UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CÂMPUS PALMEIRAS DE GOIÁS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CÂMPUS PALMEIRAS DE GOIÁS"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CÂMPUS PALMEIRAS DE GOIÁS Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em "USO E PRESERVAÇÂO DE ECOSSSISTEMAS NATURAIS E SISTEMAS AGRÁRIOS" EDITAL PrP n 20/2017, de 05 de setembro de A UEG - Câmpus Palmeiras de Goiás faz saber aos INTERESSADOS que, no período de 01 a 09 de fevereiro de 2018, estarão abertas as inscrições para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em "Uso e Preservação de Ecossistemas Naturais e Sistemas Agrários, com início da turma em 05 de março de I DAS CARACTERÍSTICAS DO CURSO 1.1 O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu "Uso e Preservação de Ecossistemas Naturais e Sistemas Agrários é gratuito. O acadêmico, para integralizar o curso, deverá cumprir carga horária mínima total de 570 horas, sendo 510 horas referentes aos componentes curriculares obrigatórios (disciplinas obrigatórias) e 60 horas destinadas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e o seminário de apresentação do Artigo Científico. 1.2 As aulas das disciplinas previstas para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu ocorrerão em caráter modular, conforme cronograma a ser apresentado no início das aulas, às sextas-feiras no turno noturno (18:00 h às 23:00 h) e aos sábados nos turnos matutino (8:00 h às 12:00 h) e vespertino (13:00 h às 17:00 h). II DO PÚBLICO-ALVO 2.1 O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em "Uso e Preservação de Ecossistemas Naturais e Sistemas Agrários" destina-se a profissionais de diversas áreas com formação em nível superior completa, com diploma emitido por instituição de ensino superior reconhecida, que exerçam ou que tenham interesse em exercer atividades relacionadas a estudos, pesquisas, projetos e ações relacionadas ao uso e preservação dos ecossistemas naturais e sistemas agrários; egressos de cursos superiores, tecnólogos e sequenciais, como cursos de Ciências Biológicas, Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Gestão Pública, Geografia, Química e outros cursos afins. III DAS VAGAS OFERECIDAS 3.1 Serão oferecidas 40 (quarenta) vagas, conforme proposta aprovada.

2 IV DAS INSCRIÇÕES 4.1 As inscrições para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em "Uso e Preservação de Ecossistemas Naturais e Sistemas Agrários" serão realizadas nos dias úteis entre 01 e 09 de fevereiro de 2018, das 08:00 h às 11:00 e das 14:00 às 17:00, na Coordenação da Pós-Graduação Lato Sensu, localizada na Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Palmeiras de Goiás, sito à Rua 7, s/n, Setor Sul, CEP , no município de Palmeiras de Goiás GO. 4.2 O preenchimento da inscrição e a entrega da documentação necessária acontecerão de forma exclusivamente PRESENCIAL. As inscrições poderão ser realizadas presencialmente pelo candidato ou por representante legal, munido de procuração simples com firma reconhecida e identificação do portador. 4.3 O preenchimento da inscrição, a entrega da documentação e a veracidade das informações apresentadas são de INTEIRA RESPONSABILIDADE DO CANDIDATO. 4.4 No ato de inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: Ficha de inscrição devidamente preenchida com letra legível e assinada (ANEXO A); Quadro de pontuação devidamente preenchido com letra legível, em conformidade com o Currículo Lattes do candidato (ANEXO B); Cópia impressa do Currículo Lattes do candidato (disponível em http////: atualizado nos últimos seis meses. Os itens declarados no Currículo Lattes deverão ser comprovados (cópias dos comprovantes, certificados e demais documentos que atestem todas as informações contidas no currículo); Duas fotografias 3X4; Original e cópia do documento de identidade, CPF, título de eleitor e comprovante de votação na última eleição e o certificado de reservista quando necessário; Original e cópia do diploma de graduação, podendo ser apresentada declaração de conclusão e/ou documento oficial equivalente; Cópia do histórico escolar do curso de graduação; Cópia do comprovante de residência, com data inferior a três meses; 4.5 A ficha de pontuação deverá ser preenchida de acordo com as informações contidas no Currículo Lattes. Para fins desta seleção apenas serão consideradas as atividades documentadas referentes aos últimos 03 (três) anos (2015, 2016 e 2017). 4.6 Somente serão homologadas as inscrições que contemplarem os documentos exigidos no item 4.4 deste edital.

3 4.7 A documentação incompleta, a ser conferida após o encerramento das inscrições, será critério de INDEREFIMENTO DA INSCRIÇÃO do candidato durante o processo de seleção. V DO PROCESSO SELETIVO 5.1 A seleção dos candidatos é de inteira responsabilidade da Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu e será conduzido por uma Comissão de Seleção (ANEXO C), constituída por cinco docentes do Câmpus, entre os dias 15 e 23 de fevereiro de A seleção dos candidatos ocorrerá através da pontuação do Currículo Lattes apresentado pelos candidatos. Esta pontuação será revista pela Comissão de Seleção, sendo baseada no quadro de pontuação contido neste edital (ANEXO B), considerando a seguinte equação: Onde: MF = Média final; EP = Experiência profissional (Item I do ANEXO B); TPA = Trabalhos publicados e apresentados (Item II do ANEXO B); PP = Participação em Projetos (Item III do ANEXO B). VI DO RESULTADO E CLASSIFICAÇAO FINAL 6.1 A classificação dos candidatos será feita na ordem decrescente da pontuação obtida na avaliação do Currículo Lattes feita pela Comissão de Seleção. 6.2 Em caso de empate, os seguintes critérios serão seguidos para elencar os candidatos: Maior nota da experiência profissional (EP); Candidato mais idoso. 6.3 O resultado preliminar será publicado no dia 24 de fevereiro de 2018, no site O resultado também estará disponível na Coordenação do Curso de Pós- Graduação Lato Sensu e na Secretaria Acadêmica do Câmpus Palmeiras de Goiás. As informações podem ser obtidas através dos telefones (64) e (64)

4 VII - DO RECURSO 7.1 Em caso de recursos, o candidato que desejar se manifestar terá o prazo máximo de 24 horas após a divulgação dos resultados oficiais pela Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Uso e Preservação de Ecossistemas Naturais e Sistemas Agrários. Findo esse prazo não serão aceitos quaisquer recursos. 7.2 Os recursos somente serão considerados e analisados quando forem apresentados por escrito pelo candidato (ANEXO D), e enviados para o latosensu.palmeiras@ueg.br. 7.3 A manifestação enviada pelo candidato será analisada pela Comissão de Seleção. O pedido será protocolado Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Uso e Preservação de Ecossistemas Naturais e Sistemas Agrários, obedecendo aos prazos previstos neste edital. 7.4 O resultado final do processo seletivo será homologado no dia 26 de fevereiro de 2018, obedecendo aos itens 6.3 e 6.4 deste edital. VIII - DA MATRÍCULA 8.1 Terão direito à matrícula em primeira chamada os candidatos aprovados e selecionados no processo seletivo, respeitados os limites de vagas estabelecidas neste edital (40 vagas). 8.2 A matrícula dos candidatos selecionados para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Uso e Preservação de Ecossistemas Naturais e Sistemas Agrários será realizada nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro de 2018, de forma PRESENCIAL, das 08:00 h às 11:00 e das 14:00 às 17:00, na Coordenação da Pós-Graduação Lato Sensu, localizada na Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Palmeiras de Goiás, sito à Rua 7, s/n, Setor Sul, CEP , no município de Palmeiras de Goiás GO. 8.3 No ato da matrícula, o candidato deverá apresentar o formulário de matrícula devidamente preenchido, disponível na Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Câmpus Palmeiras de Goiás, cujo endereço está citado no item O não comparecimento do candidato no período estipulado para matrícula será considerado como desistência da mesma. Assim, poderão ser convocados candidatos aprovados em classificação não contemplada na primeira chamada conforme resultado publicado, até o preenchimento das 40 vagas. A data para a reclassificação e matrícula está prevista para os dias 01 e 02 de março de 2018, no endereço e horários mencionados no subitem 7.2.

5 IX - DO INÍCIO DO CURSO 9.1 A aula Magna do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Uso e Preservação de Ecossistemas Naturais e Sistemas Agrários acontecerá no dia 05 de março de 2018, às 19:00, na UEG Câmpus Palmeiras de Goiás. X - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 10.1 A inscrição do candidato implicará em conhecimento e aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, não podendo haver alegação de desconhecimento Este processo seletivo é válido apenas para o curso que se iniciará em 2018/ Havendo desistência após o primeiro mês do início das atividades didáticopedagógicas, não haverá chamada para novos candidatos aprovados e não selecionados fora do calendário de reclassificação Os casos omissos no presente edital serão resolvidos pela Comissão do Curso, não cabendo recursos das suas decisões Dúvidas e maiores informações pelo sitio ou pelos fones: (64) , (64) Palmeiras de Goiás (GO), 18 de janeiro de Prof. Dra. Monique Ferreira Marques Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Uso e Preservação de Ecossistemas Naturais e Sistemas Agrários

6 ANEXO A Ficha de Inscrição para seleção de candidatos para curso de pós-graduação lato sensu em Uso preservação de ecossistemas naturais e sistemas agrários. Dados do Curso: Pós-Graduação: Câmpus: Período do Curso: Carga Horária: Foto 3x4 Dados Pessoais: Nome Completo Data de Nascimento Endereço Bairro Cidade UF Certificado de Reservista Título de Eleitor Seção CPF RG Órgão Expedidor Data de Emissão Fone Residencial Celular Emprego atual (firma/órgão) Fone Tempo de serviço Rendimento Curso de Graduação Instituição de Ensino Superior Ano de conclusão, de de Assinatura do candidato(a) Assinatura do Coordenador(a) do Curso Lato Sensu

7 ANEXO B Critérios para avaliação do Currículo Lattes dos candidatos inscritos no processo de seleção para curso de pós-graduação lato sensu em Uso preservação de ecossistemas naturais e sistemas agrários. I. Atividades de Ensino, Administrativas e/ou Técnicas I.1 ENSINO (considerar apenas os últimos três anos) Pontos Qtde. Total de Magistério no ensino médio ou fundamental Disciplina ministrada no magistério superior Atividades acadêmicas e administrativas designadas por portarias do Reitor, Pró-reitor ou Diretor. Atividades profissionais (regulamentadas por órgãos de classe: CREA, CRBio, etc.) 02 /ano 0,5 para cada 32 horas de aula efetivamente ministradas, limitado a um máximo de ponto/semestre 02 /ano II. Atividades de Pesquisa e Extensão II.1 PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA (considerar apenas os últimos três anos) Pontos 1 Tese de doutorado defendida e aprovada 10 2 Dissertação de mestrado defendida e aprovada 05 3 Monografia de especialização defendida e aprovada 03 4 Monografia de TCC defendida e aprovada 02 5 Livro publicado em editora com corpo editorial 10 6 Capítulo de livro publicado em editora com corpo editorial 05 7 Artigo em periódico especializado com corpo editorial (com qualis pela Capes de no mínimo B5) 02/artigo 8 Trabalho completo ou resumo expandido publicado em anais de eventos científicos 01/trabalho 9 Resumo publicado em anais de eventos científicos 01/resumo 10 Apresentação de trabalho em anais de eventos científicos 01/trabalho II.2 PRODUÇÃO TÉCNICA OU TECNOLÓGICA (considerar apenas os últimos três anos) Pontos 1 Editoria de anais de eventos científicos 03/editorial 2 Promoção ou produção de eventos artísticos e esportivos 03/evento Pareceres técnicos emitidos em consultorias oficializadas por 3 convites, convênios, contratos ou portarias da administração 02/parecer e consultoria ad hoc 4 Criação, produção ou edição de sítios para internet 02/sítio Qtde. Qtde. Total de Total de

8 III. Participação em Projetos de Pesquisa e Extensão III.1 PROJETOS DE PESQUISA (considerar apenas os últimos três) Pontos 1 Coordenador de projeto de pesquisa com financiamento 05 2 Participante de projeto de pesquisa com financiamento 02 3 Coordenador de projeto de pesquisa sem financiamento 04 4 Participante de projeto de pesquisa sem financiamento 01 III.2 PROJETOS DE EXTENSÃO E CULTURA (considerar apenas os últimos três anos) Pontos Coordenador de projeto de extensão e cultura 05 Participante de projeto de extensão/cultura 02 Curso de extensão ministrado com 40 ou mais horas 03 Curso de extensão ministrado com menos de 40 horas 02 Palestrante, conferencista ou participante em mesa redonda em evento científico, cultural ou artístico 02 Participação em congressos, seminários, encontros, jornadas, etc. 01 Qtde. Qtde. Total de Total de TOTAL DE PONTOS DO CANDIDATO

9 ANEXO C Membros da Comissão de Seleção de candidatos para curso de pós-graduação lato sensu em Uso preservação de ecossistemas naturais e sistemas agrários. Membro Prof. Dra. Monique Ferreira Marques Prof. Msc. Diego Simões Fernandes Prof. Dr. Plauto Simão de Carvalho Prof. Dra. Sabrina do Couto de Miranda Prof. Dr. Saulo José Linhares de Siqueira Função Presidente Titular Titular Titular Titular

10 ANEXO D Formulário de recursos para o processo de seleção no curso de pósgraduação lato sensu em Uso preservação de ecossistemas naturais e sistemas agrários. Os recursos somente serão analisados e considerados quando forem apresentados por escrito pelo candidato, e enviados através do latosensu.palmeiras@ueg.br, no prazo máximo de 24 (vinte quatro) horas após a divulgação dos resultados. N de inscrição: Nome: Fundamentação do recurso: Fonte(s) que embasam a argumentação do candidato: Assinatura do candidato Recebido em: / /2018. Recebido por: (Nome e carimbo)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS CORA CORALINA EDITAL N. 001/2016 UEG/Câmpus Cora Coralina, 20 de junho de 2016.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS CORA CORALINA EDITAL N. 001/2016 UEG/Câmpus Cora Coralina, 20 de junho de 2016. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS CORA CORALINA EDITAL N. 001/2016 UEG/Câmpus Cora Coralina, 20 de junho de 2016. CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU EM LÍNGUA

Leia mais

TURMA 2017 EDITAL N. 01/2017

TURMA 2017 EDITAL N. 01/2017 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA LATO SENSU UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM POLÍTICAS

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CULTURA, IDENTIDADE E REGIÃO E ENSINO DA MATEMÁTICA

CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CULTURA, IDENTIDADE E REGIÃO E ENSINO DA MATEMÁTICA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS EDITAL Nº 001/2015 UEG/Câmpus Jussara de 30 de Novembro de 2015. CHAMADA PÚBLICA PARA O PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CULTURA, IDENTIDADE E

Leia mais

EDITAL Nº 01/2017 CÂMPUS LUZIÂNIA TURMA 2017

EDITAL Nº 01/2017 CÂMPUS LUZIÂNIA TURMA 2017 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CÂMPUS LUZIÂNIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO ADJUNTA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS PIRES DO RIO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS PIRES DO RIO EDITAL 002/2017 O Diretor do Câmpus da UEG de Pires do Rio faz saber que, no período de 15 a 17 de fevereiro de 2017 (quarta-feira a sexta-feira), estarão abertas as inscrições para admissão às vagas remanescentes

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU EM Gestão estratégica nos agronegócios e suas tecnologias

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU EM Gestão estratégica nos agronegócios e suas tecnologias EDITAL DE PROCESSO SELETIVO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU EM Gestão estratégica nos agronegócios e suas tecnologias A UEG Câmpus Santa Helena de Goiás faz saber aos INTERESSADOS que, no período de

Leia mais

EDITAL Nº 003 DE 08 DE FEVEREIRO DE 2017.

EDITAL Nº 003 DE 08 DE FEVEREIRO DE 2017. EDITAL Nº 003 DE 08 DE FEVEREIRO DE 2017. PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CÂMPUS PIRENÓPOLIS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CÂMPUS PIRENÓPOLIS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CÂMPUS PIRENÓPOLIS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM TRANSDISCIPLINARIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA - CEEM MINUTA / EDITAL DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA (CEEM)

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA - CEEM MINUTA / EDITAL DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA (CEEM) Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS FANAT DEPARTAMENTO

Leia mais

EDITAL Nº 01 DE 2017

EDITAL Nº 01 DE 2017 EDITAL Nº 01 DE 2017 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E SOCIAL (GITS) O Centro das Humanidades (CHU) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação (PROPGPI) da Universidade

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (Aprovado pela Resolução Nº 760 CONSEPE de 25 de maio de 2010)

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (Aprovado pela Resolução Nº 760 CONSEPE de 25 de maio de 2010) CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM NA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (Aprovado pela Resolução Nº 760 CONSEPE de 5 de maio de 010) EDITAL PPPG Nº. 30/010 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM JORNALISMO CULTURAL TURMA 2011/1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM JORNALISMO CULTURAL TURMA 2011/1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Centro de Educação e Humanidades - CEH Faculdade de Comunicação Social - FCS Curso de Especialização em Jornalismo Cultural EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

Edital nº 04, de 04 de agosto de 2016

Edital nº 04, de 04 de agosto de 2016 Edital nº 04, de 04 de agosto de 2016 A Diretora Geral do Campus Rio Branco Avançado Baixada do Sol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

EDITAL N.º 23/2017-PROG/UEMA

EDITAL N.º 23/2017-PROG/UEMA EDITAL N.º 23/2017-PROG/UEMA A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO, por meio da Pró-Reitoria de Graduação, considerando a lei n.º 9.608/1998, que dispõe sobre serviço voluntário e dá outras providências,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 06 UEFS

PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 06 UEFS Universidade Estadual de Feira de Santana Departamento de Física Área de Ensino de Física Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Polo 06 SBF/CAPES EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UEFS

Leia mais

EDITAL PRORROGAÇÃO DE INSCRIÇÃO DO 1º CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR- TURMA 2015 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL PRORROGAÇÃO DE INSCRIÇÃO DO 1º CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR- TURMA 2015 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE FACULDADE DE NUTRIÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR EDITAL PRORROGAÇÃO DE INSCRIÇÃO DO 1º CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 13/2014.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 13/2014. EDITAL 13/2014. Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências - Área de Concentração em Física. MESTRADO EM CIÊNCIAS/FÍSICA - 2015 I - Inscrição

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Departamento de Patologia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Departamento de Patologia Edital de seleção para ingresso no II Curso de Pós-graduação em Microbiologia Médica e Clínica da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) A coordenação do curso de Pós-graduação lato sensu em Microbiologia

Leia mais

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA - TURMA 2015/1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA - TURMA 2015/1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE LETRAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AVÍCOLA - NÍVEL ESPECIALIZAÇÃO, TURMA

EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AVÍCOLA - NÍVEL ESPECIALIZAÇÃO, TURMA EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA AVÍCOLA - NÍVEL ESPECIALIZAÇÃO, TURMA 2012-2013 A, POR MEIO DA FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA, ABRIRÁ INSCRIÇÕES

Leia mais

PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A PARTIR DO SEGUNDO SEMESTRE LETIVO

PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A PARTIR DO SEGUNDO SEMESTRE LETIVO Edital SJC N. 033/2017 de 27 de abril de 2017 PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIAS INTERNA E EXTERNA E DE PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A PARTIR DO SEGUNDO SEMESTRE

Leia mais

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM JORNALISMO CULTURAL TURMA 2014/1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM JORNALISMO CULTURAL TURMA 2014/1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Centro de Educação e Humanidades - CEH Faculdade de Comunicação Social - FCS Curso de Especialização em Jornalismo Cultural EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 87, DE 13 DE DEZEMBRO DE ABERTURA DE PROCESSO DE INGRESSO DE DIPLOMADO PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CÂMPUS PORTO ALEGRE

EDITAL Nº 87, DE 13 DE DEZEMBRO DE ABERTURA DE PROCESSO DE INGRESSO DE DIPLOMADO PARA OS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CÂMPUS PORTO ALEGRE Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Porto Alegre EDITAL Nº 87, DE 13 DE DEZEMBRO DE

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA (Aprovado pela Resolução Nº 780 CONSEPE de 26 de agosto de 2010)

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA (Aprovado pela Resolução Nº 780 CONSEPE de 26 de agosto de 2010) CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENFERMAGEM EM CARDIOLOGIA (Aprovado pela Resolução Nº 780 CONSEPE de 6 de agosto de 010) EDITAL PPPG Nº. 33/010 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

EDITAL N o 10, DE 7 DE JUNHO DE 2017

EDITAL N o 10, DE 7 DE JUNHO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG CAMPUS OURO BRANCO Rua Afonso Sardinha, nº 90 Bairro Pioneiros

Leia mais

EDITAL N.º 06/2017- PROG/UEMA

EDITAL N.º 06/2017- PROG/UEMA EDITAL N.º 06/2017- PROG/UEMA A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA, por meio da Pró-Reitoria de Graduação PROG, considerando a Lei n.º 9.608/1998, que dispõe sobre serviço voluntário e dá outras providências,

Leia mais

EDITAL Nº 003/ PROEX

EDITAL Nº 003/ PROEX EDITAL Nº 003/2015 - PROEX 1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS DIVULGA O PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM IDIOMA ESTRANGEIRO NA MODALIDADE CURSO DE ITALIANO NÍVEL INTERMEDIÁRIO 1.1 A Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 15/2014.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 15/2014. EDITAL 15/2014. Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências - Área de Concentração em Física. DOUTORADO EM CIÊNCIAS/FÍSICA 1º Semestre -

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFV N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFV

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFV N O 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFV Universidade Federal de Viçosa - UFV Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo UFV EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFV N O 01/2017 PROCESSO

Leia mais

EDITAL Nº 352/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA ECONÔMICA

EDITAL Nº 352/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA ECONÔMICA EDITAL Nº 352/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA ECONÔMICA O VICE-REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no exercício

Leia mais

EDITAL Nº 368/2016. Art. 3º Os seguintes documentos são indispensáveis para inscrição:

EDITAL Nº 368/2016. Art. 3º Os seguintes documentos são indispensáveis para inscrição: EDITAL Nº 368/2016 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSANTES NO CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E INOVAÇÃO DO AGRONEGÓCIO O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA Resolução 01/2017PPGEQ Regulamenta o processo de seleção de Alunos Externos O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química PPGEQ do, no uso das atribuições que lhe são conferidas no Regulamento

Leia mais

EDITAL Nº 336, DE 31 DE AGOSTO DE 2016 SELEÇÃO INTERNA PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

EDITAL Nº 336, DE 31 DE AGOSTO DE 2016 SELEÇÃO INTERNA PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Diretoria de Educação a Distância EDITAL Nº 336, DE 31 DE AGOSTO DE 2016 SELEÇÃO INTERNA

Leia mais

Ministério da Educação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Câmpus Pato Branco - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Ministério da Educação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Câmpus Pato Branco - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Pato Branco - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil EDITAL n o 10/2016-PPGEC INSCRIÇÃO E SELEÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Av. João Naves de Ávila, 2121 = Campus Santa Mônica = Sala 1G156 = CEP:38.408-100 = Uberlândia/MG

Leia mais

EDITAL Nº /2013 PGCS/UFT

EDITAL Nº /2013 PGCS/UFT UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS/UFT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL Nº /2013 PGCS/UFT A Universidade

Leia mais

SELEÇÃO DE PROFESSORES /1 Processo seletivo simplificado Edital nº 01/2017

SELEÇÃO DE PROFESSORES /1 Processo seletivo simplificado Edital nº 01/2017 SELEÇÃO DE PROFESSORES - 2017/1 Processo seletivo simplificado Edital nº 01/2017 A Direção Acadêmica de Graduação da FAESA torna pública a abertura de inscrição para seleção de professores de educação

Leia mais

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO. EDITAL Nº 008/2016, de 09 de agosto de 2016.

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO. EDITAL Nº 008/2016, de 09 de agosto de 2016. COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO EDITAL Nº 008/2016, de 09 de agosto de 2016. A Diretoria Geral do Campus São João do Piauí, por meio da sua Coordenação de Extensão, torna público o presente Edital que estabelece

Leia mais

Centro Tecnológico - CTC

Centro Tecnológico - CTC Centro Tecnológico - CTC Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos-EQA Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos Campus Prof. João David Ferreira Lima CEP 88040-970 Trindade

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 19/2013.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 19/2013. EDITAL 19/2013. Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências - Área de Concentração em Física. DOUTORADO EM CIÊNCIAS/FÍSICA 1º Semestre -

Leia mais

Edital de Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado para Bolsa do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD) /CAPES /PPGAN

Edital de Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado para Bolsa do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD) /CAPES /PPGAN UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição PPGAN Edital de Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado

Leia mais

1. DO NÚMERO DE VAGAS E PÚBLICO ALVO

1. DO NÚMERO DE VAGAS E PÚBLICO ALVO Universidade Estadual da Paraíba Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa Centro de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental Processo Seletivo do Mestrado em Ciência

Leia mais

EDITAL Nº 07/2017, DE 1º DE JUNHO DE 2017.

EDITAL Nº 07/2017, DE 1º DE JUNHO DE 2017. EDITAL Nº 07/2017, DE 1º DE JUNHO DE 2017. O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ IFPI, através da DO IFPI-CAMPUS PICOS, torna público para conhecimento dos interessados, o regulamento

Leia mais

EDITAL 02/2015 MF ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM FÍSICA

EDITAL 02/2015 MF ABERTURA DE PROCESSO SELETIVO PARA O MESTRADO ACADÊMICO EM FÍSICA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS-FANAT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA - PPGF UERN Campus Universitário Central Rua Prof. Antonio Campus, s/n Br

Leia mais

EDITAL UFMS/PROPP N 103, DE 03 DE AGOSTO DE 2017.

EDITAL UFMS/PROPP N 103, DE 03 DE AGOSTO DE 2017. EDITAL UFMS/PROPP N 103, DE 03 DE AGOSTO DE 2017. A, por meio do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, no uso de suas atribuições, torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo para

Leia mais

((http://www.uft.edu.br/cursos/pos). Casos omissos neste edital serão resolvidos pela Diretoria de Pós-Graduação da UFT.

((http://www.uft.edu.br/cursos/pos). Casos omissos neste edital serão resolvidos pela Diretoria de Pós-Graduação da UFT. PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS-UFT CAMPUS ARAGUAÍNA EDITAL DO PROCESSO DE SELEÇÃO A Universidade

Leia mais

EDITAL N.º 041/2016 DE 02 DE DEZEMBRO DE 2016

EDITAL N.º 041/2016 DE 02 DE DEZEMBRO DE 2016 EDITAL N.º 041/2016 DE 02 DE DEZEMBRO DE 2016 PROCESSO SELETIVO POR PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA, DE REOPÇÃO DE CURSO E DE PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Leia mais

AVISO PÚBLICO Nº 04/UNOESC-R/2017

AVISO PÚBLICO Nº 04/UNOESC-R/2017 AVISO PÚBLICO Nº 04/UNOESC-R/2017 Abre inscrições para requerimento de credenciamento de docente permanente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração. A UNIVERSIDADE DO OESTE

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 16/2015.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS/FISICA EDITAL 16/2015. EDITAL 16/2015. Edital de Inscrição, Seleção e Matrícula para o curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências - Área de Concentração em Física. DOUTORADO EM CIÊNCIAS/FÍSICA 1º Semestre -

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE ESCOLA DE TEATRO E DANÇA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE ESCOLA DE TEATRO E DANÇA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA ARTE ESCOLA DE TEATRO E DANÇA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS DO CORPO: CRIAÇÃO, TRANSMISSÃO E RECEPÇÃO EDITAL Nº 003/2013 - ICA

Leia mais

Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Sobral

Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Sobral Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Sobral Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - MNPEF - Polo 56 - UVA/IFCE EDITAL COMPLEMENTAR

Leia mais

SELEÇÃO DE DOCENTE E PRECEPTOR /2 Processo seletivo simplificado Edital nº 02/2017

SELEÇÃO DE DOCENTE E PRECEPTOR /2 Processo seletivo simplificado Edital nº 02/2017 SELEÇÃO DE DOCENTE E PRECEPTOR - 27/2 Processo seletivo simplificado Edital nº 02/27 A Direção Acadêmica de Graduação da FAESA torna pública a abertura de inscrição para seleção de professores de educação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº 004/2017 - PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2017/2 A Coordenação do torna público que estarão abertas as inscrições no Processo

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROCESSO SELETIVO DE SERVIDORES MULTIPLICADORES

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROCESSO SELETIVO DE SERVIDORES MULTIPLICADORES INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O PROCESSO SELETIVO DE SERVIDORES MULTIPLICADORES 1 - DAS INSCRIÇÕES 1.1 Poderão participar do presente processo seletivo os servidores públicos federais ativos do IFPA, regidos

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EDITAL Nº 16/2013

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EDITAL Nº 16/2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 Alfenas / MG - CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1000. Fax: (35) 3299-1063 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE, MEDICINA LABORATORIAL E TECNOLOGIA FORENSE TURMA 2014 MESTRADO PROFISSIONAL

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE, MEDICINA LABORATORIAL E TECNOLOGIA FORENSE TURMA 2014 MESTRADO PROFISSIONAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO BIOMÉDICO INSTITUTO DE BIOLOGIA ROBERTO ALCANTARA GOMES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE, MEDICINA LABORATORIAL E TECNOLOGIA FORENSE CURSO DE MESTRADO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA NÍVEL: MESTRADO PROCESSO SELETIVO 02/2016-PPGEQ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA NÍVEL: MESTRADO PROCESSO SELETIVO 02/2016-PPGEQ UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA NÍVEL: MESTRADO PROCESSO SELETIVO 02/2016-PPGEQ EDITAL 1 - O Programa de Pós-Graduação em Engenharia

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ PARA INGRESSO EM 2015/2

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ PARA INGRESSO EM 2015/2 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ PARA INGRESSO EM 2015/2 A Diretora-Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI/MT,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.15, de 1/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GERONTOLOGIA SOCIAL

Leia mais

EDITAL N.º SPO.018/2016 DE 03 DE MAIO 2016

EDITAL N.º SPO.018/2016 DE 03 DE MAIO 2016 EDITAL N.º SPO.018/2016 DE 03 DE MAIO 2016 PROCESSO SELETIVO DE TRANSFERÊNCIAS INTERNA E EXTERNA, DE REOPÇÃO DE CURSO E DE PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A PARTIR

Leia mais

1. OBJETIVO Abrir inscrição de candidatos à seleção para o Curso de Especialização Lato Sensu História Social.

1. OBJETIVO Abrir inscrição de candidatos à seleção para o Curso de Especialização Lato Sensu História Social. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL/2007 PROCESSO DE SELEÇÃO A Fundação Universidade Federal do Tocantins

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02/05/2006

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02/05/2006 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02/05/2006 EDITAL COMPLEMENTAR PARA PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL

Leia mais

EDITAL Nº 09/ PROEX

EDITAL Nº 09/ PROEX EDITAL Nº 09/2014 - PROEX 1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS DIVULGA O PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM IDIOMA ESTRANGEIRO NA MODALIDADE DE CURSOS DE INGLÊS NÍVEL BÁSICO PARA OS CAMPI DA UNIVASF

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Cornélio Procópio Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Cornélio Procópio Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica EDITAL nº. 001/2013-PPGEE-CP- ABERTURA DE INSCRIÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA DE BOLSA TÉCNICO/FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA PARA ATENDER AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA O da UTFPR/Câmpus Cornélio

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR VAGAS REMANESCENTES

EDITAL COMPLEMENTAR VAGAS REMANESCENTES UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO- UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: processo ensinoaprendizagem

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 56 DE 08 DE AGOSTO DE 2017

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 56 DE 08 DE AGOSTO DE 2017 O DIRETOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO, no uso de suas atribuições, torna público a abertura das inscrições para Curso de Extensão PRÉ-IFMA (Preparatório para Admissão

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO MESTRADO ASSOCIADO UNIRITTER/MACKENZIE

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO MESTRADO ASSOCIADO UNIRITTER/MACKENZIE CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO MESTRADO ASSOCIADO UNIRITTER/MACKENZIE EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO DOCENTE A Pró-Reitoria Acadêmica (ProAcad)

Leia mais

EDITAL BOM NEGOCIO PARANÁ 003/2016 BOM NEGÓCIO PARANÁ UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS 1. DAS VAGAS, DEDICAÇÃO AO PROJETO, VALOR E DURAÇÃO DA BOLSA:

EDITAL BOM NEGOCIO PARANÁ 003/2016 BOM NEGÓCIO PARANÁ UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS 1. DAS VAGAS, DEDICAÇÃO AO PROJETO, VALOR E DURAÇÃO DA BOLSA: EDITAL BOM NEGOCIO PARANÁ 003/2016 BOM NEGÓCIO PARANÁ UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS A Universidade Estadual do Norte do Paraná, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, torna público processo de seleção de

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO E M SAÚDE

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO E M SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DO TRABALHO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS CAPIVARI EDITAL Nº 020/2014

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS CAPIVARI EDITAL Nº 020/2014 EDITAL Nº 020/2014 PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIA INTERNA, TRANSFERÊNCIA EXTERNA, REOPÇÃO DE CURSO E PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PARA O 2º SEMESTRE LETIVO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE SAUDE E TECNOLOGIA RURAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS CAMPUS DE PATOS - PB

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE SAUDE E TECNOLOGIA RURAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS CAMPUS DE PATOS - PB UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE SAUDE E TECNOLOGIA RURAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS CAMPUS DE PATOS - PB EDITAL SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO 2017 Conforme estabelecido

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2015/1 MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - TURMA 2015/1 MESTRADO ACADÊMICO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIA FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IFAM/UFAM N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 4

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IFAM/UFAM N O 02/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 4 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS IFAM UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS UFAM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA PÓLO 4 (IFAM/UFAM) EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IFAM/UFAM

Leia mais

Processo seletivo Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão em Agronegócios e Curso de Pós-Graduação Lato Sensu

Processo seletivo Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão em Agronegócios e Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Processo seletivo Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão em Agronegócios e Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão e Docência no Ensino Superior 1. INFORMAÇÕES GERAIS EDITAL Nº 01/2016 A Coordenação

Leia mais

EDITAL PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO Nº 005/2008/2

EDITAL PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO Nº 005/2008/2 EDITAL PARA INSCRIÇÃO E SELEÇÃO Nº 005/2008/2 1. INFORMAÇÕES GERAIS A Coordenadoria de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola (CPGEA) da Unidade Universitária de Ciências Exatas e Tecnológicas (UnUCET) da

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFSC N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 52

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFSC N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 52 Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Blumenau Departamento de Ciências Exatas e Educação Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFSC N O 01/2016 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

EDITAL Nº 004/2017, DE 31 DE MAIO DE 22017

EDITAL Nº 004/2017, DE 31 DE MAIO DE 22017 DIREÇÃO GERAL EDITAL Nº 004/2017, DE 31 DE MAIO DE 22017 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí IFPI, através da Direção Geral do campus Uruçuí, torna públicas, para conhecimento

Leia mais

EDITAL Nº 04/2013 SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA MULHERES MIL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ

EDITAL Nº 04/2013 SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA MULHERES MIL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI CAMPUS DE PICOS EDITAL Nº 04/2013

Leia mais

Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação EDITAL Nº 24/2017 PPG/UEMA

Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação EDITAL Nº 24/2017 PPG/UEMA Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação EDITAL Nº 24/2017 PPG/UEMA PROGRAMA DE BOLSA DE TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade

Leia mais

EDITAL N. 001/2015 PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CUIDADO INTEGRAL COM A PELE NO ÂMBITO DA ATENÇÃO BÁSICA

EDITAL N. 001/2015 PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CUIDADO INTEGRAL COM A PELE NO ÂMBITO DA ATENÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS REDE GOVERNO COLABORATIVO EM SAÚDE ESCOLA DE ENFERMAGEM - EENF DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA E ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL - DAOP EDITAL N. 001/2015 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

EDITAL IFCE N 07/2016 CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO TRABALHADOR CAMPUS CAMOCIM

EDITAL IFCE N 07/2016 CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO TRABALHADOR CAMPUS CAMOCIM EDITAL IFCE N 07/2016 CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO TRABALHADOR CAMPUS CAMOCIM A Direção do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ Campus Camocim, no uso de suas atribuições

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA DE ALIMENTOS (Aprovado pela Resolução Nº 878/ CONSEPE de 28/11/2011)

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA DE ALIMENTOS (Aprovado pela Resolução Nº 878/ CONSEPE de 28/11/2011) UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº 001/2013- PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2013 A Coordenação do torna público que estarão abertas as inscrições ao Processo Seletivo

Leia mais

EDITAL Nº001/2012-PPGEM-CP

EDITAL Nº001/2012-PPGEM-CP Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Cornélio Procópio Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica EDITAL Nº001/2012-PPGEM-CP

Leia mais

regularmente matriculados em instituições públicas ou privadas nacionais, credenciadas pelo

regularmente matriculados em instituições públicas ou privadas nacionais, credenciadas pelo MINISTÉRIO DAEDUCAÇÃO CÂMPUS SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/PETROBRAS EDITAL N 026/2016 PROCESSO SELETIVO DETRANSFERÊNCIAS INTERNA E EXTERNA E DE PORTADORES DE DIPLOMA DE GRADUAÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

Leia mais

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UNIFESSPA

Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UNIFESSPA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Polo UNIFESSPA EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UNIFESSPA NO 01/2016 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB Recredenciada pelo Decreto Estadual N 9.996, de 02.05.2006 EDITAL Nº 025/2011 O Reitor da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA -UESB, no uso de suas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 146/UFFS/2017

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 146/UFFS/2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 146/UFFS/2017 89802112 ADMISSÃO DE ALUNOS EM DISCIPLINAS ISOLADAS NO CURSO DE MESTRADO EM HISTÓRIA O REITOR DA

Leia mais

EDITAL N 16/2016 PPG/CPG/UEMA

EDITAL N 16/2016 PPG/CPG/UEMA EDITAL N 16/2016 PPG/CPG/UEMA A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (PPG/UEMA) torna público, para o conhecimento dos interessados, que no período de 17 de maio

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Agrárias Departamento de Agronomia PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGROECOLOGIA MESTRADO PROFISSIONAL

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Agrárias Departamento de Agronomia PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGROECOLOGIA MESTRADO PROFISSIONAL EDITAL 007/2016 PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS AS VAGAS PARA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGROECOLOGIA (MPA) O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia - Mestrado Profissional (MPA),

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E DA NATUREZA PPGEN Edital Nº 05/ ALUNO EXTERNO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E DA NATUREZA PPGEN Edital Nº 05/ ALUNO EXTERNO Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza Câmpus

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 636/UFFS/2017

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 636/UFFS/2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Gabinete do Reitor EDITAL Nº 636/UFFS/2017 ADMISSÃO DE CANDIDATOS EM DISCIPLINA ISOLADA NO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

Leia mais

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP EDITAL DE SELEÇÃO Nº 011/PROPP/2011 PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICO- VETERINÁRIA - PRMV R1 / TURMA 2012 A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Anhanguera

Leia mais

EDITAL Nº 001/2016 ALUNOS ESPECIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS

EDITAL Nº 001/2016 ALUNOS ESPECIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS EDITAL Nº 001/2016 ALUNOS ESPECIAIS E MATEMÁTICA (PPGECM) EM NÍVEL DE MESTRADO ACADÊMICO 2016/1 Normas para ingresso de alunos especiais no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física -51_UFRN

Universidade Federal do Rio Grande Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física -51_UFRN Universidade Federal do Rio Grande Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física -51_UFRN EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-IES N O 02/2017 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO

Leia mais

Edital DGEP nº 17/2016, de 25 de abril de 2016

Edital DGEP nº 17/2016, de 25 de abril de 2016 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS PROCESSO SELETIVO DE INSTRUTORES INTERNOS PARA AÇÕES DE CAPACITAÇÃO

Leia mais

EDITAL N 062/2016 Referente ao Aviso N 081/2016, publicado no D.O.E. de 22/06/2016.

EDITAL N 062/2016 Referente ao Aviso N 081/2016, publicado no D.O.E. de 22/06/2016. EDITAL N 062/2016 Referente ao Aviso N 081/2016, publicado no D.O.E. de 22/06/2016. O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB), no uso de suas atribuições legais, regimentais e de acordo com o

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL EDITAL nº 01/2017-PPGEI/ITEC/UFPA, 04 janeiro de 2017 Processo de Seleção do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE PSICOLOGIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE PSICOLOGIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES INSTITUTO DE PSICOLOGIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA - TURMA

Leia mais

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Exatas e Naturais Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação EDITAL DE SELEÇÃO TURMA 2016 DOUTORADO 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 1.1. A Universidade

Leia mais