DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO"

Transcrição

1 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO RECLAMAÇÃO TRABALHISTA. PETIÇÃO INICIAL. e AUDIÊNCIA TRABALHISTA ATÉ DEFESA DO RÉU Prof. Antero Arantes Martins (13/03)

2 PETIÇÃO INICIAL. Introdução. Já vimos que o Juiz não prestará tutela jurisdicional se não for provocado pela parte. (Art. 2º, CPC). Esta provocação é o direito subjetivo de ação, ou seja, o meio pelo qual a parte provoca o Estado a lhe conferir uma tutela jurisdicional. Petição inicial é o veículo pelo qual a parte manifesta esta provocação formal ao Estado, revela ao Juiz a lide, pede o provimento jurisdicional.

3 PETIÇÃO INICIAL. Requisitos Art. 840, 1º da CLT e Art. 319 do CPC/2015. I. Juiz ou Tribunal a quem é dirigida. Também chamado de endereçamento ou cabeçalho, tem por finalidade estabelecer as competências que o autor entende como corretas. Exemplo: Exmo. Sr. Dr. Juiz do Trabalho da Vara Federal do Trabalho da Comarca de Jundiaí/SP.

4 PETIÇÃO INICIAL. Requisitos (Cont.) II. Qualificação das partes. Destina-se a fixar os limites subjetivos da lide, ou seja, indicar ao juiz quem são os sujeitos da ação. Sendo o autor empregado é preciso colocar o nome, nacionalidade, estado civil, profissão, documento de identificação, data de nascimento e endereço completo. Sendo a ré pessoa jurídica, deve colocar no Nome, CNPJ e o endereço correto e completo.

5 PETIÇÃO INICIAL. Requisitos. (Cont). III. Um Breve relato dos fatos. Não é preciso os fundamentos jurídicos quando a relação de base for uma relação de emprego. Interpretar historicamente. Distinção: Fundamento jurídico (art. 319, III, CPC/2015) x fundamento legal ( Da mihi factum dabo tibi ius I). Fato, portanto, é aquele que gera o direito do autor e a obrigação do réu, chamado de fato constitutivo.

6 PETIÇÃO INICIAL. Requisitos. (Cont). IV. O pedido, e suas especificações: O primeiro é dirigido ao Juiz (imediato), onde o autor pretende uma tutela jurisdicional (uma declaração, uma condenação, uma constituição, uma cautela, etc) e o segundo (mediato), dirigido contra o réu, que é a tutela especifica à solução da lide, ou seja, o mérito da causa. Voltaremos a tratar dos pedidos, mais especificamente, adiante. Fatos e pedidos formam os limites objetivos da lide.

7 PETIÇÃO INICIAL. Requisitos. (Cont). V. Requerimento para a citação do réu: Como veremos mais adiante, no Processo do Trabalho a citação do réu é feita automaticamente porque o processo não vai ao Juiz para o chamado Juízo de Admissibilidade. Este é, portanto, um requerimento meramente formal. VI. As provas que pretende produzir: Outro requisito meramente formal. Trata-se aqui de uma mera indicação das provas que o autor pretende se utilizar no processo para demonstrar os fatos que alegou na causa de pedir. Para evitar o perecimento de qualquer direito, os advogados utilizam-se aqui de textos padrões que envolvem todas as provas possíveis.

8 PETIÇÃO INICIAL. Requisitos. (Cont). VII. Valor da causa: Deve corresponder à expressão monetária do pedido. Nem sempre, entretanto, o pedido é líquido e, nestes casos, o valor da causa é estimado. É importante porque é o valor da causa que fixa o rito do processo. Se for de até 40 salários mínimos o processo tramitará pelo rito sumaríssimo e acima de 40 salários mínimos pelo rito ordinário. Não é mais requisito no CPC/2015. Entretanto, necessário na petição inicial trabalhista. VIII. Opção pela audiência de conciliação. Inaplicável no Processo do Trabalho já que tem sistemática própria quanto à audiência.

9 PETIÇÃO INICIAL. Vícios A petição inicial que não preencher os requisitos acima contém vício. O vício é sanável ou insanável. Se sanável for, o Juiz não indeferirá a inicial sem antes conceder ao autor prazo de dez dias para o saneamento (art. 321, CPC/2015). O Juiz somente tem contato com a petição inicial na audiência, ou seja, depois da citação. Daí porque, no processo do trabalho, é possível emendar a petição inicial depois de citado o réu.

10 PETIÇÃO INICIAL. Pedido. Introdução O pedido é o núcleo da petição inicial, onde o autor expressa sua pretensão para o Estado frente ao réu. É duplo: Imediato, dirigido ao Juiz, de ordem processual e mediato, de ordem material, em face ao réu. O pedido deve ser decorrência lógica da causa de pedir, dizendo-se, portanto, que o pedido é concludente. O pedido põe em marcha o processo, fixa o objeto do litígio e, por conseqüência, os limites de lide.

11 PETIÇÃO INICIAL. Pedido. Requisitos O pedido deve ser certo e determinado. Por certo, devemos entender o pedido expresso, já que não se admite o pedido implícito, salvo as exceções legais, como veremos adiante; Por determinado devemos entender a fixação dos limites da pretensão. O autor deve ser claro naquilo que pretende junto ao órgão jurisdicional e ao réu. Pedido determinado não é necessariamente pedido líquido. Determinado significa individualizar o bem pretendido. Líquido significa apontar a expressão monetária (valor em dinheiro) deste bem. No rito sumaríssimo o pedido precisa ser certo, determinado e líquido. No rito ordinário basta ser certo e determinado.

12 PETIÇÃO INICIAL. Pedido. Pedido Genérico. O pedido imediato nunca pode ser genérico. O autor deve sempre individualizar o tipo de tutela que pretende (uma condenação, declaração, execução, uma medida cautelar, etc). Relativamente ao pedido mediato, o pedido, em regra, também deve ser específico. O Processo Comum admite pedido genérico em determinadas situações, (correção monetária, juros de mora, prestações vincendas nas relações continuativas, etc).

13 PETIÇÃO INICIAL. Pedidos Imediatos Os pedidos dirigidos ao Poder Judiciário (tutela jurisdicional) podem ser: Declaratórios: Visam a manifestação judicial sobre a existência ou inexistência de uma relação jurídica da base entre as partes. Constitutivos: Visam constituir (criar) ou desconstituir (extinguir) uma relação jurídica de base existente entre as partes. Condenatórios: Visam a imposição judicial ao réu para adimplemento de uma obrigação de dar, fazer ou não fazer.

14 PETIÇÃO INICIAL. Pedido cumulativo. O autor pode cumular, num mesmo processo, vários pedidos, se várias forem as relações substanciais existentes entre as partes, ou se, de uma mesma relação, vários foram os bens jurídicos afetados Requisitos: 1. Devem ser compatíveis entre sí, sob pena de inépcia; 2. O Juízo deve ser competente para conhecer de todos os pedidos. Observe-se, entretanto, que se a incompetência para um deles for relativa, o Juiz não deve declara-la de ofício, eis que a parte pode não adentrar com a exceção declinatória. 3. Os procedimentos devem ser compatíveis, o que será suprimido se o autor adotar o rito ordinário, dispensando o rito especial que poderia favorecer um dos pedidos.

15 PETIÇÃO INICIAL. Pedido Sucessivo Pedido sucessivo é a possibilidade que o autor tem de requerer ao Juízo que conheça do pedido posterior, em não conhecendo ou desacolhendo o pedido principal. É chamado de pedido subsidiário pelo art. 326 do CPC/2015. Evidentemente que, com o acolhimento do pedido principal, restará prejudicado o pedido acessório. O pedido sucessivo é utilizado para formular pretensões incompatíveis entre si e impõe ao julgador uma ordem no julgamento.

16 PETIÇÃO INICIAL. Pedido Alternativo. Vamos lembrar das obrigações conjuntivas e disjuntivas. Em ambas existem pluralidade de objetos. Na obrigação conjuntiva, todos os objetos são devidos. Nesta hipótese, o pedido será cumulativo, como veremos a seguir. Na obrigação disjuntiva, ou seja, aquela que não forma conjunto, apenas um dos objetos é devido, à escolha do credor ou devedor. São também chamadas de obrigação alternativa.. Apenas quando a ação se origina em virtude de uma relação substancial alternativa é que poderemos ter um pedido alternativo. E, ainda assim, se a escolha couber ao devedor. Se couber ao credor, compete-lhe, desde logo, fazer a escolha e formular pedido certo. O pedido alternativo impõe uma escolha ao devedor.

17 PETIÇÃO INICIAL. Pedido Alternativo. Se a obrigação for alternativa o juiz deve permitir ao devedor que faça a escolha e cumpra a obrigação ainda que a petição inicial não tenha elaborado pedido alternativo (art. 325, paragrafo único, CPC/2015) É lícito ao autor formular pedido alternativo a fim de que a escolha fique com o Magistrado (Art. 326, parágrafo único do CPC/2015). Comparar com o caput.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PETIÇÃO INICIAL. Prof. Antero Arantes Martins

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PETIÇÃO INICIAL. Prof. Antero Arantes Martins DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PETIÇÃO INICIAL Prof. Antero Arantes Martins O Juiz não prestará tutela jurisdicional se não for provocado pela parte. (Art. 2º, CPC). Esta provocação é o direito subjetivo

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO MÓDULO II FASE POSTULATÓRIA Prof. Antero Arantes Martins AULAS 9 a 12 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PETIÇÃO INICIAL Prof. Antero Arantes Martins Petição Inicial. O Juiz

Leia mais

PROCESSO DE CONHECIMENTO. Petição Inicial (282 do CPC)

PROCESSO DE CONHECIMENTO. Petição Inicial (282 do CPC) PROCESSO DE CONHECIMENTO Petição Inicial (282 do CPC) Juiz; Qualificações; Fatos e Fundamentos; DEVERÁ INDICAR Pedido; Valor da Causa; Provas; Requerimento. PEDIDO (ART. 282, CPC) O pedido é o último elemento

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA A NOVA PETIÇÃO INICIAL DO NOVO CPC

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA A NOVA PETIÇÃO INICIAL DO NOVO CPC A NOVA PETIÇÃO INICIAL DO NOVO CPC 1. Conceito Art. 319 do CPC A petição inicial é o ato formal do autor que dá início à causa. É um requerimento que contém a exposição do fato e dos fundamentos jurídicos

Leia mais

Petição Inicial I. Professor Zulmar Duarte

Petição Inicial I. Professor Zulmar Duarte I Professor Zulmar Duarte Instaura a relação processual (linear) Apresenta a Demanda (causa de pedir e pedido) Litispendência (art. 312) Fixação da competência (art. 43) Requisitos Art. 319 Competência

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PETIÇÃO INICIAL Artigo 319 do CPC

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PETIÇÃO INICIAL Artigo 319 do CPC PETIÇÃO INICIAL Artigo 319 do CPC 1. Conceito Art. 319 do NCPC A petição inicial é o ato formal do autor que dá início à causa. É um requerimento que contém a exposição do fato e dos fundamentos jurídicos

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Do Pedido Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DO PEDIDO Art. 322. O pedido deve ser certo. 1º Compreendem-se no principal os juros

Leia mais

ESQUELETO PETIÇÃO INICIAL: ENDEREÇAMENTO QUALIFICAÇÃO PRELIMINAR MÉRITO PEDIDOS REQUERIMENTOS FINAIS

ESQUELETO PETIÇÃO INICIAL: ENDEREÇAMENTO QUALIFICAÇÃO PRELIMINAR MÉRITO PEDIDOS REQUERIMENTOS FINAIS PETIÇÃO INICIAL ESQUELETO PETIÇÃO INICIAL: ENDEREÇAMENTO QUALIFICAÇÃO PRELIMINAR MÉRITO PEDIDOS REQUERIMENTOS FINAIS Os requisitos da CLT art. 840: Art. 840. A reclamação poderá ser escrita ou verbal.

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo e Advogado Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2016) Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2008) Especialista

Leia mais

Direito Processual Civil III

Direito Processual Civil III Direito Processual Civil III»Aula 8 Petição Inicial Pedido parte 2 Petição Inicial Pedido Alteração da Petição Inicial e estabilização do processo VI Petição inicial Pedido 5 Pedido cominatório -dois meios

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior 1-) Petição Inicial: ATENÇÃO: Para que nasça o direito à pretensão deve ser violado direito, nos termos

Leia mais

PROCESSO CIVIL 1. PEDIDO

PROCESSO CIVIL 1. PEDIDO 1 PROCESSO CIVIL PONTO 1: Pedido PONTO 2: Espécies de Pedido PONTO 3: O Pedido e as Prestações Periódicas PONTO 4: Obrigação Indivisível PONTO 5: Cumulação de Pedidos PONTO 6: Interpretação do Pedido PONTO

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE Direito processual civil PETIÇÃO INICIAL - CONCEITOS Ato judicial da parte autora com a finalidade de provocar a jurisdição acerca de um pedido, isto é, a pretensão resistida. É

Leia mais

Plano de Ensino 1. Petição inicial. Requisitos.

Plano de Ensino 1. Petição inicial. Requisitos. Plano de Ensino 1. Petição inicial. Requisitos. (CPC, arts. 282 a 285-A) Petição Inicial Conceito: petição inicial é o ato formal do autor que introduz a causa em juízo (Vicente, 135). Características:

Leia mais

O Pedido. Direito Processual Civil II. Prof. Leandro Gobbo 1

O Pedido. Direito Processual Civil II. Prof. Leandro Gobbo 1 O Pedido Direito Processual Civil II Prof. Leandro Gobbo 1 Pedido requisitos (arts. 322 e 324) O pedido deve ser: Certo: permite a identificação do bem pretendido. Determinado: indica de forma clara os

Leia mais

Aula 11 - Ação e Petição Inicial 1. Conceituações 2. Natureza jurídica 3. Elementos da ação 4. Condições da ação

Aula 11 - Ação e Petição Inicial 1. Conceituações 2. Natureza jurídica 3. Elementos da ação 4. Condições da ação Aula 11 - Ação e Petição Inicial 1. Conceituações O direito de provocar o exercício da tutela jurisdicional pelo Estado para solucionar dado conflito existente entre certas pessoas denomina-se Ação. Dissidio

Leia mais

PartE I PrÁtICa ProCEssuaL

PartE I PrÁtICa ProCEssuaL sumário PartE I PrÁtICa ProCEssuaL capítulo 1 evolução Histórica... 3 capítulo 2 PrincíPios... 5 2.1. Celeridade... 5 2.2. Informalidade... 5 2.3. oralidade... 6 2.4. Concentração... 6 2.5. Jus Postulandi...

Leia mais

Turmas Especiais 2015 Programa da disciplina.

Turmas Especiais 2015 Programa da disciplina. Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo FDSBC Curso de Prática Jurídica Civil Prof. Titular Pedro Marini Neto Prof. Substituto Estevan Lo Ré Pousada Turmas Especiais 2015 Calendário de atividades

Leia mais

Petição inicial. Direito Processual Civil II. Prof. Leandro Gobbo 1

Petição inicial. Direito Processual Civil II. Prof. Leandro Gobbo 1 Petição inicial Direito Processual Civil II Prof. Leandro Gobbo 1 Petição inicial - conceito É o ato que dá início ao processo, e define os limites subjetivo e objetivo da lide, que deverão ser respeitados

Leia mais

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso sétimo módulo. Falaremos da petição inicial, da(s) resposta(s) do réu e do fenômeno da revelia.

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso sétimo módulo. Falaremos da petição inicial, da(s) resposta(s) do réu e do fenômeno da revelia. CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 7 PETIÇÃO INICIAL. RESPOSTA DO RÉU. REVELIA. Professora: Janaína Noleto Curso Agora Eu Passo () Olá, pessoal! Chegamos

Leia mais

Direito Processual. do Trabalho. Petição Inicial

Direito Processual. do Trabalho. Petição Inicial Direito Processual do Trabalho Petição Inicial Forma de Reclamação Nos dissídios individuais a forma de reclamação se dá pela Ação Trabalhista: Se caracteriza pela prevalência de interesses pessoais. Petição

Leia mais

NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A CLT (DO PEDIDO) O artigo 14 do Novo Código de Processo Civil, dispõe:

NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A CLT (DO PEDIDO) O artigo 14 do Novo Código de Processo Civil, dispõe: I DO PEDIDO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A CLT (DO PEDIDO) O artigo 14 do Novo Código de Processo Civil, dispõe: A norma processual não retroagira e será aplicável imediatamente aos processos em curso,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO MÓDULO II FASE POSTULATÓRIA Prof. Antero Arantes Martins AULAS 9 a 12 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO ACESSO AO PODER JUDICIÁRIO (Gratuidade da justiça. Custo da ação. Honorários

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PETIÇÃO INICIAL CÍVEL Artigo 319 do Código de Processo Civil

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. PETIÇÃO INICIAL CÍVEL Artigo 319 do Código de Processo Civil PETIÇÃO INICIAL CÍVEL Artigo 319 do Código de Processo Civil 1. Conceito de Petição Inicial Art. 319 do CPC 2. Requisitos da Petição Inicial a) Endereçamento b) Qualificação das partes c) Fato e fundamentos

Leia mais

FACEMG - DIREITO CIVIL Consignação (judicial) em pagamento PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO

FACEMG - DIREITO CIVIL Consignação (judicial) em pagamento PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO FACEMG - DIREITO CIVIL 2-4-18 Consignação (judicial) em pagamento PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO a) Hipóteses de cabimento b) Petição inicial c) Contestação d) Incognitio e) Prestações periódicas f) exercícios

Leia mais

FORMAÇÃO DO PROCESSO EXECUTIVO

FORMAÇÃO DO PROCESSO EXECUTIVO FORMAÇÃO DO PROCESSO EXECUTIVO Prof. Dra. Liana Cirne Lins Faculdade de Direito do Recife Universidade Federal de Pernambuco Introdução Procedimento executivo é o conjunto de atos praticados para satisfazer

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE

PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE PÓS - GRADUAÇÃO LEGALE 2 Na nova dinâmica do CPC, deixou de existir a ação cautelar que agora faz parte do processo de conhecimento como tutela. A liminar foi mantida principalmente nos procedimentos especiais

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. No CPC de 1973 estava previsto no art. 282, atualmente no novo CPC está previsto no art. 319.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. No CPC de 1973 estava previsto no art. 282, atualmente no novo CPC está previsto no art. 319. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Petição Inicial: No CPC de 1973 estava previsto no art. 282, atualmente no novo CPC está previsto no art.

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula 22/03/ Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula 22/03/ Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula 22/03/2017 - Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres 1-) Petição Inicial Conti.: No CPC de 1973 estava previsto no art. 282, atualmente no novo

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Petição Inicial e Pedido. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Petição Inicial e Pedido. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Petição Inicial e Pedido Prof ª. Eliane Conde Fase postulatória do processo A petição apta deve observar os requisitos previstos no

Leia mais

AULÃO DE PROCESSO DO TRABALHO

AULÃO DE PROCESSO DO TRABALHO AULÃO DE PROCESSO DO TRABALHO Professor Ismar Júnior Petição Inicial Art. 840 - A reclamação poderá ser escrita ou verbal. 1 o Sendo escrita, a reclamação deverá conter a designação do juízo, a qualificação

Leia mais

Preparo efetuado. 1. Data e assinatura.

Preparo efetuado. 1. Data e assinatura. 1. RECEBIMENTO DE PETIÇÃO INICIAL (Rito ordinário) Autos n. Comarca de Preparo efetuado. 1 282). Recebo a petição inicial, por ser a mesma apta (CPC, art. Cite-se o requerido para que, caso queira, apresente

Leia mais

Art Extingue-se o processo, sem resolução de mérito: I - quando o juiz indeferir a petição inicial; II - quando ficar parado durante mais de 1

Art Extingue-se o processo, sem resolução de mérito: I - quando o juiz indeferir a petição inicial; II - quando ficar parado durante mais de 1 CONTESTAÇÃO PRELIMINARES - requerer extinção sem resolução do mérito (ver se é ação toda ou se apenas alguns pedidos...), nos termos do art.267 do CPC. É a denominada defesa processual. Art. 267. Extingue-se

Leia mais

Pedido. É núcleo da petição inicial que exprime aquilo que o autor pretende do Estado frente ao réu (Humberto, 572).

Pedido. É núcleo da petição inicial que exprime aquilo que o autor pretende do Estado frente ao réu (Humberto, 572). Plano de Ensino 2. Do pedido. Requisitos. Modalidades de pedido. Cumulação de pedidos. Concurso de pretensões. Interpretação do pedido. Aditamento ou modificação do pedido. (Arts. 322 a 329) 1 Conceito:

Leia mais

Outros artigos que você também possa se interessar:

Outros artigos que você também possa se interessar: Somos advogados com larga experiência no mundo jurídico e o nosso objetivo é lhe ajudar na advocacia através de informações atualizadas e confiáveis nos mais diversos temas do Direito. Para tanto, publicamos

Leia mais

Sem Solução de mérito (artigo 485 CPC) Com Solução de mérito (artigo 487 CPC) Com satisfação da obrigação (artigo 924 CPC) Fase Cognitiva

Sem Solução de mérito (artigo 485 CPC) Com Solução de mérito (artigo 487 CPC) Com satisfação da obrigação (artigo 924 CPC) Fase Cognitiva Processo Civil de Conhecimento Aula VIII 04/05/2017 Extinção do Processo Extinção Sem Solução de mérito (artigo 485 CPC) Com Solução de mérito (artigo 487 CPC) Com satisfação da obrigação (artigo 924 CPC)

Leia mais

CORREÇÃO DE PROVA. ESCREVENTE TJ 2015.

CORREÇÃO DE PROVA. ESCREVENTE TJ 2015. CORREÇÃO DE PROVA. ESCREVENTE TJ 2015. PROFESSORA JULIANA VIEIRA PEREIRA 37. Incumbe ao escrivão (A) efetuar avaliações e executar as ordens do juiz a que estiver subordinado. (B) estar presente às audiências

Leia mais

AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 9 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Resposta do Réu DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO RESPOSTAS DO RÉU CONTESTAÇÃO; EXCEÇÃO (Incompetência relativa, suspeição

Leia mais

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES

PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES PROCESSO DO TRABALHO PROF. JOSÉ GERVÁSIO ABRÃO MEIRELES 2 1- (Exame XIII 2014) Paulo ajuizou ação em face de sua exempregadora, a empresa Peças ABC Ltda. Na audiência, o Juiz propôs a conciliação, que

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho. DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho. Prof ª. Eliane Conde Atos processuais O processo representa um complexo ordenado

Leia mais

AULA 8 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Reclamação Trabalhista DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 8 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Reclamação Trabalhista DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 8 AÇÃO TRABALHISTA Elementos da Reclamação Trabalhista DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AÇÕES TRABALHISTAS DISSÍDIOS INDIVIDUAIS; COLETIVAS CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Procedimentos Especiais de Jurisdição Contenciosa Ação de Consignação em Pagamento Parte 2 Profª. Tatiana Constancio Ação de Consignação em Pagamento - Cabimento da consignação

Leia mais

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 01

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 01 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana 1-) Petição Inicial: a) Visão Geral do Código de Processo Civil: NCPC. Inicia com as normas processuais

Leia mais

Processo Civil aula 1

Processo Civil aula 1 Processo Civil aula 1 * Conteúdo da aula: - Jurisdição: conceito, modalidades, estrutura jurisdicional brasileira. - Competência: conceito, espécies, argüição de incompetência, regras de fixação. - Processo:

Leia mais

Petição Inicial e o novo CPC

Petição Inicial e o novo CPC Petição Inicial e o novo CPC A petição inicial é certamente a peça mais importante em qualquer espécie de processo ou procedimento. É por meio dela que o interessado leva a sua demanda ao judiciário na

Leia mais

Como Redigir a Petição Ideal. Guia Básico para Redação da Petição Inicial Perfeita

Como Redigir a Petição Ideal. Guia Básico para Redação da Petição Inicial Perfeita Como Redigir a Petição Ideal Guia Básico para Redação da Petição Inicial Perfeita Este E-book pode ser distribuído livremente, desde que não seja alterado. Compartilhe estas informações. Este material

Leia mais

1. SOLUÇÃO DE CONFLITOS 19

1. SOLUÇÃO DE CONFLITOS 19 SUMÁRIO 1. SOLUÇÃO DE CONFLITOS 19 1.1. ARBITRAGEM (Lei nº 9.307/96) 19 1.1.1. Introdução 19 1.1.2. O Juízo Arbitral 20 1.1.3. Objeto da Arbitragem 20 1.1.4. O Árbitro 21 1.1.5. O Procedimento Arbitral

Leia mais

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho SUMÁRIO Direito do Trabalho... 05 Direito Processual Civil... 139 Direito Processual do Trabalho... 195 DIREITO DO TRABALHO ÍNDICE CAPÍTULO 01... 7 Fontes e Princípios de Direito do Trabalho... 7 Surgimento

Leia mais

PROCESSO TRIBUTÁRIO: AÇÃO DECLARATÓRIA e AÇÃO ANULATÓRIA. Camila Campos Vergueiro

PROCESSO TRIBUTÁRIO: AÇÃO DECLARATÓRIA e AÇÃO ANULATÓRIA. Camila Campos Vergueiro PROCESSO TRIBUTÁRIO: AÇÃO DECLARATÓRIA e AÇÃO ANULATÓRIA Camila Campos Vergueiro FUNÇÃO DO DIREITO = REGULAR A CONDUTA INTER-HUMANA SENTIDO DA CONDUTA (dever-ser) Obrigatório (O) Permitido (P) Proibido

Leia mais

TWITTS - HERMES CRAMACON (Princípios do Direito do Trabalho, reclamação trabalhista e procedimentos)

TWITTS - HERMES CRAMACON (Princípios do Direito do Trabalho, reclamação trabalhista e procedimentos) TWITTS - HERMES CRAMACON (Princípios do Direito do Trabalho, reclamação trabalhista e procedimentos) 1 - Princípio protetor visa proteção ao empregado, parte hipossuficiente da relação jurídica laboral.

Leia mais

PETIÇÃO INICIAL RECLAMATÓRIA TRABALHISTA PRÁTICA E MODELO. Art A petição inicial indicará: I o juízo a que é dirigida;

PETIÇÃO INICIAL RECLAMATÓRIA TRABALHISTA PRÁTICA E MODELO. Art A petição inicial indicará: I o juízo a que é dirigida; 1 PETIÇÃO INICIAL RECLAMATÓRIA TRABALHISTA PRÁTICA E MODELO 1. Aspectos Legais Artigos Importantes: Forma da Reclamação (art. 840 CLT e 282 CPC) Algumas modificações foram feitas pelo novo CPC em relação

Leia mais

PETIÇÃO INICIAL. ENDEREÇAMENTO QUALIFICAÇÃO PRELIMINAR MÉRITO PEDIDOS REQUERIMENTOS FINAIS Valor da causa!!!!!

PETIÇÃO INICIAL. ENDEREÇAMENTO QUALIFICAÇÃO PRELIMINAR MÉRITO PEDIDOS REQUERIMENTOS FINAIS Valor da causa!!!!! PETIÇÃO INICIAL ENDEREÇAMENTO QUALIFICAÇÃO PRELIMINAR MÉRITO PEDIDOS REQUERIMENTOS FINAIS Valor da causa!!!!! ENDEREÇAMENTO EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE... art. 651 do CPC QUALIFICAÇÃO

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Nota à 3ª edição. Apresentação à 1ª edição. Introdução. Capítulo I Petição Inicial

ÍNDICE SISTEMÁTICO. Nota à 3ª edição. Apresentação à 1ª edição. Introdução. Capítulo I Petição Inicial ÍNDICE SISTEMÁTICO Nota à 3ª edição Apresentação à 1ª edição Introdução Capítulo I Petição Inicial 1.1. Requisitos 1.1.1. Petição escrita 1.1.2. Indicação do juiz ou tribunal a que é dirigida 1.1.3. Identificação

Leia mais

CONDIÇÕES DA AÇÃO. Direito condicionado à Legitimidade ad. A possibilidade jurídica do pedido não é mais isolada

CONDIÇÕES DA AÇÃO. Direito condicionado à Legitimidade ad. A possibilidade jurídica do pedido não é mais isolada CONDIÇÕES DA AÇÃO DIREITO DE AÇÃO CONDIÇÕES DA AÇÃO Direito condicionado à Legitimidade ad causam e ao Interesse de agir A possibilidade jurídica do pedido não é mais isolada (como no CPC 73) Art. 17.

Leia mais

I CONCEITOS PROCESSUAIS BÁSICOS

I CONCEITOS PROCESSUAIS BÁSICOS I CONCEITOS PROCESSUAIS BÁSICOS 1) Pretensão: A pretensão é o desejo de uma pessoa de submeter ao seu o interesse de terceiro, de obter certo benefício, como o recebimento de alguma importância ou a imposição

Leia mais

Direito do Trabalho e Processo do Trabalho

Direito do Trabalho e Processo do Trabalho Direito do Trabalho e Processo do Trabalho Procedimentos especiais SUMÁRIO Ações especiais no processo do trabalho Ações especiais e nova competência trabalhista Procedimentos aplicáveis Tipos de ações

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 3

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 3 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Dissídio Individual e Dissídio Coletivo Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais Parte 3 Prof ª. Eliane Conde Razões Finais (art. 850 da CLT): Terminada a instrução,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (05/09/2018) Ação.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (05/09/2018) Ação. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (05/09/2018) Ação. Conceito: ferramenta processual apta a ensejar a provocação da jurisdição. Tem cunho

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO CONTESTAÇÃO

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO CONTESTAÇÃO FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO CONTESTAÇÃO ESTUDO PROVA OAB FGV QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES PARA A PROVA

Leia mais

PROCEDIMENTO COMUM - O procedimento comum no direito processual do trabalho subdivide-se se em sumário, sumaríssimo e ordinário. A) PROCEDIMENTO SUMÁR

PROCEDIMENTO COMUM - O procedimento comum no direito processual do trabalho subdivide-se se em sumário, sumaríssimo e ordinário. A) PROCEDIMENTO SUMÁR AULA DE PROCESSO DO TRABALHO Prof. Maria Cláudia Felten PROCEDIMENTO COMUM - O procedimento comum no direito processual do trabalho subdivide-se se em sumário, sumaríssimo e ordinário. A) PROCEDIMENTO

Leia mais

JUSTIÇA GRATUITA ATÉ 40% DO TETO DA PREVIDÊNCIA ART. 790, 3º E4º CLT. HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA DEVIDOS ENTRE 5% E 15% - ART.

JUSTIÇA GRATUITA ATÉ 40% DO TETO DA PREVIDÊNCIA ART. 790, 3º E4º CLT. HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA DEVIDOS ENTRE 5% E 15% - ART. ACORDO EXTRAJUDICIAL Na CCP EFICÁCIA LIBERATÓRIA GERAL. Art. 625-E DA CLT. Feito diretamente pelas partes com advogados diferentes homologação - art. 855-b da CLT. COMPETÊNCIA MATERIAL: ART. 114 CF Para

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO CONTESTAÇÃO

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO CONTESTAÇÃO FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO CONTESTAÇÃO ESTUDO PROVA OAB FGV QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES PARA A PROVA

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Tutela provisória II. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Tutela provisória II. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Tutela provisória II Prof. Luiz Dellore Gênero Espécies Subespécies Tutela Provisória Tutela de urgência - Tutela cautelar - Tutela antecipada Tutela de evidência -- Art. 294.

Leia mais

CHECK LIST DAS PEÇAS PROCESSUAIS TRABALHISTAS

CHECK LIST DAS PEÇAS PROCESSUAIS TRABALHISTAS CHECK LIST DAS PEÇAS PROCESSUAIS TRABALHISTAS I - RECLAMAÇÃO TRABALHISTA a) Endereçamento: Juiz do Trabalho da Vara do Trabalho b) Qualificação do reclamante - 12 itens: 1.Nome, 2.nacionalidade, 3.estado

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Prof ª. Eliane Conde As custas são devidas ao Estado pelo exercício da jurisdição.

Leia mais

Sentença e Coisa Julgada

Sentença e Coisa Julgada Direito Processual do Trabalho Sentença e Coisa Julgada Sentença Conceito: Ato privativo do juiz, onde este se pronunciará sobre os fatos e decidirá ou não o mérito da causa. Princípios da Sentença Legalidade:

Leia mais

AULA 24. Os pressupostos genéricos são a probabilidade do direito, perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo.

AULA 24. Os pressupostos genéricos são a probabilidade do direito, perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo. Turma e Ano: Master A (2015) 06/07/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 24 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol AULA 24 CONTEÚDO DA AULA: Tutela provisória : tutela

Leia mais

Prática Processual Civil. Programa

Prática Processual Civil. Programa ORDEM DOS ADVOGADOS COMISSÃO NACIONAL DE ESTÁGIO E FORMAÇÃO Prática Processual Civil Programa I - A CONSULTA JURÍDICA 1.1 - A consulta ao cliente 1.2 - Tentativa de resolução amigável 1.3 - A gestão do

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (Aula 16/08/2017). E-mail: joseval@legale.com.br Ação de divórcio litigioso. Como escrever artigo científico: https://www.youtube.com/watch?v=hfhpawxjlme

Leia mais

SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER Av. Governador Julio Campos, Lote 13, Loteamento Trevo Colider/MT Site:

SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER Av. Governador Julio Campos, Lote 13, Loteamento Trevo Colider/MT Site: SISTEMA EDUCACIONAL INTEGRADO CENTRO DE ESTUDOS UNIVERSITÁRIOS DE COLIDER Av. Governador Julio Campos, Lote 13, Loteamento Trevo Colider/MT Site: www.sei-cesucol.edu.br e-mail: sei-cesucol@vsp.com.br FACULDADE

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA VISÃO GERAL DOS LIVROS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA VISÃO GERAL DOS LIVROS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL VISÃO GERAL DOS LIVROS DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Teoria Geral do Processo Civil Das normas processuais civis Artigo 1º ao artigo 317 do Código de Processo Civil Parte Especial sentença Processo de conhecimento

Leia mais

QUESTÕES COMENTADAS PETIÇÃO INICIAL #NCPC #AQUIÉMONSTER. 01 Acerca da formação, da suspensão e da extinção do processo, julgue o item a seguir.

QUESTÕES COMENTADAS PETIÇÃO INICIAL #NCPC #AQUIÉMONSTER. 01 Acerca da formação, da suspensão e da extinção do processo, julgue o item a seguir. QUESTÕES COMENTADAS PETIÇÃO INICIAL #NCPC #AQUIÉMONSTER 01 Acerca da formação, da suspensão e da extinção do processo, julgue o item a seguir. Considera-se proposta a ação somente após a citação válida

Leia mais

FLAVIA BAHIA CONSTITU CIONAL PRÁTICA. revista, ampliada e atualizada. edição 2ª FASE. OAB 2 fase -Bahia-Dir Const-8ed.indb 3 03/07/ :30:41

FLAVIA BAHIA CONSTITU CIONAL PRÁTICA. revista, ampliada e atualizada. edição 2ª FASE. OAB 2 fase -Bahia-Dir Const-8ed.indb 3 03/07/ :30:41 FLAVIA BAHIA CONSTITU CIONAL PRÁTICA 8 edição revista, ampliada e atualizada 2ª FASE 2017 OAB 2 fase -Bahia-Dir Const-8ed.indb 3 03/07/2017 12:30:41 CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS Nesse Capítulo estudaremos

Leia mais

- A petição inicial é a peça exordial para a inauguração do processo civil, independente do rito.

- A petição inicial é a peça exordial para a inauguração do processo civil, independente do rito. PROCEDIMENTO/RITO - Princípio da Inércia do Juiz: Considerando que é o julgador da demanda, o juiz não age de ofício nos processos, devendo sempre ser provocado. Dessa forma, faz-se necessária a iniciativa

Leia mais

Escola de Ciências Jurídicas-ECJ

Escola de Ciências Jurídicas-ECJ Posição legal Momento processual Necessidade, finalidade, objeto e limites Natureza jurídica Liquidação na pendência de recurso Liquidação concomitante com execução Modalidades Liquidação de sentença Sumário

Leia mais

Ação Anulatória do Débito Fiscal

Ação Anulatória do Débito Fiscal Ação Anulatória do Débito Fiscal RUBENS KINDLMANN Previsão Legal Art. 38 - A discussão judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública só é admissível em execução, na forma desta Lei, salvo as hipóteses de

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ações Cautelares e Tutela Antecipada. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ações Cautelares e Tutela Antecipada. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Prof ª. Eliane Conde O Artigo 659, IX e X, da CLT contemplar, expressamente, as hipóteses de cabimento de medida liminar na seara

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Prof ª. Eliane Conde Comunicação dos atos A comunicação dos atos processuais

Leia mais

Tutelas Provisórias - de urgência e de evidência no CPC.

Tutelas Provisórias - de urgência e de evidência no CPC. Tutelas Provisórias - de urgência e de evidência no CPC. Disposições gerais Art. 294. A tutela provisória pode fundamentar-se em urgência ou evidência. Parágrafo único. A tutela provisória de urgência,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELA CAUTELAR

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELA CAUTELAR TUTELA CAUTELAR Artigo 305 ao 310 do Código de Processo Civil 1 1. Conceito de tutela cautelar Espécies de tutela provisória cautelar 1. Tutela provisória cautelar em caráter antecedente (Artigos 303,

Leia mais

PI juízo de admissibilidade (negativo) sentença 485, I, CPC (sem a citação).

PI juízo de admissibilidade (negativo) sentença 485, I, CPC (sem a citação). 1) Juca propôs ação de cobrança, pelo procedimento comum, em face de Marcio. Ocorre que, de plano, a ação foi extinta sem resolução de mérito, nos termos do artigo 485 do Código de Processo Civil, sem

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO FLEXIBILIZAÇÃO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO... 35

Sumário INTRODUÇÃO FLEXIBILIZAÇÃO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO... 35 INTRODUÇÃO... 21 FLEXIBILIZAÇÃO... 25 1.1. Definição... 25 1.2. Flexibilização da norma... 27 1.3. Flexibilizar a interpretação e A aplicação da norma... 32 1.4. Flexibilização legal imposta pela via legislativa...

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELAS PROVISÓRIAS NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA TUTELAS PROVISÓRIAS NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL TUTELAS PROVISÓRIAS NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL DISPOSIÇÕES GERAIS DA TUTELA PROVISÓRIA Artigos 294 a 299 do Código de Processo Civil Artigo 294 do Código de Processo Civil - urgência Tutela provisória

Leia mais

ESTUDOS COMPLEMENTARES SOBRE PETIÇÃO INICIAL E DESPACHO LIMINAR DE CONTEÚDO POSITIVO E NEGATIVO

ESTUDOS COMPLEMENTARES SOBRE PETIÇÃO INICIAL E DESPACHO LIMINAR DE CONTEÚDO POSITIVO E NEGATIVO ESTUDOS COMPLEMENTARES SOBRE PETIÇÃO INICIAL E DESPACHO LIMINAR DE CONTEÚDO POSITIVO E NEGATIVO Caso 1 João celebrou contrato com a empresa JJ Móveis Planejados Ltda, no qual esta se compromete a executar

Leia mais

Ritos sumário e sumaríssimo. Paula Freire Direito Unimonte 2015

Ritos sumário e sumaríssimo. Paula Freire Direito Unimonte 2015 Ritos sumário e sumaríssimo Paula Freire Direito Unimonte 2015 Processo do trabalho Busca sempre maior celeridade. Procedimentos mais céleres. Deturpação da celeridade. Critério: Valor da causa. Introduzido

Leia mais

Direito Trabalhista 1

Direito Trabalhista 1 Direito Trabalhista 1 O processo do trabalho As principais características do processo do trabalho são: Informalismo O Direito Processual do trabalho tem caráter eminentemente social, uma vez que objetiva

Leia mais

PRÁTICA JURÍDICA TRIBUTÁRIA. Denis Domingues Hermida

PRÁTICA JURÍDICA TRIBUTÁRIA. Denis Domingues Hermida PRÁTICA JURÍDICA TRIBUTÁRIA Denis Domingues Hermida - Locadora Carro Bom Ltda. foi autuada pela Receita Federal por ter deixado de recolher a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS)

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Extinção das obrigações.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Extinção das obrigações. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 08/11/2017). Extinção das obrigações. DIRETA / NORMAL / NATURAL / VOLUNTÁRIA EXTINÇÃO INDIRETA / ANORMAL / ESPECIAL

Leia mais

Petição Inicial II. Professor Zulmar Duarte

Petição Inicial II. Professor Zulmar Duarte Petição Inicial II Professor Zulmar Duarte Petição Inicial Controle de Admissibilidade pelo Juiz (arts. 321, 330, 332 e 334) Petição Inicial Emenda da Inicial Juízo de Admissibilidade Improcedência Liminar

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Liquidação de sentença Parte 5 Prof(a). Bethania Senra CPC, art. 510. Na liquidação por arbitramento, o juiz intimará as partes para a apresentação de pareceres ou documentos elucidativos,

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo e Advogado Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2016) Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2008) Especialista

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (10/10/2018). Ação Monitória.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (10/10/2018). Ação Monitória. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (10/10/2018). Ação Monitória. Conceito: a ação monitória possibilita ao credor que afirmar, com

Leia mais

CPC adota TEORIA ECLÉTICA DA AÇÃO. Que parte de outras duas teorias: b) concreta: sentença favorável. Chiovenda: direito potestativo.

CPC adota TEORIA ECLÉTICA DA AÇÃO. Que parte de outras duas teorias: b) concreta: sentença favorável. Chiovenda: direito potestativo. 1 PROCESSO CIVIL PONTO 1: CONDIÇÕES DA AÇÃO PONTO 2: CÓDIGO REFORMADO - TEORIA DA AÇÃO DOUTRINA PROCESSUAL CONTEMPORÂNEA PONTO 3: RESPOSTA DO RÉU PONTO 4: CONTESTAÇÃO 1. CONDIÇÕES DA AÇÃO ELEMENTOS CONSTITUTIVOS

Leia mais

STEVÃO GANDH DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

STEVÃO GANDH DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO STEVÃO GANDH DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Conteúdo Programático Anal Jud. Área Jud. Formas de solução de conflitos trabalhistas. Fontes do Direito Processual do Trabalho; Justiça do Trabalho: organização

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana. (26/09/2018).

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana. (26/09/2018). CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana. (26/09/2018). Tutela provisória de urgência. Conceito. É uma tutela jurisdicional sumária e não

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA PLANO DE ENSINO INFORMAÇÕES GERAIS 2. EMENTA 3. OBJETIVOS GERAIS 4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 PROFESSOR: José Antônio de Faria Martos 1.2 DEPARTAMENTO: Direito Público 1.3 DISCIPLINA: Prática Jurídica I 1.4 SÉRIE: 4º TURMAS: A e B TURNOS: DIURNO E NOTURNO 1.5 CARGA HORÁRIA:

Leia mais

Formação, suspensão e extinção do processo

Formação, suspensão e extinção do processo Formação, suspensão e extinção do processo Direito Processual Civil I Prof. Leandro Gobbo 1 Princípios norteadores da formação do processo Art. 2 o O processo começa por iniciativa da parte e se desenvolve

Leia mais

Ações judiciais na locação de imóveis urbanos

Ações judiciais na locação de imóveis urbanos Ações judiciais na locação de imóveis urbanos Ação revisional de aluguel Ação de consignação de aluguel e acessórios da locação Prof. Denis Donoso Denis Donoso blogspot.denisdonoso.com.br Apresentação

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO AÇÃO DE REPETIÇÃO DE INDÉBITO Prof. Thiago Gomes 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A ação empregada para o contribuinte recuperar valor já pago indevidamente ou a maior.

Leia mais