APONTAMENTOS SOBRE A INFLUÊNCIA RELIGIOSA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APONTAMENTOS SOBRE A INFLUÊNCIA RELIGIOSA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO 1"

Transcrição

1 1 APONTAMENTOS SOBRE A INFLUÊNCIA RELIGIOSA NA ESCOLHA DA PROFISSÃO 1 Fabiana Cristina da Silva 2 Lidiane Cristine Dutra de Oliveira 3 Valéria Nazário da Silva Santos 4 RESUMO Este trabalho apresenta uma reflexão acerca da influência dos valores religiosos na escolha dos discentes do Centro Universitário Una/Barreiro pelo curso de Serviço Social e da interferência desses valores nas práticas profissionais dos assistentes sociais. Para tanto, pretendeu-se conhecer o perfil dos graduandos do primeiro e oitavo módulos desta instituição por meio entrevistas. Buscou-se ainda perceber se há uma influência de valores religiosos como a caridade e a ajuda ao próximo nas intenções interventivas por meio de práticas fundamentadas, por exemplo, no âmbito da política de Assistência Social. Posto isso, procura-se compreender se os graduandos a concebem como ajuda ou a visualizam na perspectiva de política pública se distanciando de uma ótica fundamentada pelos valores religiosos. Os resultados apontam que na atualidade há influência dos valores religiosos na escolha do curso e que, na prática, ainda é perceptível a sua prevalência. No entanto, sem desconsiderar a religiosidade dos discentes e dos profissionais, considera-se que cabe a eles propor um distanciamento na prática dos seus valores pessoais e religiosos, mesmo não se acreditando que existe neutralidade na atuação. Portanto, a partir dessa postura, espera-se que o profissional reflita sobre o atual Projeto Ético-Político do Serviço Social reafirmando uma proposta de comprometimento do Serviço Social para com a busca pela garantia de direitos dos sujeitos de sua atuação e a promoção da cidadania. Palavras-chave: Serviço Social crítico, Religião, Discentes de Serviço Social. 1 Este artigo é resultado de uma pesquisa elaborada para o Trabalho de Conclusão de Curso das referidas autoras, como requisito para obtenção do título de bacharel no curso de Serviço Social do Centro Universitário Una. 2 Este artigo é resultado de uma pesquisa elaborada para o Trabalho de Conclusão de Curso das referidas autoras, como requisito para obtenção do título de bacharel no curso de Serviço Social do Centro Universitário Una. 3 Graduada em Serviço Social pelo Centro Universitário Una. 4 Graduada em Serviço Social pelo Centro Universitário Una.

2 2 INTRODUÇÃO Este trabalho discute a possível influência dos valores religiosos, como a caridade e a ajuda, na escolha dos discentes pelo curso de Serviço Social do Centro Universitário Una/Barreiro e nas intenções interventivas por meio de práticas fundamentadas, por exemplo, no âmbito da política de Assistência Social. O estudo de tal temática torna-se relevante por existirem, até o presente momento, poucas produções teóricas acerca do perfil profissional dos assistentes sociais e, principalmente, dos graduandos de tal curso. Essa afirmativa pode ser percebida quando se constata que [...] na literatura nacional, o perfil dos assistentes sociais não despertou interesse nem mesmo entre seus próprios membros. Poucos são os estudos que chegaram a ter algum destaque ao tratar do tema (SIMÕES, 2009, p.35). Nessa pesquisa optou-se pela concepção teórica marxista, uma vez que se percebe uma interlocução da mesma corrente de pensamento com o Serviço Social, o que possibilitou uma nova configuração na profissão e na atuação dos assistentes sociais. Isso resultou na afirmação de um debate crítico em torno do Projeto Ético-Político profissional, direcionando o Serviço Social para uma intervenção voltada para a viabilização de direitos sociais e de políticas em busca da defesa da cidadania. Como forma de viabilizar o estudo, realizou-se um trabalho de campo no Centro Universitário UNA no campus Barreiro, em Belo Horizonte. O referido trabalho de campo ocorreu nos meses de outubro e novembro de Isso resultou nessa pesquisa que compreendeu o período de 2010 a Os sujeitos envolvidos no trabalho de campo foram discentes ingressantes e concluintes do curso de Serviço Social, regularmente matriculados no período noturno dessa instituição de ensino. A pesquisa teve um caráter quantitativo e qualitativo, sendo também utilizados como instrumentais o questionário e as entrevistas. Optou-se pela aplicação de uma entrevista semi-estruturada e direta com o auxílio da técnica de grupo focal. Como forma de garantir o sigilo absoluto sobre as informações prestadas pelos sujeitos da pesquisa - sigilo este resguardado pela Resolução 196/96 - foram criados nomes substitutos para as entrevistadas. Os nomes utilizados para as entrevistadas do primeiro módulo foram Violeta, Margarida e Rosa. Já para as entrevistadas do oitavo módulo foram utilizados os nomes Hortência, Acácia, Magnólia e Girassol.

3 3 1. Conservadorismo e renovação no Serviço Social Historicamente, o Serviço Social, como profissão inserida na divisão sócio-técnica do trabalho, teve início em meados do século XVIII na Europa. Com a Revolução Industrial, ocorrida inicialmente na Inglaterra, a introdução da figura dos operários aliada à generalização do trabalho assalariado, assim como de diversas formas de exploração, contribuiu para a concentração dos meios de produção e do lucro nas mãos da classe burguesa. Conforme Martinelli (1991), as relações sociais se alteraram, o mundo ocidental dividiu-se entre classe dominante composta pela burguesia e classe subalterna representada pelos trabalhadores assalariados. Dessa forma, constataram-se péssimas condições de trabalho e de habitação para a classe operária e, em meio a essa contextualização, originou-se também o chamado exército industrial de reserva que se constituía num grande contingente de desempregados como resultado do desenvolvimento das forças produtivas. A exploração desse sistema tornou possível à classe trabalhadora desenvolver capacidades ideológicas com o intuito de criarem organizações de luta contra essa dominação. Iamamoto e Carvalho (2007) assinalam que o ingresso dessa classe no contexto político fez com que emergisse uma nova configuração da chamada questão social 5, a qual deu origem à profissão do Serviço Social como estratégia utilizada pela Burguesia, Estado e Igreja para controlar tais manifestações que ameaçavam a ordem societária. Como assinala Martinelli (1991), no ano de 1869, surgem em Londres os primeiros agentes sociais que atuavam no âmbito da caridade e da assistência como auxiliadores no processo de dominação e controle social. No Brasil, as bases para o surgimento da profissão não foram diferentes. Inspirada no Serviço Social europeu e, majoritariamente composto por mulheres, a origem da profissão se deu na década de período em que se finalizou a 5 Conforme os autores mencionados, [...] a questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção, mais além da caridade e da repressão (IAMAMOTO e CARVALHO, 2007, p.77). O autor Castel (2000) lembra ter sido em 1830 a primeira vez que a expressão Questão Social se apresentou como conceito para ilustrar a relação contraditória entre o capitalismo e o proletariado, ou seja, a questão social engloba todos os problemas sociais que surgiram logo após a Revolução Industrial, são expressões negativas decorrentes do capitalismo.

4 4 República Velha dando início ao governo de Getúlio Vargas, caracterizado como paternalista e populista. Conforme Iamamoto e Carvalho (2007), assim como no contexto internacional, a gênese do Serviço Social foi marcada por uma formação teórico-metodológica conservadora. Nesse sentido, exerciam ações emergenciais e assistencialistas no âmbito da caridade e da filantropia, em decorrência da grande influência dos valores e dogmas da Igreja Católica a qual teve atuação direta na formação desses profissionais. Segundo os autores mencionados, no período do surgimento das escolas de Serviço Social, para ser um assistente social eram exigidas diversas características das pessoas que exerceriam a profissão; o profissional deveria ser uma pessoa íntegra moralmente; ter um preparo técnico; ter um grande sentimento de amor ao próximo; solicitar-se pelas injustiças sociais, pela miséria e serem dotados de vontade. Inspirada no movimento de reinserção social da Igreja Católica, em 1936 teve-se a criação da Escola de Serviço Social de São Paulo, em 1937 e em 1938 a Escola de Serviço Social do Rio de Janeiro. De acordo com Iamamoto (2007), em meados dos anos 1940 e 1950, o Estado passa a intervir nos processos de regulação social por meio de políticas públicas sociais. Nesse cenário, é possível visualizar também a expansão de instituições sócio-assistenciais estatais, paraestatais e autárquicas. Essas instituições possibilitaram ampliar o mercado de trabalho para os assistentes sociais fazendo com que o Estado e a burguesia legitimassem e institucionalizasse o Serviço Social o qual se transformou em um dos instrumentos para executar as políticas públicas sociais. Conforme Andrade (2008), no Brasil e na América Latina, as ações profissionais sofreram influência norte-americana, incorporando as teorias estrutural-funcionalistas e de metodologias de intervenção, como por exemplo, o Serviço Social de Caso, de Grupo e de Comunidade. Nessas teorias não havia a preocupação de analisar a realidade como um todo, não se questionava o motivo de uma sociedade composta pela desigualdade social e o indivíduo era tido como responsável pela situação social em que se encontrava. Assim, buscava-se que esses indivíduos estabelecessem entre si relações de ajuda mútua. Essa contextualização da profissão sofre mudanças e, conforme Iamamoto (2007), a partir dos meados da década de 1960 se inicia o chamado Movimento de Reconceituação do Serviço Social. Trata-se de um processo de ruptura com a sua gênese conservadora,

5 5 ocasionando uma revisão crítica da base teórico-metodológico, ético-político e técnicooperativo da profissão. Netto (2009) pontua importantes acontecimentos que ocorreram nesse processo de consolidação da renovação da profissão e destaca três direções desse movimento. A primeira delas ocorreu nos meados da década de 1960 e norteou-se num viés modernizador da profissão. Na década de 1970, ocorreu a segunda direção apontada pelo autor como reatualização do conservadorismo, compreendida como articulação entre as bases conservadoras que legitimaram o Serviço Social e alguns elementos integrantes da teoria crítica marxista. A terceira direção também se dá na década de 1970 e refere-se à intenção de ruptura com o Serviço Social tradicional. Outro importante acontecimento histórico ilustrou os novos posicionamentos adotados pelos profissionais do Serviço Social. Ocorrido no ano de 1979 o III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais reafirmou a perspectiva renovadora da profissão e significou esse processo de conscientização crítica profissional. Conforme Guerra (2009), o referido congresso conhecido como Congresso da Virada diferenciou-se dos anteriores realizados respectivamente nos anos de 1947 e 1961 marcados por discussões limitadas e conservadoras. Salienta-se que este Congresso significou um marco simbólico nesse processo de conscientização crítica do Serviço Social, no entanto, tal reatualização se afirma concretamente no Projeto-Ético-Político do Serviço Social. De acordo com Netto (1999), a construção desse projeto, o qual conquistou a sua hegemonia no início dos anos 1990, se deu a partir do envolvimento da categoria em diversos espaços de debates, discussão e articulação entre os profissionais. O Código de Ética de 1993 foi resultado dessa renovação e significou um avanço teórico e político e ainda representou um novo rumo na trajetória do Serviço Social no Brasil. 2. Serviço Social e religião Os acontecimentos históricos no Serviço Social que lhe atribuíram um caráter crítico fizeram com que a profissão direcionasse novas bases para a sua fundamentação. Dessa

6 6 forma, nas décadas que se procederam, 1980 e 1990, o Serviço Social progrediu no que diz respeito ao seu acervo ético-político, teórico-metodológico e técnico-operativo. Tal progresso, nesse momento, se faz possível pela efetiva interlocução da teoria social marxista com o Serviço Social, trazendo uma nova configuração do fazer profissional aos assistentes sociais. De acordo com Mathis e Santana (2009), tal aproximação resulta em meados da década de 1990 na afirmação de um debate em torno do Projeto Ético-Político profissional de caráter progressista o qual, atualmente, reflete sobre tensões e lutas derivadas de projetos societários antagônicos. Faz-se necessário retomar a temática dessa pesquisa após contextualizar a profissão na sua trajetória conservadora ao Movimento de Reconceituação. Assim, torna-se imprescindível apresentar a religião e sua influência no campo das relações sociais, a partir de uma análise marxista. Nesse sentido, a religião pode ser compreendida como uma perspectiva ideológica, ou seja, ela é tida como um mecanismo de controle e alienação dos sujeitos, que por meio do imaginário religioso são induzidos a aceitar as adversidades sociais de forma pacífica acreditando que serão recompensados futuramente numa outra esfera espiritual, ou então, entende o sofrimento como uma forma de punição dos pecados cometidos. Com isso, entende-se que a religiosidade consiste em substituir o mundo real (o mundo sem espírito) por um mundo imaginário (o mundo com espírito). Essa substituição do real pelo imaginário é a grande tarefa da ideologia e por isso ela anestesia como o ópio (CHAUI, 1991, p ). A discussão acerca da possibilidade dos valores religiosos influenciarem ou não as práticas profissionais dos assistentes sociais, principalmente os valores da Igreja Católica que estaria relacionada diretamente ao surgimento do Serviço Social, remetendo também à percepção do poder que a Igreja tem em influenciar a vida das pessoas em diversos aspectos por meio de sua teoria e pelo uso da fé. Firmo (2009) esclarece que apesar de existir tal processo de dominação exercido pela Igreja, pode-se dizer que muitos indivíduos que são dominados pela alienação, constroem seu paradigma oficial e seus próprios sistemas religiosos de contestação como forma de se posicionarem contrários ao que já se encontrava tão consolidado pela história. O autor exemplifica tal fato com o movimento denominado Teologia da Libertação, surgido nos anos 1960 na América Latina. Esse movimento foi criado por membros progressistas da

7 7 Igreja Católica que acreditam na divindade religiosa como fonte de libertação e transformação e não como forma de controle e dominação, valores esses que por muitos anos tiveram influência na formação profissional dos assistentes sociais. Betto (2008) acrescenta que o Movimento em questão considera que os excluídos socialmente devem atuar como sujeitos históricos e ativos no processo de transformação societária. Com isso, ressalta que a fé dos pobres deve ser refletida e compreendida a partir do seu envolvimento nas questões religiosas, estabelecendo assim uma relação horizontal entre a Igreja e os fiéis. Entretanto, cabe destacar que, apesar da relevância que tal doutrina representou no contexto social no que se refere à contestação da ordem vigente, se constitui como uma ala da Igreja Católica e compartilha parte de seus valores e dogmas. E mesmo, possuindo uma atuação mais crítica perante as manifestações da questão social tal movimento se difere da atual configuração do Serviço Social. 3. Doutrinas religiosas e prática profissional Nas entrevistas realizadas com as discentes, dentre outras análises, verificou-se as religiões Católica, Protestante e Espírita como declaradas pelas mesmas. Ao se discutir a respeito da doutrina das religiões, entende-se que existe na maioria delas uma concepção de ajuda ao próximo, de caridade, do fazer bem às pessoas e foi visto que a origem do Serviço Social esteve vinculada a esses valores. Simões (2009) também compartilha tal idéia e elucida que [...] as especificidades da composição religiosa entre os assistentes sociais é uma decorrência da relação existente entre cada uma das religiões e a assistência social (SIMÕES, 2009, p.109). Cabe ressaltar que o autor menciona a assistência social a partir da perspectiva utilizada pelo senso comum que a interpreta como caridade e filantropia. Conforme Sposati (2007), em meio aos ambientes públicos e privados, a política de Assistência Social também é permeada por práticas, pautadas nos princípios presentes nas religiões, que a descaracterizam como direito. Salienta-se que a trajetória da prática de assistência, até que se constituísse como política e consequentemente como um direito garantido pela Constituição de 1988, perpassa a história do Serviço Social e da Igreja Católica que tinha desde seus primórdios ações pautadas na ajuda, na caridade, na benemerência características próprias da assistência e que deu base à formação da profissão.

8 8 Nota-se que independente da religião que se reporte, seus princípios e dogmas perpassam, seja no senso comum ou entre o próprio ambiente profissional, uma relação com o Serviço Social remetendo à profissão uma imagem de ser a efetivação da prática do bem e da caridade. Isso dificulta a reafirmação proposta pelo movimento de reatualização profissional. No entanto, compreende-se ser delicada a discussão visto que engloba valores dos discentes e também dos profissionais. Valores estes já enraizados, ainda que sejam colocados em questionamento a partir da formação acadêmica do curso. A partir disso foi questionado às graduandas do primeiro módulo se suas orientações religiosas contribuíram na opção pelo curso de Serviço Social. Foi analisado pelos relatos que para a maioria existe essa interferência, pois, percebeu-se nas falas a vinculação da profissão com as noções de caridade e de assistencialismo. De acordo com Rosa [...] a religião influenciou muito porque eu sou espírita e a gente trabalha muito com a caridade (ENTREVISTADA ROSA, primeiro módulo). Percebe-se que as idéias sobre o Serviço Social são acrescidas de concepções equivocadas por alunos que iniciam o curso, no sentido de associá-lo à caridade, apesar de que não se espera que adentrem ao curso com uma visão diferenciada desta devido, às vezes, ao entendimento conservador que a sociedade ainda tem sobre a profissão. Dessa forma, Simões (2007) afirma que os valores religiosos são motivadores marcantes para o ingresso na profissão tendo a idéia de fazer o bem, de ajuda ao próximo e da busca da justiça social. Entretanto, percebeu-se pelas entrevistadas do oitavo módulo que tais valores não influenciaram na escolha do curso, apesar de declararam que possuem algum tipo de religião. Entende-se que esta negação na declaração das graduandas do oitavo módulo pode ser possível devido à interferência do processo de amadurecimento em relação ao conteúdo teórico adquirido na vivência acadêmica. De acordo ainda com Simões (2007), percebe-se que os valores religiosos agregados pelas graduandas advêm de fatores inerentes a elas como a formação cultural e os processos de socialização vivenciados. Para tanto, Belotti (2004) explica que para lidar com a religião nesse sentido cultural é importante afastar-se de um conceito restrito de religião buscando compreendê-la de forma mais ampla. A autora ainda entende que se deve buscar entender o significado que as diferentes crenças e práticas religiosas possuem para quem as adotam e dessa forma, a autora menciona que dentro da História Cultural, a religião é concebida como algo que é construído historicamente.

9 9 Sendo assim, torna-se compreensível que as discentes que tiveram vinculação com alguma doutrina religiosa acabem associando certos preceitos com características da profissão, até mesmo porque cabe relembrar que o surgimento do Serviço Social teve influência direta do catolicismo. No entanto, entende-se que tal fato não se relaciona e não justifica uma atuação profissional pautada em práticas conservadoras e direcionada numa ótica de caridade e ajuda, visto que a concepção do curso, a partir de sua perspectiva crítica, aponta para outros horizontes guiados por um compromisso ético com as classes subalternas. Com isso, outro aspecto abordado na entrevista com as graduandas de ambos os módulos foi a possível influência da religião na futura atuação profissional, fator que exemplifica os conflitos existentes na atuação do Serviço Social. Nesse sentido, é necessário entender se e como os valores religiosos são colocados em prática pelos profissionais. Nesse sentido, Simões (2005) argumenta que associar o sentido entre religiosos e a prática dos assistentes sociais é um fato que se torna cada vez mais claro e constitutivo do Serviço Social. Nas entrevistas foi abordada essa questão da instrumentalização desses valores religiosos nas práticas profissionais e percebeu-se que houve divergências nas informações prestadas até mesmo entre as alunas do mesmo módulo. A entrevistada Violeta relata que [...] vai ter determinados momentos que a minha religião vai ajudar, principalmente em se tratando da pessoa que precisar de um apoio espiritual, eu acho que eu vou poder ajudar um pouco mais além da profissão [...] (ENTREVISTADA VIOLETA, primeiro módulo). Observa-se que o comentário em questão expressa determinadas visões de mundo, nas quais a religião serve como fio condutor que descreve e prescreve a forma do indivíduo agir na profissão. Tal fato torna-se reprovado e temido à medida que embasa a atuação do profissional por meio de seus valores morais e religiosos tornando sua prática assistencialista e fundamentada pela ajuda. Além disso, corre-se o risco do profissional julgar-se superior aos sujeitos de seu trabalho, estabelecendo assim uma relação verticalizada e hierárquica ao considerar seus valores como corretos em comparação com os valores dos indivíduos por ele atendidos. No entanto, como foi comentado, entre as próprias colegas há distinção de pensamentos. A entrevistada Rosa relatou que buscará a neutralidade na sua atuação profissional, tentando atender ao cliente independente de sua religião. Cabe destacar que

10 10 a neutralidade relatada pela entrevistada supracitada remete à idéia de que os conhecimentos científicos são imparciais não existindo interesses e juízos de valor implícitos. Contudo, sabe-se que as interações sociais estabelecidas entre os profissionais e os sujeitos de direitos são dotados de elementos objetivos e subjetivos. Assim sendo, não é possível se estabelecer uma atuação profissional neutra. Já no oitavo módulo todas as entrevistadas declararam que as suas respectivas opções religiosas não influenciarão durante o seu exercício profissional como descreve a entrevistada Hortência: [...] nós trabalhamos com noção de direito, então, nós não podemos, é, julgar e muito menos querer que o direito nosso seja do outro e que o do outro seja nosso. Temos que respeitar as diferenças (ENTREVISTADA HORTÊNCIA, oitavo módulo). A dicotomia entre os relatos das alunas entrevistadas não excluem a discussão dos embasamentos do Serviço Social pelas mesmas, ou seja, a religiosidade presente em seus princípios não elimina a possibilidade de uma prática crítica. Conforme Loewenberg (1988, apud Simões, 2005), compreender os valores e a imparcialidade do profissional na atuação implica reconhecer que esses valores são componentes das decisões práticas dos profissionais e é preciso entender que a adoção de valores na intervenção é feita, algumas vezes, até mesmo de modo inconsciente pelos assistentes sociais. Sendo assim, Simões (2005) reafirma que é importante que o profissional crie mecanismos de autocontrole para que não haja influência dos seus valores para com os usuários dos serviços sociais. 4. Contemporaneidade do Serviço Social e valores religiosos: do respeito aos discentes e profissionais à reflexão crítica de sua prática Ressalta-se que não se busca construir uma recriminação ou aversão à religiosidade dos graduandos ou dos assistentes sociais. Simões (2005) também compartilha desse argumento ao destacar que identificar os valores religiosos dos profissionais com a profissão não se constitui essencialmente em um problema, mas sim, saber lidar com esses valores na prática sem torná-la uma convenção religiosa. Entende-se então, ser necessário compreender que o assistente social assim como qualquer outro ser é constituído por elementos de um processo social e cultural argumento novamente apresentado - onde detém sua subjetividade afetada por fatores diretos e indiretos a ele. Assim, não se espera que o assistente social elimine os elementos

11 11 que fazem parte de sua composição como ser social. Embasa-se nas idéias de Machado (2011) que acredita que a formação profissional do assistente social não antecede o seu modo de ser. O autor explica que o ethos profissional 6 se determina por meio de sua formação sócio-histórica e que cabe considerar esse processo o qual ultrapassa os horizontes acadêmicos. Por isso, acredita-se ser difícil haver total neutralidade na sua prática profissional. De acordo com Barroco (2006), é impossível não existir influências de nossas concepções morais e subjetivas no exercício profissional, o que não significa que tais concepções determinarão nossas ações. Para tanto, Santos (2010) elucida que como forma de possibilitar um distanciamento desses valores na prática profissional, existe a ética que se incube de refletir os valores e a moral e que deve estar presente em qualquer tomada de decisão. Portanto, indaga-se se o graduando, em especial do oitavo módulo e nem tanto o do primeiro módulo, é capaz de analisar a conjuntura histórica da profissão remetendo-a a atual proposta do Serviço Social. Questiona-se se o graduando do curso reflete sobre as conseqüências profissionais que o seu conteúdo subjetivo possa provocar caso se sobressaia ao agir ético. Também se pergunta em que medida o assistente social realiza uma ponderação no cotidiano sobre a sua atuação; como esse profissional avalia suas práticas e instrumentais de trabalho; como percebe os sujeitos e as políticas públicas sociais que demandam sua atuação; de que forma compreende a dinâmica da realidade na qual se insere; que visão possui sobre os impactos dos seus valores, sejam morais ou religiosos, sob o exercício profissional e como propõe uma atuação que busque se distanciar dessa interferência. Contudo procura-se, devido constatar que na atualidade há influência dos valores religiosos na escolha do curso e que na prática ainda é perceptível a sua prevalência, apresentar aos graduandos e profissionais a importância de seu acervo subjetivo. Com isso, busca-se eliminar uma perspectiva que visualize de forma negativa esses sujeitos como se os assistentes sociais tivessem que se abster de determinadas experiências vivenciadas em suas vidas, antes de iniciarem o curso. 6 O autor define o ethos profissional como uma atividade reflexiva da ação do assistente social no seu âmbito profissional e desenvolve uma discussão desse ethos enquanto a constituição do ser que ultrapassa sua formação profissional.

12 12 Portanto, ressalta-se que se defende um Serviço Social que contribua, de fato, para promoção da autonomia e empoderamento dos sujeitos sociais, a fim de participarem ativamente no processo de construção de uma sociedade mais igualitária e democrática. E que proponha aos profissionais uma base que busque dialogar não só acerca das próprias contradições do sistema, mas principalmente, as divergências encontradas dentro do próprio âmbito profissional. CONSIDERAÇÕES FINAIS Verificou-se que as religiões elencadas nas entrevistas têm uma relação com as concepções de ajuda, benevolência e caridade, o que caracterizava a atuação dos assistentes sociais na origem da profissão. Tais concepções também estiveram presentes no contexto dos primórdios da Assistência Social o que, na atualidade, contribui para dificultar a compreensão da mesma como política pública e direito do cidadão que dela necessitar. Ao abordar a questão da religiosidade das discentes e dos profissionais, não se pretendeu criticar negativamente os seus valores, uma vez que se compreende que o sujeito é dotado de uma subjetividade constituída por fatores exteriores e por uma formação cultural. No entanto, defende-se que é preciso saber lidar com esses valores na prática sem torná-los parte do arcabouço técnico-operativo. Constatou-se que pelas discentes do primeiro módulo não existe discernimento entre concepções religiosas e o Serviço Social, apesar de que é compreensível pelo fato de não terem vivenciado o processo de formação acadêmica. Contudo, as graduandas do oitavo módulo situam a profissão num contexto crítico e afirmam não existir influência dos dogmas religiosos nas futuras intervenções. Portanto, constata-se que na atualidade há influência dos valores religiosos na escolha do curso e que na prática ainda é perceptível a sua prevalência. Caso a atuação seja embasada em concepções religiosas, o exercício profissional do assistente social estará sujeito a um retrocesso aproximando-se novamente da sua caracterização embrionária. Dessa forma, torna-se visível a relevância de discussões na categoria em torno da fundamentação contemporânea de sua prática, a qual preconiza um profissional direcionado a um projeto de transformação social. Entende-se ser necessário ainda que o profissional

13 13 reflita sobre o atual Projeto Ético Político reafirmando, assim, uma proposta de comprometimento do Serviço Social para com a classe trabalhadora. A partir disso, espera-se que o graduando e o assistente social cogitem sobre as conseqüências profissionais que o seu conteúdo subjetivo possa provocar, caso se sobressaia ao agir ético. Isso porque o curso possibilita um arcabouço teórico-metodológico que proporcione a esse profissional adquirir alternativas de intervenção que não se limitem às práticas cristalizadas pelos precursores da profissão. Defende-se que deve existir no espaço da profissão uma compreensão pelo processo de formação do graduando anterior a seu processo de amadurecimento acadêmico, fato este que não deixa de considerar a complexidade do seu contexto. Entendese que assim, compreendendo o próprio universo discente e profissional, facilita a compreensão do caráter contraditório do Serviço Social em atuar na mediação entre capitalismo e classe trabalhadora. Em suma, por meio dessas reflexões percebeu-se que as dimensões de competência contemporânea do Serviço Social englobadas na discussão da instrumentalidade, caso sejam influenciadas pela presença dos valores religiosos dos profissionais, terão seu fundamento afetado por aspectos que atribuem às ações dos assistentes sociais um caráter conservador e distanciado de perspectivas direcionadas à busca pela garantia de direitos, portanto, distante do nosso Projeto Ético Político.

14 14 REFERÊNCIAS ANDRADE, Maria Angela Rodrigues Alves. O metodologismo e o desenvolvimentismo no Serviço Social brasileiro 1947 a Disponível em: < Acesso em16 Out BARROCO, Maria Lúcia Silva. Ética e Serviço Social: fundamentos ontológicos. 4 ed. São Paulo: Cortez, BELOTTI, Karina Kosicki. Mídia, Religião e História Cultural Disponível em: < Acesso em: 04 abr BETTO, Frei. Teologia da Libertação. 27 maio Disponível em < FREI-BETTO.html<. Acesso em 07 de maio CARVALHO, Raul; IAMAMOTO, Marilda Vilela. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 21 ed. São Paulo: Cortez, CASTEL, Robert; WANDERLEY, Luiz Eduardo; BELFIORE-WANDERLEY, Mariangela. Desigualdade e a questão social. 2. ed. São Paulo: EDUC, CHAUI, Marilena. O que é Ideologia. 34ed. São Paulo: Brasiliense, FIRMO, João Luiz. Movimentos religiosos e ideológicos: alienação e consciência humana. Ciberteologia Revista de Teologia & Cultura, São Paulo, ano5, n.25, Disponível em: < Acesso em: 09 abr GUERRA, Yolanda; ORTIZ, Fátima Grave. Os caminhos e os frutos da virada : apontamentos sobre o III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais.Revista PRAIAVERMELHA.Rio de Janeiro. v. 19, nº 2, p Jul-Dez Disponível em: < Acesso em: 14 outubro IAMAMOTO, Marilda Vilela. Renovação e Conservadorismo no Serviço Social- Ensaios críticos. 9ª. Ed. São Paulo: Cortez, MACHADO, Leonildo Aparecido Reis. Ethos profissional, hegemonia possível? f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Franca. MARTINELLI, Maria Lúcia. Serviço Social: Identidade e Alienação. 2ed. São Paulo: Cortez, 1991.

15 15 MATHIS, Adriana de Azevedo; SANTANA, Joana Valente. Serviço Social e tradição marxista: notas sobre a teoria social crítica Disponível em: < sobre-teoriasoci.pdf> Acesso em: 09 de maio NETTO, José Paulo. A construção do Projeto ético-político do Serviço Social frente à crise contemporânea. In: Capacitação em Serviço Social e Política Social. Mod. 1. Brasília, CEAD, NETTO, José de Paulo. Ditadura e Serviço Social- Uma análise do Serviço Social no Brasil pós ª. ed. São Paulo: Cortez, SANTOS, Cláudia Mônica dos. Na prática a teoria é outra? Mitos e Dilemas na Relação entre Teoria, Prática, Instrumentos e Técnicas no Serviço Social. Rio de Janeiro. Ed. Lúmen Júris, Capítulo 2 As dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa da prática profissional. SIMÕES, Pedro. Assistentes Sociais e Religião. São Paulo: Cortez, SIMÕES, Pedro. Religião e Política entre alunos de Serviço Social (UFRJ) Disponível em: < Acesso em: 03 abr SIMÕES, Pedro. Gênero, origem social e religião: os estudantes de Serviço Social do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: E-papers, SPOSATI, Aldaísa. Assistência social: de ação individual ao direito social. In: Revista Brasileira de Direito Constitucional RBDC n. 10 jul./dez p. 436.

Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. Prof. José Junior

Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL. Prof. José Junior Unidade II FUNDAMENTOS HISTÓRICOS, TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL Prof. José Junior O surgimento do Serviço Social O serviço social surgiu da divisão social e técnica do trabalho, afirmando-se

Leia mais

OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO

OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO OS PROCESSOS DE TRABALHO DO SERVIÇO SOCIAL EM UM DESENHO CONTEMPORÂNEO Karen Ramos Camargo 1 Resumo O presente artigo visa suscitar a discussão acerca dos processos de trabalho do Serviço Social, relacionados

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

TÍTULO: A DIMENSÃO TÉCNICO-OPERATIVO DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL: RELEITURA DOS INSTRUMENTOS E TÉCNICAS UTILIZADOS NA PROFISSÃO

TÍTULO: A DIMENSÃO TÉCNICO-OPERATIVO DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL: RELEITURA DOS INSTRUMENTOS E TÉCNICAS UTILIZADOS NA PROFISSÃO TÍTULO: A DIMENSÃO TÉCNICO-OPERATIVO DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL: RELEITURA DOS INSTRUMENTOS E TÉCNICAS UTILIZADOS NA PROFISSÃO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: SERVIÇO

Leia mais

OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES

OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES Gisllayne Rufino Souza* UFPB gisllayne.souza@gmail.com Profa. Dra. Marlene Helena de Oliveira França UFPB/Centro de Educação/Núcleo de Cidadania e Direitos

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina/Departamento de Serviço Social/Londrina, PR Ciências Sociais Aplicadas Ética e Serviço Social

Universidade Estadual de Londrina/Departamento de Serviço Social/Londrina, PR Ciências Sociais Aplicadas Ética e Serviço Social O materialismo-histórico dialético e o projeto ético-político do Serviço Social: algumas aproximações Emelin Caroline Tarantini Cremasco (PIBIC/CNPq-UEL), Olegna Souza Guedes (Orientadora), e-mail: olegnasg@gmail.com

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário.

PROGRAMA ULBRASOL. Palavras-chave: assistência social, extensão, trabalho comunitário. PROGRAMA ULBRASOL Irmo Wagner RESUMO Com a intenção e o propósito de cada vez mais fomentar e solidificar a inserção da Universidade na Comunidade em que encontra-se inserida, aprimorando a construção

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL E TRABALHO INTERDISCIPLINAR

SERVIÇO SOCIAL E TRABALHO INTERDISCIPLINAR SERVIÇO SOCIAL E TRABALHO INTERDISCIPLINAR Fátima Grave Ortiz é assistente social, mestre e doutora em Serviço Social pela UFRJ. É professora da Escola de Serviço Social da mesma universidade, e compõe

Leia mais

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos)

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton Silveira de Pinho Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Universidade Estadual de Montes Claros / UNIMONTES abril / 2003 Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton

Leia mais

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN Paula Gurgel Dantas 1, Andréa Kaliany

Leia mais

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Celso João Ferretti: o processo de desintegração da educação atingiu em menor escala as escolas técnicas.

Leia mais

A Sociologia de Weber

A Sociologia de Weber Material de apoio para Monitoria 1. (UFU 2011) A questão do método nas ciências humanas (também denominadas ciências históricas, ciências sociais, ciências do espírito, ciências da cultura) foi objeto

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

A PRESENÇA DA ARTE NO PROJETO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO

A PRESENÇA DA ARTE NO PROJETO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO A PRESENÇA DA ARTE NO PROJETO PROFISSIONAL DO SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO Sandra Maria Zanello de Aguiar, e-mail:szaguiar@gmail.com. Universidade Estadual do Centro-Oeste/Setor de Ciências Sociais Aplicadas.

Leia mais

O PAPEL DESEMPENHADO PELO PROGRAMA LEXT-OESSTE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO E PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL

O PAPEL DESEMPENHADO PELO PROGRAMA LEXT-OESSTE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO E PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL O PAPEL DESEMPENHADO PELO PROGRAMA LEXT-OESSTE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO E PARA O EXERCÍCIO PROFISSIONAL Larissa dos Santos Gomes Resumo O presente artigo refere-se ao trabalho de conclusão

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO ANEXO I. PROJETO DE CURTA DURAÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO 1.1 Título do

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO REALIZADO PELO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO PONTAGROSSENSE DE REABILITAÇÃO AUDITIVA E DA FALA (CEPRAF) TRENTINI, Fabiana Vosgerau 1

Leia mais

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL INTRODUÇÃO O conceito de ação social está presente em diversas fontes, porém, no que se refere aos materiais desta disciplina o mesmo será esclarecido com base nas idéias

Leia mais

DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA

DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA DIREITOS HUMANOS, JUVENTUDE E SEGURANÇA HUMANA FARIAS, Maria Lígia Malta ¹ SOUSA, Valéria Nicolau de ² TANNUSS, Rebecka Wanderley ³ Núcleo De Cidadania e Direitos Humanos/ PROEXT RESUMO O Projeto de Extensão

Leia mais

CIDADANIA: o que é isso?

CIDADANIA: o que é isso? CIDADANIA: o que é isso? Autora: RAFAELA DA COSTA GOMES Introdução A questão da cidadania no Brasil é um tema em permanente discussão, embora muitos autores discutam a respeito, entre eles: Ferreira (1993);

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE (Concepções de Ciência, Professores de Química, Educação Integrada)

PALAVRAS-CHAVE (Concepções de Ciência, Professores de Química, Educação Integrada) CONCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA DOS PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO DO IFG CAMPUS GOIÂNIA: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INTEGRADA. Layla Karoline Tito ALVES, Instituto de Química,layla.quimica@gmail.com.

Leia mais

Educação a distância: desafios e descobertas

Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: desafios e descobertas Educação a distância: Desafios e descobertas Conteudista: Equipe Multidisciplinar Campus Virtual Cruzeiro do Sul Você na EAD Educação a distância: desafios

Leia mais

AS INTERFACES ENTRE A PSICOLOGIA E A DIVERSIDADE SEXUAL: UM DESAFIO ATUAL 1

AS INTERFACES ENTRE A PSICOLOGIA E A DIVERSIDADE SEXUAL: UM DESAFIO ATUAL 1 AS INTERFACES ENTRE A PSICOLOGIA E A DIVERSIDADE SEXUAL: UM DESAFIO ATUAL 1 CHRISTO, Aline Estivalet de 2 ; MOTTA, Roberta Fin 3 1 Trabalho de Pesquisa referente ao Projeto de Trabalho Final de Graduação

Leia mais

O POTENCIAL DE CONTRIBUIÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSESSORIA AOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA LUTA PELA SAÚDE

O POTENCIAL DE CONTRIBUIÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSESSORIA AOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA LUTA PELA SAÚDE O POTENCIAL DE CONTRIBUIÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSESSORIA AOS MOVIMENTOS SOCIAIS NA LUTA PELA SAÚDE Maria Inês Souza Bravo * Maurílio Castro de Matos ** Introdução O presente trabalho é fruto de reflexões

Leia mais

José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE

José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE Cabe a denominação de novas diretrizes? Qual o significado das DCNGEB nunca terem sido escritas? Educação como direito Fazer com que as

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES

A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO PARA OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES Alexandre do Nascimento Sem a pretensão de responder questões que devem ser debatidas pelo coletivo, este texto pretende instigar

Leia mais

EDUCADOR INFANTIL E O PROCESSO FORMATIVO NA CONSTRUÇÃO DE ATORES REFLEXIVOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

EDUCADOR INFANTIL E O PROCESSO FORMATIVO NA CONSTRUÇÃO DE ATORES REFLEXIVOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA GT-1 FORMAÇÃO DE PROFESSORES EDUCADOR INFANTIL E O PROCESSO FORMATIVO NA CONSTRUÇÃO DE ATORES REFLEXIVOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA RESUMO Maria de Lourdes Cirne Diniz Profa. Ms. PARFOR E-mail: lourdinhacdiniz@oi.com.br

Leia mais

ESTA PALESTRA NÃO PODERÁ SER REPRODUZIDA SEM A REFERÊNCIA DO AUTOR.

ESTA PALESTRA NÃO PODERÁ SER REPRODUZIDA SEM A REFERÊNCIA DO AUTOR. ESTA PALESTRA NÃO PODERÁ SER REPRODUZIDA SEM A REFERÊNCIA DO AUTOR. ÉTICA E SERVIÇO SOCIAL: Elementos para uma breve reflexão e debate. Perspectiva de Análise Teoria Social Crítica (Marx e alguns marxistas)

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

O que são Direitos Humanos?

O que são Direitos Humanos? O que são Direitos Humanos? Por Carlos ley Noção e Significados A expressão direitos humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Sem esses direitos a pessoa não

Leia mais

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO AUTOR(ES): THAIS

Leia mais

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES Karem Nacostielle EUFRÁSIO Campus Jataí karemnacostielle@gmail.com Sílvio Ribeiro DA SILVA

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social. A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSOCIAÇÃO MINISTÉRIO MELHOR VIVER- AMMV

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social. A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSOCIAÇÃO MINISTÉRIO MELHOR VIVER- AMMV A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL NA ASSOCIAÇÃO MINISTÉRIO MELHOR VIVER- AMMV SILVA, D. Pollyane¹ MORO, M. Silvana ² SOUSA, G. Cristiane³ Resumo Este trabalho tem o intuito de descrever a Prática Profissional

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

HELENA NAVARRO GIMENEZ

HELENA NAVARRO GIMENEZ HELENA NAVARRO GIMENEZ O ASSISTENTE SOCIAL NA GESTÃO ESTADUAL DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E A APLICABILIDADE DO CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL NESSE ESPAÇO DE ATUAÇÃO O presente artigo tem por objetivo

Leia mais

DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA 27 a 30 de Agosto de 2014. DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Resumo: MACHADO, Diana dos Santos 1 Ifes - Campus Cachoeiro de Itapemirim

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL PLANO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTES DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL INTRODUÇÃO O estágio curricular obrigatório é aquele definido

Leia mais

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do sumário Introdução 9 Educação e sustentabilidade 12 Afinal, o que é sustentabilidade? 13 Práticas educativas 28 Conexões culturais e saberes populares 36 Almanaque 39 Diálogos com o território 42 Conhecimentos

Leia mais

Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática. Comunicação Oral Relato de Experiência

Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática. Comunicação Oral Relato de Experiência Empresa Júnior como espaço de aprendizagem: uma análise da integração teoria/prática Elisabete Ap. Zambelo e-mail: elisabete.zambelo@usc.br Daniel Freire e Almeida e-mail: daniel.almeida@usc.br Verônica

Leia mais

O advento das mídias sociais digitais e o mercado de trabalho para o profissional de relações públicas

O advento das mídias sociais digitais e o mercado de trabalho para o profissional de relações públicas O advento das mídias sociais digitais e o mercado de trabalho para o profissional de relações públicas Julie Caroline de Alcântara Universidade do Sagrado Coração, Bauru/SP E-mail: juliealcantara.31@gmail.com

Leia mais

CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO RAFAELA DA COSTA GOMES

CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO RAFAELA DA COSTA GOMES 1 CONCEPÇÃO E PRÁTICA DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR SOBRE O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO RAFAELA DA COSTA GOMES Introdução A discussão que vem sendo proposta por variados atores sociais na contemporaneidade

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

ATUAÇÃO DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS/ LÍNGUA PORTUGUESA NO IES 1

ATUAÇÃO DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS/ LÍNGUA PORTUGUESA NO IES 1 ATUAÇÃO DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS/ LÍNGUA PORTUGUESA NO IES 1 FILIETAZ, Marta R. Proença, martafilietaz@hotmail.com Face à emergência da obrigatoriedade legal da presença do intérprete

Leia mais

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais G O V E R N O F E D E R A L P A Í S R

Leia mais

Bacharelado em Humanidades

Bacharelado em Humanidades UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE ENSINO COORDENAÇÃO DE CURSO Bacharelado em Humanidades 1. Perfil do Egresso Em consonância

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO ANÁLISE DOS ASPECTOS TEÓRICO METODOLÓGICOS DO CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO Andrelisa Goulart de Mello Universidade Federal de Santa Maria andrelaizes@gmail.com Ticiane

Leia mais

MATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA

MATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA MATERNIDADE NA ADOLESCÊNCIA Autor: Marusa Fernandes da Silva marusafs@gmail.com Orientadora: Profª. Ms. Mônica Mª N. da Trindade Siqueira Universidade de Taubaté monica.mnts@uol.com.br Comunicação oral:

Leia mais

Idealismo - corrente sociológica de Max Weber, se distingui do Positivismo em razão de alguns aspectos:

Idealismo - corrente sociológica de Max Weber, se distingui do Positivismo em razão de alguns aspectos: A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER (1864 1920) Max Weber foi o grande sistematizador da sociologia na Alemanha por volta do século XIX, um pouco mais tarde do que a França, que foi impulsionada pelo positivismo.

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO Cícero Félix da Silva; Izailma Nunes de Lima; Ricardo Bandeira de Souza; Manoela

Leia mais

VII JORNADA DE ESTAGIO DE SERVIÇO SOCIAL A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL NO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DO MUNICIPIO DE CARAMBEÍ PR.

VII JORNADA DE ESTAGIO DE SERVIÇO SOCIAL A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL NO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DO MUNICIPIO DE CARAMBEÍ PR. VII JORNADA DE ESTAGIO DE SERVIÇO SOCIAL A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL NO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL DO MUNICIPIO DE CARAMBEÍ PR. Resumo: CARNEIRO, Alana Caroline 1. SIVEIRA, Adriane 2. SOUZA,

Leia mais

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem.

LÍDER: compromisso em comunicar, anunciar e fazer o bem. ESCOLA VICENTINA SÃO VICENTE DE PAULO Disciplina: Ensino Religioso Professor(a): Rosemary de Souza Gelati Paranavaí / / "Quanto mais Deus lhe dá, mais responsável ele espera que seja." (Rick Warren) LÍDER:

Leia mais

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO PRODUTO INTERNO BRUTO BRASILEIRO

Leia mais

PROCESSO DE TRABALHO GERENCIAL: ARTICULAÇÃO DA DIMENSÃO ASSISTENCIAL E GERENCIAL, ATRAVÉS DO INSTRUMENTO PROCESSO DE ENFERMAGEM.

PROCESSO DE TRABALHO GERENCIAL: ARTICULAÇÃO DA DIMENSÃO ASSISTENCIAL E GERENCIAL, ATRAVÉS DO INSTRUMENTO PROCESSO DE ENFERMAGEM. PROCESSO DE TRABALHO GERENCIAL: ARTICULAÇÃO DA DIMENSÃO ASSISTENCIAL E GERENCIAL, ATRAVÉS DO INSTRUMENTO PROCESSO DE ENFERMAGEM. Gabriela Marchiori CARMO AZZOLIN * Marina PEDUZZI** Introdução: O pressuposto

Leia mais

Reflexões sobre as dificuldades na aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral

Reflexões sobre as dificuldades na aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral III Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação PUCRS Reflexões sobre as dificuldades na aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral Marcelo Cavasotto, Prof.ª Dra. Ruth Portanova (orientadora) Mestrado em Educação

Leia mais

Unidade 3: A Teoria da Ação Social de Max Weber. Professor Igor Assaf Mendes Sociologia Geral - Psicologia

Unidade 3: A Teoria da Ação Social de Max Weber. Professor Igor Assaf Mendes Sociologia Geral - Psicologia Unidade 3: A Teoria da Ação Social de Max Weber Professor Igor Assaf Mendes Sociologia Geral - Psicologia A Teoria de Ação Social de Max Weber 1 Ação Social 2 Forma de dominação Legítimas 3 Desencantamento

Leia mais

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA: e os museus com isso? Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (MA/UFG)

DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA: e os museus com isso? Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (MA/UFG) DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA: e os museus com isso? Marisa Damas Vieira Comunicadora/ Produtora Cultural Rosani Moreira Leitão Antropóloga/ Coordenadora de Antropologia Museu Antropológico da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA Paradigmas de Organização Escolar: pressupostos teóricos e práticos. Administração/gestão escolar: teorias e tendências atuais no Brasil. A escola concebida e organizada a partir das Diretrizes

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

Projeto Pedagógico: trajetórias coletivas que dão sentido e identidade à escola.

Projeto Pedagógico: trajetórias coletivas que dão sentido e identidade à escola. Prof. Dr. Juares da Silva Thiesen Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC Centro de Educação - CED Projeto Pedagógico: trajetórias coletivas que dão sentido e identidade à escola. Ementa: Legitimidade

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Uso Racional de Medicamentos. Erros de medicação. Conscientização.

PALAVRAS-CHAVE: Uso Racional de Medicamentos. Erros de medicação. Conscientização. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES. Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva

CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES. Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva CURSO PREPARATÓRIO PARA PROFESSORES Profa. M. Ana Paula Melim Profa. Milene Bartolomei Silva 1 Conteúdo: Concepções Pedagógicas Conceitos de Educação; Pedagogia; Abordagens Pedagógicas: psicomotora, construtivista,

Leia mais

SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA PARA SE COMPREENDER A COMPLEXIDADE DO ENSINO/APRENDIZADO BRASILEIRO.

SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA PARA SE COMPREENDER A COMPLEXIDADE DO ENSINO/APRENDIZADO BRASILEIRO. SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA PARA SE COMPREENDER A COMPLEXIDADE DO ENSINO/APRENDIZADO BRASILEIRO. Resumo Paula Lopes Gomes - Universidade Estadual da Paraíba. E-mail: paulagomes20@msn.com

Leia mais

Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade

Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade Resumo Aula-tema 01: A literatura infantil: abertura para a formação de uma nova mentalidade Pensar na realidade é pensar em transformações sociais. Atualmente, temos observado os avanços com relação à

Leia mais

A FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS NO ENSINO SUPERIOR: UM POSSÍVEL CAMINHO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Marijara de Lima Monaliza Alves Lopes

A FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS NO ENSINO SUPERIOR: UM POSSÍVEL CAMINHO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Marijara de Lima Monaliza Alves Lopes A FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS NO ENSINO SUPERIOR: UM POSSÍVEL CAMINHO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL Marijara de Lima Monaliza Alves Lopes FACULDADE ALFREDO NASSER INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO III PESQUISAR

Leia mais

A Arquivologia como campo de pesquisa: desafios e perspectivas. José Maria Jardim Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

A Arquivologia como campo de pesquisa: desafios e perspectivas. José Maria Jardim Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO A Arquivologia como campo de pesquisa: desafios e perspectivas José Maria Jardim Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO A indissociabilidade entre ensino/produção/difusão do conhecimento

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A QUESTÃO SOCIAL

REFLEXÕES SOBRE A QUESTÃO SOCIAL TEORIA MARXISTA NA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE CAPITALISTA Disciplina: QUESTÃO E SERVIÇO Professora: Maria da Graça Maurer Gomes Türck Fonte: AS Maria da Graça Türck 1 Que elementos são constitutivos importantes

Leia mais

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS

Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT. Fátima Ticianel CDG-SUS/UFMT/ISC-NDS Trabalho em Equipe e Educação Permanente para o SUS: A Experiência do CDG-SUS-MT Proposta do CDG-SUS Desenvolver pessoas e suas práticas de gestão e do cuidado em saúde. Perspectiva da ética e da integralidade

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO COMO ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA Marília Lidiane Chaves da Costa Universidade Estadual da Paraíba marilialidiane@gmail.com Introdução

Leia mais

PÚBLICO-ALVO Assistentes sociais que trabalham na área da educação e estudantes do curso de Serviço Social.

PÚBLICO-ALVO Assistentes sociais que trabalham na área da educação e estudantes do curso de Serviço Social. OBJETIVOS: Promover o debate sobre o Serviço Social na Educação; Subsidiar as discussões para o Seminário Nacional de Serviço Social na Educação, a ser realizado em junho de 2012 em Maceió-Alagoas; Contribuir

Leia mais

e construção do conhecimento em educação popular e o processo de participação em ações coletivas, tendo a cidadania como objetivo principal.

e construção do conhecimento em educação popular e o processo de participação em ações coletivas, tendo a cidadania como objetivo principal. Educação Não-Formal Todos os cidadãos estão em permanente processo de reflexão e aprendizado. Este ocorre durante toda a vida, pois a aquisição de conhecimento não acontece somente nas escolas e universidades,

Leia mais

Palavras Chaves: material didático, cartografia, bacias hidrográficas, lugar.

Palavras Chaves: material didático, cartografia, bacias hidrográficas, lugar. DIAGNOSTICO DA UTILIZAÇÃO DOS FASCÍCULOS DE CARTOGRAFIA E BACIAS HIDROGRÁFICAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA EM ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE GOIÂNIA GO Manoel Victor Peres ARAUJO Graduando em Geografia

Leia mais

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula

O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula O olhar do professor das séries iniciais sobre o trabalho com situações problemas em sala de aula INTRODUÇÃO Josiane Faxina Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Câmpus Bauru e-mail: josi_unesp@hotmail.com

Leia mais

5 Conclusões 5.1. Síntese do estudo

5 Conclusões 5.1. Síntese do estudo 5 Conclusões 5.1. Síntese do estudo Este estudo teve como objetivo contribuir para a compreensão do uso das mídias sociais, como principal ferramenta de marketing da Casar é Fácil, desde o momento da sua

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL: a solidariedade humana para o desenvolvimento local

RESPONSABILIDADE SOCIAL: a solidariedade humana para o desenvolvimento local RESPONSABILIDADE SOCIAL: a solidariedade humana para o desenvolvimento local 1 Por: Evandro Prestes Guerreiro 1 A questão da Responsabilidade Social se tornou o ponto de partida para o estabelecimento

Leia mais

ITINERÁRIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

ITINERÁRIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA ITINERÁRIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Chrystian Fernando Araújo BORGES - IME/UFG cborges@mat.grad.ufg.br; Wellington Lima CEDRO - IME/UFG

Leia mais

PLURALIDADE CULTURAL E INCLUSÃO NA ESCOLA Uma pesquisa no IFC - Camboriú

PLURALIDADE CULTURAL E INCLUSÃO NA ESCOLA Uma pesquisa no IFC - Camboriú PLURALIDADE CULTURAL E INCLUSÃO NA ESCOLA Uma pesquisa no IFC - Camboriú Fernando Deodato Crispim Junior 1 ; Matheus dos Santos Modesti 2 ; Nadia Rocha Veriguine 3 RESUMO O trabalho aborda a temática da

Leia mais

VII Congresso Latino-Americano de Estudos do Trabalho. O Trabalho no Século XXI. Mudanças, Impactos e Perspectivas.

VII Congresso Latino-Americano de Estudos do Trabalho. O Trabalho no Século XXI. Mudanças, Impactos e Perspectivas. VII Congresso Latino-Americano de Estudos do Trabalho. O Trabalho no Século XXI. Mudanças, Impactos e Perspectivas. GT 18 - Psicología Social Del Trabajo en América Latina: Identidades y procesos de subjetivación,

Leia mais

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR.

ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. 1 ASPECTOS HISTÓRICOS: QUANTO A FORMAÇÃOO, FUNÇÃO E DIFULCULDADES DO ADMINISTRADOR. Rute Regina Ferreira Machado de Morais Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG Este texto visa refletir sobre o papel

Leia mais

DISCIPLINA A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL E A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

DISCIPLINA A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL E A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS CAPÍTULO 1. Atividade 1 Ligando as ideias Pág.: 5 O documento "Declaração sobre o ambiente humano" está disponível na Biblioteca Virtual da Acesse esse documento e, após realizar uma leitura atenta, identifique

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ²

RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ² RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CENÁRIO EMPRESARIAL ¹ JACKSON SANTOS ² A Responsabilidade Social tem sido considerada, entre muitos autores, como tema de relevância crescente na formulação de estratégias empresarias

Leia mais

A ESPACIALIZAÇÃO DO CRACK: UM ESTUDO DO SEU EFEITO ASSOCIADO À METRÓPOLE. Jéssyca Tomaz de CARVALHO¹ jessyca_tc_@hotmail.com

A ESPACIALIZAÇÃO DO CRACK: UM ESTUDO DO SEU EFEITO ASSOCIADO À METRÓPOLE. Jéssyca Tomaz de CARVALHO¹ jessyca_tc_@hotmail.com A ESPACIALIZAÇÃO DO CRACK: UM ESTUDO DO SEU EFEITO ASSOCIADO À METRÓPOLE Helena de Moraes BORGES¹ 1 helenaborgesm@hotmail.com Jéssyca Tomaz de CARVALHO¹ jessyca_tc_@hotmail.com Ângela Maria Martins PEIXOTO¹

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DO TERCEIRO SETOR EM BELO HORIZONTE 2006

DIAGNÓSTICO DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DO TERCEIRO SETOR EM BELO HORIZONTE 2006 DIAGNÓSTICO DA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DO TERCEIRO SETOR EM BELO HORIZONTE 2006 José Irineu Rangel Rigotti João Francisco de Abreu Rafael Liberal Ferreira Luciene Marques da Conceição Alisson Eustáquio Gonçalves

Leia mais

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PERMEIA MUDANÇAS DE ATITUDES NA SOCIEDADE

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PERMEIA MUDANÇAS DE ATITUDES NA SOCIEDADE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA PERMEIA MUDANÇAS DE ATITUDES NA SOCIEDADE INTRODUÇÃO José Izael Fernandes da Paz UEPB joseizaelpb@hotmail.com Esse trabalho tem um propósito particular pertinente de abrir

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

A PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE NA APAM-ASSOCIAÇÃO DE PROMOÇÃO A MENINA DE PONTA GROSSA.

A PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE NA APAM-ASSOCIAÇÃO DE PROMOÇÃO A MENINA DE PONTA GROSSA. A PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE NA APAM-ASSOCIAÇÃO DE PROMOÇÃO A MENINA DE PONTA GROSSA. SILVA, Jessica Da¹. NADAL, Isabela Martins². GOMES, R.C. Ana³. RESUMO: O presente trabalho é referente à prática

Leia mais

Portfólio Easy to Learn SERVIÇO SOCIAL

Portfólio Easy to Learn SERVIÇO SOCIAL Portfólio Easy to Learn SERVIÇO SOCIAL ÍNDICE Pensamento Social...2 Movimentos Sociais e Serviço Social...2 Fundamentos do Serviço Social I...2 Leitura e Interpretação de Textos...3 Metodologia Científica...3

Leia mais

A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ALA DE PEDIATRIA EM UM HOSPITAL PÚBLICO DO ESPÍRITO SANTO.

A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ALA DE PEDIATRIA EM UM HOSPITAL PÚBLICO DO ESPÍRITO SANTO. A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA ALA DE PEDIATRIA EM UM HOSPITAL PÚBLICO DO ESPÍRITO SANTO. Pesquisadoras: Fernanda da Vitória Fernandes Sueli Lauvers Orientadora: Profª Drª Silvia Moreira Trugilho OBJETIVOS

Leia mais