Há um Brasil que todos conhecem! Floresta amazônica Futebol Carnaval Rio de Janeiro. Segue sendoum sucesso, mashámaisdo queisso!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Há um Brasil que todos conhecem! Floresta amazônica Futebol Carnaval Rio de Janeiro. Segue sendoum sucesso, mashámaisdo queisso!"

Transcrição

1 Avanços da Biotecnologia no Brasil Deise M. F. Capalbo

2 Há um Brasil que todos conhecem! Floresta amazônica Futebol Carnaval Rio de Janeiro Segue sendoum sucesso, mashámaisdo queisso! Baseado na aprees. Dr Mauricio Lopes, 2010

3 O Brasil que poucos conhecem e que merece ser reconhecido! Tecnologia, inovação, competitividade Uma forte base acadêmica doutores formados / ano trabalhos científicos publicados Nº 13 em publicações cientificas Crescente número de indústrias com base P&D

4

5

6 Apesar da rica diversidade biológica, o Brasil é dependente de diversidade exótica para agricultura e alimentação

7 Tolerância a alumínio e uso eficiente do fósforo Adaptação do milho ao Cerrado do Brasil

8 Trigo suscetível a seca Trigo tolerante a seca

9

10 Avanços da Biotecnologia no Brasil

11 O lêvedo é usado para fazer vinho, cerveja e pão. Chineses usam crisântemo em pó como inseticida. A vacina viral contra a varíola começa a ser usada. Pasteur define a função dos Mendel descobre microrganismos. a hereditariedade. A primeira vacina anti-rábica é descoberta. Fonte:

12 Fonte:

13 O lêvedo é usado para fazer vinho, cerveja e pão. Chineses usam crisântemo em pó como inseticida. A vacina viral contra a varíola começa a ser usada. Pasteur define a função dos Mendel descobre microrganismos. a hereditariedade. A primeira vacina anti-rábica é descoberta. Fonte:

14 Uma bactéria é usada para tratar esgoto na Inglaterra. Sementes híbridas de milho começam a ser Avery mostra que o DNA é o responsá vel pela comercializadas. Hereditariedade Wilson e Crick revelam a estrutura do DNA Cohen e Boyer transferem um gene de um organismo para outro. A insulina humana é produzida por engenharia genética. Fonte:

15 As primeiras geneticamente plantas são desenvolvidas São realizados os primeiros testes de campo das plantas por meio da biotecnologia. transgênicas. O primeiro alimento GM, o tomate Flavr Savr, chega aos supermercados dos EUA. A primeira soja modificada chega ao mercado. O arroz pela biotecnologia modificado é criado. O Projeto Genoma, que identificou o mapa genético humano, é concluído. Fonte:

16 As primeiras geneticamente plantas são desenvolvidas São realizados os primeiros testes de campo das plantas por meio da biotecnologia. transgênicas. O primeiro alimento GM, o tomate Flavr Savr, chega aos supermercados dos EUA. A primeira soja modificada chega ao mercado. O arroz pela biotecnologia modificado é criado. O Projeto Genoma, que identificou o mapa genético humano, é concluído. Fonte:

17 Moderna Biotecnologia OGM são os organismos em que o material genético foi alterado de forma que não ocorre na natureza. Esta tecnologia permite a seleção e transferência de genes de um organismo para outro, mesmo entre diferentes espécies.

18 Os Avanços da Biotecnologia no Brasil O Projeto Genoma Brasileiro ganhou notoriedade por tornar-se o primeiro do mundo a sequenciar um fitopatógeno: a bactéria Xyllela fastidiosa, causadora da doença do amarelinho em cítricos. Mercado para produtos biotecnológicos atinge aproximadamente 3% do PIB nacional.

19 Segmentos de mercado das empresas de biotecnologia 1. Saúde Humana Os Avanços da Biotecnologia no Brasil 1.Diagnósticos, fármacos, fitofármacos, vacinas, soros 3. Saúde Animal 4. Agronegócio 3. reprodução animal, vacinas, probióticos, aquacultura 4. Melhoramento de plantas, transgênicos, produtos florestais, plantas ornamentais e medicinais, flores, bioinseticidas, biofertilizantes, inoculantes 5. Meio Ambiente 5. Biorremediação, tratamento de resíduos, análises 7. Industriais 7. Química fina, enzimas...10 Fonte: Fund. Biominas (2001).

20 Os Avanços da Biotecnologia no Brasil O Papel do Setor Público Para o progresso recente da biotecnologia no Brasil foi crucial a iniciativa do Setor Público - principal agente na sua promoção. Investimentos na formação de recursos humanos - universidades públicas, pesquisas em instituições como Embrapa e Fiocruz Políticas de fomento através de criação de programas e fundos de financiamento criação de leis específicas (biossegurança; propriedade intelectual)

21 Organizações chave de pesquisa e fomento da biotecnologia no Brasil Instituições Instituto Butantã Ludwig Fundação Embrapa Osvaldo IAC Cruz Instituto Fundação de Tecnologia Biominas do Paraná Tecpar Origem do capital Atribuições Produz soros, vacinas, surfactantes e hemoderivados - setor público de saúde humana. Além disso, realiza pesquisa básica e de cunho tecnológico. Público Federal Papel desempenhado pelas Universidades Públicas Formação de recursos humanos Pesquisa Público Prestação Federal serviços à população e empresas Atuam como incubadoras de empresas Bio-Manginhos e Far-Manguinhos. Vacinas - Ministério as Saúde; produz 60% da produção nacional de vacinas. Vacinas animais e humanas p/ Min. Saúde (vacinas) e Min. Agric. (antígenos), substâncias diagnósticas in vitro e in vivo bem como produtos biológicos. Público Muitos fundadores estadual das empresas de biotecn. são professores e pesquisadores -caso da Allelyx, RDBiotece outras. Fonte: Silveira et al. (2002); Fanjzylber (2002)

22 A Biotecnologia em Saúde Humana e Agricultura no Brasil Produtos para Saúde Humana Fonte: Gadelha (1990

23 Grupo de Produtos Biotecnologias Produtos Representativos Biofármacos Fermentação Biossínt. princípios ativos Catálise de reações químicas intermediárias Extração Bioquímica Semi-Síntese Antibióticos, Vitaminas B e B12, Aminoácidos Vitaminas C, Corticosteróides Hormônios, enzimas e outras proteínas Antibióticos, Aminoácidos, Insulina, etc Imunobiológicos Fermentação Vacinas Bacterianas (Meningite, Tuberculose, Tifo, DTP, etc) Cultura de Tecidos Cultura e extração de anticorpos em animais Vacinas Virais (Poliomelite, Febre Amarela, Hepatite B, etc. Soros antiofídicos, antitetânicos, etc Reagentes Biológicos para Diagnósticos Hemoderivados Fonte: Gadelha (1990 Técnicas para leitura de reações imunobiológicos entre antígenos e anticorpos em amostras de tecidos humanos Extração por fracionamento físicoquímico de componentes do Plasma Kits para diagnósticos de Sífilis, Hepatite B, Doença de Chagas, AIDS, entre outras doenças. Albumina, Fatores de Coagulação e Imunoglobulina

24 A Biotecnologia em Saúde Humana e Agricultura no Brasil Produtos para Agricultura A Indústria Mundial de Sementes Produção de Cultivos Transgênicos

25 Biotecnologia para a Agricultura O Brasil é considerado um dos principais centros de pesquisa agrícola dos países em desenvolvimento, junto com a Índia e México. Tem como vantagem adicional contar com instituições próprias, cujo orçamento não está vinculado ao de órgãos internacionais, como a rede dos International AgriculturalResearchCenters, apoiados pela FAO e outros órgãos multilaterais (Silveira et al., 2002)

26 Biotecnologia para a Agricultura Universidades e instituições públicas de pesquisa >80% das atividades e dos investimentos em biotecnologia 90 % do pessoal qualificado Nas empresas privadas, há baixa atividade e investimentos em P&Dem áreas como farmacêutica, química, sementes e pesticidas.

27 Biotecnologia para a Agricultura Problemas: carência de profissionais em algumas áreas específicas, a falta de produção interna de equipamentos e materiais infraestruturadeficiente de muitas instituições. Importância das parcerias setor público e empresas privadas.

28 Biotecnologia para a Agricultura OGM 8liberações de cultivos comerciais para soja, milho e algodão em outras liberações referentes a vacinas 1para levedura. O Brasil já tem à disposição 27 eventos agronômicos liberados. O destaque é para esta levedura modificada para produção de óleo diesel a partir da cana-de-açúcar.

29 Balanço da Biotecnologia no Brasil em Estudo realizado pela Consultoria Céleres - a adoção da biotecnologia no Brasil contribuiu redução de 12,6 bilhões de litros de água na agricultura (abastecer 287,2 mil pessoas no período de 1996 a 2008). economizados 104,8 milhões de litros de óleo diesel redução na emissão de 270,4 mil toneladas de CO2, decorrente da queima do óleo diesel utilizado no maquinário agrícola, o que representaria a preservação de 2 milhões de árvores de floresta ripária.

30 Cultivos GM aprovados comercialmente Feijão -Parecer Técnico nº 3024/ feijoeiro geneticamente modificado resistente ao vírus do mosaico dourado do feijoeiro (Bean golden mosaic vírus BGMV Processo nº / Algodão - tolerante a herbicida, resistente a inseto, ambos Milho - tolerante a herbicida, resistente a inseto, ambos Soja - tolerante a herbicida, resistente a inseto, ambos

31 Agricultura deve ser vista não como um problema, mas como uma solução! E um componente-chave no caminho da sustentabilidade E a biotecnologia é uma dessas soluções

A biotecnologia é um processo tecnológico que permite a utilização de material biológico.

A biotecnologia é um processo tecnológico que permite a utilização de material biológico. A biotecnologia é um processo tecnológico que permite a utilização de material biológico. É o conjunto de técnicas que permite implantar processos nas indústrias, no cultivo de mudas, dentre outros, pela

Leia mais

PRODUÇÃO CONSTANTE DE ALIMENTOS X IMPACTO SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE

PRODUÇÃO CONSTANTE DE ALIMENTOS X IMPACTO SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE PRODUÇÃO CONSTANTE DE ALIMENTOS X IMPACTO SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE ADRIANA BRONDANI, PhD em Ciências Biológicas Diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) V I I I C O N G

Leia mais

BIOTECNOLOGIA NA AGRICULTURA BRASILEIRA

BIOTECNOLOGIA NA AGRICULTURA BRASILEIRA São Paulo, fevereiro de 2017 BIOTECNOLOGIA NA AGRICULTURA BRASILEIRA A D R I A N A B R O N D A N I A BIOTECNOLOGIA MODERNA REÚNE AS TÉCNICAS DE MAIOR PRECISÃO PARA O MELHORAMENTO GENÉTICO DE PLANTAS MELHORAMENTO

Leia mais

INTRODUÇÃO À GENÉTICA MOLECULAR. Aula 1. LGN0232 Genética Molecular. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética

INTRODUÇÃO À GENÉTICA MOLECULAR. Aula 1. LGN0232 Genética Molecular. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética INTRODUÇÃO À GENÉTICA MOLECULAR Aula 1 LGN0232 Genética Molecular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br LGN0232 Genética Molecular Método de avaliação 1ª PROVA TEÓRICA: 25/09-29/09

Leia mais

UFRGS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

UFRGS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL PLANTAS TRANSGÊNICAS: O PANORAMA MUNDIAL Maria Helena Bodanese Zanettini Departamento de Genética - UFRGS Culturas GM Comercializadas - 2010 2010 15º Aniversário

Leia mais

Manejo de cultivos transgênicos

Manejo de cultivos transgênicos UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE GENÉTICA LGN0313 Melhoramento Genético Manejo de cultivos transgênicos Prof. Roberto Fritsche-Neto roberto.neto@usp.br

Leia mais

A Biotecnologia n B ra r si s l

A Biotecnologia n B ra r si s l A Biotecnologia no Brasil O QUE É BIOTECNOLOGIA? Bio = significa vida Tecnologia = significa aplicação prática do conhecimento Biotecnologia pode ser definida como a aplicação prática do conhecimento através

Leia mais

Biotecnologia. Agropecuária. 12 a 23 de julho de Embrapa Cerrados. 3ª Edição. Auditório Roberto Engel Aduan

Biotecnologia. Agropecuária. 12 a 23 de julho de Embrapa Cerrados. 3ª Edição. Auditório Roberto Engel Aduan c u r s o Biotecnologia A p l i c a d a à Agropecuária 12 a 23 de julho de 2010 Embrapa Cerrados Auditório Roberto Engel Aduan 3ª Edição Introdução A Biotecnologia, conceitualmente, é a união de biologia

Leia mais

c u r s o Biotecnologia Aplicada à Agropecuária 20 a 31 de julho de 2009

c u r s o Biotecnologia Aplicada à Agropecuária 20 a 31 de julho de 2009 c u r s o Biotecnologia Aplicada à Agropecuária 20 a 31 de julho de 2009 Introdução A Biotecnologia, conceitualmente, é a união de biologia com tecnologia, é um conjunto de técnicas que utilizam os seres

Leia mais

MICRORGANISMOS E BIOTECNOLOGIA

MICRORGANISMOS E BIOTECNOLOGIA MICRORGANISMOS E BIOTECNOLOGIA BIOTECNOLOGIA - HISTÓRIA Estima-se que 8000 a.c., na Mesopotâmia, os povos selecionavam as melhores sementes das melhores plantas para aumentar a colheita. Fabricação de

Leia mais

CURSO BIOTECNOLOGIA. Aplicada à Agropecuária. 1º a 12 de julho de 2013 Embrapa Cerrados Auditório Wenceslau Goedert. 5a edição

CURSO BIOTECNOLOGIA. Aplicada à Agropecuária. 1º a 12 de julho de 2013 Embrapa Cerrados Auditório Wenceslau Goedert. 5a edição CURSO BIOTECNOLOGIA Aplicada à Agropecuária 1º a 12 de julho de 2013 Embrapa Cerrados Auditório Wenceslau Goedert 5a edição Introdução A Biotecnologia, conceitualmente, é a união de biologia com tecnologia,

Leia mais

Biossegurança Produção de Vacinas

Biossegurança Produção de Vacinas Mapa de Risco Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Departamento de Biotecnologia Curso: Engenharia Bioquímica Biossegurança Produção de Vacinas Prof: Tatiane da Franca Silva tatianedafranca@usp.br

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Cerrados Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Biotecnologia

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Cerrados Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Biotecnologia Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Biotecnologia estado da arte e aplicações na agropecuária Editores Técnicos Fábio Gelape Faleiro Solange

Leia mais

Biotecnologia UNIFESP, SJC

Biotecnologia UNIFESP, SJC Biotecnologia UNIFESP, SJC PROPOSTA DE BIOTECNOLOGIA Trajetória no BCT Pós-BCT (Bacharel em Biotecnologia) PANORAMA DA BIOTECNOLOGIA 1. O que é Biotecnologia? 2. Em que áreas atua? 3. O que é necessário

Leia mais

Transgênicos x HLB: existe a bala de prata?

Transgênicos x HLB: existe a bala de prata? 39 a Semana da Citricultura Transgênicos x HLB: existe a bala de prata? Marcos A. Machado O que é um organismo transgênico? Organismo cujo material genético (ADN/ARN) tenha sido modificado por qualquer

Leia mais

BIOTECNOLOGIA NO MELHORAMENTO

BIOTECNOLOGIA NO MELHORAMENTO BIOTECNOLOGIA NO MELHORAMENTO Biotecnologia Utilização de organismos no desenvolvimento de novos produtos e processos para a alimentação, saúde e preservação do ambiente. Algumas técnicas biotecnológicas

Leia mais

CURSO BIOTECNOLOGIA. Aplicada à Agropecuária. 9 a 20 de julho de Embrapa Cerrados Auditório Roberto Engel Aduan. 4 a edição

CURSO BIOTECNOLOGIA. Aplicada à Agropecuária. 9 a 20 de julho de Embrapa Cerrados Auditório Roberto Engel Aduan. 4 a edição CURSO BIOTECNOLOGIA Aplicada à Agropecuária 9 a 20 de julho de 2012 Embrapa Cerrados Auditório Roberto Engel Aduan 4 a edição Introdução A Biotecnologia, conceitualmente, é a união de biologia com tecnologia,

Leia mais

BIOLOGIA. Professor Adilson Teixeira

BIOLOGIA. Professor Adilson Teixeira BIOLOGIA Professor Adilson Teixeira BIOTECNOLOGIA QUESTÃO 1 O milho transgênico é produzido a partir da manipulação do milho original, com a transferência, para este, de um gene de interesse retirado de

Leia mais

CURSO. 8 a edição BIOTECNOLOGIA. Aplicada à Agropecuária. 18 a 29 de julho de Embrapa Cerrados. Auditório Roberto Engel Aduan

CURSO. 8 a edição BIOTECNOLOGIA. Aplicada à Agropecuária. 18 a 29 de julho de Embrapa Cerrados. Auditório Roberto Engel Aduan CURSO 8 a edição BIOTECNOLOGIA Aplicada à Agropecuária 18 a 29 de julho de 2016 Embrapa Cerrados Auditório Roberto Engel Aduan Introdução A Biotecnologia, conceitualmente, é a união de biologia com tecnologia,

Leia mais

Oportunidades para Biotecnologia na Agricultura. Denis Lima Diretor LatAm para Assuntos Regulatórios Bayer CropScience - SEEDS

Oportunidades para Biotecnologia na Agricultura. Denis Lima Diretor LatAm para Assuntos Regulatórios Bayer CropScience - SEEDS Oportunidades para Biotecnologia na Agricultura Denis Lima Diretor LatAm para Assuntos Regulatórios Bayer CropScience - SEEDS AGENDA Bayer Fatores de Sucesso para Biotecnologia Fatores de Risco Conclusões

Leia mais

Biotecnologia no Melhoramento de Plantas PLANTAS TRANSGÊNICAS. João Carlos Bespalhok Filho

Biotecnologia no Melhoramento de Plantas PLANTAS TRANSGÊNICAS. João Carlos Bespalhok Filho Biotecnologia no Melhoramento de Plantas PLANTAS TRANSGÊNICAS João Carlos Bespalhok Filho Resumo Algumas definições Como se faz uma planta transgênica? Aplicações de transgênicos Estatística de transgênicos

Leia mais

Impacto da regulamentação da Biotecnologia na pesquisa, desenvolvimento e comercialização de produtos no Brasil

Impacto da regulamentação da Biotecnologia na pesquisa, desenvolvimento e comercialização de produtos no Brasil Impacto da regulamentação da Biotecnologia na pesquisa, desenvolvimento e comercialização de produtos no Brasil Adriana Brondani, PhD em Ciências Biológicas São Paulo, 03 de dezembro de 2015 O mito do

Leia mais

Organismos Geneticamente Modificados

Organismos Geneticamente Modificados Centro de Gestão e Estudos Estratégicos Ciência, Tecnologia e Inovação Biotecnologia Organismos Geneticamente Modificados Breve Panorama da Soja Transgênica no Brasil e no Mundo Antônio Carlos Roessing

Leia mais

Manipulação Genética

Manipulação Genética Manipulação Genética O que é Biotecnologia? Biotecnologia significa, qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos

Leia mais

Conhecer o padrão temporal de expressão de um gene. Plantas cultivadas in vitro

Conhecer o padrão temporal de expressão de um gene. Plantas cultivadas in vitro Conhecer o padrão temporal de expressão de um gene Plantas cultivadas in vitro Avaliando a expressão nos tecidos A 0.5cm B C Conhecer a resposta de um gene a diferentes estímulos L. peruvianum L Lw St

Leia mais

1. O QUE É A ENGENHARIA GENÉTICA?

1. O QUE É A ENGENHARIA GENÉTICA? 1. O QUE É A ENGENHARIA GENÉTICA? Termos sinónimos: Manipulação genética, clonagem de genes, tecnologia do DNA recombinante, modificação genética, nova genética. Áreas de acção: Investigação básica - função

Leia mais

Biotecnologia e Biodiversidade. Prof. Msc. Lucas Silva de Faria

Biotecnologia e Biodiversidade. Prof. Msc. Lucas Silva de Faria Biotecnologia e Biodiversidade Prof. Msc. Lucas Silva de Faria Biotecnologia e Biodiversidade Biodiversidade Diversidade Biológica, ou Biodiversidade, refere-se à variedade de espécies de todos os seres

Leia mais

Biotecnologia Melhoramento Genético

Biotecnologia Melhoramento Genético 5 Biotecnologia e Melhoramento Genético Fábio Gelape Faleiro Nilton Tadeu Vilela Junqueira Eder Jorge de Oliveira Onildo Nunes de Jesus 71 O que é biotecnologia e quais as principais aplicações na cultura

Leia mais

BioSeg. Rede de Biossegurança de Organismos Geneticamente Modificados da Embrapa

BioSeg. Rede de Biossegurança de Organismos Geneticamente Modificados da Embrapa BioSeg Rede de Biossegurança de Organismos Geneticamente Modificados da Embrapa 2007 BioSeg Rede de Biossegurança A Rede de Biossegurança da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (BioSeg) constitui

Leia mais

INOVAÇÕES BIOTECNOLÓGICAS E MELHORAMENTO GENÉTICO DO ALGODOEIRO

INOVAÇÕES BIOTECNOLÓGICAS E MELHORAMENTO GENÉTICO DO ALGODOEIRO INOVAÇÕES BIOTECNOLÓGICAS E MELHORAMENTO GENÉTICO DO ALGODOEIRO MARC GIBAND Cirad / Embrapa Algodão marc.giband@cirad.fr marc.giband@colaborador.embrapa.br A produção algodoeira no Brasil: - 5 produtor,

Leia mais

Uso de Plantas Transgênicas no Melhoramento de Plantas

Uso de Plantas Transgênicas no Melhoramento de Plantas Uso de Plantas Transgênicas no Melhoramento de Plantas Sumário 1. Definição 2. Histórico 3. Mercado Mundial 4. Mercado Brasileiro 5. Transformação de Plantas 6. Tipos de Transgênicos 7. Regulamentação

Leia mais

Importância e objetivos do melhoramento de plantas

Importância e objetivos do melhoramento de plantas Universidade Federal de Rondônia Curso de Eng. Florestal Melhoramento genético Florestal Importância e objetivos do melhoramento de plantas Emanuel Maia emanuel@unir.br www.lahorta.acagea.net Introdução

Leia mais

Engenharia Genética; Transgênicos e OGM s

Engenharia Genética; Transgênicos e OGM s Dogma Central da Biologia Molecular Engenharia Genética; Transgênicos e OGM s Prof. Msc. Lucas Silva de Faria Engenharia Genética Conjunto de tecnologias que permitem a manipulação (modificação) do material

Leia mais

SITUAÇÃO DA PRODUÇÃO DE SEMENTES NO BRASIL

SITUAÇÃO DA PRODUÇÃO DE SEMENTES NO BRASIL SITUAÇÃO DA PRODUÇÃO DE SEMENTES NO BRASIL AGRICULTURA NA ECONOMIA BRASILEIRA REPRESENTA 28% PIB EMPREGA 37% DOS TRABALHADORES GERA 44% DAS EXPORTAÇÕES PRINCIPAIS CULTURAS BRASILEIRAS: SOJA, MILHO, ALGODÃO,

Leia mais

OS TRANSGÊNICOS E OS IMPACTOS À MICROBIOTA DO SOLO

OS TRANSGÊNICOS E OS IMPACTOS À MICROBIOTA DO SOLO OS TRANSGÊNICOS E OS IMPACTOS À MICROBIOTA DO SOLO Adolf Hitler Cardoso de Araújo (1) Universidade Estadual da Paraíba, adolf_araujo@hotmail.com INTRODUÇÃO A engenharia genética é uma das inovações da

Leia mais

Que negócio é esse de CIB?

Que negócio é esse de CIB? Biotec é com o CIB Que negócio é esse de CIB? O CIB, sigla de Conselho de Informações sobre Biotecnologia, é uma organização não-governamental que existe há três anos no Brasil para difundir informações

Leia mais

por Anderson Galvão, diretor International Service for the Acquisition of Agri-biotech Applications (ISAAA)

por Anderson Galvão, diretor International Service for the Acquisition of Agri-biotech Applications (ISAAA) por Anderson Galvão, diretor International Service for the Acquisition of Agri-biotech Applications (ISAAA) http://www.isaaa.org 2 Uma organização sem fins lucrativos, registrada nos EUA, copatrocinada

Leia mais

Microbiologia: Mikros (= pequeno) + Bio (= vida) + logos (= ciência)

Microbiologia: Mikros (= pequeno) + Bio (= vida) + logos (= ciência) INTRODUÇÃO Microbiologia: Mikros (= pequeno) + Bio (= vida) + logos (= ciência) A Microbiologia era definida, até recentemente, como a área da ciência que se dedica ao estudo dos microrganismos. Os microrganismos

Leia mais

Unidade 4 jcmorais 2012

Unidade 4 jcmorais 2012 Unidade 4 jcmorais 2012 Qual é a importância da Biotecnologia na resolução dos problemas de alimentação? A produção de maiores quantidades de alimentos dependerá do desenvolvimento de novas técnicas e

Leia mais

BIOLOGIA BIO = VIDA LOGOS = ESTUDO

BIOLOGIA BIO = VIDA LOGOS = ESTUDO Biologia Prof. Rogério 2016 BIOLOGIA BIO = VIDA LOGOS = ESTUDO Professor Rogério Imagens meramente ilustrativas, domínio público sites diversos/internet Biologia Prof. Rogério 2016 O QUE CARACTERIZA UM

Leia mais

Plantas Geneticamente Modificadas: Tecnologias de Obtenção & Aplicações. Luís Fernando Revers Pesquisador - Biologia Molecular Vegetal

Plantas Geneticamente Modificadas: Tecnologias de Obtenção & Aplicações. Luís Fernando Revers Pesquisador - Biologia Molecular Vegetal Plantas Geneticamente Modificadas: Tecnologias de Obtenção & Aplicações Luís Fernando Revers Pesquisador - Biologia Molecular Vegetal Estrutura do DNA - meio século de uma revolução 1953-2003 Segmentos

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA 4ª CÂMARA DE COORDENAÇÃO E REVISÃO Meio Ambiente e Patrimônio Cultural

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA 4ª CÂMARA DE COORDENAÇÃO E REVISÃO Meio Ambiente e Patrimônio Cultural MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA 4ª CÂMARA DE COORDENAÇÃO E REVISÃO Meio Ambiente e Patrimônio Cultural INFORMAÇÃO TÉCNICA N.º 232/2007 4ª CCR Brasília/DF, 03 de outubro de 2007

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM GRUPO DISICPLINAR 520 PLANIFICAÇÃO

ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL DA FONSECA, SANTIAGO DO CACÉM GRUPO DISICPLINAR 520 PLANIFICAÇÃO ANO: 12º NÍVEL: Biologia ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/5 1º PERÍODO 45 UNIDADE 1 REPRODUÇÃO E MANIPULAÇÂO DA FERTILIDADE 1- REPRODUÇÃO HUMANA Gametogénese e fecundação Controlo Hormonal Desenvolvimento embrionário

Leia mais

Genética. Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna

Genética. Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna Genética Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna Plano de Ensino e Aprendizagem Conteúdo programático: o Unidade 1: Introdução à genética o Importância da genética na vida, na sociedade e para o estudo da biologia

Leia mais

Aula 1 -Importância e Objetivos do Melhoramento Genético

Aula 1 -Importância e Objetivos do Melhoramento Genético Aula 1 -Importância e Objetivos do Melhoramento Genético Piracicaba, 2011 Início do Melhoramento (início do desenvolvimento de cultivares) Domesticação de plantas e animais: homem deixou as coletas para

Leia mais

OS TRANSGÊNICOS E OS IMPACTOS AMBIENTAIS

OS TRANSGÊNICOS E OS IMPACTOS AMBIENTAIS OS TRANSGÊNICOS E OS IMPACTOS AMBIENTAIS Adolf Hitler Cardoso de Araújo (1) Universidade Estadual da Paraíba, adolf_araujo@hotmail.com INTRODUÇÃO Com os diversos avanços biotecnológicos como a engenharia

Leia mais

TRÂNSGENICAS 4. VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS PLANTAS TRANSGÊNICAS 5. PLANTAS TRANSGÊNICAS: IMPACTO NA SAÚDE E MEIO

TRÂNSGENICAS 4. VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS PLANTAS TRANSGÊNICAS 5. PLANTAS TRANSGÊNICAS: IMPACTO NA SAÚDE E MEIO PLANTAS TRANGÊNICAS Prof. Dr. RICARDO VICTORIA FILHO ÁREA DE BIOLOGIA E MANEJO DE PLANTAS DANINHAS DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO VEGETAL ESALQ/USP PIRACICABA/SP PLANTAS TRANSGÊNICAS 1. INTRODUÇÃO 2. PLANTAS

Leia mais

TRABALHO DE GENÉTICA MOLECULAR (LGN0232) ANÁLISES DE PARECERES DA CNTBIO

TRABALHO DE GENÉTICA MOLECULAR (LGN0232) ANÁLISES DE PARECERES DA CNTBIO TRABALHO DE GENÉTICA MOLECULAR (LGN0232) ANÁLISES DE PARECERES DA CNTBIO REGRAS: 1. O trabalho será constituído por 3 partes: apresentação escrita, apresentação oral, debate e participação do grupo, CADA

Leia mais

DESVENDANDO O GENOMA HUMANO

DESVENDANDO O GENOMA HUMANO 2º EM Biologia Professor João DESVENDANDO O GENOMA HUMANO Um breve histórico da Genética Hereditariedade (1865); Localização dos genes nos cromossomos (1911); É proposta a molécula helicoidal de DNA (1953);

Leia mais

BIOLOGIA EXERCÍCIOS. Exercícios sobre bactérias e protozoários. Biologia 1

BIOLOGIA EXERCÍCIOS. Exercícios sobre bactérias e protozoários. Biologia 1 Exercícios sobre bactérias e protozoários EXERCÍCIOS 1. A figura apresenta uma classificação dos seres vivos baseada em sua fonte primária de energia. Bactérias são encontradas nos grupos: a) 1, 2 e 3

Leia mais

O Desenvolvimento da Genética. (na resolução de problemas da sociedade)

O Desenvolvimento da Genética. (na resolução de problemas da sociedade) HEREDITARIEDADE O Desenvolvimento da Genética (na resolução de problemas da sociedade) A Produção de Alimentos } Manipulação de seres vivos em laboratório, alterando o seu genomapara melhorar uma ou maias

Leia mais

Planificação anual da disciplina de Biologia 12ºano 2017/2018 Competências Estratégias

Planificação anual da disciplina de Biologia 12ºano 2017/2018 Competências Estratégias Situação - - problema Conteúdos - O que pode ser feito ao nível dos processos reprodutivos? I - Reprodução Humana e Manipulação da Fertilidade. Reprodução humana... Gametogénese e fecundação... Controlo

Leia mais

BIOTECNOLOGIA. Fermentações industrias. Cultura de tecidos e Células. Produção. fármacos. Clonagem. Melhoramento Genético. Produção de.

BIOTECNOLOGIA. Fermentações industrias. Cultura de tecidos e Células. Produção. fármacos. Clonagem. Melhoramento Genético. Produção de. RIBAMAR JR Qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos (organismos, células, vírus, moléculas), para fabricar ou modificar produtos para utilização específica. Produção de fármacos Fermentações

Leia mais

Manejo do milho Bt manejo integrado de pragas. Fernando Hercos Valicente Embrapa Milho e Sorgo

Manejo do milho Bt manejo integrado de pragas. Fernando Hercos Valicente Embrapa Milho e Sorgo Manejo do milho Bt manejo integrado de pragas Fernando Hercos Valicente Embrapa Milho e Sorgo CNPMS/EMBRAPA Sete Lagoas, MG Transgênico Organismo que recebeu gene exógeno por engenharia genética Organismo

Leia mais

1.4 Metodologias analíticas para isolamento e identificação de micro-organismos em alimentos

1.4 Metodologias analíticas para isolamento e identificação de micro-organismos em alimentos Áreas para Submissão de Resumos (1) Microbiologia de Alimentos Trabalhos relacionados com micro-organismos associados aos alimentos: crescimento, identificação, biossíntese, controle, interação com o hospedeiro,

Leia mais

Desenvolvimentos Recentes da Proteção da PI em Inovações de Biotecnologia na Área Agrícola

Desenvolvimentos Recentes da Proteção da PI em Inovações de Biotecnologia na Área Agrícola Desenvolvimentos Recentes da Proteção da PI em Inovações de Biotecnologia na Área Agrícola Lei de Propriedade Industrial Lei de Propriedade Industrial nº 9.279, de 14 de maio de 1996, regula direitos e

Leia mais

A atuação profissional do graduado em Biotecnologia.

A atuação profissional do graduado em Biotecnologia. A atuação profissional do graduado em Biotecnologia. Com ênfases especialmente fortes em e Celular, e Bioinformática, o profissional em Biotecnologia formado pela UFRGS irá ocupar uma ampla lacuna existente

Leia mais

Biotecnologia Profa. Leila Larisa Medeiros Marques

Biotecnologia Profa. Leila Larisa Medeiros Marques Horário de atendimento ao aluno: DIA: Quinta, das 13:50 às 16:40 NOITE: Quinta, das 20:20 às 21:10 Biotecnologia Profa. Leila Larisa Medeiros Marques 2018-2 "Sor te é o que acontece quando a preparação

Leia mais

Constituintes químicos dos seres vivos

Constituintes químicos dos seres vivos REVISÃO Bioquímica Constituintes químicos dos seres vivos S A I S I N O R G Â N I C O S CARBOIDRATOS São denominados: açúcares, hidratos de carbono, glicídios ou glicosídeos Energia para o trabalho celular

Leia mais

PLANO DE ENSINO INTRODUÇÃO ENG. AGRONÔMICA

PLANO DE ENSINO INTRODUÇÃO ENG. AGRONÔMICA PLANO DE ENSINO INTRODUÇÃO ENG. AGRONÔMICA Biotecnologia: uma visão geral Conceito: Biotecnologia é a união da biologia com a tecnologia, é um conjunto de técnicas que utiliza os seres vivos, ou parte

Leia mais

A BIOLOGIA MOLECULAR NA PRODUÇÃO DE IMUNOBIOLÓGICOS

A BIOLOGIA MOLECULAR NA PRODUÇÃO DE IMUNOBIOLÓGICOS A BIOLOGIA MOLECULAR NA PRODUÇÃO DE IMUNOBIOLÓGICOS PRODUÇÃO DE INSUMOS BIOLÓGICOS GENE PLASMÍDEO HOSPEDEIRO TRANSCRIÇÃO - RNA TRADUÇÃO - PROTEÍNA PURIFICAÇÃO PLASMÍEO PADRÃO Amp R Ori Promotor Eco RI

Leia mais

Departamento do Agronegócio Segurança Alimentar: O Desafio de Abastecer o Mundo com Sustentabilidade

Departamento do Agronegócio Segurança Alimentar: O Desafio de Abastecer o Mundo com Sustentabilidade Segurança Alimentar: O Desafio de Abastecer o Mundo com Sustentabilidade O Mundo atravessa um período de aumento expressivo do consumo de alimentos, impulsionado pela melhora da renda das famílias dos

Leia mais

KAREN FRIEDRICH ABRASCO FIOCRUZ UNIRIO

KAREN FRIEDRICH ABRASCO FIOCRUZ UNIRIO KAREN FRIEDRICH ABRASCO FIOCRUZ UNIRIO NOVEMBRO 2016 OGM NO BRASIL: SAÚDE E MEIO AMBIENTE 2º maior consumidor de sementes transgênicas > 40 mi ha plantados OGM NO BRASIL: SAÚDE E MEIO AMBIENTE 2º maior

Leia mais

Transgênicos prontos para uma segunda onda de crescimento

Transgênicos prontos para uma segunda onda de crescimento 1 ISAAA - Serviço Internacional para Aquisição de Aplicações em Agrobiotecnologia Transgênicos prontos para uma segunda onda de crescimento Vontade Política se Fortalece Pelo Mundo NAIROBI, QUÊNIA (11

Leia mais

CAPÍTULO Análise de risco para vacinas de uso veterinário Artigo

CAPÍTULO Análise de risco para vacinas de uso veterinário Artigo CAPÍTULO 1.5.1 Considerações gerais Artigo 1.5.1.1. Todos os produtos que sejam derivados de animais, incluindo produtos biológicos de uso veterinário, apresentam a capacidade de transmitir doenças. O

Leia mais

Transformação Genética de. Pesquisa e Biotecnologia. Profa. Dra. Magdalena Rossi

Transformação Genética de. Pesquisa e Biotecnologia. Profa. Dra. Magdalena Rossi Transformação Genética de Plantas e suas Aplicações em Pesquisa e Biotecnologia Profa. Dra. Magdalena Rossi O que é um organismo geneticamente modificado (OGM)? São aqueles que recebem um ou mais genes

Leia mais

Capítulo 30. Produtos farmacêuticos. b) os gessos especialmente calcinados ou finamente triturados para dentistas (posição 25.20);

Capítulo 30. Produtos farmacêuticos. b) os gessos especialmente calcinados ou finamente triturados para dentistas (posição 25.20); Capítulo 30 Produtos farmacêuticos Notas. 1. O presente Capítulo não compreende: a) os alimentos dietéticos, alimentos enriquecidos, alimentos para diabéticos, complementos alimentares, bebidas tônicas

Leia mais

Microbiologia e Industria Alimentar

Microbiologia e Industria Alimentar Microbiologia e Industria Alimentar Como resolver problemas de alimentação da população humana? Como produzir maior quantidade de alimentos? Qual o contributo da indústria na produção, processamento e

Leia mais

Ipea. Panorama das inovações na pesquisa agrícola no Brasil: o sistema de propriedade intelectual

Ipea. Panorama das inovações na pesquisa agrícola no Brasil: o sistema de propriedade intelectual Ipea Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) Panorama das inovações na pesquisa agrícola no Brasil: o sistema de propriedade intelectual José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho Adriana Carvalho Vieira

Leia mais

Embrapa origem de algumas commodities transgênicas; e IV - o direito do consumidor de optar pelo consumo de alimentos não transgênicos I A RELEVÂNCIA

Embrapa origem de algumas commodities transgênicas; e IV - o direito do consumidor de optar pelo consumo de alimentos não transgênicos I A RELEVÂNCIA RESUMO DA POSIÇÃO DA EMBRAPA SOBRE PLANTAS TRANSGÊNICAS A Embrapa é instituição pioneira no Brasil no que se refere à adaptação e geração de tecnologias modernas de interesse agrícola Investimentos estratégicos

Leia mais

Biossegurança em Organismos Geneticamente Modificados

Biossegurança em Organismos Geneticamente Modificados Biossegurança em Organismos Geneticamente Modificados Prof. Dr. Vinicius Campos Disciplina de BBB Graduação em Biotecnologia - UFPel OGMs x Biossegurança Conceito de OGMs: Organismos geneticamente modificados

Leia mais

Perspectivas do Melhoramento Genético no Brasil

Perspectivas do Melhoramento Genético no Brasil Perspectivas do Melhoramento Genético no Brasil Cláudio Lopes de Souza Jr. Departamento de Genética -ESALQ/USP Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas Introdução Crescente aumento/qualidade de

Leia mais

Alimentos transgênicos. Aluna: Maria Eugênia Araújo

Alimentos transgênicos. Aluna: Maria Eugênia Araújo Alimentos transgênicos Aluna: Maria Eugênia Araújo Sumário O que é um transgênico? Métodos de transgenia Aplicações da transgenia Pontos positivos Pontos negativos Rotulagem dos transgênicos Considerações

Leia mais

Amazônias: DESAFIOS E POTENCIALIDADES PARA A AMAZÔNIA DO SÉCULO XXI

Amazônias: DESAFIOS E POTENCIALIDADES PARA A AMAZÔNIA DO SÉCULO XXI III Seminário Internacional Amazônias: DESAFIOS E POTENCIALIDADES PARA A AMAZÔNIA DO SÉCULO XXI Discutindo as Oportunidades Econômicas para o Desenvolvimento da Amazônia. Mesa 5 Possibilidades do Aproveitamento

Leia mais

MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO NO CERRADO

MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO NO CERRADO EMENTA MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO NO CERRADO DISCIPLINA: Solos nos domínios morfoclimáticos do Cerrado EMENTA: Solos em ambientes de Cerrado. Sistema Brasileiro de Classificação do Solo. Caracterização

Leia mais

PROGRAMAS MOBILIZADORES EM ÁREAS ESTRATÉGICAS BIOTECNOLOGIA

PROGRAMAS MOBILIZADORES EM ÁREAS ESTRATÉGICAS BIOTECNOLOGIA Programas mobilizadores em áreas estratégicas PROGRAMAS MOBILIZADORES EM ÁREAS ESTRATÉGICAS BIOTECNOLOGIA Legenda: Branco = PDP original Amarelo = modificação posterior ao lançamento da PDP Vermelho =

Leia mais

Página 1 de 6. d) B Rh+ e) O Rh+ f) B Rh-

Página 1 de 6. d) B Rh+ e) O Rh+ f) B Rh- Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Biologia - 12º ano - Teste de Avaliação Março 2018 Unidade 2: Património genético e alterações do material genético Leia atentamente os textos e as

Leia mais

OS BENEFÍCIOS SOCIOAMBIENTAIS DA BIOTECNOLOGIA

OS BENEFÍCIOS SOCIOAMBIENTAIS DA BIOTECNOLOGIA OS BENEFÍCIOS SOCIOAMBIENTAIS DA BIOTECNOLOGIA AGRÍCOLA NO BRASIL: 1996/97 2013/14 O caso do algodão geneticamente modificado O caso do milho geneticamente modificado O caso da soja geneticamente modificada

Leia mais

Enzimas de restrição

Enzimas de restrição A tecnologia do DNA recombinante e suas aplicações Enzimas de restrição As enzimas de restrição são proteínas produzidas por bactérias para prevenir ou restringir a invasão de um DNA estranho. Elas atuam

Leia mais

Capítulo 30. Produtos farmacêuticos

Capítulo 30. Produtos farmacêuticos Capítulo 30 Produtos farmacêuticos Notas. 1.- O presente Capítulo não compreende: a) os alimentos dietéticos, alimentos enriquecidos, alimentos para diabéticos, complementos alimentares, bebidas tônicas

Leia mais

ÉTICA DA BIOTECNOLOGIA - CONTINUAÇÃO

ÉTICA DA BIOTECNOLOGIA - CONTINUAÇÃO ÉTICA DA BIOTECNOLOGIA - CONTINUAÇÃO 16 DE ABRIL DE 2018 (15ª aula) Sumário da Aula Anterior: Aspectos teóricos da ética da biotecnologia. A utilização de plantas transgénicas. Estudo do caso Plantas Transgénicas

Leia mais

Impactos da Adoção de OGMs

Impactos da Adoção de OGMs Impactos da Adoção de OGMs Edivaldo Domingues Velini Faculdade de Ciências Agronômicas / Unesp -Botucatu Departamento de Produção e Melhoramento Vegetal Professor Titular Eficiência, Eficácia e Efetividade

Leia mais

Plantas GMs na agricultura: um balanço de 12 anos de uso e o futuro Marcelo Gravina de Moraes*

Plantas GMs na agricultura: um balanço de 12 anos de uso e o futuro Marcelo Gravina de Moraes* Plantas GMs na agricultura: um balanço de 12 anos de uso e o futuro Marcelo Gravina de Moraes* Os seres humanos têm realizado experimentos genéticos há milhares de anos. As variedades altamente produtivas

Leia mais

ENEM PROVA AZUL RESUMO

ENEM PROVA AZUL RESUMO ENEM 2009 - PROVA AZUL RESUMO 2009 (19 questões) 1 Ecologia - Desequilíbrio Ambiental Bioquímica 1 2 Fisiologia Humana - Interpretação gráfica Biotecnologia 1 3 Doenças virais e Bioquímica - Soro x Vacina

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Respiração celular e fermentação Parte 3. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Respiração celular e fermentação Parte 3. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Parte 3 Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: Parte III - Fermentação láctica e alcoólica: I Conceitos fundamentais; II Tipos de fermentação; III Diferença

Leia mais

"Economia Verde nos Contextos Nacional e Global" - Desafios e Oportunidades para a Agricultura -

Economia Verde nos Contextos Nacional e Global - Desafios e Oportunidades para a Agricultura - "Economia Verde nos Contextos Nacional e Global" - Desafios e Oportunidades para a Agricultura - Maurício Antônio Lopes Diretor Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Leia mais

A PESQUISA E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO NO AGRONEGÓCIO

A PESQUISA E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO NO AGRONEGÓCIO UNIVERSIDADE BRASIL CAMPUS DE DESCALVADO UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS A PESQUISA E SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO NO AGRONEGÓCIO Wanderley

Leia mais

Agropecuária. Estimativas Emissões GEE

Agropecuária. Estimativas Emissões GEE Agropecuária Estimativas Emissões GEE 1970-2013 Agropecuária Estimativas Emissões GEE 1990-2012 Equipe Técnica - Ciniro Costa Junior - Marina Piatto Entidades que colaboraram - ABIEC - ANDA - EMBRAPA -

Leia mais

Por que vacinas recombinantes? Vacinas recombinantes. Tipos de vacinas recombinantes. Vacinas recombinantes. Vacinas de subunidade 12/5/2011

Por que vacinas recombinantes? Vacinas recombinantes. Tipos de vacinas recombinantes. Vacinas recombinantes. Vacinas de subunidade 12/5/2011 Por que vacinas recombinantes? Vacinas recombinantes Prof. Alan McBride Vacinologia e Engenharia de Vacinas, Biotecnologia, CDTec, UFPel Porque... Não podemos cultivar todos os organismos no laboratório

Leia mais

TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE: HISTÓRICO, ENZIMAS DE RESTRIÇÃO E VETORES Aula 3

TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE: HISTÓRICO, ENZIMAS DE RESTRIÇÃO E VETORES Aula 3 TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE: HISTÓRICO, ENZIMAS DE RESTRIÇÃO E VETORES Aula 3 LGN0232 Genética molecular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br Homo sapiens: UMA ESPÉCIE TECNOLÓGICA

Leia mais

Capítulo 30. Produtos farmacêuticos

Capítulo 30. Produtos farmacêuticos Capítulo 30 Produtos farmacêuticos Notas. 1. O presente Capítulo não compreende: a) os alimentos dietéticos, alimentos enriquecidos, alimentos para diabéticos, complementos alimentares, bebidas tônicas

Leia mais

Decisões sobre biossegurança no Brasil

Decisões sobre biossegurança no Brasil Decisões sobre biossegurança no Brasil Mesa de controvérsias sobre transgênicos CONSEA 12 de julho de 2013 Gabriel B. Fernandes Transgênicos liberados Milho 19 Soja 5 Algodão 12 Feijão 01 15 Vacinas 02

Leia mais

O Futuro da biotecnologia: os desafios da biossegurança e modelos de remuneração

O Futuro da biotecnologia: os desafios da biossegurança e modelos de remuneração O Futuro da biotecnologia: os desafios da biossegurança e modelos de remuneração Marcus Vinícius Segurado Coelho Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Biotecnologia Qualquer aplicação tecnológica

Leia mais

Biotecnologia. Fabricação de vinho. Fabricação de pão caseiro

Biotecnologia. Fabricação de vinho. Fabricação de pão caseiro Biotecnologia Campo da biologia que envolve o uso de organismos vivos ou componentes biológicos para a obtenção de produtos ou serviços de interesse humano. Fabricação de vinho Fabricação de pão caseiro

Leia mais

Capítulo 30. Produtos farmacêuticos

Capítulo 30. Produtos farmacêuticos Capítulo 30 Produtos farmacêuticos Notas. 1.- O presente Capítulo não compreende: a) Os alimentos dietéticos, alimentos enriquecidos, alimentos para diabéticos, complementos alimentares, bebidas tônicas

Leia mais

BioSeg - Projeto em Rede de Biossegurança de OGM da Embrapa

BioSeg - Projeto em Rede de Biossegurança de OGM da Embrapa &Ío BioSeg - Projeto em Rede de Biossegurança de OGM da Embrapa Deise Maria Fontana Capalbo'and Maria José A. Sampaio2 'Embrapa Meio Ambiente - CP 69, 13820-000, Jaguariúna /SP deise@cnpma.embrapa.br 2Embrapa

Leia mais

Poluição do Solos (Meio Rural)

Poluição do Solos (Meio Rural) Poluição do Solos (Meio Rural) CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA Gerenciamento Ambiental Prof: Thiago Edwiges 2 FERTILIZANTES NATURAIS Revolução Industrial Disponibilidade de fertilizantes produzidos localmente;

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ PROFESSOR/CURSISTA: MARIA DE LOURDES N

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ PROFESSOR/CURSISTA: MARIA DE LOURDES N FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FUNDAÇÃO CECIERJ / CONSÓRCIO CEDERJ PROFESSOR/CURSISTA: MARIA DE LOURDES N. DE MEDEIROS COLÉGIO: TUTOR (A): SÉRIE: 3ª SÉRIE / ENS. MÉDIO 4º BIMESTRE

Leia mais