Identificando e Utilizando Talentos e Pontos Fortes: Uma Proposta de Bem Estar Por: Profa.Dra.Mônica Portella

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Identificando e Utilizando Talentos e Pontos Fortes: Uma Proposta de Bem Estar Por: Profa.Dra.Mônica Portella"

Transcrição

1 Identificando e Utilizando Talentos e Pontos Fortes: Uma Proposta de Bem Estar Por: Profa.Dra.Mônica Portella

2 O preço da grandeza... É a responsabilidade. (Churschill)

3 Sumário: Parte I O que são talentos? Parte II Pontos Fortes de Habilidades. Parte III O papel da garra.

4 Parte I: O que são talentos?

5 Lendas da Transformação

6 Descobrindo e Desenvolvendo Pontos Fortes e Talentos Premissas Equivocadas: 1) Pessoa pode aprender a ser competente em quase tudo. 2) O maior potencial de crescimento está nas áreas onde a pessoa tem pontos fracos.

7 Premissas Atuais Talentos de cada pessoa são únicos. O maior potencial para o crescimento está nas áreas onde há pontos fortes.

8 O que são Talentos? Talentos são padrões naturalmente recorrentes de pensamento, sentimento ou comportamento que possam ser usados produtivamente. São inatos. Aptidões ou capacidades naturais especiais. (Buckingham e Clifton, 2008)

9 O que são Talentos? Segundo Buckingham e Clifton (2008), de acordo com a definição de talento, traços aparentemente negativos (recorrentes), se puderem ser usados produtivamente são talentos. Ex: Advogado gago com traços de TOC (padrões recorrentes), que escolhe palavras simples e é perfeccionista.

10 Identificando Talentos (Buckingham e Clifton, 2008) Identifica seus talentos para que possa construir um ponto forte. Avalia 34 temas de talento. Adaptabilidade; Analítico; Ativação; Auto-Afirmação; Carisma; Comando; Competição; Comunicação; Conexão; Contexto; Crença; Desenvolvimento;Disciplina; Empatia; Estudioso; Excelência; Foco; Futurista; Harmonia; Ideativo; Imparcialidade; Inclusão; Individualização; Input; Intelecção; Organização; Pensamento Estratégico; Positivo; Prudência; Realização; Relacionamento; Responsabilidade, Restauração e Significância.

11 Descobrindo Talentos Monitore suas reações imediatas diante das situações. Como você reagiu? Existe algum talento envolvido? Qual? Data Situação Reação Imediata Talento Envolvido

12 Como descobrir os seus talentos? Desejos Lembrar do que gostava de fazer quando criança. Pelo que sente ou sentia-se atraído atualmente? Aprendizado Rápido Prestar atenção nos talentos envolvidos no que consegue aprender rápido. Satisfação Perceber atividades que lhe trazem satisfação e bem estar. Essas atividades envolvem seus talentos.

13 Parte II: O que são pontos fortes e habilidades?

14 O que é Ponto Forte? Ponto Forte consiste em um desempenho estável quase perfeito em uma determinada área ou atividade. Para uma atividade ser um ponto forte você precisa praticá-la de forma consistente e bem (não eventualmente) e obter satisfação.

15 O que é Ponto Forte? conhecimento talento técnica Ponto Forte Talentos, conhecimentos e técnica combinam-se para criar um ponto forte.

16 Qual o lugar mais rico do mundo?

17 Ex: Vendedor. Pode aprender a descrever as características de um produto (conhecimento). Pode aprender a fazer perguntas para verificar necessidade do cliente (técnica). Não pode aprender a fazer cliente fechar no negócio no momento certo e da melhor forma (talentos comando e individualização)

18 Ponto Forte e Prática A prática não constrói um ponto forte. Desenvolver um ponto forte em qualquer atividade requer talentos naturais. Para criar um ponto forte a pessoa aprimorou seus talentos inatos com conhecimento e técnica.

19 - Tentar desenvolver um ponto forte (onde não há talento subjacente para isso) pode resultar em estresse e exaustão. - Na melhor das hipóteses isto leva a resultados medíocres.

20 Identificação de Pontos Fortes As forças são definidas pelas atividades que fazemos de forma consistente, que estão perto da perfeição (Buckingham, 2008). Para identificar atividades que constituem pontos fortes você precisa ir além do rótulo genérico dos talentos.

21 Quatro Sinais que Podem Ajudar a Encontrar Pontos Fortes Relacionados as suas Atividades Necessidade Necessidade de voltar a desempenhar dada atividade. Sensação de bem estar após desempenhar a atividade, mesmo estando cansado. Sucesso Pontos fortes estão relacionados a atividades que desempenhamos com sucesso e que trazem bem estar. Sucesso está relacionado a aptidão. OBS: Se a atividade não gera bem estar não é ponto forte. Atração Sente atraído por atividades relacionadas aos pontos fortes. Pode criar oportunidade p\ fazer atividades relacionadas aos pontos fortes. Envolvimento, Foco e Emoções Positivas Ponto forte está relacionado a emoções positivas. Fácil se envolver e permanecer focado na atividade.

22 Exercício: Identificando Pontos Fortes 1) Relaxamento 2) Imagem Mental Dirigida (sinais de pontos fortes: sucesso, necessidade, atração, envolvimento e foco). 3 )Quais os pontos fortes que pode perceber?

23

24 Habilidade Habilidade = Bom Desempenho Em muitas funções pode-se adquirir o conhecimento e as técnicas necessárias para um bom desempenho.

25 Parte III: O papel da Garra.

26 O que é garra? Pode ser definida como uma mistura de paixão por uma data atividade e uma espécie de perseverança feroz. Paixão (intensidade constante ao longo do tempo com que se empenha em suas metas). Consistência com que se dedica as metas ao longo do tempo. Perseverança (determinação serena de se manter em um rumo (meta). Não abandonar meta diante de obstáculos. Obstinação.))

27 Garra tem mais haver com persistência ao longo do tempo\resistência do que com intensidade.

28 1º ) Interesse 2º) Praticar 3º Propósito 4º) Esperança Desenvolvendo Garra de Dentro para Fora Pessoa gosta intrinsecamente do que faz. Disciplina de fazer cada vez melhor do que anteriormente. Dedicação leva a maestria. O que faz a paixão amadurecer é a convicção de sua importância. Quase impossível sustentar um interesse sem propósito (você + humanidade). Uma espécie de perseverança para enfrentar as adversidades. Ir em frente diante das dúvidas e dificuldades.

29

30

31

Teste das Forças e Virtudes Pessoais

Teste das Forças e Virtudes Pessoais Teste das Forças e Virtudes Pessoais As Forças e Virtudes Pessoais são habilidades pré-existentes que quando utilizamos, nos sentimos vitalizados, com maior fluidez e melhor performance no que fazemos.

Leia mais

P-59 CASE SIRONA DENTAL. Como Criar Uma Cultura de Talentos Gerando Vantagem Competitiva. Rodrigo Canelhas Heloise Matias

P-59 CASE SIRONA DENTAL. Como Criar Uma Cultura de Talentos Gerando Vantagem Competitiva. Rodrigo Canelhas Heloise Matias P-59 CASE SIRONA DENTAL Como Criar Uma Cultura de Talentos Gerando Vantagem Competitiva Rodrigo Canelhas Heloise Matias SIRONA BRASIL CBTD 2013 2 SIRONA BRASIL Como criar uma cultura de talentos gerando

Leia mais

TESTE AO PERFIL EMPREENDEDOR

TESTE AO PERFIL EMPREENDEDOR TESTE AO PERFIL EMPREENDEDOR TESTE AO PERFIL EMPREENDEDOR Este questionário, originalmente publicado na página web do IAPMEI e da autoria da SPA Consultoria, poderá servir de parâmetro para a sua auto-avaliação

Leia mais

LIDERANÇA é MARCA FORTE

LIDERANÇA é MARCA FORTE LIDERANÇA é MARCA FORTE LIDERANÇA: Uma relação de INFLUÊNCIA entre líderes e liderados que possibilita o alcance dos objetivos a partir de propósitos compartilhados. *O Líder Integral LIDERANÇA: O que

Leia mais

RADAR DE COMPETÊNCIAS PARA O SUCESSO Olá! Obrigado por ter participado do evento e espero muito que tenha gostado!

RADAR DE COMPETÊNCIAS PARA O SUCESSO Olá! Obrigado por ter participado do evento e espero muito que tenha gostado! RADAR DE COMPETÊNCIAS PARA O SUCESSO Olá! Obrigado por ter participado do evento e espero muito que tenha gostado! Você está levando de brinde uma ferramenta muito importante de auto avaliação, que servirá

Leia mais

JULIETE CADETE HELDER CALDAS

JULIETE CADETE HELDER CALDAS JULIETE CADETE HELDER CALDAS MARCA PESSOAL Qual é a sua identidade? Como você é reconhecido pelas pessoas da sua cidade? Como você é reconhecido pela sua equipe? O QUE EU PRECISO FAZER PARA APRIMORAR

Leia mais

COMPETÊNCIA PARA VENDEDORES COMPETÊNCIA PARA AUXILIARES DE VENDAS

COMPETÊNCIA PARA VENDEDORES COMPETÊNCIA PARA AUXILIARES DE VENDAS COMPETÊNCIAS Reconhece e valoriza a importância dos outros para a realização de seu trabalho. Colabora e se disponibiliza para ajudar os outros mesmo que não seja seu papel. Constrói relacionamentos construtivos

Leia mais

NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO

NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO A INTELIGÊNCIA A inteligência tem significados diferentes para pessoas diferentes. É a capacidade de usar a experiência e o conhecimento que constitui o comportamento

Leia mais

PREFERÊNCIA CEREBRAL

PREFERÊNCIA CEREBRAL PREFERÊNCIA CEREBRAL DESENVOLVIMENTO DA SESSÃO TAREFA PARA A VIDA: RECAPITULAÇÃO FINAL + TAREFAS + DESCONEXÃO Diário de Bordo DIÁRIO DE BORDO: DATA / / I. Por que valeu a pena viver o dia de hoje? (feedback

Leia mais

obrigada pela presença Bemvindas! Elisandra Uesato Diretora Sênior de Vendas Ind

obrigada pela presença Bemvindas! Elisandra Uesato Diretora Sênior de Vendas Ind obrigada pela presença Bemvindas! Elisandra Uesato Diretora Sênior de Vendas Ind Treinamento TÉCNICAS DE VENDAS Conceito de Vendas: É o processo pessoal ou impessoal de persuadir um possível cliente a

Leia mais

Avaliação de Desempenho Organizacional

Avaliação de Desempenho Organizacional Avaliação de Desempenho Organizacional O que é avaliar? Avaliar significa julgar alguma atitude ou atividade de forma qualitativa, podendo-se transcrever essa percepção com o auxílio de informações quantitativas

Leia mais

Ana Lopes. Pontos Fortes. Na aprendizagem. Resumo dos 34 temas do livro Descubra seus Pontos Fortes. Um relatório gratuito trazido para você por:

Ana Lopes. Pontos Fortes. Na aprendizagem. Resumo dos 34 temas do livro Descubra seus Pontos Fortes. Um relatório gratuito trazido para você por: Ana Lopes Pontos Fortes Na aprendizagem Resumo dos 34 temas do livro Descubra seus Pontos Fortes Um relatório gratuito trazido para você por: Conteúdo A origem deste relatório3 Como descobrir seus temas

Leia mais

O que já sabemos sobre a BNCC?

O que já sabemos sobre a BNCC? Tânia Bárbara O que já sabemos sobre a BNCC? Base Nacional Comum Curricular Resolução com força de Lei (homologada em 20 de Dezembro de 2017). Não é CURRÍCULO e sim deve nortear ao mesmos. Documento NOVO,

Leia mais

O poder da paixão e da perseverança

O poder da paixão e da perseverança O poder da paixão e da perseverança Saiba que suas DECISÕES e não suas CONDIÇÕES que determinam seu destino. Para ter o que nunca teve, você precisa fazer o que nunca fez. Mary Kay Ash O segredo para realizações

Leia mais

A PRÁTICA DE MINDFULNESS POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE

A PRÁTICA DE MINDFULNESS POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE A PRÁTICA DE MINDFULNESS POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.psc.br

Leia mais

Unidade IV MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino

Unidade IV MARKETING DE VAREJO E. Profa. Cláudia Palladino Unidade IV MARKETING DE VAREJO E NEGOCIAÇÃO Profa. Cláudia Palladino Técnicas de negociação Negociar: Prática antiga e comum; Negociamos muitas vezes: Tanto em casa como no trabalho; Desde crianças - não

Leia mais

Quando a sua mente acredita, o seu corpo se prepara! Descobrindo seus poderes

Quando a sua mente acredita, o seu corpo se prepara! Descobrindo seus poderes Quando a sua mente acredita, o seu corpo se prepara! Descobrindo seus poderes Sorte ou Azar? Não são aleatórios Quem cria a realidade é o observador : eu observo a mim mesmo, ou seja, a realidade que

Leia mais

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de Gestão de Pessoas Hoje a sociedade busca desenvolver trabalhos para aprimorar o conhecimento das pessoas em um ambiente de trabalho. A capacitação e o preparo que uma organização deve ter para com os seus

Leia mais

Webinar SEXTA-FEIRA TODO DIA. Com Vanessa Camarelo OUT 16

Webinar SEXTA-FEIRA TODO DIA. Com Vanessa Camarelo OUT 16 OUT 16 Webinar SEXTA-FEIRA TODO DIA Com Vanessa Camarelo FALAREMOS SOBRE O que é motivação Motivação e Inspiração Heróis Paixões Forças Pessoais Esperança Disciplina O QUE É MOTIVAÇÃO? Impulso que nos

Leia mais

Gestão Estratégica da Qualidade

Gestão Estratégica da Qualidade UNIVERSIDADE DE SOROCABA Curso Gestão da Qualidade Gestão Estratégica da Qualidade Aula 05 27/09 Professora: Esp. Débora Ferreira de Oliveira Continuação Qualidade do Projeto ao Produto QUALIDADE DE PROJETO

Leia mais

Na década de 80(denominada a década do cérebro)se intensificaram.os estudos dirigido ao cérebro,estas investigações levaram a determinar Que as

Na década de 80(denominada a década do cérebro)se intensificaram.os estudos dirigido ao cérebro,estas investigações levaram a determinar Que as Na década de 80(denominada a década do cérebro)se intensificaram.os estudos dirigido ao cérebro,estas investigações levaram a determinar Que as emoções exercem um papel fundamental e definitivo na capacidade

Leia mais

5 E X E R C Í C I O S D E MINDFULNESS P A R A C R I A N Ç A S. Sheila Drumond

5 E X E R C Í C I O S D E MINDFULNESS P A R A C R I A N Ç A S. Sheila Drumond 5 E X E R C Í C I O S D E MINDFULNESS P A R A C R I A N Ç A S Sheila Drumond Mestres em viver no Aqui e Agora POR QUE MINDFULNESS PARA CRIANÇAS? Não há nenhuma dúvida de que as crianças tem muito mais

Leia mais

LIDERANÇA. Professor Douglas Pereira da Silva. Dps Seg Privada aula

LIDERANÇA. Professor Douglas Pereira da Silva. Dps Seg Privada aula LIDERANÇA Professor Douglas Pereira da Silva 1 "Liderança" é um tema que vem sendo discutido desde os mais remotos tempos pelo homem. Ser líder, formar líderes, parece ser um desafio constante do homem

Leia mais

Fazer de Cada Momento uma Oportunidade de Aprendizagem!

Fazer de Cada Momento uma Oportunidade de Aprendizagem! Fazer de Cada Momento uma Oportunidade de Aprendizagem! Psicologia Desportiva 2 João Nuno Pacheco Árbitros de Elite Futsal 07-07-2014 Objetivos 1 - Reconhecer e valorizar o impacto e influência que as

Leia mais

Personalidade das horas

Personalidade das horas Personalidade das horas Diga a que horas você nasceu e eu te direi como você é! O Horóscopo das Horas revela um pouco da personalidade de cada um de nós. Aproveite para conhecer o perfil dos amigos, parentes

Leia mais

Manual do Aluno Engenharia Insper i

Manual do Aluno Engenharia Insper i Manual do Aluno Engenharia Insper i Capítulo 1 A visão do Insper para a Engenharia A missão dos cursos de engenharia do Insper é: Desenvolver jovens engenheiros que estarão preparados para reconhecer as

Leia mais

PROCESSOS COGNITIVOS, EMOCIONAIS E MOTIVACIONAIS. Módulo 3

PROCESSOS COGNITIVOS, EMOCIONAIS E MOTIVACIONAIS. Módulo 3 PROCESSOS COGNITIVOS, EMOCIONAIS E MOTIVACIONAIS Módulo 3 1.PROCESSOS COGNITIVOS 1.1 AS CAPACIDADES COGNITIVAS DO SER HUMANO Perceção - é um processo cognitivo através do qual contactamos com o mundo e

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS AULA 1: AUTOLIDERANÇA

ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS AULA 1: AUTOLIDERANÇA ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS AULA 1: AUTOLIDERANÇA MUITO PRAZER SOU CRIS CALLIGARIS Escritora Inovação no Atendimento, Editora Viena, 2018 Master Coach IAPerforma, certificação

Leia mais

Inovação & A avaliação

Inovação & A avaliação INOVAÇÃO E ENSINO DA EXCELÊNCIA: AVALIAÇÃO NO AEB, PORQUÊ E COMO Inovação & A avaliação Impacto da avaliação formativa nas aprendizagens (workshop 1) Lisboa, 07 julho 2015 Anabela Serrão PORQUE AVALIAMOS?

Leia mais

Conceito: estratégia de produção. Gestão da Produção Aula 3. Conceito: estratégia de produção. Conceito: estratégia de produção 03/04/2014

Conceito: estratégia de produção. Gestão da Produção Aula 3. Conceito: estratégia de produção. Conceito: estratégia de produção 03/04/2014 Gestão da Produção Aula 3 Estratégia de Produção: Origens e Novas Orientações Uma estratégia de produção é formada a partir de um conjunto de metas, políticas e restrições auto impostas, que descrevem

Leia mais

Primeiro pilar: Uma conexão de amor próprio. Segundo pilar: Uma conexão de amor ao próximo. Terceiro pilar: Uma conexão de amor ao ser divino.

Primeiro pilar: Uma conexão de amor próprio. Segundo pilar: Uma conexão de amor ao próximo. Terceiro pilar: Uma conexão de amor ao ser divino. Primeiro pilar: Uma conexão de amor próprio. Segundo pilar: Uma conexão de amor ao próximo. Terceiro pilar: Uma conexão de amor ao ser divino. O equilíbrio entre esses dois hemisférios é que vai fazer

Leia mais

10 Passos para alcançar uma Carreira com Propósito

10 Passos para alcançar uma Carreira com Propósito 10 Passos para alcançar uma Carreira com Propósito Sou Psicóloga, Coach e Consultora de Carreira e, durante 16 anos atuei em Recursos Humanos de empresas de segmentos e tamanhos diversos, acompanhando

Leia mais

Comportamento do Consumidor

Comportamento do Consumidor Comportamento do Consumidor FATORES QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR PROF. JEFFERSON GARRIDO - Conjunto de valores incorporados (valores, percepções, preferências) - Dependem da subcultura

Leia mais

Dina Arashiro. Portfólio

Dina Arashiro. Portfólio Dina Arashiro Coach de Realização Profissional e Palestrante. Especializada em atendimento on-line, ajuda pessoas do Brasil e do exterior que desejam alavancar suas carreiras para ter mais realização e

Leia mais

Sucessão em Empresa Familiar

Sucessão em Empresa Familiar Sucessão em Empresa Familiar Daqui a um Ano você vai desejar ter começado Hoje!!!! Daniel Corrêa julho/2016 Daqui a um Ano você vai desejar ter começado Hoje!!!! Daniel Corrêa Coach E-mail: daniel.correa@camposcampos.com.br

Leia mais

PROJETO MARY KAY WAY

PROJETO MARY KAY WAY PROJETO MARY KAY WAY NASCEMOS LÍDERES OU NOS TORNAMOS UM? Sinto que a arte da liderança pode ser ensinada e dominada Mary Kay Ash O que significa Liderança: É a habilidade que uma pessoa teria para conduzir

Leia mais

O poder do Entusiasmo! Como ser um profissional a cima da média?

O poder do Entusiasmo! Como ser um profissional a cima da média? O poder do Entusiasmo! Como ser um profissional a cima da média? Entusiasmo! O que é entusiasmo? Entusiasmo é um grande interesse, um intenso prazer, uma dedicação ardente, uma paixão, uma admiração, um

Leia mais

Introdução 5 MAFO 11. Escrita 27. Roda educativa 55. Janela de Johari 79. Escada de inferências 89. Linha do tempo 99. Mandala 111.

Introdução 5 MAFO 11. Escrita 27. Roda educativa 55. Janela de Johari 79. Escada de inferências 89. Linha do tempo 99. Mandala 111. ÍNDICE Introdução 5 MAFO 11 Escrita 27 Roda educativa 55 Janela de Johari 79 Escada de inferências 89 Linha do tempo 99 Mandala 111 Conclusão 123 Agradecimentos 127 Ferramentas de Coaching Educativo 12

Leia mais

Perfil Caliper de Vendas. The Inner Seller Report

Perfil Caliper de Vendas. The Inner Seller Report Perfil Caliper de Vendas The Inner Seller Report Avaliação de: Sr. João Vendedor Preparada por: Consultor Caliper exemplo@caliper.com.br Data: Perfil Caliper de Vendas The Inner Seller Report Página 1

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO BASEADO NO MODELO DE HACKMAN E OLDHAM (1974)

QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO BASEADO NO MODELO DE HACKMAN E OLDHAM (1974) QUESTIONÁRIO DE VLIÇÃO D QULIDDE DE VID NO TRLHO SEDO NO MODELO DE HCKMN E OLDHM (1974) SEÇÃO 1 Nesta seção do questionário você deve descrever o seu trabalho da forma mais objetiva possível. Por favor,

Leia mais

O desafio de ser VOLUNTÁRIO!!!!!

O desafio de ser VOLUNTÁRIO!!!!! O desafio de ser VOLUNTÁRIO!!!!! VOLUNTÁRIO, segundo a mais recente definição da Organização das Nações Unidas, é o indivíduo que, devido a seu interesse pessoal e seu espírito cívico, dedica parte de

Leia mais

#coachiaralins. A importância da inteligência emocional No MMN e nas vendas.

#coachiaralins. A importância da inteligência emocional No MMN e nas vendas. #coachiaralins A importância da inteligência emocional No MMN e nas vendas. O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? DEFINIÇÃO, CONCEITO E PRÁTICA. Inteligência emocional é a habilidade que uma pessoa tem de perceber,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO PESSOAL HOVA COACHING & INSTITUTO DE LIDERANÇA

DESENVOLVIMENTO PESSOAL HOVA COACHING & INSTITUTO DE LIDERANÇA DESENVOLVIMENTO PESSOAL HOVA COACHING & INSTITUTO DE LIDERANÇA TIME TO SHARE HOVA COACHING & INSTITUTO DE LIDERANÇA LIMITAÇÕES VAMOS DEFINIR ORIGEM... CONSEQUÊNCIAS HOVA COACHING & INSTITUTO DE LIDERANÇA

Leia mais

Gestão baseada no desempenho

Gestão baseada no desempenho Gestão baseada no desempenho Enquadramento conceptual do modelo em aplicação no Centro Hospitalar de Lisboa Central Daniel Ferro 7.12.2007 Modelo de Gestão do desempenho Permite: aumento da produtividade

Leia mais

8 sinais preocupantes de que você está esgotado mentalmente

8 sinais preocupantes de que você está esgotado mentalmente 8 sinais preocupantes de que você está esgotado mentalmente Psicologias do Brasil Maio 30, 2017 Lena Nicholson-CC Você já se sentiu tão esgotado a ponto de não ter mais motivação de fazer nem aquilo de

Leia mais

Resiliência: Superando sua dificuldades. Kaique Mathias Da Silva Wendel Juan Oliveira Reolon

Resiliência: Superando sua dificuldades. Kaique Mathias Da Silva Wendel Juan Oliveira Reolon Resiliência: Superando sua dificuldades Kaique Mathias Da Silva Wendel Juan Oliveira Reolon Dedicamos este livro ao Professor Marcelino Felix, por nos incentivar a faze-lo. ÍNDICE 1 O que é Resiliência

Leia mais

, na Sede da AESabesp, que será ministrado pela Professora Patrícia de Fátima Goularth.

, na Sede da AESabesp, que será ministrado pela Professora Patrícia de Fátima Goularth. A AESabesp, por meio de sua Diretoria Cultural, realizará o curso Marketing Profissional e Pessoal, na Sede da AESabesp, que será ministrado pela Professora Patrícia de Fátima Goularth. JUSTIFICATIVA A

Leia mais

METAS ESPECÍFICAS (S)

METAS ESPECÍFICAS (S) As metas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporizadas, caso contrário não passam de sonhos. E com esse guia, essa construção correta vai ser muito mais fácil. Você está pronto?

Leia mais

Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil. Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019

Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil. Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019 Desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Infantil Profª Drª Ana Paula Braz Maletta 21 de maio de 2019 As competências socioemocionais são saberes que você pode aprender; pode praticar;

Leia mais

Mindfulness: possibilidades na saúde. Carolina Seabra

Mindfulness: possibilidades na saúde. Carolina Seabra Mindfulness: possibilidades na saúde Carolina Seabra 1 Mindfulness Caracteriza-se pela habilidade de modificar a relação com o sofrimento sendo menos reativo a ele (Germer, 2016). Manejo da dor Terapias

Leia mais

17 MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

17 MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES _ 17 MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Após estudar este capítulo, você deverá estar capacitado para: - Definir o processo motivacional. - Descrever a hierarquia das necessidades humanas.

Leia mais

Medo X X X. Atitude e Confiança!!

Medo X X X. Atitude e Confiança!! Medo X X X Atitude e Confiança!! MEDO O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como

Leia mais

Sheila Santos. Formação: - Marketing pela Faculdade ENIAC. - Enfermeira pela faculdade UNINOVE. Áreas de atuação:

Sheila Santos. Formação: - Marketing pela Faculdade ENIAC. - Enfermeira pela faculdade UNINOVE. Áreas de atuação: Sheila Santos Formação: - Marketing pela Faculdade ENIAC - Enfermeira pela faculdade UNINOVE Áreas de atuação: - Representante da Industria Farmacêutica - Red Jacket na Empresa May Kay Preparar a sua

Leia mais

Israel 1994 mundo 2004 Brasil 2006

Israel 1994 mundo 2004 Brasil 2006 AS ORIGENS Os primeiros estudos e aplicações de uma metodologia para desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas por meio de jogos de raciocínio foram iniciados em Israel em

Leia mais

Os Doze Princípios Fundamentais do Sucesso Caderno de Atividades

Os Doze Princípios Fundamentais do Sucesso Caderno de Atividades Os Doze Princípios Fundamentais do Sucesso Caderno de Atividades Apesar de ser um PDF, este documento é editável. Clique nos quadrinhos para assinalar as suas respostas e preencha os campos de texto normalmente.

Leia mais

l. Você notou algum padrão nessas reações (os momentos em que as coisas melhoram, horário do dia, semana, estação)?

l. Você notou algum padrão nessas reações (os momentos em que as coisas melhoram, horário do dia, semana, estação)? Entrevista inicial para terapia cognitivo-comportamental Nome: Data: 1. Data de nascimento e idade. 2. Estado civil, filhos (nome e idade). 3. Situação de vida atual. Com quem você vive? Como é o local?

Leia mais

O conhecimento é o saber.

O conhecimento é o saber. CHA & FL W Que tal trabalhar seu melhor desempenho profissional com uma das bases do coaching? Nossas competências profissionais são feitas pelo nosso nível de CHA, ou seja, de conhecimentos, habilidades

Leia mais

Gestão em Rede. Aprendendo com a Teia da Vida Uma síntese a partir da Trilha Curricular

Gestão em Rede. Aprendendo com a Teia da Vida Uma síntese a partir da Trilha Curricular Gestão em Rede Aprendendo com a Teia da Vida Uma síntese a partir da Trilha Curricular Maria Suzana Moura com a participação de Cristina Campello, Denise Dinigre e os integrantes do curso A Proposta Referência

Leia mais

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira Administração de Recursos Humanos Profa. Sandra Sequeira Apresentação do Curso Ementa Objetivos Gerais Objetivos Específicos Agenda da Aula: Curiosidades ARH conceitos ARH histórico (ARH) Administração

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL AULA 9 seções 3.3 e 3.4 Grupos e Equipes 1 Seção 3.3 GRUPOS E EQUIPES 2 Grupos Comportamento das pessoas sozinhas costuma ser diferente do que quando estão em grupos Grupo

Leia mais

A moderna Gestão de Pessoas

A moderna Gestão de Pessoas A moderna Gestão de Pessoas RH Aula 4 Professor Douglas Pereira da Silva 1 Aspectos fundamentais da moderna Gestão de Pessoas 1. As pessoas como seres humanos. Dotados de personalidade própria e profundamente

Leia mais

Módulo 3 Strategic Sourcing

Módulo 3 Strategic Sourcing SEU TÍTULO AQUI Módulo 3 Strategic Sourcing Framework Valor Strategic Sourcing Gestão de Fornecedores Gestão por Categorias Planejamento, Estrutura e Gestão de Compras Finanças e Economias aplicadas a

Leia mais

Como montar uma equipe eficiente de Inteligência Competitiva

Como montar uma equipe eficiente de Inteligência Competitiva Como montar uma equipe eficiente de Inteligência Competitiva Apresentação Para praticar Inteligência Competitiva (IC), uma organização deve contar com o apoio de profissionais que priorizam uma administração

Leia mais

Interface Usuário Máquina. Aula 05

Interface Usuário Máquina. Aula 05 Interface Usuário Máquina Aula 05 Interface Usar um sistema interativo significa interagir com sua interface para alcançar objetivos em determinado contexto de uso. Interação e Interface A interação e

Leia mais

RESUMO DO LIVRO / 2003, 7ª

RESUMO DO LIVRO / 2003, 7ª RESUMO DO LIVRO Você é do Tamanho de seus Sonhos: Estratégias para concretizar projetos pessoais, empresariais e comunitários. / César Souza São Paulo: Editoria Gente, 2003, 7ª Edição CAP.1: SONHOS MOVEM

Leia mais

Perfil Caliper SUPER de Vendas The Inner Seller Report

Perfil Caliper SUPER de Vendas The Inner Seller Report Perfil Caliper SUPER de Vendas The Inner Seller Report Avaliação de: Sr. João Vendedor Preparada por: Consultor Caliper consultor@caliper.com.br Data: Copyright 2012 Caliper & Tekoare. Todos os direitos

Leia mais

Uma boa palheta de cores pode chamar seu público para seu site, fornecer uma sensação de imersão poderosa. Boa palheta de cores Impacto no usuário.

Uma boa palheta de cores pode chamar seu público para seu site, fornecer uma sensação de imersão poderosa. Boa palheta de cores Impacto no usuário. Aula 06 Uma boa palheta de cores pode chamar seu público para seu site, fornecer uma sensação de imersão poderosa. Boa palheta de cores Impacto no usuário. Cor cria emoção Páginas que usam bem a cor têm

Leia mais

Perfil Caliper SUPER de Vendas The Inner Seller Report

Perfil Caliper SUPER de Vendas The Inner Seller Report Perfil Caliper SUPER de Vendas The Inner Seller Report Avaliação de: Sr. João Vendedor Preparada por: Consultor Caliper exemplo@caliper.com.br Data: Copyright 2012 Caliper & Tekoare. Todos os direitos

Leia mais

7ª JORNADA ACADÊMICA a 23 de Novembro Unidade Universitária de Santa Helena de Goiás

7ª JORNADA ACADÊMICA a 23 de Novembro Unidade Universitária de Santa Helena de Goiás 7ª JORNADA ACADÊMICA 2013 18 a 23 de Novembro Unidade Universitária de Santa Helena de Goiás O JOGO DE XADREZ COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL Edivaldo Demésio¹; Ernesto Seiji Matsumoto²;

Leia mais

Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? os dias o que faz de melhor?

Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? os dias o que faz de melhor? Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? Recentemente, lendo o livro: Descubra

Leia mais

Gestão por Competência

Gestão por Competência Gestão por Competência Vera Gobetti 04/05/2017 GESTÃO POR COMPETÊNCIAS É UMA EVOLUÇÃO DA GESTÃO DE PESSOAS A Competência é sustentada em 3 pilares: 1- Conhecimento 2- Habilidades 3- Atitudes Aspectos Fundamentais

Leia mais

Matriz dos resultados da aprendizagem Versão em Português

Matriz dos resultados da aprendizagem Versão em Português Learning Outcomes Matrix, English Version Matriz dos resultados da aprendizagem Versão em Português Compilado por: LMETB Título do módulo Perfil pessoal Matriz dos resultados da aprendizagem Nível introdutório

Leia mais

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento

Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis. Miguel Cavalcanti AgroTalento Resolução de conflitos e como lidar com pessoas difíceis Miguel Cavalcanti AgroTalento Parabéns!! :-) Você não está aqui por acaso Desafio: não seja um aluno, seja um professor Sugestão Pegue um caderno

Leia mais

Gestão Estratégica da Qualidade

Gestão Estratégica da Qualidade UNIVERSIDADE DE SOROCABA Curso Gestão da Qualidade Gestão Estratégica da Qualidade Aula 05 27/09 Professora: Esp. Débora Ferreira de Oliveira QUALIDADE DE PROJETO Avalia se o produto atende à determinação

Leia mais

Remuneração. Introdução

Remuneração. Introdução Remuneração Introdução Remuneração Remuneração se refere a todas as formas de retornos financeiros e serviços tangíveis e benefícios que os empregados recebem como parte da relação de emprego. Remuneração

Leia mais

Planejamento de Carreira

Planejamento de Carreira Planejamento de Carreira Aulas 17 e 18 Plano de carreira Análise do ambiente Oportunidades Ameaças Objetivos Alvos concretos Estratégias Ações e prazos para atingir objetivos Follow-up Análise de potencial

Leia mais

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A1 DATA 10/09/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A1 DATA 10/09/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS TURMA 2008 4º PERÍODO - 7º MÓDULO AVALIAÇÃO A1 DATA 10/09/2009 ENGENHARIA DE USABILIDADE 2009/2 GABARITO COMENTADO QUESTÃO 1: 1. Considere as afirmações a seguir:

Leia mais

NA SUA EMPRESA... Todos querem obter mais. Muitos querem ter mais. Alguns querem ser mais. Poucos acreditam que podem ser EXTRAORDINÁRIOS!

NA SUA EMPRESA... Todos querem obter mais. Muitos querem ter mais. Alguns querem ser mais. Poucos acreditam que podem ser EXTRAORDINÁRIOS! NA SUA EMPRESA... Todos querem obter mais. Muitos querem ter mais. Alguns querem ser mais. Poucos acreditam que podem ser EXTRAORDINÁRIOS! MARCOS SOUSA - Conferencista, empresário e escritor - Palestrante

Leia mais

Caderno de Atividade

Caderno de Atividade Caderno de Atividade Oi, Tudo bem contigo? O meu Objetivo com este Caderno de Atividades é ajudar você descobrir os seus talentos! Ou pelo menos iniciar esta jornada... Talvez você já tenha ouvido ou

Leia mais

A relação interpessoal: -Actuando Relações: Estratégias e Padrões Comunicativos

A relação interpessoal: -Actuando Relações: Estratégias e Padrões Comunicativos A relação interpessoal: -Actuando Relações: Estratégias e Padrões Comunicativos Características básicas A qualidade da relação Negociação da relações interpessoais Questões de base COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

Leia mais

P36 Alto Desempenho em Momentos de Crise. com Paulo Alvarenga (P.A.)

P36 Alto Desempenho em Momentos de Crise. com Paulo Alvarenga (P.A.) P36 Alto Desempenho em Momentos de Crise com Paulo Alvarenga (P.A.) CRISE DE ENERGIA HUMANA Porque você chegou atrasado? Atrasado Trânsito Inocência Não ter culpa Saí muito tarde Poder Algo é possível

Leia mais

Programa de Desenvolvimento para Auditores Internos: protagonismo, estratégia e liderança.

Programa de Desenvolvimento para Auditores Internos: protagonismo, estratégia e liderança. Programa de Desenvolvimento para Auditores Internos: protagonismo, estratégia e liderança. Estudo de caso Vitimização O que é PROTAGONISMO? Entregar Atender ao que é pedido Construir Transformar a realidade

Leia mais

Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? os dias o que faz de melhor?

Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? os dias o que faz de melhor? Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? Em seu trabalho, você tem a oportunidade de fazer todos os dias o que faz de melhor? recentemente, lendo o livro: descubra

Leia mais

O que acontece quando nossas emoções ficam guardadas no corpo

O que acontece quando nossas emoções ficam guardadas no corpo O que acontece quando nossas emoções ficam guardadas no corpo Conhecimento Psicologia Por Resiliência Humana Nunca é tarde demais para prestar atenção nas emoções não expressadas que arquivamos no corpo,

Leia mais

Gestão em Saúde LIDERANÇA

Gestão em Saúde LIDERANÇA Gestão em Saúde LIDERANÇA Profa. Ms. Raquel J. Oliveira Lima A administração tinha como objetivos principais: alcançar a eficiência e eficácia, Hoje alcançar a excelência por meio da eficiência e eficácia

Leia mais

Usabilidade Facilidade de Uso, Produtividade, Satisfação

Usabilidade Facilidade de Uso, Produtividade, Satisfação 1 Usabilidade Facilidade de Uso, Produtividade, Satisfação 10/03/2014 www.inf.puc-rio.br/~inf1403 2 Roteiro da Aula Discussão do exercício de travessia dos golfos (auto estudo/aprendizado da aula anterior)

Leia mais

Administração Legal e Tendências Jurídicas

Administração Legal e Tendências Jurídicas Administração Legal, Tendências Jurídicas e Rotinas Administrativas Prof. Fábio Lopes Soares 1 Mercado de Advocacia 422.000 advogados no mercado a) SP tem 151.100 advogados ou, 1 para 249,1 habitantes

Leia mais

Você pode estar se perguntando:

Você pode estar se perguntando: LOGO Você pode estar se perguntando: 1 Qual a diferença entre alguém com Sucesso e a grande maioria? 2 Qual o Caminho para o Sucesso? 3 Suas decisões tem te levado onde? 4 Onde você quer chegar? Quem você

Leia mais

Questionário de avaliação da qualidade de vida no trabalho QWLQ-78

Questionário de avaliação da qualidade de vida no trabalho QWLQ-78 Questionário de avaliação da qualidade de vida no trabalho QWLQ-78 Questionário de avaliação da qualidade de vida no trabalho QWLQ-78 Autores: Dálcio Roberto dos Reis Júnior Luiz Alberto Pilatti Este questionário

Leia mais

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas

Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Olá, aqui é Marina Carvalho e é um prazer para mim estar aqui de novo com você, nesse segundo vídeo dessa série especial: Como Conquistar suas Metas Pessoais e Profissionais ainda neste ano No vídeo de

Leia mais

O que é Auto-Avaliação de Desempenho

O que é Auto-Avaliação de Desempenho Muitas pessoas subestimam a importância de se autoavaliar. Porém, o autoconhecimento é o primeiro passo para o sucesso profissional. Isso, porque com uma boa autoavaliação é possível perceber quais são

Leia mais

Robson Dias. Pelo Espírito Vovó Amália

Robson Dias. Pelo Espírito Vovó Amália Robson Dias Pelo Espírito Vovó Amália Caro Professor, As histórias cênicas e a música são recursos que podemos usar como uma possibilidade a mais para ajudar os alunos na construção de seus conhecimentos.

Leia mais

Neurolinguística: Entenda como a EMS conquista relacionamentos profundos e duradouros com seus consumidores

Neurolinguística: Entenda como a EMS conquista relacionamentos profundos e duradouros com seus consumidores Neurolinguística: Entenda como a EMS conquista relacionamentos profundos e duradouros com seus consumidores AGENDA EMS Atuação e diferenciais Cenário Indústria farmacêutica MOVE Modelo de Vendas EMS Resultados

Leia mais

Diferença? Qual é a. você 17/9/2012. O que aconteceria se homens e mulheres gastassem mais de 75% Como transformar talento desempenho

Diferença? Qual é a. você 17/9/2012. O que aconteceria se homens e mulheres gastassem mais de 75% Como transformar talento desempenho 17/9/2012 Como transformar talento desempenho em de gerente a gestor escolar Alessandra assad opet 2012 Qual é a Diferença? O que aconteceria se homens e mulheres gastassem mais de 75% você sabia? do seu

Leia mais

TPPI TPPI Brasília-DF

TPPI TPPI Brasília-DF A Taxonomia dos Objetivos Educacionais Profa. Ivete Maia Bernardes Aprendizagem é um fenômeno plural e interativo Aprendizagem são modificações observáveis que ocorrem num indivíduo em decorrência de uma

Leia mais

AMOR PROVADO Ninho Bagunçado (Décimo primeiro ao décimo nono ano)

AMOR PROVADO Ninho Bagunçado (Décimo primeiro ao décimo nono ano) AMOR PROVADO Ninho Bagunçado (Décimo primeiro ao décimo nono ano) a) Manter uma identidade pessoal e uma identidade para o casamento > Dependência exagerada - A identidade do cônjuge é um reflexo do seu

Leia mais

VERSO PARA MEMORIZAR: "O que oprime ao pobre insulta Aquele que o criou, mas a Este honra o que se compadece do necessitado" (Pv 14:31).

VERSO PARA MEMORIZAR: O que oprime ao pobre insulta Aquele que o criou, mas a Este honra o que se compadece do necessitado (Pv 14:31). Deus criou... 01 VERSO PARA MEMORIZAR: "O que oprime ao pobre insulta Aquele que o criou, mas a Este honra o que se compadece do necessitado" (Pv 14:31). design Neemias Lima Sábado INTRODUÇÃO - A Bíblia

Leia mais

EMPRESARIA DIRETORA DE VENDAS IND. MARY KAY COACH INTEGRAL SISTÊMICO FORMADA PELA FEBRACIS MENTOR PAULO VIEIRA 10 ANOS ESTUDO COMPORTAMENTO HUMANO

EMPRESARIA DIRETORA DE VENDAS IND. MARY KAY COACH INTEGRAL SISTÊMICO FORMADA PELA FEBRACIS MENTOR PAULO VIEIRA 10 ANOS ESTUDO COMPORTAMENTO HUMANO EMPRESARIA DIRETORA DE VENDAS IND. MARY KAY COACH INTEGRAL SISTÊMICO FORMADA PELA FEBRACIS MENTOR PAULO VIEIRA 10 ANOS ESTUDO COMPORTAMENTO HUMANO MISSÃO: ENRIQUECER VIDAS MÃE DA ANNE CAROLINE 14 ANOS

Leia mais

rupturas que mudarão o futuro também afetarão o desenvolvimento de HABILIDADES PESSOAIS ( Marina Gorbis e Devin Findler)

rupturas que mudarão o futuro também afetarão o desenvolvimento de HABILIDADES PESSOAIS ( Marina Gorbis e Devin Findler) Pesquisa: as rupturas que mudarão o futuro também afetarão o desenvolvimento de HABILIDADES PESSOAIS ( Marina Gorbis e Devin Findler) Gerenciar essa transformação de habilidades deve se tornar a prioridade

Leia mais