / 2010 - Semana 4. No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! 1 / 7 1)

Leia mais

Todos Batizados em um Espírito

Todos Batizados em um Espírito 1 Todos Batizados em um Espírito Leandro Antonio de Lima Podemos ver os ensinos normativos a respeito do batismo com o Espírito Santo nos escritos do apóstolo Paulo, pois em muitas passagens ele trata

Leia mais

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13 A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO Romanos 15:13 - Ora o Deus de esperança vos encha de toda a alegria e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo. Só Deus pode nos dar uma

Leia mais

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS

ESTUDO 1 - ESTE É JESUS 11. Já vimos que Jesus Cristo desceu do céu, habitou entre nós, sofreu, morreu, ressuscitou e foi para a presença de Deus. Leia João 17:13 e responda: Onde está Jesus Cristo agora? Lembremo-nos que: Jesus

Leia mais

Consolidação para o Discipulado - 1

Consolidação para o Discipulado - 1 Consolidação para o Discipulado - 1 Fortalecendo o novo convertido na Palavra de Deus Rev. Edson Cortasio Sardinha Consolidador/a: Vida consolidada: 1ª Lição: O Amor de Deus O amor de Deus está presente

Leia mais

Predestinação. Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Predestinação. Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Aula 15/06/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S S O homem é pecador Romanos 3:9-18 S Pecadores merecem a morte Genesis 2:17, Romanos 6:23 S Portanto, se é para Deus ser justo e dar somente o que

Leia mais

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL

Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 1 Os encontros de Jesus O cego de nascença AS TRÊS DIMENSÕES DA CEGUEIRA ESPIRITUAL 04/03/2001 N Jo 9 1 Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego. 2 Os seus discípulos perguntaram:

Leia mais

Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada.

Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada. Capítulo 1: A Bíblia e Como ela foi Organizada Objetivo: Compreender o que é a Bíblia e como foi organizada. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA A IMPORTÂNCIA DAS OBRAS DE FÉ William Soto Santiago Cayey Porto Rico 16 de Março de 2011 Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO http://www.cder.com.br E-mail:

Leia mais

Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo. 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam

Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo. 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam Lição 1 Leis no tempo de Cristo Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam 2) Lei Civil do A.T. = Tinha a ver com os costumes

Leia mais

MANUAL. Esperança. Casa de I G R E J A. Esperança I G R E J A. Esperança. Uma benção pra você! Uma benção pra você!

MANUAL. Esperança. Casa de I G R E J A. Esperança I G R E J A. Esperança. Uma benção pra você! Uma benção pra você! MANUAL Esperança Casa de I G R E J A Esperança Uma benção pra você! I G R E J A Esperança Uma benção pra você! 1O que é pecado Sem entender o que é pecado, será impossível compreender a salvação através

Leia mais

FILHOS UMA NECESSIDADE? PROTESTO!

FILHOS UMA NECESSIDADE? PROTESTO! FILHOS UMA NECESSIDADE? PROTESTO! INTRODUÇÃO Uma mudança de paradigma. Dados que fundamentam a mudança de paradigmas Casais estão demorando mais para ter o primeiro filho. Uma média de 5 a 6 anos após

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ 27/06/15 PLANO DE SALVAÇÃO

DECLARAÇÃO DE FÉ 27/06/15 PLANO DE SALVAÇÃO DECLARAÇÃO DE FÉ Pr Josemeire Ribeiro CRM PR 2015 O que é credo? É o que eu creio. PLANO DE SALVAÇÃO QUEDA REDENÇÃO RESTAURAÇÃO Declaração de Fé da IEQ foi compilada por sua fundadora Aimeé Semple McPherson,

Leia mais

ESTUDOS NO EVANGELHO DE JOÃO

ESTUDOS NO EVANGELHO DE JOÃO ESTUDOS NO EVANGELHO DE JOÃO ESTUDO 1 NOVA VIDA O presente curso ajudará você a descobrir fatos da Palavra de Deus, fatos os quais você precisa para viver a vida em toda a sua plenitude. Por este estudo

Leia mais

Escola da Bíblia Rua Rio Azul, 200, Boa Viagem CEP: 51.030-050 Recife PE

Escola da Bíblia Rua Rio Azul, 200, Boa Viagem CEP: 51.030-050 Recife PE AS GRANDES DOUTRINAS DA BÍBLIA LIÇÃO 07 O QUE A BÍBLIA DIZ A RESPEITO DA SALVAÇÃO INTRODUÇÃO Chegamos ao que pode ser o tópico mais importante desta série: a salvação. Uma pessoa pode estar equivocada

Leia mais

Bíblia Sagrada N o v o T e s t a m e n t o P r i m e i r a E p í s t o l a d e S ã o J o ã o virtualbooks.com.br 1

Bíblia Sagrada N o v o T e s t a m e n t o P r i m e i r a E p í s t o l a d e S ã o J o ã o virtualbooks.com.br 1 Bíblia Sagrada Novo Testamento Primeira Epístola de São João virtualbooks.com.br 1 Capítulo 1 1 O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos olhos, o que temos contemplado

Leia mais

O PLANO CONTRA LÁZARO

O PLANO CONTRA LÁZARO João 12 Nesta Lição Estudará... Jesus em Betânia O Plano Contra Lázaro Jesus Entra em Jerusalém Alguns Gregos Vão Ver Jesus Anuncia a Sua Morte Os Judeus Não Crêem As Palavras de Jesus Como Juiz JESUS

Leia mais

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO

O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO O PAI É MAIOR DO QUE O FILHO Vós ouviste o que vos disse: Vou e retorno a vós. Se me amásseis, ficaríeis alegres por eu ir para o Pai, porque o Pai é maior do que eu. João

Leia mais

JESUS É A LUZ DO MUNDO João 8.12 Pr. Vlademir Silveira IBME 24/03/13

JESUS É A LUZ DO MUNDO João 8.12 Pr. Vlademir Silveira IBME 24/03/13 JESUS É A LUZ DO MUNDO João 8.12 Pr. Vlademir Silveira IBME 24/03/13 INTRODUÇÃO O Evangelho de João registra 7 afirmações notáveis de Jesus Cristo. Todas começam com Eu sou. Jesus disse: Eu sou o pão vivo

Leia mais

Pr. Patrick Robert Briney Mission Boulevard Baptist Church. A Série das Verdades do Evangelho (caderno 4) God is the Answer

Pr. Patrick Robert Briney Mission Boulevard Baptist Church. A Série das Verdades do Evangelho (caderno 4) God is the Answer Pr. Patrick Robert Briney Mission Boulevard Baptist Church Deus é a Resposta A Série das Verdades do Evangelho (caderno 4) God is the Answer Tradução Pr. Anastácio Pereira de Sousa Primeira Igreja Batista

Leia mais

BASES DA CONVERSÃO CRISTÃ E DO DISCIPULADO

BASES DA CONVERSÃO CRISTÃ E DO DISCIPULADO BASES DA CONVERSÃO CRISTÃ E DO DISCIPULADO O que é uma pessoa cristã? É a pessoa que acredita que o Deus vivo é revelado em e por meio de Jesus Cristo, que aceita Jesus Cristo como Senhor e Salvador, que

Leia mais

A morte física é o resultado final da vida nesse mundo decaído. 1 Jo 5:19

A morte física é o resultado final da vida nesse mundo decaído. 1 Jo 5:19 1 Todos Morrem! Pessoas morrem diariamente, seja por acidente ou de câncer, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, ou como vítimas de quaisquer das numerosas outras doenças. Alguns chegam a morrer

Leia mais

Lição 9 Completar com Alegria

Lição 9 Completar com Alegria Lição 9 Completar com Alegria A igreja estava cheia. Era a época da colheita. Todos tinham trazido algo das suas hortas, para repartir com os outros. Havia muita alegria enquanto as pessoas cantavam louvores

Leia mais

18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado

18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado LIÇÃO 1 - EXISTE UM SÓ DEUS 18 Estudos Bíblicos para Evangelismo e Discipulado A Bíblia diz que existe um único Deus. Tiago 2:19, Ef. 4 1- O Deus que Criou Todas as coisas, e que conduz a sua criação e

Leia mais

EXISTE O INFERNO? Introdução

EXISTE O INFERNO? Introdução EVANGELISMO PESSOAL EXISTE O INFERNO 1 EXISTE O INFERNO? Introdução A. Um dos temas religiosos mais carregados de emoção é o tema do Inferno. Que sucede depois da morte física? Há algo mais além do túmulo

Leia mais

O"que"fazer"quando"o"coração"se"desespera?"

Oquefazerquandoocoraçãosedesespera? O"que"fazer"quando"o"coração"se"desespera?" O"que"fazer"quando"o"coração"se"desespera?" O"que"fazer"quando"o"coração"se"desespera?" mas"aqueles"que" esperam"no"senhor" renovam"as"suas"forças." Voam"alto"como"águias;"

Leia mais

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA 1 40 dias vivendo para Jesus 12/05/2013 At 1 4 Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai

Leia mais

UM LÍDER DO TEMPLO VISITA JESUS

UM LÍDER DO TEMPLO VISITA JESUS Bíblia para crianças apresenta UM LÍDER DO TEMPLO VISITA JESUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Byron Unger; Lazarus Adaptado por: M. Maillot; Sarah S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido

Leia mais

LIÇÃO 1 - COMEÇANDO A VIDA CRISTÃ

LIÇÃO 1 - COMEÇANDO A VIDA CRISTÃ 2015 MDA REDE JOVEM Tornar-se um cristão espiritualmente maduro é a ação de maior valor que podemos fazer por nós mesmos. LIÇÃO 1 - COMEÇANDO A VIDA CRISTÃ Jesus foi maior evangelista que o mundo já viu.

Leia mais

PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015

PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015 PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015 1) A Cruz era um instrumento de execução. Para os romanos, que tipo de pessoa era executado na cruz? E para os judeus? Resposta: Os romanos a usavam

Leia mais

Lição 8 Trabalhar com Líderes

Lição 8 Trabalhar com Líderes Lição 8 Trabalhar com Líderes Já havia mais de um ano que o António se tornara membro da sua igreja. Ele tinha aprendido tanto! Começou a pensar nos líderes da igreja que o tinham ajudado. Pensava naqueles

Leia mais

Centralidade da obra de Jesus Cristo

Centralidade da obra de Jesus Cristo Centralidade da obra de Jesus Cristo MÓDULO 3 3ª AULA AULA 3 MÓDULO 3 SALVAÇÃO EM CRISTO Jesus no Centro Por que deve ficar claro isso? Dá para evangelizar sem falar de Jesus? É possível partir de outro

Leia mais

ESTUDOS PARA AS CÉLULAS AS SETE VERDADES ESSÊNCIAIS DO EVANGELHO

ESTUDOS PARA AS CÉLULAS AS SETE VERDADES ESSÊNCIAIS DO EVANGELHO 1 ESTUDOS PARA AS CÉLULAS AS SETE VERDADES ESSÊNCIAIS DO EVANGELHO LIÇÃO Nº 01 DIA 16/06/2014 INTRODUÇÃO: Vamos começar uma nova série de estudos em nossas células. Esta será uma série muito interessante

Leia mais

Lição 4. Usando a Bíblia. A importância da Bíblia na sua vida: É muito importante que um novo cristão estabeleça o

Lição 4. Usando a Bíblia. A importância da Bíblia na sua vida: É muito importante que um novo cristão estabeleça o Livro 1 página 28 Lição 4 Usando a Bíblia A importância da Bíblia na sua vida: É muito importante que um novo cristão estabeleça o hábito de ler regularmente a Bíblia. É uma fonte de bênção, inspiração,

Leia mais

EVANGELHO DE JOÃO, Cap. 3. Evangelho de João Cap. 3. 1 Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.

EVANGELHO DE JOÃO, Cap. 3. Evangelho de João Cap. 3. 1 Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. EVANGELHO DE JOÃO, Cap. 3 LEMBRETE IMPORTANTE: As palavras da bíblia, são somente as frases em preto Alguns comentários explicativos são colocados entre os versículos, em vermelho. Mas é apenas com o intuito

Leia mais

Sumário. Prefácio...3. 1. As evidências da ressurreição de Cristo...5. 2. Se Jesus está vivo, onde posso encontrá-lo?...15

Sumário. Prefácio...3. 1. As evidências da ressurreição de Cristo...5. 2. Se Jesus está vivo, onde posso encontrá-lo?...15 1 Sumário Prefácio...3 1. As evidências da ressurreição de Cristo...5 2. Se Jesus está vivo, onde posso encontrá-lo?...15 Comunidade Presbiteriana Chácara Primavera Ministério de Grupos Pequenos Março

Leia mais

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo

Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo 4ª Semana Você foi criado para tornar-se semelhante a Cristo I- CONECTAR: Inicie o encontro com dinâmicas que possam ajudar as pessoas a se conhecer e se descontrair para o tempo que terão juntas. Quando

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS

ESCOLA BÍBLICA I. E. S.O.S JESUS Data: 03/03/08 COMO A MORTE ENTROU NO MUNDO PECADO Significa errar o alvo, rebelião, desobediência. etc. HERMENEUTICA A arte de interpretar o sentido das palavras em leis, textos, Romanos, 5 : 12 12 Portanto,

Leia mais

igrejabatistaagape.org.br [1] Deus criou o ser humano para ter comunhão com Ele, mas ao criá-lo concedeu-lhe liberdade de escolha.

igrejabatistaagape.org.br [1] Deus criou o ser humano para ter comunhão com Ele, mas ao criá-lo concedeu-lhe liberdade de escolha. O Plano da Salvação Contribuição de Pr. Oswaldo F Gomes 11 de outubro de 2009 Como o pecado entrou no mundo e atingiu toda a raça humana? [1] Deus criou o ser humano para ter comunhão com Ele, mas ao criá-lo

Leia mais

Lição 10 Batismo Mergulhando em Jesus

Lição 10 Batismo Mergulhando em Jesus Ensino - Ensino 11 - Anos 11 Anos Lição 10 Batismo Mergulhando em Jesus História Bíblica: Mateus 3:13 a 17; Marcos 1:9 a 11; Lucas 3:21 a 22 João Batista estava no rio Jordão batizando as pessoas que queriam

Leia mais

Perguntas para Testar a Compreensão de 1 João

Perguntas para Testar a Compreensão de 1 João 1:1-4 1:5-7 1:8-10 Perguntas para Testar a Compreensão de 1 João P1 vs 1-3: O que eles ouviram, viram e tocaram? R: Jesus. P2 vs 3-4: Por que a carta foi escrita? R: Para que os leitores se juntassem ao

Leia mais

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25

Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 1 Deus: Origem e Destino Atos 17:19-25 Domingo, 7 de setembro de 2014 19 Então o levaram a uma reunião do Areópago, onde lhe perguntaram: "Podemos saber que novo ensino é esse que você está anunciando?

Leia mais

Nesta nova série Os Discursos de Jesus vamos aprofundar as Palavras de Jesus :- seus discursos, suas pregações e sermões. Ele falou aos seus

Nesta nova série Os Discursos de Jesus vamos aprofundar as Palavras de Jesus :- seus discursos, suas pregações e sermões. Ele falou aos seus Nesta nova série Os Discursos de Jesus vamos aprofundar as Palavras de Jesus :- seus discursos, suas pregações e sermões. Ele falou aos seus apóstolos na intimidade, falou a um grupo maior que se aproximava

Leia mais

Eis que tudo se fez novo (aluno)

Eis que tudo se fez novo (aluno) Eis que tudo se fez novo (aluno) Índice 01 A Bíblia 02 O ser humano e seu relacionamento com Deus 03 A garantia da salvação 04 Quem é Jesus Cristo 05 O Espírito Santo 06 A Oração 07 As tentações e o pecado

Leia mais

#62. O batismo do Espírito Santo (continuação)

#62. O batismo do Espírito Santo (continuação) O batismo do Espírito Santo (continuação) #62 Estamos falando sobre alguns dons do Espírito Santo; falamos de suas obras, dos seus atributos, como opera o novo nascimento e, por último, estamos falando

Leia mais

LIBERTANDO OS CATIVOS

LIBERTANDO OS CATIVOS LIBERTANDO OS CATIVOS Lucas 14 : 1 24 Parábola sobre uma grande ceia Jesus veio convidar àqueles que têm fome e sede para se ajuntarem a Ele. O Senhor não obriga que as pessoas O sirvam, mas os convida

Leia mais

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? Esse texto é um dos mais preciosos sobre Davi. Ao fim de sua vida,

Leia mais

Educação de Filhos de 0 a 5 anos. Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013

Educação de Filhos de 0 a 5 anos. Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013 Educação de Filhos de 0 a 5 anos Edilson Soares Ribeiro Cláudia Emília Ribeiro 31/03/2013 Bom dia! Aula 4 Nosso Objetivos Educando Filhos segundo a Vontade de Deus Desenvolvimento da criança Influências

Leia mais

Manual de Respostas do Álbum Líturgico- catequético No Caminho de Jesus [Ano B 2015]

Manual de Respostas do Álbum Líturgico- catequético No Caminho de Jesus [Ano B 2015] 1 Manual de Respostas do Álbum Líturgico- catequético No Caminho de Jesus [Ano B 2015] Página 9 Na ilustração, Jesus está sob a árvore. Página 10 Rezar/orar. Página 11 Amizade, humildade, fé, solidariedade,

Leia mais

Deus está implantando o Seu Reino aqui na Terra e Ele tem deixado bem claro qual é a visão dele para nós:

Deus está implantando o Seu Reino aqui na Terra e Ele tem deixado bem claro qual é a visão dele para nós: Visão do MDa Na visão do MDA, é possível à Igreja Local ganhar multidões para Jesus sem deixar de cuidar bem de cada cristão é o modelo de discipulado um a um em ação. O MDA abrange diversos fatores desenvolvidos

Leia mais

Você se lembra das três palavras abordadas na lição anterior: Revelação, inspiração e iluminação?

Você se lembra das três palavras abordadas na lição anterior: Revelação, inspiração e iluminação? A BÍBLIA Parte 2 Objetivo para mudança de vida: Dar ao estudante um senso profundo e duradouro de confiança em sua capacidade de entender a Bíblia. Capacidade esta que lhe foi dada por Deus. Você se lembra

Leia mais

1ª Leitura - Gn 2,7-9; 3,1-7

1ª Leitura - Gn 2,7-9; 3,1-7 1ª Leitura - Gn 2,7-9; 3,1-7 Criação e pecado dos primeiros pais. Leitura do Livro do Gênesis 2,7-9; 3,1-7 7 O Senhor Deus formou o homem do pó da terra, soprou-lhe nas narinas o sopro da vida e o homem

Leia mais

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO

CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO CRISTOLOGIA: DOUTRINA DE CRISTO ETERNIDADE DEUS PAI LOGUS ESPIRITO SANTO A TRINDADE 1Jo.5.7 LOGUS QUER DIZER PALAVRA OU VERBO SE REFERE AO FILHO NA ETERNIDADE I - SUA PRÉ-EXISTÊNCIA 1 - SUA EXISTÊNCIA

Leia mais

Mantendo uma Posição Firme

Mantendo uma Posição Firme Livro 1 página 65 Lição Nove Mantendo uma Posição Firme (O Batismo e a Membresia na Igreja) Introdução: O batismo e a membresia na igreja säo coisas inteiramente diferentes. Eles estão juntos nesta lição

Leia mais

REIS BONS E REIS MAUS

REIS BONS E REIS MAUS Bíblia para crianças apresenta REIS BONS E REIS MAUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

Lição 11. Batismo nas águas. Comuidade Ev. Amanhecer com Jesus QUESTIONAMENTOS: O batismo salva? O batismo como mandamento

Lição 11. Batismo nas águas. Comuidade Ev. Amanhecer com Jesus QUESTIONAMENTOS: O batismo salva? O batismo como mandamento Lição 11 Batismo nas águas Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e

Leia mais

Apostila Fundamentos. Batismo nas Águas. batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo... Mt 28:19

Apostila Fundamentos. Batismo nas Águas. batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo... Mt 28:19 Apostila Fundamentos Batismo nas Águas batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo... Mt 28:19 B a t i s m o n a s Á g u a s P á g i n a 2 Batismo nas Águas Este é outro passo que está

Leia mais

Prezados pais de: a desenvolver o hábito da oração. Lembre-se: é chegado o momento de buscarmos, ainda mais, a presença de Deus através da oração

Prezados pais de: a desenvolver o hábito da oração. Lembre-se: é chegado o momento de buscarmos, ainda mais, a presença de Deus através da oração Prezados pais de: O tema deste trimestre trata sobre a oração, enfatizando às crianças que Deus sempre ouve e responde as nossas súplicas. Você está orando por alguma coisa? Deus responderá. Ele pode dizer

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CONSELHEIROS BÍBLICOS (ABCB)

DECLARAÇÃO DE FÉ ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CONSELHEIROS BÍBLICOS (ABCB) DECLARAÇÃO DE FÉ ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CONSELHEIROS BÍBLICOS (ABCB) A Igreja de Jesus Cristo está comprometida somente com o Antigo e Novo Testamentos como a única autoridade escrita de fé e conduta.

Leia mais

CRISTO EM TI A MANIFESTAÇÃO DA GLÓRIA

CRISTO EM TI A MANIFESTAÇÃO DA GLÓRIA CRISTO EM TI A MANIFESTAÇÃO DA GLÓRIA INTRODUÇÃO Irmãos! A bíblia nos ensina que Deus nos chama a realizar, a ser, a conhecer e a alcançar muitas coisas, tais como, realizar a obra de Deus, a ser santos,

Leia mais

Texto base Jo 8: 12 a 59

Texto base Jo 8: 12 a 59 Texto base Jo 8: 12 a 59 EU SOU Eternidade, Imutabilidade e Fidelidade pactual a. A busca equivocada Após a multiplicação dos pães e peixes, Jesus deixou a multidão (Jo 6: 1 a 15) A multidão resolveu procurá-lo

Leia mais

CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo. CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo

CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo. CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo CATEQUESE 1 Estamos reunidos de novo Tens uma tarefa importante para realizar: 1- Dirige-te a alguém da tua confiança. 2- Faz a pergunta: O que admiras mais em Jesus? 3- Regista a resposta nas linhas.

Leia mais

Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406

Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Roteiro 1- Introdução 2- Fundamento Bíblico 3- Conclusão 1. Introdução Voce entende por que é importante

Leia mais

Honestidade e Respeito Justiça e Paz Amizade e Verdade Determinação e Responsabilidade Gratidão e Disciplina Gentileza e Obediência Integridade e

Honestidade e Respeito Justiça e Paz Amizade e Verdade Determinação e Responsabilidade Gratidão e Disciplina Gentileza e Obediência Integridade e Honestidade e Respeito Justiça e Paz Amizade e Verdade Determinação e Responsabilidade Gratidão e Disciplina Gentileza e Obediência Integridade e Honra PERCA E INVERSÃO DE VALORES: Um Tema antigo! Ai dos

Leia mais

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ JESUS E TENTADO NO DESERTO Volume 4 Escola: Nome : Professor (a): Data : / / 11 7) PERGUNTAS: 1. Depois de ser batizado, onde Jesus foi guiado pelo espírito? 2. Quem

Leia mais

Recomendação Inicial

Recomendação Inicial Recomendação Inicial Este estudo tem a ver com a primeira família da Terra, e que lições nós podemos tirar disto. Todos nós temos uma relação familiar, e todos pertencemos a uma família. E isto é o ponto

Leia mais

Mortificando a carne, Para refletir a gloria de Deus

Mortificando a carne, Para refletir a gloria de Deus Mortificando a carne, Para refletir a gloria de Deus Romanos 8:13 Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão, Introdução: Cremos

Leia mais

Compartilhando a Sua Fé

Compartilhando a Sua Fé Livrinho 2 Pàgina 4 Lição Um Compartilhando a Sua Fé O Propósito desta Lição Agora que você descobriu a alegria de pecados perdoados e de uma nova vida em Cristo, sem dúvida quer que os seus familiares

Leia mais

Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.

Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Lc 18.1-8 Jesus contou aos seus discípulos esta parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar. Ele disse: "Em certa cidade havia um juiz que não temia a Deus nem se importava

Leia mais

Juniores aluno 7. Querido aluno,

Juniores aluno 7. Querido aluno, Querido aluno, Por acaso você já se perguntou algumas destas questões: Por que lemos a Bíblia? Suas histórias são mesmo verdadeiras? Quem criou o mundo? E o homem? Quem é o Espírito Santo? Por que precisamos

Leia mais

DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS

DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS DESENVOLVENDO MEMBROS MADUROS Movendo Pessoas da Congregação para os Comprometidos para que não mais sejamos como meninos Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Leia mais

Selecionando e Desenvolvendo Líderes

Selecionando e Desenvolvendo Líderes DISCIPULADO PARTE III Pr. Mano Selecionando e Desenvolvendo Líderes A seleção de líderes é essencial. Uma boa seleção de pessoas para a organização da célula matriz facilitará em 60% o processo de implantação

Leia mais

PRÓLOGO. #21diasdeamor. DEUS É AMOR 1 João 4:8

PRÓLOGO. #21diasdeamor. DEUS É AMOR 1 João 4:8 PRÓLOGO DEUS É AMOR 1 João 4:8 Quando demonstramos amor, estamos seguindo os passos de Jesus. Ele veio para mostrar ao mundo quem Deus é. Da mesma maneira, temos a missão de mostrar ao mundo que Deus é

Leia mais

A Bíblia afirma que Jesus é Deus

A Bíblia afirma que Jesus é Deus A Bíblia afirma que Jesus é Deus Há pessoas (inclusive grupos religiosos) que entendem que Jesus foi apenas um grande homem, um mestre maravilhoso e um grande profeta. Mas a Bíblia nos ensina que Jesus

Leia mais

Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17

Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17 Lição 1 - Apresentando o Evangelho Texto Bíblico Romanos 1.16,17 Paulo escreveu uma carta à Igreja de Roma, mas não foi ele o instrumento que Deus usou para fazer acontecer uma Agência do Reino de Deus

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI

Bíblia para crianças. apresenta O SÁBIO REI Bíblia para crianças apresenta O SÁBIO REI SALOMÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Lazarus Adaptado por: Ruth Klassen O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da Bíblia na Linguagem

Leia mais

QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA. II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA

QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA. II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA QUEM ANUNCIA AS BOAS NOVAS COOPERA COM O CRESCIMENTO DA IGREJA II Reunião Executiva 01 de Maio de 2015 São Luís - MA At 9.31 A igreja, na verdade, tinha paz por toda Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se

Leia mais

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ O BATISMO DO SENHOR JESUS CRISTO E O COMEÇO DE SEU MINIST ÉRIO Volume 03 Escola: Nome : Professor (a): Data : / / 5) VAMOS BRINCAR DE FORCA? Marque com um x na letra

Leia mais

A LIÇÃO DAS GENEALOGIAS

A LIÇÃO DAS GENEALOGIAS A LIÇÃO DAS GENEALOGIAS Gn 5 1 Esta é a lista dos descendentes de Adão. Quando criou os seres humanos, Deus os fez parecidos com ele. 2 Deus os criou homem e mulher, e os abençoou, e lhes deu o nome de

Leia mais