Apoio. Patrocínio Institucional

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apoio. Patrocínio Institucional"

Transcrição

1 Patrocínio Institucional Apoio

2 O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares. Tem por missão promover a inclusão e a justiça social, utilizando a arte, a cultura afro-brasileira e a educação como ferramentas para a criação de pontes que unam as diferenças e sirvam como alicerces para a sustentabilidade e o exercício da cidadania. O InfoReggae é uma publicação semanal e faz parte dos conteúdos desenvolvidos pela Editora AfroReggae. Sede Rio de Janeiro Rua da Lapa, nº 180 Centro Rio de Janeiro (RJ) InfoReggae - Edição 45 Acompanhamento dos Objetivos do Milênio no Brasil 08 de agosto de 2014 Coordenador Executivo José Júnior Coordenador Geral Adjunto Danilo Costa Gerência de Informação e Monitoramento Thales Santos Assistentes de Pesquisa Nataniel Souza Coordenação Editorial Marcelo Garcia Representação São Paulo Rua João Brícola, nº 24 18º andar Centro São Paulo (SP) Contatos facebook.com/afroreggaeoficial twitter.com/afroreggae É permitida a reprodução dos conteúdos desta publicação desde que citada a fonte. Reproduções para fins comerciais são proibidas. Patrocínio Institucional Apoio

3 Apresentação Esta edição do InfoReggae apresenta uma síntese dos resultados das Metas do Milênio no Brasil. Em 2000 a ONU - Organização das Nações Unidas pactuou certas estratégias e metas especiais com mais de 190 países para que o mundo pudesse enfrentar seu enorme legado de desigualdades sociais. O mundo de 2000 olhava com preocupação a extrema pobreza, os problemas de educação e de saúde. O mundo de 2000 preocupava-se com a mortalidade de crianças ao nascer e esperava, de fato, que a saúde materna pudesse melhorar. O mundo de 2000 assumia o compromisso que era preciso combater a epidemia de HIV Aids, que era mais do que urgente garantir a sustentabilidade ambiental. O mundo de 2000 olhava com atenção a desigualdade de gênero e as reais possibilidades das mulheres acessarem o mundo do trabalho. Quase 15 anos depois deste Pacto Mundial chega a hora de avaliarmos se as preocupações de 2000 foram, de fato, enfrentadas e superadas. O Brasil, desde 2000, vem melhorando seus indicadores, mas ainda temos um longo caminho a percorrer, mas sem dúvida estamos diferentes de Uma preocupação real que não pode fugir de nossas vistas é a questão regional no Brasil que segue com problemas. Em muitas regiões como Norte e Nordeste os resultados ainda precisam avançar muito. Esta edição quer mediar a informação e facilitar o debate. Serão 9 gráficos comentados para que tenhamos, de fato, uma real compreensão dos avanços mas também dos impasses no Brasil.

4 As metas e o Brasil Em setembro de 2000 a ONU conseguiu reunir mais de 190 países, a maior reunião da história da humanidade, todos focados em organizar, planejar e refletir sobre o destino comum da humanidade. A prioridade ficou clara: as crianças, o futuro do planeta. Elas são as primeiras a morrer quando suas necessidades básicas não são atendidas, ficou clara a necessidade em estabelecer metas a serem cumpridas em 15 anos. A seguir apresentamos as metas e a situação do Brasil. É uma avaliação importante e que nos direciona para entendermos o que ainda pode ser melhorado para cumprir as metas. Meta 1: Erradicar a Extrema Pobreza e a Fome Porcentagem da População Brasileira em Extrema Pobreza 25,5% 3,5% A extrema pobreza é entendida como pessoas que possuem renda inferior a U$1,25 por dia, o Brasil, apesar de não ter erradicado a extrema pobreza, alcançou o objetivo da 1ª meta estabelecida: reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população nesta situação. Contudo, a quantidade de brasileiros que sofrem com a extrema pobreza nos indica que temos ainda muito o que fazer. Segundo dados do IPEA 2012, cerca de 6,5 milhões de pessoas são extremamente pobres no país e, de acordo com PNUD, cerca de 53 milhões de pessoas no mundo não conseguirão sair da extrema pobreza até Outro objetivo relacionado a meta 1 busca erradicar a fome até Mesmo existindo cerca de 1,8% da população brasileira sem o que comer, o Relatório

5 Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio indica que o Brasil conseguiu alcançar o objetivo. Meta 2: Universalizar a Educação Primária Taxa de Escolarização Líquida da População de 7 a 14 anos no Ensino Fundamental 81,2% 97,7% Não podemos pensar em universalizar a educação sem acabar com a desigualdade de gênero, a desigualdade social e de raça/cor existentes em nosso país. O relatório Fora da Escola Não Pode! do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), relata que 3,3 milhões de crianças não estão tendo o direito à educação garantido e os principais excluídos são os meninos, negros, indígenas e pobres. Enquanto a quantidade de meninas, com idade entre 6 e 14 anos, em 2012, era de 3,1%, o de meninos era de 3,5%. Em relação à raça/cor o povo indígena era o mais afetado no período relatado, correspondendo a 17%, seguido dos negros, 4,2%, ao passo que os brancos somavam 2,6%. Outro desafio para universalização da educação no Brasil é o combate a reprovação escolar. Segundo o Ipea, o alto número de repetência no ensino fundamental contribui para que crianças e adolescentes se sintam desmotivados e consequentemente acontece a evasão escolar. Na cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, apenas 56,5% dos adolescentes com 16 anos de idade tinham concluído o ensino fundamental em 2012.

6 Meta 3: Promover a Igualdade entre os Sexos e a Autonomia das Mulheres Taxa de Ocupação de Mulheres em Idade Ativa Homem Mulher 80,8% 74,0% 48,4% 50,3% Meta 3: Promover a Igualdade entre os Sexos e a Autonomia das Mulheres Evolução das Mulheres na Política Câmara dos Deputados Senado Federal 14,8% 14,8% 14,8% 6,2% 7,4% 7,4% 5,7% 8,2% 9,0% 8,8% A meta 3 se preocupa com a desigualdade de gênero existente no Brasil. Mesmo estudando mais tempo que os homens, as mulheres continuam sem ter as mesmas oportunidades de emprego, e quando exercem os mesmos cargos que os homens, os salários são menores. Quando essas mulheres são mães, esse número é ainda pior. Entre as mães que tem dois filhos ou mais, a taxa é de apenas 30,0 com empregos formais segundo o Relatório Nacional de Acompanhamento das Metas do Milênio.

7 O número de mulheres ocupando cargos políticos está muito aquém do que seria o ideal para, de fato, representar mais de 51,5% da população brasileira constituída por cidadãs do sexo feminino. O congresso aprovou em 2009 uma legislação (Lei 12034/09) para que cada partido ou coligação preencha, pelo menos, 30% de suas candidaturas por mulheres, com o objetivo de estimular a diversidade de sexo nos cargos políticos. Entretanto, a mulher ainda enfrenta barreiras para conseguir, de fato, ser representada no parlamento. Meta 4: Reduzir em 2/3 a Mortalidade na Infância Taxa de Mortalidade na Infância por mil Nascidos Vivos 87, ,9 53,7 36,6 35, ,7 20, ,9 17,7 Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Brasil Embora o Brasil tenha alcançado um dos objetivos da meta 4, reduzindo em mais da metade a taxa de mortalidade na infância (crianças menores de 5 anos), a quantidade de crianças que morrem nesta faixa etária ainda é grande, 17 a cada mil que nascem vivas. Segundo o Portal de Acompanhamento dos Objetivos do Milênio a desigualdade afeta claramente as crianças pobres, de mães indígenas e negras, sendo a taxa de mortalidade infantil nestas classes, maior. Outro objetivo da meta 4 é reduzir a taxa de mortalidade infantil, ou seja, entre crianças com menos de 1 ano de idade. Embora o Brasil também tenha conseguido atingir esse objetivo, ainda morrem uma média de 15 crianças por mil nascidas vivas, a cada ano.

8 É importante destacar que em muitos casos, as mortes infantis podem ser evitadas. Entre as causas, podemos destacar as deficiências na assistência hospitalar, a desnutrição, a ausência de acompanhamento médico e a falta de saneamento básico. Meta 5: Melhorar a Saúde Materna Taxa de mortalidade materna (100 mil habitantes) Meta 5: Melhorar a Saúde Materna Taxa de Mortalidade por Câncer de Mama e Colo de Útero Câncer de Mama Câncer de Colo de Útero 17,4 17,7 18,8 20,7 8,7 9,0 8,9 8, Segundo o Relatório Nacional de Acompanhamento das Metas do Milênio, o Brasil conseguiu reduzir em mais da metade a taxa de mortalidade materna entre 1990 e Entretanto, ainda não conseguimos alcançar o objetivo de 35 óbitos por 100 mil nascidos vivos. A Meta 5 é a que o Brasil terá mais dificuldade de atingir.

9 Outro objetivo da meta 5 se relaciona com a saúde sexual e reprodutiva das gestantes. No país, existiam mulheres grávidas em dezembro de 2013 e apenas estavam com o acompanhamento de pré-natal em dia segundo o acompanhamento do Bolsa Família. É recomendado que as mulheres comecem a realizar o pré-natal assim que tiverem confirmado a gravidez, pois são realizados alguns exames neste período que podem descobrir problemas ou doenças em relação à criança e a própria gestante. O Câncer de mama e o Câncer de Colo de Útero são os mais frequentes entre as brasileiras. O câncer de mama é o que causa a maior quantidade de mortes entre as mulheres brasileiras e o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que, em 2014, ocorram novos casos deste tipo de câncer no país. O principal motivo das mulheres morrerem por câncer de mama se relaciona com o diagnóstico tardio da doença. Já o câncer de colo de útero é o segundo mais frequente entre as brasileiras, sendo causado, na maioria dos casos, pelo vírus HPV, transmitido principalmente nas relações sexuais. Eliminar a barreira de acesso à serviços de detecção e de tratamento, além de informar a população sobre a importância da relação sexual segura é fundamental para diminuir a mortalidade pela doença. Meta 6: Combater o HIV/Aids, a Malária e Outras Doenças Taxa de Detecção do Vírus HIV/Aids 16,8 20,

10 Meta 6: Combater o HIV/Aids, a Malária e Outras Doenças Taxa de Mortalidade entre a Malária e Tuberculose ,6 2,4 0,17 0,03 Malária Tuberculose A meta 6 busca combater o HIV, malária e outras doenças. Os gráficos acima nos mostram que a taxa de HIV/Aids cresceu no país desde Segundo o IPEA, a sólida parceria com a sociedade civil tem sido fundamental para a resposta à epidemia no país. O Brasil foi o primeiro no mundo a disponibilizar para a população diagnosticada com o vírus Hiv/Aids tratamento gratuito na rede de saúde pública. Entretanto, apenas 44% da população infectada, ou seja, 313 mil, dos estão em terapia com antirretrovirais. A redução da incidência da tuberculose e malária também é um dos objetivos da meta 6. O país é o 16 país em no ranking com maiores casos de tuberculose. A população de rua e as pessoas com o vírus Hiv/Aids são os mais vulneráveis a doença. Ainda há muito o que fazer no Brasil em relação a esta meta.

11 Meta 7: Garantir a Sustentabilidade Ambiental Acesso aos serviços básicos ,1% 85,5% 53,3% 77,0% Acesso permanete e sustentável à água potável Acesso ao esgoto sanitário Meta 7: Garantir a Sustentabilidade Ambiental Déficit Habitacional Déficit Habitacional Urbano Déficit Habitacional Rural 54,9% 43,8% 22,5% 26,0% 10,0% 9,3% 11,6% 8,1% 8,6% 5,2% Norte Nordeste Sudeste Sul Centro-Oeste Um dos objetivos da meta 7 é reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população sem acesso permanente e sustentável à água potável e ao esgotamento sanitário. A expansão da proporção dos domicílios com acesso a esgotamento sanitários no Brasil cresceu 30,1%, entre 1980 e A partir de 2000 até 2012, essa expansão se deu de forma lenta, alterando apenas 11,2 pontos percentuais. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que 26,9 milhões de domicílios ainda não eram ligados ao esgotamento sanitário em Assim como o acesso ao esgoto, a desigualdade ao acesso à água também ocorre no país. O acesso à água potável é um dos principais serviços básicos de

12 saneamento relacionados à saúde da população. Aproximadamente 14 milhões de casas não tem serviço de água encanada, segundo o Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Outro objetivo da meta 7 é em relação a habitação. Nos últimos 20 anos, o Brasil conseguiu reduzir em 17% população urbana que vive em domicílios com condições inadequadas. O Ipea estima que o país precisa de mais 5,4 milhões de domicílios para acabar com o déficit habitacional. Meta 8: Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento Situação dos Jovens no Brasil e América Latina 201 Brasil América Latina 30,9% 34,5% 34,6% 32,8% 15,5% 12,4% 19,0% 20,3% Só estudam Só trabalham Estudam e Trabalham Nem estudam - Nem trabalham Fonte: Trabajo Decente y Juventud en América Latina: Políticas para la acción. OIT Meta 8: População Brasileira com Acesso à Internet 47,2% 43,6% 45,2% 28,6% 28,5% Norte Nordeste Sudeste Sul Centro Oeste Fonte: PNAD IBGE.

13 Meta 8: População Brasileira com Acesso à Telefone Celular 59,1% 49,0% 49,8% 64,3% 63,8% 67,1% Brasil Norte Nordeste Sudeste Sul Centro Oeste Fonte: PNAD IBGE. A meta 8 se estabelece de uma forma mais universal com diferentes indicadores que se relacionam às necessidades especiais dos países menos desenvolvidos, formulação e execução de estratégias que permitam que os jovens obtenham um trabalho digno e produtivo, tornar acessíveis os benefícios das novas tecnologias, em especial das tecnologias de informação e de comunicações, entre outras. Os dados apresentados nos gráficos acima são importantes indicadores para nos dizer sobre o perfil dos jovens brasileiros, bem como as condições do acesso à informação. No ano de 2011, em toda América Latina, 35,3 milhões de jovens entre 15 e 24 anos apenas trabalhavam, ou seja, não se dedicavam aos estudos. Assim como um, em cada 5 jovens, não estudava e não trabalhava. Diversos são os fatores associados a estes perfis, entre eles a baixa escolaridade dos jovens que dificulta sua entrada no mercado de trabalho. Em relação ao acesso à comunicação, é importante destacar a grande desigualdade que existe entre as regiões brasileiros, com desvantagem para as regiões nordeste e norte.

14 Um Debate a ser Feito O mundo, quando foram pactuadas em 2000 as metas do milênio, vivia um movimento fundamental de debates sobre a proteção social e sobre os modelos de proteção social que eram estabelecidos pelos países. Se nos anos 80 o modelo de Bem Estar Social Europeu e Americano foi posto a prova por políticas liberais, não tínhamos claro que estratégias protetivas seriam definidas pelos países africanos, latino-americanos e asiáticos. Os problemas sociais de fato existiam e eram precisos serem enfrentados não de forma isolada, mas a partir de um Pacto Social entre todos os países. Chegávamos a um momento que não era possível aceitar que a mortalidade infantil em alguns países fosse mínima e em outros fosse enorme, por exemplo. A construção das Metas do Milênio e este pacto foi um sinal de que um país não pode ir bem se o outro estiver mal. As Metas do Milênio foi um diálogo firme entre governos e sociedade civil para que o compromisso da mudança fosse global. O Brasil foi um dos países que mais levou a sério as metas. Foram criados observatórios para avaliar dados municipais e estaduais. Foram realizados encontros, seminários e pesquisas de forma cotidiana para que cada meta pudesse ser cumprida. O estado de Minas Gerais, por exemplo, em 2012, repactuou com o PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, que coordena o processo dentro do Sistema ONU, novas metas para As Metas do Milênio na história dos Planos e Estratégias mostra-se como um sucesso, pois, de fato, nunca foi um acordo esquecido em computadores. Nunca foi apenas uma Cerimônia Global. Nunca foi um Tratado sem consequências. As Metas do Milênio foram e são uma bússola importante para medir o desenvolvimento das nações e encorajar governos e sociedade civil a organizar ações que pudessem, de fato, mudar a vida diária das pessoas, sobretudo as mais pobres. É claro que ainda temos muito a fazer, mas não há dúvida que o Mundo de 2015 será muito melhor do que o mundo de 2000, mas o trabalho não pode e não deve parar de jeito algum.

15 Este InfoReggae reafirma o compromisso do AfroReggae com o Desenvolvimento Humano e Sustentável e com a construção de um mundo onde os símbolos da desigualdade, miséria, pobreza sejam cada vez mais distantes da realidade em que vivemos. Seguimos nesta luta e nos aliamos a todos que acreditam que o mundo pode e deve ser melhor. Quadro de divulgação dos 8 Objetivos do Milênio. Portal ODM.

16 Patrocínio Institucional Apoio

Apoio. Patrocínio Institucional

Apoio. Patrocínio Institucional Patrocínio Institucional Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio InfoReggae - Edição 82 Desemprego 22 de maio de 2015 O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta

Leia mais

Patrocínio Institucional Parcerias Apoio

Patrocínio Institucional Parcerias Apoio Patrocínio Institucional Parcerias Apoio O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam

Leia mais

Apoio. Patrocínio Institucional

Apoio. Patrocínio Institucional Patrocínio Institucional Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens

Leia mais

Apoio. Patrocínio Institucional

Apoio. Patrocínio Institucional Patrocínio Institucional Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens

Leia mais

Relatório Estadual de Acompanhamento - 2008. Relatório Estadual de Acompanhamento 2008 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Relatório Estadual de Acompanhamento - 2008. Relatório Estadual de Acompanhamento 2008 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Relatório Estadual de Acompanhamento 2008 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio 1- Erradicar a extrema pobreza e a fome Meta 1: Reduzir pela metade, entre 1990 e 2015, a proporção da população com renda

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima

Leia mais

OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO NA PERSPECTIVA DE GÊNERO

OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO NA PERSPECTIVA DE GÊNERO OS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO NA PERSPECTIVA DE GÊNERO Conjuntura Para além de enfrentarem a discriminação social e familiar, muitas mulheres ainda lutam para ultrapassar os obstáculos ao

Leia mais

Apoio. Patrocínio Institucional

Apoio. Patrocínio Institucional Patrocínio Institucional Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens

Leia mais

SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS

SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS O presente levantamento mostra a situação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) nos municípios brasileiros. Para realizar a comparação de forma mais precisa,

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio InfoReggae - Edição 71 A Gestão Social no Brasil 13 de Fevereiro de 2015 O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura

Leia mais

InfoReggae - Edição 33 Panorama das ONGs no Brasil 25 de abril de 2014. Coordenador Executivo José Júnior. Coordenador Editorial Marcelo Reis Garcia

InfoReggae - Edição 33 Panorama das ONGs no Brasil 25 de abril de 2014. Coordenador Executivo José Júnior. Coordenador Editorial Marcelo Reis Garcia O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

InfoReggae - Edição 09 Os Núcleos: Cantagalo 6 de setembro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 09 Os Núcleos: Cantagalo 6 de setembro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA SOBRE MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL WORKSHOP: OS OITO OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO

CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA SOBRE MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL WORKSHOP: OS OITO OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO CONFERÊNCIA LATINO-AMERICANA SOBRE MEIO AMBIENTE E RESPONSABILIDADE SOCIAL WORKSHOP: OS OITO OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO Belo Horizonte, outubro de 2007 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio InfoReggae - Edição 75 Aprendizagem Brasil 5º ano do Ensino Fundamental 13 de março de 2015 O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social

Leia mais

PREVENÇÃO DAS DOENÇAS MODERNAS NA MULHER MODERNA. Albertina Duarte Takiuti

PREVENÇÃO DAS DOENÇAS MODERNAS NA MULHER MODERNA. Albertina Duarte Takiuti PREVENÇÃO DAS DOENÇAS MODERNAS NA MULHER MODERNA Albertina Duarte Takiuti Metas para o Milênio: Erradicar a extrema pobreza e a fome Atingir o ensino básico universal Promover a igualdade entre os sexos

Leia mais

coleção Conversas #17 - DEZEMBRO 2014 - u s a r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #17 - DEZEMBRO 2014 - u s a r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #17 - DEZEMBRO 2014 - Sou so profes r a, Posso m a s n ão parar d aguento m e ai ensinar s? d a r a u la s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A

Leia mais

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO HISTÓRICO HISTÓRICO ACOMPANHAMENTO DAS METAS DO MILÊNIO NO ESTADO DA BAHIA Meta 1 - Reduzir à metade, entre 1990 e 2015 a proporção da população com renda inferior

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio InfoReggae - Edição 81 O Ajuste Fiscal e as ONGs 08 de maio de 2015 O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura

Leia mais

Apoio. Patrocínio Institucional

Apoio. Patrocínio Institucional Patrocínio Institucional Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio InfoReggae - Edição 70 A ONG brasileira está em crise? 06 de fevereiro de 2015 O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através

Leia mais

V Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Marcelo Neri SAE/PR

V Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Marcelo Neri SAE/PR V Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Marcelo Neri SAE/PR Objetivos do Milênio 1. Acabar com a fome e a miséria ODM 1 META A Global: Até 2015, reduzir a pobreza

Leia mais

Rondônia. Sínteses Estaduais Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Rondônia. Sínteses Estaduais Objetivos de Desenvolvimento do Milênio RO Rondônia Sínteses Estaduais Objetivos de Desenvolvimento do Milênio RO Rondônia Expediente Sínteses Estaduais: Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Edição 2010 Tiragem 1000 exemplares Elaboração

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam

Leia mais

coleção Conversas #19 - fevereiro 2015 - Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #19 - fevereiro 2015 - Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #19 - fevereiro 2015 - Eu posso dizer para "NÃO" filho? meu Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu

Leia mais

InfoReggae - Edição 20 Risco Social Familiar 29 de novembro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 20 Risco Social Familiar 29 de novembro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - t t o y ç r n s s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. Vocês acham possam a coleção Conversas #20 - MARÇO 2015 - cer d o t t o a r que ga cr ia n y ç a s s? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

Objetivos do Milênio da ONU: metas distantes. Resenha Desenvolvimento

Objetivos do Milênio da ONU: metas distantes. Resenha Desenvolvimento Objetivos do Milênio da ONU: metas distantes Resenha Desenvolvimento Luiz Fernando Neiva Liboreiro 14 de dezembro de 2006 Objetivos do Milênio da ONU: metas distantes Resenha Desenvolvimento Luiz Fernando

Leia mais

Paula Andréa Marques do Valle 1. Antonio Fernandes dos Anjos 2. Lucelena Fátima de Melo 3. Dinamar Maria Ferreira Marques 4

Paula Andréa Marques do Valle 1. Antonio Fernandes dos Anjos 2. Lucelena Fátima de Melo 3. Dinamar Maria Ferreira Marques 4 Paula Andréa Marques do Valle 1 O desempenho dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Estado de Goiás entre 1995 e 2006. Antonio Fernandes dos Anjos 2 Lucelena Fátima de Melo 3 Dinamar Maria Ferreira

Leia mais

Apoio. Patrocínio Institucional

Apoio. Patrocínio Institucional Patrocínio Institucional Parceria Apoio InfoReggae - Edição 83 Papo Reto com José Junior 12 de junho de 2015 O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura

Leia mais

O Brasil e as Metas de Desenvolvimento do Milênio

O Brasil e as Metas de Desenvolvimento do Milênio www.pnud.org.br Embargado até 8 de julho de 2003 www.undp.org/hdr2003 Contatos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento: Nova Iorque: William Orme Tel:(212) 906-5382 william.orme@undp.org Londres:

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima

Leia mais

Patrocínio Institucional Parcerias Apoio

Patrocínio Institucional Parcerias Apoio Patrocínio Institucional Parcerias Apoio O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam

Leia mais

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Com base em resultados de conferências internacionais, a ONU lançou, no ano 2000, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, durante e Cúpula do Milênio, com a

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio InfoReggae - Edição 69 ENEM 2014 30 de Janeiro de 2015 O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta

Leia mais

coleção Conversas #22 - maio 2015 - Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #22 - maio 2015 - Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #22 - maio 2015 - assistente social. agora? Sou E Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo

Leia mais

Os conflitos armados no âmbito global e a violência no Brasil

Os conflitos armados no âmbito global e a violência no Brasil Este material é parte do material de divulgação do relatório Situação Mundial da Infância 2005, lançado pelo UNICEF no dia 9 de dezembro de 2004. Aqui você vai encontrar dados sobre a situação da infância

Leia mais

Amazônia Legal e infância

Amazônia Legal e infância Amazônia Legal e infância Área de Abrangência 750 Municípios distribuídos em 09 Unidades Federativas: Amazonas (62), Amapá (16), Acre (22), Roraima (15), Rondônia (52), Pará (143), Tocantins (139), Maranhão

Leia mais

Uma análise das condições de vida da população brasileira

Uma análise das condições de vida da população brasileira Diretoria de Pesquisas Coordenação de População e Indicadores Sociais Gerência de Indicadores Sociais SÍNTESE DE INDICADORES SOCIAIS 2013 Uma análise das condições de vida da população brasileira 29 de

Leia mais

GUIA DO PRÊMIO ODM BRASIL

GUIA DO PRÊMIO ODM BRASIL GUIA DO PRÊMIO ODM BRASIL 4ª Edição QUANDO O BRASIL SE JUNTA, TODO MUNDO GANHA. Secretaria-Geral da Presidência da República Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Movimento Nacional

Leia mais

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #6 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. coleção Conversas #6 Eu Posso com a s fazer próprias justiça mãos? Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo

Leia mais

Agenda de. Desenvolvimento. Pós-2015

Agenda de. Desenvolvimento. Pós-2015 Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável O INÍCIO: ANO 2000 Combate a inimigos históricos da humanidade: Pobreza e fome Desigualdade de gênero Doenças transmissíveis

Leia mais

Resposabilidade Social Corporativa investindo em Desenvolvimento Humano

Resposabilidade Social Corporativa investindo em Desenvolvimento Humano Resposabilidade Social Corporativa investindo em Desenvolvimento Humano Ana Rosa M. Soares Oficial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Setembro, 2008. Índice de Desenvolvimento Humano

Leia mais

Educação é a chave para um desenvolvimento duradouro...

Educação é a chave para um desenvolvimento duradouro... Educação é a chave para um desenvolvimento duradouro...enquanto os líderes mundiais se preparam para um encontro em Nova York ainda este mês para discutir o progresso dos Objetivos de Desenvolvimento do

Leia mais

coleção Conversas #10 - junho 2014 - Respostas que podem estar sendo feitas para algumas perguntas Garoto de Programa por um.

coleção Conversas #10 - junho 2014 - Respostas que podem estar sendo feitas para algumas perguntas Garoto de Programa por um. coleção Conversas #10 - junho 2014 - Eu sou Estou garoto num de programa. caminho errado? Respostas para algumas perguntas que podem estar sendo feitas Garoto de Programa por um. A Coleção CONVERSAS da

Leia mais

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO ODM

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO ODM OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO ODM As Políticas do Brasil para Atingir os ODM SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Lançado em 2000, durante e Cúpula

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio InfoReggae - Edição 79 Memória Institucional - Documentação 17 de abril de 2015 O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através

Leia mais

coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - f o? Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - f o? Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. Eu quero não parar coleção Conversas #7 - ABRIL 2014 - de consigo.o usar que eu drogas f o? aç e Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS da Editora

Leia mais

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #14 - outubro 2014 - e r r Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. não Eu Não r que o f existe coleção Conversas #14 - outubro 2014 - a z fu e r tu r uma fa o para c ul m d im ad? e. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção

Leia mais

EDUCAÇÃO POLÍTICA E EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA (IV Parte)

EDUCAÇÃO POLÍTICA E EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA (IV Parte) EDUCAÇÃO POLÍTICA E EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA (IV Parte) Saiba quais são as Recomendações das Conferências Internacionais na emancipação política das mulheres, as quais já foram assinadas pelo governo brasileiro

Leia mais

Pronunciamento da Deputada Telma de Souza no dia 09 de Agosto de 2005 Breves Comunicações. Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Parlamentares

Pronunciamento da Deputada Telma de Souza no dia 09 de Agosto de 2005 Breves Comunicações. Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Parlamentares Pronunciamento da Deputada Telma de Souza no dia 09 de Agosto de 2005 Breves Comunicações Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Parlamentares Para dar ciência à Câmara Federal, solicitando sua transcrição

Leia mais

reduzir a mortalidade infantil

reduzir a mortalidade infantil objetivo 4. reduzir a mortalidade infantil A mortalidade infantil reflete as condições socioeconômicas e ambientais de uma região assim como a condição de acesso a um sistema de saúde de qualidade. Além

Leia mais

DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES: O QUE ISTO TEM A VER COM SUSTENTABILIDADE? 1

DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES: O QUE ISTO TEM A VER COM SUSTENTABILIDADE? 1 DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES: O QUE ISTO TEM A VER COM SUSTENTABILIDADE? 1 O conceito de sustentabilidade Em 1987, o Relatório Brundtland, elaborado pela Comissão Mundial do Ambiente e Desenvolvimento,

Leia mais

Alcance dos ODMs pelo Brasil Metas da Saúde. Dr. Jarbas Barbosa Secretário de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde

Alcance dos ODMs pelo Brasil Metas da Saúde. Dr. Jarbas Barbosa Secretário de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde Alcance dos ODMs pelo Brasil Metas da Saúde Dr. Jarbas Barbosa Secretário de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde Brasília- DF, 25 de abril de 2012 ObjeHvos de Desenvolvimento do Milênio - ODM Obje%vo

Leia mais

Fórum de Diálogo IBAS

Fórum de Diálogo IBAS Fórum de Diálogo IBAS, e do Sul Integração SUL-SUL Fórum de Mulheres FÓRUM De DIÁLOGO IBAS, e do Sul O Fórum IBAS é uma iniciativa trilateral entre, e do Sul, desenvolvida para promover a cooperação Sul-

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio InfoReggae - Edição 80 Memória Oral 24 de abril de 2015 O Grupo AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte,

Leia mais

O QUE SÃO OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO (ODM)

O QUE SÃO OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO (ODM) O QUE SÃO OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO (ODM) Durante a reunião da Cúpula do Milênio, realizada em Nova Iorque, em 2000, líderes de 191 nações oficializaram um pacto para tornar o mundo mais

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS CONFERÊNCIA SOBRE OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS CONFERÊNCIA SOBRE OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS CONFERÊNCIA SOBRE OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO Grupo de Trabalho 4: Fortalecendo a educação e o envolvimento da sociedade civil com relação ao vírus HIV, malária

Leia mais

InfoReggae - Edição 17 Grupos: Makala Música & Dança 01 de novembro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 17 Grupos: Makala Música & Dança 01 de novembro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

InfoReggae - Edição 32 Inclusão Digital 11 de abril de 2014. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 32 Inclusão Digital 11 de abril de 2014. Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

Dimensão social. Educação

Dimensão social. Educação Dimensão social Educação 218 Indicadores de desenvolvimento sustentável - Brasil 2004 36 Taxa de escolarização Representa a proporção da população infanto-juvenil que freqüenta a escola. Descrição As variáveis

Leia mais

ACTIVIDADES ESCOLA Actividades que a SUA ESCOLA pode fazer

ACTIVIDADES ESCOLA Actividades que a SUA ESCOLA pode fazer ACTIVIDADES ESCOLA Actividades que a SUA ESCOLA pode fazer Crianças e jovens numa visita de estudo, Moçambique 2008 Produzir materiais informativos sobre cada um dos temas e distribuir em toda a escola

Leia mais

O IBGE e os ODM CEA Santiago, 25 a 27 julho de 2007 A Participação do IBGE nos relatórios nacionais de ODM

O IBGE e os ODM CEA Santiago, 25 a 27 julho de 2007 A Participação do IBGE nos relatórios nacionais de ODM O IBGE e os ODM CEA Santiago, 25 a 27 julho de 2007 A Participação do IBGE nos relatórios nacionais de ODM Adobe Acrobat 7.0 Document Adobe Acrobat 7.0 Document 1 1- Participación del IBGE: Tuvo el IBGE

Leia mais

9, 16 e 23 de outubro. www.mackenzievoluntario.com.br. No Mackenzie, o bem faz bem há 140 anos 1

9, 16 e 23 de outubro. www.mackenzievoluntario.com.br. No Mackenzie, o bem faz bem há 140 anos 1 9, 16 e 23 de outubro www.mackenzievoluntario.com.br No Mackenzie, o bem faz bem há 140 anos 1 O Projeto O Mackenzie Voluntário é um projeto de voluntariado que visa à prática da cidadania por meio do

Leia mais

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais e os. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais e os. Objetivos de Desenvolvimento do Milênio A Assembleia Legislativa de Minas Gerais e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio A Assembleia Legislativa de Minas Gerais e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Belo Horizonte 2014 1 Mesa da

Leia mais

Igualdade entre os sexos e valorização da mulher e Reduzir a mortalidade infantil. Maria Fernanda, Helena, Leonardo, Vinícius

Igualdade entre os sexos e valorização da mulher e Reduzir a mortalidade infantil. Maria Fernanda, Helena, Leonardo, Vinícius Igualdade entre os sexos e valorização da mulher e Reduzir a mortalidade infantil Maria Fernanda, Helena, Leonardo, Vinícius Igualdade entre os sexos As mulheres estudam mais que os homens, porém têm menos

Leia mais

Patrocínio Institucional Parceria Apoio

Patrocínio Institucional Parceria Apoio Patrocínio Institucional Parceria Apoio O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam

Leia mais

A POLÍTICA DE PROTEÇÃO DA MATERNIDADE JULIO MAYER DE CASTRO FILHO

A POLÍTICA DE PROTEÇÃO DA MATERNIDADE JULIO MAYER DE CASTRO FILHO A POLÍTICA DE PROTEÇÃO DA MATERNIDADE JULIO MAYER DE CASTRO FILHO Ministério da Saúde Diretrizes gerais Pacto pela Saúde Estados ComissãoBi partite Municípios Plano Municipal de Saúde Objetivos Ações estratégicas

Leia mais

coleção Conversas #2 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça.

coleção Conversas #2 Respostas que podem estar passando para algumas perguntas pela sua cabeça. coleção Conversas #2 Positivo, o que e u faç o Deu Respostas para algumas perguntas que podem estar passando pela sua cabeça. A coleção CONVERSAS da Editora AfroReggae nasceu com o desejo de facilitar

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL 8 JEITOS DE MUDAR O MUNDO

RESPONSABILIDADE SOCIAL 8 JEITOS DE MUDAR O MUNDO RESPONSABILIDADE SOCIAL 8 JEITOS DE MUDAR O MUNDO EXPEDIENTE Antes de começar qualquer ação, responda: - Que problema vocês querem resolver? - Quem vai participar? - Quem vai ser beneficiado? - Como

Leia mais

coleção Conversas #25 u s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #25 u s Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. coleção Conversas #25 Nã Po o s s o c s on c o ig lo o c á cuidar dos m - l os e m u m a e u cl s ín p ic ais a?. Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. A Coleção CONVERSAS

Leia mais

Analfabetismo no Brasil

Analfabetismo no Brasil Analfabetismo no Brasil Ricardo Paes de Barros (IPEA) Mirela de Carvalho (IETS) Samuel Franco (IETS) Parte 1: Magnitude e evolução do analfabetismo no Brasil Magnitude Segundo estimativas obtidas com base

Leia mais

SAúDE e PReVENÇãO NaS ESCoLAS Atitude pra curtir a vida

SAúDE e PReVENÇãO NaS ESCoLAS Atitude pra curtir a vida SAúDE e PReVENÇãO NaS ESCoLAS Atitude pra curtir a vida UNAIDS/ONUSIDA Relatório para o Dia Mundial de Luta contra AIDS/SIDA 2011 Principais Dados Epidemiológicos Pedro Chequer, Diretor do UNAIDS no Brasil

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Porto Alegre do Norte, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 3994,51 km² IDHM 2010 0,673 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 10748 hab.

Leia mais

Um país menos desigual: pobreza extrema cai a 2,8% da população Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) foram divulgados pelo IBGE

Um país menos desigual: pobreza extrema cai a 2,8% da população Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) foram divulgados pelo IBGE Um país menos desigual: pobreza extrema cai a 2,8% da população Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) foram divulgados pelo IBGE Brasília, 7 A pobreza extrema no país caiu a 2,8%

Leia mais

Sua empresa é CIDADÃ?

Sua empresa é CIDADÃ? Sua empresa é CIDADÃ? A Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro (CAERJ) em uma iniciativa inédita está compilando informações corporativas de todos os segmentos: indústria, comércio

Leia mais

Redução da Fome, da Pobreza e da Desigualdade. Taquara/RS 16/10/2015

Redução da Fome, da Pobreza e da Desigualdade. Taquara/RS 16/10/2015 Redução da Fome, da Pobreza e da Desigualdade Taquara/RS 16/10/2015 Terceira maior redução do número de pessoas subalimentadas no mundo 2002/2014 % População BRASIL - POPULAÇÃO EM SUBALIMENTAÇÃO (%) 15,0

Leia mais

Objectivos de Desenvolvimento do Milénio

Objectivos de Desenvolvimento do Milénio Em 2000, 189 chefes de Estado e de Governo assinaram a Declaração do Milénio que levou à formulação de 8 objectivos de desenvolvimento, a alcançar entre 1990 e 2015. Os ODM - Objectivos de Desenvolvimento

Leia mais

Sumário. Aids: a magnitude do problema. A epidemia no Brasil. Característica do Programa brasileiro de aids

Sumário. Aids: a magnitude do problema. A epidemia no Brasil. Característica do Programa brasileiro de aids Sumário Aids: a magnitude do problema A epidemia no Brasil Característica do Programa brasileiro de aids Resultados de 20 anos de luta contra a epidemia no Brasil Tratamento Prevenção Direitos humanos

Leia mais

Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes e o PPA 2012-2015

Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes e o PPA 2012-2015 Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes e o PPA 2012-2015 Bogotá, junho de 2013 Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes e o Plano Mais Brasil PPA 2012-2015 Dimensão Estratégica do Desenvolvimento

Leia mais

Situação Mundial da Infância 2008. Caderno Brasil UNICEF/BRZ/ALEJANDRA MARTINS

Situação Mundial da Infância 2008. Caderno Brasil UNICEF/BRZ/ALEJANDRA MARTINS Situação Mundial da Infância 2008 Caderno Brasil UNICEF/BRZ/ALEJANDRA MARTINS Expediente Situação Mundial da Infância 2008 Caderno Brasil Brasil (DF), janeiro de 2008 Tiragem: 100 exemplares Fundo das

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Novo Mundo, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 5826,18 km² IDHM 2010 0,674 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 7332 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de São José do Rio Claro, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 5074,56 km² IDHM 2010 0,682 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 17124 hab.

Leia mais

Políticas Sociais no Brasil

Políticas Sociais no Brasil Políticas Sociais no Brasil José Aparecido Carlos Ribeiro Técnico da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do IPEA São Paulo, outubro/2010 Algumas características: Políticas sociais são formas mais

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Vera, MT 02/08/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 2962,4 km² IDHM 2010 0,680 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 10235 hab. Densidade demográfica

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Peruíbe, SP 30/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 323,17 km² IDHM 2010 0,749 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 59773 hab. Densidade

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Cabo Verde, MG 29/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 368,15 km² IDHM 2010 0,674 Faixa do IDHM Médio (IDHM entre 0,6 e 0,699) (Censo 2010) 13823 hab. Densidade

Leia mais

DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO (ODM) PARA OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS)

DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO (ODM) PARA OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO (ODM) PARA OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS) INTRODUÇÃO A Organização das Nações Unidas (ONU) está conduzindo um amplo debate entre governos

Leia mais

A caminho da igualdade

A caminho da igualdade A caminho da igualdade Estudo mostra que a educação é determinante para reduzir as desigualdades de gênero, em todas as fases de vida das mulheres 50 KPMG Business Magazine Como defender a empresa Os Jogos

Leia mais

Caracterização do território

Caracterização do território Perfil do Município de Guaranésia, MG 29/07/2013 - Pág 1 de 14 Caracterização do território Área 294,28 km² IDHM 2010 0,701 Faixa do IDHM Alto (IDHM entre 0,700 e 0,799) (Censo 2010) 18714 hab. Densidade

Leia mais

Projeção de estimativas de erradicação do trabalho infantil, com base em dados de 1992-2003 FICHA TÉCNICA. Coordenação Técnica

Projeção de estimativas de erradicação do trabalho infantil, com base em dados de 1992-2003 FICHA TÉCNICA. Coordenação Técnica O Brasil sem trabalho infantil! Quando? Projeção de estimativas de erradicação do trabalho infantil, com base em dados de 1992-2003 Resumo executivo 1 FICHA TÉCNICA Coordenação Técnica Dra. Marisa Masumi

Leia mais

Resolução adotada pela Assembleia Geral em 19 de dezembro de 2011. 66/121. Políticas e programas voltados à juventude

Resolução adotada pela Assembleia Geral em 19 de dezembro de 2011. 66/121. Políticas e programas voltados à juventude Organização das Nações Unidas A/RES/66/121 Assembleia Geral Distribuição: geral 2 de fevereiro de 2012 65 a sessão Item 27 (b) da pauta Resolução adotada pela Assembleia Geral em 19 de dezembro de 2011

Leia mais

Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social CDES. A Consolidação das Políticas Sociais na Estratégia de Desenvolvimento Brasileiro

Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social CDES. A Consolidação das Políticas Sociais na Estratégia de Desenvolvimento Brasileiro Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social CDES A Consolidação das Políticas Sociais na Estratégia de Desenvolvimento Brasileiro A CONTRIBUIÇÃO DO CDES PARA O DEBATE DA CONSOLIDAÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS

Leia mais

Fundo de População das Nações Unidas. GIFE - Rede Temática Saúde 14 de julho de 2015

Fundo de População das Nações Unidas. GIFE - Rede Temática Saúde 14 de julho de 2015 Fundo de População das Nações Unidas GIFE - Rede Temática Saúde 14 de julho de 2015 Fundo de População das Nações Unidas Cooperação Internacional para o Desenvolvimento Expansão das liberdades individuais

Leia mais

Objetivo 1 - Acabar com a fome e a miséria

Objetivo 1 - Acabar com a fome e a miséria Fonte: http://www.nospodemosparana.org.br/ Objetivo 1 - Acabar com a fome e a miséria O Paraná abriga mais de 2,2 milhões de pessoas vivendo em situação de pobreza, sendo, aproximadamente, um terço delas

Leia mais

Expectativa de vida do brasileiro cresce mais de três anos na última década

Expectativa de vida do brasileiro cresce mais de três anos na última década 1 FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO PROFESSOR BAHIA TEXTO DE CULTURA GERAL FONTE: UOL COTIDIANO 24/09/2008 Expectativa de vida do brasileiro cresce mais de três anos na última década Fabiana Uchinaka Do UOL Notícias

Leia mais

O BRASIL E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO

O BRASIL E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO O BRASIL E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO DO MILÊNIO SECRETARIA NACIONAL DE RELAÇÕES POLÍTICO-SOCIAIS SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA APRESENTAÇÃO Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

Leia mais

PROPOSTA DE PLANO DE AÇÃO PARA A PROMOÇÃO DA IGUALDADE E EQUIDADE DE GÉNERO/CPLP (2014-2016)

PROPOSTA DE PLANO DE AÇÃO PARA A PROMOÇÃO DA IGUALDADE E EQUIDADE DE GÉNERO/CPLP (2014-2016) PROPOSTA DE PLANO DE AÇÃO PARA A PROMOÇÃO DA IGUALDADE E EQUIDADE DE GÉNERO/CPLP (2014-2016) Este Plano de Ação é um sinal claro para os intervenientes dos Estados membro da importância que a CPLP atribui

Leia mais

Os caminhos e descaminhos de uma epidemia global

Os caminhos e descaminhos de uma epidemia global Os caminhos e descaminhos de uma epidemia global Por Rodrigo Cunha 5 de junho de 1981. O Relatório Semanal de Morbidez e Mortalidade do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos

Leia mais