Centro de Estudos de Arquitectura Paisagista Prof. Francisco Caldeira Cabral Instituto Superior de Agronomia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Centro de Estudos de Arquitectura Paisagista Prof. Francisco Caldeira Cabral Instituto Superior de Agronomia"

Transcrição

1 Análise Biofísica Clima Na região Norte o clima é muito diversificado e deve-se essencialmente à conjugação de três variáveis fundamentais: a orografia, a proximidade do oceano e a latitude. A influência da latitude é frequentemente perturbada pela morfologia do terreno, sendo que a altitude e a exposição das encostas explicam frequentemente a existência de contrastes climáticos bruscos entre zonas adjacentes. A região de Trás-os-Montes encontra-se sob a influência do maciço galaico-duriense que impede a penetração de massas de ar húmido oceânico para o interior. Assim, a quantidade de precipitação diminui de Poente para Nascente, embora se produzam variações locais devidas à altitude. Ainda nesta região verifica-se que, de Norte para Sul, a temperatura aumenta, o ar torna-se mais seco e o número de dias de geada diminui. Na região de Trás-os-Montes é possível identificar regiões climaticamente homogéneas frequentemente denominadas por Terra Fria e Terra Quente, em que o factor de diferenciação é, como o próprio nome indica, a temperatura. É possível também distinguir uma região de transição entre estas. As cidades de Chaves e Vila Real encontram-se na zona de transição, já que a sua temperatura média anual se encontra entre os 12,5-14ºC, mas a cidade de Vila Pouca de Aguiar e as serras do Alvão, Marão e da Padrela inserem-se na Terra Fria. Estas regiões estão intimamente relacionadas com a altitude, sendo que a terra de transição se encontra geralmente entre 350/400 metros e os 600 metros de atitude, e a Terra Fria se inicia geralmente a partir dos 600 metros.

2 Terra Fria, Terra Quente e zona de transição. MONTALEGRE CHAVES BRAGANÇA VILA REAL VILA POUCA DE AGUIAR MIRANDELA M. DOURO MOGADOURO RIO DOURO MONCORVO TERRA FRIA LAMEGO TERRA QUENTE ZONA DE TRANSIÇÃO O clima da área em estudo pode ser descrito por meio dos dados obtidos nas estações meteorológicas de Chaves, Vila Real e Pedras Salgadas, e nos postos udométricos de Vidago e Vila Pouca de Aguiar. Temperatura Temperatura Temperatura Estações Temperatura Mês mais Mês mais média mês média mês Climatológicas média anual (ºC) frio quente mais frio (ºC) mais quente (ºC) Chaves 12,5 5,3 Dezembro 20,6 Julho Pedras Salgadas 12,1 6,0 Janeiro 20,3 Julho Vila Real 13,4 6,4 Janeiro 21,4 Julho Verifica-se então que a temperatura média anual aumenta de Chaves para Vila Real, aumentando também a temperatura média do mês mais frio. O facto da temperatura média do mês mais quente não aumentar também de Norte para Sul (com a temperatura de Pedras Salgadas mais baixa que a temperatura de Chaves) terá a ver com fenómenos orográficos locais. O mês mais frio em Chaves é Dezembro enquanto que nas outras duas estações climatológicas é em Janeiro, no entanto o mês mais quente é, em todas, em Julho. Refere-se a grande amplitude térmica da região que expressa o carácter pouco moderado do clima.

3 Precipitação Estações Precipitaç Precipitação Mês com Precipitação Mês com Climatológicas Meses ão total máxima maior mínima maior e Postos secos (mm) (mm) precipitação (mm) precipitação Udométricos Chaves 715,2 Julho e Agosto 107,9 Janeiro 14,3 Julho Vidago 765,9 114,8 Fevereiro 11,6 Agosto Pedras Julho e 1041,8 Salgadas Agosto 147,0 Janeiro 12,2 Julho Vila Pouca de Aguiar 1503,7 219,8 Fevereiro 19,7 Julho Vila Real 1128,1 Julho e Agosto 165,5 Fevereiro 14,2 Julho Da análise do quadro anterior verifica-se que a precipitação diminui de Poente para Nascente, ou seja, de Vila Real para Chaves. A excepção é Vila Pouca de Aguiar, que apesar de se encontrar mais a Nascente que Vila Real tem precipitações mais elevadas devido à sua altitude. Outras variáveis climatológicas Humidade Insolação Neve Estações Nevoeiro Geada Granizo relativa do ar total ( nº Climatológicas ( nºdias/ano) ( nº dias/ano) ( nº dias/ano) (%) (horas) dias/ano) Chaves ,8 32,5 55,5 0,5 1,1 Pedras Salgadas ,8 21,6 124,8 2,7 8,4 Vila Real ,2 20,6 32,4 2,6 3,6 O clima desta região é considerado em termos gerais húmido, com o período da tarde mais seco e quente que o período da manhã. Em termos de insolação, ou seja, do número de horas de sol por ano, esta é menor a Norte, em Chaves, e aumenta para Sul até Vila Real. É no entanto de referir que este fenómeno não está apenas relacionado com a latitude mas também com a localização depressionária da cidade de Chaves, que conduz à existência de nevoeiros frequentes especialmente no inverno. Em situações de continentalidade como as que se observam na área em estudo os nevoeiros são mais frequentes nas zonas de vale e da parte da manhã.

4 Os ventos dominantes nas estações climatológicas de Chaves e Vila Real são do quadrante Sudoeste, são geralmente fracos verificando-se situações de calmaria frequentes. Em Pedras Salgadas, a maior altitude, os ventos dominantes são do quadrante Sul, são mais fortes e as situações de calmaria são muito menos frequentes. Pode-se concluir a abordagem dos fenómenos climáticos expressando as características mais importantes do clima, que influenciam obrigatoriamente a vivência do espaço na área em estudo. Assim, a região onde se desenvolve o eixo Chaves - Vila Pouca de Aguiar - Vila Real é caracterizada por Invernos frescos e Verões moderados, amplitudes térmicas elevadas que resultam num clima pouco moderado a continental, níveis de precipitação elevados no Inverno e ocorrência significativa de orvalho e geada. Nas zonas mais altas, a partir dos 800 metros, é de prever a ocorrência de queda de neve. Da classificação climática de Koppen resulta que na região em estudo se verifica a presença de um clima mesotérmico húmido, com estação seca no Verão, sendo que o Verão é pouco quente mas extenso 1. Geologia A região Norte é, na sua maior parte, constituída por solos antigos cujo substrato pertence à Zona Centro Ibérica do Maciço Hespérico, que é considerado a ossatura central da Península Ibérica. A região em estudo insere-se na Sub-Zona da Galiza Média e Trás-os-Montes, caracterizada pelo predomínio dos maciços de granito, de vários tipos e idades. Esses maciços graníticos surgem a par de formações metassedimentares mais antigas e também das formações de recobrimento mais recentes. Os granitos caracterizam-se por dar origem a um relevo característico que se desenvolve em patamares ou terraços, enquanto que nos xistos ocorrem as variações mais bruscas de orografia. As formações de recobrimento, resultado da erosão e depósito em zonas depressionárias, surgem no sopé de zonas escarpadas, ao longo das linhas de água e, com maior expressão, na Veiga de Chaves. Nas linhas de água surgem depósitos modernos aluvio-coluvionares e na Veiga de Chaves, de solos altamente produtivos, verifica-se a existência de depósitos de terraços do período plistocénico. 1 Adaptado de IP3, Scut Interior Norte lanço Chaves ( Fronteira) / Vila Real ( IP4), vol. 4 Estudo de Impacte Ambiental, 4.2. Relatório Base, p.iv. 28.

5 Entre Chaves e Vilarinho das Paranheiras é o subtracto xistoso que prevalece, observando-se a presença de arenitos, calcoxistos e xistos negros do Sílurico. Este é o substracto que prevalece também nas serras da Pardela e do Alvão. A partir de Vilarinho das Paranheiras e no vale onde se desenvolve a antiga linha de comboio prevalece o subtracto granítico. Aqui, o granito biotítico em geral de grão médio a grosseiro e porfiróide é o subtracto dominante. Entre Parada de Aguiar e Tourencinho, no denominado vale de Vila Pouca de Aguiar, surge uma zona depressionária caracterizada pela existência de formações de recobrimento, novamente depósitos de terraços do período plistocénico. De Tourencinho a Vila Real são novamente os granitos, desta vez granitos de duas micas de grão médio a grosseiro, porfiróides, que prevalecem como substracto dominante. As principais linhas morfológicas da região de Trás-os-Montes são mais ou menos paralelas e de orientação NNE - SSW. É com esta orientação que surgem as serras que limitam a área em estudo.

6 Geomorfologia A geomorfologia da região entre Chaves e Vila Real é caracterizada essencialmente por uma situação de montanha, constituída pelas serras da Padrela e Falperra a Nascente e pelas serras do Alvão e do Marão a Poente. A serra da Padrela atinge 1147 metros de altitude máxima, a serra do Alvão sobre até aos 1329 metros de altitude enquanto que na serra do Marão se atingem os 1415 metros. À situação de montanha contrapõem-se vales profundos e férteis por onde correm as linhas de água da região e onde se pratica uma agricultura geralmente intensiva, como aqueles onde se localiza a área de estudo. Este sistema de serras integra-se no Planalto Transmontano, sendo que as serras de Nascente e de Poente são interrompidas por um fosso tectónico originado por um sistema de falhas e abatimentos de blocos. A Falha de Vila Real é a principal fractura da região, e é a responsável pelo referido fosso por onde corre a antiga linha de comboio. Esta falha atinge uma extensão longitudinal de cerca de 500 Km e é a sua conjugação com outras de direcções diferentes que permite a ocorrência dos fenómenos hidrogeológicos que se observam na região, nomeadamente a existência de importantes nascentes minerais e termais. As localidades de Chaves, Campilho, Vidago, Salus e Pedras Salgadas constituem uma importante rota no panorama das nascentes de água mineral do país, sendo que os principais centros hidrotermais da região são Chaves, Vidago, e Pedras Salgadas. Sabroso era também um centro hidrotermal que actualmente se encontra desactivado. As águas de Campilho tem como finalidade exclusiva o engarrafamento. Características hidrotermais de alguns dos centros termais existentes na região: Termas Caracterização bioquímica Indicações terapêuticas Utilização Caldas de Chaves Bicarbonatada, sódica, fluoretada, gasocarbónica Aparelho digestivo, doenças reumáticas e denças muscoesqueléticas. Banhos, ingestão. Termas de Vidago Bicarbonatada, sódica, ferruginosa, fluoretada, gasocarbónica Aparelho digestivo, respiratório, pele, sistema nervoso. Banhos, ingestão, engarrafamento. Termas de Pedras Bicarbonatada, Aparelho digestivo, Banhos, ingestão, Salgadas sódica, ferruginosa, doenças metabólico- engarrafamento.

7 fluoretada, gasocarbónica endócrinas. O fosso tectónico referido conduz à existência de depressões ou vales preenchidos por depósitos de cobertura de natureza aluvionar ou resultantes da meteorização. A depressão de Chaves é um exemplo deste fenómeno. A depressão de Chaves tem cerca de 10 Km de comprimento e 5 km de largura máximas. A sua região central, de solo aluvionar profundo e fértil é denominada a Veiga de Chaves e nela se encontra o Rio Tâmega, uma linha de água pouco encaixada. A região Sul desta depressão é fechada pelo levantamento do bloco granítico de Santa Bárbara, que obriga o rio a encaixar. A sul de Santa Bárbara individualizam-se as bacias hidrográficas de Vidago e de Pedras Salgadas. A bacia de Vidago corresponde a um vale de fractura. A bacia de Pedras Salgadas, de direcção de Norte para Sul, estende-se até Vila Pouca de Aguiar e é limitada a Nascente pela serra da Padrela e a Poente pela serra do Alvão. Na bacia de Vila Pouca de Aguiar localiza-se o troço mais a montante do rio Corgo, que acompanha a antiga linha de comboio e passa mais a jusante por Vila Real. Esta bacia é limitada a Nascente pela serra da Falperra e a Poente pela serra do Alvão. Nestas serras observam-se afloramentos e blocos de granito que acentuam a rusticidade da paisagem. A sul de Vilarinho de Samardã e até Vila Real o relevo suaviza-se e a altitude baixa atingindo-se a altitude média de 450 metros nesta cidade. O rio Corgo encaixa-se no fundo deste vale e a Serra do Marão encontra-se a Poente. Solos Os solos transmontanos são geralmente delgados e pobres, frequentemente sujeitos a fortes fenómenos erosivos, consequência, quer das formações geológicas dominantes, quer da orografia. Predominam na região transmontana os terrenos do precambrico-arcaico e os granitos, na zona em estudo são frequentemente granitos.

8 Nas zonas de montanha o solo é frequentemente erosionado pela precipitação e o substrato rochoso encontra-se à vista. Aqui os solos são, como já foi referido, delgados e pobres, Cambissolos e Leptossolos. São solos de fraca aptidão agrícola. Os Cambissolos húmicos de origem granítica são os mais abundantes na área em estudo, ocorrendo normalmente em zonas planas ou de declive moderado, húmidas e de altitude. Os Cambissolos húmicos de origem xistenta surgem apenas junto a a Vilarinho das Paranheiras. Os Leptossolos são solos delgados, com espessura inferior a 50 cm, que ocorrem pontualmente na área em estudo, especialmente mas zonas em que o substrato é o xisto e o declive é elevado. Nas zonas de vale e especialmente na veiga de Chaves e entre Parada de Aguiar e Tourencinho - as zonas depressionárias mais importantes - surgem fluvissolos dístricos (ácidos), originados pela acumulação de sedimentos transportados pela água. Existem também fluvissolos dístricos associados às principais linhas de água e seus afluentes, rio Tâmega, ribeira da Oura, rio Avelâmes e rio Corgo. Estes solos, de elevada espessura e fertilidade, possuem grande aptidão agrícola e são usadas nas culturas de regadio, inclusive nos lameiros. Vegetação A paisagem da área em estudo é caracterizada pelo domínio da ocupação agrícola do solo, que actualmente se encontra em regressão devido ao abandono dos campos por parte de uma população cada vez mais envelhecida. A vegetação potencial, aquela que ocorreria naturalmente na região e que se estabelece quando os campos agrícolas são abandonados, localiza-se actualmente em zonas de baldios e incultos e em galerias ripícolas que acompanham as linhas de água. As linhas e água apresentam galerias ripícolas geralmente bem conformadas e de grande interesse em termos de paisagem e de conservação da natureza. De entre estas destacam-se as do rio Corgo, que além disso se apresenta com fraco grau de poluição. As espécies arbóreas dominantes nas linhas de água são os Amieiros (Alnus glutinosa), o Choupo negro (Populus nigra) e diversas espécies de salgueiros (Salix atrocinera e Salix salvifolia, entre outras). Em termos de andar arbustivo dominam os silvados ( Rubus sp.), ocorrendo também por vezes o pilriteiro (Crataegus monogyna) e outras. Existem algumas manchas florestais de maior dimensão localizadas em Vidago e Pedras Salgadas, e outras manchas de menor dimensão que se encontram ao longo do percurso do antigo comboio. As

9 manchas florestais localizadas em Vidago e Pedras Salgadas são constituídas essencialmente por floresta mista de folhosas e resinosas, destacando-se de entre as folhosas o castanhal. De entre as manchas de menor dimensão mas de grande importância ecológica destacam-se os carvalhais, essencialmente de Quercus pyrenaica mas também de Quercus robur. Estes carvalhais apresentam frequentemente um subcoberto de vegetação herbáceo-arbustiva. Os Quercus suber ocorrem de forma pontual. Aos carvalhais de maior altitude estão por vezes associados vidoeiros, na proximidade das linhas de água, bem como o castanheiro, a aveleira, o loureiro e o azevinho, formando bosques mistos de folhosas. Os matos, formações muito marcantes na área em estudo, são constituídos por tojais (Ulex sp.), giestais (Cytisus sp. e Genista sp.), urzais ( Calluna sp. e Erica sp.) e sargaçais (Halimium allysoides), denunciando estes últimos uma etapa muito avançada de regressão dos carvalhais. Verifica-se a existência de algumas manchas de pinhal, Pinus pinaster em zonas de menor altitude e Pinus sylvestris em zonas mais altas. Os castanhais ocorrem também frequentemente. Entre Sigarrosa e Fortunho e na zona de Loivos verificaram-se dois grandes incêndios que destruíram a vegetação existente, este último no Verão de Estes incêndios devem-se às condições climáticas locais mas também à falta de limpeza das matas, em especial dos pinhais. Nas zonas de incêndio a vegetação encontra-se em regeneração, sendo que as formações dominantes são habitualmente tojais, giestais e urzais. Da vegetação potencial fazem parte espécies perfeitamente adaptadas às condições edafo-climáticas e orográficas locais, pelo que o seu estudo pode ser de grande importância para a vegetação a propor. No entanto, a intervenção na paisagem poderá ser marcada também pela presença de espécies ornamentais adaptadas às condições da zona. Para o estudo da vegetação potencial é importante o conhecimento da biogeografia, o modo como os seres vivos se dispõem geograficamente, e particularmente da fitogeografia, relativa à flora. A fitossociologia é o modo como a flora surge agrupada ao nível local. Em termos biogeográficos, a região em estudo insere-se nas seguintes categorias: Reino Holártico Região Mediterrânica Sub-região Mediterrânica-Ocidental Superprovíncia Mediterrânica Ibero-Atlântica Província Carpetano-Ibérico-Leonesa Sector Oresano-Sanabriense Subsector Margato-Sanabriense

10 Relativamente ao sector dominante e do qual decorre a maior parte da vegetação potencial, o Sector Oresano-Sanabriense, este integra-se nas unidades biogreográficas acima referenciadas e cujas características preponderantes e que se verificam na área em estudo se apresentarão de seguida. A Província Carpetano-Ibérico-Leonesa é dominada pela bacia hidrográfica do Douro e inclui a maior parte de Trás-os-Montes e uma parte significativa da Beira Alta. É limita da Oeste pelo planalto do Barroso e pelas Serras do Alvão e Marão, pelo que a área em estudo se integra nesta unidade. Nesta província dominam as rochas siliciosas câmbricas e pré-câmbricas, sobressaindo destas os xistos do complexo xisto-grauváquico e os granítos hercínicos. Na zona portuguesa desta província a vegetação potencial é constituída por carvalhais de Quercus pyrenaica, sobreirais de Quercus suber e mais raramente azinhais (de Quercus rotundifolia). Entre as comunidades arbustivas destacam-se os giestais e os estevais. O sector Oresano-Sanabriense é um território supra-mediterrânico sub-húmido a húmido, que no distrito administrativo de Vila Real inclui a Veiga de Chaves, a Serra da Padrela e a área planáltica que se prolonga do sopé da Serra do Marão até às proximidades dos troços inferiores dos rios Tinhela e Pinhão. Existe um elevado número de espécies de plantas vasculares cujas populações, em Portugal, são exclusivas ou estão quase totalmente incluídas neste sector. Os bosques característicos deste sector são de Quercus pyrenaica sendo que, à semelhança do que acontece por todo o país, a paisagem é dominada pelos matos que são urzais, giestais e o medronhal. Nas galerias ripícolas dos cursos de água temporários e dos cursos de água de regime torrencial com águas rápidas e turbulentas são constantes os salgueirais arbustivos. Os freixais foram praticamente extintos e substituídos por prados permanentes, os lameiros. Nas margens dos lameiros abundam silvados. É, no entanto, de referir que a zona depressionária onde se encontra a área de estudo é o limite de diversas unidades biogeográficas pelo que sofre a influência do Superdistrito da Terra Quente (inserido na Província Carpetano-bérico-Leonesa mas no Sector Lusitano-Duriense) e do Superdistrito do Alvão-Marão ( inserido no Subsector Miniense da região Eurosiberiana ). Deste facto resulta uma distribuição da vegetação potencial por vezes complexa em determinados troços da área em estudo. Assim, e na parte mais ocidental do distrito administrativo de Vila Real, a área de influência do Superdistrito da Terra Quente faz-se sentir especialmente numa faixa longitudinal em que o Quercus suber existe mas onde também se verificam matos em que dominam a Lavandula sp. e o Cytisus sp.

11 As serras do Alvão e do Marão integram-se no Superdistrito do Alvão-Marão e caracterizam-se pela presença de Quercus robur e de Quercus pyrenaica mas também de Pinus sylvestris em altitude, entre outras espécies. Em termos de carvalhais, e na área de estudo, destaca-se a dominância dos carvalhais constituídos por Quercus pyrenaica, seguidos dos povoamentos mistos de Quercus pyrenaica e Quercus robur e finalmente de carvalhais de Quercus robur. Refira-se que este tipo de habitat, o carvalhal Galaico- Português de Quercus robur e de Quercus pyrenaica que domina na Área Classificada do Sítio Alvão- Marão (a qual ainda faz parte da área em estudo) é um dos habitats considerados prioritários em termos de conservação da natureza e como tal é de grande valor e sensibilidade ecológica. Os sobreirais são raros ou encontram-se quase extintos, no entanto ocorrem pontualmente exemplares de Quercus suber na área em estudo de grande porte e valor. As azinheiras não ocorrem na área da envolvente à antiga linha de comboio. Algumas espécies de vegetação potencial características da região em estudo: Andar herbáceo - arbustivo Andar arbóreo Espécie Nome vulgar Espécie Nome vulgar Galeria ripícola Até 600 metros Carex sp. Alnus glutinosa Amieiro Juncus sp. Junco Frangula alnus Sanguinho da água Crataegus Fraxinus Pilriteiro monogyna angustifolia Freixo Molinia coerulea Populus nigra Choupo negro Rosa sp. Salix Rosa atrocinera; silvestre Salix salvofolia Salgueiro e outros. Rubus ulmifolius Silvado Ulmus minor Ulmeiro Scirpus sp. Bunhos Calluna vulgaris Urzes Arbutus unedo Medronheiro Chamaespartium Acer Carquejas tridentatum campestre Bordo comum Cytisus sp. Giestas Castanea sativa Castanheiro Erica sp. Urzes Cedrus atlantica Cedro Genista sp. Giestas Cupressus Cedro do lusitanica Buçaco Halimium sp. Sargaços Pinus pinaster Pinheiro bravo

12 A partir de 600 metros Lavandula sp. Rosmaninhos Quercus pyrenaica Carvalho negral Ulex sp. Tojos Quercus robur Carvalho roble; Quercus suber Sobreiro Bétula; Chamaespartium Betula Carquejas tridentatum celtiberica Vidoeiro Cytissus sp. Giestas Pinus sylvestris Pinheiro silvestre Erica sp. Quercus Urzes pyrenaica Carvalho-negral Genista sp. Halimium sp. Ulex sp. Giestas Sargaços Tojos

13 Hipsometria, Declives, Exposições e Hidrografia Hipsometria (MDT) Sobre a base altimétrica (curvas de nível) do IPCC à escala 1:25000, elaborou-se a carta hipsométrica, tendo sido definidas 12 classes de altimetria entre os 0 e os 1200 metros, correspondendo cada uma delas a um intervalo de 100 metros (Ver Figura HIP). A partir da cartografia produzida verifica-se que a região em estudo apresenta variações altimétricas consideráveis, motivadas pela alternância entre as cumeadas (zonas altas) e os talvegues (zonas baixas). Devido à morfologia do terreno é possível diferenciar três situações altimétricas específicas - as veigas de Chaves e entre Parada de Aguiar e Tourencinho, os vales aluvionares de Vidago e de Pedras Salgadas; o sistema de serras a Nascente, e o sistema de serras a Poente. A primeira situação corresponde às cotas mais baixas, encontrando-se associada à presença e acumulação de água a veiga de Chaves e de Parada de Aguiar - Tourencinho, e aos vales aluvionares acima referidos. É, no entanto, na veiga de Chaves que as cotas inferiores a 50m assumem maior expressão. A segunda situação assenta num conjunto de cotas mais elevadas correspondente às serras da Padrela (1147m) e Falperra, a Nascente da linha férrea. É na terceira situação que ocorrem os pontos mais altos da região, correspondendo a configurações de relevo marcadas desta vez pelo sistema serrano das serras do Alvão (1329m) e do Marão (1415m). Declives Os declives foram calculados sobre a base altimétrica (curvas de nível) do IGEOE, à escala 1:25000 e subdivididos em 5 classes de declives, apresentadas no quadro seguinte : Classes de Declives 0-3% 3-8% 8-16% 16-25% >25% A sua apresentação está referenciada na Figura DEC.

14 Os menores declives (0-3% e 3-8%) dominam na veiga de Chaves, que constitui uma área aplanada de grande extensão e regularidade, na veiga entre Parada de Aguiar e Torencinho, nos vales aluvionares do rio Tâmega, em Vidago, em Pedras Salgadas e ao longo dos seus principais afluentes ribeira da Oura e rio Avelãmes, e no vale do rio Corgo, em Vila Pouca de Aguiar. Esta classe de declives está essencialmente associada a planícies aluvionares. Nas restantes áreas, em especial entre Chaves e Vilarinho das Paranheiras, e entre Vilarinho de Samardã e Vila Real, predominam as classes de declives de 8-16% e 16-25%, apresentado declives máximos da ordem dos 30-40%, em que o relevo é caracterizado pela alternância das cumeadas com os vales encaixados a muito encaixados, com vertentes declivosas. Estes taludes encontram-se ocupados essencialmente por Pinhal Bravo e por vegetação arbóreaarbustiva de montanha. Em ambas as classes de declives é de notar as fortes limitações à implantação de actividades humanas, devendo a edificação ocorrer de forma pontual, e a actividade agrícola tem que recorrer a processos de armação do terreno e a práticas culturais realizadas segundo as curvas de nível, de modo a evitar grandes perdas de solo, tal como as que se verificam nos lameiros que apresentam um declive médio a suave (8-16%). Os maiores declives, superiores a 25%, são atingidos no cume das serras, em geral em encostas modeladas em formações xistosas, como é o caso do vale muito encaixado do rio Tâmega. Esta classe de declives é caracterizada pela grande sensibilidade à erosão, devido ao movimento de massas superficial ou profundo, devendo por isso ser evitadas a edificação ou a falta de vegetação. Deverão, por outro lado, ser tomadas medidas especiais que favoreçam a estabilização destas vertentes. A variação de classes ocorrida ao longo da linha férrea, contribui para definição de áreas com características muito diferenciadas em termos de susceptibilidade à erosão, onde a dinâmica fundamental é o movimento de massas superficial. Assim, no caso dos declives >25% deverão ser tomadas medidas especiais que favoreçam a estabilização destas vertentes. Exposições Como é sabido, diferentes exposições solares geram microclimas distintos, determinantes no conforto bioclimático e na natureza da vegetação a implantar. O conforto bioclimático varia de acordo com a exposição solar das diferentes vertentes. Assim, as vertentes expostas a Sul (no Hemisfério Norte) recebem uma maior quantidade de radiação ao

15 longo do ano, aumentando esta quantidade com o declive. Enquanto, as vertentes expostas a Norte apresentam valores muito baixos de radiação recebida, entre o Solstício de Inverno e os Equinócios, o que as torna desconfortáveis. Entre os quadrantes anteriores, encontram-se valores de radiação intermédios, que correspondem às exposições a Nascente e Poente. Nas vertentes expostas a Poente, os valores de temperatura do ar são superiores aos das exposições a Nascente, devido ao aquecimento das massas de ar acumulado ao longo do dia e há menor acumulação de orvalho. Quanto ao caso em estudo, algumas situações de microclima de vale, nas veigas de Chaves e entre Parada de Aguiar e Tourencinho e nos vales aluvionares, que são sobretudo influenciadas pela circulação e acumulação do ar frio, durante a noite. Este microclima é caracterizado por uma maior percentagem de humidade relativa durante a noite do que durante o dia. Verifica-se na análise da área percorrida pela linha férrea, a predominância das encostas expostas a Noroeste e a Oeste. Seguem-se, em termos de representatividade, as vertentes e vales aluvionares expostos a Norte e com um nível inferior, as áreas expostas a Este e a Sudeste. As exposições Norte, mais desfavoráveis em termos de conforto bioclimático, apresentam uma vegetação com menos densa e de características alpinas (ex. encosta das antigas estações Fortunho e Samardã). Hidrografia Em termos de hidrografia identificam-se, entre Chaves e Vila Real, quatro bacias hidrográficas independentes, as bacias de Chaves, Vidago, Pedras Salgadas e Vila Pouca de Aguiar. Estas bacias dispõem-se em patamares ou terraços sucessivos e possuem drenagem independente. A grande maioria das linhas de água da região transmontana são linhas de água encaixadas em vales profundos, caso de diversos troços dos rios e das ribeiras localizadas na área em estudo. A excepção são as zonas de veiga, onde o depósito de produtos provindos de montante ou de zonas de maior altitude suaviza o terreno nas zonas mais baixas. Na bacia de Chaves a linha de água de primeira é o rio Tâmega, na bacia de Vidago encontra-se a ribeira da Oura, em Pedras Salgadas evidencia-se o rio Avelâmes e a bacia de Vila Pouca de Aguiar tem como linha de água principal o rio Corgo. Todas são, em última, análise afluentes do Douro. O rio Tâmega nasce em Espanha, passa em Chaves e em Mondim de Basto e une-se ao Douro em Entre-os-Rios. O rio Corgo nasce no planalto de Vila Pouca de Aguiar, acompanha o traçado da antiga linha de comboio até Vila Real, e desagua no rio Douro junto à Régua

Centro de Estudos de Arquitectura Paisagista Prof. Francisco Caldeira Cabral Instituto Superior de Agronomia

Centro de Estudos de Arquitectura Paisagista Prof. Francisco Caldeira Cabral Instituto Superior de Agronomia Vegetação A actuação na vegetação será diferenciada, à semelhança de outras situações, entre a actuação ao nível das linhas (troços) e das pontuações. A actuação nas pontuações deverá ser por sua vez hierarquizada

Leia mais

Validação da Cartografia de Habitats

Validação da Cartografia de Habitats LIFE Natureza Nº LIFE04/NAT/PT/000214: NORTENATUR Validação da Cartografia de Habitats 1. Material a. Fotografia área b. Carta Habitats c. Carta Militar d. Bússola e régua 2. Metodologia de Validação a.

Leia mais

Distribuição e caraterização do clima e das formações vegetais

Distribuição e caraterização do clima e das formações vegetais Distribuição e caraterização do clima e das formações vegetais Distribuição e caraterização do clima e das formações vegetais Início Zonas climáticas No planeta Terra existem cinco grandes zonas climáticas:

Leia mais

O CLIMA PORTUGUÊS: Noções básicas e fatores geográficos Regiões climáticas portuguesas

O CLIMA PORTUGUÊS: Noções básicas e fatores geográficos Regiões climáticas portuguesas UC História e Geografia de Portugal II Geografia de Portugal 3. O CLIMA PORTUGUÊS: Noções básicas e fatores geográficos Regiões climáticas portuguesas IPS-ESE ME12C André Silva O Clima Português: Elementos

Leia mais

LOCALIZAÇÃO E BREVE APRESENTAÇÃO GEOGRÁFICA DA SUB-REGIÃO DO DOURO SUPERIOR

LOCALIZAÇÃO E BREVE APRESENTAÇÃO GEOGRÁFICA DA SUB-REGIÃO DO DOURO SUPERIOR LOCALIZAÇÃO E BREVE APRESENTAÇÃO GEOGRÁFICA DA SUB-REGIÃO DO DOURO SUPERIOR 1. LOCALIZAÇÃO A sub-região Douro Superior localiza-se no Interior Norte do país e integra os distritos de Bragança e Guarda,

Leia mais

COLÉGIO SÃO JOSÉ PROF. JOÃO PAULO PACHECO GEOGRAFIA 1 EM 2011

COLÉGIO SÃO JOSÉ PROF. JOÃO PAULO PACHECO GEOGRAFIA 1 EM 2011 COLÉGIO SÃO JOSÉ PROF. JOÃO PAULO PACHECO GEOGRAFIA 1 EM 2011 O Sol e a dinâmica da natureza. O Sol e a dinâmica da natureza. Cap. II - Os climas do planeta Tempo e Clima são a mesma coisa ou não? O que

Leia mais

Os diferentes climas do mundo

Os diferentes climas do mundo Os diferentes climas do mundo Climas do Mundo Mapa dos climas do mundo Climas quentes Equatoriais Tropical húmido Tropical seco Desértico quente Climas temperados Temperado Mediterrâneo Temperado Marítimo

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 25 O PANTANAL, A MATA DE ARAUCÁRIAS E AS PRADARIAS

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 25 O PANTANAL, A MATA DE ARAUCÁRIAS E AS PRADARIAS GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 25 O PANTANAL, A MATA DE ARAUCÁRIAS E AS PRADARIAS Como pode cair no enem? (FUVEST) Estas fotos retratam alguns dos tipos de formação vegetal nativa encontrados no território

Leia mais

CAPÍTULO 13 OS CLIMAS DO E DO MUNDOBRASIL

CAPÍTULO 13 OS CLIMAS DO E DO MUNDOBRASIL CAPÍTULO 13 OS CLIMAS DO E DO MUNDOBRASIL 1.0. Clima no Mundo A grande diversidade verificada na conjugação dos fatores climáticos pela superfície do planeta dá origem a vários tipos de clima. Os principais

Leia mais

O POTENCIAL HIDROGRÁFICO DA BACIA DO RIO ZAMBEZE Situação geográfica da Bacia do Zambeze (Moçambique) Cont. Características Físicas e Climática Bacia do Zambeze da A Bacia do rio Zambeze é a quarta maior

Leia mais

Climas e Formações Vegetais no Mundo. Capítulo 8

Climas e Formações Vegetais no Mundo. Capítulo 8 Climas e Formações Vegetais no Mundo Capítulo 8 Formações Vegetais Desenvolvem-se de acordo com o tipo de clima, relevo, e solo do local onde se situam.de todos estes, o clima é o que mais se destaca.

Leia mais

GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SUL

GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SUL GEOGRAFIA DO RIO GRANDE DO SUL 1. Posição e situação geográfica. O Rio Grande do Sul é o estado mais meridional do Brasil, localiza-se no extremo sul do país. Tem um território de 282.062 km 2, ou seja,

Leia mais

O Clima do Brasil. É a sucessão habitual de estados do tempo

O Clima do Brasil. É a sucessão habitual de estados do tempo O Clima do Brasil É a sucessão habitual de estados do tempo A atuação dos principais fatores climáticos no Brasil 1. Altitude Quanto maior altitude, mais frio será. Não esqueça, somente a altitude, isolada,

Leia mais

Climatologia. humanos, visto que diversas de suas atividades

Climatologia. humanos, visto que diversas de suas atividades Climatologia É uma parte da que estuda o tempo e o clima cientificamente, utilizando principalmente técnicas estatísticas na obtenção de padrões. É uma ciência de grande importância para os seres humanos,

Leia mais

PROF. JEFERSON CARDOSO DE SOUZA

PROF. JEFERSON CARDOSO DE SOUZA PROF. JEFERSON CARDOSO DE SOUZA UFRGS 2012 São fatores limitantes dos biomas: Umidade: ausência ou excesso; Solo: tipo de nutrientes e tempo de intemperismo; Temperatura: Amplitude Térmica; Luz solar:

Leia mais

Boletim climatológico mensal novembro 2011

Boletim climatológico mensal novembro 2011 Boletim climatológico mensal novembro 2011 CONTEÚDOS 14:50 UTC 14:55 UTC 15:00 UTC 15:05 UTC 15:10 UTC 15:15 UTC IM,I.P. 01 Resumo Mensal 04 Resumo das Condições Meteorológicas 05 Caracterização Climática

Leia mais

Capítulo 5 A Geografia da União Europeia

Capítulo 5 A Geografia da União Europeia Capítulo 5 A Geografia da União Europeia A Europa é um Continente? América Do Norte EUROPA Ásia OCEANO ÁRTICO América Central África OCEANO PACÍFICO América do Sul OCEANO ATLÂNTICO OCEANO ÍNDICO Oceania

Leia mais

Geografia - Clima e formações vegetais

Geografia - Clima e formações vegetais Geografia - Clima e formações vegetais O MEIO NATURAL Clima e formações vegetais 1. Estado do tempo e clima O que é a atmosfera? A atmosfera é a camada gasosa que envolve a Terra e permite a manutenção

Leia mais

O MEIO AMBIENTE CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS

O MEIO AMBIENTE CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS 2011/2012 Geografia 7º Ano de escolaridade O MEIO AMBIENTE CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS Estado do tempo e clima Elementos e fatores do clima A ATMOSFERA: Invólucro gasoso (camada de ar) que envolve a Terra;

Leia mais

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA E DO PERCURSO DO RIO PINHÃO RESUMO

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA E DO PERCURSO DO RIO PINHÃO RESUMO ALGUMAS CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS DA BACIA HIDROGRÁFICA E DO PERCURSO DO RIO PINHÃO Ana Maria ALENCOÃO 1 ; Martim R. PORTUGAL FERREIRA 2 RESUMO Na região de Trás-os-Montes e Alto Douro (NE de Portugal)

Leia mais

Boletim climatológico mensal maio 2012

Boletim climatológico mensal maio 2012 Boletim climatológico mensal maio 2012 CONTEÚDOS IM,I.P. 01 Resumo Mensal 04 Resumo das Condições Meteorológicas 05 Caracterização Climática Mensal 05 Temperatura do Ar 07 Precipitação Total 09 Insolação

Leia mais

VARIAÇÃO DA RADIAÇÃO SOLAR AO LONGO DO ANO EM PORTUGAL

VARIAÇÃO DA RADIAÇÃO SOLAR AO LONGO DO ANO EM PORTUGAL VARIAÇÃO DA RADIAÇÃO SOLAR AO LONGO DO ANO EM PORTUGAL O regime térmico de Portugal acompanha a variação da radiação solar global ao longo do ano. Ao longo do ano, os valores da temperatura média mensal

Leia mais

Clima e Formação Vegetal. O clima e seus fatores interferentes

Clima e Formação Vegetal. O clima e seus fatores interferentes Clima e Formação Vegetal O clima e seus fatores interferentes O aquecimento desigual da Terra A Circulação atmosférica global (transferência de calor, por ventos, entre as diferentes zonas térmicas do

Leia mais

PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2012

PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2012 PROVA DE GEOGRAFIA 3 o TRIMESTRE DE 2012 PROFa. JULIANA NOME N o 8 o ANO A compreensão do enunciado faz parte da questão. Não faça perguntas ao examinador. A prova deve ser feita com caneta azul ou preta.

Leia mais

Elementos e Fatores de Diferenciação

Elementos e Fatores de Diferenciação VEGETAÇÃO Elementos e Fatores de Diferenciação VEGETAÇÃO E ZONEAMENTO CLIMÁTICO A interferência climática sobre a cobertura vegetal é um dos principais fatores que possibilitam uma pluralidade paisagística.

Leia mais

CLIMATOLOGIA. Profª Margarida Barros. Geografia - 2013

CLIMATOLOGIA. Profª Margarida Barros. Geografia - 2013 CLIMATOLOGIA Profª Margarida Barros Geografia - 2013 CLIMATOLOGIA RAMO DA GEOGRAFIA QUE ESTUDA O CLIMA Sucessão habitual de TEMPOS Ação momentânea da troposfera em um determinado lugar e período. ELEMENTOS

Leia mais

I Revisão do. Caracterização biofísica. Leiria

I Revisão do. Caracterização biofísica. Leiria I Revisão do Plano Director Municipal de Caracterização biofísica Leiria Volume II 2004 1. ECOZONAS Ao percorrer o concelho de Leiria de Norte para Sul e de Este para Oeste a paisagem varia. Uma imagem

Leia mais

Caracterização Florestal

Caracterização Florestal Caracterização Florestal Enquadramento A. Geral O Concelho de Valença tem uma área de 11 790 ha e situa-se na zona Norte do país, região do Minho, distrito de Viana do Castelo, e faz fronteira fluvial

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br PROFESSOR ALUNO ANA CAROLINA DISCIPLINA GEOGRAFIA A TURMA SIMULADO: P3 501 Questão

Leia mais

OS CLIMAS DO BRASIL Clima é o conjunto de variações do tempo de um determinado local da superfície terrestre.

OS CLIMAS DO BRASIL Clima é o conjunto de variações do tempo de um determinado local da superfície terrestre. OS CLIMAS DO BRASIL Clima é o conjunto de variações do tempo de um determinado local da superfície terrestre. Os fenômenos meteorológicos ocorridos em um instante ou em um dia são relativos ao tempo atmosférico.

Leia mais

3 ASPECTOS GERAIS DA ÁREA ESTUDADA

3 ASPECTOS GERAIS DA ÁREA ESTUDADA 3 ASPECTOS GERAIS DA ÁREA ESTUDADA 3.1. Localização O aproveitamento Hidrelétrico de Itumbiara, com potência instalada de 2080 MW, situa-se no rio Paranaíba, na divisa dos estados de Minas Gerais e Goiás,

Leia mais

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 CAP. 02 O território brasileiro e suas regiões.( 7º ano) *Brasil é dividido em 26 estados e um Distrito Federal (DF), organizados em regiões. * As divisões

Leia mais

Tarefa online 8º ANO

Tarefa online 8º ANO Tarefa online 8º ANO 1) Estabelecendo-se correlações entre a exploração florestal no Globo e as Zonas Climáticas, pode-se inferir que: 2) O Domínio morfoclimático das pradarias é uma área marcada: a) pelo

Leia mais

Os Grandes Biomas Terrestres. PROF Thiago Rocha

Os Grandes Biomas Terrestres. PROF Thiago Rocha Os Grandes Biomas Terrestres PROF Thiago Rocha Bioma: Uma comunidade de plantas e animais, com formas de vida e condições ambientais semelhantes. (Clements, 1916) Florestas tropicais A área de ocorrência

Leia mais

Climatologia GEOGRAFIA DAVI PAULINO

Climatologia GEOGRAFIA DAVI PAULINO Climatologia GEOGRAFIA DAVI PAULINO Efeito no clima sobre fatores socioeconômicos Agricultura População Diversidade global de climas Motivação! O Clima Fenômeno da atmosfera em si: chuvas, descargas elétricas,

Leia mais

1 M O N Ç Ã O & M E L G A Ç O

1 M O N Ç Ã O & M E L G A Ç O 1 MONÇÃO & MELGAÇO Monção e Melgaço pertence à Região Demarcada dos Vinhos Verdes, uma das regiões vitícolas mais antigas de Portugal. Esta região centenária situa-se no noroeste de Portugal e o facto

Leia mais

Climas do Brasil GEOGRAFIA DAVI PAULINO

Climas do Brasil GEOGRAFIA DAVI PAULINO Climas do Brasil GEOGRAFIA DAVI PAULINO Grande extensão territorial Diversidade no clima das regiões Efeito no clima sobre fatores socioeconômicos Agricultura População Motivação! Massas de Ar Grandes

Leia mais

Boletim climatológico mensal dezembro 2012

Boletim climatológico mensal dezembro 2012 Boletim climatológico mensal dezembro 2012 CONTEÚDOS IPMA,I.P. 01 Resumo Mensal 04 Resumo das Condições Meteorológicas 06 Caracterização Climática Mensal 06 Temperatura do Ar 07 Precipitação Total 09 Insolação

Leia mais

A importância do continente europeu reside no fato de este ter

A importância do continente europeu reside no fato de este ter Conhecido como velho mundo, o continente europeu limitase a oeste com o Oceano Atlântico, ao sul com o Mediterrâneo, ao norte com o oceano Glacial Ártico e a leste com a Ásia, sendo que os Montes Urais

Leia mais

3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas

3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas 3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas 2 Tipos de vegetação Vegetação é caracterizada como o conjunto de plantas de uma determinada região. Em razão da

Leia mais

Figura 1: Bosque de Casal do Rei, alguns meses após o incêndio que ocorreu no Verão de 2005.

Figura 1: Bosque de Casal do Rei, alguns meses após o incêndio que ocorreu no Verão de 2005. Estudo da vegetação 1. Introdução A intensa actividade humana desenvolvida na região Centro ao longo dos últimos milénios conduziu ao desaparecimento gradual de extensas áreas de floresta autóctone, que

Leia mais

GEOGRAFIA. Professora Bianca

GEOGRAFIA. Professora Bianca GEOGRAFIA Professora Bianca TERRA E LUA MOVIMENTO DA LUA MOVIMENTOS DA TERRA TEMPO E CLIMA Tempo é o estado da atmosfera de um lugar num determinado momento. Ele muda constantemente. Clima é o conjunto

Leia mais

Património Natural local e regional Rios e Biodiversidade

Património Natural local e regional Rios e Biodiversidade Património Natural local e regional Rios e Biodiversidade O que é a Biodiversidade? Área de Projecto 5ºD 2010/2011 Realizado por: Inês, Mariana, Ema, Diana e José do 5ºD Trabalho iniciado com a participação

Leia mais

B I O G E O G R A F I A

B I O G E O G R A F I A B I O G E O G R A F I A BIOMAS DO MUNDO SAVANAS E DESERTOS 2011 Aula VI AS PRINCIPAIS FORMAÇÕES VEGETAIS DO PLANETA SAVANAS As savanas podem ser encontradas na África, América do Sul e Austrália sendo

Leia mais

PROGNÓSTICO TRIMESTRAL (Setembro Outubro e Novembro de- 2003).

PROGNÓSTICO TRIMESTRAL (Setembro Outubro e Novembro de- 2003). 1 PROGNÓSTICO TRIMESTRAL (Setembro Outubro e Novembro de- 2003). O prognóstico climático do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento,

Leia mais

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 3º Ano Bacias Hidrográficas Brasileiras. Prof. Claudimar Fontinele

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 3º Ano Bacias Hidrográficas Brasileiras. Prof. Claudimar Fontinele Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 3º Ano Bacias Hidrográficas Brasileiras Prof. Claudimar Fontinele BACIA HIDROGRÁFICA Bacia Hidrográfica é a área drenada por um rio principal

Leia mais

Índices Teleconectivos

Índices Teleconectivos Índices Teleconectivos NAO North Atlantic Oscillation ENSO El Niño Southern Oscillation Dinâmica do Clima Ana Picado 338 Carina Lopes 868 Introdução: Dinâmica do Clima A circulação atmosférica é bem conhecida

Leia mais

Morfologia do Terreno

Morfologia do Terreno Conferência Internacional ESTRUTURA ECOLÓGICA NACIONAL CONCEITOS E DELIMITAÇÃO Auditório da Torre do Tombo, 22 de Novembro de 2013 Morfologia do Terreno Natália Cunha Manuela Raposo Magalhães Maria Manuela

Leia mais

AULAS DE RECUPERAÇÃO FINAL 7º ANO: AULAS 6, 7, 20, 27, 34 e 35,36 e 37 E 53.

AULAS DE RECUPERAÇÃO FINAL 7º ANO: AULAS 6, 7, 20, 27, 34 e 35,36 e 37 E 53. AULAS DE RECUPERAÇÃO FINAL 7º ANO: AULAS 6, 7, 20, 27, 34 e 35,36 e 37 E 53. AULAS 6 e 7: O RELEVO BRASILEIRO PLANALTOS BRASILEIROS: Muito desgastados, antigos, conhecidos também como cinturões orogênicos

Leia mais

RESUMO TEÓRICO (CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS)

RESUMO TEÓRICO (CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS) RESUMO TEÓRICO (CLIMA E FORMAÇÕES VEGETAIS) 1. QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESTADO DO TEMPO E CLIMA? Estado do tempo É o conjunto de condições atmosféricas que se verificam num determinado lugar, num curto período

Leia mais

Exercícios Tipos de Chuvas e Circulação Atmosférica

Exercícios Tipos de Chuvas e Circulação Atmosférica Exercícios Tipos de Chuvas e Circulação Atmosférica 1. De acordo com as condições atmosféricas, a precipitação pode ocorrer de várias formas: chuva, neve e granizo. Nas regiões de clima tropical ocorrem

Leia mais

Escola E.B. 2,3 de António Feijó. Ano letivo 2014 2015. Planificação anual. 7º ano de escolaridade

Escola E.B. 2,3 de António Feijó. Ano letivo 2014 2015. Planificação anual. 7º ano de escolaridade Escola E.B.,3 de António Feijó Ano letivo 04 05 Planificação anual 7º ano de escolaridade A Terra. Estudos e representações A representação da superfície terrestre A Geografia e o território Compreender

Leia mais

COLÉGIO MARISTA - PATOS DE MINAS 2º ANO DO ENSINO MÉDIO - 2013 Professor : Bruno Matias Telles 1ª RECUPERAÇÃO AUTÔNOMA ROTEIRO DE ESTUDO - QUESTÕES

COLÉGIO MARISTA - PATOS DE MINAS 2º ANO DO ENSINO MÉDIO - 2013 Professor : Bruno Matias Telles 1ª RECUPERAÇÃO AUTÔNOMA ROTEIRO DE ESTUDO - QUESTÕES COLÉGIO MARISTA - PATOS DE MINAS 2º ANO DO ENSINO MÉDIO - 2013 Professor : Bruno Matias Telles 1ª RECUPERAÇÃO AUTÔNOMA ROTEIRO DE ESTUDO - QUESTÕES Estudante: Turma: Data: / / QUESTÃO 1 Analise o mapa

Leia mais

Definição. Unidade Territorial com características naturais bem. Por essa razão, muitas vezes o termo é usado

Definição. Unidade Territorial com características naturais bem. Por essa razão, muitas vezes o termo é usado Definição Compreende-se como sendo uma Unidade Territorial com características naturais bem marcantes e que o individualizam. Por essa razão, muitas vezes o termo é usado como sinônimo para identificar

Leia mais

Terminologia Vegetal Aciculifoliadas folhas em forma de agulha; Latifoliadas folhas largas e grandes; Perenes nunca perdem as folhas por completo; Caducas (decíduas) perdem as folhas antes de secas ou

Leia mais

BIOMAS DO MUNDO TUNDRA, TAIGA E FLORESTAS TEMPERADAS. Aula III

BIOMAS DO MUNDO TUNDRA, TAIGA E FLORESTAS TEMPERADAS. Aula III B I O G E O G R A F I A BIOMAS DO MUNDO TUNDRA, TAIGA E FLORESTAS TEMPERADAS 2011 Aula III AS PRINCIPAIS FORMAÇÕES VEGETAIS DO PLANETA TUNDRA O termo Tundra deriva da palavra finlandesa Tunturia, que significa

Leia mais

Bioma é um conceito estabelecido para classificar ambientes com base na

Bioma é um conceito estabelecido para classificar ambientes com base na 1 Bioma é um conceito estabelecido para classificar ambientes com base na composição predominante da vegetação. O padrão climático (temperatura e precipitação) representa o principal aspecto utilizado

Leia mais

Ecologia II: Ecossistemas fluviais. Manuela Abelho 2012

Ecologia II: Ecossistemas fluviais. Manuela Abelho 2012 Ecologia II: Ecossistemas fluviais Manuela Abelho 2012 3.1 Funções 3. ZONA RIPÍCOLA 2 Zonas ripícolas Espaços abertos que bordeiam os rios estabelecendo o seu limite e constituem a zona de transição entre

Leia mais

Domínios Florestais do Mundo e do Brasil

Domínios Florestais do Mundo e do Brasil Domínios Florestais do Mundo e do Brasil Formações Florestais: Coníferas, Florestas Temperadas, Florestas Equatoriais e Florestas Tropicais. Formações Herbáceas e Arbustivas: Tundra, Pradarias Savanas,

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O

P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O DISCIPLINA: Geografia ANO: 7ºano TURMAS: B, C ed ANO LECTIVO: 2011/2012 P L A N I F I C A Ç Ã O A M É D I O P R A Z O UNIDADE DIDÁTICA 1: A Terra: Estudos e Representações (1º Período) AULAS PREVISTAS:

Leia mais

Formações de Santa Catarina. Profa. Elisa Serena Gandolfo Martins Março/2015

Formações de Santa Catarina. Profa. Elisa Serena Gandolfo Martins Março/2015 Formações de Santa Catarina Profa. Elisa Serena Gandolfo Martins Março/2015 O Estado de Santa Catarina está totalmente inserido dentro do Bioma Mata Atlântica. A Mata Atlântica "O espaço que contém aspectos

Leia mais

Formas de representação:

Formas de representação: 1 Formas de representação: Curvas de Nível Perfil Topográfico Carta Hipsométrica Maquete de Relevo 2 CURVAS DE NÍVEL São isolinhas de altitude, ou seja linhas que representam todos os pontos de igual altitude

Leia mais

A distribuição da população mundial

A distribuição da população mundial A distribuição da população mundial Trabalho que pode ser visualizado na página da Internet: www.geografiafixe.com.sapo.pt Professor: José Maia Distribuição da população Quais são as principais razões

Leia mais

Classificação de Aroldo de Azevedo

Classificação de Aroldo de Azevedo GEOGRAFIA DO BRASIL Relevo O relevo brasileiro apresenta grande variedade morfológica (de formas), como serras, planaltos, chapadas, depressões, planícies e outras, - resultado da ação, principalmente,

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES GEOGRAFIA DESAFIO DO DIA. Aula 21.1 Conteúdo. Região Sudeste

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES GEOGRAFIA DESAFIO DO DIA. Aula 21.1 Conteúdo. Região Sudeste CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Aula 21.1 Conteúdo Região Sudeste 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

Leia mais

Caracterização da biomassa florestal de interesse energético existente no sul da Galiza e norte de Portugal

Caracterização da biomassa florestal de interesse energético existente no sul da Galiza e norte de Portugal Luis Ortiz Torres - UNIVERSIDADE DE VIGO Caracterização da biomassa florestal de interesse energético existente no sul da Galiza e norte de Portugal ATIVIDADE 3 - Logística do aproveitamento da biomassa

Leia mais

CAPÍTULO 4 GEOLOGIA ESTRUTURAL DA ÁREA

CAPÍTULO 4 GEOLOGIA ESTRUTURAL DA ÁREA 47 CAPÍTULO 4 GEOLOGIA ESTRUTURAL DA ÁREA Este capítulo se refere ao estudo das estruturas geológicas rúpteis e do resultado de sua atuação na compartimentação morfoestrutural da área. Para tanto, são

Leia mais

Prof. MSc. Leandro Felício

Prof. MSc. Leandro Felício Prof. MSc. Leandro Felício Ecossistema: Sistema integrado e auto funcionante que consiste em interações dos elementos bióticos e abióticos e cujas dimensões podem variar consideravelmente. Bioma: Conjunto

Leia mais

DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS. Elaborado por: Aziz Ab Saber Contém as seguintes características: clima relevo Vegetação hidrografia solo fauna

DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS. Elaborado por: Aziz Ab Saber Contém as seguintes características: clima relevo Vegetação hidrografia solo fauna DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Elaborado por: Aziz Ab Saber Contém as seguintes características: clima relevo Vegetação hidrografia solo fauna Domínio Amazônico Clima equatorial Solos relativamente pobres Relevo

Leia mais

www.tiberioge.tibe o.c rioge om.br o.c A Ge G og o r g afi f a Le L va v da d a Sério

www.tiberioge.tibe o.c rioge om.br o.c A Ge G og o r g afi f a Le L va v da d a Sério 1 FLORESTA AMAZÔNICA 2 Características Localiza-se: Região Norte; parte do norte do Mato Grosso e Goiás; e parte oeste do Maranhão; O maior bioma brasileiro ocupa, praticamente, um terço da área do País.

Leia mais

4. ANÁLISE DA PLUVIOMETRIA

4. ANÁLISE DA PLUVIOMETRIA 4. ANÁLISE DA PLUVIOMETRIA A pluviosidade representa o atributo fundamental na análise dos climas tropicais, refletindo a atuação das principais correntes da circulação atmosférica. No extremo sul da Bahia,

Leia mais

Ficha de caracterização do meio envolvente da escola

Ficha de caracterização do meio envolvente da escola Ficha de caracterização do meio envolvente da escola 1. Identificação da Equipa Escola: Equipa: Localização Colégio Cidade Roda Os pequenos geólogos Redinha/ Pombal/ Leiria/ Portugal 2. Caracterização

Leia mais

CAPÍTULO 7 EVOLUÇÃO DA ÁREA NA AUSÊNCIA DO PROJECTO

CAPÍTULO 7 EVOLUÇÃO DA ÁREA NA AUSÊNCIA DO PROJECTO CAPÍTULO 7 EVOLUÇÃO DA ÁREA NA AUSÊNCIA DO PROJECTO ÍNDICE DE TEXTO VII. EVOLUÇÃO DA ÁREA NA AUSÊNCIA DO PROJECTO...219 217 218 VII. EVOLUÇÃO DA ÁREA NA AUSÊNCIA DO PROJECTO O presente capítulo tem como

Leia mais

Química Ambiental no Ensino: uma aula de campo no rio Fervença com apoio de recursos digitais

Química Ambiental no Ensino: uma aula de campo no rio Fervença com apoio de recursos digitais Química Ambiental no Ensino: uma aula de campo no rio Fervença com apoio de recursos digitais Estrutura MOTIVAÇÃO PROBLEMÁTICA EM ESTUDO OBJECTIVOS BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO FERVENÇA ESTUDO DE CAMPO PÁGINA

Leia mais

PROGNÓSTICO TRIMESTRAL Agosto-Setembro-Outubro de 2003. Prognóstico Trimestral (Agosto-Setembro-Outubro de 2003).

PROGNÓSTICO TRIMESTRAL Agosto-Setembro-Outubro de 2003. Prognóstico Trimestral (Agosto-Setembro-Outubro de 2003). 1 Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MAPA Instituto Nacional de Meteorologia INMET Endereço: Eixo Monumental VIA S1 Telefone: + 55 61 344.3333/ Fax:+ 55 61 344.0700 BRASÍLIA / DF - CEP:

Leia mais

Boletim Climatológico Mensal Fevereiro de 2010

Boletim Climatológico Mensal Fevereiro de 2010 Boletim Climatológico Mensal Fevereiro de 2010 CONTEÚDOS Observatório José Agostinho 01 Resumo Mensal 02 Resumo das Condições Meteorológicas 03 Caracterização Climática Mensal 03 Precipitação total 04

Leia mais

Vegetação. Solo. Relevo. Clima. Hidrografia

Vegetação. Solo. Relevo. Clima. Hidrografia Vegetação Solo Relevo Clima Hidrografia VEGETAÇÃO E SOLOS HETEROGÊNEA CALOR E UMIDADE RÁPIDA DECOMPOSIÇÃO/FERTILIDADE. NUTRIENTES ORGÂNICOS E MINERAIS (SERRAPILHEIRA). EM GERAL OS SOLOS SÃO ÁCIDOS E INTEMPERIZADOS.

Leia mais

Seminário de Abertura da Discussão Pública da proposta de Programa de Acção Nacional de Combate à Desertificação

Seminário de Abertura da Discussão Pública da proposta de Programa de Acção Nacional de Combate à Desertificação Seminário de Abertura da Discussão Pública da proposta de Programa de Acção Nacional de Combate à Desertificação Direcção Regional de Florestas do Alentejo Lisboa, 21 de Julho de 2011 Sistemas Fundamentais

Leia mais

PROGNÓSTICO CLIMÁTICO. (Fevereiro, Março e Abril de 2002).

PROGNÓSTICO CLIMÁTICO. (Fevereiro, Março e Abril de 2002). 1 PROGNÓSTICO CLIMÁTICO (Fevereiro, Março e Abril de 2002). O Instituto Nacional de Meteorologia, órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com base nas informações de análise e prognósticos

Leia mais

DIVERSIDADE DE CLIMAS = DIVERSIDADE DE VEGETAÇÕES

DIVERSIDADE DE CLIMAS = DIVERSIDADE DE VEGETAÇÕES FORMAÇÕES VEGETAIS - Os elementos da natureza mantém estreita relação entre si. - A essa relação, entendida como a combinação e coexistência de seres vivos (bióticos) e não vivos (abióticos) dá-se o nome

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Lamaçães. Realizado por: Afonso Miguel Gomes Ana Luísa Alegria Ana Marta Aguiar Ana Teresa Vieira Ana Maria Marques

Agrupamento de Escolas de Lamaçães. Realizado por: Afonso Miguel Gomes Ana Luísa Alegria Ana Marta Aguiar Ana Teresa Vieira Ana Maria Marques Agrupamento de Escolas de Lamaçães Realizado por: Afonso Miguel Gomes Ana Luísa Alegria Ana Marta Aguiar Ana Teresa Vieira Ana Maria Marques Conhecer o carvalhal típico português Verificar a situação actual

Leia mais

Recursos Hídricos. Fig. 1 Distribuição da Água no Planeta

Recursos Hídricos. Fig. 1 Distribuição da Água no Planeta Recursos Hídricos Recursos Hídricos Os recursos hídricos representam a água subterrânea e superficial disponível para qualquer tipo de uso dado pelo Homem numa determinada região. Estes recursos hídricos

Leia mais

Elementos Climáticos CLIMA

Elementos Climáticos CLIMA CLIMA Elementos Climáticos O entendimento e a caracterização do clima de um lugar dependem do estudo do comportamento do tempo durante pelo menos 30 anos: das variações da temperatura e da umidade, do

Leia mais

Proc. IPHAN nº 01450.007673/2011-16 - Portaria IPHAN nº 15, de 05 de maio de 2011

Proc. IPHAN nº 01450.007673/2011-16 - Portaria IPHAN nº 15, de 05 de maio de 2011 PROJETO ARQUEOLOGIA PREVENTIVA NAS ÁREAS DE INTERVENÇÃO DA UHE SANTO ANTONIO DO JARI, AP/PA Proc. IPHAN nº 01450.007673/2011-16 - Portaria IPHAN nº 15, de 05 de maio de 2011 LAUDO: 02/2011 SERVIÇO EXECUTADO:

Leia mais

SIMPÓSIO POLO GESSEIRO DO ARARIPE: POTENCIALIDADES, PROBLEMAS E SOLUÇÕES. Recife 12 a 14 de agosto de 2014 Salão Nobre da UFRPE

SIMPÓSIO POLO GESSEIRO DO ARARIPE: POTENCIALIDADES, PROBLEMAS E SOLUÇÕES. Recife 12 a 14 de agosto de 2014 Salão Nobre da UFRPE SIMPÓSIO POLO GESSEIRO DO ARARIPE: POTENCIALIDADES, PROBLEMAS E SOLUÇÕES Recife 12 a 14 de agosto de 2014 Salão Nobre da UFRPE O Território do Sertão do Araripe é formado por 10 municípios: Araripina,

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação

PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2012 Conteúdos Habilidades Avaliação COLÉGIO LA SALLE Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Trimestre: 1º

Leia mais

PROGNÓSTICO DE ESTAÇÃO PARA A PRIMAVERA DE 2001. TRIMESTRE Outubro-Novembro-Dezembro.

PROGNÓSTICO DE ESTAÇÃO PARA A PRIMAVERA DE 2001. TRIMESTRE Outubro-Novembro-Dezembro. 1 PROGNÓSTICO DE ESTAÇÃO PARA A PRIMAVERA DE 2001 TRIMESTRE Outubro-Novembro-Dezembro. A Primavera começa este ano às 22h04min (hora de Brasília), no dia 22 de setembro e termina às 17h20min (horário de

Leia mais

Biomas e formações vegetais mundiais

Biomas e formações vegetais mundiais Biomas e formações vegetais mundiais Bioma é uma comunidade biológica, ou seja, a fauna e a flora e suas interações entre si e com o ambiente físico, o solo, a água, o ar. O bioma da Terra compreende a

Leia mais

A HIDROSFERA. Colégio Senhora de Fátima. Disciplina: Geografia 6 ano Profª Jenifer Tortato

A HIDROSFERA. Colégio Senhora de Fátima. Disciplina: Geografia 6 ano Profª Jenifer Tortato A HIDROSFERA Colégio Senhora de Fátima. Disciplina: Geografia 6 ano Profª Jenifer Tortato A HIDROSFERA A água é o mais abundante solvente natural que atua no sentido de desagregar, ou seja, fragmentar

Leia mais

Prefeitura do Município de Santana de Parnaíba

Prefeitura do Município de Santana de Parnaíba Prefeitura do Município de Santana de Parnaíba Município de Santana de Parnaíba Plano Diretor 2005/2006 (para o período 2006/2013) ANEXO A.02 SANTANA DE PARNAÍBA DADOS GERAIS Referência em: Art. 8º 0 SANTANA

Leia mais

Jonathan Kreutzfeld RELEVO BRASILEIRO E FORMAS

Jonathan Kreutzfeld RELEVO BRASILEIRO E FORMAS Jonathan Kreutzfeld RELEVO BRASILEIRO E FORMAS RELEVO BRASILEIRO FORMAS DO RELEVO BRASILEIRO Escudos cristalinos: 36% Bacias sedimentares: 64% Escudos Cristalinos - Armazenamento de jazidas minerais -

Leia mais

A diversidade de vida no planeta. Que animais selvagens você conhece? Em que ambiente natural e continente você acha que eles tem origem?

A diversidade de vida no planeta. Que animais selvagens você conhece? Em que ambiente natural e continente você acha que eles tem origem? A diversidade de vida no planeta Que animais selvagens você conhece? Em que ambiente natural e continente você acha que eles tem origem? Domínios naturais terrestres São extensas áreas geográficas com

Leia mais

Areias e Ambientes Sedimentares

Areias e Ambientes Sedimentares Areias e Ambientes Sedimentares As areias são formadas a partir de rochas. São constituídas por detritos desagregados de tamanhos compreendidos entre 0,063 e 2 milímetros. Areias: Ambiente fluvial As areias

Leia mais

CAPÍTULO 8 O FENÔMENO EL NIÑO -LA NIÑA E SUA INFLUENCIA NA COSTA BRASILEIRA

CAPÍTULO 8 O FENÔMENO EL NIÑO -LA NIÑA E SUA INFLUENCIA NA COSTA BRASILEIRA CAPÍTULO 8 O FENÔMENO EL NIÑO -LA NIÑA E SUA INFLUENCIA NA COSTA BRASILEIRA O comportamento climático é determinado por processos de troca de energia e umidade que podem afetar o clima local, regional

Leia mais

Luciana Scur Felipe Gonzatti Eduardo Valduga Ronaldo Adelfo Wasum

Luciana Scur Felipe Gonzatti Eduardo Valduga Ronaldo Adelfo Wasum Luciana Scur Felipe Gonzatti Eduardo Valduga Ronaldo Adelfo Wasum Restinga é um termo bastante discutido, tanto por sua origem, se portuguesa, espanhola ou inglesa, quanto por seus conceitos. Várias definições

Leia mais

REVISÃO UDESC GAIA GEOGRAFIA GEOGRAFIA FÍSICA PROF. GROTH

REVISÃO UDESC GAIA GEOGRAFIA GEOGRAFIA FÍSICA PROF. GROTH REVISÃO UDESC GAIA GEOGRAFIA GEOGRAFIA FÍSICA PROF. GROTH 01. (UDESC_2011_2) Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), existem no Brasil oito Bacias Hidrográficas. Assinale a alternativa

Leia mais

Boletim Climatológico Mensal

Boletim Climatológico Mensal ISSN 2183-1076 Boletim Climatológico Mensal Portugal Continental Maio de 2015 CONTEÚDOS Resumo Situação Sinóptica Temperatura do Ar Precipitação Radiação Tabela Resumo mensal 1 2 2 5 7 8 Instituto Português

Leia mais

CURSO: PÓS GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DISCIPLINA: CLASSIF. MAPEAMENTO DE SOLOS

CURSO: PÓS GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DISCIPLINA: CLASSIF. MAPEAMENTO DE SOLOS CURSO: PÓS GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DISCIPLINA: CLASSIF. MAPEAMENTO DE SOLOS PROF. RENATA SANTOS MOMOLI Eng. Agrônoma Dra. em Solos e Nutrição de Plantas PRINCÍPIOS BÁSICOS 1. Classificação Técnica: diferenciações

Leia mais

Boletim Climatológico Mensal Junho de 2014

Boletim Climatológico Mensal Junho de 2014 Boletim Climatológico Mensal Junho de 2014 CONTEÚDOS Observatório Magnético e Sismológico de S. Miguel (c. 1944). 01 Resumo Mensal 02 Resumo das Condições Meteorológicas 02 Caracterização Climática Mensal

Leia mais

hidrográficas estão separadas por uma linha que une pontos de maior altitude, o interflúvio ou divisor d água

hidrográficas estão separadas por uma linha que une pontos de maior altitude, o interflúvio ou divisor d água HIDROGRAFIA Águas Continentais Como vimos, a maior parte da água doce do planeta encontra-se congelada na forma de geleiras, nas regiões polares, nos aqüíferos ou nos cumes das altas montanhas. Resta,

Leia mais