Dicionário de Pesca Esportiva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dicionário de Pesca Esportiva"

Transcrição

1 A Ação - Diz-se que está tendo ação quando, durante a pescaria, é percebida a presença ou movimentação de peixes, ou ainda quando há ataques às iscas, mas os peixes não são fisgados. Argolado - Quem termina a pescaria sem fisgar nada. É o mesmo que dizer que o pescador é sapateiro. Arranque - Linha amarrada à frente da linha principal de maior resistência e diâmetro. Arrepiou - pescador que ficou com medo. Não quis pescar Azulão - Tucunaré Azul. B Backing - Linha de algodão trançada, sem elasticidade, usada na carretilha antes da linha de fly, servindo como reserva para peixes de corridas longas. Também ajuda a evitar memória na linha de mosca. Blacklash - O mesmo que cabeleira, em inglês. Baitcasting - termo em inglês usado para pesca de arremesso com carretilhas Baixamar - Nível mínimo de uma maré vazante. Baixio - Local com rasuras de água onde a embarcação não navega, encontrados em rios, canais, mar etc. Bater fofo - No Rio Grande do Norte, quer dizer que o pescador não pegou nenhum peixe na pescaria. Bater isca - Arremessar as iscas nos pesqueiros Bateu na porta - Quando o pescador consegue jogar a isca próximo ao lugar onde o peixe está. Batida - Ataque do peixe à isca, ou o nome dado à técnica usada para pesca de pacus com longas varas de bambu e iscas-coquinhos. Blade - Em inglês, as lâminas usadas no spinner ou spinnerbait Blank - Parte da vara onde são fixados os passadores de linha. É o corpo da vara.

2 Barômetro - Os instrumentos destinados a medir a pressão atmosférica. Boga - Nome dado aos alicates pega-peixe. Boquera - Ocorre quando dois pescadores vão juntos à pescaria e um consegue pegar uma quantidade muito maior de peixes do que o outro. Bruto - Peixe raçudo, briguento. Bug - Em inglês significa inseto. É um tipo de isca de fly bem volumosa e flutuante. Carnívoro - peixe que se alimenta de carne, como sapos cobras ratos peixes e outros. C Cabeleira - É um emaranhado de linha sobre o carretel. Resulta de algum erro de execução ou problema durante o arremesso com a carretilha. Calça branca - Pescador iniciante, com pouca ou nenhuma experiência. Cangapé - no dicionário potiguar significa salto do peixe, pirueta que ele dá no ar Caniço - Vara de pesca. Cantar frição - É o som característico dos molinetes ou carretilhas quando o peixe dispara depois de fisgado. Casting - Termo em inglês que significa arremesso. Também é usado para definir a capacidade de arremesso de uma vara. Catibinha ou chamadinha - É uma forma de trabalhar a isca artificial, normalmente usada com os Sticks. Chasquear Fisgar. Colher - tipo de isca artificial com formato côncavo, semelhante à uma colher (sem o cabo). Corrico - Técnica de pesca na qual a isca artificial é solta a uma certa distância do barco, que movimenta-se em baixa velocidade. Pode ser praticado tanto em água doce quanto em água salgada. Cu de Burro - Equipamento para apoiar a vara na cintura do pescador.

3 D Damsel - em inglês, moscas que imitam libélulas; Dedo atolado ou enterrado - Diz-se que o pescador está com o dedo atolado quando ainda não pegou nenhum peixe durante a pescaria. Detonar - quando o pescador vai até um pesqueiro e tira todos os peixes. E Elétrico (motor) - motor auxiliar silencioso movido a bateria. È utilizado para movimentar a embarcação ou posicionar a embarcação nos pontos de pesca. Embodocar - o mesmo que vara envergada. Encaçapar - é quando o peixe é colocado dentro do passaguá. Encachorrar - É quando um ou mais peixes acompanham o peixe fisgado durante a briga. Encastoado cabo de aço utilizado próximo ao anzol para pesca com iscas naturais e artificiais, fornece maior resistência à mordidas, pedrais e pauleiras. Encharutar a isca - Diz-se que o peixe encharutou a isca quando essa fica inteira dentro da boca do peixe. Equipamento ultra light - tralha muito leve Equipamento light - tralha leve Equipamento pesado - tralhas usadas para pegar grandes peixes de couro Está ferrado - Expressão usada quando o anzol engata na boca do peixe. Estofo - Também conhecido como reponto de maré, ocorre entre marés, período em que não há qualquer alteração na altura e nível. Estouro - É quando o peixe ataca a isca artificial de superfície na flor da água. Estrutura - São pedras, plantas, galhos ou árvores submersas onde geralmente os peixes procurados são encontrados. Os pescadores buscam as estruturas e fazem seus arremessos próximos a elas.

4 F Fajutar - É quando o peixe segue a isca, mas não ataca. Ferrar - Fisgar o peixe. Fervura - Pequena ondulação na superfície da água causada pelo ataque de algum cardume a pequenos peixes. Flexa ou Flexão - Espécie do peixe Robalo. Floating Em inglês significa flutuar. Essa expressão é usada para linhas de fly ou iscas artificiais. Fluorcarbono - Material utilizado para a confecção linhas mais resistentes à abrasão, com menor elasticidade e maior transparência. As linhas de fluorcarbono geralmente são usadas para fazer líder. Em alguns casos são usadas como linha principal. FlyFishing - Modalidade de pesca na qual as iscas são imitações de moscas, insetos e larvas. As varas, carretilhas, linhas, iscas e técnicas utilizadas no Fly são muito diferentes em relação aos outros tipos de pesca. Forquilha - Situação em que o peixe está fisgado ( canto da boca ). Frog - Isca artificial de silicone ou plástico que pretende imitar animais aquáticos, como rãs, sapos e pererecas, e até alguns mamíferos como ratos. Em inglês significa "sapo". G Gaff - Bicheiro, em inglês. Galhada - Lugar com muitos galhos. É um tipo de estrutura. Glow - É uma palavra utilizada para caracterizar iscas artificiais com pintura fosforescente. GPS - Global Positioning System, ou Sistema de Posicionamento Global. Os aparelhos de GPS são utilizados para navegação e localização de pontos em terra por meio de satélites. Grub - Isca artificial macia e flexível de silicone ou borracha em forma de verme.

5 H Hackle - Pena usada para montagem de moscas. Hair wing - Moscas cujas asas são feitas de pelo. Half Hitch - Nome de um nó Hook - Anzol, em inglês. Hook Keeper - Acessório usado para prender o anzol na vara. I IGFA - Abreviação de International Game Fish Association, ou Associação Internacional de Pesca Esportiva. Associação que homologa os recordes do mundo inteiro. Interline - Vara cuja linha passa por dentro do corpo da vara (blank). Não há passador. Intermediate - Classificação da linha de fly de densidade 1, igual ao da água. Iscólatra - Pescador viciado em iscas artificiais. J Jarda - Medida de comprimento. Uma jarda equivale a 0,9144 metro. Jig - Isca artificial de fundo montada com anzóis simples com cabeça de chumbo, como trailer. São feitas de materiais diversos e em vários formatos. João Pepino - Apelido dado à isca artificial Jumpin Minnow. Pode ser considerada uma zara ou jumpbait. Jumping Jig - Isca artificial de fundo em formato de pequenos peixes, fabricados em metais pesados como chumbo, aço e cobre.

6 K King Salmon - Espécie de Salmão. Knot - Nó, em inglês. L Largo - É o pescador sortudo, que pega muito mais peixes que seus companheiros. Leader ou Líder - É uma linha transparente amarrada ou colada na ponta da linha principal da carretilha ou molinete, normalmente feita de material resistente à abrasão. Serve para proteger a linha principal durante a briga com o peixe. Libra - Sistema de medida usado para designar a resistência das varas e linhas. Lingue lingue - Pescaria feita com varas de bambu. Linguiçar - Pescar com iscas naturais. Linguiceiro - Pescador que usa iscas naturais ( vivas ou mortas ). O termo geralmente é usado de forma pejorativa. Lombriga - Peixe pequeno. M Macaca - Jeito de chamar quando a isca artificial enrosca em um galho. Mala - Companheiro de pesca ou pescador chato e inconveniente. Malhar - Cobrir o pesqueiro com muitos arremessos. Mamando a isca - Costuma-se dizer quando o peixe dá pequenos toques na isca sem morde-la. Manhoso - Quando o peixe está lento, arisco. Quando é difícil fisgá-lo. Matreiro - Esperto. Memória da linha - Quando permanece por muito tempo no carretel, a linha tende a ficar torcida e enrolada. Então diz-se que ela está com memória. Mole - Pega sutil na isca. Mosca - São todas as iscas artificiais fabricadas para o uso com equipamento de fly, atadas com materiais naturais ou sintéticos em torno do anzol simples, imitando insetos, larvas, vermes, pequenos peixes e animais.

7 Mosca Seca (Dry) - Isca de fly que flutua imitando o estágio adulto de um inseto. Mosqueiro - É o pescador de Fly. Minhoca - isca artificial que pretendem imitar minhocas e até répteis, fabricadas em silicone Mucureiro - Pescador que mata todos os peixes. Muvuco - Local onde está o peixe (buraco no meio de galhadas). N Needle knot - Nó usado para prender o leader a linha de mosca e conhecido por nó da agulha. Net keeper - Peça usada para prender o puça no colete. Ninfa - Isca de Fly que imita o estágio aquático das larvas. O Óculos Polarizados - Óculos com lentes que recebem tratamento especial que ajuda a cortar o reflexo da água. Onça - Sistema de medida usado para pesos das iscas ou designar a potência de arremesso das varas. P Paliteiro - Tipo de estrutura com muitos galhos finos pra fora da linha da água Parcel - Laje submersa de pedra. Geralmente é um bom ponto de pesca. Passaguá, Puça ou Coador - Espécie de um coador para embarcar os peixes depois de fisgados. Passar o pano - Usar o Passaguá. Pé frio - Quem traz azar ou ruim de pesca. Pé quente - Quem traz sorte ou bom de pesca Pegadeira - Momento de grande atividade de peixes atacando as iscas. Também é usado como o termo que caracteriza uma isca artificial muito produtiva, que pega muitos peixes. Peixe "entocado" ou "enrolado" - Esses termos são usados quando o peixe, depois de fisgado, procura algum lugar para se esconder e se proteger. Peixe boiando - fala-se quando o pescador consegue visualizar o peixe na superfície

8 Pesca de arremesso - É a pesca com iscas artificiais. O pescador lança nos pontos promissores e recolhe dando movimento à isca. Pesca de Rodada - Modalidade em que o barco fica solto na correnteza do rio, canal ou mar. Peva ou Peba - Espécie do peixe Robalo. Pier - Local de embarque ou desembarque dos passageiros das embarcações. Pinchar - Arremessar com iscas artificiais. Pincho - Trabalho de fundo com Jigs. Piracema - Época de reprodução dos peixes de água doce. Pirangueiro ou Piloteiro - Guia instruído para o atendimento e condução da embarcação para os pontos pesqueiros. Piscivoro - peixe que se alimenta exclusivamente de peixe. Plug - Isca artificial fabricada em materiais rígidos como madeira, acrílico, fibra e plásticos duros. Poita - Âncora de embarcações de pequeno porte. O termo também é usado para fazer referência ao pescador preguiçoso, que não faz nada, que entra no barco e só se mexe para pescar. Popa - Parte traseira da embarcação. Preamar - Nível máximo de uma maré cheia. Pressão atmosférica é o fenômeno da natureza é o maior responsável pelo sucesso ou fracasso de sua pescaria. Nem alta nem baixa deve ser constante. Proa - Parte dianteira da embarcação. Q Quadrate - Vara de fly feita com bambú de 4 lados. Quill - Haste da pena de galo muito usada para montar o corpo de moscas secas.

9 R Rebojo - Ação do peixe na isca artificial de superfície, onde o mesmo somente movimenta-se perto da isca criando pequenas ondas na água. Refugar - É quando o peixe desiste de atacar a isca. Reponto - Momento em que o canal de água para de enchente e inicia o processo de vazante ou vice versa conhecido como Preamar. Repiquete massa de água que desce das cabeceiras por conta das chuvas elevando o nível dos rios, inimigo do pescador. Rig - Termo em inglês para montagem de chicotes. Rio na caixa - É quando as águas do o rio estão no leito, em nível alto. Robaleira - Vara de molinete com ponta fina, geralmente de 4 a 5,4 metros, para a pesca de robalos no estilo rodada com isca natural. S Samburá - Sacola para guardar peixes vivos dentro da água. Sapateiro - Diz-se do pescador que volta da pescaria sem pescar nenhum peixe. É o mesmo que bater fofo. Shad - Iscas artificiais em formato de peixes fabricadas em materiais flexíveis e macios, como silicone e borracha. Sink tip - Linha de fly em que apenas a ponta afunda e o restante flutua Sinking - Em inglês, afundar. Termo usado para linhas de fly ou iscas artificiais. Sizígia - Maré de grande amplitude. Snaps - presilhas, prendedores, engates utilizados para troca de iscas e anzois com maior agilidade Spincast - Equipamento utilizado geralmente por iniciantes. É um híbrido entre carretilha e molinete. Spinner - Iscas artificiais dotadas de lâminas que giram quando tracionadas, algumas possuem trailer, plumagens ou materiais sintéticos. Spinning - Termo em inglês para molinete. Usado para designar pesca com molinete. Streamer - Iscas de fly que imitam peixinhos ou animais aquáticos.

10 Streamer bucktail - São iscas que imitam pequenos peixes ou animais aquáticos. Os streamers são feitos com penas ou plumas e os bucktails com pêlos. Strike - O mesmo que ferrada ou fisgada. Termo em inglês que designa alavanca ou movimento para capturar o peixe. Pode ser também o mecanismo usado nas carretilhas de pesca oceânica. Suport Hook ou Assist Hook - Anzol extra ou auxiliar, geralmente colocado nas iscas de fundo tipo Jumping Jig, ou metal Jig. T Tá na foto - Momento em que o pescador consegue tirar o peixe da água. Teasing - Iscas artificiais sem garatéias usadas para atrair a atenção do peixe. Normalmente são usadas em estruturas muito fechadas, nas quais os anzóis enroscam muito facilmente. Tomando linha - Quando o peixe é fisgado e nada em disparada. Trailer - Chamariz adicionado ao anzol em iscas como o spinnerbait e o rubber jig. Trailer hook - Anzol extra adicionado ao anzol spinnerbait. Tralha - Material de pesca. Treble hook - Garatéia, em inglês. Trick - Peixe pequeno. Tune up - Balancear a isca artificial fazendo alterações que modifiquem seu trabalho, por exemplo, mexer no pitão para alterar a direção de nado da isca. Diz-se que a isca foi tunada. Diz-se o mesmo de carretilhas ou varas "customizadas Turbinar - É o mesmo que "tunar". U Uni Knot - Em inglês, nó único. Upstream - Pescaria realizada subindo o rio, em inglês. Vest - Colete usado na pesca. Vise - Morsa usada na montagem das iscas de fly. V

11 W Waypoints - São pontos de referência marcados no aparelho de GPS. Wet fly - Em inglês, mosca molhada. X Xaréu - Espécie marinha muito procurada pelos pescadores. Yard - Jarda, em inglês. Y Zangarilho isca artificial para pesca de lula. Z Zara - Modelo de isca americana feita pela Heddon que imita o "nado" de um réptil, um zig zag que lembra a letra Z. Todas as iscas semelhantes acabam sendo chamadas de zaras. Zóio de lula - Quando um parceiro observa uma ação na isca de outro pescador e aproveita para fazer seu lançamento no mesmo lugar.

R FACEBOOK.COM/PESCACENTERSHOP LINHAS

R FACEBOOK.COM/PESCACENTERSHOP LINHAS 70 R FACEBOOK.COM/PESCACENTERSHOP LINHAS R FACEBOOK.COM/PESCACENTERSHOP 71 Scorpion X8 A linha multifilamento Sumax Scorpion X8 é produzida exclusivamente pela DSM Company da Holanda, sendo um material

Leia mais

Já tinha muito tempo que queríamos pescar no rio Uruguai, é claro, buscando os esportivos Dourados.

Já tinha muito tempo que queríamos pescar no rio Uruguai, é claro, buscando os esportivos Dourados. Relato da pescaria em Porto Xavier - Março de 2013 Texto: Jamanta. Fotos: Jamanta, Klaus, Cristiano e Ike. Já tinha muito tempo que queríamos pescar no rio Uruguai, é claro, buscando os esportivos Dourados.

Leia mais

Primeiramente, vamos saber o que foi utilizado para a confecção do elevador, vamos listar as coisas utilizadas mais importantes:

Primeiramente, vamos saber o que foi utilizado para a confecção do elevador, vamos listar as coisas utilizadas mais importantes: Primeiramente, vamos saber o que foi utilizado para sua confecção, vamos listar as coisas mais importantes que foram utilizadas: Primeiramente, vamos saber o que foi utilizado para a confecção do elevador,

Leia mais

A força bruta dos PEIXES DE COURO

A força bruta dos PEIXES DE COURO Texto: Rubinho de Almeida Prado Fotos: arquivo Pescaventura A força bruta dos PEIXES DE COURO Revista Pesca 28 Embora nos dias de hoje muito se fale da pesca esportiva com iscas artifi ciais, não há como

Leia mais

Redes de cerco. Redes de cerco

Redes de cerco. Redes de cerco Redes de cerco Capturam os peixes, rodeando pelos lados e por baixo Com algumas exceções trata-se de rede de superfície São sustentadas por números flutuadores Se manobram com um ou dois barcos Redes de

Leia mais

Tutorial - Limpeza de Carburador

Tutorial - Limpeza de Carburador Tutorial - Limpeza de Carburador Retirado do Site Pequenas Notáveis (http://www.pequenasnotaveis.com.br) Autor = bravo18br 10 de Julho de 2005 Bem detalhado como o pessoal gosta. Esse tutorial foi feito

Leia mais

I RALLY DE PESCA À TILÁPIA

I RALLY DE PESCA À TILÁPIA I RALLY DE PESCA À TILÁPIA REGULAMENTO ARTIGO 1º - DA ORGANIZAÇÃO O I Rally de Pesca à Tilápia é uma realização de Farol Eventos no qual participarão qualquer pessoa que se enquadre neste regulamente e

Leia mais

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA

Insígnia Mundial do Meio Ambiente IMMA Ficha técnica no. 2.1 Atividade Principal 2.1 SENTINDO A NATUREZA Objetivo da 2 Os escoteiros estão trabalhando por um mundo onde o habitat natural seja suficiente para suportar as espécies nativas. Objetivos

Leia mais

INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA

INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 26, de 2 de SETEMBRO de 2009 O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS

Leia mais

Unidade. 6 Coleção IAB de Ciências / 3º ANO

Unidade. 6 Coleção IAB de Ciências / 3º ANO I Unidade 6 Coleção IAB de Ciências / 3º ANO UNIDADE I: A VIDA EM NOSSO PLANETA Introdução A ciência se faz com observação da natureza, perguntas e busca de respostas. Você já observou como o Planeta Terra

Leia mais

Cabos. Um motorista dirigia, quando, de repente, Conceito

Cabos. Um motorista dirigia, quando, de repente, Conceito A U A UL LA Cabos Introdução Um motorista dirigia, quando, de repente, surgiu um problema na embreagem do carro. Por mais que tentasse, o motorista não conseguia engatar a marcha. O carro foi rebocado

Leia mais

Elementos de Transmissão Correias

Elementos de Transmissão Correias Elementos de Transmissão Correias Prof. João Paulo Barbosa, M.Sc. Transmissão por polias e correias Transmissão por polias e correias As polias são peças cilíndricas, movimentadas pela rotação do eixo

Leia mais

Visita ao Museu e Hall da Fama da International Game Fish Association (IGFA) Dania Beach, Florida U.S.A.

Visita ao Museu e Hall da Fama da International Game Fish Association (IGFA) Dania Beach, Florida U.S.A. Visita ao Museu e Hall da Fama da International Game Fish Association (IGFA) Dania Beach, Florida U.S.A. Texto e Fotos : Alejandro Antúnez (Índio) alejandro@moscanagua.com.br Sem dúvidas, pode-se dizer

Leia mais

Protocolo de instalação de piezômetros em locais com nível freático pouco profundo (áreas sazonalmente encharcadas)

Protocolo de instalação de piezômetros em locais com nível freático pouco profundo (áreas sazonalmente encharcadas) A localização do nível do lençol freático e o conhecimento da sua variação devido às precipitações e outros agentes naturais é de extrema importância para entender a distribuição e abundancia de espécies.

Leia mais

Tipos de Poços. escavação..

Tipos de Poços. escavação.. O que é um poço Tubular Chamamos de poço toda perfuração através da qual obtemos água de um aqüífero e há muitas formas de classificá-los. Usaremos aqui uma classificação baseada em sua profundidade e

Leia mais

REQUISITOS BÁSICOS PARA TÁXI ACESSÍVEL

REQUISITOS BÁSICOS PARA TÁXI ACESSÍVEL REQUISITOS BÁSICOS PARA TÁXI ACESSÍVEL 1. OBJETIVO...3 2. APRESENTAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS...3 3. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS...4 3.1 Características Gerais...4 3.2 Carroceria...4 4. ACESSIBILIDADE...8 4.1

Leia mais

Termos Náuticos Básicos

Termos Náuticos Básicos Termos Náuticos Básicos Adriças: Cabos usados para levantar ou içar as velas Alheta: Parte da embarcação entre o Través e a Popa Amantilho: Cabo preso ao topo do mastro, que suporta a retranca prevenindo

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor da prova: 2.0 Nota: Data: / /2015 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 6º 4º bimestre Trabalho de Recuperação de Geografia Orientações: - Leia atentamente

Leia mais

ESTRUTURA CONSTRUÇÃO COM TÁBUAS CONSTRUÇÃO EM COMPENSADO. 5 32 x 44. 4 32 x 68. 3 Serrado de. 6 Cavernas do meio do barco. 8 44 x 143 1.

ESTRUTURA CONSTRUÇÃO COM TÁBUAS CONSTRUÇÃO EM COMPENSADO. 5 32 x 44. 4 32 x 68. 3 Serrado de. 6 Cavernas do meio do barco. 8 44 x 143 1. ESTRUTURA 17 18 Serrado de 20 x 193 CONSTRUÇÃO COM TÁBUAS 5 32 x 44 14 16 x 143 4 32 x 68 3 Serrado de 32 x 143 3 Cavernas da popa ao meio do barco: 32 x 143 6 Cavernas do meio do barco até proa: 32 x

Leia mais

BRASIL: UM PAÍS DE MUITAS ESPÉCIES

BRASIL: UM PAÍS DE MUITAS ESPÉCIES Nome: Data: / / 2015 ENSINO FUNDAMENTAL Visto: Disciplina: Natureza e Cultura Ano: 1º Lista de Exercícios de VC Nota: BRASIL: UM PAÍS DE MUITAS ESPÉCIES QUANDO OS PORTUGUESES CHEGARAM AO BRASIL, COMANDADOS

Leia mais

Cartilha das Brincadeiras

Cartilha das Brincadeiras Cartilha das Brincadeiras Amarelinha (academia, escada, macaca, sapata) Primeiro desenhe no chão um diagrama como este aí ao lado. Quem for jogar fica no inferno e lança uma pedra, mirando no número 1.

Leia mais

Como fazer o seu próprio escudo medieval

Como fazer o seu próprio escudo medieval Dark Ages - idade média www.sec11.cjb.net goshinryukempo@hotmail.com Idade média Como fazer o seu próprio escudo medieval Existem dois métodos, um simples e o outro bem mais elaboro. 1. O método simples:

Leia mais

Elementos de Máquinas

Elementos de Máquinas Professor: Leonardo Leódido Sumário Correias e Polias Correntes Definição Polia: São peças cilíndricas, movimentadas pela rotação do eixo do motor e pelas correias. Correias: É o elemento da máquina que,

Leia mais

como a DT200 da Yamaha.

como a DT200 da Yamaha. Para os iniciantes, é melhor optar por uma moto de menor potência, como a 125cc, porque elas são mais leves e dão mais chances. As 250cc são mais violentas e qualquer erro pode causar um tombo. Para o

Leia mais

[ meio ambiente ] 68 ecoaventura l Pesca esportiva, meio ambiente e turismo. Por: Oswaldo Faustino

[ meio ambiente ] 68 ecoaventura l Pesca esportiva, meio ambiente e turismo. Por: Oswaldo Faustino [ meio ambiente ] Ameaçado de extinção, o Pirarucu, o maior peixe de escamas de nossas águas, ganhou programa de manejo e seus exemplares voltam a atingir número e tamanhos que permitem anualmente sua

Leia mais

Como montar boneco de arame para stopmotion

Como montar boneco de arame para stopmotion Como montar boneco de arame para stopmotion Neste manual, mostraremos como montar bonecos simples para o uso no stopmotion. Existem diversos tipos de técnicas na qual pode-se explorar. -Animação em areia

Leia mais

PÓRTICO LIMPA GRADES E CARRO LIMPAS GRADES. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DISPOSITIVO LIMPA GRADES E CARRO LIMPA GRADE.

PÓRTICO LIMPA GRADES E CARRO LIMPAS GRADES. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DISPOSITIVO LIMPA GRADES E CARRO LIMPA GRADE. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DISPOSITIVO LIMPA GRADES E CARRO LIMPA GRADE. DESCRIÇÃO. Existem inúmeros tipos e modelos de equipamentos limpa grades no mercado, para que o cliente possa escolher. Mas é verdade

Leia mais

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos

10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos VERSÃO FOTOGRAFIA 10 simples passos que irão mudar a forma como você tira fotos Existem várias formas de alterar o resultado final de uma foto, seja através do ISO, da velocidade do obturador, da abertura

Leia mais

Produçaõ de peixes. Adaptado de: "Better Farming Series 27 - FreshWater Fish Farming: How to Begin" (FAO, 1979)

Produçaõ de peixes. Adaptado de: Better Farming Series 27 - FreshWater Fish Farming: How to Begin (FAO, 1979) Produçaõ de peixes Adaptado de: "Better Farming Series 27 - FreshWater Fish Farming: How to Begin" (FAO, 1979) Onde pôr seu tanque de peixes 1. Você tem que escolher um lugar bom para sua tanque. 2. Lembra

Leia mais

Eggy. Ref. IXCI6044. MAX 22Kg. Em conformidade com a norma Européia EN 14344

Eggy. Ref. IXCI6044. MAX 22Kg. Em conformidade com a norma Européia EN 14344 Eggy Ref. IXCI6044 Em conformidade com a norma Européia EN 14344 MAX 22Kg Assento traseiro de bicicleta Eggy 2 1 B 2 3D E 4 5 3 6 7G 8 9 I M 10 N 11 12 NN 4 O O P P Q 13 14 Q 15 16 5 PT Assento traseiro

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES PROFESSOR DISCIPLINA TURMA DEISE MENEZES CIÊNCIAS 201 ALUNO SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br Questão 1 Numere: ( 1 )

Leia mais

Simples, resistente e fácil de montar.

Simples, resistente e fácil de montar. Simples, resistente e fácil de montar. Economia e resistência são as principais qualidades da telha Vogatex. Possui peso reduzido e simplicidade estrutural, exigindo o mínimo de mão-de-obra e madeiramento

Leia mais

MANUAL PARA INSTALAÇÃO DE PNEU LARGO NA VBLADE

MANUAL PARA INSTALAÇÃO DE PNEU LARGO NA VBLADE MANUAL PARA INSTALAÇÃO DE PNEU LARGO NA VBLADE Este manual serve apenas como orientação dos procedimentos para instalar um pneu largo na traseira da moto Vblade 250cc da Sundown e deve ser feito por especialista

Leia mais

Um momento, por favor

Um momento, por favor Um momento, por favor A UU L AL A Outro domingo! Novo passeio de carro. Dessa vez foi o pneu que furou. O pai se esforça, tentando, sem sucesso, girar o parafuso da roda. Um dos filhos então diz: Um momento,

Leia mais

TORNEIO DE PESCA RECANTO MATA VERDE

TORNEIO DE PESCA RECANTO MATA VERDE TORNEIO DE PESCA RECANTO MATA VERDE APRESENTAÇÃO O Torneio de Pesca no Recanto Mata Verde, localizado na Colônia Cambará Km 18,50 da estrada Alexandra Matinhos/PR 508. Esta aberta a todos, e tem como objetivos

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção. Processos de Fabricação

Curso de Engenharia de Produção. Processos de Fabricação Curso de Engenharia de Produção Processos de Fabricação Forjamento: O forjamento, um processo de conformação mecânica em que o material é deformado por martelamentoou prensagem, é empregado para a fabricação

Leia mais

PV-2200 MANUAL DE INSTRUÇÃO

PV-2200 MANUAL DE INSTRUÇÃO Pág.:1 MÁQUINA: MODELO: NÚMERO DE SÉRIE: ANO DE FABRICAÇÃO: O presente manual contém instruções para instalação e operação. Todas as instruções nele contidas devem ser rigorosamente seguidas do que dependem

Leia mais

FAÇA VOCÊ MESMO O ATERRAMENTO DO SEU COMPUTADOR

FAÇA VOCÊ MESMO O ATERRAMENTO DO SEU COMPUTADOR FAÇA VOCÊ MESMO O ATERRAMENTO DO SEU COMPUTADOR Por Ivan Max Freire de Lacerda ivanmaxlacerda@gmail.com A instalação elétrica voltada para alimentar um computador, requer alguns cuidados especiais. Primeiramente,

Leia mais

CHRIS CRAFT CAPRI 21 BELEZA AMERICANA. boat teste Capri 21

CHRIS CRAFT CAPRI 21 BELEZA AMERICANA. boat teste Capri 21 CHRIS CRAFT CAPRI 21 BELEZA AMERICANA RECÉM-LANÇADA NO MERCADO NACIONAL, A CAPRI 21 TEM EM SEU DNA A ESSÊNCIA DOS BARCOS DO PASSADO, MAS COM A MODERNIDADE DO FUTURO. ELA AGUÇA A IMAGINAÇÃO E, POR ONDE

Leia mais

Recebimento, Manuseio e Armazenamento dos Centros de Controle de Motores CENTERLINE 2500

Recebimento, Manuseio e Armazenamento dos Centros de Controle de Motores CENTERLINE 2500 Instruções Recebimento, Manuseio e Armazenamento dos Centros de Controle de Motores CENTERLINE 2500 Recebimento IMPORTANTE A entrega de equipamentos às empresas de transporte pela Rockwell Automation é

Leia mais

Os animais. Eliseu Tonegawa mora com a família - a. www.interaulaclube.com.br. nova

Os animais. Eliseu Tonegawa mora com a família - a. www.interaulaclube.com.br. nova A U A UL LA Os animais Atenção Eliseu Tonegawa mora com a família - a esposa, Marina, e três filhos - num pequeno sítio no interior de São Paulo. Para sobreviver, ele mantém algumas lavouras, principalmente

Leia mais

Capítulo 95. Brinquedos, jogos, artigos para divertimento ou para esporte; suas partes e acessórios

Capítulo 95. Brinquedos, jogos, artigos para divertimento ou para esporte; suas partes e acessórios Capítulo 95 Brinquedos, jogos, artigos para divertimento ou para esporte; suas partes e acessórios Notas. 1. O presente Capítulo não compreende: a) as velas para árvores de Natal (posição 34.06); b) os

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA

MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA MEMORIAL DESCRITIVO, ORÇAMENTO E PROJETO DO ACESSO PRINCIPAL E IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FRONTEIRA Orçamento Unidade Básica de Saúde - Fronteira Estrutura para o acesso e identificação do

Leia mais

Elementos de transmissão de potência José Queiroz - Unilins

Elementos de transmissão de potência José Queiroz - Unilins Projetos Mecânicos Elementos de transmissão de potência José Queiroz - Unilins 2 Polias e correias Polias: As polias são peças cilíndricas, movimentadas pela rotação do eixo do motor e pelas correias.

Leia mais

Como os seres vivos modificam o ambiente?

Como os seres vivos modificam o ambiente? Como os seres vivos modificam o ambiente? O ar e a água possibilitam a integração dos seres vivos na dinâmica planetária. Por que a parede do copo com água fria fica molhada? Será? Toda matéria é constituída

Leia mais

1/6 1 2 "SUPORTE RETRÁTIL PARA INSTALAÇÃO DE TELA FACHADEIRA". Apresentação Refere-se a presente invenção ao campo técnico de suportes para telas fachadeiras de edifícios em construção ou em reformas,

Leia mais

Veneno no Carburador

Veneno no Carburador Veneno no Carburador Hoje em dia com a toda a tecnologia e eletrônica embarcada nos carros, reduziu-se drasticamente a gama de opções de preparação. Entretanto, para aqueles que ainda possuem um carro

Leia mais

Escolha da Objectiva. Quais as principais características das objectivas que servem de base para a escolha das suas lentes?

Escolha da Objectiva. Quais as principais características das objectivas que servem de base para a escolha das suas lentes? Escolha da Objectiva Quais as principais características das objectivas que servem de base para a escolha das suas lentes? As lentes, também conhecidas como objectivas, são a parte mais importante do seu

Leia mais

Dobramento. e curvamento

Dobramento. e curvamento Dobramento e curvamento A UU L AL A Nesta aula você vai conhecer um pouco do processo pelo qual são produzidos objetos dobrados de aspecto cilíndrico, cônico ou em forma prismática a partir de chapas de

Leia mais

Ministério das Pescas

Ministério das Pescas Ministério das Pescas Decreto Executivo n.º 159/06 de 26 de Dezembro Nos termos da Lei dos Recursos Biológicos Aquáticos constitui obrigação do Estado adoptar medidas necessárias para prevenir danos aos

Leia mais

Buchas. Não se sabe quem inventou a roda. Supõe-se. Bucha

Buchas. Não se sabe quem inventou a roda. Supõe-se. Bucha A U A UL LA Buchas Introdução Não se sabe quem inventou a roda. Supõe-se que a primeira roda tenha sido um tronco cortado em sentido transversal. Com a invenção da roda, surgiu, logo depois, o eixo. O

Leia mais

TRANSPORTADORES DE CORREIA

TRANSPORTADORES DE CORREIA 1. DESCRIÇÃO Os Transportadores de correia é a solução ideal para o transporte de materiais sólidos a baixo custo. Sua construção é compacta e com excelente desempenho funcional. Sua manutenção é simples

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

Caixa de Comando Sincronizada FRAMAR. Manual do Proprietário e Instruções de Instalação. www.framar.ind.br

Caixa de Comando Sincronizada FRAMAR. Manual do Proprietário e Instruções de Instalação. www.framar.ind.br Caixa de Comando Sincronizada FRAMAR Manual do Proprietário e Instruções de Instalação www.framar.ind.br 1. Introdução A caixa de comando sincronizada Framar é produzida para ser prática e funcional, uma

Leia mais

MANUAL DE MONTAGEM. Revisão 17 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA

MANUAL DE MONTAGEM. Revisão 17 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA MANUAL DE MONTAGEM Revisão 17 MONTAGEM DO DISCO SOLAR PARA AQUECIMENTO DE ÁGUA Parabéns por adquirir um dos mais tecnológicos meios de aquecimento de água existentes no mercado. O Disco Solar é por sua

Leia mais

Manual do Usuário TLP-2844

Manual do Usuário TLP-2844 Manual do Usuário TLP-2844 Índice Introdução... 3 Documentação/Acessórios... 4 Instalando o ribbon... 5 Instalando a etiqueta... 12 Utilização do Zebra Designer... 17 2 Introdução: Parabéns por ter adquirido

Leia mais

Voleibol. Professor:Pedro Engler Neto

Voleibol. Professor:Pedro Engler Neto Voleibol Professor:Pedro Engler Neto Histórico O voleibol foi criado por William G. Morgam em 09 de fevereiro de 1895. Na Associação Cristã de Moços,HoYolke Massachussets, Eua. E a intenção de Morgan era

Leia mais

Pontes Rolantes - Aplicações

Pontes Rolantes - Aplicações Pontes Rolantes Pontes rolantes são máquinas transportadoras utilizadas, em meio industrial, no içamento e locomoção de cargas de um local para o outro. Conta com três movimentos independentes ou simultâneos

Leia mais

Ensaio de torção. Diz o ditado popular: É de pequenino que

Ensaio de torção. Diz o ditado popular: É de pequenino que A UU L AL A Ensaio de torção Diz o ditado popular: É de pequenino que se torce o pepino! E quanto aos metais e outros materiais tão usados no nosso dia-a-dia: o que dizer sobre seu comportamento quando

Leia mais

Da água para a terra com sucesso Os Anfíbios

Da água para a terra com sucesso Os Anfíbios Disciplina: Ciências Série: 6ª - 3º BIMESTRE Professor: Ivone Azevedo da Fonseca Assunto: Anfíbios e Répteis Da água para a terra com sucesso Os Anfíbios Anfíbio é um termo que significa vida dupla, ou

Leia mais

Polias e correias. Polias

Polias e correias. Polias A U A UL LA Polias e correias Introdução Às vezes, pequenos problemas de uma empresa podem ser resolvidos com soluções imediatas, principalmente quando os recursos estão próximos de nós, sem exigir grandes

Leia mais

Guia de instalação. Siga as instruções deste Guia para instalar corretamente as telhas Onduline. Só assim a garantia é válida.

Guia de instalação. Siga as instruções deste Guia para instalar corretamente as telhas Onduline. Só assim a garantia é válida. Guia de instalação Sua escolha inteligente em telhas Siga as instruções deste Guia para instalar corretamente as telhas Onduline. Só assim a garantia é válida. Sucesso em mais de 100 países. Agora, no

Leia mais

Pescador. A partir do trabalho do pescador, perceber a interferência do homem e de seu lixo no habitat dos animais aquáticos.

Pescador. A partir do trabalho do pescador, perceber a interferência do homem e de seu lixo no habitat dos animais aquáticos. Pescador 1) Objetivo Geral A partir do trabalho do pescador, perceber a interferência do homem e de seu lixo no habitat dos animais aquáticos. 2) Objetivo Específico Fazer os alunos perceberem que o lixo

Leia mais

L0NGE, atrás em monte, sol cair e céu ficar em fogo. Fraco, Eu

L0NGE, atrás em monte, sol cair e céu ficar em fogo. Fraco, Eu 5 L0NGE, atrás em monte, sol cair e céu ficar em fogo. Fraco, Eu subir monte, pés d Eu molhados em erva fria. Não haver erva em cima em monte. Só haver terra, em volta, monte como cabeça de homem sem cabelo.

Leia mais

VOLEIBOL. 11. O Jogador que executa o saque, deve estar em qual posição? 1) Em que ano foi criado o voleibol? a) 1997. a) posição número 6.

VOLEIBOL. 11. O Jogador que executa o saque, deve estar em qual posição? 1) Em que ano foi criado o voleibol? a) 1997. a) posição número 6. VOLEIBOL 1) Em que ano foi criado o voleibol? a) 1997 b) 2007 c) 1996 d) 1975 e)1895 2. Quem inventou o voleibol? a) William G. Morgan b) Pelé c) Roberto Carlos d) Ronaldinho Gaúcho e) Michael Jackson

Leia mais

FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes)

FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes) FAQ - Frequently Asked Questions (Perguntas Frequentes) 1- Qual tipo de aço da vigota e qual a sua norma? São produzidas com aço estrutura ZAR 345, com revestimento Z275, no qual segue as prescritivas

Leia mais

Prof. Rogério Porto. Assunto: Cinemática em uma Dimensão III

Prof. Rogério Porto. Assunto: Cinemática em uma Dimensão III Questões COVEST Física Mecânica Prof. Rogério Porto Assunto: Cinemática em uma Dimensão III 1. Um atleta salta por cima do obstáculo na figura e seu centro de gravidade atinge a altura de 2,2 m. Atrás

Leia mais

O Brasil vai pescar com Shakespeare!

O Brasil vai pescar com Shakespeare! O Brasil vai pescar com hakespeare! V FHWT Insuperável em força e sensibilidade desde 1977, as varas Ugly tik tem sido a escolha definitiva dos pescadores. É a linha de varas mais confiável que eles podem

Leia mais

TORNEIRO MECÂNICO TECNOLOGIA

TORNEIRO MECÂNICO TECNOLOGIA DEFINIÇÃO: TORNEIRO MECÂNICO TECNOLOGIA BROCAS (NOMENCLATURA,CARAC. TIPOS) São ferramentas de corte, de forma cilíndrica, com canais retos ou helicoidais, temperadas, terminam em ponta cônica e são afiadas

Leia mais

LENTES E ESPELHOS. O tipo e a posição da imagem de um objeto, formada por um espelho esférico de pequena abertura, é determinada pela equação

LENTES E ESPELHOS. O tipo e a posição da imagem de um objeto, formada por um espelho esférico de pequena abertura, é determinada pela equação LENTES E ESPELHOS INTRODUÇÃO A luz é uma onda eletromagnética e interage com a matéria por meio de seus campos elétrico e magnético. Nessa interação, podem ocorrer alterações na velocidade, na direção

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2. o ANO/EF - 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2. o ANO/EF - 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC MINAS E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2. o ANO/EF - 2015 Caro (a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

WWW.RENOVAVEIS.TECNOPT.COM

WWW.RENOVAVEIS.TECNOPT.COM Como funciona um aerogerador Componentes de um aerogerador Gôndola:contém os componentes chaves do aerogerador. Pás do rotor:captura o vento e transmite sua potência até o cubo que está acoplado ao eixo

Leia mais

Figura 1: Plataforma de trabalho do andaime. Figura 2: Piso metálico da plataforma de trabalho.

Figura 1: Plataforma de trabalho do andaime. Figura 2: Piso metálico da plataforma de trabalho. INSTRUÇÕES DE USO ANDAIME TUBULAR 1. Devem ser tomadas precauções especiais, quando da montagem, desmontagem e movimentação de andaimes próximos às redes elétricas. 2. O piso de trabalho dos andaimes deve

Leia mais

ORGANIZAÇÃO PESSOAL. Planning de secretária. Base para blocos calendários. Listas telefónicas

ORGANIZAÇÃO PESSOAL. Planning de secretária. Base para blocos calendários. Listas telefónicas ORGANIZAÇÃO PESSOAL Base para blocos calendários...254 Bases de secretária...261 Carteiras de bolso...257...260 Listas telefónicas...254 Malas porta documentos...260 Pastas portfólio...257 Planning de

Leia mais

Instruções de Montagem / Operação / Manutenção. Porta de Explosão

Instruções de Montagem / Operação / Manutenção. Porta de Explosão Intensiv-Filter do Brasil Ltda. Av. Água Fria, 648 - Sala 01 CEP 02332.000 - Santana - São Paulo - Brasil Fone: +55 11 6973-2041 / Fax: +55 11 6283 6262 e-mail: intensiv@intensiv-filter.com.br Instruções

Leia mais

PORTEIRO ELETRÔNICO. Modelo: EG-PRL002. Manual do Usuário

PORTEIRO ELETRÔNICO. Modelo: EG-PRL002. Manual do Usuário PORTEIRO ELETRÔNICO Modelo: EG-PRL002 Manual do Usuário 1 Introdução Parabéns por adquirir o Porteiro Eletrônico modelo EG-PRL002 da EcoGold! Para conhecer toda a linha de produtos EcoGold, visite o site:

Leia mais

Miguel C. Branchtein, Delegacia Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul

Miguel C. Branchtein, Delegacia Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul DETERMINAÇÃO DE CONDIÇÃO DE ACIONAMENTO DE FREIO DE EMERGÊNCIA TIPO "VIGA FLUTUANTE" DE ELEVADOR DE OBRAS EM CASO DE QUEDA DA CABINE SEM RUPTURA DO CABO Miguel C. Branchtein, Delegacia Regional do Trabalho

Leia mais

Banner Flutuante. Dreamweaver

Banner Flutuante. Dreamweaver Banner Flutuante Dreamweaver Começamos com um arquivo em branco no Dreamweaver MX. Para que o banner apareça sobre a página, precisamos inserir uma camada a mais no arquivo HTML. Selecione o menu Inserir

Leia mais

BRICKA ALVENARIA ESTRUTURAL

BRICKA ALVENARIA ESTRUTURAL BRICKA ALVENARIA ESTRUTURAL BRICKA ALVENARIA ESTRUTURAL Indice ALVENARIA ESTRUTURAL MANUAL DE EXECUÇÃO E TREINAMENTO...1 O QUE É ALVENARIA ESTRUTURAL?...1 Seu trabalho fica mais fácil...1 CUIDADOS QUE

Leia mais

Sua 1ª opção em redes esportivas

Sua 1ª opção em redes esportivas Sua 1ª opção em redes esportivas MASTERFEW Indústria e Comércio Ltda. Av. Prefeito Bernardino de Lucca, 1222 - Jd. Carambeí - São Roque - SP - CEP 18132-295 vendas@masterfew.com.br www.masterfew.com.br

Leia mais

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO MECÂNICA

PROCESSOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO MECÂNICA PROCESSOS DE FABRICAÇÃO PROCESSOS DE CONFORMAÇÃO MECÂNICA 1 Forjamento Ferreiro - Uma das profissões mais antigas do mundo. Hoje em dia, o martelo e a bigorna foram substituídos por máquinas e matrizes

Leia mais

Aplicação de Película em Carros Detalhes e imagens da instalação de película em vidros de carros

Aplicação de Película em Carros Detalhes e imagens da instalação de película em vidros de carros Aplicação de Película em Carros Detalhes e imagens da instalação de película em vidros de carros Os materiais ideais para a instalação da película Titanium são: uma bombinha sprayer; um rodo de borracha

Leia mais

ZJ20U93 Montagem e Operacional

ZJ20U93 Montagem e Operacional www.zoje.com.br ZJ20U93 Montagem e Operacional ÍNDICE 1. Aplicação...2 2. Operação segura...2 3. Cuidados antes da operação...2 4. Lubrificação...2 5. Seleção da agulha e do fio...3 6. A Inserção da agulha...3

Leia mais

Baleia. Aranha. Iuri. Malcom

Baleia. Aranha. Iuri. Malcom Aranha Baleia A aranha é um aracnídeo. O habitat das aranhas é nas florestas ou em casas. Mas ela mora em uma teia que ela mesma faz. Depressa ela se pendura na teia e enrola insetos nessa teia para se

Leia mais

Manual de Referência Técnica ELEVAC 250

Manual de Referência Técnica ELEVAC 250 Manual de Referência Técnica ELEVAC 250 t e c n o l o g i a em e l e v a d o r e s ESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO A Plataforma Elevac 250 traz comodidade e praticidade para todas as pessoas com dificuldades permanentes

Leia mais

MECÂNICA APLICADA TRATORES AGRÍCOLAS PROFº RUI CASARIN. Tratores Agrícolas

MECÂNICA APLICADA TRATORES AGRÍCOLAS PROFº RUI CASARIN. Tratores Agrícolas MECÂNICA APLICADA TRATORES AGRÍCOLAS Tratores Agrícolas PROFº RUI CASARIN PERGUNTAS IMPORTANTES? QUEM FABRICA TRATORES NO BRASIL? WWW.AGRALE.COM.BR POTÊNCIA ENTRE 15 E 168CV WWW.BRASIL.CAT.COM MÁQUINAS

Leia mais

ALGUNS TERMOS TÉCNICOS IMPORTANTES

ALGUNS TERMOS TÉCNICOS IMPORTANTES Topografia Medições de Distâncias ALGUNS TERMOS TÉCNICOS IMPORTANTES Ponto topográfico: É todo e qualquer ponto do terreno, que seja importante e levado em conta na medição da área. Ao final de cada alinhamento

Leia mais

Com este pequeno guia pode, finalmente, tirar partido do seu lixo... e sentir-se bem por isso!

Com este pequeno guia pode, finalmente, tirar partido do seu lixo... e sentir-se bem por isso! Com este pequeno guia pode, finalmente, tirar partido do seu lixo... e sentir-se bem por isso! Os restos de comida, as folhas do jardim ou as plantas secas do quintal ganham vida nova através de um processo

Leia mais

Pesca de Trutas em Lages, SC 13 a 15 de Novembro 2010

Pesca de Trutas em Lages, SC 13 a 15 de Novembro 2010 Pesca de Trutas em Lages, SC 13 a 15 de Novembro 2010 Fotos e Texto: Rogério Batista, Alfredo Divani e Alejandro Antúnez Após nossa ultima pescaria em Outubro, prometemos que voltaríamos para este belo

Leia mais

O OBTURADOR 1. FUNCIONAMENTO:

O OBTURADOR 1. FUNCIONAMENTO: Esse anexo é um complemento do material didático exclusivo do Curso de Fotografia Digital - A fotografia sob uma nova óptica e função, com Célio Ricardo, constituindo uma parte que completa o total de

Leia mais

Segtreinne 5.0 - PROTEÇÃO LATERAL:

Segtreinne 5.0 - PROTEÇÃO LATERAL: 1.0 - OBJETIVO: Estabelecer procedimentos seguros para montagem, desmontagem e utilização de andaimes, em serviços de manutenção nas áreas da fábrica. 2.0 - APLICAÇÃO: Este procedimento se aplica à montagem,

Leia mais

Casa para pássaros para a varanda ou para o jardim

Casa para pássaros para a varanda ou para o jardim Casa para pássaros para a varanda ou para o jardim Expedição ao mundo animal. Casa para pássaros Pequenos e grandes zoólogos podem em breve observar e descobrir o mundo a partir da própria porta da varanda.

Leia mais

Trabalho realizado por: João Rabaça. 11º Ano do Curso Técnico de gestão de Equipamentos Informáticos

Trabalho realizado por: João Rabaça. 11º Ano do Curso Técnico de gestão de Equipamentos Informáticos Trabalho realizado por: João Rabaça 11º Ano do Curso Técnico de gestão de Equipamentos Informáticos Introdução Animais em vias de extinção - O que são? - O que é a extinção? -O cachalote -O Lince Ibérico

Leia mais

Relógio comparador. Como vocês podem perceber, o programa de. Um problema. O relógio comparador

Relógio comparador. Como vocês podem perceber, o programa de. Um problema. O relógio comparador A U A UL LA Relógio comparador Um problema Como vocês podem perceber, o programa de qualidade da empresa envolve todo o pessoal. Na busca constante de melhoria, são necessários instrumentos de controle

Leia mais

Piscina de Bolinhas 1,50m x 1,50m. Manual de instruções

Piscina de Bolinhas 1,50m x 1,50m. Manual de instruções Piscina de Bolinhas 1,50m x 1,50m Manual de instruções Código do produto: 220001 * Esta Piscina de Bolinha é multicolorida e as cores podem variar conforme a fabricação. Parabéns! Você acaba de adquirir

Leia mais

TRANSCRIÇÃO DE STORYTELLING

TRANSCRIÇÃO DE STORYTELLING TRANSCRIÇÃO DE STORYTELLING PROCESSO RIDE TEST SUB-PROCESSO EXECUÇÃO DE RIDE TEST DESCRIÇÃO TRANSCRIÇÃO DO STORYTELLING DA EXECUÇÃO DE RIDE TEST: DE CAMINHÕES E ÔNIBUS (VOLKSWAGEN) DE VEÍCULOS LEVES COM

Leia mais

Manual Ref. Técnica Plataforma Elevac 250

Manual Ref. Técnica Plataforma Elevac 250 Apresentação 1 A Plataforma Elevac traz comodidade e praticidade para todas as pessoas com dificuldades permanentes ou temporárias de locomoção. Ideal para clínicas, escolas, hospitais, hotéis e quaisquer

Leia mais

LANCI MADEIRA PLÁSTICA

LANCI MADEIRA PLÁSTICA LANCI MADEIRA PLÁSTICA A primeira e mais completa fábrica de mobiliário urbano ecológico do Brasil! Possuímos uma ampla linha de produtos com 10 anos de garantia produzidos através da reciclagem de lixo

Leia mais