UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO Centro Educacional de Realengo RESOLUÇÃO Nº 002/2016 DE 27 DE FEVEREIRO DE 2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO Centro Educacional de Realengo RESOLUÇÃO Nº 002/2016 DE 27 DE FEVEREIRO DE 2016"

Transcrição

1 RESOLUÇÃO Nº 00/016 DE 7 DE FEVEREIRO DE 016 APROVA AD REFERENDUM AS NORMAS ACADÊMICAS PARA A AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ACADÊMICO DAS DISCIPLINAS NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD), OFERTADAS AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL E AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA. O Reitor da UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, ad referendum, R E S O L V E: Art 1º. A Avaliação do Rendimento acadêmico das disciplinas ofertadas na modalidade de Educação a Distância (EAD), aos cursos de graduação presencial e aos cursos de graduação a distância, é feita de forma singular tendo em vista as particularidades pertinentes a esse tipo de metodologia de ensino. Paragrafo único. As avaliações serão realizadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e de provas presencias, conforme Calendário Acadêmico. Art º. O aproveitamento acadêmico é apurado por meio de, no máximo, 04 (quatro) avaliações e as notas expressas na escala de 0 (zero) a 10 (dez), permitindo-se a fração de 0,1 (um décimo), correspondendo a: I. A1- Nota da 1º avaliação II. A- Nota da º avaliação III. A3- Nota da 3º avaliação IV. AU Nota de avaliação única presencial exclusivamente para as disciplinas que têm em sua dinâmica a necessidade de avaliação de natureza única. 1º. A primeira avaliação (A1) será realizada no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), por meio de um conjunto de 6 (seis) atividades avaliativas compostas de questões discursivas, objetivas e fóruns formulados pelo professor responsável pelas disciplinas. O acompanhamento da realização destas atividades pelos alunos, bem como a correção das mesmas, será de responsabilidade dos professores-tutores de cada turma. Avenida Santa Cruz, 1631 Realengo Rio de Janeiro RJ CEP.: Tel.:

2 º. Dentre as atividades avaliativas propostas na A1 de cada disciplina, deverão ser incluídos pelo menos 1 (um) fórum de discussão e uma atividade de pesquisa. 3º. A pontuação obtida nesta primeira Avaliação (A1) será o somatório dos pontos atribuídos às atividades avaliativas de cada unidade totalizando 10,0 (dez) pontos e terá peso (dois) na média final do aluno na disciplina. 4º. A segunda avaliação (A), obrigatoriamente presencial, que versa sobre os conhecimentos abordados ao longo do período letivo, será composta de um conjunto de questões objetivas e discursivas formuladas pelo professor responsável pela disciplina. º. A pontuação máxima da A será de 10,0 (dez) pontos e terá peso 3 (três) na média final do aluno na disciplina. 6. A média da disciplina (MD) será calculada pela seguinte fórmula: (A1x) + (Ax3) = MD 7º. O aluno que faltar a avaliação A terá direito a ser submetido à terceira avaliação (A3), caracterizada como uma segunda chamada, não sendo necessário realizar solicitação. Neste caso a nota de A3 substituirá a nota de A no cálculo da média da disciplina (MD). Parágrafo único: Como a primeira avaliação (A1) será realizada totalmente on-line, não haverá falta nesta avaliação, e será exigido que o aluno realize, no mínimo, 4 das 6 questões avaliativas propostas, para que a mesma seja validada. 8º. O estudante que realizar A1 e A e obtiver grau maior que 4,0 (quatro) e menor que 6,0 (seis) pontos na média da disciplina deverá realizar A3 para recuperar a sua nota. Neste caso, o resultado final do aluno na disciplina será calculado pela fórmula: MD + A3 = RF 9º. O estudante que realizar A1 e A e obtiver a média da disciplina igual ou superior a 6,0 (seis), apesar de estar aprovado, poderá optar por realizar a terceira avaliação (A3), para melhorar o seu resultado final. Parágrafo único: Neste caso prevalecerá a maior nota, comparando-se o resultado final obtido após a realização de A3, com a média da disciplina obtida anteriormente. A1=,8 e A = 6, MD: (,8x) + (6,x3) = 6,0 Avenida Santa Cruz, 1631 Realengo Rio de Janeiro RJ CEP.: Tel.:

3 O aluno está aprovado porque obteve média da disciplina igual a 6,0 (seis), mas optou por realizar a A3 para melhorar o seu resultado final e obteve nota,0 (cinco) nesta terceira avaliação. O resultado final do aluno ficou assim: RF: 6,0 +,0 =, Considerando-se que a média da disciplina (MD) foi 6,0 (seis) e o resultado final (RF) foi, (cinco e meio), prevalecerá a maior nota 6,0 (seis), e o aluno permanecerá aprovado. Art. 3º. Para aprovação na disciplina deverão ser cumpridos os seguintes critérios: I. Realizar, no mínimo, 4 das 6 atividades avaliativas on-line que compõem a A1. II. Obter nota igual ou superior a 6,0 (seis) pontos na média da disciplina (MD), considerando as situações apresentadas a seguir: a) Caso o aluno tenha realizado A1 e A: MD: (A1x) + (Ax3) 6,0 A1 = 4,1 e A= 7,9 MD: (4,1x) + (7,9x3) = 6,4 O aluno está Aprovado porque obteve média superior a 6,0 (seis). b) Caso tenha substituído a A por A3: MD: (A1x) + (A3x3) 6,0 A1 = 4,0 e A3 = 8,0 MD: (4,0x) + (8,0x3) = 6,4 O aluno está Aprovado porque obteve média superior a 6,0 (seis). c) Caso A3 tenha sido realizada para alcançar o resultado final (RF) para aprovação: Avenida Santa Cruz, 1631 Realengo Rio de Janeiro RJ CEP.: Tel.:

4 RF: MD + A3 6,0 A1 =,0 e A=, MD: (,0 x ) + (, x 3) =,3 O aluno realizou A3 para recuperação da média da disciplina e obteve grau 7,0 (sete). O resultado final ficará assim: RF:,3 + 7,0 = 6,1 O aluno está Aprovado porque obteve o resultado final superior a 6,0 (seis). III. Obter, na Avaliação Única (AU), nota igual ou superior a 6,0 (seis) pontos. Parágrafo único. Caso o aluno falte a A e realize a A3 em substituição, ele não terá direito a realizar uma terceira avaliação para obter a média de aprovação. Neste caso, se a média na disciplina (MD) for menor do que 6,0 (seis), o aluno ficará automaticamente Reprovado. Art. 4º. Será considerado Reprovado na disciplina o aluno que: I. Realizar menos do que 4 (quatro) das 6 (seis) atividades avaliativas de A1. Das 6 (seis) atividades avaliativas on-line, previstas para compor a nota de A1, o aluno realizou apenas 3 (três). Neste caso estará Reprovado. II. Obtiver nota inferior a 4,0 (quatro) na média da disciplina (MD). Exemplos: a) A1 = 3,9 e A = 3,8 MD: (3,9 x) + (3,8x 3) = 3,8 Avenida Santa Cruz, 1631 Realengo Rio de Janeiro RJ CEP.: Tel.:

5 Neste caso, o aluno estará Reprovado porque a média da disciplina foi inferior a 4,0 (quatro), não tendo direito a realizar A3 para recuperar a nota. b) A1 = 9, e A = MD: (6,x) + (x3) = 3,6 Neste caso, o aluno estará Reprovado porque a média da disciplina foi inferior a 4,0 (quatro), não tendo direito a realizar A3 para recuperar a nota. III. Obtiver nota inferior a 4,0 (quatro) pontos na terceira avaliação (A3), quando esta for realizada para recuperação da média da disciplina. IV. Obtiver média menor que 6,0 (seis) nas avaliações realizadas, considerando as situações apresentadas a seguir: a) Caso tenha realizado A1 e A: MD: (A1x) + (Ax3) 6,0 A1 = 4,0 e A= 6,8 (4,0x) + (6,8x3) =,7 O aluno está Reprovado porque obteve média inferior a 6,0 (seis). b) Caso tenha faltado A e realizado a A3 para substituí-la: MD: (A1x) + (A3x3) 6,0 A1 = 4, e A3 = 8,0 MD: (4,x) + (6,4x3) =,6 O aluno está Reprovado porque obteve média inferior a 6,0 (seis). c) Caso A3 tenha sido realizada para alcançar o resultado final exigido para aprovação na disciplina: Avenida Santa Cruz, 1631 Realengo Rio de Janeiro RJ CEP.: Tel.:

6 RF: MD + A3 6,0 A1 = 6,0 e A = 4, MD: (6,0 x ) + (4, x 3) =,1 O aluno realizou A3 para recuperação da média da disciplina e obteve nota 6, (seis e dois décimos). O resultado final da disciplina ficou assim: RF:,1 + 6, =,6 O aluno está Reprovado porque obteve o resultado final inferior a 6,0 (seis). Parágrafo único. Quando Reprovado, o aluno deve repetir a disciplina integralmente. Art. º. É vedada a distribuição de pontos para os alunos que participam de atividades acadêmicas fora de sala de aula, com exceção das atividades práticas supervisionadas (trabalhos em grupos, resenhas, seminários, relatórios, estudos dirigidos entre outras formas de execução). Art. 6º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas todas as disposições em contrário. Rio de Janeiro, 7 de fevereiro de 016. Mauricio Ferreira Magalhães Reitor Avenida Santa Cruz, 1631 Realengo Rio de Janeiro RJ CEP.: Tel.:

RESOLUÇÃO N 02/14 - CEPE De julho de 2014.

RESOLUÇÃO N 02/14 - CEPE De julho de 2014. FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE DE JUIZ DE FORA RESOLUÇÃO N 02/14 - CEPE De julho de 2014. APROVA ALTERAÇÕES NAS NORMAS ACADÊMICAS PARA AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO ESCOLAR O Diretor Geral da Faculdade

Leia mais

Regulamento. Regulamento do Programa Refazendo o Caminho

Regulamento. Regulamento do Programa Refazendo o Caminho Regulamento do Programa Refazendo o Caminho 1 SUMÁRIO SUMÁRIO DESTE REGULAMENTO... 5 DO PROGRAMA REFAZENDO O CAMINHO... 5 DA INSCRIÇÃO... 6 DO CURSO... 7 DO TRANCAMENTO E CANCELAMENTO... 7 DA AVALIAÇÃO

Leia mais

U n i v e r s i d a d e Es t a d u a l d e M a r i n g á

U n i v e r s i d a d e Es t a d u a l d e M a r i n g á R E S O L U Ç Ã O Nº 022/2012-CEP CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 4/10/2012. Isac Ferreira Lopes, Secretário. Aprova Normas para Renovação

Leia mais

Art. 1º Retificar os critérios para a oferta de disciplinas em regime de dependência ou adaptação/pendência;

Art. 1º Retificar os critérios para a oferta de disciplinas em regime de dependência ou adaptação/pendência; Altera os critérios para oferta das disciplinas em regime de dependência ou adaptação/pendência e dá outras providências. O Conselho de Ensino da Faculdade de Minas-BH, FAMINAS-BH, no uso de suas atribuições

Leia mais

CONSIDERANDO o sistema e critérios de avaliação de aprendizagem dos alunos dos cursos de graduação presencial da Universidade Anhanguera-UNIDERP;

CONSIDERANDO o sistema e critérios de avaliação de aprendizagem dos alunos dos cursos de graduação presencial da Universidade Anhanguera-UNIDERP; RESOLUÇÃO Nº 047/CONEPE/2016 Aprova as disposições regulamentais com vistas à melhoria do Processo de Avaliação da Aprendizagem Discente dos cursos de graduação da Universidade Anhanguera- UNIDERP, a partir

Leia mais

Orientações Sobre Avaliação

Orientações Sobre Avaliação Orientações Sobre Avaliação EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE CEUMA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CEAD Orientações sobre avaliação 2 Prezado(a) Aluno(a),

Leia mais

REGIMENTO DE DEPENDÊNCIA Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC

REGIMENTO DE DEPENDÊNCIA Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC REGIMENTO DE DEPENDÊNCIA Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC Bom Jesus do Itabapoana RJ Atualizado em 2017 REGIMENTO DE DEPENDÊNCIA Art. 1º - O presente Regimento tem por finalidade estabelecer

Leia mais

O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, no uso de suas atribuições legais e

O REITOR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS, no uso de suas atribuições legais e CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 002/2001-CONSUNIV DISPÕE sobre verificação do rendimento escolar. O REITOR DA, no uso de suas atribuições legais e CONSIDERANDO a necessidade de regular a verificação

Leia mais

REGULAMENTO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE DISCIPLINAS

REGULAMENTO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE DISCIPLINAS DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA REGULAMENTO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE DISCIPLINAS 2017/1 UNIVERSIDADE TIRADENTES DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA REGULAMENTO DO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE DISCIPLINAS

Leia mais

Bacharel em Teologia

Bacharel em Teologia Bacharel em Teologia Programas do curso de demais componentes curriculares 1º Período INTRODUÇÃO À SOCIOLOGIA 40 INTRODUÇÃO À FILOSOFIA 80 CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES 80 INTRODUÇÃO Á TEOLOGIA 40 FUNDAMENTOS

Leia mais

REGIMENTO DE DEPENDÊNCIA E/OU ADAPTAÇÃO Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC

REGIMENTO DE DEPENDÊNCIA E/OU ADAPTAÇÃO Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC REGIMENTO DE DEPENDÊNCIA E/OU ADAPTAÇÃO Faculdade Metropolitana São Carlos - FAMESC Bom Jesus do Itabapoana Atualizado em 2017 REGIMENTO DE DEPENDÊNCIA E/OU ADAPTAÇÃO Art. 1º - O presente Regimento tem

Leia mais

NORMATIVA DE AVALIAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO IF CATARINENSE CÂMPUS ARAQUARI CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO

NORMATIVA DE AVALIAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO IF CATARINENSE CÂMPUS ARAQUARI CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO NORMATIVA DE AVALIAÇÃO NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO DO IF CATARINENSE CÂMPUS ARAQUARI Estabelece e regulamenta o processo de avaliação nos Cursos Técnicos de Nível Médio nas formas Integrado e Subsequente

Leia mais

REGULAMENTO INTEGRALIZAÇÃO DE DISCIPLINAS EM CARÁTER ESPECIAL

REGULAMENTO INTEGRALIZAÇÃO DE DISCIPLINAS EM CARÁTER ESPECIAL REGULAMENTO INTEGRALIZAÇÃO DE DISCIPLINAS EM CARÁTER ESPECIAL Recife / PE, 2013 Institui as normas para integralização de disciplinas dos cursos de graduação em caráter especial CAPÍTULO I - DAS NORMAS

Leia mais

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO - GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA FAEL ANO LETIVO 2016

METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO - GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA FAEL ANO LETIVO 2016 METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO - GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA FAEL ANO LETIVO 2016 Os processos de avaliação do ensino e da aprendizagem deverão ser contínuos, sistemáticos, abertos, flexíveis e propiciadores da realimentação

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Bragança Paulista, 30 de agosto de Profa. Márcia Aparecida Antônio Presidente

R E S O L U Ç Ã O. Bragança Paulista, 30 de agosto de Profa. Márcia Aparecida Antônio Presidente RESOLUÇÃO CONSEACC/BP 28/2016 APROVA O REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ELABORAÇÃO E ORIENTAÇÃO), DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS, MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA,

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O Nº 011/2010-CEP O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

R E S O L U Ç Ã O Nº 011/2010-CEP O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO: R E S O L U Ç Ã O Nº 011/2010-CEP CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 24/8/2010. Isac Ferreira Lopes, Secretário. Aprova Normas para Renovação

Leia mais

P O R T A R I A. Esta Portaria entra em vigor nesta data, revogada a Portaria PROEPE 45/2012 e demais disposições contrárias.

P O R T A R I A. Esta Portaria entra em vigor nesta data, revogada a Portaria PROEPE 45/2012 e demais disposições contrárias. PORTARIA PROEPE 41/2015 ALTERA OS MODELOS DE PLANO DE ENSINO E DE PLANO DE ATIVIDADES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. A Pró-Reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão, no uso de suas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA RESOLUÇÃO Nº 05/2011 Regulamenta o Sistema de Avaliação do Processo

Leia mais

AULA INAUGURAL EAD 2015

AULA INAUGURAL EAD 2015 AULA INAUGURAL EAD 2015 Universalização do Conhecimento EaD Educação a Distância Conforto; Comodidade; Disciplina; Comprometimento. Tecnologia PREFEITURAS Convênio entre o Instituto Federal de Educação,

Leia mais

RESOLUÇÃO CEPE N o 014, DE 25 DE ABRIL DE Aprova Regulamento de Monitoria para os Cursos de Graduação a Distância, da UEPG.

RESOLUÇÃO CEPE N o 014, DE 25 DE ABRIL DE Aprova Regulamento de Monitoria para os Cursos de Graduação a Distância, da UEPG. RESOLUÇÃO CEPE N o 014, DE 25 DE ABRIL DE 2017. Aprova Regulamento de Monitoria para os Cursos de Graduação a Distância, da UEPG. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso de suas atribuições legais

Leia mais

PORTARIA N 799 DE 26 DE MAIO DE 2011

PORTARIA N 799 DE 26 DE MAIO DE 2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO COLÉGIO PEDRO II PORTARIA N 799 DE 26 DE MAIO DE 2011 Estabelece a Diretriz de Avaliação do Ensino nº 07/ PROEJA, que regula o processo de ensino-aprendizagem dos alunos integrantes

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 120/2010/CONEPE

RESOLUÇÃO Nº 120/2010/CONEPE Aprova as Normas do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Graduação em Geologia - Bacharelado e dá outras providências. O, da Universidade Federal de Sergipe, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE)

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (CONSEPE) RESOLUÇÃO N.º 1227/2010 Publicada no D.O.E. de 28/29-08-2010, p.27-29 Aprova o Calendário Acadêmico de

Leia mais

VÍDEO AULA 1 APRESENTAÇÃO DO CURSO 100% ON LINE

VÍDEO AULA 1 APRESENTAÇÃO DO CURSO 100% ON LINE Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas VÍDEO AULA 1 APRESENTAÇÃO DO CURSO 100% ON LINE Coordenador Prof. Dorival Magro Junior Mestre em Ciência da Computação EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS RESOLUÇÃO CSA N o 006/2016 O Diretor Acadêmico e o Diretor Administrativo das Faculdades Integradas dos Campos Gerais,

Leia mais

RESOLUÇÃO AD REFERENDUM CONSUN N 016, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2015

RESOLUÇÃO AD REFERENDUM CONSUN N 016, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO AD REFERENDUM CONSUN N 016, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2015 Aprova, ad referendum, o Calendário Acadêmico

Leia mais

Art. 1º - Estabelecer as normas para implementação de Cursos e Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Art. 1º - Estabelecer as normas para implementação de Cursos e Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO Av. Ville Roy, 5315 Bairro São Pedro 69.301-001 - Boa Vista/RR Fone (095)621-3108 Fax (095)621-3101 Resolução

Leia mais

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE POUSO ALEGRE REGULAMENTO INSTITUCIONAL HORA-AULA / HORA-RELÓGIO DISCENTE

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE POUSO ALEGRE REGULAMENTO INSTITUCIONAL HORA-AULA / HORA-RELÓGIO DISCENTE INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE POUSO ALEGRE REGULAMENTO INSTITUCIONAL HORA-AULA / HORA-RELÓGIO DISCENTE Art. 1º A Hora-Aula/Hora-Relógio é componente curricular obrigatório pois que integrante da carga

Leia mais

RESOLUÇÃO 021/2016 CEPE/UNESPAR. Considerando o disposto nos artigos 72 e 73 do Regimento Geral da Unespar.

RESOLUÇÃO 021/2016 CEPE/UNESPAR. Considerando o disposto nos artigos 72 e 73 do Regimento Geral da Unespar. RESOLUÇÃO 021/2016 CEPE/UNESPAR Aprova o Regulamento de Aproveitamento de Estudos e de Equivalência de Disciplinas nos cursos de graduação da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR. Considerando o disposto

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO

CALENDÁRIO ACADÊMICO CALENDÁRIO ACADÊMICO 2017-2018 Cursos de Graduação de Ofertar Regular 2017 JANEIRO D S T Q Q S S 1 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Feriado Nacional -

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Praia Grande São Paulo Dezembro de 2008 CAPÍTULO I DA NATUREZA Artigo 1º O presente regulamento tem como objetivo normatizar as atividades relacionadas com o estágio

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO CORDA-MA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO CORDA-MA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESTADO DO MARANHÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DO CORDA-MA CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO ANOS INICIAIS (4º E 5º ANOS) E ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 11/2017

RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 11/2017 RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 11/2017 Aprova o Curso de Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI A Presidente Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso de suas atribuições,

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 297/2014

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 297/2014 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 297/2014 Altera a Deliberação CONSEP Nº 154/2010, que aprova o Currículo do Curso de Graduação Licenciatura em Geografia, na modalidade a distância do Programa Segunda Licenciatura.

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FACULDADE LS ATUALIZA O SEU PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL (PPI), O SEU PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL (PDI) E REVITALIZA SUA MISSÃO, VISÃO E VALORES. DESSE MODO,

Leia mais

SISTEMÁTICA DA AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA APRENDIZAGEM. VERSÃO de PARA NOVA DISCUSSÃO EM

SISTEMÁTICA DA AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA APRENDIZAGEM. VERSÃO de PARA NOVA DISCUSSÃO EM SISTEMÁTICA DA AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM NA APRENDIZAGEM VERSÃO de 14.06.2010 PARA NOVA DISCUSSÃO EM 28.06.2010 Art. A avaliação do ensino e da aprendizagem, como processo intencional, formal

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2016 ALUNOS VETERANOS 1º semestre de 2016

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2016 ALUNOS VETERANOS 1º semestre de 2016 CALENDÁRIO ACADÊMICO 2016 ALUNOS VETERANOS Janeiro 25/01 Início do prazo para solicitação de pendência de disciplina pelo Sistema AP/DP Fevereiro 15/02 Início do período letivo - Alunos veteranos 15/02

Leia mais

Educação Infantil. Currículo. Horário de 2ª a 6ª feira. Calendário Escolar

Educação Infantil. Currículo. Horário de 2ª a 6ª feira. Calendário Escolar Educação Infantil Currículo Disciplina Maternal Grupo I Grupo II Diferentes Linguagens X X X Pensamento Lógico Matemático X X X Natureza e Sociedade X X X Movimento X X X Arte * X X X Inglês X X X Musicalização

Leia mais

Regras Detalhadas para o Processo de Dependência e Recuperação

Regras Detalhadas para o Processo de Dependência e Recuperação FR 0016 U Média Frequência Req 723 Recuperação de Estágio do Núcleo de Prática Jurídica s de Núcleo de Prática Jurídica 723A 723B Recuperação de Estágio do Núcleo de Prática Jurídica Prouni 100% Recuperação

Leia mais

NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO

NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA NEAD/AEDB EXTENSÃO MANUAL DO ALUNO 2016 ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO Av. Cel. Prof. Antonio Esteves, nº 01, Campo de Aviação Resende-RJ CEP: 27.523-000 Tel./Fax: (24) 3383-9000

Leia mais

Universidade do Estado da Bahia UNEB

Universidade do Estado da Bahia UNEB Universidade do Estado da Bahia UNEB RESOLUÇÃO Nº 1.875/2016 - Aprova o Calendário Acadêmico para o semestre letivo 2016.1, no âmbito da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O PRESIDENTE DO CONSELHO

Leia mais

SISTEMÁTICA DA AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM PROPOSTA PARA DISCUSSÃO GERAL EM 24 E 25 DE MAIO DE 2010

SISTEMÁTICA DA AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM PROPOSTA PARA DISCUSSÃO GERAL EM 24 E 25 DE MAIO DE 2010 SISTEMÁTICA DA AVALIAÇÃO DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM PROPOSTA PARA DISCUSSÃO GERAL EM 24 E 25 DE MAIO DE 2010 Art. A avaliação do ensino e da aprendizagem, como processo intencional, formal e informal,

Leia mais

UNIVERSIDADE TIRADENTES

UNIVERSIDADE TIRADENTES UNIVERSIDADE TIRADENTES DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA GUIA GERAL DO PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE DISCIPLINAS Aracaju Sergipe JANEIRO DE 2017 UNIVERSIDADE TIRADENTES DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO - UNIMONTE PORTARIA REITORIA Nº 11/2017

REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO - UNIMONTE PORTARIA REITORIA Nº 11/2017 REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO - UNIMONTE PORTARIA REITORIA Nº 11/2017 O Reitor do Centro Universitário Monte Serrat UMIMONTE, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com o (RG Art. 45), RESOLVE:

Leia mais

Art. 5 - Art Art. 10 Art. 6 - Art. 5 Art. 10 Art. 10 Art. 7 -

Art. 5 - Art Art. 10 Art. 6 - Art. 5 Art. 10 Art. 10 Art. 7 - FACULDADE DE ENGENHARIA/ INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional - PGMC TEL. (32)2102-3481 FAX(32) 2102-3401 EMAIL: ppg.modelagemcomputacional@ufjf.edu.br NORMAS

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 211 DE 28/11/ CAS

RESOLUÇÃO N o 211 DE 28/11/ CAS RESOLUÇÃO N o 211 DE 28/11/2016 - CAS Estabelece normas para a realização das Atividades Complementares nos Cursos de Graduação da Universidade Positivo (UP). O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS), órgão

Leia mais

CALENDÁRIO DAS AVALIAÇÕES 2017

CALENDÁRIO DAS AVALIAÇÕES 2017 1º Período 4/4 5/4 7/4 10/4 (segunda-feira) 11/4 12/4 AVALIAÇÕES DO 1º PERÍODO Língua Portuguesa Língua Portuguesa Língua Portuguesa Língua Portuguesa ------------ ------------ Matemática Matemática Matemática

Leia mais

REGULAMENTO DE MONITORIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FESPPR CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DE MONITORIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FESPPR CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS REGULAMENTO DE MONITORIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FESPPR CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES GERAIS Art. 1º Este regulamento normaliza as Atividades de Monitoria nos Cursos de Graduação da FESPPR. Para efeito do

Leia mais

PROF. DR. MARCIO DE MORAES REITOR

PROF. DR. MARCIO DE MORAES REITOR RESOLUÇÃO CONSUN Nº 06/2014 Aprova Edital do Processo Seletivo do Programa de integralização de créditos para a conclusão do Curso Superior de Teologia 2º semestre de 2014 na modalidade a distância O Conselho

Leia mais

1º SEMESTRE 2017 JANEIRO D S T Q Q S S

1º SEMESTRE 2017 JANEIRO D S T Q Q S S CALENDÁRIO ACADÊMICO DA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU A DISTÂNCIA - ALUNOS ANO LETIVO 207 Aprovado na 5 ª reunião do Consepe de 5/8/206 Alteração aprovada via ad referendum em 22/8/206 º SEMESTRE 207 JANEIRO

Leia mais

PROJETO INTEGRADOR REGULAMENTO INSTITUCIONAL

PROJETO INTEGRADOR REGULAMENTO INSTITUCIONAL PROJETO INTEGRADOR REGULAMENTO INSTITUCIONAL ITAPERUNA 2015 Este regulamento cria e regulamenta as normas do componente curricular Projeto Integrador da Faculdade Redentor com efeitos a partir do 2º semestre

Leia mais

PEDAGOGIA - Turmas de Segunda-Feira

PEDAGOGIA - Turmas de Segunda-Feira UTA - GESTÃO EDUCACIONAL GRADUAÇÃO - MODALIDADE A DISTÂNCIA CRONOGRAMA DE ENCONTROS PRESENCIAIS VIRTUAIS - TELEAULAS FACINTER/CBED - EDIÇÃO 01/2012 PEDAGOGIA - Turmas de Segunda-Feira Turmas de Ingresso

Leia mais

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário.

Art. 2º Este Ato Administrativo entra em vigor na data de sua assinatura, revogadas as disposições em contrário. ATO ADMINISTRATIVO REITORIA Nº 16/2017 Aprova o Edital do Processo Seletivo do Programa de Integralização de Créditos para a Conclusão do Curso Superior de Teologia Vestibular 2º semestre de 2017 O REITOR

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT. Regimento Interno do PROFMAT UFJF

Universidade Federal de Juiz de Fora Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT. Regimento Interno do PROFMAT UFJF Universidade Federal de Juiz de Fora Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional PROFMAT Regimento Interno do PROFMAT UFJF Da Natureza e dos Objetivos Art. 1º O Mestrado Profissional em Matemática

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSU Nº 008/2016

RESOLUÇÃO CONSU Nº 008/2016 RESOLUÇÃO CONSU Nº 008/2016 (Alteração da Resolução CONSU Nº 001/2015) Estabelece Normas para Funcionamento e Execução do Projeto Integrador Componente da Matriz Curricular 2011 e 2014 A Diretora Geral

Leia mais

Sobre a UNA-SUS/UFMA

Sobre a UNA-SUS/UFMA Sobre a UNA-SUS/UFMA O CURSO Instituição: UNASUS/UFMA. Modalidade a distância com tutoria online disponível. Provas presencias nos polos. Carga-horária de 450 horas. Duração de 11 meses. Elaboração de

Leia mais

HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES 2016

HORÁRIO DAS AVALIAÇÕES 2016 OBSERVAÇÕES E PROCEDIMENTOS EM DIAS DE AVALIAÇÃO 1) Solicitamos aos alunos que estejam na sala 10 minutos antes do horário marcado para o início das avaliações e que não a deixem sem assinar a lista, que

Leia mais

Licenciatura em Administração e Gestão de Empresas Licenciatura de Economia Avaliação de Conhecimentos

Licenciatura em Administração e Gestão de Empresas Licenciatura de Economia Avaliação de Conhecimentos Licenciatura em Administração e Gestão de Empresas Licenciatura de Economia Avaliação de Conhecimentos Introdução A - Avaliação de Conhecimentos: Regime Normal A.1) Avaliação Contínua A.2) Exame Final

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO 6º AO 8º ANO EF2

SISTEMA DE AVALIAÇÃO 6º AO 8º ANO EF2 SISTEMA DE AVALIAÇÃO 6º AO 8º ANO EF2 SISTEMA DE AVALIAÇÃO 6º AO 8º ANO EF2 Em cada trimestre o aluno será avaliado através dos seguintes instrumentos: 1. AVALIAÇÃO FORMATIVA (AVF) Consiste na avaliação

Leia mais

Tela Inicial do SOL Sistema On-Line. Página 1

Tela Inicial do SOL Sistema On-Line. Página 1 O Adapti Ingressante tem como objetivo ajudar você, estudante, a relembrar os conteúdos que serão essenciais para o desenvolvimento de uma trajetória acadêmica de sucesso. O programa, ofertado na modalidade

Leia mais

Processo de Rematrículas para 2017/01. Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância

Processo de Rematrículas para 2017/01. Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância Processo de Rematrículas para 2017/01 Informativo para os cursos de graduação: Disciplinas na Modalidade de Educação à Distância Com base na Portaria 1134/2016 (DOU nº 196, terça-feira, 11 de outubro de

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO Capítulo I Das disposições preliminares Art. 1º Este Regulamento tem por finalidade regulamentar

Leia mais

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 28 de junho de José Antonio Cruz Duarte, OFM Vice-Reitor no exercício da presidência

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 28 de junho de José Antonio Cruz Duarte, OFM Vice-Reitor no exercício da presidência RESOLUÇÃO CONSEPE 14/2007 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DO CURSO DE LETRAS DO CÂMPUS DE ITATIBA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Vice-Reitor da Universidade São Francisco, no exercício

Leia mais

Artigo 1º Aprovar o Calendário Acadêmico do ano letivo de 2017, do Câmpus Universitário de Sinop, que com esta Resolução é publicado.

Artigo 1º Aprovar o Calendário Acadêmico do ano letivo de 2017, do Câmpus Universitário de Sinop, que com esta Resolução é publicado. RESOLUÇÃO CONSEPE N. o 29, DE 06 DE MARÇO DE 2017. Dispõe sobre aprovação do Calendário Acadêmico do ano letivo de 2017 para os Câmpus de Sinop. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO da Universidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FLUMINENSE Cursos Técnicos em, e O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, IFFluminense, no uso de suas atribuições legais, torna pública a convocação de estudantes dos Cursos Técnicos

Leia mais

Evandro Aparecido Soares da Silva Presidente do CONSEPE, em exercício.

Evandro Aparecido Soares da Silva Presidente do CONSEPE, em exercício. RESOLUÇÃO CONSEPE N. o 28, DE 06 DE MARÇO DE 2017. Dispõe sobre aprovação do Calendário Acadêmico do ano letivo de 2017 para os Câmpus de Barra do Garças, Cuiabá, Pontal do Araguaia, Rondonópolis e Várzea

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE N.º 15, DE 31 DE OUTUBRO DE 2014

RESOLUÇÃO CONSEPE N.º 15, DE 31 DE OUTUBRO DE 2014 RESOLUÇÃO CONSEPE N.º 15, DE 31 DE OUTUBRO DE 2014 Estabelece procedimentos para o Estudo Dirigido no âmbito das Faculdades Ponta Grossa. A Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão das Faculdades

Leia mais

DESENHO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA (COMPLEMENTAÇÃO) PARA ATENDER A DEMANDA VIZIVALI

DESENHO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA (COMPLEMENTAÇÃO) PARA ATENDER A DEMANDA VIZIVALI DESENHO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA (COMPLEMENTAÇÃO) PARA ATENDER A DEMANDA VIZIVALI PROFESSORA ZULEIKA APARECIDA CLARO PIASSA (COORDENADORA DO CURSO) A OFERTA VIZIVALI QUEM PÔDE PARTICIPAR? Professores

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 025/2003-CEPE

RESOLUÇÃO Nº 025/2003-CEPE RESOLUÇÃO Nº 025/2003-CEPE Aprova Regulamento de Atividades Acadêmicas Complementares. Considerando o contido na Resolução nº 003/2003-CEPE, de 30 de janeiro de 2003, que Aprova as Diretrizes do Ensino

Leia mais

Regimento do Estágio Supervisionado do Curso de Sistemas de Informação

Regimento do Estágio Supervisionado do Curso de Sistemas de Informação Regimento do Estágio Supervisionado do Curso de Sistemas de Informação Regimento do Estágio Supervisionado do Curso de Sistemas de Informação da Universidade do Estado de Minas Gerais Campus de Frutal/MG

Leia mais

CAPÍTULO III Da Carga Horária e da Época de Realização

CAPÍTULO III Da Carga Horária e da Época de Realização REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA CAPÍTULO I Dos Conceitos Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui atividade acadêmica de sistematização

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO DOUTORADO EM ENGENHARIA QUÍMICA

REGULAMENTAÇÃO DO DOUTORADO EM ENGENHARIA QUÍMICA COPPE/UFRJ PROGRAMA DE ENGENHARIA QUÍMICA REGULAMENTAÇÃO DO DOUTORADO EM ENGENHARIA QUÍMICA O Curso de Doutorado em Engenharia Química exige, além do atendimento das condições dispostas na Regulamentação

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL PORTARIA Nº 04, DE 06 DE FEVEREIRO DE 2011

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL PORTARIA Nº 04, DE 06 DE FEVEREIRO DE 2011 ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL PORTARIA Nº 04, DE 06 DE FEVEREIRO DE 2011 Dispõe sobre as normas operacionais para acompanhamento e registro das Atividades Complementares do Curso

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. EDITAL N o 01

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO. EDITAL N o 01 UNCISAL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS Transformada em Universidade pela Lei n 6.660 de 28 de dezembro de 2005 Campus Governador Lamenha Filho Rua Jorge de Lima, 113, Trapiche da

Leia mais

EDITAL DE PROVAS 1º SEMESTRE DE 2017 EDITAL Nº 001/2017

EDITAL DE PROVAS 1º SEMESTRE DE 2017 EDITAL Nº 001/2017 EDITAL Nº 001/2017 O Colegiado de Graduação da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte FACISABH, ad referendum Colegiado de Cursos, no uso de suas atribuições, torna público o presente

Leia mais

FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA

FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA Grade e Corpo Docente Informações Sobre o Curso de Graduação em Teologia Bacharelado Presencial Conforme Disposto na Lei Nº. 13.168, de 06 de Outubro de 2015. I - ANO DE OFERTA

Leia mais

Resolução nº 004/2015

Resolução nº 004/2015 Resolução nº 004/2015 Dispõe sobre estágio de prática docente para os alunos do Mestrado em Direito e Instituições do Sistema de Justiça. Art. 1º O Estágio de Prática Docente (EPD) tem por objetivo aperfeiçoar

Leia mais

Gestão de Desastres e Ações de Recuperação

Gestão de Desastres e Ações de Recuperação Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil Universidade Federal de Santa Catarina Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres Gestão de Desastres e Ações de Recuperação Área de desmoronamento

Leia mais

Data 26/06/2012 Revisão 01 Código R.EM.CPE.03

Data 26/06/2012 Revisão 01 Código R.EM.CPE.03 Em concordância com o disposto no nº1, do artigo 1º, e na alínea e), do artigo 105, do Decreto-Lei 62/2007, que estabelece o regime jurídico das instituições de ensino superior, e assegurada a sua conformidade

Leia mais

Regulamento N. 3, de 13 de março de

Regulamento N. 3, de 13 de março de UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CAMPUS DE RIO PARANAÍBA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Regulamento N. 3, de 13 de março de 2013 1. Este documento regulamenta as normas para a elaboração do trabalho

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO CAMPUS DE COXIM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO CAMPUS DE COXIM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL RESOLUÇÃO Nº 5, DE 5 DE FEVEREIRO DE 2015. O COLEGIADO DE CURSO DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO CÂMPUS DE COXIM da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso Do Sul, no uso de suas atribuições

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS RESOLUÇÃO CSA N o 020/2016 O Diretor Acadêmico e o Diretor Administrativo das Faculdades Integradas dos Campos Gerais,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS BOA VIAGEM EDITAL N.º 04/2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS BOA VIAGEM EDITAL N.º 04/2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS BOA VIAGEM EDITAL N.º 04/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO POLÍTICAS

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA UNCISAL

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA UNCISAL PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA UNCISAL No quadro abaixo estão perguntas e respostas sobre possíveis dúvidas encontradas por docentes e discentes, diante da compreensão

Leia mais

EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE 2015

EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE 2015 EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE 2015 A Faculdade São Paulo (FSP), Instituição de Ensino Superior comprometida a observar o padrão

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Turno: Quartas-feiras das 9:30 as 12:15 Carga Horária: 3 créditos (45 h)

PLANO DE ENSINO. Turno: Quartas-feiras das 9:30 as 12:15 Carga Horária: 3 créditos (45 h) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Dados de Identificação Campus: Uruguaiana Curso: Enfermagem Componente Curricular: Abordagens administrativas

Leia mais

NORMA Nº 001, de 11 de julho de 2013.

NORMA Nº 001, de 11 de julho de 2013. NORMA Nº 001 de 11 de julho de 2013. Estabelece Normas Referentes à Avaliação do Rendimento Escolar dos alunos do Curso de Medicina O COLEGIADO DO CURSO DE MEDICINA DO CAMPUS CENTRO-OESTE DONA LINDU DA

Leia mais

REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES REGULAMENTO PARA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Art. 1º As Atividades Complementares (AC) atendem ao Parecer n 776/97 da CES, que trata das Diretrizes Curriculares dos Cursos

Leia mais

NORMATIZAÇÃO CGA N o 04/2015

NORMATIZAÇÃO CGA N o 04/2015 NORMATIZAÇÃO CGA N o 04/2015 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES NORMATIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE MONITORIA 1.1 - O presente documento reúne as normas estabelecidas para o Programa de Monitoria desenvolvido no Instituto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PLANO DE ENSINO.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PLANO DE ENSINO. 062 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE MATEMÁTICA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PURA E APLICADA PLANO DE ENSINO Código MAT Créditos/horas-aula Semestre Nome 01062 Fundamentos de Matemática

Leia mais

DA BASE LEGAL. Art. 1º O presente Edital está fundamentado:

DA BASE LEGAL. Art. 1º O presente Edital está fundamentado: EDITAL nº 081/2017 Processo Seletivo Simplificado para ingresso no Curso Técnico em Cozinha, Nível Médio, forma de oferta Subsequente do Campus Foz do Iguaçu para Estudantes Oriundos da República do Paraguai

Leia mais

CAPÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO E INSCRIÇÃO. Parágrafo Único Somente poderá inscrever-se no Estágio, aluno regularmente matriculado.

CAPÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO E INSCRIÇÃO. Parágrafo Único Somente poderá inscrever-se no Estágio, aluno regularmente matriculado. REGULAMENTO GERAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CAPÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO E INSCRIÇÃO Artigo 1º - O Estágio Supervisionado, dos Cursos de Graduação, de caráter de iniciação à prática profissional, nos termos

Leia mais

1 FACULDADE DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE...

1 FACULDADE DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE... SUMÁRIO MANUAL DO ALUNO... 3 MENSAGEM AO ALUNO... 3 SOBRE O MANUAL... 4 1 FACULDADE DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE... 4 2 CORPO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO... 4 2.1 ESTRUTURA ACADÊMICA... 4 3 COORDENAÇÕES DE CURSOS...

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA EDITAL DE MONITORIA Nº 05

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA EDITAL DE MONITORIA Nº 05 PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E CIVIL EDITAL DE MONITORIA Nº 05 A Direção Geral e de Graduação torna público o presente Edital de Concurso Público composto de

Leia mais

o Parecer CEPE n o 089/2016 e a Decisão do Plenário do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, de 29 de novembro de 2016;

o Parecer CEPE n o 089/2016 e a Decisão do Plenário do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, de 29 de novembro de 2016; DE 5 ANEXO DA RESOLUÇÃO UNIV N o 038, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016. FL. 0 RESOLUÇÃO UNIV N o 038, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016. Aprova o Calendário Universitário dos Cursos de Educação a Distância EaD da Universidade

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO DO IF BAIANO - CAMPUS URUÇUCA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO DO IF BAIANO - CAMPUS URUÇUCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS URUÇUCA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO SUPERIOR

Leia mais

EDITAL DO 3º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE I. Das Disposições Gerais

EDITAL DO 3º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE I. Das Disposições Gerais EDITAL DO 3º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2015 A Faculdade Meta (FAMETA), Instituição de Ensino Superior comprometida a observar o padrão

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 15/2017

RESOLUÇÃO CONSEPE 15/2017 RESOLUÇÃO CONSEPE 15/2017 Regulamenta o sistema de avaliação do processo de ensino-aprendizagem para os cursos de graduação da Faculdade Guanambi. O Presidente do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa

Leia mais

EDITAL Nº 26/2014 DE 11 DE ABRIL DE 2014 CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS - INFORMÁTICA 1 SEMESTRE LETIVO DE 2014

EDITAL Nº 26/2014 DE 11 DE ABRIL DE 2014 CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS - INFORMÁTICA 1 SEMESTRE LETIVO DE 2014 Serviço Público Federal EDITAL Nº 26/2014 DE 11 DE ABRIL DE 2014 CERTIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS - INFORMÁTICA 1 SEMESTRE LETIVO DE 2014 O Diretor do do, no uso de suas atribuições estatutárias, torna público,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO Coordenação do Curso de Graduação em Letras Inglês Modalidade à Distância

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO Coordenação do Curso de Graduação em Letras Inglês Modalidade à Distância REGULAMENTO DE CURSO Dispõe sobre o Regulamento do Curso de Licenciatura em Letras Inglês na modalidade a distância, tendo como base as discussões e resoluções em reuniões de seu colegiado. A vida acadêmica

Leia mais