25 Chip de áudio Também chamado de Audio Codec, este chip é responsável pelo funcionamento da placa de som embutida na placa mãe.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "25 Chip de áudio Também chamado de Audio Codec, este chip é responsável pelo funcionamento da placa de som embutida na placa mãe."

Transcrição

1 25 Chip de áudio Também chamado de Audio Codec, este chip é responsável pelo funcionamento da placa de som embutida na placa mãe. Atualmente, quase todas as placasmãe têm áudio embutido. E a qualidade destes chips de áudio tem melhorado muito, permitindo som 3D com vários canais, efeitos especiais, etc. 26 Conectores para áudio de CD/AUX Nestes conectores colocamos os cabos de saída analógica de áudio que existem nos dispositivos ópticos como CD ROM, DVD, CD RW, etc. Isto permite que possamos escutar o som dos CDs ou DVDs de Áudio/Vídeo que colocamos no micro.

2 27 Conectores de áudio para o gabinete Alguns gabinetes possuem em sua parte frontal conexões para fones de ouvido e microfone. Para que eles funcionem é necessário encaixar os fios que saem destas conexões nestes conectores. 28 e 30 Chips de rede Não é só o som embutido que está virando um padrão nas placas mãe modernas. As placas de rede estão se tornando cada vez mais comuns. Algumas placas possuem inclusive duas placas de rede embutidas, uma para conexão com a rede local e outra para conexão com a Internet em banda larga. É o caso deste modelo.

3 29 LED para placa de vídeo AGP Este modelo de placa mãe tem um LED que indica quando aplaca de vídeo é incompatível com a placa mãe. Não é comum isto acontecer com modelos mais recentes de placas de vídeo. 31 Slot AGP O Slot AGP (Accelerated Graphics Port) é usado exclusivamente por placas de vídeo e tem acesso rápido ao Northbridge. Assim como o PCi deverá ser substituído pelo PCI Express.

4 32 Conectores Externos Estes conectores são soldados diretamente na placa mãe. A figura abaixo mostra os mesmo em um ângulo mais favorável.

5 33 Gerador de clock É este o chip responsável pelo sinal de clock que alimenta a CPU e outros circuitos da placa mãe. Ele utiliza as freqüências gerados pelos cristais. 34 Regulador de voltagem É um conjunto de circuitos que receba a energia suja da fonte de alimentação e a transforma em uma energia mais limpa, ou seja, livre de interferências e variações. Quanto melhor for este regulador de voltagem mais qualidade terá uma placa mãe. Além disso, o overclock em placas com bons reguladores de voltagem é mais fácil e estável.

6 35 Conectores de alimentação para o ventilador Estas conexões existem para ligarmos os ventiladores do cooler da CPU, gabinete, etc. Nas placas mãe mais recentes estes conectores permitem também monitorar a velocidade dos ventiladores. 36 Bateria O programa de configuração da placamãe (SETUP) guarda os dados de configuração em uma memória RAM, normalmente conhecida por CMOS RAM. Para que as informações desta RAM não se percam quando o micro é desligado existe uma bateria. Esta bateria também é responsável pela alimentação do chip que contém o relógio do micro.

7 37 Cristal Os cristai geram freqüências fixas e muito restáveis que são utilizadas para a criação dos sinais de clock da placa mãe. Jumpers são peças bem pequenas de plástico que possuem em seu interior parte de metal. Os jumpers são encaixados em pinos existentes na placa mãe ou em placas de expansão. Assim que o jumper é colocado nestes pinos ele fecha o contato entre estes pinos. É como se fosse uma chave liga desliga. O jumper colocado equivale à ligado e os pinos sem jumper equivalem a desligado.

8 Equipamentos de Proteção.. >>> Nem sempre a energia elétrica que alimenta nosso micro é limpa, ou seja, livre de intercorrências que alteram a forma de onda do sinal elétrico. Existem vários tipos de problemas que podem ocorrer na rede elétrica tais como: ruídos, transientes, picos de tensão, quedas de tensão (subtensão), elevação da tensão (sobretensão), falta de energia, etc. >>> Para cada tipo de problema elétrico existe um equipamento de proteção. Os mais comuns encontrados no comércio são:

9 Filtro de Linha Como o próprio nome diz, são utilizados para filtrar a energia elétrica que alimenta o micro. Ele é adequado para resolver os problemas de ruídos, transientes e picos de tensão. Infelizmente a grande maioria dos filtros de linha existentes no mercado nacional não passa de uma simples extensão bonitinha. Isto não quer dizer que não existem filtros de boa qualidade, mas desconfie de filtros com valor abaixo de R$ 15,00. Uma dica: existem alguns filtros de linha que possuem protetores de linha telefônica incorporados. Estes protetores conseguem evitar que problemas elétricos, como picos de tensão por exemplo, atinjam o micro através do fio da rede telefônica.

10 Régua Elétrica Réguas não passam de uma extensão sofisticada.

11 Estabilizadores de tensão Estes equipamentos são utilizados na prevenção de sub e sobretensão. Também temos que procurar os de melhor qualidade, pois existem muitos estabilizadores de qualidade duvidosa no mercado. Estabilizador não é mágico, ou seja, ele só consegue resolver as sub/sobretensões em uma determinada faixa especificada em seu manual. Assim, se a energia fornecida estiver fora da faixa, o estabilizador não vai funcionar. Quase todos os estabilizadores possuem um filtro de linha embutido, dispensando o uso deste. Observação: da mesma forma que o filtro de linha, existem estabilizadores com protetores telefônicos, como o mostrado na figura anterior.

12 Qual estabilizador e melhor mono,ou bivolt Um utiliza uma fase o outro duas. na tua casa deves ter 120V, logo use um de uma fase. se for 220V use o de duas fases mas cuidado, aonde eu moro eu tenho até três fases de 120V cada, ai eu posso transformá-las em 120V, 220V e 380V. Mas se a tua rede de distribuição na tua cidade já é 220V, deves usar um monofásico de 220V.

13 No breaks [1] Os No-breaks são os equipamentos que fornecem o maior grau de proteção contra problemas na rede elétrica. Na verdade, para simplificar, podemos considerar o No-break como sendo o conjunto de um estabilizador associado a uma bateria. Enquanto o estabilizador presente no No-break estiver trabalhando dentro da faixa, a bateria fica ociosa. Se a energia fornecida sai da faixa, a bateria entra em ação complementando ou fornecendo a energia necessária para o funcionamento do micro. Por isso o No-break possui uma autonomia, ou seja, tempo em que suporta fornecer energia. Como possui estabilizador embutido, ele também protege contra sub/sobretensão. Quase todos possuem também um filtro de linha embutido.

14 No breaks [2] Alguns No-breaks possuem inteligência, ou seja, podem se comunicar com o micro de modo a executar algumas tarefas de manutenção como Backup de segurança, por exemplo, quando ocorrem falhas no fornecimento de energia.

15

16

17 o Breaks Off line (Standby A energia é fornecida aos equipamentos diretamente pela concessionária (rede). Enquanto a rede elétrica está presente, o No Break somente re-carrega as baterias. As mudanças ou variações de voltagem e freqüência não são reguladas pelo No break Off-line (Standby) e passam por ele até seu equipamento. Quando estas se tornam muito bruscas, ou quando falta energia da rede de entrada, o módulo inversor do No Break entra em operação e converte a energia da bateria (DC) para energia AC a qual alimenta o equipamento a ele ligado. Esta tecnologia fornece esta proteção mínima requerida pelos equipamentos eletrônicos a um preço bastante acessível.

18

19 No Break Interativo Semi Senoidal Nesta topologia, enquanto a rede elétrica gerada pela concessionária de energia está presente, é ela quem alimenta o módulo Estabilizador e/ou Filtro de Linha o qual por sua vez alimenta aos equipamentos conectados ao no break, fornecendo-lhes uma rede elétrica condicionada, isenta de ruídos de linha e estável. Neste estado, o inversor permanece desligado, em standby.

20 No Break Interativo Semi Senoidal O ponto favorável do no break interativo (com módulo estabilizador/filtro de linha) em relação ao no break não interativo (off-line, standby - não estabilizado) é além de estabilizar, filtrar e condicionar a rede, evitar as transferências desnecessárias para o módulo inversor perante uma oscilação de tensão na entrada, visando o aumento da vida útil das baterias.

21

22 No Break Interativo Senoidal Esta topologia possui as mesmas características e versatilidades mencionadas anteriormente para o no break interativo semi-senoidal, com o acréscimo da forma de onda de saída ser senoidal (igual a fornecida pela concessionária de energia elétrica). Indicado para alimentar equipamentos de pequeno e médio porte, que requeiram uma alimentação elétrica de qualidade por se tratar de equipamentos de alta responsabilidade, ex.: servidores de redes, estações de trabalho, terminais ponto de venda, etc...

23

24 No Break On line de Dupla Conversão Destinado à utilização em redes elétricas críticas, alimentando a equipamentos sensíveis, esta topologia é a que melhor atende a todos os requisitos de desempenho e confiabilidade, com a versatilidade da utilização de software de gerenciamento e/ou controle, através de interface A característica fundamental deste tipo de equipamento é a geração própria e constante de uma energia pura, isolada da rede gerada pela concessionária de energia, isenta de ruídos elétricos, picos, oscilações de tensão e freqüência.

25 No Break On line de Dupla Conversão A topologia on-line dupla conversão caracterizase pelo no break ser composto por módulo retificador AC/DC que fornece alimentação às baterias (re-carregando-as) e ao inversor DC/AC ao mesmo tempo. O módulo inversor opera 100% do tempo, alimentando constantemente à carga (equipamentos conectados ao no break). Não existe tempo de comutação pois é sempre o inversor que alimenta à carga.

26 No Break On line de Dupla Conversão Outras duas grandes vantagens dos no breaks on-line dupla conversão estão na aceitação de variações de freqüência de entrada, estabilizando-as na saída, tornando-os plenamente compatíveis com grupos geradores e o uso das baterias somente nas faltas de energia ou mediante grandes oscilações de tensão. Eles suportam estes problemas e os corrigem sem a necessidade constante de utilização das baterias, preservandoa e aumentando sua vida útil. Este tipo de no break é recomendado para equipamentos de pequeno, médio e grande porte, redes vitais, equipamentos médico-hospitalares essenciais, sistemas de telecomunicações e qualquer outro que necessite de energia elétrica de alta confiabilidade.'

27

28 Como escolher um no break correto Como proceder se alguns equipamentos possuem a indicação da potência consumida em Watts e outros em VA? Estas duas unidades são similares ou diferentes unidades de medida?

29 Watts e VA não são unidades similares. O Valor em Watts será menor que o valor correspondente em VA, devido ao Fator de Potência, em poucos casos o valor em watts poderá ser igual ao valor em VA. O Fator de Potência é um número entre 0 e 1 que representa a fração da corrente que provê energia disponível para a carga. Apenas em poucos casos, como por exemplo em filamentos incandescentes, tipo uma lâmpada elétrica, o fator de potência é igual a 1 (um).

30 Alguns fabricantes informam que 1va = 1w. não é sempre assim não. Vamos entender melhor: Potência Aparente - Medida em va(volt amperes) Potência Ativa - Medida em W(Watts) Calculo de como transformar Potência Aparente(vA) em Potência Ativa(W) va*fp= Potência Ativa (Todavia o calculo varia conforme o FP) FP = Fator de potência.

31 Uma base de calculo, sobre o que você usa: Estabilizador 300va com 0,7. Monitor de 15 = 63W Gabinete Básico custa em media= 150W a 200W. 150W + 63W = 213W Valor Total 213W/0,7= 304, Total Final= 304 ou 304va

32 Um computador que utiliza a rede elétrica de 120Volts e consome 5A terá o consumo de: Potência = 120x5 = 600VA Para convertermos este valor para Watts: Watts = 600x0,65 = 390watts Neste exemplo, nosso sistema consome 390Watts ou 600VA. Assumindo uma margem de segurança de 30% (ou superior), podemos comprar um no-break com capacidade superior a 507Watts ou 780VA.

33 Potência >> Tanto os estabilizadores quanto os No-breaks precisam ser adequados à potência elétrica dos equipamentos que serão ligados à0 eles. Ou seja, não adianta comprar um No-break com potência de 1 KVA (kilo-volt-ampère), se vamos ligar a este No-break um aparelho que consome 2 KVA de potência. Portanto, antes de comprar estabilizadores ou No-breaks faça um cálculo da potência exigida pelos equipamentos que serão ligados à eles. Os manuais dos micros, impressoras, monitores, etc. costumam possuir os dados de potência destes dispositivos.

Componentes constituintes de uma motherboard

Componentes constituintes de uma motherboard Uma placa-mãe típica e seus componentes (neste exemplo uma placa-mãe modelo A7N8X- Deluxe da Asus) 32 1 - Socket do processador (CPU) é neste socket que o processador é encaixado. O desenho das actuais

Leia mais

Arquitecturas de computadores. A arquitectura dos computadores pode ser definida como "as diferenças na forma de fabricação dos computadores".

Arquitecturas de computadores. A arquitectura dos computadores pode ser definida como as diferenças na forma de fabricação dos computadores. Arquitecturas de computadores A arquitectura dos computadores pode ser definida como "as diferenças na forma de fabricação dos computadores". Arquitetura aberta A arquitectura aberta (atualmente mais utilizada,

Leia mais

ENTENDENDO A PLACA MAE

ENTENDENDO A PLACA MAE ENTENDENDO A PLACA MAE A placa mãe é, de longe, a aquisição mais importante que deve ser feita em relação ao computador, pois no final das contas, será ela quem irá determinar quais serão as tecnologias

Leia mais

Capítulo 4. Conexões elétricas da fonte. Apostila Hardware Básico I Profª Thaís Viegas

Capítulo 4. Conexões elétricas da fonte. Apostila Hardware Básico I Profª Thaís Viegas Apostila Hardware Básico I Capítulo 4 Conexões elétricas da fonte Componente absolutamente vital para o funcionamento de um computador, este dispositivo é responsável por fornecer energia elétrica aos

Leia mais

Organização de Computadores

Organização de Computadores Organização de Computadores Dispositivos de Proteção Elétrica Jonathan Pereira Dispositivos de Proteção Elétrica São dispositivos usados para proteger equipamentos eletrônicos (computadores, impressoras,

Leia mais

08/06/2014. Curso Técnico em Informática. Antiga placa mãe padrão AT. Componentes placa-mãe padrão AT. Professor Fernando Barreira

08/06/2014. Curso Técnico em Informática. Antiga placa mãe padrão AT. Componentes placa-mãe padrão AT. Professor Fernando Barreira Curso Técnico em Informática Fundamentos de Hardware e Software Professor Fernando Barreira fernando.barreira@unimonte.edu.br Padrão AT Antiga placa mãe padrão AT A placa-mãe é uma placa de circuito impresso

Leia mais

Guia de Produtos. Estabilizadores Filtros de Linha Protetores.

Guia de Produtos. Estabilizadores Filtros de Linha Protetores. Guia de Produtos Estabilizadores Filtros de Linha Protetores www.tsshara.com.br ESTABILIZADOR DE VOLTAGEM O estabilizador é um equipamento que corrige a tensão que recebe da rede elétrica e a fornece estabilizada

Leia mais

Placa mãe mainboard motherboard

Placa mãe mainboard motherboard Também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador se comunique

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA. Montagem e Manutenção de Computadores

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA. Montagem e Manutenção de Computadores CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA Montagem e Manutenção de Computadores FONTES DE ALIMENTAÇÃO TIPOS DE CORRENTES TIPOS DE CORRENTES No Computador Corrente Contínua Na Tomada Corrente Alternada CONVERSÃO Corrente

Leia mais

COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto

COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto COMPONENTES DE UM COMPUTADOR (tecnologia) Adão de Melo Neto 1 SUMÁRIO GABINETE FONTE COOLER BATERIA IDE, ATA e SATA SLOTS DE MEMÓRIA PLACA MAE ATX PROCESSADORES INTEL PLACAS DE VIDEO VIDEO GABINETE GABINETE

Leia mais

NOBREAK OFFICE SECURITY PLUS. Manual de Instruções

NOBREAK OFFICE SECURITY PLUS. Manual de Instruções NOBREAK OFFICE SECURITY PLUS Manual de Instruções INTRODUÇÃO E CARACTERÍSTICAS Parabéns por você ter escolhido o NOBREAK Office Security Plus Force Line! Nosso NOBREAK foi desenvolvido com a mais alta

Leia mais

Nobreak Com a Ragtech sua vida não para. Conheça a linha de nobreaks da Ragtech

Nobreak Com a Ragtech sua vida não para. Conheça a linha de nobreaks da Ragtech Nobreak Com a Ragtech sua vida não para Conheça a linha de nobreaks da Ragtech O que é um nobreak? Também conhecido pela sigla UPS (Uninterruptible Power Supply), mantém os aparelhos continuamente alimentados

Leia mais

Técnicas de Manutenção de Computadores

Técnicas de Manutenção de Computadores Técnicas de Manutenção de Computadores Professor: Luiz Claudio Ferreira de Souza Componentes e Periféricos do Computador Teclado Periférico de entrada de dados que é conectado diretamente à placa mãe do

Leia mais

OCS 0041 ISO Pinot AQ I/1

OCS 0041 ISO Pinot AQ I/1 OCS 0041 ISO 9001 NoBreak Line Interativo Família Pinot 1400 VA NoBreak Line Interativo microprocessado de alta velocidade,integrando diversas funções periferias. Possui estabilizador interno com estágios

Leia mais

PLACA MÃE COMPONENTES BÁSICOS BIOS

PLACA MÃE COMPONENTES BÁSICOS BIOS PLACA MÃE COMPONENTES BÁSICOS BIOS COMPONENTES BÁSICOS BARRAMENTO FREQÜÊNCIA GERADOR DE CLOCK MEMÓRIA ROM FIRMWARE BIOS POST SETUP CMOS RTC BATERIA CHIPSET MEMÓRIA SL SLOTS DE EXPANSÃO CACHE SOQUETES PARA

Leia mais

Especificação Técnica LINHA VOLT 700 / 1400 VA

Especificação Técnica LINHA VOLT 700 / 1400 VA Especificação Técnica LINHA VOLT 700 / 1400 VA Engetron Engenharia Eletrônica Ind. e Com. Ltda Atendimento ao consumidor: (31) 3359-5800 Web: www.engetron.com.br ESPEC_VOLT_R00 2 ÍNDICE 1. CARACTERÍSTICAS

Leia mais

BARRAMENTO. Caminho de Dados

BARRAMENTO. Caminho de Dados BARRAMENTO Caminho de Dados Conceito Um barramento é simplesmente um circuito que conecta uma parte da placa-mãe à outra. Quanto mais dados o barramento consegue ter de uma só vez, mais rápido a informação

Leia mais

UFCD 0770 Dispositivos e Periféricos Formadora: Sónia Rodrigues

UFCD 0770 Dispositivos e Periféricos Formadora: Sónia Rodrigues UFCD 0770 Dispositivos e Periféricos Formadora: Sónia Rodrigues 0770 Dispositivos e Periféricos Objectivos da UFCD: Instalar e configurar dispositivos internos e externos no computador. Identificar as

Leia mais

Introdução à Informática. Alexandre Meslin

Introdução à Informática. Alexandre Meslin Introdução à Informática Alexandre Meslin (meslin@nce.ufrj.br) Aula Anterior Componentes de um computador Exercícios de fixação Esta Aula Especificando um Computador Montando um Computador Placa Mãe e

Leia mais

NOBREAK SENOIDAL Carmenere M I/2 SD

NOBREAK SENOIDAL Carmenere M I/2 SD OCS 0041 ISO 9001 NOBREAK SENOIDAL Carmenere 1000 1 M I/2 SD NoBreak Mono-Mono de Dupla Conversão microprocessado de alta velocidade. Possui estabilizador interno com estágios de regulação, que tem a função

Leia mais

Placa Mãe Motherboard`s

Placa Mãe Motherboard`s Placa Mãe Motherboard`s Módulo 01 Ambientação Tecnológica Prof. Felipe A. Pires O que é placa-mãe ou motherboard? É o circuito responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador,

Leia mais

Pinot AIQ I/2

Pinot AIQ I/2 OCS 0041 ISO 9001 NoBreak Line Interativo Família Pinot 3000 VA NoBreak Line Interativo microprocessado de alta velocidade,integrando diversas funções periferias. Possui estabilizador interno com estágios

Leia mais

Carmenere N I/6 SD

Carmenere N I/6 SD OCS 0041 ISO 9001 NOBREAK SENOIDAL Família Carmenere 3000 VA NoBreak Mono-Mono de Dupla Conversão microprocessado de alta velocidade. Possui estabilizador interno com estágios de regulação, que tem a função

Leia mais

Os No-break s desempenham um papel fundamental na prevenção de uma queda repentina de energia. Equipamentos essenciais em seu dia-a-dia.

Os No-break s desempenham um papel fundamental na prevenção de uma queda repentina de energia. Equipamentos essenciais em seu dia-a-dia. Os No-break s desempenham um papel fundamental na prevenção de uma queda repentina de energia. Equipamentos essenciais em seu dia-a-dia. Fabricamos com conhecimento e tecnologia para você e sua empresa.

Leia mais

NO-BREAK PARTICIPANTES : GABRIEL CUNHA E JOBSON STRASSBURGER.

NO-BREAK PARTICIPANTES : GABRIEL CUNHA E JOBSON STRASSBURGER. NO-BREAK PARTICIPANTES : GABRIEL CUNHA E JOBSON STRASSBURGER. O que é um No-break O No-break, que em inglês é conhecido como UPS (Uninterruptible Power Supply), é um equipamento que tem como função principal

Leia mais

FONTES DE ALIMENTAÇÃO

FONTES DE ALIMENTAÇÃO FONTES DE ALIMENTAÇÃO Montagem e Manutenção de Montagem Manutenção de Microcomputadores (MMM) Microcomputadores (MMM). Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ FONTES As fontes são

Leia mais

Técnicas de Manutenção de Computadores

Técnicas de Manutenção de Computadores Técnicas de Manutenção de Computadores Professor: Luiz Claudio Ferreira de Souza Componentes e Periféricos do Computador Fonte de Alimentação As fontes de alimentação tem como função a conversão da corrente

Leia mais

DSC/CEEI/UFCG. Introdução à Computação

DSC/CEEI/UFCG. Introdução à Computação DSC/CEEI/UFCG Introdução à Computação Entrada e Saída O usuário se comunica com o núcleo do computador (composto por UCP e memória principal) através de dispositivos de entrada e saída (dispositivos de

Leia mais

Nobreaks. New Offtice Security One com Filtro de Linha Interno. Melhor custo benefício do mercado! Bivolt Automático 115/220V

Nobreaks. New Offtice Security One com Filtro de Linha Interno. Melhor custo benefício do mercado! Bivolt Automático 115/220V Nobreaks 5 New Offtice Security One com Filtro de Linha Interno Melhor custo benefício do mercado! Carregador Fast Charger: Recarga 3x mais rápida*. Garante maior segurança em interrupções de energia Acabamento

Leia mais

História da placa mãe

História da placa mãe Motherboard História da placa mãe Placa-mãe do IBM PC 5150 Fabricada pela IBM PC em 1982 ; Seu nome inicial era Planar Sistema BUS; O IBM PC 5150 foi primeiro computador pessoal pela IBM; Definição A placa-mãe

Leia mais

ANEXO I - ESPECIFICAÇÕES. O Objeto da presente licitação é a Aquisição de Microcomputadores a ser realizada de forma parcelada.

ANEXO I - ESPECIFICAÇÕES. O Objeto da presente licitação é a Aquisição de Microcomputadores a ser realizada de forma parcelada. ANEXO I - ESPECIFICAÇÕES O Objeto da presente licitação é a Aquisição de Microcomputadores a ser realizada de forma parcelada. Justificativa: Se faz necessária à compra dos Microcomputadores abaixo especificados

Leia mais

Diadema, 03 de Dezembro de 2013 OP 10312/2013 Cliente: EMBRAPA ARROZ E FEIJÃO - GO A/C: WESLEY LEAL Contatos:

Diadema, 03 de Dezembro de 2013 OP 10312/2013 Cliente: EMBRAPA ARROZ E FEIJÃO - GO A/C: WESLEY LEAL Contatos: Diadema, 03 de Dezembro de 2013 OP 10312/2013 Cliente: EMBRAPA ARROZ E FEIJÃO - GO A/C: WESLEY LEAL Contatos: wesley.leal@embrapa.br (62) 3533-2109 Conforme solicitado, segue abaixo proposta comercial

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS DEPARTAMENTO DE MATERIAL E PATRIMÔNIO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS DEPARTAMENTO DE MATERIAL E PATRIMÔNIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS DEPARTAMENTO DE MATERIAL E PATRIMÔNIO PROCESSO: 23070.016735/2014-31 PREGÃO Nº. 277/2015 SRP AQUISIÇÃO E O

Leia mais

NOBREAK SENOIDAL +ESTABILIZADOR +FILTRO DE LINHA

NOBREAK SENOIDAL +ESTABILIZADOR +FILTRO DE LINHA NOBREAK SENOIDAL +ESTABILIZADOR +FILTRO DE LINHA Manual de Instruções INTRODUÇÃO Parabéns por ter escolhido o Nobreak Senoidal Force Line. Este produto foi desenvolvido com a mais alta tecnologia. É recomendado

Leia mais

Montagem e Configuração

Montagem e Configuração Montagem e Configuração ÍNDICE CAPÍTULO 1 CONCEITOS BÁSICOS... 09 HISTÓRICO... 11 TIPOS DE COMPUTADORES... 13 CAPÍTULO 2 COMPONENTES EXTERNOS... 17 COMPONENTES INTERNOS... 21 CAPÍTULO 3 ROM BIOS... 31

Leia mais

Manual de Instruções

Manual de Instruções Manual de Instruções Apresentação Parabéns por ter escolhido o NOBREAK Office Security Senoidal Force Line! O NOBREAK Office Security Senoidal foi desenvolvido com a mais alta tecnologia. Este produto

Leia mais

Estimativa. Unioeste 50335/2017 Cod. Fornecedor Classificação Vlr.Un. Total. Setor Processo Item edital

Estimativa. Unioeste 50335/2017 Cod. Fornecedor Classificação Vlr.Un. Total. Setor Processo Item edital Página 1 de 1 Fornecedor Classificação Vlr.Un. -------Em haver------- 13 15392 Adaptador de Energia Power Over Ethernet (POE) TP-LINK/TL-POE150SSuporte Manutenção para Computadores -1 117,50 40 40 4.700,00

Leia mais

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COCNEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COMPUTADOR QUANTO AO TIPO COMPUTADOR SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO o Analógico o Digital o Híbrido o Hardware (parte física) o Software

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação professor@orlandofilho.com Da aula passada... Placas

Leia mais

HARDWARE IMC Prof. Amaral PLACA MÃE BARRAMENTOS DE EXPANSÃO

HARDWARE IMC Prof. Amaral PLACA MÃE BARRAMENTOS DE EXPANSÃO HARDWARE IMC Prof. Amaral PLACA MÃE BARRAMENTOS DE EXPANSÃO Slots periféricos são slots onde são instaladas placas de rede, vídeo, som, etc. Nas placa On Board são encontrados em poucas quantidades, mas

Leia mais

FTIN - Hardware Básico. Ciclo Básico Curso Técnico de Informática AULA 2 Prof.º Genival Filho

FTIN - Hardware Básico. Ciclo Básico Curso Técnico de Informática AULA 2 Prof.º Genival Filho FTIN - Hardware Básico Ciclo Básico Curso Técnico de Informática AULA 2 Prof.º Genival Filho Introdução, eletricidade básica aplicada a microcomputadores. Introdução Na última aula, vimos os cuidados básicos

Leia mais

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Curso de Montagem e Reparação de Computadores ou HARDWARE é um curso onde o estudante conhecerá precisamente a importância, a função e os componentes essenciais para o funcionamento de um

Leia mais

Nobreak. Manual de Instruções

Nobreak. Manual de Instruções Nobreak Manual de Instruções Introdução Parabéns por ter escolhido o Nobreak New Office Security One! O Nobreak New Office Security One foi desenvolvido com a mais alta tecnologia. Este produto é recomendado

Leia mais

Componentes de um PC. Professor Leonardo Cabral da R. Soares

Componentes de um PC. Professor Leonardo Cabral da R. Soares Componentes de um PC Professor Leonardo Cabral da R. Soares Fonte de alimentação A função da fonte é transformar a corrente alternada, que chega em nossas tomadas, em corrente contínua (AC) já nas tensões

Leia mais

FONTES DE ALIMENTAÇÃO PARA COMPUTADORES. Figura 1 - Fonte de Alimentação para Computadores.

FONTES DE ALIMENTAÇÃO PARA COMPUTADORES. Figura 1 - Fonte de Alimentação para Computadores. FONTES DE ALIMENTAÇÃO PARA COMPUTADORES 1. OBJETIVO Figura 1 - Fonte de Alimentação para Computadores. Conhecer as funcionalidades das fontes de alimentação nos computadores trabalhando suas principais

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES

CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES CURSO TÉCNICO EM REDES DE COMPUTADORES Álvaro Elias Flôres alvaro.flores@sc.senai.br PLACA-MÃE Introdução Placa-mãe é a principal placa existente no computador; É nela que são conectadas todas as demais

Leia mais

PLACA-MÃE. Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ MM - ETER - FAETEC

PLACA-MÃE. Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ MM - ETER - FAETEC PLACA-MÃE Montagem e Manutenção de Microcomputadores (MMM) Escola Técnica Estadual República FAETEC Rio de Janeiro - RJ PADRÕES DA INDÚSTRIA Na indústria, existem alguns padrões para gabinetes, fontes

Leia mais

HARDWARE. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry

HARDWARE. Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry Disciplina: Informática Professor: Gustavo Sabry MARÇO/2016 O QUE É HARDWARE? É a parte física de um computador; Formado pelos componentes eletrônicos, como por exemplo, circuitos de fios e luz, placas,

Leia mais

Conhecendo um Computador

Conhecendo um Computador Conhecendo um Computador Utilizar computadores tornou-se uma tarefa cotidiana. Enquanto o PC está estável e apresentando bons resultados, ficamos tranquilos. Porém, quando um problema aparece, a preocupação

Leia mais

BIOS: BOOT, POST e CMOS

BIOS: BOOT, POST e CMOS BIOS: BOOT, POST e CMOS Disciplina: Montagem e Manutenção de Computadores Professor: Thiago Silva Prates BIOS BIOS é um acrônimo Basic Input/Output System (sistema básico de entrada/saída) é o nível mais

Leia mais

JP3 JP2 JP1 Dimmer Dimmer Dimmer Dimmer Dimmer Dimmer Dimmer Dimmer FUSÍVEL JP1 JP2

JP3 JP2 JP1 Dimmer Dimmer Dimmer Dimmer Dimmer Dimmer Dimmer Dimmer FUSÍVEL JP1 JP2 Dimmer I 2 C O módulo de Dimmer I 2 C possui quatro saídas, e permite comandar cargas de até 26W (em 22Vac) por saída, variando a potência sobre a mesma de a %, com resolução de %. Cada Dimmer I 2 C ocupa

Leia mais

Hardware e Manutenção de Micros

Hardware e Manutenção de Micros Hardware e Manutenção de Micros Cooler de CPU Memórias Tipos Tecnologias de construção Características Produzido por Márcio Jusilho Cooler de CPU É um conjunto do dissipação térmica do processador. O cooler

Leia mais

Pensados para atender as necessidades do mercado brasileiro

Pensados para atender as necessidades do mercado brasileiro Pensados para atender as necessidades do mercado brasileiro Família Smart-UPS BR Agora mais completa! 3000VA Ideais para aplicações críticas: Modelos: 115V 220V Bivolt automático 2200VA Modelos: 115V 220V

Leia mais

Carmenere N I/16 SD TI

Carmenere N I/16 SD TI NOBREAK SENOIDAL Família Carmenere 10000 VA NoBreak MonoMono de Dupla Conversão microprocessado de alta velocidade. Possui estabilizador interno com estágios de regulação, que tem a função de manter a

Leia mais

Atividades em sala (1): Alimentação

Atividades em sala (1): Alimentação Atividades em sala (1): Alimentação Rede Eletropaulo. Estabilizador. No break. Conceitos: Potencia, Tensão e Corrente elétrica. Unidades elétricas: Watt, Volt, Ampère. Medir: Comparar com um padrão. Prática:

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I

CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA - 2º P Manutenção e Suporte de Hardware I Professor: Orlando Filho Graduação: Sistemas de Informação professor@orlandofilho.com Placa-Mãe A placa-mãe

Leia mais

APC Smart-UPS BR 2000VA e 3000VA (SUA2000BI-BR e SUA3000BI-BR)

APC Smart-UPS BR 2000VA e 3000VA (SUA2000BI-BR e SUA3000BI-BR) APC Smart-UPS BR 2000VA e 3000VA (SUA2000BI-BR e SUA3000BI-BR) Visão Geral do produto Janeiro/2013 All content in this presentation is protected 2011 American Power Conversion Corporation Sumário Introdução

Leia mais

UPS Compact PRO Modelo UPS Compact Pro 1 BS monovolt 115V UPS Compact Pro 1 BS Full-Range 115V UPS Compact Pro 1 BS Full-Range 220V UPS Compact Pro 2 BS Full-Range 115V UPS Compact Pro 2 BS monovolt 115V

Leia mais

w w w. k v a e n e r g i a. c o m. b r

w w w. k v a e n e r g i a. c o m. b r NOBREAK SENOIDAL Família Criptonita 1000 VA MODELO: Criptonita 1000 2M I/3 SD NoBreak MonoMono, TriMono e TriTri de Dupla Conversão microprocessado de alta velocidade, integrando diversas funções periferias,

Leia mais

Relação entre watt, amp, e volt

Relação entre watt, amp, e volt Fontes Watt Uma medida de consumo total, independente da voltagem de da amperagem. A equação é amperes multiplicados por volts. Um chuveiro que consume 4000 watts/hora (Wh) a 127 volts precisará de um

Leia mais

PLACA MÃE. Hardware de Computadores

PLACA MÃE. Hardware de Computadores PLACA MÃE Hardware de Computadores Introdução Placa-mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico. É considerado o elemento mais importante de um computador,

Leia mais

6ª AULA OBJETIVOS: PLACA MÃE BARRAMENTOS DE EXPANSÃO RECURSOS ON BOARD

6ª AULA OBJETIVOS: PLACA MÃE BARRAMENTOS DE EXPANSÃO RECURSOS ON BOARD HARDWARE Montagem e Manutenção de Computadores Instrutor: Luiz Henrique Goulart 6ª AULA OBJETIVOS: PLACA MÃE BARRAMENTOS DE EXPANSÃO RECURSOS ON BOARD BARRAMENTOS DE EXPANSÃO (SLOTS) APOSTILA PÁGINAS:

Leia mais

Introdução Estrutura Conectores Jumpers Outros componentes ROM BIOS CHIPSET. Cap. 2 - Placas mãe

Introdução Estrutura Conectores Jumpers Outros componentes ROM BIOS CHIPSET. Cap. 2 - Placas mãe Cap. 2 - Placas mãe Arquitectura de Computadores 2010/2011 Licenciatura em Informática de Gestão Dora Melo (Responsável) Originais cedidos gentilmente por António Trigo (2009/2010) Instituto Superior de

Leia mais

Capítulo. Placas de CPU. ATX domina o mercado

Capítulo. Placas de CPU. ATX domina o mercado Capítulo 3 Placas de CPU ATX domina o mercado As placas de CPU modernas utilizam o padrão ATX. Modelos mais antigos utilizam o padrão AT (ou Baby AT). Existem ainda muitos modelos que usam o chamado Micro

Leia mais

ATRIUM RACK. UPS SENOIDAL e VA. Ideal para: SERVIDOR STORAGE SWITCH CENTRAL CFTV

ATRIUM RACK. UPS SENOIDAL e VA. Ideal para: SERVIDOR STORAGE SWITCH CENTRAL CFTV ATRIUM RACK SENOIDAL 2.200 e 3.000 VA Ideal para: SERVIDOR STORAGE SWITCH ROTEADOR CENTRAL DE PABX CÂMERA CENTRAL CFTV ATRIUM RACK SENOIDAL Fator de potência de saída 1 Mais disponibilidade de potência

Leia mais

Conceitos de Energia Elétrica. Professor Leonardo Cabral da R. Soares

Conceitos de Energia Elétrica. Professor Leonardo Cabral da R. Soares Conceitos de Energia Elétrica Professor Leonardo Cabral da R. Soares Tensão elétrica Tensão elétrica é a diferença de potencial (d.d.p.) entre dois pontos de um condutor, componente elétrico ou gerador

Leia mais

Especificação Técnica LINHA COMPACTA 1000 / 2000 / 3000 / 5000 VA

Especificação Técnica LINHA COMPACTA 1000 / 2000 / 3000 / 5000 VA Especificação Técnica LINHA COMPACTA 1000 / 2000 / 3000 / 5000 VA Engetron Engenharia Eletrônica Ind. e Com. Ltda Atendimento ao consumidor: 0800-318008 Web: www.engetron.com.br ESPEC_COMPACTA 2 ÍNDICE

Leia mais

AGP/SA SERVICO AUT. AGUA E ESGOTO DE OLIVEIRA Pag GES LPRCMEDL Processo de Compra/Licitacao

AGP/SA SERVICO AUT. AGUA E ESGOTO DE OLIVEIRA Pag GES LPRCMEDL Processo de Compra/Licitacao AGP/SA SERVICO AUT. AGUA E ESGOTO DE OLIVEIRA Pag. 0001 LOTE: 1 LISTAGEM POR ORDEM DE CODIGO DO PRODUTO 1 11,0000 UNIDADE 85 MICRO COMPUTADOR COM AS SEGUINTES CONFIGURACOES MINIMAS: - PROCESSADOR SOQUETE

Leia mais

Arquitetura de Computadores

Arquitetura de Computadores Arquitetura de Computadores Componentes básicos de um computador Memória Processador Periféricos Barramento O processador (ou microprocessador) é responsável pelo tratamento de informações armazenadas

Leia mais

Componentes do Computador

Componentes do Computador Curso Técnico em Informática Módulo Subsequente Suporte Técnico Componentes do Computador INSTITUTO FEDERAL PARANÁ Campus Umuarama Professor Douglas Mariano douglas.santos@ifpr.edu.br Aula 02 CANTALICE,

Leia mais

Qtde Ata e. Pregão UASG Item Descrição para Empenho Características do Produto/Serviço Marca Modelo Site Valor. Validade

Qtde Ata e. Pregão UASG Item Descrição para Empenho Características do Produto/Serviço Marca Modelo Site Valor. Validade Pregão UASG Item Descrição para Empenho Características do Produto/Serviço Marca Modelo Site Valor Qtde Ata e Reg Validade 162/2013 153114 1 Sistema de alimentação de potência ininterrupta, com saida em

Leia mais

Prof. Alessandro Introdução a Computação Aula 2 Curso Técnico Módulo I. do computador. A placa-mãe é a maior placa encontrada no gabinete.

Prof. Alessandro Introdução a Computação Aula 2 Curso Técnico Módulo I. do computador. A placa-mãe é a maior placa encontrada no gabinete. O processador é responsável pelo fluxo da informação na máquina, dessa forma podemos chamá-lo de CPU (Unidade de Processamento e Controle), o processador é um chip localizado na placa-mãe do computador.

Leia mais

Pensados para atender as necessidades do mercado brasileiro

Pensados para atender as necessidades do mercado brasileiro Família Smart-UPS BR Agora mais completa! Pensados para atender as necessidades do mercado brasileiro Ideais para aplicações críticas: 3000VA Modelos: 115V 220V Bivolt automático 2200VA Modelos: 115V 220V

Leia mais

Fontes de Alimentação. Prof. Diego Rodrigues

Fontes de Alimentação. Prof. Diego Rodrigues Fontes de Alimentação Prof. Diego Rodrigues Fonte de Alimentação Função:Converter tensão de entrada alternada, 110 ou 220 VAC, 60 Hz, em tensões contínuas; Apresenta em sua saída diversos tipos de conectores,

Leia mais

Organização de Computadores Sistema de Interconexão. Professor: Francisco Ary

Organização de Computadores Sistema de Interconexão. Professor: Francisco Ary Organização de Computadores Sistema de Interconexão Professor: Francisco Ary Como já sabemos, um computador é constituído basicamente por: processador; memória; e dispositivo de entrada e de saída. O comportamento

Leia mais

Melhoria da Continuidade Instalação de UPSs

Melhoria da Continuidade Instalação de UPSs Melhoria da Continuidade Instalação de UPSs Universidade Federal de Itajubá Grupo de Qualidade da Energia - GQEE Professor: José Maria Carvalho Filho jmaria@unifei.edu.br Ações no Sistema da Concessionária

Leia mais

Manutenção Básica de Computadores João Paulo F. Guimarães

Manutenção Básica de Computadores João Paulo F. Guimarães Manutenção Básica de Computadores João Paulo F. Guimarães Fontes Corrente Contínua e Alternada No computador Tensão contínua Corrente contínua Na tomada Tensão alternada Corrente alternada Manutenção básica

Leia mais

Sistemas de Proteção de Energia para Radiodifusão. No Breaks & Estabilizadores Eletrônicos

Sistemas de Proteção de Energia para Radiodifusão. No Breaks & Estabilizadores Eletrônicos Sistemas de Proteção de Energia para Radiodifusão No Breaks & Estabilizadores Eletrônicos Eng. Milton Zuntini Supervisor de Distribuição milton.zuntini@cmcomandos.com.br Engenheiro Eletrônico Formado pela

Leia mais

MUNICÍPIO DE SETE DE SETEMBRO PUBLICAÇÃO TRIMESTRAL DOS PREÇOS REGISTRADOS PREGÃO Nº 13/ REGISTRO DE PREÇO

MUNICÍPIO DE SETE DE SETEMBRO PUBLICAÇÃO TRIMESTRAL DOS PREÇOS REGISTRADOS PREGÃO Nº 13/ REGISTRO DE PREÇO MUNICÍPIO DE SETE DE SETEMBRO PUBLICAÇÃO TRIMESTRAL DOS PREÇOS REGISTRADOS PREGÃO Nº 13/2016 - REGISTRO DE PREÇO OBJETO: Aquisição de equipamentos de informática para o uso em diversas Secretarias Municipais.

Leia mais

Tipos de fonte utilizadas em computadores (AT e ATX):

Tipos de fonte utilizadas em computadores (AT e ATX): São os dispositivos responsáveis por distribuir energia elétrica para todos os componentes do computador. Efetuam a conversão da tensão de entrada (110/220v), corrente alternada (AC), para as diversas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO DE LICITAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO DE LICITAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO DE LICITAÇÃO ANEXO II DO EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO N.º 07/2017/AD PLANILHA E PREÇO 1 Nobreak Tipo I: com pelo menos de 600VA

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE SO SUL MUNICÍPIO DE NOVA ALVORADA ERRATA Nº 01 DO EDITAL DE PREGÃO 004/2019

ESTADO DO RIO GRANDE SO SUL MUNICÍPIO DE NOVA ALVORADA ERRATA Nº 01 DO EDITAL DE PREGÃO 004/2019 ERRATA Nº 01 DO EDITAL DE PREGÃO 004/2019 O PREFEITO MUNICIPAL EM EXERÍCIO DE NOVA ALVORADA RS no uso de suas atribuições legais e de conformidade com a Lei, torna público, para o conhecimento dos interessados,

Leia mais

LINHA DOUBLE WAY MONOFÁSICA

LINHA DOUBLE WAY MONOFÁSICA 42BEspecificação Técnica LINHA DOUBLE WAY MONOFÁSICA 3 / 6 / 8 / 10 / 12 / 15 / 20 kva 38BEngetron Engenharia Eletrônica Ind. e Com. Ltda Atendimento ao consumidor: (31) 3359-5800 Web: Hwww.engetron.com.br

Leia mais

NOBREAK + ESTABILIZADOR + FILTRO DE LINHA

NOBREAK + ESTABILIZADOR + FILTRO DE LINHA NOBREAK + ESTABILIZADOR + FILTRO DE LINHA Manual de Instruções Manual de Instruções Introdução Parabéns por ter escolhido o Nobreak Office Security. Este produto foi desenvolvido com a mais alta tecnologia.

Leia mais

NOBREAK OFFICE SECURITY PLUS 5000VA. Manual de Instruções

NOBREAK OFFICE SECURITY PLUS 5000VA. Manual de Instruções NOBREAK OFFICE SECURITY PLUS 5000VA Manual de Instruções Apresentação Parabéns por você ter escolhido o Nobreak Force Line! Nosso Nobreak 5000 foi desenvolvido com a mais alta tecnologia, o que lhe garante

Leia mais

FTIN - Hardware Básico. Ciclo Básico Curso Técnico de Informática AULA 2 Prof.º Genival Filho

FTIN - Hardware Básico. Ciclo Básico Curso Técnico de Informática AULA 2 Prof.º Genival Filho FTIN - Hardware Básico Ciclo Básico Curso Técnico de Informática AULA 2 Prof.º Genival Filho Introdução, eletricidade básica aplicada a microcomputadores. Introdução Na última aula, vimos os cuidados básicos

Leia mais

Conceitos sobre Computadores

Conceitos sobre Computadores Conceitos sobre Computadores Prof. UNESP - São José do Rio Preto Linguagem Computacional Neste tópico veremos: Os Componentes físicos dos computadores O hardware: principais partes dos computadores atuais.

Leia mais

Use sempre uma pulseira Anti-estática para não danificar o hardware

Use sempre uma pulseira Anti-estática para não danificar o hardware Aprenda a montar seu computador Recomendações: Use sempre uma pulseira Anti-estática para não danificar o hardware Colocação da Placa Mãe no Gabinete. Vamos pegar a placa-mãe sem nenhum periférico adicional

Leia mais

Características do Gabinete

Características do Gabinete GABINETE O gabinete de nosso exemplo é um Cavalier T03 da Cooler Master. Este gabinete possui 5 drives de 5,25 polegadas, como gravadores de DVD e 5 para dispositivos de 3,5 polegadas, como discos rigidos.

Leia mais

Leia também!...v Agradecimentos... VI Sobre o Autor... VI Sobre a Pirataria... VI. Sumário... VII. Parte I: O Que Comprar...1

Leia também!...v Agradecimentos... VI Sobre o Autor... VI Sobre a Pirataria... VI. Sumário... VII. Parte I: O Que Comprar...1 Sumário Leia também!...v Agradecimentos... VI Sobre o Autor... VI Sobre a Pirataria... VI Sumário... VII Parte I: O Que Comprar...1 Capítulo 1: Processador... 3 Introdução... 3 Mitos... 4 O Que Comprar...

Leia mais

O Interior do Micro. Observe os computadores: Fonte:

O Interior do Micro. Observe os computadores: Fonte: O Interior do Micro Observe os computadores: Fonte: http://www.laercio.com.br 1 Interior do Micro O Interior do PC Componentes 1 2 3 4 - Placa mãe - Placa de vídeo - Processador Memória 5 Disco Rígido

Leia mais

NOBREAK OFFICE SECURITY PLUS 3000VA. Manual de Instruções

NOBREAK OFFICE SECURITY PLUS 3000VA. Manual de Instruções NOBREAK OFFICE SECURITY PLUS 3000VA Manual de Instruções Apresentação Parabéns por você ter escolhido o Nobreak Office Security Plus 3000 VA FORCE LINE! Nosso equipamento foi desenvolvido com a mais alta

Leia mais

Arquitetura de Computadores (Placa Mãe)

Arquitetura de Computadores (Placa Mãe) Arquitetura de Computadores (Placa Mãe) Agenda Apresentar e explicar as funcionalidades da placa mãe Apresentar e explicar os principais componentes da placa mãe Fonte Interfaces e/ou portas Barramentos

Leia mais

A série está disponível nas potências 60, 80, 100, 120, 160, 200, 250 e 300kVA.

A série está disponível nas potências 60, 80, 100, 120, 160, 200, 250 e 300kVA. 60-80 - 100-120 - 160-200 - 250-300kVA 60-80 - 100-120kVA 160-200 - 250-300kVA Perfil Nobreak Senoidal On-line Trifásico - Dupla Conversão Os nobreaks on-line de dupla conversão da linha Gran Triphases

Leia mais

Na placa-mãe é que o processador, memória RAM, placa de vídeo e todos os demais componentes do micro são conectados. O que pouca gente sabe é que a

Na placa-mãe é que o processador, memória RAM, placa de vídeo e todos os demais componentes do micro são conectados. O que pouca gente sabe é que a INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS MOSSORÓ Placas Mãe Jonathan Paulo P. Pereira Motivação Na placa-mãe é que o processador, memória RAM, placa de vídeo e todos

Leia mais

Hardware. Componentes Básicos e Funcionamento

Hardware. Componentes Básicos e Funcionamento 1 Hardware 2 2 Componentes Básicos e Funcionamento 1 Hardware 3 Conjunto de dispositivos elétricos/eletrônicos que englobam a CPU, a memória e os dispositivos de entrada/saída de um sistema de computador

Leia mais

INVERSOR MONOFÁSICO CC/CA GUARDIAN

INVERSOR MONOFÁSICO CC/CA GUARDIAN INVERSOR MONOFÁSICO CC/CA GUARDIAN MICROPROCESSADO SAÍDA SENOIDAL ISOLADA OPÇÃO EM RACK 19 Modelos de gabinetes auto-sustentados, tipo torre e rack 19. Disponíveis também em gabinete para fixação em parede.

Leia mais

Sabe que componentes equipam o seu computador? Parte 2

Sabe que componentes equipam o seu computador? Parte 2 Sabe que componentes equipam o seu computador? Parte 2 Date : 7 de Junho de 2017 Na primeira parte foi abordado e analisado o exterior e interior base de um computador. Identificaram-se alguns conetores

Leia mais

Barramentos de Entrada/Saída

Barramentos de Entrada/Saída Barramentos de Entrada/Saída Disciplina: Montagem e Manutenção de Computadores Professor: Thiago Silva Prates Barramentos Um barramento (do inglês, bus) é simplesmente um circuito que conecta uma parte

Leia mais

Informática Básica CONCEITOS DE HARDWARE. Msc. Eliezio Soares

Informática Básica CONCEITOS DE HARDWARE. Msc. Eliezio Soares Informática Básica CONCEITOS DE HARDWARE Msc. Eliezio Soares eliezio.soares@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/elieziosoares Sistema de Computação Um sistema é definido como um conjunto de partes coordenadas

Leia mais