UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA 5S PARA A QUALIDADE TOTAL Por: Cláudia Rodrigues Gonçalves Orientador Profa. Fabiane Muniz Rio de Janeiro 2009 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES

2 2 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE UTILIZAÇÃO DO PROGRAMA 5S PARA A QUALIDADE TOTAL Apresentação de monografia à Universidade Candido Mendes como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Administração da Qualidade. Por: Cláudia Rodrigues Gonçalves

3 3 AGRADECIMENTOS A minha família que sempre esteve ao meu lado.

4 4 DEDICATÓRIA Dedico a todas as pessoas que estão sempre ao me lado me apoiando e incentivando.

5 5 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 06 CAPÍTULO I - Definição dos 5 S 11 CAPÍTULO II - A influencia do programa 5S para a qualidade total nas Instituições 19 CAPÍTULO III A importância da participação de todos os colaboradores para o sucesso do programa 5S 33 CONCLUSÃO 40 BIBLIOGRAFIA CONSULTADA 42

6 6 I TRODUÇÃO Este trabalho tem como objetivo mostrar os benefícios da implementação e manutenção do programa 5S dentro das instituições e empresas, além disso definir cada um dos 5 S e enfatizar a importância do empenho e colaboração de todos os funcionários. Atualmente, a qualidade passou a fazer parte dos objetivos de toda instituição. Para que a qualidade total seja alcançada, existem algumas ferramentas que auxiliam neste caminho, dentre estas ferramentas, temos o programa 5S, este programa se destaca por seus resultados positivos dentro das instituições, esta ferramenta é algo extremamente básico, quando o assunto é qualidade. E como qualidade, entende-se a satisfação e atendimento e superação das expectativas por parte dos clientes, mas não somente isso, qualidade é algo que deve ser desenvolvida e alcançada de forma sistêmica. O programa 5S gera muitos benefícios em qualquer tipo de empresa, pois colabora para a manutenção da ordem, limpeza e disciplina, que são essenciais em instituições. Cada um destes 5 S, representa uma etapa dentro do programa que devem ser implementadas em seqüência. Para que isso ocorra, é necessário um plano estratégico, e o programa deve ocorrer com o envolvimento e a participação de todos os colaboradores, desde a mais alta direção até o funcionário mais humilde.

7 7 De acordo com experiências de empresas que utilizam esta ferramenta, o desafio maior consiste na manutenção do 5S, e não em sua implementação. Os colaboradores precisam estar dispostos a fazer o programa funcionar, e assim os benefícios se tornam visíveis, além disso, o ambiente de trabalho melhora, o dia a dia das pessoas e a rotina se modificam, e conseqüentemente, o trabalho flui melhor, e os resultados, em todos os sentidos, são mais satisfatórios. Com o tempo, a cultura dos funcionários e também da empresa se modifica, e a manutenção do programa passa a ser algo bastante natural, ou seja, cada conceito aprendido sobre o programa 5S passa a fazer parte e passa a ser uma realidade na rotina de trabalho.

8 8 METODOLOGIA A metodologia utilizada para realização deste trabalho é baseada em pesquisa de Referência Bibliográfica sobre a qualidade e sobre o programa 5S. Os principais autores utilizados como fonte de consulta neste trabalho foram: Antônio Lourenço Junior e Haroldo Ribeiro. Além disso uma outra fonte de consulta foi o livro SENAI Unidade de Estudo 5S: É hora de mudar.

9 9 RESUMO O programa 5S é uma ferramenta que vem sendo muito utilizada por empresas e instituições, que cada vez mais priorizam a qualidade total, no ambiente de trabalho e nos processos, para que assim, o seu produto final atenda às expectativas de seu cliente. Este programa tem como objetivo, entre outras coisas, melhorar o ambiente de trabalho, tornar a rotina mais organizada. A implementação dos 5S gera benefícios dentro da empresa, otimiza o tempo, e colabora para tornar o processo mais ágil e seguro. E assim melhorar a qualidade final do produto, aumentando a satisfação e confiança do cliente com relação à empresa. Para que isso ocorra, e o programa 5S efetivamente tenha êxito, é necessário que se faça tudo de forma ordenada e planejada. Deve haver mobilização das pessoas, fazendo com que elas entendam os objetivos e as vantagens que o programa pode gerar para a empresa como um todo, e também para cada funcionário.

10 10 Devemos pensar que quanto melhor a empresa está, melhor para todos, pois há um crescimento em conjunto, e a prosperidade da empresa, representa benefícios para todos os colaboradores. A sigla 5S teve sua origem em 5 palavras japonesas, que se iniciam com a letra S, SEIRI, SEITON, SEISO, SEIKETSU e SHIATSUKE. Cada uma destas palavras foi adaptada e traduzida de uma forma em cada país. Aqui no Brasil as palavras correspondem a: Seleção, Ordenação, Limpeza, Higiene e Disciplina. O programa teve início no Japão, na década de 50, hoje em dia o programa é utilizado em vários países.

11 11 CAPÍTULO I Neste primeiro capítulo, que foi dividido em dois tópicos e cinco subtópicos, iremos abordar o significado do programa 5S nas instituições, incluindo a definição de cada um dos S ( SEIRI, SEITON, SEISO, SEIKETSU e SHIATSUKE). 1.1 Definição dos 5S Os 5S surgiram no Japão na década de 50. Naquela época aquele país precisava superar uma situação econômica bastante difícil. Um dos caminhos encontrados para isto foi a implementação de processos de Gestão da Qualidade, iniciados pelos 5S. (SENAI, 1999). O sistema consta de 5 palavras em japonês que se iniciam com a letra S, e que no Brasil foram precedidas pela palavra senso. Algumas outras denominações têm sido observadas como seleção, organização, padronização, bons hábitos, disciplina, asseio, etc. Isto não tem tanta importância. O que importa na verdade, é desenvolver nas pessoas um senso comum, capaz de distinguir o certo do errado e, com isto, obter resultados positivos, tanto em nível pessoal quanto organizacional. (Lourenço, 1999).

12 12 Hoje os 5S vêm sendo praticados no Japão com seriedade e entusiasmo nas organizações produtivas. Seus conceitos também são aplicados nas escolas e praticados em ambiente familiar. As 5 palavras iniciadas com S contêm as idéias a serem desenvolvidas nos 5S. No Brasil, o mais usual é interpretá-las como sensos. Uma boa capacidade de sentir, faculdade de discernir, aplicação correta da razão para julgar ou raciocinar em cada caso particular da vida. Com a obtenção de bons resultados, o programa 5S começa a ser utilizado por empresas e instituições de vários países do mundo. E o que significa cada uma destas 5 palavras originadas do Japão? SEIRI Senso de seleção, de utilização ou descarte; SEITON Senso de ordenação, de arrumação; SEISO Senso de limpeza; SEIKETSU Senso de higiene, de conservação ou de padronização; SHIATSUKE Senso de disciplina; 1.2 Decifrando cada um dos 5 S O primeiro S - SEIRI Seleção SEIRI representa o senso de seleção, isto é, de utilização. A idéia é que devemos ter somente o que necessitamos. Praticar a seleção é fundamental na aplicação dos 5S. (SENAI, 1999).

13 13 Separar o útil do inútil, e manter somente o necessário, e na quantidade adequada, descartando todo o resto., mesmo que aparentemente este resto ainda seja útil, deve-se avaliar a real necessidade de manter certos objetos. Segundo Lourenço (1999), Esta é uma tarefa difícil para muitas pessoas, que acham que algum dia podem precisar de determinada coisa, e assim não efetuam a seleção. Mas este é um ponto fundamental para a implementação do programa 5S. Sem que ocorra a seleção é completamente impossível desenvolver todo o restante do programa 5S. Incrementar melhorias a este senso, é procurar agir, não só no sentido das melhorias físicas imediatas mas, também no comportamento e atitude das pessoas. Desta maneira, a organização poderá garantir que o quadro anterior ao programa e a aplicação deste senso jamais volte a existir. (Lourenço, 1999). Uma grande dificuldade que as pessoas encontram para efetuar a seleção é exatamente devido à cultura que se adquire, pois desde cedo o que se aprende é que deve-se guardar as coisas por muito tempo O segundo S SEITON Ordenação SEITON representa senso de ordenação, isto é, de arrumação. A idéia é cada coisa em seu lugar. Após a implementação do SEIRI, ou seja, depois de feita a seleção de tudo o que realmente é necessário, agora é a vez de manter a ordem. (SENAI, 1999)

14 14 O uso de etiquetas identificando as coisas é um facilitador na implementação do SEITON, pois permite que o objeto seja guardado exatamente em seu lugar, e assim quando uma outra pessoa precisar do objeto saberá exatamente onde encontrá-lo. (Ribeiro, 1994) Segundo Camargo (1994), é necessário dispor os itens necessários em uma ordem apropriada para que possam ser facilmente localizadas e o uso destas seja mais proveitoso, além disso, ganha-se tempo quando não há necessidade de procurar por muito tempo o objeto que se quer, tendo-o facilmente à mão sempre que necessário. Os exemplos relativos a este senso são bem extensos e podem ser observados no dia-a-dia: Placas de sinalização de trânsito, numeração de transportes coletivos, faixas de circulação de pedestres, prateleiras de supermercados e drogarias, numeração de assentos nos diversos meios de transportes, etc. Com o desenvolvimento do senso de ordenação, os diversos setores são estimulados a manter em seus devidos lugares e de forma sistemática, os recursos essenciais para o trabalho de rotina. (Lourenço, 1999) O terceiro S SEISO Limpeza SEISO representa senso de limpeza. E o que é limpeza? Limpeza é remover toda a sujeira do local de trabalho, das ferramentas, dos objetos e dos equipamentos para que o ambiente fique totalmente limpo.

15 15 Mas o terceiro S não quer transmitir apenas a idéia de limpeza. Ele dá ênfase ao comprometimento que se deve ter em fazer o que for necessário para manter o local de trabalho e os materiais usados para a execução de suas tarefas em condições adequadas para o uso. (SENAI, 1999). O senso de limpeza é mais ainda: Tem como objetivo encontrar as causas da sujeira ou do mal funcionamento dos equipamentos e eliminá-las, e nesse caso se torna mais difícil a reincidencia, ou seja, se a causa raiz da sujeira for encontrada e eliminada, torna-se muito mais fácil a manutenção da organização e limpeza dos lugares. Segundo Camargo (1994), limpeza é ter o ambiente de trabalho completamente livre de sujidades como pó e lixo, coisas que não devem estar em lugar algum. No que diz respeito à organização, esta poderá incentivar o desenvolvimento deste senso nas pessoas, viabilizando, sempre que possível, recursos para promover pequenos reparos que façam com que as áreas se tornem mais agradáveis. Prover os diversos setores com recipientes adequados para coleta de lixo, kits específicos de limpeza e padrões para manutenção e limpeza, são outros artifícios que visam a evitar que a sujeira e a bagunça tomem conta da organização. Mas é sempre bom lembrar que as pessoas precisam ser educadas em novas posturas e atitudes. Ao prover os setores com estes recursos, é necessário conscientizar as pessoas sobre os ganhos pessoais e organizacionais que todos poderão obter. (Lourenço, 1999).

16 O quarto S SEIKETSU Higiene SEIKETSU representa o senso de higiene. É caracterizado pelo conjunto de atividades necessárias para garantir a saúde física, mental e emocional do pessoal e os aspectos relacionados com a poluição ambiental. Para implementar o quarto S, é preciso que os 3S já tenham sido desenvolvidos, pois só assim, ocorrerá de fato um processo crescente de resultados durante o processo de implementação dos 5s. E o que inclui a prática da limpeza? Em síntese, higiene é usar roupas limpas, lavar as mãos antes das refeições, cuidar dos dentes e das condições físicas, seguir as normas de segurança. Verificar, todos os dias, as condições de trabalho e ter atitudes pessoais positivas com você e com outras pessoas. (SENAI, 1999). Para Camargo (1994), faz parte do SEIKETSU manter sempre um alto padrão de arrumação e organização do local de trabalho O quinto S SHITSUKE Disciplina SHITSUKE representa o senso de disciplina e para praticá-lo é preciso seguir as regras e os procedimentos estabelecidos. O senso de disciplina contribui para o constante crescimento profissional e humano.

17 17 Praticar a disciplina é ser capaz de realizar e cumprir as atividades, obedecendo regras estabelecidas, sem que ninguém precise mandar que elas sejam cumpridas. (SENAI, 1999). Com o tempo, a disciplina passa a ser algo totalmente natural, não é mais necessário esforços para que se mantenha tudo em seu devido lugar, pois a disciplina de cada um assim o fará. O senso de autodisciplina é uma construção infinita de uma maneira cada vez melhor de ser, agir e sentir. Na verdade é uma tentativa de consolidação dos sensos de Utilização, Ordenação, Limpeza e Saúde. ( Lourenço, 1999). Segundo Camargo (1994), faz parte da disciplina, treinar todo o pessoal para seguirem os procedimentos e métodos adotados e estipulados pela empresa, espontaneamente, sem reclamações, ou queixas, mas desempenhando as funções com boa vontade e dedicação. Segundo Lourenço (1999), a organização que procura desenvolver, em seus funcionários, um certo nível de autodisciplina compartilha com estes sua visão de futuro, estabelece metas desafiadoras, reconhece o bom trabalho realizado e proporciona um ambiente em que as pessoas possam, sobretudo, crescer. Cientes das diferenças existentes entre os seres humanos, as organizações devem procurar educar as pessoas à exaustão e, desta forma, usufruir o imenso potencial criativo existente nelas. Dos colaboradores, espera-se que cumpram padrões, normas e regras da organização e sociedade como um todo, estejam sempre prontos a trabalhar em equipe e que percebam a necessidade de, nos tempos atuais, cada vez mais se alinhar com as mudanças que se encontram ao seu redor, no ambiente de trabalho. (Lourenço, 1999)

18 18 O quinto S, disciplina, talvez seja o mais importante de todos, pois de nada adianta implementar boas maneiras e práticas dentro da empresa, se depois de todo o trabalho, as pessoas não se esforcem em manter tudo o que já foi adquirido. Todo o resultado final do programa 5S e sua efetiva durabilidade vai depender da disciplina.

19 19 CAPÍTULO II Neste segundo capítulo, iremos entender a importância deste programa dentro das instituições, para isso vamos detalhar os benefícios gerados por cada um dos 5S. O capítulo está dividido em 3 tópicos principais. E logo no início vamos esclarecer o que é qualidade. 2- A influencia do programa 5 S para a qualidade total dentro das instituições 2.1 O que é qualidade? É comum a definição de qualidade como satisfação do cliente. Porém a obtenção da qualidade total só é possível através de uma visão sistêmica de todos os agentes envolvidos em qualquer processo produtivo (bens e serviços). Qualidade relaciona-se com atendimento às expectativas ( Ribeiro, 1994). Segundo Lourenço (1999), produzir apenas não basta. É preciso produzir com qualidade, entenda qualidade como sendo um conjunto de atributos inerentes ao produto ou serviço, sem os quais o mercado atual simplesmente ignora e relega a um plano inferior as empresas que não atentam para isso.

20 A busca da qualidade As Instituições estão sempre dispostas a adquirir qualidade, de seus processos, seus produtos, enfim, a qualidade total passou a ser algo indispensável nos dias de hoje. A competição para se manter no mercado é grande, isso justifica o fato das empresas grandes e pequenas estarem sempre a procura de melhorias contínuas, de processos, de procedimentos, enfim melhorias que garantam a qualidade do produto final, que será disponibilizado para os clientes no competitivo mercado atual. O objetivo maior das organizações que buscam os programas de qualidade e Produtividade nada mais é do que sobreviver e prosperar no mercado cada vez mais competitivo. Sobreviver nos dias de hoje significa romper com os métodos de gestão ultrapassados e disponibilizar à sociedade um produto/ serviço que leve satisfação a esta. Prosperar significa elevar este índice de satisfação a níveis cada vez maiores. Esta é, em última instância, a razão de existirem as organizações: Satisfazer a necessidade das pessoas. ( Lourenço, 1999). Segundo Ribeiro(1994), para a obtenção de qualidade as instituições precisam usar de ferramentas disponíveis, entre as ferramentas mais utilizadas, está o Programa 5S, que é algo muito básico e gera resultados muito satisfatórios, este programa pode ser implementado como um plano estratégico que, ao longo do tempo, passa a ser incorporado na rotina, contribuindo para a qualidade total.

21 21 O investimento feito pela instituição não é algo tão grande, deve-se priorizar os constantes treinamentos aos colaboradores, e todos devem estar envolvidos neste processo. Muitas empresas optam por agendar uma data para implementação do programa, é o chamado dia D. Após este dia, vem a parte mais complicada, que é a manutenção do programa, mas quando este é um objetivo de todos, fica bem mais fácil alcançar o sucesso. O programa 5S está longe de ser uma panacéia (remédio para todos os males), sendo desaconselhável a sua implementação com a expectativa de solucionar problemas em ambientes de conflito. É um processo simples, com resultados imediatos e duradouros para o homem ( dentro e fora da empresa), para a empresa, para os clientes e para o meio ambiente. Enfim, o 5S é a Base da Qualidade Total, Ribeiro (1994). 2.3 O 5S e a mudança. Segundo Lourenço (1999), sempre que se fala em mudar algo, ou mesmo introduzir um programa novo em uma organização, que modifica a maneira de ser, agir e sentir das pessoas, são observadas as mais variadas reações por parte delas. Desde o medo, estagnação, simpatia, antipatia, insegurança e até mesmo uma forte repulsa capaz de levar algumas a empunhar com veemência a bandeira da resistência. É preciso entender e aceitar como inerentes aos seres humanos estas reações típicas que acontecem em qualquer tipo de organização. Para contornar

22 22 esta situação não existe uma fórmula que ensine a evitar este tipo de reação, mas alguns cuidados podem ser tomados de forma a diminuir ou mesmo contornar algumas delas. Transparência, abertura, honestidade, estabelecimento de metas e divulgação de resultados e até mesmo retribuição são algumas das atitudes essenciais para a condução de um programa de mudanças bem sucedido. Lourenço (1999) A importância de cada um dos S dentro do programa 5 S O primeiro S Seleção Efetuar a seleção do que devemos ou não devemos ter no setor de trabalho é algo de extrema importância. Não por acaso, este é o primeiro S, quando descartamos coisas e materiais que não iremos mais utilizar, ganha-se muito espaço disponível, que pode ser usado para coisas realmente necessárias. Algo importante a fazer, é convencer as pessoas a criar o hábito de desenvolver este senso de seleção. A falta de senso de seleção e utilização atrapalha muito. Acumular documentos desatualizados, ferramentas quebradas, equipamentos velhos traz prejuízos ao bom andamento de qualquer trabalho.

23 23 Segundo Ribeiro (1994) para incorporar o senso de seleção, e desta forma seguir no caminho para obtenção da qualidade, é preciso estar atento para certos procedimentos. - Separe o que realmente é necessário para a realização de suas atividades, e o que julgar desnecessário, consulte um outro colega, pois este pode se interessar. Caso existam coisas que pertençam a outras pessoas ou à empresa que pareçam desnecessárias, Não se deve descartá-las imediatamente. O que se pode fazer é colocar uma etiqueta de controle no objeto. A etiqueta deve conter informações como descrição do item, data de colocação da etiqueta e o prazo para resposta. Caso não se obtenha resposta neste prazo, ou a não se tenha mais utilidade para ninguém, aí sim as coisas devem ser descartadas. ( Camargo, 1994); Ainda de acordo com Camargo (1994), ao final do período estipulado, devese verificar a etiqueta de controle e ver se alguém respondeu ou agiu de acordo. Todas as empresas deveriam estabelecer padrões objetivos para reter e jogar coisas fora. Em todos os casos cabe a alta direção da empresa ou instituição, dar a palavra final, que deverá ser acatada pelos demais. - Não aproveite cantinhos para acumular papéis, documentos, equipamentos ou qualquer outra coisa que você não vai usar. Mantenha as áreas de circulação livre; Isso inclui descartar agendas com anotações antigas, canetas e blocos que não são utilizados, etc; - Classifique o material de trabalho, e separe-os segundo a freqüência de uso, tendo o cuidado de manter o material que é utilizado com maior freqüência em um local de mais fácil acesso, pois assim na hora que seu uso se faz necessário, evita-se perder tempo. Da mesma forma, os materiais que não são utilizados com tanta freqüência podem ser guardados em um local que seja de acesso mais difícil, visto que nem sempre precisa-se alcançá-lo.

24 24 Com algumas mudanças simples, podemos obter ótimos resultados na implementação do senso de seleção, tais como: Melhor uso do espaço físico pela eliminação do que não é útil; Melhor uso de tempo porque fica bem mais fácil encontrar o que se quer; Diminuição do desperdício de materiais, e do próprio esforço; Reutilização de materiais; Aumento das condições de segurança, os acidentes diminuem; O segundo S Ordenação É muito importante, que após a seleção do que é necessário ter no ambiente de trabalho, estas coisas estejam ordenadas, arrumadas, em seus devidos lugares, assim na hora que for necessária sua utilização, o acesso será facilitado. Efetuando o SEITON, deve-se sempre ter em mente que tudo deve estar em seu devido lugar. Portanto o primeiro passo a seguir é decidir em que lugar se deve colocar cada coisa. Tendo elaborado um plano de localização das coisas, as coisas e objetos serão encontrados mais facilmente (Camargo, 1994). Para ordenar é preciso escolher uma forma para identificar os materiais, quaisquer que sejam eles: Documentos, objetos, ferramentas, peças ou

25 25 equipamentos. Somente desta forma poderão ser guardados em locais adequados e serem identificados, com facilidade por qualquer pessoa. Veja como as coisas estão dispostas em seu local de trabalho. Estas devem estar arrumadas de acordo com um sistema determinado, e não aleatoriamente. Tudo deve estar em seu devido lugar. Para a arrumação das coisas, deve-se lembrar da freqüência com que estas são usadas. Aquelas que são usadas com maior freqüência devem estar mais próximas, para que sejam alcançadas facilmente e não seja desperdiçado tempo para buscá-las. ( Camargo, 1994). Coisas que não são usadas com tanta freqüência podem ser colocadas a uma distância maior de sua estação de trabalho, mas também devem ter seu local apropriado para que sejam localizadas facilmente quando preciso. Para auxílio na prática do Senso de ordenação e continuar seguindo na qualidade, fique atento a alguns procedimentos necessários: - Identificação: Identifique as áreas e itens ou materiais que vão ser estocados. Os documentos devem ter numeração apropriada; - Padronização: Crie locais padronizados por cor, dimensão ou outras formas, para estocar ou depositar os materiais; - Utilização: Crie o hábito de recolocar sempre o que usou no mesmo lugar onde estava estocado; - Arrumação: Mantenha tudo em ordem, arrumado em local apropriado. Um lugar para cada objeto, cada objeto em seu lugar;

26 26 - Unidade: Mantenha o princípio, um só é melhor ou seja, uma só cor, um só local, uma só dimensão. Entre os muitos benefícios que um ambiente ordenado gera, podemos citar: Melhor aparência do local de trabalho; Melhor comunicação, uma vez que a linguagem da ordenação é conhecida por todos; Maior facilidade para encontrar, a qualquer momento um determinado material; Facilidade de acesso ao material necessário ao desenvolvimento do trabalho; Facilidade para identificar rapidamente os materiais que necessitam de manutenção ou substituição; Economia de tempo e diminuição do cansaço físico; O terceiro S Limpeza Se a prática da limpeza for incorporada ao seu dia a dia, tudo se tornará mais agradável e a produtividade crescerá também. É muito importante que o ambiente de trabalho esteja limpo e ordenado. E o ideal é que a limpeza seja vista como uma forma de inspeção. Ter a consciência de que a limpeza é importante e fundamental é o ponto de partida para o comprometimento de todos com ela. É importante que se reserve um período diariamente para efetuar a limpeza, pois é muito mais fácil a manutenção de algo que se faz diariamente, do

27 27 que deixar acumular muita sujeira ao longo do tempo. Limpando regularmente evita-se a possibilidade de ter coisas com excesso de sujeira em ambientes de trabalho. ( Camargo, 1994). Para obter os benefícios que o hábito da limpeza traz, existem procedimentos adequados, vamos citar alguns: - Limpar sempre tudo o que for de uso diário: Pisos, paredes, tetos, janelas, armários, Etc. Não espere até as coisas ficarem sujas para limpá-las. Ao contrário, limpe-as regularmente para que não ocorra chance de ficarem sujas; - Colocar o lixo em locais adequados; - Deixar as paredes livres de desenhos ou cartazes desnecessários à realização das atividades; - Eliminar as causas da sujeira; - Pode-se também reservar 3 minutos todos os dias para limpar seu local de trabalho. Limpar é bem mais fácil e rápido se isso for feito todos os dias, uma vez que o pó acumulado seria pouco; - SEISO não inclui meramente a limpeza de sua própria estação de trabalho. Envolve também a limpeza regular de máquinas e ferramentas; destes: Muitos são os benefícios que o hábito da limpeza traz, vejamos alguns Ambiente de trabalho mais agradável; Melhoria do ânimo dos trabalhadores;

28 28 Melhores condições de saúde; Aumento da vida útil dos equipamentos; Aumento das condições de segurança; O quarto S - Higiene A prática de higiene é importante em qualquer lugar, e você é a primeira pessoa com quem deve se preocupar, afinal higiene é saúde. Em ambientes de trabalho a prática de higiene também deve ser uma das prioridades para todos os colaboradores, levando-se também em conta que a higiene pessoal e a boa aparência fazem bem para cada um e para todos à volta. Segundo Camargo (1994), depois de eliminar itens desnecessários e ordenar os necessários, fazer a limpeza dos mesmos e do ambiente de trabalho em si. Não se deve parar por aqui, o autor nos mostra como proceder: Tentar manter, conscientemente, o ambiente limpo, pois assim evita-se que muito em breve ocorra a descoberta que o local está sujo outra vez., e que os esforços foram desperdiçados; Criar um sistema de manutenção para o programa 5S, por exemplo, podese fazer uma programação para limpeza e organização do local de trabalho; Uma outra dica, é elaborar uma competição interdepartamental de 5S, assim todos estarão motivados e comprometidos com o sucesso do programa 5S.

29 29 Dentre os procedimentos que ajudam a cumprir a prática do senso de higiene estão: - Já estar praticando os 3 S anteriores; - Implantar uma padronização visual; - Incentivar a realização de exames periódicos e a prática dos exercícios físicos; - Manter banheiros, refeitórios, salas de trabalho e locais de lazer em excelentes condições de higiene; A prática da higiene é parte essencial dentro do programa 5S dentro das instituições, seus benefícios são muito importantes e dentre estes, podemos citar alguns: Torna o ambiente de trabalho mais agradável; Melhora o relacionamento entre as pessoas; Previne doenças e contribui para o melhor estado de saúde dos colaboradores; Aumenta as condições de segurança; Melhora a produtividade; O quinto S Disciplina Este é o S para encerrar a implantação do programa 5S. O senso de disciplina é importante em todas as áreas de nossas vidas, e contribui para o

30 30 constante crescimento como ser humano e como profissional dentro de uma instituição. Segundo Camargo (1994), esta responsabilidade é principalmente da gerência de uma empresa. A gerência deve treinar sua equipe e tentar desenvolver uma cultura dentro da empresa, pois assim os 5 S serão hábito de todos os colaboradores. O local de trabalho deve ser encarado como uma segunda casa, afinal a maior parte do tempo é passado no local de trabalho. Para criar um papel adequado, tendo muita disciplina, As atitudes e hábitos de cada um devem ser levados em conta. Pois não adianta limpar e por causa de maus hábitos, sempre tornar a sujar o ambiente. Para desempenhar adequadamente o SHITSUKE, deve-se haver consciência das atitudes e hábitos. Pois é possível que haja esforços para limpar e manter o ambiente de trabalho arrumado, mas inconscientemente, o que pode ocorrer é que volte-se a sujar e desorganizar as coisas ( Camargo, 1994). A disciplina está associada à capacidade de manter, cultivar, garantir ou melhorar uma determinada situação ou atitude, obedecendo a um conjunto de regras e procedimentos. Em resumo, o hábito de disciplina garante a prática de todos os S. Com a prática da disciplina encontramos muitos benefícios: Melhoria do ambiente de trabalho; Diminuição de acidentes; Melhores condições de segurança; Melhoria de relacionamento entre os colegas;

31 31 Aumento da eficiência e dos resultados do trabalho; Fortalecimentos das relações de respeito e confiança; 2.5- Benefícios totais A prática do programa 5S dentro das instituições gera benefícios de grande importância, a longo e a curto prazo. Ou seja, logo que se inicia este programa dentro de uma empresa, a melhoria pode ser percebida, e estes benefícios continuam numa crescente. O ambiente de trabalho se torna mais agradável, e sendo assim, as pessoas tem melhor satisfação em ir todos os dias para o trabalho. Sentem-se mais aconchegadas e o desenvolvimento diário das tarefas se torna bem menos tenso. Segundo Camargo (1994), um ambiente de trabalho limpo, onde tudo está colocado de maneira apropriada e instruções claras estão prontamente disponíveis, também tende a ser um local mais seguro para se trabalhar. Praticando 5s nos locais de trabalho, efetivamente ocorre uma garantia de melhor segurança para cada funcionário. Produtos fabricados em um ambiente limpo e bem organizado tendem a ter uma melhor qualidade. Em uma empresa onde os 5S são praticados com seriedade, o número de produtos defeituosos será relativamente mais baixo do que em uma empresa desorganizada. A produtividade, portanto, será maior. E quando a produtividade é maior quem é beneficiado no final das contas são todos

32 32 os colaboradores, porque terão participação e compartilharão da prosperidade da empresa ( Camargo, 1994). Para ter uma idéia de benefícios totais deste programa, podemos somar os benefícios citados na implementação de cada S na etapa anterior. Podemos concluir que este programa tem bons resultados, sua importância é inquestionável, e o investimento em sua implementação vale muito, pois o retorno que ele traz para a conquista da qualidade, é certo.

33 33 CAPÍTULO III Neste terceiro capítulo vamos abordar a importância fundamental da participação de todos os colaboradores, inclusive fornecedores e novos funcionários e também sobre o lançamento do programa 5S, algumas sugestões para o dia do lançamento. 3 A importância da participação de todos os colaboradores para o sucesso do programa 5 S. 3.1 Todos devem estar envolvidos A implementação do programa 5S deve ser pensada e estrategicamente elaborada. Após a decisão de implementar o programa, é de suma importância que líderes, diretores da empresa e todos os demais funcionários sejam comunicados da decisão e informados sobre todos os procedimentos que passarão a ser adotados, de preferência que esta informação seja passada numa mesma ocasião, para que a importância da participação de cada um fique bem evidenciada. A alta direção da empresa deve sempre ser exemplo, é recomendável que estes façam visitas aos setores, incentivem e elogiem cada um, participe de palestras e cursos, sempre que possível. De certa forma, com estas atitudes, todos acabam ficando contagiados e se sentindo parte integrante do sucesso a ser atingido.

34 34 Algumas pessoas podem ser selecionadas para disseminar os conceitos de 5S dentro da empresa entre todos os funcionários, estas pessoas são chamadas, pessoas chaves, e geralmente são funcionários da média gerencia, e que circulam com mais facilidade entre os diversos e diferentes setores. Estas pessoas podem elaborar cartazes explicativos, ter conversas informais, e assim ser facilitadores do programa. Segundo Lourenço (1999) pode-se fazer uma campanha, cujo objetivo é colocar toda a organização em clima de 5S. Para tanto, a elaboração e afixação de cartazes, faixas, chamadas em contra-cheque, cujo tema central seja o programa e seu conteúdo, são bastante úteis nesta fase NOVOS FUNCIONÁRIOS E FORNECEDORES Novos funcionários e/ ou fornecedores, que venham compartilhar do ambiente em que se instalou o programa, precisam ser informados sobre as novas práticas de gestão aplicadas pela organização. Segundo Lourenço (1999), sugere-se que, no período de integração e ambientação de novos funcionários, lhes sejam apresentados o conteúdo do programa, bom como os diversos registros, de forma a que estes se conscientizem quanto ao esforço de todos para construir o ambiente do qual farão parte.

35 35 Algumas organizações tomam elas próprias a iniciativa de introduzir os conceitos do 5S junto aos seus fornecedores, outras exigem que esta atitude seja por eles tomada. Procedendo desta maneira, a organização estará agindo no sentido de impedir que o ambiente externo interfira de forma negativa na estrutura já instalada. ( Lourenço, 1999) LANÇAMENTO DO PROGRAMA O lançamento do 5S em uma organização ou em um local de trabalho tem os seguintes objetivos: - Promover um mutirão organizado, buscando melhorar o próprio ambiente de trabalho; - Desenvolver ações de descarte e limpeza nos locais de trabalho; - Desenvolver visualmente os resultados imediatos do 5S; - Servir de marco de implantação do 5S nessa organização ou local de trabalho; O lançamento pode ocorrer em um só dia por toda a organização, ou pode ocorrer em dias diferentes. (Haroldo Ribeiro). As principais vantagens e desvantagens do lançamento ocorrer em um único dia são as seguintes: VANTAGENS :

36 36 - Reduzir custos de promoção (faixas, cartazes, brindes, camisetas, cursos, etc.). - Mobilizar toda a organização, provocando uma sinergia muito grande em toda a equipe. DESVANTAGENS: - Dificuldade maior para processos de apoio (Segurança Industrial, Segurança Patrimonial, Serviços Gerais, Almoxarifado, Manutenção, Informática, etc.). - Atendimento precário aos clientes externos imediatos. - Concentração de recursos materiais, onerando os custos da execução (vassouras, baldes, mangueiras, escadas, etc.). Uma recomendação geral é que o lançamento do 5S seja feito por processo em dias diferentes, exceto nos casos de organização de pequeno e médio portes, desde que haja um excelente planejamento atentando para os pontos acima citados como desvantagens. Deve ser escolhido um dia que não provoque transtornos para a organização, empregados, fornecedores e clientes, bem como assegure que as atividades programadas sejam cumpridas. Os nomes mais utilizados para este dia são: Dia D, Dia da Limpeza Inicial, Dia da Grande Limpeza. Haroldo Ribeiro. Segundo Lourenço (1999), após o dia D, a prática de cada senso em separado deve ser iniciada. O tempo necessário para o desenvolvimento das atividades relativas a cada um dos sensos é variável. Tem-se observado os períodos de uma semana, quinze dias ou um mês dedicados a cada um deles. O objetivo desta separação é apenas realçar a prática de cada um dos sensos, pois,

37 37 na verdade, não há como praticar utilização sem ordenação ou mesmo limpeza sem autodisciplina e saúde. É conveniente continuar com a promoção do programa durante este período. Isto ajuda a manter acesa a chama. Por exemplo, utilizar cartazes enfatizando a prática da semana e torneios para reconhecer, ao final do período, os setores que mais se destacaram. Tudo isto sendo estimulado pela coordenação, facilitadores e alta administração por meio do incentivo, exemplo pessoal e ajuda mútua. Ao término deste período, é necessário tomar ações que impeçam a situação de voltar ao estágio anterior à introdução do 5S. É preciso manter e melhorar cada vez mais os resultados conquistados. ( Lourenço, 1999). ALGUMAS SUGESTÕES PARA O DIA DO LANÇAMENTO Entre a data de definição do lançamento do 5S até o próprio dia, devem ser programadas algumas atividades de operacionalização do 5S, bem como os eventos que serão realizados no dia do lançamento. Eis, abaixo, as principais atividades do lançamento: Definição e instalação de áreas de descarte (ver item 5, pág. 52); Programação de treinamento e apresentação do plano para toda a equipe (ver item 6, pág. 56); Elaboração e envio de convites para clientes e fornecedores. Elaboração de regulamento de concursos promocionais, para envolver familiares dos funcionários (slogans, logomarcas, etc.); Confecção e/ou compra de material de divulgação (faixas, camisetas, bonés, adesivos, etc.); Compra de materiais de apoio;

38 38 lançamento do 5S. Eis algumas sugestões para a programação de eventos no dia do Café matinal; Missa de ação de graças e/ou culto evangélico. Gincanas Palestras Exibição de filmes Almoço especial Apresentação de grupos culturais (capoeira, repentista, coral, teatro. Comes e bebes Fechamento (ver item 8, pág. 58). Deve ser discutida a participação de pessoas que trabalham em horários alternativos (fora o horário administrativo), porque, apesar de algumas não participarem das atividades e dos eventos do dia do lançamento, todas devem desenvolver atividades de descarte nos dias anteriores. Em organizações que todo o seu processo está exposto ao público, o lançamento do programa deve ser feito em dia e horário em que não haja atendimento ao público, para que nem a empresa e nem os clientes sejam prejudicados. Evidentemente deve ser discutida com os empregados a questão de horas extras que por ventura possa acontecer por conta da implementação e do lançamento do programa 5S, para que não haja funcionários desmotivados e insatisfeitos.

39 39 Esse dia deve ser amplamente divulgado por toda a organização através dos meios de comunicação, como jornais internos, quadro de avisos circulares. O importante é criar um clima em torno do lançamento do programa. Quanto mais este dia for bem visto, mais fácil será a motivação e o interesse dos funcionários.

40 40 CONCLUSÃO O programa 5 S é uma das ferramentas mais eficazes que temos quando o assunto é qualidade. Grande parte das instituições tem preocupações relacionadas à qualidade em tudo que realiza, ou seja, qualidade total. Atualmente a concorrência no mercado, exige que cada vez mais as empresas estejam adequadas a qualidade. O principal objetivo de uma instituição deve ser se manter no mercado e sempre numa crescente, para isso, ela precisa aprimorar seus procedimentos e processos, e assim obter melhores resultados em seus produtos finais. 5S representa 5 palavras com origem japonesa, que foram traduzidas e adequadas a cada país, onde o programa é utilizado. O principal ponto para que o programa seja bem sucedido dentro de uma empresa, é o empenho e mobilização de todos os colaboradores, pois não adianta só uma parte da empresa estar envolvida nesta empreitada. Para isso, primeiramente a alta direção deve comprar esta idéia e se empenhar para que cada funcionário assuma seu papel dentro do negócio. Um plano estratégico antes e durante a implementação do programa é algo bastante essencial, pois ele irá nortear as ações e medidas e a seqüência que deve ser seguida. Os benefícios do 5S são muito animadores, consideravelmente ocorre uma mudança no ambiente de trabalho, os processos são mais eficazes, o tempo é otimizado, e em muitos casos ocorre até economia de dinheiro. As pessoas trabalham com maior contentamento, e geralmente de forma mais leve. A

41 41 Satisfação do cliente também costuma refletir o sucesso que o 5S está causando na empresa. Após um período de adaptação, todos se conscientizam, e um ajuda o outro, gerando uma efetiva manutenção dos resultados. Isso é muito importante, pois a fase de manutenção é de extrema importância e costuma ser a fase mais difícil dentro do programa 5S. Segundo informações coletadas em livros, as empresas que tomam esta iniciativa, e aplicam o 5S, não se arrependem do investimento, ao contrário, existe grande satisfação. Concluímos então, que o programa 5S é uma ferramenta muito válida, que gera ótimos resultados, quando bem empregada e bem seguida por todos.

42 42 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CAMARGO JUNE. 5S A Prática do Bom Keeping; São Paulo, IMAM, House LOURENÇO ANTÔNIO. Promovendo Resultados com o 5S; Belo Horizonte, Ed de Desenvolvimento Gerencial, SENAI Unidade de Ensino. 5S: É hora de mudar, Rio de Janeiro, 1999 SIQUEIRA GUSTAVO. Controle Estatístico do Processo, São Paulo, Ed Pioneira, 1997

Programa 5 S. A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho.

Programa 5 S. A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Programa 5 S A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Com este programa, a qualidade e a segurança será colocada em prática e seu ambiente vai ficar mais alegre

Leia mais

A Base para a Qualidade Total

A Base para a Qualidade Total A Base para a Qualidade Total 1 HISTÓRIA Foi concebido por Kaoru Ishikawa em 1950, no Japão pós-guerra; Surgiu com a necessidade de por ordem na grande confusão a que ficou reduzido o país após a derrota

Leia mais

Apresentação do programa 5S

Apresentação do programa 5S Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID 2011 Ciências da Natureza Apresentação do programa 5S Dia 04 de janeiro de 2012 Local: Escola Elisa Ferrari Valls Horário: 09h O "Programa

Leia mais

1.Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. - Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão;

1.Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. - Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão; Sistema 5 S's Conceito: O Método "5S" foi a base da implantação do Sistema de Qualidade Total nas empresas. Surgiu no Japão, nas décadas de 50 e 60, após a Segunda Guerra Mundial, quando o país vivia a

Leia mais

Analista de Sistemas S. J. Rio Preto SP 2009

Analista de Sistemas S. J. Rio Preto SP 2009 O que é o Programa 5Ss? O Programa 5Ss é uma filosofia de trabalho que busca promover a disciplina na empresa através de consciência e responsabilidade de todos, de forma a tornar o ambiente de trabalho

Leia mais

Gerenciamento da Qualidade

Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento da Qualidade Processos da Qualidade (JURAN) Planejamento Execução Monitoramento e Controle Planejar a qualidade Realizar a garantia da qualidade Realizar o controle da qualidade Inclui os

Leia mais

HOUSEKEEPING A PARTIR DO 5S. Introdução. Para que serve?

HOUSEKEEPING A PARTIR DO 5S. Introdução. Para que serve? HOUSEKEEPING A PARTIR DO 5S Introdução Basicamente consiste na determinação de organizar o local de trabalho, mantêlo arrumado e em ordem, limpo, mantendo as condições padronizadas e a disciplina necessárias

Leia mais

5Ss: Aplicação em Bibliotecas e Centros de Informação

5Ss: Aplicação em Bibliotecas e Centros de Informação 5Ss: Aplicação em Bibliotecas e Centros de Informação Introdução Década de 50 Japão tenta se reerguer da derrota sofrida na Segunda Grande. Profissionais dos Estados Unidos vão ao Japão a ensinar como

Leia mais

SISTEMA 5S PRATICANDO OS 5S NO SEU LOCAL DE TRABALHO

SISTEMA 5S PRATICANDO OS 5S NO SEU LOCAL DE TRABALHO PRATICANDO OS 5S NO SEU LOCAL DE TRABALHO APRESENTANDO OS 5S s VOCÊ ESTÁ ENTRANDO EM CONTATO COM UM SISTEMA DE EDUCAÇÃO E TREINAMENTO, CRIADO NO JAPÃO POR TAKASHI OSDA, QUE BUSCA A QUALIDADE TOTAL DE UMA

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO MANUAL 5 SENSOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO MANUAL 5 SENSOS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO MANUAL 5 SENSOS MANUAL 5 SENSOS Ref.: MSGQ-001/09-0 Revisão: 00 Emissão: Setembro Qtde. Pág.: 09 1. INTRODUÇÃO O programa 5S tem como principais objetivos mudar comportamentos,

Leia mais

Eliminação de desperdícios Otimização do espaço Facilidade no acesso a materiais de trabalho Prevenção de quebras e acidentes Redução ou eliminação

Eliminação de desperdícios Otimização do espaço Facilidade no acesso a materiais de trabalho Prevenção de quebras e acidentes Redução ou eliminação Benefícios! Quais são? Eliminação de desperdícios Otimização do espaço Facilidade no acesso a materiais de trabalho Prevenção de quebras e acidentes Redução ou eliminação de condições e atos inseguros

Leia mais

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING

OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING OS 14 PONTOS DA FILOSOFIA DE DEMING 1. Estabelecer a constância de propósitos para a melhoria dos bens e serviços A alta administração deve demonstrar constantemente seu comprometimento com os objetivos

Leia mais

Prática desenvolvida no Japão com o objetivo de desenvolver padrões de limpeza e organização, para proporcionar bem estar a todos.

Prática desenvolvida no Japão com o objetivo de desenvolver padrões de limpeza e organização, para proporcionar bem estar a todos. O QUE É O 5S? Prática desenvolvida no Japão com o objetivo de desenvolver padrões de limpeza e organização, para proporcionar bem estar a todos. TAMBÉM É CONHECIDO COMO HOUSE KEEPING 2 QUAIS SÃO OS SIGNIFICADOS

Leia mais

5S - 5 sensos da qualidade

5S - 5 sensos da qualidade 5S - 5 sensos da qualidade É um processo com cinco grandes passos que ajudam a organizar melhor trabalho. É um programa que busca tornar o dia a dia na empresa mais tranqüilo, através de : cuidados com

Leia mais

CAMINHADA PARA A EXCELÊNCIA

CAMINHADA PARA A EXCELÊNCIA CAMINHADA PARA A EXCELÊNCIA 1ª FASE ENTENDENDO O SEU TRABALHO 2ª FASE ARRUMANDO A CASA 3ª FASE AJUSTANDO A MÁQUINA 4ª FASE CAMINHANDO PARA O FUTURO ENTENDA O SEU TRABALHO ARRUME A CASA PADRONIZE ELIMINE

Leia mais

Programa 5S s UDESC/CCT/GQL

Programa 5S s UDESC/CCT/GQL Programa 5S s UDESC/CCT/GQL Prof. Alan Schmitt 1 Estágios de LIMPEZA Limpeza pode ser entendida como inspeção, para encontrar e eliminar problemas que possam se apresentar Limpeza Geral Limpar tudo Varrer

Leia mais

Sensibilizando para Organização e Limpeza

Sensibilizando para Organização e Limpeza Sensibilizando para Organização e Limpeza Engº JULIO TADEU ALENCAR e-mail: jtalencar@sebraesp.com. @sebraesp.com.br Ver-03/04 Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo O QUE PODEMOS FAZER

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora à vencer as barreiras internacionais.

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

Disciplina: Gestão da Qualidade Prof. Patricio Vasconcelos. Curso de Administração 5º periodo - Turmas A e B 2º Bimestre

Disciplina: Gestão da Qualidade Prof. Patricio Vasconcelos. Curso de Administração 5º periodo - Turmas A e B 2º Bimestre Disciplina: Gestão da Qualidade Prof. Patricio Vasconcelos Curso de Administração 5º periodo - Turmas A e B 2º Bimestre Pode-se criar um ambiente de qualidade em torno de si, usando as mãos para agir,

Leia mais

MÓDULO 2 Operacionalização

MÓDULO 2 Operacionalização MÓDULO 2 Operacionalização OBJETIVO GERAL: Demonstrar a operacionalização dos 5S s. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1. Os cinco sensos 2. Operacionalização dos 5S s 3. Benefícios dos 5S s Desafio 1 RESULTADO TAREFA

Leia mais

PROGRAMA 5S: Parceiro na administração do tempo

PROGRAMA 5S: Parceiro na administração do tempo PROGRAMA 5S: Parceiro na administração do tempo Aliny MALAGUTI¹ - RGM 070591 Carolina Stoze NARDY¹ - RGM 070498 Lidiane Aparecida Dias COSTA¹ - RGM 067031 Renato Francisco Saldanha SILVA² Elcio Aloísio

Leia mais

Origem do nome do programa 5S

Origem do nome do programa 5S Os Cinco Sensos PPGEP / UFRGS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Origem do nome do programa 5S 5S s vem de cinco palavras japonesas que começam por S : SEIRI senso de utilização, seleção, descarte. SEITON senso de

Leia mais

Controle da Qualidade do Almoxarifado 1/15

Controle da Qualidade do Almoxarifado 1/15 Controle da Qualidade do Almoxarifado 1/15 Indicadores de desempenho na Gestão de Materiais Estabelecimento de padrões: Para avaliar indicadores, é necessário ter padrões. Na fase de implantação pode haver

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

O R I G E N S JAPÃO DO PÓS-GUERRA KAORU ISHIKAWA. Treinamento

O R I G E N S JAPÃO DO PÓS-GUERRA KAORU ISHIKAWA. Treinamento O R I G E N S 1 9 5 0 JAPÃO DO PÓS-GUERRA KAORU ISHIKAWA O B J E T I V O S Preparar uma empresa, ou qualquer espaço físico para uma intervenção de melhoria no ambiente. OBJETIVOS ESPECÍFICOS ü Melhorar

Leia mais

CURSO ONLINE OS 8S s ADMINISTRATIVOS

CURSO ONLINE OS 8S s ADMINISTRATIVOS 1 CURSO ONLINE OS 8S s ADMINISTRATIVOS 2 ESSE CURSO FOI CRIADO E É PROMOVIDO PELA INSTITUIÇÃO Todos os Direitos Reservados 3 Bem Vindo ao Curso! _Seiri _Seiton _Seiso _Seiketsu _Shitsuke _Shido _Sitsuyaki

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

Apostila elaborada por: Teorema Consultoria e Assessoria - São Paulo

Apostila elaborada por: Teorema Consultoria e Assessoria - São Paulo Apostila elaborada por: Teorema Consultoria e Assessoria São Paulo Assunto Assunto Página Página Introdução Introdução...... 01 01 Os Os Cinco Cinco s s...... 02 02 Seiri Seiri Utilização Utilização......

Leia mais

Gestão da Qualidade 10/04/2011. Os 5 S. Histórico dos 5S. Histórico dos 5S

Gestão da Qualidade 10/04/2011. Os 5 S. Histórico dos 5S. Histórico dos 5S Gestão da Qualidade Os 5 S Histórico dos 5S A gestão da Qualidade é primordial para o estabelecimento e sobrevivência de uma instituição e para viabilizar o controle de atividades,informações e documentos.

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

PROGRAMA 5S. Programa 58: qualidade nao FL - FOL. 0571 \ \11\1\ \\11\ 1\\\\ 1\1\1 \1\1\ 1\\\ \\11I\ \\1\ \11\ 15495-1

PROGRAMA 5S. Programa 58: qualidade nao FL - FOL. 0571 \ \11\1\ \\11\ 1\\\\ 1\1\1 \1\1\ 1\\\ \\11I\ \\1\ \11\ 15495-1 FOl. 0571 t.~empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-EMBRAPA Centro Nacional de Pesquisa de Milho e Sorgo-CNPMS PROGRAMA 5S Programa 58: qualidade nao FL - FOL. 0571 \ \11\1\ \\11\ 1\\\\ 1\1\1 \1\1\

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Equipe UNAFIN

APRESENTAÇÃO. Equipe UNAFIN APRESENTAÇÃO O Programa 8 S, Mudança e Qualidade de Vida, está sendo implantado na Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí, pela UNAFIN (Unidade Administrativa Financeira) para aumentar a qualidade e

Leia mais

DIA DA BERMUDA - 2011. Arrumando a nossa casa

DIA DA BERMUDA - 2011. Arrumando a nossa casa DIA DA BERMUDA - 2011 Arrumando a nossa casa 2 Entenda o que são os 5S Para praticar o Dia da Bermuda, primeiro você precisa entender o que são os 5S... Princípios dos 5S 3 O conceito de 5S tem como base

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Gestão visual e Manutenção

Gestão visual e Manutenção 10º Congresso da Manutenção Associação Portuguesa de Manutenção Industrial Figueira da Foz, 19 e 20 de Novembro de 2009 Gestão visual e Manutenção Não é fácil gerir tanta informação 2 Tem a certeza? Os

Leia mais

Projeto ANTT Sustentável

Projeto ANTT Sustentável PROGRAMA DE MELHORIA DE GESTÃO DA ANTT - PROMEG/ANTT Projeto ANTT Sustentável SENSIBILIZAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE & DESENVOLVIMENTO DOS 5 S Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe aonde ir. Sêneca

Leia mais

Nessa batalha, o nosso objetivo será ter apenas o necessário e na quantidade exata da nossa necessidade.

Nessa batalha, o nosso objetivo será ter apenas o necessário e na quantidade exata da nossa necessidade. PROGRAMA 5 S's O objetivo dessa fita é mostrar, de uma forma bem descontraída, a importância de se combater o desperdício, um mal que, se não tratado a tempo, pode levar qualquer empresa a falência. Nela,

Leia mais

Gestão Aplicada I. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com / Site: www.veniciopaulo.com

Gestão Aplicada I. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com / Site: www.veniciopaulo.com Gestão Aplicada I Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha E-mail: veniciopaulo@gmail.com / Site: www.veniciopaulo.com Formação e ficha profissional: Graduado em Analises e Desenvolvimento de Sistemas

Leia mais

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET Você sabia? As garrafas de PET são 100% recicláveis Associação Brasileira da Indústria do PET O Brasil é um dos maiores recicladores de PET do mundo A reciclagem é uma atividade industrial que gera muitos

Leia mais

Título: Programa 5S s em uma Empresa Júnior: da melhoria do ambiente físico ao cuidado com as pessoas Categoria: Projeto Interno Temática: Qualidade

Título: Programa 5S s em uma Empresa Júnior: da melhoria do ambiente físico ao cuidado com as pessoas Categoria: Projeto Interno Temática: Qualidade Título: Programa 5S s em uma Empresa Júnior: da melhoria do ambiente físico ao cuidado com as pessoas Categoria: Projeto Interno Temática: Qualidade Resumo Manter um ambiente de trabalho adequado à realização

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

S1 Seiri Separar o desnecessário. Resultado esperado Um local de trabalho desimpedido. Definição Remover objectos não essenciais do local de trabalho

S1 Seiri Separar o desnecessário. Resultado esperado Um local de trabalho desimpedido. Definição Remover objectos não essenciais do local de trabalho S1 Seiri Separar o desnecessário Remover objectos não essenciais do local de trabalho 1. Tirar fotografias à área onde se inicia o projecto 5S; 2. Rever os critérios para separar os objectos desnecessários;

Leia mais

Edição 01/08. Apresentações: Nome Atividade desenvolvida Tempo de experiência profissional Nome do Hospital Cidade

Edição 01/08. Apresentações: Nome Atividade desenvolvida Tempo de experiência profissional Nome do Hospital Cidade Edição 01/08 MÓDULO 5S`s Apresentações: Nome Atividade desenvolvida Tempo de experiência profissional Nome do Hospital Cidade 1 Conteúdo Programático do Módulo 5S Conteúdo Origem do 5S Objetivos do 5S

Leia mais

ETRO ento S2i LABM PROGRAMA 5S a de Treinam Program

ETRO ento S2i LABM PROGRAMA 5S a de Treinam Program PROGRAMA 5S Agenda Objetivos do Programa 5S Origem do 5S Senso de Descarte Senso de Ordenação Senso de Limpeza Senso de Saúde Senso de Disciplina 2 Agenda Objetivos do Programa 5S Origem do 5S Senso de

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Este material resulta da reunião de fragmentos do módulo I do Curso Gestão Estratégica com uso do Balanced Scorecard (BSC) realizado pelo CNJ. 1. Conceitos de Planejamento Estratégico

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Associação Comercial e Empresarial de São João da Boa Vista

Associação Comercial e Empresarial de São João da Boa Vista Programa de Treinamento Contínuo Baseado nos Dvds Commit para Associação Comercial e Empresarial de São João da Boa Vista Introdução: Um programa de treinamento bem estruturado, além de qualificar os funcionários,

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

O IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE DE GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE PROJETOS NAS EMPRESAS

O IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE DE GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE PROJETOS NAS EMPRESAS O IMPACTO DA UTILIZAÇÃO DE UM SOFTWARE DE GERENCIAMENTO ELETRÔNICO DE PROJETOS NAS EMPRESAS Nadia Al-Bdywoui (nadia_alb@hotmail.com) Cássia Ribeiro Sola (cassiaribs@yahoo.com.br) Resumo: Com a constante

Leia mais

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida.

Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Nós o Tempo e a Qualidade de Vida. Será que já paramos e pensamos no que é o tempo? Podemos afirmar que o tempo é nossa própria vida. E a vida só é vivida no aqui e agora, no efêmero momento entre o passado

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

Práticas de Apoio à Gestão: Gerenciamento com foco na Qualidade. Prof a Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília

Práticas de Apoio à Gestão: Gerenciamento com foco na Qualidade. Prof a Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília Práticas de Apoio à Gestão: Gerenciamento com foco na Qualidade Prof a Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília Gestão da Qualidade Total (TQM) Conjunto de ideias e

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

Módulo 4 O que é CRM?

Módulo 4 O que é CRM? Módulo 4 O que é CRM? Todos nós já sabemos a importância de manter os clientes fiéis e a qualidade do atendimento que temos que oferecer para fidelizar cada vez mais os clientes. Atualmente, uma das principais

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

Como agregar valor durante o processo de auditoria

Como agregar valor durante o processo de auditoria QSP Informe Reservado Nº 55 Fevereiro/2006 Como agregar valor durante o processo de auditoria Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QSP. Este guindance paper foi elaborado

Leia mais

CENTREIND CENTRO DE TREINAMENTO INDUSTRIAL

CENTREIND CENTRO DE TREINAMENTO INDUSTRIAL Programa 5S Base da implantação da qualidade total nas organizações. Introdução: É possível eliminar o desperdício (tudo que gera custo extra), em cinco fases, com base no programa 5S, surgido no Japão

Leia mais

Sistemas de Gestão da Qualidade. Introdução. Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade. Tema Sistemas de Gestão da Qualidade

Sistemas de Gestão da Qualidade. Introdução. Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade. Tema Sistemas de Gestão da Qualidade Tema Sistemas de Gestão da Qualidade Projeto Curso Disciplina Tema Professor Pós-graduação Engenharia de Produção Gestão Estratégica da Qualidade Sistemas de Gestão da Qualidade Elton Ivan Schneider Introdução

Leia mais

SETIS- III Seminário de Tecnologia Inovação e Sustentabilidade 4 e 5 de novembro de 2014.

SETIS- III Seminário de Tecnologia Inovação e Sustentabilidade 4 e 5 de novembro de 2014. A importância da comunicação no gerenciamento de projetos de softwares: reflexões teóricas Lucas Krüger lucas_kruger-@hotmail.com Resumo: Esse artigo objetiva estudar a comunicação entre cliente e desenvolvedor

Leia mais

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas.

Ano 3 / N 16. 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Ano 3 / N 16 37ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo reúne empresários lojistas. Artigo MÃO DE OBRA: HÁ COMO MELHORAR? Uma das principais reclamações dos lojistas, é a qualidade da mão de obra,

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

COMPORTAMENTO SEGURO

COMPORTAMENTO SEGURO COMPORTAMENTO SEGURO A experiência demonstra que não é suficiente trabalhar somente com estratégias para se conseguir um ambiente de trabalho seguro. O ideal é que se estabeleça a combinação de estratégias

Leia mais

membros do time, uma rede em que eles possam compartilhar desafios, conquistas e que possam interagir com as postagens dos colegas.

membros do time, uma rede em que eles possam compartilhar desafios, conquistas e que possam interagir com as postagens dos colegas. INTRODUÇÃO Você, provavelmente, já sabe que colaboradores felizes produzem mais. Mas o que sua empresa tem feito com esse conhecimento? Existem estratégias que de fato busquem o bem-estar dos funcionários

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2

ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 ASSESSORIA DE IMPRENSA 1 Felipe Plá Bastos 2 RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo saber como é desenvolvido o trabalho de Assessoria de Imprensa, sendo um meio dentro da comunicação que através

Leia mais

Artigo Os 6 Mitos Do Seis Sigma

Artigo Os 6 Mitos Do Seis Sigma Artigo Os 6 Mitos Do Seis Sigma Celerant Consulting A metodologia do Seis Sigma a abordagem Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar (DMAIC) para resolução de problemas e as ferramentas a serem usadas

Leia mais

Mensagem do presidente

Mensagem do presidente Mensagem do presidente A giroflex-forma está em um novo momento. Renovada, focada em resultados e nas pessoas, ágil e mais competitiva no mercado de assentos e de mobiliário corporativo. Representando

Leia mais

Princípios de Liderança

Princípios de Liderança Princípios de Liderança LIDERANÇA E COACH www.liderancaecoach.com.br / liderancaecoach ÍNDICE Liderança Chefe x Líder O que um líder não deve fazer Dicas para ser um líder de sucesso Para liderar uma equipe

Leia mais

Quatro Níveis de Avaliação de Treinamento

Quatro Níveis de Avaliação de Treinamento Quatro Níveis de Avaliação de Treinamento Resenha por Eliana Dutra KIRKPATRICK, Donald L., Evaluating Training Programs - THE FOUR LEVELS. Berrett-Koehler Publishers, Inc. 1994. De acordo com Donald Kirkpatrick,

Leia mais

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS

AFETA A SAÚDE DAS PESSOAS INTRODUÇÃO Como vai a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa? Existem investimentos para melhorar o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários? Ações que promovem a qualidade

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Organizando Voluntariado na Escola Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Objetivos 1 Entender a importância de fazer um planejamento. 2 Aprender como planejar o projeto de voluntariado. 3 Conhecer ferramentas

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO

POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO POLÍTICA DE SEGURANÇA POLÍTICA DA QUALIDADE POLÍTICA AMBIENTAL POLÍTICA DE SEGURANÇA, SAÚDE E BEM-ESTAR NO TRABALHO Política de SEGURANÇA Política de SEGURANÇA A visão do Grupo Volvo é tornar-se líder

Leia mais

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com

Amanda Oliveira. E-book prático AJUSTE SEU FOCO. Viabilize seus projetos de vida. www.escolhas-inteligentes.com E-book prático AJUSTE SEU FOCO Viabilize seus projetos de vida CONTEÚDO À QUEM SE DESTINA ESSE E-BOOK:... 3 COMO USAR ESSE E-BOOK:... 4 COMO ESTÁ DIVIDIDO ESSE E-BOOK:... 5 O QUE É COACHING?... 6 O SEU

Leia mais

5S s Introdução a Engenharia de Produção Prof. Evandro Bittencourt

5S s Introdução a Engenharia de Produção Prof. Evandro Bittencourt 5S s Introdução a Engenharia de Produção Prof. Evandro Bittencourt Usado para solucionar os problemas comportamentais nas empresas, principalmente para formar uma cultura de combate ao desperdício, à desordem,

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Passar o bastão - Desenvolver parcerias

Passar o bastão - Desenvolver parcerias CAPÍTULO VI CONSTRUINDO A VISÃO DA QUALIDADE TOTAL... não fui desobediente à visão celestial Apóstolo Paulo Como já vimos anteriormente, as empresas vivem num cenário de grandes desafios. A concorrência,

Leia mais

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 3 Criação, Estruturação, Montagem e Gerenciamento de uma Equipe de Projeto

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 3 Criação, Estruturação, Montagem e Gerenciamento de uma Equipe de Projeto Introdução ao Projeto de Aeronaves Aula 3 Criação, Estruturação, Montagem e Gerenciamento de uma Equipe de Projeto Tópicos Abordados Criação, Estruturação e Gerenciamento de uma Equipe de Projeto. O Papel

Leia mais

Mercado de Capitais. O Processo de Investir. Professor: Roberto César

Mercado de Capitais. O Processo de Investir. Professor: Roberto César Mercado de Capitais O Processo de Investir Professor: Roberto César PASSOS PARA INVESTIR NA BOLSA 1 - Defina um Objetivo 2 - Formas de Investir 3 - Encontre a melhor Corretora para você 4 - Abra sua conta

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

ISO 9001. As três primeiras seções fornecem informações gerais sobre a norma, enquanto as cinco últimas centram-se na sua implementação.

ISO 9001. As três primeiras seções fornecem informações gerais sobre a norma, enquanto as cinco últimas centram-se na sua implementação. ISO 9001 A ISO 9001 é um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) standard que exige que uma dada organização satisfaça as suas próprias exigências e as dos seus clientes e reguladores. Baseia-se numa metodologia

Leia mais

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da

Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Planejamento e Gestão

Leia mais

Gestão. Práticas. Editorial. Geovanne. Acesse online: 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) 03 e 04

Gestão. Práticas. Editorial. Geovanne. Acesse online: 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) 03 e 04 Práticas de Gestão Editorial Geovanne. 02 01. Indicador de motivo de não venda 02. DRE (demonstração dos resultados do exercício) Como faço isso? Acesse online: 03 e 04 www. No inicio da década de 90 os

Leia mais

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto

APÊNDICE. Planejando a mudança. O kit correto APÊNDICE Planejando a mudança No capítulo 11, trabalhamos o estabelecimento de um objetivo claro para a mudança. Agora, você está repleto de ideias e intenções, além de uma série de estratégias de mudança

Leia mais

O Programa 5S ORIGEM. Serviu de base para a implantação dos programas de qualidade total naquele país. Surgiu no Japão no fim dos anos 60

O Programa 5S ORIGEM. Serviu de base para a implantação dos programas de qualidade total naquele país. Surgiu no Japão no fim dos anos 60 O Programa 5S ESCOLA POLITÉCNICA André Gilmar Hélio Surgiu no Japão no fim dos anos 60 Serviu de base para a implantação dos programas de qualidade total naquele país ORIGEM 5S para lembrar as 5 palavras

Leia mais