Construções Pré-fabricadas em Zonas Sísmicas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Construções Pré-fabricadas em Zonas Sísmicas"

Transcrição

1 Construções Pré-fabricadas em Zonas Sísmicas Júlio Appleton (Professor Catedrático do IST) 1. INTRODUÇÃO Este trabalho tem como objectivo abordar os aspectos particulares das estruturas préfabricadas de betão armado pré-esforçado localizados em zonas sísmicas. Serão abordadas as estruturas de edifícios e de pontes. A A pré-fabricação é em muitos casos utilizada como um processo de fabrico de uma estrutura monolítica. Neste caso o comportamento destas estruturas pouco deferirá das estruturas igualmente executadas in situ. Apenas há que abordar qual o grau de monolitismo atingido nas ligações executadas in situ, entre peças pré-fabricadas. B A pré-fabricação é noutros casos concebida como um processo de fabrico que conduz a estruturas com um grau de monolitismo/hipersticidade inferior à das estruturas integralmente executadas in situ. Neste caso o comportamento destas estruturas apresentará aspectos particulares quando comparados com as estruturas executadas in situ. No que se refere à concepção sísmica das estruturas constata-se existir uma evolução significativa dos conhecimentos nas últimas décadas. Numerosos sismos têm evidenciado grande fragilidade nas construções realizadas nas últimas décadas, nomeadamente nas de betão armado, em especial, em resultado de erros de concepção. Em paralelo com os desenvolvimentos na modelação analítica, a utilização de mesas sísmicas com capacidade para ensaiar estruturas de dimensão apreciável está a contribuir para avaliar e visualizar o comportamento das estruturas quando sujeitas aos sismos e estudar a influência de diversos parâmetros e aspectos construtivos.

2 Evoluiu-se nas últimas décadas do conceito de focalizar a resistência dos elementos e estruturas para o conceito de ductilidade e dissipação de energia dos elementos estruturais. Actualmente assiste-se a uma nova evolução no sentido de que as estruturas devem assegurar um bom comportamento (sem danos estruturais e não estruturais) para sismos de intensidade média e só para sismos muito intensos se aceitarão danos que requeiram uma intervenção de reabilitação/reforço após ocorrência de um sismo. Esta concepção irá conduzir à utilização crescente de sistemas de isolamento de base e à utilização de dispositivos especiais de controlo/dissipação. Nos capítulos seguintes apresentam-se algumas considerações sobre concepção sísmica de edifícios e pontes para as situações mais correntes em Portugal. No que se refere à utilização de pré-fabricação em estruturas de edifícios em zonas sísmicas há a referir que na ocorrência de sismos recentes (Spitak Arménia, 1988; Northbridge E.U.A., 1994) se verificaram ocorrência de danos e ruína superior aos das estruturas executadas in situ, o que se atribuiu essencialmente às seguintes causas: Deficiente funcionamento dos pisos como diafragmas no seu plano. Reduzida hiperstaticidade Reduzida ductilidade na ligação entre elementos pré-fabricados. 2. ESTRUTURAS DE EDIFÍCIOS a) Estrutura com parede resistente Em edifícios com vários pisos é usual a adopção de paredes resistentes (ou núcleos de paredes resistentes) as quais deverão absorver a quase totalidade dos efeitos das acções horizontais. Para esta concepção são fundamentais os seguintes aspectos: Localização dos elementos de parede de forma a limitar os efeitos de torção. Calcular e pormenorizar esses elementos de parede por forma a dotá-los da resistência, deformabilidade e ductilidade necessárias. Garantir que os pavimentos podem funcionar como diafragmas distribuindo as acções para os núcleos de paredes.

3 Fig. 1 - Efeito de diafragma dos pavimentos (Ref. 4) Para esta concepção os pilares deverão ser contínuos e a ligação entre as vigas e pilares poderá ser articulada ou monolítica. As paredes terão um comportamento tipo consola. O efeito de diafragma dos pisos deverá ser cuidadosamente estudado (fig. 6.17). A análise local é feita tratando a laje como uma viga parede utilizando por exemplo os modelos de escora e tirante (strut-and-tie). O efeito de diafragma poderá ser garantido através de uma betonagem in situ (com armaduras) da face superior das lajes (estabelecendo assim a ligação entre elementos pré-fabricados. Fig. 2 - Modelação do efeito de diafragma (Ref. 4)

4 A zona mais crítica é a ligação entre o pavimento e as paredes (shear walls). Em pisos pré-fabricados é fundamental garantir a resistência no corte das juntas entre elementos pré-fabricados. No que se refere à comparação estrutura executada in situ/estruturas pré-fabricadas é de assinalar que para esta concepção não há diferença significativa no que se refere ao comportamento para as acções sísmicas. Em geral nas zonas de maior risco sísmico a estrutura deverá ser dotada de monolitismo e elevada hiperstaticidade pelo que as ligações viga pilar deverão aproximar-se do comportamento de estruturas executadas in situ. b) Estruturas sem parede resistente Outra alternativa é realizar uma estrutura tipo reticulada em que se pretende concentrar a dissipação de energia em rótulas plásticas nas vigas. Neste tipo de estruturas pode ser realizada a ligação viga/pilar junto à face do pilar ou nas vigas. Se os nós de ligação viga/pilar forem articulados os pilares funcionam praticamente como consolas. Em geral em edifícios de um ou dois pisos poderá adoptar-se esta solução. Se os nós de ligação viga/pilar forem contínuos a estrutura tem um funcionamento tipo pórtico podendo ser dissipada energia em rótulas plásticas em vigas. Deverá evitar-se localizar as ligações entre elementos pré-fabricados nas regiões críticas dos nós viga/pilar. O EC 8 (Anexo B da parte 1.3) penaliza a colocação das juntas nas zonas críticas impondo um coeficiente majorativo de 1.5 ou 2.0 a aplicar aos esforços de cálculo das ligações localizadas nas zonas críticas (para as classes de ductilidade L ou M respectivamente).

5 Fig. 3 - Estruturas não contraventadas com ligações articuladas ou monolíticas vigapilar (Ref. 4) Neste contexto referem-se os seguintes trabalhos realizados em Portugal: Em 1991 João Appleton apresentou a tese para especialista do LNEC Solidarização de Estruturas Pré-fabricadas de Grande Vão. O objectivo era estudar o comportamento, face à acção sísmica, de estruturas préfabricadas do tipo industrial de grande vão e de um piso, correntes em Portugal.

6 Em particular pretendeu-se estudar as soluções de solidarização entre elementos e travamento da estrutura. Em 1983 Pompeu dos Santos apresentou a tese para especialista do LNEC Comportamento de Ligações de Estruturas Pré-Fabricadas de Betão. O objectivo era avaliar o grau de monolitismo de pilares, de vigas e da ligação viga pilar realizada com pilares pré-fabricados vazadas e vigas pré-fabricadas sendo a parte superior da viga e interior do pilar betonado in situ e colocados no nó as armaduras de continuidade. Desse estudo experimental concluiu-se para os modelos de ligação viga/pilar, que, embora com uma resposta semelhante às estruturas monolíticas integralmente executadas in situ, nas estruturas pré-fabricadas a deformabilidade é um pouco superior. No que se refere ao comportamento do conjunto e de nó são aplicáveis os conceitos estabelecidos no REBAP para as estruturas de ductilidade melhorada e em particular deverá ser verificada a sobre-resistência do pilar em relação à resistência das vigas que concorrem num nó. O coeficiente de comportamento deverá ser inferior ao das estruturas monolíticas integralmente betonado in situ. Em 1996 Jorge Proença apresentou a tese de doutoramento: Comportamento Sísmico de Estruturas Pré-fabricadas e desenvolvimento de um Sistema Reticulado Contínuo. Neste trabalho e considerando uma ligação entre peças pré-fabricadas nas vigas através de chapas metálicas na face superior e inferior, ensaiou-se um elemento de viga incorporando uma ligação. A concepção desse sistema é aproveitar a região da junta para aí introduzir um sistema dissipativo. Foram ensaiadas duas localizações para a junta e diferentes geometrias para as chapas de continuidade. Conclui-se que a concepção indicada conduz a estruturas com elevada capacidade de dissipação de energia em virtude da elevada ductilidade em rotação das juntas. Em 1998 António Santos Silva apresentou a dissertação de mestrado Ligações entre Elementos Pré-fabricados de Betão.

7 Trata-se de um trabalho de síntese, actual, sobre as exigências e soluções de ligações entre elementos pré-fabricados de betão e a análise de mecanismos de transmissão de forças nessas ligações. c) Outra alternativa possível é adoptar um sistema de isolamento de base ou dispositivo de controlo/dissipação de energia, Esta alternativa que conduz a reduzir significativamente a deformação e esforço da estrutura para as acções sísmicas é especialmente interessante em estruturas pré-fabricadas. Neste contexto refere-se a tese de doutoramento apresentada por Luís Guerreiro Isolamento Sísmico de Edifícios em Fig PONTES Também nas pontes a concepção sísmica sofreu a mesma evolução do que nos edifícios com a diferença que a utilização dos dispositivos de controlo sísmico está vulgarizado nos países com sismicidade relevante. Há umas décadas era usual a solução de ligar o tabuleiro a um encontro fixo onde se concentrava a quase totalidade da resistência sísmica. Tal solução torna a acção sísmica elevada dada a rigidez do encontro e para que seja eficaz requer a devida amarração do tabuleiro ao encontro e a capacidade do tabuleiro para suportar a força de amarração.

8 Uma solução actualmente corrente em Portugal para viadutos consiste em fixar (na direcção longitudinal, o tabuleiro aos pilares centrais e libertar a ligação longitudinal entre o tabuleiro e os restantes pilares e encontros. Nessa solução as acções sísmicas reduzem-se e a capacidade de dissipação de energia fica essencialmente localizada na região inferior dos pilares. A adopção de dispositivos de controlo sísmico pode envolver a transferência total para esses dispositivos da capacidade de dissipação da energia ou pode corresponder a uma solução de participação entre os pilares e esses aparelhos. Fig. 5 - Concepção sísmica envolvendo a participação de pilares e dispositivos de controlo (Ref. 1) Neste contexto refere-se o seguinte trabalho recente realizado em Portugal. Em 1995 Carlos Oliveira Silva apresentou a dissertação de Mestrado Isolamento Sísmico em Pontes. No que se refere à utilização da pré-fabricação em pontes é de referir que em qualquer das concepções sísmicas anteriormente referidas se admitiu a continuidade do tabuleiro. Assim a utilização da solução com recurso à pré-fabricação, no contexto referido em 1.A de produção de uma estrutura monolítica não deverá oferecer objecções especiais. REFERÊNCIAS PRINCIPAIS (1) Derron, M.H. Effects Des Séismes sur les Ouvrages d Art Des Vois de Circulation, EPFL, 1980.

9 (2) Appleton, João Solidarização de Estruturas Pré-Fabricadas de Grande Vão, Tese de Especialista, LNEC, (3) Pompeu dos Santos, S. Comportamento de Ligações de Estruturas Pré-Fabricada de Betão, Tese de Especialista, LNEC, (4) FIP Planning and Design Handbook on Precast Building Structures, FIP (5) Proença, Jorge Comportamento Sísmico de Estruturas Pré-Fabricadas, Tese de Doutoramento, IST, (6) Santos Silva, A.M. Ligações entre Elementos Pré-Fabricados de Betão, Dissertação de Mestrado, IST, 1998.

Título: Comportamento mecânico de materiais compósitos FRP a temperatura elevada. Orientador: João Ramôa Correia

Título: Comportamento mecânico de materiais compósitos FRP a temperatura elevada. Orientador: João Ramôa Correia Título: Comportamento mecânico de materiais compósitos FRP a temperatura elevada Os materiais compósitos de polímero reforçado com fibras (FRP) apresentam diversas vantagens face aos materiais tradicionais

Leia mais

COMPORTAMENTO SISMICO DE PAVIMENTOS REALIZADOS COM PAINEIS DO TIPO PRÉ-LAJE COM ALIGEIRAMENTO

COMPORTAMENTO SISMICO DE PAVIMENTOS REALIZADOS COM PAINEIS DO TIPO PRÉ-LAJE COM ALIGEIRAMENTO COMPORTAMENTO SISMICO DE PAVIMENTOS REALIZADOS COM PAINEIS DO TIPO PRÉ-LAJE COM ALIGEIRAMENTO S. Macedo PEIXOTO Bolseiro, Departamento de Eng. Civil F.E.U.P. Porto A. Serra NEVES Professor Associado F.E.U.P.

Leia mais

PONTE SOBRE O RIO SADO NA A2 AUTO-ESTRADA DO SUL SUBLANÇO GRÂNDOLA SUL/ALJUSTREL

PONTE SOBRE O RIO SADO NA A2 AUTO-ESTRADA DO SUL SUBLANÇO GRÂNDOLA SUL/ALJUSTREL Tema 5 Realizações 627 de Autores PONTE SOBRE O RIO SADO NA A2 AUTO-ESTRADA DO SUL SUBLANÇO GRÂNDOLA SUL/ALJUSTREL JÚLIO APPLETON Eng. Civil A2P Consult, Lda. J. NUNES DA SILVA Eng. Civil A2P Consult,

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS DE BETÃO DE ACORDO COM OS EUROCÓDIGOS 14, 15 E 16 DE FEVEREIRO DE 2007

DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS DE BETÃO DE ACORDO COM OS EUROCÓDIGOS 14, 15 E 16 DE FEVEREIRO DE 2007 DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS DE BETÃO DE ACORDO COM OS EUROCÓDIGOS 14, 15 E 16 DE FEVEREIRO DE 2007 1 Módulo 7 Edifícios em Zonas SísmicasS EC8 Parte 1 5 Edifícios de Betão João F. Almeida 2 5 EDIFÍCIOS

Leia mais

1.4. Sistemas estruturais em madeira

1.4. Sistemas estruturais em madeira 1.4. Sistemas estruturais em madeira 1.4.1. Análise estrutural Estuda as estruturas se preocupando basicamente com a determinação dos esforços e das deformações a que elas estão submetidas quando solicitadas

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA

CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA AVALIAÇÃO DAS SOLUÇÕES ESTRUTURAIS DEFINITIVAS DE INTEGRAÇÃO DA CORTINA DE ESTACAS DO EDIFÍCIO Nº 41, REALIZADA NO ALINHAMENTO ADJACENTE À AV. FONTES PEREIRA DE MELO EDIFÍCIO

Leia mais

A REGULAMENTAÇÃO SÍSMICA

A REGULAMENTAÇÃO SÍSMICA LNEC 10 de Julho de 2009 A REGULAMENTAÇÃO SÍSMICA E CANSADO CARVALHO Chairman do CEN/TC250/SC8 Coordenador do GT EC8 SUMÁRIO >Aspectos gerais do Eurocódigo 8 Exigências fundamentais Definição da acção

Leia mais

Infra-estruturas de Transporte G R U P O

Infra-estruturas de Transporte G R U P O Vigas T G R U P O T70 - VTS70 - T90 - VTS90 - T110 damos forma ao progresso Infra-estruturas de Transporte Infra-estruturas de Transporte G R U P O Indice Pag. Introdução 1 Vantagens da Solução Construtiva

Leia mais

Anexo 4. Resistência dos Materiais I (2º ano; 2º semestre) Objetivos. Programa

Anexo 4. Resistência dos Materiais I (2º ano; 2º semestre) Objetivos. Programa Resistência dos Materiais I (2º ano; 2º semestre) Objetivos O aluno deverá ficar apto a conhecer os fundamentos do comportamento mecânico de sólidos deformáveis sujeitos a acções exteriores e, em particular

Leia mais

Nº10 Dezembro 2002 REFORÇOS ESTRUTURAIS COM PERFIS E CHAPAS DE AÇO

Nº10 Dezembro 2002 REFORÇOS ESTRUTURAIS COM PERFIS E CHAPAS DE AÇO Nº10 Dezembro 2002 REFORÇOS ESTRUTURAIS COM PERFIS E CHAPAS DE AÇO Gonçalo Fernandes Luís Tomé Hugo Santos Ricardo Almeida EDIÇÃO: CONSTRULINK PRESS Construlink, SA Tagus Park, - Edifício Eastecníca 2780-920

Leia mais

REFORÇO DE ESTRUTURAS POR ENCAMISAMENTO DE SECÇÕES

REFORÇO DE ESTRUTURAS POR ENCAMISAMENTO DE SECÇÕES REFORÇO DE ESTRUTURAS POR ENCAMISAMENTO DE SECÇÕES Aumento da secção transversal através da adição de armaduras suplementares e betão Campos de aplicação Aumentar a resistência de zonas comprimidas Necessidade

Leia mais

TEMAS SUGERIDOS PARA PG - PROJETO DE GRADUAÇÃO Orientadores: Prof. Joaquim Mota / Profa. Magnólia M. Campêlo Mota

TEMAS SUGERIDOS PARA PG - PROJETO DE GRADUAÇÃO Orientadores: Prof. Joaquim Mota / Profa. Magnólia M. Campêlo Mota TEMAS SUGERIDOS PARA PG - PROJETO DE GRADUAÇÃO Orientadores: Prof. Joaquim Mota / Profa. Magnólia M. Campêlo Mota Prezados Alunos, Estamos apresentando sugestões de temas para PG nas áreas: Engenharia

Leia mais

Cálculos Justificativos. Edifício Administrativo. Fundações e Estruturas

Cálculos Justificativos. Edifício Administrativo. Fundações e Estruturas Fundações e Estruturas Edifício Administrativo Cálculos Justificativos Março de 2010 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 1 2 SOLUÇÃO ESTRUTURAL,... 2 3 MODELOS DE CÁLCULO... 3 4 ANÁLISE DE RESULTADOS... 6 4.1 Análise

Leia mais

1. Ligações em estruturas de aço

1. Ligações em estruturas de aço 1. Ligações em estruturas de aço Bibliografia: ABNT NBR 8800:2008 Projeto de estruturas de aço e de estrutura mista de aço e concreto de edifícios QUEIROZ, G.; VILELA, P. M. L. Ligações, regiões nodais

Leia mais

Características a observar pelas pré-lajes para a sua colocação em obra.

Características a observar pelas pré-lajes para a sua colocação em obra. 1.1. OBJECTO Características a observar pelas pré-lajes para a sua colocação em obra. 1.2. ESPECIFICAÇÕES GERAIS As pré-lajes visam constituir pavimentos em lajes maciças, a partir da justaposição de vários

Leia mais

BANCO DE PORTUGAL, ANÁLISE SÍSMICA. João Appleton e Vasco Appleton

BANCO DE PORTUGAL, ANÁLISE SÍSMICA. João Appleton e Vasco Appleton BANCO DE PORTUGAL, ANÁLISE SÍSMICA João Appleton e Vasco Appleton 14 de Abril de 2015 Modelo Tridimensional Global Modelo que serviu de base para a realização das Análises Estática e Dinâmica pág. 2 Acção

Leia mais

Comportamento ao fogo de lajes mistas aço-betão Caso de estudo e apresentação do Software MACS+

Comportamento ao fogo de lajes mistas aço-betão Caso de estudo e apresentação do Software MACS+ Comportamento ao fogo de lajes mistas aço-betão Caso de estudo e apresentação do MACS+ Sumário Nova metodologia MACS+ MACS+ Breve descrição da obra Projeto base Solução Blocotelha - Metodologia tradicional

Leia mais

110 o uso do aço na arquitetura

110 o uso do aço na arquitetura 110 o uso do aço na arquitetura 10 objetivo: compreender o funcionamento estrutural do edifício e fornecer alternativas para seu bom desempenho estrutural 111 edifícios de andares múltiplos: Conceito relativo

Leia mais

EUROCÓDIGO 2 EN Júlio Appleton

EUROCÓDIGO 2 EN Júlio Appleton EUROCÓDIGO 2 EN1992-1-1 Júlio Appleton 1. Introdução O Eurocódigo 2 Parte 1.1 (EN1992-1-1, Dezembro 2004) será publicado brevemente em português juntamente com o Anexo Nacional e em paralelo com as outras

Leia mais

Painéis X-Lam da KLH nova geração de edifícios

Painéis X-Lam da KLH nova geração de edifícios Painéis X-Lam da KLH nova geração de edifícios Luís Jorge Jornada Técnica Eficiência Energética em Edifícios FABRICANTE DE PAINÉIS X-LAM MAIOR PRODUTOR EUROPEU APROVAÇÃO TÉCNICA EUROPEIA GABINETE DE ENGENHARIA

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRUTURAS

ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRUTURAS Mestrado Integrado em Engenharia Civil 2014-2015 Sumário 2 34 1. Objectivos da especialização 2. Saídas profissionais 3. Estrutura do plano curricular 4. Descrição das disciplinas 5. Temas de dissertação

Leia mais

Ligações nas Estruturas Pré-Fabricadas

Ligações nas Estruturas Pré-Fabricadas Ligações nas Estruturas Pré-Fabricadas Para além do facto de, nas estruturas de betão com pré-fabricação, se terem elementos estruturais não executados na sua posição final, a especificidade da pormenorização

Leia mais

Comportamento ao fogo de lajes mistas aço-betão Método de cálculo simplificado

Comportamento ao fogo de lajes mistas aço-betão Método de cálculo simplificado ao fogo de lajes mistas aço-betão simplificado Objetivo do método de cálculo 3 Conteúdo da apresentação em situação de incêndio simplificado de lajes de betão reforçadas a 0 C Modelo da laje de pavimento

Leia mais

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO LAJE ALVEOLADA LA 12 -R ARMADURAS LA12-2-R

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO LAJE ALVEOLADA LA 12 -R ARMADURAS LA12-2-R Página 1/5 LAJE ALVEOLADA LA 12 -R DESCRIÇÃO Painel pré-fabricado em betão pré-esforçado, com armadura constituída por fios de aço aderentes, de secção vazada, com as faces prontas a pintar. As lajes apresentam-se

Leia mais

1.º CICLO DO CURSO BIETÁPICO DE LICENCIATURA EM ENGENHARIA CIVIL BETÃO ARMADO I ÉPOCA NORMAL 1ª CHAMADA

1.º CICLO DO CURSO BIETÁPICO DE LICENCIATURA EM ENGENHARIA CIVIL BETÃO ARMADO I ÉPOCA NORMAL 1ª CHAMADA 21 de Janeiro de 2006 ÉPOCA NORMAL 1ª CHAMADA 08h30 - Todos os valores que apresentar e que não constem do presente enunciado terão de ser obrigatoriamente justificados; - Resolva cada problema em grupos

Leia mais

COMPORTAMENTO SÍSMICO DA ALVENARIA: ENSAIOS RECENTES

COMPORTAMENTO SÍSMICO DA ALVENARIA: ENSAIOS RECENTES Seminário Paredes de Alvenaria, Lisboa, P.B. Lourenço et al. (eds.), 2015 103 COMPORTAMENTO SÍSMICO DA ALVENARIA: ENSAIOS RECENTES Paulo B. LOURENÇO Professor Catedrático Universidade do Minho, Guimarães

Leia mais

MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA DE DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS

MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA DE DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS DECivil Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA DE DIMENSIONAMENTO DE ESTRUTURAS Exercícios 7 Dimensionamento de estruturas metálica. Ricardo

Leia mais

REABILITAÇÃO DO VIADUTO DE ALHANDRA NA A1

REABILITAÇÃO DO VIADUTO DE ALHANDRA NA A1 Encontro Nacional Betão Estrutural 2004 1 REABILITAÇÃO DO VIADUTO DE ALHANDRA NA A1 A. COSTA J. APPLETON Prof. Auxiliar Prof. Catedrático IST / ICIST IST / ICIST Engº Civil, A2P Consult Engº Civil, A2P

Leia mais

CONSEQUÊNCIAS DA APLICAÇÃO DO CRITÉRIO PILAR ROBUSTO - VIGA ESBELTA (EC8)

CONSEQUÊNCIAS DA APLICAÇÃO DO CRITÉRIO PILAR ROBUSTO - VIGA ESBELTA (EC8) CONSEQUÊNCIAS DA APLICAÇÃO DO CRITÉRIO PILAR ROBUSTO - VIGA ESBELTA (EC8) Jorge de BRITO Professor Auxiliar IST/ICIST Lisboa Bernardo LOBO Engº. Civil STA Lisboa SUÁRIO Esta comunicação procura quantificar,

Leia mais

ECA ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO Fernando de Moraes Mihalik

ECA ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO Fernando de Moraes Mihalik - 1 - UNIP - Universidade Paulista SISTEMAS ESTRUTURAIS CONCRETO SEC NOTAS DE AULA - 04 LAJES CONCEITOS, DIMENSIONAMENTO E CÁLCULO DE REAÇÕES NAS VIGAS - 2 - NA_04/2011 SISTEMAS ESTRUTURAIS NOTAS DE AULA

Leia mais

Edifícios Altos. Edifícios de Andares múltiplos: Edifícios Altos. Divisão do Espaço do Edifício Residencial e Comercial

Edifícios Altos. Edifícios de Andares múltiplos: Edifícios Altos. Divisão do Espaço do Edifício Residencial e Comercial O uso do Aço na Arquitetura 1 Aluízio Fontana Margarido 10 Objetivo Edifícios Altos Compreender o modelo estrutural do edifício e fornecer alternativas para seu bom desempenho estrutural. Edifícios de

Leia mais

Betão Armado PAREDES. série ESTRUTURAS 3, Ø 8/m. Ø 16 af. 0,10m. Ø 8 af. 0,10m

Betão Armado PAREDES. série ESTRUTURAS 3, Ø 8/m. Ø 16 af. 0,10m. Ø 8 af. 0,10m PAREDES Ø 16 af. 0,10m 3,00 Ø 8 af. 0,10m 1.00 Ø 8 af. 0,10m 0.15 3 Ø 8/m Ø 16 af. 0,10m série ESTRUTURAS joão guerra martins 1.ª edição / 2003 Prefácio Este texto resulta do trabalho de aplicação realizado

Leia mais

Coordenação: Prof. F.A. Branco, Prof. Jorge de Brito, Eng.º Pedro Vaz Paulo e Eng.º João Pedro Correia

Coordenação: Prof. F.A. Branco, Prof. Jorge de Brito, Eng.º Pedro Vaz Paulo e Eng.º João Pedro Correia I. CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS Coordenação: Prof. F.A. Branco, Prof. Jorge de Brito, Eng.º Pedro Vaz Paulo e Eng.º João Pedro Correia 1/70 5. FASES CONSTRUTIVAS estrutura pórtico sapatas vigas de fundação

Leia mais

Introdução vigas mesas. comportamento laje maciça grelha.

Introdução vigas mesas. comportamento laje maciça grelha. Introdução - Uma laje nervurada é constituida de por um conjunto de vigas que se cruzam, solidarizadas pelas mesas. - Esse elemento estrutural terá comportamento intermediário entre o de laje maciça e

Leia mais

ESTRUTURAS DE PONTES. Sistemas Estruturais Viga, treliça e laje

ESTRUTURAS DE PONTES. Sistemas Estruturais Viga, treliça e laje UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL ESTRUTURAS DE PONTES Sistemas Estruturais Viga, treliça e laje

Leia mais

SEÇÃO DE ENSINO DE ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO MAJ MONIZ DE ARAGÃO. Generalidades. (Item 6.1 da NBR 8800/2008)

SEÇÃO DE ENSINO DE ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO MAJ MONIZ DE ARAGÃO. Generalidades. (Item 6.1 da NBR 8800/2008) SEÇÃO DE ENSINO DE ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO Ligações em Estruturas Metálicas MAJ MONIZ DE ARAGÃO Generalidades d (Item 6.1 da NBR 8800/2008) Item 6.1 NBR 8800 / 2008 Elementos de ligação:

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE UMA ESTRUTURA (ETAPA PRELIMINAR)

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE UMA ESTRUTURA (ETAPA PRELIMINAR) DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE UMA ESTRUTURA (ETAPA PRELIMINAR) DADOS NECESSÁRIOS PARA DEFINIR O PRODUTO (ESTRUTURA): Projeto Arquitetônico Plantas dos pavimentos tipos/subsolo/cobertura/ático Número de

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE EXECUÇÃO DO ACESSO A UMA GARAGEM

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE EXECUÇÃO DO ACESSO A UMA GARAGEM RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE EXECUÇÃO DO ACESSO A UMA GARAGEM EDIFICIOS R. ANTÓNIO CARNEIRO, nº 373, 375, 381, 385 e 389, PORTO PORTO MARÇO DE 2009 ÍNDICE 01 INTRODUÇÃO 02 DESCRIÇÃO SUMÁRIA

Leia mais

PROJECTO DE ESTABILIDADE BETÃO ARMADO, ESCAVAÇÃO E CONTENÇÃO PERIFÉRICA

PROJECTO DE ESTABILIDADE BETÃO ARMADO, ESCAVAÇÃO E CONTENÇÃO PERIFÉRICA PROJECTO DE ESTABILIDADE BETÃO ARMADO, ESCAVAÇÃO E CONTENÇÃO PERIFÉRICA CONSTRUÇÃO DE QUARTEL / SEDE DA ASSOCIAÇÃO ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DO BOMBARRAL PRAÇA DA RÉPUBLICA BOMBARRAL

Leia mais

Aplicação do EUROCÓDIGO 8 à concepção e projecto de edifícios. Aspectos gerais e acção sísmica

Aplicação do EUROCÓDIGO 8 à concepção e projecto de edifícios. Aspectos gerais e acção sísmica Ordem dos Engenheiros Novembro de 2011 Aplicação do EUROCÓDIGO 8 à concepção e projecto de edifícios Aspectos gerais e acção sísmica E CANSADO CARVALHO, GAPRES SA Chairman do CEN/C250/SC8 Coordenador do

Leia mais

Tecnologias, Materiais e Técnicas de Construção V

Tecnologias, Materiais e Técnicas de Construção V Tecnologias, Materiais e Técnicas de Construção V 4.º Ano, 7.º semestre 4 ECTS / 4 h semanais TMTC V 2. Sistemas estruturais Princípios físicos TMTC V Estrutura Elemento ou conjunto de elementos construídos

Leia mais

Instabilidade e Efeitos de 2.ª Ordem em Edifícios

Instabilidade e Efeitos de 2.ª Ordem em Edifícios Universidade Estadual de Maringá Centro de Tecnologia Departamento de Engenharia Civil Capítulo Prof. Romel Dias Vanderlei Instabilidade e Efeitos de 2.ª Ordem em Edifícios Curso: Engenharia Civil Disciplina:

Leia mais

Ensaios em mesa sísmica de edifícios de betão armado com paredes de alvenaria de enchimento

Ensaios em mesa sísmica de edifícios de betão armado com paredes de alvenaria de enchimento Ensaios em mesa sísmica de edifícios de betão armado com paredes de alvenaria de enchimento Paulo Candeias 3 João Leite 1 Manuel Paulo- Pereira 2 Alfredo Campos Costa 4 Paulo B. Lourenço 5 RESUMO A influência

Leia mais

Estudo teórico-experimental sobre a estabilidade estrutural de painéis de cisalhamento ( Shear Wall ) do sistema construtivo Light Steel Framing

Estudo teórico-experimental sobre a estabilidade estrutural de painéis de cisalhamento ( Shear Wall ) do sistema construtivo Light Steel Framing Estudo teórico-experimental sobre a estabilidade estrutural de painéis de cisalhamento ( Shear Wall ) do sistema construtivo Light Steel Framing Arq. Sabrina Moreira Villela Prof. Dr. Francisco Carlos

Leia mais

ESTABILIDADE GLOBAL DE ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS: EFEITO DAS LIGAÇÕES SEMI-RÍGIDAS

ESTABILIDADE GLOBAL DE ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS: EFEITO DAS LIGAÇÕES SEMI-RÍGIDAS Núcleo de Estudo e Tecnologia em Pré-Moldados de Concreto www.deciv.ufscar.br/netpre ESTABILIDADE GLOBAL DE ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS: EFEITO DAS LIGAÇÕES SEMI-RÍGIDAS Prof. Dr. Marcelo Ferreira - UFSCar

Leia mais

UNL V l á ter e J. J. G. G. Lú L c ú i c o Universidade Nova de Lisboa 16 de Maio de 2012

UNL V l á ter e J. J. G. G. Lú L c ú i c o Universidade Nova de Lisboa 16 de Maio de 2012 PROJETO DE ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS PARA EDIFÍCIOS Válter J. G. Lúcio Universidade Nova de Lisboa 16 de Maio de 2012 PROJETO DE ESTRUTURAS PRÉ-FABRICADAS PARA EDIFÍCIOS 1. INTRODUÇÃO Tipos estruturais

Leia mais

Contribuição das argamassas em camada fina para a redução da transmissão térmica da alvenaria Projecto cbloco

Contribuição das argamassas em camada fina para a redução da transmissão térmica da alvenaria Projecto cbloco Contribuição das argamassas em camada fina para a redução da transmissão térmica da alvenaria Projecto cbloco A. Baio Dias 12 de Novembro 2008 UMinho, Portugal 1 Projecto cbloco 1. Objectivos do Projecto

Leia mais

Produzimos Solidez. produzimos solidez

Produzimos Solidez. produzimos solidez Produzimos Solidez produzimos solidez www.pribetoes.com PRODUZIMOS SOLIDEZ A PriBetões, estuda, desenvolve e produz sistemas estruturais pré-fabricados para o Sector Público, Indústria, Comércio e Habitação.

Leia mais

José Luís Miranda Dias. Investigador Auxiliar do LNEC-DED/NTC. 1º Congresso Nacional de Argamassas de Construção 24/25 Nov. 2005

José Luís Miranda Dias. Investigador Auxiliar do LNEC-DED/NTC. 1º Congresso Nacional de Argamassas de Construção 24/25 Nov. 2005 1º Congresso Nacional de Argamassas de Construção 24/25 Nov. 2005 Avaliação das deformações da zona em redor de juntas de argamassa de paredes de alvenaria sujeitas a fendilhação devida a acções de compressão

Leia mais

Aplicação do Eurocódigo 8 ao projecto de edifícios influência na concepção e no custo da estrutura

Aplicação do Eurocódigo 8 ao projecto de edifícios influência na concepção e no custo da estrutura Encontro Nacional BETÃO ESTRUTURAL - BE2012 FEUP, 24-26 de outubro de 2012 Aplicação do Eurocódigo 8 ao projecto de edifícios influência na concepção e no custo da estrutura RESUMO Carlos Alves 1 António

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES TIPOLOGIAS DE TABULEIROS NO PROJETO DE ALARGAMENTO E AMPLIAÇÃO DE UM VIADUTO

A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES TIPOLOGIAS DE TABULEIROS NO PROJETO DE ALARGAMENTO E AMPLIAÇÃO DE UM VIADUTO A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES TIPOLOGIAS DE TABULEIROS NO PROJETO DE ALARGAMENTO E AMPLIAÇÃO DE UM VIADUTO José Afonso Pereira Vitório Engenheiro Civil Vitório & Melo Projetos Estruturais e Consultoria Ltda.

Leia mais

UNIVERSIDADE POLITÉCNICA

UNIVERSIDADE POLITÉCNICA UNIVERSIDADE POITÉCNICA ANÁISE E DIMENSIONAMENTO DE VIGAS PAREDE. VERIFICACAO DA SEGURANÇA Índice Temático 1. Definição de vigas parede (REBAP - Artº 128º)... 1 2. Definição do Vão Teórico e Espessura

Leia mais

CONGRESSO NACIONAL DA FADIGA EM TABULEIROS PRÉ-FABRICADOS DE PONTES FERROVIÁRIAS EM LINHAS DE ALTA VELOCIDADE. Carlos Sousa Rui Calçada A.

CONGRESSO NACIONAL DA FADIGA EM TABULEIROS PRÉ-FABRICADOS DE PONTES FERROVIÁRIAS EM LINHAS DE ALTA VELOCIDADE. Carlos Sousa Rui Calçada A. CONGRESSO NACIONAL DA DA PREFABRICAÇÃO EM BETÃO FADIGA EM TABULEIROS PRÉ-FABRICADOS DE PONTES FERROVIÁRIAS EM LINHAS DE ALTA VELOCIDADE Carlos Sousa Rui Calçada A. Serra Neves Faculdade de Engenharia da

Leia mais

Soluções pós-tensionadas para pavimentos de grande vão e sobrecarga elevada

Soluções pós-tensionadas para pavimentos de grande vão e sobrecarga elevada Encontro Nacional BETÃO ESTRUTURAL - BE2012 FEUP, 24-26 de outubro de 2012 Soluções pós-tensionadas para pavimentos de grande vão e sobrecarga elevada Rui Barreiros 1 RESUMO O seguinte trabalho tem por

Leia mais

Sistemas Estruturais: Pontes em Pórtico e em Arco

Sistemas Estruturais: Pontes em Pórtico e em Arco UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: ESTRUTURAS DE PONTES Sistemas Estruturais: Pontes em

Leia mais

Sistema de Vedação Pré-fabricados de Betão Placas de Vedação e Pilares de Encaixe

Sistema de Vedação Pré-fabricados de Betão Placas de Vedação e Pilares de Encaixe Sistema de Vedação Pré-fabricados de Betão Placas de Vedação e Pilares de Encaixe www.lenartdecor.pt prestigio_ap@hotmail.com Tlm. +351967622810 Modernos pré-fabricadas as vedaçoes: têm muitas vantagens

Leia mais

(72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: SISTEMA DE CONSTRUÇÃO LEVE EM AÇO ENFORMADO A FRIO

(72) Inventor(es): (74) Mandatário: (54) Epígrafe: SISTEMA DE CONSTRUÇÃO LEVE EM AÇO ENFORMADO A FRIO (11) Número de Publicação: PT 10542 T (51) Classificação Internacional: E04C 2/08 (2006.01) E04B 1/80 (2006.01) E04B 1/86 (2006.01) (12) FASCÍCULO DE MODELO DE UTILIDADE (22) Data de pedido: 2010.03.06

Leia mais

A ANÁLISE DE ESTRUTURAS PORTICADAS EM BETÃO ARMADO E OS PROGRAMAS COMERCIAIS

A ANÁLISE DE ESTRUTURAS PORTICADAS EM BETÃO ARMADO E OS PROGRAMAS COMERCIAIS A ANÁLISE DE ESTRUTURAS PORTICADAS EM BETÃO ARMADO E OS PROGRAMAS COMERCIAIS Paulo B. LOURENÇO Professor Associado Universidade do Minho Guimarães A. Francisco OLIVEIRA Mestre em Engª Civil Universidade

Leia mais

NOTA TÉCNICA CLIENTE: ESCOLA SECUNDÁRIA CAMÕES LOCAL: ESCOLA SECUNDÁRIA CAMÕES, LISBOA

NOTA TÉCNICA CLIENTE: ESCOLA SECUNDÁRIA CAMÕES LOCAL: ESCOLA SECUNDÁRIA CAMÕES, LISBOA CLIENTE: ESCOLA SECUNDÁRIA CAMÕES LOCAL: TRABALHOS A REALIZAR: DO CAMPO DE JOGOS NASCENTE ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 1 2. SOLUÇÕES PROPOSTAS... 2 2.1 CONSIDERAÇÕES GERAIS... 2 2.2 SOLUÇÃO 1... 3 2.3 SOLUÇÃO

Leia mais

ENCONTRO Bem utilizar a madeira

ENCONTRO Bem utilizar a madeira ENCONTRO Bem utilizar a madeira Universidade do Minho Novembro de 2005 Pedro Pontífice (LNEC) pedropontifice@lnec.pt EUROCÓDIGO 5 MARCAÇÃO CE DE PRODUTOS ESTRUTURAIS DE MADEIRA 1 EUROCÓDIGOS ESTRUTURAIS

Leia mais

Apontamentos sobre estruturas reticuladas pré-fabricadas de betão armado

Apontamentos sobre estruturas reticuladas pré-fabricadas de betão armado DECivil Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos Unidade Curricular: Pré-Fabricação em Estruturas (P66) Mestrado em Engenharia de Estruturas (MEEst), Ano Lectivo 2011/2012 Apontamentos

Leia mais

Obras Geotécnicas. Cortinas multi-apoiadas. Nuno Guerra

Obras Geotécnicas. Cortinas multi-apoiadas. Nuno Guerra Obras Geotécnicas Cortinas multi-apoiadas Nuno Guerra Estruturas flexíveis versus Estruturas rígidas Aspectos a analisar: Geometria Abordagem (filosofia) de cálculo Suporte de terras: qual a acção? 2 Estruturas

Leia mais

Edifício Metrópolis Campo Grande, em Lisboa

Edifício Metrópolis Campo Grande, em Lisboa Encontro Nacional BETÃO ESTRUTURAL - BE2012 FEUP, 24-26 de outubro de 2012 Edifício Metrópolis Campo Grande, em Lisboa Jorge Rocha 1 Nuno Costa 2 Bruno Lopes 3 Eduardo Albarran 4 RESUMO Propõe-se neste

Leia mais

LIGAÇÃO VIGA-PILAR EM ELEMENTOS PRÉ-MOLDADOS DE CONCRETO SOLIDARIZADOS POR CONCRETO REFORÇADO COM FIBRAS DE AÇO: ANÁLISES ESTÁTICA E DINÂMICA

LIGAÇÃO VIGA-PILAR EM ELEMENTOS PRÉ-MOLDADOS DE CONCRETO SOLIDARIZADOS POR CONCRETO REFORÇADO COM FIBRAS DE AÇO: ANÁLISES ESTÁTICA E DINÂMICA ISSN 189-586 LIGAÇÃO VIGA-PILAR EM ELEMENTOS PRÉ-MOLDADOS DE CONCRETO SOLIDARIZADOS POR CONCRETO REFORÇADO COM FIBRAS DE AÇO: ANÁLISES ESTÁTICA E DINÂMICA Luiz Álvaro de Oliveira Júnior 1, Mounir Khalil

Leia mais

Guia de Trabalho de Laboratório Treliça

Guia de Trabalho de Laboratório Treliça Guia de Trabalho de Laboratório Treliça 1. Descrição A treliça representada na fig. 1 permite estudar os esforços que cada elemento suporta, quando ela se encontra sob a acção de forças exteriores. As

Leia mais

Elementos Componentes da Mesoestrutura

Elementos Componentes da Mesoestrutura UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP FACULDADE DE CIENCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DISCIPLINA: ESTRUTURAS DE PONTES Elementos Componentes da Mesoestrutura

Leia mais

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS

ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS ESTRUTURAS PRÉ-MOLDADAS Uso de Pré-Moldados na Rio2016 Parque Olímpico Parque Olímpico Parque Olímpico Ponto Único de Falha Colapso Progressivo Ataques Terroristas Parque Olímpico Ponto Único de Falha

Leia mais

ESTRATEGIAS NO USO DO ENCAMISAMENTO LOCALIZADO COM CHAPAS DE AÇO QUE PREVELIGEM A DUCTILIDADE OU O AUMENTO DIFERENCIADO DA RESISTÊNCIA

ESTRATEGIAS NO USO DO ENCAMISAMENTO LOCALIZADO COM CHAPAS DE AÇO QUE PREVELIGEM A DUCTILIDADE OU O AUMENTO DIFERENCIADO DA RESISTÊNCIA ESTRATEGIAS NO USO DO ENCAMISAMENTO LOCALIZADO COM CHAPAS DE AÇO QUE PREVELIGEM A DUCTILIDADE OU O AUMENTO DIFERENCIADO DA RESISTÊNCIA António Cardoso 1 RESUMO O reforço selectivo materializado através

Leia mais

REABILITAÇÃO E REFORÇO DA PONTE DE TAVIRA

REABILITAÇÃO E REFORÇO DA PONTE DE TAVIRA REABILITAÇÃO E REFORÇO DA PONTE DE TAVIRA Júlio Appleton, João Nunes da Silva Eng. Civis, A2P Consult Lda 1. DESCRIÇÃO DA PONTE E ANTECEDENTES A Ponte Romana de Tavira sobre o Rio Gilão é constituída por

Leia mais

MEMÓRIA DE CÁLCULO. Fig. 1 Vista tridimensional do modelo de cálculo global da estrutura projetada

MEMÓRIA DE CÁLCULO. Fig. 1 Vista tridimensional do modelo de cálculo global da estrutura projetada MEMÓRIA DE CÁLCULO MODELOS DE ANÁLISE O procedimento usado na análise da estrutura baseia-se em modelos diferenciados em função dos objetivos. Para a análise global da estrutura utilizou-se um modelo de

Leia mais

Tecnologia da Construção Civil - I Estruturas de concreto. Roberto dos Santos Monteiro

Tecnologia da Construção Civil - I Estruturas de concreto. Roberto dos Santos Monteiro Tecnologia da Construção Civil - I Estruturas de concreto Estruturas de concreto As estruturas das edificações, sejam eles de um ou vários pavimentos, são constituídas por diversos elementos cuja finalidade

Leia mais

AULA 03: DIMENSIONAMENTO DE LIGAÇÕES PARAFUSADAS

AULA 03: DIMENSIONAMENTO DE LIGAÇÕES PARAFUSADAS UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI INSTITUTO DE CIÊNCIA, ENGENHARIA E TECNOLOGIA ENGENHARIA CIVIL ECV 113 ESTRUTURAS DE CONCRETO, METÁLICAS E DE MADEIRA AULA 03: DIMENSIONAMENTO DE

Leia mais

CORTINAS DE ESTACAS MOLDADAS

CORTINAS DE ESTACAS MOLDADAS CORTINAS DE ESTACAS MOLDADAS Autora: Eng.ª Sandra Lopes Coordenação: Prof. F. A. Branco, Prof. Jorge de Brito, Eng.º Pedro Vaz Paulo e Eng.º João Pedro Correia 1/44 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. ESTACAS MOLDADAS

Leia mais

I. TIPOS DE LIGAÇÃO I.1. INTRODUÇÃO:

I. TIPOS DE LIGAÇÃO I.1. INTRODUÇÃO: I. TIPOS DE LIGAÇÃO I.1. INTRODUÇÃO: Neste curso estudaremos as ligações usuais em estruturas metálicas. O termo ligações é utilizado para ligações entre componentes de um perfil, emendas de barras, ligações

Leia mais

EN 1998 Eurocódigo 8 Projecto de Estruturas Sismo-Resistentes

EN 1998 Eurocódigo 8 Projecto de Estruturas Sismo-Resistentes EN 1998 Eurocódigo 8 Projecto de Estruturas Sismo-Resistentes Notas preparadas com base nas seguintes publicações: Anexo Nacional do Eurocódigo 8. Consequências para o dimensionamento sísmico em Portugal,

Leia mais

fct - UNL ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO I ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO I Válter Lúcio Fev

fct - UNL ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO I ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO I Válter Lúcio Fev ESTRUTURAS DE BETÃO ARMADO I Válter Lúcio Fev.2006 1 APRESENTAÇÃO PROGRAMA: 1. Introdução ao betão armado 2. Bases de Projecto e Acções 3. Propriedades dos materiais: betão e aço 4. Durabilidade 5. Estados

Leia mais

PORMENORES CONSTRUTIVOS

PORMENORES CONSTRUTIVOS UNIVERSIDADE DO ALGARVE ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA CONSTRUÇÃO E PROCESSOS PORMENORES CONSTRUTIVOS Os intervenientes na construção civil são cada vez mais solicitados para efectuarem reparações e alterações

Leia mais

Estruturas de Betão da concepção à execução IST 30 de Setembro de História das construções em betão. Concepção das Estruturas o estudo prévio

Estruturas de Betão da concepção à execução IST 30 de Setembro de História das construções em betão. Concepção das Estruturas o estudo prévio Estruturas de Betão da concepção à execução IST 30 de Setembro de 2013 Sumário: História das construções em betão Concepção das Estruturas o estudo prévio Projecto de execução a pormenorização Execução

Leia mais

Software Para Dimensionamento De Consolos Curtos De Concreto Armado Kim Filippi dos Santos¹, Prof. Msc. Daniel Venancio Vieira²

Software Para Dimensionamento De Consolos Curtos De Concreto Armado Kim Filippi dos Santos¹, Prof. Msc. Daniel Venancio Vieira² Software Para Dimensionamento De Consolos Curtos De Concreto Armado Kim Filippi dos Santos¹, Prof. Msc. Daniel Venancio Vieira² 1 Escola Superior de Criciúma / Engenharia Civil / kimfelippe@hotmail.com

Leia mais

MODELO DE TRÊS GRAUS DE LIBERDADE POR PISO

MODELO DE TRÊS GRAUS DE LIBERDADE POR PISO Álvaro Azevedo - Novembro 998 MODELO DE TRÊS GRAUS DE LIBERDADE OR ISO Quando a estrutura de um edifício é constituída por uma associação de pórticos, paredes e lajes é possível basear o estudo do seu

Leia mais

REPARAÇÃO E REFORÇO DA ESTRUTURA DO CORO

REPARAÇÃO E REFORÇO DA ESTRUTURA DO CORO REPARAÇÃO E REFORÇO DA ESTRUTURA DO CORO Paulo B. Lourenço, Professor Catedrático, Engº Civil Nuno Mendes, Doutorado, Engº Civil ISISE, Universidade do Minho, Departamento de Engenharia Civil, Guimarães

Leia mais

Estruturas de Betão Armado II 6 Lajes Vigadas Pormenorização

Estruturas de Betão Armado II 6 Lajes Vigadas Pormenorização Estruturas de Betão Armado II 1 ESPESSURA: recomendável utilizar h 100mm Valores mais correntes: 0.10m, 0.12m, 0.15m, 0.18m, 0.20m, 0.22m, 0.25m,... ARMADURAS DE FLEXÃO Armadura principal : fctm As, min

Leia mais

Princípios de uso da Alvenaria Estrutural

Princípios de uso da Alvenaria Estrutural Princípios de uso da Alvenaria Estrutural Jean Marie Désir Disponível em http://www.chasqueweb.ufrgs.br/~jeanmarie/eng01208/eng01208.html Sites da disciplina http://www.chasqueweb.ufrgs.br/~jeanmarie/eng01208/eng01208.html

Leia mais

TERMINAL DE VOOS DOMÉSTICOS AEROPORTO DE LUANDA CONCEPÇÃO ESTRUTURAL

TERMINAL DE VOOS DOMÉSTICOS AEROPORTO DE LUANDA CONCEPÇÃO ESTRUTURAL TERMINAL DE VOOS DOMÉSTICOS AEROPORTO DE LUANDA CONCEPÇÃO ESTRUTURAL Vitor França a, Hugo Sousa b e Narciso Ferreira c a,b Eng.º Civil, TRIEDE ANGOLA, Luanda c Eng.º Civil, TRIEDE, Lisboa Resumo. Descreve-se

Leia mais

Construções Metálicas I AULA 6 Flexão

Construções Metálicas I AULA 6 Flexão Universidade Federal de Ouro Preto Escola de inas Ouro Preto - G Construções etálicas I AULA 6 Flexão Introdução No estado limite último de vigas sujeitas à flexão simples calculam-se, para as seções críticas:

Leia mais

INSPECÇÃO E REABILITAÇÃO DA PONTE DA FIGUEIRA DA FOZ E DOS VIADUTOS DE ACESSO

INSPECÇÃO E REABILITAÇÃO DA PONTE DA FIGUEIRA DA FOZ E DOS VIADUTOS DE ACESSO INSPECÇÃO E REABILITAÇÃO DA PONTE DA FIGUEIRA DA FOZ E DOS VIADUTOS DE ACESSO Armando RITO Eng. Civil Armando Rito, Lda Lisboa Júlio APPLETON Eng. Civil A2P Consult, Lda Lisboa SUMÁRIO Nesta comunicação

Leia mais

Realização de uma estrutura dimensionada com modelos escoratirante

Realização de uma estrutura dimensionada com modelos escoratirante BE2008 Encontro Nacional Betão Estrutural 2008 Guimarães 5, 6, 7 de Novembro de 2008 Realização de uma estrutura dimensionada com modelos escoratirante RESUMO Joaquim Carvalho 1 Alberto Ribeiro 1 Apresenta-se

Leia mais

RESISTÊNCIA DE MATERIAIS II

RESISTÊNCIA DE MATERIAIS II RESISTÊNCIA DE MATERIAIS II - 014-015 Problema 1 PROBLEMAS DE TORÇÃO A viga em consola representada na figura tem secção em T e está submetida a uma carga distribuída e a uma carga concentrada, ambas aplicadas

Leia mais

ATUALIZAÇÃO EM SISTEMAS ESTRUTURAIS

ATUALIZAÇÃO EM SISTEMAS ESTRUTURAIS AULAS 03 ATUALIZAÇÃO EM SISTEMAS ESTRUTURAIS Prof. Felipe Brasil Viegas Prof. Eduardo Giugliani http://www.feng.pucrs.br/professores/giugliani/?subdiretorio=giugliani 0 AULA 03 ELEMENTOS ESTRUTURAIS ESPECIAIS

Leia mais

Para facilitar o entendimento dessa consideração, vamos dividir a sua descrição em dois tópicos:

Para facilitar o entendimento dessa consideração, vamos dividir a sua descrição em dois tópicos: Palvras-chave: V17, CAD/Pilar, torção em pilar Nos projetos estruturais de edifícios altos, é comum a utilização de núcleos de concreto armado, que tem a finalidade de enrijecer os edifícios, tornando-os

Leia mais

Curso de Dimensionamento de Estruturas de Aço Ligações em Aço EAD - CBCA. Módulo

Curso de Dimensionamento de Estruturas de Aço Ligações em Aço EAD - CBCA. Módulo Curso de Dimensionamento de Estruturas de Aço Ligações em Aço EAD - CBCA Módulo 3 Sumário Módulo 3 Dimensionamento das vigas a flexão 3.1 Dimensionamento de vigas de Perfil I isolado página 3 3.2 Dimensionamento

Leia mais

BETÃO ARMADO. Reabilitação e Reforço de Estruturas. Aula 09.2: Técnicas de EDUARDO Reforço JÚLIO de estruturas de betão armado.

BETÃO ARMADO. Reabilitação e Reforço de Estruturas. Aula 09.2: Técnicas de EDUARDO Reforço JÚLIO de estruturas de betão armado. REFORÇO Mestrado em Engenharia DE ESTRUTURAS Civil DE 2011 / 2012 BETÃO ARMADO Reabilitação e Reforço de Estruturas Aula 09.2: Técnicas de EDUARDO Reforço JÚLIO de estruturas de betão armado. (Prof. Aux.

Leia mais

CAPÍTULO XVII PAREDES DE BETÃO

CAPÍTULO XVII PAREDES DE BETÃO CAPÍTULO XVII PAREDES DE BETÃO 17.1 INTRODUÇÃO As paredes de betão têm elevada importância na construção pois fornecem um óptimo suporte estrutural, devido às propriedades resistentes que o betão oferece.

Leia mais

Projeto de Estrutura em Betão com Arktec Tricalc (sobre DWG) Arktec Portugal Lda

Projeto de Estrutura em Betão com Arktec Tricalc (sobre DWG) Arktec Portugal Lda Bem-vindos ao Webinário com Arktec Tricalc (sobre DWG) Arktec Portugal Lda A Arktec iniciou nas últimas semanas um conjunto de Webinários que visam dar a conhecer, de uma forma prática e objetiva, as características

Leia mais

AVALIAÇÃO IN-SITU DA ADERÊNCIA DE MATERIAIS DE REVESTIMENTO

AVALIAÇÃO IN-SITU DA ADERÊNCIA DE MATERIAIS DE REVESTIMENTO AVALIAÇÃO IN-SITU DA ADERÊNCIA DE MATERIAIS DE REVESTIMENTO Inês Flores-Colen (I.S.T) Jorge de Brito (I.S.T) Fernando A. Branco (I.S.T.) Introdução Índice e objectivo Ensaio de arrancamento pull-off Estudo

Leia mais

21/10/2010. Origem das estruturas... Homem. Sobrevivência. Agua, alimentos, proteção. IF SUL Técnicas Construtivas Profa.

21/10/2010. Origem das estruturas... Homem. Sobrevivência. Agua, alimentos, proteção. IF SUL Técnicas Construtivas Profa. Origem das estruturas... Homem Sobrevivência Agua, alimentos, proteção IF SUL Técnicas Construtivas Profa. Carol Barros Abrigo e Proteção Blocos (tijolos) 1 Alvenaria Pórticos(viga/pilar) No Egito, primerio

Leia mais

Exame de Segurança Estrutural Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil Duração: 2horas 15/04/1998

Exame de Segurança Estrutural Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil Duração: 2horas 15/04/1998 Exame de Segurança Estrutural Mestrado em Estruturas de Engenharia Civil Duração: horas 5/04/998 De acordo com a nomenclatura corrente os métodos de verificação da segurança estrutural com base probabilística

Leia mais

REFORÇOS e VERIFICAÇÃO ESTRUTURAL: EQUAÇÕES de EQUILÍBRIO (cont.) DUCTILIDADE

REFORÇOS e VERIFICAÇÃO ESTRUTURAL: EQUAÇÕES de EQUILÍBRIO (cont.) DUCTILIDADE EPAAÇÃO e EFOÇO de ESTUTUAS Aula 4: EFOÇOS e VEIFICAÇÃO ESTUTUAL: EQUAÇÕES de EQUILÍBIO (cont.) DUCTILIDADE THOMAZ IPPE EQUAÇÃO de EQUILÍBIO d ( γ ) F = ( γ γ ) F = F d n γ m γ m 1 é o coeficiente de minoração

Leia mais

Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais. Cálculo Estrutural EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO. Profa.

Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais. Cálculo Estrutural EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO. Profa. Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais Cálculo Estrutural EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO Profa. Nívea Pons Objetivo: Projeto e dimensionamento de estruturas estáticas ou dinâmicas

Leia mais

Introduzir o conceito de estrutura de suporte flexível;

Introduzir o conceito de estrutura de suporte flexível; Aula 9- Estruturas de Suporte Flexíveis: definição e tipologias. Dimensionamento de estruturas flexíveis: MEF e método Britânico para cortinas autoportantes Paulo Coelho - FCTUC Mestrado em Engª. Civil

Leia mais