ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DA ENERGIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DA ENERGIA"

Transcrição

1 CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DA ENERGIA Prof. Bruno Farias

2 Introdução Neste módulo vamos estudar mais um tipo de energia, denominado energia potencial. Vamos também apresentar e aplicar o princípio de conservação da energia mecânica.

3 Energia Potencial Energia potencial U é qualquer energia que pode ser associada à configuração (arranjo) de um sistema de objetos que exercem forças uns sobre o outros. Os dois tipos mais comuns de energia potencial são a energia potencial gravitacional e a energia potencial elástica.

4 Energia Potencial Gravitacional A energia potencial gravitacional U é uma energia associada ao estado de separação entre dois objetos que se atraem mutuamente através da força gravitacional, no caso objeto e a Terra.

5 Energia Potencial Elástica A energia potencial elástica U é uma energia associada ao estado de compressão ou distensão de um objeto elástico, por exemplo, uma corda.

6 Forças Conservativas e Não- Conservativas Suponha que um tomate seja arremessado para cima. Na subida o trabalho realizado pela gravidade W g é mgh e na descida o trabalho realizado pela gravidade é +mgh. h É fácil perceber que o trabalho total realizado pela força gravitacional sobre o tomate na viagem de ida e volta é nulo.

7 Em uma situação como a discutida anteriormente, onde o trabalho total realizado sobre um corpo que percorre um caminho fechado é nulo, a força que realiza trabalho é chamada de força conservativa. Em outras palavras: O trabalho total realizado por uma força conservativa sobre uma partícula que se move ao longo de qualquer percurso fechado é nulo. O trabalho realizado por uma força conservativa sobre uma partícula que se move entre dois pontos não depende da trajetória seguida pela partícula.

8 Exemplos de forças conservativas: Força gravitacional, força elástica e força elétrica. Uma força que não é conservativa é chamada de força dissipativa. Exemplos: Força de atrito cinético e a força de arrasto.

9 Trabalho e Energia Potencial Quando uma força conservativa realiza um trabalho W sobre uma partícula do sistema, a variação ΔU da energia potencial do sistema é dado por: U W. Sabemos que no caso mais geral, o trabalho W realizado por uma força F(x) pode ser escrito como: W x f x i F x dx. Assim, quando a partícula se desloca da um ponto x i para outro x f, a variação da energia potencial de sistema é: U x f x i F x dx.

10 Energia Potencial Gravitacional Considerando uma partícula de massa m se movendo verticalmente ao longo de um eixo y sob ação da força gravitacional F g mg, podemos escrever a variação da energia potencial na forma: U y f y f mg dy mg y y. i y i E portanto: U mg y y mg y. f i

11 Se o ponto de referência de uma partícula é tomado como sendo y i = 0 e a energia potencial gravitacional correspondente do sistema é tomada como sendo U i = 0, a energia potencial gravitacional U de uma partícula a uma altura y é dada por: U y mgy.

12 Energia Potencial Elástica Considerando um sistema massa-mola como o da Figura ao lado, podemos determinar a variação da energia potencial elástica do sistema substituindo F(x) = - kx na integral que define ΔU: U x f x i 1 2 x kx dx k x. 2 x i f U 2 1 kx f kx i

13 Escolhendo como configuração de referência quando a mola está no estado relaxado com x = 0 e U i = 0, temos que U 1 2 x kx. 2

14 Exemplo

15 Exercício

16 Exemplo

17 Conservação da Energia Mecânica A energia mecânica E mec de um sistema é a soma da energia potencial U do sistema com a energia cinética K dos objetos que compõem o sistema: E mec K U.

18 Quando uma força conservativa realiza um trabalho W sobre um objeto dentro do sistema, essa força é responsável por uma transferência de energia entre a energia cinética K do objeto e a energia potencial U do sistema. É do nosso conhecimento que: K W e U W. As equações acima são válidas para um sistema isolado, isto é, um sistema no qual nenhuma força externa produz variações de energia. Combinando as duas equações acima, ficamos com: K U.

19 Rearranjando os termos da equação anterior, temos que: Ou seja, K U K U, E E mec, 1 mec,2 As expressões acima representam o princípio de conservação da energia mecânica.

20 Podemos escrever o princípio de conservação da energia mecânica de outra forma, a saber: E mec K U 0. O princípio de conservação da energia mecânica permite resolver problemas que seriam bastante difíceis de resolver usando as leis de Newton.

21

22 Exemplo A Figura abaixo mostra três forças aplicadas a um baú que se desloca 3 m para a esquerda sobre um piso sem atrito. Os módulos das forças são F 1 = 5 N, F 2 = 9 N e F 3 = 3 N; o ângulo indicado é θ = 60º. Nesse deslocamento, a) qual é o trabalho total realizado sobre o baú pelas três forças?

23 Exemplo

24 Exercício

25 Interpretação de uma Curva de Energia Potencial Cálculo da Força Se conhecemos a função energia potencial U(x) de um sistema no qual uma força unidimensional F(x) age sobre uma partícula, podemos determinar a força usando a equação: F x du x dx

26 A Curva de Energia Potencial Se a função energia potencial U(x) é dada na forma de um gráfico, para qualquer valor de x a força F(x) é o negativo da inclinação da curva no ponto considerado.

27 Considerando ainda o gráfico de U(x), podemos determinar a energia cinética da partícula através da expressão: K x E U x, mec onde E mec é a energia mecânica do sistema que possui um valor constante. Um ponto x onde K = 0 e a partícula inverte o sentido do movimento é chamado de ponto de retorno. Por exemplo, o ponto x 1.

28 Pontos de Equilíbrio Ponto de equilíbrio indiferente é um ponto no gráfico U(x) onde K = 0 e nenhuma força atua na partícula nesse ponto, de modo que a partícula permanece em repouso.

29 Ponto de equilíbrio instável é um ponto no gráfico U(x) onde K = 0, nenhuma força atua na partícula nesse ponto e se a partícula for ligeiramente deslocada, uma força empurrará continuamente no mesmo sentido do deslocamento fazendo com que a partícula se afaste da posição inicial.

30 Ponto de equilíbrio estável é um ponto no gráfico U(x) onde K = 0, nenhuma força atua na partícula nesse ponto e se a partícula for ligeiramente deslocada para direita ou esquerda, surge uma força restauradora que a faz retornar ao ponto inicial.

31 Exemplo A Figura abaixo mostra um gráfico da energia potencial U em função da posição x para uma partícula de 0,2 kg que pode se deslocar apenas ao longo de um eixo x sob influência de uma força conservativa. Três do valores mostrados no gráfico são U A = 9 J, U C = 20 J e U D = 24 J. A partícula é liberada no ponto onde U forma uma barreira de potencial de altura U B = 12 J, com uma energia cinética de 4 J. Qual é a velocidade da partícula a) em x = 3,5 m e b) em x = 6,5 m? Qual é a posição do ponto de retorno c) do lado direito e d) do lado esquerdo?

32 Exercício

33 Trabalho realizado por uma força externa Na ausência de atrito

34 Na presença de atrito

35 A Conservação da Energia Num sistema real a energia total E é a soma da energia mecânica e de uma outras energias como: energia térmica, energia química e energia luminosa, dentre outras. E E mec E t E quím E outras. Observa-se experimentalmente que o acréscimo ou o decréscimo da energia total de um sistema pode sempre ser contabilizado pelo desaparecimento ou pelo aparecimento de energia fora do sistema. Esse resultado é conhecido como princípio de conservação da energia. E E entra E sai.

36 Alternativamente, podemos enunciar o princípio de conservação de energia na forma: A energia total do universo é constante. Energia pode ser convertida de uma forma para outra, ou transferida de uma região para outra, mas nunca pode ser criada nem destruída.

37 Teorema Trabalho-Energia Uma maneira de transferir energia para dentro ou para fora de um sistema é através da realização de trabalho sobre o sistema por agentes externos. Nesses casos o teorema do trabalhoenergia pode ser escrito na forma: W ext E E mec E t E quím E outras. onde W ext é o trabalho realizado sobre o sistema por forças externas e ΔE é a variação da energia total do sistema.

38 Potência Potência é a taxa com que uma força transfere energia. Se uma força transfere uma certa quantidade de energia Δt em um intervalo de tempo Δt, a potência média desenvolvida pela força é dada por: E P méd t De maneira análoga, a potência instantânea P desenvolvida pela força é expressa como:. P de dt.

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundamentos de Física Mecânica Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica,

Leia mais

Física. Física Módulo 1 Energia Potencial e Conservação da Energia

Física. Física Módulo 1 Energia Potencial e Conservação da Energia Física Módulo 1 Energia Potencial e Conservação da Energia No capitulo anterior: Trabalho, Energia Cinética, Potência O trabalho das forças resultantes que agem sobre um corpo é dado por: W res = F x ou

Leia mais

Energia Potencial e Conservação de Energia. Energia Potencial Gravitacional

Energia Potencial e Conservação de Energia. Energia Potencial Gravitacional Fisica I IO Energia Potencial e Conservação de Energia Prof. Cristiano Oliveira Ed. Basilio Jafet sala 202 crislpo@if.usp.br Energia Potencial Gravitacional Energia Potencial : Energia associada com a

Leia mais

Física 1. Prof. Marim. Prof. Marim

Física 1. Prof. Marim. Prof. Marim Física 1 Física 1 CONSERVAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA Energia Mecânica A Energia Mecânica de um sistema é a soma da energia cinética (K) com a energia potencial (U). E m e c = K + U A energia total, E, de

Leia mais

energia extraída do objeto é trabalho negativo. O trabalho possui a mesma unidade que energia e é uma grandeza escalar.

energia extraída do objeto é trabalho negativo. O trabalho possui a mesma unidade que energia e é uma grandeza escalar. !!"#$#!"%&' OBS: Esta nota de aula foi elaborada com intuito de auxiliar os alunos com o conteúdo da disciplina. Entretanto, sua utilização não substitui o livro 1 texto adotado. ( ) A energia cinética

Leia mais

Exemplos de aplicação das leis de Newton e Conservação da Energia

Exemplos de aplicação das leis de Newton e Conservação da Energia Exemplos de aplicação das leis de Newton e Conservação da Energia O Plano inclinado m N Vimos que a força resultante sobre o bloco é dada por. F r = mg sin α i Portanto, a aceleração experimentada pelo

Leia mais

(Prob. 1 da pág 195 do PLT 690, 9a. ed.) Qual é a constante elástica de uma mola que armazena 25 J de energia ao ser comprimida 7,5 cm?

(Prob. 1 da pág 195 do PLT 690, 9a. ed.) Qual é a constante elástica de uma mola que armazena 25 J de energia ao ser comprimida 7,5 cm? Aula 07 (Prob. 1 da pág 195 do PLT 690, 9a. ed.) Qual é a constante elástica de uma mola que armazena 25 J de energia ao ser comprimida 7,5 cm? Dados: U = 25 J x=7,5 cm =7,5 10 2 k=? U = k 2 x2 m k=2 U

Leia mais

Cap.11 Trabalho Trabalho e energia cinética Calculando e usando trabalho

Cap.11 Trabalho Trabalho e energia cinética Calculando e usando trabalho Cap.11 Trabalho Do professor para o aluno ajudando na avaliação de compreensão do capítulo. É fundamental que o aluno tenha lido o capítulo. 11.2 Trabalho e energia cinética Consultar o arquivo Cap10_Energia.pdf:

Leia mais

Um exemplo de outra grandeza que se conserva é a carga elétrica de um sistema isolado.

Um exemplo de outra grandeza que se conserva é a carga elétrica de um sistema isolado. Leis de Conservação Em um sistema isolado, se uma grandeza ou propriedade se mantém constante em um intervalo de tempo no qual ocorre um dado processo físico, diz-se que há conservação d a propriedade

Leia mais

Conservação da Energia

Conservação da Energia Conservação da Energia Prof. Oscar Rodrigues dos Santos oscarsantos@utfpr.edu.br Conservação da Energia 1 Energia Potencial (U) Energia = Propriedade de um sistema que lhe permite realizar trabalho...

Leia mais

Prof. Marim. Física 1

Prof. Marim. Física 1 Física 1 FÍSICA 1 TRABALHO ENERGIA POTENCIAL Definição de Trabalho Teorema do Trabalho e Energia Cinética FÍSICA 1 TRABALHO ENERGIA POTENCIAL Trabalho realizado por uma força: Trabalho realizado por uma

Leia mais

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - PF de Física I NOME: DRE Teste 1 Parte 2 - PF de Física I - 2017-1 NOME: DRE Teste 1 Nota Q1 Questão 1 - [2,5 ponto] Um astronauta está ligado a uma nave no espaço através de uma corda de 120 m de comprimento, que está completamente estendida

Leia mais

Essa vídeo aula tem por objetivo tratar dos conceitos de trabalho, potência e energia.

Essa vídeo aula tem por objetivo tratar dos conceitos de trabalho, potência e energia. Essa vídeo aula tem por objetivo tratar dos conceitos de trabalho, potência e energia. A definição de energia é bastante difícil de ser dada. Uma boa compreensão dessa vem com o conceito de transformação,

Leia mais

NOTAS DE AULA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA BIOMÉDICA 70

NOTAS DE AULA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA BIOMÉDICA 70 NOTAS DE AULA INTRODUÇÃO À ENGENHARIA BIOMÉDICA 70 4.2 CINETICA DO CORPO HUMANO a. Sistemas de massa A seção anterior considerou cinemática de corpo humano e definiu as equações pertinentes. Recorde que

Leia mais

A energia potencial em um ponto de coordenada, associada à força, quando o nível zero é tomado no ponto de coordenada em que, é:

A energia potencial em um ponto de coordenada, associada à força, quando o nível zero é tomado no ponto de coordenada em que, é: AULA 41 ENERGIA NO MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES OBJETIVOS: - Estudar a conservação da energia no movimento harmônico simples 41.1 Introdução: A força restauradora que atua sobre uma partícula que possui

Leia mais

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 02/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Física Geral 2010/2011

Física Geral 2010/2011 ísica Geral / 6 Energia otencial: té agora estudámos o conceito de energia cinética, associada ao movimento, e energia interna, associada á presença de forças de atrito. Vamos agora estudar o conceito

Leia mais

Trabalho e Energia (Física I)

Trabalho e Energia (Física I) Tec. Processos Metalúrgicos 2013/1 O que vimos até agora: F = m a (segunda lei de Newton) dw = F d r (definição de trabalho infinitesimal) W = B A F d r (definição de trabalho total) Se o movimento é unidimensional

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 1

Halliday Fundamentos de Física Volume 1 Halliday Fundamentos de Física Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

CAPÍTULO 3 DINÂMICA DA PARTÍCULA: TRABALHO E ENERGIA

CAPÍTULO 3 DINÂMICA DA PARTÍCULA: TRABALHO E ENERGIA CAPÍLO 3 DINÂMICA DA PARÍCLA: RABALHO E ENERGIA Neste capítulo será analisada a lei de Newton numa de suas formas integrais, aplicada ao movimento de partículas. Define-se o conceito de trabalho e energia

Leia mais

Física 1. 2 a prova 03/06/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 03/06/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 03/06/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

Física I 2010/2011. Aula 07. Trabalho e Energia Potencial

Física I 2010/2011. Aula 07. Trabalho e Energia Potencial Física I 2010/2011 Aula 07 Trabalho e Energia Potencial Sumário Trabalho e Energia Potencial O trabalho de uma força conservativa sobre um corpo que se desloca entre dois pontos é independente da trajectória

Leia mais

MOVIMENTO RETILÍNEO. Prof. Bruno Farias

MOVIMENTO RETILÍNEO. Prof. Bruno Farias CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I MOVIMENTO RETILÍNEO Prof. Bruno Farias Introdução Por que estudar mecânica? Porque o mundo,

Leia mais

Física 1. Energia Resumo P2

Física 1. Energia Resumo P2 Física 1 Energia Resumo P2 Fórmulas e Resumo Teórico Energia Potencial Gravitacional - Considerando um corpo de massa m a uma altura h do solo, temos: E = mgh Energia Potencial Elástica - Considerando

Leia mais

QUESTÕES DE MÚLTIPLA-ESCOLHA (1-5)

QUESTÕES DE MÚLTIPLA-ESCOLHA (1-5) [16A7]-p1/8 QUESTÕES DE MÚLTIPLA-ESCOLHA (1-5) Em toda a prova, quando necessário, use g=10 m/s 2. A menos de indicação explícita, o Sistema Internacional de unidades é utilizado. (1) [1,0 pt] Dois veículos

Leia mais

Lista 5: Trabalho e Energia

Lista 5: Trabalho e Energia Lista 5: Trabalho e Energia NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a

Leia mais

Lista 11: Trabalho. Questões

Lista 11: Trabalho. Questões Lista 11: Trabalho Importante: 1. Ler os enunciados com atenção. 2. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. 3. Siga a estratégia para resolução de problemas

Leia mais

Questão Valor Grau Revisão 1 a Questão 2,0 2 a Questão 2,0 3 a Questão 3,0 4 a Questão 3,0 Total 10,0

Questão Valor Grau Revisão 1 a Questão 2,0 2 a Questão 2,0 3 a Questão 3,0 4 a Questão 3,0 Total 10,0 PUC-RIO CB-CTC G DE MECÂNICA NEWTONIANA B 8.5. Nome : Assinatura: Matrícula: Turma: NÃO SERÃO ACEITAS RESPOSTAS SEM JUSTIFICATIVAS E CÁLCULOS EXPLÍCITOS. Não é permitido destacar folhas deste caderno de

Leia mais

Física I 2009/2010 Aula 7 Energia Cinética Cinética e Trabalho

Física I 2009/2010 Aula 7 Energia Cinética Cinética e Trabalho Física I 2009/2010 Aula 7 Energia Cinética e Trabalho Sumário Trabalho e Energia Cinética Trabalho realizado pela Força Gravítica Trabalho realizado pela Força de uma Mola Trabalho realizado ado por uma

Leia mais

FÍSICA - I. Objetivos. Introdução. Energia Cinética e Trabalho 2ª. Parte

FÍSICA - I. Objetivos. Introdução. Energia Cinética e Trabalho 2ª. Parte FÍSICA - I Energia Cinética e Trabalho ª. Parte Prof. M.Sc. Lúcio P. Patrocínio Objetivos Determinar o trabalho realizado pela força gravitacional, forças elásticas e forças variáveis. Identificar o papel

Leia mais

Índice FÍSICA. 10.º ano. Energia e sua conservação. Energia e movimentos Energia e fenómenos elétricos... 12

Índice FÍSICA. 10.º ano. Energia e sua conservação. Energia e movimentos Energia e fenómenos elétricos... 12 FICHA TÉCNICA Título: Resumo Essencial Preparação para Exames Física e Química 10. o e 11. o Anos Autoras: Maria Teresa Escoval e Rosa Maria Capucho Copyright by Maria Teresa Escoval, Rosa Maria Capucho

Leia mais

Mini_Lista08: Conservação de Energia

Mini_Lista08: Conservação de Energia Mini_Lista08: Conservação de Energia 1. Lembrete 8.1 Sistemas e ambientes Sistema: pequena porção do espaço de eresse e ignorando os detalhes ora do sistema. Não importa qual seja o sistema especíico em

Leia mais

Segunda Verificação de Aprendizagem (2 a V.A.) - 09/07/2014

Segunda Verificação de Aprendizagem (2 a V.A.) - 09/07/2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Física Disciplina: Física Geral I Prof.: Carlos Alberto Aluno(a): Matrícula: Questão 1. Responda: Segunda Verificação

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER)

LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER) LISTA DE EXERCÍCIOS: POTÊNCIA, TRABALHO E ENERGIA TURMAS: 1C01 a 1C10 (PROF. KELLER) 1) Uma máquina consome 4000 J de energia em 100 segundos. Sabendo-se que o rendimento dessa máquina é de 80%, calcule

Leia mais

Halliday & Resnick Fundamentos de Física

Halliday & Resnick Fundamentos de Física Halliday & Resnick Fundamentos de Física Mecânica Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica,

Leia mais

Exemplo. T 1 2g = -2a T 2 g = a. τ = I.α. T 1 T 2 g = - 3a a g = - 3a 4a = g a = g/4. τ = (T 1 T 2 )R. T 1 T 2 = Ma/2 T 1 T 2 = a.

Exemplo. T 1 2g = -2a T 2 g = a. τ = I.α. T 1 T 2 g = - 3a a g = - 3a 4a = g a = g/4. τ = (T 1 T 2 )R. T 1 T 2 = Ma/2 T 1 T 2 = a. Exercícios Petrobras 2008 eng. de petróleo Dois corpos de massa m 1 = 2 kg e m 2 = 1 kg estão fixados às pontas de uma corda com massa e elasticidade desprezíveis, a qual passa por uma polia presa ao

Leia mais

d) Determine a posição da partícula quando ela atinge o repouso definitivamente.

d) Determine a posição da partícula quando ela atinge o repouso definitivamente. QUESTÕES DE TRABALHO E ENERGIA DA UFPE DE FÍSICA 1 - PROVA 2 2002.2 1) Um bloco de massa M = 1,0 Kg é solto a partir do repouso no ponto A a uma altura H = 0,8 m, conforme mostrado na figura. No trecho

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Princípios e Fenômenos da Mecânica. Professor: Humberto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. Princípios e Fenômenos da Mecânica. Professor: Humberto UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA Princípios e Fenômenos da Mecânica Professor: Humberto EXPERIMENTO Nº 4 CONSERVAÇÃO DA ENERGIA MECÂNICA Discentes: Camila de

Leia mais

Experimento 1: Colisões

Experimento 1: Colisões Experimento : Colisões Objetivo Verificar a Conservação Quantidade de Movimento Linear e a Conservação da Energia. a) A conservação do momento linear e da energia cinética numa colisão unidimensional.

Leia mais

Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC.

Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC. Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC www.ismaelfisica.wordpress.com Trabalho... Potência... DefiniçãodeEnergia... EnergiaCinética... TrabalhoeEnergiaCinética... EnergiaPotencial... Gravitacional...

Leia mais

Trabalho, Energia e sua Conservação. Condigital: Mídias Digitais para a Educação

Trabalho, Energia e sua Conservação. Condigital: Mídias Digitais para a Educação Trabalho, Energia e sua Conservação Condigital: Mídias Digitais para a Educação CONTEXTO Quando tens trabalho o que dizes? Que o suor que da tua fronte escorreu, E que valeu a alegria do pão compatilhado.

Leia mais

NOME: N O : TURMA: 1. PROFESSOR: Glênon Dutra

NOME: N O : TURMA: 1. PROFESSOR: Glênon Dutra Apostila de Revisão n 5 DISCIPLINA: Física NOME: N O : TURMA: 1 PROFESSOR: Glênon Dutra DATA: Mecânica - 5. Trabalho e Energia 5.1. Trabalho realizado por forças constantes. 5.2. Energia cinética. 5.3.

Leia mais

6 a Lista de Exercícios - Trabalho e Energia Mecânica

6 a Lista de Exercícios - Trabalho e Energia Mecânica Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO MAF - Departamento de Matemática e Física Disciplina: Física Geral e Experimental I - MAF2201 Prof. Raael 6 a Lista de Exercícios - Trabalho e Energia

Leia mais

Energia mecânica. O que é energia?

Energia mecânica. O que é energia? Energia mecânica Energia mecânica O que é energia? Descargas elétricas atmosféricas convertem enormes quantidades de energia elétrica em energia térmica, sonora e luminosa. A ciência define o conceito

Leia mais

Mecânica ª Lista de Exercícios Trabalho e Energia

Mecânica ª Lista de Exercícios Trabalho e Energia Mecânica 4300153 1ª Lista de Exercícios Trabalho e Energia 01) Um próton (massa m = 1,67x 10 27 kg) está sendo acelerado em linha reta a 3,6x m/s² em um acelerador de partículas. Se o próton tem uma velocidade

Leia mais

1. Movimento Harmônico Simples

1. Movimento Harmônico Simples Física Oscilações 1. Movimento Harmônico Simples Vamos analisar inicialmente a situação em que há um corpo de massa m, preso a uma mola de constante elástica K que realiza oscilações em torno de seu ponto

Leia mais

Dulce Campos 4/28/2013

Dulce Campos 4/28/2013 1 2 Energia em movimentos 2.2 A energia de sistemas em movimento de translação 3 2.2 A energia de sistemas em movimento de translação 2.2.1 Energia potencial 2.2.2 Energia cinética 2.2.3 Teorema da Energia

Leia mais

FÍSICA MÓDULO 10 TRABALHO ENERGIA POTÊNCIA. Professor Ricardo Fagundes

FÍSICA MÓDULO 10 TRABALHO ENERGIA POTÊNCIA. Professor Ricardo Fagundes FÍSICA Professor Ricardo Fagundes MÓDULO 10 TRABALHO ENERGIA POTÊNCIA Quando um agente externo realiza uma força sobre um sistema fazendo com que a velocidade do sistema sofra variações, dizemos que esse

Leia mais

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Oscilações. Prof. Luis Armas

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Oscilações. Prof. Luis Armas Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA Oscilações Prof. Luis Armas Que é uma oscilação? Qual é a importância de estudar oscilações? SUMARIO Movimentos oscilatórios periódicos Movimento harmônico simples

Leia mais

Trabalho de uma Força

Trabalho de uma Força Trabalho de uma Força Física_1 EM Profa. Kelly Pascoalino Tópicos da aula: Introdução; Trabalho de uma força constante; Trabalho de uma força variável; Trabalho resultante; Potência. Introdução Antes de

Leia mais

Retardado: quando o módulo da velocidade diminui no decorrer. do tempo. Nesse caso teremos: v. e a têm sinais contrários. Movimento Uniforme (M.U.

Retardado: quando o módulo da velocidade diminui no decorrer. do tempo. Nesse caso teremos: v. e a têm sinais contrários. Movimento Uniforme (M.U. Cinemática Escalar Conceitos Básicos Espaço (S) O espaço de um móvel num dado instante t é dado pelo valor da medida algébrica da sua distância até a origem dos espaços O. Retardado: quando o módulo da

Leia mais

Pelos poderes de Greiscow...

Pelos poderes de Greiscow... Energia Mecânica e Cap.1,2 e 3. Pelos poderes de Greiscow... Energia Não tem peso nem cor......tampouco cheiro! Mas pagamos por ela! Não podemos vê-la diretamente... O que o move?... Mas podemos percebê-la

Leia mais

0.1 Trabalho e Energia Mecânica

0.1 Trabalho e Energia Mecânica 0.1 Trabalho e Energia Mecânica 1 0.1 Trabalho e Energia Mecânica 1. Uma partícula de massa m se move ao longo do eixo OX sob a ação de uma força total dada por F x = kx, onde k > 0. No instante inicial,

Leia mais

Física. Física Módulo 1 Trabalho e Energia Cinética

Física. Física Módulo 1 Trabalho e Energia Cinética Física Módulo 1 Trabalho e Energia Cinética Trabalho, trabalho e mais trabalho! Um bom modo de gastar energia Trabalho e energia estão entre os conceitos mais importantes da física e no nosso dia-a-dia.

Leia mais

Lista4: Trabalho e Energia

Lista4: Trabalho e Energia Lista 4: Trabalho e Energia NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii.responder a questão

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 7

LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 7 LISTA DE EXERCÍCIOS Nº 7 Questões 1) A Figura 1 apresenta um caminho direto e 4 caminhos indiretos de um ponto i para um ponto f. Ao longo do caminho direto e de 3 caminhos indiretos somente uma força

Leia mais

QUESTÕES UFBA ª FASE: DINÂMICA

QUESTÕES UFBA ª FASE: DINÂMICA QUESTÕES UFBA 09-04 ª FASE: DINÂMICA UFBA 009 UFBA 008 UFBA 007 UFBA 006 UFBA 005 UFBA 004 GABARITO UFBA 009 UFBA 008 QUESTÃO 01 (Valor: 15 pontos) Velocidade final do conjunto Como as forças de atrito

Leia mais

Curso Física 1. Aula - 9. Energia Cinética e Trabalho

Curso Física 1. Aula - 9. Energia Cinética e Trabalho Curso Física 1 Aula - 9 Energia Cinética e Trabalho Introdução à Energia Uma variedade de problemas podem ser resolvidos com as Leis de Newton e principios associados. Entretanto, alguns problemas que

Leia mais

Capítulo 6 Trabalho e Energia Cinética

Capítulo 6 Trabalho e Energia Cinética Capítulo 6 Trabalho e Energia Cinética Muitos problemas de Mecânica não têm solução simples usando as Leis de Newton Eemplo: velocidade de um carrinho de montanha-russa durante seu percurso (mesmo desprezando

Leia mais

Solução Comentada da Prova de Física

Solução Comentada da Prova de Física Solução Comentada da Prova de Física 01. Uma partícula parte do repouso, no instante t = 0, na direção positiva do eixo x. O gráfico da aceleração da partícula ao longo eixo x, em função do tempo, é mostrado

Leia mais

EM34F Termodinâmica A

EM34F Termodinâmica A EM34F Termodinâmica A Prof. Dr. André Damiani Rocha arocha@utfpr.edu.br Energia 2 Energia Conceito de Energia Energia é um conceito fundamental da termodinâmica e um dos aspectos mais significantes de

Leia mais

REVISÃO. Parte I Capítulos 5 e 6

REVISÃO. Parte I Capítulos 5 e 6 REVISÃO Parte I Capítulos 5 e 6 Força e 1a Lei de Newton Uma partícula sujeita a uma força resultante nula mantém o seu estado de movimento. Se ela estiver em repouso, permanece indefinidamente em repouso;

Leia mais

UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ PROVA DE CÁLCULO 1 e 2 PROVA DE TRANSFERÊNCIA INTERNA, EXTERNA E PARA PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR - 29/11/2015 CANDIDATO: CURSO PRETENDIDO: OBSERVAÇÕES:

Leia mais

Para um sistema de massa m e velocidade v (muito menor que a velocidade da luz), a energia cinética pode ser calculada pela seguinte expressão:

Para um sistema de massa m e velocidade v (muito menor que a velocidade da luz), a energia cinética pode ser calculada pela seguinte expressão: 3 Energia e Trabalho As leis de Newton resolvem de forma completa os problemas da mecânica. Porém, é preciso conhecer em detalhes a natureza das forças que estão atuando sobre um determinado sistema para

Leia mais

A T E N Ç Ã O. FERA, esse material é provisório para que você não fique sem material para estudar hoje, 06 de abril.

A T E N Ç Ã O. FERA, esse material é provisório para que você não fique sem material para estudar hoje, 06 de abril. A T E N Ç Ã O FERA, esse material é provisório para que você não fique sem material para estudar hoje, 06 de abril. Por motivos vários, os vídeos postados hoje Apresentam o conteúdo, mas não apresentam

Leia mais

5ª LISTA DE EXERCÍCIOS

5ª LISTA DE EXERCÍCIOS 5ª LISTA DE EXERCÍCIOS DISCIPLINA: Física Geral e Experimental I CURSO: Engenharia de Produção Noturno. 2º termo Prof. Dr. Elton Aparecido Prado dos Reis 01 - Um grupo de pessoas, por intermédio de uma

Leia mais

LEIS DE NEWTON DINÂMICA 3ª LEI TIPOS DE FORÇAS

LEIS DE NEWTON DINÂMICA 3ª LEI TIPOS DE FORÇAS DINÂMICA É a parte da Mecânica que estuda as causas e os movimentos. LEIS DE NEWTON 1ª Lei de Newton 2ª Lei de Newton 3ª Lei de Newton 1ª LEI LEI DA INÉRCIA Quando a resultante das forças que agem sobre

Leia mais

1 a Questão: (2,0 pontos)

1 a Questão: (2,0 pontos) a Questão: (, pontos) Um bloco de massa m, kg repousa sobre um plano inclinado de um ângulo θ 37 o em relação à horizontal. O bloco é subitamente impulsionado, paralelamente ao plano, por uma marretada,

Leia mais

Experimento 1: Colisões

Experimento 1: Colisões Experimento 1: Colisões Objetivo Verificar a Conservação Quantidade de Movimento Linear e a Conservação da Energia Cinética. a) A conservação do momento linear e da energia cinética numa colisão unidimensional.

Leia mais

BIJ-0207 Bases Conceituais da Energia

BIJ-0207 Bases Conceituais da Energia BIJ-0207 Bases Conceituais da Energia Aula 01 Conceituação da Energia Prof. João Moreira CECS - Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas Universidade Federal do ABC UFABC Principais

Leia mais

Energia Potencial e Forças Conservativas

Energia Potencial e Forças Conservativas Energia Potencial e Forças Conservativas Evandro Bastos dos Santos 22 de Maio de 217 1 Trabalho O trabalho realizado por uma força, quando do deslocamento de uma partícula entre dois pontos, envolve uma

Leia mais

Segunda Verificação de Aprendizagem (2 a V.A.) - 09/07/2014. a) (1,0) Massa e Peso são a mesma coisa? Justifique sua resposta.

Segunda Verificação de Aprendizagem (2 a V.A.) - 09/07/2014. a) (1,0) Massa e Peso são a mesma coisa? Justifique sua resposta. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Física Disciplina: Física Geral I Prof.: Carlos Alberto Aluno(a): Matrícula: Questão 1. Responda: Segunda Verificação

Leia mais

Cinemática I Movimento Retilíneo

Cinemática I Movimento Retilíneo CURSO INTRODUTÓRIO DE MATEMÁTICA PARA ENGENHARIA 2016.2 Cinemática I Movimento Retilíneo Rafael Silva P. de Santana Engenharia Civil 5º Período Cinemática Na cinemática vamos estudar os movimentos sem

Leia mais

Física. B) Determine a distância x entre o ponto em que o bloco foi posicionado e a extremidade em que a reação é maior.

Física. B) Determine a distância x entre o ponto em que o bloco foi posicionado e a extremidade em que a reação é maior. Física 01. Uma haste de comprimento L e massa m uniformemente distribuída repousa sobre dois apoios localizados em suas extremidades. Um bloco de massa m uniformemente distribuída encontra-se sobre a barra

Leia mais

1ªAula do Cap. 07 Energia Cinética e Trabalho

1ªAula do Cap. 07 Energia Cinética e Trabalho ªAula do Cap. 07 Energia Cinética e Trabalho Introdução Trabalho Mecânico e Produto Escalar Energia Cinética Teorema do Trabalho-Energia Cinética Trabalho Realizado por força variável (Integral) Referência:

Leia mais

As Oscilações estão presentes no nosso dia a dia como o vento que balança uma linha de transmissão elétrica, as vibrações da membrana de um

As Oscilações estão presentes no nosso dia a dia como o vento que balança uma linha de transmissão elétrica, as vibrações da membrana de um As Oscilações estão presentes no nosso dia a dia como o vento que balança uma linha de transmissão elétrica, as vibrações da membrana de um alto-falante, ou de um instrumento de percussão. Um terremoto

Leia mais

CONSERVAÇÃO DA ENERGIA

CONSERVAÇÃO DA ENERGIA CONSERVAÇÃO DA ENERGIA Introdução Quando um mergulhador pula de um trampolim para uma piscina, ele atinge a água com uma velocidade relativamente elevada, possuindo grande energia cinética. De onde vem

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS MAF- 04.05.2012 Prof. Dr. Antônio Newton Borges 1. Na caixa de 2,0 kg da figura abaixo são aplicadas duas forças, mais somente uma é mostrada. A aceleração da

Leia mais

Mecânica Clássica. (Notas de Aula) MÓDULO 6 (Dinâmica 3)

Mecânica Clássica. (Notas de Aula) MÓDULO 6 (Dinâmica 3) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS COORDENAÇÃO DO CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA - MODALIDADE A DISTÂNCIA- Mecânica Clássica (Notas de Aula) MÓDULO 6 (Dinâmica 3) 2015 Neste

Leia mais

Cap. 7 - Momento Linear e Impulso

Cap. 7 - Momento Linear e Impulso Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física I IGM1 2014/1 Cap. 7 - Momento Linear e Impulso Prof. Elvis Soares Consideremos o seguinte problema: ao atirar um projétil de um canhão

Leia mais

Física I para a Escola Politécnica ( ) - SUB (03/07/2015) [0000]

Física I para a Escola Politécnica ( ) - SUB (03/07/2015) [0000] Física I para a Escola Politécnica (330) - SUB (03/0/0) [0000] NUSP: 0 0 0 0 0 0 0 3 3 3 3 3 3 3 8 8 8 8 8 8 8 9 9 9 9 9 9 9 Instruções: preencha completamente os círculos com os dígitos do seu número

Leia mais

I m k m r (3,5) 3000.(3) kg.m. Como d d d 3,697sen d

I m k m r (3,5) 3000.(3) kg.m. Como d d d 3,697sen d Capítulo 17 - Exercícios 17.65) Os passageiros, a gôndola e a estrutura de balanço ilustrados abaixo têm uma massa total de 50 Mg (ton.), com centro de massa em e raio de giração kb 3,5 m. Adicionalmente,

Leia mais

Halliday Fundamentos de Física Volume 1

Halliday Fundamentos de Física Volume 1 Halliday Fundamentos de Física Volume 1 www.grupogen.com.br http://gen-io.grupogen.com.br O GEN Grupo Editorial Nacional reúne as editoras Guanabara Koogan, Santos, Roca, AC Farmacêutica, LTC, Forense,

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E FÍSICA Disciplina: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I (MAF 2201) Prof.

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E FÍSICA Disciplina: FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL I (MAF 2201) Prof. 0 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS DEPARTAENTO DE ATEÁTICA E FÍSICA Disciplina: FÍSICA GERAL E EXPERIENTAL I (AF 220) Prof. EDSON VAZ NOTA DE AULA IV (Capítulo 9 e 0) CAPÍTULO 9 SISTEAS DE PARTÍCULAS Se

Leia mais

ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DE ENERGIA Física Geral I (1108030) - Capítulo 04

ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DE ENERGIA Física Geral I (1108030) - Capítulo 04 ENERGIA POTENCIAL E CONSERVAÇÃO DE ENERGIA Física Geral I (1108030) - Capítulo 04 I. Paulino* *UAF/CCT/UFCG - Brasil 2012.2 1 / 15 Sumário Trabalho e EP Energia potencial Forças conservativas Calculando

Leia mais

Energia Mecânica Sistema Conservativo Nível Básico

Energia Mecânica Sistema Conservativo Nível Básico Energia Mecânica Sistema Conservativo 017 Nível Básico 1. (Pucrj 017) Uma bola de massa 10 g é solta de uma altura de 1, m a partir do repouso. A velocidade da bola, imediatamente após colidir com o solo,

Leia mais

Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 1 o ano Disciplina: Física Atrito e Trabalho de uma força

Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 1 o ano Disciplina: Física Atrito e Trabalho de uma força Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Fabrízio Gentil Série: 1 o ano Disciplina: Física Atrito e Trabalho de uma força 1- (PUC-RIO) Uma caixa cuja velocidade inicial

Leia mais

Solução: Alternativa (c). Esse movimento é retilíneo e uniforme. Portanto h = (g t 1 2 )/2 e 2 h =

Solução: Alternativa (c). Esse movimento é retilíneo e uniforme. Portanto h = (g t 1 2 )/2 e 2 h = UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ FÍSICA PROVA DE TRANSFERÊNCIA INTERNA, EXTERNA E PARA PORTADOR DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR 9/06/206 CANDIDATO: CURSO PRETENDIDO: OBSERVAÇÕES: 0 Prova sem consulta. 02 Duração:

Leia mais

Fís. Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira)

Fís. Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira) Semana 12 Leonardo Gomes (Arthur Ferreira Vieira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

Exercício 1. Exercício 2.

Exercício 1. Exercício 2. Exercício 1. Em um barbeador elétrico, a lâmina se move para frente e para trás ao longo de uma distância de 2,0 mm em movimento harmônico simples, com frequência de 120 Hz. Encontre: (a) a amplitude,

Leia mais

Universidade Federal Rural do Semi Árido UFERSA Pro Reitoria de Graduação PROGRAD Disciplina: Física II Professora: Subênia Medeiros

Universidade Federal Rural do Semi Árido UFERSA Pro Reitoria de Graduação PROGRAD Disciplina: Física II Professora: Subênia Medeiros Universidade Federal Rural do Semi Árido UFERSA Pro Reitoria de Graduação PROGRAD Disciplina: Física II Professora: Subênia Medeiros Movimento Periódico O movimento é um dos fenômenos mais fundamentais

Leia mais

Professores: Murilo. Física. 3ª Série. 300 kg, que num determinado ponto está a 3 m de altura e tem energia cinética de 6000 J?

Professores: Murilo. Física. 3ª Série. 300 kg, que num determinado ponto está a 3 m de altura e tem energia cinética de 6000 J? Física Professores: Murilo 3ª Série EXERCÍCIOS DE Trabalho, Potência e Energia 1. Um corpo de massa 150 kg, está posicionado 17 m acima do solo. Sabendo que a aceleração da gravidade vale 10 m/s², qual

Leia mais

CAPÍTULO 4 ENERGIA. Onde: E c = energia cinética, em joules (J); m = massa do corpo, em Kg; v = velocidade do corpo, em m/s.

CAPÍTULO 4 ENERGIA. Onde: E c = energia cinética, em joules (J); m = massa do corpo, em Kg; v = velocidade do corpo, em m/s. Física CAPÍTULO 4 ENERGIA Em física, o conceito de energia pode ser analisada de diversas formas. De um modo geral, a energia pode ser definida como a capacidade de realizar determinada atividade ou como

Leia mais

Trabalho do peso Trabalho do peso

Trabalho do peso Trabalho do peso 1.1.4 Peso ou força gravítica O peso, ou a força gravítica, é a força exercida pela Terra sobre todos os corpos. O peso de um corpo depende: da sua massa, m; da aceleração gravítica, g. Peso ou força gravítica

Leia mais

F = K.x. Vale também para distensão!!! Lei de Hooke:

F = K.x. Vale também para distensão!!! Lei de Hooke: Lei de Hooke: A força necessária para se comprimir uma mola, depende de dois fatores: a dureza da mola (constante elástica) e a deformação a ser causada. F K.x Vale também para distensão!!! ATENÇÃO: o

Leia mais

Energia potencial (para um campo de forças conservativo).

Energia potencial (para um campo de forças conservativo). UNIVERSIDDE DO PORTO Faculdade de Engenharia Departamento de Engenharia Civil Mecânica II Ficha 5 (V3.99) Dinâmica da Partícula Conceitos F = m a p = m v Princípio fundamental. Quantidade de movimento.

Leia mais

Potencial Elétrico. Objetivos: Determinar a Energia Potencial Elétrica e o Potencial Elétrico de um sistema de cargas pontuais e disformes;

Potencial Elétrico. Objetivos: Determinar a Energia Potencial Elétrica e o Potencial Elétrico de um sistema de cargas pontuais e disformes; Potencial Elétrico Objetivos: Determinar a Energia Potencial Elétrica e o Potencial Elétrico de um sistema de cargas pontuais e disformes; Sobre a Apresentação Todas as gravuras, senão a maioria, são dos

Leia mais

Lista de Exercícios - OSCILAÇÕES

Lista de Exercícios - OSCILAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II Lista de Exercícios - OSCILAÇÕES Perguntas: 1. O gráfico da figura 1 mostra a aceleração

Leia mais