Diálogo 3 H : Boa noite,... Como vai? M : Bem, obrigada. E você? H : Ótimo. M :... prazer. H :..., até à vista. M : Adeus e boa noite.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Diálogo 3 H : Boa noite,... Como vai? M : Bem, obrigada. E você? H : Ótimo. M :... prazer. H :..., até à vista. M : Adeus e boa noite."

Transcrição

1 Soluções dos exercícios da Unidade 3 O que quer dizer...? / O que significa...? Por exemplo : A : O que quer dizer árvore? B : Árvore quer dizer boom. A : Muito bem. B : O que significa óculos? A : Não sei. B : Óculos significa bril. A : Ah! Obrigada pela informação. Folhetos Folheto n 1 : - O folheto destina-se a turistas. - Encontrou o folheto no Turismo. Folheto n 2 : - O folheto destina-se a pessoas que gostam da música de Caetano Veloso. - Encontrou o folheto no Turismo e na Fnac Olá! Olá! Olá! Tudo bem? Tudo bem. Associa 1 a ; 2 d ; 3 e ; 4 b Completa os diálogos seguintes Diálogo 1 M : Bom dia,... H :..., como está? M : Muito bem,... H : ótimo M : Adeus! Diálogo 3 H : Boa noite,... Como vai? M : Bem, obrigada. E você? H : Ótimo. M :... prazer. H :..., até à vista. M : Adeus e boa noite. Diálogo 2 H : Olá, boa tarde. M : Estou mais ou menos. H : / M : Está bem. Diálogo 4 M :... como estão? H : Estamos bem,... M : Também estou boa. H / M :..., até à próxima. H : Ciao. / Xau. / Tchau.

2 O que é que estão a fazer? 1. Está a apanhar sol. 2. Está a ler um livro. 3. Está a ver televisão. 4. Está a telefonar. 5. Está a escrever uma carta. 6. Está a andar de bicicleta. O que é que estão a fazer? Está a telefonar. Estão a falar. Está a tomar café. Está a abrir um presente. Está a fechar a porta. Está a ensinar. Está a tomar banho. Estão a esperar. Está a escrever. Está a comprar um jornal. Está a vender um jornal. Está a comer. Está a tocar música. Estão a jogar futebol. Está a trabalhar. Fala ou está a falar? 1. Ele fala... Neste momento está a falar estamos a tomar... agora. tomamos sempre O Henrique toca... Neste momento está a tocar estão a jogar jogam... todos os sábados. 5. Neste momento, ela está a estudar... Ela estuda muito e Trabalhamos todos os dias. Agora, estamos a trabalhar. O que é que vão fazer no próximo fim de semana? 1) A Cristina vai ir ao cinema. Vai ver um filme. (Não se repete o verbo ir.) 2) O Ricardo vai jogar futebol. 3) O Luís vai tocar piano. 4) O Senhor Santos vai jogar golfe. 5) A Dona Inês vai jogar ténis. 6) O Senhor Alberto vai ler o jornal. Donde é? Onde mora? De que cidade é? De que país é? Em que cidade mora? Em que país mora? Lien de Amsterdão da Holanda no Rio de Janeiro no Brasil Paul de Bruxelas da Bélgica em Lisboa em Portugal Ludwig de Bruxelas da Bélgica em Lisboa em Portugal Ricardo do Porto de Portugal em Antuérpia na Bélgica Sophie de Paris de França em Maputo em Moçambique André de Coimbra de Portugal em Coimbra em Portugal José de São Paulo do Brasil em Nova Iorque nos EUA Ana de Berlim da Alemanha em Madrid em Espanha E você? de Aarschot da Bélgica em Lovaina na Bélgica

3 Donde é? de + artigo definido de de + o de + a de + os de + as = do = da = dos = das Onde mora? em + artigo definido em em + o em + a em + os em + as = no = na = nos = nas Onde moram? 1) Donald Trump mora nos EUA. 2) O príncipe Carlos mora em / na Inglaterra. 3) O rei Filipe mora na Bélgica. 4) Emmanuel Macron mora em / na França. 5) Marcelo Rebelo de Sousa mora em Portugal. 6) Michel Temer mora no Brasil. 7) O rei Filipe VI mora em / na Espanha. Donde são? 1) O Gert-Jan é da Holanda. 2) O João é de Portugal. 3) O Jean é de / da França. 4) O Juan é de / da Espanha. 5) O Giovanni é de / da Itália. 6) o John é de / da Inglaterra. Qual é a sua profissão e onde trabalha? 1) O Eduardo Lima é taxista em Lisboa. 2) O Augusto Pires é empregado de mesa no restaurante Casa típica em Braga. 3) A Rita Pereira é vendedora de fruta no mercado do Bolhão no Porto. 4) A Maria João Pinto é secretária num escritório duma empresa alemã. Qual é a profissão destas pessoas e onde trabalham? 1) O Stefan é diretor de vendas numa empresa internacional. 2) O Ricardo é professor de português numa escola de línguas. 3) O José é cozinheiro num restaurante. 4) A Adriana é enfermeira num hospital particular. 5) A Mieke é artista de arte moderna num ateliê em casa. Onde trabalha? em + artigo indefinido em + um em + uma = num = numa de + artigo indefinido de + um de + uma = dum = duma

4 Onde é que trabalham? 2) O João trabalha numa escola. 3) Vocês trabalham num restaurante. 4) Tu trabalhas numa farmácia. 5) Eles trabalham nos Correios / CTT. (nos = em + os) 6) A senhora trabalha num supermercado. 7) Nós trabalhamos numa empresa internacional. 8) Ele trabalha num hotel. 9) Nós trabalhamos num hospital. 10) Vocês trabalham num banco. Onde? 1) Estudo português em Lovaina / no CLT / numa escola de línguas na Bélgica. 2) Moro em Duisburg, na Bélgica. 3) Estou no CLT / numa escola de línguas / na sala ) O CLT fica em Lovaina. / na Dekenstraat. 5) Trabalho numa escola. / numa empresa. / num banco. / num escritório. Onde mora(m)? Onde trabalha(m)? + O A OS AS UM UMA UNS UMAS EM no na nos nas num numa nuns numas DE do da dos das dum duma duns dumas Nome o José a Maria e o Carlos Onde mora / moram? O José mora em Lisboa. O José mora num apartamento. A Maria e o Carlos moram em Faro. A Maria e o Carlos moram numa casa. o Dr. Ribeiro O doutor Ribeiro mora no Rio de Janeiro. O doutor Ribeiro mora num apartamento. a D. Lurdes e o Sr. Lopes A dona Lurdes e o senhor Lopes moram em Luanda. A dona Lurdes e o senhor Lopes moram numa casa. Onde trabalha / trabalham? O José trabalha numa empresa de segurança. A Maria trabalha no aeroporto (de Faro). O Carlos trabalho no hospital central de Faro. O doutor Ribeiro trabalha num banco. A dona Lurdes e o senhor Lopes são reformados.

5 Completa o esquema seguindo o modelo. O André é belga. é... mora trabalha... da Bélgica na Bélgica num restaurante A Annie é holandesa de Lovaina Bruxelas Antuérpia da Holanda em Lovaina Bruxelas Antuérpia na Holanda num hospital particular de Amsterdão de Haia em Amsterdão em Haia O Kurt é alemão da Alemanha na Alemanha num hotel O Flávio é brasileiro A Alice é americana de Berlim de Hamburgo de Munique do Brasil do Rio de Janeiro de São Paulo de Brasília dos Estados Unidos da América em Berlim em Hamburgo em Munique no Brasil no Rio de Janeiro em São Paulo em Brasília nos Estados Unidos da América na USP (Universidade de São Paulo) numa escola de línguas de Nova Iorque em Nova Iorque A Véronique é francesa de / da França em / na França numa agência de viagens de Paris em Paris O Carlos é espanhol de / da Espanha em / na Espanha numa empresa americana de Madrid em Madrid A Joana é portuguesa /!\ de Portugal /!\ em Portugal num centro comercial de Lisboa do Porto em Lisboa no Porto

6 Rap das línguas Linha 1 : gosto / gostas Linha 4 : estou / está Linha 5 : francês / português Linha 9 : italiano / espanhol Linha 11 : estudas / estudo Linha 15 : ter / ser Linha 17 : finlandês / francês Linha 20 : virão / virá Linha 26 : inglês / chinês Linha 32 : aprender / ler Linha 35 : cantar / estudar E tu? Que línguas falas? Por exemplo : Eu falo muito bem inglês e francês. Falo mais ou menos espanhol. Falo um pouco de português e russo. Não falo chinês, norueguês, finlandês, árabe, turco,... Que línguas falam? francês português chinês alemão português neerlandês português inglês espanhol russo italiano alemão Pergunta ao teu colega / à tua colega Respostas possíveis : 1) Falo francês no trabalho. 2) Falo inglês no trabalho e com o meu vizinho. 3) Falo neerlandês com a minha família. 4) Falo português com a professora, com os meus colegas e com a minha namorada brasileira / portuguesa. 5) Não sei falar espanhol. 6) Falo alemão durante as férias na Alemanha. No hotel, no restaurante e nas lojas. Apresentar alguém. Continua o diálogo. Christine : Sr. Saraiva : Christine : Sr. Saraiva : Christine : Sr. Saraiva : Christine : Estudo, sim. Estudo português numa escola de línguas para adultos em Lovaina. A Christine gosta de Lisboa? Gosto, sim. Adoro aprender português e visitar a cidade. A Christine quer ir jantar connosco hoje? Quero, sim. Então, vamos a Belém. Conheço lá um restaurante muito bom. Ótimo. Apresentar alguém (informal) Este é o meu amigo Paulo. Esta é a Ana. Muito prazer!

7 Completa o diálogo. boa tarde! Como está? Olá Miguel. Estou bem,... Estou bem,... este é o meu amigo esta é a Ana. O meu nome é... Muito prazer,... Bom dia! Teresa : Sr. Santos : Teresa : Sr. Santos : Bom dia, senhor Santos! Como está? Bom dia, dona Teresa! Bem, obrigado. E a senhora? Muito bem. Sr. Santos, estes são os meus amigos do Brasil : a Glória e o Gil Ferreira. Muito prazer. Bem- vindos a Portugal. Boa tarde! Miguel : Rui : Miguel : Sara : Olá, Rui! Boa tarde! Olá! Miguel, esta é a Sara, a minha namorada. Sara, este é o meu colega, Miguel. Como está, Sara? Estou bem, obrigada. A Ana. Completa o texto ANTES de ouvi-lo. Por exemplo Olá! Apresento- te a Ana. A Ana é portuguesa. (nacionalidade). É de Coimbra. (cidade) mas mora em Lisboa. (cidade) A Ana tem vinte e dois anos. (idade) O namorado dela chama- se Jan. (nome) Ele é belga. (nacionalidade) A Ana tem muitos amigos. A Ana mora na Bélgica. (país) mas os pais dela moram em Portugal. (país) A Ana vive num apartamento. Ela gosta muito do Tobias. O Tobias é um amigo.

8 Agora, ouve atentamente o texto. Assinala as frases corretas e corrige as frases falsas. 1) Sim, é portuguesa. 2) Não, não mora em Coimbra. Mora em Paris 3) Sim, tem 21 anos. 4) A Ana não tem namorado. 5) Ela tem muitos amigos franceses e portugueses. 6) Moram, sim. 7) Sim, vive num apartamento com uma amiga, a Véronique. 8) O Tobias é o cão dela. :-) São amigos, sim. :-) Exercício A/B Perguntas : - Onde mora o/a...? - Que idade tem o/a...? / Quantos anos tem o/a...? - Qual é a profissão dele / dela? - O que gosta de fazer nos tempos livres? - Que línguas fala? Respostas : - A Inês mora em Aveiro. Tem catorze anos. É estudante. Gosta de ver televisão e de jogar computador. Fala português e inglês. - O Pedro mora em Lisboa. Tem vinte e sete anos. É médico. Gosta de ler e de jogar golfe. Fala português, inglês e espanhol. - A Mariana mora em Bragança. Tem quarenta e dois anos. É secretária. Gosta de cozinhar e de ir à praia. Fala português e francês. - O Roberto mora na Madeira. Tem trinta e um anos. É eletricista. Gosta de jogar futebol e de brincar com os filhos. Fala português. - O José mora em Évora. Tem dezoito anos. É estudante universitário. Gosta de sair com os amigos e de navegar na internet. Fala português, inglês e alemão. - A Rita mora em Castelo Branco. Tem cinquenta e quatro anos. É professora. Gosta de escrever poemas e de ir ao cinema. Fala português, francês e italiano. Como é que os portugueses se cumprimentam? Saudações Os portugueses Saudação verbal Aperto de mão Beijinho(s) 1) entre crianças e os pais : x 2) entre adolescentes e os pais : x 3) entre adolescentes e os amigos : x Abraço 4) entre amigos homens : x x x 5) entre amigos de sexo oposto : x x 6) entre mulheres (amigas e familiares) : x 7) quando apresentado/a a um conhecido de um amigo : x x

O L Á! C O M O E S T Á?

O L Á! C O M O E S T Á? O L Á! C O M O E S T Á? U n i d a d e 1 9 U N I D A D E 1 A. Apresentação 1 - Leia e ouça o diálogo. Ler e ouvir Pablo: Olá! Como se chama? Ana: Chamo-me Ana. E você? Pablo: Sou o Pablo. Ana: De onde é?

Leia mais

Olá! Como está? 1. Complete com os artigos definidos: o / a / os / as. 2. Complete com: de / do / da / dos / das.

Olá! Como está? 1. Complete com os artigos definidos: o / a / os / as. 2. Complete com: de / do / da / dos / das. 1 5 1. Complete com os artigos definidos: o / a / os / as. professora casas médico alunos amigo diretor secretária capital número dicionários 2. Complete com: de / do / da / dos / das. Ele é... Portugal

Leia mais

5) Manel = Manuel 6) Nela = Manuela 7) Quim = Joaquim 8) Rafa = Rafael

5) Manel = Manuel 6) Nela = Manuela 7) Quim = Joaquim 8) Rafa = Rafael Soluções dos exercícios da Unidade 2 Nomes portugueses 1) Cacá = Carlos 2) Chico = Francisco 3) Gabi = Gabriela 4) Lena = Helena 5) Manel = Manuel 6) Nela = Manuela 7) Quim = Joaquim 8) Rafa = Rafael 9)

Leia mais

Dialogar em Português

Dialogar em Português Dialogar em Português Helena Lemos 11,3 mm Helena Lemos Dialogar em Português e visa desenvolver a competência de comunicação em situações da vida quotidiana, M Y CM MY CY CMY K através da audição de diálogos

Leia mais

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 4 por completo do livrotexto Muito Prazer Unidade 4 I Verbos regulares no futuro do presente simples indicativo Estar Ser Ir Eu estarei

Leia mais

APRENDER PORTUGUÊS COMPREENSÃO ORAL CARLA OLIVEIRA LUÍSA COELHO NÍVEIS A1/A2 INICIAL. Português para estrangeiros Portuguese for foreigners LIVRO + CD

APRENDER PORTUGUÊS COMPREENSÃO ORAL CARLA OLIVEIRA LUÍSA COELHO NÍVEIS A1/A2 INICIAL. Português para estrangeiros Portuguese for foreigners LIVRO + CD LIVRO + CD APRENDER PORTUGUÊS 1 COMPREENSÃO ORAL CARLA OLIVEIRA LUÍSA COELHO NÍVEIS A1/A2 INICIAL Português para estrangeiros Portuguese for foreigners TÍTULO APRENDER PORTUGUÊS 1 - COMPREENSÃO ORAL AUTORAS

Leia mais

Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau. Exames e Resposta do Ano 2017/2018.

Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau. Exames e Resposta do Ano 2017/2018. Exame Unificado de Acesso (Línguas e Matemática) às Quatro Instituições do Ensino Superior de Macau Exames e Resposta do Ano 2017/2018 Português B I Leia o seguinte texto com atenção. A Chan Sut Ieng é

Leia mais

Olá! Como está? ser / ser de ter / em chamar-se; morar (em); falar

Olá! Como está? ser / ser de ter / em chamar-se; morar (em); falar Olá! Como está? 1 Apresentar-se Cumprimentar Despedir-se Dar informações de carácter pessoal Nome Morada Estado civil Nacionalidades Países / Cidades Profissões Números (até 20) Adjetivos Pronomes pessoais

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO GONÇALVES ZARCO. (A preencher pelo aluno) (A preencher pelo professor) Nível:

ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO GONÇALVES ZARCO. (A preencher pelo aluno) (A preencher pelo professor) Nível: ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO GONÇALVES ZARCO Teste de Diagnóstico PPT (Português para Todos) 8 Páginas Duração: 90 minutos janeiro de 2016 (A preencher pelo aluno) Nome: (Indique o seu nome e apelido) Data:

Leia mais

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO PROFESSORA Bom dia meninos, estão bons? TODOS Sim. PROFESSORA Então a primeira pergunta que eu vou fazer é se vocês gostam

Leia mais

A MANIA DAS CONDIÇÕES

A MANIA DAS CONDIÇÕES PB Episódio #010 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto: Marta Costa e Juanito Avelar Voz: Marta Costa e Juanito Avelar Didatização: Catarina Stichini e Marta Costa A MANIA DAS CONDIÇÕES O Simão tem 20 anos,

Leia mais

Portuguese as a foreign language TEST

Portuguese as a foreign language TEST Portuguese as a foreign language TEST Prénom / First Name: Nom / Family Name: Adresse / Address: e-mail / Tel: Marque a alternativa que melhor completa as frases abaixo. 1- Como seu fim de semana? está

Leia mais

PRONOMBRES PERSONALES PRONOMBRES DE TRATAMIENTO

PRONOMBRES PERSONALES PRONOMBRES DE TRATAMIENTO PRONOMBRES PERSONALES 1 PESSOA 2 PESSOA 3 PESSOA SINGULAR Eu Tu Ele / Ela PLURAL Nós Vós Eles / Elas 1 Persona: QUIEN HABLA 2 Persona: COM QUIEN SE HABLA 3 Persona: DE QUIEN SE HABLA PRONOMBRES DE TRATAMIENTO

Leia mais

T U R I S M O D E N E G Ó C I O S

T U R I S M O D E N E G Ó C I O S MUNDO REUNIÕES POR MERCADO Valor Var. 14/13 Quota Valor Var. 15/14 Quota 12 518-4,2-549 100,0 Número de reuniões por mercado 12 063-3,6-455 100,0 918-1,8-17 7,3 1 EUA 925 0,8 7 7,7 1 705-8,7-67 5,6 2 Alemanha

Leia mais

CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA COMPREENSÃO DA LEITURA PRODUÇÃO E INTERAÇÃO ESCRITAS INFORMAÇÕES E INSTRUÇÕES Esta componente tem a duração de 75 minutos. Esta componente tem

Leia mais

Triénio 2017_2019 CONSELHO DE SUPERIOR. Secção de voto de BRAGANÇA:

Triénio 2017_2019 CONSELHO DE SUPERIOR. Secção de voto de BRAGANÇA: Triénio 2017_2019 CONSELHO DE SUPERIOR Secção de voto de BRAGA TOTAL DE VOTANTES: 881 (oitocentos e oitenta e um) TOTAL DE VOTOS: 881 (oitocentos e oitenta e um) VOTOS em branco: 79 (setenta e nove) VOTOS

Leia mais

Permita-me que eu me apresente. Meu nome é...

Permita-me que eu me apresente. Meu nome é... Parabéns! Felicidades! Muitos anos de vida! Tchim, tchim! Saúde! Quantos anos você tem? Tenho... anos. Oi! / Olá! Tchau! Bom dia. Boa tarde. Boa noite. Como vai? E aí? Tudo joia? Tudo beleza? De onde você?

Leia mais

INQUÉRITO PERSPETIVAS VERÃO 2015

INQUÉRITO PERSPETIVAS VERÃO 2015 INQUÉRITO PERSPETIVAS VERÃO 2015 Taxa de Ocupação quarto Taxa de Ocupação quarto MAIS DE 80% 58% MELHOR 54% DE 61% A 80% 30% IGUAL 42% DE 41% A 60% PIOR 1% NÃO APLICÁVEL ATÉ 40% 2% 58% esperam uma taxa

Leia mais

Fui à biblioteca tentar escolher. Um bom livro para ler. Mas era difícil descobrir. Aquele que me ia surpreender! Desisti da ideia de procurar

Fui à biblioteca tentar escolher. Um bom livro para ler. Mas era difícil descobrir. Aquele que me ia surpreender! Desisti da ideia de procurar Fui à biblioteca tentar escolher Um bom livro para ler Mas era difícil descobrir Aquele que me ia surpreender! Desisti da ideia de procurar E vim cá para fora brincar. Os meus amigos riam-se de mim E eu

Leia mais

Acta nº 4. a) Corpo Docente. Lista A Análises Clínicas e de Saúde Pública Efectivos

Acta nº 4. a) Corpo Docente. Lista A Análises Clínicas e de Saúde Pública Efectivos Acta nº 4 Aos seis dias do mês de Novembro de dois mil e catorze pelas catorze horas reuniu a Comissão Eleitoral da eleição das Comissões de Curso da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de

Leia mais

CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA COMPREENSÃO DA LEITURA PRODUÇÃO E INTERAÇÃO ESCRITAS INFORMAÇÕES E INSTRUÇÕES PARA OS CANDIDATOS Esta componente tem a duração de 1 hora e 15 minutos.

Leia mais

PE Episódio Oferta Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Marta Costa e Catarina Stichini Voz: Catarina Stichini BEIJO OU NÃO BEIJO?

PE Episódio Oferta Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Marta Costa e Catarina Stichini Voz: Catarina Stichini BEIJO OU NÃO BEIJO? PE Episódio Oferta Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Marta Costa e Catarina Stichini Voz: Catarina Stichini BEIJO OU NÃO BEIJO? Vou visitar uns amigos portugueses e não sei bem o que fazer. Vi nas telenovelas

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos

Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos Turma : A 1342 1 Ana Laura Surrador Ribeiro 14 S 1343 2 Ana Margarida Barbosa da Silva 14 S 1344 3 Ana Sofia Ferreira Coelho 14 S 1440 4 André Filipe Alves Duarte 14 S 1460 5 Diogo Filipe Quintas Rodrigues

Leia mais

Tens alguma bagagem? Sim, tenho a minha mochila e um saco grande. Bom, eu fico com o saco e tu ficas com a mochila. Está bem?

Tens alguma bagagem? Sim, tenho a minha mochila e um saco grande. Bom, eu fico com o saco e tu ficas com a mochila. Está bem? Nível 1 CHEGADA Olá! És a Sandra? Sou, sim, e tu, és o João? Sim, finalmente! Como estás? Estou bem, e tu? Muito bem, obrigada. E a viagem, foi boa? Não foi má... Estou um pouco cansada e tenho sede. Está

Leia mais

VERA, DE MONTEMOR-O-NOVO PARA VÄSTERÅS

VERA, DE MONTEMOR-O-NOVO PARA VÄSTERÅS PE Episódio #67 Nível I - Iniciação (A1-A2) Texto: Vera Guita e Catarina Stichini Voz: Vera Guita e Catarina Stichini VERA, DE MONTEMOR-O-NOVO PARA VÄSTERÅS Entrevista a Vera Guita, que saiu de Portugal

Leia mais

2016/2017 LISTA DE MANUAIS ADOTADOS Escola EB2,3 de Frei Bartolomeu dos Mártires

2016/2017 LISTA DE MANUAIS ADOTADOS Escola EB2,3 de Frei Bartolomeu dos Mártires Ano / Disciplina Título ISBN Autor(es) Editora Preço Nº alunos (estimativa) 5º Ano Ciências Naturais Terra Viva 978-989-708-802-5 Isabel Caldas, Isabel Pestana NTILLANA 19.02 110 Educação Física Passa

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação 14762193 ALEXANDRA MARIA PINTO SILVA Sim 18 085 09 15 (quinze) Aprovado 15194664 ÁLVARO FILIPE PINTO SOARES Sim 10 076 08 09 (nove) 32/49 15597854 ÁLVARO JOSÉ GOMES DA SILVA Sim 11 070 07 10 (dez) Aprovado

Leia mais

TAREFA 1 (INTERAÇÃO) - FICHA 1A

TAREFA 1 (INTERAÇÃO) - FICHA 1A TAREFA 1 (INTERAÇÃO) - FICHA 1A Tempo de preparação: 1 minuto Tempo de intervenção conjunta: de 4 a 5 minutos PESSOA CANDIDATA A FIM DE SEMANA Mora com o seu colega e no próximo fim de semana vão receber

Leia mais

CLT6ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD CLC 6 Formador

CLT6ESCOLA SECUNDÁRIA DO MONTE DA CAPARICA Curso de Educação e Formação de Adultos NS Trabalho Individual Área / UFCD CLC 6 Formador 1 de 11 O Turismo Guião de Exploração Indicadores sobre o turismo em Portugal 27 de Setembro de 2010, 01:58 As receitas do turismo em Portugal aumentaram 12 por cento em Julho, o Algarve foi o destino

Leia mais

Fichas de Português. Bloco V. Estruturas Gramaticais. Números cardinais ; 101 a Количественные числительные... Numerale cardinale...

Fichas de Português. Bloco V. Estruturas Gramaticais. Números cardinais ; 101 a Количественные числительные... Numerale cardinale... Fichas de Português Bloco V Estruturas Gramaticais Números cardinais ; 101 a 1 000 000 000. Количественные числительные... Numerale cardinale... Preposição + pronomes pessoais. Пpeдлoг + мecтoимeниe. Prepoziţii

Leia mais

Lista de admitidos a exame Acesso Específico (12º Ano)

Lista de admitidos a exame Acesso Específico (12º Ano) Lista de admitidos a exame 201718 Acesso Específico (12º Ano) Apto para exame(s) Local de Exame: Alemanha - BERLIM - Embaixada de Portugal 292 Ana Strijac Alemão Local de Exame: Angola - LUANDA - Embaixada

Leia mais

Conteúdo. Estás pronto para viver uma aventura? Junta-te a nós e vem descobrir o que andam os adultos a fazer durante o dia. Página 6.

Conteúdo. Estás pronto para viver uma aventura? Junta-te a nós e vem descobrir o que andam os adultos a fazer durante o dia. Página 6. Conteúdo Estás pronto para viver uma aventura? Junta-te a nós e vem descobrir o que andam os adultos a fazer durante o dia Página 6 Página 18 Na nossa escola Na obra Página 10 Página 22 Nas lojas No hospital

Leia mais

ORDEM DOS ENFERMEIROS. Dados Estatísticos a

ORDEM DOS ENFERMEIROS. Dados Estatísticos a ORDEM DOS ENFERMEIROS Dados Estatísticos a 31-12-2013 Departamento de Informática Jan de 2014 Índice 1. Evolução dos enfermeiros ativos por sexo:... 1 2. Evolução dos enfermeiros admitidos em comparação

Leia mais

o Rafa. Os dois andavam sempre juntos, brincavam juntos,

o Rafa. Os dois andavam sempre juntos, brincavam juntos, 4 Era uma vez um dragão chamado Kiko que tinha um amigo inseparável, o Rafa. Os dois andavam sempre juntos, brincavam juntos, comiam juntos e contavam todos os seus segredos um ao outro, só não dormiam

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência

Ministério da Educação e Ciência 14348127 ADRIANA ISABEL PEREIRA RIBEIRO Não -------- 053 05 05 (cinco) 14832779 ANA CARINA FERREIRA LOPES Sim 16 078 08 14 (catorze) Aprovado 14296519 ANA CATARINA CARVALHO CUNHA Sim 13 085 09 12 (doze)

Leia mais

Ata da Instalação da Assembleia Municipal. Lagoa - Algarve

Ata da Instalação da Assembleia Municipal. Lagoa - Algarve Ata da Instalação da Assembleia Municipal De Lagoa - Algarve 1 Ata da Instalação da Assembleia Municipal de Lagoa - Algarve ----Aos dezanove dias do mês de outubro do ano de dois mil e treze, pelas quinze

Leia mais

Jornal Dá a Vez e Dá a Voz

Jornal Dá a Vez e Dá a Voz Jornal Dá a Vez e Dá a Voz Grupo de Inclusão agosto 2017 Nº 105 MUSEU BERARDO CENTRO SOCIAL DE ALFRAGIDE JULHO 2017 No dia 25 de Julho, o grupo do Centro Social de Alfragide, convidado pelo Museu Berardo,

Leia mais

ORDEM DOS ENFERMEIROS. Dados Estatísticos a

ORDEM DOS ENFERMEIROS. Dados Estatísticos a ORDEM DOS ENFERMEIROS Dados Estatísticos a 31-12-2014 Departamento de Informática fev de 2015 Índice 1. Evolução dos enfermeiros ativos por sexo:... 1 2. Evolução dos enfermeiros ativos (cuidados gerais):...

Leia mais

Lista de admitidos a exame Acesso Específico (12º Ano)

Lista de admitidos a exame Acesso Específico (12º Ano) Lista de admitidos a exame 201617 Acesso Específico (12º Ano) Apto para exame(s) Angola - LUANDA - Embaixada de Portugal em Luanda- Instituto Camões 2149 PEDRO MANUEL NEVES FERREIRA Holanda - HAIA - Embaixada

Leia mais

Listagem de alunos 9º1. Ano/Turma: Ano letivo 2017/2018 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CAMILO CASTELO BRANCO

Listagem de alunos 9º1. Ano/Turma: Ano letivo 2017/2018 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CAMILO CASTELO BRANCO 9º1 31764 1 Adriana Rego Andrade 14 Francês CCM 31754 2 Ana Carolina da Costa Alves 14 EMRC Francês CCM 31703 3 Ana Catarina Abreu Gonçalves 13 Francês CCM 31790 4 Ana Francisca Gomes Miranda 14 Francês

Leia mais

ANEXO 5 CENÁRIOS DE CORRECÇÃO DA FICHA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PRÉ-TESTE/PÓS-TESTE)

ANEXO 5 CENÁRIOS DE CORRECÇÃO DA FICHA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PRÉ-TESTE/PÓS-TESTE) ANEXO 5 CENÁRIOS DE CORRECÇÃO DA FICHA DE LÍNGUA PORTUGUESA (PRÉ-TESTE/PÓS-TESTE) 171 FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DE LISBOA ESCOLA SECUNDÁRIA/3 PADRE ALBERTO NETO - QUELUZ CENÁRIOS DE CORRECÇÃO

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação 2.ª Fase Classificações Válidas para a 1.ª Fase de Candidatura 14466539 ADRIANO ANDRÉ DA CUNHA DA COSTA Sim 11 056 06 10 (dez) Aprovado 14210914 ANA ISABEL ALVES RIBEIRO Não -------- 087 09 09 (nove) -------------------

Leia mais

Real Brazilian Conversations #21 Premium PDF Guide Brazilian Portuguese Podcast, by RLP reallylearnportuguese.com

Real Brazilian Conversations #21 Premium PDF Guide Brazilian Portuguese Podcast, by RLP reallylearnportuguese.com Subjects on this conversation: How it is like to live in Uberlândia MG. Context: In this conversation André talks to his aunt Edmárcia, about the city of Uberlândia, in Minas Gerais state. She tells us

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação 14310630 ADRIANA ISABEL OLIVEIRA NEVES Não -------- 115 12 12 (doze) ------------------- 14624239 ANA CARINA PEREIRA DA SILVA Sim 13 083 08 12 (doze) Aprovado 14386179 ANA CATARINA MARTINS DUARTE RIOS

Leia mais

AE Arganil_Contratação de Escola_H28_EF_Gr 620_16 horas (horário temporário)

AE Arganil_Contratação de Escola_H28_EF_Gr 620_16 horas (horário temporário) AE Arganil_Contratação de Escola_H28_EF_Gr 620_16 horas (horário temporário) Ordenação Graduação Profissional Nome 1 28,473 Bruno Alexandre Ribeiro da Costa 2 27,285 Catarina Maria de Almeida Santos Santiago

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos

Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos Turma : A 1342 1 Ana Laura Surrador Ribeiro 13 S 1343 2 Ana Margarida Barbosa da Silva 13 S 1344 3 Ana Sofia Ferreira Coelho 13 S 1440 4 André Filipe Alves Duarte 13 S 1350 5 Cláudia Lourenço Costa 12

Leia mais

CURSO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

CURSO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA CURSO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA PROGRAMA TEMÁTICO NÍVEIS A1 A2 UNIDADES ÁREAS LEXICAIS / VOCABULÁRIO ÁREAS GRAMATICAIS COMPETÊNCIAS PRÁTICA ESPECÍFICA Chamar-se [chamo-me; chama-se] Identificar-se

Leia mais

mstituto POLITÉCNICO DE BRAGANÇA

mstituto POLITÉCNICO DE BRAGANÇA mstituto POLITÉCNICO DE BRAGANÇA ^ ^( 5o. í\c\ a)imiq Ciências Biomédicas Laboratoriais LICENCIATURA Mtino Branco Choupina Amadeu Ferro Borges Ana da Conceição Saraiva e Sousa Tavares Ana Rodrigues António

Leia mais

Ano Letivo 2016/ Lista de manuais escolares adotados

Ano Letivo 2016/ Lista de manuais escolares adotados 5.º Ano Ciências Naturais Terra à Vista! - Ciências Naturais - 5.º Ano Física Fair Play - Física 5.º/6.º anos 978-972-0-20679-4 Ilídio André Costa, José Américo Barros, Lucinda Motta, Maria dos Anjos Viana,

Leia mais

PE Episódio #81 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Joaquim Jorge e Catarina Stichini NUM SITE DE DATING.

PE Episódio #81 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Joaquim Jorge e Catarina Stichini NUM SITE DE DATING. PE Episódio #81 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Joaquim Jorge e Catarina Stichini NUM SITE DE DATING A Carla mudou-se há uns meses para o Canadá e está em casa de um amigo português,

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência EXAMES FINAIS NACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO PAUTA FINAL

Ministério da Educação e Ciência EXAMES FINAIS NACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO PAUTA FINAL 14858302 ADERITO DANIEL MENDES ABREU Não --------- 010 01 01 (um) ------------------- 14752613 ADRIANA FILIPA DE SOUSA TELES Sim 15 146 15 15 (quinze) Aprovado 14137347 ADRIANO FILIPE MACHADO FREITAS Sim

Leia mais

INQUÉRITO BALANÇO PERSPETIVAS NUTS II

INQUÉRITO BALANÇO PERSPETIVAS NUTS II INQUÉRITO BALANÇO 2016 - PERSPETIVAS 2017- NUTS II Balanço 2016 Taxa de ocupação quarto Preço médio por quarto vendido 7% 17% 1 16% 1 7% 3% 7% 2 7 7 73% 81% 93% 91% 100% 8 8 82% 76% 86% 100% 82% NORTE

Leia mais

Educação Infantil LIVRO DO ALUNO. Vol. I

Educação Infantil LIVRO DO ALUNO. Vol. I 3 Educação Infantil Daniela Macambira Gilvanira Freitas LIVRO DO ALUNO Vol. I Copyright 2014 by, Daniela Macambira / Gilvanira Freitas Ilustrador: Flávio Filho Editora Ana Cristina Miranda da Costa Editora

Leia mais

Eleições dos delegados à Assembleia-geral da Federação Portuguesa de Judo Resultados ZONA AÇORES

Eleições dos delegados à Assembleia-geral da Federação Portuguesa de Judo Resultados ZONA AÇORES ZONA AÇORES Açores (SM) Açores (SJ) Ilha Terceira Eleitores 28 11 10 49 Votantes 21 9 6 36 Luís Paz 21 9 1 31 Delegado Eleito Mário Coelho 0 0 5 5 Açores (SM) Açores (SJ) Ilha Terceira Eleitores 136 52

Leia mais

QUESTIONÁRIO PARA DETIDOS Apenas uma resposta

QUESTIONÁRIO PARA DETIDOS Apenas uma resposta Progetto RiUscire Rete Universitaria SocioCulturale per l'istruzione e il Recupero in Carcere Key A2 - Cooperation for innovation and the exchange of good practices - Codice attività: 2014-1-IT02-KA204-003517

Leia mais

INQUÉRITO BALANÇO PERSPETIVAS 2016

INQUÉRITO BALANÇO PERSPETIVAS 2016 INQUÉRITO BALANÇO 2015 - PERSPETIVAS 2016 Balanço 2015 Taxa de ocupação quarto Preço médio por quarto vendido MELHOR 76% MELHOR 73% IGUAL 13% IGUAL 1 PIOR PIOR 4% NÃO APLICÁVEL NÃO APLICÁVEL 76% considera

Leia mais

Associação dos Profissionais Tradutores / Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais de Mato Grosso do Sul - APILMS

Associação dos Profissionais Tradutores / Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais de Mato Grosso do Sul - APILMS Curso Básico de LIBRAS Comunicando com as Mãos de Judy Esminger Associação dos Profissionais Tradutores / Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais de Mato Grosso do Sul - Curso Básico de LIBRAS Ilustração:

Leia mais

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT

INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT INQUÉRITO - PROJECTO DE TUTORIA A ESTUDANTES ERAMUS OUT Desde já, agradecemos a sua participação nesta nova etapa do Projecto de Tutoria a Estudantes ERASMUS versão OUT. Com este inquérito, pretendemos

Leia mais

A MINHA MÃE É PORTUGUESA

A MINHA MÃE É PORTUGUESA Episódio #49 Nível I - Iniciação (A1-A2) Texto & Voz: Catarina Stichini A MINHA MÃE É PORTUGUESA O meu nome é Joana, tenho 12 anos e moro em Estocolmo com os meus pais. Nasci aqui. O meu pai chama-se Lars,

Leia mais

Conselho Distrital do Porto

Conselho Distrital do Porto 36650P Almeno C Silva 11 13 10 Admitido 37250P Ana Aguiar 17 14 15 Admitido 32166P Ana Belém Cardoso Faltou Faltou Faltou Não Admitido 37248P Ana Carlos Cardoso Faltou Faltou Faltou Não Admitido 36943P

Leia mais

Lista de Condicionais

Lista de Condicionais Local de Exame: 2285 Nome a digitar Local de Exame: Angola - LUANDA - Embaixada de Portugal em Luanda- Instituto Camões 878 Adilson Cláudio Pereira Joaquim 386 Emanuel Aristides Ferreira Nunes 2190 Magalhães

Leia mais

Tempo de Serviço após da profissionalização

Tempo de Serviço após da profissionalização Nome da Escola : Agrupamento de Escolas de Paredes Nº Escola : 151543 Data final da candidatura : 2016-09-16 Nº Horário : 17 Grupo de Recrutamento: 200 - Português e Estudos Sociais/História Nº Horas:

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação 14147292 ADRIANA NAIR FERREIRA RIBEIRO Sim 12 Faltou ---------------- ------- 14466539 ADRIANO ANDRÉ DA CUNHA DA COSTA Sim 11 040 04 09 (nove) 14363783 AGOSTINHO JORGE PIMENTA TEIXEIRA Sim 13 109 11 12

Leia mais

PE Episódio #13 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Ricardo Namora e Catarina Stichini À PROCURA DE CASA.

PE Episódio #13 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Ricardo Namora e Catarina Stichini À PROCURA DE CASA. PE Episódio #13 Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Catarina Stichini Voz: Ricardo Namora e Catarina Stichini À PROCURA DE CASA O Antonin é polaco e estuda Economia. É estudante Erasmus em Coimbra. Está na

Leia mais

Porto Joaquim Bruno de Sousa Padilha F-C 3386/18-F-C 29/01/ /01/2021 FLU 3042

Porto Joaquim Bruno de Sousa Padilha F-C 3386/18-F-C 29/01/ /01/2021 FLU 3042 N.º Porto Joaquim Bruno de Sousa Padilha F-C 3386/18-F-C 29/01/2018 29/01/2021 FLU 3042 Lisboa Luís Manuel de Jesus Alves F-C 3387/18-F-C 29/01/2018 29/01/2021 FLU 1315 Lisboa Manuel Fernando Vitório Dias

Leia mais

Exemplos de frases e expressões que não são proposições:

Exemplos de frases e expressões que não são proposições: Matemática Discreta ESTiG\IPB Lógica: Argumentos pg 1 Lógica: ramo da Filosofia que nos permite distinguir bons de maus argumentos, com o objectivo de produzirmos conclusões verdadeiras a partir de crenças

Leia mais

Bem-vindos! Mora. 1 Complete o diálogo abaixo. a Boa noite. Como é o seu nome? c Oi, Edu. é o Pedro e é a Milene. Oi. d

Bem-vindos! Mora. 1 Complete o diálogo abaixo. a Boa noite. Como é o seu nome? c Oi, Edu. é o Pedro e é a Milene. Oi. d Primeiros Contatos A Bem-vindos! 1 Complete o diálogo abaixo. sou (2x) meu nome a Boa noite. Como é o seu nome? Boa noite. O é Joana. b Boa tarde. Eu a Bete. Eu o Tiago. Boa tarde. 2 Como cumprimentar-se

Leia mais

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova C (13A1CZ) 60 minutos

Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova C (13A1CZ) 60 minutos Ensino Português no Estrangeiro Nível A1 Prova C (13A1CZ) 60 minutos Prova de certificação de nível de proficiência linguística no âmbito do Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro,

Leia mais

primeira Bom Dia. Vamos Escutar e Falar unidade V Repita F Corrija

primeira Bom Dia. Vamos Escutar e Falar unidade V Repita F Corrija Bom Dia. primeira 1 unidade Vamos Escutar e Falar 1 Verdadeiro ou falso? U V Repita F Corrija 1 A 11. A estação do Rossio é no Rio de Janeiro. 12. A Mónica é professora. 13. A Mónica trabalha para o jornal

Leia mais

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática.

Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Fim de semana Gramática: atividades Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia o documento Pretérito perfeito do indicativo, no Banco de Gramática. Dois programas diferentes 1. Complete as lacunas

Leia mais

Lista: 01. p s PORTUGUÊS. 2 o Ano. Data: 07 / 03 / Aluno (a): Nº. Colégio Flamboyant Fone (62) Setor Alto da Glória Goiânia - Go

Lista: 01. p s PORTUGUÊS. 2 o Ano. Data: 07 / 03 / Aluno (a): Nº. Colégio Flamboyant Fone (62) Setor Alto da Glória Goiânia - Go p s PORTUGUÊS 2 o Ano Lista: 01 Data: 07 / 03 / 2018 Aluno (a): Nº Colégio Flamboyant Fone (62) 3281-1544 Setor Alto da Glória Goiânia - Go 01- Identifique os verbos e locuções verbais dos períodos a seguir

Leia mais

INQUÉRITO BALANÇO PERSPETIVAS 2017

INQUÉRITO BALANÇO PERSPETIVAS 2017 INQUÉRITO BALANÇO 2016 - PERSPETIVAS 2017 Balanço 2016 Taxa de ocupação quarto Preço médio por quarto vendido MELHOR 8 MELHOR 85% IGUAL 13% IGUAL 8% PIOR PIOR NÃO APLICÁVEL 3% NÃO APLICÁVEL 3% 8 considera

Leia mais

Curso Profissional de Técnico de Artes do Espectáculo Interpretação

Curso Profissional de Técnico de Artes do Espectáculo Interpretação Curso Profissional de Técnico de Artes do Espectáculo Interpretação Turma 1I 1 Bruno Sérgio dos Reis Cardoso a) Admitido 2 Victória Cristiny Ferreira Magalhães a) Admitido 3 Filipa Ferreira Gomes a) Admitido

Leia mais

Curriculum Desportivo Internacional. 1. Representação nas Seleções Nacionais Universitárias 2. Representação nos Campeonatos Europeus Universitários

Curriculum Desportivo Internacional. 1. Representação nas Seleções Nacionais Universitárias 2. Representação nos Campeonatos Europeus Universitários Internacional 1. Representação nas Seleções Nacionais Universitárias 2. Representação nos Campeonatos Europeus Universitários 1. Representação nas Seleções Nacionais Universitárias 10º Campeonato Mundial

Leia mais

10 coisas que você precisa saber antes de viajar a Madrid

10 coisas que você precisa saber antes de viajar a Madrid 10 coisas que você precisa saber antes de viajar a Madrid Na hora de organizar uma viagem para outro país sempre surgem muitas dúvidas e é importante se preparar com antecedência para que a viagem aconteça

Leia mais

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Identificação. M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 Identificação M09 Duração da entrevista 29:38 Data da entrevista 23-2-2012 Ano de nascimento (Idade) 1953 (58) Local de nascimento/residência

Leia mais

ESTATÍSTICAS DA IMIGRAÇÃO

ESTATÍSTICAS DA IMIGRAÇÃO ESTATÍSTICAS DA IMIGRAÇÃO I. ESTATÍSTICAS DE IMIGRAÇÃO DE PAÍSES DA OCDE % estrangeiros por total de população residente em países da OCDE País 1992 1995 1998 2001 2002 Áustria 7,9 8,5 8,6 8,8 8,8 Bélgica

Leia mais

PB Episódio Oferta Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Marta Costa e Catarina Stichini Voz: Marta Costa BEIJO OU NÃO BEIJO?

PB Episódio Oferta Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Marta Costa e Catarina Stichini Voz: Marta Costa BEIJO OU NÃO BEIJO? PB Episódio Oferta Nível I Iniciação (A1-A2) Texto: Marta Costa e Catarina Stichini Voz: Marta Costa BEIJO OU NÃO BEIJO? Vou visitar uns amigos brasileiros e não sei bem como fazer. Vi nas novelas que

Leia mais

Eu, Pedro Henrique A. nasci em 20 de outubro de 2004 na maternidade de Itapetininga, tenho 10 anos e gosto de viajar, ir à escola, participar dos

Eu, Pedro Henrique A. nasci em 20 de outubro de 2004 na maternidade de Itapetininga, tenho 10 anos e gosto de viajar, ir à escola, participar dos Turma 2015 Eu, Pedro Henrique A. nasci em 20 de outubro de 2004 na maternidade de Itapetininga, tenho 10 anos e gosto de viajar, ir à escola, participar dos campeonatos municipais e brincar com meus

Leia mais

Ano Letivo 2017/ Lista de manuais escolares adotados Escola: Escola Básica Frei Caetano Brandão, Maximinos, Braga Código:

Ano Letivo 2017/ Lista de manuais escolares adotados Escola: Escola Básica Frei Caetano Brandão, Maximinos, Braga Código: 5.º Ano Ciências Naturais Terra Viva 978-989-708-802-5 Isabel Caldas, Isabel Pestana SANTILLANA 19.19 120 Física Passa a Bola! 5/6 - Física 978-972-0-20958-0 Ágata Aranha, Ernesto Lopes, José Eduardo Moreira,

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação 14140767 ADRIANA FILIPA TEIXEIRA LEITE Sim 10 052 05 09 (nove) 14091000 ANA CATARINA CORREIA MENDES Sim 18 178 18 18 (dezoito) Aprovado 14210914 ANA ISABEL ALVES RIBEIRO Sim 13 066 07 11 (onze) Aprovado

Leia mais

DGEstE Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares DSRAI Direção de Serviços da Região Algarve Agrupamento de Escolas Júlio Dantas DE JULHO

DGEstE Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares DSRAI Direção de Serviços da Região Algarve Agrupamento de Escolas Júlio Dantas DE JULHO 4 DE JULHO DISCIPLINA MÓDULO NOME ANO/TURMA Rafaela Ganhão 11.º I - Técnico de Apoio à Infância Ângelo Gabriel Figueiras Português 2 Português 4 Português 7 Beatriz Cabrita Martins 11.º K - Técnico de

Leia mais

Nunes Pinto de Carvalho, Iva Cristina

Nunes Pinto de Carvalho, Iva Cristina Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Nunes Pinto de Carvalho, Iva Cristina Cartão do Cidadão n.º 12550162 emitido em Lisboa e válido até 16/03/2014 N.I.F. 202445542 Estado

Leia mais

Singular/Plural. 1ª Eu. 2ª Tu. 3ª Ele, Ela, Você. 1ª Nós. 3ª Eles, Elas, Vocês

Singular/Plural. 1ª Eu. 2ª Tu. 3ª Ele, Ela, Você. 1ª Nós. 3ª Eles, Elas, Vocês Pronomes demonstrativos: este, esta, este, estes, isto, isso, aquilo, etc. Укaзaтeльныe местоимения. Pronumele demonstrative. Pronomes Interrogativos: como, qual, de onde, quem, de quem, quanto, quando.

Leia mais

Conhece a Ana. // Perfil

Conhece a Ana. // Perfil Conhece a Ana // Perfil Nome: Ana Rodrigues Idade: 21 anos Nacionalidade: Portuguesa Cidade: Caxarias/Ourém Escola: Escola Superior de Saúde (ESSLei) Curso: Licenciatura em Dietética País Escolhido: Lituânia

Leia mais

Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física Licenciatura em Ciências do Desporto

Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física Licenciatura em Ciências do Desporto Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física Licenciatura em Ciências do Desporto N.º de Aluno 2017281476 2017248739 2017281369 2017281430 2017281314 N.º Total de Colocado 5 Nome LUIS MIGUEL DE

Leia mais

Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Escola Básica 2,3 Martim de Freitas Relação de Alunos

Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Escola Básica 2,3 Martim de Freitas Relação de Alunos Turma : A 16613 1 Afonso Almeida Silva 16641 2 Alexandre Silva Van Velze 15916 3 Ana Carolina Lemos Costa Peixoto 14 S 16644 4 Ana Catarina Silva Teixeira 18156 5 Ana Margarida Baptista Valente Mexia Leitão

Leia mais

Triénio 2017/2019 ASSEMBLEIA DE REPRESENTANTES

Triénio 2017/2019 ASSEMBLEIA DE REPRESENTANTES Triénio 2017/2019 ASSEMBLEIA DE REPRESENTANTES CÍRCULO ELEITORAL SUB-REGIONAL DE BRAGA Narciso Alexandre Fernandes de Oliveira António Pedro Gonçalves Rodrigues da Fonte José Miguel Machado Monteiro da

Leia mais

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros

Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Muito prazer Curso de português do Brasil para estrangeiros Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 12 por

Leia mais

INQUÉRITO Balanço perspetivas 2019

INQUÉRITO Balanço perspetivas 2019 INQUÉRITO Balanço 2018 - perspetivas 2019 BALANÇO 2018 Balanço 2018 MELHOR IGUAL 19% 4 4 considera que a taxa de ocupação quarto foi melhor em 2018 e 36% considera que foi pior PIOR 36% Como avalia a taxa

Leia mais

LISTA PROVISÓRIA. 1. Lista Provisória conforme a alínea a) do nº 2 do artigo 12º do regulamento

LISTA PROVISÓRIA. 1. Lista Provisória conforme a alínea a) do nº 2 do artigo 12º do regulamento BOLSAS DE ESTUDO A ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR DO MUNICÍPIO DE VISEU DE FAMÍLIAS NUMEROSAS E CARENCIADAS - Regulamento nº 744 Publicado no Diário da República, 2ª série, nº 210 de 27 de outubro de 2015 (Os

Leia mais

Ano Letivo 2018/ Lista de manuais escolares adotados

Ano Letivo 2018/ Lista de manuais escolares adotados 5.º Ano Ciências Naturais Terra Viva 978-989-708-802-5 Isabel Caldas, Isabel Pestana SANTILLANA 19.19 100 Física Passa a Bola! 5/6 - Física 978-972-0-20958-0 Ágata Aranha, Ernesto Lopes, José Eduardo Moreira,

Leia mais

50m LIVRES FEMININO INFANTIL B

50m LIVRES FEMININO INFANTIL B 50m LIVRES FEMININO 1 Ângela Moura EB2,3 Sec Celorico de Basto 37,36 2 Ana Sofia Vieira EB2,3 Sec Celorico de Basto 41,53 3 Bárbara Silva EB2,3 João de Meira 44,19 4 Joana Brioso EB2,3 João de Meira 44,45

Leia mais

O valor da legendagem para Surdos

O valor da legendagem para Surdos O valor da legendagem para Surdos Colóquio Caminhos Surdos Coimbra, 5 Junho 2004 josélia neves Um estudo sobre legendagem para Surdos um trabalho científico com implicações pessoais e humanas Valor da

Leia mais

Maria Helena Kol de Carvalho Santos Almeida de Melo Rodrigues Arnaldo Lobo Moreira Pego

Maria Helena Kol de Carvalho Santos Almeida de Melo Rodrigues Arnaldo Lobo Moreira Pego Para cumprimento do Art. 58.º, n.º 2, do Estatuto e dos Arts. 33.º, n.º 1, e 34.º do Regulamento de Eleições e Referendos, em face dos resultados apurados na Assembleia Eleitoral realizada na Região Sul,

Leia mais

Programa de Português Nível A1 Ensino Português no Estrangeiro. Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP

Programa de Português Nível A1 Ensino Português no Estrangeiro. Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP Programa de Português Nível A1 Ensino Português no Estrangeiro Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, IP Direção de Serviços de Língua e Cultura Composição Gráfica: Centro Virtual Camões Ilustrações:

Leia mais