PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE TROCA DE MFD PELA REDE CREDENCIADA BEMATECH

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE TROCA DE MFD PELA REDE CREDENCIADA BEMATECH"

Transcrição

1 @ 3!,.#''(37A,;);! PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE TROCA DE MFD PELA REDE CREDENCIADA BEMATECH A troca da Memória Fita Detalhe MFD pela Rede Credenciada de Assistência Técnica é um instrumento de grande importância, de específico critério técnico e de significativo controle rigoroso. A Rede Credenciada de Assistência Técnica da Bematech possui habilidade para troca da MFD, o que pode e deve ocorrer nos casos de esgotamento da MFD em qualquer Estado ou em qualquer caso onde o equipamento esteja fora da garantia e identifique-se processos de mau uso ou mesmo de erro operacional, salvo restrições publicadas pela legislação fiscal de cada Estado do Brasil. Assim, o exercício de troca de MFD deve continuar sendo feito de forma normal pela Assistência Técnica, da mesma maneira a compra das mesmas, facilitando o convívio diário com as necessidades dos milhares de clientes que utilizam equipamentos fiscais fabricados pela Bematech no Brasil. Porém, para especificamente os casos onde o equipamento está dentro do período de garantia e o equipamento apresentar erro operacional ligado à utilização da MFD, a Bematech está institucionalizando um procedimento para que a troca seja permitida dentro da Rede Credenciada de Assistência Técnica. Este procedimento adota o meio de comunicação formal denominado Technotes facilitando assim o entendimento correto de cada passo a ser seguido no processo de troca de MFD pela Assistência Técnica, quando equipamento está em garantia.

2 @ 3!,.#''(37A,);! Em resumo, atualmente existem três possibilidades ligadas à troca de MFD, quais sejam: a) o equipamento está em garantia e houve esgotamento da MFD, neste caso a Assistência Técnica deverá continuar executando a troca e comprando a peça pela Bematech, o procedimento de troca ocorre por conta do cliente e continua sendo feito normalmente; b) o equipamento está em garantia e houve um erro operacional identificando como setores da MFD danificados defeito ligado a erros de utilização do equipamento sem a intervenção técnica executada alguns casos podem ser classificados como erro 63, 44 e 11, por exemplo. Neste caso a Assistência Técnica deverá obedecer o procedimento publicado abaixo, obrigatoriamente. É importante salientar que os casos de troca de MFD em garantia não contemplam erros operacionais de técnicos das Assistências Técnicas na formação de programações de dados do cliente final; c) o equipamento está fora de garantia, podendo haver esgotamento da MFD, assim a Assistência Técnica pode realizar e executar os procedimentos normais de troca da MFD dentro do seu laboratório, salvo restrições publicadas pela legislação fiscal de cada Estado do Brasil. O procedimento a ser adotado quanto à solicitação de MFD deve obedecer aos passos a seguir: 1. Para abertura do processo a Assistência Técnica deve enviar o arquivo de download da Memória Fiscal MF antes de ser efetuada a substituição, processo detalhado na seqüência como instruções para geração do arquivo da MF e MFD, localizado ao final deste Technotes. Deve-se também gerar o arquivo de diagnóstico da MFD, o qual pode ser resgatado com a utilização do software winitfi, com o processo detalhado na seqüência como instruções para o

3 @ 3!,.#''(37A,4);! diagnóstico de defeitos na MF e MFD. O envio do arquivo da MF juntamente com o diagnóstico da MFD devem ser enviados para o grupo.supervisaorat@bematech.com.br, com o título Solicitação de Troca de MFD em Campo. É necessário a geração do arquivo com download da MFD também, no entanto o mesmo deve ficar em arquivo seguro na Assistência Técnica, para eventual auditoria ou solicitação da Bematech para a Assistência Técnica, em qualquer momento; 2. A Bematech irá gerar por meio do software winitfi o relatório da MF e comprovar que existe somente uma MFD registrada na MF, identificando assim a necessidade e possibilidade de troca da MFD; 3. A Bematech autoriza o processo de envio e troca da MFD pela Assistência Técnica, formalmente via resposta do ; 4. Após a troca da MFD, para fechar o processo de troca em garantia, a Assistência Técnica deve enviar um novo arquivo de download da MF após a substituição da MFD, identificando a troca efetuada em equipamento; 5. Por meio do software winitfi, a Bematech irá gerar o um novo relatório da MF e comprovar que agora existe uma segunda MFD registrada na MF, juntando-se este novo relatório ao processo, devidamente identificado com número de série do equipamento; 6. Em todos os casos com processo devidamente autorizado, a Assistência Técnica deverá enviar o novo arquivo de download da MF. Os casos de não recebimento do arquivo em 10 dias úteis serão passíveis de faturamento da peça para a Assistência Técnica. Considerações Importantes: a) a Assistência Técnica poderá executar a troca com uma MFD de seu próprio estoque para posterior reposição pela Bematech da peça, porém, tal reposição não

4 @ 3!,.#''(37A,:);! poderá ser feita se não forem obedecidos os critérios adotados nos pontos 1 a 6 demonstrados neste documento; b) as instruções de geração dos arquivos MF e MFD estão detalhadas a seguir neste documento; c) este documento também contém os passos a serem seguidos pela Assistência Técnica para o auxílio no diagnóstico de defeitos pertencentes à MF e MFD, antes da troca da MFD; d) o rigor adotado no processo é também justificado para que o setor de qualidade da Bematech tenha todos os dados em mãos todos os dados suficiente para que testes de laboratório possam ser feitos, buscando a melhoria constante nos produtos. Este procedimento irá adotar a transmissão de dados para o setor de qualidade mensalmente.

5 @ 3!,.#''(37A, );! INSTRUÇÕES PARA GERAÇÃO DO ARQUIVO TEXTO DA MF E MFD Utilizar o software winitfi, o qual está disponível para download no site exclusivo RAT. 1. Inicialmente, é necessário o acesso ao sistema, como o exemplo abaixo. O equipamento fiscal deve estar ligado on line e com bobina disponível para sua utilização. Neste momento o software irá reconhecer a existência da impressora, ele irá emitir uma mensagem de reconhecimento, para isto a impressora deve estar acoplada a porta serial do computador:

6 @ 3!,.#''(37A,B);! 2. Utilize o menu operações, opção MFD, como demonstrado abaixo: 3. Com a abertura da janela MFD, escolha sub-menu Comunicação, após opção download e por último a sub-opção Memória Fita Detalhe (MFD), como no exemplo a seguir:

7 @ 3!,.#''(37A,();! 4. Com a abertura da janela Memória Fita Detalhe, deve-se selecionar a opção Total Lógico e em seguida clicar em Iniciar. 5. No momento do clique no botão iniciar, crie uma nova pasta para cada equipamento, salvando com o número de série do produto, após, selecione um nome para o arquivo, idêntico ao número de série do ECF, facilitando assim a identificação do mesmo, como no exemplo a seguir, ao final clique em salvar:

8 @ 3!,.#''(37A,*);! 6. O usuário deve aguardar a leitura e geração do arquivo, será emitida a mensagem por favor, aguarde..., neste momento o software winitfi estará executando a leitura da MF pode ser verificado quando o led verde está piscando após, o software irá executar a leitura da MFD, neste instante pode ser verificado com o led vermelho piscando. O tempo de demora é proporcional à quantidade de informações armazenadas na MFD, assim, não deve haver preocupação com relação ao tempo de geração do arquivo. A seguir a janela que irá aparecer durante o procedimento: 7. Após a geração do arquivo da MFD, a Assistência Técnica deverá executar o mesmo procedimento, porém desta vez a rotina adota a MF como alvo. A seleção da janela a seguir deve ser feita utilizando-se o menu operações e opção MFD, após, escolha a sub-opção Comunicação, conforme o exemplo a seguir:

9 @ 3!,.#''(37A,!);! 8. Na seqüência deve-se denominar o nome do arquivo a ser preenchido com os dados da MF, utilize o nome do arquivo idêntico ao número de série do produto, como na janela a seguir: 9. O usuário deve aguardar a leitura e geração do arquivo, será emitida a mensagem por favor, aguarde..., neste momento o software winitfi estará executando a leitura da MF pode ser verificado quando o led verde está piscando. O tempo de demora é proporcional à quantidade de informações armazenadas na MF, assim, não deve haver preocupação com relação ao tempo de geração do arquivo. A seguir a janela que irá aparecer durante o procedimento:

10 @ 3!,.#''(37A,;');! 10. Os arquivos gerados da MFD e da MF devem ser encaminhados para a Bematech para que a supervisão de RAT faça análise dos arquivos e proceda o envio da MFD para a Assistência Técnica poder efetuar a troca.

11 @ 3!,.#''(37A,;;);! INSTRUÇÕES PARA O DIAGNÓSTICO DE DEFEITOS NA MF E MFD Utilizar o software winitfi, o qual está disponível para download no site exclusivo RAT. Procedimento para diagnóstico da MFD 1. Utilize o menu operações, opção MFD, como demonstrado abaixo: 2. Com a abertura da janela MFD, escolha sub-menu Arquivo, após opção Emissão de Documento(s) e em seguida, escolha o arquivo gerado para ser enviado a Bematech que trata-se de MFD, pressionando botão Abrir, como no exemplo a seguir:

12 @ 3!,.#''(37A,;);! 3. O sistema irá demonstrar a janela de intervalo do diagnóstico, escolha a opção Total Lógico e em seguida clique em Iniciar, como a seguir:

13 @ 3!,.#''(37A,;4);! 4. A seguir, escolha o nome do arquivo MFD gerado, para geração do diagnóstico, como a seguir e clique em Salvar : 5. Um janela demonstrando o nome do arquivo gravado será aberta, em seguida devese fechar o janela, para que seja possível a geração do diagnóstico, como a seguir:

14 @ 3!,.#''(37A,;:);! 6. Para geração do diagnóstico, o usuário deve acessar o menu Operações, opção MFD e escolher a sub-opção Arquivo, item Diagnóstico do Relatório da MFD, como a seguir: 7. Deve ser selecionado o arquivo gerado pelo usuário, como exemplo a seguir, clicando em Abrir :

15 @ 3!,.#''(37A,; );! 8. Uma janela de confirmação deverá abrir, demonstrando qual o caminho do arquivo com a geração do diagnóstico, como segue: 9. Com a abertura do arquivo gerado, o sistema demonstra uma tela com os possíveis erros encontrados, facilitando assim a interpretação da Assistência Técnica. Caso não sejam encontrados erros, uma outra janela será demonstrada, a seguir os dois exemplos:

16 Janela com diagnóstico de erro na 3!,.#''(37A,;B);! Janela com diagnóstico onde não foi detectado erro na MFD:

17 Procedimento para diagnóstico da 3!,.#''(37A,;();! 1. Utilize o menu Informações, opção Verifica a Integridade da Memória Fiscal, como demonstrado abaixo: 2. A tela de progresso de análise estará sendo demonstrada, conforme a seguir:

18 @ 3!,.#''(37A,;*);! 3. A janela de diagnóstico será exibida, para análise, não pode haver nenhuma célula não OK nos 5 itens avaliados e demonstrados na figura abaixo:

19 @ 3!,.#''(37A,;!);!

Procedimento Operacional para Troca de MFD

Procedimento Operacional para Troca de MFD NOTA TÉCNICA Nº 0198 Revisado em 15/05/15 Página 1 /10 Procedimento Operacional para Troca de MFD Objetivo: Orientar as Assistências Técnicas sobre como solicitar reposição de MFD para equipamentos em

Leia mais

GERANDO ARQUIVO DA NOTA GAUCHA

GERANDO ARQUIVO DA NOTA GAUCHA Definição GERANDO ARQUIVO DA NOTA GAUCHA NFG, ou Nota Fiscal Gaúcha, é um programa de cidadania do Estado do Rio Grande do Sul que distribuirá, todos os meses, milhares de prêmios como incentivo para que

Leia mais

Conteúdo Como gerar os arquivos pelo WinMFD da Bematech?... 3 Como saber a data do arquivo?... 9 Como copiar os arquivos gerados para o PENDRIVE:...

Conteúdo Como gerar os arquivos pelo WinMFD da Bematech?... 3 Como saber a data do arquivo?... 9 Como copiar os arquivos gerados para o PENDRIVE:... 1 Conteúdo Como gerar os arquivos pelo WinMFD da Bematech?... 3 Como saber a data do arquivo?... 9 Como copiar os arquivos gerados para o PENDRIVE:... 10 Como enviar os arquivos de cupom fiscal?... 11

Leia mais

Obrigações das Empresas Usuárias de ECF

Obrigações das Empresas Usuárias de ECF Obrigações das Empresas Usuárias de ECF 29 de fevereiro de 2016 contato@idfsistemas.com.br Sumário 1 Legislação Pertinente 2 Emissão de Redução Z (Diário) 2 Gravação de Arquivos Eletrônicos (Mensal) 2

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Emissão de Boletos. 2) O sistema exibirá uma mensagem com o número da Remessa. Esse número NÃO DEVE ser alterado (é automático) -> OK.

Emissão de Boletos. 2) O sistema exibirá uma mensagem com o número da Remessa. Esse número NÃO DEVE ser alterado (é automático) -> OK. Emissão de Boletos Na Remessa Para emitir a Remessa de boletos do período desejado, siga os passos abaixo (rotina completa no manual Remessa Bancária - Carteira Com Registro ): 1) Acesse o menu Recibos

Leia mais

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ:

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ: Conteúdo Introdução... 3 Tópicos... 3 Abrangência... 3 1. Acessar o Consulti... 4 2. Selecionar os Módulos do Consulti... 5 3. Selecionar as Empresas no Consulti... 5 4. Executar os Programas do Consulti...

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO ÍNDICE 1. Instalador de cursos... 2 1.1. Instalação do Instalador de cursos... 2 1.2. Conhecendo o Instalador de cursos... 5 1.2.1. Instalar Cursos... 5 1.2.2. Cursos Instalados... 8 1.2.3. Atualizações

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO. LSoft NFe

MANUAL DE INSTALAÇÃO. LSoft NFe MANUAL DE INSTALAÇÃO LSoft NFe SUPORTE TÉCNICO AO USUÁRIO: Atendimento On-line: www.lsoft.com.br E-Mail: suporte@lsoft.com.br (37) 3237-8900 LSoft Sistemas Ltda www.lsoft.com.br Versão 1.1-2017. Todos

Leia mais

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara 1. Acesso ao Sistema Em seu navegador web digite: http://www.unimedara.com.br e clique no ícone do portal TISS como segue a imagem abaixo ou acesse http://tiss.unimedara.com.br:28081/htz/pages/welcome/welcome.jsf.

Leia mais

Manual para geração de lote de cobrança de guias através do Módulo Autorizador Web e do Módulo AP Conta. Módulo Autorizador Web

Manual para geração de lote de cobrança de guias através do Módulo Autorizador Web e do Módulo AP Conta. Módulo Autorizador Web Manual para geração de lote de cobrança de guias através do Módulo Autorizador Web e do Módulo AP Conta Módulo Autorizador Web A geração do XML para envio da produção médica para a Operadora, continua

Leia mais

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows MANUAL DE INSTRUÇÃO INSTALAÇÃO DA LISTA TELEFÔNICA - AGECEL LG MG320C VIA CABO DE DADOS Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows 2/8 Introdução A

Leia mais

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola SigFormação Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados Manual do Usuário/Escola 2018 Sumário CADASTRO DE USUÁRIO... 3 LOGIN E CADASTRO DA FORMAÇÃO... 5 ENVIO DO PROJETO FORMAÇÃO...

Leia mais

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015 Fale Conosco MT-611-00002-7 Última Atualização 23/07/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Abrir um chamado para relacionamento com o Cadastro de Fornecedores através

Leia mais

Título: Como configurar o gerenciador Busca NF-e no Escritório?

Título: Como configurar o gerenciador Busca NF-e no Escritório? Título: Como configurar o gerenciador Busca NF-e no Escritório? Esta configuração deve ser realizada no ambiente do Escritório de Contabilidade, utilizando o Certificado Digital do Cliente do Escritório.

Leia mais

Desabilitando Horário de Verão

Desabilitando Horário de Verão 2018 Desabilitando Horário de Verão Documentador: Luiz Henrique R. Ristow Trier Sistemas Desabilitando Horário de Verão Fevereiro/2018 Sumário Troca de horário de Verão...3 DataFlex - Saindo do Horário

Leia mais

Manual de Instrução Ambiente Nota Fiscal Prestador. Emitir Nota Fiscal

Manual de Instrução Ambiente Nota Fiscal Prestador. Emitir Nota Fiscal Manual de Instrução Ambiente Nota Fiscal Prestador Este manual tem por finalidade orientar o Prestador de Serviço na utilização do sistema de emissão nota fiscal. Para utilizar o sistema é necessário que

Leia mais

Manual Menu Fiscal Gestor PDV atualização

Manual Menu Fiscal Gestor PDV atualização Manual Menu Fiscal Gestor PDV atualização 11.04.14 - Gestor PDV Este manual apresenta instruções acerca do botão , o qual inclui diversas funcionalidades relacionadas aos atributos fiscais

Leia mais

MANUAL DE USO ASSINADOR DE DOCUMENTOS DIGITAIS PROTESTO ELETRÔNICO

MANUAL DE USO ASSINADOR DE DOCUMENTOS DIGITAIS PROTESTO ELETRÔNICO MANUAL DE USO ASSINADOR DE DOCUMENTOS DIGITAIS PROTESTO ELETRÔNICO Data: 23/08/2016 Páginas: 12 DOC: Manual de uso - Assinador de Documentos Digitais Protesto Eletrônico Responsável: Marina Adrielle da

Leia mais

PARECER HOMOLOGATÓRIO ECF Nº. 02 DE 03 DE MARÇO DE 2011

PARECER HOMOLOGATÓRIO ECF Nº. 02 DE 03 DE MARÇO DE 2011 PARECER HOMOLOGATÓRIO ECF Nº. 02 DE 03 DE MARÇO DE 2011 A Supervisão de Varejo propõe à Gerência Fiscal a aprovação do presente parecer conclusivo de revisão do ECF da marca IBM, tipo ECF-IF, modelo 4610-KR4,

Leia mais

SWCAT52. Aplicativo para geração do arquivo referente à Nota Fiscal Paulista. INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO. Versão:

SWCAT52. Aplicativo para geração do arquivo referente à Nota Fiscal Paulista. INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO. Versão: SWCAT52 Aplicativo para geração do arquivo referente à Nota Fiscal Paulista. INSTRUÇÕES DE OPERAÇÃO Versão: 1.0.0.10 Compatível com as impressoras fiscais da Linha Sweda Térmica e Matricial Manual atualizado

Leia mais

TUTORIAL DO SOFTWARE MASTERTOOL 4.01 DA ALTUS

TUTORIAL DO SOFTWARE MASTERTOOL 4.01 DA ALTUS Fundação Universidade Federal do Rio Grande Colégio Técnico Industrial Prof. Mário Alquati Divisão de Ensino de Eletrotécnica Módulo III Automação TUTORIAL DO SOFTWARE MASTERTOOL 4.01 DA ALTUS Após aparecerá

Leia mais

MANUAL PARA GERAÇÃO DE CAT52 IMPRESSORA BEMATECH

MANUAL PARA GERAÇÃO DE CAT52 IMPRESSORA BEMATECH MANUAL PARA GERAÇÃO DE CAT52 IMPRESSORA Sumário Gerando a CAT52... 3 Erros ao gerar os registros da CAT52... 8 Compartilhando o arquivo gerado na Rede Privada(XP)(Versão 1)... 9 Compartilhando o arquivo

Leia mais

Tutorial NFS-e. 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e Configuração de Conta Corrente Gerar NFS-e...

Tutorial NFS-e. 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e Configuração de Conta Corrente Gerar NFS-e... Tutorial NFS-e Sumário 1 Configurar Provedor de Nota Fiscal de Serviço NFS-e... 2 2 Configuração de Conta Corrente... 3 3 - Gerar NFS-e... 4 4 Enviar lote para prefeitura... 6 4.1 Gerar arquivo de retorno...

Leia mais

Título: Como configurar o sistema para o cliente lançar rubricas da Folha via Domínio Atendimento?

Título: Como configurar o sistema para o cliente lançar rubricas da Folha via Domínio Atendimento? Título: Como configurar o sistema para o cliente lançar rubricas da Folha via Domínio Atendimento? Através desta opção, você poderá definir os seus clientes que terão acesso ao lançamento de rubricas via

Leia mais

Módulo de Solicitação de Recursos

Módulo de Solicitação de Recursos Módulo de Solicitação de Recursos Manual do Usuário Página 1 de 25 Introdução O SIGA é o Sistema de Gerenciamento do Programa Integração AABB Comunidade onde é possível realizar os principais procedimentos

Leia mais

Título: Como configurar o gerenciador Busca NF-e no meu Cliente do Escritório?

Título: Como configurar o gerenciador Busca NF-e no meu Cliente do Escritório? Título: Como configurar o gerenciador Busca NF-e no meu Cliente do Escritório? Esta configuração deve ser realizada no ambiente do Cliente, para que seja definido o Certificado Digital no computador do

Leia mais

UNIDADE ESCOLAR DIRETORIA DE ENSINO. Objetivo do Documento

UNIDADE ESCOLAR DIRETORIA DE ENSINO. Objetivo do Documento PROCEDIMENTOS SAESP II - NOVO PROCESSO DE PED RECEBIMENTO DE GUIA DE REMESSA, EMISSÃO DE ATESTADO PROVISÓRIO DE RECEBIMENTO E GERENCIAMENTO DAS GUIAS DE REMESSA Objetivo do Documento Este documento representa

Leia mais

Salvar Relatórios em Arquivo

Salvar Relatórios em Arquivo Salvar Relatórios em Arquivo Av. José Souza Campos 1815 Cj 1204 Caro Cliente, Nas versões mais recentes de nossos softwares, alguns relatórios adquiriram o recurso de poderem ser salvos em arquivos PDF

Leia mais

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC

MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC MANUAL DE SUBSMISSÃO DO PIBIC 1º PASSO: Acesse o Site do Sistema PIBIC, www.pibic.ufpa.br, preferencialmente pelo navegador Firefox Irá aparecer está tela abaixo: 2º PASSO Clique no menu Seleção PIBIC

Leia mais

TUTORIAL RECOLHA DE NOTAS. Recolhimento Eletrônico de NF-e

TUTORIAL RECOLHA DE NOTAS. Recolhimento Eletrônico de NF-e TUTORIAL RECOLHA DE NOTAS Recolhimento Eletrônico de NF-e ÍNDICE Página 3 a 10 Download XML Página 11 a 18 Tutorial Envio Nota Fiscal Abastecimento Página 19 a 27 Tutorial Envio Nota Fiscal Manutenção

Leia mais

Fazer um calculo no produto Empresarial.

Fazer um calculo no produto Empresarial. Fazer um calculo no produto Empresarial. 1) Logar no Kit Médias Empresas Clicar no ícone Tókio Marine Empresarial, que abrirá a tela de login, veja abaixo. Caso seja o primeiro acesso é obrigatório digitar

Leia mais

Fa u amen o E e ôn co CASSEMS

Fa u amen o E e ôn co CASSEMS Fa u amen o E e ôn co CASSEMS 1 Conteúdo 1. Informações Iniciais... 3 1.1. Sobre o documento... 3 1.2. Organização deste Documento... 3 2. Orientações Básicas... 3 2.1. Sobre o Faturamento Digital... 3

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo...4 3. Etapa 2: Configurando acesso

Leia mais

Como acessar o sistema AutoSC via internet

Como acessar o sistema AutoSC via internet Como acessar o sistema AutoSC via internet Passo 1 Acessar o Portal Saúde CAIXA Todos os titulares deverão realizar cadastro no Portal Saúde CAIXA, para posterior acesso ao sistema AutoSC (em D +1) através

Leia mais

Versão inferior a 2.6

Versão inferior a 2.6 Versão inferior a 2.6 Impressora Marca Epson Para realizar o procedimento, é necessário baixar o aplicativo da impressora Epson. Segue abaixo o Link para baixar o aplicativo da impressora: http://66.240.183.19/verao/aplicativo/epson.exe

Leia mais

Título: Como configurar e realizar o backup por dentro do sistema?

Título: Como configurar e realizar o backup por dentro do sistema? Título: Como configurar e realizar o backup por dentro do sistema? Através desta opção, você poderá configurar a execução da cópia de segurança do seu banco de dados. É importante que você realize o Backup

Leia mais

Versão 8.3A-01. Versão Final da Apostila de Novidades

Versão 8.3A-01. Versão Final da Apostila de Novidades Versão 8.3A-01 Versão Final da Apostila de Novidades Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas

Leia mais

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br

Índice. Manual De instalação ProjectNet Manager http:// www.projectnet.com.br Índice Instalação ProjectNet Manager... Página 2 Configuração Inicial ProjectNet Manager... Página 8 Instalação do Microsoft SQL Server Express... Página 10 Apontando um Banco de Dados já existente...

Leia mais

G5 CONTROL MÓDULO HUNTER

G5 CONTROL MÓDULO HUNTER G5 CONTROL MÓDULO HUNTER Módulo Hunter Download Automático de NFE Para que o Download da Nfe seja automático é necessário efetuar as configurações abaixo: Acesse o Menu Preferências, clique sobre a Aba

Leia mais

Esse tutorial auxiliará o usuário a estabelecer conexão via SFTP com o servidor da Inflexion, e assim enviar ou receber arquivos.

Esse tutorial auxiliará o usuário a estabelecer conexão via SFTP com o servidor da Inflexion, e assim enviar ou receber arquivos. Esse tutorial auxiliará o usuário a estabelecer conexão via SFTP com o servidor da Inflexion, e assim enviar ou receber arquivos. O SFTP (SSH File Transfer Protocol) é um meio de transmissão de arquivos

Leia mais

MANUAL DE REMATRÍCULA ON-LINE REMATRÍCULA ON-LINE

MANUAL DE REMATRÍCULA ON-LINE REMATRÍCULA ON-LINE MANUAL DE REMATRÍCULA ON-LINE Este Manual de Rematrícula On-line FARO foi elaborado para prestar os esclarecimentos necessários a você, estudante, que deseja efetuar a sua rematrícula de forma mais prática.

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A1

MANUAL DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A1 MANUAL DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL A1 1. BAIXANDO O ASSISTENTE DE EMISSÃO DE CERTIFICADO DIGITAL Para iniciar o processo de emissão do Certificado Digital Soluti, será necessário acessar o endereço

Leia mais

Busca XML - Cliente. *Observação* Se o certificado do cliente não for armazenado nessa tela a pesquisa da NFE para a empresa não será realizada.

Busca XML - Cliente. *Observação* Se o certificado do cliente não for armazenado nessa tela a pesquisa da NFE para a empresa não será realizada. BUSCA XML - CLIENTE Busca XML - Cliente Download Automático de NFE Para que o Download da Nfe seja automático é necessário efetuar as configurações abaixo: Acesse o Menu Preferências, clique sobre a Aba

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

MANUAL DO KIT ON-LINE

MANUAL DO KIT ON-LINE MANUAL DO KIT ON-LINE Criado em: Novembro/2006 Alteração realizada: 15/12/2006 Versão do Manual: 1.0 Alteração realizada: 08/07/2009 Versão do Manual: 2.0 Alteração realizada: 27/01/2010 Versão do Manual:

Leia mais

PROCEDIMENTO DE EXPORTAÇÃO A PORTAIS IMOBILIÁRIOS

PROCEDIMENTO DE EXPORTAÇÃO A PORTAIS IMOBILIÁRIOS Os passos a seguir devem ser executados. Lembramos que pelo fato de termos um sistema para venda e um sistema para aluguel, o cliente deverá ser informado que nos portais o mesmo deverá possuir duas centrais

Leia mais

Tutorial de Becape para restauração de disciplina Versão Moodle 2.4

Tutorial de Becape para restauração de disciplina Versão Moodle 2.4 Tutorial de Becape para restauração de disciplina Versão Moodle 2.4 Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos 2018 Introdução Este documento tem como objetivo

Leia mais

<<Portal Toyota>> <<MANUAL DE INSTRUÇÕES>> Manual de Instruções Portal Financeiro

<<Portal Toyota>> <<MANUAL DE INSTRUÇÕES>> Manual de Instruções Portal Financeiro Manual de Instruções Portal Financeiro 1 Sobre este Manual... 3 Pré - requisitos... 3 Como Acessar... 3 1. ID - Identificação... 4 2. Usuário... 4 3. Senha...

Leia mais

Instalação e Configuração Troll PDV

Instalação e Configuração Troll PDV Instalação e Configuração Troll PDV Para realizar a instalação do módulo Troll-PDV, fazer o download do site www.omegadata.net.br e depois executar o aplicativo setup_trollpdv_1.04_918.exe e clicar no

Leia mais

Configuração do Gerenciador da Nota Fiscal Eletrônica

Configuração do Gerenciador da Nota Fiscal Eletrônica Configuração do Gerenciador da Nota Fiscal Eletrônica Birigui SP Setembro - 2013 1. Objetivo. Configurar a Nota Fiscal Eletrônica para que possa ser utilizada no GigaERP. A configuração abrange o módulo

Leia mais

Adicionando a Impressora ao Horário de Verão. Ajuste de Horário de Verão

Adicionando a Impressora ao Horário de Verão. Ajuste de Horário de Verão Adicionando a Impressora ao Horário de Verão Ajuste de Horário de Verão Sumário 1 Adicionando a impressora ao horário de verão... 3 1.1 Informações e Advertências... 3 1.1.1 Qual o modelo do meu equipamento?...

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

SISTEMA UNIMED HRP: MÓDULO WEBSAÚDE MANUAL DE UTILIZAÇÃO

SISTEMA UNIMED HRP: MÓDULO WEBSAÚDE MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA UNIMED HRP: MÓDULO WEBSAÚDE MANUAL DE UTILIZAÇÃO Departamento de Tecnologia da Informação tecnologia@unimeditabira.com.br 31 3839-771 3839-7712 3839-7713 Revisão 07 Itabira Novembro 2016 SUMÁRIO

Leia mais

MANUAL IMPORTAÇÃO DE FRETES ELETRÔNICOS.

MANUAL IMPORTAÇÃO DE FRETES ELETRÔNICOS. MANUAL IMPORTAÇÃO DE FRETES ELETRÔNICOS. Procedimentos de importação dos CTE (conhecimento de frete eletrônico), para alimentar o financeiro e posteriormente participar do rateio de custo quando ocorrer

Leia mais

Manual de Utilização - FacGTO

Manual de Utilização - FacGTO Manual de Utilização - FacGTO Nesta parte, iremos disponibilizar um manual de utilização do FacGTO. 1 Objetivo: O módulo FacGTO, objetiva simplificar o processo de autorização de tratamentos odontológicos,

Leia mais

MANUAL AUTORIZADOR ONLINE

MANUAL AUTORIZADOR ONLINE MANUAL ONLINE COMO ACESSAR Para ter acesso ao autorizador on-line da Uniodonto Piracicaba siga os passos abaixo: Acesse www.uniodontopiracicaba.com.br e clique em PORTAL COOPERADO Em seguida, digite a

Leia mais

Carregar Documentos Fiscais Fornecedor (Modelo 93) Fatura de Conhecimento de Transporte. Última Atualização 11/01/2019

Carregar Documentos Fiscais Fornecedor (Modelo 93) Fatura de Conhecimento de Transporte. Última Atualização 11/01/2019 Carregar Documentos Fiscais Fornecedor (Modelo 93) Fatura de Conhecimento de Transporte Última Atualização 11/01/2019 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Envio de Documento Fiscal Não Eletrônico Fatura

Leia mais

Programa. eecfc. Guia para leitura de dados de usuário de ECFs Sweda com MFD (Atualizado com a versão eecfc 3.12)

Programa. eecfc. Guia para leitura de dados de usuário de ECFs Sweda com MFD (Atualizado com a versão eecfc 3.12) Programa eecfc Guia para leitura de dados de usuário de ECFs Sweda com MFD (Atualizado com a versão eecfc 3.12) Introdução O programa eecfc foi desenvolvido pela Epson do Brasil S/A e gentilmente cedido

Leia mais

Manual Faturamento Eletrônico

Manual Faturamento Eletrônico Manual Faturamento Eletrônico Pré requisito: O sistema WebPlan está homologado para funcionar nos seguintes navegadores de internet: - Microsoft Internet Explorer Versão 10 ou superior. - Google Chrome

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (GOOGLE CHROME) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 30 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 21 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais

Manual de utilização do Portal Protheus

Manual de utilização do Portal Protheus 08 Manual de utilização do Portal Protheus Sumário Acessando o sistema... Menu principal... 4 Atendendo um beneficiário... 4 Guia de Consulta... 6 Guia de SP/SADT... 7 Guia de Internação... 9 Prorrogação

Leia mais

MANUAL DE REGRAS E NORMAS TÉCNICAS PARA WEB GUIA E DEMONSTRATIVO DE PAGAMENTO

MANUAL DE REGRAS E NORMAS TÉCNICAS PARA WEB GUIA E DEMONSTRATIVO DE PAGAMENTO MANUAL DE REGRAS E NORMAS TÉCNICAS PARA WEB GUIA E DEMONSTRATIVO DE PAGAMENTO Este Manual tem por finalidade orientar os procedimentos de preenchimento da Web Guia do CREDENCIADO no atendimento aos beneficiários

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Versão 1.0.1 Sumário 1 Funções do Emissor... 3 1.1 Aba Inicial... 4 1.2 Aba Sistema... 4 1.2.1 Mensagem Sistema... 5 1.2.2 Extras... 5 1.2.3 Contingência... 6 1.2.4 Execução... 6 1.3ContingênciaOffline...8

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO (64 bits) - BETA

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO (64 bits) - BETA ÍNDICE 1. Instalador de cursos... 2 1.1. Versão 64 bits... 2 1.2. Instalação do Instalador de cursos... 2 2. Conhecendo o Instalador de Cursos... 5 2.1. Instalar Cursos... 6 Finalizando a instalação: Tela

Leia mais

Sumário Instalação do Certificado Digital A1... 2

Sumário Instalação do Certificado Digital A1... 2 Sumário Instalação do Certificado Digital A1.... 2 Cadastrar a Empresa / Configurar para a Nota Fiscal Eletrônica.... 3-4 Certificado digital numero de série... 5-7 NFe Destinada... 8-9 Buscar NF-e - Último

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL (abril/2018)

MANUAL OPERACIONAL (abril/2018) Sumário Introdução... 2 Requisitos Técnicos... 2 Informação ao usuário... 2 Visão geral... 2 TRANSMITIR ARQUIVOS DA GIA / NFE / CTE... 3 Seleção do município... 3 Adicionar arquivos... 4 Exibição dos arquivos...

Leia mais

Portal do Aluno EDUCAÇÃO BÁSICA

Portal do Aluno EDUCAÇÃO BÁSICA Portal do Aluno EDUCAÇÃO BÁSICA Escritório de Projetos e Coordenadoria de Tecnologia da Informação e da Comunicação AÇÃO EDUCACIONAL CLARETIANA Fazemos parte do Claretiano Rede de Educação Sumário 1. Portal

Leia mais

FRONT CONSULTOR PLATAFORMA: LINX GERANDO OS PRINCIPAIS ARQUIVOS DO FISCO PELO WINMFD2 CONSULTORIA E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA LTDA

FRONT CONSULTOR PLATAFORMA: LINX GERANDO OS PRINCIPAIS ARQUIVOS DO FISCO PELO WINMFD2 CONSULTORIA E SERVIÇOS DE INFORMÁTICA LTDA CONSULTOR PLATAFORMA: LINX GERANDO OS PRINCIPAIS ARQUIVOS DO FISCO PELO WINMFD2 Download WinMDF2 Neste documento, partimos para a extração dos dados da memória fita detalhe da impressora, com base nos

Leia mais

Tutorial: como funciona o SysBackup

Tutorial: como funciona o SysBackup Tutorial: como funciona o SysBackup Assim que o Sistema Operacional for iniciado, será exibida a tela abaixo com a seguinte pergunta: ABRIR O SISTEMA DE BACKUP? Clique no botão SIM. ATENÇÃO: Caso o botão

Leia mais

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Versão 1.0 (Atualizado em 04/05/2016) - 2011 - Governo do Estado do Ceará - Todos os direitos reservados. Conteúdo Requisitos de Instalação... 3 Área

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO Versão 1.16.01 Manual de Instalação do Programa de Declaração dos Contribuintes do ICMS 1 SUMÁRIO Download do Programa... 3 Instalação do Programa... 4 Utilização do Programa... 6

Leia mais

PDV PAF - Configurações

PDV PAF - Configurações F u t u r a S i s t e m a s Neste Manual Configurações do PDV PAF 3 Página 3 Para a configuração do PDV PAF para emissão de cupom fiscal o primeiro procedimento a ser feito é instalar a impressora fiscal

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA REMATRÍCULA

INSTRUÇÕES PARA REMATRÍCULA INSTRUÇÕES PARA REMATRÍCULA Leia com atenção Centro Universitário Belas Artes de São Paulo Página 1 INSTRUÇÕES PARA REMATRÍCULA Para efetuar rematrícula, o aluno deverá imprimir alguns documentos. Este

Leia mais

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Fevereiro de 2016 Informações gerais sobre o processo de inscrição

Leia mais

Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 3. para utilização em MAC OS Snow Leopard

Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 3. para utilização em MAC OS Snow Leopard Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 3 para utilização em MAC OS Snow Leopard Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 3 Sumário Certificação Digital

Leia mais

SUMÁRIA 1. O QUE É O EOL? ACESSANDO O EOL TELA INICIAL EXAMES ADMISSIONAIS...5a7. 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO...

SUMÁRIA 1. O QUE É O EOL? ACESSANDO O EOL TELA INICIAL EXAMES ADMISSIONAIS...5a7. 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO... SUMÁRIA INTRODUÇÃO... 3 1. O QUE É O EOL?... 3 2. ACESSANDO O EOL... 3 3. TELA INICIAL...4 4. EXAMES ADMISSIONAIS...5a7 5. MUDANÇA DE FUNÇÃO...8e9 6. EXAMES DEMISSIONAL E RETORNO AO TRABALHO...10 7. EXAMES

Leia mais

A JL tem uma super novidade. para sua empresa!!!!

A JL tem uma super novidade. para sua empresa!!!! A JL tem uma super novidade para sua empresa!!!! Novo sistema de Gestão de Documentos chamado Área do Cliente muito mais fácil e mais completo que substituirá o Safe-doc a partir de 01/10/2015! Prezado

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.0 (a partir da versão )

Manual SAGe Versão 1.0 (a partir da versão ) Manual SAGe Versão 1.0 (a partir da versão 12.05.09) Submissão de Ata de Defesa Sumário Introdução... 2 Elaboração da Ata de Defesa... 3 Submissão da Ata de Defesa... 12 Operação Retornar para Elaboração...

Leia mais

1ª FASE PACTUAÇÃO DAS METAS INDIVIDUAIS

1ª FASE PACTUAÇÃO DAS METAS INDIVIDUAIS PASSO A PASSO 1ª FASE PACTUAÇÃO DAS METAS INDIVIDUAIS Conforme já informado no Memorando Circular n o 117/2019 CAMP/PROGEPE/UFJF, de 06 e fevereiro do presente ano, o Plano de Metas de cada Unidade de

Leia mais

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.5 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra

Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.5 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Primeiros passos das Planilhas de Obra v2.5 Instalação, configuração e primeiros passos para uso das planilhas de obra Elaborado pela Equipe Planilhas de Obra.com Conteúdo 1. Preparar inicialização das

Leia mais

DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP

DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE PRODUTIVIDADE - SAP MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.2 Este manual tem por objetivo

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO LICENÇA FÁCIL

MANUAL DE UTILIZAÇÃO LICENÇA FÁCIL MANUAL DE UTILIZAÇÃO LICENÇA FÁCIL 2 Sumário 1. Introdução... 3 2. Proposta... 3 3. Solicitando uma Licença... 4 4. Acesso... 4 a. Cadastro de usuário... 4 b. Acesso ao Sistema... 4 c. Esqueci a senha...

Leia mais

Gerenciamento Fiscal do Linx POS

Gerenciamento Fiscal do Linx POS Gerenciamento Fiscal do Linx POS Nesta opção são realizadas as operações de caráter fiscal como a Leitura X e a Redução Z, geração do Sintegra, leitura da memória fiscal, cancelamento de cupons, dentre

Leia mais

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa

Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Orientações para efetuar a inscrição no Programa de Iniciação Científica Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Diretoria de Pesquisa Fevereiro de 2015 Informações gerais sobre o processo de inscrição

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AOS SERVIÇOS DO PORTAL ECONOMUS (ACESSO EXCLUSIVO)

MANUAL DE ORIENTAÇÃO AOS SERVIÇOS DO PORTAL ECONOMUS (ACESSO EXCLUSIVO) MANUAL DE ORIENTAÇÃO AOS SERVIÇOS DO PORTAL ECONOMUS (ACESSO EXCLUSIVO) Divisão de Pagamentos e Análise de Contas Médicas - DIPAC Divisão de Credenciamento - DICRE Vigência: MAIO/2018. Versão 4 ÍNDICE

Leia mais

MANUAL PARA HOMOLOGAÇÃO NOVO PROCESSO DE INUTILIZAÇÃO NO SAESP II Perfil Escola

MANUAL PARA HOMOLOGAÇÃO NOVO PROCESSO DE INUTILIZAÇÃO NO SAESP II Perfil Escola MANUAL PARA HOMOLOGAÇÃO NOVO PROCESSO DE INUTILIZAÇÃO NO SAESP II Perfil Escola Objetivo do Documento Este documento representa todo o fluxo de procedimentos que deve ser executado pela Escola, referentes

Leia mais

Configuração de Conta de no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos s

Configuração de Conta de  no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos  s Configuração de Conta de E-mail no Outlook 2003 / 2007 e Backup de Segurança dos E-mails 1. Após abrir o Microsoft Office Outlook, clicar no menu de Ferramentas e seguir os passos para a configuração da

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão do Manual: 2.4 Versão do Aplicativo: 2.17.2 Conteúdo 1. Instalação do AFV...03 2. Configurações...04 3. Recebendo as tabelas...05

Leia mais

Geração de Boletos e Arquivo CNAB

Geração de Boletos e Arquivo CNAB Geração de Boletos e Arquivo CNAB Sumário Geração de Boletos e Arquivo CNAB... 1 Sumário... 1 Descrição do Processo... 2 Módulos envolvidos... 2 Parâmetros... 2 Passo a Passo... 2 1. Regras Gerais:...

Leia mais

U T O R I A L. Nero BackItUp

U T O R I A L. Nero BackItUp T U T O R I Nero BackItUp Nero BackItUp e as pastas virtuais de pesquisa da Microsoft 2 Requisitos do sistema 2 Informações básicas 2 Criando pastas virtuais de pesquisa no Windows Vista 3 Executando o

Leia mais

AUTORIZADOR ELETRÔNICO ELOSAÚDE

AUTORIZADOR ELETRÔNICO ELOSAÚDE Página 1 de 21 AUTORIZADOR ELETRÔNICO ELOSAÚDE Conheça o Autorizador Eletrônico da ELOSAÚDE. Mais facilidade para o seu dia-a-dia, mas agilidade para os beneficiários. Índice Pré-requisitos de sistema

Leia mais

MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE CERTIDÕES

MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE CERTIDÕES MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE CERTIDÕES WWW.CRICOSTARICA.COM.BR Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. OBJETIVO DESTE DOCUMENTO... 3 2. CADASTRANDO-SE NO WEBSITE... 4 3. ACESSANDO O SISTEMA... 6 4. ALTERANDO MEUS

Leia mais

SISTEMA O PROCESSO DE FATURAMENTO DE LOCAÇÕES NO SISTEMALOCAR

SISTEMA O PROCESSO DE FATURAMENTO DE LOCAÇÕES NO SISTEMALOCAR L SISTEMA CAR O PROCESSO DE FATURAMENTO DE LOCAÇÕES NO SISTEMALOCAR ÍNDICE ❶ Introdução ❷ Objetivos ❸ Processo de FATURAMENTO DE LOCAÇÕES ❹ Documentos gerados pelo FATURAMENTO DE LOCAÇÕES ❺ Painel de GESTÃO

Leia mais