Arte, Humanismo e Espiritualidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Arte, Humanismo e Espiritualidade"

Transcrição

1 Arte, Humanismo e Espiritualidade Uma linha transversal da formação e evangelização que a Companhia de Maria oferece aos jovens 1 Desde sua origem, a Companhia de Maria priorizou a opção pelos jovens e, no marco da celebração dos 400 anos de sua aprovação pela Igreja, renovou e confirmou a autenticidade do compromisso com eles 1. Um dos objetivos da celebração, em nível universal, tem sido: adentrarmos no mundo dos jovens, acolhendo seus valores e carências, explicitando através de linguagens novas, inteligíveis e sugestivas a mensagem de Jesus. O Encontro Arte, Humanismo e Espiritualidade, realizado em Barcelona, Bordeaux, Taizé e Orvieto, durante o mês de julho de 2007, por setenta e dois jovens e vinte e três acompanhantes (14 religiosas e 9 leigos) da Albânia, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Espanha, Egito, França, Itália, Líbano, México, R.D. do Congo e Paraguai, tornou possível a consecução deste objetivo e abriu novas perspectivas para o diálogo com os jovens. O Projeto que apresentaremos a seguir deseja dar continuidade ao que foi vivido. Arte, humanismo e espiritualidade (AHE) quer continuar sendo uma forma específica de responder, como Companhia de Maria, ao mundo dos jovens, de tal forma que seja possível o diálogo, a participação, a celebração, o acompanhamento, e que suscite neles a busca de razões para viver, crer, esperar e comprometer-se. Por que Arte, Humanismo e Espiritualidade? Humanismo e espiritualidade são dois aspectos nucleares do Projeto Educativo de Joana de Lestonnac: O humanismo coloca a pessoa em primeiro plano; cada uma é única e irrepetível; é um horizonte de capacidades que é preciso acompanhar, para que alcance seu máximo desenvolvimento. Trata-se de animar cada ser humano ao convívio e ao compromisso com sua época e com um futuro melhor. A espiritualidade é o que há de mais profundo em nosso próprio ser: crenças, ideais, utopias, paixões é o que redimensiona nossa humanidade, nos faz tomar consciência de sermos criaturas de Deus, abre nosso coração a viver intensamente de seus desejos, deixarmo-nos conduzir por seu Espírito, oferecer nossas mãos para a construção de seu Reino. A arte é este veículo essencial de comunicação humana, especialmente valorizado hoje pelos jovens, no qual tudo o que a pessoa é integra-se sem encontrar fronteiras; 1 O anúncio da Boa Nova de Jesus e seu Reino aos jovens é uma urgência, se quisermos contribuir para a formação de outras gerações de cristãos comprometidos com a tarefa de humanizar o mundo ao estilo de Jesus de Nazaré, se quisermos que sua mensagem libertadora continue sendo fonte de sentido e esperança para eles. É um desafio e uma responsabilidade em que, com criatividade, lucidez e sem economizar esforços, temos que nos empenhar. A Formação na Companhia de Maria, nosso modo de proceder. Ediciones Lestonnac, IV centenário nº 1, 2006, p. 55.

2 a arte coloca em contato culturas e línguas diferentes, e torna possível dialogar sem palavras, expressarmo-nos com gratuidade, comunicarmo-nos com uma linguagem universal Humanismo e espiritualidade, na tradição da Companhia de Maria, é a arte de viver e expressar Deus na vida. Traços da identidade de AHE 2 Arte, Humanismo e Espiritualidade (AHE) é uma peregrinação pelo coração humano que, na caminhada individual e como grupo, através de diferentes experiências, propicia que as vivências profundas se expressem através de obras de arte. AHE é uma experiência que abre fronteiras, vai ao encontro do diferente; é uma oportunidade para nos enriquecermos, ao mergulharmos na realidade intercultural e multilíngüe, para globalizar utopias e desejos de fraternidade. AHE fala a linguagem da paz, das cores, da alegria, do rejubilar-se com as coisas boas e belas. AHE é uma possibilidade de encontro com o Senhor da Vida, que recria cada coração, nos irmana com as pessoas que nos rodeiam, coloca-nos em harmonia com a natureza e com o mundo. AHE é uma experiência que precisa comunicar-se e projetar-se, que impulsiona a estender a mão, ser canal de solidariedade e justiça. Em AHE, servir é uma forma de agradecer, reconhecer o dinamismo de que as situações podem mudar. AHE tem como fundamento a Boa Notícia do Evangelho e os traços da espiritualidade da Companhia de Maria. Potencia: 1. A interiorização e personalização desta Boa Notícia: a descoberta de Deus em cada pessoa, sua presença em tudo o que acontece, de forma que gere estilos de vida coerentes com ela, conscientes de ser chamados/as a plenificar hoje o nome de Maria O Grupo: ser amigos e amigas no Senhor 3, como referencial comunitário, para que a vida pessoal se expresse eclesialmente e seja contextualizada, interpretada e interpelada comunitariamente. 2 Dar e entregar a vida, defendê-la, não deixá-la morrer. Favorecer a acolhida, a hospitalidade, e cultivar a sensibilidade. Expressar a criatividade e o senso estético no cotidiano; valorizar o gratuito e o simbólico. Saber unir conteúdos e experiências, teoria e vida, razão e coração. Cuidar da interioridade e da profundidade que fecundam nossa missão e nossa entrega. A Formação na Companhia de Maria, nosso modo de proceder. Ediciones Lestonnac, IV centenário nº 1, 2006, p Dizer amigos no Senhor é reconhecer, em primeiro lugar, uma amizade humana, com tudo o que ela tem de limite e grandeza. Porém, dizer amigos no Senhor é, por sua vez, marcar a fonte da amizade e sua meta; ali está o segredo de sua fortaleza e duração. Formación AHE, Tema nº 7: Como amigos/as en el Señor, queremos construir espacios de vida y solidaridad. Paula Lascala odn. Argentina, noviembre 2006.

3 3. A projeção social: estender a mão 4, como conseqüência do encontro com o Senhor da Vida, que implica em um compromisso com as pessoas e situações mais necessitadas. Destinatários AHE está profundamente enraizado naquela primeira intuição de Joana de Lestonnac, há 400 anos: estender a mão aos jovens que estavam a ponto de cair no abismo. 3 Em Joana de Lestonnac encontramos um vínculo, um projeto, uma opção. Joana não foi indiferente diante da dor, da crise, do vazio dos jovens de seu tempo. Um grito rompeu seu silêncio e ela soube traspassar a noite, caminhar com outros, abraçar uma meta. Empenhou-se em crer e em criar. Apostou na novidade e caminhou, inclusive na contra-mão, em busca desta intuição simples e profundamente comunitária... 5 No início do século XXI, a Companhia de Maria continua apostando na novidade e busca caminhos novos de evangelização. O projeto destina-se a: 1. Jovens 6 do mundo: Desejosos de acolher a vida, a própria e a que os rodeia, sem medos nem preconceitos, para descobrir potencialidades e oportunidades onde outros vêem desordem e caos. Que tenham o desejo de caminhar ombro a ombro com outros jovens, em busca de horizontes de realização e sentido da existência. Conscientes de que são frágeis e vulneráveis; desejosos de continuar conhecendo, aprendendo, buscando Que apostem em um estilo de vida ágil, simples e sem amarras que os impeçam de dar passos em direção a um maior compromisso. Que se organizem, buscando formas alternativas, de modo que cada pessoa tenha algo para contribuir. 7 Que busquem uma relação construtiva com o meio ambiente, a natureza e a terra. Que tenham o desejo de fazer crescer a presença de Deus em suas vidas. 4 Senti o apelo do Senhor, que me convidava a estender a mão, ser essa ponte em direção à juventude. Meus planos mudaram radicalmente... Juana de Lestonnac, en búsqueda de Dios. Montserrat Massó odn. Santos y santas nº 102. Centre de Pastoral litúrgica. Barcelona, Prólogo da Equipe de Coordenação. I Encontro Internacional de Jovens Companhia de Maria. Livro do peregrino, 2007, p Entre 18 e 30 anos. 7 Os jovens constituem, para a sociedade e a Igreja, uma eloqüente profecia que demanda acolhida, denuncia exclusões e solicita que se conte com eles. Jóvenes sin fe? José Luís Moral. Ed. PPC. España 2007.

4 Capazes de levar ternura ali onde a vida está mais ameaçada e acompanhar solidões, ser presença amiga. Conscientes da falta de justiça em nosso mundo, da desigualdade entre homens e mulheres, buscando caminhos de aproximação e igualdade. Em definitivo, aos jovens amantes do ser humano, com desejo de descobrir cada centelha divina que esse ser humano encerra. Capazes de descobrir o Deus que se deixa encontrar em cada situação de nossa história e expressá-lo através de diversas manifestações artísticas Pessoas que queiram acompanhar estes jovens caminhantes, para 8 : Despertar o desejo da contemplação, o gosto pelo silêncio, o saborear o cotidiano. Motivar a viver em autenticidade e liberdade; apostar no comunitário. Ajudar a aflorar o melhor de cada pessoa e favorecer seu crescimento constante. Buscar juntos alternativas para que a vida seja cada vez mais humana. Escutar os silêncios e oferecer uma palavra oportuna. Buscar conjuntamente novas formas de solidariedade, luta pela justiça e pela paz, cuidado pela vida e pela terra. Ajudar a manter a memória do amor de Deus e anunciar explicitamente Jesus de Nazaré. Processos a desenvolver Cada um dos jovens aos quais se destina o Projeto AHE, tanto os que o vivem como processo, como os que fazem parte do mesmo ou os que estão em um momento de vida distinto, cada um tem seu lugar com relação à busca de Deus; AHE oferece uma companhia neste caminho. A flexibilidade na pertença à AHE permite que participem do Projeto pessoas e grupos de diferentes procedências e identidades. Processos: Despertar a própria consciência de si e da realidade na qual estão inseridos; abrir-se à vida como dom. Descobrir outras culturas, outros lugares e sua gente, de maneira que se possa compreender o mundo a partir do diálogo intercultural e crescer em uma globalização do estender a mão. Descobrir a linguagem do silêncio e da contemplação; exercitar-se em ser contemplativos na ação e em manter uma atitude de discernimento. Ter experiências de contato e encontro com os mais necessitados; percorrer caminhos de justiça e solidariedade. Potenciar a expressão artística como diálogo consigo mesmos, com a vida e com Deus. 8 Formación AHE, Tema 0: Para acompañar caminantes. Liliana Franco odn. Colombia, junio 2006.

5 Encontrar a própria missão no mundo; viver a vida como vocação. Viver a fé e um compromisso coerente com ela. Optar por um estilo de vida que privilegie o ser humano: o respeito pela diferença, a busca da paz, o cuidado pelos demais seres e o planeta. Descobrir a grandeza que encerra a fragilidade, a vulnerabilidade, o pequeno; viver a reconciliação e a acolhida incondicional. Descobrir Maria como Companheira de caminho, referencial de uma vida vivida segundo Deus. 5 Localização e projeção A partir do compromisso assumido como Companhia Universal: Adentrarmos no mundo dos jovens... 9, continuaremos impulsionando e desenvolvendo arte, humanismo e espiritualidade 10, como uma linha transversal da formação e evangelização que a Companhia oferece aos jovens. O Projeto será realizado em lugares onde a Companhia está presente. Inserido em cada realidade concreta, terá, além disso, um relevante caráter de universalidade. AHE busca congregar jovens de diferentes partes do mundo: estender a mão, para crescer no seguimento de Jesus, no compromisso com a vida e a justiça. AHE pretende estar a serviço da Evangelização de jovens e da Pastoral de cada Província; em complementaridade com ela, potenciar novas formas de evangelização. Concretizar-se-á através de: Programas de formação para animadores do AHE e pessoas interessadas, responsáveis por outros grupos de jovens. Programas de iniciação e aprofundamento para jovens sobre arte, espiritualidade, direitos humanos e dos povos, ecologia, desenvolvimento sustentável, igualdade de gênero, oficinas de oração, Exercícios Espirituais Encontros internacionais, em diferentes países, que ajudem a reler a própria vida a partir da vida de Joana de Lestonnac e o Carisma da Companhia de Maria. Campos de trabalho internacionais, em contextos de marginalização e exclusão, que respondam às necessidades reais, onde os jovens possam 9 La misión educativa de la Compañía de María: desafíos y respuestas. Edic. EdiMend, S.A. México D.F. 1ª ed. Marzo Documento final, p Através do I Encontro de Arte, Humanismo e Espiritualidade, nos reencontramos com a vida, obra e fé de Santa Joana de Lestonnac; fomos capazes de seguir seu caminho, a partir de três enfoques diferentes: o primeiro foi a Arte, que conquistou o vínculo essencial de entregar como testemunho nossas culturas e modelar, através da plástica corporal, musical, tecnológica e de criação, nossos sonhos e anseios vividos. A Arte tornou possível ultrapassar as barreiras lingüísticas, favorecer a comunicação e o diálogo, e ser capazes de observar as diversas realidades, que são parte de nosso todo. O segundo enfoque, o humanista: sermos nós mesmos, seres únicos criados por Deus, em missão pelas novas eras que foram evoluindo a passos gigantescos; compreender que sempre há tempo para renascer, voltar a viver; depende de nós apaixonar-nos e fazer com que o outro se apaixone, a partir do testemunho ressuscitado da Palavra. Por último, a Espiritualidade, que flui dentro de nós e se expressa como fé plasmada em obras, fazendo caminho a partir da compreensão de Cristo, que vive no coração de cada um de nós e nos conduz pela mão, a partir da história de Joana de Lestonnac, sentindo-nos conectados e interpelados por seu caminhar. (Resumo do que foi o AHE para um grupo de jovens que participaram do Encontro de 2007)

6 comprometer-se com outros jovens e pessoas que vivem em situações de marginalização e exclusão. A universalidade será vivida na inter-relação 11 sistemática, via Internet, dos diferentes grupos e através de encontros 12 e intercâmbios 13 entre as diferentes realidades. Coordenação, organização e funcionamento A coordenação geral do Projeto será realizada pela Equipe de Coordenação do AHE, formada por um grupo de religiosas de diferentes contextos e países. Estas serão nomeadas pela Equipe Geral da Companhia de Maria. Tem como objetivo a dinamização do Projeto AHE, em suas diferentes áreas de atuação: formação, encontros, integração e comunicação-informação. Esta Equipe terá uma Coordenadora. 6 A Equipe de Coordenação contará com um grupo de jovens que participaram do primeiro Encontro de AHE, de diferentes países, com preparação e inquietudes nos campos de animação sócio-cultural e evangelização. Participarão da dinamização das áreas de encontros, integração e comunicação-informação. A Equipe de Coordenação e este grupo de jovens constituirão a Equipe Mista. Os jovens serão nomeados pela Equipe Geral, de acordo com a proposta da Equipe de Coordenação. Cada país contará com um Enlace AHE, que será o vínculo de união entre a Equipe Mista e cada contexto. Esta pessoa pode ser da própria Equipe ou outra. Funções da Equipe de Coordenação: Traçar o plano de ação quatrienal e seu desenvolvimento anual. Apresentá-lo à Equipe Geral, para aprovação. Fazer uma integração entre as dinâmicas AHE geradas em cada país, em vista do I Encontro Internacional de jovens Companhia de Maria. Fazer propostas de evangelização, que possam ser concretizadas em cada realidade. 11 Caminhos de resposta como Companhia Universal: propiciar o encontro e a criação de laços entre os jovens dos diferentes contextos: potenciar a identidade e o sentido de pertença a uma Companhia Universal, que deseja oferecer referenciais e elementos de ajuda nesta etapa em que se consolida a identidade e se constrói a personalidade. Utilizar, para este fim, as novas tecnologias e os meios de comunicação atuais. La misión educativa de la Compañía de María: desafíos y respuestas. Edic. EdiMend, S.A. México D.F. 1ª ed. Marzo Documento final, p Caminhos de resposta como Companhia Universal: possibilitar experiências de contraste e vinculação com pessoas e mundos diversos: oferecer aos jovens experiências de conhecimento, através de intercâmbios e colaboração nos lugares em que estamos presentes como Companhia; experiências que suponham situações de contraste, enriquecimento e abertura a enfoques e formas de vida diferentes, que os ajudem a questionar-se e comprometer-se. La misión educativa de la Compañía de María: desafíos y respuestas. Edic. EdiMend, S.A. México D.F. 1ª ed. Marzo Documento final, p Caminhos de resposta como Companhia Universal: compartilhar experiências e recursos: intercâmbio de experiências que, em cada contexto, vão sendo realizadas, com relação aos processos de formação e acompanhamento dos jovens. La misión educativa de la Compañía de María: desafíos y respuestas. Edic. EdiMend, S.A. México D.F. 1ª ed. Marzo Documento final, p. 21.

7 Elaborar materiais que estejam a serviço da formação dos jovens, participantes ou não do AHE. Fazer os orçamentos dos encontros e campos de trabalho internacionais, bem como do funcionamento da Equipe de Coordenação e Equipe Mista, e buscar formas de financiá-los. Participar diretamente das atividades programadas, segundo as possibilidades. 7 Funções da Equipe Mista: Acolher as iniciativas dos jovens e concretizar aquelas que respondam a suas necessidades. Buscar, conjuntamente com os Enlaces, formas para que AHE tenha uma incidência real no âmbito local. Elaborar o projeto dos encontros e campos de trabalho internacionais, e acompanhar sua realização. Realizar, junto com os Enlaces, encontros provinciais que preparem e motivem para a participação nos encontros internacionais. Planejar os campos de trabalho, juntamente com os Enlaces dos países nos quais se realizarão, buscando dar respostas às necessidades de cada contexto. Divulgar as diversas experiências que estejam sendo realizadas sobre AHE, e todas aquelas que ajudem a fazer crescer o Projeto. Avaliar periodicamente, tanto as ações planejadas em caráter anual, como o Projeto AHE em geral. Outras funções solicitadas pela Coordenadora do Projeto AHE. Funções das pessoas Enlace: Divulgar em cada contexto a contribuição que AHE pode oferecer ao trabalho que já se realiza com os jovens na Província, Delegação Territorial ou Âmbito Interprovincial. Manter comunicação freqüente com a Coordenadora da Comissão de Evangelização e Pastoral de jovens na Província, Delegação Territorial ou Âmbito Interprovincial, para buscar a melhor forma de implantar e/ou garantir o AHE em cada realidade e coordenar as ações a realizar. Manter comunicação freqüente com a Coordenadora do Projeto AHE e com a Equipe Mista sobre a realização do projeto e seu desenvolvimento em cada realidade. Motivar os jovens de seu contexto a participarem dos encontros internacionais e campos de trabalho, de acordo com as orientações dadas pela Equipe Mista. Participar da preparação e realização dos campos de trabalho realizados em seu contexto.

8 Outras funções solicitadas pela Coordenadora do Projeto AHE. Coordenação com o Projeto Bordeaux O Projeto AHE fará parte do Projeto Bordeaux da Companhia de Maria, que tem como objetivo criar os instrumentos necessários para potenciar a comunicação e o desenvolvimento pessoal e grupal, complementar visões e intercambiar expectativas, inter-ligar as diferentes realidades de nosso mundo plural e inter-relacionar compromissos. A Coordenadora do AHE será a mesma pessoa que animará o setor de Arte, humanismo e evangelização do Projeto de Bordeaux. 8 Coordenação com a Fundação Internacional de Solidariedade Companhia de Maria Os campos de trabalho internacionais e outro tipo de atividades que favoreçam a solidariedade e a aposta pela justiça serão realizados sob a coordenação e com o apoio da Fundação Internacional de Solidariedade Companhia de Maria (FISC), através do Patronato da mesma. Equipe de Coordenação do AHE 15 de maio de 2008 Santa Joana de Lestonnac

Educar hoje e amanhã uma paixão que se renova. Prof. Humberto S. Herrera Contreras

Educar hoje e amanhã uma paixão que se renova. Prof. Humberto S. Herrera Contreras Educar hoje e amanhã uma paixão que se renova Prof. Humberto S. Herrera Contreras O que este documento nos diz? Algumas percepções iniciais... - O título já é uma mensagem espiritual! tem movimento, aponta

Leia mais

A iniciação cristã como pedagogia de vida comunitária

A iniciação cristã como pedagogia de vida comunitária A iniciação cristã como pedagogia de vida comunitária A evangelização nos dá a alegria do encontro com a Boa Nova da Ressurreição de Cristo. A maioria das pessoas procura angustiada a razão de sua vida

Leia mais

DILMA MARIA DE ANDRADE. Título: A Família, seus valores e Counseling

DILMA MARIA DE ANDRADE. Título: A Família, seus valores e Counseling DILMA MARIA DE ANDRADE Título: A Família, seus valores e Counseling Projeto de pesquisa apresentado como Requisito Para obtenção de nota parcial no módulo de Metodologia científica do Curso Cousenling.

Leia mais

CARTA INTERNACIONAL. Indice:

CARTA INTERNACIONAL. Indice: CARTA INTERNACIONAL Indice: Introdução. I. Equipas de Jovens de Nossa Senhora II. A equipa III. As funções na equipa IV. A vida em equipa V. Abertura ao mundo, compromisso VI. O Movimento das E.J.N.S.

Leia mais

A transmissão da fé na Família. Reunião de Pais. Família

A transmissão da fé na Família. Reunião de Pais. Família A transmissão da fé na Família Reunião de Pais Família Plano Pastoral Arquidiocesano Um triénio dedicado à Família Passar de uma pastoral sobre a Família para uma pastoral para a Família e com a Família

Leia mais

A ESCOLA CATÓLICA, UMA INSTITUIÇAO DE ENSINO COM MÍSTICA EVANGELIZADORA

A ESCOLA CATÓLICA, UMA INSTITUIÇAO DE ENSINO COM MÍSTICA EVANGELIZADORA A ESCOLA CATÓLICA, UMA INSTITUIÇAO DE ENSINO COM MÍSTICA EVANGELIZADORA A escola católica será uma instituiçao com mística evangelizadora UMA ESCOLA A SERVIÇO DA PESSOA E ABERTA A TODOS UMA ESCOLA COM

Leia mais

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens A obra salesiana teve início em Turim, na Itália, onde Dom Bosco colocou em prática seus ideais de educação associados ao desenvolvimento

Leia mais

Apresentação. 8-11 de Abril 2015: Seminário para Formadores/ as. 23-26 de Setembro 2015: Congresso para jovens consagrados/as

Apresentação. 8-11 de Abril 2015: Seminário para Formadores/ as. 23-26 de Setembro 2015: Congresso para jovens consagrados/as Nota pastoral da Conferência Episcopal sobre o Ano da Vida Consagrada Chamados a levar a todos o abraço de Deus ) Para além da abertura (30 de Novembro de 2014 e do encerramento (2 de Fevereiro de 2016,

Leia mais

Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil LUZES DOS DOCUMENTOS

Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil LUZES DOS DOCUMENTOS Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil LUZES DOS DOCUMENTOS Ficha 1 1 Formação Integral (I) A com juventude para todo trabalho de evangelização A, como fundante (falando- se em, com atenção também

Leia mais

Vozes do fogo Mensagem da II Assembleia Internacional da Missão Marista Nairóbi, 16-27 de setembro de 2014

Vozes do fogo Mensagem da II Assembleia Internacional da Missão Marista Nairóbi, 16-27 de setembro de 2014 Vozes do fogo Mensagem da II Assembleia Internacional da Missão Marista Nairóbi, 16-27 de setembro de 2014 Preambulo Há cerca de 150.000 anos, por obra de Deus Pai, surgiu nesta terra africana o primeiro

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO (REVISTO) 2014-2016 VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, ATRAVÉS DE UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL

PLANO ESTRATÉGICO (REVISTO) 2014-2016 VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, ATRAVÉS DE UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL PLANO ESTRATÉGICO (REVISTO) 2014-2016 VALORIZAÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA, ATRAVÉS DE UMA ECONOMIA SUSTENTÁVEL 1 PLANO ESTRATÉGICO 2014-2016 REUNIÃO DA COMISSÃO EXECUTIVA ABIDJAN 2014 2 PLANO ESTRATÉGICO 2014-2016

Leia mais

A Pastoral juvenil FMA: um modelo orgânico para uma Vida em abundância para todos segundo as Linhas orientadoras da missião educativa (LOME)

A Pastoral juvenil FMA: um modelo orgânico para uma Vida em abundância para todos segundo as Linhas orientadoras da missião educativa (LOME) ISTITUTO FIGLIE DI MARIA AUSILIATRICE Consigliera generale per la Pastorale giovanile Via dell Ateneo Salesiano, 81-00139 ROMA A Pastoral juvenil FMA: um modelo orgânico para uma Vida em abundância para

Leia mais

Concepção e Fundamentos Gilberto Antonio da Silva

Concepção e Fundamentos Gilberto Antonio da Silva Pastoral Juvenil Salesiana Concepção e Fundamentos Gilberto Antonio da Silva Fundamentos Dom Bosco Madre Mazzarello Movidos pelo ES tiveram clara consciência de ser chamados por Deus a uma missão singular

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA

PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA PROJETO MEIO AMBIENTE NA SALA DE AULA Conceito: PROJETO: -Proposta -Plano; Intento -Empreendimento -Plano Geral de Construção -Redação provisória de lei; Estatuto Referência:Minidicionário - Soares Amora

Leia mais

Diocese de Aveiro IGREJA DIOCESANA RENOVADA NA CARIDADE É ESPERANÇA NO MUNDO

Diocese de Aveiro IGREJA DIOCESANA RENOVADA NA CARIDADE É ESPERANÇA NO MUNDO Diocese de Aveiro IGREJA DIOCESANA RENOVADA NA CARIDADE É ESPERANÇA NO MUNDO Plano Diocesano de Pastoral para o quinquénio 2008-2013 A PALAVRA DO SR. BISPO PONTO DE PARTIDA 1. INICIAMOS UMA NOVA PERSPECTIVA

Leia mais

DESCRIÇÃO DOS CURSOS E ENCONTROS DA PJM

DESCRIÇÃO DOS CURSOS E ENCONTROS DA PJM DESCRIÇÃO DOS CURSOS E ENCONTROS DA PJM 1 Páscoa Jovem 1.1. Descrição A Páscoa Jovem é um encontro vivencial realizado para proporcionar uma experiência reflexiva e celebrativa da Paixão, Morte e Ressurreição

Leia mais

Projeto Universitários Lassalistas em Missão

Projeto Universitários Lassalistas em Missão Projeto Universitários Lassalistas em Missão Apresentação O projeto Universitários Lassalistas em Missão surge como proposta aos Centro Universitários e Faculdades Lassalistas para oferecer aos acadêmicos

Leia mais

DIRECTÓRIO GERAL DA CATEQUESE - SDCIA/ISCRA -2 Oração inicial Cântico - O Espírito do Senhor está sobre mim; Ele me enviou para anunciar aos pobres o Evangelho do Reino! Textos - Mc.16,15; Mt.28,19-20;

Leia mais

Tema 6: Vocação - nova relação Deus nos brindou com um coração marista

Tema 6: Vocação - nova relação Deus nos brindou com um coração marista Tema 6: Vocação - nova relação Deus nos brindou com um coração marista DEUS NOS BRINDOU COM UM CORAÇÃO MARISTA Herdeiros do carisma marista A vocação como memória do carisma. Dom para acolher e fazer crescer.

Leia mais

BIÊNIO 2012-2013. Tema Geral da Igreja Metodista "IGREJA: COMUNIDADE MISSIONÁRIA A SERVIÇO DO POVO ESPALHANDO A SANTIDADE BÍBLICA. Tema para o Biênio

BIÊNIO 2012-2013. Tema Geral da Igreja Metodista IGREJA: COMUNIDADE MISSIONÁRIA A SERVIÇO DO POVO ESPALHANDO A SANTIDADE BÍBLICA. Tema para o Biênio 1 IGREJA METODISTA PASTORAL IMED PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E PLANO DE AÇÃO BIÊNIO 2012-2013 Tema Geral da Igreja Metodista "IGREJA: COMUNIDADE MISSIONÁRIA A SERVIÇO DO POVO ESPALHANDO A SANTIDADE BÍBLICA

Leia mais

Tudo o que você precisa saber para ter filhos éticos, inteligentes, felizes e de sucesso

Tudo o que você precisa saber para ter filhos éticos, inteligentes, felizes e de sucesso Tudo o que você precisa saber para ter filhos éticos, inteligentes, felizes e de sucesso SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 15 2. COMUNICAÇÃO E DIÁLOGO ENTRE PAIS E FILHOS 23 2.1 O problema da comunicação entre pais

Leia mais

CARTA DA TERRA PARA CRIANÇAS

CARTA DA TERRA PARA CRIANÇAS 1 CARTA DA TERRA A Carta da Terra é uma declaração de princípios fundamentais para a construção de uma sociedade que seja justa, sustentável e pacífica. Ela diz o que devemos fazer para cuidar do mundo:

Leia mais

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM

COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM COMPETÊNCIAS E SABERES EM ENFERMAGEM Faz aquilo em que acreditas e acredita naquilo que fazes. Tudo o resto é perda de energia e de tempo. Nisargadatta Atualmente um dos desafios mais importantes que se

Leia mais

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 0 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 O PAPEL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Renato da Guia Oliveira 2 FICHA CATALOGRÁFICA OLIVEIRA. Renato da Guia. O Papel da Contação

Leia mais

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem.

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem. ESCOLA VICENTINA SÃO VICENTE DE PAULO Disciplina: Ensino Religioso Professor(a): Rosemary de Souza Gelati Paranavaí / / "Quanto mais Deus lhe dá, mais responsável ele espera que seja." (Rick Warren) LÍDER:

Leia mais

Conclusões do Encontro do Laicato Dominicano

Conclusões do Encontro do Laicato Dominicano Conclusões do Encontro do Laicato Dominicano História OP Quatro elementos foram tomados como pontos de reflexão e ação para os dois primeiros anos. Um dos pontos ou aspetos sobre o qual trabalhar é a compaixão.

Leia mais

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1

Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 PROGRAMA ÉTICA E CIDADANIA construindo valores na escola e na sociedade Rompendo os muros escolares: ética, cidadania e comunidade 1 Ulisses F. Araújo 2 A construção de um ambiente ético que ultrapasse

Leia mais

Educação para a Cidadania linhas orientadoras

Educação para a Cidadania linhas orientadoras Educação para a Cidadania linhas orientadoras A prática da cidadania constitui um processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela

Leia mais

Plano Diocesano da Animação Bíblico-Catequética

Plano Diocesano da Animação Bíblico-Catequética Plano Diocesano da Animação Bíblico-Catequética 2 0 1 2-2 0 1 5 DIOCESE DE FREDERICO WESTPHALEN - RS Queridos irmãos e irmãs, Com imensa alegria, apresento-lhes o PLANO DIOCESANO DE ANIMAÇÃO BÍBLICO -

Leia mais

Plano de Formação da CVX-P

Plano de Formação da CVX-P da CVX-P Apresentado à VIII Assembleia Nacional CVX-P Fátima, Outubro 2004 Introdução... 2 Etapa 0: Acolhimento... 3 Etapa 1: Iniciação... 5 Etapa 2: Identificação... 6 Etapa 3: Missão... 7 1 Introdução

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 05/06 PLANIFICAÇÃO ANUAL º CICLO EDUCAÇÃO MORAL RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC)- 6ºANO. Documento(s) Orientador(es): Programa de EMRC de 8 junho de 04;

Leia mais

Crescimento orgânico: A Importância do Cristão Contagiante

Crescimento orgânico: A Importância do Cristão Contagiante Pr. Rodrigo Leitão Crescimento orgânico: A Importância do Cristão Contagiante 2 Coríntios 5.18-20 Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

Tema 8: Vocação - um novo relacionamento Deus se revela através dos outros

Tema 8: Vocação - um novo relacionamento Deus se revela através dos outros Tema 8: Vocação - um novo relacionamento Deus se revela através dos outros DEUS SE REVELA ATRAVÉS DOS OUTROS Ser Marista com os outros: Experimentar caminhos de vida marista comunitariamente INTRODUÇÃO

Leia mais

Ata do Lançamento do Ano Pastoral FAMÍLIA SALESIANA 2015/2016

Ata do Lançamento do Ano Pastoral FAMÍLIA SALESIANA 2015/2016 Ata do Lançamento do Ano Pastoral FAMÍLIA SALESIANA 2015/2016 Aos dezanove dias do mês de Setembro de dois mil e quinze realizou-se em Fátima, na Casa Nossa Senhora do Carmo, o encontro de apresentação

Leia mais

PROVÍNCIA MARISTA DO BRASIL NORTE

PROVÍNCIA MARISTA DO BRASIL NORTE PROVÍNCIA MARISTA DO BRASIL NORTE Espiritualidade Apostólica Marista Ir. José Milson de Mélo Souza Ano de Deus Pai LADAINHA DE SÃO MARCELINO CHAMPAGNAT (Ir. José Milson) V. Senhor, tende piedade de nós.

Leia mais

José Eduardo Borges de Pinho. Ecumenismo: Situação e perspectivas

José Eduardo Borges de Pinho. Ecumenismo: Situação e perspectivas José Eduardo Borges de Pinho Ecumenismo: Situação e perspectivas U n i v e r s i d a d e C a t ó l i c a E d i t o r a L I S B O A 2 0 1 1 Índice Introdução 11 Capítulo Um O que é o ecumenismo? 15 Sentido

Leia mais

Módulo II Quem é o Catequista?

Módulo II Quem é o Catequista? Módulo II Quem é o Catequista? Diocese de Aveiro Objectivos Descobrir a imagem de catequista que existe na nossa comunidade. Aprofundar a vocação e o ministério do catequista a partir da Bíblia. Com base

Leia mais

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA

MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA MISSÕES - A ESTRATÉGIA DE CRISTO PARA A SUA IGREJA 1 40 dias vivendo para Jesus 12/05/2013 At 1 4 Um dia, quando estava com os apóstolos, Jesus deu esta ordem: Fiquem em Jerusalém e esperem até que o Pai

Leia mais

ESCOLA ARQUIDIOCESANA BÍBLICO-CATEQUÉTICA

ESCOLA ARQUIDIOCESANA BÍBLICO-CATEQUÉTICA ESCOLA ARQUIDIOCESANA BÍBLICO-CATEQUÉTICA FORMAÇÃO DE CATEQUISTAS A Igreja se preocupa com a semente da Palavra de Deus (a mensagem) e com o terreno que recebe essa semente (o catequizando), o que a leva

Leia mais

44% 56% 67.896 respostas no Brasil. 111.432 respostas na América Latina. 0,5% Margem de erro. Metodologia e Perfil. homens.

44% 56% 67.896 respostas no Brasil. 111.432 respostas na América Latina. 0,5% Margem de erro. Metodologia e Perfil. homens. Brasil A pesquisa em 2015 Metodologia e Perfil 111.432 respostas na América Latina 44% homens 67.896 respostas no Brasil 0,5% Margem de erro 56% mulheres * A pesquisa no Uruguai ainda está em fase de coleta

Leia mais

Catecumenato Uma Experiência de Fé

Catecumenato Uma Experiência de Fé Catecumenato Uma Experiência de Fé APRESENTAÇÃO PARA A 45ª ASSEMBLÉIA DA CNBB (Regional Nordeste 2) www.catecumenato.com O que é Catecumenato? Catecumenato foi um método catequético da igreja dos primeiros

Leia mais

COLÉGIO AGOSTINIANO SÃO JOSÉ PASTORAL EDUCATIVA REUNIÃO DE PAIS E CATEQUISTAS 09 DE FEVEREIRO DE 2010

COLÉGIO AGOSTINIANO SÃO JOSÉ PASTORAL EDUCATIVA REUNIÃO DE PAIS E CATEQUISTAS 09 DE FEVEREIRO DE 2010 COLÉGIO AGOSTINIANO SÃO JOSÉ PASTORAL EDUCATIVA REUNIÃO DE PAIS E CATEQUISTAS 09 DE FEVEREIRO DE 2010 ORAÇÃO DE ABERTURA CANTO (REPOUSAR EM TI) Música de Tânia Pelegrino baseada na obra Confissões, de

Leia mais

FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO SANTA MARIA-RS/BRASIL EDUCAÇÃO: ECONOMIA SOLIDÁRIA E ÉTICA PLANETÁRIA

FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO SANTA MARIA-RS/BRASIL EDUCAÇÃO: ECONOMIA SOLIDÁRIA E ÉTICA PLANETÁRIA Carta de Santa Maria FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO SANTA MARIA-RS/BRASIL EDUCAÇÃO: ECONOMIA SOLIDÁRIA E ÉTICA PLANETÁRIA Nós, participantes do Fórum Mundial de Educação, realizado em Santa Maria (RS-Brasil),

Leia mais

CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS

CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS Apresentação A JUVENTUDE MERECE ATENÇÃO ESPECIAL A Igreja Católica no Brasil diz que é preciso: Evangelizar, a partir de Jesus Cristo,

Leia mais

Junto com todos os povos da Terra nós formamos uma grande família. E cada um de nós compartilha a responsabilidade pelo presente e pelo futuro

Junto com todos os povos da Terra nós formamos uma grande família. E cada um de nós compartilha a responsabilidade pelo presente e pelo futuro para crianças Junto com todos os povos da Terra nós formamos uma grande família. E cada um de nós compartilha a responsabilidade pelo presente e pelo futuro bem-estar da família humana e de todo o mundo

Leia mais

Elementos da Vida da Pequena Comunidade

Elementos da Vida da Pequena Comunidade Raquel Oliveira Matos - Brasil A Igreja, em sua natureza mais profunda, é comunhão. Nosso Deus, que é Comunidade de amor, nos pede entrarmos nessa sintonia com Ele e com os irmãos. É essa a identidade

Leia mais

A Fé que nos gloriamos de professar (continuação)

A Fé que nos gloriamos de professar (continuação) A Fé que nos gloriamos de professar (continuação) Fé cristã: Costume ou Decisão Pessoal É uma decisão livre, da consciência de cada um! As raízes da fé cristã A fé cristã não começou connosco. A fé que

Leia mais

Ambiência escolar Marista: desafios da educação popular na evangelização

Ambiência escolar Marista: desafios da educação popular na evangelização Ambiência escolar Marista: desafios da educação popular na evangelização Adriano de Souza Viana 1 A práxis pastoral no ambiente educativo é sempre desafiante. Melhor dizendo, toda ação educativa é sempre

Leia mais

PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária

PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária Apoio: Secretária municipal de educação de santo Afonso PROJETO INTERAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA. É imperioso que dois dos principais

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

ITAICI Revista de Espiritualidade Inaciana

ITAICI Revista de Espiritualidade Inaciana ITAICI Revista de Espiritualidade Inaciana 93 ISSN - 1517-7807 9!BLF@FB:VWOOUWoYdZh outubro 2013 Que a saúde se difunda sobre a terra Escatologia e Exercícios Espirituais Pedro Arrupe, homem de Deus 1

Leia mais

Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES

Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES Princípios, valores e iniciativas de mobilização comunitária. Território do Bem - Vitória/ES O Ateliê de Idéias é uma organização social, sem fins lucrativos, fundada em 2003, que tem como missão desenvolver

Leia mais

Documento do MEJ Internacional. O coração do Movimento Eucarístico Juvenil

Documento do MEJ Internacional. O coração do Movimento Eucarístico Juvenil Documento do MEJ Internacional Para que a minha alegria esteja em vós Por ocasião dos 100 anos do MEJ O coração do Movimento Eucarístico Juvenil A O coração do MEJ é a amizade com Jesus (Evangelho) B O

Leia mais

Ser Voluntário. Ser Solidário.

Ser Voluntário. Ser Solidário. Ser Voluntário. Ser Solidário. Dia Nacional da Cáritas 2011 Colóquio «Ser Voluntário. Ser Solidário». Santarém, 2011/03/26 Intervenção do Secretário Executivo do CNE, João Teixeira. (Adaptada para apresentação

Leia mais

ESCOLA DE PASTORAL CATEQUÉTICA ESPAC

ESCOLA DE PASTORAL CATEQUÉTICA ESPAC ESCOLA DE PASTORAL CATEQUÉTICA ESPAC 1. ESPAC O QUE É? A ESPAC é uma Instituição da Arquidiocese de Fortaleza, criada em 1970, que oferece uma formação sistemática aos Agentes de Pastoral Catequética e

Leia mais

MÍSTICA E CONSTRUÇÃO Por que pensar em Mística e Construção?

MÍSTICA E CONSTRUÇÃO Por que pensar em Mística e Construção? MÍSTICA E CONSTRUÇÃO Espiritualidade e profecia são duas palavras inseparáveis. Só os que se deixam possuir pelo espírito de Deus são capazes de plantar sementes do amanhã e renovar a face da terra. Todo

Leia mais

GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS

GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS GUIA PARA O GT RECURSOS FINANCEIROS Um projeto é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades integradas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites

Leia mais

Espiritualidade do catequista

Espiritualidade do catequista Espiritualidade do catequista Caminho Formação Vida na missão catequética Ir. Mary Donzellini, mjc Espiritualidade do catequista Caminho Formação Vida na missão catequética nº- 10 Cadernos Catequéticos

Leia mais

EQUIPAS DE JOVENS DE NOSSA SENHORA O PAPEL DO CASAL ASSISTENTE

EQUIPAS DE JOVENS DE NOSSA SENHORA O PAPEL DO CASAL ASSISTENTE EQUIPAS DE JOVENS DE NOSSA SENHORA O PAPEL DO CASAL ASSISTENTE A experiência de um casal cristão que acompanha a equipa traz aos seus membros uma riqueza complementar à que caracteriza a presença do padre.

Leia mais

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. O LÚDICO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Autor (1)Suzânia Maria Pereira de Araújo; Autor (2) Eleilde de Sousa Oliveira; Orientador (1)Denise Silva

Leia mais

PROJETO solidário nacional em costa canal

PROJETO solidário nacional em costa canal PROJETO solidário nacional em costa canal Nelda Venturín, odn Rede de Coordenação Pastoral Colégios Companhia de Maria Argentina A experiência se desenvolve nos seis Colégios da Companhia de María na Argentina

Leia mais

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar.

GRUPOS. são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. GRUPOS são como indivíduos, cada um deles, tem sua maneira específica de funcionar. QUANTOS ADOLESCENTES A SUA CLASSE TEM? Pequenos (de 6 a 10 pessoas) Médios ( de 11 pessoa a 25 pessoas) Grandes ( acima

Leia mais

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM AS ESCOLAS FORMANDO COM-VIDA CONSTRUINDO AGENDA 21AMBIENTAL NA ESCOLA

VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM AS ESCOLAS FORMANDO COM-VIDA CONSTRUINDO AGENDA 21AMBIENTAL NA ESCOLA VAMOS CUIDAR DO BRASIL COM AS ESCOLAS FORMANDO COM-VIDA CONSTRUINDO AGENDA 21AMBIENTAL NA ESCOLA COM-VIDA Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola Criado a partir das deliberações da I Conferência

Leia mais

Diz respeito ao que vamos realizar em Cristo, pelo poder do Espírito Santo para cumprir a nossa missão:

Diz respeito ao que vamos realizar em Cristo, pelo poder do Espírito Santo para cumprir a nossa missão: II) NOSSA VISÃO Diz respeito ao que vamos realizar em Cristo, pelo poder do Espírito Santo para cumprir a nossa missão: A) Adorar a Deus em espírito e verdade Queremos viver o propósito para o qual Deus

Leia mais

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL CONSULTORIA DE DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL Somos especializados na identificação e facilitação de soluções na medida em que você e sua empresa necessitam para o desenvolvimento pessoal, profissional,

Leia mais

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve:

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve: 18. O papel do profissional na ação educativa da creche Segundo o RCNEI (1998), o profissional da educação infantil trabalha questões de naturezas diversas, abrangendo desde cuidados básicos essenciais

Leia mais

FORMULÁRIO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO

FORMULÁRIO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO FORMULÁRIO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DA ORIGEM 1.1. TÍTULO DO PROJETO: Programa História e Memória Regional 1.2. CURSO: Interdisciplinar 1.3. IDENTIFICAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) /PROPONENTE 1.3.1.

Leia mais

NOVENA DOS PAIS QUE ORAM PELOS FILHOS

NOVENA DOS PAIS QUE ORAM PELOS FILHOS Pe. Nilton César Boni, cmf NOVENA DOS PAIS QUE ORAM PELOS FILHOS EDITORA AVE-MARIA Apresentação Aos membros da família cristã podem aplicar-se de modo particular as palavras com que Cristo promete a sua

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA A IMPORTÂNCIA DAS OBRAS DE FÉ William Soto Santiago Cayey Porto Rico 16 de Março de 2011 Reverendo William Soto Santiago, Ph. D. CENTRO DE DIVULGAÇÃO DO EVANGELHO DO REINO http://www.cder.com.br E-mail:

Leia mais

AEC ALE LIGAÇÃO DA ESCOLA COM O MEIO. Orientações Pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico

AEC ALE LIGAÇÃO DA ESCOLA COM O MEIO. Orientações Pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2014/2015 AEC ALE LIGAÇÃO DA ESCOLA COM O MEIO Orientações Pedagógicas 1.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução A atividade de enriquecimento curricular,

Leia mais

Apresentação. (Solicitação do saudoso Santo Padre o Beato João Paulo II)

Apresentação. (Solicitação do saudoso Santo Padre o Beato João Paulo II) Apresentação A Renovação Carismática Católica do Estado do Piauí, movimento eclesial da Igreja Católica, tem por objetivo proporcionar às pessoas uma experiência concreta com Jesus Cristo, através do Batismo

Leia mais

Nossa Responsabilidade e Compromisso com a Gente Brasileira

Nossa Responsabilidade e Compromisso com a Gente Brasileira Notandum Libro 12 2009 CEMOrOC-Feusp / IJI-Universidade do Porto Nossa Responsabilidade e Compromisso com a Gente Brasileira Prof. Dr. Jair Militão da Silva Prof. Associado FEUSP - Aposentado Professor

Leia mais

Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia

Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia 1. Componentes curriculares O currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia engloba as seguintes dimensões. 1.1. Conteúdos de natureza teórica Estes conteúdos

Leia mais

Como Investir em Você Educação de Investidores 05.12.2014

Como Investir em Você Educação de Investidores 05.12.2014 Como Investir em Você Educação de Investidores 05.12.2014 A ANBIMA: somos legítimos representantes dos interesses do mercado 4% Bancos Comerciais 3% Bancos de Investimento 24% Bancos Múltiplos 14% Corretoras

Leia mais

CRIANÇAS AJUDAM E EVANGELIZAM CRIANÇAS

CRIANÇAS AJUDAM E EVANGELIZAM CRIANÇAS CRIANÇAS AJUDAM E EVANGELIZAM CRIANÇAS Infância/Adolescencia MISSÃO MISSÃO. Palavra muito usada entre nós É encargo, incumbência Missão é todo apostolado da Igreja. Tudo o que a Igreja faz e qualquer campo.

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE ENSINO RELIGIOSO

PLANEJAMENTO ANUAL DE ENSINO RELIGIOSO COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 1324, Toledo PR Fone: 3277-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE ENSINO RELIGIOSO SÉRIE: 9ºs anos PROFESSOR:

Leia mais

Por que Projetos Sociais?

Por que Projetos Sociais? PROJETOS SOCIAIS Por que Projetos Sociais? Projetos são resultado de uma nova relação entre Estado e Sociedade Civil; Mudanças no que se relaciona à implantação de políticas sociais; Projetos se constroem

Leia mais

Vogal de Caridade Cadernos de Serviços

Vogal de Caridade Cadernos de Serviços Vogal de Caridade Cadernos de Serviços Nome: Conselho Local / Regional / Nacional Centro Local: Vicente de Paulo foi um homem aberto a Deus e aos homens, daí ser chamado o santo da caridade. Homem humano,

Leia mais

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL

BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NOS ANOS INICIAIS: UMA PERSPECTIVA INTERGERACIONAL RESUMO Luana da Mata (UEPB) 1 Patrícia Cristina de Aragão Araújo (UEPB) 2 Este artigo tem como objetivo refletir como as brincadeiras

Leia mais

VOLUNTARIADO E CIDADANIA

VOLUNTARIADO E CIDADANIA VOLUNTARIADO E CIDADANIA Voluntariado e cidadania Por Maria José Ritta Presidente da Comissão Nacional do Ano Internacional do Voluntário (2001) Existe em Portugal um número crescente de mulheres e de

Leia mais

Prioridades para o PA 2014 Comunidade Externa. Câmpus Restinga Junho, 2013. Desenvolvimento Institucional

Prioridades para o PA 2014 Comunidade Externa. Câmpus Restinga Junho, 2013. Desenvolvimento Institucional Prioridades para o PA 2014 Comunidade Externa Câmpus Restinga Junho, 2013 Desenvolvimento Institucional APRESENTAÇÃO O presente relatório deve ser considerado como um Anexo ao Diagnóstico das Prioridades

Leia mais

Reunião dos Bispos da região da África Caritas sobre a identidade e missão da Caritas

Reunião dos Bispos da região da África Caritas sobre a identidade e missão da Caritas Adresse Postale : 8395 Lomé TOGO Tél. (228) 22.21.29.37 Fax : (228) 22.22.00.26 Email : secaf@caritas-africa.org omptes bancaires: BTCI 9030 63094 01 71 UTB 31 004224 1 004 0 00 ECOBANK 7010181400066601

Leia mais

O futuro da educação já começou

O futuro da educação já começou O futuro da educação já começou Sua conexão com o futuro A 10 Escola Digital é uma solução inovadora para transformar a sua escola. A LeYa traz para a sua escola o que há de mais moderno em educação, a

Leia mais

Puerta Joven. Juventud, Cultura y Desarrollo A.C.

Puerta Joven. Juventud, Cultura y Desarrollo A.C. Puerta Joven. Juventud, Cultura y Desarrollo A.C. Declaração de Princípios Quem Somos Somos uma organização não-governamental dedicada à promoção da liderança juvenil e da participação da cultura da juventude

Leia mais

AEC ALE LIGAÇÃO DA ESCOLA COM O MEIO. Orientações Pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico

AEC ALE LIGAÇÃO DA ESCOLA COM O MEIO. Orientações Pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2015/2016 AEC ALE LIGAÇÃO DA ESCOLA COM O MEIO Orientações Pedagógicas 1.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução A atividade de enriquecimento curricular,

Leia mais

Hiperconexão. Micro-Revoluções. Não-dualismo

Hiperconexão. Micro-Revoluções. Não-dualismo ESTUDO SONHO BRASILEIRO APRESENTA 3 DRIVERS DE COMO JOVENS ESTÃO PENSANDO E AGINDO DE FORMA DIFERENTE E EMERGENTE: A HIPERCONEXÃO, O NÃO-DUALISMO E AS MICRO-REVOLUÇÕES. -- Hiperconexão 85% dos jovens brasileiros

Leia mais

IIIDomingo Tempo Pascal- ANO A «..Ficai connosco, Senhor, porque o dia está a terminar e vem caindo a noite

IIIDomingo Tempo Pascal- ANO A «..Ficai connosco, Senhor, porque o dia está a terminar e vem caindo a noite Ambiente: Os comentadores destacaram, muitas vezes, a intenção teológica deste relato. Que é que isto significa? Significa que não estamos diante de uma reportagem jornalística de uma viagem geográfica,

Leia mais

IDEÁRIO DA INSTITUIÇÃO

IDEÁRIO DA INSTITUIÇÃO IDEÁRIO DA INSTITUIÇÃO I Princípios Básicos - Todos os homens, têm direito a uma educação adequada e à cultura, segundo a capacidade de cada um, em igualdade de oportunidades e em relação a todos os níveis

Leia mais

Apresentamos as partilhas que enriqueceram o nosso Seminário Nacional de Iniciação Cristã.

Apresentamos as partilhas que enriqueceram o nosso Seminário Nacional de Iniciação Cristã. Apresentamos as partilhas que enriqueceram o nosso Seminário Nacional de Iniciação Cristã. Na sexta-feira, pela manhã, foi a vez do Nordeste 3 - Aracaju - com sua experiência de iniciação à vida cristã

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial - 1

Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial e aos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial - 1 Carta de Adesão à Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e à sua agenda de trabalho expressa nos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção da Igualdade Racial 1. Considerando que a promoção da igualdade

Leia mais

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissao de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Depois de realizar a Conferência... Realizada a Conferência em sua Escola ou Comunidade, é

Leia mais

INSTITUTO SECULAR PEQUENAS APOSTOLAS DA CARIDADE

INSTITUTO SECULAR PEQUENAS APOSTOLAS DA CARIDADE INSTITUTO SECULAR INSTITUTO SECULAR a quem se dirigir para saber mais Responsável geral: Giuseppina Pignatelli Via don Luigi Monza, 1 22037 PONTE LAMBRO (Co) ITALY tel. 031.625264 INSTITUTO SECULAR Os

Leia mais

OBLATOS ORIONITAS. linhas de vida espiritual e apostólica

OBLATOS ORIONITAS. linhas de vida espiritual e apostólica OBLATOS ORIONITAS linhas de vida espiritual e apostólica Motivos inspiradores da oblação orionita laical O "carisma" que o Senhor concede a um fundador, é um dom para o bem de toda a Igreja. O carisma

Leia mais