XIII ERIC (ISSN ) Eixo Temático Administração e Análise Financeira sala nº 09 (RESUMO)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "XIII ERIC (ISSN ) Eixo Temático Administração e Análise Financeira sala nº 09 (RESUMO)"

Transcrição

1 Eixo Temático Administração e Análise Financeira sala nº 09 (RESUMO)

2 ANALISE DO CLIMA ORGANIZACIONAL NA MBR SHOPPING AGROPECUÁRIO LOCALIZADO EM MANDAGUARI-PR ANALISE DO CLIMA ORGANIZACIONAL NA MBR SHOPPING AGROPECUÁRIO LOCALIZADO EM MANDAGUARI-PR RESUMO Beatriz Gonçalves Ribeiro FAFIMAN Caroline Ildefonso Henrique FAFIMAN Katia Tóffolo Simino FAFIMAN O tema clima organizacional tem sido objeto de estudo nos últimos anos no meio empresarial, nos órgãos públicos e no meio acadêmico, pois oferece oportunidade para a identificação e analise de diversos aspectos da organização tais como estilos de liderança, a comunicação organizacional, o grau de satisfação e motivação dos funcionários, bem como a predisposição para mudanças, assim como a transformação da própria cultura organizacional. A análise do clima organizacional permite sair do imaginário para se ter informações concretas e relativas. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e posteriormente uma pesquisa de campo procurou-se apresentar a análise do clima organizacional do MBR Shopping Agropecuário localizada no município de Mandaguari-PR. Contudo procurou-se: A) Apontar os pontos fortes e fracos da equipe de colaboradores do MBR Shopping Agropecuário; B) Levantar-se a qualidade do clima organizacional e a influencia no desempenho dos funcionários; C) Sugerir melhorias para qualidade do clima organizacional da empresa. Como resultados deste estudo verificou-se que A) Foi analisado a maneira como cada colaborador exercia sua função dentro a empresa para satisfação dos clientes; B) É através do estudo de clima que se pode avaliar o grau de satisfação ou insatisfação, as expectativas, o interesse, as necessidades e todas outras

3 variáveis que envolvem o desempenho de uma equipe de trabalho; C) Em comum acordo com todos os colaboradores, foram apresentados novas regras para melhoria do ambiente. PALAVRAS CHAVES: Colaboradores; Clima Organizacional; Mudanças.

4 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA XIII ERIC (ISSN ) Diego Aparecido Barone Costa (FAFIMAN) diego_abc2015@outlook.com. Fábio Henrique Oliveira da Silva (FAFIMAN) fabioliveiras@hotmail.com. Fábio Meireles (FAFIMAN) fabiomeiresles80@hotmail.com. Katia Tóffolo (FAFIMAN) k_toffolo@yahoo.com.br. RESUMO: Administração Financeira e orçamentaria é de extrema importância para uma organização. Para uma organização eficaz é preciso de um bom funcionamento no setor financeiro, logo o gestor deve colocar em pratica na empresa para qualquer tipo de atividade que for feita nela mesmo. O objetivo desse trabalho é verificar a existência da área ou função financeira dentro da empresa BAR DO CUNHADO, afim de apresentar projeto de melhoria. Como objetivos específicos tem-se: a) Destacar a existência e estruturação da área dentro apontado sua importância e papel voltada à gestão da administração financeira e orçamentaria, bem como sua importância, papel e função dentro da organização b) identificar as ferramentas utilizadas pela organização para controle das informações c) identificar o perfil dos profissionais dos envolvidos com a administração financeiros na empresa d) apontar se os projetos são viáveis para implantação tomando como referência a análise financeira. A metodologia utilizada nesse projeto de pesquisa foi a exploratória, como resultado do estudo verificou - se que a empresa consta várias falhas administrativas, a empresa em si tem somente uma ata para o controle da empresa, tendo também uma terceirização de um escritório contábil, há um estudo de implementação de projetos como a informatização da empresa, controle rígido de estoque entre outros. PALAVRA CHAVE: Administração financeira, gestão, orçamentaria.

5 ANÁLISE FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA - FABETO EIRELI EPP GUILHERME RIBEIRO RODRIGUES LUCAS EDUARDO PAVANI LUCAS DA SILVA MATTIAS Resumo: A Administração Financeira para a organização é de suma importância uma vez que ela é uma ferramenta indispensável para controlar a vida das empresas, o objetivo geral do artigo é Analisar a Área/Função financeira e orçamentaria de uma empresa de Mandaguari, afim de obter propostas de viabilidade de projetos. Como objetivos específicos tem-se: a) identificar a existência da Área / Função financeira na empresa em estudo, bem como sua nomenclatura; b) apontar as atividades realizadas dentro da Área / Função financeira, destacando os tipos de controle administrativos e financeiros utilizados; c) verificar os profissionais que cuidam das atividades da Área / Função financeira, apresentando a nomenclatura do cargo e o perfil do ocupante do cargo; A metodologia utilizada foi fundamentada em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo na área de administração financeira e em livros técnico de administração. Como resultados deste estudo verificou-se que a área financeira é gerida pelo diretor Fabio em todos as suas atribuições, não possui uma estrutura física, a alocação de recursos financeiros não obedece um planejamento pré-estabelecido, sendo realizada conforme a demanda, a empresa utiliza um software ERP terceirizado para gestão de todas as áreas, desde compras, finanças, comercial e produção, toda a cadeia de computadores está interligada e seus vendedores externos utilizam acesso remoto para utilizar a ferramenta.

6 DIAGNÓSTICO E ANÁLISE DA ÁREA/FUNÇÃO FINANCEIRA DE UMA EMPRESA DE MANDAGUARI Mayara Perassoli Resumo Kátia Tóffolo Simino A área financeira é responsável pela ação de vários setores, pois a partir da liberação financeira, todas as ações são tomadas, como diminuir as perdas e aumentar os recursos próprios. A escolha do tema deve-se ao fato da Administração Financeira ser considerada uma das Áreas mais importantes da empresa, além de ser o combustível e possibilitar o funcionamento de forma correta e sistêmica. Como objetivos específicos têm-se: a) Identificar a existência da área ou função financeira na empresa, a fim de compreender sua política de atuação; b) Apontar as atividades realizadas dentro da área financeira, destacando os tipos de controles administrativos e financeiros utilizados; c) Verificar os profissionais que cuidam das atividades da área de finanças, apresentando a nomenclatura do cargo e o perfil do ocupante; d) Levantar a necessidade de melhoria/ mudança em diferentes áreas da organização, a fim de apresentar projetos que atendam tais necessidades; e) Realizar um estudo de viabilidade financeira dos projetos apresentados, destacando o mais viável. Para entender melhor a área financeira de uma empresa foi feito uma pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e estudo de caso. A área financeira trabalha em conjunto com as demais áreas da empresa, definindo assim importantes tarefas como a compra de materiais, a maneira que será administrada o estoque. Os profissionais da área financeira não tem idade definida, precisam ser pessoas de confiança.

7 ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS EVANGELICOS DA LINHA DE VESTUARIO FEMININO EM UMA FABRICA DE CONFECÇÕES DE MARINGA - PR AUTORES: JESSICA ALINE MARQUES DE SOUZA - FAFIMAN (jessica_3.0@hotmail.com) MAGNILSON DA SILVA - FAFIMAN (tsgsmds@hotmail.com) KATIA TOFFOLO - FAFIMAN (k_toffolo@yahoo.com.br) RESUMO O porquê do estudo de planejamento estratégico e as funções de marketing de negócio empresarial. Dentro desse raciocínio, pode-se afirmar que o exercício sistemático do planejamento reduz duvidas no processo decisório, provocando aumento do provável alcance dos objetivos. Para saber os procedimentos e processos adotados para a distribuição de produtos evangélicos do vestuário feminino em uma fabrica. A) identificar a realização da distribuição de peças por loja; B) pesquisar a demanda dos produtos; C) levantar a preferência consumida; D) analisar a média de vendas por produto. O planejamento estratégico pressupõe a necessidade de um processo decisório que ocorre antes, durante e depois da elaboração e implementação na empresa. Por meio da gestão de pesquisa de marketing e dados do mercado. A finalidade de uma estratégia é estabelecer os possíveis caminhos a serem seguido pela empresa, os cursos ou curvas desse caminho, programas e ações a serem tomadas para que se possam os objetivos impostos mela empresa. Entender o cliente e seus concorrentes é um grande diferencial no mercado, conhecer os pontos fortes e fracos da estratégia do concorrente, poderá se tornar mais fácil realizar o marketing do produto já sabendo qual a real necessidade dos clientes e quais as folhas dos concorrentes. Palavras chave: Distribuição; Planejamento estratégico; Marketing.

8 ADMINISTRAÇÃO FINACEIRA E ORÇAMENTÁRIA EM UMA EMPRESA DE MARINGÁ-PR AUTORES: JESSICA ALINE MARQUES DE SOUZA - FAFIMAN (jessica_3.0@hotmail.com) MAGNILSON DA SILVA - FAFIMAN (tsgsmds@hotmail.com) KATIA TOFFOLO - FAFIMAN (k_toffolo@yahoo.com.br) RESUMO A Administração Financeira é um conjunto de práticas administrativas que envolvem análise, planejamento das atividades financeiras dentro da empresa com objetivo melhorar resultados e lucro. E é importante não somente para as empresas mais para vida pessoal. O setor financeiro é considerado por muitos o principal combustível de uma empresa, se o mesmo se encontra em dificuldades, a organização não apresentará um crescimento adequado e autossuficiente. Nesse estudo pretende-se compreender como a função encontra-se estruturada e organizada na empresa. A) Identificar a função financeira na empresa em estudo; B) Apontar as atividades realizadas dentro da área financeira, destacando os controles utilizados; C) Verificar os profissionais que cuidam das atividades financeiras; D) Levantar a necessidade de melhoria em diferentes áreas da organização; E) Realizar um estudo de viabilidade financeira dos projetos. Com base na metodologia de pesquisa e estudo de caso. Diante do crescimento do mercado empresarial, o administrador financeiro não deve ficar restrito somente ao departamento financeiro, focar em aperfeiçoamento dos processos empresariais é um fator indispensável para ser competitivo. Setor financeiro de uma empresa, é fundamental para a organização, pois nela se estabelece o controle de lucros ou prejuízo da empresa, com base em boa administração é possível alcançar um bom resultado. Palavras chave: Administração; Setor; Empresa.

9 COMPREENSÃO DA ESTRUTURA DA ÁREA OU FUNÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA LC BREDARIOL TRANSPORTE DE CARGAS EM MANDAGUARI RESUMO Ana Carolina Bredariol Graduação em Administração FAFIMAN Katia Tóffolo Simino Professora Mestre FAFIMAN A Administração Financeira e Orçamentária é um importante fator competitivo. Quem consegue controlar, analisar, planejar e decidir de maneira mais assertiva terá uma empresa mais competitiva no mercado. Vista como instrumento estratégico de gestão focado em resultados. O Objetivo Geral deste artigo é compreender como a Área/Função Financeira encontra-se estruturada e organizada na empresa LC Bredariol Transporte de Cargas, localizada em Mandaguari/PR. Sendo os Específicos: a)identificar a existência da área/função financeira na empresa em estudo, bem como sua nomenclatura; b)apontar as atividades realizadas dentro da área/função financeira, destacando os tipos de controles administrativos e financeiros utilizados; c)verificar os profissionais que cuidam das atividades da área/função financeira, apresentando a nomenclatura do cargo e o perfil do ocupante do cargo. A Metodologia utilizada faz-se de um estudo de caso. Com esse estudo, verifica-se os resultados parciais: A empresa não possui área financeira específica, mas sim, funções financeiras, como a Tesoureira, a Assistente Administrativa e o Administrador Financeiro. As atividades realizadas interna/externamente é de recebimento/pagamento e cobrança de valores, negociações e análises financeiras, investimentos, conciliações bancárias, orçamentos e faturamento, basicamente. Onde os controles administrativos e financeiros são pontuados em análises de lucratividade por serviço prestado, treinamento pessoal, análise das variações entre valores orçados e incorridos, e

10 controles dos compromissos assumidos, mas ainda não realizados, além dos controles de caixa e bancário, contas a pagar e receber, de despesas e o fluxo de caixa. Os profissionais que desenvolvem tais atividades são: o Proprietário/Administrador, a Tesoureira/Sócia e a Assistente Administrativa, além do Staff, o Controller. Palavras-chave: Administração Financeira e Orçamentária, Área/Função Financeira, Transportadora.

XIII ERIC (ISSN ) Eixo Temático Gestão e Responsabilidade Social sala nº 13 (RESUMO)

XIII ERIC (ISSN ) Eixo Temático Gestão e Responsabilidade Social sala nº 13 (RESUMO) Eixo Temático Gestão e Responsabilidade Social sala nº 13 (RESUMO) FAFIMAN- FUNDAÇÃO FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE MANDAGUARI GESTÃO DE ESTOQUES: A IMPORTÂNCIA DA ACURACIDADE DOS ESTOQUES

Leia mais

XIII ERIC (ISSN ) Eixo Temático Qualidade dos Serviços Organizacionais sala nº 17 (RESUMO)

XIII ERIC (ISSN ) Eixo Temático Qualidade dos Serviços Organizacionais sala nº 17 (RESUMO) Eixo Temático Qualidade dos Serviços Organizacionais sala nº 17 () ANÁLISE DA ADMINISTRAÇÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL NO AMBIENTE HOSPITALAR: ESTUDO DE CASO DO HOSPITAL CRISTO REI DA CIDADE DE MANDAGUARI

Leia mais

XIII ERIC (ISSN ) Eixo Temático Administração e Recursos Humanos sala nº 04 (RESUMO)

XIII ERIC (ISSN ) Eixo Temático Administração e Recursos Humanos sala nº 04 (RESUMO) Eixo Temático Administração e Recursos Humanos sala nº 04 () FUNDAÇÃO FACULDADE DE FILOSOFÍA, CIÊNCIAS E LETRAS DE MANDAGUARI ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO, UM ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO EFICAZ DA PRODUÇÃO MACHADO,

Leia mais

XIV ERIC (ISSN ) Eixo Temático Administração e Análise Financeira sala nº 26 (RESUMO)

XIV ERIC (ISSN ) Eixo Temático Administração e Análise Financeira sala nº 26 (RESUMO) Eixo Temático Administração e Análise Financeira sala nº 26 (RESUMO) ANÁLISE DA ÁREA/ FUNÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA: ESTUDO DE CASO MACHADO, Edilson Gonçalves edilsongma@hotmail.com SERENINI, Carlos Henrique

Leia mais

XIII ERIC (ISSN ) Eixo Temático Administração e Tecnologias Virtuais sala nº 27 (RESUMO)

XIII ERIC (ISSN ) Eixo Temático Administração e Tecnologias Virtuais sala nº 27 (RESUMO) Eixo Temático Administração e Tecnologias Virtuais sala nº 27 (RESUMO) Micro-serviços Willian Marques Freire Munif Gebara Junior (Orientador) Artigo apresentado como trabalho de conclusão do curso de Bacharel

Leia mais

XIV ERIC (ISSN ) Eixo Temático Administração, Gestão e responsabilidade social sala nº 09 (RESUMO)

XIV ERIC (ISSN ) Eixo Temático Administração, Gestão e responsabilidade social sala nº 09 (RESUMO) Eixo Temático Administração, Gestão e responsabilidade social sala nº 09 (RESUMO) ANALISE DA FUNÇÃO FINANCEIRA EM UMA EMPRESA NA CIDADE DE MANDAGUARI - PR PAMELA BOSQUESE PATRICIA F. SALGADO Orientadora

Leia mais

Nosso trabalho é focado em ajudar empresas e empresários na conquista de melhorias de performance consistentes e financeiramente sustentáveis,

Nosso trabalho é focado em ajudar empresas e empresários na conquista de melhorias de performance consistentes e financeiramente sustentáveis, Nosso trabalho é focado em ajudar empresas e empresários na conquista de melhorias de performance consistentes e financeiramente sustentáveis, através da construção de estratégias claramente definidas

Leia mais

PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL INTRODUÇÃO À TÉCNICAS DE ADMINISTRAÇÃO O que é Administração? Administração vem do latim Ad = direção ou tendência para algo. Minister = subordinação ou obediência

Leia mais

XIII ERIC (ISSN ) Eixo Temático Administração e Análise Financeira sala nº 09 (ARTIGOS)

XIII ERIC (ISSN ) Eixo Temático Administração e Análise Financeira sala nº 09 (ARTIGOS) XIII ERIC (ISSN 2526-4230) Eixo Temático Administração e Análise Financeira sala nº 09 (ARTIGOS) XIII ERIC (ISSN 2526-4230) ESTUDO DA DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS EVANGELICOS DA LINHA DE VESTUARIO FEMININO

Leia mais

CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP. Tópicos Especiais em Sistemas de Informação

CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP.  Tópicos Especiais em Sistemas de Informação CBSI Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação ERP Prof. Dr. Sandro Ronaldo Bezerra Oliveira srbo@ufpa.br www.ufpa.br/srbo Tópicos Especiais em Sistemas de Informação Faculdade de Computação Instituto

Leia mais

S T E M A I N T E G R A D O A SOLUÇÃO COMPLETA PARA ADMINISTRAÇÃO DE SUA EMPRESA Indústria Comércio Serviço

S T E M A I N T E G R A D O A SOLUÇÃO COMPLETA PARA ADMINISTRAÇÃO DE SUA EMPRESA Indústria Comércio Serviço S A SOLUÇÃO COMPLETA PARA ADMNSTRAÇÃO DE SUA EMPRESA ndústria Comércio Serviço S O GestãoPro foi desenvolvido para atender as empresas que atuam nos setores da indústria, comércio e serviço. O grande diferencial

Leia mais

CRESCIMENTO COMPLETO

CRESCIMENTO COMPLETO CRESCIMENTO COMPLETO SOMOS A ULTRA Em um mundo cada vez mais virtual, temos que ter objetividade na gestão para ter crescimento completo. Assim é a Ultra, virtual e completa! O virtual é o modelo de negócio,

Leia mais

Quem somos. Porque ABCCorp? Referencias

Quem somos. Porque ABCCorp? Referencias 1 Quem somos 2 Porque ABCCorp? 3 Referencias Trabalhamos como você! Experiência não somente acadêmica, sobre o teu segmento; Entendemos suas expectativas Valorizamos e garantimos o teu investimento com

Leia mais

Matéria sobre a Pesquisa: de- rh-para

Matéria sobre a Pesquisa:  de- rh-para Matéria sobre a Pesquisa: www.isk.com.br/perspectivas-de de- rh-para para-2017 EmpresasParticipantes Perfil das Empresas Participantes 2% 23% Origem de Capital 37% Nacional Segmento de Atuação Multinacional

Leia mais

AGENDA 1 S E ME S T R E 2019 PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÃO

AGENDA 1 S E ME S T R E 2019 PROGRAMAÇÃO SUJEITA A ALTERAÇÃO 1º semestre 2019 APRESENTAÇÃO A experiência nos mostra que precisamos, a todo tempo, não apenas mudar, inovar, mas também antecipar o futuro. Mostra-nos ainda que o conhecimento, em qualquer cenário econômico,

Leia mais

TÉCNICAS DE APOIO À MELHORIA DE PROCESSOS PO AJP

TÉCNICAS DE APOIO À MELHORIA DE PROCESSOS PO AJP TÉCNICAS DE AIO À MELHORIA DE PROCESSOS TÉCNICAS DE AIO À MELHORIA DE PROCESSOS TERCEIRIZAÇÃO (OUTSOURCING) BENCHMARKING DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL ALIANÇAS ESTRATÉGICAS DOWNSIZING TÉCNICAS DE AIO

Leia mais

Gestão por Processos. Prof. Luciel Henrique de Oliveira 1

Gestão por Processos. Prof. Luciel Henrique de Oliveira 1 Novos Modelos de Empresa Aula 3 Gestão por Processos Prof. Luciel Henrique de Oliveira luciel.oliveira@fgv.br 1 O que são processos nas empresas? Fornecedores Atividade ou Conjunto de Atividades Input

Leia mais

CONSULTORIA: PALESTRA:

CONSULTORIA: PALESTRA: PALESTRA: Quem sabe do assunto merece ser escutado, certo? Em uma PALESTRA, especialistas de áreas variadas dividem suas experiências e conhecimentos com o público ouvinte. Ou seja, palestra se trata de

Leia mais

Soluções de Gestão Integrada e Infraestrutura para empresas de pequeno e médio porte

Soluções de Gestão Integrada e Infraestrutura para empresas de pequeno e médio porte Soluções de Gestão Integrada e Infraestrutura para empresas de pequeno e médio porte Kaio Yoshida Senior Consultant / IT Solutions Architect kaioyoshida@proversistemas.com.br Fone: (11) 96184-9400 / (19)

Leia mais

Gestão dos Meios de Hospedagem. Anderson luiz CARANGOLA- MG 2009

Gestão dos Meios de Hospedagem. Anderson luiz CARANGOLA- MG 2009 Gestão dos Meios de Hospedagem Anderson luiz CARANGOLA- MG 2009 Agenda I A Hotelaria do Passado II A Hotelaria Atual III Novos mercados e novas Tendências IV - Hotelaria em Números V Formas de Administração

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS DA SAÚDE

MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS DA SAÚDE MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS DA SAÚDE OBJETIVOS DO CURSO O objetivo geral do Curso de Pós-graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Negócios da Saúde é a formação de gestores em negócios da área da saúde, com

Leia mais

Desenvolvimento de pessoas e de organizações

Desenvolvimento de pessoas e de organizações Desenvolvimento de pessoas e de organizações www.profsaravalli.com GESTÃO DE CONCEITOS E NOMENCLATURAS ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL A Gestão de Pessoas (GP) é responsável por um conjunto de políticas e práticas

Leia mais

TIPO DE SOLUÇÃO SINOPSE VALOR PÚBLICO-ALVO CARGA HORÁRIA Duração: 12 horas de consultoria

TIPO DE SOLUÇÃO SINOPSE VALOR PÚBLICO-ALVO CARGA HORÁRIA Duração: 12 horas de consultoria TIPO DE SOLUÇÃO SINOPSE VALOR PÚBLICO-ALVO CARGA HORÁRIA Investimento: R$ 1.440,00 Duração: 12 horas de consultoria Consultoria na empresa: Estratégias para recrutamento e seleção Aprenda técnicas e conhecimentos

Leia mais

GeCo.mpany CONSULTORIA & COACHING DE EXECUTIVOS EM GESTÃO EMPRESARIAL

GeCo.mpany CONSULTORIA & COACHING DE EXECUTIVOS EM GESTÃO EMPRESARIAL GeCo.mpany CONSULTORIA & COACHING DE EXECUTIVOS EM GESTÃO EMPRESARIAL CONSULTORIA & COACHING DE EXECUTIVOS EM GESTÃO EMPRESARIAL A GeCompany oferece consultoria empresarial e cursos de qualidade. Nossa

Leia mais

TÉCNICAS DE VENDAS EDITAL

TÉCNICAS DE VENDAS EDITAL EDITAL Noções de administração de vendas: planejamento, estratégias, objetivos; análise do mercado, metas. Técnicas de Vendas de Produtos e Serviços financeiros no setor bancário: planejamento, técnicas;

Leia mais

Sistemas sob medida w w w. i n f o r m a t i z. c o m (31)

Sistemas sob medida w w w. i n f o r m a t i z. c o m (31) Sistemas sob medida w w w. i n f o r m a t i z. c o m (31) 3497-0098 das empresas obtém sucesso das empresas fecham em no máximo Não desenvolvemos simplesmente Sistemas de Gestão Promovemos um Conceito

Leia mais

XIII ERIC (ISSN ) Eixo Temático Administração e Recursos Humanos sala nº 04 (ARTIGOS)

XIII ERIC (ISSN ) Eixo Temático Administração e Recursos Humanos sala nº 04 (ARTIGOS) XIII ERIC (ISSN 2526-4230) Eixo Temático Administração e Recursos Humanos sala nº 04 (ARTIGOS) XIII ERIC (ISSN 2526-4230) ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA: ESTUDO DE CASO DA EMPRESA DE PEÇAS AUTOMOTIVAS

Leia mais

SGI. Solução. Sumário

SGI. Solução. Sumário Soluções Solução Sumário Conheça a Make it Solução Make SGI Objetivos Vantagens Características Módulos Make SGI Telas do Sistema Licenciamento e Implementação Mais soluções Make it Nossos clientes SGI

Leia mais

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho O QUE É O MODELO O Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho é uma ferramenta de diagnóstico e auto-avaliação que propõe às indústrias brasileiras uma reflexão

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 2-CEPE/UNICENTRO, DE 30 DE JANEIRO DE 2014. Aprova o Curso de Especialização em MBA em Gestão de Negócios, modalidade regular, a ser ministrado no Campus Avançado da UNICENTRO, no Município

Leia mais

D. (49) N, 2º

D. (49) N, 2º CONTROLLER (CÓDIGO 1896) Para empresa de médio porte Atividades a serem desenvolvidas: - Análise de produtividade da fábrica; - Elaborar e apresentar as análises de indicadores de resultados; - Análise

Leia mais

Empreendedorismo. Prof (a) Responsável: Renata Rothenbuhler

Empreendedorismo. Prof (a) Responsável: Renata Rothenbuhler Empreendedorismo Prof (a) Responsável: Renata Rothenbuhler As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Plano de Negócios Desenvolver um plano de negócios é um fator chave

Leia mais

QUADRO DE DISCIPLINAS

QUADRO DE DISCIPLINAS QUADRO DE DISCIPLINAS Disciplinas 1 Horas- Aula 2 1. Fundamentos do Gerenciamento de Projetos 24 2. Gerenciamento do Escopo em Projetos 24 3. Gerenciamento da Qualidade em Projetos 12 4. Gerenciamento

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIO Tecelagem High Costura Ltda

PLANO DE NEGÓCIO Tecelagem High Costura Ltda PLANO DE NEGÓCIO - pág.1/5 PLANO DE NEGÓCIO Tecelagem High Costura Ltda Felipe Augusto Martins de Oliveira (xux4@hotmail.com) Informações - Sócios Foto dos Sócios Informações do Sócio - Presidente Felipe

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 03 UFPR. Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 03 UFPR. Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 03 UFPR Prof.ª Nicolle Sotsek Ramos BREVE REVISÃO Sistemas de informações como combustível para as organizações (dentro e fora da organização); Sistema de informação

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Sistemas Contábeis e Controles Internos Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Sistemas Contábeis e Controles Internos Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Procedimentos Específicos Prof. Cláudio Alves Podemos dizer que para se ter um Controle Interno eficiente é necessário que haja um Sistema Contábil que forneça dados tempestivos e íntegros

Leia mais

Prof. Esp. Fabiano Ramos Santos. Prof. Msc. Marco Aurélio Kaulfuss. Prof. Esp. Adriano Augusto de Souza

Prof. Esp. Fabiano Ramos Santos. Prof. Msc. Marco Aurélio Kaulfuss. Prof. Esp. Adriano Augusto de Souza 03 de Dezembro de 2018 2ª feira Horário Aluno (a) Título Prof. Esp. Adriano Fabbri de Oliveira 19h:00 JULIANE BENEDITA DA SILVA 19h:30,FERNANDO GABRIEL CAMARGO DE ALMEIDA 20h:00 AMIR ANDRADE MUNHÃO FILHO

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS INSCRIÇÕES ON LINE PROGRAMAÇÃO DE CURSOS FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL DE 2017 Aqui você escolhe o curso que deseja fazer, de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Tudo pela

Leia mais

Adnilson Hipólito CRA-PR

Adnilson Hipólito CRA-PR Adnilson Hipólito CRA-PR 21.101 www.estrategianaadvocacia.com.br ADNILSON HIPÓLITO GESTÃO NA ADVOCACIA 2012 2 ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA PROFISSIONAL AUTÔNOMO SOCIEDADE DE ADVOGADOS ADNILSON HIPÓLITO GESTÃO

Leia mais

Série Executiva. Finanças, Controladoria e Auditoria

Série Executiva. Finanças, Controladoria e Auditoria Série Executiva Finanças, Controladoria e Auditoria SÉRIE EXECUTIVA FINANÇAS, CONTROLADORIA E AUDITORIA Avenida Conselheiro Nébias, 159, Paquetá, Santos. - Fone:13-2127 0000 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Prof.

Leia mais

MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO. João Mario Fernandes

MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO. João Mario Fernandes MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO João Mario Fernandes Conceito: A manutenção para ser estratégica precisa estar voltada para os resultados empresariais da organização. A Função Manutenção

Leia mais

Inovação. Varejo de Belo Horizonte setembro de Área de Estudos Econômicos

Inovação. Varejo de Belo Horizonte setembro de Área de Estudos Econômicos Inovação Varejo de Belo Horizonte setembro de 2017 Área de Estudos Econômicos Inovação Em um ambiente altamente competitivo como o setor do comércio, o diferencial de um estabelecimento pode garantir aos

Leia mais

PALESTRA: OFICINA: CURSO:

PALESTRA: OFICINA: CURSO: PALESTRA: Quem sabe do assunto merece ser escutado, certo? Em uma PALESTRA, especialistas de áreas variadas dividem suas experiências e conhecimentos com o público ouvinte. Ou seja, palestra se trata de

Leia mais

10 Ferramentas de Gestão em Excel Essenciais para Negócios

10 Ferramentas de Gestão em Excel Essenciais para Negócios Uma empresa que está começando, ou até algumas mais maduras, sempre possuem dúvidas sobre quais ferramentas de gestão implementar para garantir eficiência no controle e execução de processos. Algumas tentam

Leia mais

D. (49) N, 2º

D. (49) N, 2º CONTROLLER (CÓDIGO 1896) Para empresa de médio porte Atividades a serem desenvolvidas: - Análise de produtividade da fábrica; - Elaborar e apresentar as análises de indicadores de resultados; - Análise

Leia mais

Um pouco sobre nossos serviços

Um pouco sobre nossos serviços Um pouco sobre nossos serviços Nossa Missão Implantar, alimentar, melhorar e monitorar processos nas áreas fundamentais de micro e pequenas empresas, a fim de que se tornem organizações de médio e grande

Leia mais

Conceitos Introdutórios. A Inflação nas Finanças. Demonstrações Contábeis

Conceitos Introdutórios. A Inflação nas Finanças. Demonstrações Contábeis Conceitos Introdutórios Mercado Financeiro Brasileiro A Inflação nas Finanças Demonstrações Contábeis Conceitos Introdutórios Retornar Conceitos Introdutórios ADMINISTRAÇÃO A administração é o processo

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Orçamento. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Procedimentos Específicos. Orçamento. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Procedimentos Específicos Prof. Cláudio Alves Quando falamos de na Contabilidade, a primeira coisa que nos vem em mente é o Público, utilizado na Contabilidade Pública. Mas há orçamentos

Leia mais

DRE Gerencial. Como utilizar o Demonstrativo de Resultados do Exercício para diagnosticar a saúde financeira da empresa

DRE Gerencial. Como utilizar o Demonstrativo de Resultados do Exercício para diagnosticar a saúde financeira da empresa DRE Gerencial Como utilizar o Demonstrativo de Resultados do Exercício para diagnosticar a saúde financeira da empresa Introdução INTRODUÇÃO O DRE Gerencial é um tipo de relatório indispensável para os

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 72102 Modernamente, a Gestão de Pessoas substitui a antiga Administração de Recursos Humanos. Na atualidade, o mundo exterior impacta profundamente a organização. Inovar e mudar, com foco no futuro,

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 90-CEPE/UNICENTRO, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2009. ESTA RESOLUÇÃO ESTÁ REVOGADA PELA RESOLUÇÃO Nº 71/2011- CEPE/UNICENTRO. Aprova o Curso de Especialização em Controladoria e Finanças, modalidade

Leia mais

parte I Uma estrutura para planejamento e controle, 5

parte I Uma estrutura para planejamento e controle, 5 Prefácio, xiii Nota à Quinta Edição, xv Nota à Quarta Edição, xvii Nota à Terceira Edição, xix Nota à Segunda Edição, xxi Introdução, 1 parte I Uma estrutura para planejamento e controle, 5 1 Contabilidade

Leia mais

FEA USP. EAD376 - Economia da Estratégia. Análise de Ambiente Interno e Posicionamento para a Vantagem Competitiva

FEA USP. EAD376 - Economia da Estratégia. Análise de Ambiente Interno e Posicionamento para a Vantagem Competitiva FEA USP EAD376 - Economia da Estratégia Análise de Ambiente Interno e Posicionamento para a Vantagem Competitiva Ref:Besanko et al. A Economia da Estratégia. Capitulo 13; Prof. Dr. James T. C. Wright Planejamento

Leia mais

CSA1017 ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTOS. Prof. Marcos Vinicius CON 2017/2

CSA1017 ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTOS. Prof. Marcos Vinicius CON 2017/2 CSA1017 ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTOS Prof. Marcos Vinicius CON 2017/2 A CONTABILIDADE Conceitos de Contabilidade Objetivos da Contabilidade Produtos da Contabilidade Atributos da Informação Contábil Usuários

Leia mais

Disciplina: Orçamento Empresarial. Contextualização

Disciplina: Orçamento Empresarial. Contextualização Disciplina: Orçamento Empresarial Contextualização A complexidade do ambiente onde as empresas atuam requer a adoção de estratégias e ferramentas adequadas para lidar com os constantes desafios e com a

Leia mais

Processo e Agentes da Gestão da Qualidade

Processo e Agentes da Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade Processo e Agentes da Gestão da Qualidade Fernanda Villar Corrêa Vídeos - Empresa como Sistema - Gestão da Qualidade como Subsistema - Envolvem métodos de produção, avaliação

Leia mais

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão.

Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial. Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão. Guia Rápido para Diagnóstico Empresarial Compreenda melhor a sua empresa. Acerte na decisão. Índice Introdução Diagnóstico Empresarial Departamento Financeiro e Fiscal Departamento de Recursos Humanos

Leia mais

DECRETO RIO Nº DE 30 DE JUNHO DE 2017 (PUBLICADO NO DO DE 03/07/2017) O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais,

DECRETO RIO Nº DE 30 DE JUNHO DE 2017 (PUBLICADO NO DO DE 03/07/2017) O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições legais, DECRETO RIO Nº 43378 DE 30 DE JUNHO DE 2017 (PUBLICADO NO DO DE 03/07/2017) Dispõe sobre a estrutura organizacional da Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro S.A. - RIOSAÚDE. O PREFEITO DA CIDADE DO

Leia mais

PALESTRA: OFICINA: CURSO: CONSULTORIA:

PALESTRA: OFICINA: CURSO: CONSULTORIA: PALESTRA: Em uma PALESTRA, especialistas de áreas variadas dividem suas experiências e conhecimentos com o público ouvinte, disseminando o assunto de forma oral. Quer saber mais? Aprenda escutando quem

Leia mais

APRESENTAÇÃO EDIÇÕES COM 5 EMPRESAS

APRESENTAÇÃO EDIÇÕES COM 5 EMPRESAS APRESENTAÇÃO EDIÇÕES COM 5 EMPRESAS Características Gerais do Jogo SES PAPEL, CONTEXTO E META DOS PARTICIPANTES Equipes assumem a diretoria da empresa. Oligopólio com 5 empresas e 3 regiões de mercado.

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

Finanças. Prof. Milton Henrique

Finanças. Prof. Milton Henrique Finanças Prof. Milton Henrique mcouto@catolica-es.edu.br Organizações e Recursos As empresas são organizações sociais que utilizam recursos para atingir objetivos. Capital Mão de Obra Conhecimento Máquinas

Leia mais

Gestão Empresarial. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Gestão Empresarial. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Gestão Empresarial RAD-1101 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.1. Objetivos da aula Definir os conceitos de administração e organização;

Leia mais

A importância estratégica dos controles financeiros. Simone Paris Akamine CONGREJUR/2016

A importância estratégica dos controles financeiros. Simone Paris Akamine CONGREJUR/2016 A importância estratégica dos controles financeiros CONGREJUR/2016 Pauta Estratégia e Tática Orçamento Fluxo de Caixa Análise de Rentabilidade Tomada de decisões estratégicas Tática é saber o que fazer

Leia mais

Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade

Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade Faculdade Luciano Feijão Luís Gustavo de Andrade Frederico Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade Sobral/2015 Faculdade Luciano Feijão Luís Gustavo

Leia mais

Sumário. Prefácio, 15. Introdução, 19. Parte I Modelagem, Comportamentos e Planejamento, 25

Sumário. Prefácio, 15. Introdução, 19. Parte I Modelagem, Comportamentos e Planejamento, 25 Sumário Prefácio, 15 Introdução, 19 Parte I Modelagem, Comportamentos e Planejamento, 25 1 Modelagem da empresa, 27 1.1 Perspectiva histórica da administração e modelos, 27 1.1.1 Modelos, 28 1.1.2 Escola

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ECO003 ECONOMIA DE EMPRESAS I Organização econômica e problemas econômicos. Demanda, oferta e elasticidade. Teoria do consumidor. Teoria da produção e da firma, estruturas e regulamento de

Leia mais

Funções da Administração

Funções da Administração CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Funções da Administração Período 2008 2016 1) FCC Analista de Controle Externo TCE AP-2012 Em relação aos processos organizacionais, considere: I. A função de planejamento

Leia mais

ADM-217 Gestão Financeira Curso de Administração. Aula 1.1 Introdução Administração Financeira

ADM-217 Gestão Financeira Curso de Administração. Aula 1.1 Introdução Administração Financeira ADM-217 Gestão Financeira Curso de Administração Aula 1.1 Introdução Administração Financeira Prof. Cleber Almeida de Oliveira Universidade Gama Filho Última Revisão: MAR2012 slide 1 Curso Ementa Visão

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO DO COMÉRCIO VAREJISTA: INOVAÇÃO

PESQUISA DE OPINIÃO DO COMÉRCIO VAREJISTA: INOVAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO DO COMÉRCIO VAREJISTA: INOVAÇÃO Inovação Em um ambiente altamente competitivo como o setor do comércio, o diferencial de um estabelecimento pode garantir aos negócios sobrevivência

Leia mais

EFICÁCIA NA GESTÃO Roberto Domingos Toigo

EFICÁCIA NA GESTÃO Roberto Domingos Toigo 1º ENCONTRO SUL-MINAS UNIÃO DE OPERADORAS DE MEDICINA DE GRUPO EFICÁCIA NA GESTÃO Roberto Domingos Toigo Hotel Casa da Montanha Gramado/RS 22 de Abril/2010 MÉTODO DE GESTÃO Iniciou a partir: 1) DEFINIÇÃO

Leia mais

CONTABILIDADE DE CUSTOS E GERENCIAL. Aula 2- Unidade 01. Prof.: Marcelo Valverde

CONTABILIDADE DE CUSTOS E GERENCIAL. Aula 2- Unidade 01. Prof.: Marcelo Valverde E GERENCIAL Aula 2- Unidade 01 Prof.: Marcelo Valverde Plano de Ensino UNIDADE 1 CONTEXTUALIZAÇÃO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS À CONTABILIDADE GERENCIAL 1.1 Contabilidade de Custos x Contabilidade Gerencial

Leia mais

Professora: Mestre Greyce Lara Pereira Disciplina: Orçamento Empresarial 7º Período Turma: Única Data: 13/02/2017 NOTAS DE AULA

Professora: Mestre Greyce Lara Pereira Disciplina: Orçamento Empresarial 7º Período Turma: Única Data: 13/02/2017 NOTAS DE AULA Professora: Mestre Greyce Lara Pereira Disciplina: Orçamento Empresarial 7º Período Turma: Única Data: 13/02/2017 NOTAS DE AULA Temática: Organização do Sistema de Orçamento Referências: PADOVEZE, Clóvis

Leia mais

MBA em Controladoria e Finanças Corporativas

MBA em Controladoria e Finanças Corporativas MBA em Controladoria e Finanças Corporativas Módulo A Legislação em Negócios Noções fundamentais de Direito do Trabalho, Direito Tributário e Direito Comercial, com ênfase nos conhecimentos relacionados

Leia mais

BALANCED SCORECARD. Prof. Dr. Adilson de Oliveira Doutor em Engenharia de Computação Poli USP Mestre em Ciência da Informação PUCCAMP

BALANCED SCORECARD. Prof. Dr. Adilson de Oliveira Doutor em Engenharia de Computação Poli USP Mestre em Ciência da Informação PUCCAMP BALANCED SCORECARD Prof. Dr. Adilson de Oliveira Doutor em Engenharia de Computação Poli USP Mestre em Ciência da Informação PUCCAMP Gestão Estratégica e BSC Balanced Scoredcard GESTÃO ESTRATÉGICA GESTÃO

Leia mais

Prof. Eduardo Alexandre Mendes UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Prof. Eduardo Alexandre Mendes UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANEJAMENTO FINANCEIRO E O SEU NEGÓCIO Prof. Eduardo Alexandre Mendes UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE AGENDA O que é planejamento financeiro? Qual a importância e quais são os benefícios e resultados

Leia mais

passos para o planejamento financeiro de uma empresa

passos para o planejamento financeiro de uma empresa 5 passos para o planejamento financeiro de uma empresa 5 passos para o planejamento financeiro de UMA empresa Organizar diretrizes e projeções, minimizar riscos, analisar os resultados e reconhecer oportunidades

Leia mais

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br Armazéns, mercearias, mercadinhos, minimercados, lojas de conveniência e mercados de vizinhança. Os nomes são diversos e as soluções

Leia mais

5 dicas para organizar e aumentar o rendimento de sua empresa

5 dicas para organizar e aumentar o rendimento de sua empresa DICAS RÁPIDAS www.bravologic.com.br O setor de vendas e atendimento se esforça ao máximo, conquistar novos clientes e fechar bons negócios. A produção ou comercialização dos produtos aumenta e o dinheiro

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIO Lara Têxtil Ltda

PLANO DE NEGÓCIO Lara Têxtil Ltda PLANO DE NEGÓCIO - pág.1/9 PLANO DE NEGÓCIO Lara Têxtil Ltda Braian Roberto Largura (braian_largura@hotmail.com) Informações - Sócios Foto dos Sócios Informações do Sócio - Presidente Informações do Sócio

Leia mais

UMA RAZÃO PARA EXISTIR. A DUO Financial foi fundada em 2013 com a vontade de construir um mundo melhor, ajudando as pessoas de forma genuina.

UMA RAZÃO PARA EXISTIR. A DUO Financial foi fundada em 2013 com a vontade de construir um mundo melhor, ajudando as pessoas de forma genuina. SOBRE UMA RAZÃO PARA EXISTIR. A DUO Financial foi fundada em 2013 com a vontade de construir um mundo melhor, ajudando as pessoas de forma genuina. DUO = PARCERIA Para isso, nós buscamos parcerias com

Leia mais

1. Apresentação Proposta 1.2. Visão geral 1.3. Público-alvo 2. Diferenciais Disciplinas Inscrições...

1. Apresentação Proposta 1.2. Visão geral 1.3. Público-alvo 2. Diferenciais Disciplinas Inscrições... 1. Apresentação... 04 1.1. Proposta 1.2. Visão geral 1.3. Público-alvo 2. Diferenciais... 05 3. Disciplinas... 06 3. Inscrições... 15 1. Apresentação Proposta O MBA Executivo com Ênfase em Empreendedorismo

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO INDÚSTRIAS

PESQUISA DE MERCADO INDÚSTRIAS PESQUISA DE MERCADO INDÚSTRIAS INTRODUÇÃO Foi realizada a aplicação de conhecimentos teóricos adquiridos em sala da aula, através de uma pesquisa feita em algumas das empresas associadas a Acid Associação

Leia mais

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza

2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Modular Noções de Administração Questões Giovanna Carranza 11. A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada como

Leia mais

PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA. conexao.com/fgv

PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA. conexao.com/fgv PROPOSTA DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES DE DESEMPENHO PARA ALAVANCAR OS RESULTADOS DA EMPRESA. Armando Gonçalves

A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES DE DESEMPENHO PARA ALAVANCAR OS RESULTADOS DA EMPRESA. Armando Gonçalves A IMPORTÂNCIA DOS INDICADORES DE DESEMPENHO PARA ALAVANCAR OS RESULTADOS DA EMPRESA Armando Gonçalves Campinas, 29 de Junho de 2016 ALGUNS TEMAS A SEREM TRATADOS NESTA NOITE Importância dos indicadores

Leia mais

ESTUDO DE CASO DA TECNOLOGIA COMO FATOR IMPACTANTE NAS ROTINAS ORGANIZACIONAIS DE UMA EMPRESA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS NA CIDADE DE BOTUCATU

ESTUDO DE CASO DA TECNOLOGIA COMO FATOR IMPACTANTE NAS ROTINAS ORGANIZACIONAIS DE UMA EMPRESA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS NA CIDADE DE BOTUCATU ESTUDO DE CASO DA TECNOLOGIA COMO FATOR IMPACTANTE NAS ROTINAS ORGANIZACIONAIS DE UMA EMPRESA DISTRIBUIDORA DE BEBIDAS NA CIDADE DE BOTUCATU Filipe Marcilio Roma, João Ricardo Favan. Faculdade de Tecnologia,

Leia mais

PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO

PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO Menos de 10% das estratégias efetivamente formuladas são eficientemente executadas Revista Fortune Na maioria das falhas - em torno de 70% - o problema real não é estratégia ruim...

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli www.profsaravalli.com ademir_saravalli@yahoo.com.br Treinamento e desenvolvimento de pessoas Loanda/PR 2016 Treinamento e desenvolvimento de pessoas Objetivos Conhecer

Leia mais

Pesquisa de Clima Organizacional

Pesquisa de Clima Organizacional Pesquisa de Clima Organizacional As pessoas representam alto investimento para as organizações. É evidente que o sucesso de um empreendimento não depende somente da competência dos gestores em reconhecer

Leia mais

Quem cuida da minha empresa? EU!

Quem cuida da minha empresa? EU! Quem cuida da minha empresa? EU! SUMÁRIO Introdução...2 Capítulo 1 Cuidados nas Estratégias Empresariais..3 Capítulo 2 Cuidados nos Processos Empresariais...4 Capítulo 3 Cuidados nas Finanças Empresariais...5

Leia mais

ASI - Administração de Sistemas de Informação. Sistemas de Informações e Processos Decisórios

ASI - Administração de Sistemas de Informação. Sistemas de Informações e Processos Decisórios ASI - Administração de Sistemas de Informação Sistemas de Informações e Processos Decisórios Aula 1 Conceitos Fundamentais de Sistemas Sistemas de Informações Gerenciais Introdução à Tecnologia da Informação

Leia mais

7 PONTOS CRÍTICOS DA GESTÃO DE ESTABELECIMENTOS DE ALIMENTAÇÃO

7 PONTOS CRÍTICOS DA GESTÃO DE ESTABELECIMENTOS DE ALIMENTAÇÃO 7 PONTOS CRÍTICOS DA GESTÃO DE ESTABELECIMENTOS DE ALIMENTAÇÃO Brasília-DF AMCHAM SAMUEL GONDIM BRUNA GALIZA 07/07/2016 EQUIPE SAMUEL GONDIM Sócio-Consultor, Engenheiro de Produção com mais de 8.500 horas

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/201 7 CRESCER CONSULTORIAS

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/201 7 CRESCER CONSULTORIAS ANEXO VI DAS ATRIBUIÇÕES GERAIS DOS CARGOS PERFIL DE COMPETÊNCIAS E DESEMPENHO CARGO ANALISTA / FUNÇÃO ANALISTA DE COOPERATIVISMO E MONITORAMENTO Missão do Cargo: Desenvolver atividades técnicas e prestar

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2012)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2012) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (Currículo iniciado em 2012) ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I 1992 C/H 102 Aspectos histórico/evolutivos; Administração da produção e seus aspectos gerenciais

Leia mais

NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL 2014

NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL 2014 NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL 2014 WORKSHOPS CH DATA HORÁRIO INVESTIMENTO CONTEÚDO 1. Mudança nas relações com clientes em vendas. 2. Vendedor consultor: Gestor de negócio. 3. Planejamento em vendas.

Leia mais

High. Assessoria Empresarial PORTFÓLIO DE SERVIÇOS, TREINAMENTOS E PALESTRAS

High. Assessoria Empresarial PORTFÓLIO DE SERVIÇOS, TREINAMENTOS E PALESTRAS High. Assessoria Empresarial PORTFÓLIO DE SERVIÇOS, TREINAMENTOS E PALESTRAS QUEM SOMOS? A High presta serviços profissionais de controladoria, consultoria financeira e consultoria de negócios. Trabalhamos

Leia mais

Saiba Como Gerenciar De Forma Mais Completa A Sua Equipe Externa De Trade Marketing

Saiba Como Gerenciar De Forma Mais Completa A Sua Equipe Externa De Trade Marketing Saiba Como Gerenciar De Forma Mais Completa A Sua Equipe Externa De Trade Marketing Hoje falaremos de dois assuntos diferentes mas com foco em um único tipo colaborador, os de equipe externa de trade marketing.

Leia mais