Quando ouvimos o termo igreja que imagem vem à nossa mente? Depende da nossa experiência. Há muitos conceitos de igreja, e na realidade existe uma

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Quando ouvimos o termo igreja que imagem vem à nossa mente? Depende da nossa experiência. Há muitos conceitos de igreja, e na realidade existe uma"

Transcrição

1

2 Quando ouvimos o termo igreja que imagem vem à nossa mente? Depende da nossa experiência. Há muitos conceitos de igreja, e na realidade existe uma grande confusão sobre o assunto. Para alguns a Igreja é um prédio, para outros uma denominação, para outros o conjunto de igrejas locais. Mas o que será de fato a Igreja de Jesus Cristo que Ele disse que edificaria (Mateus 16:18)?

3 A primeira vez que a palavra Igreja aparece no Novo Testamento, sai dos lábios de Jesus, em um retiro com seus discípulos, em Cesaréia de Filipe. Depois de perguntar sobre a opinião das pessoas a seu respeito, faz uma pergunta direta: E vós, quem dizeis que Eu sou? Pedro, interpretando o pensamento dos discípulos, declara: Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo. Jesus, então, faz uma tremenda declaração, que revela qual a origem, o propósito e a natureza da Igreja. A versão ampliada da Bíblia assim registra:

4 Jesus responde: Abençoado (feliz, afortunado, e [alguém] a ser invejado) és tu, Simão Bar-Jonas. Porque não foi a carne e o sangue [homens] que te revelaram isto, mas meu Pai Que está no Céu. E Eu te digo: Tu és Pedro [grego, Petros--um grande pedaço de rocha], e sobre esta rocha [grego, petra--uma rocha imensa, como a de Gibraltar] Eu edificarei a minha Igreja, e as portas do Hades (os poderes da região infernal) não prevalecerão contra ela [ou serão forte em seu detrimento ou resistirão contra ela (Mateus 16:17-18).

5 O termo grego para referir-se à Igreja no Novo Testamento é ekklesia. Nas línguas latinas a palavra não foi traduzida, mas transliterada (igreja). Portanto, seu significado depende muito da cultura na qual o termo é usado e, muitas vezes, tem conotação cultural. Os intérpretes da Bíblia, geralmente definem a Igreja a partir desta expressão grega.

6

7 A palavra grega ekklesia significa literalmente uma assembléia escolhida ou convocada. Originalmente, a palavra foi usada em referência a uma assembléia de cidadãos reunidos para discutir assuntos políticos da comunidade em uma cidade grega. Mas será que Jesus quanto declarou: Edificarei a minha Igreja (Mateus 16:18), usou o termo grego ekklesia? Sem sombra de dúvida, não. Ele não falava grego, nem Mateus escreveu seus apontamentos em grego. Jesus falou em hebraico.

8 De onde, então, vem o uso do termo ekklesia? Da tradução do Antigo Testamento hebraico para o grego. Aquela tradução chamada Septuaginta, ou LXX (setenta), traduziu os termos hebraicos qahal ( Carral ) e edah ( Edjá ) como ekklesia. Nem sempre se encontra em outra língua um termo equivalente a um pensamento que queremos traduzir. Portanto, ekklesia foi a palavra que os tradutores do Antigo Testamento acharam mais próxima do conceito hebraico de qahal e edah usados em vários situações para Israel, enquanto povo da aliança. Ainda assim o termo, aos ouvidos de um judeu, tinha um significado diferente do que aos ouvidos de um grego.

9 Ainda que a palavra ekklesia haja entrado na história cristã associada com o grego e o hebraico, seu significado era diferente. Lambert (1913) enfatiza que ao grego sugeria uma sociedade democrática autogovernada; ao judeu uma sociedade teocrática, cujos membros eram os súditos do Rei Celestial.

10 Metzger (1962) declara: No Novo Testamento grego a palavra usada para igreja é usualmente ekklesia, a qual ocorre cento e quatorze vezes em dezessete dos vinte e sete livros. Ao analisar o conceito de igreja no Novo Testamento não se pode examinar o uso e significado da palavra em si mesma, mas deve também levar em consideração os muitos outros termos e imagens empregadas pelos escritores neotestamentários para descrever a Igreja. Além disso, uma vez que não se pode divorciar o Novo Testamento do Antigo, é necessário traçar as raízes da idéia de ekklesia de volta ao seu uso no Antigo Testamento hebraico.

11 Concluímos que o conceito de Jesus no uso da palavra que chegou à nossa língua como igreja, refletia uma raiz hebraica e não grega. Israel era a qahal de Yahweh que fez com Ele uma aliança no Monte Sinai, sob a liderança de Moisés, quando lhes deu os termos escritos da aliança, os Dez Mandamentos. Jesus era um com Yahweh, que viera para redimir Israel, Seu povo. No entanto, Israel não O recebera como nação (João 1:11,12). Como a parábola dos lavradores (Mateus 21:33-43) revela, um novo povo surgiria que entregaria a Deus o fruto da vinha.

12 Este povo seria a qahal ou edah de Jesus, composta, não mais por meros filhos físicos de Abraão, mas por aqueles, de todas as nações, através das eras, judeus e gentios, que se tornariam filhos de Deus pela fé nele.

13 No entanto, quanto Jesus diz: minha Igreja, implica em algo único, novo, e diferente do que era conhecido. Portanto, a Igreja é um profundo mistério (Efésios 5:32), que pede mais do que uma análise etimológica do termo ou mesmo do contexto cultural onde nasceu. Qualquer que tenha sido o termo usado por Jesus para referir-se ao organismo vivo que Ele estaria edificando, por trás do curto diálogo de Cesaréia de Filipe, podemos concluir que Elequis dizer a cada discípulo em particular:

14 Eu só posso ser para ti o que tu és capaz de ver em Mim. Logo, o nível do teu relacionamento Comigo é proporcional ao nível da revelação que tens acerca de Quem Eu sou. Portanto, um grande desafio ecoa através de uma curta proclamação: minha Igreja, nascida de Mim mesmo, deve refletir minha glória, minha vida, meu caráter e minha Missão.

15 Neste sentido destacamos: A identidade da Igreja está em Jesus. Ele é a inamovível, imutável, e eterna Rocha-fundamento de Sua Igreja. Ele é a pedra de esquina, a origem, a fonte, o sustento, a vida, e o destino de Sua Igreja. A Igreja é nascida em Cristo. Somente aquilo que é nascido de Cristo é parte de Sua Igreja. Portanto, sem transformação da natureza humana, não há Igreja, mas meramente uma organização feita por homens. A Igreja nasceu no Calvário, quando Jesus foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniquidades (Isaías 53:5). Ali Suas feridas se tornaram a porta para dar à luz Sua noiva, assim como as feridas no lado de Adão se tornaram a fonte de Sua esposa.

16 A Igreja é a agência do Reino de Deus na Terra. A única agência autorizada, coluna e baluarte da verdade (1 Timóteo 3:15). Como tal, ela deve conservar um espírito militante com o propósito de cumprir a sua missão de levar as nações a Deus e ao Seu Cristo.

17

18 Paulo, escrevendo aos cristãos em Corinto, declara: "À igreja (ekklesia) de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para serem santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso (1 Coríntios 1:2). O apóstolo toca aqui em aspectos relevantes da Igreja: sua origem e propriedade (Deus), bem como sua natureza (santificada) e vocação (chamada a ser santa).

19 Paulo, escrevendo aos cristãos em Corinto, declara: "À igreja (ekklesia) de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para serem santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso (1 Coríntios 1:2). O apóstolo toca aqui em aspectos relevantes da Igreja: sua origem e propriedade (Deus), bem como sua natureza (santificada) e vocação (chamada a ser santa). Em 1 Timóteo 3:15 Paulo descreve a Igreja mencionando três aspectos de sua natureza: a Igreja é a casa (família) de Deus, pertence ao Deus vivo, e é coluna e esteio da verdade.

20 A natureza da Igreja é muito mais do que o termo grego ekklesia e as palavras hebraicas qahal e edah são capazes de descrever. A revelação de Deus foi progressiva. As figuras do Antigo Testamento eram apenas sombras do que viria. Devemos depender do Espírito Santo, o Mestre e Intérprete da Igreja, para captar a verdadeira revelação de sua natureza, porque um conceito inadequado forma uma caricatura da verdadeira Igreja. Jesus prometeu: Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras (João 16:13). Nós ainda vemos o mistério da Igreja somente como um vislumbre, como por espelho (1 Coríntios 13:12).

21 De qualquer modo, o Novo Testamento usa várias imagens para a Igreja, algumas das quais são agora alvo de consideração. Parece que a natureza da Igreja é tão elevada, profunda, e extensa que mesmo as muitas metáforas dão meramente um vislumbre de sua verdadeira natureza. Mas precisamos de todas elas para ter uma visão mais significativa. Como Deus tem revelado Sua natureza através de vários nomes redentivos, cada um indicando um de seus aspectos, os escritores do Novo Testamento fizeram o mesmo em relação à Igreja, por inspiração do Espírito Santo.

22 As quatro principais comparações dão certa compreensão de sua natureza e papéis. Em poucas palavras: A expressão "Povo de Deus," aponta para sua propriedade. A Igreja é propriedade de Deus (1 Pedro 2:9-10). O "Corpo de Cristo" fala de sua própria natureza, assim como a vida do corpo procede de sua cabeça. Vida e direção vêm da cabeça (Romanos 12:5; 1 Coríntios 12:12-27). Em Efésios Paulo apresenta Cristo como o cabeça da Igreja e Seu corpo, a plenitude daquele que enche tudo em todos (Efésios 1:22-23). Aqui ele mostra a cabeça e corpo como organicamente conectados.

23 O "Templo" ou "casa" do Espírito ressalta seu estado de santidade (1 Coríntios 3:16-17). O conceito de templo no Antigo Testamento aponta para um lugar onde a presença de Deus é manifesta e a partir de onde Deus fala ao Seu povo. Jesus é a pedra angular eleita e preciosa (1 Pedro 2:6-7). "Os apóstolos e profetas" (Efésios 2:20) são o fundamento. Os crentes, como pedras vivas, (1 Pedro 2:5) são o material de construção para edificar um lugar de habitação para o Espírito de Deus na terra (Efésios 2:20-22).

24 A Noiva indica a vocação e destino da Igreja. Como Eva completou Adão, assim a Igreja é o complemento daquele que cumpre tudo em todas as coisas (Efésios 1:23). A Bíblia compara o relacionamento entre um marido e sua esposa, com a relação entre Deus e Seu Povo (Isaías 54:5,6; 62:5). Em harmonia com o quadro da noiva, Jesus se refere a Si mesmo como o noivo e o círculo de Seus discípulos como a noiva Messiânica (Marcos 2:18-20). Em Efésios Paulo fala mais amplamente da Igreja como a Noiva de Cristo (Efésios 5).

25

26 Toda a análise etimológica e das metáforas não basta para definir a natureza da Igreja em plenitude. Ela é a extensão, manifestação e expressão de Jesus mesmo, embora num processo de formação. Jesus redimiu um povo do pecado e da morte e o trouxe para Si mesmo, a fim de formar uma identidade e unidade, a qual Ele chama minha Igreja. No entanto, Ele é o fundamento, a fonte, o sustento e o destino da Igreja. Assim como não podemos separar os ramos da árvore e suas raízes, não podemos separar o redimido de Jesus, o Redentor. Se a Igreja é o Corpo, Ele é o Cabeça.

27 Isto implica muito mais do que senhorio; fala de essência. Se a Igreja é a família de Deus, ela integra essa família. Se a Igreja é o Templo, Deus habita nela. Se a Igreja é um edifício, Jesus é a pedra angular. O que tudo isto significa? Dizendo-o de forma simples, não podemos separar Jesus de Sua Igreja. Ainda que seus papéis possam ser diferentes, eles são espiritualmente um, como Paulo diz: Mas aquele que se une ao Senhor, é um só espírito com Ele (1 Coríntios 6:1). Onde a Igreja está, ali está o Espírito de Deus; e onde o Espírito de Deus está, ali está a Igreja (Irineu).

28 Onde está a Igreja? onde o Espírito de Deus está. Mas, havendo lidado com o aspecto transcendental da natureza da Igreja, a pergunta será respondida considerando seu lado humano, representado pelas pessoas redimidas. Podemos dizer que a Igreja está no Céu como a universal assembléia e igreja dos primogênitos inscritos nos céus (Hebreus 12:23), e na terra, espalhada no mundo inteiro, enquanto qahal de Jesus. No entanto, a Igreja transcende um ajuntamento de pessoas específicas. Ela é simplesmente o Corpo e está onde quer que a vida e presença de Jesus Cristo se manifestar.

29 O termo ekklesia é usado no Novo Testamento em dois sentidos distintos. Um é visível, identificável como povo e lugar, ou Igreja local, ou ainda Igrejas. O outro é invisível, identificado como o Corpo místico de Cristo. É usado, por exemplo, para a Igreja de Deus reunida em uma casa (Romanos 16:5), em uma cidade (1 Coríntios 1:2; 1 Tessalonicenses 1:1), em uma região (Atos 9:31) ou uma área maior, como a Província da Ásia (1 Coríntios 16:19).

30 O Corpo espiritual de Cristo, chamado Igreja Universal, não é identificado como uma comunidade de crentes reunindo-se em algum lugar. É o corpo espiritual de Cristo. Os membros da Igreja Universal têm seus nomes escritos no Livro da Vida do Cordeiro (Apocalipse 20:12,15; 21:27). Somente Deus vê e conhece quem pertence a ela.

31 Easton (1897), em Seu Dicionário, enfatiza três marcas desta Igreja Universal: Sua unidade, sua universalidade, e sua perpetuidade. Deus tinha, tem, e terá somente uma Igreja no mundo (Atos 2:47); A Igreja abraça os redimidos de cada nação, tribo, povo e língua (Apocalipse 7:9); Ela continuará através de todas as eras até ao fim do mundo. Não pode jamais ser destruída. É um reino eterno. "

32 IGREJA LOCAL: A Igreja tem sua expressão visível como corpo local de crentes distinto que pode ser identificado como uma comunidade (exemplo: Atos 20:28; 1 Coríntios. 1:2; Gálatas 1:13; 1 Tessalonicenses 1:1; 2 Tessalonicenses 1:1; 1 Timóteo 3:5). Enquanto a Igreja Universal inclui os redimidos que já morreram, a Igreja local inclui somente aqueles atualmente vivos na Terra. Cada congregação local é uma Igreja; portanto, há muitas Igrejas (plural). Elas são limitadas aos discípulos que pessoalmente se unem a cada uma delas, e pode deixar de existir por qualquer número de muitas circunstâncias.

33 Neste sentido, a Igreja local pode ser definida como um grupo de pessoas, regeneradas e batizadas que, voluntariamente, se reúne num determino lugar em diferentes ocasiões, sob as leis de Cristo, para estabelecer o reino de Deus nelas próprias e no mundo.

34 Visão distinta de Igreja: A visão protestante e evangélica da Igreja visível difere da que tem a Igreja Romana em alguns princípios inegociáveis. Alguns dos mais fundamentais são: O princípio de sola Scriptura (somente a Bíblia), o qual significa para o Protestante que em matéria de fé e prática, somente a Bíblia é fonte de ensino e julgamento. Nenhuma Igreja tem autoridade para mudar as Escrituras. O princípio de um sole Salvador, isto é, somente Jesus Cristo salva. Fora de Cristo não há salvação. Nenhuma Igreja tem poder para salvar. A Igreja simplesmente leva as pessoas ao Salvador. O princípio de salvação só pela graça, através fé. Nenhuma cerimônia da Igreja ou obras humanas conquista a salvação.

35 Igreja Universal Invisível Uma Igreja Um organismo Membros salvos Membros vivos e mortos Todo o corpo de Cristo Cristo é Cabeça visível no Céu Sem pastores ou diáconos Sem ordenanças Sem denominação Indestrutível Igreja(s) local(is) Visível Muitas Igrejas Uma organização Membros salvos e perdidos Membros vivos Parte do corpo de Cristo Cristo é Cabeça invisível na terra Pastores e diáconos Duas ordenanças Muitas denominações Destrutível

36

37 A Igreja é formada por crentes nascidos de novo (João 3:3,7). Em poucas palavras, os redimidos, os salvos do pecado, que lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro (Apocalipse 7:14). A Igreja é formada por pessoas arrependidas e crentes (Atos 2:38a; 16:31). A Igreja é composta de crentes batizados (Atos 2:41; 8:12; 8:36-38).

38 A Igreja é composta de crentes em formação. Os discípulos de Cristo devem ser a extensão, a reprodução e a manifestação de Sua vida, isto é, Seu caráter santo. Quando alguém nasce de novo, tem início um processo de transformação com o objetivo de que o caráter de Cristo seja refletido. Paulo declara: Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós (Gálatas 4:19). O que isso quer dizer? De forma simples, que a imagem de Deus em Cristo fosse restabelecida neles e eles se tornassem semelhantes a Jesus (Romanos 8:29; 2 Coríntios 3:18).

39

40 A Igreja, no que concerne o lado dos seres humanos, é uma comunidade de pessoas de fé que, convencidas pelo Espírito Santo dos seus próprios pecados, da justiça de Jesus, e do julgamento vindouro (João 16:8), pela pregação do Evangelho, clamaram como o carcereiro de Filipos: o que eu devo fazer para ser salvo (Atos 16:30)? Eles ouviram a resposta: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa (Atos 16:31). Eles, então, responderam arrependendo-se de seus pecados e colocando sua fé em Jesus como Senhor e Salvador.

41 Deste modo eles experimentaram a graça de Deus em Cristo, como está escrito: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus (Efésios 2:8). Como um testemunho público de seu novo nascimento em Cristo e seu batismo pelo Espírito Santo no corpo de Cristo, eles se submeteram ao batismo nas águas. Juntaram-se a uma Igreja local para ser parte de um Corpo militante que tem a meta suprema de se tornar como Jesus (caráter) (2 Coríntios 3:18) e realizar Sua missão (Mateus 18:18-20), até Jesus vir e estabelecer Seu reino visível sobre a Terra.

42

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

A Igreja. Ellen White

A Igreja. Ellen White A igreja é um instrumento apontado por Deus para a salvação de homens. Foi organizada para servir e sua missão é levar o evangelho ao mundo... Maravilhosa é a obra que o Senhor se propõe a realizar por

Leia mais

IGREJA. Sua Natureza

IGREJA. Sua Natureza IGREJA Sua Natureza A igreja é a comunidade de todos os cristãos de todos os tempos. Wayne Grudem A igreja é o novo Israel de Deus que revela nesse tempo Sua glória Thiessen A igreja é a a assembléia dos

Leia mais

Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento

Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento Reivindicações específicas para a inspiração do Novo Testamento Orientação no ensino Não foram só aos apóstolos foi prometida a orientação do Espírito Santo em sua pregação sobre Jesus, mas eles também

Leia mais

Efésios 2: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se

Efésios 2: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se Efésios 2:8-10 8 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. 9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie; 10 Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus

Leia mais

Ser e estar na igreja

Ser e estar na igreja Ser e estar na igreja Segundo a Revista Época de 25 de maio de 2009 estima-se que em 2020 50% da população brasileira poderá ser evangélica. E se a previsão se cumprir, o aumento no número de fiéis ajudará

Leia mais

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA NASCIMENTO Pb. Márcio Tarcísio Mendonça Ferreira 5º) NA NECESSIDADE ABSOLUTA DO PELA GRAÇA DE

Leia mais

Colossences 2,9: Porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.

Colossences 2,9: Porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. CRISTO É VERDADEIRAMENTE DEUS vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente A natureza divina: Cristo é verdadeiramente Deus, ele não é um homem elevado à divindade, mas, pelo contrário, ele é o Verbo de

Leia mais

QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA?

QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA? SÉRIE Por que precisamos ser cheios do Espírito Santo mais do que tudo? QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA? Espírito Santo grego: parakletos CONSOLADOR CONSELHEIRO AUXILIADOR AMIGO Aquele que está ao

Leia mais

Neste estudo veremos que a igreja é como a noiva de Cristo.

Neste estudo veremos que a igreja é como a noiva de Cristo. 0-4 agosto 2013 A Noiva de Cristo A Bíblia usou várias figuras de para ilustrar o significado igreja. A igreja é apresentada como um reino para enfatizar o seu governo e domínio; Cada figura enfatiza um

Leia mais

O REINO DO MESSIAS POIS TEU O REINO, O PODER E A GLÓRIA PARA SEMPRE, AMEM! FESTA DOS TABERNÁCULOS SUKKOT

O REINO DO MESSIAS POIS TEU O REINO, O PODER E A GLÓRIA PARA SEMPRE, AMEM! FESTA DOS TABERNÁCULOS SUKKOT O REINO DO MESSIAS POIS TEU O REINO, O PODER E A GLÓRIA PARA SEMPRE, AMEM! FESTA DOS TABERNÁCULOS SUKKOT - 2015 O ISRAEL DE DEUS Efésios 2: 16-22 - Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas

Leia mais

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL Pr. Adriano Diniz 18 jan 2015 TEXTO ÁUREO O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar

Leia mais

OS OFÍCIOS DE CRISTO REI. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. - Rei:

OS OFÍCIOS DE CRISTO REI. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. - Rei: OS OFÍCIOS DE CRISTO REI vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente - Rei: Para se entender a plenitude do reinado de Cristo é de extrema importância que se tenha em mente que este reinado é espiritual.

Leia mais

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa 1 Evangelho de João Este evangelho tem 21 capítulos. Evangelho do Filho de Deus / Divino. 1 - Autor: João, o apóstolo, ele foi o último dos apóstolos a morrer. 2 - Data: Alguns escritores acreditam que

Leia mais

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA 17-03-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze A Igreja no desígnio de Deus O que significa a palavra Igreja? Designa o povo que Deus convoca e reúne de todos os

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 8. Na Igreja, que é o corpo de Cristo, coluna e firmeza da verdade, uma, santa e universal assembleia dos fiéis remidos de todas as eras e todos os lugares, chamados do mundo pelo Espírito Santo para

Leia mais

5ª LIÇÃO A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA

5ª LIÇÃO A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA O que é a Igreja de Cristo? 5ª Lição 1 5ª LIÇÃO A ORGANIZAÇÃO DA IGREJA I. JESUS CRISTO É A CABEÇA DA IGREJA. A. Jesus Cristo tem a preeminência em tudo (Colossenses 1:15-18). 1. A Sua relação com Deus

Leia mais

AULA -1 IGREJA: UMA INSTITUIÇÃO DIVINO-HUMANA IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira

AULA -1 IGREJA: UMA INSTITUIÇÃO DIVINO-HUMANA IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira AULA -1 IGREJA: UMA INSTITUIÇÃO DIVINO-HUMANA IGREJA E CULTO Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira CONSOLIDAÇÃO 2015, O ANO DA ADORAÇÃO A Bíblia retrata a igreja como

Leia mais

Igreja de Deus Unida,

Igreja de Deus Unida, Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional Guias de Estudo Bìblico Para a Juventude Volume 1 Lição 7 O Espírito Santo Deus, nosso Criador, compreende que todos nós enfrentamos circunstâncias que

Leia mais

Introdução: as incertezas e os fatos

Introdução: as incertezas e os fatos capítulo 1 Introdução: as incertezas e os fatos Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do

Leia mais

7ª Conferência Falando de Cristo

7ª Conferência Falando de Cristo 7ª Conferência Falando de Cristo Tema Geral Convivendo neste mundo sem Deus 1 Palestra 4 FEMININA OU FEMINISTA? A Presença do Feminismo na Igreja Evangélica 2 Introdução O movimento feminista é uma das

Leia mais

A Igreja que Cristo está Edificando. Pr. Evanildo Ferreira da Silva

A Igreja que Cristo está Edificando. Pr. Evanildo Ferreira da Silva A Igreja que Cristo está Edificando MATEUS 16:18 Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. (MATEUS 16:18) A Igreja

Leia mais

CRISTO CUMPRIU E ACABOU COM O REGIME DO ANTIGO TESTAMENTO

CRISTO CUMPRIU E ACABOU COM O REGIME DO ANTIGO TESTAMENTO CRISTO CUMPRIU E ACABOU COM O REGIME DO ANTIGO TESTAMENTO A glória de Jesus Cristo brilha ainda mais claramente quando O vemos em sua relação apropriada com o Antigo Testamento. Ele tem uma relação magnificente

Leia mais

1. Qual a necessidade de uma aliança?

1. Qual a necessidade de uma aliança? 1 Aliança, segundo Jesus de Nazaré Essência #3 (fim da série) Lc 22:14-20 (14) Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram- se à mesa. (15) E disse- lhes: "Desejei ansiosamente comer esta

Leia mais

Se alguém pensa que é profeta ou espiritual, reconheça que o que lhes estou escrevendo é mandamento do Senhor. 1 Coríntios 14:37

Se alguém pensa que é profeta ou espiritual, reconheça que o que lhes estou escrevendo é mandamento do Senhor. 1 Coríntios 14:37 Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus 1 Pedro 1:21 Se alguém pensa que é profeta ou espiritual, reconheça

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus RELEMBRAR A MISSÃO NOS EVANGELHOS 1. Jesus Cristo homem é o exemplo padrão para o exercício da Missão de Deus (intimidade

Leia mais

AULA 2 A NOIVA DE CRISTO

AULA 2 A NOIVA DE CRISTO AULA 2 A NOIVA DE CRISTO A Noiva de Cristo A parábola das dez virgens (Mt 25:1-13) i. O reino dos céus é semelhante isto nos mostra como o reino de Deus deve ser em sua plenitude. 1. Não o reino dos céus

Leia mais

Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA

Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA Lição n.º 6 - A UNIDADE DA BÍBLIA Lição n.º 6 (Início) Objeto de estudo: Reconhecer o fato de que a unidade da Bíblia é uma das provas de sua autenticidade! 1 Versículo-chave: Cl 1.26-27 O ministério que

Leia mais

13 Perguntas que você precisa responder antes de crer na Trindade

13 Perguntas que você precisa responder antes de crer na Trindade 13 Perguntas que você precisa responder antes de crer na Trindade Por Paulo Freri Nos últimos dias têm surgido inúmeros questionamentos quanto à autenticidade da doutrina da Trindade. Somos constantemente

Leia mais

RELEMBRANDO : a restauração do indivíduo 2.10: fomos criados em Cristo Jesus para a prática de boas obras

RELEMBRANDO : a restauração do indivíduo 2.10: fomos criados em Cristo Jesus para a prática de boas obras RELEMBRANDO... 2.1-10: a restauração do indivíduo 2.10: fomos criados em Cristo Jesus para a prática de boas obras O ARGUMENTO SEGUINTE... 2.11-22: A humanidade como um todo. Judeus e gentios unidos em

Leia mais

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM FÉ: Primeiro você coloca o pé, depois Deus coloca o chão. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM Para muitos, a

Leia mais

E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, por que me desamparaste? COMPROMISSO EM ANUCIAR A VERDADE

E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, por que me desamparaste? COMPROMISSO EM ANUCIAR A VERDADE E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Mateus 27.46 COMPROMISSO EM ANUCIAR A VERDADE O DEUS DE NOSSO SENHOR

Leia mais

No velho testamento as realizações de Deus e do Espírito são usadas frequentemente de forma intercambiável.

No velho testamento as realizações de Deus e do Espírito são usadas frequentemente de forma intercambiável. A divindade do Espírito Santo vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente O Espírito Santo é representado na Escritura como possuindo a autoridade e os atributos divinos, os Pais da Igreja nunca apresentaram

Leia mais

O Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu Nome

O Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu Nome TRÊS EM UM A Trindade, 1ª Parte Era a noite da festa da Páscoa, e os discípulos estavam reunidos com Jesus no cenáculo. Deus havia enviado Seu Filho Jesus à terra para contar as boas novas da salvação

Leia mais

Você tem visto. uma igreja bíblica?

Você tem visto. uma igreja bíblica? Você tem visto uma igreja bíblica? Todo o mundo sabe onde está a igreja (referindo-se a um edifício). Está de frente ao parque. Está no centro de cada povoado das terras americanas. E todos sabemos que

Leia mais

Aula II A Igreja, como uma entidade espiritual, espelha numa determinada localidade o próprio Deus e seus propósitos.

Aula II A Igreja, como uma entidade espiritual, espelha numa determinada localidade o próprio Deus e seus propósitos. Aula II A Igreja, como uma entidade espiritual, espelha numa determinada localidade o próprio Deus e seus propósitos. Por que a Igreja existe? Qual o seu propósito? Por que Deus a deixou no mundo? E pôs

Leia mais

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro Qual o significado bíblico de Familia da ALIANÇA? O casamento é um sacramento, um contrato ou uma

Leia mais

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17)

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) Para que você possa crer em Jesus você precisa primeiramente ouvir a sua palavra. A própria palavra de Deus é a verdade (Jo 17:17) e esta

Leia mais

Igreja. Formação do Módulo Básico Ministério de Formação - RCC Viçosa

Igreja. Formação do Módulo Básico Ministério de Formação - RCC Viçosa Igreja Formação do Módulo Básico Ministério de Formação - RCC Viçosa Nossa agenda Aspectos Gerais da Igreja A Economia Sacramental Visão Histórica da Igreja A Igreja no Século XX Estrutura e Organização

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 8: ECLESIOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O ARREBATAMENTO DA IGREJA O arrebatamento da igreja do Senhor Jesus, será o mais extraordinário

Leia mais

Título: O CÂNTICO DOS CÂNTICOS DO NOIVO Autor: C. E. LUNDEN. Literaturas em formato digital:

Título: O CÂNTICO DOS CÂNTICOS DO NOIVO Autor: C. E. LUNDEN. Literaturas em formato digital: Título: O CÂNTICO DOS CÂNTICOS DO NOIVO Autor: C. E. LUNDEN Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos:

Leia mais

Pensamento básico a) Origem no Antigo Testamento

Pensamento básico a) Origem no Antigo Testamento IGREJA Origem Pensamento básico a) Origem no Antigo Testamento - O Tabernáculo prefigura a Igreja; - O sistema sacrificial dá base para as relações e culto da Igreja; - O sacerdócio origina o ministério.

Leia mais

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações O Antigo Testamento é uma coleção de 39 livros onde encontramos a história de Israel, o povo que Deus escolheu para com ele fazer uma aliança. Portanto, o Antigo Testamento é a história de um povo: mostra

Leia mais

EXAME UNIDADE 1: Maturidade Cristã

EXAME UNIDADE 1: Maturidade Cristã EXAME UNIDADE 1: Maturidade Cristã Nome: As seguintes afirmações ou são verdadeiras ou falsas. Indique com V ou F. 1. Um crente cresce em maturidade cristã mesmo que este não queira. 2. Deus tem um plano

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas

DECLARAÇÃO DE FÉ. CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DECLARAÇÃO DE FÉ CONPLEI Conselho Nacional de Pastores e Líderes Evangélicos Indígenas DAI-AMTB Departamento de Assuntos Indígenas, Associação de Missões Transculturais Brasileiras Campo Grande, MS: 2016

Leia mais

A vontade de Deus agora é que esse mesmo Reino que entrou na sua vida alcance todos os homens.

A vontade de Deus agora é que esse mesmo Reino que entrou na sua vida alcance todos os homens. Lição 05 A VISÃO DA IGREJA Introdução Você já entrou no. Satanás e seu domínio foram derrotados pela morte e ressurreição de Jesus. Os seus pecados foram perdoados, pois você os confessou e o Senhor Jesus

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

ONDE ESTÁ A VERDADEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO?

ONDE ESTÁ A VERDADEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO? ONDE ESTÁ A VERDADEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO? Muitos dizem, a verdadeira Igreja de Jesus Cristo é onde eu congrego; outros dizem é a Igreja católica, outros dizem é a Igreja dos protestantes, outros dizem

Leia mais

BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTA 35

BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTA 35 BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTA 35 PERGUNTA 35: Que é regeneração? RESPOSTA: É a obra da livre graça de Deus, pela qual somos conservados pelo Espírito Santo na perseverança da fé em Cristo, adquirindo,

Leia mais

1 Coríntios 15,4: E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé.

1 Coríntios 15,4: E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé. BREVE CATECISMO DE WESTMINSTER PERGUNTA 30 PERGUNTA 30: Como nos aplica o Espírito a redenção adquirida por Cristo? Resposta: O Espírito aplica-nos a redenção adquirida por Cristo pelo chamado eficaz,

Leia mais

CRENDO PLENAMENTE EM QUEM JESUS É

CRENDO PLENAMENTE EM QUEM JESUS É CRENDO PLENAMENTE EM QUEM JESUS É Afinal, Quem foi JESUS? psicólogo, líder, filósofo ou executivo? CRENDO PLENAMENTE EM QUEM JESUS É Talvez uma personagem CRENDO PLENAMENTE EM QUEM JESUS É Ou Tudo ou Nada

Leia mais

O Espírito Santo. Ontem e Hoje

O Espírito Santo. Ontem e Hoje O Espírito Santo Ontem e Hoje E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem

Leia mais

No Antigo Testamento, conhecemos uma religião que era cheia de rituais. Eles tinham o objetivo de revelar a pessoa de Jesus (Colossenses 2.17).

No Antigo Testamento, conhecemos uma religião que era cheia de rituais. Eles tinham o objetivo de revelar a pessoa de Jesus (Colossenses 2.17). No Antigo Testamento, conhecemos uma religião que era cheia de rituais. Eles tinham o objetivo de revelar a pessoa de Jesus (Colossenses 2.17). No Novo Testamento, o cristianismo surge simples e focado

Leia mais

A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO

A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO INTRODUÇÃO QUEM É JESUS CRISTO? Muitas pessoas, sistemas religiosos e filósofos sugeriram as mais variadas respostas à pergunta: Quem é Jesus Cristo? Para alguns, Jesus é um

Leia mais

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outro para evangelistas, e outros para pastores e doutores. (JFA Rev. e Cor.

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outro para evangelistas, e outros para pastores e doutores. (JFA Rev. e Cor. [1] (Estudo 17) A CASA DE DEUS 1 Quem fundou a igreja cristã? Mateus 16:15-18 Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus,

Leia mais

Os Anciãos na Igreja. As Escrituras designam o serviço dos anciãos. Desde o início da igreja do Novo Testamento, a liderança na comunidade de crentes

Os Anciãos na Igreja. As Escrituras designam o serviço dos anciãos. Desde o início da igreja do Novo Testamento, a liderança na comunidade de crentes Os Anciãos na Igreja. As Escrituras designam o serviço dos anciãos. Desde o início da igreja do Novo Testamento, a liderança na comunidade de crentes foi concedida aos apóstolos e anciãos (Atos 15:22),

Leia mais

domingo, 10 de novembro de 13

domingo, 10 de novembro de 13 A n é s i o R o d r i g u e s João 14:26,27 Livres da religião do medo e das maldições João 14:26,27 Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas João

Leia mais

Presb. Solano Portela IPB Santo Amaro-SP

Presb. Solano Portela IPB Santo Amaro-SP Presb. Solano Portela IPB Santo Amaro-SP João 3.22-36: 22 Depois disto, foi Jesus com seus discípulos para a terra da Judéia; ali permaneceu com eles e batizava. 23 Ora, João estava também batizando em

Leia mais

DOMINGO II DO TEMPO COMUM Ano A

DOMINGO II DO TEMPO COMUM Ano A EIS O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO DOMINGO II DO TEMPO COMUM Ano A EUCARISTIA 19H DINAMIZAÇÃO DO 10º ANO DE CATEQUESE IGREJA MATRIZ DE VILA DO CONDE Cântico Inicial: Filho de Deus 1. Somos

Leia mais

LIÇÃO 9 NA IGREJA A FAMÍLIA ESPIRITUAL. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 NA IGREJA A FAMÍLIA ESPIRITUAL. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 NA IGREJA A FAMÍLIA ESPIRITUAL Prof. A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO UM ORGANISMO VIVO A igreja é um organismo vivo e divino que prega a salvação em Jesus Cristo de modo a levar os salvos para a

Leia mais

MUNDO MISSIONÁRIO ESTRATÉGIAS MISSIONAIS NEGÓCIOS MISSIONAIS RESPONSABILIDADE MISSIONAL TECNOLOGIA MISSIONAL

MUNDO MISSIONÁRIO ESTRATÉGIAS MISSIONAIS NEGÓCIOS MISSIONAIS RESPONSABILIDADE MISSIONAL TECNOLOGIA MISSIONAL ÇÃ MUNDO MISSIONÁRIO ESTRATÉGIAS MISSIONAIS NEGÓCIOS MISSIONAIS RESPONSABILIDADE MISSIONAL TECNOLOGIA MISSIONAL MUNDO MISSIONÁRIO 1. Aspectos bíblicos: tópicos da Teologia Bíblica de Missões 2. Realidade

Leia mais

Os homens criaram deuses a sua imagem e semelhança. A verdade é que nós fomos criados a imagem e semelhança do único e verdadeiro Deus.

Os homens criaram deuses a sua imagem e semelhança. A verdade é que nós fomos criados a imagem e semelhança do único e verdadeiro Deus. Introdução Os homens criaram deuses a sua imagem e semelhança. A verdade é que nós fomos criados a imagem e semelhança do único e verdadeiro Deus. O Único e Verdadeiro Deus é Deus Triúno. Uma referência

Leia mais

Evangelhos e atos. Observações

Evangelhos e atos. Observações NOVO TESTAMENTO Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas. Ultimamente nos falou por seu Filho (Hebreus 1,1-2) EVANGELHOS E ATOS Evangelhos e atos Os melhores recursos

Leia mais

IGREJA E CULTO. Por que me importar?

IGREJA E CULTO. Por que me importar? AULA 9 O FUTURO GLORIOSO DA IGREJA IGREJA E CULTO Por que me importar? Igreja Presb. e Culto José Por Cordeiro que me Neto importar?» Presb. Lúcio Mafra Teixeira EBD CONSOLIDAÇÃO 2015 O Ano da Adoração

Leia mais

O amor O faz diferente!

O amor O faz diferente! O amor O faz diferente! Quem eu deveria ser? Que as escrituras apresentam o homem como criatura de Deus Criado diretamente por Deus Colocado em posição exaltada Que o homem foi feito a imagem e semelhança

Leia mais

Revelar Descortinar Desvendar. Revelação - Criação - Bíblia - Jesus Cristo. Indicativa Imperativa Normativa

Revelar Descortinar Desvendar. Revelação - Criação - Bíblia - Jesus Cristo. Indicativa Imperativa Normativa Revelar Descortinar Desvendar Revelação - Criação - Bíblia - Jesus Cristo Indicativa Imperativa Normativa Deus informa a respeito de si mesmo - Quem Ele é - O que Ele fez - O que Ele está fazendo - O que

Leia mais

O Espírito Santo. Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco?

O Espírito Santo. Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco? O Espírito Santo Quem é? O que faz? Como se relaciona conosco? Paracleto O Espírito Santo é... Paracleto pode ser definido como Conselheiro, Advogado, como Procurador do acusado, Ajudador e Intercessor.

Leia mais

Introdução. Quem deseja o episcopado, boa obra deseja. Curso Básico Preparatório de Obreiros

Introdução. Quem deseja o episcopado, boa obra deseja. Curso Básico Preparatório de Obreiros Curso Básico Preparatório de Obreiros Então disse aos seus discípulos: A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara. Mateus

Leia mais

LIÇÃO 9 A MISSÃO ENSINADORA DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 A MISSÃO ENSINADORA DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 A MISSÃO ENSINADORA DA IGREJA Prof. A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O MINISTÉRIO TRÍPLICE DE JESUS Jesus Cristo em seu ministério tríplice pregou, curou e ensinou, mas o ensino foi a atividade mais

Leia mais

4 O que é uma igreja baseada em princípios?

4 O que é uma igreja baseada em princípios? 4 O que é uma igreja baseada em princípios? Essa igreja é uma comunidade local onde todos os membros, vivenciando os princípios apresentados na Palavra de Deus, têm por objetivo glorificar a Deus e cumprir

Leia mais

Um exame das Doutrinas da Bíblia

Um exame das Doutrinas da Bíblia Um exame das Doutrinas da Bíblia III- A Doutrina de Cristo 1-A Deidade de Cristo João 5:18 2-A Humanidade de Cristo Lucas 2:52 3- O Filho de Deus Mat. 16:16 4-O Único Unigênito João 3:16 5-A Generação

Leia mais

Nessa mensagem vamos tratar da Igreja única. É uma instituição decretada por Deus, a fim de representá-lo na terra.

Nessa mensagem vamos tratar da Igreja única. É uma instituição decretada por Deus, a fim de representá-lo na terra. Pr. Cantoca Carta 1 Pedro Cap 2.1-10 Sermão manhã IBFé 29Nov2015 Introdução: Nessa mensagem vamos tratar da Igreja única. É uma instituição decretada por Deus, a fim de representá-lo na terra. O Senhor

Leia mais

A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA REGENERAÇÃO INTRODUÇÃO

A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA REGENERAÇÃO INTRODUÇÃO A OBRA DO ESPÍRITO SANTO NA REGENERAÇÃO INTRODUÇÃO As palavras "novo nascimento" têm se tornado comuns nos círculos religiosos hoje em dia. Sabendo que Satanás é um mestre para redefinir termos bíblicos

Leia mais

Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12

Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12 Introdução Confie no poder de Deus Efésios 6.10,11 Pr. Vlademir Silveira Série Armadura de Deus Mensagem # 1 IBMC 07/10/12 Série de 5 mensagens sobre a Armadura de Deus no livro de Efésios. Efésios 1.1

Leia mais

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 PNEUMATOLOGIA OS DONS DO

Leia mais

Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus

Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus (At 4:13). 1. Que venhamos a conhecer a história e as

Leia mais

Lição 10 para 2 de setembro de 2017

Lição 10 para 2 de setembro de 2017 Lição 10 para 2 de setembro de 2017 OS DOIS PACTOS Em Gálatas 4:21-31, Paulo apresenta a oposição entre a salvação pela fé e a salvação pelas obras usando uma alegoria: O filho da livre (Sara), em oposição

Leia mais

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra.

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra. Casas Abertas Estudos Diversos Batismo O batismo cristão é uma de duas ordenanças que Jesus instituiu para a igreja: E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra.

Leia mais

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida ~ USA

KJV King James Bible Study Correspondence Course An Outreach of Highway Evangelistic Ministries 5311 Windridge lane ~ Lockhart, Florida ~ USA 1 Oferta Lição 10 (volte para as páginas 4, 5 e 6) Qual é o significado da oferta e quais são as minhas responsabilidades nesta área? O assunto da oferta é extremamente controverso na cristandade hoje

Leia mais

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas...

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas... SUMÁRIO Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9 Lição 25 A identidade da Igreja... 10 Lição 26 As marcas da Igreja... 15 Lição 27 Os ministérios da Igreja...19 Lição 28 As celebrações da Igreja

Leia mais

Lição 13- Mordomia dos dons um caminho mais excelente

Lição 13- Mordomia dos dons um caminho mais excelente Lição 13- Mordomia dos dons um caminho mais excelente Texto Bíblico: 1Coríntios 12.31 INTRODUÇÃO O cristão não busca, não aprimora, nem administra dons e talentos para si mesmo, para deles se servir em

Leia mais

NO PERDÃO DOS PECADOS

NO PERDÃO DOS PECADOS CREMOS IEADEM NO PERDÃO DOS PECADOS, NA SALVAÇÃO PRESENTE E PERFEITA E NA ETERNA JUSTIFICAÇÃO DA ALMA RECEBIDOS GRATUITAMENTE DE DEUS PELA FÉ NO SACRIFÍCIO EFETUADO POR JESUS CRISTO EM NOSSO FAVOR (AT

Leia mais

Você precisa dizer AMÉM

Você precisa dizer AMÉM Você precisa dizer AMÉM Quando ouvimos a pregação com o coração aberto, a fé de Deus é liberada ao nosso coração e então podemos desfrutar de todas as bênçãos do céu Gostaria de compartilhar o poder de

Leia mais

A CIDADE SANTA DO APOCALIPSE A NOVA JERUSALÉM. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente

A CIDADE SANTA DO APOCALIPSE A NOVA JERUSALÉM. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente A CIDADE SANTA DO APOCALIPSE A NOVA JERUSALÉM vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Todos os grandes intérpretes do Apocalipse adotam uma visão paralela das descrições do livro, as sete igrejas, os

Leia mais

Apêndice 2. A Atuação do Homem na Conversão

Apêndice 2. A Atuação do Homem na Conversão 191 Apêndice 2 A Atuação do Homem na Conversão Todos concordam que é necessária uma resposta por parte do homem para que ele receba a graça de Deus. Alguns discordam de que seja necessária uma reposta.

Leia mais

Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna. Uma Exposição de 1ªJoão. (5ª Mensagem) Cristo é Aquele em quem devemos permanecer Parte II. 1Jo 2.

Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna. Uma Exposição de 1ªJoão. (5ª Mensagem) Cristo é Aquele em quem devemos permanecer Parte II. 1Jo 2. Cristo, o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna Uma Exposição de 1ªJoão (5ª Mensagem) Cristo é Aquele em quem devemos permanecer Parte II 1Jo 2.7-11 Um dos assuntos mais deturpados e incompreendidos até mesmo

Leia mais

Sacramentos. Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Sacramentos. Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Sacramentos Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Sacramentos O que são os sacramentos? Sacramento é derivado do latim sacramentum, era utilizado no meio militar correspondendo a juramento

Leia mais

O REINO. Deus, escolheu o conceito de reino para nos comunicar seu propósito, sua vontade e seu plano para a humanidade. Pra Ivonne Muniz 2

O REINO. Deus, escolheu o conceito de reino para nos comunicar seu propósito, sua vontade e seu plano para a humanidade. Pra Ivonne Muniz 2 REINO DE DEUS O REINO Deus, escolheu o conceito de reino para nos comunicar seu propósito, sua vontade e seu plano para a humanidade. Pra Ivonne Muniz 2 O que é reino? Governo ou domínio Um reino é a influencia

Leia mais

Israel Mazzacorati Ibaviva 2016

Israel Mazzacorati Ibaviva 2016 Israel Mazzacorati Ibaviva 2016 O caminho de Jesus e os atalhos da Igreja. Eugene H. Peterson A IGREJA AOS OLHOS DE QUEM? Avaliar bem-sucedido e malsucedido, crescimento, impacto e relevância a partir

Leia mais

Disciples of Christ Church Ministerio vida com vida Pr Joaquim Costa Junior 1. conforme Seu poder.

Disciples of Christ Church Ministerio vida com vida Pr Joaquim Costa Junior 1. conforme Seu poder. Disciples of Christ Church Ministerio vida com vida Pr Joaquim Costa Junior 1 conforme Seu poder. Efésios 3:20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos,

Leia mais

Carta de Princípios e Valores

Carta de Princípios e Valores Carta de Princípios e Valores CRER SER FAZER Nossa confissão de fé é de natureza reformada: Sola fide (somente a fé); Sola scriptura (somente a Escritura); Solus Christus (somente Cristo); Sola gratia

Leia mais

domingo, 26 de dezembro de 2010 A n é s i o R o d r i g u e s

domingo, 26 de dezembro de 2010 A n é s i o R o d r i g u e s A n é s i o R o d r i g u e s O Reino de Deus Mateus 3:1,2 Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judéia. Ele dizia: Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo. Mateus 4:17 Daí

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento

Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento Conhecendo a minha Bíblia Antigo Testamento 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina Área de Apoio de Educação Cristã Escola Bíblica Esperança Examinai as Escrituras... porque são elas que testificam

Leia mais

Título: DEPOIS DESTAS COISAS Autor: G. H. HAYHOE. Literaturas em formato digital:

Título: DEPOIS DESTAS COISAS Autor: G. H. HAYHOE. Literaturas em formato digital: Título: DEPOIS DESTAS COISAS Autor: G. H. HAYHOE Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar. Pr. Alex Mello

Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar. Pr. Alex Mello Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar Pr. Alex Mello COMUNHÃO CULTO PERDÃO PREGAÇÃO ADORAÇÃO AMOR ORAÇÃO MINISTÉRIO A comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar Pr. Alex Mello Leitura

Leia mais

Por que e para que Jesus morreu na cruz? Evangelho de João

Por que e para que Jesus morreu na cruz? Evangelho de João Por que e para que Jesus morreu na cruz? Evangelho de João 3.16-17 INTRODUÇÃO Do texto lido, faço à igreja duas perguntas: Por quejesus morreu na cruz? Para que Jesus morreu na cruz? O por que e o para

Leia mais

Quando para-se para refletir sobre o significado da palavra MARIA na vida dos cristãos, por diversas formas pode-se entendê-la: seja como a Mãe do

Quando para-se para refletir sobre o significado da palavra MARIA na vida dos cristãos, por diversas formas pode-se entendê-la: seja como a Mãe do Quando para-se para refletir sobre o significado da palavra MARIA na vida dos cristãos, por diversas formas pode-se entendê-la: seja como a Mãe do Deus feito Homem Jesus Cristo, Mãe da Igreja ou ainda

Leia mais

As promessas da encarnação cronologia. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. Na criação:

As promessas da encarnação cronologia. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. Na criação: As promessas da encarnação cronologia vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Na criação: Gênesis 3,15: Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá

Leia mais