A AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA DO SAETHE JOSIANE TOLEDO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA DO SAETHE JOSIANE TOLEDO"

Transcrição

1 A AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA DO SAETHE JOSIANE TOLEDO

2 SAETHE Matriz de Referência SAEB Matriz Curricular Municipal Questionários Matriz de Referência Itens Testes Fatores contextuais Padrões de Desempenho Escala de Proficiência Dados de proficiência e percentuais de desempenho Níveis de Desempenho

3 MATRIZ DE REFERÊNCIA Indica o O QUE será avaliado. É uma parte do Currículo, um recorte que destaca o básico a ser almejado pelo estudante em um determinado recorte. Destaca as habilidades consideradas fundamentais para que os estudantes progridam em sua trajetória escolar.

4 MATRIZ DE REFERÊNCIA Relaciona os conhecimentos e as habilidades para cada etapa de escolaridade avaliada, ou seja, elas detalham o que será avaliado, tendo em vista as operações mentais desenvolvidas pelos estudantes em relação aos conteúdos escolares que podem ser aferidos pelos testes de proficiência.

5 MATRIZ DE REFERÊNCIA O Tópico ou o Tema agrupa um conjunto de habilidades, indicadas pelos descritores, que possuem afinidade entre si. Os Descritores descrevem as habilidades que serão avaliadas por meio dos itens que compõem os testes de uma avaliação em larga escala.

6 MATRIZ DE REFERÊNCIA Para o 2º período da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, a Matriz de Referência apresenta as habilidades a serem avaliadas pelos testes de leitura e escrita.

7 MATRIZ DE REFERÊNCIA No 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, há uma Matriz para a avaliação de produção de texto que elenca o nível de desempenho dos estudantes por meio de níveis em 4 (quatro) competências.

8 MATRIZ DE REFERÊNCIA Competências Níveis

9 ITEM É uma questão utilizada nos testes das avaliações em larga escala. É unidimensional. Pode ser dicotômico ou politômico. Obtém um resultado por estudante, que permite avaliar as hipóteses levantadas por ele. Na formulação de um item, deve-se considerar: GRAU DE DIFICULDADE (diz respeito à adequação entre a formulação do item e a capacidade de resposta do estudante) DISCRIMINAÇÃO (capacidade de o item de distinguir estudantes com diferentes níveis de habilidade)

10 ITEM Analise o item abaixo. O comando da tarefa não delimita a habilidade a ser avaliada e existem múltiplas opções de resposta.

11 ITEM Analise o item abaixo. O suporte e o item fazem propaganda de uma instituição particular.

12 ITEM Analise o item abaixo. Enunciado Suporte Distratores Comando Alternativas de resposta Gabarito

13 ITEM No caso dos itens que avaliam as habilidades de escrita, temos: Enunciado Suporte (quando necessário para a resolução do item) Comando Resposta aguardada A produção escrita do estudante é avaliada com base em uma Chave de Correção que gradua a escrita apresentada.

14 ITEM Observem exemplos de produção escrita elaborada por um estudante do 2º período da Educação Infantil: O item selecionado para esse exemplo demonstra que, embora a palavra CARRO possa ser considerada familiar aos estudantes avaliados, essa escrita apresentou um tipo de desvio (troca do dígrafo RR pelo R ) que mudou totalmente o sentido da palavra, sendo que o significado da mesma é compreensível em razão da imagem que a acompanha. Contudo, esse desvio faz-se plausível à etapa de escolaridade

15 ITEM Nesse exemplo, o estudante demonstra já ter consolidado a habilidade de escrever frases simples, estruturada com sujeito/verbo/complemento, descrevendo determinada situação. Observa-se a ausência de qualquer desvio ortográfico na escrita desse estudante, pois não se leva em conta a acentuação para essa etapa de escolaridade.

16 ITEM Na tarefa de produção de texto do 8EF, temos: Enunciado Texto provocador Proposta de produção textual

17 ITEM Observem um exemplo de produção escrita elaborada por um estudante do 8º ano: NOTA DO TEXTO: 8,0 pts.

18 Atividade Minhas férias (Luis Fernando Veríssimo) 1. O que avaliar? 2. Como avaliar? Vamos elaborar um item para esse suporte?

19 ESCALA DE PROFICIÊNCIA Tem o objetivo de traduzir medidas de proficiência em diagnósticos qualitativos do desempenho escolar. Orienta, por exemplo, em relação às competências que os estudantes desenvolveram.

20 ESCALA DE PROFICIÊNCIA Apresenta os resultados em uma espécie de régua em que os valores de proficiência obtidos são ordenados e categorizados em intervalos, que indicam o grau de desenvolvimento das habilidades para os estudantes que alcançaram determinado nível de desempenho.

21 ESCALA DE PROFICIÊNCIA Os resultados dos estudantes nas avaliações em larga escala da Educação Básica realizadas no Brasil usualmente são inseridos em uma mesma Escala estabelecida pelo SAEB, como é o caso do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental, ou nela baseada, como na Educação Infantil e etapas iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 4º ano) que possuem escala própria, mas com a mesma concepção.

22 ESCALA DE PROFICIÊNCIA Os estudantes ainda Os não Os estudantes desenvolveram fazem identificam identificam a identificação Os as ohabilidades estudantes tema o tema dedo umcom tema detexto um nível dedesde texto um texto, proficiência que mesmo a partir de 275 relacionadas a esta competência. valendo-se essequando venhadesse indicado pistas tema textuais. nopontos não título, estáidentificam como marcado no caso apenas o tema de por textos em pistas textos de tipo e gênero informativos textuais, curtos, mas é notícias inferido menos de afamiliares jornal partir ou da que revista conjugação exijam e textos adessas realização de inferências instrucionais. pistas comesses a experiência estudantes nessedeprocesso. começam mundo do Esses a leitor. desenvolver estudantes Justamente a já desenvolveram a competência por mobilizar de identificar intensamente competência temaa experiência de identificar um texto, detema fato mundo, em textos, o que está indicado, estudantes na Escala comde Proficiência, este indicado nível na de pelo Escala proficiência amarelo-claro. de Proficiência conseguem pela cor vermelha. identificar o tema em textos que exijam inferências, desde que os mesmos sejam de gênero e tipo familiares.

23 PADRÕES DE DESEMPENHO Constituem uma caracterização de competências e habilidades desenvolvidas pelos estudantes de determinada etapa de escolaridade, em uma disciplina/área do conhecimento específica. São agrupamentos a partir da proficiência obtida nas avaliações em larga escala por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). São intervalos maiores de Níveis de Desempenho.

24 PADRÕES DE DESEMPENHO 2PER Leitura Abaixo do Básico ATÉ 250 Básico 250 A 400 Avançado ACIMA DE 400 Escrita Abaixo do Básico ATÉ 400 Básico 400 A 500 Adequado 500 A 600 Avançado ACIMA DE 600

25 PADRÕES DE DESEMPENHO 2EF Leitura e Escrita Abaixo do Básico ATÉ 400 Básico 400 A 500 Adequado 500 A 600 Avançado ACIMA DE 600 4EF Leitura e Escrita Abaixo do Básico ATÉ 600 Básico 600 A 650 Adequado 650 A 750 Avançado ACIMA DE 750 8EF Leitura e Escrita Abaixo do Básico ATÉ 200 Básico 200 A 250 Adequado 250 A 300 Avançado ACIMA DE 300

26 PADRÕES DE DESEMPENHO Os alunos demonstram um desenvolvimento ainda incipiente das principais habilidades associadas à etapa de escolaridade, de acordo com a Matriz de Referência. Nos testes, tendem a acertar apenas aqueles itens que avaliam as habilidades consideradas basilares, respondidos corretamente pela maior parte dos alunos e, portanto, com maior percentual de acertos. RECUPERAÇÃO

27 PADRÕES DE DESEMPENHO Os resultados de Língua Portuguesa do 8EF da rede municipal

28 ESCALA DE PROFICIÊNCIA Proficiência média da rede municipal LP / 8EF: 246,3 ABAIXO DO BÁSICO BÁSICO ADEQUADO AVANÇADO

29 PADRÕES DE DESEMPENHO Exemplo de apresentação dos resultados de Língua Portuguesa do 8EF de uma escola da rede municipal

30 ESCALA DE PROFICIÊNCIA Município: 246,3 Escola: 251,7 ABAIXO DO BÁSICO BÁSICO ADEQUADO AVANÇADO

31 PADRÕES DE DESEMPENHO Os Padrões de Desempenho são subdivididos em níveis de desempenho, uma descrição das habilidades que provê maior detalhamento para a interpretação pedagógica dos resultados.

32 ESCALA DE PROFICIÊNCIA Inferir a causa do comportamento de um personagem em fragmentos de diários e em cartuns e realizar inferência em textos não verbais. Reconhecer a finalidade de receitas.

33 Ancoragem do item: 170,0 ESCALA DE PROFICIÊNCIA

34 ESCALA DE PROFICIÊNCIA Localizar informação explícita em contos e reportagens. Localizar informação explícita em propagandas com ou sem apoio de recursos gráficos e em instruções de jogo. Identificar o assunto principal em reportagens, cartas, contos, tirinhas e histórias em quadrinhos. Inferir características de personagem e do narrador e a personagem principal em fábulas, elementos do cenário em fragmentos de romances e o desfecho de lendas. Realizar inferência em textos que conjugam linguagem verbal e não verbal, como tirinhas. [...]

35 Ancoragem do item: 184,1 ESCALA DE PROFICIÊNCIA

36 Atividade Trace uma linha correspondente à proficiência da escola sobre a escala, no ponto em que está localizada a média de Depois de traçar essa linha, observe: 1. Em qual padrão de desempenho se encontra a média da escola nesse ano? 2. De acordo com as médias dos anos anteriores, a escola manteve-se no mesmo padrão ou houve mudança? Caso tenha ocorrido mudança, ela avançou nos padrões ou retrocedeu? 3. Observe as competências relacionadas à esquerda da escala de proficiência. De acordo com a média da sua escola, o que já foi consolidado, o que ainda não foi e o que está em processo de desenvolvimento? 4. Compare o que os estudantes dos padrões mais avançados desenvolveram em relação aos estudantes alocados nos padrões mais baixos.

37 PERCENTUAL DE ACERTO POR DESCRITOR 1. Observe, a seguir, as habilidades avaliadas e verifique as 3 (três) nas quais os estudantes apresentaram maior dificuldade. LÍNGUA PORTUGUESA 8EF 100% 90% 80% 70% 60% 50% 81% 90% 77% 69% 76% 72% 65% 60% 72% 64% 73% 67% 81% 72% 52% 69% 72% 51% 63% 51% 65% 40% 30% 20% 10% 0% D04 D05 D06 D07 D08 D09 D10 D11 D12 D13 D14 D15 D16 D17 D19 D20 D21 D22 D23 D24 D28

38 PERCENTUAL DE ACERTO POR DESCRITOR 2. Relacione a habilidade descrita e identifique o seu percentual de acerto. D22 D24 D19 Diferenciar, em um texto, as partes principais das secundárias Diferenciar fato de opinião relativa a um fato Estabelecer relações lógico-discursivas entre partes de um texto, marcadas por advérbios, locuções adverbiais, conjunções etc. 51% 51% 52% 3. Levante hipóteses em relação a esses resultados.

39 SUGESTÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

40 SUGESTÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA Matriz / Currículo

41 SUGESTÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA Diretrizes Curriculares Municipais D19 Estabelecer relações lógico-discursivas entre partes de um texto, marcadas por advérbios, locuções adverbiais, conjunções etc. 52% Habilidades II - LEITURA UNIDADE II LEITURA

42 SUGESTÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

43 SUGESTÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA Avaliação interna / Avaliação externa

44 SUGESTÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA Observe, por exemplo, o desenvolvimento da habilidade em destaque (D19) ao longo dos diferentes níveis da Escala de Proficiência. Estabelecer Identificar Reconhecer relação Interpretar formas lógicodiscursiva representação expressa conjunções de por medida e de adverbial e locuções estabelecida de de advérbios e elementos por e conjunções da em Reconhecer o sentido de Reconhecer sentido de sentido de a relação de locução de sentido locução tempo adverbial adverbiais em relações em reportagens. em contos. verbetes, narrativa entre elementos crônicas, lendas em fábulas e contos e contos. e cordéis. verbais contos. e não verbais em tirinhas, fragmentos de romance, reportagens e crônicas.

45 SUGESTÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA Ações e intervenções

46 SUGESTÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA Vamos retomar o texto Minhas férias e observar formas de avaliar as habilidades em destaque nos resultados do 8EF nesse suporte textual. É importante ressaltar que o trabalho com os conteúdos curriculares pode ser reformulado durante o ano letivo, com vistas ao desenvolvimento pleno das habilidades esperadas para cada etapa de escolaridade.

47 PERCENTUAL DE ACERTO POR DESCRITOR Para auxiliar os estudantes a desenvolverem o D19, por exemplo, é preciso reforçar o trabalho com textos que apresentem elementos de retomada, como sinônimos, pronomes retos, oblíquos, demonstrativos etc. De maneira análoga, é necessário oportunizar aos estudantes a percepção das circunstâncias presentes em um texto, como causa, consequência, tempo, lugar, dentre várias, por meio da compreensão do valor de expressões conjuntivas, adverbiais etc. Vamos observar o trabalho com essa habilidade nos itens dos testes da avaliação externa.

48 SUGESTÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

49 SUGESTÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

50 SUGESTÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

51 SUGESTÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

52 Atividade 1. Divididos em grupos com 5 (cinco) integrantes, analise os resultados referentes às habilidades dos estudantes das demais etapas. 2. De posse do Percentual de Acerto por Descritor, selecionem uma das habilidades com menor percentual de acerto e a relacione com as Diretrizes Curriculares Municipais. 3. Apresente uma sugestão de ação que vise o seu desenvolvimento.

53 AGRADECEMOS PELA ATENÇÃO!!!

Divulgação de Resultados

Divulgação de Resultados Oficina Divulgação de Resultados Língua Portuguesa Professor Luís Cláudio R. Carvalho Objetivos da oficina Apresentar a Matriz de Referência, analisando os descritores que norteiam a elaboração dos itens

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados de Matemática. Paebes 2013

Oficina de Apropriação de Resultados de Matemática. Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de Matemática Paebes 2013 Paebes 2013 Conhecendo o outro.. Expectativas... Paebes 2013 OBJETIVOS DA OFICINA Objetivo geral: Analisar e interpretar resultados da avaliação

Leia mais

Quanto aos textos de estrutura narrativa, identificam personagem, cenário e tempo.

Quanto aos textos de estrutura narrativa, identificam personagem, cenário e tempo. Língua Portuguesa - Ensino Médio SISPAE 2013 01 Abaixo do Básico 1º e 2º ano até 200 pontos Neste Padrão de Desempenho, os estudantes se limitam a realizar operações básicas de leitura, interagindo apenas

Leia mais

Tatiane Moraes Analista de instrumentos de avaliação

Tatiane Moraes Analista de instrumentos de avaliação Tatiane Moraes Analista de instrumentos de avaliação Tatianemoraes@caed.ufjf.br Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAEPB para (re)planejamento das ações pedagógicas implementadas em sala

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de Alfabetização Objetivos: Interpretar os resultados da avaliação do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados PAEBES 2013

Oficina de Apropriação de Resultados PAEBES 2013 Oficina de Apropriação de Resultados PAEBES 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de BIOLOGIA Dinâmica Eu não sou eu.sou o momento:passo. Mario Quintana Objetivos: Interpretar os resultados da avaliação

Leia mais

4 O aprendizado de leitura no 2º ano e no 3º ano do ensino fundamental

4 O aprendizado de leitura no 2º ano e no 3º ano do ensino fundamental 4 O aprendizado de leitura no 2º ano e no 3º ano do ensino fundamental O objetivo deste capítulo é esclarecer, detalhadamente, o leitor, sobre as habilidades desenvolvidas pelos alunos do 2º e do 3º anos

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES Língua Portuguesa

Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES Língua Portuguesa Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES 2014 Língua Portuguesa Momentos de formação 1º Momento: Avaliação Externa e em Larga Escala. 2º Momento: Resultados. 2 1º Momento Avaliação

Leia mais

Oficina de divulgação. Educacional do Estado de Goiás. Mirian Carvalho

Oficina de divulgação. Educacional do Estado de Goiás. Mirian Carvalho Oficina de divulgação de resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás Mirian Carvalho O CAEd CAEd - O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de

Leia mais

Competências e Habilidades - Concurso de Bolsas 2015/2016. Ensino Médio e Fundamental. Ensino Fundamental (6º Ano )

Competências e Habilidades - Concurso de Bolsas 2015/2016. Ensino Médio e Fundamental. Ensino Fundamental (6º Ano ) Ensino Fundamental (6º Ano ) Língua Portuguesa Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) serão avaliadas habilidades e competências, agrupadas em 9 tópicos que compõem a Matriz de Referência dessa disciplina,

Leia mais

Matriz de referência de LÍNGUA PORTUGUESA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Matriz de referência de LÍNGUA PORTUGUESA - SAERJINHO 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL 7 5 ANO ENSINO FUNDAMENTAL H0 Ler frases. Períodos compostos. H03 Inferir uma informação em um H04 Identificar o tema Trabalhar o tema baseando-se na complexidade do texto, partindo de um texto de curta

Leia mais

Orientações sobre a Estrutura da Avaliação da Aprendizagem em Processo Língua Portuguesa

Orientações sobre a Estrutura da Avaliação da Aprendizagem em Processo Língua Portuguesa Orientações sobre a Estrutura da Avaliação da Aprendizagem em Processo Língua Portuguesa A Avaliação da Aprendizagem em Processo - AAP, em sua 15ª edição, tem o intuito de apoiar o trabalho do professor

Leia mais

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA -

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA - AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA - EIXO ESTRUTURANTE: Leitura HABILIDADE H1. Ler palavras com estrutura silábica canônica H2. Ler palavras com estrutura silábica

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA AVALIA BH 1º, 2º E 3º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL Na realização de uma avaliação educacional em larga escala, é necessário que os objetivos da

Leia mais

D01 Reconhecer especificidades da linguagem escrita.

D01 Reconhecer especificidades da linguagem escrita. MATRIZ DE REFERÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA PAEBES ALFA 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental Tópicos Competências Descritores Níveis de Complexidade 1º ANO 2º ANO 3º ANO T1- Reconhecimento de convenções do

Leia mais

SAEGO O CAEd. Fundação Oi Futuro.

SAEGO O CAEd. Fundação Oi Futuro. RESULTADOS DA AVALIAÇÃO SAEGO 2011 SAEGO 2011 O CAEd O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd UFJF) éumainstituição que: elabora e desenvolve

Leia mais

A escala de Língua Portuguesa para o 3º ano do Ensino Médio

A escala de Língua Portuguesa para o 3º ano do Ensino Médio A escala de Língua Portuguesa para o 3º ano do Ensino Médio LÍNGUA PORTUGUESA 3º ANO DO ENSINO MÉDIO (continua) 1 225-250 2 250-275 3 275-300 4 300-325 Nesse nível, o estudante pode ser capaz de identificar

Leia mais

SISTEMA ANGLO DE ENSINO. Tipo D4-08/2010 G A B A R I T O

SISTEMA ANGLO DE ENSINO. Tipo D4-08/2010 G A B A R I T O Prova Anglo P-01 Tipo D4-08/2010 G A B A R I T O 01. D 07. A 13. D 19. C 02. B 08. B 14. A 20. D 03. C 09. C 15. B 21. A 04. A 10. A 16. D 22. C 05. C 11. D 17. B 00 06. B 12. B 18. D DESCRITORES, RESOLUÇÕES

Leia mais

Prof. Ailton Resende de Paula -Analista de Instrumentos de Avaliação/ (

Prof. Ailton Resende de Paula -Analista de Instrumentos de Avaliação/ ( cc Prof. Ailton Resende de Paula -Analista de Instrumentos de Avaliação/ CAED- (e-mail: ailtonresende@caed.ufjf.br) Analisar e interpretar os resultados do Avaliando IDEPB para (re)planejamento das ações

Leia mais

Participação na Avaliação

Participação na Avaliação 2013 ANTONIETA BIM STORTI EMEIEF E SUPLENCIA / MUNICIPAL MURUTINGA DO SUL - SP 35210365 A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, denominada PROVA BRASIL, tem como objetivo a produção de informações

Leia mais

Oficina de Língua Portuguesa 2º ano do Ensino Fundamental Profª Ana Letícia Duin Tavares

Oficina de Língua Portuguesa 2º ano do Ensino Fundamental Profª Ana Letícia Duin Tavares Oficina de Língua Portuguesa 2º ano do Ensino Fundamental Profª Ana Letícia Duin Tavares O que sabem as crianças ao final do Ciclo Inicial de Alfabetização? Por que essa é uma questão importante? Os resultados

Leia mais

*TOTAL DE ACERTOS POR DESCRITOR ESTUDANTES

*TOTAL DE ACERTOS POR DESCRITOR ESTUDANTES 1ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 2013 2º ano do Ensino Fundamental - Língua Portuguesa Quadro Correção da Avaliação Diagnóstica Escola: Município: Professor(a): Coornador(a): 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12

Leia mais

Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 8⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 8⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos 2018 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 8⁰ ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. A vida nos ambientes Diversidade e evolução

Leia mais

ISSN Secretaria de Estado de Educação SIMAVE PROEB Revista Pedagógica Língua Portuguesa 9º ano do Ensino Fundamental

ISSN Secretaria de Estado de Educação SIMAVE PROEB Revista Pedagógica Língua Portuguesa 9º ano do Ensino Fundamental ISSN 1983-0157 Secretaria de Estado de Educação SIMAVE PROEB 2013 Revista Pedagógica Língua Portuguesa 9º ano do Ensino Fundamental ISSN 1983-0157 2013 PROEB Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação

Leia mais

SisPAE 2015 BREVES METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS OFICINA DE DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS DO SISPAE 2015

SisPAE 2015 BREVES METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS OFICINA DE DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS DO SISPAE 2015 SisPAE 2015 OFICINA DE DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS DO SISPAE 2015 METODOLOGIA E PROCEDIMENTOS BREVES SisPAE: Sistema Paraense de Avaliação Educacional Avaliação externa da Educação Básica. Fornece informações

Leia mais

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG

AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG AVALIAÇÃO NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (ANA) Profa. Ivana de Oliveira Carvalho FaE/UEMG PAUTA Apresentação geral. Concepções de alfabetização e letramento. Detalhamento dos procedimentos avaliativos. Análise

Leia mais

Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual

Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual Avaliação da Educação Básica em Nível Estadual. SARESP Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo Avaliação de Aprendizagem em Processo

Leia mais

SEAPE 2012 REVISTA PEDAGÓGICA SISTEMA ESTADUAL DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Língua Portuguesa 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental

SEAPE 2012 REVISTA PEDAGÓGICA SISTEMA ESTADUAL DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR. Língua Portuguesa 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental ISSN 2237-8308 SEAPE 2012 SISTEMA ESTADUAL DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR REVISTA PEDAGÓGICA Língua Portuguesa 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental SEÇÃO 1 Avaliação: o ensino-aprendizagem como

Leia mais

Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II Excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos. Admissão de Alunos 2018 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. O CORPO HUMANO 1.1 Células procariotas e eucariotas.

Leia mais

GOVERNADOR DE MINAS GERAIS FERNANDO DAMATA PIMENTEL SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO MACAÉ MARIA EVARISTO DOS SANTOS

GOVERNADOR DE MINAS GERAIS FERNANDO DAMATA PIMENTEL SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO MACAÉ MARIA EVARISTO DOS SANTOS GOVERNADOR DE MINAS GERAIS FERNANDO DAMATA PIMENTEL SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO MACAÉ MARIA EVARISTO DOS SANTOS SECRETÁRIO ADJUNTO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ANTÔNIO CARLOS RAMOS PEREIRA CHEFE DE GABINETE

Leia mais

Escala de Leitura. NÍVEL (até 425 pontos) NÍVEL 2 (maior que 425 até 525 pontos)

Escala de Leitura. NÍVEL (até 425 pontos) NÍVEL 2 (maior que 425 até 525 pontos) NÍVEL NÍVEL 1 (até 425 pontos) NÍVEL 2 (maior que 425 até 525 pontos) Escala de Leitura ESCALA DE LEITURA Neste nível, os estudantes provavelmente são capazes de: Ler palavras com estrutura silábica canônica,

Leia mais

Língua Portuguesa 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental

Língua Portuguesa 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental ISSN 1948-560X SAEPE 2012 Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco REVISTA PEDAGÓGICA Língua Portuguesa 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental SEÇÃO 1 Avaliação: o ensino-aprendizagem como desafio

Leia mais

Admissão de alunos 2017

Admissão de alunos 2017 Tradição em Excelência Admissão de alunos 2017 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1ª SÉRIE ENSINO MÉDIO CIÊNCIAS 1. CINEMÁTICA 1.1. Estudo dos movimentos e referenciais. 1.2. Movimentos uniformes. 2. PROPRIEDADES

Leia mais

ISSN SAEGO. Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás. Revista Pedagógica Língua Portuguesa - 5º ano do Ensino Fundamental

ISSN SAEGO. Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás. Revista Pedagógica Língua Portuguesa - 5º ano do Ensino Fundamental ISSN 2238-0086 ISSN 2238-0086 2013 SAEGO Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás Revista Pedagógica Língua Portuguesa - 5º ano do Ensino Fundamental GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA

Leia mais

Admissão de alunos 2017

Admissão de alunos 2017 Tradição em Excelência Admissão de alunos 2017 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II CIÊNCIAS 1. OS MINERAIS E A VIDA 1.1. Obtenção e função dos minerais em animais e vegetais. 1.2. O que

Leia mais

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF

Descrição da Escala Língua Portuguesa - 7 o ano EF Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental 150 identificam a finalidade de produção do texto, com auxílio de elementos não verbais e das informações explícitas presentes em seu título, em cartaz de propaganda

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DOS DESCRITORES NA PROVINHA BRASIL

A ORGANIZAÇÃO DOS DESCRITORES NA PROVINHA BRASIL 00604 Resumo A ORGANIZAÇÃO DOS DESCRITORES NA PROVINHA BRASIL Célia Aparecida Bettiol Arliete Socorro Da Silva Neves O presente texto faz parte de um trabalho em andamento e se constitui em pesquisa documental,

Leia mais

XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis

XII Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação - SEPesq Centro Universitário Ritter dos Reis Proficiência em Leitura de Língua Portuguesa de Alunos de 8ª série/9º Ano do Ensino Fundamental: Algumas Considerações sobre os Resultados da Prova Brasil Letícia Corrêa Bitencourt Bianchi Acadêmica do

Leia mais

Participação na Avaliação

Participação na Avaliação 2015 LUIZ NOGUEIRA MARTINS SENADOR / ESTADUAL SOROCABA - SP 35016412 A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, denominada PROVA BRASIL, tem como objetivo a produção de informações sobre os níveis de

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 000 - Fone (05) 5-6 - Fax (05) 79-58 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL: PROGRAMA

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATRIZ DE REFERÊNCIA LÍNGUA PORTUGUESA SADEAM 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DOMÍNIOS COMPETÊNCIAS DESCRITORES D01 Distinguir letras de outros sinais gráficos. Reconhecer as convenções da escrita. D02 Reconhecer

Leia mais

Prezados EDUCADORES, Apresentação WILSON RISOLIA RODRIGUES, SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO

Prezados EDUCADORES, Apresentação WILSON RISOLIA RODRIGUES, SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO ISSN: 1948-5456 ISSN 1948-5456 Apresentação WILSON RISOLIA RODRIGUES, SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO Prezados EDUCADORES, Em consonância com o padrão das avaliações nacionais e internacionais, associadas às

Leia mais

PROVA BRASIL 4ª SÉRIE /5 º ANO LÍNGUA PORTUGUESA

PROVA BRASIL 4ª SÉRIE /5 º ANO LÍNGUA PORTUGUESA PROVA BRASIL 4ª SÉRIE /5 º ANO LÍNGUA PORTUGUESA Alessandra Mara Sicchieri Pedagoga e Psicopedagoga, Formada em Letras. Tutora de Pró-Letramento-MEC. 11 e 12 de Maio 2011 APRENDIZAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013

Oficina de Apropriação de Resultados. Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados Paebes 2013 Oficina de Apropriação de Resultados de Química Objetivos: Interpretar os resultados da avaliação do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito

Leia mais

ISSN Revista Pedagógica Língua Portuguesa 9º ano do Ensino Fundamental. Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia

ISSN Revista Pedagógica Língua Portuguesa 9º ano do Ensino Fundamental. Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia ISSN 2317-2118 Revista Pedagógica Língua Portuguesa 9º ano do Ensino Fundamental Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia 1943 1981 RONDÔNIA ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO CONFÚCIO

Leia mais

RESULTADO DAS AVALIAÇÕES AVALIA BH / OUTUBRO º CICLO LÍNGUA PORTUGUESA

RESULTADO DAS AVALIAÇÕES AVALIA BH / OUTUBRO º CICLO LÍNGUA PORTUGUESA CEP: 31.6-0 Venda Nova, Belo Horizonte/MG RESULTADO DAS AVALIAÇÕES AVALIA BH / OUTUBRO 3º CICLO 0 LÍNGUA PORTUGUESA 1 ETAPA 3 CICLO D05 D06 D07 D09 D D11 D12 D16 D24 D28 DESCRITORES AVALIADOS: D05 Interpretar

Leia mais

Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás. Revista Pedagógica Língua Portuguesa 9º ano do Ensino Fundamental

Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás. Revista Pedagógica Língua Portuguesa 9º ano do Ensino Fundamental ISSN 2238-0086 SAEGO 2012 Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás Revista Pedagógica Língua Portuguesa 9º ano do Ensino Fundamental SEÇÃO 1 Avaliação: o ensino-aprendizagem como desafio SEÇÃO

Leia mais

Governo do Estado de Rondônia Secretaria de Estado da Educação

Governo do Estado de Rondônia Secretaria de Estado da Educação ISSN 2317-2118 1943 1981 RONDÔNIA Governo do Estado de Rondônia Secretaria de Estado da Educação GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA FINANCEIRA GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO

Leia mais

Processo Extraordinário de Seleção e Admissão de Alunos Novatos 2016

Processo Extraordinário de Seleção e Admissão de Alunos Novatos 2016 Tradição em Excelência Processo Extraordinário de Seleção e Admissão de Alunos Novatos 2016 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS 1. PLANETA TERRA 1.1. Noções sobre gravidade e outras

Leia mais

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos

Leia mais

SAERJ2012 REVISTA PEDAGÓGICA. Língua Portuguesa 5º ano do Ensino Fundamental SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

SAERJ2012 REVISTA PEDAGÓGICA. Língua Portuguesa 5º ano do Ensino Fundamental SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ISSN 1948-5456 SAERJ2012 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO REVISTA PEDAGÓGICA Língua Portuguesa 5º ano do Ensino Fundamental SEÇÃO 1 Avaliação: o ensino-aprendizagem como desafio

Leia mais

SAEB / Prova Brasil Metodologia, Estratégias e Resultados Matrizes, Itens, Escala e Materiais

SAEB / Prova Brasil Metodologia, Estratégias e Resultados Matrizes, Itens, Escala e Materiais Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira SAEB / Prova Brasil Metodologia, Estratégias e Resultados Matrizes, Itens, Escala e Materiais SAEB - Metodologia

Leia mais

Governo do Estado de Rondônia Secretaria de Estado da Educação

Governo do Estado de Rondônia Secretaria de Estado da Educação ISSN 2317-2118 1943 1981 RONDÔNIA Governo do Estado de Rondônia Secretaria de Estado da Educação GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA FINANCEIRA GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO

Leia mais

PAEBES 2012 REVISTA PEDAGÓGICA. 4ª série/5º ano do Ensino Fundamental Língua Portuguesa

PAEBES 2012 REVISTA PEDAGÓGICA. 4ª série/5º ano do Ensino Fundamental Língua Portuguesa ISSN 2237-8324 PAEBES 2012 REVISTA PEDAGÓGICA 4ª série/5º ano do Ensino Fundamental Língua Portuguesa SEÇÃO 1 Avaliação: o ensino-aprendizagem como desafio SEÇÃO 2 Interpretação de resultados e análises

Leia mais

As Avaliações externas e o acompanhamento pedagógico utilizando indicadores e a as bases do SIGA e do INEP

As Avaliações externas e o acompanhamento pedagógico utilizando indicadores e a as bases do SIGA e do INEP As Avaliações externas e o acompanhamento pedagógico utilizando indicadores e a as bases do SIGA e do INEP VAMOS FALAR DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO? Falar de qualidade da educação é falar de IDEB ...o que

Leia mais

(31) BELO HORIZONTE NOVA LIMA LAGOA SANTA CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO SETE LAGOAS

(31) BELO HORIZONTE NOVA LIMA LAGOA SANTA CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO SETE LAGOAS Há 3 décadas, o Coleguium ensina a enfrentar os desafios da vida por meio de uma formação de excelência. Desde cedo, nossos alunos desenvolvem habilidades e valores que extrapolam o conteúdo de sala de

Leia mais

ISSN SAEGO. Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás. Revista Pedagógica Língua Portuguesa - 9º ano do Ensino Fundamental

ISSN SAEGO. Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás. Revista Pedagógica Língua Portuguesa - 9º ano do Ensino Fundamental ISSN 2238-0086 ISSN 2238-0086 2013 SAEGO Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás Revista Pedagógica Língua Portuguesa - 9º ano do Ensino Fundamental GOVERNO DO ESTADO DE GOIÁS SECRETARIA

Leia mais

REVISTA PEDAGÓGICA SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DO PIAUÍ. 8ª Série/9º Ano do Ensino Fundamental Língua Portuguesa

REVISTA PEDAGÓGICA SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DO PIAUÍ. 8ª Série/9º Ano do Ensino Fundamental Língua Portuguesa ISSN 2238-0574 SAEPI2012 SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DO PIAUÍ REVISTA PEDAGÓGICA 8ª Série/9º Ano do Ensino Fundamental Língua Portuguesa SEÇÃO 1 Avaliação: o ensino-aprendizagem como desafio SEÇÃO

Leia mais

01. D 07. D 13. D 19. C 02. D 08. A 14. D 20. A 03. B 09. B 15. C 21. D 04. C 10. C 16. A 22. B 05. A 11. D 17. A 06. B 12. C 18.

01. D 07. D 13. D 19. C 02. D 08. A 14. D 20. A 03. B 09. B 15. C 21. D 04. C 10. C 16. A 22. B 05. A 11. D 17. A 06. B 12. C 18. SISTEMA ANGLO DE ENSINO PROVA ANGLO P-1 G A B A R I T O Tipo D-7-05/2012 01. D 07. D 13. D 19. C 02. D 08. A 14. D 20. A 03. B 09. B 15. C 21. D 04. C 10. C 16. A 22. B 05. A 11. D 17. A 06. B 12. C 18.

Leia mais

Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES Língua Portuguesa e Matemática 5º ano do Ensino Fundamental

Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES Língua Portuguesa e Matemática 5º ano do Ensino Fundamental Oficina de Apropriação de Resultados para Professores PAEBES 2014 Língua Portuguesa e Matemática 5º ano do Ensino Fundamental Momentos de formação 1º Momento: Avaliação Externa e em Larga Escala. 2º Momento:

Leia mais

PROEB 2014 PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

PROEB 2014 PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ISSN 1983-0157 PROEB 2014 PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA PEDAGÓGICA Língua Portuguesa 9º ano do Ensino Fundamental GOVERNADOR DE MINAS GERAIS FERNANDO DAMATA PIMENTEL

Leia mais

Boletim da Escola CEI. MARILIA / MARILIA Coordenadoria: O SARESP Escola Estadual ANTONIO DEVISATE ETE Diretoria de Ensino / Município:

Boletim da Escola CEI. MARILIA / MARILIA Coordenadoria: O SARESP Escola Estadual ANTONIO DEVISATE ETE Diretoria de Ensino / Município: Boletim da O SARESP 2009 033583 ANTONIO DEVISATE ETE / Município: MARILIA / MARILIA Coordenadoria: O SARESP Sistema de Avaliação do Rendimento r do Estado de São Paulo aplica anualmente provas aos alunos

Leia mais

Matriz de Referência - Língua Portuguesa 4ª série do ensino fundamental

Matriz de Referência - Língua Portuguesa 4ª série do ensino fundamental Matriz de Referência - Língua Portuguesa 4ª série do ensino fundamental Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) são avaliadas habilidades e competências definidas em unidades chamadas descritores, agrupadas

Leia mais

ISSN Revista Pedagógica Língua Portuguesa 5º e 6º anos do Ensino Fundamental. Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia

ISSN Revista Pedagógica Língua Portuguesa 5º e 6º anos do Ensino Fundamental. Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia ISSN 2317-2118 Revista Pedagógica Língua Portuguesa 5º e 6º anos do Ensino Fundamental Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia 1943 1981 RONDÔNIA ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

Leia mais

SUPER SUGES GEAVA. Língua Portuguesa 9º ano do Ensino Fundamental. Caderno Pedagógico

SUPER SUGES GEAVA. Língua Portuguesa 9º ano do Ensino Fundamental. Caderno Pedagógico ISSN 2317-2126 Caderno Pedagógico Língua Portuguesa 9º ano do Ensino Fundamental SEÇÃO 1 Avaliação: o ensino-aprendizagem como desafio SEÇÃO 2 Interpretação de resultados e análises pedagógicas SEÇÃO 3

Leia mais

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação Mapeamento dos e correspondência com Para cada aspecto avaliado há uma ou mais habilidades correspondentes das Matrizes que o aluno precisa desenvolver Para desenvolver a competência escritora: o Crie

Leia mais

SPAECE Ensino Médio Língua Portuguesa. Boletim Pedagógico. Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará

SPAECE Ensino Médio Língua Portuguesa. Boletim Pedagógico. Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará Boletim Pedagógico Ensino Médio Língua Portuguesa ISSN 1982-7644 SPAECE 2012 Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará SEÇÃO 1 Avaliação: o ensino-aprendizagem como desafio SEÇÃO 2 Interpretação

Leia mais

Colégio Saber Construindo o conhecimento QSC 12 Lotes 1 e 3, Taguatinga, Brasília - DF Fone:(61)

Colégio Saber Construindo o conhecimento QSC 12 Lotes 1 e 3, Taguatinga, Brasília - DF Fone:(61) Ensino Fundamental II 6º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Língua Portuguesa PROFESSOR Ana Paula dos Santos Cabral CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 6º A 2017 1.1 Língua: diversidade e unidade

Leia mais

SIMAVE PROEB Revista Pedagógica Língua Portuguesa 9º ano do Ensino Fundamental

SIMAVE PROEB Revista Pedagógica Língua Portuguesa 9º ano do Ensino Fundamental SIMAVE PROEB 2012 Revista Pedagógica Língua Portuguesa 9º ano do Ensino Fundamental ISSN 1983-0157 Revista Pedagógica Língua Portuguesa 9º ano do Ensino Fundamental Sistema Mineiro de Avaliação da Educação

Leia mais

Presidência da República Federativa do Brasil. Ministério da Educação. Secretaria Executiva

Presidência da República Federativa do Brasil. Ministério da Educação. Secretaria Executiva 1 Presidência da República Federativa do Brasil Ministério da Educação Secretaria Executiva Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) Diretoria de Avaliação da Educação

Leia mais

GOVERNADOR DE PERNAMBUCO JOÃO SOARES LYRA NETO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES DO ESTADO RICARDO DANTAS

GOVERNADOR DE PERNAMBUCO JOÃO SOARES LYRA NETO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES DO ESTADO RICARDO DANTAS ISSN 1948-560X GOVERNADOR DE PERNAMBUCO JOÃO SOARES LYRA NETO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES DO ESTADO RICARDO DANTAS SECRETÁRIA EXECUTIVA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO ANA SELVA SECRETÁRIO EXECUTIVO

Leia mais

Oficina de divulgação e apropriação. Educacional do Estado de Goiás. Carolina Augusta Assumpção Gouveia Analista de Avaliação do CAEd

Oficina de divulgação e apropriação. Educacional do Estado de Goiás. Carolina Augusta Assumpção Gouveia Analista de Avaliação do CAEd Oficina de divulgação e apropriação de resultado do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás Carolina Augusta Assumpção Gouveia Analista de Avaliação do CAEd Escala de Proficiência Objetivos

Leia mais

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação

Mapeamento dos Critérios de Correção de Redação e correspondência com Matrizes de Referência para Avaliação Mapeamento dos e correspondência com Para cada aspecto avaliado há uma ou mais habilidades correspondentes das Matrizes que o aluno precisa desenvolver Para desenvolver a competência escritora: o Crie

Leia mais

Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º

Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º 1.º CEB Agrupamento de Escolas Ano Letivo: 2014 / 2015 Ano de Escolaridade: 1º Saber escutar para reproduzir pequenas mensagens e Compreensão do oral Leitura Escrita para cumprir ordens e pedidos Prestar

Leia mais

SPAECE º ano do Ensino Fundamental Língua Portuguesa. Boletim Pedagógico. Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará

SPAECE º ano do Ensino Fundamental Língua Portuguesa. Boletim Pedagógico. Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará ISSN 1982-7644 Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará Boletim Pedagógico SPAECE 2012 5º ano do Ensino Fundamental Língua Portuguesa SEÇÃO 1 Avaliação: o ensino-aprendizagem como desafio

Leia mais

PROPOSTA DE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO CONSED E POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO COM O GOVERNO FEDERAL

PROPOSTA DE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO CONSED E POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO COM O GOVERNO FEDERAL PROPOSTA DE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO CONSED E POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO COM O GOVERNO FEDERAL Professora Doutora Maria Inês Fini Presidente do Inep Brasília-DF Outubro 2017 LEGISLAÇÃO Os currículos da

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM

LÍNGUA PORTUGUESA 5º ANO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HABILIDADE ABORDAGEM PRÁTIC DE LEITUR ORLIDDE LÍNGU PORTUGUES 5º NO 1º BIMESTRE EIXO CONTEÚDO HBILIDDE BORDGEM Escuta de textos Escutar textos de diferentes gêneros, sobretudo os mais formais, analisando-os criticamente. mpliar

Leia mais

Avaliação no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC

Avaliação no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Avaliação no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC Coordenação Geral de Concepções e Análises

Leia mais

SPAECE º ano do Ensino Fundamental Língua Portuguesa. Boletim Pedagógico. Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará

SPAECE º ano do Ensino Fundamental Língua Portuguesa. Boletim Pedagógico. Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará ISSN 1982-7644 Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará Boletim Pedagógico SPAECE 2012 9º ano do Ensino Fundamental Língua Portuguesa SEÇÃO 1 Avaliação: o ensino-aprendizagem como desafio

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 5 º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 5 º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Língua Portuguesa 5 º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 12 12 12 14 2.º período 10 11 11 12 12 3.º período 9 9 9 9 10 (As Aulas

Leia mais

Participação na Avaliação

Participação na Avaliação 2013 EB OSMAR CUNHA / MUNICIPAL FLORIANOPOLIS - SC 42001145 A Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, denominada PROVA BRASIL, tem como objetivo a produção de informações sobre os níveis de aprendizagem

Leia mais

SIMAVE PROEB Revista Pedagógica Língua Portuguesa 5º ano do Ensino Fundamental

SIMAVE PROEB Revista Pedagógica Língua Portuguesa 5º ano do Ensino Fundamental SIMAVE PROEB 2012 Revista Pedagógica Língua Portuguesa 5º ano do Ensino Fundamental ISSN 1983-0157 Revista Pedagógica Língua Portuguesa 5º ano do Ensino Fundamental Sistema Mineiro de Avaliação da Educação

Leia mais

Escala de proficiência de Língua Portuguesa 5º ano

Escala de proficiência de Língua Portuguesa 5º ano Escala de proficiência de Língua Portuguesa 5º ano LÍNGUA PORTUGUESA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (continua) Até Nível 1: 0-150 Nível 2: 150-175 Nível 3: 175-200 Nível 4: 200-225 Nível 5: 225-250 Neste

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO: 6.º DISCIPLINA: Língua Portuguesa UNIDADE/TEMA CONTEÚDOS Texto narrativo; Banda Desenhada; Compreensão de enunciados orais; Expressão Oral Categorias da narrativa: o Tipo de

Leia mais

Cursos Científico-humanísticos de Ciências e Tecnologias e de Línguas e Humanidades. PORTUGUÊS 11.º Ano Matriz do teste Comum

Cursos Científico-humanísticos de Ciências e Tecnologias e de Línguas e Humanidades. PORTUGUÊS 11.º Ano Matriz do teste Comum Direção de Serviços da Região Norte Cursos Científico-humanísticos de Ciências e Tecnologias e de Línguas e Humanidades PORTUGUÊS 11.º Ano Matriz do teste Comum 1. Informação O presente documento visa

Leia mais

ESCALA DE PROFICIÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

ESCALA DE PROFICIÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ESCALA DE PROFICIÊNCIA DE LÍNGUA PORTUGUESA 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Nível Nível 0 Desempenho menor que 125 Nível 1 ou igual a 125 e menor que 150 Nível 2 ou igual a 150 e menor que 175 Nível 3 ou

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações

PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano. Disciplina de Português Ano Letivo /2017. Domínios/Conteúdos/Descritores. Unidade 0 Apresentações AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS ESCOLA BÁSICA DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL 5º Ano Disciplina de Português Ano Letivo - 2016/2017 Metas de aprendizagem/objetivos Domínios/Conteúdos/Descritores

Leia mais

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO Provas 2º Bimestre 2012 LÍNGUA PORTUGUESA DESCRITORES DESCRITORES DO 2º BIMESTRE

Leia mais

PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS. Disciplina Português Ano de Escolaridade - 6º Ano - Letivo 2016/17

PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS. Disciplina Português Ano de Escolaridade - 6º Ano - Letivo 2016/17 PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS Disciplina Português Ano de Escolaridade - 6º Ano - Letivo 2016/17 1º Período Conteúdos Instrumentos Peso SEQUÊNCIA A Histórias de afetos Leitura e análise de textos

Leia mais

PROEB 2014 PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

PROEB 2014 PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA ISSN 1983-0157 PROEB 2014 PROGRAMA DE AVALIAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA PEDAGÓGICA Língua Portuguesa 3º ano do Ensino Médio GOVERNADOR DE MINAS GERAIS FERNANDO DAMATA PIMENTEL SECRETÁRIA

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE Ano letivo de 2016 / 2017 GESTÃO DE CONTEÚDOS Ensino regular Português - 6.º Ano Unidades de Ensino / Conteúdos Nº Aulas Previstas (45 min) Unidades Abordadas: Unidade

Leia mais

HÁ QUASE 30 ANOS O COLEGUIUM FORMA SEUS ALUNOS PARA O SUCESSO. CONFIRA ALGUNS DOS NOSSOS RESULTADOS MAIS RECENTES:

HÁ QUASE 30 ANOS O COLEGUIUM FORMA SEUS ALUNOS PARA O SUCESSO. CONFIRA ALGUNS DOS NOSSOS RESULTADOS MAIS RECENTES: Há quase 3 décadas, o Coleguium ensina a enfrentar os desafios da vida por meio de uma formação de excelência. Desde cedo, nossos alunos desenvolvem habilidades e valores que extrapolam o conteúdo de sala

Leia mais

TIÃO VIANA GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE CARLOS CESAR CORREIA DE MESSIAS VICE GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE MARCO ANTONIO BRANDÃO LOPES SECRETÁRIO DE

TIÃO VIANA GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE CARLOS CESAR CORREIA DE MESSIAS VICE GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE MARCO ANTONIO BRANDÃO LOPES SECRETÁRIO DE ISSN 2237-8308 TIÃO VIANA GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE CARLOS CESAR CORREIA DE MESSIAS VICE GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE MARCO ANTONIO BRANDÃO LOPES SECRETÁRIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E ESPORTE JOSÉ ALBERTO

Leia mais

SAEPE 2014 SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO

SAEPE 2014 SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO ISSN 1948-560X SAEPE 2014 SISTEMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DE PERNAMBUCO REVISTA PEDAGÓGICA Língua Portuguesa 5º ano do Ensino Fundamental Governador de Pernambuco Paulo Câmara Secretário de Educação

Leia mais

EMENTA OBJETIVO GERAL. Ampliar os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita.

EMENTA OBJETIVO GERAL. Ampliar os conhecimentos gramaticais, utilizando-os de forma apropriada nas práticas de linguagem oral e escrita. Ensino Fundamental II 7º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Língua Portuguesa PROFESSOR Ana Paula dos Santos Cabral CARGA HORÁRIA TURMA ANO LETIVO TOTAL SEMANAL 7º ano A 2017 1.1 - Gêneros literários: poema

Leia mais

L ngua Portuguesa INTRODUÇÃO

L ngua Portuguesa INTRODUÇÃO Programação 1º- ao5º-ano INTRODUÇÃO Ser leitor-escritor competente nos dias de hoje é uma das condições básicas para uma participação social efetiva. Assim, cabe à escola rever seus currículos e estar

Leia mais

SAEP2012 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ

SAEP2012 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ ISSN 2316-7602 SAEP2012 SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ REVISTA PEDAGÓGICA Língua Portuguesa 3º ano do Ensino Médio SEÇÃO 1 Avaliação: o ensino-aprendizagem como desafio SEÇÃO 2 Interpretação

Leia mais

Boletim da Escola ALFREDO REIS VIEGAS DR Diretoria de Ensino / Município: SAO VICENTE / PRAIA GRANDE Coordenadoria: CEI O SARESP 2009

Boletim da Escola ALFREDO REIS VIEGAS DR Diretoria de Ensino / Município: SAO VICENTE / PRAIA GRANDE Coordenadoria: CEI O SARESP 2009 Boletim da O SARESP 2009 012063 ALFREDO REIS VIEGAS DR / : SAO VICENTE / PRAIA GRANDE Coordenadoria: O SARESP Sistema de Avaliação do Rendimento r do Estado de São Paulo aplica anualmente provas aos alunos

Leia mais

por Cristiano Fagundes Guimarães Especialista Matemática

por Cristiano Fagundes Guimarães Especialista Matemática por Cristiano Fagundes Guimarães Especialista Matemática Objetivos da Oficina Realizar a análise pedagógica dos resultados das avaliações de desempenho, aplicada no estado do Alagoas AREAL, para o (re)

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL 6º ANO Ensino Fundamental Língua Portuguesa 2) Inferir o sentido

Leia mais