PORTE E TRÁFICO DE DROGAS. Lei /2006, de 23 de agosto de 2006

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PORTE E TRÁFICO DE DROGAS. Lei 11.343/2006, de 23 de agosto de 2006"

Transcrição

1 PORTE E TRÁFICO DE DROGAS Lei /2006, de 23 de agosto de 2006

2 PORTE DE DROGAS PARA CONSUMO PESSOAL Art. 28. Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes penas: I advertência sobre os efeitos das drogas; II prestação de serviços à comunidade; III medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo. 1.º. Às mesmas medidas submete-se quem, para seu consumo pessoal, semeia, cultiva ou colhe plantas destinadas à preparação de pequena quantidade de substância ou produto capaz de causar dependência física ou psíquica. 2.º. Para determinar se a droga destinava-se a consumo pessoal, o juiz atenderá à natureza e à quantidade da substância apreendida, ao local e às condições em que se desenvolveu a ação, às circunstâncias sociais e pessoais, bem como à conduta e aos antecedentes do agente.

3 3.º. As penas previstas nos incisos II e III do caput deste artigo serão aplicadas pelo prazo máximo de 5 (cinco) meses. 4.º. Em caso de reincidência, as penas previstas nos incisos II e III do caput deste artigo serão aplicadas pelo prazo máximo de 10 (dez) meses. 5.º. A prestação de serviços à comunidade será cumprida em programas comunitários, entidades educacionais ou assistenciais, hospitais, estabelecimentos congêneres, públicos ou privados sem fins lucrativos, que se ocupem, preferencialmente, da prevenção do consumo ou da recuperação de usuários e dependentes de drogas. 6.º. Para garantia do cumprimento das medidas educativas a que se refere o caput, nos incisos I, II e III, a que injustificadamente se recuse o agente, poderá o juiz submetê-lo, sucessivamente a: I admoestação verbal; II multa. 7.º. O juiz determinará ao Poder Público que coloque à disposição do infrator, gratuitamente, estabelecimento de saúde, preferencialmente ambulatorial, para tratamento especializado.

4 1. BEM JURÍDICO É a saúde pública. Trata-se aqui de bem transindividual, pois o portador da droga, ainda que para consumo próprio, é potencial vetor da difusão do consumo, expondo a perigo a incolumidade pública. A lei não visa proteger a pessoa do consumidor da substância, mas o de evitar o risco à integridade social que as drogas acarretam.

5 2. SUJEITOS Sujeito ativo do crime é qualquer pessoa (delito comum). Sujeito passivo é a coletividade, titular do bem jurídico saúde pública.

6 3. TIPO OBJETIVO As condutas típicas previstas no caput do artigo 28 consistem em: a) adquirir, expressa o ato de lograr a aquisição, seja a título oneroso ou gratuito, o que inclui a compra, a obtenção em permuta etc.; b) guardar significa ter sob seu cuidado, sua proteção, seja por conta própria ou de terceiro; c) ter em depósito implica armazenar, manter, em caráter prolongado, num determinado local; d) transportar representa o ato de trasladar de um ponto a outro, transferir de local; e e) trazer consigo tem o significado de ter junto ao corpo, v. g., nos bolsos, ou dentro do sapato, ou até interna corporis, como no canal vaginal, e distingue-se da conduta de transportar porque esta pressupõe o uso de um meio de locomoção (automóvel, ônibus, avião etc).

7 Em todas essas condutas deve estar presente o propósito de consumo pessoal, elemento subjetivo que é o marco distintivo entre esse delito e aquele tipificado no artigo 33 da Lei. Para determinar se a droga destinava-se a consumo pessoal, o juiz atenderá à natureza e à quantidade da substância apreendida, ao local e às condições em que se desenvolveu a ação, às circunstâncias sociais e pessoais, bem como à conduta e aos antecedentes do agente (art. 28, 2.º, Lei /2006). A expressão consumo pessoal é mais abrangente do que a de uso próprio, utilizada na lei anterior (Lei 6.368/1976), pois alcança tanto a conduta destinada ao consumo do próprio detentor da substância, bem como o consumo partilhado com terceiro, sem ânimo de disseminação da droga.

8 A expressão sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar é elemento normativo do tipo com referência específica à possível concorrência de uma causa de justificação. Estão presentes no tipo, embora digam respeito à antijuridicidade. Sua ausência torna a conduta não só atípica como permitida. Assim, será atípica a conduta se o agente tiver autorização de autoridade competente, fundada em lei, para, v.g., adquirir ou transportar a droga; o que só se pode verificar, em caráter de excepcionalidade, para fins medicinais, terapêuticos ou científicos.

9 A nova lei fez uma adequada correção terminológica ao adotar, seguindo orientação da Organização Mundial de Saúde, o termo drogas em lugar da expressão substância entorpecente utilizada na revogada Lei 6.368/1976, já que substância entorpecente é mera espécie do gênero drogas, e limita-se, na verdade, aos estupefacientes, sendo inadequado seu emprego para designar, v. g., substâncias como a cocaína euforizante ou o LSD e a maconha psicodislépticos, alucinógenos.

10 Drogas, na definição legal, são as substâncias ou os produtos capazes de causar dependência, assim especificados em lei ou relacionados em listas atualizadas periodicamente pelo Poder Executivo da União (art. 1.º, parágrafo único, Lei /2006). Assim como na legislação anterior, os tipos incriminadores da atual lei antidrogas constituem normas penais em branco, isto é, têm a descrição do comportamento proibido incompleta, requestando complemento pela norma integradora outra lei ou ato normativo do Poder Executivo da União.

11 No parágrafo 1.º, pune-se com as mesmas penas do caput o semeio, o cultivo ou a colheita de plantas destinadas à preparação de pequena quantidade de substância ou produto capaz de causar dependência física ou psíquica. Semear é sinônimo de plantar, deitar sementes; cultivar significa cuidar, amanhar, fertilizar aquilo que já foi plantado; e colher é apanhar, recolher, fazer a colheita do produto antes plantado e cultivado. Essas condutas devem ter a mesma tendência subjetiva verificada na figura do caput, ou seja, devem destinar-se a consumo pessoal, do contrário o fato terá subsunção no artigo 33, parágrafo 1.º, II, da Lei /2006. Demais disso, é indispensável para a configuração dessa modalidade delitiva que a conduta seja destinada à preparação de pequena quantidade da substância ou produto capaz de causar dependência física ou psíquica.

12 4. TIPO SUBJETIVO É o dolo, direto ou eventual e o elemento subjetivo do injusto, representado pelo especial fim de agir consumo pessoal. 5. CONSUMAÇÃO E TENTATIVA Consuma-se o delito no momento da realização de qualquer das ações descritas no caput ou no parágrafo 1.º. A tentativa é, em tese, possível. Entretanto, nas modalidades de adquirir e guardar entende-se não ser possível a caracterização do conatus.

13 6. CLASSIFICAÇÃO Delito comum, uniofensivo, unissubjetivo, plurissubsistente, de conteúdo variado, de perigo abstrato, de mera atividade, comissivo e doloso. Trata-se ainda de delito permanente nas modalidades de guardar, ter em depósito, transportar e trazer consigo. Na modalidade de adquirir, assim como naquelas descritas no parágrafo 1.º, é delito instantâneo.

14 7. PENAS Advertência sobre os efeitos das drogas; prestação de serviços à comunidade; medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo. Essas sanções podem ser aplicadas isolada ou cumulativamente, bem como substituídas umas pelas outras a qualquer tempo (art. 27, Lei /2006). Todavia, caso a sanção aplicada seja apenas a advertência, não se afigura possível a substituição, pois a pena esgota-se numa audiência. 8. AÇÃO PENAL É pública incondicionada.

15 IMPORTANTE Admite-se a transação penal (art. 76, Lei 9.099/1995). O prazo prescricional é de 2 (dois) anos, tanto para a pretensão punitiva quanto para a pretensão executória (art. 30, Lei /2006). O artigo 28 da Lei /2006 contempla todas as condutas antes previstas no artigo 16 da Lei 6.368/1976. Cuida-se, portanto, de novatio legis in melius e, por isso, tem aplicação retroativa aos fatos ocorridos antes de sua vigência. A competência para o processo e julgamento dos delitos previstos no artigo 28, caput e parágrafo 1.º é dos Juizados Especiais Criminais (art. 61, Lei 9.099/1995). Não se admite prisão em flagrante (art. 48, 1.º e 2.º, Lei /2006).

16 É admissível o concurso de pessoas, tanto na modalidade de co-autoria como participação, exceto na modalidade de trazer consigo, do caput, que só admite a participação acessória. O prazo máximo de duração da prestação de serviços comunitários e/ou da obrigação de comparecimento a programa ou curso educativo é de 5 (cinco) meses ou, no caso de reincidência, 10 (dez) meses, na forma dos 3.º e 4.º. No caso de descumprimento injustificado dessas medidas, o juiz pode submeter o sentenciado sucessivamente a uma admoestação verbal e multa ( 6.º). A principal discussão existente é se foi mantido o caráter criminoso da hipótese ou se houve descriminalização, existindo dois posicionamentos: um que afirma a descriminalização formal e despenalização, criando uma infração penal sui generis; outra entende que houve abolitio criminis, passando a conduta a se tratar de um processo judicial punitivo.

17 A Lei , de , revoga e substitui as Leis 6.368/1976 e /2002, define tipos penais, comina as respectivas penas e estabelece regras processuais pertinentes ao tráfico, posse e outras condutas relativas às substâncias que o referido diploma concebe como drogas. A Lei /2006 procura distinguir de forma mais pontual as condutas relacionadas ao consumo de drogas daquelas caracterizadoras de produção, tráfico ou difusão de drogas. Por isso, trata em títulos diferentes os tipos penais que versam, respectivamente, sobre a prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas (Título III), no qual se inclui o tipo incriminador do porte para consumo próprio, e sobre a repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas (Título IV).

18 TRÁFICO DE DROGAS E CONDUTAS AFINS Art. 33. Importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar: Pena reclusão de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos e pagamento de 500 (quinhentos) a (mil e quinhentos) dias-multa.

19 1.º. Nas mesmas penas incorre quem: I importa, exporta, remete, produz, fabrica, adquire, vende, expõe à venda, oferece, fornece, tem em depósito, transporta, traz consigo ou guarda, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, matéria-prima, insumo ou produto químico destinado à preparação de drogas; II semeia, cultiva ou faz a colheita, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, de plantas que se constituam em matéria-prima para a preparação de drogas; III utiliza local ou bem de qualquer natureza de que tem a propriedade, posse, administração, guarda ou vigilância, ou consente que outrem dele se utilize, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, para o tráfico ilícito de drogas.

20 2.º. Induzir, instigar ou auxiliar alguém ao uso indevido de droga: Pena detenção, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa de 100 (cem) a 300 (trezentos) dias-multa. 3.º. Oferecer droga, eventualmente e sem objetivo de lucro, a pessoa de seu relacionamento, para juntos a consumirem: Pena detenção, de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, e pagamento de 700 (setecentos) a (mil e quinhentos) dias-multa, sem prejuízo das penas previstas no art º. Nos delitos definidos no caput e no 1.º deste artigo, as penas poderão ser reduzidas de um sexto a dois terços, vedada a conversão em penas restritivas de direitos, desde que o agente seja primário, de bons antecedentes, não se dedique às atividades criminosas nem integre organização criminosa.

21 1. BEM JURÍDICO É a saúde pública. 2. SUJEITOS Sujeito ativo do crime é qualquer pessoa (delito comum), exceto na conduta de prescrever descrita no caput do artigo 33, que configura delito especial próprio, visto que exige qualidade especial do agente, que deve ser médico, dentista ou outro profissional de saúde a quem incumba expedir receituário de medicamentos. Sujeito passivo é a coletividade.

22 3. TIPO OBJETIVO São dezoito as condutas típicas previstas no caput do artigo 33: importar (introduzir no território nacional), exportar (enviar para fora do território brasileiro), remeter (enviar de um lugar para outro, dentro das fronteiras nacionais e sem acompanhar a mercadoria enviada), preparar (compor, aprontar para consumo, obter algo por meio da composição de elementos), produzir (fabricar, elaborar, fazer algo que não existia), fabricar (produzir em maior escala, valendo-se de equipamentos e máquinas próprias), adquirir (incorporar ao patrimônio; é a aquisição a qualquer título, oneroso ou gratuito), vender (alienar mediante um preço),

23 expor à venda (exibir para fins de alienação), oferecer (ofertar, mostrar, disponibilizar gratuita ou onerosamente), ter em depósito (manter armazenado, conservar em algum lugar), transportar (levar de um lugar para outro mediante o uso de algum veículo ou meio de transporte, deslocar, conduzir a droga, acompanhando-a); trazer consigo (ter a posse ou conduzir a droga junto consigo, nas próprias vestes ou no corpo, v.g. nos bolsos, no sapato, no ânus etc.), guardar (tomar conta, ter sob sua vigilância coisa de outra pessoa), prescrever (receitar, preceituar); ministrar (aplicar, servir, inocular, injetar), entregar a consumo (passar às mãos, dar a outrem para que consuma); fornecer (dar, prover, propiciar o abastecimento), ainda que gratuitamente.

24 A expressão sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar é elemento normativo do tipo com referência específica à possível concorrência de uma causa de justificação. Estão presentes no tipo, embora digam respeito à antijuridicidade. Sua ausência torna a conduta não só atípica como permitida. Será, pois, atípica a conduta se o agente, excepcionalmente, tiver autorização de autoridade competente, fundada em lei, para praticar a ação, v.g., para fins de pesquisa científica ou para aplicação medicinal.

25 No parágrafo 1.º do artigo 33, punem-se com as mesmas penas do caput condutas equiparadas ao tráfico. O inciso I desse dispositivo repete 14 (quatorze) dos 18 (dezoito) verbos do caput (importar, exportar, remeter, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, fornecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo ou guardar, ainda que gratuitamente) e os associa à matéria-prima, insumo ou produto químico destinado à preparação de drogas. São excluídas as condutas de preparar, prescrever, ministrar e entregar a consumo, porque inaplicáveis, já que o objeto material das condutas, aqui, não é a droga propriamente dita, mas sua matéria-prima (substância básica, essência originária da coisa), o insumo (elemento integrante, componente, parte do processo de produção) ou produto químico destinado à preparação de drogas (qualquer substância química, desde que, objetiva e subjetivamente orientada no sentido da produção, destilação ou fabricação de droga).

26 No inciso II do parágrafo 1.º, pune-se o semeio (ato de deitar sementes, plantar), cultivo (trato, cuidado, amanho) ou a colheita (coleta, extração, apanha) de plantas que sejam matéria-prima para a preparação de drogas. São condutas similares àquelas do artigo 28, parágrafo 1.º, delas distinguindo-se por um critério objetivo pequena quantidade que se exige na conduta menos grave e pela tendência subjetiva da conduta, que aqui é o propósito de traficância, ao passo que na infração do artigo 28, parágrafo 1.º, é o consumo pessoal. No inciso III do parágrafo 1.º, pune-se a conduta de quem utiliza (faz uso, emprega), ou consente (permite) que terceira pessoa utilize local (casa, escritório, terreno etc.) ou qualquer outro bem de qualquer natureza (inclusive móveis) de sua propriedade, posse, administração, guarda ou vigilância, para o tráfico ilícito de drogas. É a incriminação do emprego de qualquer bem sob a responsabilidade do agente, por ele ou por terceiro autorizado por ele, para a realização do tráfico.

27 No parágrafo 2.º do artigo 33 tipifica-se uma especial forma de participação, erigida em delito autônomo, em que o agente atua moral (induzimento ou instigação) ou materialmente (auxílio) para que terceiro faça uso de droga. Punem-se as condutas de induzir (incutir a ideia, sugerir, fazer nascer na mente a ideia do uso de drogas), instigar (açular, encorajar, fortalecer um propósito já existente), ou auxiliar (ajudar materialmente. É a participação concreta, não apenas moral como nas duas outras condutas. Ocorre, v. g., quando o agente empresta um aparelho para o usuário inocular a substância, ou oferece-lhe a casa para que ali faça uso tranquilo da droga).

28 No parágrafo 3.º do artigo 33 incrimina-se a ação de oferecer droga, em caráter eventual e sem objetivo de lucro, a pessoa de seu relacionamento, para consumo conjunto. É o que no jargão forense e na jurisprudência costuma-se denominar roda de fumo: o fornecimento casual, gratuito, da droga a alguém do círculo íntimo (amizade, namoro, familiar) para consumo concomitante.

29 É uma forma privilegiada de tráfico, entretanto, para que seja possível a subsunção da conduta nesse tipo, é necessário que estejam presentes, a um só tempo, os seguintes requisitos: a) que o oferecimento da droga seja em caráter eventual, isto é, fato casual; b) que seja gratuito, sem propósito de lucro; c) que a pessoa a quem o agente oferece a droga seja de seu relacionamento, alguém que prive de sua intimidade, ou de sua amizade; d) que o fornecimento seja para fins de consumo conjunto, isto é, o agente deve fornecer quando está também consumindo, ou quando for consumir junto com o terceiro.

30 4. TIPO SUBJETIVO É o dolo, direto ou eventual. Na hipótese do parágrafo 3.º, exige-se ainda que o agente se conduza com o especial fim de que a droga oferecida se destine a consumo conjunto, elemento subjetivo do injusto. 5. CONSUMAÇÃO E TENTATIVA Consumam-se os delitos no momento da realização de quaisquer das condutas descritas no caput ou nos parágrafos do artigo 33. A tentativa é admissível, exceto nas ações de adquirir, guardar e oferecer, visto que tratam-se de condutas unisubsistentes.

31 6. CLASSIFICAÇÃO Delito comum (exceto na forma prescrever, que configura delito especial próprio), de mera atividade, de conteúdo variado, de perigo abstrato, comissivo e doloso. Trata-se ainda de delito permanente nas modalidades ter em depósito, transportar, trazer consigo e guardar. As demais ações incriminadas consubstanciam delitos instantâneos. A conduta de cultivar, tipificada no inciso II, do parágrafo 1.º, é delito habitual.

32 7. CAUSA DE DIMINUIÇÃO DE PENA A pena será diminuída de um sexto a dois terços, nas hipóteses do caput e parágrafo 1.º, se o agente for primário, de bons antecedentes, não se dedique às atividades criminosas nem integre organização criminosa (art. 33, 4.º). Duvidosa a constitucionalidade dessa minorante do 4.º, à luz do princípio constitucional da isonomia. Tal princípio, consagrado no caput do art. 5.º da Constituição da República, cristalização normativa da máxima aristotélica de igualdade, deve ter um sentido real e não nominal... a igualdade consiste em assegurar aos homens que estão equiparados os mesmos direitos, benefícios e vantagens, ao lado dos deveres correspondentes.

33 Disso se tem que, inexistindo razões lógicas que legitimem o discrímen, lícito negar compatibilidade vertical com a Lei Maior a qualquer norma legal que confira tratamento diferenciado a quem esteja em idênticas condições. É afrontado o princípio da isonomia sempre que a norma conferir, arbitrariamente, tratamento privilegiado ou discriminatório a pessoas diversas, eis que para que essas concessões normativas diferenciadas possam ser consideradas não discriminatórias, torna-se indispensável que exista uma justificativa objetiva e razoável, de acordo com critérios e juízos valorativos genericamente aceitos, de modo que ao conceder a redução de pena exclusivamente ao traficante primário, de bons antecedentes, não integrante de organização criminosa, sem que a mesma redução possa ser estendida a autor de qualquer outro crime, ainda que esteja nas mesmas condições subjetivas, a norma em comento é de questionável constitucionalidade.

34 8. PENAS Às figuras típicas previstas no artigo 33, caput, e parágrafo 1.º, comina-se pena de reclusão de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos e pagamento de 500 (quinhentos) a (mil e quinhentos diasmulta). Para o delito descrito no parágrafo 2.º, as penas são de 1 (um) a 3 (três) anos de detenção, e multa de 100 (cem) a 300 (trezentos) dias-multa. Na hipótese do parágrafo 3.º, as penas são de 6 (seis) meses a 1 (um) ano de detenção, e pagamento de 700 (setecentos) a (mil e quinhentos) dias-multa, cumulativamente com as sanções do artigo 28 (advertência sobre os efeitos das drogas, prestação de serviços à comunidade e medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo). 9. AÇÃO PENAL Pública incondicionada.

35 IMPORTANTE O prazo prescricional da pretensão punitiva nas hipóteses do caput e do parágrafo 1.º, em 20 (vinte) anos (art. 109, I, CP); para a figura do parágrafo 2.º, em 8 (oito) anos (art. 109, IV, CP); e para o parágrafo 3.º, em 4 (quatro) anos (art. 109, V, CP). A competência para processo e julgamento do delito previsto no artigo 33, 3.º, é do Juizado Especial Criminal e admite ainda, satisfeitos os requisitos legais, a transação penal (art. 76, Lei 9.099/1995). Entretanto, ao cominar para esse crime, que se insere no conceito legal de infração de menor potencial ofensivo, pena pecuniária cumulativa mais elevada que a do próprio tráfico tipificado no caput, o legislador feriu ostensivamente o princípio da proporcionalidade. Na hipótese do artigo 33, 2.º, é possível a suspensão condicional do processo (art. 89, Lei 9.099/1995), em razão da pena mínima abstratamente prevista.

36 A competência será da Justiça Federal quando se tratar de delito internacional, sendo irrelevante que o local do crime não seja sede de vara federal (art. 70 e parágrafo único, Lei /2006). O concurso de pessoas é admissível tanto na modalidade de coautoria como participação, à exceção da modalidade de trazer consigo, do caput, que só admite a participação. A redução de pena prevista no artigo 33, 4.º, se admitida sua constitucionalidade (v. item 7, infra), constitui direito público subjetivo do réu, de modo que, se satisfeitos os requisitos legais, o juiz não pode negar-lhe a redução. A lei, contudo, não fornece os critérios de graduação da diminuição, entre o mínimo de um sexto e o máximo de dois terços da pena. Se não reduzir no máximo, a sentença deverá expor as razões para tanto. No caso de aplicação dessa minorante, a lei faz expressa ressalva para vedar a conversão da pena privativa de liberdade em restritivas de direitos.

37 A fixação da pena mínima de reclusão para o patamar de cinco anos coloca fim ao debate existente, desde a edição da Lei 9.714/1998, acerca do cabimento da substituição de penas para o delito de tráfico de drogas. Como a pena mínima superou o limite máximo admitido, criou-se um obstáculo absoluto à aplicação de penas substitutivas à pena privativa de liberdade.

38 PETRECHOS PARA A PRODUÇÃO DE DROGAS Art. 34. Fabricar, adquirir, utilizar, transportar, oferecer, vender, distribuir, entregar a qualquer título, possuir, guardar ou fornecer, ainda que gratuitamente, maquinário, aparelho, instrumento ou qualquer objeto destinado à fabricação, preparação, produção ou transformação de drogas, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar: Pena reclusão, de 3 (três) a 10 (dez) anos, e pagamento de (mil e duzentos) a (dois mil) dias-multa.

39 1. BEM JURÍDICO É a saúde pública. 2. SUJEITOS Sujeito ativo pode ser qualquer pessoa (delito comum). Sujeito passivo é a coletividade. 3. TIPO OBJETIVO As condutas incriminadas consistem em fabricar, adquirir, utilizar, transportar, oferecer, vender, distribuir, entregar, possuir, guardar e fornecer.

40 Todas essas condutas, à exceção de utilizar (fazer uso, empregar) e distribuir (dar para várias pessoas, repartir) são também objeto de incriminação no artigo 33 e parágrafo 1.º, de modo que se remete ao que já foi dito supra em relação a elas. O objeto material aqui, entretanto, não é a droga, mas o maquinário, aparelho, instrumento ou qualquer objeto destinado à fabricação, preparação, produção ou transformação de drogas. Visa o legislador punir aqui as ações relacionadas não à droga propriamente, mas aos petrechos destinados à sua fabricação.

41 A expressão maquinário traz a ideia de equipamento mecânico, mecanismo; aparelho é algo mais complexo, de regra envolvendo funcionamento automático, elétrico ou eletrônico e instrumento é um objeto singular, mais simples do que a máquina ou o aparelho. O emprego da cláusula genérica ou qualquer objeto destinado à fabricação, preparação, produção ou transformação de drogas propicia a interpretação analógica, espécie do gênero interpretação extensiva, para abranger os casos análogos, conforme fórmula casuística gravada no dispositivo legal. Há extensão aos casos semelhantes, análogos (in casi simili) aos regulados expressamente, para alcançar qualquer objeto cuja destinação precípua seja a fabricação, produção, preparação ou transformação de drogas.

42 Desnecessário que o equipamento ou objeto tenha destinação exclusiva ao emprego na fabricação, produção, preparação ou transformação de substância relacionada como droga, até porque tal hipótese é cerebrina, já que um objeto sempre poderá ser utilizado para uma outra finalidade. Não é preciso, portanto, que a coisa sirva unicamente para tal fim, o que importa é que possa também ser para isso usada, de modo que é relevante, em cada caso, averiguar a relação subjetiva do agente com o maquinário, aparelho ou objeto. Não se deve confundir os maquinários, aparelhos ou instrumentos de que trata o tipo com os simples objetos usados pelos usuários para consumo da droga, como as maricas, cachimbos para fumar maconha. Há ainda a presença do elemento normativo sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar. Se não estiver presente tal elemento, a conduta será atípica.

43 4. TIPO SUBJETIVO É o dolo, direto ou eventual e o elemento subjetivo do injusto consistente no especial fim de agir. Trata-se de delito de tendência subjetiva intensificada, em que o agente impregna sua conduta do significado desaprovado, já que sua configuração depende do ânimo do agente em relação ao objeto, isto é, da finalidade que o agente lhe empresta, quando é possível seu uso para outras finalidades.

44 5. CONSUMAÇÃO E TENTATIVA Consuma-se o delito com a realização de quaisquer das condutas incriminadas, independente da efetiva fabricação, preparação, produção ou transformação da droga. A tentativa é admissível, salvo nas condutas de adquirir e guardar. 6. CLASSIFICAÇÃO Delito comum, unissubjetivo, de mera atividade, de perigo abstrato, comissivo e doloso. É delito permanente nas modalidades de transportar, possuir e guardar, e instantâneo nas demais modalidades.

45 7. PENA Reclusão, de 3 (três) a 10 (dez) anos, e pagamento de (mil e duzentos) a (dois mil) diasmulta. Embora menor a pena privativa de liberdade que a do tráfico tipificado no artigo 33, caput, a pena pecuniária cumulativa é mais grave, o que viola o princípio da proporcionalidade. 8. AÇÃO PENAL Pública incondicionada.

46 IMPORTANTE O prazo prescricional da pretensão punitiva é de 16 (dezesseis) anos (art. 109, II, CP). O delito previsto no artigo 34 é absorvido pelo descrito no artigo 33, caput, quando a aquisição, posse ou guarda do instrumento caracteriza-se como ato precedente lógico da conduta de fabricar, preparar ou produzir a droga, posteriormente realizada pelo agente. Nada impede, entretanto, o concurso de delitos entre o artigo 34 e o artigo 33, se, v.g., o agente possui um aparelho ou instrumento próprio para a produção de cocaína e, concomitante, tem em depósito ou oferece à venda LSD ou maconha, e até mesmo cocaína, se esta não foi produzida com seu próprio equipamento. A competência para o processo e julgamento é da Justiça Federal, caso se verifique a transnacionalidade (art. 70 da Lei /2006).

47 ASSOCIAÇÃO PARA O TRÁFICO Art. 35. Associarem-se duas ou mais pessoas para o fim de praticar, reiteradamente ou não, qualquer dos crimes previstos nos arts. 33, caput e 1.º, e 34 desta Lei: Pena reclusão, de 3 (três) a 10 (dez) anos, e pagamento de 700 (setecentos) a (mil e duzentos) dias-multa. Parágrafo único. Nas mesmas penas do caput deste artigo incorre quem se associa para a prática reiterada do crime definido no art. 36 desta Lei.

48 1. BEM JURÍDICO É a paz pública, que é o sentimento coletivo de tranquilidade, e, de forma secundária, a saúde pública. 2. SUJEITOS Sujeito ativo pode ser qualquer pessoa. Trata-se de delito de concurso necessário, pois exige a pluralidade de agentes (pelo menos dois). Sujeito passivo é a coletividade.

49 3. TIPO OBJETIVO Pune-se a associação para o fim de praticar, reiteradamente ou não, qualquer dos crimes nos arts. 33, caput e parágrafo 1.º, e 34, desta Lei; ou, ainda, com o fim de prática reiterada do delito do artigo 36 também desse diploma legal. O legislador desvia-se da estrutura clássica do crime de quadrilha ou bando do artigo 288 do Código Penal, ao sancionar a associação a partir de duas pessoas. Associar-se tem o significado de agregar-se com ânimo perene, isto é, agrupar-se com propósito duradouro.

50 É a sociedade estável, distinguindo-se do mero concurso de pessoas justamente por essa estabilidade e porque, nela, a reunião de agentes é conduta preponderante, vindo os eventuais crimes subsequentes como consequência, enquanto no concurso de que trata o artigo 29 do Código Penal, o crime ou crimes a serem praticados constituem a própria razão da associação dos participantes. O tipo refere-se a duas ou mais pessoas, número no qual podem ser incluídos eventuais inimputáveis. É irrelevante que todos os associados se conheçam, já que pode haver a associação sem que os membros conheçam-se uns aos outros.

51 Desnecessário que haja organização hierárquica ou distribuição de tarefas entre os associados. Assim, configura-se o delito do artigo 35 tanto quando a finalidade de praticar os crimes dos arts. 33, caput e parágrafo 1.º, e 34, seja reiterada ou não. Entretanto, se o objetivo anelado pela associação é a prática do financiamento ou custeio de tais crimes, exige-se o propósito de reiteração, consoante o parágrafo único do artigo TIPO SUBJETIVO Dolo mais o elemento subjetivo do injusto, representado pela especial direção subjetiva que os associados dão à sociedade, qual seja, a finalidade de cometer, reiteradamente ou não, os crimes tipificados nos arts. 33, caput, e parágrafo 1.º, e 34; ou de, reiteradamente, financiar ou custear a prática desses delitos.

52 5. CONSUMAÇÃO E TENTATIVA Consuma-se o delito com a mera formação do grupo, isto é, com o ato de associarem-se os agentes, animados pelo propósito especial mencionado no tipo, independente de qualquer prática criminosa ulterior. A tentativa é inadmissível, porquanto os atos precedentes à ação de associarse momento subjetivo constituem meros atos preparatórios, e não início de execução. 6. CLASSIFICAÇÃO Delito comum, plurissubjetivo, de mera atividade, de ação única, de perigo abstrato, permanente, comissivo e doloso.

53 7. PENA Reclusão, de 3 (três) a 10 (dez) anos, e multa cumulativa de 700 (setecentos) a (mil e duzentos) dias-multa. 8. AÇÃO PENAL Pública incondicionada.

54 IMPORTANTE O prazo prescricional da pretensão punitiva é de 16 (dezesseis) anos (art. 109, II, CP). Com o advento da Lei /2006, fica superada a questão da aparente antinomia entre o artigo 8.º, da Lei 8.072/1990 e o artigo 14 da revogada Lei 6.368/1976, eis que, sendo lex specialis e, ainda, posterior, a matéria agora é regulada exclusivamente no artigo 35 da nova Lei Antidrogas, de forma que o crime de associação aperfeiçoa-se com a participação de apenas dois integrantes e as penas são, cumulativamente, de 3 a 10 anos de reclusão e multa de 700 a dias-multa. O delito em tela exige um vínculo associativo duradouro, voltado subjetivamente à perpetração de qualquer dos crimes mencionados no tipo. Ressalte-se que, se o fim visado pelo grupo é o custeio ou financiamento do tráfico, tipificado no artigo 36 da lei, exige-se o propósito de reiteração como elemento subjetivo, por força do que dispõe o parágrafo único do artigo 35.

55 O delito de associação é autônomo em relação aos eventuais crimes que a sociedade venha a cometer posteriormente. Assim, o associado que concorrer para o crime subsequente responderá pelos dois delitos, em concurso material. A exigência do concurso necessário, a partir da reunião de duas pessoas, afasta a possibilidade de incidência de qualquer hipótese de agravamento de pena pelo concurso de agentes ao tráfico que o grupo venha realizar, pois tal reunião já se constitui em delito autônomo. Isso não obsta, entretanto, a incidência da causa especial de aumento de pena, quer do crime autônomo do art. 35, quer daqueles descritos nos arts. 33 a 37 da Lei, que a quadrilha vier a praticar, em virtude de associação e/ou concurso com criança ou adolescente (art. 40, VI).

56 Não há possibilidade de concurso do crime do art. 35 da Lei com o delito de quadrilha ou bando do art. 288 do Código Penal, já que a figura típica de associação para o tráfico, pelo caráter especial, aplica-se em relação à associação criminosa dedicada ao tráfico de drogas e também a outros crimes. A competência será da Justiça Federal, se o bando tiver caráter internacional (art. 70 e parágrafo único, Lei /2006).

57 FINANCIAMENTO OU CUSTEIO DO TRÁFICO Art. 36. Financiar ou custear a prática de qualquer dos crimes previstos nos arts. 33, caput e 1.º, e 34 desta Lei: Pena reclusão, de 8 (oito) a 20 (vinte) anos, e pagamento de (mil e quinhentos) a (quatro mil) dias-multa.

58 1. BEM JURÍDICO É a saúde pública. 2. SUJEITOS Sujeito ativo do delito pode ser qualquer pessoa (delito comum). Sujeito passivo é a coletividade. 3. TIPO OBJETIVO As ações incriminadas consistem em financiar e custear. A redação é pleonástica, já que se tratam, na verdade, de expressões sinônimas, que têm o sentido de fornecer recursos, dar dinheiro, bancar os custos, assumir as despesas de uma atividade.

59 O legislador parece ter querido abarcar tanto a contribuição financeira parcial, com a expressão financiar, quanto a assunção integral das despesas, pelo uso do verbo custear. Pune-se com esse dispositivo a ação de suportar os custos ou despesas necessárias para a realização de quaisquer das condutas do artigo 33, caput e parágrafo 1.º, e artigo 34 da Lei /2006. É a tipificação autônoma de uma forma específica de participação no tráfico de drogas ou crimes assemelhados, que o legislador destacou como mais grave que a própria realização do tráfico.

60 Trata-se de delito habitual, o que se infere da previsão da causa de aumento do artigo 40, VII, incidente quando o agente custear a prática do crime, bem como, do quantum das penas, mais severas que a do próprio tráfico do artigo 33, o que, afastada a ideia de habitualidade da conduta, implicaria em manifesta ofensa ao princípio da proporcionalidade. Exige-se, assim, ao menos a tendência subjetiva de repetir a conduta, ou seja, o agente deve prestar a ajuda financeira ou bancar os custos do tráfico de drogas de forma reiterada ou, ao menos, com o propósito de reiteração. Se o agente restringe-se a auxiliar ou pagar uma única vez, de forma eventual, incide, por força do artigo 29 do Código Penal, no crime para o qual contribuiu (art. 33 ou 34, Lei /2006), com a causa de aumento do artigo 40, VII.

61 4. TIPO SUBJETIVO É o dolo. 5. CONSUMAÇÃO E TENTATIVA Consuma-se o delito com a ação que se ajuste à conduta de financiar ou custear, como, v.g., fornecer dinheiro, ou adquirir passagens para que o transportador da droga a leve ao destino etc. Irrelevante que o crime financiado não tenha chegado a realizar-se. Não é preciso que o ato, necessariamente, seja repetido, mas é necessário, cuidando-se de delito habitual, que ele integre ao menos um contexto ou propósito de habitualidade. A tentativa, em tese, é admissível.

62 6. CLASSIFICAÇÃO Delito comum, unissubjetivo, de mera atividade, de perigo abstrato, plurissubsistente, comissivo e doloso. 7. PENA Reclusão, de 8 (oito) a 20 (vinte) anos e multa cumulativa de (mil e quinhentos) a (quatro mil) dias-multa. 8. AÇÃO PENAL Pública incondicionada.

63 IMPORTANTE O prazo prescricional da pretensão punitiva é de 20 (vinte) anos (art. 109, I, CP). É o crime mais gravemente apenado na Lei /2006. Como é forma especial, mais gravosa, de participação nos crimes dos arts. 33, caput, e parágrafo 1.º, e 34, deve ser incluído no conceito de crime de tráfico, equiparado ao hediondo, da Lei 8.072/1990. Ressalte-se que não há na lei nenhuma infração penal sob o nomen juris de tráfico de drogas, de modo que a conceituação do tráfico é incumbência doutrinária e jurisprudencial. Se conduta menos grave é equiparada, sob o rótulo de tráfico, a crime hediondo, com maior razão o delito do artigo 36 deve ser contemplado na Lei 8.072/1990. A competência é da Justiça Federal se o crime tem caráter internacional.

64 COLABORAÇÃO PARA O TRÁFICO Art. 37. Colaborar, como informante, com grupo, organização ou associação destinados à prática de qualquer dos crimes previstos nos arts. 33, caput e 1.º, e 34 desta Lei: Pena reclusão, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e pagamento de 300 (trezentos) a 700 (setecentos) dias-multa.

65 1. BEM JURÍDICO A ordem pública e, secundariamente, a saúde pública. 2. SUJEITOS Sujeito ativo pode ser qualquer pessoa, exceto o próprio membro da associação ou grupo (delito comum). Sujeito passivo é a coletividade.

66 3. TIPO OBJETIVO A conduta incriminada consiste em colaborar (contribuir, cooperar) como informante, com grupo, organização ou associação destinados à prática de qualquer dos crimes pre vistos nos arts. 33, caput e parágrafo 1.º, e 34 desta Lei. Assim, para a configuração desse delito a colaboração deve ser no sentido de prestar informações, já que sua colaboração é na qualidade de informante e a informação deve ser relevante para a realização de qualquer dos delitos descritos nos arts. 33, caput e parágrafo 1.º, e 34 desta Lei.

67 É forma menos gravosa de participação em atividade de associação, grupo ou organização criminosa. Pune-se a conduta daquele que, não integrando o grupo criminoso, nem concorrendo diretamente para as atividades deste, passa-lhe informações úteis, v.g., o horário em que determinado local está desvigiado pela polícia. A forma de prestar a informação é irrelevante. Pode dar-se verbalmente, por escrito, por sinais luminosos ou sonoros, enfim, por qualquer meio apto a transmitir a notícia ou o conhecimento de um fato.

68 4. TIPO SUBJETIVO É o dolo, consubstanciado na vontade de contribuir e consciência, que inclui o conhecimento de que a informação é útil para a associação ou grupo criminoso dedicado ao tráfico de drogas. 5. CONSUMAÇÃO E TENTATIVA Consuma-se o delito com o fornecimento da informação, ou seja, no momento em que o colaborador faz chegar ao grupo destinatário a informação útil. A tentativa é admissível.

69 6. CLASSIFICAÇÃO Delito comum, unissubjetivo, de mera atividade, plurissubsistente, de perigo abstrato, instantâneo, comissivo e doloso. 7. PENA Reclusão, de 2 (dois) a 6 (seis) anos, e pagamento de 300 (trezentos) a 700 (setecentos) dias-multa. 8. AÇÃO PENAL Pública incondicionada.

70 IMPORTANTE O prazo prescricional da pretensão punitiva é de 12 (doze) anos (art. 109, III, CP). Cuida-se de forma especial, menos grave, de participação. A lei desvia-se da tradicional opção pelo sistema unitário ou monista e institui um delito de participação, desviando-se para a teoria dualista. O agente desse delito é também alcançado pela figura da delação premiada, caso colabore com a investigação, na forma do artigo 41 da Lei, embora não seja integrante ou membro da associação criminosa. Terá, nesse caso, a redução de sua pena, nos limites de 1/3 (um terço) a 2/3 (dois terços).

71 Atente-se a que o emprego da expressão grupo, organização ou associação dificulta a exegese do tipo. Grupo e associação podem ser distinguidos pelo fato de que o primeiro pode ter caráter eventual, não requestando o vínculo perene e estável que caracteriza a associação; entretanto, enquanto a legislação não definir o que seja uma organização criminosa, o tipo suscitará controvérsias.

72 PRESCRIÇÃO CULPOSA DE DROGA Art. 38. Prescrever ou ministrar, culposamente, drogas, sem que delas necessite o paciente, ou fazê-lo em doses excessivas ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar: Pena detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e pagamento de 50 (cinqüenta) a 200 (duzentos) dias-multa. Parágrafo único. O juiz comunicará a condenação ao Conselho Federal da categoria profissional a que pertença o agente.

73 1. BEM JURÍDICO A saúde pública e, concomitante, a saúde da pessoa que está sob cuidados médicos (paciente). 2. SUJEITOS Sujeito ativo é o médico, o dentista ou outro profissional da saúde apto a prescrever ou ministrar medicamentos (delito especial próprio). Sujeito passivo é a coletividade, titular do bem jurídico saúde pública, assim como o paciente que recebeu a droga desnecessária ou em dosagem excessiva.

74 3. TIPO OBJETIVO São duas as condutas incriminadas no tipo: prescrever (receituar, preceituar) e ministrar (aplicar, injetar, inocular) drogas de que o paciente não necessite, ou de que necessite em dose menor. Na primeira conduta prescrever o agente, na condição de médico, dentista ou assemelhado, em ação negligente, passa o receituário para que outrem, por sua conta, ministre a droga; na segunda, o próprio agente, profissional da saúde negligente, é quem aplica a droga desnecessária ou excessiva. Pune-se a conduta do agente que infringe o dever objetivo de cuidado, tratando-se de delito culposo. A culpa, nesse caso, é elemento normativo (face normativa aberta) do tipo.

75 4. CONSUMAÇÃO E TENTATIVA Consuma-se o delito, na modalidade prescrever, quando a receita chega ao destinatário, na modalidade ministrar, quando a substância é introduzida no corpo da vítima. Não admite tentativa, por tratar-se de delito culposo. 5. CLASSIFICAÇÃO Próprio, de mera atividade, de forma livre, comissivo, instantâneo, de perigo abstrato, culposo. 6. PENA Detenção, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e pagamento de 50 (cinqüenta) a 200 (duzentos) dias-multa. 7. AÇÃO PENAL Pública incondicionada

76 IMPORTANTE O prazo prescricional da pretensão punitiva é de 4 (quatro) anos (art. 109, V, CP). A competência para processo e julgamento é dos Juizados Especiais Criminais, pois trata-se de infração de menor potencial ofensivo (art. 61, Lei 9.099/1995). Havendo condenação, o juiz deverá comunicar ao Conselho da categoria profissional ao qual pertença o agente.

77 CONDUÇÃO DE AERONAVE OU EMBARCAÇÃO SOB O EFEITO DE DROGAS Art. 39. Conduzir embarcação ou aeronave após o consumo de drogas, expondo a dano potencial a incolumidade de outrem: Pena detenção, de 6 (seis) meses a 3 (três) anos, além da apreensão do veículo, cassação da habilitação respectiva ou proibição de obtê-la, pelo mesmo prazo da pena privativa de liberdade aplicada, e pagamento de 200 (duzentos) a 400 (quatrocentos) dias-multa. Parágrafo único. As penas de prisão e multa, aplicadas cumulativamente com as demais, serão de 4 (quatro) a 6 (seis) anos e de 400 (quatrocentos) a 600 (seiscentos) dias-multa, se o veículo referido no caput deste artigo for de transporte coletivo de passageiros.

78 1. BEM JURÍDICO A segurança jurídica 2. SUJEITOS Sujeito ativo pode ser qualquer pessoa (delito comum). Sujeito passivo é a coletividade. 3. TIPO OBJETIVO Sujeito A conduta incriminada consiste em conduzir (guiar, pilotar, dirigir) embarcação ou aeronave após o consumo de drogas, expondo a dano potencial a incolumidade de outrem. Trata-se de um delito de tráfego, por punir quem conduz embarcação (tráfego náutico) ou aeronave (tráfego aéreo) após haver consumido drogas. Demais disso, o delito é de perigo concreto, pois o tipo exige a prova deste ao estabelecer expressamente expondo a dano potencial a incolumidade de outrem.

79 4. TIPO SUBJETIVO É o dolo. 5. CONSUMAÇÃO E TENTATIVA Consuma-se o delito com a condução de embarcação ou aeronave, após a ingestão de drogas, ainda que em pequena quantidade. Sendo assim, é absolutamente dispensável que ocorra a completa intoxicação. Admissível a tentativa se a pessoa tenta conduzir a embarcação ou aeronave após ingerir drogas e é impedida por circunstâncias alheias a sua vontade, por exemplo, a ação de terceira pessoa.

80 6. CLASSIFICAÇÃO Delito comum, de mera atividade, de forma livre, comissivo, instantâneo, de perigo concreto, unissubjetivo, plurissubsistente. 7. PENA Detenção, de 6 (seis) meses a 3 (três) anos, além da apreensão do veículo, cassação da habilitação respectiva ou proibição de obtê-la, pelo mesmo prazo da pena privativa de liberdade aplicada, e pagamento de 200 (duzentos) a 400 (quatrocentos) dias-multa. 8. AÇÃO PENAL Pública incondicionada.

81 IMPORTANTE Prazo prescricional da pretensão punitiva: em 8 (oito) anos (art. 109, IV, CP). O art. 39 desta Lei não se aplica se a condução for de veículo automotor em via terrestre, caso em que incidirá o art. 306 da Lei 9.503/97 (Código de Trânsito Brasileiro). O art. 39 desta Lei é norma especial em relação ao art. 34 da Lei das Contravenções Penais, no caso de condução de embarcações.

CRIMES PRATICADOS PELA INTERNET

CRIMES PRATICADOS PELA INTERNET ESTUDO CRIMES PRATICADOS PELA INTERNET Ribamar Soares Consultor Legislativo da Área II Direito Civil e Processual Civil, Direito Penal e Processual Penal, de Família, do Autor, de Sucessões, Internacional

Leia mais

Doutrina - Omissão de Notificação da Doença

Doutrina - Omissão de Notificação da Doença Doutrina - Omissão de Notificação da Doença Omissão de Notificação da Doença DIREITO PENAL - Omissão de Notificação de Doença CP. Art. 269. Deixar o médico de denunciar à autoridade pública doença cuja

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2012

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2012 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2012 Altera a Lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006, para prever o crime de tráfico e consumo de drogas ilícitas, e dá outras providências. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº DE 2011

PROJETO DE LEI Nº DE 2011 PROJETO DE LEI Nº DE 2011 Altera a Lei nº 8.137, de 27 de dezembro de 1990, a Lei 8.666, de 21 de junho de 1993 e a Lei nº 8.884, de 11 de junho de 1994. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º O art. 4º

Leia mais

CRIMES CONTRA O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - ATUALIZAÇÕES

CRIMES CONTRA O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - ATUALIZAÇÕES CRIMES CONTRA O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL - ATUALIZAÇÕES - Evasão de divisas e lavagem de capitais as alterações da Lei 12.683/12 - Investigação de crimes financeiros - Cooperação jurídica internacional

Leia mais

ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 BM&FBOVESPA

ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 BM&FBOVESPA ANÁLISE DO EDITAL DE AUDIÊNCIA PÚBLICA SDM Nº 15/2011 MINUTA PROPOSTA CVM Art. 1º As pessoas habilitadas a atuar como integrantes do sistema de distribuição, os analistas, os consultores e os administradores

Leia mais

O bem jurídico tutelado é a paz pública, a tranqüilidade social. Trata-se de crime de perigo abstrato ou presumido.

O bem jurídico tutelado é a paz pública, a tranqüilidade social. Trata-se de crime de perigo abstrato ou presumido. ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA CONCEITO Dispõe o art. 288 do CP: Associarem-se três ou mais pessoas, para o fim específico de cometer crimes: Pena reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos. No delito em apreço, pune-se

Leia mais

Tropa de Elite Polícia Civil Legislação Penal Especial CBT - Parte Especial Liana Ximenes

Tropa de Elite Polícia Civil Legislação Penal Especial CBT - Parte Especial Liana Ximenes Tropa de Elite Polícia Civil Legislação Penal Especial CBT - Parte Especial Liana Ximenes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. CTB- Parte Especial Art. 302. Praticar

Leia mais

PONTO 1: Concurso de Crimes PONTO 2: Concurso Material PONTO 3: Concurso Formal ou Ideal PONTO 4: Crime Continuado PONTO 5: PONTO 6: PONTO 7:

PONTO 1: Concurso de Crimes PONTO 2: Concurso Material PONTO 3: Concurso Formal ou Ideal PONTO 4: Crime Continuado PONTO 5: PONTO 6: PONTO 7: 1 PROCESSO PENAL PONTO 1: Concurso de Crimes PONTO 2: Concurso Material PONTO 3: Concurso Formal ou Ideal PONTO 4: Crime Continuado PONTO 5: PONTO 6: PONTO 7: 1. CONCURSO DE CRIMES 1.1 DISTINÇÃO: * CONCURSO

Leia mais

SUMÁRIO. UNIDADE 10 Prescrição ou ministração culposa de drogas; UNIDADE 11 Condução de embarcação ou aeronave sob o efeito de drogas;

SUMÁRIO. UNIDADE 10 Prescrição ou ministração culposa de drogas; UNIDADE 11 Condução de embarcação ou aeronave sob o efeito de drogas; SUMÁRIO LEI Nº 11.343/06 NOVA LEI DE DROGAS; UNIDADE 1 UNIDADE 2 UNIDADE 3 UNIDADE 4 Antinomia aparente de normas penais; Delito de posse de drogas ilícitas para consumo pessoal; Vedação da prisão em flagrante;

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Atualizado até 13/10/2015 RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO NOÇÕES INTRODUTÓRIAS Quando se fala em responsabilidade, quer-se dizer que alguém deverá

Leia mais

DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941

DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941 Código de Processo Penal. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o art. 180 da Constituição, decreta a seguinte Lei: LIVRO II DOS

Leia mais

Marco Civil da Internet

Marco Civil da Internet Marco Civil da Internet Tendências em Privacidade e Responsabilidade Carlos Affonso Pereira de Souza Professor da Faculdade de Direito da UERJ Diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) @caffsouza

Leia mais

Legislação Tributária ARRECADAÇÃO. Início dos Efeitos 10057/2014 14-02-2014 14-02-2014 1 14/02/2014 14/02/2014

Legislação Tributária ARRECADAÇÃO. Início dos Efeitos 10057/2014 14-02-2014 14-02-2014 1 14/02/2014 14/02/2014 Legislação Tributária ARRECADAÇÃO Ato: Lei Número/Complemento Assinatura Publicação Pág. D.O. Início da Vigência Início dos Efeitos 10057/2014 14-02-2014 14-02-2014 1 14/02/2014 14/02/2014 Ementa: Cria

Leia mais

L G E ISL S A L ÇÃO O ES E P S EC E IAL 8ª ª-

L G E ISL S A L ÇÃO O ES E P S EC E IAL 8ª ª- DIREITO PENAL IV LEGISLAÇÃO ESPECIAL 8ª - Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Direito penal IV 2 EXTORSÃO Art. 158 - Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter

Leia mais

ARTIGO 14 da Lei nº 6368/76: CRIME HEDIONDO!

ARTIGO 14 da Lei nº 6368/76: CRIME HEDIONDO! ARTIGO 14 da Lei nº 6368/76: CRIME HEDIONDO! ELIANE ALFRADIQUE O artigo 14 da Lei nº 6.368/76 tem causado certa dificuldade em sua aplicação prática. O enunciado do artigo em questão, tipifica a associação

Leia mais

NORMA PENAL EM BRANCO

NORMA PENAL EM BRANCO NORMA PENAL EM BRANCO DIREITO PENAL 4º SEMESTRE PROFESSORA PAOLA JULIEN OLIVEIRA DOS SANTOS ESPECIALISTA EM PROCESSO. MACAPÁ 2011 1 NORMAS PENAIS EM BRANCO 1. Conceito. Leis penais completas são as que

Leia mais

Validade, Vigência, Eficácia e Vigor. 38. Validade, vigência, eficácia, vigor

Validade, Vigência, Eficácia e Vigor. 38. Validade, vigência, eficácia, vigor Validade, Vigência, Eficácia e Vigor 38. Validade, vigência, eficácia, vigor Validade Sob o ponto de vista dogmático, a validade de uma norma significa que ela está integrada ao ordenamento jurídico Ela

Leia mais

Férias Individuais e Coletivas; Período Aquisitivo e Concessivo; Remuneração; Abono; Efeitos na Rescisão Contratual

Férias Individuais e Coletivas; Período Aquisitivo e Concessivo; Remuneração; Abono; Efeitos na Rescisão Contratual Lição 6. Férias Férias Individuais e Coletivas; Período Aquisitivo e Concessivo; Remuneração; Abono; Efeitos na Rescisão Contratual 6.1. FÉRIAS INDIVIDUAIS: arts. 129 a 138 da CLT. As férias correspondem

Leia mais

LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997.

LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997. LEI Nº 9.503, DE 23 DE SETEMBRO DE 1997. CAPÍTULOXV DAS INFRAÇÕES Art. 161. Constitui infração de trânsito a inobservância de qualquer preceito deste Código, da legislação complementar ou das resoluções

Leia mais

MEDIDA: RESPONSABILIZAÇÃO DOS PARTIDOS POLÍTICOS E CRIMINALIZAÇÃO DO CAIXA 2

MEDIDA: RESPONSABILIZAÇÃO DOS PARTIDOS POLÍTICOS E CRIMINALIZAÇÃO DO CAIXA 2 MEDIDA: RESPONSABILIZAÇÃO DOS PARTIDOS POLÍTICOS E CRIMINALIZAÇÃO DO CAIXA 2 16ª P R O P O S T A L E G I S L A T I V A ANTEPROJETO DE LEI Altera a Lei 9.096/95 para prevê a responsabilização dos partidos

Leia mais

Direito Penal. Prof. Davi André Costa TEORIA GERAL DO CRIME

Direito Penal. Prof. Davi André Costa TEORIA GERAL DO CRIME TEORIA GERAL DO CRIME 1. Conceito de infração penal: a) Unitário (monista): infração penal é expressão sinônima de crime. Adotado pelo Código Penal do Império (1830). b) Bipartido (dualista ou dicotômico):

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática Professor: Rodrigo J. Capobianco LEGISLAÇÃO ESPECIAL LEI DE DROGAS * A Lei 11.343/06 trata do assunto drogas ilícitas A mencionada lei pode ser

Leia mais

Capítulo 1 Crimes Hediondos Lei 8.072/1990

Capítulo 1 Crimes Hediondos Lei 8.072/1990 Sumário Prefácio... 11 Apresentação dos autores... 13 Capítulo 1 Crimes Hediondos Lei 8.072/1990 1. Para entender a lei... 26 2. Aspectos gerais... 28 2.1 Fundamento constitucional... 28 2.2 A Lei dos

Leia mais

AUTORIZAÇÃO DE USO DE BEM PERMANENTE EM AMBIENTE EXTERNO A UFRB

AUTORIZAÇÃO DE USO DE BEM PERMANENTE EM AMBIENTE EXTERNO A UFRB AUTORIZAÇÃO DE USO DE BEM PERMANENTE EM AMBIENTE EXTERNO A UFRB 1 BASE LEGAL LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 (Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das Autarquias

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO SUJEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO

ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO SUJEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO ROTEIRO DE ESTUDOS DIREITO DO TRABALHO SUJEITOS DA RELAÇÃO DE EMPREGO I. EMPREGADOR 1. Conceito A definição celetista de empregador é a seguinte: CLT, art. 2º - Considera-se empregador a empresa, individual

Leia mais

Lei nº 14.592, de 19 de outubro de 2011. Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei:

Lei nº 14.592, de 19 de outubro de 2011. Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei: Lei nº 14.592, de 19 de outubro de 2011 Proíbe vender, ofertar, fornecer, entregar e permitir o consumo de bebida alcoólica, ainda que gratuitamente, aos menores de 18 (dezoito) anos de idade, e dá providências

Leia mais

Decreto 5912/06 Decreto nº 5.912, de 27 de setembro de 2006

Decreto 5912/06 Decreto nº 5.912, de 27 de setembro de 2006 Decreto 5912/06 Decreto nº 5.912, de 27 de setembro de 2006 Regulamenta a Lei no 11.343, de 23 de agosto de 2006, que trata das políticas públicas sobre drogas e da instituição do Sistema Nacional de Políticas

Leia mais

ALTERAÇÃO NO CÓDIGO PENAL: O DELITO DE FAVORECIMENTO DA PROSTITUIÇÃO OU DE OUTRA FORMA DE EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇA OU ADOLESCENTE OU DE VULNERÁVEL

ALTERAÇÃO NO CÓDIGO PENAL: O DELITO DE FAVORECIMENTO DA PROSTITUIÇÃO OU DE OUTRA FORMA DE EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇA OU ADOLESCENTE OU DE VULNERÁVEL ALTERAÇÃO NO CÓDIGO PENAL: O DELITO DE FAVORECIMENTO DA PROSTITUIÇÃO OU DE OUTRA FORMA DE EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇA OU ADOLESCENTE OU DE VULNERÁVEL. Nomen juris: a Lei nº 12.978/2014 alterou o nome

Leia mais

CAPÍTULO XVI DAS PENALIDADES

CAPÍTULO XVI DAS PENALIDADES CAPÍTULO XVI DAS PENALIDADES Art. 256. A autoridade de trânsito, na esfera das competências estabelecidas neste Código e dentro de sua circunscrição, deverá aplicar, às infrações nele previstas, as seguintes

Leia mais

CONSIDERANDO o que o Sr. João Lima Goes relatou ao Conselho Tutelar de Alto Piquiri Paraná, cuja cópia segue em anexo;

CONSIDERANDO o que o Sr. João Lima Goes relatou ao Conselho Tutelar de Alto Piquiri Paraná, cuja cópia segue em anexo; RECOMENDAÇÃO ADMINISTRATIVA nº 05/2012 CONSIDERANDO que, nos termos do art. 201, inciso VIII, da Lei nº 8.069/90, compete ao Ministério Público zelar pelo efetivo respeito aos direitos e garantias legais

Leia mais

RESPONSABILIDADE DO SERVIDOR E DEVERES DO ADMINISTRADOR

RESPONSABILIDADE DO SERVIDOR E DEVERES DO ADMINISTRADOR RESPONSABILIDADE DO SERVIDOR E DEVERES DO ADMINISTRADOR A punição administrativa ou disciplinar não depende de processo civil ou criminal a que se sujeite também o servidor pela mesma falta, nem obriga

Leia mais

Monster. Concursos ABUSO DE AUTORIDADE

Monster. Concursos ABUSO DE AUTORIDADE Monster Concursos ABUSO DE AUTORIDADE AULÃO PM-MG 06/03/2015 ABUSO DE AUTORIDADE LEI Nº 4.898, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1965. #AULÃO #AQUIÉMONSTER Olá Monster Guerreiro, seja bem-vindo ao nosso Aulão, como

Leia mais

LEI PENAL X NORMA PENAL VIGÊNCIA A PERSECUÇÃO PENAL. -A persecução penal no Brasil é dividia em 5 fases: LEIS PENAIS INCOMPLETAS

LEI PENAL X NORMA PENAL VIGÊNCIA A PERSECUÇÃO PENAL. -A persecução penal no Brasil é dividia em 5 fases: LEIS PENAIS INCOMPLETAS 1 DIREITO PENAL PONTO 1: LEI PENAL X NORMA PENAL PONTO 2: VIGÊNCIA PONTO 3: FASES DA PERSECUÇÃO PENAL PONTO 4: LEIS PENAIS INCOMPLETAS PONTO 5: APLICAÇÃO DA LEI PENAL NO TEMPO PONTO 6: LEIS INTERMINTENTES

Leia mais

O Novo Regime das Medidas Cautelares no Processo Penal

O Novo Regime das Medidas Cautelares no Processo Penal 202 O Novo Regime das Medidas Cautelares no Processo Penal Juliana Andrade Barichello 1 O objetivo deste trabalho é discorrer sobre os principais pontos das palestras, enfatizando a importância das alterações

Leia mais

PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS

PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS 1. Quanto à fonte: a) Alimentos legais: fixados pela lei, fundamentados no direito de família, decorrentes do casamento, ou união estável ou da relação de parentesco

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 4.433, DE 23 DE JULHO DE 2015. Brasil. CAPÍTULO I DO OBJETO E DO ÂMBITO DE APLICAÇÃO

RESOLUÇÃO Nº 4.433, DE 23 DE JULHO DE 2015. Brasil. CAPÍTULO I DO OBJETO E DO ÂMBITO DE APLICAÇÃO RESOLUÇÃO Nº 4.433, DE 23 DE JULHO DE 2015 Dispõe sobre a constituição e o funcionamento de componente organizacional de ouvidoria pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar

Leia mais

O PAPEL DO MINISTÉRIO PÚBLICO P NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE

O PAPEL DO MINISTÉRIO PÚBLICO P NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE O PAPEL DO MINISTÉRIO PÚBLICO P NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE DAS DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS RELATIVAS ÀS FUNÇÕES DO MINISTÉRIO PÚBLICO Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público: I- promover,

Leia mais

O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO

O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO O MENSALÃO E A PERDA DE MANDATO ELETIVO José Afonso da Silva 1. A controvérsia 1. A condenação, pelo Supremo Tribunal Federal, na Ação Penal 470, de alguns deputados federais tem suscitado dúvidas relativamente

Leia mais

Prescrição da pretensão punitiva

Prescrição da pretensão punitiva PRESCRIÇÃO PENAL 1 CONCEITO É o instituto jurídico mediante o qual o Estado, por não fazer valer o seu direito de punir em determinado tempo, perde o mesmo, ocasionando a extinção da punibilidade. É um

Leia mais

MPE Direito Penal Aplicação da Lei Penal no Tempo e no Espaço Emerson Castelo Branco

MPE Direito Penal Aplicação da Lei Penal no Tempo e no Espaço Emerson Castelo Branco MPE Direito Penal Aplicação da Lei Penal no Tempo e no Espaço Emerson Castelo Branco 2013 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. 1. APLICAÇÃO DA LEI PENAL NO TEMPO E NO

Leia mais

RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA, CIVIL E PENAL NA SUPERVISÃO DOS FUNDOS DE PENSÃO. Rio de Janeiro, 11 de agosto de 2015

RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA, CIVIL E PENAL NA SUPERVISÃO DOS FUNDOS DE PENSÃO. Rio de Janeiro, 11 de agosto de 2015 RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA, CIVIL E PENAL NA SUPERVISÃO DOS FUNDOS DE PENSÃO Rio de Janeiro, 11 de agosto de 2015 1 RESPONSABILIDADES TRIPARTITES RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA RESPONSABILIDADE CIVIL

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E CIDADANIA

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E CIDADANIA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E CIDADANIA PROJETO DE LEI N o 3.962, DE 2012 Altera e inclui dispositivos na Lei nº 8.906, de 04 de julho de 1994, e no Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940,

Leia mais

NOVA LEI ANTICORRUPÇÃO

NOVA LEI ANTICORRUPÇÃO NOVA LEI ANTICORRUPÇÃO O que muda na responsabilização dos indivíduos? Código Penal e a Lei 12.850/2013. MARCELO LEONARDO Advogado Criminalista 1 Regras Gerais do Código Penal sobre responsabilidade penal:

Leia mais

RESPONSABILIDADE DOS ATORES POLÍTICOS E PRIVADOS

RESPONSABILIDADE DOS ATORES POLÍTICOS E PRIVADOS SEGURANÇA DE BARRAGENS DE REJEITOS RESPONSABILIDADE DOS ATORES POLÍTICOS E PRIVADOS SIMEXMIN OURO PRETO 18.05.2016 SERGIO JACQUES DE MORAES ADVOGADO DAS PESSOAS DAS PESSOAS NATURAIS A vida é vivida por

Leia mais

TERMO DE INTEGRAÇÃO OPERACIONAL PARA INSTITUIR O FÓRUM PERMANENTE DE PREVENÇÃO À VENDA E AO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES

TERMO DE INTEGRAÇÃO OPERACIONAL PARA INSTITUIR O FÓRUM PERMANENTE DE PREVENÇÃO À VENDA E AO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES TERMO DE INTEGRAÇÃO OPERACIONAL PARA INSTITUIR O FÓRUM PERMANENTE DE PREVENÇÃO À VENDA E AO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES CONSIDERANDO que o art. 227 da Constituição da República

Leia mais

Súmulas em matéria penal e processual penal.

Súmulas em matéria penal e processual penal. Vinculantes (penal e processual penal): Súmula Vinculante 5 A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição. Súmula Vinculante 9 O disposto no artigo

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO

DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO EXCLUSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO Art. 175 ao Art. 182 CTN Centro de Ensino Superior do Amapá Direito Financeiro e Tributário II Professora: Ilza Facundes Macapá-AP, 2013.1

Leia mais

ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO DISCIPLINAR

ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO DISCIPLINAR ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO DISCIPLINAR A CLT ao estabelecer em seu artigo 2º a definição de empregador, concede a este o poder e o risco da direção da atividade, controlando e disciplinando o trabalho, aplicando,

Leia mais

COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL. MENSAGEM N o 479, DE 2008

COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL. MENSAGEM N o 479, DE 2008 COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES E DE DEFESA NACIONAL MENSAGEM N o 479, DE 2008 Submete à consideração do Congresso Nacional o texto do Tratado de Extradição entre a República Federativa do Brasil e o Governo

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO

O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO LEI N. 1.021, DE 21 DE JANEIRO DE 1992 "Define microempresa para efeito fiscal previsto na Lei Complementar n. 48/84 e dá outras providências." O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE seguinte Lei: FAÇO SABER que

Leia mais

II FONACRIM ENUNCIADOS

II FONACRIM ENUNCIADOS II FONACRIM ENUNCIADOS 1. Nos crimes tributários, o parâmetro objetivo para aplicação da insignificância penal excluídas as condutas fraudulentas é o valor do credito tributário (principal e acessório)

Leia mais

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA

COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA E DE CIDADANIA PROJETO DE LEI N o 3.966, DE 2004 Modifica a Lei nº 9.609, de 1998, que dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programa de computador. Autor:

Leia mais

DIREITO PENAL MILITAR

DIREITO PENAL MILITAR DIREITO PENAL MILITAR Objetivos: Definir direito penal e direito penal militar; Distinguir direito penal militar das demais denominações do direito e dos demais direitos e ciências afins; Distinguir lei

Leia mais

Lei n.º 11/2014, de 6 de março. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:

Lei n.º 11/2014, de 6 de março. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Lei n.º 11/2014, de 6 de março A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: Artigo 1.º Objeto 1. A presente lei estabelece mecanismos de convergência

Leia mais

PL 2.057/2003 E APENSOS

PL 2.057/2003 E APENSOS E APENSOS Dispõe sobre a gestão, a organização e o controle social das Agências Reguladoras CAPÍTULO V Da Articulação das Agências Reguladoras com os órgãos de Defesa do Consumidor e do Meio Ambiente Deputado

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2011. Art. 2.º Para os efeitos desta lei, considera-se:

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2011. Art. 2.º Para os efeitos desta lei, considera-se: PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2011 Estabelece a forma de recolhimento e destinação final de baterias automotivas e industriais, compostas por Chumbo e Ácido Sulfúrico. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art.

Leia mais

MULTA VALOR EM UFIR MULTA

MULTA VALOR EM UFIR MULTA MULTA -Imposta e arrecadada pelo órgão com circunscrição sobre a via onde haja ocorrido a infração. -O valor decorre da natureza da infração, assim como a respectiva pontuação. NATUREZA DA INFRAÇÃO MULTA

Leia mais

DISCIPLINA AS ATIVIDADES DE LAN HOUSES, E ESTABELECIMENTOS SEMELHANTES NO MUNICIPIO DE MONTE ALEGRE DE MINAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

DISCIPLINA AS ATIVIDADES DE LAN HOUSES, E ESTABELECIMENTOS SEMELHANTES NO MUNICIPIO DE MONTE ALEGRE DE MINAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. LEI Nº 2.380/2008 DISCIPLINA AS ATIVIDADES DE LAN HOUSES, E ESTABELECIMENTOS SEMELHANTES NO MUNICIPIO DE MONTE ALEGRE DE MINAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A Câmara Municipal de Monte Alegre de Minas aprovou,

Leia mais

ACORDO DE RECIFE ACORDO PARA A APLICAÇÃO DOS CONTROLES INTEGRADOS EM FRONTEIRA ENTRE OS PAÍSES DO MERCOSUL

ACORDO DE RECIFE ACORDO PARA A APLICAÇÃO DOS CONTROLES INTEGRADOS EM FRONTEIRA ENTRE OS PAÍSES DO MERCOSUL MERCOSUL/CMC/DEC N 5/93 ACORDO DE RECIFE ACORDO PARA A APLICAÇÃO DOS CONTROLES INTEGRADOS EM FRONTEIRA ENTRE OS PAÍSES DO MERCOSUL TENDO EM VISTA: o Art. 13 do Tratado de Assunção, o Art. 10 da Decisão

Leia mais

www.apostilaeletronica.com.br

www.apostilaeletronica.com.br DIREITO PENAL PARTE GERAL I. Princípios Penais Constitucionais... 003 II. Aplicação da Lei Penal... 005 III. Teoria Geral do Crime... 020 IV. Concurso de Crime... 027 V. Teoria do Tipo... 034 VI. Ilicitude...

Leia mais

EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE

EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE RETROATIVIDADE DA LEI QUE NÃO MAIS CONSIDERA O FATO COMO CRIMINOSO ART. 107, III ABOLITIO CRIMINIS O CRIME É APAGADO CONSIDERA-SE INEXISTENTE PRESCRIÇÃO ART. 107, IV CP PRESCRIÇÃO LIMITAÇÃO TEMPORAL DO

Leia mais

Sumário. Prefácio... 15 Introdução... 19. PRIMEIRA PARTE - aspectos gerais... 23. Capítulo 1 Noções gerais aplicáveis aos crimes tributários...

Sumário. Prefácio... 15 Introdução... 19. PRIMEIRA PARTE - aspectos gerais... 23. Capítulo 1 Noções gerais aplicáveis aos crimes tributários... Sumário Prefácio... 15 Introdução... 19 PRIMEIRA PARTE - aspectos gerais... 23 Capítulo 1 Noções gerais aplicáveis aos crimes tributários... 25 1. Infração tributária e crime contra a ordem tributária...

Leia mais

1 Conflito de leis penais no tempo.

1 Conflito de leis penais no tempo. 1 Conflito de leis penais no tempo. Sempre que entra em vigor uma lei penal, temos que verificar se ela é benéfica ( Lex mitior ) ou gravosa ( Lex gravior ). Lei benéfica retroage alcança a coisa julgada

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 01/2005. A Comissão Estadual dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Estado do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições legais,

RESOLUÇÃO Nº 01/2005. A Comissão Estadual dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Estado do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições legais, RESOLUÇÃO Nº 01/2005 A Comissão Estadual dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Estado do Rio de Janeiro, no uso de suas atribuições legais, CONSIDERANDO que a Lei nº 9.099/95 é uma Lei de Princípios,

Leia mais

RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA RESPONSABILIDADE CIVIL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 Suponha se que Maria estivesse conduzindo o seu veículo quando sofreu um acidente de trânsito causado por um ônibus da concessionária do serviço público

Leia mais

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO RIO GRANDE DO SUL DIRETORIA TÉCNICA DIVISÃO DE HABILITAÇÃO RACHA

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO RIO GRANDE DO SUL DIRETORIA TÉCNICA DIVISÃO DE HABILITAÇÃO RACHA DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO RIO GRANDE DO SUL DIRETORIA TÉCNICA DIVISÃO DE HABILITAÇÃO RACHA Uma atitude que pode custar vidas Racha, também chamado popularmente de pega, é uma forma de corrida

Leia mais

RESOLVEU: I - probidade na condução das atividades no melhor interesse de seus clientes e na integridade do mercado;

RESOLVEU: I - probidade na condução das atividades no melhor interesse de seus clientes e na integridade do mercado; Estabelece normas e procedimentos a serem observados nas operações em bolsas de valores e dá outras providências. O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS torna público que o Colegiado, em sessão

Leia mais

PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DE EMISSÃO DA VIA VAREJO S.A.

PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DE EMISSÃO DA VIA VAREJO S.A. PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DE EMISSÃO DA VIA VAREJO S.A. 1 ÍNDICE 1 OBJETIVOS... 3 2 PARTICIPANTES... 3 3 ADMINISTRAÇÃO DO PLANO... 3 4 AÇÕES OBJETO DESTE PLANO... 5 5 OUTORGA DA OPÇÃO... 5 6 EXERCÍCIO

Leia mais

7. Tópicos Especiais em Responsabilidade Civil. Tópicos Especiais em Direito Civil

7. Tópicos Especiais em Responsabilidade Civil. Tópicos Especiais em Direito Civil 7. Tópicos Especiais em Responsabilidade Civil Tópicos Especiais em Direito Civil Introdução A Responsabilidade Civil surge em face de um descumprimento obrigacional pela desobediência de uma regra estabelecida

Leia mais

RDC 60. Perguntas e Respostas. RDC nº 60, RDC 60 - PERGUNTAS E RESPOSTAS

RDC 60. Perguntas e Respostas. RDC nº 60, RDC 60 - PERGUNTAS E RESPOSTAS Regulamentação SOBRE AMOSTRAS GRÁTIS DE MEDICAMENTOS RDC 60 Perguntas e Respostas RDC nº 60, de 26 de NOVEmbro de 2009 1 Regulamentação SOBRE AMOSTRAS GRÁTIS RDC 60 Perguntas e Respostas RDC nº 60, de

Leia mais

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 655, DE 2011

SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 655, DE 2011 SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 655, DE 2011 Altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente, para prever o crime e a infração administrativa de venda de bebidas

Leia mais

FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL NAS VIAS DE TRÂNSITO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE PRODUTOS PERIGOSOS

FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL NAS VIAS DE TRÂNSITO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE PRODUTOS PERIGOSOS Revisão 00 Setembro/ 2015 Sindicarga FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL NAS VIAS DE TRÂNSITO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE PRODUTOS PERIGOSOS Palestrante: FRANCESCO CUPELLO Presidente INTRODUÇÃO O Transporte Rodoviário

Leia mais

Celebrado em Brasília, aos 20 dias do mês de março de 1996, em dois originais, nos idiomas português e alemão, ambos igualmente válidos.

Celebrado em Brasília, aos 20 dias do mês de março de 1996, em dois originais, nos idiomas português e alemão, ambos igualmente válidos. ACORDO-QUADRO ENTRE O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E O GOVERNO DA REPÚBLICA FEDERAL DA ALEMANHA SOBRE COOPERAÇÃO EM PESQUISA CIENTÍFICA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO O Governo da República

Leia mais

LEI Nº 12.546/2011 (MP 540/2011) ORIENTAÇÕES PRÁTICAS - DESONERAÇÃO FOLHA DE PAGAMENTO TI/TIC

LEI Nº 12.546/2011 (MP 540/2011) ORIENTAÇÕES PRÁTICAS - DESONERAÇÃO FOLHA DE PAGAMENTO TI/TIC LEI Nº 12.546/2011 (MP 540/2011) ORIENTAÇÕES PRÁTICAS - DESONERAÇÃO FOLHA DE PAGAMENTO TI/TIC 1 INTRODUÇÃO Em 15 de dezembro de 2011 a Presidente da República SANCIONOU a Lei nº 12.546/2011 (decorrente

Leia mais

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte Lei: LEI Nº 6140, DE 29 DE DEZEMBRO DE 2011. ALTERA OS ARTS. 54, 59, 62 E 69 DA LEI Nº 2657, DE 26 DE DEZEMBRO DE 1996, QUE DISPÕE SOBRE O IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Leia mais

São Paulo, 04 de Maio de 2015 Ofício SINOG 022/2015

São Paulo, 04 de Maio de 2015 Ofício SINOG 022/2015 São Paulo, 04 de Maio de 2015 Ofício SINOG 022/2015 À Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos - DIPRO Gerente-Geral de Estrutura e Operação dos Produtos

Leia mais

EFICÁCIA E APLICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS

EFICÁCIA E APLICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS EFICÁCIA E APLICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS 1 Eficácia é o poder que tem as normas e os atos jurídicos para a conseqüente produção de seus efeitos jurídicos próprios. No sábio entendimento do mestre

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 12.977, DE 20 MAIO DE 2014. Vigência Regula e disciplina a atividade de desmontagem de veículos automotores terrestres; altera

Leia mais

REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 2.016-F DE 2015. O CONGRESSO NACIONAL decreta:

REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 2.016-F DE 2015. O CONGRESSO NACIONAL decreta: REDAÇÃO FINAL PROJETO DE LEI Nº 2.016-F DE 2015 Regulamenta o disposto no inciso XLIII do art. 5º da Constituição Federal, disciplinando o terrorismo, tratando de disposições investigatórias e processuais

Leia mais

AULA 02 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; 205 214; 227 229 LEI 8.069 DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 02

AULA 02 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; 205 214; 227 229 LEI 8.069 DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 02 AULA 02 ROTEIRO CONSTITUIÇÃO FEDERAL ART. 5º; 37-41; 205 214; 227 229 LEI 8.069 DE 13/07/1990 ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E C A PARTE 02 CAPÍTULO VII DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SEÇÃO I DISPOSIÇÕES

Leia mais

EXERCÍCIOS ATO INFRACIONAL.

EXERCÍCIOS ATO INFRACIONAL. EXERCÍCIOS ATO INFRACIONAL. 1.José foi inserido em medida sócio-educativa de internação, com prazo indeterminado. Durante o cumprimento da medida sócio-educativa, já tendo completado dezoito anos, praticou

Leia mais

QUADRO PADRONIZADO PARA APRESENTAÇÃO DE SUGESTÕES E COMENTÁRIOS

QUADRO PADRONIZADO PARA APRESENTAÇÃO DE SUGESTÕES E COMENTÁRIOS QUADRO PADRONIZADO PARA APRESENTAÇÃO DE SUGESTÕES E COMENTÁRIOS Remetente: Signatário: CIRCULAR PROPOSTA SUGESTÃO DE ALTERAÇÃO JUSTIFICATIVA OU COMENTÁRIO CIRCULAR SUSEP N.º de 2004., de Disciplina os

Leia mais

PARECER Nº, DE 2015. RELATOR: Senador MARCELO CRIVELLA I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE 2015. RELATOR: Senador MARCELO CRIVELLA I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2015 Da COMISSÃO DE ASSUNTOS SOCIAIS, em decisão terminativa, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 533, de 2013, do Senador Sérgio Souza, que estabelece a obrigatoriedade de as farmácias

Leia mais

COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES. PROJETO DE LEI N o 4.607, DE 2009 I - RELATÓRIO

COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES. PROJETO DE LEI N o 4.607, DE 2009 I - RELATÓRIO COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES PROJETO DE LEI N o 4.607, DE 2009 Altera dispositivos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), aumentando a progressividade das penalidades nos casos em que o condutor de

Leia mais

INTER E PR P ET E A T Ç A Ã Ç O Ã O D A D A LE L I E

INTER E PR P ET E A T Ç A Ã Ç O Ã O D A D A LE L I E INTERPRETAÇÃO DA LEI PROCESSUAL ART. 3º DO CPP INTERPRETAÇÃO É a atividade mental realizada com objetivo de extrair a norma legal o seu conteúdo, estabelecendo seu âmbito de incidência e exato sentido.

Leia mais

PROJETO BÁSICO AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

PROJETO BÁSICO AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA PROJETO BÁSICO AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA Projeto Básico da Contratação de Serviços: Constitui objeto do presente Projeto Básico a contratação de empresa especializada em serviços de comunicação

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV AULA DIA 25/05/2015 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com DIREITO PROCESSUAL PENAL IV Procedimento Sumaríssimo (Lei 9.099/95) - Estabelece a possibilidade de conciliação civil,

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 1.006, DE 2015 (Do Sr. Takayama)

PROJETO DE LEI N.º 1.006, DE 2015 (Do Sr. Takayama) *C0052306A* C0052306A CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 1.006, DE 2015 (Do Sr. Takayama) Estabelece a obrigatoriedade de que todo o transporte escolar no território nacional seja feito mediante a

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 7.716, DE 5 DE JANEIRO DE 1989. Mensagem de veto Vide Lei nº 12.735, de 2012 Texto compilado Define os crimes resultantes de

Leia mais

BR MALLS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ nº 06.977.745/0001-91 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

BR MALLS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ nº 06.977.745/0001-91 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES 1. OBJETIVOS DO PLANO BR MALLS PARTICIPAÇÕES S.A. CNPJ nº 06.977.745/0001-91 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES 1.1. Os objetivos do Plano de Opção de Compra de Ações da BR Malls Participações S.A. ( Companhia

Leia mais

CONSULTA Nº 91.404/2012

CONSULTA Nº 91.404/2012 1 CONSULTA Nº 91.404/2012 Assunto: Dificuldades com internações de pacientes dependentes químicos, encaminhados por ordem judicial Relator: Conselheiro Mauro Gomes Aranha de Lima. Ementa: Hospital psiquiátrico.

Leia mais