OLÁ, ALUNOS DO 4ºANO Sejam bem-vindos ao 1º Bimestre!!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "OLÁ, ALUNOS DO 4ºANO Sejam bem-vindos ao 1º Bimestre!!"

Transcrição

1 TRABALHO BIMESTRAL INTERDISCIPLINAR Disciplina: Interdisciplinar 1º Bimestre Entrega: 24 ou 28/03 Professor (a): Margarete e Priscila Série: 4º ano Turma: Aluno (a): Nº NOTA OLÁ, ALUNOS DO 4ºANO Sejam bem-vindos ao 1º Bimestre!! Nossos trabalhos durante esse ano terão uma configuração interdisciplinar, ou seja, todas as disciplinas reunidas para falar de um tema proposto. Abordaremos nesse bimestre inicial sobre a água, um recurso natural extremamente importante para nossas vidas. Vamos aprender mais? O conteúdo que estamos trabalhando neste bimestre é sobre a ÁGUA e todas as formas em que aparece na natureza. Aprenderemos sobre sua utilidade, transformações, características, propriedades, o ciclo que percorre na natureza, a existência dela no nosso corpo e sua importância para todos os seres vivos. Temos visto frequentemente em telejornais, internet, revistas sobre a situação que o mundo está vivendo em relação à água. O governo tem apresentado alguns planos de emergência com o intuito de mobilizar a população para a construção de uma nova cultura de uso, economia e conservação da água, pois sabemos que um dia pode vir a faltar. A água é um direito humano e o governo tem responsabilidades sobre ela e os planejamentos hídricos devem considerar a recuperação e a recomposição dos mananciais e das atuais fontes existentes de água. Os objetivos a serem desenvolvidos através da realização deste trabalho são: Atribuir importância à água como fonte de vida na natureza, compreendendo e reconhecendo como um recurso fundamental aos seres vivos, mas que também é esgotável. Descrever ações para a preservação e economia da água. Resolver problemas matemáticos que envolvem dados sobre o uso excessivo e desperdício da água. Construir através do pontilhismo um desenho que represente um lugar onde podemos encontrar água no planeta.

2 Esteja atento as propostas e orientações descritas para realizar cada atividade do trabalho; Tenha capricho e organização; Entregar no prazo; Confira antes de entregar se todas as questões foram respondidas; Confeccionar a capa DIGITADA, conforme modelo abaixo; Entregar todo o trabalho grampeado. TRABALHO INTERDISCIPLINAR Pode incluir uma imagem sobre o tema principal do trabalho. Nome: Série: Data de entrega:

3 Certamente você sabe que a água é um recurso precioso para a vida na Terra. O desperdício de água ou de qualquer outro produto deve ser visto como irresponsabilidade e crime ambiental. Todo resíduo deste material desperdiçado retorna ao ambiente em forma de lixo, que muitas vezes não pode ser reaproveitado ou reciclado. Nossa sociedade precisa desenvolver os valores e respeito ao ambiente, bem como favorecer mudanças de hábitos e costumes. Escreva um pequeno texto valorizando a importância e utilidade que esse recurso natural a água, tem para todos os seres, sendo necessária em todos os aspectos da vida.

4 Trecho do livro O GRITO DO RIO TIETÊ Nasci assim: pequeno. Um fio d água. Água limpa, fresquinha. Muito apressado, não quis ficar parado. Tratei logo de fazer meu caminho. Transformei-me em uma cobrinha, serpenteando pelo campo. Abri um sulco na terra. Terra fofa. Boa. Engatinhei-me para longe da FONTE... A cidade onde o rio Tietê nasce e cole uma figura da fonte. Quatro cidades por onde o rio Tietê passa. Onde o rio Tietê desagua. Significado do nome Tietê. Cole uma figura do rio Tietê- poluído ou limpo. 1. Cidade em que o rio Tietê nasce: 2. Cole a foto da nascente do rio Tietê no espaço abaixo.

5 3. Quatro cidades em que o rio Tietê passa: 4. Escreva o significado do nome do rio Tietê: 5. Cole uma figura do rio Tietê- poluído ou limpo no espaço abaixo.

6 A água é uma substância natural em constante movimento. Ela muda de estado, obedecendo a etapas que se repetem e formam um ciclo. Todos os seres vivos, precisam de água para viver. O Ciclo da Água explica como toda a água do planeta Terra se renova, se move de um lugar para outro. Verificando o desenho, explique os passos do Ciclo da Água, escrevendo nas linhas abaixo.

7 A água é um bem público e nunca é demais reafirmar que é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta. O Brasil é privilegiado por contar com tamanha quantidade desse precioso recurso. Mas, isso não significa de que devemos tomar consciência de seu uso de forma racional e controlada. Onze países da África e nove do Oriente Médio já não têm água. A situação também é crítica no México, Hungria, Índia, China, Tailândia e Estados Unidos. Vamos conhecer o consumo diário de água em algumas de nossas atividades. Observe a tabela: 1. Some todos os valores e ache o total que gastamos de água por dia, através dessas atividades. Cálculo: Resposta: 2. Temos essa evolução do uso da água no mundo num intervalo de 50 anos. Usando a multiplicação calcule a quantidade do uso da água nesses anos. ANO HABITANTES USO DA ÁGUA M/HAB./ANO X X Agora calcule a diferença entre esses anos apresentados e veja como aumentou o consumo de água em 50 anos. Cálculo: Resposta:

8 A maior parte da superfície deste nosso planeta é coberta de água. A água está: o Nos oceanos e mares; o Nos lagos e rios; o Na neve das altas montanhas; o Nas nuvens; o Nas geleiras dos polos; o Nos lençóis subterrâneos; Escolha dentre os lugares do planeta que podemos encontrar água e com a técnica do pontilhismo, pinte a sua ilustração. O contorno do desenho deve ser feito com linhas e canetinha preta. Desenhe com bastante capricho e organização.

9 TRABALHO BIMESTRAL INTERDISCIPLINAR Disciplina: Inglês 1º Bimestre Entrega: 28 ou 29/03 Professor (a): Ana e Felipe Série: 4º ano Turma: Aluno (a): Nº NOTA COUNTRIES AND FLAGS Referencial de competência: Reconhecer as bandeiras e relacionar vocabulário de países, cores e números através de práticas oral e escrita. Contexto: Ao chegar ao quarto ano, o aluno começa a expandir vocabulário. Neste bimestre trabalharemos com países e nacionalidades, além de revisarmos números e cores. Em sala de aula será feita a prática oral e escrita. Em casa o aluno irá registrar e internalizar o que foi visto durante as aulas. Objetivo: Expandir vocabulário e conhecer diferentes culturas. Orientações: Desenhar ou recortar e colar bandeiras dos países, escrever embaixo o nome do país (em Inglês), escrever também as cores da bandeira do país (também em inglês). Logo após, o aluno deverá realizar uma pesquisa (livros, internet, etc.) e escrever pelo menos uma curiosidade sobre o país da bandeira (esta parte pode ser em Português). Por exemplo: Imagine que eu tenha colado ou desenhado na folha a bandeira dos Estados Unidos, embaixo da figura eu deveria escrever United States ou U.S.A. Na linha de baixo eu deveria escrever blue, red and white (cores da bandeira americana). E, finalmente, na linha de baixo eu deveria escrever Curiosity. Aqui o aluno, após realizar pesquisa, escreve uma curiosidade. Ainda falando sobre os Estados Unidos, eu poderia citar, por exemplo: as cinquenta estrelas na bandeira representam os cinquenta estados. Sites sugeridos para pesquisa: (site com bastante coisa legal e interessante abordando curiosidades e fatos estranhos também). (site muito bom também, com bastante informação detalhada e curiosidades geográficas). (detalhamento sobre hábitos em muitos países, regras de etiqueta, boa maneira, enfim, vale muito a pena). Critérios: O trabalho deverá ser feito em folha de sulfite.

10 Conforme modelo abaixo, a capa deverá conter as principais informações em maior destaque, e centralizado o título do trabalho: COUNTRIES AND FLAGS (Paises e bandeiras). Na parte de baixo, escrever Name (nome) e Grade (série). Escola Tancredo Neves Objetivo Countries and Flags Name: Grade: Data final de entrega: 4º A 28/03/ º B 29/03/2017.

Vertebrados e Invertebrados

Vertebrados e Invertebrados Aluno (a): Nº TRABALHO - 1º BIMESTRE - ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: Ciências Professor (a): Data de entrega: 27/03/2017 Turma: Vertebrados e Invertebrados Existe uma grande variedade de características

Leia mais

TRABALHO BIMESTRAL INTERDISCIPLINAR. 3º Bimestre

TRABALHO BIMESTRAL INTERDISCIPLINAR. 3º Bimestre TRABALHO BIMESTRAL INTERDISCIPLINAR Disciplina: Interdisciplinar 3º Bimestre Entrega: 12/09/2017 Professor (a): Michelle/ Angélica Série: 2º ano Turma Aluno (a): Nº NOTA Olá querido aluno do 2º ano; Estamos

Leia mais

TRABALHO BIMESTRAL. 1º Bimestre

TRABALHO BIMESTRAL. 1º Bimestre Disciplina: Ciências TRABALHO BIMESTRAL 1º Bimestre Entrega: 23/03/ 2017 Professor (a): Michelle e Angélica Série: 2º ano Turma: Aluno (a): Nº NOTA Olá querido aluno do 2ª ano; Durante este bimestre em

Leia mais

Olá, aluno do 3ºano!!

Olá, aluno do 3ºano!! Aluno(a): Nº TRABALHO 3º BIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL Disciplina: Ciências Professor(a): Data de Entrega: 30/08/16 Turma: Olá, aluno do 3ºano!! Neste bimestre estudamos a classificação dos animais vertebrados

Leia mais

SARAU: Mitos, Contos e Lendas Universais e Brasileiras.

SARAU: Mitos, Contos e Lendas Universais e Brasileiras. TRABALHO BIMESTRAL Disciplina: Interdisciplinar 4º Bimestre Data: Professor(a): Priscila Série: 4º ano Turma: A e C Aluno(a): Nº NOTA CHINA: Desafios em histórias SARAU: Mitos, Contos e Lendas Universais

Leia mais

Nome: Nº: 5ºAno/Série: TRABALHO BIMESTRAL Bimestre: 3º Data:

Nome: Nº: 5ºAno/Série: TRABALHO BIMESTRAL Bimestre: 3º Data: Nome: Nº: 5ºAno/Série: Disciplina: Ciências Professor: Andreza Alves Pinheiro TRABALHO BIMESTRAL Bimestre: 3º Data: Querido aluno, este trabalho de Ciências foi elaborado com o conteúdo da nossa apostila.

Leia mais

GRUPO VIII 3 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO VIII 3 o BIMESTRE PROVA A Sistema de Ensino PROVA VIII 3 o BIMESTRE PROVA A Valor da prova: 3,0 Água Consciência e preservação Hoje, metade da população mundial (mais de três bilhões de pessoas) enfrenta problemas de abastecimento

Leia mais

Relatório de Tarefas do Ensino Fundamental II

Relatório de Tarefas do Ensino Fundamental II Turma: 162 Data: 23/11/2012 Data: 22/11/2012 Data: 21/11/2012 Data: 20/11/2012 Matemática Página 271 ex. 8, Página 272 ex. 1,2,3, página 273 exercícios 6 e 7 Data: 19/11/2012 Ciências Apostila 9/10 páginas

Leia mais

RECUPERAÇÃO SEMESTRAL (RS) 1º semestre de PROJETO DE RECUPERAÇÃO 6º ano A e B (ETAPA)

RECUPERAÇÃO SEMESTRAL (RS) 1º semestre de PROJETO DE RECUPERAÇÃO 6º ano A e B (ETAPA) RECUPERAÇÃO SEMESTRAL (RS) 1º semestre de 2017 Turma: 6º A e B A Recuperação Semestral (RS) destina-se ao estudante que tiver a soma das notas bimestrais inferior a 12 pontos por disciplina ao final do

Leia mais

O consumo de Água no mundo.

O consumo de Água no mundo. O consumo de Água no mundo. A água do planeta Terra Visto de fora, o planeta deveria se chamar Água, pois: Cerca de 2/3 de sua superfície são dominados pelos oceanos; Os pólos estão cobertos pelas águas

Leia mais

TRABALHO BIMESTRAL. Alunos Queridos!!

TRABALHO BIMESTRAL. Alunos Queridos!! TRABALHO BIMESTRAL Disciplina: Interdisciplinar Bimestre: 3 Data: Professor (a): Margarete e Priscila Série: 4 ano Turma: A-B-C Aluno (a): Nº NOTA Alunos Queridos!! Vamos conhecer através desse trabalho

Leia mais

TRABALHO BIMESTRAL ENSINO FUNDAMENTAL 1. Bimestre: 2 BIM. Carta para o 5 ANO! ORIENTAÇÕES

TRABALHO BIMESTRAL ENSINO FUNDAMENTAL 1. Bimestre: 2 BIM. Carta para o 5 ANO! ORIENTAÇÕES TRABALHO BIMESTRAL ENSINO FUNDAMENTAL 1 Disciplina: INTERDISCIPLINAR Bimestre: 2 BIM Data: Professor (a): DANIELLE E PATRICIA Série: 5 ANOS Turma: A, B e C Aluno (a): Nº Carta para o 5 ANO! NOTA Atente-se

Leia mais

PLANEJAMENTO (TRABALHANDO COM O NOME/ IDENTIDADE)

PLANEJAMENTO (TRABALHANDO COM O NOME/ IDENTIDADE) PLANEJAMENTO (TRABALHANDO COM O NOME/ IDENTIDADE) Professor (a): Marines dos Santos Pereira Competências Objetivos Estratégias em Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos;

Leia mais

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO

AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 ROTEIRO DE LÍNGUA PORTUGUESA, ENSINO RELIGIOSO E ARTE 3º ANO http://mariaotilha.com/acesso em 03/03/16 http://dicasderoteiro.com/acesso em 03/03/16 http://flaviamelissa.com.br/acesso

Leia mais

PLANO DE AULA DOSCENTE

PLANO DE AULA DOSCENTE PLANO DE AULA DOSCENTE CIÊNCIAS NATURAIS 2º Ano Professora: Mariangela Morais Miguel Período: Aproximadamente dias 4. Superfície da Terra (interior/exterior noções de dentro e fora): 4.1. Terra superfície

Leia mais

PLANEJAMENTO (MÚSICA)

PLANEJAMENTO (MÚSICA) PLANEJAMENTO (MÚSICA) Professor (a): JUCELI POLA MÚSICA: ORA BOLAS PALAVRA CANTADA Competências Oralidade, ritmo, percepção musical, atenção, produção textual e localização espacial. Objetivos gerais -

Leia mais

GRUPO VI 2 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO VI 2 o BIMESTRE PROVA A Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: TARDE Data: 22/6/2011 PROVA GRUPO GRUPO VI 2 o BIMESTRE PROVA A Nome: Turma: Valor da prova: 4,0 Nota: Leia o texto com atenção e faça o que se pede

Leia mais

APOSTILA DE CIÊNCIAS NATURAIS

APOSTILA DE CIÊNCIAS NATURAIS Escola Municipal APOSTILA DE CIÊNCIAS NATURAIS Nome Turma Professor (a) 1- Vamos ler a informação: A matéria forma tudo o que existe no mundo. Esta matéria pode ser transformada por uma força chamada energia.

Leia mais

QUE TAL CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE O AMBIENTE EM QUE UMA DAS PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA VIVE?

QUE TAL CONHECER UM POUCO MAIS SOBRE O AMBIENTE EM QUE UMA DAS PERSONAGENS DA TURMA DA MÔNICA VIVE? 2ºano 1.2 CIÊNCIAS 2º período 11 de junho de 2014 Cuide da organização da sua avaliação, escreva de forma legível, fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na correção.

Leia mais

Água por toda parte / Nós e a água

Água por toda parte / Nós e a água 1 Mariana e Pedro estudaram para a prova de Ciências. Eles leram que a água pode ser encontrada em grande quantidade no nosso planeta, mas que não existe tanta água disponível para beber, tomar banho e

Leia mais

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Dia Internacional da mulher atividade prática

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Dia Internacional da mulher atividade prática MATERNAL I TARDE MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica Projeto dia Internacional da mulher atividade fotocopiada Atividade no álbum - com a ajuda de

Leia mais

4ºano B SISTEMÁTICA DE. ProfªCleide. 2º BIMESTRE 4º ano A AVALIAÇÕES E TRABALHOS

4ºano B SISTEMÁTICA DE. ProfªCleide. 2º BIMESTRE 4º ano A AVALIAÇÕES E TRABALHOS 4ºano B SISTEMÁTICA DE ProfªCleide AVALIAÇÕES E TRABALHOS 2º BIMESTRE 4º ano A ProfªCleide Colégio Adventista de Cruzeiro Data Disciplina Conteúdo - TRABALHOS MENSAIS 28/04 História 29/04 Arte 04/05 Geografia

Leia mais

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística.

Língua Portuguesa (contemplando os 4 eixos: Leitura; Produção de textos; Oralidade; Análise Linguística. PLANEJAMENTO: Identidade PROFESSORA: Iracema Pavão História trabalhada ao longo da sequência: Competências Objetivos Estratégias em Leitura; produção textual; oralidade; análise linguística. - Estimular

Leia mais

Nome: Professora: 3º Ano:

Nome: Professora: 3º Ano: Nome: Professora: 3º Ano: 2015 Queridos(as) alunos(as), Nosso 3º ano tem sido muito legal, porque estamos aprendendo muitas coisas novas e interessantes. O nosso projeto Todos podem se comunicar nos proporcionou

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): Paula Bartelli Francisquetti NOME DO LIVRO: A Colcha de Retalhos AUTOR: Conceil Corrêa da Silva e Nyl Ribeiro Silva COMPETÊNCIAS - Leitura, produção textual,

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: Ciências / ESTUDOS AUTÔNOMOS Série: 4ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: 17 / 10 / 2016

Leia mais

Prisma Escola de Educação Integral Movida por Amor e Qualidade. Prisma Escola de Educação Integral Movida por Amor e Qualidade

Prisma Escola de Educação Integral Movida por Amor e Qualidade. Prisma Escola de Educação Integral Movida por Amor e Qualidade PROPOSTA PEDAGÓGICA DE CIÊNCIAS 7º ANO A / 2017 1º Bimestre Profº Leoci a) Organização dos seres vivos b) Crescimento e desenvolvimento c) Os seres vivos se reproduzem e evoluem d) Origem da vida PROPOSTA

Leia mais

Escola Adventista Thiago White

Escola Adventista Thiago White Roteiro de Matemática 6º ano A e B - 1º Bimestre Data Início / / Data Término / / Nota: Tema: Números Primos, MMC e MDC Conceituar um número primo e verificar se um número dado é ou não primo. Obter o

Leia mais

PIC. Componentes da PIC 1. o bimestre. Produção Integrada ao Conteúdo

PIC. Componentes da PIC 1. o bimestre. Produção Integrada ao Conteúdo PIC VERSÃO PARA O PROFESSOR VERSÃO PARA O PROFESSOR 9. o ano Ensino Fundamental Produção Integrada ao Conteúdo Componentes da PIC 1. o bimestre Arte A nota da PIC é a média entre as atividades e as tarefas

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 4ºAno 1.4 CIÊNCIAS 3º período 28 de setembro de 2015 Cuide da organização da sua avaliação. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na

Leia mais

Data: 15/02/2016. Para Casa: Língua Portuguesa, Matemática e História

Data: 15/02/2016. Para Casa: Língua Portuguesa, Matemática e História Data: 15/02/2016 Para Casa: Língua Portuguesa, Matemática e História Data: 16/02/2016 Para Casa: Matemática e Geografia Matemática: Livro - páginas 10 e 11. Geografia: para dia 23/02- livro - Páginas 14

Leia mais

SUBSÍDIOS À ELABORAÇÃO DE PROVAS ENSINO FUNDAMENTAL I LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ANO 1º Bimestre

SUBSÍDIOS À ELABORAÇÃO DE PROVAS ENSINO FUNDAMENTAL I LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ANO 1º Bimestre Por_3º ano_1º bi_2013 1 SUBSÍDIOS À ELABORAÇÃO DE PROVAS ENSINO FUNDAMENTAL I LÍNGUA PORTUGUESA - 3º ANO 1º Bimestre - 2013 Apresentação Com a intenção de contribuir de forma mais efetiva para a elaboração

Leia mais

A água é uma das substâncias que compõem o planeta Terra. Pode ser encontrada em diferentes locais e é indispensável para a manutenção da vida.

A água é uma das substâncias que compõem o planeta Terra. Pode ser encontrada em diferentes locais e é indispensável para a manutenção da vida. SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 06 / 05 / 205 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Educação Mundial Para a Paz

Educação Mundial Para a Paz Educação Mundial Para a Paz Guia de aulas destinado aos alunos do 1.ª ao 8.º Ano Sri Chinmoy Fundador da Sri Chinmoy Oneness-Home Peace Run 1º Dia O que é a Corrida Mundial da Paz? O objetivo da Corrida

Leia mais

E.E.E.F. ADOLFO MÂNICALINHA ARAÇÁ-BOQUEIRÃO DO LEÃO - RS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS SOBRE OS ÍNDIOS: HERANÇA INDÍGENA 2015

E.E.E.F. ADOLFO MÂNICALINHA ARAÇÁ-BOQUEIRÃO DO LEÃO - RS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS SOBRE OS ÍNDIOS: HERANÇA INDÍGENA 2015 HERANÇA INDÍGENA E.E.E.F. ADOLFO MÂNICALINHA ARAÇÁ-BOQUEIRÃO DO LEÃO - RS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS SOBRE OS ÍNDIOS: HERANÇA INDÍGENA 2015 DIRETOR: JOÃO BATISTA LENHARD SUPERVISOR: LEONARDO FERNANDES PROFESSORES

Leia mais

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. TIPOS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS -Introdução -Trabalho Sistemático -Consolidação -Avaliação -Retomada

INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. TIPOS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS -Introdução -Trabalho Sistemático -Consolidação -Avaliação -Retomada INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA TIPOS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS -Introdução -Trabalho Sistemático -Consolidação -Avaliação -Retomada O aprendizado e a progressão da criança dependerão do processo por ela desenvolvido,

Leia mais

AULA 4: EQUIVALÊNCIA DE TAXAS

AULA 4: EQUIVALÊNCIA DE TAXAS MATEMÁTICA FINANCEIRA PROF. ELISSON DE ANDRADE Blog: www.profelisson.com.br AULA 4: EQUIVALÊNCIA DE TAXAS Exercícios resolvidos e comentados Proibida reprodução e/ou venda não autorizada. REVISÃO: COMO

Leia mais

QUAL É O NOSSO CAMPO DE ATUAÇÃO?

QUAL É O NOSSO CAMPO DE ATUAÇÃO? QUEM SOMOS? Caros jovens participantes do Jovens em Ação, para ajudar o grupo na realização do seu empreendimento social, o projeto entregará a vocês, em partes, algumas propostas de atividades que contribuirão

Leia mais

EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS

EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS E SANITÁRIOS 1. O PLANETA ÁGUA A natureza é uma grande prestadora de serviços para a humanidade. É ela quem fornece os elementos básicos para a vida humana e para o desenvolvimento

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Ano: 1º - Ensino Fundamental /Atividade Interdisciplinar Aluno(a): N o : Turma: Professora: Data: / /2017 Imagem disponível em:

Leia mais

PROJETO: A TERRA PEDE SOCORRO! PODEMOS AJUDAR?

PROJETO: A TERRA PEDE SOCORRO! PODEMOS AJUDAR? EMEF Professora Ubaldina Santo Amaro do Amaral PROJETO: A TERRA PEDE SOCORRO! PODEMOS AJUDAR? 1º TRIMESTRE Boa Esperança - ES 2015 PROJETO PEDAGÓGICO IDENTIFICAÇÃO: Escola: EMEF Professora Ubaldina Santo

Leia mais

Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B

Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B Conteúdos para Reorientação - 6º ano A e B Língua Portuguesa Camila 05/12/2016 O QUE ESTUDAR? 1. Pronomes (possesivos,demostrativos, indefinidos e interrogativos.) 2.formas nominais 3. verbo 1. Livro págs.

Leia mais

Lista de Trabalhos 4º Bimestre - 3º Ano. notas de 0 a 10. De modo que o atraso na entrega haverá desconto na nota. O trabalho

Lista de Trabalhos 4º Bimestre - 3º Ano. notas de 0 a 10. De modo que o atraso na entrega haverá desconto na nota. O trabalho Lista de Trabalhos 4º Bimestre - 3º Ano Todos os trabalhos deverão ser entregues nas datas estipuladas e serão avaliados com notas de 0 a 10. De modo que o atraso na entrega haverá desconto na nota. O

Leia mais

Aula 00 Aula Demonstrativa

Aula 00 Aula Demonstrativa Aula 00 Modelos de questões comentadas CESPE-UnB... 3 Relação das questões comentadas... 12 Gabaritos... 13 1 Olá, pessoal. Como vocês já sabem, saiu o edital para o concurso do TCE-SC. Esta é a aula demonstrativa

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: NATUREZA E SOCIEDADE Série: JARDIM II Educação Infantil

PLANO DE CURSO Disciplina: NATUREZA E SOCIEDADE Série: JARDIM II Educação Infantil PLANO DE CURSO Disciplina: NATUREZA E SOCIEDADE Série: JARDIM II Educação Infantil UNIDADE IV: Identidade Quem sou eu? Meu nome Gênero: menino e menina Raça (Etnia) UNIDADE V: Meio de comunicação Escrito

Leia mais

Se da = vdt, então você pode dizer que da=dx. (lembre-se da definição da velocidade): A área total sob a reta, será igual à soma de todas as pequenas

Se da = vdt, então você pode dizer que da=dx. (lembre-se da definição da velocidade): A área total sob a reta, será igual à soma de todas as pequenas FÍSICA I AULA 02: MOVIMENTO RETILÍNEO TÓPICO 04: EQUAÇÃO HORÁRIA DO MOVIMENTO; EQUAÇÃO DE TORRICELLI Caro aluno, neste tópico você vai adquirir o embasamento matemático para poder trabalhar os exercícios

Leia mais

Resumo de Aula: Notação científica kg. Potências positivas Potências negativas ,1

Resumo de Aula: Notação científica kg. Potências positivas Potências negativas ,1 Resumo de Aula: Notação científica. 1- Introdução Este resumo não trata exatamente sobre física, é sobre uma das formas que expressamos os resultados numéricos em ciências em geral (e na física em particular).

Leia mais

MAPA DE ATIVIDADES AVALIATIVAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I TURMA: 1º ANO A/B BIMESTRE: 2º/2016

MAPA DE ATIVIDADES AVALIATIVAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I TURMA: 1º ANO A/B BIMESTRE: 2º/2016 MAPA DE ATIVIDADES AVALIATIVAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I TURMA: 1º ANO A/B BIMESTRE: 2º/2016 ARTES 18/05 Em SALA reprodução da obra AMOR DE BORBOLETA Romero Britto, utilizando tinta guache nas cores primárias,

Leia mais

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL)

PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) PLANEJAMENTO (LIVRO INFANTIL) Professor (a): NOME DO LIVRO: O MUNDINHO DE BOAS ATITUDES AUTOR:INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN Competências Perceber a importância do auto respeito. Desenvolver o senso critico.

Leia mais

O DNA das equações algébricas

O DNA das equações algébricas Reforço escolar M ate mática O DNA das equações algébricas Dinâmica 3 3º Série 4º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Aluno Matemática 3ª do Ensino Médio Algébrico-Simbólico Polinômios e Equações

Leia mais

Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos.

Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. METAS CURRICULARES 3º Ano Português Oralidade Escutar para aprender e construir conhecimentos. Produzir um discurso oral com correção. Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação

Leia mais

Relevo e vegetação na paisagem / A água na paisagem

Relevo e vegetação na paisagem / A água na paisagem 1 A superfície terrestre possui formas variadas. Responda: a) Como são denominadas essas diferentes formas? b) Quais são as formas mais conhecidas que podemos observar na superfície terrestre? 2 Associe

Leia mais

Foto 1: Aluno com a cabeça dentro da câmara escura.

Foto 1: Aluno com a cabeça dentro da câmara escura. Câmara escura Regina Introdução: Podemos fazer das aulas de física um momento de reflexão sobre aquilo que observamos e incentivar os alunos a realizar construções experimentais por suas próprias mãos

Leia mais

Sistema COC de Educação Unidade Portugal

Sistema COC de Educação Unidade Portugal Sistema COC de Educação Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2010. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO III 1 o BIMESTRE Eixo temático Espaço histórico e meio ambiente Disciplina/Valor

Leia mais

Lógica Proposicional Parte 2

Lógica Proposicional Parte 2 Lógica Proposicional Parte 2 Como vimos na aula passada, podemos usar os operadores lógicos para combinar afirmações criando, assim, novas afirmações. Com o que vimos, já podemos combinar afirmações conhecidas

Leia mais

Escola de Educação Integral Movida por Amor e Qualidade. Escola de Educação Integral Movida por Amor e Qualidade

Escola de Educação Integral Movida por Amor e Qualidade. Escola de Educação Integral Movida por Amor e Qualidade Escola de Educação Integral PROPOSTA PEDAGÓGICA DE CIÊNCIAS 7º ANO B/ 2017 1º Bimestre Profº Leoci Escola de Educação Integral PROPOSTA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA 7º ANO B / 2017 1º Bimestre Profº Hammy

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO III 1 o BIMESTRE. Texto: Coisas de índio

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO III 1 o BIMESTRE. Texto: Coisas de índio Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 3 o ano (2ª série) AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO III 1 o BIMESTRE Eio temático Espaço histórico e o meio ambiente. Disciplina/Valor Português 3,0 Matemática

Leia mais

Meio ambiente e pegada ecológica CONTEÚDO 1 MEIO AMBIENTE

Meio ambiente e pegada ecológica CONTEÚDO 1 MEIO AMBIENTE Meio ambiente e pegada ecológica CONTEÚDO 1 MEIO AMBIENTE Economia Recursos Resíduos 2 ECONOMIA X NATUREZA A atividade econômica extrai da natureza os materiais que utiliza (recursos, escassos), e torna

Leia mais

Para resolver o problema de dona Leonor, é preciso aprender a fatorar, como você já viu na Aula = 2 x = 4 x 5

Para resolver o problema de dona Leonor, é preciso aprender a fatorar, como você já viu na Aula = 2 x = 4 x 5 Dona Leonor faz empadinhas e sempre recebe encomendas para festas. Certo dia, ela recebeu três encomendas: uma de 200 empadinhas, outra de 240 e outra de 300. Depois de fazer todas as empadinhas, dona

Leia mais

COLÉGIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL FERNANDO DE ALMEIDA. Lista de trabalhos Terceiro Ano- 1 bimestre/ 2016

COLÉGIO DE EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL FERNANDO DE ALMEIDA. Lista de trabalhos Terceiro Ano- 1 bimestre/ 2016 Lista de trabalhos Terceiro Ano- 1 bimestre/ 2016 Trabalho de português 1) faca uma pesquisa e com desenhos monte um livrinho com um tema que você escolher: Exemplo: capa, paginas, figuras, falas...etc.

Leia mais

MÁSCARAS DE CARNAVAL. Veja o exemplo:

MÁSCARAS DE CARNAVAL. Veja o exemplo: MÁSCARAS DE CARNAVAL O carnaval é uma das melhores festas do ano. Sempre divertida, a festa também é comemorada entre nossos baixinhos na escola. Uma boa atividade para fazer com os pequenos é imprimir

Leia mais

INFORMATIVO AMBIENTAL

INFORMATIVO AMBIENTAL Nº24 Use menos possível equipamento e veículos que possam poluir o meio ambiente, pois provocam a poluição do ar. Procure sempre fazer caminhada, pois faz bem à saúde e ao bem estar. Assim você estará

Leia mais

CLUBE DE MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E GEOGRAFIA

CLUBE DE MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E GEOGRAFIA ROTEIRO PARA ORGANIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO ATIVIDADE A. QUADRO RESUMO 1. Tema A água na natureza 2. Palavras-chave (6 palavras) Água; filtro; solo; ciclo da água; estados físicos da água; água limpa

Leia mais

www.interaulaclube.com.br

www.interaulaclube.com.br A UU L AL A O mar Observe atentamente a figura abaixo. Uma olhada mais despreocupada para o desenho pode dar a impressão de que estamos diante de uma região desértica na superfície da Terra. Mas, prestando

Leia mais

02/02/2016 terça-feira MATERNAL I EDUCAÇÃO INFANTIL

02/02/2016 terça-feira MATERNAL I EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL I TARDE MATERNAL I MANHÃ 02/02/2016 terça-feira MATERNAL I EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica ADAPTAÇÃO COM A LÍNGUA INGLESA RECREAÇÃO

Leia mais

Nome: Nº: Ano/Série: 6 Ano A, B e C

Nome: Nº: Ano/Série: 6 Ano A, B e C Nome: Nº: Ano/Série: 6 Ano A, B e C Disciplina: Língua Portuguesa Professor: Aliny Barbosa e Aline Mira Orientação de Trabalho Bimestre: 3º Data: Neste bimestre daremos continuidade aos estudos da história

Leia mais

A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA

A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 09 / 05 / 205 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

Nome: Nº: Ano/Série: Atividade: Orientação de Trabalho Bimestre: 2º Data:

Nome: Nº: Ano/Série: Atividade: Orientação de Trabalho Bimestre: 2º Data: Nome: Nº: Ano/Série: Disciplina: Artes A cor é uma sensação provocada pela ação da luz sobre os nossos olhos. Ela é um dos elementos mais importantes das artes plásticas e possuem uma infinidade de tons,

Leia mais

Pegada nas Escolas - LIXO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: LIXO

Pegada nas Escolas - LIXO - PROPOSTAS PARA A ESCOLA: LIXO Pegada nas Escolas - LIXO - 1 PROPOSTAS PARA A ESCOLA: LIXO Nessa fase vamos colocar a mão na massa para criar um conjunto de soluções que permitam reduzir a Pegada Ecológica e de Carbono* na Escola. Para

Leia mais

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES CIËNCIAS DESAFIO DO DIA. AULA: 11.1 e 11.2 ASSÍNCRONA. TEMA: Os Seres Vivos.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES CIËNCIAS DESAFIO DO DIA. AULA: 11.1 e 11.2 ASSÍNCRONA. TEMA: Os Seres Vivos. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA AULA: 11.1 e 11.2 ASSÍNCRONA TEMA: Os Seres Vivos. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA

Leia mais

Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial Parecer 07/14

Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial Parecer 07/14 Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial Parecer 07/14 Anexo 5 Semana Pedagógica 1º semestre - 2016 Anexo 5 Trabalhando com textos na Alfabetização (Marlene Carvalho, 2005) Muitas professoras

Leia mais

É possível levar um sapo ao lago?

É possível levar um sapo ao lago? É possível levar um sapo ao lago? Resumo da atividade Nesta atividade o professor proporá aos alunos um jogo de tabuleiro, sem contar para os alunos que o objetivo do jogo é impossível de se alcançar.

Leia mais

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO

SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO UNIDADE 1 EU E OS OUTROS *Perceber a diversidade étnica física e de gênero no seu meio de convivência. *Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em outras

Leia mais

Temas: Operações com decimais, expressões numéricas, simplificação de frações.

Temas: Operações com decimais, expressões numéricas, simplificação de frações. GUIA DE ESTUDOS 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I /2014 Semana de 17/11 a 21/11 Língua Portuguesa Matemática Geografia Temas: Leitura, compreensão e interpretação textual. Para: 18/11 (terça-feira) Português

Leia mais

ANO: 8 TURMA: A Página 14 e trazer uma carta do leitor Página 9 e 10 Apostila páginas 8 e 9 Páginas 12 e 13-1 até 5 Páginas 15 e 16

ANO: 8 TURMA: A Página 14 e trazer uma carta do leitor Página 9 e 10 Apostila páginas 8 e 9 Páginas 12 e 13-1 até 5 Páginas 15 e 16 CONTROLE DE TAREFAS ANO: 8 TURMA: A 05/fev Português Página 14 e trazer uma carta do leitor 07/fev Ciências Página 9 e 10 07/fev Matemática Apostila páginas 8 e 9 10/fev Geografia Páginas 12 e 13-1 até

Leia mais

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Atividade fotocopiada

MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica. Atividade fotocopiada MATERNAL I TARDE MATERNAL I MANHÃ MATERNAL I MANHÃ - Antes de executar suas tarefas, revise a parte teórica 2ª E 3ª AULA Parlendas atividade prática ( colorir painéis de acordo com o que estão ouvindo)

Leia mais

COLÉGIO ADVENTISTA DE HORTOLÂNDIA

COLÉGIO ADVENTISTA DE HORTOLÂNDIA TURMA:7º TURMA: PROFESSOR(A): PRISCILA TURMA:7ºA SISTEMÁTICA DE ARTES 24/02 Nota para atividades do Livro 10 Cores e suas Pág.6/7/8 e 9 possibilidades. As cores e os sons. 09/03 TRABALHO 10 Comunicação

Leia mais

2- Tema: Uso e conservação da água Objetivos: Construir o conceito do uso racional da água; Compreender as mudanças de estado físico que permitem o

2- Tema: Uso e conservação da água Objetivos: Construir o conceito do uso racional da água; Compreender as mudanças de estado físico que permitem o Esquemas de Sequência Didática 1- Tema: Preservação da água Objetivos: Entender que a água é um constituinte básico para todos os seres vivos; Sensibilizar os educandos sobre a importância de preservar

Leia mais

ANO: 7 TURMA: A Apostila páginas 4,7,8 e 9 Página 14 exercícios 16 e 17

ANO: 7 TURMA: A Apostila páginas 4,7,8 e 9 Página 14 exercícios 16 e 17 CONTROLE DE TAREFAS ANO: 7 TURMA: A 06/fev Filosofia Apostila páginas 4,7,8 e 9 07/fev Português Página 14 exercícios 16 e 17 07/fev Geografia No caderno registre quais foram os acertos que garantiram

Leia mais

Como se escreve? Expectativas de aprendizagem. Recursos e materiais necessários. Público-alvo: 3º ano. Duração: 4 aulas

Como se escreve? Expectativas de aprendizagem. Recursos e materiais necessários. Público-alvo: 3º ano. Duração: 4 aulas Como se escreve? nós na sala de aula - módulo: língua portuguesa 1º ao 3º ano - unidade 10 Antigamente a ortografia era vista apenas como um monte de regras que deviam ser decoradas, mas os estudos atuais

Leia mais

Aulas 5 e 6 / 28 e 30 de março

Aulas 5 e 6 / 28 e 30 de março Aulas 5 e / 8 e 30 de março 1 Notação de soma e produto Como expressar a seguinte soma de uma maneira mais concisa? 1 + + 3 3 + + 10? Note que as parcelas são semelhantes, e que a única coisa que varia

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Os exercícios deverão ser feitos no livro e/ou no caderno. Livro didático: Língua Portuguesa

Leia mais

Nome: 3º ano (2ª série): AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO III 1º BIMESTRE

Nome: 3º ano (2ª série): AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO III 1º BIMESTRE Vila Velha, de de 2012. Nome: 3º ano (2ª série): AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO III 1º BIMESTRE Eixo Temático: Espaço histórico e meio Ambiente. Total de pontos Média Pontos obtidos Português 3,5 2,1 Matemática

Leia mais

OFICINA. Construindo com tangram. Letícia Fonseca Reis F. Castro Matemática e Livro das Formas 13/08/2011

OFICINA. Construindo com tangram. Letícia Fonseca Reis F. Castro Matemática e Livro das Formas 13/08/2011 OFICINA Construindo com tangram Letícia Fonseca Reis F. Castro Matemática e Livro das Formas 13/08/2011 Matemática Uma das finalidades de estudar matemática é aprender como se resolvem problemas, indo

Leia mais

ANO: 8 TURMA: A Página 14 e trazer uma carta do leitor Página 9 e 10 Apostila páginas 8 e 9 Páginas 12 e 13-1 até 5 Páginas 15 e 16

ANO: 8 TURMA: A Página 14 e trazer uma carta do leitor Página 9 e 10 Apostila páginas 8 e 9 Páginas 12 e 13-1 até 5 Páginas 15 e 16 CONTROLE DE TAREFAS ANO: 8 TURMA: A 05/fev Português Página 14 e trazer uma carta do leitor 07/fev Ciências Página 9 e 10 07/fev Matemática Apostila páginas 8 e 9 10/fev Geografia Páginas 12 e 13-1 até

Leia mais

ROTEIRO DA AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 / 3º TRIMESTRE - 3º ANO CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

ROTEIRO DA AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 / 3º TRIMESTRE - 3º ANO CIÊNCIAS E MATEMÁTICA ROTEIRO DA AVALIAÇÃO DIFERENCIADA PARCIAL 2 / 3º TRIMESTRE - 3º ANO CIÊNCIAS E MATEMÁTICA 1. APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DIFERENCIADA: No dia a dia das pessoas, observa-se cada vez mais uma maior

Leia mais

Manuseio correto; Cooperação; Participação; Interesse; Tolerância; Convivência grupal.

Manuseio correto; Cooperação; Participação; Interesse; Tolerância; Convivência grupal. ROTEIRO DE AVALIAÇÕES do 2 ANO DA IV UNIDADE PROCESSUAL ATIVIDADES DATAS ASPECTOS A SEREM AVALIADOS/ ENCAMINHAMENTOS Atividades de casa e de classe Durante a unidade Pontualidade; Participação; Interesse;

Leia mais

Índice. Conteúdo. Planilha Profissional Para Cálculo de Preços de Artesanato

Índice. Conteúdo. Planilha Profissional Para Cálculo de Preços de Artesanato Índice Conteúdo Índice... 2 A Importância do Preço Correto... 3 Como chegar ao preço de venda adequado do meu produto?... 3 Como calcular o preço de venda lucro... 5 Como vender meus produtos pela internet...

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR

SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR SUPERINTENDÊNCIA DE ACOMPANHAMENTO DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS NÚCLEO DE ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR 2ª AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2012 MATEMÁTICA

Leia mais

OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OBJETIVOS E CONTEÚDOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Matemática 1º ano Capítulo 1 Noções e conceitos Comparar e diferenciar grandezas e medidas (comprimento, massa, capacidade, tempo), estabelecendo

Leia mais

Neste bimestre estudamos sobre os diferentes tipos de períodos. Aprendemos que existe o período simples e o período composto.

Neste bimestre estudamos sobre os diferentes tipos de períodos. Aprendemos que existe o período simples e o período composto. Nome: Nº: Ano/Série: 8 Ano Disciplina: Língua Portuguesa Professor: Aliny Horvath Barbosa Orientação de Trabalho Bimestre: 3º Data: Neste bimestre estudamos sobre os diferentes tipos de períodos. Aprendemos

Leia mais

PROJETO: CONTANDO CENTAVOS

PROJETO: CONTANDO CENTAVOS PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Escola Municipal Hermann Gmeiner Disciplina: Matemática Docentes: João Batista de Oliveira Neto Damião Xavier de Medeiros PROJETO: CONTANDO

Leia mais

Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 9º Ano / E.F

Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 9º Ano / E.F Cronograma de Atividades 2º Bimestre - 9º Ano / E.F. - 2017 Geografia Data da Pontuação Atividade Descrição Observação realização 09/06 4,0 Avaliação Mensal Individual e sem consulta. 25/05 3,0 Trabalho

Leia mais

Metodologia do trabalho científico. Professor Eder de Almeida

Metodologia do trabalho científico. Professor Eder de Almeida Metodologia do trabalho científico Professor Eder de Almeida Introdução Para cada ciência, os recursos utilizados são determinados por sua própria natureza. No entanto, sua apresentação deve seguir uma

Leia mais

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista A Serviço da Vida por Amor

Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista  A Serviço da Vida por Amor Curso: Ensino Fundamental I Nome do (a) Aluno (a): Colégio dos Santos Anjos Avenida Iraí, 1330 Planalto Paulista www.colegiosantosanjos.g12.br A Serviço da Vida por Amor Ano: 5º Componente Curricular:

Leia mais

BEM-VINDO AO E-BOOK DE BUSINESS MODEL CANVAS DA CANVAS ACADEMY! A LEI SUPREMA DOS MODELOS DE NEGÓCIOS Uau! Fascinante este título não acha?! O que é a lei suprema de modelos de negócios, e, mais importante

Leia mais

REFERENCIAL RVCC NÍVEL SECUNDÁRIO. Área de Competência STC. (Sociedade, Tecnologia e Ciência) Formador: Luis Nadais Santo Tirso 2014

REFERENCIAL RVCC NÍVEL SECUNDÁRIO. Área de Competência STC. (Sociedade, Tecnologia e Ciência) Formador: Luis Nadais Santo Tirso 2014 REFERENCIAL RVCC NÍVEL SECUNDÁRIO Área de Competência STC (Sociedade, Tecnologia e Ciência) Formador: Luis Nadais Santo Tirso 2014 O QUE É O RVCC? É um processo de valorização das competências e conhecimentos

Leia mais

27/11 Valéria (Ciências) Matéria Recuperação final -Astronomia -Sistema Solar -Planetas do Sistema Solar -A lua, nosso satélite natural -A terra, por

27/11 Valéria (Ciências) Matéria Recuperação final -Astronomia -Sistema Solar -Planetas do Sistema Solar -A lua, nosso satélite natural -A terra, por ATIVIDADES PARA CASA 6º ano DATA PROF LIVRO; PÁGINAS; EXERCÍCIO; ETC PRAZO 29/11 Leandro (História) Conteúdo Recuperação Final e REA -Esparta e Atenas -Roma Republicana e Imperial 28/11 Fabrício (Geografia)

Leia mais