Oficina 1 Produção radiofônica (Parte 1)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Oficina 1 Produção radiofônica (Parte 1)"

Transcrição

1 Oficina 1 Produção radiofônica (Parte 1) Nesta oficina vamos trabalhar o detalhamento da estrutura de uma rádio, será discutido sobre a produção radiofônica. Em seguida partiremos para a técnica de produção com o foco na elaboração de roteiro, culminando com o exercício de desconstruir um produto. Em seguida será trabalhado a questão do software livre na edição multimídia, com o foco para o software audacity, finalizando com a explicação do uso deste software.

2 1 Estrutura da rádio 1.1 Funções Repórteres Redatores Programadores Locutores Produtores Cuidam dos assuntos fazendo pesquisas e entrevistas sobre a matéria a ser desenvolvida. Recebem todas as notícias dos repórteres escrevendo o programa e a forma como será apresentado ao público. São os responsáveis pela escolha das músicas do programa a ser apresentado. É aconselhável que todas as músicas devam ter uma relação com o tema do programa para melhor compô lo. Apresenta o programa, assim como as músicas, é a parte final da construção do programa. Auxiliam e pontuam todas as áreas trabalhadas. É do produtor que se organiza um programa de rádio.

3 1 Estrutura da rádio (Continuação) 1.2 A Pauta É a ordem do dia, é a junção de todas as informações e como elas serão repassadas aos ouvintes. É o momento de escolher os temas que serão abordados e também o destaque que terão e a forma como serão veiculados na programação. As rádios com perfil educativo escolhem os temas, na pauta, que possam contribuir com o crescimento dos seus ouvintes, com a reflexão crítica que forme para a cidadania. Dedicar tempo para pensar na pauta é garantir qualidade ao seu programa. Quando definir a pauta, faça um levantamento das informações necessárias para que os ouvintes a compreendam bem. Em pautas de entrevistas, o ideal é fazer um roteiro de perguntas que podem auxiliar a condução da conversa. Para execução de uma pauta perfeita é necessário fazer e responder as seguintes perguntas: O quê?, Quem?, Quando?, Onde?, Como?, e Por quê?

4 1 Estrutura da rádio (continuação) 1.3 Programas Entrevistas Programa que têm como finalidade, esclarecer algum ponto, colhendo informações de uma pessoa ou pessoas especializadas em um determinado assunto ou assuntos. Simples: Formação de conhecimento, Opinião, Acesso às pessoas. Debates: Formação de opiniões para os ouvintes, Movimento saudável para a democracia, Participação de líderes comunitários, Líderes estudantis, Líderes de movimentos sociais, Líderes de movimentos rurais. Participação do ouvinte: Aceitação da pluralidade, Espaço para expressão popular, Compromisso cidadão com a comunidade, Representação da comunidade, Convite a opiniões.

5 1 Estrutura da rádio (continuação) 1.3 Programas (continução) Jornalístico Programa que noticia e relata fatos, informativo de caráter pedagógico e social da Rádio, estruturado num esquema que intercala boletins noticiosos e música, destaca os principais fatos que acontecem na comunidade, cidades e estado, bem como prestação de serviço à comunidade. Fatos: Assuntos do momento, Discussões sobre acontecimentos, Notícias com ritmo, Opiniões. Históricos: Fatos do passado, Acontecimentos marcantes, Mudanças de comportamentos.

6 1 Estrutura da rádio (continuação) 1.3 Programas (continução) Atualidades Com um tema de atualidade em cidadania, este programa investiga e discute os problemas sociais, sugestões de melhorias. Dicas para a comunidade sobre meio ambiente, comportamentos sociais e, pontua suas dúvidas. Tendências: Acontecimentos, Estilos, Sugestões, Movimentos culturais. Musicais Políticas: Movimentos políticos, Organizações políticas e sociais, Leis, Direitos, Deveres. Programa que mostra músicas de todos os tempos, com enfoque ao seu conteúdo. A história do país e da Rádio contada e cantada através de poemas e críticas. O artista é um historiador de seu tempo. Históricos: História do rádio, História da música, Movimentos musicais, Movimentos musicais e comportamentos, Movimentos musicais e sociais, Movimento musicais e política, Artistas. Letras com conteúdos: Análise de letras, Letras e história, Letras e Política, Letras e movimentos sociais, Letras e poemas.

7 2 Rádio e produção radiofônica O Rádio é um meio de comunicação que vem, cada vez mais, mostrando sua importância e sua força. Há mais de 80 anos, sobrevive e compõe com as inovações tecnológicas sem perder seu espaço. O Rádio que queremos é aquele que contribui com a cidadania, que aproveita, da melhor maneira, a possibilidade de educar de forma atrativa e, ao mesmo tempo lúdica. Acreditamos que este seja o objetivo do comunicador preocupado com seu papel social, aliado pelo critério de conteúdo e qualidade do programa. O rádio é um veículo que trabalha a oralidade, permite criar coletivamente formando agentes capacitores e, além disso, é um instrumento acessível à nossa realidade, desenvolvendo mecanismos para o uso de tecnologias contemporâneas na formação cidadã e sócio educacional.

8 3 Técnicas de produção radiofônica 3.1 O que é para que serve o roteiro 3.2 Modelo de roteiro 3.3 Autorização

9 3 Técnicas de produção radiofônica (continuação) 3.4 Dicas Pense sempre na relevância do assunto para seus ouvintes. Se eles são ou não de interesse da comunidade. Um condutor de debates sempre deve estar bem informado sobre o tema a ser debatido. Exercite sua leitura e interpretação. Leia tudo o que lhe cair nas mãos, Jornais, revistas, livros, textos, anúncios e comerciais... O leitor habitual, não costuma cair em armadilhas de palavras ou termos usados com pouca frequência. Respeite as opiniões diversas, inclusive as que você não concorda. Ser democrático nem sempre é fácil, mas é indispensável. Mais do que abrir espaço para que os ouvintes opinem sobre temas, podemos leválos a ajudar a construir a programação da emissora, sugerindo pautas e dando sugestões de quadros.

10 3 Técnicas de produção radiofônica (continuação) 3.4 Dicas (continuação) Sempre identifique a pessoa que entra no ar, sendo ela ouvinte ou entrevistado. Garanta aos ouvintes seu espaço e assim diferentes perfis. Se não houver "script" (roteiro do programa), faça um esquema prévio, principalmente se o assunto envolver nomes, datas, locais, números e relações em geral. No comando do microfone, não se esqueça do seu papel como agente social a serviço da cidadania e dos direitos humanos. Garanta a participações de todos igualmente, seja em uma entrevista, um debate ou perguntas aos ouvintes. Não tenha vergonha de perguntar no ar sobre um tema que você não entende, só assim poderá esclarecer o assunto aos seus ouvintes.

11 3 Técnicas de produção radiofônica (continuação) 3.4 Dicas (continuação) Escolha o detalhe mais interessante da notícia para iniciar um texto. Desapertar a atenção do ouvinte é o seu desafio. Não sobrecarregue seu texto com números e dados que não acrescentarão muito à informação. No rádio, ao contrário do jornal, o ouvinte não tem a oportunidade de voltar e conferir a informação. O entusiasmo em demasia pode ridicularizar a locução. Não perca a oportunidade de prestar um serviço. Se puder indicar ao ouvinte um meio de ele aprofundar a informação ou buscar auxílio, não tenha dúvidas em fazêlo. Educar para o mundo é sempre fazer a ligação entre local e global, já que os homens não são ilhas. Sempre que tiver oportunidade mostre que as experiências e a ação na sua comunidade estão relacionadas com o mundo: agir localmente, pensar globalmente.

12 3 Técnicas de produção radiofônica (continuação) 3.4 Dicas (continuação) A locução deve ter ritmo. Ela precisa sinalizar para o ouvinte que aquele é um momento que requer atenção. Para alertar o ouvinte que este é um momento especial, use vinhetas de abertura e de fechamento do bloco. Lembre sempre do aspecto educativo de seu programa e procure abordar os temas sob este ponto de vista. É sempre necessário manter se bem informado sobre os acontecimentos importantes que ocorrem no mundo. Ter conhecimento prévio das notícias permite que se faça comentários pertinentes com lógica e conteúdo. Fique atento à clareza das respostas de uma entrevista ou participação de ouvinte. Muitas siglas ou números podem deixar os ouvintes confusos. Tente traduzir o que diz o entrevistado ou peça para ele explicar melhor.

13 3 Técnicas de produção radiofônica (continuação) 3.4 Dicas (continuação) Muitas vezes temos conceitos formados antes da entrevista e nos damos conta, no seu decorrer, de que partimos de uma premissa errada. Neste caso, não tente manipular a condução da conversa. Esteja aberto para mudanças de rumo. No rádio, ao vivo, elas acontecem frequentemente. O comunicador tem compromisso com o ouvinte e para cumpri lo é preciso buscar a informação mesmo quando ela vai desagradar algumas pessoas. Se o tema for importante, não deixe de enfrentá lo.

14 3 Técnicas de produção radiofônica (continuação) 3.5 Exercício: desconstruindo um produto

15 4 Por que Software Livre? Liberdade Colaboração Produção de Conhecimento Autonomia

16 5 Introdução a edição 5.1 O software Principais funções A minha primeira gravação Copiar, colar e emendar Efeitos Importando áudio Finalizando e exportando

OBJETIVO. Serão dicas e elementos que podem ser usados de forma direta e fácil por todas as escolas. Não ditaremos regras ou receitas de bolo.

OBJETIVO. Serão dicas e elementos que podem ser usados de forma direta e fácil por todas as escolas. Não ditaremos regras ou receitas de bolo. A Rádio na Escola OBJETIVO A intenção da oficina é apresentar aos professores elementos da Educomunicação voltada para o Rádio, que permitam o debate do fazer educativo em sala de aula, aproxime o professor

Leia mais

CIDADANIA NAS ONDAS DO RÁDIO

CIDADANIA NAS ONDAS DO RÁDIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CURSO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GEORGIA STELLA RAMOS DO AMARAL CIDADANIA NAS ONDAS DO RÁDIO Santa Cruz do Sul 2009 Abrangência Comunidade escolar de uma determinada escola.

Leia mais

A história social do Jazz 1

A história social do Jazz 1 A história social do Jazz 1 Andressa MALTACA 2 Jhonny ISAC 3 Gustavo Guilherme da Matta Caetano LOPES 4 Faculdade Internacional de Curitiba FACINTER Curitiba/PR RESUMO A história social do jazz é um áudio

Leia mais

Média de ouvintes por minuto: Sexo Masculino: Sexo Feminino: Classes AB: Classe C: Classes DE:

Média de ouvintes por minuto: Sexo Masculino: Sexo Feminino: Classes AB: Classe C: Classes DE: O CAFÉ COM NOTÍCIA é apresentado pelo comunicador JUNIOR MOREIRA, que imprime um ritmo forte e dinâmico, com bom humor e alto astral. A primeira hora do programa (de 4h às 5h) é pautada na programação

Leia mais

Dicas sobre produção mediática: A produção de uma notícia para o média escolar

Dicas sobre produção mediática: A produção de uma notícia para o média escolar Sobre este documento Este documento tem por objetivo dar algumas sugestões e dicas acerca da produção de um trabalho jornalístico, nas suas diferentes fases, tendo em conta o contexto educativo e o enquadramento

Leia mais

REGIMENTO ESCOLAR. Regimento Escolar é a constituição da escola. É neste documento que

REGIMENTO ESCOLAR. Regimento Escolar é a constituição da escola. É neste documento que REGIMENTO ESCOLAR O Regimento Escolar é a constituição da escola. É neste documento que devem constar as normas gerais que regularão as práticas escolares disciplinares e pedagógicas. Por ser um conjunto

Leia mais

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE SERVIÇOS LEGISLATIVOS LEI Nº 7.898, DE 27 DE MAIO DE D.O

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE SERVIÇOS LEGISLATIVOS LEI Nº 7.898, DE 27 DE MAIO DE D.O Autor: Mesa Diretora LEI Nº 7.898, DE 27 DE MAIO DE 2003 - D.O. 27.05.03. * Dispõe sobre a criação da estrutura organizacional da TV Assembléia, conforme a Lei nº 7.860, de 19 de dezembro de 2002, e dá

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS PLANO DE ENSINO 042 CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CÓDIGO UNIDADE 042 CÓD. CURSO CURSO 42501 JORNALISMO CÓD. DISC. DISCIPLINA ETAPA CH SEM CH TOTAL SEM/ANO 121.3411.2 AUDIOJORNALISMO 4ª 04 68 1º/2011 PROFESSOR (A) LENIZE VILLAÇA / ALBERTO CHAMMAS NÚCLEO

Leia mais

APURAÇÃO DAS INFORMAÇÕES. Laboratório de Iniciação ao Jornalismo Prof. Dr. Dennis de Oliveira

APURAÇÃO DAS INFORMAÇÕES. Laboratório de Iniciação ao Jornalismo Prof. Dr. Dennis de Oliveira APURAÇÃO DAS INFORMAÇÕES Laboratório de Iniciação ao Jornalismo Prof. Dr. Dennis de Oliveira RUMORES, VERSÕES E DADOS O jornalismo trabalha com a articulação de outros discursos. O jornalista reconstrói

Leia mais

Você abriu uma gravadora de rádio com 2 colegas e estão em busca de um novo nicho de mercado. A tarefa da equipe é elaborar uma telenovela

Você abriu uma gravadora de rádio com 2 colegas e estão em busca de um novo nicho de mercado. A tarefa da equipe é elaborar uma telenovela Você abriu uma gravadora de rádio com 2 colegas e estão em busca de um novo nicho de mercado. A tarefa da equipe é elaborar uma telenovela interessante para cativar os ouvintes a escutarem a estação de

Leia mais

TRILHA. Sistema para empreendedores de Marketing de Relacionamento

TRILHA. Sistema para empreendedores de Marketing de Relacionamento TRILHA Sistema para empreendedores de Marketing de Relacionamento Código de Ética 1. Não falar mal da empresa, dos produtos, dos líderes ou de outros distribuidores; 2. Respeitar a concorrência; 3. Não

Leia mais

PLANO DE AÇÃO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA MÍDIA LOCAL

PLANO DE AÇÃO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA MÍDIA LOCAL PLANO DE AÇÃO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO NA MÍDIA LOCAL PROPOSTA DE AÇÃO Criar um Observatório para mapear a cobertura realizada pela imprensa local sobre o tema da educação, a fim de ampliar sua visibilidade

Leia mais

PLANO DE INTERVENÇÃO

PLANO DE INTERVENÇÃO PLANO DE INTERVENÇÃO INTRODUÇÃO A Rádio Escola - Lagares é uma ferramenta de ocupação dos tempos livres da comunidade escolar, desenvolvida por alunos para os alunos, com o objetivo de entreter ludicamente

Leia mais

Programa de Rádio Viela 1. Douglas FURTADO 2 Orlando FIORILO 3 Alexandre KIELING 4 Universidade Católica de Brasília, DF

Programa de Rádio Viela 1. Douglas FURTADO 2 Orlando FIORILO 3 Alexandre KIELING 4 Universidade Católica de Brasília, DF Programa de Rádio Viela 1 Douglas FURTADO 2 Orlando FIORILO 3 Alexandre KIELING 4 Universidade Católica de Brasília, DF RESUMO O Viela é um programa de rádio que trabalha com efemérides. Baseados nos acontecimentos

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA

AS CONTRIBUIÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA AS CONTRIBUIÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR PARA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA Priscila Cavalcante Silva Universidade Estadual do Ceará- UECE Priscilacavalcante-@hotmail.com Resumo A importância de uma educação pública

Leia mais

PODCASTING Uma nova rádio, Uma nova forma de aprender

PODCASTING Uma nova rádio, Uma nova forma de aprender SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - SEED DEPARTAMENTO DE INFRA-ESTRUTURA TECNOLÓGICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC. PODCASTING Uma nova rádio, Uma nova forma de aprender ALEXSANDER B. OLIVEIRA MARLÍ VELASQUES

Leia mais

O curso terá a duração de 40 horas, com início em 26 de março de 2013 e término em 18 de abril de Além dos quatro módulos de estudo que abordam

O curso terá a duração de 40 horas, com início em 26 de março de 2013 e término em 18 de abril de Além dos quatro módulos de estudo que abordam CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES AULA 01: POLÍTICAS E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL TÓPICO APRESENTAÇÃO: ESTRUTURA DAS AULAS VERSÃO TEXTUAL DO FLASH Prezado(a) cursista, O Curso de Formação de Gestores da Educação

Leia mais

EDITAL Nº 1 - SELEÇÃO DE COLABORADORES PARA A RÁDIO PLURAL

EDITAL Nº 1 - SELEÇÃO DE COLABORADORES PARA A RÁDIO PLURAL EDITAL Nº 1 - SELEÇÃO DE COLABORADORES PARA A RÁDIO PLURAL A Coordenação Geral, Artística e Jornalística da Rádio Plural, webradio do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), torna

Leia mais

Sintonia Cidadã O que é ser cidadão? 1

Sintonia Cidadã O que é ser cidadão? 1 Sintonia Cidadã O que é ser cidadão? 1 Caroline CASTILHO 2 Daiane SANTOS Fernanda MAZI³ Laís CARVALHO 4 Pedro GASPAR 5 Serjey Joseph MARTINS 6 Tainá OLIVEIRA 7 Thiago MARQUESINI 8 Luiz Veloso SIQUEIRA

Leia mais

GUIA DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR

GUIA DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR TELEVISANDO GUIA DE ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR O PROJETO O Televisando é um projeto de Comunicação e Educação que coloca a força da televisão a serviço da comunidade escolar. Seu objetivo é promover reflexão

Leia mais

APEX BRASIL: PARCEIRA DO EXPORTADOR E DO INVESTIDOR

APEX BRASIL: PARCEIRA DO EXPORTADOR E DO INVESTIDOR APEX BRASIL: PARCEIRA DO EXPORTADOR E DO INVESTIDOR 1 ASSESSORIA DE IMPRENSA / RP INTERNACIONAL São Paulo, 17 de maio de 2010 Local: Sheraton WTC São Paulo / SP 2 PONTOS-CHAVE DE DISCUSSÃO Para que serve

Leia mais

VOCÊ CONHECE A SUA HISTÓRIA? PRODUÇÃO DE JOGO SOBRE A GUERRA DO CONTESTADO

VOCÊ CONHECE A SUA HISTÓRIA? PRODUÇÃO DE JOGO SOBRE A GUERRA DO CONTESTADO VOCÊ CONHECE A SUA HISTÓRIA? PRODUÇÃO DE JOGO SOBRE A GUERRA DO CONTESTADO CONTE, Higor Donato Lazari 1 ; LIDANI, Rangel 2 ; GRÜMM, Cristiane A. Fontana 3 ; LIMA, Adriano Bernardo Moraes 4 Instituto Federal

Leia mais

11/09/2013. Aula 05 - Metodologia para coleta de dados e informações

11/09/2013. Aula 05 - Metodologia para coleta de dados e informações Aula 05 - Metodologia para coleta de dados e informações Por que fazemos entrevistas durante a análise de sistemas? 1. Precisamos coletar informações sobre o comportamento de um sistema atual ou sobre

Leia mais

Legislação Educacional - RME

Legislação Educacional - RME Diário Oficial de 16/07/2013 página 34 COMUNICADO Nº 990, DE 15 DE JULHO DE 2013 O Secretário Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Diretoria

Leia mais

NORMA DE REGULAMENTAÇÃO DA CONDUTA DO RADIALISTA QUANTO A CONFLITOS DE INTERESSES E QUESTÕES RELACIONADAS NOR 308

NORMA DE REGULAMENTAÇÃO DA CONDUTA DO RADIALISTA QUANTO A CONFLITOS DE INTERESSES E QUESTÕES RELACIONADAS NOR 308 MANUAL DE PESSOAL CÓD. 300 ASSUNTO: REGULAMENTAÇÃO DA CONDUTA DO RADIALISTA QUANTO A CONFLITOS DE INTERESSES E QUESTÕES RELACIONADAS CÓD: NOR 308 APROVAÇÃO: Resolução nº 023/05, de 25/10/2005 NORMA DE

Leia mais

COMUNICADO. Qualificação do profissional RADIALISTA LOCUTOR PROFISSIONAL. Página 1 de 5. COMUNICADO DIR N o 01/2016

COMUNICADO. Qualificação do profissional RADIALISTA LOCUTOR PROFISSIONAL. Página 1 de 5. COMUNICADO DIR N o 01/2016 COMUNICADO DIR N o 01/2016 CURSO DE EXTENSÃO: RADIALISTA LOCUTOR PROFISSIONAL A Diretora Geral Interina das Faculdades Integradas Machado de Assis FEMA, mantida pela Fundação Educacional Machado de Assis,

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA ESPECIALIZADA

ASSESSORIA DE IMPRENSA ESPECIALIZADA Seja bem-vindo ASSESSORIA DE IMPRENSA ESPECIALIZADA 1 - Para que serve a assessoria de imprensa? Basicamente para fortalecer a imagem e divulgar o nome de empresas, associações, nomes, marcas, produtos,

Leia mais

Miguel Dias. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC.

Miguel Dias. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC. migdias@gmail.com www.migdias.weebly.com www.facebook.com/migueldias.pt Miguel Dias Bolsista PNPD/CAPES Universidade do Estado do Rio Grande do Norte O que

Leia mais

MARATONA CULTURAL 2009 CARTILHA DO CANDIDATO 2ª FASE

MARATONA CULTURAL 2009 CARTILHA DO CANDIDATO 2ª FASE MARATONA CULTURAL 2009 CARTILHA DO CANDIDATO 2ª FASE Você está recebendo a cartilha com as orientações para a construção dos trabalhos da 2ª fase da Maratona Cultural 2009. Fique atento aos procedimentos

Leia mais

Sumário. Organizar 1 Motivar alunos sem hábitos de leitura 3 Discutir à volta das leituras realizadas 5 Sessões de leitura 7 Saber mais 8

Sumário. Organizar 1 Motivar alunos sem hábitos de leitura 3 Discutir à volta das leituras realizadas 5 Sessões de leitura 7 Saber mais 8 Clube de leitura Sumário Clube de leitura Editor Design gráfico Autor fevereiro de 2015 CDU 027.8 028 Rede de Bibliotecas Escolares Travessa Terras de Sant Ana, 15 1250-269 Lisboa http://www.rbe.mec.pt

Leia mais

COMO ESTUDAR PARA O VESTIBULAR. 1 - Introdução. 2 - Consulta às provas antigas. 3 - Criando um roteiro de estudos. 4 - Resumir as matérias

COMO ESTUDAR PARA O VESTIBULAR. 1 - Introdução. 2 - Consulta às provas antigas. 3 - Criando um roteiro de estudos. 4 - Resumir as matérias COMO ESTUDAR PARA O VESTIBULAR 1 - Introdução 2 - Consulta às provas antigas 3 - Criando um roteiro de estudos 4 - Resumir as matérias 5 - Cronometrar o tempo de estudo 6 - Conclusão 7 - Sobre a FUMEC

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA ESPECIAL DOS DIREITOS HUMANOS TERMO DE REFERÊNCIA OEI/BR08-006/SEDH/PR ATUALIZAÇÃO DE PROCESSOS POLÍTICOS E INSTITUCIONAIS PARA A IMPLANTAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO EDITAL Nº 02/2011 CHAMADA PÚBLICA GRUPO DE TRABALHO RÁDIO UFT EDUCATIVA A Universidade Federal do Tocantins, por meio

Leia mais

ROTEIRO DE REDAÇÃO. Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota:

ROTEIRO DE REDAÇÃO. Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota: ROTEIRO DE REDAÇÃO Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota: 9º ano [A ] [B] Ensino Médio Período: Matutino Conteúdo: Artigo de opinião O que é o artigo

Leia mais

História em foco : rádio escola como uma alternativa eficaz de ensino aprendizagem nas aulas de história

História em foco : rádio escola como uma alternativa eficaz de ensino aprendizagem nas aulas de história História em foco : rádio escola como uma alternativa eficaz de ensino aprendizagem nas aulas de história Introdução Maria Luziane de Sousa Lima (UFCG) Luziane.picui@hotmail.com Djanira Rafaella Silva Pereira

Leia mais

Curso de Extensão. Educação Integral e em Tempo Integral Proposta de Trabalho com Blogs. Profª Drª Roberta Pasqualli - IFSC

Curso de Extensão. Educação Integral e em Tempo Integral Proposta de Trabalho com Blogs. Profª Drª Roberta Pasqualli - IFSC Curso de Extensão Educação Integral e em Tempo Integral Proposta de Trabalho com Blogs Profª Drª Roberta Pasqualli - IFSC CONCEITOS Blog é uma abreviação do termo inglês: Web (página da internet) + log

Leia mais

Poesia Pra Tocar No Rádio A Vida E Obra De Alice Ruiz 1. Joice BITTENCOURT 2 Bruna ARAÚJO 3 Diego FRANCO 4 Universidade Metodista de São Paulo, SP

Poesia Pra Tocar No Rádio A Vida E Obra De Alice Ruiz 1. Joice BITTENCOURT 2 Bruna ARAÚJO 3 Diego FRANCO 4 Universidade Metodista de São Paulo, SP Poesia Pra Tocar No Rádio A Vida E Obra De Alice Ruiz 1 Joice BITTENCOURT 2 Bruna ARAÚJO 3 Diego FRANCO 4 Universidade Metodista de São Paulo, SP RESUMO Poesia pra tocar no rádio A vida e a obra de Alice

Leia mais

Atividade - Sequência Eben Pagan

Atividade - Sequência Eben Pagan Atividade - Sequência Eben Pagan Este esquema é seu! Coloque os exemplos ados em aula, será um Atividade ótimo exercício para memorização. No fim do curso, você terá 24 esquemas para usar como material

Leia mais

Propaganda no Rádio. Formatos de Anúncio Formas de Inserção

Propaganda no Rádio. Formatos de Anúncio Formas de Inserção Propaganda no Rádio Formatos de Anúncio Formas de Inserção Jingle JINGLE Mensagem publicitária em forma de música, geralmente simples e cativante, fácil de cantarolar, criada e composta para a propaganda

Leia mais

GABARITO DO CADERNO DE ALUNO PARA O PROFESSOR

GABARITO DO CADERNO DE ALUNO PARA O PROFESSOR GABARITO DO CADERNO DE ALUNO PARA O PROFESSOR Prezado Professor O Caderno do Aluno é mais um instrumento para servir de apoio ao seu trabalho e ao aprendizado do aluno. Elaborado a partir do Caderno do

Leia mais

Modelo de Proposta Preliminar de Projeto de Pesquisa Semestre

Modelo de Proposta Preliminar de Projeto de Pesquisa Semestre Modelo de Proposta Preliminar de Projeto de Pesquisa Semestre 2015.1 1. Título do Projeto: Claro, conciso e suficientemente descritivo para definir o assunto tratado. Máximo de 17 palavras. 2. Nome do

Leia mais

JORNAL 30 MINUTOS 1 RESUMO

JORNAL 30 MINUTOS 1 RESUMO JORNAL 30 MINUTOS 1 Camila Dronk OLENIK Magda Diane CURSINO Priscila de Sousa CANCELA Talita Midori Moura INABA 2 Talitha Imparato MAXIMO Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PR Mônica Panis Kaseker

Leia mais

! Tipos de Entrevistas e Tipos de Questões. ! Técnicas de Entrevista! Aspectos Práticos

! Tipos de Entrevistas e Tipos de Questões. ! Técnicas de Entrevista! Aspectos Práticos Agenda! Tipos de Entrevistas e Tipos de Questões Entrevistas! Técnicas de Entrevista! Aspectos Práticos Cleidson de Souza Departamento de Informática Universidade Federal do Pará Entrevistas! Abordagem

Leia mais

do tamanho da sua Emoção

do tamanho da sua Emoção a rádio da grande bh do tamanho da sua Emoção A rádio da grande bh espera por você! A região metropolitana de Belo Horizonte conta agora com um novo canal de comunicação e entretenimento. A 93Fm surge

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO PEDAGÓGICO E INTEGRADO DO TABLET EDUCACIONAL PROFESSOR:

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO PEDAGÓGICO E INTEGRADO DO TABLET EDUCACIONAL PROFESSOR: FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O USO PEDAGÓGICO E INTEGRADO DO TABLET EDUCACIONAL PROFESSOR: Diana Domingues Donato NTE 12 PÚBLICO: Todas as séries do Ensino Médio Sequência Didática Título da Atividade: A CANA

Leia mais

TABELAS E INFORMAÇÕES COMERCIAIS 2017

TABELAS E INFORMAÇÕES COMERCIAIS 2017 TABELAS E INFORMAÇÕES COMERCIAIS 2017 APRESENTAÇÃO Com o mesmo conteúdo na AM e FM, a Rádio Jornal tem muito mais notícias, entretenimento, esportes e prestação de serviço, além de entrevistas, debates

Leia mais

Programa Eufonia: uma experiência de rádio diferente

Programa Eufonia: uma experiência de rádio diferente FÓRUM NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO (FNPJ) XIII ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DE JORNALISMO IX CICLO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE JORNALISMO MODALIDADE DO TRABALHO: Relato de Experiência

Leia mais

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016

PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 PROJETOS CRIATIVOS TURNO 2016 Tema: Cuidando de mim, do outro e do meio Mês: Novembro Habilidade Sócio emocional: Este projeto visa promover atividades e dinâmicas que estimulem os alunos a valorizar os

Leia mais

Dicas do livro Como gerenciar s, David Brake

Dicas do livro Como gerenciar  s, David Brake Dicas do livro Como gerenciar e-mails, David Brake Etiqueta na rede O e-mail é um meio de comunicação diferente dos demais. Ao redigir suas mensagens, observe as instruções a seguir e crie uma impressão

Leia mais

Sequência Didática e o Ensino do Gênero Artigo de Opinião. Ana Luiza M. Garcia

Sequência Didática e o Ensino do Gênero Artigo de Opinião. Ana Luiza M. Garcia Sequência Didática e o Ensino do Gênero Artigo de Opinião Ana Luiza M. Garcia Organização do Encontro O TRABALHO COM SD A SD DO GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO JOGOS (VIRTUAIS e QP BRASIL ) Questões-chave O que

Leia mais

Noções Gerais Sobre Pesquisa

Noções Gerais Sobre Pesquisa 23 Noções Gerais Sobre Pesquisa Nossas possibilidades de conhecimento são muito, e até tragicamente, pequenas. Sabemos pouquíssimo, e aquilo que sabemos, sabemo-lo muitas vezes superficialmente, sem grande

Leia mais

CHEGOU A HORA DE VOCÊ CRIAR UM TRABALHO QUE AME!

CHEGOU A HORA DE VOCÊ CRIAR UM TRABALHO QUE AME! CHEGOU A HORA DE VOCÊ CRIAR UM TRABALHO QUE AME! Seja bem-vinda à 4ª edição da Jornada gratuita Empreenda Com Propósito! Esse que é um evento totalmente online com foco em carreira, empreendedorismo e,

Leia mais

FEA-RP/USP RAD 1402 Comportamento do Consumidor Prof. Dirceu Tornavoi de Carvalho. ENTREVISTA EM PROFUNDIDADE (Aula 02)

FEA-RP/USP RAD 1402 Comportamento do Consumidor Prof. Dirceu Tornavoi de Carvalho. ENTREVISTA EM PROFUNDIDADE (Aula 02) FEA-RP/USP RAD 1402 Comportamento do Consumidor Prof. Dirceu Tornavoi de Carvalho ENTREVISTA EM PROFUNDIDADE (Aula 02) RIBEIRÃO PRETO - SP Agosto/2014 ENTREVISTA EM PROFUNDIDADE O QUE É? É uma conversa

Leia mais

BIBLIOTECA ESCOLAR Organização do acervo. Maria da Luz Antunes Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa

BIBLIOTECA ESCOLAR Organização do acervo. Maria da Luz Antunes Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa BIBLIOTECA ESCOLAR Organização do acervo Maria da Luz Antunes Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa mluz.antunes@estesl.ipl.pt Missão da Biblioteca Escolar A biblioteca escolar oferece um serviço

Leia mais

Pílulas de Gestão do Conhecimento Por Anna Nogueira

Pílulas de Gestão do Conhecimento Por Anna Nogueira Pílulas de Gestão do Conhecimento Por Anna Nogueira Anna Nogueira? Formação multidisciplinar Bióloga (São Camilo) Especializada em cultura da marca e marketing de serviços (ESPM) Criatividade e Inovação

Leia mais

SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2

SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2 SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2 O que você vai encontrar neste material? Hola! Neste material complementar da Aula 2 da Semana do Espanhol de Verdade eu vou te mostrar : Revisão

Leia mais

RÁDIO UNIVERSIDADE FM

RÁDIO UNIVERSIDADE FM RÁDIO UNIVERSIDADE FM Histórico Criada em 30 de março de 1974, através da Resolução nº 217/74, a Rádio Universidade (UEL) FM, entrou no ar em 06 de junho de 1990. Em 31 de julho de 2009 voltou a ser Órgão

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVA

PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA CADERNO DE PROVA PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA 20/11/2016 INSTRUÇÕES CADERNO DE PROVA 1. Confira, abaixo, seu nome e número de inscrição. Confira, também, o curso e a série correspondentes à sua inscrição.

Leia mais

Bem Vindos!!! Módulo 4

Bem Vindos!!! Módulo 4 Bem Vindos!!! Módulo 4 Como foi essa semana? Cumpriram nossas Tarefas? 1- Entrar em contato com suas filhinhas e realizar as 3 atividades de líder (se vc ainda não fez): IP, Treinamento Inicial e Sessão

Leia mais

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Oficina: A produção cultural de armação dos búzios como recurso à promoção de bem-estar sócio-interacional

Leia mais

Benefícios da leitura

Benefícios da leitura A importância da Parceria Família e Escola da Formação de Cidadãos Leitores Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br Benefícios da leitura Quem lê adquire cultura, passa a escrever melhor, tem mais senso

Leia mais

Amigo Secreto. :: Natal na maior felicidade ::

Amigo Secreto. :: Natal na maior felicidade :: Amigo Secreto :: Natal na maior felicidade :: NATAL É ÉPOCA DE DISSEMINAR FELICIDADE! AS ENERGIAS SE RENOVAM E AS PESSOAS SE ENCHEM DE BONS SENTIMENTOS PARA CELEBRAR UMA DAS DATAS MAIS SIMBÓLICAS DO CALENDÁRIO.

Leia mais

Como fazer Pesquisa de Clima Organizacional?

Como fazer Pesquisa de Clima Organizacional? Por que fazer: as empresas devem estar atentas para criar ambientes propícios para melhorias nos relacionamentos tanto internos (de todos os colaboradores e setores internos), quanto externos (cadeia de

Leia mais

Como escrever um conteúdo altamente persuasivo com zero manipulação. VIVER DE BLOG Página 1

Como escrever um conteúdo altamente persuasivo com zero manipulação. VIVER DE BLOG Página 1 Como escrever um conteúdo altamente persuasivo com zero manipulação VIVER DE BLOG Página 1 Olá, tudo bem? Aqui quem fala é o Henrique Carvalho, criador do Viver de Blog, o site especializado em Marketing

Leia mais

Um método comprovado para você desenvolver os textos do seu TCC muito mais rápido e sem perder qualidade. Que tal entregar o seu trabalho antes do

Um método comprovado para você desenvolver os textos do seu TCC muito mais rápido e sem perder qualidade. Que tal entregar o seu trabalho antes do Um método comprovado para você desenvolver os textos do seu TCC muito mais rápido e sem perder qualidade. Que tal entregar o seu trabalho antes do prazo de entrega e sem travar na frente do seu computador

Leia mais

EDITAL Nº 21/2016 DICOM SELEÇÃO DE PROGRAMAS ESPECIAIS PARA A UFT FM

EDITAL Nº 21/2016 DICOM SELEÇÃO DE PROGRAMAS ESPECIAIS PARA A UFT FM UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO RÁDIO UFT FM 109 Norte, NS 15, Bloco IV, Sala 203 77001-090 Palmas/TO (63) 3232-8051 www.uft.edu.br/dicom dicom@uft.edu.br EDITAL Nº 21/2016 DICOM

Leia mais

Funções e Propostas Grêmio Estudantil 2017 Juventude Ativa

Funções e Propostas Grêmio Estudantil 2017 Juventude Ativa Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFET-MG Funções e Propostas Grêmio Estudantil 2017 Juventude Ativa Contagem, 21 de maio de 2017. Jefferson Fernandes, Presidente (Controle Ambiental

Leia mais

Projecto Jornalismo e Sociedade. Princípios e desafios do jornalismo na época dos media digitais em rede

Projecto Jornalismo e Sociedade. Princípios e desafios do jornalismo na época dos media digitais em rede Projecto Jornalismo e Sociedade Princípios e desafios do jornalismo na época dos media digitais em rede Esta pequena auscultação visa complementar os resultados de um conjunto de fóruns sobre o presente

Leia mais

Lição 3 A Organização Básica do Texto

Lição 3 A Organização Básica do Texto Redação Técnica 53 Ao fi nal desta lição, esperamos que você possa: identifi car os meios de obtenção dos insumos para o planejamento da comunicação escrita; reconhecer os principais elementos estruturais

Leia mais

REUNIÕES DE MOBILIZAÇÃO PARA A REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

REUNIÕES DE MOBILIZAÇÃO PARA A REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS REUNIÕES DE MOBILIZAÇÃO PARA A REVISÃO DO PLANO DIRETOR DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS PROGRAMAÇÃO DAS REUNIÕES DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL 19h00 - ABERTURA 19h15 - APRESENTAÇÃO SOBRE PLANO DIRETOR 19h30 - MOMENTO DE

Leia mais

Cabresto de Ouro. Conteúdo. Cobertura Exposições. Programa Nelore. Eventos. Site Especial

Cabresto de Ouro. Conteúdo. Cobertura Exposições. Programa Nelore. Eventos. Site Especial Nossa Causa Com o objetivo de estreitar ainda mais sua proximidade com a comunidade Nelore, o Canal Rural desenvolveu o Cabresto de Ouro, um projeto em parceria com a ACNB - Associação dos Criadores de

Leia mais

PROCESSO SELETIVO/2017_1 ÁREA DE ATUAÇÃO: AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO

PROCESSO SELETIVO/2017_1 ÁREA DE ATUAÇÃO: AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO PROCESSO SELETIVO/2017_1 ÁREA DE ATUAÇÃO: AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO O curso de Comunicação Social seleciona estudantes das habilitações Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Tecnologia de Mídias

Leia mais

A construção da apresentação tem a ver com o que queremos apresentar: um trabalho de pesquisa; uma recolha de dados; um trabalho criativo; outros.

A construção da apresentação tem a ver com o que queremos apresentar: um trabalho de pesquisa; uma recolha de dados; um trabalho criativo; outros. A construção da apresentação tem a ver com o que queremos apresentar: um trabalho de pesquisa; uma recolha de dados; um trabalho criativo; outros. Antes de iniciar a apresentação Devemos ter: o trabalho

Leia mais

Questionário de Satisfação do Sócio

Questionário de Satisfação do Sócio Capítulo 7 Questionário de Satisfação do Sócio Sócios que não estejam satisfeitos com certos aspectos do clube poderão se desvincular. Um levantamento anual poderá ajudar a obter sugestões de melhorias,

Leia mais

Diretrizes para as bibliotecas escolares (IFLA/UNESCO)

Diretrizes para as bibliotecas escolares (IFLA/UNESCO) Diretrizes para as bibliotecas escolares (IFLA/UNESCO) 1.1 Missão Capítulo 1. Missão e Política A biblioteca escolar no ensino-aprendizagem para todos. A biblioteca escolar proporciona informação e ideias

Leia mais

PROGRAMAÇÃO LOCAL NOVIDADES NA NOVOS PROGRAMAS NO CEARÁ BOM DIA PRAÇA LOCAL EM VARGINHA E PRESIDENTEPRUDENTE DIÁRIO COMUNIDADE EM MOGI DAS CRUZES

PROGRAMAÇÃO LOCAL NOVIDADES NA NOVOS PROGRAMAS NO CEARÁ BOM DIA PRAÇA LOCAL EM VARGINHA E PRESIDENTEPRUDENTE DIÁRIO COMUNIDADE EM MOGI DAS CRUZES NOVIDADES NA ÇÃO LOCAL NOVOS S NO CEARÁ CONEXÃO CEARÁ PELO CARIRI #PARTIU BOM DIA PRAÇA LOCAL EM VARGINHA E PRESIDENTEPRUDENTE BOM DIA PRAÇA/LOCAL BOM DIA PRAÇA/LOCAL DIÁRIO COMUNIDADE EM MOGI DAS CRUZES

Leia mais

wrstelematica.com.br AULA 1 PROJETO RÁDIO ESCOLA

wrstelematica.com.br AULA 1 PROJETO RÁDIO ESCOLA wrstelematica.com.br AULA 1 PROJETO RÁDIO ESCOLA Apresentação inicial WANDERLEY RODRIGO DE SOUZA Pós Graduado em Gestão de Tecnologia da Informação; Bacharel em Sistemas de Informação; Técnico em Eletrônica

Leia mais

OUVIDORIA DA EBC RELATÓRIO MENSAL SETEMBRO 2011

OUVIDORIA DA EBC RELATÓRIO MENSAL SETEMBRO 2011 OUVIDORIA DA EBC RELATÓRIO MENSAL SETEMBRO 2011 O mês de setembro caracterizou-se por uma participação que tende ao equilíbrio, no que se refere a críticas e formas positivas - sugestões, elogios e pedidos

Leia mais

A FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DO PROFESSOR

A FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DO PROFESSOR A FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DO PROFESSOR Autores: MARLENE APARECIDA DOS REIS, BRUNO GARCIA DE ARAUJO, KLAYDSON FERANDES GALDINO ANDRADE e SILVANA APARECIDA DOS REIS Introdução Ao pensar na tecnologia e em sua

Leia mais

Apresentação Oral de Seminários

Apresentação Oral de Seminários UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO TECNOLÓGICO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Fundamentos de Engenharia Ambiental (DEA 07756) Prof. Celson Rodrigues Apresentação Oral de Seminários O que

Leia mais

Aplicação de jogos nas empresas.

Aplicação de jogos nas empresas. Aplicação de jogos nas empresas. Explicações gerais e suas etapas, exemplos voltados a empresa. MATHEUS C. N. SOARES MARCELO N. SOARES Sumário Título. Introdução. Estruturação/Criação. Exemplos e explicações(1

Leia mais

ATENÇÃO: A partir da amostra da aula, terá uma idéia de onde o treinamento de eletroeletrônica poderá lhe levar.

ATENÇÃO: A partir da amostra da aula, terá uma idéia de onde o treinamento de eletroeletrônica poderá lhe levar. ATENÇÃO: O material a seguir é parte de uma das aulas da apostila de MÓDULO 3 que por sua vez, faz parte do CURSO de ELETRO ANALÓGICA -DIGITAL que vai do MÓDULO 1 ao 4. A partir da amostra da aula, terá

Leia mais

Entrevistas. FATTO Consultoria e Sistemas

Entrevistas. FATTO Consultoria e Sistemas Entrevistas Pauta O que é entrevista? Diretrizes para uma entrevista eficaz Habilidades necessárias a um entrevistador Erros comuns em entrevistas Preparação de uma entrevista Preparação do roteiro Formatos

Leia mais

O PAPEL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NO ÂMBITO DO SNE: DESAFIOS PARA A PRÓXIMA DÉCADA POR: GILVÂNIA NASCIMENTO

O PAPEL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NO ÂMBITO DO SNE: DESAFIOS PARA A PRÓXIMA DÉCADA POR: GILVÂNIA NASCIMENTO O PAPEL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO NO ÂMBITO DO SNE: DESAFIOS PARA A PRÓXIMA DÉCADA POR: GILVÂNIA NASCIMENTO "Que tristes os caminhos se não fora a presença distante das estrelas"? (Mario Quintana)

Leia mais

MAIS MILHO Em busca de uma cadeia produtiva unificada e forte

MAIS MILHO Em busca de uma cadeia produtiva unificada e forte + MAIS MILHO Em busca de uma cadeia produtiva unificada e forte PRINCIPAL CULTURA X ASSISTIU CANAL RURAL ÚLTIMOS 7 DIAS De acordo com os dados do Ipsos Marplan 2013, da amostra pesquisada que assiste tv

Leia mais

Currículo da Oferta de Escola Música

Currículo da Oferta de Escola Música Departamento de Expressões Currículo da Oferta de Escola Música Competências Específicas As competências específicas a desenvolver na disciplina de Música são aqui apresentadas em torno de quatro grandes

Leia mais

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

PLANO DE CURSO DISCIPLINA:História ÁREA DE ENSINO: Fundamental I SÉRIE/ANO: 2 ANO DESCRITORES CONTEÚDOS SUGESTÕES DE PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UNIDADE 1 MUITO PRAZER, EU SOU CRIANÇA. *Conhecer e estabelecer relações entre a própria história e a de outras pessoas,refletindo sobre diferenças e semelhanças. *Respeitar e valorizar a diversidade étnico

Leia mais

Planejamento Educacional e Projeto Político-Pedagógico Escolar. Questões Norteadoras

Planejamento Educacional e Projeto Político-Pedagógico Escolar. Questões Norteadoras Planejamento Educacional e Projeto Político-Pedagógico Escolar Questões Norteadoras Planejamento Ação Cotidiana Orientação Programação Organização O QUE É PLANEJAR? Escolher Alternativas Reflexão e Ação

Leia mais

Dicas sobre produção mediática: A produção de um conteúdo vídeo para os média escolares

Dicas sobre produção mediática: A produção de um conteúdo vídeo para os média escolares Sobre este documento Este documento tem por objetivo dar algumas sugestões e dicas acerca da produção de um trabalho jornalístico, nas suas diferentes fases, tendo em conta o contexto educativo e o enquadramento

Leia mais

Dicas EPIS ALUNOS. Balanço e Resultados Escolares Dica 1/3

Dicas EPIS ALUNOS. Balanço e Resultados Escolares Dica 1/3 Janeiro Balanço e Resultados Escolares Balanço e Resultados Escolares Dica 1/3 Aproveita o início deste período para fazeres um balanço do teu comportamento e dos teus resultados escolares no 1º Período.

Leia mais

Projeto Político-Pedagógico. Webconferência Assessoria Pedagógica Jane Carla Claudino Tosin

Projeto Político-Pedagógico. Webconferência Assessoria Pedagógica Jane Carla Claudino Tosin Projeto Político-Pedagógico Webconferência Assessoria Pedagógica Jane Carla Claudino Tosin O PPP define a identidade da escola e indica caminhos para ensinar com qualidade. Toda escola tem objetivos que

Leia mais

Desenvolvimento de Projetos

Desenvolvimento de Projetos INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO Desenvolvimento de Projetos Nossa Atividade: Incentivo para a execução de idéias e projetos locais, pela escola ou mesmo pela comunidade local beneficiada: Elaboração Montagem

Leia mais

100 Limites. Orientadora do projecto : Professora Paula Correia. São Brás de Alportel. Trabalho apresentado junto do Concelho Executivo

100 Limites. Orientadora do projecto : Professora Paula Correia. São Brás de Alportel. Trabalho apresentado junto do Concelho Executivo 1 A Rádio R Escola 100 Limites Orientadora do projecto : Professora Paula Correia Trabalho apresentado junto do Concelho Executivo São Brás de Alportel 2 RESUMO Esta proposta de Modelo de Gestão e de Avaliação

Leia mais

O CANAL TV S ANDNEW B

O CANAL TV S ANDNEW B O CANAL A notícia em tempo real, de forma ágil, sem perda de tempo. O BandNews TV é o primeiro canal brasileiro com 24 horas de informação. Jornais atualizados sem parar e um resumo dos principais fatos

Leia mais

Esta primeira sequência respeita a estrutura da sequência do Conrado que analisamos.

Esta primeira sequência respeita a estrutura da sequência do Conrado que analisamos. Esta primeira sequência respeita a estrutura da sequência do Conrado que analisamos. O template é adequado aos profissionais que podem (e querem) oferecer uma aula on-line, para fazer as vendas... ou seja,

Leia mais

Selo UNICEF realiza ciclo de capacitação em todo o País

Selo UNICEF realiza ciclo de capacitação em todo o País 08 novembro de 2010 Selo UNICEF realiza ciclo de capacitação em todo o País O 3º Ciclo de capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado está sendo realizado em todo o Brasil, com a participação de conselheiros

Leia mais

COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO E MULTIMEIOS

COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO E MULTIMEIOS COMUNICAÇÃO SOCIAL JORNALISMO E MULTIMEIOS 1 Semestre INTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃO COM086, 60H EMENTA: Discute a comunicação humana e etapas da sua evolução. Comunicação, linguagem, meios e processos de significação:

Leia mais

CAMINHOS DA ESCOLA Arte na Escola

CAMINHOS DA ESCOLA Arte na Escola CAMINHOS DA ESCOLA Arte na Escola Resumo A série Caminhos da Escola nos apresenta neste episódio Arte na Escola, uma coletânea de matérias gravadas a partir de experiências em escolas de formação técnica

Leia mais

Existem diferentes tipos de entrevista, entre os quais a entrevista de emprego, a entrevista médica, a entrevista jornalística, etc.

Existem diferentes tipos de entrevista, entre os quais a entrevista de emprego, a entrevista médica, a entrevista jornalística, etc. GÊNERO ENTREVISTA Existem diferentes tipos de entrevista, entre os quais a entrevista de emprego, a entrevista médica, a entrevista jornalística, etc. Basicamente um gênero oral, a entrevista pressupõe

Leia mais

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM ORIENTAÇÕES GERAIS E ENCAMINHAMENTOS PARA A EQUIPE GESTORA 1

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM ORIENTAÇÕES GERAIS E ENCAMINHAMENTOS PARA A EQUIPE GESTORA 1 M E G A Z I D N E R P A A P S I C O LO G I A D CAMINHAMENTOS EN E IS A ER G ES Õ Ç TA ORIEN RA PARA A EQUIPE GESTO 1 1 o DIA: 02/02/15 (segunda-feira) ORIENTAÇÕES GERAIS E ENCAMINHAMENTOS PARA A EQUIPE

Leia mais