Interesse recursal eventual e o recurso adesivo condicionado ao julgamento do recurso principal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Interesse recursal eventual e o recurso adesivo condicionado ao julgamento do recurso principal"

Transcrição

1 Interesse recursal eventual e o recurso adesivo condicionado ao julgamento do recurso principal 1 Introdução Apesar de vivenciarmos estarmos o início de nossa vida docente, a cada dia nos convencemos de que a atividade de ministrar aulas é algo a ser considerado como um dos maiores prazeres que o operador do direito pode experimentar em sua área de atuação profissional. O contato direto com os alunos, a constante necessidade de aperfeiçoamento e reciclagem, a fraterna troca de idéias e de experiência, e finalmente os intrigantes questionamentos lançados por aqueles que - como o professor - não se cansam de criar dúvidas e encontrar soluções. Essa atmosfera é potencializada quando a matéria ministrada é o processo civil, dada às constantes e interessantes discussões a respeito do tema, sempre com vistas ao aperfeiçoamento do sistema processual e a melhora da prestação jurisdicional. A breve introdução serve tão somente como uma justa lembrança de como surgiu a iniciativa para a elaboração do presente texto. Durante aula ministrada em um dos Cursos em que tenho o prazer de ser professor, tendo como tema os pressupostos de admissibilidade recursal, mais especificamente o interesse recursal, fui arrebatado por uma pergunta cativante, profunda, difícil de ser respondida de pronto. Fiz o que pude no tocante à resposta, e no final da aula ainda me reuniu com alguns alunos que trouxerem mais alguns argumentos além daqueles já expostos durante a aula. Dessa troca de idéias e informações, foi um passo para o aprofundamento a respeito do tema e o surgimento do presente artigo.

2 Originariamente a questão formulada que veio a ter depois outros desdobramentos girava em torno do interesse de agir do autor vitorioso na demanda, diante de recurso interposto pelo réu, em alegar a prescrição que até então não havia sido objeto de alegação das partes ou de apreciação do juiz. Não tendo o autor sido sucumbente na sentença, teria tal interesse recursal? Não admitindo tal alegação sob forma de recurso, ainda que na forma adesiva, e reformada a sentença em segundo grau, como fazer para que a prescrição fosse reconhecida? Tais questões demandam algumas considerações prévias a respeito do interesse de agir e do próprio recurso adesivo, o que passamos a fazer. Nos itens finais do presente artigo apresentaremos nossas conclusões específicas. 2- Interesse recursal Dentre os requisitos intrínsecos de admissibilidade recursal encontra-se o interesse recursal, entendido pela melhor doutrina como a possibilidade do recurso interposto gerar efetivamente uma situação prática mais favorável ao recorrente, o que demonstraria afinal a utilidade do recurso. É possível no tocante a esse requisito de admissibilidade uma comparação com uma das condições da ação, justamente o interesse de agir 1, que deverá ser preenchido para que o mérito seja julgado, da mesma forma como ocorre com o recurso, que somente será analisado em seu mérito se demonstrado no caso concreto o interesse recursal, além, evidentemente, dos outros requisitos de admissibilidade. 1 Alexandre Freitas Câmara, Requisitos de admissibilidade dos recursos, in Dos recursos temas obrigatórios e atuais, coord. Rodrigo Reis Mazzei, Vitória, ICE, 2001, pp. 95/99, afirma que todos os requisitos de admissibilidade podem ser analisados à luz dos pressupostos processuais e condições da ação. Especificamente sobre a relação do interesse de agir e interesse recursal, consultar Luiz Orione Neto, Recursos cíveis, São Paulo, Saraiva, 2002, p. 78; Nelson Luiz Pinto, Manual dos recursos cíveis, 3ª ed., São Paulo, Malheiros, 2002, p. 70; Luiz Guilherme Marinoni e Sérgio Cruz Arenhart, Manual do processo de conhecimento, 2ª ed., São Paulo, RT, 2003, p No direito italiano, Francesco P. Luiso, Diritto processuale civile, vol. II, 3ª ed., Milão, Giuffrè, 2000, p. 285.

3 Sendo possível uma comparação com o interesse de agir, a doutrina aponta para a exigência de verificação de dois elementos que tradicionalmente compõe tal condição da ação: a necessidade e a adequação. A necessidade do recurso se demonstrará no caso concreto por ser esse o único meio da parte obter a melhora fática em sua posição dentro do processo, por meio da reforma ou anulação da decisão impugnada. A adequação diz respeito à efetiva aptidão do recurso em gerar no caso concreto a melhora pretendida pelo recorrente. 2 Dessa clássica definição doutrinária, algumas ponderações mais específicas se fazem necessárias. É tradicional na praxe forense a idéia de que não havendo sucumbência não haverá interesse recursal, afirmando-se que aquele que nada perde, ou que ganha tudo que pediu, não teria interesse em ingressar com recurso. Essa concepção é totalmente voltada para uma relação entre a pretensão inicial das partes no processo e o conteúdo da decisão, verificando-se a sucumbência a partir do momento em que se constata no caso concreto a frustração de uma expectativa inicial da parte em sua pretensão. Como se percebe, esse pensamento consiste em limitar o confronto a uma ótica retrospectiva. Apenas se compara a situação da parte em face da decisão impugnada com aquele em que se achava antes. 3 Resta evidente nesse pensamento o liame lógico entre vencedor e vencido e a sucumbência, o que inclusive vem consagrado literalmente em nosso legislação por meio do art. 499, CPC, que fala em parte vencida. 2 José Carlos Barbosa Moreira, Comentários ao Código de Processo Civil, vol. V, 166: O interesse recursal, assim, resulta da conjugação de dois fatores: de um lado, é preciso que o recorrente possa esperar, da interposição do recurso, a consecução de um resultado a que corresponda situação mais vantajosa, do ponto de vista prático, do que a emergente da decisão recorrida; de outro lado, que lhe seja necessário usar o recurso para alcançar tal vantagem. 3 Cfr. Flávio Cheim Jorge, Teoria geral dos recursos cíveis, Rio de Janeiro, Forense, 2004, p. 107, apontando que essa espécie de entendimento leva em conta uma sucumbência formal, em total desprezo à sucumbência material.

4 Parece-nos que esse não é o melhor entendimento para se aferir o interesse de agir, embora seja impossível dissociar esse requisito de admissibilidade da idéia de sucumbência da parte. A melhor doutrina vem entendendo que o conceito de sucumbência, embora mantido, não possa ser analisado de forma meramente formal, comparando-se a pretensão e a decisão, sendo preferível uma análise sob ótica prospectiva, pouco importando a situação anterior à decisão, mas sim a situação prática que poderá advir do julgamento favorável do recurso. O interesse recursal, sob essa ótica, estaria presente sempre que fosse possível ao recorrente, por meio do recurso, obter uma melhor situação prática, independentemente de sua situação anterior à prolação da decisão recorrida. Esse pensamento leva em conta a sucumbência material, que por vezes até poderá se identificar com a sucumbência formal, mas por ser mais ampla, com essa não se confunde. O entendimento é magistralmente exposto por José Carlos Barbosa Moreira: A construção de um conceito unitário do interesse em recorrer, ao que nos parece, exige a adoção de uma óptica antes prospectiva que retrospectiva: a ênfase incidirá mais sobre o que é possível ao recorrente esperar que se decida, no novo julgamento, do que sobre o teor daquilo que se decidiu, no julgamento impugnado. Daí preferirmos aludir à utilidade, como outros aludem, como fórmula afim, ao proveito que a futura decisão seja capaz de proporcionar ao recorrente. 4 A utilidade do recurso, portanto, estaria umbilicalmente ligada a concreta e evidentemente eventual possibilidade do recorrente obter por meio do 4 Cfr. Comentários ao Código de Processo Civil, 167, afirmando que a tese defendida será a única a explicar o interesse recursal do terceiro prejudicado (que não é parte no processo, e, portanto, nada pede e contra ele nada é pedido) e do Ministério Público como fiscal da lei (apesar de participar do processo, nada pede e contra ele nada é pedido). No mesmo sentido Flávio Cheim Jorge, Teoria geral dos recursos cíveis, op. cit., pp.107/110. Apontando para a ligação do conceito de interesse à sucumbência, gravame, prejuízo, mas apontando para a necessidade de melhora na situação prática do recorrente, as lições de Luiz Orione Neto, Recursos cíveis, op. cit., pp. 79/80 e Nelson Luiz Pinto, Manual dos recursos cíveis, op. cit., pp. 69/70. No direito italiano, são essas as lições de Crisanto Mandrioli, Diritto processuale civile, vol. II, 14ª ed., Torino, G. Giappichelli Editore, 2002, pp. 375/376.

5 julgamento do recurso uma melhora prática em sua situação. Dessa conclusão será possível se concluir em regra que, julgada totalmente procedente o pedido do autor, a esse faltará interesse recursal, considerando-se que a melhor situação possível que poderia almejar já foi obtida com a decisão proferida. Da mesma forma faltaria interesse recursal ao réu na hipótese de total improcedência do pedido do autor, novamente porque nesse caso a parte (réu) não teria como melhorar sua situação dentro do processo, considerando-se que a melhor situação fática possível já foi obtida com o julgamento. Essa regra, entretanto, poderá ser afastada em situações excepcionais, conforme veremos. 3 Interesse recursal fixado pela parte dispositiva da decisão As considerações feitas acima a respeito da inegável superioridade da tese da sucumbência material em relação à da sucumbência formal tem relevante importância para as questões que serão suscitas no presente artigo. O entendimento defendido acima serve para se verificar a existência de interesse recursal em hipóteses em que a simples consideração da sucumbência formal não seria suficiente para demonstra-lo, tendo em vista a corrente lição doutrinária de que a sucumbência deve ser analisada à luz do dispositivo da decisão, pouco importando sua fundamentação para tal fim. A regra, portanto, é que eventual sucumbência verificada na fundamentação da decisão é irrelevante para fins de interesse recursal se a mesma não se projetar também em sua parte dispositiva. Sucumbir na fundamentação, mas se sagrar inteiramente vitorioso na demanda (total procedência para o autor e total improcedência para o réu), não gera, ao menos em regra, o interesse recursal. 5 5 Esse o entendimento majoritário da doutrina, tanto estrangeira como nacional: no direito português, as lições de Jorge Augusto Pais de Amaral, Direito processual civil, 3ª ed., Lisboa, Almedina, 2002, 366 e José Lebre de Freitas, Código de Processo Civil anotado, vol. 3º, Coimbra, Coimbra Editora, 2003, p. 20. No direito italiano, as lições de Francesco P. Luiso, Diritto Processuale Civile, op. cit., pp. 286/287 e Enrico Tulio Liebman, Manuale di diritto processuale civile, vol. II, 4ª ed., Milão, Giuffrè, 1984, p No direito argentino, Omar A. Benabentos,

6 Assim, caso o autor ingresse com pedido de separação judicial, fundamentando seu pedido em conduta desonrosa (art , VI, CC) e abandono do lar (art , IV, CC), e sendo a demanda julgada procedente, mas apenas em razão do abandono do lar, rejeitada a alegação de conduta desonrosa, faltará interesse recursal ao autor, considerando-se que na parte dispositiva da decisão o autor obteve tudo que poderia esperar daquele processo judicial. O mesmo ocorrerá com o réu numa demanda judicial em que o autor pleiteia o pagamento de uma dívida, alegando em sua defesa o pagamento e a compensação integral. Rejeitada a alegação de pagamento, mas acolhida a de compensação total, o pedido será julgado totalmente improcedente, não se podendo vislumbrar na parte dispositiva da decisão qualquer gravame à sua situação. Registre-se que nem mesmo na hipótese da alegação acolhida pelo juiz ser afastada pelo Tribunal no julgamento do recurso da parte contrária haverá qualquer espécie de prejuízo à parte vitoriosa em primeiro grau, apesar de nem todos seus fundamentos terem sido acolhidos. Tal circunstancia decorre da profundidade do efeito devolutivo do recurso, que independentemente da vontade das partes permitirá ao Tribunal o exame dos fundamentos rejeitados na decisão recorrida no caso do fundamento acolhido não ser considerado legítimo no julgamento do recurso. Trata-se da aplicação do art. 515, 2º, CPC: Quando o pedido ou a defesa tiver mais de um fundamento e o juiz acolher apenas um deles, a apelação devolverá ao tribunal o conhecimento dos demais. 6 Perceba-se que as considerações acima levaram em conta a sucumbência formal das partes, considerando que aquele que recebeu tudo que poderia esperar do Recursos de apelación y nulidad, Rosário, Juris, 2000, p No Brasil, dentre outros, José Carlos Barbosa Moreira, Comentários ao Código de Processo Civil, op. cit., 167. e Nelson Nery Jr., Teoria Geral dos recursos, op. cit., p Nesse sentido Flávio Cheim Jorge, Apelação cível: teoria geral e admissibilidade, São Paulo, RT, 1999, pp. 129/130 e Alcides de Mendonça Lima, Introdução aos recursos cíveis, 2ª ed., São Paulo, RT, 1976, pp. 353/354.

7 processo não terá interesse recursal. À mesma conclusão, entretanto, será possível chegar aplicando-se a superior tese da sucumbência formal, considerando-se que o autor que teve somente um dos fundamentos acolhidos, caso possa recorrer e convença o tribunal de que também tem razão quanto aos outros fundamentos, não obterá qualquer melhora em sua situação prática. No exemplo utilizado acima, o autor receberá exatamente a mesma separação que já havia obtido em primeiro grau, o mesmo ocorrendo com o réu, que conseguirá no tribunal a mesma declaração de que a dívida alegada pelo autor não existe. Sem qualquer possibilidade de melhorar praticamente sua situação, faltará interesse recursal à parte. 7 Como se percebe dos exemplos utilizados, tanto a tese da sucumbência formal como da sucumbência material satisfazem a demonstração de falta de interesse recursal, mas nem sempre será assim. Exemplo costumeiramente dado pela doutrina é o julgamento da ação popular ou ação civil pública fundada em direito coletivo ou difuso, por insuficiência de provas, hipótese em que formalmente será impossível se defender que o réu tenha sucumbido, mas materialmente não, considerando-se que nesse caso a coisa julgada será secundum eventum probationis, significando que a ação poderá ser proposta novamente no futuro desde que fundada em novas provas, que inclusive poderão ser produzidas nesse novo processo. Nesse caso, se mostra evidente que a modificação da fundamentação da improcedência pelo tribunal por meio do julgamento de recurso trará uma melhora prática ao recorrente, já que nesse caso a coisa julgada a ser operada será a tradicional do Código de Processo Civil, o que impedirá a 7 Aplica-se aqui a correta lição de José Carlos Barbosa Moreira, Comentários ao Código de Processo Civil, op. cit., p.: A razão de ser do processo não consiste em proporcionar ocasião para o debate de puras teses, sem conseqüências concretas para a fixação das disciplina do caso levado à apreciação do juiz. Nem pode a atividade do aparelho judiciário do Estado servir de instrumento para a solução de questões acadêmicas. Por isso, não entra em linha de conta a veleidade, que alguma das partes tenha, de obter satisfação psicológica com o acolhimento in totum, pelo órgão ad quem, da argumentação utilizada na defesa do seu direito, se a decisão já assegura a este tutela eficaz.

8 repropositura da demanda, sob qualquer circunstância. Essa segurança jurídica que não terá com o transito em julgado da decisão de primeiro grau, gera o interesse recursal no caso. Seria possível ainda indicar duas situações em que o autor, apesar da procedência integral de seu pedido, terá interesse recursal, o que somente se mostrará possível com a aplicação da tese da sucumbência material. A primeira situação se verifica na cumulação subsidiária de pedidos, na hipótese em que o juiz acolhe tão somente o pedido colocado posteriormente na ordem indicada pelo autor (pede A e, na eventualidade de não ser esse pedido acolhido, se satisfaz com o pedido B). Tratando-se de cumulação imprópria (em sentido lato), ao juiz somente será possível o acolhimento de um dos pedidos cumulados, de forma que, independentemente de qual deles, a procedência de qualquer um dos pedidos cumulados determinará a integral procedência do pedido do autor. Processualmente o autor terá obtido o máximo que poderia esperar do processo; o acolhimento de um dos pedidos, mas materialmente poderá receber o pedido de sua preferência, o que gerará seu interesse recursal. 8 A outra hipótese diz respeito a condenação em danos morais, embora em nosso entender estejamos diante de situação que poderia ser resolvida pela tese da sucumbência formal. Há entendimento com o qual definitivamente não concordamos que defende a tese de que, havendo condenação em danos morais, independentemente do valor de tal condenação, o pedido do autor terá 8 No sentido do texto, José Rogério Cruz e Tucci, Reflexões sobre a cumulação subsidiária de pedidos, in Causa de pedir e pedido no processo civil, coord. José Rogério Cruz e Tucci e José Roberto dos Santos Bedaque, São Paulo, RT, 2002, p. 289 e Fredie Didier Jr., Considerações sobre o regramento do pedido no CPC-73, in Linhas mestras do processo civil, coord. Hélio Rubens Batista Ribeiro Costa, José Horácio Halfeld Rezende Ribeiro e Pedro da Silva Dinamarco, São Paulo, Atlas, 2004, p No direito português, José Lebre de Freitas, Código de Processo Civil anotado, 3º vol. op. cit., pp. 19/20. Nesse tocante não concordamos com Nelson Nery Jr., Teoria geral dos recursos, op. cit., pp. 328/329, para quem acolhido o pedido principal o autor teria interesse recursal para pleitear o subsidiário.

9 sido acolhido integralmente, ainda que seu pedido inicial tenha sido em valor superior ao da condenação 9. Nesse ponto é importante fazer uma importante distinção. Nos parece que feito um pedido certo e determinado no tocante ao valor da pretensão em danos morais, qualquer valor abaixo desse deverá gerar um julgamento de parcial procedência. Não é possível se afirmar que o autor pretendia receber R$ ,00, recebeu R$ 2.000,00, e quem sucumbiu foi o réu!? Outra situação, bastante distinta dessa, é a hipótese em que o autor faz pedido indeterminado (pedido genérico, art. 286, II, CPC) no tocante aos danos morais. Diante de um acolhimento nesse caso integral do pedido, mas em valor entendido por insuficiente pelo autor, não resta qualquer dúvida de que poderá manejar o recurso cabível para majorar o valor no tribunal competente. E nem se fale que o autor, ao deixar ao juiz a incumbência de fixar o valor, não teria interesse recursal, porque na verdade a tarefa de indicar o valor da condenação não é do juiz, mas sim do Poder Judiciário, e havendo forma processual de revisão da decisão, esta poderá ser manejada pela parte. Nesse caso específico somente a sucumbência material tem condições de explicar o interesse recursal do autor, considerando-se que o pedido terá sido julgado totalmente procedente. É evidente, entretanto, que eventual majoração do valor da condenação pelo tribunal gerará ao recorrente uma melhora prática de sua situação, o que demonstra seu inequívoco interesse recursal. Apesar de verificar-se que nessas exceções o interesse de agir não se encontra no dispositivo, a possibilidade da parte ingressar com recurso é facilmente justificável pela tese da sucumbência material. 9 É esse o entendimento pacífico no Superior Tribunal de Justiça: REsp /RJ, 4ª Turma, rel. Min. Fernando Gonçalves, DJ 22/08/2005, p. 302; REsp /PR, 4ª Turma, rel. Min. Jorge Scartezzini, DJ, 13/06/2005, p. 311; AgRg no REsp /RS, 3ª Turma, rel. Min. Humberto Gomes de Barros, DJ, 08/08/2005, p. 307; AgRg no Ag /PR, 3ª Turma, rel. Min. Antônio de Pádua Ribeiro, DJ 30/05/2005, p. 367.

10 4 Interesse recursal no recurso adesivo O recurso adesivo encontra sua previsão no art. 500, CPC, que na verdade não cria uma nova espécie recursal, tão somente prevendo uma forma procedimental diferenciada para a interposição de quatro espécies de recursos já existentes (apelação, embargos infringentes, recurso especial e recurso extraordinário). Costuma-se dizer, com total acerto, que o recurso interposto em sua forma adesiva a par das fundadas críticas a respeito do nome que o instituto recebe da doutrina pátria é a forma recursal da parte que não pretendia recorrer, só o fazendo em virtude da interposição de recurso pela parte contrária. 10 Sendo apenas uma forma diferenciada de interposição de alguns recursos específicos, o recurso adesivo segue as mesmas exigências formais no tocante aos requisitos de admissibilidade que o recurso principal, não sendo diferente no tocante ao interesse recursal. Costuma-se afirmar que o recurso adesivo somente poderá existir no caso concreto havendo sucumbência recíproca e tendo somente uma das partes interposto o recurso cabível contra a decisão. Havendo sucumbência apenas de uma das partes, somente ela teria interesse recursal, devendo exercer seu direito recursal de forma principal, enquanto no caso de sucumbência recíproca tendo ambas as partes recorrido, não sobraria espaço para o recurso adesivo, tendo em conta que ambas as partes já teriam exercido seu direito de recorrer de forma principal. 10 Flávio Cheim Jorge, Teoria geral dos recursos cíveis, op. cit., p. 325: Com efeito, há de se ressaltar que o recurso adesivo não constitui um outro tipo de recurso diferente dos previstos no CPC. O recurso adesivo não pode ser elencado no rol do art. 496 do Código de Processo Civil, como se se tratasse de outro recurso. O recurso-tipo é o previsto no art. 496 do CPC. O adesivo nada mais é do que uma forma de interposição do recurso. Uma maneira ou um modo especial de interpor o recurso de apelação, de embargos infringentes, especial ou extraordinário, só que interpostos de uma forma especial. Ainda Nelson Rodrigues Netto, Recursos no processo civil, São Paulo, Dialética, 2004, p. 30; Nelson Nery Jr. e Rosa Maria de Andrade Nery, Código de Processo Civil comentado, op. cit., p. 863.

11 Diante das breves considerações feitas acima, é possível se concluir que também para recorrer adesivamente o recorrente deverá demonstrar seu interesse de agir, não se justificando a interposição do recurso se o mesmo não for apto a melhorar praticamente a situação do recorrente. A única diferença no tocante ao recurso interposto de forma principal é que naquele o interesse do recorrente se expressa naturalmente diante da decisão, pela simples sucumbência, enquanto no recurso adesivo, além da sucumbência, o interesse em recorrer só passa a existir a partir do momento em que a parte contrária ingressa com o recurso de forma principal. De qualquer forma, a idéia de melhora na situação como forma de expressão de sucumbência material será idêntica para o recurso principal e adesivo. Há ainda um último ponto com relação ao recurso adesivo que nos auxiliará nas conclusões que pretendemos obter com o presente artigo. O recurso adesivo guarda uma relação de acessoriedade com relação ao recurso principal, significando que seguirá o destino do recurso principal, conforme dispõe o art. 500, III, CPC: não será conhecido, se houver desistência do recurso especial, ou se for ele declarado inadmissível ou deserto. Assim, se por qualquer motivo o recurso principal não chegar a ser analisado em seu mérito, o recurso adesivo perderá automaticamente seu objeto, sendo julgado prejudicado. O julgamento do recurso adesivo, portanto, está condicionado ao julgamento de mérito do recurso principal, independentemente de seu provimento ou não; para ser julgado basta o julgamento do mérito A alegação de prescrição e o interesse recursal adesivo Toda a exposição introdutória feita nos itens acima buscou preparar uma base para a solução de algumas questões, sendo a primeira delas a possibilidade de 11 Nesse sentido a melhor doutrina. Por todos, José Carlos Barbosa Moreira, Comentários ao Código de Processo Civil, op. cit. 178;

12 alegação de prescrição em sede de recurso adesivo. Dividiremos o tema em duas hipóteses: (i) a prescrição já suscitada pelo réu e rejeitada ou omitida pelo juiz, e (ii) a hipótese em que, somente após a sentença ter sido proferida o réu percebe a presença da prescrição, podendo alega-la a qualquer momento do processo (art. 193, CC), em nítida exceção ao princípio da eventualidade (art. 303, III, CPC). Nessas duas situações próximas, mas diferentes, pergunta-se: haveria interesse recursal do réu nesse caso? Sendo a resposta positiva, seria o recurso adesivo o melhor caminho para tal alegação? A primeira hipótese suscitada se apresenta no caso do réu alegar, entre outras matérias de defesa, a prescrição, sendo a mesma afastada pelo juiz na sentença ou nem chegue a mesma a ser apreciada, embora naturalmente seja acolhida outra matéria de defesa para julgar o pedido do autor totalmente improcedente. É evidente que diante de uma procedência do pedido, o réu terá interesse recursal, podendo aí alegar a prescrição como qualquer outra matéria de defesa que tenha alegado. Conclusão diversa, entretanto, deverá ser obtida na hipótese de julgamento de improcedência do pedido, afastada na fundamentação a alegação de prescrição. Já tivemos a oportunidade de expor em tópico anterior que a sucumbência, em regra, deve ser determinada pela parte dispositiva da decisão, sendo a fundamentação irrelevante para tal fim. Dessa forma, no exemplo acima citado nos parece ser inegável a absoluta ausência de interesse recursal do réu, quer seja de forma principal ou adesiva, para ingressar com o recurso de apelação. É evidente que a ausência de interesse se mostra ainda mais manifesta no tocante ao recurso em sua forma principal, considerando-se que, ausente o recurso do autor a decisão totalmente favorável ao réu transitaria em julgado, não havendo qualquer sentido prático ao réu em recorrer de tal decisão.

13 A conclusão será a mesma diante da interposição de recurso pelo autor, ainda que com essa atitude positiva o autor tenha tornado sua sucumbência e em consequência a vitória do réu provisória. Poder-se-ia afirmar que no caso de eventualmente o tribunal não concordar com o fundamento que levou o juiz de primeiro grau a julgar a ação improcedente, a ausência da alegação pelo réu da prescrição poderia prejudica-lo, nascendo daí seu interesse recursal. É com esse pensamento da eventualidade de sucumbência do réu, que acompanhamos equivocados recursos adesivos serem interpostos, absolutamente ausente qualquer interesse recursal no caso concreto. O temor de que a prescrição bem como qualquer outra matéria de defesa afastada pelo julgamento de primeiro grau ou nem mesmo enfrentada não seja analisada pelo Tribunal não se sustenta diante da profundidade do efeito devolutivo do recurso, regulado pelo art. 515, 1º e 2º, CPC, que automaticamente transfere ao Tribunal todos os fundamentos de defesa, inclusive aqueles rejeitados ou nem ao menos considerados. Assim já havia se manifestado com total propriedade Flávio Cheim Jorge: Caso um dos fundamentos tenha sido rejeitado, a parte não pode utilizarse do recurso adesivo, por faltar-lhe interesse. A ausência de interesse na interposição do recurso adesivo, nesse caso, é ainda mais nítida, porque a apelação principal, por foca do art. 515, 2º, do CPC, terá o condão de levar à apreciação do tribunal todos os fundamentos. 12 A segunda hipótese levantada gera dúvidas mais difíceis de serem resolvidas. A situação a ser imaginada é de ausência de alegação de prescrição pelo réu naquelas hipóteses em que o juiz não possa se manifestar de ofício (art. 194, CC) com julgamento de improcedência do pedido do autor. Após o ingresso da apelação interposta pelo autor, o réu, intimado para apresentar contra-razões, percebe que existe no caso concreto a prescrição, matéria que até então não havia sido objeto de qualquer manifestação ou debate. Partindo-se da permissão 12 Cfr. Teoria geral dos recursos cíveis, op. cit., p Ainda, Sérgio Shimura, Recurso adesivo sentença que rejeita a prescrição, in Revista de Processo nº 76, São Paulo, RT, 1994, p Na jurisprudência, STJ, REsp nº /MG, 4ª Turma, Rel. Min. Sálvio de Figueiredo Teixeira, DJ 08/05/2000, p. 99.

14 do art. 193, CC, que admite a alegação de prescrição a qualquer momento do processo, qual a forma procedimental adequada para tal alegação? É tranqüilo o entendimento no sentido de que, diante da mesma percepção tardia do réu, mas de um julgamento de procedência do pedido do autor, a apelação poderá conter, originariamente, alegação de prescrição. 13. Nesse caso, inclusive, será manifesto seu interesse recursal inclusive de forma principal em decorrência da sucumbência gerada pela parte dispositiva da sentença. O problema sugerido, entretanto, retira tal sucumbência do caso concreto, considerando-se que o réu não sucumbiu diante da decisão de improcedência do pedido do autor. Teria interesse o réu no ingresso do recurso adesivo alegando originariamente a prescrição, mesmo tendo se sagrado totalmente vitorioso na demanda? A apreensão é gerada por uma conclusão empírica. Não tendo sido suscitada a questão da prescrição (evidentemente com exclusão da hipótese em que a matéria deve ser conhecida de ofício art. 194, CC), o réu, embora vitorioso na demanda em primeiro grau diante do julgamento de improcedência do pedido do autor, correrá o risco da reforma de tal decisão em razão do recurso interposto pelo autor, situação na qual será de seu manifesto interesse que o tribunal enfrente a questão da prescrição. O paradoxo, entretanto, é que o réu só terá interesse na análise da alegação de prescrição no caso de provimento do recurso da parte contrária, única situação em que a alegada prescrição poderia melhorar sua situação, piorada em razão do julgamento positivo da pretensão recursal da parte contrária. 13 Cristiano Chaves de Farias, Direito civil teoria geral, 2ª ed., Rio de Janeiro, Lumen Juris, 2005, p. 554 e Joel Dias Figueira Jr., Comentários ao Código de Processo Civil, vol. 4, tomo II, São Paulo, RT, 2001, pp. 261/262.

15 É evidente que, para o recurso em sua forma principal, não haverá qualquer interesse de recorrer do réu, afastada tanto a sucumbência formal como a material no caso concreto. O problema surge a partir do momento em que o autor ingressa com o recurso de apelação, o que torna a situação de ausência de sucumbência do réu provisória, dependente do julgamento de tal recurso. Como ficará a questão da prescrição, se o tribunal der provimento ao recurso do autor? Por qual mecanismo o réu deverá fazer chegar ao conhecimento do órgão julgador o seu desejo condicionado de ver tal alegação apreciada? Partindo-se da possibilidade do ingresso de recurso adesivo nessa hipótese, teríamos um peculiar interesse recursal condicionado ao resultado do julgamento do recurso principal. Qualquer decisão negativa do recurso principal (quer seja não o conhecendo ou negando provimento) seria o suficiente para a pretensão do recorrente adesivo não subsistir, de forma que só teria sentido o julgamento do recurso adesivo interposto na hipótese de - por meio da decisão do recurso principal - o réu se tornar sucumbente, o que somente irá ocorrer na hipótese de provimento de tal recurso. Seria uma interessante hipótese de julgamento do recurso adesivo condicionado ao julgamento também de mérito do recurso principal, somente se antevendo interesse recursal no caso de provimento de tal recurso. 14 No caso específico da alegação de prescrição, entretanto, nos parece que a interposição de recurso adesivo seja desnecessária, não for falta de necessidade, mas sim de adequação. Conforme desenvolveremos com maior profundidade no próximo item, nos convence a hipótese de interesse de agir eventual, gerando a possibilidade de existir um recurso adesivo condicionado ao resultado do recurso 14 O conceito de recurso adesivo condicionado já havia sido manifestado, por razões diferentes, por Bernardo Pimentel Souza, Introdução aos recursos cíveis e à ação rescisória, 3ª ed., São Paulo, Saraiva, 2004, pp. 127/128, afirmando que a relação de subordinação entre o recurso principal e o adesivo deve ser analisada no caso concreto. Também trata do assunto José Carlos Barbosa Moreira, Comentários ao Código de Processo Civil, op. cit., pp. 327/329.

16 principal, de forma que somente seja apreciado se tal recurso for provido. Seria possível, assim, se falar em necessidade eventual do recurso adesivo com a alegação da prescrição, mas justamente em virtude da liberdade formal concedida pela omissão da literalidade do art. 193, CC, em nosso sentir o recurso adesivo não será o meio adequado para o réu fazer tal alegação, podendo se valer de outras formas mais simples e menos complexas que a interposição do recurso. Admitindo-se a alegação de prescrição a qualquer momento do processo, com exclusão de sua alegação originária em sede de Recurso Especial e Recurso Extraordinário em virtude da necessidade de pré-questionamento, será possível ao réu durante todo o momento do tramite recursal alegar tal matéria por meio de mera petição 15. Ora, se tem essa flexibilidade para alegar a prescrição no processo, não parece conveniente que o réu recorra adesivamente somente para argüir tal matéria, bastando que o faça por meio de simples petição, evidentemente condicionando o efetivo conhecimento da matéria ao provimento do recurso de apelação do autor. É também decorrência dessa ampla liberdade de formas de alegação, a possibilidade do réu nas próprias contra-razões alegar a prescrição. Registre-se finalmente que, qualquer que seja a forma optada pelo réu contra-razões, peça simples ou embargos de declaração em primeiro grau o contraditório deverá ser respeitado, devendo o autor ser intimado para manifestação sobre a alegação de prescrição. 6 Novamente o interesse recursal eventual do recurso adesivo Já adiantamos nossa simpatia com o entendimento de que em algumas hipóteses específicas, em que o provimento do recurso do autor gere um prejuízo real ao 15 Há resistência de aceitar a alegação originária de prescrição que não poderia ser acolhida de ofício nos embargos de declaração, porque tecnicamente o juiz não se omitiu com relação à matéria. Nesse sentido, STJ, REsp /BA, 2ª Turma, rel. Min. Castro Meira, DJ 17/11/03, p. 314.

17 réu, seja admitido o ingresso de recurso adesivo condicionado ao julgamento do recurso principal, devolvendo ao tribunal de forma condicionada matéria que somente pelo recurso principal interposto não seria devolvida. Essa excepcional situação nos fez pensar em outra situação, bastante diversa daquela descrita acima a respeito da alegação originária após a prolação da sentença da prescrição, atitude totalmente albergada pelo art. 193, CC. Trata-se da hipótese de decisão interlocutória irrecorrível que prejudique justamente a parte que vem a se sagrar vitoriosa na demanda, hipótese plenamente possível de se verificar na Justiça do Trabalho e no Juizado Especial Cível, nos quais se aplica o princípio da irrecorribilidade das decisões interlocutórias. Imaginemos o seguinte exemplo. O autor pede a produção de uma determinada prova que é indeferida pelo juiz, não sendo cabível o recurso de agravo contra tal decisão. O processo prossegue e ao final o juiz sentencia favoravelmente ao autor, mesmo sem ter produzido as provas requeridas por ele. É evidente que de forma principal não será possível se apontar qualquer interesse do réu em recorrer dessa sentença, considerando-se que a ausência de recurso do autor fará com que a decisão transite em julgada, tornando imutável e indiscutível a situação de vitória do autor. Tendo sucumbido, entretanto, o réu ingressa com recurso justamente alegando que a prova produzida no processo que fundamentou a decisão não é suficiente para demonstrar a veracidade dos fatos, e que por essa razão o pedido deve ser julgado improcedente. A partir desse momento, seria possível se apontar para um interesse recursal adesivo, ainda que eventual e condicionado ao resultado do recurso principal? Por mais paradoxal que possa parecer, acreditamos que a solução a essa questão poderá ser buscada justamente no sistema que permite o recurso da decisão interlocutória. No sistema adotado por nosso processo civil comum, de toda decisão interlocutória caberá o recurso de agravo, segundo dispõe o art. 522,

18 CPC, e uma vez não sendo a decisão recorrida por esse recurso específico se verificará a preclusão, não sendo mais possível à parte que se sentiu prejudicada com a decisão reviver seu objeto no processo (com exceção, é claro, das matérias de ordem pública, para as quais não se opera a preclusão). Para que alguma serventia tenha esse sistema à solução da questão sugerida, devemos imaginar uma situação específica de recorribilidade contra essa decisão. Tomemos exatamente o mesmo exemplo dado acima. O autor requer a produção de uma prova, pedido indeferido pelo juiz diante da fundamentação de que a prova requerida é desnecessária, sendo tal decisão recorrida por agravo retido. Prosseguindo o processo, depara-se o autor com um julgamento de total procedência de seu pedido. Obviamente que não terá interesse recursal na apelação somente para ver seu agravo retido julgado, porque a ausência de recurso de forma principal contra a decisão fará com que a decisão transite em julgado, consolidando definitivamente a vitória do autor. A questão a ser enfrentada é como deverá proceder no caso do autor ingressar com apelação, argüindo justamente error in judicando ligado à má valoração da prova, afirmando que com a prova produzida não é possível se afirmar que os fatos alegados pelo autor sejam verdadeiros. Como deverá o autor proceder nesse caso? O art. 523, 2º, CPC, exige da parte agravante que expressamente requeira o julgamento do agravo retido nas razões ou contra-razões de apelação, o que já seria suficiente para afirmar que ainda quando vencedora na demanda, diante do recurso da parte contrária, a parte agravante poderia requerer o julgamento do agravo retido. A mesma conclusão se chegará por meio de análise individualizada de sucumbência nas duas decisões, de forma isolada. Ainda que não tenha ocorrido sucumbência na sentença, a mesma existiu na decisão interlocutória, o

19 que manteria o interesse recursal do agravante mesmo quando vencedor na demanda. Esse raciocínio nos leva a algumas importantes considerações. A nítida separação da sucumbência na decisão interlocutória e sentença, admitindo o agravo retido por parte do vencedor da demanda, evidentemente só passa a ser considerada à partir do momento em que a parte contrária ingressa com o recurso de apelação, porque sem tal recurso a sucumbência suportada pela decisão interlocutória é irrelevante à parte que venceu a demanda. Prova maior disso é que, não interposto o recurso da parte contrária, qualquer tentativa do agravante de ver julgado seu agravo retido será liminarmente rejeitada, por evidente ausência de interesse recursal. Significa dizer que, apesar da sucumbência ser diversa tomando-se as decisões isoladamente, a relevância da sucumbência na decisão interlocutória está intimamente ligada à possibilidade de reforma da decisão pelo tribunal em julgamento da apelação interposta pela parte contrária. Encontramos aí o embrião da idéia que pretendemos desenvolver de recurso adesivo condicionado, evidentemente por analogia à idéia de agravo retido condicionado. Mas antes, é necessário fazer uma breve explicação a respeito do procedimento recursal de processo com apelação e pedido expresso de julgamento de agravo retido. São duas regras que ditam o procedimento recursal nesse caso. A doutrina fala com acerto que a apelação é o meio de transporte para o agravo retido chegar ao Tribunal, devendo por essa razão ser perfeito do ponto de vista formal. Significa dizer que, se por qualquer razão, a apelação não for admitida (recebida em primeiro grau ou conhecida no tribunal), o agravo retido restará prejudicado. Por outro lado, o agravo retido será prejudicial à apelação, considerando-se que uma vez provido aquele, esse recurso perderá seu objeto, porque invariavelmente

20 o efeito expansivo externo do agravo retido anulará a sentença, tornando a apelação prejudicada. A conclusão é que, no mérito, o agravo retido tem que ser julgado antes, mas isso só poderá ocorre se a apelação tiver sido conhecida, o que gera uma interessante situação na ordem das questões a serem analisadas pelo tribunal: (1º) juízo de admissibilidade da apelação; (2º) juízo de admissibilidade do agravo retido; (3º) juízo de mérito do agravo retido; (4º) juízo de mérito da apelação. A ordem de julgamento exposta acima, entretanto, poderá significar um grave e desnecessário prejuízo ao agravante vencedor da demanda, que naturalmente entre anular a decisão ou vê-la confirmada pelo tribunal, preferirá a segunda opção. Para ele o julgamento do agravo retido só terá algum sentido se o tribunal pretender reformar a sentença, dando provimento à apelação da parte contrária. Voltemos a nosso exemplo. Se o Tribunal não se convencer das alegações lançadas pelo recorrente, é evidente que o agravante não mais desejará ver julgado seu agravo retido, o que geraria, se provido, a anulação da sentença que lhe favorece e que seria confirmada em segundo grau de jurisdição. Como se percebe com facilidade, o interesse recursal no agravo retido só passa a efetivamente existir a partir do momento em que o agravante passa a sucumbir também com relação a decisão final do processo (acórdão que irá substituir a sentença recorrida). Sem isso, é difícil crer que o agravante tenha efetivo interesse em ver julgado seu agravo retido. Nesse sentido já se manifestou Nelson Nery Jr. e Rosa Maria Andrade Nery: Se vencedor na ação, pode reitera-lo nas contrarazões do apelo, ficando o conhecimento e julgamento do agravo no tribunal condicionados ao provimento da apelação do adversário Cfr. Código de Processo Civil comentado, op. cit., p. 902, inclusive citando julgado de José Carlos Barbosa Moreira: Pode o agravante, validamente, condicionar a apreciação do agravo retido ao provimento da apelação do adversário. Só as condições extraprocessuais são incompatíveis com os atos da parte. (TJRJ, 5ª Câm. Cív., Ap , j , RP 32/225).

21 Das conclusões obtidas acima é possível se concluir que apesar da sucumbência gerada pela decisão interlocutória, o interesse recursal não nasce exclusivamente disso, mas sim da real possibilidade de melhora na situação prática final da parte no processo (sucumbência material), sendo determinante para tal fixação o resultado do recurso da parte contrária. O que se nota é que, somente se também for sucumbente com relação à decisão final haverá efetivo interesse recursal no julgamento do agravo retido, e isso só se saberá concretamente após o julgamento da apelação interposta pela parte contrária. O agravo retido, assim, só seria julgado no caso exclusivo de provimento a apelação da parte contrária, hipótese em que o provimento do agravo retido anularia tal julgamento, evitando assim que a parte agravante sofresse a sucumbência gerada pelo acórdão do recurso. Voltemos ao problema proposto no início do presente item, no qual o ingresso de agravo retido não será admitido. Nesse caso, nos parece que a única forma do recorrido pedir ao tribunal que julgue seu recurso de agravo na hipótese do recurso da parte contrária contra a sentença ser provido será por meio do recurso adesivo. A proposta poderá encontrar críticas diante da evidente ausência de sucumbência do recorrido no tocante à sentença, mas não é possível se esquecer que o mesmo sucumbiu numa decisão interlocutória e não pode dela recorrer. É evidente que não terá um interesse jurídico isolado em recorrer somente para que a decisão interlocutória seja reformada ou anulada, por absoluta ausência de interesse recursal, da exata mesma forma que aquele que agravou de forma retida também não pode pretender o julgamento de seu recurso se a parte contrária não ingressar com o recurso de apelação. Voltamos a idéia de interesse de agir eventual, condicionando-se o julgamento do recurso adesivo ao provimento do recurso principal, sendo que diante de qualquer resultado negativo ao recorrente (não conhecimento ou negativa de provimento) o recurso adesivo perderia seu objeto, faltando interesse recursal para sua análise. Isso já ocorre na hipótese de

22 não conhecimento do recurso principal, conforme já visto, sendo novidade tão somente a idéia do julgamento do mérito do recurso principal determinar se o recurso adesivo deverá ou não ser analisado. A idéia do recurso adesivo condicionado já havia sido enfrentada por José Carlos Barbosa Moreira, que embora não trate especificamente do interesse recursal eventual defendido no presente artigo, em muito contribui com o tema, apontando inclusive que países como a Alemanha e a Itália admitem, ainda que com alguma controvérsia, o recurso adesivo condicionado, somente julgado na hipótese do recurso principal ser provido. Assim conclui seu pensamento: Em chegando a tal conclusão, o tribunal, em vez de dar provimento, incontinenti, ao recurso principal, voltaria os olhos para o adesivo, e só tornaria àquele se desprovido esse. Semelhante modo de proceder asseguraria ao recorrido, no exemplo em foco, a possibilidade de manter a vitória conquistada, na instância inferior, quanto à matéria principal, a despeito de haver também ele impugnado a decisão, adesivamente, para insistir na preliminar de nulidade. 17 Em situações atípicas como a acima aventada, os esquemas tradicionais de interesse recursal e mesmo de ordem e autonomia de julgamento do recurso principal e adesivo não satisfazem a proteção mínima que se espera à parte dentro do processo. A idéia de interesse recursal eventual e recurso condicionado vem de encontro a expectativa da proteção efetiva daquela parte que, apesar de vitoriosa num primeiro momento, teve uma sucumbência incidental durante o processo, que uma vez revertida poderia impedir sua sucumbência final no julgamento do recurso da parte contrária. Ao mesmo tempo, evitaria que o recurso da própria parte a prejudicasse ao anular uma decisão que lhe é favorável no caso de sua manutenção pelo Tribunal, o que significará que não haverá sucumbência em nenhum dos graus de jurisdição. 17 Cfr. Comentários ao Código de Processo Civil, op. cit., 179. Flávio Cheim Jorge, Teoria geral dos recursos cíveis, op. cit., p. 332, aponta apenas a possibilidade de inversão na ordem do julgamento, sem mencionar, entretanto, a possibilidade de recurso condicionado.

23 Cabe somente uma derradeira observação. A hipótese aventada, conforme já afirmado, só terá interesse nos processos em que for irrecorrível a decisão interlocutória, como ocorre na Justiça do Trabalho e no Juizado Especial Cível. Quanto ao procedimento sumaríssimo previsto pela Lei 9.099/95, cumpre observar a existência de um Enunciado do Fórum Permanente de Juízes Coordenadores dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Brasil (Enunciado 88 - Não cabe recurso adesivo em sede de Juizado Especial, por falta de expressa previsão legal - Aprovado no XV Encontro - Florianópolis/SC). Em tese, portanto, o entendimento a respeito do recurso adesivo condicionado com interesse recursal eventual só teria cabimento na Justiça do Trabalho. Não é, entretanto, possível se concordar com o Enunciado acima transcrito. Cândido Rangel Dinamarco já teve a oportunidade de defender, de forma irretocável, o cabimento do recurso adesivo nos Juizados Especiais Cíveis: Ora, os objetivos do recurso adesivo coadunam-se muito harmoniosamente com os da criação do processo especialíssimo dos juizados, onde o zelo pela terminação rápida do serviço jurisdicional se situa entre as preocupações centrais. Faz parte do espírito conciliatório que aqui se alvitra essa atitude do litigante que, atendido em parte quanto à pretensão sustentada em juízo, prefere não recorrer e só recorrerá se o fizer o adversário. Por isso, também no processo dos juizados especiais é admissível o recurso adesivo, embora não se tenha aqui o recurso de apelação mas o inominado, uma vez que os objetivos práticos deste coincidem com os daquela. 18 Parece-nos que o cabimento do recurso adesivo dentro do microsistema criado pela Lei 9.099/95 é indiscutível, mas mesmo para os adeptos do Enunciado 88, que proíbe a existência dessa forma recursal, no caso específico do presente artigo há de ser aberta uma exceção. É evidente que o entendimento consolidado em tal enunciado leva em consideração a situação clássica de recurso adesivo, de 18 Cfr. Manual dos Juizados Especiais, 2ª ed., São Paulo, Malheiros, pp. 182/183. No mesmo sentido, Alexandre Freitas Câmara, Juizados Especiais Cíveis Estaduais e Federais uma abordagem crítica, Rio de Janeiro, Lumen Juris, 2004, pp. 149/150 e Mantovanni Colares Cavalcante, Recursos nos Juizados Especiais, São Paulo, Dialética, 1997, pp. 56/57. No sentido do Enunciado 88, Ricardo da Cunha Chimenti, Teoria e prática dos Juizados Especiais Cíveis, 2ª ed., São Paulo, Saraiva, 1999, pp. 175/176.

24 sucumbência recíproca, na qual a parte poderia ter recorrido de forma principal, mas não o fez. No caso analisado, entretanto, não será possível, nem necessário, a parte vencedora ingressar com o recurso inominado de forma principal, só surgindo o interesse recursal na hipótese de ingresso de recurso da parte autora. Nesse caso, é inegável que, mesmo aplicando-se o criticável enunciado, deverá ser concedido o caminho do recurso adesivo (único possível) à parte que sucumbiu em decisão interlocutória, mas se sagrou vitoriosa na demanda.

Os Honorários Advocatícios e o Novo CPC: Sucumbência Recursal

Os Honorários Advocatícios e o Novo CPC: Sucumbência Recursal FLÁVIO CHEIM JORGE Mestre e Doutor em Direitos Difusos e Coletivos pela PUC/SP Sócio de Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados Os Honorários Advocatícios e o Novo CPC: Sucumbência Recursal

Leia mais

EMBARGOS DECLARATÓRIOS - EDCL.

EMBARGOS DECLARATÓRIOS - EDCL. 1. Conceito EMBARGOS DECLARATÓRIOS - EDCL. Os embargos de declaração ou embargos declaratórios, doravante denominados EDcl., visam aperfeiçoar as decisões judiciais, propiciando uma tutela jurisdicional

Leia mais

Com a citada modificação, o artigo 544, do CPC, passa a vigorar com a seguinte redação:

Com a citada modificação, o artigo 544, do CPC, passa a vigorar com a seguinte redação: O NOVO AGRAVO CONTRA DESPACHO DENEGATÓRIO DE RECURSO EXTRAORDINÁRIO E ESPECIAL 2011-06-15 Alexandre Poletti A Lei nº 12.322/2010, que alterou os artigos 544 e 545 do CPC, acabou com o tão conhecido e utilizado

Leia mais

Na prática, não há distinção entre objeção substancial e processual.

Na prática, não há distinção entre objeção substancial e processual. Turma e Ano: Direito Público I (2013) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 22 Professor: Edward Carlyle Monitora: Carolina Meireles (continuação) Exceções No Direito Romano, exceção era no sentido amplo

Leia mais

PRESSUPOSTOS SUBJETIVOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL: - Possui legitimidade para recorrer quem for parte na relação jurídica processual.

PRESSUPOSTOS SUBJETIVOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL: - Possui legitimidade para recorrer quem for parte na relação jurídica processual. PRESSUPOSTOS SUBJETIVOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL: - Legitimidade - art. 499 CPC: - Possui legitimidade para recorrer quem for parte na relação jurídica processual. Preposto é parte? Pode recorrer? NÃO.

Leia mais

XV Exame de Ordem 2ª Fase OAB Civil - ProfessorAoVivo Qual a peça Juquinha? Prof. Darlan Barroso

XV Exame de Ordem 2ª Fase OAB Civil - ProfessorAoVivo Qual a peça Juquinha? Prof. Darlan Barroso XV Exame de Ordem 2ª Fase OAB Civil - ProfessorAoVivo Qual a peça Juquinha? Prof. Darlan Barroso 2ª Fase OAB - Civil Juquinha Junior, representado por sua genitora Ana, propôs ação de investigação de paternidade

Leia mais

PAINEL 2 Ações de Nulidade e Infrações e seu Cabimento: Estratégias no Cenário Brasileiro. Guilherme Bollorini Pereira 19 de agosto de 2013

PAINEL 2 Ações de Nulidade e Infrações e seu Cabimento: Estratégias no Cenário Brasileiro. Guilherme Bollorini Pereira 19 de agosto de 2013 PAINEL 2 Ações de Nulidade e Infrações e seu Cabimento: Estratégias no Cenário Brasileiro Guilherme Bollorini Pereira 19 de agosto de 2013 Esse pequeno ensaio tem por objetivo elaborar um estudo a respeito

Leia mais

Feito: Recurso Adesivo objetivando a exclusão da empresa Contécnica Consultoria Técnica Ltda.

Feito: Recurso Adesivo objetivando a exclusão da empresa Contécnica Consultoria Técnica Ltda. JULGAMENTO DE RECURSO ADESIVO TERMO: Decisório Feito: Recurso Adesivo objetivando a exclusão da empresa Contécnica Consultoria Técnica Ltda. Objeto da Licitação: Contratação de empresa especializada na

Leia mais

ARTIGO: Efeitos (subjetivos e objetivos) do controle de

ARTIGO: Efeitos (subjetivos e objetivos) do controle de ARTIGO: Efeitos (subjetivos e objetivos) do controle de constitucionalidade Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: há diversas modalidades de controle de constitucionalidade previstas no direito brasileiro.

Leia mais

AGRAVO DE INSTRUMENTO: Conceito: é o recurso adequado para a impugnação das decisões que denegarem seguimento a outro recurso.

AGRAVO DE INSTRUMENTO: Conceito: é o recurso adequado para a impugnação das decisões que denegarem seguimento a outro recurso. AGRAVO DE INSTRUMENTO: Conceito: é o recurso adequado para a impugnação das decisões que denegarem seguimento a outro recurso. Por que se diz instrumento: a razão pela qual o recurso se chama agravo de

Leia mais

Ambos os recursos de estrito direito têm a sua causa de pedir prevista na Constituição Federal

Ambos os recursos de estrito direito têm a sua causa de pedir prevista na Constituição Federal Interposição: perante o órgão prolator da decisão Recurso Especial Nomenclatura: REsp Competência: Superior Tribunal de Justiça STJ Prazo para interposição 15 dias; Recurso Extraordinário Nomenclatura:

Leia mais

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná 2ª TURMA RECURSAL JUÍZO C

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná 2ª TURMA RECURSAL JUÍZO C JUIZADO ESPECIAL (PROCESSO ELETRÔNICO) Nº201070500166981/PR RELATORA : Juíza Ana Carine Busato Daros RECORRENTE : WALDEMAR FIDELIS DE OLIVEIRA RECORRIDA : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL DECLARAÇÃO

Leia mais

ESTADO DA PARAÍBA TRIBUNAL DE JUSTIÇA Gabinete do Des. José Di Lorenzo Serpa

ESTADO DA PARAÍBA TRIBUNAL DE JUSTIÇA Gabinete do Des. José Di Lorenzo Serpa ESTADO DA PARAÍBA TRIBUNAL DE JUSTIÇA Gabinete do Des. José Di Lorenzo Serpa Agravo de Instrumento n 2 073.2012.001287-4 /001 Relator: Des. José Di Lorenzo Serpa Agravante: Marina Jacaré Clube Advogado:

Leia mais

(continuação) Moderna (Didier): questões de admissibilidade ao julgamento do mérito e questões de mérito.

(continuação) Moderna (Didier): questões de admissibilidade ao julgamento do mérito e questões de mérito. Turma e Ano: Direito Público I (2013) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 23 Professor: Edward Carlyle Monitora: Carolina Meireles (continuação) Objeto da Cognição (conhecimento do juiz) Teoria tradicional:

Leia mais

(ambas sem procuração).

(ambas sem procuração). ESTADO DA PARAÍBA TRIBUNAL DE JUSTIÇA Gabinete do Des. José Di Lorenzo Serpa AGRAVO DE INSTRUMENTO N. 001.2009.006097-9 / 001 Relator: Des. José Di Lorenzo Serpa. Agravante: Itatj Seguros S/A. Advogado:

Leia mais

CURSO DE DIREITO. B. Quanto ao momento: principal ou adesivo. C. Quanto à fundamentação: livre ou vinculada

CURSO DE DIREITO. B. Quanto ao momento: principal ou adesivo. C. Quanto à fundamentação: livre ou vinculada CURSO DE DIREITO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MÓDULO: TÓPICOS GERAIS DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL II PROFª DRª MONICA LUCIA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE DUARTE MARIZ-NÓBREGA EMENTA: Teoria Geral dos Recursos e

Leia mais

A propositura da ação vincula apenas o autor e o juiz, pois somente com a citação é que o réu passa a integrar a relação jurídica processual.

A propositura da ação vincula apenas o autor e o juiz, pois somente com a citação é que o réu passa a integrar a relação jurídica processual. PROCESSO FORMAÇÃO, SUSPENSÃO E EXTINÇÃO DO FORMAÇÃO DO PROCESSO- ocorre com a propositura da ação. Se houver uma só vara, considera-se proposta a ação quando o juiz despacha a petição inicial; se houver

Leia mais

Nº 70020131579 COMARCA DE PORTO ALEGRE BANCO DO BRASIL S/A MARINA HELENA ALENCASTRO

Nº 70020131579 COMARCA DE PORTO ALEGRE BANCO DO BRASIL S/A MARINA HELENA ALENCASTRO AÇÃO DE INDENIZAÇÃO. LITISCONSÓRCIO PASSIVO. SENTENÇA DE PARCIAL PROCEDENCIA, CONDENANDO APENAS UMA DAS PARTES DEMANDADAS. NÃO INCIDÊNCIA DO ART. 191, DO CDC. SÚMULA 641, DO STF. PRAZO SIMPLES PARA RECORRER.

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATORA RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : MINISTRA NANCY ANDRIGHI : S B : JASON SOARES DE ALBERGARIA FILHO E OUTRO : T C DA C : EBER CARVALHO DE MELO E OUTRO EMENTA Direito civil e processual civil.

Leia mais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais Número do 1.0024.14.148142-4/001 Númeração 0807534- Relator: Relator do Acordão: Data do Julgamento: Data da Publicação: Des.(a) Mariângela Meyer Des.(a) Mariângela Meyer 24/02/2015 06/03/2015 EMENTA:

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº, DE DE 2010.

RESOLUÇÃO Nº, DE DE 2010. RESOLUÇÃO Nº, DE DE 2010. Dispõe sobre a divulgação de dados processuais eletrônicos na rede mundial de computadores, expedição de certidões judiciais e dá outras providências. O PRESIDENTE DO CONSELHO

Leia mais

Poder Judiciário da União Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Poder Judiciário da União Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios Poder Judiciário da União Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios Órgão 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal Processo N. Apelação Cível do Juizado Especial 20120111781267ACJ

Leia mais

O Ministério Público ofertou contra-razões, pugnando pela não admissão do recurso e, no mérito, pelo seu desprovimento (ff. 337/339).

O Ministério Público ofertou contra-razões, pugnando pela não admissão do recurso e, no mérito, pelo seu desprovimento (ff. 337/339). PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA PARAÍBA PRESIDÊNCIA RECURSO ESPECIAL N 2 200.2004.037950-1/001 RECORRENTE: José Alex Gonçalves Costa ADVOGADO: Joacil Freire da Silva RECORRIDO: A Justiça Pública

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.079.644 - SP (2008/0172654-7) RELATORA : MINISTRA ELIANA CALMON RECORRENTE : VELLOZA GIROTTO E LINDENBJOM ADVOGADOS ASSOCIADOS S/C ADVOGADO : LUIZ EDUARDO DE CASTILHO GIROTTO E OUTRO(S)

Leia mais

Da TUTELA ANTECIPADA. Des. ANA MARIA DUARTE AMARANTE BRITO

Da TUTELA ANTECIPADA. Des. ANA MARIA DUARTE AMARANTE BRITO Da TUTELA ANTECIPADA Des. ANA MARIA DUARTE AMARANTE BRITO ANTECIPAÇÃO DE TUTELA - REQUISITOS Art. 273. O juiz poderá, a requerimento da parte, antecipar, total ou parcialmente, os efeitos da tutela pretendida

Leia mais

Conteúdo: Intervenção de Terceiros: Conceitos, Classificação e Espécies.

Conteúdo: Intervenção de Terceiros: Conceitos, Classificação e Espécies. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 12 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Intervenção de Terceiros: Conceitos, Classificação e Espécies. Litisconsórcio (cont.) Litisconsortes

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Decisão sobre Repercussão Geral Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 10 29/11/2012 PLENÁRIO REPERCUSSÃO GERAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO COM AGRAVO 692.186 PARAÍBA RELATOR RECTE.(S) RECTE.(S) RECTE.(S)

Leia mais

NULIDADE POR FALTA DE INTIMAÇÃO DA AVALIAÇÃO.

NULIDADE POR FALTA DE INTIMAÇÃO DA AVALIAÇÃO. NULIDADE POR FALTA DE INTIMAÇÃO DA AVALIAÇÃO. A inexistência de intimação para o devedor se manifestar em relação à avaliação realizada implica em nulidade do processo. Esse fato macula de nulidade a arrematação

Leia mais

ESCOLA DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DO MINIJO CURSO DE DIREITO CADEIRA OPCIONAL RECURSOS E PROCESSOS ESPECIAIS ANO LECTIVO 2005-2006 5º ANO 2º SEMESTRE

ESCOLA DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DO MINIJO CURSO DE DIREITO CADEIRA OPCIONAL RECURSOS E PROCESSOS ESPECIAIS ANO LECTIVO 2005-2006 5º ANO 2º SEMESTRE ESCOLA DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DO MINIJO CURSO DE DIREITO CADEIRA OPCIONAL RECURSOS E PROCESSOS ESPECIAIS ANO LECTIVO 2005-2006 5º ANO 2º SEMESTRE 6 de Junho de 2006 Nome: N.º Leia atentamente as questões

Leia mais

2ª TURMA RECURSAL JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PARANÁ

2ª TURMA RECURSAL JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PARANÁ 2ª TURMA RECURSAL JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PARANÁ Processo nº 2007.70.50.015769-5 Relatora: Juíza Federal Andréia Castro Dias Recorrente: CLAUDIO LUIZ DA CUNHA Recorrida: UNIÃO FEDERAL

Leia mais

Marcas de Alto Renome: Novas Regras nos Tribunais

Marcas de Alto Renome: Novas Regras nos Tribunais Painel 13 Marcas de Alto Renome: Novas Regras nos Tribunais Márcia Maria Nunes de Barros Juíza Federal Notoriedade Código de Propriedade Industrial de 1971 (art.67): marca notória, com registro próprio,

Leia mais

AGRAVO DE INSTRUMENTO N º 904.124-0/9 São Paulo Agravante: Patrícia de Carvalho Izoldi Agravado: Paulo Penido Pinto Marques

AGRAVO DE INSTRUMENTO N º 904.124-0/9 São Paulo Agravante: Patrícia de Carvalho Izoldi Agravado: Paulo Penido Pinto Marques AGRAVO DE INSTRUMENTO N º 904.124-0/9 São Paulo Agravante: Patrícia de Carvalho Izoldi Agravado: Paulo Penido Pinto Marques AÇÃO DE DESPEJO POR FALTA DE PAGAMENTO CUMULADA COM COBRANÇA DE ALUGUERES E ENCARGOS.

Leia mais

CONTROLE CONCENTRADO

CONTROLE CONCENTRADO Turma e Ano: Direito Público I (2013) Matéria / Aula: Direito Constitucional / Aula 11 Professor: Marcelo L. Tavares Monitora: Carolina Meireles CONTROLE CONCENTRADO Ação Direta de Inconstitucionalidade

Leia mais

2ª TURMA RECURSAL JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PARANÁ

2ª TURMA RECURSAL JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PARANÁ 2ª TURMA RECURSAL JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS SEÇÃO JUDICIÁRIA DO PARANÁ Processo nº 2010.70.50.017803-0 Relatora: Juíza Federal Andréia Castro Dias Recorrentes: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL INSS

Leia mais

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná 2ª TURMA RECURSAL JUÍZO C

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná 2ª TURMA RECURSAL JUÍZO C JUIZADO ESPECIAL (PROCESSO ELETRÔNICO) Nº201070510020004/PR RELATORA : Juíza Andréia Castro Dias RECORRENTE : LAURO GOMES GARCIA RECORRIDO : UNIÃO FAZENDA NACIONAL V O T O Dispensado o relatório, nos termos

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.228.778 - MT (2010/0217471-4) RELATOR RECORRENTE RECORRIDO RECORRIDO : MINISTRO SIDNEI BENETI : WANDER CARLOS DE SOUZA : SÉRGIO DONIZETE NUNES : GILBERTO LUIZ DE REZENDE : DANIELA

Leia mais

PLANO DE CURSO 2010/2

PLANO DE CURSO 2010/2 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL II PROFESSOR: BRUNO ALBINO RAVARA TURMA: 2º ANO INTEGRAL PLANO DE CURSO

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A competência nos pedidos de adoção, guarda e tutela Rogério Medeiros Garcia de Lima* 1. INTRODUÇÃO A vigência do novel Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei federal 8.069, de

Leia mais

Sentença e Coisa Julgada

Sentença e Coisa Julgada Sentença e Coisa Julgada 2011 Provas em Espécie O presente roteiro destina-se a apontar sucintamente o conteúdo da Sentença e da Coisa Julgada no Processo Civil Brasileiro. Utilizado como material de apoio

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO EMENTA

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO EMENTA nteiro Teor (4842046) de 8 03/03/2016 09:31 PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO APELAÇÃO CÍVEL Nº 0009189-59.2013.4.03.6100/SP 2013.61.00.009189-0/SP RELATOR APELANTE ADVOGADO APELADO(A)

Leia mais

1. PETIÇÃO INICIAL RECLAMAÇÃO TRABALHISTA.

1. PETIÇÃO INICIAL RECLAMAÇÃO TRABALHISTA. 1. PETIÇÃO INICIAL RECLAMAÇÃO TRABALHISTA. Fundamento legal: Art. 840 CLT Subsidiariamente: 282 do CPC. Partes: Reclamante (autor), Reclamada (ré). Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz do Trabalho da ª Vara

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO SEGUNDO TRIBUNAL DE ALÇADA CIVIL DÉCIMA CÂMARA

PODER JUDICIÁRIO SEGUNDO TRIBUNAL DE ALÇADA CIVIL DÉCIMA CÂMARA APELAÇÃO COM REVISÃO N º 641.562-0/7 CAMPINAS Apelante: Lafontes Seguros Administração e Corretora de Seguros S. C. Ltda. Apelada : Margarida da Cunha Santos AÇÃO DE COBRANÇA. EMBARGOS À EXECUÇÃO. CERCEAMENTO

Leia mais

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL

PADRÃO DE RESPOSTA PEÇA PROFISSIONAL PEÇA PROFISSIONAL Deve-se redigir recurso de apelação endereçado ao juiz de direito da 3.ª Vara Cível de Patos de Minas MG, formular pedido para recebimento da apelação no duplo efeito e remessa dos autos

Leia mais

TURMA REGIONAL DE UNIFORMIZAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA - TRUJ

TURMA REGIONAL DE UNIFORMIZAÇÃO DE JURISPRUDÊNCIA - TRUJ Página 1 de 8 PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL - 5a. REGIÃO Cais do Apolo, s/n - Edifício Ministro Djaci Falcão, 15o. Andar - Bairro do Recife - Recife - PE TURMA REGIONAL DE UNIFORMIZAÇÃO DE

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.374.048 - RS (2013/0073161-8) RELATOR RECORRENTE ADVOGADO RECORRIDO ADVOGADO : MINISTRO HUMBERTO MARTINS : FAZENDA NACIONAL : PROCURADORIA-GERAL DA FAZENDA NACIONAL : EMERSON DA SILVA

Leia mais

ESTADO DA PARAÍBA TRIBUNAL DE JUSTIÇA Gabinete do Des. José Di Lorenzo Serpa

ESTADO DA PARAÍBA TRIBUNAL DE JUSTIÇA Gabinete do Des. José Di Lorenzo Serpa ESTADO DA PARAÍBA TRIBUNAL DE JUSTIÇA Gabinete do Des. José Di Lorenzo Serpa APELAÇÃO E RECURSO ADESIVO N. 2001997051712-0/001 Relator Des. José Di Lorenzo Serpa 1 Apelante Banco do Nordeste do Brasil

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE RONDÔNIA Porto Velho - Fórum Cível Av Lauro Sodré, 1728, São João Bosco, 76.803-686 e-mail:

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE RONDÔNIA Porto Velho - Fórum Cível Av Lauro Sodré, 1728, São João Bosco, 76.803-686 e-mail: Vara: 1ª Vara Cível Processo: 0023257-48.2012.8.22.0001 Classe: Procedimento Ordinário (Cível) Requerente: Renata Terezinha Souza de Moraes Paschoal Rodrigues Requerido: Banco Bradescard S.A; Makro Atacadista

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO fls. 200 Registro: 2014.0000390320 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2044896-12.2014.8.26.0000, da Comarca de Franca, em que é agravante MINISTÉRIO PÚBLICO

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal CONFLITO DE COMPETÊNCIA 7.572 DISTRITO FEDERAL RELATORA SUSTE.(S) ADV.(A/S) : MIN. ROSA WEBER :VASP - VIAÇÃO AÉREA SÃO PAULO S/A :MARCUS VINÍCIUS DE ALMEIDA RAMOS :SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (RECLAMAÇÃO

Leia mais

CASO CONATRI (Revista Forense, vol. 339, p. 312) 1. Observação preliminar

CASO CONATRI (Revista Forense, vol. 339, p. 312) 1. Observação preliminar CASO CONATRI (Revista Forense, vol. 339, p. 312) Caso Conatri 4) Ruim Barbosa Cia Ltda 1. André Garcia 2. Bernardo Leite 3. Davi Fraga 4. Filipe Cunha 5. Fabio Gondim 1. Observação preliminar Este caso

Leia mais

PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS

PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS PRINCIPAIS CLASSIFICAÇÕES DOS ALIMENTOS 1. Quanto à fonte: a) Alimentos legais: fixados pela lei, fundamentados no direito de família, decorrentes do casamento, ou união estável ou da relação de parentesco

Leia mais

Sentença é o ato do juiz que implica alguma das situações previstas nos arts 267 e 269 desta Lei.

Sentença é o ato do juiz que implica alguma das situações previstas nos arts 267 e 269 desta Lei. SENTENÇA CÍVEL 1. CONCEITO. Art. 162 parágrafo 1º do CPC Sentença é o ato do juiz que implica alguma das situações previstas nos arts 267 e 269 desta Lei. Redação anterior...é o ato pelo qual o juiz põe

Leia mais

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná 2ª TURMA RECURSAL JUÍZO C

Poder Judiciário JUSTIÇA FEDERAL Seção Judiciária do Paraná 2ª TURMA RECURSAL JUÍZO C JUIZADO ESPECIAL (PROCESSO ELETRÔNICO) Nº201070630010993/PR RELATORA : Juíza Andréia Castro Dias RECORRENTE : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL RECORRIDA : MARIA APARECIDA FERNANDES DE OLIVEIRA V O T

Leia mais

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Rafael Carvalho Rezende Oliveira 2ª para 3ª edição

CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO Rafael Carvalho Rezende Oliveira 2ª para 3ª edição A 3ª edição do livro CURSO DE DIREITO ADMINISTRATIVO foi atualizada com o texto do PL de novo CPC enviado pelo Congresso Nacional à sanção presidencial em 24.02.2015. Em razão da renumeração dos artigos

Leia mais

TABELA DE RESPOSTA DAS QUESTÕES OBJETIVAS (questões 1 a 5) Respostas. a b c d e

TABELA DE RESPOSTA DAS QUESTÕES OBJETIVAS (questões 1 a 5) Respostas. a b c d e CURSO: Direito DISCIPLINA: Execução Trabalhista e Procedimentos Especiais DATA: 29/05/2013 PROF.: Marcelo Gerard AVALIAÇÃO - NP2 Constam desta avaliação 6 (seis) questões, no valor de um ponto cada. As

Leia mais

PROCURADORIA-GERAL DO TRABALHO CÂMARA DE COORDENAÇÃO E REVISÃO

PROCURADORIA-GERAL DO TRABALHO CÂMARA DE COORDENAÇÃO E REVISÃO Origem: PRT da 4ª Região Órgão Oficiante: Dr. Roberto Portela Mildner Interessado 1: Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região. Interessado 2: Banco Bradesco S/A. Assuntos: Meio ambiente do trabalho

Leia mais

CONCLUSÃO Em 04/05/2015, faço conclusão destes autos a MM. Juíza de Direito, Dra. Fernanda Gomes Camacho. Eu,, Escrevente, subscrevi.

CONCLUSÃO Em 04/05/2015, faço conclusão destes autos a MM. Juíza de Direito, Dra. Fernanda Gomes Camacho. Eu,, Escrevente, subscrevi. fls. 1075 CONCLUSÃO Em 04/05/2015, faço conclusão destes autos a MM. Juíza de Direito, Dra. Fernanda Gomes Camacho. Eu,, Escrevente, subscrevi. SENTENÇA Processo nº: 1040391-49.2015.8.26.0100 Classe -

Leia mais

As decisões intermédias na jurisprudência constitucional portuguesa

As decisões intermédias na jurisprudência constitucional portuguesa As decisões intermédias na jurisprudência constitucional portuguesa MARIA LÚCIA AMARAL * Introdução 1. Agradeço muito o convite que me foi feito para participar neste colóquio luso-italiano de direito

Leia mais

CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DAS PROMOTORIAS DE JUSTIÇA CÍVEIS FALIMENTARES, DE LIQUIDAÇÕES EXTRAJUDICIAIS, DAS FUNDAÇÕES E DO TERCEIRO SETOR

CENTRO DE APOIO OPERACIONAL DAS PROMOTORIAS DE JUSTIÇA CÍVEIS FALIMENTARES, DE LIQUIDAÇÕES EXTRAJUDICIAIS, DAS FUNDAÇÕES E DO TERCEIRO SETOR CONSULTA N.º 09/2013 OBJETO: Juízo Competente Para Deferir Pedido de Recuperação Judicial INTERESSADA: 1ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DO FORO REGIONAL DE ARAUCÁRIA/PR CONSULTA N. 09/2013: 1. Cuida-se de consulta

Leia mais

PLANO DE ENSINO PRÁTICA TRABALHISTA Prof. Fabrício Gonçalves Zipperer

PLANO DE ENSINO PRÁTICA TRABALHISTA Prof. Fabrício Gonçalves Zipperer PLANO DE ENSINO PRÁTICA TRABALHISTA Prof. Fabrício Gonçalves Zipperer Estágio Supervisionado II 80 horas/aula 1. Organização da Justiça do Trabalho: 1.1. Composição e funcionamento do TST; 1.2. Composição

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal )1( oãdróca atneme86242 DE-SM Diário da Justiça de 09/06/2006 03/05/2006 TRIBUNAL PLENO RELATOR : MIN. GILMAR MENDES EMBARGANTE(S) : UNIÃO ADVOGADO(A/S) : ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO EMBARGADO(A/S) : FERNANDA

Leia mais

SEQÜESTRO INTERNACIONAL DE CRIANÇAS E SUA APLICAÇÃO NO BRASIL. Autoridade Central Administrativa Federal/SDH

SEQÜESTRO INTERNACIONAL DE CRIANÇAS E SUA APLICAÇÃO NO BRASIL. Autoridade Central Administrativa Federal/SDH A CONVENÇÃO SOBRE OS ASPECTOS CIVIS DO SEQÜESTRO INTERNACIONAL DE CRIANÇAS E SUA APLICAÇÃO NO BRASIL Autoridade Central Administrativa Federal/SDH Considerações Gerais A Convenção foi concluída em Haia,

Leia mais

Poder Judiciário. Tribunal de Justiça da Paraíba Gabinete do Des. Manoel Soares Monteiro

Poder Judiciário. Tribunal de Justiça da Paraíba Gabinete do Des. Manoel Soares Monteiro Poder Judiciário Tribunal de Justiça da Paraíba Gabinete do Des. Manoel Soares Monteiro DECISÃO AGRAVO DE INSTRUMENTO N 200.2009.043121-0/ 001 RELATOR: AGRAVANTE: ADVOGADOS: AGRAVADO: ADVOGADO: Des. Manoel

Leia mais

Ação Monitória. Ana Carolina Fucks Anderson Palheiro 1

Ação Monitória. Ana Carolina Fucks Anderson Palheiro 1 16 Série Aperfeiçoamento de Magistrados 10 Curso: Processo Civil - Procedimentos Especiais Ação Monitória Ana Carolina Fucks Anderson Palheiro 1 A ação monitória foi introduzida no CPC no final do título

Leia mais

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR ACÓRDÃO

WWW.CONTEUDOJURIDICO.COM.BR ACÓRDÃO Registro: 2013.0000227069 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Agravo de Instrumento nº 0051818-40.2013.8.26.0000, da Comarca de Barueri, em que é agravante ITAU UNIBANCO S/A, são agravados

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RELATÓRIO O EXMO. SR. MINISTRO RICARDO VILLAS BÔAS CUEVA (Relator): Trata-se de recurso especial interposto contra acórdão proferido pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo assim ementado: "Exceção

Leia mais

:João Batista Barbosa - Juiz Convocado. Apelante :Unibanco AIG Seguros S/A (Adv. Vanessa Cristina de Morais Ribeiro e outros).

:João Batista Barbosa - Juiz Convocado. Apelante :Unibanco AIG Seguros S/A (Adv. Vanessa Cristina de Morais Ribeiro e outros). APELAÇÃO CÍVEL N 200.2008.032.045-61 001. Relator :João Batista Barbosa - Juiz Convocado. Apelante :Unibanco AIG Seguros S/A (Adv. Vanessa Cristina de Morais Ribeiro e outros). Apelado :Evaldo de Lima

Leia mais

GRUPO III ESPELHO DE CORREÇÃO CRITÉRIO GERAL:

GRUPO III ESPELHO DE CORREÇÃO CRITÉRIO GERAL: GRUPO III ESPELHO DE CORREÇÃO CRITÉRIO GERAL: Nos termos do art. 20 do Regulamento do Concurso para Ingresso na Carreira do Ministério Público, na correção da prova escrita levar-se-á em conta o saber

Leia mais

AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 0055626-48.2013.8.19.0000 AGRAVANTE: JAQUELINE MACIEL LOURENÇO DA SILVA

AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 0055626-48.2013.8.19.0000 AGRAVANTE: JAQUELINE MACIEL LOURENÇO DA SILVA AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 0055626-48.2013.8.19.0000 AGRAVANTE: JAQUELINE MACIEL LOURENÇO DA SILVA AGRAVADO: INSTITUTO ANALICE LTDA RELATOR: DES. AUGUSTO ALVES MOREIRA JUNIOR AGRAVO DE INSTRUMENTO. DIREITO

Leia mais

PARECER N.º 81/CITE/2012

PARECER N.º 81/CITE/2012 PARECER N.º 81/CITE/2012 Assunto: Parecer prévio à intenção de recusa de autorização de trabalho em regime de horário flexível a trabalhadora com responsabilidades familiares, nos termos do n.º 5 do artigo

Leia mais

UARDO SA PIUIS =gsndevrl Relator

UARDO SA PIUIS =gsndevrl Relator TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SAO PAULO 28 a Câmara SEÇÃO DE DIREITO PRIVADO AGRAVO DE INSTRUMENTO N 1138257-0/0 J Comarca de SANTOS Processo 30647/97 8.V.CÍVEL TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ACÓRDÃO/DECISÃO

Leia mais

2ª FASE OAB CIVIL Direito Processual Civil Prof. Renato Montans Aula online. EMBARGOS INFRINGENTES (Art. 530 534 do CPC)

2ª FASE OAB CIVIL Direito Processual Civil Prof. Renato Montans Aula online. EMBARGOS INFRINGENTES (Art. 530 534 do CPC) 2ª FASE OAB CIVIL Direito Processual Civil Prof. Renato Montans Aula online EMBARGOS INFRINGENTES (Art. 530 534 do CPC) Cabe de acórdão não unânime por 2x1 3 modalidades: a) Julgamento da apelação b) Julgamento

Leia mais

PETIÇÃO INICIAL (CPC 282)

PETIÇÃO INICIAL (CPC 282) 1 PETIÇÃO INICIAL (CPC 282) 1. Requisitos do 282 do CPC 1.1. Endereçamento (inciso I): Ligado a competência, ou seja, é imprescindível que se conheça as normas constitucionais de distribuição de competência,

Leia mais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais Número do 1.0024.12.351388-9/001 Númeração 3513889- Relator: Relator do Acordão: Data do Julgamento: Data da Publicação: Des.(a) Rogério Medeiros Des.(a) Rogério Medeiros 05/11/2013 14/11/2013 EMENTA:

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XVII EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XVII EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL A sociedade empresária XYZ Ltda., citada em execução fiscal promovida pelo município para a cobrança de crédito tributário de ISSQN, realizou depósito integral e

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO Registro: 2013.0000209289 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Apelação nº 0017770-14.2003.8.26.0224, da Comarca de Guarulhos, em que é apelante/apelado HSBC SEGUROS ( BRASIL ) S/A, são

Leia mais

ACÓRDÃO/DECISÃO MONOCRÁTICA 267 REGISTRADO(A) SOB N

ACÓRDÃO/DECISÃO MONOCRÁTICA 267 REGISTRADO(A) SOB N TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO > TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ACÓRDÃO/DECISÃO MONOCRÁTICA 267 REGISTRADO(A) SOB N Apelação n 2 ACÓRDÃO IIIIIIIIIIIIIIIIIM *03715825* Vistos, relatados e discutidos

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: 2013.0000027012 ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Registro: 2013.0000027012 ACÓRDÃO fls. 1 Registro: 2013.0000027012 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Embargos Infringentes nº 0003778-19.2011.8.26.0575/50000, da Comarca de São José do Rio Pardo, em que é embargante

Leia mais

EMENTA CIVIL - DANOS MORAIS - NEGATIVA NA CONCESSÃO DE PASSE LIVRE EM VIAGEM INTERESTADUAL - TRANSPORTE IRREGULAR - INDENIZAÇÃO DEVIDA.

EMENTA CIVIL - DANOS MORAIS - NEGATIVA NA CONCESSÃO DE PASSE LIVRE EM VIAGEM INTERESTADUAL - TRANSPORTE IRREGULAR - INDENIZAÇÃO DEVIDA. Órgão: 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais Classe: ACJ Apelação Cível no Juizado Especial N. Processo: 2007.09.1.022383-7 Apelante:VIAÇÃO TRANSPIAUÍ SÃO RAIMUNDENSE LTDA Apelado:

Leia mais

ILUSTRÍSSIMA AUTORIDADE SUPERIOR POR INTERMÉDIO DO SENHOR PREGOEIRO DESIGNADO PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO VERDE

ILUSTRÍSSIMA AUTORIDADE SUPERIOR POR INTERMÉDIO DO SENHOR PREGOEIRO DESIGNADO PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO VERDE ILUSTRÍSSIMA AUTORIDADE SUPERIOR POR INTERMÉDIO DO SENHOR PREGOEIRO DESIGNADO PELA PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO VERDE REF.: PREGÃO PRESENCIAL Nº 148/2013 SAMTRONIC INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA., pessoa jurídica

Leia mais

PARECER PGFN/CRJ/Nº 2113 /2011

PARECER PGFN/CRJ/Nº 2113 /2011 PARECER PGFN/CRJ/Nº 2113 /2011 Denúncia espontânea. Exclusão da multa moratória. Inexistência de distinção entre multa moratória e multa punitiva, visto que ambas são excluídas em caso de configuração

Leia mais

OAB 2ª FASE DE DIREITO EMPRESARIAL Profª. Elisabete Vido PEÇA 01

OAB 2ª FASE DE DIREITO EMPRESARIAL Profª. Elisabete Vido PEÇA 01 OAB 2ª FASE DE DIREITO EMPRESARIAL Profª. Elisabete Vido PEÇA 01 (OAB/LFG 2009/02). A sociedade Souza e Silva Ltda., empresa que tem como objeto social a fabricação e comercialização de roupas esportivas,

Leia mais

Conselho Nacional de Justiça

Conselho Nacional de Justiça Conselho Nacional de Justiça PROCEDIMENTO DE CONTROLE ADMINSTRATIVO Nº 0006549-41.2009.2.00.0000 RELATOR : CONSELHEIRO JOSÉ ADONIS CALLOU DE ARAÚJO SÁ REQUERENTE : FLÁVIO BRITO BRÁS REQUERIDO : TRIBUNAL

Leia mais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Tribunal de Justiça de Minas Gerais Número do 1.0105.13.026868-0/001 Númeração 0268680- Relator: Relator do Acordão: Data do Julgamento: Data da Publicação: Des.(a) Heloisa Combat Des.(a) Heloisa Combat 11/06/2014 16/06/2014 EMENTA: APELAÇÃO

Leia mais

Art. 22 NCPC. Compete, ainda, à autoridade judiciária brasileira processar e julgar as ações:

Art. 22 NCPC. Compete, ainda, à autoridade judiciária brasileira processar e julgar as ações: 1. Jurisdição internacional concorrente Art. 22 NCPC. Compete, ainda, à autoridade judiciária brasileira processar e julgar as ações: I de alimentos, quando: a) o credor tiver domicílio ou residência no

Leia mais

Modelo esquemático de ação direta de inconstitucionalidade genérica EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Modelo esquemático de ação direta de inconstitucionalidade genérica EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Modelo esquemático de ação direta de inconstitucionalidade genérica EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR MINISTRO PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Legitimidade ativa (Pessoas relacionadas no art. 103 da

Leia mais

Novas formas de prestação do serviço público: Gestão Associada Convênios e Consórcios Regime de parceria- OS e OSCIPS

Novas formas de prestação do serviço público: Gestão Associada Convênios e Consórcios Regime de parceria- OS e OSCIPS Novas formas de prestação do serviço público: Gestão Associada Convênios e Consórcios Regime de parceria- OS e OSCIPS Material de apoio para estudo: slides trabalhados em sala de aula com acréscimo de

Leia mais

REGULAMENTO DE ARBITRAGEM Câmara de Arbitragem Digital CAD. CAPÍTULO I. Sujeição ao Presente Regulamento e Princípios

REGULAMENTO DE ARBITRAGEM Câmara de Arbitragem Digital CAD. CAPÍTULO I. Sujeição ao Presente Regulamento e Princípios REGULAMENTO DE ARBITRAGEM Câmara de Arbitragem Digital CAD CAPÍTULO I. Sujeição ao Presente Regulamento e Princípios Art. 1º. As partes que avençarem, mediante convenção de arbitragem, submeter qualquer

Leia mais

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO PROJETO DE LEI N o 2.586, DE 2015 Altera o art. 52 da Lei nº 11.101, de 9 de fevereiro de 2005, para permitir que o juiz tenha mais discricionariedade

Leia mais

Florianópolis, 29 de fevereiro de 2012.

Florianópolis, 29 de fevereiro de 2012. Apelação Cível n. 2011.025929-8, de Imbituba Relator: Des. Jaime Luiz Vicari AÇÃO DE COBRANÇA SECURITÁRIA CUMULADA COM INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS. ALEGAÇÃO DE DOENÇA PRÉ-EXISTENTE À CONTRATAÇÃO. SEGURADO

Leia mais

Escola de Ciências Jurídicas-ECJ

Escola de Ciências Jurídicas-ECJ Execuções para entrega de coisa, das obrigações de fazer e insolvência civil Sumário Execução para entrega de coisa, características, modalidades e fundamentação legal Execução para entrega de coisa certa:

Leia mais

Informações e Despachos

Informações e Despachos Senhor Chefe do Demap, Brasília, 31 de março de 2014. TOMADA DE PREÇOS DEMAP Nº 156/2013. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA E ELABORAÇÃO DE PROJETOS BÁSICOS CONTEMPLANDO OS SISTEMAS DE SEGURANÇA DOS

Leia mais

EXMº SR. DR. JUÍZ DE DIREITO DO 12º JUIZADO ESPECIAL CIVEL DO MEIER DA COMARCA DA CAPITAL.

EXMº SR. DR. JUÍZ DE DIREITO DO 12º JUIZADO ESPECIAL CIVEL DO MEIER DA COMARCA DA CAPITAL. 223 EXMº SR. DR. JUÍZ DE DIREITO DO 12º JUIZADO ESPECIAL CIVEL DO MEIER DA COMARCA DA CAPITAL. PROC.0011163-42-2014-8-19-0208 I. CONDOMÍNIO DO EDIFICIO FANY, por seu advogado, nos autos da AÇÃO INDENIZATORIA

Leia mais

autoridade consular brasileira competente, quando homologação de sentença estrangeira: (...) IV - estar autenticada pelo cônsul brasileiro e

autoridade consular brasileira competente, quando homologação de sentença estrangeira: (...) IV - estar autenticada pelo cônsul brasileiro e COMPARATIVO ENTRE A RESOLUÇÃO N. 9 E A EMENDA REGIMENTAL N. 18 DO STJ EMENDA REGIMENTAL N. 18 (2014) RESOLUÇÃO N. 9 (2005) Art. 1º O Regimento Interno do Superior Tribunal de Justiça passa a vigorar acrescido

Leia mais

EXECUÇÕES ESPECÍFICAS

EXECUÇÕES ESPECÍFICAS EXECUÇÕES ESPECÍFICAS Prof. Ms. Bernardo Ribeiro Câmara Advogado e sócio do Escritório Freire, Câmara & Ribeiro de Oliveira Advogados; Mestre em Direito Processual Civil pela PUC/MG Especialista em Direito

Leia mais

Faculdades IESGO Direção Acadêmica Coordenação do Curso de Direito

Faculdades IESGO Direção Acadêmica Coordenação do Curso de Direito Instituto de Ensino Superior de Goiás Faculdades IESGO Direção Acadêmica Coordenação do Curso de Direito 1. IDENTIFICAÇÃO: CURSO: DIREITO TURMA: 6º SEMESTRE - NOTURNO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL

Leia mais

Em face do acórdão (fls. 1685/1710), a CNTU opõe embargos de declaração (fls. 1719/1746). Vistos, em mesa. É o relatório.

Em face do acórdão (fls. 1685/1710), a CNTU opõe embargos de declaração (fls. 1719/1746). Vistos, em mesa. É o relatório. A C Ó R D Ã O 7ª Turma CMB/fsp EMBARGOS DE DECLARAÇÃO EM RECURSO DE REVISTA. Embargos acolhidos apenas para prestar esclarecimentos, sem efeito modificativo. Vistos, relatados e discutidos estes autos

Leia mais

Tribunal de Contas da União

Tribunal de Contas da União Tribunal de Contas da União Dados Materiais: Acórdão 291/96 - Segunda Câmara - Ata 17/96 Processo nº TC 399.124/93-4 Responsável: Sebastião Fernandes Barbosa Entidade: Prefeitura Municipal de Minas Novas

Leia mais