COMPLEMENTANDO O ASSUNTO AÇÕES. Professora Mestre Keilla

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMPLEMENTANDO O ASSUNTO AÇÕES. Professora Mestre Keilla"

Transcrição

1 COMPLEMENTANDO O ASSUNTO AÇÕES Professora Mestre Keilla

2 Classificação ou nomenclatura mais comum as ações: 1. De 1ª linha ou Blue chips" - são ações de grande liquidez (grande quantidade de negócios) e alta procura no mercado de ações por parte dos investidores. Em geral são referentes a empresas tradicionais, de grande porte, de âmbito nacional e internacional, de excelente reputação e alta lucratividade. Um bom exemplo desse tipo de ações são Vale e Petrobrás. Estas são as preferidas pelos iniciantes no mercado de ações.

3 O termo Blue-Chip vem dos cassinos americanos. As fichas azuis são as mais importantes porque valem mais. Quem começou a utilizar a expressão para se referir à ações da bolsa de valores foi Oliver Gingold. Diz a história que um dia ele estava numa corretora de valores olhando a fita de cotações quando notou vários trades sendo feitos com ações de 200 e 250 dólares. Na década de 20, 250 dólares valiam muito mais do que hoje. E ao perceber o alto valor dos trades, Gingold disse para seu amigo que iria voltar ao escritório para escrever sobre essas ações blue-chip. Antigamente o termo se referia à ações com valor por unidade bem alto, hoje é mais usado para classificar ações de alta qualidade, independente do seu valor por unidade.

4 As ações Blue-Chip são as maiores e mais famosas da bolsa de valores, pois apresentam um alto volume de negociações diárias, ou seja, alta liquidez. Por isso muitos as adoram e acreditam que elas são as melhores. E são mesmo?

5 2. De 2ª linha - são ações um pouco menos líquidas, embora de empresas de boa qualidade e, em geral, de grande e médio portes. 3. De 3ª linha - são ações com pouca liquidez, em geral, de companhias de médio e pequeno portes cuja negociação caracteriza-se pela descontinuidade.

6 Curiosidades As ações de 3ª linha são ações de baixa qualidade e baixa rentabilidade?

7 Curiosidades Já ouviram o termo ações mid-caps e as small caps? O que seriam estes tipos de ações?

8 A Dinâmica das Operações em Bolsa Execução O intermediário financeiro (Corretora) dispõe de profissionais especializados, capacitados a dar orientações sobre investimentos, receber ordens dos investidores e transmitilas aos operadores qualificados por ele que têm acesso ao sistema de negociação das Bolsas. O mais comum é o investidor dar sua ordem de compra ou venda de uma ação usando o site das corretoras (Home Broker) via internet e a corretora enviará sua ordem diretamente ao sistema da Bolsa.

9 Liquidação Executada a ordem de compra/venda de uma ação, ocorre a liquidação física e financeira, processo pelo qual se dá a transferência da propriedade dos títulos e o pagamento/recebimento do montante financeiro envolvido, dentro do calendário específico estabelecido pela Bolsa para cada mercado. No mercado a vista, vigora o seguinte fluxo de liquidação: D+0 - dia da operação; D+1 - prazo para os intermediários financeiros (Corretoras) especificarem as operações por eles executadas junto à Bolsa;. D+2 - entrega e bloqueio dos títulos para liquidação física da operação, caso ainda não estejam na custódia da CBLC; D+3 - liquidação física e financeira da operação. A liquidação é realizada por empresas de compensação e liquidação de negócios, que podem ser ligadas à Bolsa ou independentes.

10 Recomendações a novos investidores: Administre suas finanças pessoais: Uma forma segura para administrar suas finanças é separar o montante que estará comprometido com gastos de curto prazo e com pagamentos em datas fixas (mais os imprevistos) e destiná-lo a aplicações financeiras de curto prazo ou até mesmo mantê-lo em disponibilidade imediata. Depois que vc separar os recursos para as despesas mensais (fixas), o que sobrar será destinado a investimentos ou a palavra mais conhecida: poupança. Estes investimentos serão de médio e longo prazo, poderá destinar parte a aplicações de renda fixa e parte a operações de renda variável. Esta última são as aplicações cujo rendimento não se conhece com antecedência.a exemplo: ações. Em princípio, quanto mais conservador, maior a parcela dedicada aos investimentos de renda fixa. Quanto mais agressivo, maior a exposição aos mercados de renda variável.

11 Comprometa em ações apenas recursos que são realmente reservas financeiras de longo prazo: Por ser um investimento de renda variável, o investidor nunca deve comprometer com a aquisição de ações recursos que serão necessários para despesas de primeira necessidade ou gastos imediatos. Embora o folclore do mercado financeiro destaque sempre casos de investidores que tiveram grandes ganhos no curto prazo na bolsa, não deve ser esta a expectativa de quem decide investir em ações. É recomendável que o investidor dedique ao mercado de ações aquela parcela de recursos sobre a qual deseje formar um patrimônio ao longo do tempo, ou seja, tenha uma perspectiva de retorno de médio e longo prazo (5, 10 ou 15 anos).

12 Ações nunca devem ser a única forma de investimento : Ações é uma das diversas formas de reserva de capital ou de poupança pessoal e a recomendação para o investimento em ações é como UMA das formas de diversificar os investimentos e nunca como a única forma de poupança. Diversificação de investimentos é o termo técnico utilizado para designar a antiga recomendação de que "não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta".

13 Uma boa assessoria é muito importante: Além do investidor acompanhar o noticiário econômico, buscar publicações legais das companhias e acessar informações específicas recomendá-se assessoria técnica e especializada. As Corretoras e outros intermediários financeiros dispõem de profissionais voltados à análise de mercado, de setores e de companhias, e com eles o investidor poderá se informar sobre o momento certo de comprar e vender determinadas ações para obter melhores resultados.

14 Clubes de Investimentos O investidor pode buscar orientação sobre formas coletivas de investimento, como clubes e fundos de investimento, sob a administração de instituições e intermediários financeiros. Caso o investidor opte por eles não terá ações, mas aquisição de quotas. Mensalmente, o investidor recebe o extrato demonstrativo de sua posição e pode, a qualquer momento, informar-se sobre a evolução das quotas, calculada e divulgada diariamente. Obs> Texto: Clube de Investimentos

15 Se você é iniciante no mercado de ações e não sabe muito bem onde está se metendo, inicie sua viagem através de um simulador como o conhecido Folhainvest ( que é uma parceria da BM&FBOVESPA e da Folha de S.P. Trata-se de um simulador que oferece aos participantes a oportunidade de conhecer o mercado de ações. Se quer minimizar o risco e prefere a segurança, por enquanto evite as small caps e prefira ações que componham o índice Bovespa que é formado pelas ações mais negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo.

16 Enfim, não importa a forma pela qual se invista, se individual ou coletivamente. O importante é saber que a ação é, principalmente, uma alternativa a mais de formação de patrimônio.

RETOMANDO A AULA 6 APÓS AS APRESENTAÇÕES DAS EQUIPES

RETOMANDO A AULA 6 APÓS AS APRESENTAÇÕES DAS EQUIPES RETOMANDO A AULA 6 APÓS AS APRESENTAÇÕES DAS EQUIPES 4. Rentabilidade das ações, como seria? 4. Rentabilidade das ações É variável. Composta de : 1) Dividendos ou participação nos resultados 2) Benefícios

Leia mais

Professora Mestre Keilla

Professora Mestre Keilla COMPLEMENTANDO O ASSUNTO AÇÕES... Professora Mestre Keilla Classificação ou nomenclatura mais comum as ações: 1. De 1ª linha ou Blue chips 2. De 2ª linha De 3ª linha COMO VCS EXPLICARIAM CADA UMA DELAS???

Leia mais

O que é um fundo de índice?

O que é um fundo de índice? O que é um fundo de índice? Um fundo de índice é um produto financeiro que buscará, como estratégia de gestão, replicar a carteira de um determinado índice de mercado. Um índice é um indicador utilizado

Leia mais

Apresentador: Alexandre Hormain Barreto

Apresentador: Alexandre Hormain Barreto Iniciando na Bolsa de Valores Apresentador: Alexandre Hormain Barreto O Mercado de Ações Sistema Financeiro Conjunto de instituições dedicadas a manter um fluxo de recursos dos poupadores para o investimento

Leia mais

Renda Fixa ETF de Renda Fixa. Renda Fixa. ETF de Renda Fixa

Renda Fixa ETF de Renda Fixa. Renda Fixa. ETF de Renda Fixa ETF de Renda Fixa Renda Fixa ETF de Renda Fixa ETF de Renda Fixa O produto O ETF de Renda Fixa, também conhecido como Exchange Traded Fund (ETF), é um fundo de índice considerado investimento em renda

Leia mais

ONDE ESTAMOS? Mais de 40 mil clientes. 110 escritórios pelas principais cidades do Brasil. Mais de 600 Agentes Autônomos de Investimentos.

ONDE ESTAMOS? Mais de 40 mil clientes. 110 escritórios pelas principais cidades do Brasil. Mais de 600 Agentes Autônomos de Investimentos. NOSSA HISTÓRIA A UM INVESTIMENTOS S/A Corretora de Títulos e Valores Mobiliários é uma instituição financeira independente e atua no mercado financeiro há 40 anos. Em 2008 iniciou um processo de reestruturação,

Leia mais

Dinheiro Multiplique-se

Dinheiro Multiplique-se Dinheiro Multiplique-se Por que se preocupar? Por que se preocupar? Basta trabalhar!!! Então, como faço para ganhar ser milionário? Preciso inventar uma nova empresa? 1º passo Você precisa estar alinhado

Leia mais

E-BOOK INVESTIMENTOS NO EXTERIOR

E-BOOK INVESTIMENTOS NO EXTERIOR E-BOOK INVESTIMENTOS NO EXTERIOR INVESTIMENTOS NO EXTERIOR Conheça as opções de investimentos no exterior e diversifique seus investimentos. SUMÁRIO 04 07 16 20 Como e por que investir no exterior? Como

Leia mais

TÍTULOS PÚBLICOS Leilões Ofertas públicas para pessoas físicas Tesouro Direto

TÍTULOS PÚBLICOS Leilões Ofertas públicas para pessoas físicas Tesouro Direto TÍTULOS PÚBLICOS Os títulos são de emissão do governo federal, no mercado interno, sob as formas: 1. Ofertas públicas para instituições financeiras (Leilões), 2. Ofertas públicas para pessoas físicas (Tesouro

Leia mais

Estratégias de Fundos de Investimentos João Alberto Cabral 02/09/04

Estratégias de Fundos de Investimentos João Alberto Cabral 02/09/04 Estratégias de Fundos de Investimentos João Alberto Cabral 02/09/04 Agenda Fundos de Investimentos Em que Fundo devo investir? Tipos de Fundos Fundos de Renda Fixa Fundos Multimercados Opinião do Gestor

Leia mais

ANALISANDO O RETORNO DA SUA CARTEIRA

ANALISANDO O RETORNO DA SUA CARTEIRA ANALISANDO O RETORNO DA SUA CARTEIRA OS 3 PASSOS DA GESTÃO Os 3 passos da gestão (profissional) de investimentos. Mandato O que pode ser feito e quais são os riscos aceitáveis. Estratégia Quais decisões

Leia mais

Renda Fixa. Nota Promissória. Renda Fixa

Renda Fixa. Nota Promissória. Renda Fixa Renda Fixa O produto A (NP), também conhecida como nota comercial ou commercial paper, é um título emitido por companhias com o objetivo de captar recursos, geralmente para financiar seu capital de giro.

Leia mais

Letra Financeira - LF

Letra Financeira - LF Renda Fixa Letra Financeira - LF Letra Financeira O produto A Letra Financeira (LF) é um título de renda fixa emitido por instituições financeiras com a finalidade de captar recursos de longo prazo. Tem

Leia mais

Fevereiro Abril Junho Agosto Outubro Dezembro

Fevereiro Abril Junho Agosto Outubro Dezembro Como especular com contratos futuro do Índice Bovespa Além dos contratos futuros de dólar, outro contrato que costuma ser utilizado em operações de curto prazo é o contrato futuro de índice Bovespa. Assim

Leia mais

Cursos. Rua Fenelon Santos, 162, Salgado Filho, CEP: , Aracaju-SE - Tel.:

Cursos. Rua Fenelon Santos, 162, Salgado Filho, CEP: , Aracaju-SE - Tel.: Cursos Aprenda a investir o seu dinheiro Carga horária: 7 horas Conteúdo: INTRODUÇÃO, PLANEJAMENTO FINANCEIRO, CARTEIRA DE INVESTIMENTOS, PERFIL DO INVESTIDOR, MERCADO FINANCEIRO, CONHECENDO PRODUTOS DE

Leia mais

O GUIA DEFINITIVO PARA COMEÇAR A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES

O GUIA DEFINITIVO PARA COMEÇAR A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES O GUIA DEFINITIVO PARA COMEÇAR A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES SUMÁRIO Introdução... 3 O que é a bolsa de valores?... 5 Identifique seu perfil de investidor... 14 Entenda os riscos e os custos... 17 Checklist:

Leia mais

Acompanhamento de ordens Cadastro Carteira

Acompanhamento de ordens Cadastro Carteira MANUAL FOLHAINVEST Acompanhamento de ordens Nesta página é possível acompanhar a posição de todas as ordens incluídas nos últimos cinco dias. As ordens podem ser filtradas pela situação, exibindo por exemplo

Leia mais

Guia prático do. tesouro direto

Guia prático do. tesouro direto Guia prático do tesouro direto 1 Guia prático do tesouro direto Tudo o que você precisa saber para começar a investir no Tesouro Direto. Aproveite essas dicas e aumente a rentabilidade de seus investimentos

Leia mais

Safra Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Vale do Rio Doce C.N.P.J. nº /

Safra Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Vale do Rio Doce C.N.P.J. nº / Safra Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Vale do Rio Doce C.N.P.J. nº 04.890.401/0001-15 Demonstrações Financeiras Referentes ao Semestre findo em 30 de Setembro 2016 e Relatório dos Auditores Independentes

Leia mais

Renda fixa e renda variável

Renda fixa e renda variável Renda fixa e renda variável Inflação O que é? Perda do valor do dinheiro Origem Diminuição da produção Aumento da oferta de moeda Medida pelo IPCA(Índice de Preços ao Consumidor Amplo) Investimento Financeiro

Leia mais

Conheça os Fundos de Investimento Imobiliários (FIIS)

Conheça os Fundos de Investimento Imobiliários (FIIS) Conheça os Fundos de Investimento Imobiliários (FIIS) Os FIIS podem ser considerado uma forma diferente e inteligente de investir em imóveis. Os Fundos Imobiliário são formados por grupos de investidores

Leia mais

Apresentação Pessoal

Apresentação Pessoal Alexandre S. Litz Apresentação Pessoal Casado, 2 filhos. Engenheiro Mecânico Universidade Santa Cecília. Pós Graduação - Administração de Negócios FIA-USP Experiência profissional : + 23 anos em Montadora

Leia mais

Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS

Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS Tecnologia em Gestão Financeira MERCADO DE CAPITAIS Gustavo Molina Matsumoto Aula 5 AS AÇÕES (Umbelina, Cap. 05 / Assaf, Cap. 08) Objetivos da aula 1) Introdução 2) Tipos de ações 3) Valor das ações 4)

Leia mais

FONTES DE RECURSOS PARA FINANCIAMENTO EMPRESARIAL: Mercado Bancário e Mercado de Capitais

FONTES DE RECURSOS PARA FINANCIAMENTO EMPRESARIAL: Mercado Bancário e Mercado de Capitais 1 2 FONTES DE RECURSOS PARA FINANCIAMENTO EMPRESARIAL: Mercado Bancário e Mercado de Capitais RECURSOS DE TERCEIROS ATIVO PASSIVO Mercado Bancário Financiamentos; Conta Garantida; Desconto de Duplicatas

Leia mais

Gestão de Finanças Pessoais. Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira

Gestão de Finanças Pessoais. Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira Gestão de Finanças Pessoais Suzy Sukie Maia Barroso Silva Fábio Augusto Guimarães Teixeira AVISO Apresentação disponibilizada pelo Banco Central do Brasil para ações de educação financeira alinhadas às

Leia mais

E-BOOK FUNDOS IMOBILIÁRIOS

E-BOOK FUNDOS IMOBILIÁRIOS E-BOOK FUNDOS IMOBILIÁRIOS FUNDOS IMOBILIÁRIOS Conheça a melhor forma de investir em imóveis: comprando cotas de Fundos Imobiliários na Bolsa de Valores. Entenda como os Fundos Imobiliários funcionam e

Leia mais

Professora Mestre Keilla

Professora Mestre Keilla AULA 3 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS Professora Mestre Keilla OBJETIVOS DA AULA: O Mercado Financeiro e sua composição Conceito de Mercado de Capitais Composição do Mercado de Capitais Histórico do

Leia mais

AULA 4 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS

AULA 4 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS AULA 4 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS Professora Mestre Keilla OBJETIVOS DA AULA: O Mercado Financeiro e sua composição Conceito de Mercado de Capitais Composição do Mercado de Capitais Histórico do

Leia mais

Ações. acionista.com.br. eu sou, e você?

Ações. acionista.com.br. eu sou, e você? 2017 Ações acionista.com.br eu sou, e você? 1 Ações Ações na Bolsa de Valores, são pedaços de uma empresa disponíveis para que qualquer investidor comprar. Quando uma empresa é aberta, ela sede diversas

Leia mais

Os 6 passos para se tornar um investidor de sucesso

Os 6 passos para se tornar um investidor de sucesso Os 6 passos para se tornar um investidor de sucesso Introdução 03 Diversifique aplicações 13 Tenha dinheiro 05 Monitore sempre 15 Invista em educação financeira 07 Conclusão 17 Elabore uma estratégia 09

Leia mais

Alfa I - Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Vale do Rio Doce CNPJ nº /

Alfa I - Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Vale do Rio Doce CNPJ nº / Alfa I - Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Vale do Rio Doce CNPJ nº 04.892.370/0001-31 Demonstrações Financeiras Referentes ao Semestre Findo em 31 de Março de 2017 e Relatório dos Auditores Independentes

Leia mais

Produtos e Serviços Financeiros

Produtos e Serviços Financeiros 1 APRESENTAÇÃO DE APOIO Produtos e Serviços Financeiros 3º Encontro Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking 2 por Leandro Rassier Complementação + Aplicações práticas METODOLOGIA PARA COMPREENSÃO

Leia mais

Safra Fundo Mútuo de Privatização FGTS Petrobras C.N.P.J. nº /

Safra Fundo Mútuo de Privatização FGTS Petrobras C.N.P.J. nº / Safra Fundo Mútuo de Privatização FGTS Petrobras C.N.P.J. nº 03.910.929/0001-46 Demonstrações Financeiras Referentes ao Semestre findo em 30 de Setembro 2016 e Relatório dos Auditores Independentes Deloitte

Leia mais

Quem Pode Investir no TD?

Quem Pode Investir no TD? 2 1 3 Quem Pode Investir no TD? Pessoa física com CPF, residente no Brasil. Para tal: Cadastro junto a instituição financeira habilitada (conta corrente). Mínimo: R$ 30 por operação. Máximo: R$ 1.000.000,00

Leia mais

Alfa I - Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Petrobras CNPJ nº /

Alfa I - Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Petrobras CNPJ nº / CNPJ nº 03.919.892/0001-17 Demonstrações Financeiras Referentes ao Semestre Findo em 31 de Março de 2017 e Relatório dos Auditores Independentes Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes Demonstrativo

Leia mais

Renda Variável ETF Internacional. Renda Variável. ETF Internacional

Renda Variável ETF Internacional. Renda Variável. ETF Internacional Renda Variável Cotas de Fundo de Índice O produto O, também conhecido como Exchange Traded Fund (ETF), é um fundo de índice considerando investimento em renda variável. O produto representa uma comunhão

Leia mais

Demonstrações financeiras em 31 de março de 2014 e 30 de setembro de 2013

Demonstrações financeiras em 31 de março de 2014 e 30 de setembro de 2013 BRB - Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Vale do Rio Doce (CNPJ: 04.895.888/0001-29) Administrado pela BRB - Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. (CNPJ: 33.850.686/0001-69) KPDS 89057 !"

Leia mais

PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR DE RENDA VARIÁVEL

PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR DE RENDA VARIÁVEL PRINCIPAIS PRODUTOS E PERFIL DO INVESTIDOR DE RENDA VARIÁVEL CONCEITOS PERFIL DO INVESTIDOR CONCEITOS Investimentos que representam a propriedade de um ativo (bem ou direito) A remuneração é a valorização

Leia mais

GERAL FATO FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ Nº / (Administrado pela Corretora Geral de Valores e Câmbio Ltda.

GERAL FATO FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ Nº / (Administrado pela Corretora Geral de Valores e Câmbio Ltda. CNPJ Nº 18.746.967/0001-82 CNPJ Nº 92.858.380/0001-18 DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS ENCERRADAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2015 E 2014 1 Demonstrativo da composição e diversificação das aplicações em 31 de dezembro

Leia mais

Conheça os Fundos de Investimento Imobiliários (FIIS)

Conheça os Fundos de Investimento Imobiliários (FIIS) Conheça os Fundos de Investimento Imobiliários (FIIS) Os FIIS podem ser considerado uma forma diferente e inteligente de investir em imóveis. Os Fundos Imobiliário são formados por grupos de investidores

Leia mais

Tudo o que você precisa saber para operar Mini Contratos

Tudo o que você precisa saber para operar Mini Contratos Tudo o que você precisa saber para operar Mini Contratos Desenvolvido por André Moraes 1 Conteúdo O que são os contratos futuros?... 03 Mini Contratos... 04 Tipos de Mini Contratos... 05 Vantagens... 06

Leia mais

Letra Financeira - LF

Letra Financeira - LF Renda Fixa Letra Financeira - LF Letra Financeira O produto A Letra Financeira (LF) é um título de renda fixa emitido por instituições financeiras com a finalidade de captar recursos de longo prazo. Tem

Leia mais

Notas explicativas da Administração às demonstrações financeiras Em 31 de dezembro de 2014 e 2013 (Valores em R$, exceto o valor unitário das cotas)

Notas explicativas da Administração às demonstrações financeiras Em 31 de dezembro de 2014 e 2013 (Valores em R$, exceto o valor unitário das cotas) 1. Contexto operacional O CLUBE DE INVESTIMENTO INVEST TRADE ( Clube ) constituído por número limitado de cotistas que tem por objetivo a aplicação de recursos financeiros próprios para a constituição,

Leia mais

INVESTIMENTOS INTELIGENTES_. As melhores alternativas para você investir melhor

INVESTIMENTOS INTELIGENTES_. As melhores alternativas para você investir melhor INVESTIMENTOS INTELIGENTES_ As melhores alternativas para você investir melhor LUCRO É SABER INVESTIR_ Aprenda como! QUEM SOMOS_ O grupo_ SOMOS A MAIOR INSTITUIÇÃO FINANCEIRA INDEPENDENTE DA AMÉRICA LATINA

Leia mais

Oinvestidornovato.com. 1. Comece com planejamento Identifique os seus objetivos Escolha uma boa corretora 8

Oinvestidornovato.com. 1. Comece com planejamento Identifique os seus objetivos Escolha uma boa corretora 8 Índice 1. Comece com planejamento 3 2. Identifique os seus objetivos..6 3. Escolha uma boa corretora 8 4. Saiba onde investir quando tem muitas escolhas 10 5. Estude! Invista em você 12 1. Comece com planejamento

Leia mais

Proporcionam participação nos resultados da empresa e conferem voto em assembléia.

Proporcionam participação nos resultados da empresa e conferem voto em assembléia. Mercado de Ações: 1. O que são Ações Tipos Rentabilidade Dividendos Bonificação em ações 2. Como funciona o mercado de Ações Forma de Negociação Horário para negociação e After-Market Tipos de mercados

Leia mais

Alfa VII - Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Petrobras CNPJ nº /

Alfa VII - Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Petrobras CNPJ nº / CNPJ nº 03.925.702/0001-74 Demonstrações Financeiras Referentes ao Semestre Findo em 30 de setembro de 2016 e Relatório dos Auditores Independentes Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes Demonstrativo

Leia mais

5 DICAS PARA TER SUCESSO NA BOLSA

5 DICAS PARA TER SUCESSO NA BOLSA 5 DICAS PARA TER SUCESSO NA BOLSA 5 DICAS Para ter sucesso na bolsa Você quer começar a investir na bolsa, mas não sabe muito bem por onde começar? De início, pode até parecer difícil, mas não é! E o melhor,

Leia mais

Política de Compra e Venda de Valores Mobiliários

Política de Compra e Venda de Valores Mobiliários Política de Compra e Venda de Valores 1. OPERAÇÕES DE PESSOAS VINCULADAS E CARTEIRA PRÓPRIA São consideradas Pessoa Vinculada, conforme definição atribuída na Instrução CVM nº 505/11): a) administradores,

Leia mais

Safra Fundo de Investimento em Ações da Petrobrás (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 de

Safra Fundo de Investimento em Ações da Petrobrás (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 de Safra Fundo de Investimento em Ações da Petrobrás Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 de setembro de 2003 e parecer dos auditores independentes Parecer dos auditores independentes

Leia mais

Brazilian Depositary Receipt BDR Patrocinado

Brazilian Depositary Receipt BDR Patrocinado Renda Variável Brazilian Depositary Receipt BDR Patrocinado O produto Os Brazilian Depositary Receipts Patrocinados (BDR) são valores mobiliários emitidos no Brasil, que possuem como lastro ativos, geralmente

Leia mais

Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes

Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes Safra Vale do Rio Doce - Fundo de Investimento em Cotas de Fundos de (Administrado pelo Banco Safra de Investimento S.A.) Demonstrações Financeiras Referentes ao Exercício Findo em 30 de Junho de 2007

Leia mais

TÍTULO II - DAS DEFINIÇÕES

TÍTULO II - DAS DEFINIÇÕES TÍTULO II - DAS DEFINIÇÕES 3. Os termos utilizados no presente Regulamento, em sua forma plural ou singular e observado o disposto nos títulos que lhes são próprios, têm a seguinte definição: 3.1 Aceitação

Leia mais

MANUAL DE CLUBES DE INVESTIMENTO XP INVESTIMENTOS CCTVM S/A. Departamento de Clubes

MANUAL DE CLUBES DE INVESTIMENTO XP INVESTIMENTOS CCTVM S/A. Departamento de Clubes MANUAL DE CLUBES DE INVESTIMENTO XP INVESTIMENTOS CCTVM S/A Departamento de Clubes Versão 2.0 Junho/2012 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1 O que é um clube de investimento?... 3 1.2 Como criar um clube de

Leia mais

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA OPERAR MINI CONTRATOS

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA OPERAR MINI CONTRATOS TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA OPERAR MINI CONTRATOS 1 O QUE SÃO OS CONTRATOS FUTUROS? São contratos de compra e venda padronizados, notadamente no que se refere às características do produto negociado,

Leia mais

Alfa VIII - Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Petrobras CNPJ nº /

Alfa VIII - Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Petrobras CNPJ nº / CNPJ nº 03.925.836/0001-95 Demonstrações Financeiras Referentes aos Semestres findos em 30 de setembro de 2016 e Relatório dos Auditores Independentes Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes Demonstrativo

Leia mais

FUNDOS DE INVESTIMENTOS - 5 CUIDADOS QUE O INVESTIDOR DEVE TER

FUNDOS DE INVESTIMENTOS - 5 CUIDADOS QUE O INVESTIDOR DEVE TER FUNDOS DE INVESTIMENTOS - 5 CUIDADOS QUE O INVESTIDOR DEVE TER Antes, é importante considerar se terá capacidade de fazer a gestão por conta própria ou se seria mais adequado contratar um gestor especialista,

Leia mais

Alfa III - Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Vale do Rio Doce CNPJ nº /

Alfa III - Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Vale do Rio Doce CNPJ nº / CNPJ nº 04.892.365/0001-29 Demonstrações Financeiras Referentes aos Semestre findo em 30 de setembro de 2016 e Relatório dos Auditores Independentes Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes Demonstrativo

Leia mais

Demonstrações financeiras em 31 de março de 2014 e 30 de setembro de 2013

Demonstrações financeiras em 31 de março de 2014 e 30 de setembro de 2013 BRB - Fundo Mútuo de Privatização FGTS PETRO- BRAS (CNPJ: 03.911.561/0001-30) Administrado pela BRB - Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. (CNPJ: 33.850.686/0001-69) 31 de março de 2014

Leia mais

Maior retorno e menor risco que a Poupança.

Maior retorno e menor risco que a Poupança. Maior retorno e menor risco que a Poupança. Tesouro Direto é ainda pouco utilizado, mas com potencial de ser cada vez mais explorado no Brasil. É um investimento em títulos de renda fixa, com liquidez

Leia mais

AULA 5 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES. Prof Mestre Keilla

AULA 5 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES. Prof Mestre Keilla AULA 5 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES Prof Mestre Keilla ATENÇÃO: MUITA COISA PARA COPIAR EM SALA!!! COMPLETANDO ALGUNS SLIDES Objetivo da aula: Importância do Mercado de Capitais para o Mercado Financeiro.

Leia mais

As ações, em sua maioria, são negociadas a partir de códigos formados através de letras e números:

As ações, em sua maioria, são negociadas a partir de códigos formados através de letras e números: Como funciona o mercado de ações No Brasil, as ações de empresas de capital aberto são listadas e negociadas na BM&FBovespa. Já as corretoras, são as responsáveis por fazer o meio de campo entre os investidores

Leia mais

AULA 3 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS

AULA 3 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS AULA 3 INTRODUÇÃO AO MERCADO DE CAPITAIS Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela UEFS Contatos: E-mail: keillalopes@ig.com.br

Leia mais

Canais de negociação: Home Broker Mesa de Operações Boleta Rápida AE Broadcast Ágora Station

Canais de negociação: Home Broker Mesa de Operações Boleta Rápida AE Broadcast Ágora Station No mercado de opções são negociados direitos de compra e venda de um lote de ativos, com preços e prazos predeterminados. Ao adquirir uma opção, o investidor pode exercer seus direitos sobre o ativo até

Leia mais

Safra Fundo de Investimento em Ações Vale do Rio Doce (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30

Safra Fundo de Investimento em Ações Vale do Rio Doce (Administrado pelo Banco Safra S.A.) Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 Safra Fundo de Investimento em Ações Vale do Rio Doce Demonstrações Financeiras em 31 de março de 2004 e em 30 de setembro de 2003 e parecer dos auditores independentes Parecer dos auditores independentes

Leia mais

Você sabe o que o Mercado de Capitais negocia?

Você sabe o que o Mercado de Capitais negocia? Tema Mercado de Capitais Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação MBA em Administração e Finanças Mercado Financeiro Nacional e Internacional Mercado de Capitais Me. Marcos Antonio Koteski

Leia mais

EBOOK GRATUITO FUNDOS DE INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS

EBOOK GRATUITO FUNDOS DE INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS EBOOK GRATUITO FUNDOS DE INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS Índice 01 O que são os Fundos de 12 Investimentos Imobiliários Vantagens em negociar FIIs 02 Como funcionam os FIIs? 13 Como montar uma carteira de FIIs

Leia mais

ETFs no Brasil. Guia dos

ETFs no Brasil. Guia dos Guia dos ETFs no Brasil Por que todo investidor deve conhecer os ETFs? Neste guia, exploramos os fundamentos desse produto inovador e seu rápido crescimento no Brasil e no mundo. Abordamos também as perguntas

Leia mais

TÍTULO PÚBLICO FEDERAL. Manoela Barreto

TÍTULO PÚBLICO FEDERAL. Manoela Barreto TÍTULO PÚBLICO FEDERAL Manoela Barreto EXPERIÊNCIA Economista Diretora de ONG que divulga a ENEF Sócia da Ourum Investimentos e Câmbio Demais detalhes TÍTULOS PÚBLICOS FEDERAIS - CONCEITO Um título público

Leia mais

Lâmina de Informações Essenciais do. Título Fundo de Investimento Multimercado Longo Prazo (Título FIM-LP) CNPJ/MF:

Lâmina de Informações Essenciais do. Título Fundo de Investimento Multimercado Longo Prazo (Título FIM-LP) CNPJ/MF: Lâmina de Informações Essenciais do Informações referentes à Janeiro de 2017 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o TÍTULO FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO - LONGO PRAZO (Título

Leia mais

AULA 5 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES. Prof Mestre Keilla

AULA 5 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES. Prof Mestre Keilla AULA 5 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE AÇOES Prof Mestre Keilla Objetivo da aula: Importância do Mercado de Capitais para o Mercado Financeiro. Ações Conceito Tipos de ações(ordinárias e preferenciais) Formas

Leia mais

SUMÁRIO. Introdução 3. O Problema da Previdência Privada 4. Opções de Investimentos para Adiantar a Sua Aposentadoria 8

SUMÁRIO. Introdução 3. O Problema da Previdência Privada 4. Opções de Investimentos para Adiantar a Sua Aposentadoria 8 1 SUMÁRIO Introdução 3 O Problema da Previdência Privada 4 Opções de Investimentos para Adiantar a Sua Aposentadoria 8 Descubra Quando Você Vai Se Aposentar 13 Conheça o Curso do Investidor de Sucesso

Leia mais

JOGO DA BOLSA REGULAMENTO

JOGO DA BOLSA REGULAMENTO 1 JOGO DA BOLSA REGULAMENTO Objetivo: O Jogo terá como objetivo levar aos acadêmicos do Curso de Administração da FSG os conhecimentos e práticas dentro da bolsa de valores e no mercado financeiro, sendo

Leia mais

Alfa III - Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Petrobras CNPJ nº /

Alfa III - Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Petrobras CNPJ nº / Alfa III - Fundo Mútuo de Privatização - FGTS Petrobras CNPJ nº 03.917.545/0001-55 Demonstrações Financeiras Referentes ao Semestre Findo em 31 de Março de 2017 e Relatório dos Auditores Independentes

Leia mais

Copyright 2019 Leandro Ávila

Copyright 2019 Leandro Ávila 1 Copyright 2019 Leandro Ávila Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9610 de 19/02/1998. Nenhuma parte deste livro poderá ser reproduzida ou transmitida sejam quais os meios empregados como

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL 2019 APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL PLANNER CORRETORA DE VALORES E SERVIÇOS FINANCEIROS 1 PLANNER CORRETORA DE VALORES 2019 NOSSA HISTÓRIA Mais de 20 anos de atuação e experiência no mercado financeiro. NOSSA

Leia mais

E-BOOK COMO INVESTIR OURO E DÓLAR

E-BOOK COMO INVESTIR OURO E DÓLAR E-BOOK COMO INVESTIR OURO E DÓLAR COMO INVESTIR EM OURO E DÓLAR A intenção desse E-Book é falar um pouco de investimentos que são procurados em função de serem considerados verdadeiros portos seguros :

Leia mais

MANUAL DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE LIQUIDEZ E MARCAÇÃO A MERCADO - MaM

MANUAL DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE LIQUIDEZ E MARCAÇÃO A MERCADO - MaM MANUAL DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE LIQUIDEZ E MARCAÇÃO A MERCADO - MaM Junho de 2016 Sumário 1. OBJETIVO... 3 2. DEFINIÇÃO... 3 3. POLÍTICA DE GERENCIAMENTO DO RISCO DE LIQUIDEZ... 3 3.1 Critérios para

Leia mais

Renda Variável Dólar a Vista. Renda Variável. Dólar a Vista

Renda Variável Dólar a Vista. Renda Variável. Dólar a Vista Renda Variável O produto As operações no mercado de câmbio contemplam a negociação de moedas estrangeiras entre participantes com diferentes objetivos. Podem ser divididas, basicamente, em operações do

Leia mais

Durante a Distribuição, o administrador adquiriu Ações da Petrobrás ON no montante do patrimônio líquido do fundo. Banco Itaú S.A.

Durante a Distribuição, o administrador adquiriu Ações da Petrobrás ON no montante do patrimônio líquido do fundo. Banco Itaú S.A. São Paulo, setembro de 2006 Prezado Cotista, Em atendimento à instrução CVM n 279, estamos encaminhando o balanço do fundo ITAÚ PETROBRAS Fundo Mútuo de Privatização FGTS, para que você obtenha informações

Leia mais

PRODUTOS BANCÁRIOS FUNDOS DE INVESTIMENTO: Taxas: - Administração: Calculada dia útil e deduzida da cota; - Performance: Quando supera um indicador

PRODUTOS BANCÁRIOS FUNDOS DE INVESTIMENTO: Taxas: - Administração: Calculada dia útil e deduzida da cota; - Performance: Quando supera um indicador PRODUTOS BANCÁRIOS FUNDOS DE INVESTIMENTO: Taxas: - Administração: Calculada dia útil e deduzida da cota; - Performance: Quando supera um indicador de referência (BENCH); DESPESAS (encargos do fundo):

Leia mais

Nova Política de Tarifação. agosto/2011

Nova Política de Tarifação. agosto/2011 Nova Política de Tarifação agosto/2011 1 Nova estrutura de Tarifação da BM&FBOVESPA Segmento Bovespa Nova tarifação reflete melhor a estrutura de custos da companhia Levando a um maior alinhamento ao mercado

Leia mais

Tutorial para uso do Software Folhainvest

Tutorial para uso do Software Folhainvest Tutorial para uso do Software Folhainvest O software Folhainvest, disponível em www.folhainvest.folha.com.br, trata-se de um software para a simulação no mercado acionário. Aqui, nesse laboratório virtual,

Leia mais

GRADUAL MULTIESTRATÉGIA FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO (Administrado pela Gradual C.C.T.V.M. S/A)

GRADUAL MULTIESTRATÉGIA FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO (Administrado pela Gradual C.C.T.V.M. S/A) (Administrado pela Gradual C.C.T.V.M. S/A) NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PARA O EXERCÍCIO FINDO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 E 2009 (Valores em R$ mil, exceto o valor unitário das cotas) 1.

Leia mais

CLUBE DE INVESTIMENTO THERAS CNPJ (MF) Nº / (Administrado Planner Corretora de Valores S.A.)

CLUBE DE INVESTIMENTO THERAS CNPJ (MF) Nº / (Administrado Planner Corretora de Valores S.A.) 1. CONTEXTO OPERACIONAL O ( Clube ) constituído por número limitado de cotistas que tem por objetivo a aplicação de recursos financeiros próprios para a constituição, em comum, de carteira diversificada

Leia mais

Tutorial da Calculadora de IR

Tutorial da Calculadora de IR Tutorial da Calculadora de IR ÍNDICE 1. Calculadora de IR do Banco do Brasil... 03 2. Características do Serviço... 04 3. Habilitação no Serviço... 06 4. Inclusão das Posições Iniciais... a) IRRF e Prejuízo

Leia mais

Prof. Marcelo Delsoto

Prof. Marcelo Delsoto Conceitos Gerais Investimento é um conceito originário do campo da Economia e que tem uma grande importância para as organizações. O investimento, em seu sentido econômico, significa utilizar recursos

Leia mais

BM&FBOVESPA divulga balanço de operações de outubro de 2010

BM&FBOVESPA divulga balanço de operações de outubro de 2010 BM&FBOVESPA divulga balanço de operações de outubro de 2010 Segmento Bovespa estabelece recordes históricos de volume financeiro total, média diária de volume e de número de negócios Empréstimos de ações

Leia mais

Perfis de Investimento

Perfis de Investimento Perfis de Investimento Escolha seu Perfil Escolha seu Perfil...3 Perfis de Investimento...4 Perfil Superconservador... 5 Perfil Conservador... 5 Perfil Moderado... 6 Perfil Agressivo... 6 Exemplos de Rentabilidade...7

Leia mais

Investimentos II APRESENTAÇÃO DE APOIO. 3º Encontro. Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking

Investimentos II APRESENTAÇÃO DE APOIO. 3º Encontro. Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking 1 Investimentos II APRESENTAÇÃO DE APOIO 3º Encontro Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking 2 por Leandro Rassier Complementação + Aplicações práticas 3 por Leandro Rassier Mercado de Renda

Leia mais

Os restantes 5% (cinco por cento) do patrimônio do fundo poderão ser mantidos em depósitos à vista ou aplicados em:

Os restantes 5% (cinco por cento) do patrimônio do fundo poderão ser mantidos em depósitos à vista ou aplicados em: LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS 1. Público-alvo dezembro/2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o CSHG TOP FUNDO DE INVESTIMENTO EM COTAS DE FUNDOS DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO.

Leia mais

XP Corporate Macaé - FII (XPCM11)

XP Corporate Macaé - FII (XPCM11) XP Corporate Macaé - FII (XPCM11) PERFIL DO FUNDO Os recursos do Fundo oriundos da 1ª Emissão de Cotas foram investidos na aquisição do Imóvel The Corporate em Macaé-RJ, de forma a proporcionar a seus

Leia mais

BRB FUNDO MÚTUO DE PRIVATIZAÇÃO FGTS VALE DO RIO DOCE (Administrado pela BRB Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.)

BRB FUNDO MÚTUO DE PRIVATIZAÇÃO FGTS VALE DO RIO DOCE (Administrado pela BRB Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.) BRB FUNDO MÚTUO DE PRIVATIZAÇÃO FGTS VALE DO RIO DOCE (Administrado pela BRB Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A.) Relatório dos auditores independentes Demonstrações contábeis Em 31 de

Leia mais

Aprenda a investir em ações

Aprenda a investir em ações Aprenda a investir em ações O manual completo! Você cuida bem do seu dinheiro? O mercado de ações é realmente fascinante! E que bom que você baixou este e-book para ler e esclarecer todas as suas dúvidas

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL 2018 APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL PLANNER CORRETORA DE VALORES E SERVIÇOS FINANCEIROS 1 PLANNER CORRETORA DE VALORES 2018 NOSSA HISTÓRIA Mais de 20 anos de atuação e experiência no mercado financeiro. NOSSA

Leia mais

Míni de Café WEBTRADING. É acessível. É descomplicado. É para você.

Míni de Café WEBTRADING. É acessível. É descomplicado. É para você. Míni de Café WEBTRADING É acessível. É descomplicado. É para você. WEBTRADING O futuro em um clique Com apenas um clique, você pode negociar minicontratos. O acesso ao WTr é simples, rápido e seguro. A

Leia mais

PLANO CELPOS CD. QUEM PODE ADERIR AO PLANO? Podem aderir, todos os empregados das patrocinadoras (Celpe e Celpos), com contrato de trabalho vigente.

PLANO CELPOS CD. QUEM PODE ADERIR AO PLANO? Podem aderir, todos os empregados das patrocinadoras (Celpe e Celpos), com contrato de trabalho vigente. PLANO CELPOS CD O QUE É O PLANO CELPOS CD? O Plano Misto I de Benefícios CELPOS CD é um plano de previdência complementar cujo benefício de aposentadoria programada é calculado de acordo com o saldo das

Leia mais

Copyright 2018 Leandro Ávila

Copyright 2018 Leandro Ávila 1 Copyright 2018 Leandro Ávila Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9610 de 19/02/1998. Nenhuma parte deste livro poderá ser reproduzida ou transmitida sejam quais os meios empregados como

Leia mais