FEIRA NACIONAL DE PEIXES NATIVOS DE ÁGUA DOCE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FEIRA NACIONAL DE PEIXES NATIVOS DE ÁGUA DOCE"

Transcrição

1

2 FEIRA NACIONAL DE PEIXES NATIVOS DE ÁGUA DOCE CUIABÁ, OUT/2014 A IMPORTÂNCIA DA AQUICULTURA PARA A VITALMAR

3

4 VITALMAR PESCADOS Histórico Em 1995 na cidade de Itajaí Santa Catarina os irmãos VITALI fundaram a Vitalmar Pescados. Atualmente a empresa realiza todo o processo de industrialização de pescados e frutos do mar em Santa Catarina, distribuindo seus produtos em todo o território nacional. A Vitalmar constantemente busca por parcerias e melhorias e suas condições de funcionamento para alcançar os seus resultados e objetivos sociais. Com base nesta filosofia, a empresa investe em cidadania através de programas sociais que visam beneficiar a cultura, educação, consciência ambiental, saúde e esportes. A Vitalmar está localizada na cidade de Itajaí, Santa Catarina, Rua David Adão Schmidt, 620 Bairro Nova Brasília- CEP Fone:(47)

5 VITALMAR PESCADOS Responsabilidade social e ambiental Consciente de sua responsabilidade com a sociedade a Vitalmar mantém algumas práticas que contribuem na preservação do meio ambiente, como o controle de resíduos, a reciclagem e a limpeza de sua área externa sem incineração. Em 2011 a empresa desenvolveu o projeto Plante uma semente, regue conscientização, colha vida, com a distribuição de mais de 500 mudas de árvores para a população de Itajaí, SC, este projeto contribuiu para que a Vitalmar fosse contemplada por 2 anos consecutivos com o Selo Social. O Selo Social é um programa instituído por Lei, que visa o reconhecimento público de empresas que realizaram investimentos em ações que buscam promover melhorias na qualidade de vida de seus colaboradores ou da comunidade em que estão inseridas. A certificação é um documento que aponta as áreas em que as empresas realizaram estes investimentos, baseados nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estabelecidos pela ONU.

6 VITALMAR PESCADOS Gestão de pessoas Para desenvolver o seu capital intelectual, a empresa oferece aos seus colaboradores treinamentos de capacitação através de parcerias com o SESI e SENAI, além de possuir laboratório de informática, onde em conjunto com o SESI implantou o programa Aprenda a Clicar, que presta cursos de informática básica aos seus colaboradores. Através de programas de Educação para Jovens e Adultos, várias pessoas são beneficiadas tendo a oportunidade de retomar os estudos no ensino fundamental e médio, já para os momentos de lazer a empresa possui uma biblioteca com mais de 550 livros, periódicos e revistas, além de sala de jogos e sala detv. Logística O cumprimento dos prazos de entrega é garantido através de logística especializada que utiliza caminhões de frota própria e também de terceiros, além de o parque fabril estar em constante atualização automatizando as etapas de industrialização e expandindo a sua capacidade produtiva. A armazenagem de produtos é feita em câmaras próprias e terceirizadas, que foram contratadas para aperfeiçoar a eficácia das operações produtivas e comerciais.

7 VITALMAR PESCADOS INVESTIMENTO EM AQUICULTURA: CULTIVO IPAUSSU Em abril de 2007 a Vitalmar instalou no rio Paranapanema a Piscicultura Ipaussu, localizada no interior do Estado de São Paulo, região centro-oeste, na cidade de Ipaussu. Sua atividade baseia-se na criação de peixes da espécie Oreochromis niloticus, popularmente conhecido como Tilápia. No total o cultivo possui uma extensão de lâmina d água de aproximadamente 3 hectares no reservatório da Usina Hidrelétrica de Chavantes e os peixes são cultivados em tanques-rede, com um sistema intensivo de produção.

8 VISTA ÁREA DO CULTIVO

9 VITALMAR PESCADOS Mix de produtos São aproximadamente 200 SKU s entre produtos nacionais e importados. Buscamos uma grande diversidade a fim de oferecer um mix completo de peixes, crustáceos, moluscos e industrializados a nossos clientes. Os produtos da aquicultura já representam aproximadamente 48% do Os produtos da aquicultura já representam aproximadamente 48% do faturamento, sendo que a participação aproximada de cada espécie é a seguinte: - Salmão Chileno(todas as espécies): 15% - Camarão de cultivo(vannamei): 11% - Pangasius: 10% - Tilápia: 10% - Mexilhão: 2%

10

11 TILÁPIA

12 Filé de tilápia bandeja 500g

13 Mix de produtostilápia 1. FILÉ DE TILÁPIA BANDEJA 500g 2. FILÉ DE TILÁPIA PACOTE 800g 3. FILÉ DE TILÁPIA PACOTE 1kg 4. FILÉ DE TILÁPIA PACOTE 5kg 5. TILÁPIA EVISCERADA GRANEL 6. TILÁPIA INTEIRA GRANEL * Produtos congelados.

14 Desafiosno processamentode tilápia

15 Processamentode tilápia

16 Desafiosno processamentode tilápia Escassez de mão de obra(filetagem); Baixo rendimento em relação aos demais peixes de extrativismo; Velocidade de produção; Conflito com processamento de peixes de extrativismo no período de inverno aonde temos maior incidência de captura.

17 Momentoparacriarpeixe ConsumodepescadonoBrasilaumentoude6,2 kgem2003para9,6kgpercapita em2012.(objetivo12kg/ano) Com a desvalorização do Real as importações de pescado podem reduzir e aumentar a competitividade do peixe brasileiro. A tilápia cultivada, dentre as outras espécies aquícolas, permite a previsibilidade na produção (está se vendo quantos peixes ou toneladas estão disponíveis), permitindo uma melhor programação pela indústria. O Brasil dispõe cada vez mais de rações especializadas e de melhor conversão alimentar para cada fase da criação. Deve-se optar por alevinos de boa linhagem genética, que apresentem bom desempenho zootécnico na conversão de ração em peso de carne. O setor está evoluindo no sentido de buscar uma melhor conversão e melhor produtividade.

18 A BARREIRA DO CUSTO DE PRODUÇÃO XAUMENTO DA PARTICIPAÇÃO NO MERCADO

19 Evoluçãodo consumode pescados

20 Momentoparacriarpeixe Há linhas de financiamento pelo Governo para os piscicultores. Podemos dizer que há vontade política! Há maior facilidade na concessão do uso de águas públicas para o cultivo. Há indústrias para parceria em processamento, como a VITALMAR e outras indústrias processadoras. Há um grande crescimento no comércio de tilápia fresca(inteira e filé). Outro mercado que poderá crescer é o da tilápia grande como alternativa para sashimi (substituição de peixes brancos extrativos). A Vitalmar pretende ampliar o seu mix de produtos e incorporar os peixes nativos de água doce na sua linha de produtos. Já estamos avaliando espécies como tambaqui, pacu, pintado e pirarucu.

21 Panorama do mercadonacional OGrupoPãodeAçúcar(GPA),maiorvarejistadopaís,estimaqueaPáscoa de 2013 terá um incremento importante no consumo de pescado. As bandeiras Extra e Pão de Açúcar esperam crescer 10% nesta categoria de produto enquanto as lojas Assaí preveem um crescimento de 20%. Somente o GPA comercializou toneladas de peixes em 2012, representadas por 140 espécies, entre os quais os mais consumidos foram o salmão seguido da tilápia. O Carrefour tem como primeiro ítem de venda da Peixaria o filé de tilápia fresco. O crescimento ocorre ano a ano devido a qualidade e regularidade do produto. A rede Cencosud em franca expansão no país, comenta que o pescado foi acategoriaquemaiscresceuentreosperecíveis,entre6e7%.

22 Potencial de mercado e concorrência com os produtos importados/ extrativismo Se toda a quantidade de pescado importada (aprox. 400 mil toneladas) fosse transformada em equivalente de peso vivo, resultaria em aproximadamente 1 milhão de toneladas de peixes, que é exatamente o que o Brasil tem produzido anualmente, somadas as produções da pesca marinha, pesca em águas interiores e os volumes produzidos pela aquicultura. Não virá da pesca extrativa marinha o incremento em produção que a nação brasileira precisará, para acompanhar o crescimento no consumo e até mesmo tentar atingir o padrão mínimo de consumo sugerido pela Organização Mundial de Saúde, de 12 kg pescado por habitante. A aquicultura tem e terá um papel fundamental na produção de alimento. Melhorque cadaatordacadeia produtivafique emseupapel,fazendooque sabe fazer de melhor em seu nível de atividade. É preciso buscar a melhor eficiência e rentabilidade em cada segmento.

23 Obrigado!

Panorama da Industrialização do Pescado. Arno Soares Seerig Gerente de Produção

Panorama da Industrialização do Pescado. Arno Soares Seerig Gerente de Produção Panorama da Industrialização do Pescado Arno Soares Seerig Gerente de Produção Cuiabá, 18 de outubro de 2014 Introdução O Brasil é um país que reúne excelentes condições para o desenvolvimento da Piscicultura;

Leia mais

Daniel Latorraca Ferreira Gestor de projetos do IMEA-

Daniel Latorraca Ferreira Gestor de projetos do IMEA- Daniel Latorraca Ferreira Gestor de projetos do IMEA- Índice Sobre o diagnóstico Aspectos sociais e produtivos Aspectos econômicos e mercadológicos Mercado consumidor Análise estratégica Sobre o diagnóstico

Leia mais

A Competitividade da Aquicultura Brasileira. São Paulo, 30 de Maio de 2011

A Competitividade da Aquicultura Brasileira. São Paulo, 30 de Maio de 2011 A Competitividade da Aquicultura Brasileira. São Paulo, 30 de Maio de 2011 Tito Livio Capobianco Jr. Presidente AB TILÁPIA Vice-Presidente SIPESP Sócio e Diretor Comercial GeneSeas Aquacultura 1 I. Panorama

Leia mais

Panorama da Aqüicultura Nacional Pesquisador João Donato Scorvo Filho

Panorama da Aqüicultura Nacional Pesquisador João Donato Scorvo Filho Panorama da Aqüicultura Nacional Pesquisador João Donato Scorvo Filho jdscorvo@sp.gov.br A aqüicultura, em franco desenvolvimento, vem se impondo como atividade pecuária, embora ainda seja considerada

Leia mais

CULTIVO DE PEIXE EM TANQUES-REDE Minas Gerais. Palestrante: Elizabeth Lomelino Cardoso

CULTIVO DE PEIXE EM TANQUES-REDE Minas Gerais. Palestrante: Elizabeth Lomelino Cardoso CULTIVO DE PEIXE EM TANQUESREDE Minas Gerais Palestrante: Elizabeth Lomelino Cardoso 16 bacias hidrográficas Altitude acima de 600 m (57%) Temperatura média anual inferior a 20 o C Reservatórios públicos

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Sustentável da Aqüicultura e Pesca MAIS PESCA E AQÜICULTURA UM NOVO TEMPO PARA A PESCA E AQÜICULTURA NO BRASIL

Plano de Desenvolvimento Sustentável da Aqüicultura e Pesca MAIS PESCA E AQÜICULTURA UM NOVO TEMPO PARA A PESCA E AQÜICULTURA NO BRASIL Ministério da Pesca e Aquicultura MPA Plano de Desenvolvimento Sustentável da Aqüicultura e Pesca MAIS PESCA E AQÜICULTURA UM NOVO TEMPO PARA A PESCA E AQÜICULTURA NO BRASIL IMPORTÂNCIA DO SETOR MAIS DE

Leia mais

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Aquicultura e Pesca

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Aquicultura e Pesca Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Aquicultura e Pesca PANORAMA ATUAL E PERSPECTIVAS DE CURTO E MÉDIO PRAZO PARA O SETOR AQUICOLA BRASILEIRO X SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE AQUICULTURA

Leia mais

Capa PRODUÇÃO DE CAMARÕES DE ÁGUA DOCE NO ESTADO DE SÃO PAULO

Capa PRODUÇÃO DE CAMARÕES DE ÁGUA DOCE NO ESTADO DE SÃO PAULO PRODUÇÃO DE CAMARÕES DE ÁGUA DOCE NO ESTADO DE SÃO PAULO 4º Workshop do Grupo de Trabalho em Camarão de Água Doce - GTCAD helenicebarros@pesca.sp.gov.br Centro de Pesquisa do Pescado Continental Instituto

Leia mais

Situação da Piscicultura no Brasil

Situação da Piscicultura no Brasil PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA/PR SECRETARIA ESPECIAL DE AQÜICULTURA E PESCA/SEAP Situação da Piscicultura no Brasil Carlos Eduardo Proença Assessor Técnico DIDAQ/SEAP-PR Tópicos da apresentação 1. Panorama

Leia mais

Cenário Atual e Perspectivas Futuras do Mercado da Tilapicultura no Brasil. Como se manter competitivo.

Cenário Atual e Perspectivas Futuras do Mercado da Tilapicultura no Brasil. Como se manter competitivo. Cenário Atual e Perspectivas Futuras do Mercado da Tilapicultura no Brasil. Como se manter competitivo. João Donato Scorvo Filho Pesquisador da Apta Regional do Leste Paulista. scorvo@apta.sp.gov.br Produção

Leia mais

Evolução da piscicultura na região de Morada Nova de Minas

Evolução da piscicultura na região de Morada Nova de Minas Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, 9., 2012, Belo Horizonte Evolução da piscicultura na região de Morada Nova de Minas Barbara Veloso Drumond (1), Elizabeth Lomelino Cardoso (2), Vicente

Leia mais

FENACAM 14 PROGRAMAÇÃO DE VISITAS TÉCNICAS

FENACAM 14 PROGRAMAÇÃO DE VISITAS TÉCNICAS FENACAM 14 PROGRAMAÇÃO DE VISITAS TÉCNICAS VISITA TÉCNICA 01: Fazendas de cultivo de camarão L. vannamei em águas oligohalinas. Data: 14 de novembro de 2014. Saída: 06h00min - Centro de Eventos do Ceará.

Leia mais

Áreas de Atuação do Engenheiro de Pesca

Áreas de Atuação do Engenheiro de Pesca Universidade Estadual do Oeste do Paraná Centro de Engenharias e Ciências Exatas Curso de Engenharia de Pesca Áreas de Atuação do Engenheiro de Pesca Avaliação dos Recursos Pesqueiros e Impacto Ambiental

Leia mais

Modelo de produção de peixes no Baixo São Francisco

Modelo de produção de peixes no Baixo São Francisco Modelo de produção de peixes no Baixo São Francisco Carlos Alberto da Silva Pesquisador Aqüicultura: Tema estratégico no CPATC Reunião de Planejamento da Pesquisa (2006=>2007) Inclusão de um nova área:

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DA PISCICULTURA EM TANQUES-REDE Bahia Pesca

DESENVOLVIMENTO DA PISCICULTURA EM TANQUES-REDE Bahia Pesca DESENVOLVIMENTO DA PISCICULTURA EM TANQUES-REDE Bahia Pesca 1997-2005 DEMANDA DO GOVERNO DO ESTADO Elaborar um PROGRAMA com o objetivo de otimizar o uso dos recursos hídricos existentes no semi-árido.

Leia mais

O maior Agronegócio do Mundo

O maior Agronegócio do Mundo O maior Agronegócio do Mundo US$ 600 bilhões Responde por 16% da oferta mundial de proteína animal; Soma US$ 55 bilhões em Exportações Anuais; Mercado duas vezes maior do que o complexo soja; Sete vezes

Leia mais

PLANO DE ACÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DA AQUACULTURA

PLANO DE ACÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DA AQUACULTURA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DO MAR, ÁGUAS INTERIORES E PESCAS INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA PESCA E AQUACULTURA PLANO DE ACÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DA AQUACULTURA 1 Introdução Objectivos

Leia mais

Produção de peixes nativos: vocação do estado mato-grossense. Darci Carlos Fornari Genetic Fish Rise

Produção de peixes nativos: vocação do estado mato-grossense. Darci Carlos Fornari Genetic Fish Rise Produção de peixes nativos: vocação do estado mato-grossense Darci Carlos Fornari --------------------- Genetic Fish Rise Produção de proteína no mundo: Produto Produção (Mil ton) Exportação** (mil ton)

Leia mais

DEMPI Micro, pequena e média

DEMPI Micro, pequena e média LINHAS DE FINANCIAMENTO DE LONGO PRAZO ACESSO AO CRÉDITO MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS FIESP - 15/8/14 COMPESCA LINHAS DE FINANCIAMENTO DE LONGO PRAZO AGÊNCIAS DE FOMENTO As agências de fomento são

Leia mais

CARTILHA DE APRESENTAÇÃO IRMÃOS MOTTIN LTDA CAL MORRO BRANCO

CARTILHA DE APRESENTAÇÃO IRMÃOS MOTTIN LTDA CAL MORRO BRANCO CARTILHA DE APRESENTAÇÃO IRMÃOS MOTTIN LTDA CAL MORRO BRANCO APRESENTAÇÃO A Irmãos Mottin Ltda atua há mais de setenta anos no fornecimento de insumos e serviços para os diversos setores da construção

Leia mais

ESTUDO TÉCNICO Nº 002/2015

ESTUDO TÉCNICO Nº 002/2015 ESTUDO TÉCNICO ESTUDO TÉCNICO Nº 002/2015 Brasília, 09 de junho de 2015. ÁREA: Agricultura TÍTULO: Analise dos dados da produção da aquicultura municipal REFERÊNCIA: Pesquisa Pecuária Municipal 2013 PALAVRAS-CHAVE:

Leia mais

TAMBAQUI: PRODUÇÃO, DEMANDA, DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O MERCADO BRASILEIRO E INTERNACIONAL

TAMBAQUI: PRODUÇÃO, DEMANDA, DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O MERCADO BRASILEIRO E INTERNACIONAL TAMBAQUI: PRODUÇÃO, DEMANDA, DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O MERCADO BRASILEIRO E INTERNACIONAL Eng.º Pesca Jenner T. Bezerra de Menezes Biofish Aquicultura FENACAM/ Fortaleza - CE, Novembro 2015 QUEM

Leia mais

PROJETO BIJUPIRÁ BAHIA. (Rachycentron canadum)

PROJETO BIJUPIRÁ BAHIA. (Rachycentron canadum) PROJETO BIJUPIRÁ BAHIA (Rachycentron canadum) PANORAMA GERAL SOBRE A BAHIA PESCA Empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia que tem a finalidade de fomentar a aqüicultura

Leia mais

TAMBAQUI CONSIDERAÇÕES SOBRE A CADEIA DE PRODUÇÃO E O PREÇO

TAMBAQUI CONSIDERAÇÕES SOBRE A CADEIA DE PRODUÇÃO E O PREÇO Panorama da AQÜICULTURA, maio, junho 2015 1 TAMBAQUI CONSIDERAÇÕES SOBRE A CADEIA DE PRODUÇÃO E O PREÇO Por: João L. Campos joaocampos@novaaqua.com.br Eduardo A. Ono eduardo@novaaqua.com.br Pedro I. Istchuk

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL DO PIRARUCU DA AMAZÔNIA CENÁRIOS E PERSPECIVAS DO MERCADO Ricardo Vasconcelos

SEMINÁRIO NACIONAL DO PIRARUCU DA AMAZÔNIA CENÁRIOS E PERSPECIVAS DO MERCADO Ricardo Vasconcelos SEMINÁRIO NACIONAL DO PIRARUCU DA AMAZÔNIA CENÁRIOS E PERSPECIVAS DO MERCADO Ricardo Vasconcelos A MAR & TERRA - INTRODUÇÃO A Mar & Terra foi fundada pelo Grupo Axial em 2001, com uma abordagem de investimento

Leia mais

PISCICULTURA PARA MULHERES EM COMUNIDADE RURAL DO MUNICÍPIO DE AREIA/PB

PISCICULTURA PARA MULHERES EM COMUNIDADE RURAL DO MUNICÍPIO DE AREIA/PB PISCICULTURA PARA MULHERES EM COMUNIDADE RURAL DO MUNICÍPIO DE AREIA/PB SANTOS, Adriano Prazeres dos ¹ RODRIGUES, Marcelo Luis² Centro de Ciências Agrárias/Departamento de Zootecnia/ PROBEX RESUMO Esta

Leia mais

DIAGNÓSTICO DAS PISCICULTURAS EM MATO GROSSO DO SUL. Resumo. Introdução

DIAGNÓSTICO DAS PISCICULTURAS EM MATO GROSSO DO SUL. Resumo. Introdução DIAGNÓSTICO DAS PISCICULTURAS EM MATO GROSSO DO SUL Emiko Kawakami de Resende*; João Sotoya Takagi 1 e Walter Loeschner 2 *Embrapa Pantanal, Rua 21 de Setembro, 1880, 79320-900 Corumbá, MS. E-mail: emiko@cpap.embrapa.br

Leia mais

Brasil Um mercado atraente para a indústria automotiva

Brasil Um mercado atraente para a indústria automotiva Brasil Um mercado atraente para a indústria automotiva Apresentação Sindipeças Elaboração: Assessoria Econômica São Paulo, fevereiro de 2013 Conteúdo Mercado Automotivo Brasileiro Investimentos da Indústria

Leia mais

PISCICULTURA NO NÚCLEO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA BOA SORTE, EXTREMO NORTE DO TOCANTINS: ENTRAVES DE PRODUÇÃO

PISCICULTURA NO NÚCLEO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA BOA SORTE, EXTREMO NORTE DO TOCANTINS: ENTRAVES DE PRODUÇÃO PISCICULTURA NO NÚCLEO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA BOA SORTE, EXTREMO NORTE DO TOCANTINS: ENTRAVES DE PRODUÇÃO Guilherme Octávio de Sousa Soares 1, Rafael de Azevedo Leite¹, Paloma Castro Abreu¹, José Lucas de

Leia mais

Maio Camilo Diogenes Presidente

Maio Camilo Diogenes Presidente Maio 2015 Camilo Diogenes Presidente Ceará e os recursos hídricos População 8.800.000 Média pluviométrica 775 mm Consumo de água Múltiplos usos Construção de açudes pelo DNOCS Transposição do São Francisco

Leia mais

PESCADO Industrialização & Comercialização. Meg C Felippe

PESCADO Industrialização & Comercialização. Meg C Felippe PESCADO Industrialização & Comercialização Meg C Felippe CONTEXTO NACIONAL Alguns pontos favoráveis 8,4 mil km de costa marinha 14% do recurso hídrico mundial 12% da água doce disponível no planeta Diversidade

Leia mais

A importância da pesquisa para o desenvolvimento da cadeia produtiva da aquicultura

A importância da pesquisa para o desenvolvimento da cadeia produtiva da aquicultura A importância da pesquisa para o desenvolvimento da cadeia produtiva da aquicultura Eric Arthur Bastos Routledge e colaboradores* Kennedy Brayan Rocha Oliveira O desenvolvimento do potencial da aquicultura

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESCA E AQUICULTURA

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESCA E AQUICULTURA POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESCA E AQUICULTURA EUVALDO BRINGEL OLINDA Secretário Adjunto da Agricultura, Pesca e Aquicultura do Estado do Ceará - SEAPA/CE MISSÃO INSTITUCIONAL Promover

Leia mais

Solicitação de Aprovação e Autorização de Oferta de Curso. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL e CONTINUADA em PISCICULTURA EM TANQUE-REDE

Solicitação de Aprovação e Autorização de Oferta de Curso. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL e CONTINUADA em PISCICULTURA EM TANQUE-REDE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Solicitação de Aprovação e Autorização de Oferta de Curso

Leia mais

Ideli Salvatti Ministra da Pesca e Aquicultura

Ideli Salvatti Ministra da Pesca e Aquicultura Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional Ideli Salvatti Ministra da Pesca e Aquicultura 24/5/2011 1 Panorama Mundial 2007/2008 Produção Regional 2008/2009 Produção por estado

Leia mais

Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Riolândia - SP

Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Riolândia - SP Edição 25 2016 Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Riolândia - SP No dia 26 de julho de 2016, em Riolândia, região noroeste do estado de São

Leia mais

Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Felixlândia

Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Felixlândia Edição 20 2016 Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Felixlândia No dia 31 de março de 2016, em Felixlândia, região central do estado de Minas

Leia mais

CADEIA PRODUTIVA DO PIRARUCU. Diagnóstico, produção, industrialização e comercialização

CADEIA PRODUTIVA DO PIRARUCU. Diagnóstico, produção, industrialização e comercialização CADEIA PRODUTIVA DO PIRARUCU Diagnóstico, produção, industrialização e comercialização CARACTERÍSTICAS DA ESPÉCIE RUSTICIDADE CARNE DE ALTA QUALIDADE COM BAIXO ÍNDICE DE GORDURA ATINGE 10 A 16 KG/ANO RESPIRAÇÃO

Leia mais

Valorização do Pescado em Portugal

Valorização do Pescado em Portugal Valorização do Pescado em Portugal Valorização no contexto de politica para o sector Local: Lisboa Fundação Champalimaud 9.Janeiro.2012 Diretor-geral das Pescas e Aquicultura JOSÉ APOLINÁRIO Visão Global

Leia mais

Qualidade do Pescado

Qualidade do Pescado Qualidade do Pescado A importância da qualidade do pescado para comercialização Produção pesqueira atingiu seu limite de captura Incertezas : Processadores Atacadistas Pescado : Quantidade necessária Qualidade

Leia mais

Plano Estratégico de Desenvolvimento da Cadeia do Pescado no Território da Grande Dourados-MS

Plano Estratégico de Desenvolvimento da Cadeia do Pescado no Território da Grande Dourados-MS Plano Estratégico de Desenvolvimento da Cadeia do Pescado no Território da Grande Dourados-MS Prof. Cristiano Marcio Alves de Souza PROCAPTAR/UFGD Campo Grande 05 de abril de 2012 O TERRITÓRIO DA CIDADANIA

Leia mais

Comercialização e Consumo do Pescado em São Luís de Montes Belos - GO

Comercialização e Consumo do Pescado em São Luís de Montes Belos - GO Anais do VIII Seminário de Iniciação Científica e V Jornada de Pesquisa e Pós-Graduação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS 10 a 12 de novembro de 2010 Comercialização e Consumo do Pescado em São Luís de Montes

Leia mais

PRODUÇÃO E CONSUMO DE PESCADO NO BRASIL

PRODUÇÃO E CONSUMO DE PESCADO NO BRASIL PRODUÇÃO E CONSUMO DE PESCADO NO BRASIL Bianca Schmid SEPAGRO-SP Data 24/01/2014 ABORDAGEM DO PESCADO PELO IBGE PESQUISA INDUSTRIAL ANUAL PRODUTO (PIA- PRODUTO) Unidade de investigação: estabelecimento

Leia mais

"AVANÇOS EM TECNOLOGIA DE PROCESSAMENTO DE PESCADO PARA PEQUENAS INDÚSTRIAS QUE DESENVOLVEM PRODUTOS DE VALOR AGREGADO"

AVANÇOS EM TECNOLOGIA DE PROCESSAMENTO DE PESCADO PARA PEQUENAS INDÚSTRIAS QUE DESENVOLVEM PRODUTOS DE VALOR AGREGADO "AVANÇOS EM TECNOLOGIA DE PROCESSAMENTO DE PESCADO PARA PEQUENAS INDÚSTRIAS QUE DESENVOLVEM PRODUTOS DE VALOR AGREGADO" ANTONIO DIOGO LUSTOSA NETO Engenheiro de Pesca CREA-CE REG. NACIONAL # 060088346-9

Leia mais

Desenvolvimento Sustentável no Varejo

Desenvolvimento Sustentável no Varejo Desenvolvimento Sustentável no Varejo Daniela de Fiori Outubro de 2006 Desenvolvimento Sustentável As três dimensões Objetivos Econômicos Crescimento Valor para acionistas Eficiência Inovação Objetivos

Leia mais

Consumo de Pescado no Brasil: Ótica do consumidor final

Consumo de Pescado no Brasil: Ótica do consumidor final Mesa Redonda: Mercado estadual e nacional da tilápia e camarão Consumo de Pescado no Brasil: Ótica do consumidor final Características, tendências e soluções Pedro Henrique Diretor Comercial Bacalhau Bom

Leia mais

Rede Salesiana de Escolas Colégio Salesiano DOM BOSCO Natal RN 7 ano INDUSTRIA E ENERGIA NO BRASIL

Rede Salesiana de Escolas Colégio Salesiano DOM BOSCO Natal RN 7 ano INDUSTRIA E ENERGIA NO BRASIL Rede Salesiana de Escolas Colégio Salesiano DOM BOSCO Natal RN 7 ano INDUSTRIA E ENERGIA NO BRASIL NATAL- RN 2015 INTRODUÇÃO Companhia Siderúrgica Nacional, construída entre os anos de 1942 e 1947, empresa

Leia mais

Cultivo misto de camarão e tilápia: oportunidades, benefícios e desafios. Fernando Kubitza Acqua Imagem

Cultivo misto de camarão e tilápia: oportunidades, benefícios e desafios. Fernando Kubitza Acqua Imagem Cultivo misto de camarão e tilápia: oportunidades, benefícios e desafios. Fernando Kubitza Acqua Imagem Disponibilidade de água doce na maior parte do Nordeste está limitada aos grandes açudes / reservatórios.

Leia mais

Panorama da Produção Mundial e Brasileira de Pescado, com Ênfase para o Segmento da Aqüicultura

Panorama da Produção Mundial e Brasileira de Pescado, com Ênfase para o Segmento da Aqüicultura Panorama da Produção Mundial e Brasileira de Pescado, com Ênfase para o Segmento da Aqüicultura Itamar de Paiva Rocha (1) Diego Maia Rocha (2) 1 Introdução As estatísticas mais recentes da Organização

Leia mais

O desafio das compras sustentáveis. Fábio Cyrillo Diretor Comercial 15 de Maio de 2008

O desafio das compras sustentáveis. Fábio Cyrillo Diretor Comercial 15 de Maio de 2008 O desafio das compras sustentáveis Fábio Cyrillo Diretor Comercial 15 de Maio de 2008 Wal-Mart no Mundo Canadá Reino Unido México Estados Unidos Porto Rico Índia China Japão El Salvador Guatemala Costa

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL 2008-2011

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL 2008-2011 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL 2008-2011 Ministério da Pesca e Aquicultura PLANO PLURIANUAL 2008-2011 RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO Secretaria Especial de Aqüicultura Aquicultura e Pesca EXERCÍCIO

Leia mais

Definição de irrigação: Aplicação de água no solo mediante o uso de. total, com o objetivo de suprir as

Definição de irrigação: Aplicação de água no solo mediante o uso de. total, com o objetivo de suprir as Parte 1: Técnicas de irrigação Definição de irrigação: Aplicação de água no solo mediante o uso de técnicas artificiais, de forma complementar ou total, com o objetivo de suprir as necessidades d hídricas

Leia mais

ANÁLISE DE INVESTIMENTO EM PISCICULTURA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE TILÁPIA DO NILO EM TANQUES-REDE

ANÁLISE DE INVESTIMENTO EM PISCICULTURA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE TILÁPIA DO NILO EM TANQUES-REDE ANÁLISE DE INVESTIMENTO EM PISCICULTURA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO DE TILÁPIA DO NILO EM TANQUES-REDE Ana Carolina Furlan Gouveia 1, Danilo Simões 2 1 Discente. Curso de Tecnologia em Agronegócio. Faculdade de

Leia mais

ESTUDO DE MERCADO DO PESCADO DA REGIÃO METROPOLITANA DE MANAUS

ESTUDO DE MERCADO DO PESCADO DA REGIÃO METROPOLITANA DE MANAUS ESTUDO DE MERCADO DO PESCADO DA REGIÃO METROPOLITANA DE MANAUS El Mercado de pescado de la región metropolitana de Manaos, Brasil André Lima Gandra Engenheiro de Pesca, M.Sc. Quito/Equador, 06 de noviembre

Leia mais

Tudo que a gente quer é ver você aqui.

Tudo que a gente quer é ver você aqui. Tudo que a gente quer é ver você aqui. Em outubro de 2011, o oeste catarinense deu as boas-vindas ao seu primeiro e único shopping. Trazendo inovação, praticidade e entretenimento, o Shopping Pátio Chapecó

Leia mais

Balanço 2016 Perspectivas Aquicultura e Pesca

Balanço 2016 Perspectivas Aquicultura e Pesca Aquicultura e Pesca 145 146 Balanço 2016 Perspectivas 2017 Perspectivas 2017 RETOMADA DO CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO COM FOCO NA REGULARIZAÇÃO SANITÁRIA Investimento em sanidade e legislação simplificada poderá

Leia mais

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 30/01/2013 Produção Ascom Página Rural 29/01/13 www.paginarural.com.br MG: maracujá, qualidade e produtividade é tema do Informe

Leia mais

PARA UMA VIDA + SAUDÁVEL CONSUMA + PEIXE

PARA UMA VIDA + SAUDÁVEL CONSUMA + PEIXE PARA UMA VIDA + SAUDÁVEL CONSUMA + PEIXE Nossa Empresa Atuando no ramo de pescados há mais de 35 anos em todos os seus segmentos (captura, produção, manuseio, varejo, distribuição e frigorífico) a família

Leia mais

Plano de Marketing ACEAQ 2015/16. Junho

Plano de Marketing ACEAQ 2015/16. Junho Plano de Marketing ACEAQ 2015/16 Junho 2015 Crescimento da População Mundial e demanda por Alimentos Fonte: http://www.ufrgs.br/redesan/demanda-mundial-de-alimentos-no-futuro-seramenor-do-que-se-pensava-diz-fao

Leia mais

Balanço 2016 Perspectivas Hortaliças

Balanço 2016 Perspectivas Hortaliças Hortaliças 99 100 Balanço 2016 Perspectivas 2017 Perspectivas 2017 DESTAQUE PARA MAIS INVESTIMENTOS EM SISTEMAS DE CULTIVO DAS HORTALIÇAS Com área cultivada de aproximadamente 837 mil hectares e volume

Leia mais

anuário 2015 PESCADOS

anuário 2015 PESCADOS O MERCADO BRASILEIRO DE É VARIADO, DECORRENTE DA DIVERSIDADE SÓCIO-CULTURAL, DA MULTIPLICIDADE ÉTNICA E DE ASPECTOS ECONÔMICOS QUE INFLUENCIAM NOS HÁBITOS ALIMENTARES E NO PADRÃO DE CONSUMO O consumo de

Leia mais

Seminário Certificação e Fomento Florestal

Seminário Certificação e Fomento Florestal Programa Klabin Fomento Florestal Seminário Certificação e Fomento Florestal Diálogo Florestal Canoinhas SC Out 2012 Fomento Florestal Fomento Florestal tem o objetivo formar florestas produtivas em áreas

Leia mais

A EMPRESA. Fabricar e comercializar produtos diferenciados para clientes e consumidores especiais.

A EMPRESA. Fabricar e comercializar produtos diferenciados para clientes e consumidores especiais. A EMPRESA Instalada em Tapejara, Noroeste do Paraná, a indústria recebe leite de postos de resfriamento das unidades de Umuarama, Guaraniaçu e Santa Maria do Oeste, todas situadas também no estado do Paraná.

Leia mais

Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Morada Nova de Minas

Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Morada Nova de Minas Edição 21 2016 Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Morada Nova de Minas No dia 01 de abril de 2016, em Morada Nova de Minas, região central de

Leia mais

Piscicultura no Brasil

Piscicultura no Brasil Panorama da no Brasil Particularidades regionais da piscicultura custos de produção e preços de venda e os gargalos que limitam a expansão dos cultivos Por: Fernando Kubitza João Lorena Campos Eduardo

Leia mais

AÇÕES EM 2013 COMPANHIA ÁGUAS DE JOINVILLE

AÇÕES EM 2013 COMPANHIA ÁGUAS DE JOINVILLE AÇÕES EM 2013 COMPANHIA ÁGUAS DE JOINVILLE CONTEXTUALIZAÇÃO 2013 VISÃO: Ser referência por sua excelência em gestão e qualidade de serviços em saneamento. MISSÃO: Oferecer soluções sustentáveis em saneamento

Leia mais

SESI pratica o que ensina

SESI pratica o que ensina SESI pratica o que ensina Regionais trabalham para ampliar atuação na área de responsabilidade social A marca SESI, associada à saúde, educação, lazer e esporte do trabalhador, começa a tornar-se referência

Leia mais

PORTFÓLIO. Alimentos

PORTFÓLIO. Alimentos Alimentos QUEM SOMOS? Entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 3,6 milhões.

Leia mais

Projeto de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da PISCICULTURA na Região do Complexo Nascentes do Pantanal no Estado de Mato Grosso

Projeto de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da PISCICULTURA na Região do Complexo Nascentes do Pantanal no Estado de Mato Grosso Projeto de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da na Região do Complexo Nascentes do Pantanal no Estado de Mato Grosso ÁREA do PROJETO LOCALIZAÇÃO Cadeia Produtiva da 42.973 km² 200.242 Hab. Em 2007 Mato

Leia mais

ENGORDA DE LAMBARIS, DO RABO VERMELHO E AMARELO, EM DOIS DIFERENTES SISTEMAS DE CULTIVO 1

ENGORDA DE LAMBARIS, DO RABO VERMELHO E AMARELO, EM DOIS DIFERENTES SISTEMAS DE CULTIVO 1 ENGORDA DE LAMBARIS, DO RABO VERMELHO E AMARELO, EM DOIS DIFERENTES SISTEMAS DE CULTIVO 1 Meliza Mercedes Uller Antunes 2 ; Karen da Cruz Hartman 3 ; Luis Sérgio Moreira 4 ; Adolfo Jatobá 5 INTRODUÇÃO

Leia mais

ESTRUTURA DE CUSTOS E RELAÇÕES DAS EMPRESAS PISCICULTAS DO MODELO ALTO VALE DO ITAJAÍ DE PISCICULTURA INTEGRADA (MAVIPI)

ESTRUTURA DE CUSTOS E RELAÇÕES DAS EMPRESAS PISCICULTAS DO MODELO ALTO VALE DO ITAJAÍ DE PISCICULTURA INTEGRADA (MAVIPI) ESTRUTURA DE CUSTOS E RELAÇÕES DAS EMPRESAS PISCICULTAS DO MODELO ALTO VALE DO ITAJAÍ DE PISCICULTURA INTEGRADA (MAVIPI) Fernandes, Gabriela 11 ; Passos, Edson Granemann dos 2 ; Hermes, Ademar César 3

Leia mais

Apresentação. de Metais não Ferrosos realizaram a primeira pesquisa para melhor entendimento

Apresentação. de Metais não Ferrosos realizaram a primeira pesquisa para melhor entendimento PERFIS GALVANIZADOS Apresentação Este estudo é realizado desde 2014 pelo CBCA Centro Brasileiro da Construção em Aço e o ICZ Instituto de Metais não Ferrosos com o objetivo de promover o entendimento Em

Leia mais

Evento: O Agronegócio e o Comércio Mundial. Agronegócio Brasileiro: Atualidade e Desafio

Evento: O Agronegócio e o Comércio Mundial. Agronegócio Brasileiro: Atualidade e Desafio Evento: O Agronegócio e o Comércio Mundial Agronegócio Brasileiro: Atualidade e Desafio São Paulo, 22 de Setembro de 2015 Parece que estamos decolando ECONOMIA A BRASILEIR Agronegócio - Balança Comercial

Leia mais

PRINCIPAIS AVANÇOS NA PRODUÇÃO DO PIRARUCU:

PRINCIPAIS AVANÇOS NA PRODUÇÃO DO PIRARUCU: PRINCIPAIS AVANÇOS NA PRODUÇÃO DO PIRARUCU: OPORTUNIDADES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS MARTIN HALVERSON DIRETOR TECNOLÓGICO: PROJETO PACU AQUICULTURA TEMAS GERAIS Estado da Tecnologia Oportunidades Problemas

Leia mais

MANEJO ADEQUADO DA TILÁPIA DO NILO EM AÇUDE PARA MANTER A QUALIDADE DA ÁGUA DO MANANCIAL

MANEJO ADEQUADO DA TILÁPIA DO NILO EM AÇUDE PARA MANTER A QUALIDADE DA ÁGUA DO MANANCIAL MANEJO ADEQUADO DA TILÁPIA DO NILO EM AÇUDE PARA MANTER A QUALIDADE DA ÁGUA DO MANANCIAL Daniele Ferreira de Melo 1, Rafaela Felix Basílio Guimarães 2, Rayssa Gabriella Cardoso Mélo 3, Marcia Cristina

Leia mais

CRIAÇÃO DE BIJUPIRÁ EM SISTEMA DE RECIRCULAÇÃO DE ÁGUA

CRIAÇÃO DE BIJUPIRÁ EM SISTEMA DE RECIRCULAÇÃO DE ÁGUA CRIAÇÃO DE BIJUPIRÁ EM SISTEMA DE RECIRCULAÇÃO DE ÁGUA Luís André Sampaio Universidade Federal do Rio Grande - FURG Instituto de Oceanografia Laboratório de Piscicultura Estuarina e Marinha sampaio@mikrus.com.br

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE AQUICULTURA

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE AQUICULTURA PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DE AQUICULTURA Publicado no Despacho n.º13456/2008, de 14 de Maio, que aprova a versão inicial do Catálogo Nacional de Qualificações. 1ª Actualização publicada no Boletim

Leia mais

Atualização de Estudo de Mercado

Atualização de Estudo de Mercado Atualização de Estudo de Mercado Contextualização: Em 2009, o Projeto Estruturante do Pirarucu realizou um estudo de mercado com o objetivo de avaliar o potencial de mercado do pirarucu de cultivo. Em

Leia mais

Palestra: Aquicultura Organização da cadeia e seus entraves legais e ambientais. Palestrante: Vicente Falcão de Arruda Filho Secretario

Palestra: Aquicultura Organização da cadeia e seus entraves legais e ambientais. Palestrante: Vicente Falcão de Arruda Filho Secretario Palestra: Aquicultura Organização da cadeia e seus entraves legais e ambientais. Palestrante: Vicente Falcão de Arruda Filho Secretario 01) Lei complementar n 38, de 21 de novembro de 1995. Dispõe sobre

Leia mais

Melhoramento de mandioca

Melhoramento de mandioca Melhoramento de mandioca Teresa Losada Valle teresalv@iac.sp.gov.br Temas Características do melhoramento de mandioca Obtenção de variedades para fins específicos Por que fazer melhoramento de mandioca?

Leia mais

Internet das Coisas e Cidades Inteligentes Painel Telebrasil Brasília DF 22/11/2016

Internet das Coisas e Cidades Inteligentes Painel Telebrasil Brasília DF 22/11/2016 Internet das Coisas e Cidades Inteligentes Painel Telebrasil - 2016 Brasília DF 22/11/2016 O que é IoT? Interação entre tudo e todos, provendo serviços avançados por meio de comunicação inteligente, permitindo

Leia mais

Contexto dos Pequenos Negócios Empresariais no Brasil

Contexto dos Pequenos Negócios Empresariais no Brasil Contexto dos Pequenos Negócios Empresariais no Brasil 2010 2011 2012 2013 2014 4,6milhões 5,6 milhões 6,8 milhões 7,9 milhões 9,5 milhões Fonte: DataSebrae, a partir de dados da Receita Federal do Brasil.

Leia mais

Criação de peixes pode ser uma boa alternativa de negócio para o produtor rural brasileiro

Criação de peixes pode ser uma boa alternativa de negócio para o produtor rural brasileiro Página 1 de 5 BRASIL Acesso à informação Participe Serviços Legislação Canais Criação de peixes pode ser uma boa alternativa de negócio para o produtor rural brasileiro publicado em 10/09/2010 *Paulo César

Leia mais

Perspectivas da agropecuária no Brasil e no Mato Grosso

Perspectivas da agropecuária no Brasil e no Mato Grosso Ano 1 - Edição 2 - Julho de 2015 Perspectivas da agropecuária no Brasil e no Mato Grosso Por Andrea Elena Pizarro Muñoz, Ana Paula Oeda Rodrigues, Manoel Xavier Pedroza Filho O ano de 2014 se encerrou

Leia mais

Equipamentos e Serviços Especializados para Aquicultura Industrial. Felipe Matarazzo Suplicy, Ph. D. Marine Equipment Ltda

Equipamentos e Serviços Especializados para Aquicultura Industrial. Felipe Matarazzo Suplicy, Ph. D. Marine Equipment Ltda Equipamentos e Serviços Especializados para Aquicultura Industrial Felipe Matarazzo Suplicy, Ph. D. Marine Equipment Ltda Somos especializados em equipamentos e serviços para aquicultura industrial, com

Leia mais

TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO AGRICULTURA I IFSC CÂMPUS LAGES CULTURA DO FEIJÃO

TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO AGRICULTURA I IFSC CÂMPUS LAGES CULTURA DO FEIJÃO TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO AGRICULTURA I IFSC CÂMPUS LAGES CULTURA DO FEIJÃO 1. IMPORTÂNCIA ECONÔMICA No mercado mundial de feijão circulam, anualmente, cerca de 24 milhões de toneladas da leguminosa. O

Leia mais

CONCORRÊNCIA SRP Nº 21/2016 ATA DA REUNIÃO PARA DIVULGAÇÃO DA ANALISE DAS AMOSTRAS

CONCORRÊNCIA SRP Nº 21/2016 ATA DA REUNIÃO PARA DIVULGAÇÃO DA ANALISE DAS AMOSTRAS CONCORRÊNCIA SRP Nº 21/2016 ATA DA REUNIÃO PARA DIVULGAÇÃO DA ANALISE DAS AMOSTRAS Às dez horas e vinte minutos do dia vinte e sete do mês de setembro de dois mil e dezesseis, foi aberta no SENAC-DF, Administração

Leia mais

Criação de Pirarucu em cativeiro prospera no sul do Pará

Criação de Pirarucu em cativeiro prospera no sul do Pará CASOS DE SUCESSO Imagem aérea dos tanques para criação de Pirarucu Criação de Pirarucu em cativeiro prospera no sul do Pará 58 Emater apoia bovinocultores a trocar pecuária por piscicultura Arquivo Emater

Leia mais

Companhia Brasileira de Distribuição

Companhia Brasileira de Distribuição Companhia Brasileira de Distribuição Grupo Pão de Açúcar ABAMEC São Paulo Novembro Visão do Mercado Mercado de Varejo Alimentício: R$67bi CBD 14,1% Carrefour 14,1% Bompreço 4,5% Sonae 4,5% Outros 59,2%

Leia mais

COPA VERDE. Exemplo de sustentabilidade ambiental aliada à inclusão social.

COPA VERDE. Exemplo de sustentabilidade ambiental aliada à inclusão social. COPA VERDE Exemplo de sustentabilidade ambiental aliada à inclusão social. COPA VERDE Inventário e neutralização das emissões de carbono das obras da Arena Pantanal Parceria: Instituto Ação Verde (convênio

Leia mais

(Do Sr. Rubens Otoni) O Congresso Nacional decreta:

(Do Sr. Rubens Otoni) O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI N o 6220, DE 2005 (Do Sr. Rubens Otoni) Insere o parágrafo 4º no art. 2º da Lei nº 11.097, de 13 de janeiro de 2005, que dispõe sobre a introdução do biodiesel na matriz energética brasileira.

Leia mais

Piscicultura de água doce no estado do Ceará. Airton Rebouças Sampaio, Engº Agrº.

Piscicultura de água doce no estado do Ceará. Airton Rebouças Sampaio, Engº Agrº. Piscicultura de água doce no estado do Ceará Airton Rebouças Sampaio, Engº Agrº. 1 - INTRODUÇÃO A piscicultura nordestina teve início com a instituição da Comissão Técnica de Piscicultura do Nordeste CTPN,

Leia mais

PISCICULTURA NO ESTADO DO PARÁ

PISCICULTURA NO ESTADO DO PARÁ Universidade Federal do Pará Pró-Reitoria de Extensão PISCICULTURA NO ESTADO DO PARÁ PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO Marcos Ferreira Brabo Galileu Crovatto Veras Daniel Abreu Vasconcelos Campelo

Leia mais

Oportunidades de Investimento em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com Recursos da Política de Informática

Oportunidades de Investimento em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com Recursos da Política de Informática 2º Encontro Nacional da Inovação Tecnológica da Indústria Elétrica e Eletrônica - ENITEE Painel Políticas Públicas de Fomento à Inovação Tecnológica na Indústria Elétrica e Eletrônica Oportunidades de

Leia mais

RESULTADOS 1T13. Grupo Pão de Açúcar e Viavarejo. 30 de abril de 2013

RESULTADOS 1T13. Grupo Pão de Açúcar e Viavarejo. 30 de abril de 2013 RESULTADOS 1T13 Grupo Pão de Açúcar e Viavarejo 30 de abril de 2013 RESULTADO GPA CONSOLIDADO 1T13 Vendas Brutas R$ milhões, 1T13 x 1T12 Cresc. mesmas lojas vs 1T12 14.984 +9,7% ML +6,6% EBITDA R$ milhões,

Leia mais

Fale Conosco Assinaturas Loja 3 Expediente Publicidade

Fale Conosco Assinaturas Loja 3 Expediente Publicidade BUSCA Fale Conosco Assinaturas Loja 3 Expediente Publicidade DINHEIRO RURAL Edição nº 72 HOME: REVISTA: Agronegócios Outubro/2010 A multiplicação dos peixes Nicolas Landolt, filho de um dos maiores empresários

Leia mais

Sucatas Ferrosas NOV/2016

Sucatas Ferrosas NOV/2016 Sucatas Ferrosas NOV/2016 INESFA E SINDINESFA INESFA E SINDINESFA Órgãos de classes de âmbito nacional e estadual constituídos, respectivamente, nos anos de 1975 e 1990. MISSÃO Divulgar e discutir assuntos

Leia mais

O SETOR DE PRÉ-FABRICADOS

O SETOR DE PRÉ-FABRICADOS O SETOR DE PRÉ-FABRICADOS Sumário BALANÇO DE 2016 SONDAGEM DE EXPECTATIVAS DA INDÚSTRIA DE PRÉ-FABRICADOS DE CONCRETO PERSPECTIVAS 2 Como começamos 2016 BALANÇO 2016 Inflação de preços livres se manteve

Leia mais

Do Plantio a Colheita. sua máquina. de trabalho.

Do Plantio a Colheita. sua máquina. de trabalho. SOLUÇÕES CANAVIEIRAS Do Plantio a Colheita sua máquina. de trabalho. Tratores A Valtra possui uma linha completa de tratores para todas as fases do cultivo de cana-de-açúcar. Simples de operar, as máquinas

Leia mais

Sistemas de Produção de peixe. Eduardo Gianini Abimorad Centro Avançado do Pescado Continental Instituto de Pesca

Sistemas de Produção de peixe. Eduardo Gianini Abimorad Centro Avançado do Pescado Continental Instituto de Pesca Sistemas de Produção de peixe Eduardo Gianini Abimorad Centro Avançado do Pescado Continental Instituto de Pesca Extensivo Produção: Até 2000 kg/ha/ano Técnicas e insumos usados * Sem uso de fertilizante

Leia mais