Relatório de Auditoria Interna Fl. 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Relatório de Auditoria Interna Fl. 1"

Transcrição

1 1 RESUMO DA AUDITORIA Data da auditoria: / / Auditor(es): Pessoas contatadas: Pontos positivos detectados: Pontos que precisam de melhoria: Não Conformidades Encontradas: Assinatura do Auditor(es)

2 2 Item Pergunta OK Não conforme 1 1. A EMPRESA determina questões externas e internas que sejam pertinentes para o seu propósito e para seu direcionamento estratégico e que afetem sua capacidade de alcançar o(s) resultado(s) pretendido(s) de seu sistema de gestão da qualidade? 2. A EMPRESA monitora e analisa criticamente informações sobre essas questões externas e internas? 3. A EMPRESA determina as partes interessadas que sejam pertinentes para o sistema de gestão da qualidade? 4. A EMPRESA determina os requisitos dessas partes interessadas que sejam pertinentes para o sistema de gestão da qualidade? 5. A EMPRESA monitora e analisa criticamente informações sobre essas partes interessadas e seus requisitos pertinentes? 2 1. A EMPRESA determina o escopo do sistema de gestão da qualidade? 2. A EMPRESA determina os limites e a aplicabilidade do sistema de gestão da qualidade para estabelecer o seu escopo? 3. A EMPRESA disponibiliza o escopo do sistema de gestão da qualidade da organização e o mantém disponível como informação documentada? 4. O escopo declara os tipos de produtos e serviços cobertos e provem justificativa para qualquer requisito desta Norma

3 3 que a organização determina que não seja aplicável ao escopo do seu sistema de gestão da qualidade? 3 1. A EMPRESA estabelece, implementa, mantém e melhora continuamente um sistema de gestão da qualidade, incluindo os processos necessários e suas interações, de acordo com os requisitos desta Norma? 2. A EMPRESA determina os processos necessários para o sistema de gestão da qualidade e sua aplicação na organização? 3. Determina as entradas requeridas e as saídas esperadas desses processos? 4. Determina a seqüência e a interação desses processos? 5. Determina e aplica os critérios e métodos (incluindo monitoramento, medições e indicadores de desempenho relacionados) necessários para assegurar a operação e o controle eficazes desses processos? 6. Determina os recursos necessários para esses processos e assegura a sua disponibilidade? 7. Atribui as responsabilidades e autoridades para esses processos? 8. Aborda os riscos e oportunidades conforme determinados de acordo com os requisitos? 9. Avalia esses processos e implementa quaisquer mudanças necessárias para assegurar que esses processos alcancem seus resultados pretendidos? 10. Melhora os processos e o sistema de gestão da qualidade?

4 4 11. Mantem informação documentada para apoiar a operação de seus processos? 12. Retém informação documentada para ter confiança em que os processos sejam realizados conforme planejado? A Alta Direção da EMPRESA demonstra liderança e comprometimento com relação ao sistema de gestão da qualidade? 2. Responsabiliza-se por prestar contas pela eficácia do sistema de gestão da qualidade? 3. Assegura que a política da qualidade e os objetivos da qualidade sejam estabelecidos para o sistema de gestão da qualidade e que sejam compatíveis com o contexto e a direção estratégica da organização? 4. Assegura a integração dos requisitos do sistema de gestão da qualidade nos processos de negócio da organização? 5. Promove o uso da abordagem de processo e da mentalidade de risco? 6. Assegura que os recursos necessários para o sistema de gestão da qualidade estejam disponíveis? 7. Comunica a importância de uma gestão da qualidade eficaz e de estar conforme com os requisitos do sistema de gestão da qualidade?

5 5 8. Assegura que o sistema de gestão da qualidade alcança seus resultados pretendidos? A Alta Direção da EMPRESA demonstra liderança e comprometimento com relação ao foco no cliente? 2. Os requisitos do cliente e os requisitos estatutários e regulamentares pertinentes são determinados, entendidos e atendidos consistentemente? 3. Os riscos e oportunidades que possam afetar a conformidade de produtos e serviços e a capacidade de aumentar a satisfação do cliente são determinados e abordados? 4. O foco no aumento da satisfação do cliente é mantido? É apropriada ao propósito e ao contexto da organização e apoia seu direcionamento estratégico? 2. Provem uma estrutura para o estabelecimento dos objetivos da qualidade? 3. Inclui um comprometimento em satisfazer requisitos aplicáveis? 4. Inclui um comprometimento com a melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade?

6 Está disponível e é mantida como informação documentada? 2. É comunicada, entendida e aplicada na organização? 3. Assegurar que o sistema de gestão da qualidade esteja conforme com os requisitos desta Norma? A Alta Direção assegura que as responsabilidades e autoridades para papéis pertinentes sejam atribuídas, comunicadas e entendidas na organização? 2. Assegurar que o sistema de gestão da qualidade esteja conforme com os requisitos desta Norma? 3. Assegurar que os processos entreguem suas saídas pretendidas? 4. Relatar o desempenho do sistema de gestão da qualidade e as oportunidades para melhoria? 5. Assegurar a promoção do foco no cliente na organização? 6. Assegurar que a integridade do sistema de gestão da qualidade seja mantida quando forem planejadas e implementadas mudanças no sistema de gestão da qualidade?

7 Assegurar que o sistema de gestão da qualidade possa alcançar seus resultados pretendidos? 2. Aumentar efeitos desejáveis? 3. Prevenir, ou reduzir, efeitos indesejáveis? 4. Alcançar melhoria? A EMPRESA e planeja ações para abordar esses riscos e oportunidades? 2. Integra e implementa as ações nos processos do seu sistema de gestão da qualidade? 3. Avalia a eficácia dessas ações? A EMPRESA estabelece objetivos da qualidade nas funções, níveis e processos pertinentes necessários para o sistema de gestão da qualidade? 2. Os objetivos da qualidade são coerentes com a política da qualidade? 3. Mensuráveis? 4. Levam em conta requisitos aplicáveis?

8 8 5. Pertinentes para a conformidade de produtos e serviços e para aumentar a satisfação do cliente? 6. Monitorados? 7. Comunicados? 8. Atualizados como apropriado? 9. A EMPRESA mantém informação documentada sobre os objetivos da qualidade? Ao planejar como alcançar seus objetivos a EMPRESA determina o que será feito? 2. Quais recursos serão requeridos? 3. Quem será responsável? 4. Quando isso será concluído? 5. Como os resultados serão avaliados?

9 Quando a EMPRESA determina a necessidade de mudanças no sistema de gestão da qualidade, as mudanças são realizadas de uma maneira planejada e sistemática? 2. A EMPRESA considera o propósito das mudanças e suas potenciais conseqüências? 3. A integridade do sistema de gestão da qualidade? 4. A disponibilidade de recursos? 5. A alocação ou realocação de responsabilidades e autoridades? 8 1. A EMPRESA determina e provem os recursos necessários para o estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade? 2. A EMPRESA considera as capacidades e restrições de recursos internos existentes? 3. O que precisa ser obtido de provedores externos? 9 1. A EMPRESA determina, provem e mantém a infraestrutura necessária para a operação dos seus processos e para alcançar a conformidade de produtos e serviços? 2. Edifícios e utilidades associadas?

10 10 3. Equipamento, incluindo materiais, máquinas, ferramentas, etc. e software? 4. Tecnologia da informação e de comunicação? A EMPRESA determina, provem e mantém um ambiente necessário para a operação de seus processos e para alcançar a conformidade de produtos e serviços? 2. Social (por exemplo, não discriminatório, calmo, não confrontante)? 3. Psicológico (por exemplo, redutor de estresse, preventivo quanto à exaustão, emocionalmente protetor)? 4. Físico (por exemplo, temperatura, calor, umidade, luz, fluxo de ar, higiene, ruído)? A EMPRESA determina e provem os recursos necessários para assegurar resultados válidos e confiáveis quando monitoramento ou medição for usado para verificar a conformidade de produtos e serviços com requisitos? 2. A EMPRESA assegura que os recursos providos sejam adequados para o tipo específico de atividades de monitoramento e medição assumidas?

11 11 3. Sejam mantidos para assegurar que estejam continuamente apropriados aos seus propósitos? 4. A EMPRESA retem informação documentada apropriada como evidência de que os recursos de monitoramento e medição sejam apropriados para os seus propósitos? Os equipamentos de medição são verificados ou calibrados, ou ambos, a intervalos especificados, ou antes do uso, contra padrões de medição rastreáveis a padrões de medição internacionais ou nacionais? 2. Quando tais padrões não existirem, a base usada para calibração ou verificação é retida como informação documentada? 3. Identificados para determinar sua situação? 4. Salvaguardados contra ajustes, danos ou deterioração que invalidariam a situação de calibração e resultados de medições subseqüentes? 5. A EMPRESA determina se a validade de resultados de medição anteriores foi adversamente afetada quando o equipamento de medição for constatado inapropriado para seu propósito pretendido, e toma ação apropriada, como necessário? A EMPRESA determina o conhecimento necessário para a operação de seus processos e para alcançar a conformidade de produtos e serviços?

12 12 2. Esse conhecimento é mantido e esta disponível na extensão necessária? 3. Ao abordar necessidades e tendências de mudanças, a EMPRESA considera seu conhecimento no momento e determina como adquirir ou acessar qualquer conhecimento adicional necessário e atualizações requeridas? A EMPRESA determina a competência necessária de pessoa(s) que realize(m) trabalho sob o seu controle que afete o desempenho e a eficácia do sistema de gestão da qualidade? 2. Assegura que essas pessoas sejam competentes, com base em educação, treinamento ou experiência apropriados? 3. Onde aplicável, toma ações para adquirir a competência necessária e avaliar a eficácia das ações tomadas? 4. Retém informação documentada, apropriada como evidência de competência? A EMPRESA assegura que as pessoas da organização estajam conscientes da política da qualidade? 2. Dos objetivos da qualidade pertinentes? 3. Da sua contribuição para a eficácia do sistema de gestão da qualidade, incluindo os benefícios de desempenho melhorado? 4. Das implicações de não estar conforme com os requisitos do sistema de gestão da qualidade?

13 A EMPRESA determina as comunicações internas e externas pertinentes sobre o sistema de gestão de qualidade, incluindo sobre o que comunicar? 2. Quando comunicar? 3. Com quem se comunicar? 4. Como comunicar? 5. Quem comunica? O sistema de gestão da qualidade da EMPRESA inclui informação documentada requerida por esta Norma? 2. Informação documentada determinada pela organização como sendo necessária para a eficácia do sistema de gestão da qualidade? 3. Identificação e descrição (por exemplo, um título, data, autor ou número de referência)? 4. Formato (por exemplo, linguagem, versão de software, gráficos) e meio (por exemplo, papel, eletrônico)? 5. Análise crítica e aprovação quanto à adequação e suficiência? A informação documentada requerida pela norma é controlada para assegurar que ela esteja disponível e adequada para uso, onde e quando ela for necessária?

14 14 2. Ela esteja protegida suficientemente (por exemplo, contra perda de confidencialidade, uso impróprio ou perda de integridade)? 3. A EMPRESA aborda como aplicável as seguintes atividades de controle de informação documentada Distribuição, acesso, recuperação e uso? 4. Armazenamento e preservação, incluindo preservação de legibilidade? 5. Controle de alterações (por exemplo, controle de versão)? 6. Retenção e disposição? 7. A informação documentada de origem externa determinada pela organização como necessária para o planejamento e operação do sistema de gestão da qualidade é identificada, como apropriado, e controlada? A EMPRESA planeja, implementa e controla os processos necessários para atender aos requisitos para a provisão de produtos e serviços e para implementar as ações determinadas?

15 15 2. Determina os requisitos para os produtos e serviços? 3. Estabelece critérios para os processos? 4. A aceitação de produtos e serviços? 5. Determina os recursos necessários para alcançar conformidade com os requisitos do produto e serviço? 6. Implementa controle de processos de acordo com critérios? 7. Determina e conserva informação documentada para ter confiança em que os processos foram conduzidos como planejado? 8. Demonstra a conformidade de produtos e serviços com seus requisitos? 9. A EMPRESA controla mudanças planejadas e analisa criticamente as consequências de mudanças não intencionais, tomando ações para mitigar quaisquer efeitos adversos, como necessário? 10. A EMPRESA assegura que os processos terceirizados são controlados? A comunicação com clientes provem informação relativa a produtos e serviços?

16 16 2. Lida com consultas, contratos ou pedidos, incluindo mudanças? 3. Obtêm retroalimentação do cliente relativa a produtos e serviços, incluindo reclamações do cliente? 4. Lida ou controla propriedade do cliente? 5. Estabelece requisitos específicos para ações de contingência, quando pertinente? 1. Ao determinar os requisitos para produtos e serviços a serem oferecidos para clientes a EMPRESA assegura que eles sejam definidos incluindo quaisquer requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis? 2. Aqueles considerados necessários pela organização? 3. A EMPRESA pode atender aos pleitos para os produtos e serviços que ela oferece? 4. Análise crítica de requisitos relativos a produtos e serviços? 5. A EMPRESA assegura que ela tenha a capacidade de atender aos requisitos para produtos e serviços a serem oferecidos a clientes? 6. A EMPRESA conduz uma análise crítica antes de se comprometer a fornecer produtos e serviços a um cliente?

17 17 7. Inclui requisitos especificados pelo cliente, incluindo os requisitos para atividades de entrega e pós entrega? 8. Inclui requisitos não declarados pelo cliente, mas necessários para o uso especificado ou pretendido, quando conhecido? 9. Inclui requisitos especificados pela organização? 10. Inclui requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis a produtos e serviços? 11. Inclui requisitos de contrato ou pedido diferentes daqueles previamente expressos? 12. A EMPRESA assegura que requisitos de contrato ou pedido divergentes daqueles previamente definidos sejam resolvidos? 13. Os requisitos do cliente são confirmados pela EMPRESA antes da aceitação, quando o cliente não prover uma declaração documentada de seus requisitos? 14. A EMPRESA retém informação documentada dcomo aplicável sobre os resultados da análise crítica? 15. Quaisquer novos requisitos para os produtos e serviços?

18 A EMPRESA assegura que informação documentada pertinente seja emendada, e que pessoas pertinentes sejam alertadas dos requisitos mudados, quando os requisitos para produtos e serviços forem mudados? A EMPRESA estabelece, implementa e mantém um processo de projeto e desenvolvimento que seja apropriado para assegurar a subseqüente provisão de produtos e serviços? Na determinação dos estágios e controles para projeto e desenvolvimento a EMPRESA considera a natureza, duração e complexidade das atividades de projeto e desenvolvimento? 2. Os estágios de processo requeridos, incluindo análises críticas de projeto e desenvolvimento aplicáveis? 3. As atividades de verificação e validação de projeto e desenvolvimento requeridas? 4. As responsabilidades e autoridades envolvidas no processo de projeto e desenvolvimento? 5. Os recursos internos e externos necessários para o projeto e desenvolvimento de produtos e serviços? 6. A necessidade de controlar interfaces entre pessoas envolvidas no processo de projeto e desenvolvimento?

19 19 7. A necessidade de envolvimento de clientes e usuários no processo de projeto e desenvolvimento? 8. Os requisitos para a provisão subsequente de produtos e serviços? 9. O nível de controle esperado para o processo de projeto e desenvolvimento por clientes e outras partes interessadas pertinentes? 10. A informação documentada necessária para demonstrar que os requisitos de projeto e desenvolvimento foram atendidos? A EMPRESA determina os requisitos essenciais para os tipos específicos de produtos e serviços a serem projetados e desenvolvidos? 2. A EMPRESA considera requisitos funcionais e de desempenho? 3. Informação derivada de atividades similares de projeto e desenvolvimento anteriores? 4. Requisitos estatutários e regulamentares? 5. Normas ou códigos de prática que a organização tenha se comprometido a implementar?

20 20 6. Consequências potenciais de falhas devidas à natureza de produtos e serviços? 7. Entradas são adequadas aos propósitos de projeto e desenvolvimento, completos e sem ambigüidades? 8. Entradas conflitantes de projeto e desenvolvimento são resolvidas? 9. A EMPRESA retém informação documentada de entradas de projeto e desenvolvimento? A EMPRESA aplica controles para o processo de projeto e desenvolvimento para assegurar que os resultados a serem alcançados estejam definidos? 2. Análises críticas sejam conduzidas para avaliar a capacidade de os resultados de projeto e desenvolvimento atenderem a requisitos? 3. Atividades de verificação sejam conduzidas para assegurar que as saídas de projeto e desenvolvimento atendam aos requisitos de entrada? 4. Atividades de validação sejam conduzidas para assegurar que os produtos e serviços resultantes atendam aos requisitos para a aplicação especificada ou uso pretendido? 5. Quaisquer ações necessárias sejam tomadas sobre os problemas determinados durante as análises críticas ou atividades de verificação e validação?

21 21 6. Informação documentada sobre essas atividades seja retida? A EMPRESA assegura que saídas de projeto e desenvolvimento atendam aos requisitos de entrada? 2. Sejam adequadas para os processos subsequentes para a provisão de produtos e serviços? 3. Incluam ou referenciem requisitos de monitoramento e medição, como apropriado, e critérios de aceitação? 4. Especifiquem as características dos produtos e serviços que sejam essenciais para o propósito pretendido e sua provisão segura e apropriada? 5. A EMPRESA retem informação documentada sobre as saídas de projeto e desenvolvimento? A Microopet identifica, analisa criticamente e controla mudanças feitas durante, ou subsequentemente a, o projeto e desenvolvimento de produtos e serviços, na extensão necessária para assegurar que não haja impacto adverso sobre a conformidade com requisitos? 2. As mudanças de projeto e desenvolvimento? 3. Os resultados de análises críticas?

22 22 4. A autorização das mudanças? 5. As ações tomadas para prevenir impactos adversos? A EMPRESA assegura que processos, produtos e serviços providos externamente estejam conformes com requisitos? 2. A EMPRESA determina os controles a serem aplicados quando produtos e serviços de provedores externos forem destinados a incorporação nos produtos e serviços da própria organização? 3. Produtos e serviços forem providos diretamente para o(s) cliente(s) por provedores externos em nome da organização? 4. Um processo, ou parte de um processo, for provido por um provedor externo como um resultado de uma decisão da organização? 5. A EMPRESA determina e aplica critérios para a avaliação, seleção, monitoramento de desempenho e reavaliação de provedores externos, baseados na sua capacidade de prover processos ou produtos e serviços de acordo com requisitos? 6. A EMPRESA retém informação documentada dessas atividades e de quaisquer ações necessárias decorrentes das avaliações? A EMPRESA assegura que processos, produtos e serviços providos externamente não afetam adversamente a capacidade da organização de

23 23 entregar consistentemente produtos e serviços conformes para seus clientes? 2. A EMPRESA assegura que processos providos externamente permaneçam sob o controle do seu sistema de gestão da qualidade? 3. Definir tanto os controles que ela pretende aplicar a um provedor externo como aqueles que ela pretende aplicar às saídas resultantes? 4. A EMPRESA leva em consideração o impacto potencial dos processos, produtos e serviços providos externamente sobre a capacidade da organização de atender consistentemente aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares? 5. A eficácia dos controles aplicados pelo provedor externo? 6. Determinar a verificação, ou outra atividade, necessária para assegurar que os processos, produtos e serviços providos externamente atendam a requisitos? A EMPRESA assegura a suficiência de requisitos antes de sua comunicação para o provedor externo? 2. A EMPRESA comunica para provedores externos seus requisitos para os processos, produtos e serviços a serem providos? 3. Comunica a aprovação de produtos e serviços?

24 24 4. Métodos, processos e equipamentos? 5. Liberação de produtos e serviços? 6. Competência, incluindo qualquer qualificação de pessoas requerida? 7. As interações do provedor externo com a organização? 8. Controle e monitoramento do desempenho do provedor externo a ser aplicado pela organização? 9. Atividades de verificação ou validação que a organização, ou seus clientes, pretendam desempenhar nas instalações do provedor externo? A EMPRESA implementa produção e provisão de serviço sob condições controladas? 2. Informaçoes documentadas que defina as características dos produtos a serem produzidos, dos serviços a serem providos ou das atividades a serem desempenhadas? 3. Os resultados a serem alcançados? 4. A disponibilidade e uso de recursos de monitoramento e medição adequados? 5. A implementação de atividades de monitoramento e medição em estágios apropriados para verificar que critérios para controle de processos ou saídas e

25 25 critérios de aceitação para produtos e serviços foram atendidos? 6. O uso de infraestrutura e ambiente adequados para a operação dos processos? 7. A designação de pessoas competentes, incluindo qualquer qualificação requerida? 8. A validação e revalidação periódica da capacidade de alcançar resultados planejados dos processos para produção e provisão de serviço, onde não for possível verificar a saída resultante por monitoramento ou medição subseqüentes? 9. A implementação de ações para prevenir erro humano? 10. A implementação de atividades de liberação, entrega e pós-entrega? A EMPRESA usa meios adequados para identificar saídas quando isso for necessário assegurar a conformidade de produtos e serviços? 2. A EMPRESA identifica a situação das saídas com relação aos requisitos de monitoramento e medição ao longo da produção e provisão de serviço? 3. A EMPRESA controla a identificação única das saídas quando a rastreabilidade for um requisito, e retem a informação documentada necessária para possibilitar rastreabilidade?

26 A EMPRESA toma cuidado com propriedade pertencente a clientes ou provedores externos, enquanto estiver sob o controle da organização ou sendo usada pela organização? 2. A EMPRESA identifica, verifica, protege e salvaguarda propriedade de clientes ou provedores externos provida para uso ou incorporação nos produtos e serviços? 3. Quando a propriedade de um cliente ou provedor externo for perdida, danificada ou de outra maneira constatada inadequada para uso, a EMPRESA relata isto para o cliente ou provedor externo e retém informação documentada sobre o que ocorreu? A EMPRESA preserva as saídas durante produção e provisão de serviço na extensão necessária, para assegurar conformidade com requisitos? A EMPRESA atende aos requisitos para atividades pós-entrega associadas com os produtos e serviços? 2. Na determinação da extenção das atividades pós entrega requeridas considera os requisitos estatutários e regulamentares? 3. As consequências indesejáveis potenciais associadas com seus produtos e serviços? 4. A natureza, uso e o tempo de vida pretendido de seus produtos e serviços? 5. Requisitos do cliente?

27 27 6. Retroalimentação de cliente? A EMPRESA analisa criticamente e controla mudanças para produção ou provisão de serviços na extensão necessária para assegurar continuamente conformidade com requisitos? 2. A EMPRESA retém informação documentada, que descreva os resultados das análises críticas de mudanças, as pessoas que autorizam a mudança e quaisquer ações necessárias decorrentes da análise crítica? A EMPRESA implementa arranjos planejados, em estágios apropriados, para verificar se os requisitos do produto e do serviço foram atendidos? 2. A EMPRESA retém informação documentada sobre a liberação de produtos e serviços? 3. A informação documentada inclui evidência de conformidade com os critérios de aceitação? 4. Rastreabilidade à(s) pessoa(s) que autoriza(m) a liberação? A EMPRESA assegura que saídas que não estejam conformes com seus requisitos sejam identificadas e controladas para prevenir seu uso ou entrega não pretendida?

28 28 2. A EMPRESA toma ações apropriadas baseadas na natureza da não conformidade e em seus efeitos sobre a conformidade de produtos e serviços? 3. A EMPRESA lida com saídas não conformes dos seguintes modos: Correção? 4. Segregação, contenção, retorno ou suspensão de provisão de produtos e serviços? 5. Informação ao cliente? 6. Obtenção de autorização para aceitação sob concessão? 7. A conformidade com os requisitos é verificada quando saídas não conformes forem corrigidas? 8. A EMPRESA retem informação documentada que descreve a não conformidade? 9. Descreve as ações tomadas? 10. Descreve as concessões obtidas? 11. Identifique a autoridade que decide a ação com relação a não conformidade?

29 Na avaliação de desempenho a EMPRESA determina o que precisa ser monitorado e medido? 2. Os métodos para monitoramento, medição, análise e avaliação necessários para assegurar resultados válidos? 3. Quando o monitoramento e a medição devem ser realizados? 4. Quando os resultados de monitoramento e medição devem ser analisados e avaliados? 5. A EMPRESA avalia o desempenho e a eficácia do sistema de gestão da qualidade? 6. A EMPRESA retém informação documentada apropriada como evidência dos resultados? Em relação à satisfação do cliente a EMPRESA monitora a percepção de clientes do grau em que suas necessidades e expectativas foram atendidas? 2. A EMPRESA determina os métodos para obter, monitorar e analisar criticamente essa informação? A EMPRESA analisa e avalia dados e informações apropriados provenientes de monitoramento e medição?

30 30 2. Os resultados de análise são usados para avaliar conformidade de produtos e serviços? 3. O grau de satisfação de cliente? 4. O desempenho e a eficácia do sistema de gestão da qualidade? 5. Se o planejamento foi implementado eficazmente? 6. A eficácia das ações tomadas para abordar riscos e oportunidades? 7. O desempenho de provedores externos? 8. A necessidade de melhorias no sistema de gestão da qualidade? A EMPRESA conduz auditoria interna confomre os requisitos da própria organização para o seu sistema de gestão da qualidade? 2. Os requisitos desta Norma? 3. Está implementado e mantido eficazmente? 4. A EMPRESA planeja, estabelece, implementa e mantem um programa de auditoria, incluindo a frequência, métodos, responsabilidades, requisitos para planejar e para relatar, o que deve levar em consideração a importância dos processos concernentes, mudanças que afetam a organização e os resultados de auditorias anteriores? 5. Defini os critérios de auditoria e o escopo para cada auditoria?

31 31 6. Seleciona auditores e conduz auditorias para assegurar a objetividade e a imparcialidade do processo de auditoria? 7. Assegura que os resultados das auditorias sejam relatados para a gerência pertinente? 8. Executa correção e ações corretivas apropriadas sem demora indevida? 9. Retém informação documentada como evidência da implementação do programa de auditoria e dos resultados de auditoria? A Alta Direção analisa criticamente o sistema de gestão da qualidade da organização, a intervalos planejados, para assegurar sua contínua adequação, suficiência, eficácia e alinhamento com o direcionamento estratégico da EMPRESA? A análise crítica leva em consideração a situação de ações provenientes de análises críticas anteriores pela direção? 2. Mudanças em questões externas e internas que sejam pertinentes para o sistema de gestão da qualidade? 3. Satisfação do cliente e retroalimentação de partes interessadas pertinentes? 4. Extensão na qual os objetivos da qualidade foram alcançados? 5. Desempenho de processo e conformidade de produtos e serviços? 6. Não conformidades e ações corretivas? 7. Resultados de monitoramento e medição?

32 32 8. Resultados de auditoria? 9. Desempenho de provedores externos? 10. A suficiência de recursos? 11. A eficácia de ações tomadas para abordar riscos e oportunidades? 12. Oportunidades para melhoria? 23.2

CHECKLIST DE AUDITORIA INTERNA ISO 9001:2008

CHECKLIST DE AUDITORIA INTERNA ISO 9001:2008 4 Sistema de gestão da qualidade 4.1 Requisitos gerais A CICON CONSTRUTORA E INCORPORADORA: Determina, documenta, implementa e mantêm um sistema de gestão da qualidade para melhorar continuamente a sua

Leia mais

Formação Técnica em Administração. Modulo de Padronização e Qualidade

Formação Técnica em Administração. Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade Competências a serem trabalhadas ENTENDER OS REQUISITOS DA NORMA ISO 9001:2008 E OS SEUS PROCEDIMENTOS OBRIGATÓRIOS SISTEMA DE GESTÃO

Leia mais

Por Constantino W. Nassel

Por Constantino W. Nassel NORMA ISO 9000 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001:2000 REQUISITOS E LINHAS DE ORIENTAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO Por Constantino W. Nassel CONTEÚDOS O que é a ISO? O que é a ISO 9000? Histórico Normas

Leia mais

Profa. Dra. Suelí Fischer Beckert

Profa. Dra. Suelí Fischer Beckert Profa. Dra. Suelí Fischer Beckert Apresentar as principais variáveis a serem observadas na gestão da metrologia industrial, transformando barreiras técnicas em requisitos de competitividade. ABNT NBR ISO

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos ISO 9001:2008 GESTÃO DE QUALIDADE O que é ISO? ISO = palavra grega que significa Igualdade O Comitê - ISO A Organização Internacional de Normalização (ISO) tem sede em Genebra na Suíça, com o propósito

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇÃO. AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados. O que verificar? (Sugestões) C NC Obs. Evidências. Requisito.

LISTA DE VERIFICAÇÃO. AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados. O que verificar? (Sugestões) C NC Obs. Evidências. Requisito. LISTA DE VERIFICAÇÃO Tipo de Auditoria: AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados Assinatura Data Realização: Processo: Responsável: Norma de Referência: NBR ISO 9001:2008 Auditores: Assinatura:

Leia mais

Normas ISO:

Normas ISO: Universidade Católica de Pelotas Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina de Qualidade de Software Normas ISO: 12207 15504 Prof. Luthiano Venecian 1 ISO 12207 Conceito Processos Fundamentais

Leia mais

Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006

Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006 Curso e Learning Sistema de Gestão de Segurança da Informação Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste

Leia mais

FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DE GESTÃO DA QUALIDADE PARTE 1

FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DE GESTÃO DA QUALIDADE PARTE 1 FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DE GESTÃO DA QUALIDADE PARTE 1 Curso realizado de 23 a 26 de agosto /2010 OBJETIVO PARTE 1: Capacitar os participantes para: Ter habilidade para avaliar os requisitos da

Leia mais

FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 19011:2012 PROF. NELSON CANABARRO

FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 19011:2012 PROF. NELSON CANABARRO FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 19011:2012 PROF. NELSON CANABARRO PRINCÍPIOS ISO 9001:2015 1. Foco no cliente 2. Liderança 3. Engajamento das pessoas 4. Abordagem de processo 5. Melhoria

Leia mais

Estrutura da Norma. ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos. 0 Introdução 0.1 Generalidades

Estrutura da Norma. ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos. 0 Introdução 0.1 Generalidades ISO 9001:2008 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos Gestão da Qualidade e Auditorias Mestrado em Engenharia Alimentar ESAC/IPC 2012 Estrutura da Norma 0. Introdução 1. Campo de Aplicação 2. Referência

Leia mais

Questões sobre a IS014001

Questões sobre a IS014001 Professor: Carlos William Curso/ Disciplina/Período: Administração/ Gestão Ambiental/ 2º ano Aluno: Lázaro Santos da Silva Questões sobre a IS014001 1. A NBR ISO 14001:2004 foi concebida para estabelecer

Leia mais

Ministério das Cidades

Ministério das Cidades Ministério das idades Secretaria Nacional de Habitação Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat - PBQP-H ANEXO III Sistema de Avaliação da onformidade de Empresas de Serviços e Obras

Leia mais

A Implantação do Sistema do Sistema da Qualidade e os requisitos da Norma ISO NBR 9001:2000

A Implantação do Sistema do Sistema da Qualidade e os requisitos da Norma ISO NBR 9001:2000 1. A Norma NBR ISO 9001:2000 A Implantação do Sistema do Sistema da Qualidade e os requisitos da Norma ISO NBR 9001:2000 A ISO International Organization for Standardization, entidade internacional responsável

Leia mais

NBR ISO 14001:2015 COMENTADA Elaboração: Engª Química Daniela de Matos

NBR ISO 14001:2015 COMENTADA Elaboração: Engª Química Daniela de Matos NBR ISO 14001:2015 COMENTADA Elaboração: Engª Química Daniela de Matos Página 1 de 14 OBJETIVOS DA ELABORAÇÃO DA NORMA COMENTADA Os comentários aqui realizados têm como enfoque principal as alterações

Leia mais

SÉRIE ISO SÉRIE ISO SÉRIE ISO GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL

SÉRIE ISO SÉRIE ISO SÉRIE ISO GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE GESTÃO AMBIENTAL E DA QUALIDADE SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL 1993 - CRIAÇÃO DO COMITÊ TÉCNICO 207 (TC 207) DA ISO. NORMAS DA : ISO 14001 - SISTEMAS DE - ESPECIFICAÇÃO COM ORIENTAÇÃO PARA USO. ISO 14004 - SISTEMAS DE - DIRETRIZES GERAIS SOBRE PRINCÍPIOS, SISTEMAS

Leia mais

AüISO 9001:2015. Uma norma para um contexto mais complexo e dinâmico LUIZ NASCIMENTO

AüISO 9001:2015. Uma norma para um contexto mais complexo e dinâmico LUIZ NASCIMENTO AüISO 9001:2015 Uma norma para um contexto mais complexo e dinâmico LUIZ NASCIMENTO Adotar um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica! 2 A estratégia precisa permear a organização Alta

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL - REQUISITOS COM ORIENTAÇÕES PARA USO - ITENS 1 A

SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL - REQUISITOS COM ORIENTAÇÕES PARA USO - ITENS 1 A SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL - REQUISITOS COM ORIENTAÇÕES PARA USO - ITENS 1 A 10 (Tradução livre por Eymard de Meira Breda - Engenheiro Químico - CRQ 02300/276-05/8/2015) 1. ESCOPO Esta Norma especifica

Leia mais

Sistema Integrado de Gestão INSTRUÇÃO DE TRABALHO MADAL PALFINGER CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES

Sistema Integrado de Gestão INSTRUÇÃO DE TRABALHO MADAL PALFINGER CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Pág: 1/20 1 OBJETIVO Esta instrução tem como objetivo avaliar fornecedores de materiais de processo, e estabelecer os requisitos mínimos para o fornecimento de produtos, serviços e determinar, através

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Continuação do Domínio de Processos PO (PO4, PO5

Leia mais

QUADRO COMPARATIVO: ISO 14001:2004 X ISO 14001:2015

QUADRO COMPARATIVO: ISO 14001:2004 X ISO 14001:2015 QUADRO COMPARATIVO: ISO 14001:2004 X ISO 14001:2015 ISO 14001:2004 ISO 14001:2015 Introdução Introdução 1.Escopo 1.Escopo 2.Referências normativas 2.Refências normativas 3.Termos e definições 3.Termos

Leia mais

Apresentação geral das mudanças da norma ISO/IEC e visão da Cgcre, organismo de acreditação brasileiro

Apresentação geral das mudanças da norma ISO/IEC e visão da Cgcre, organismo de acreditação brasileiro Apresentação geral das mudanças da norma ISO/IEC 17025 e visão da Cgcre, organismo de acreditação brasileiro Mauricio Araujo Soares 02/08/2017 Analista Executivo em Metrologia e Qualidade Dicla/Cgcre/Inmetro

Leia mais

Módulo 8. NBR ISO Interpretação dos requisitos: 4.4.6, 4.4.7, 4.5.1, 4.5.2, 4.5.3, 4.5.4, 4.5.5, 4.6 Exercícios

Módulo 8. NBR ISO Interpretação dos requisitos: 4.4.6, 4.4.7, 4.5.1, 4.5.2, 4.5.3, 4.5.4, 4.5.5, 4.6 Exercícios Módulo 8 NBR ISO 14001 - Interpretação dos requisitos: 4.4.6, 4.4.7, 4.5.1, 4.5.2, 4.5.3, 4.5.4, 4.5.5, 4.6 Exercícios 4.4.6 Controle Operacional A organização deve identificar e planejar aquelas operações

Leia mais

Introdução 0.1 generalidades. Introdução 0.1 generalidades

Introdução 0.1 generalidades. Introdução 0.1 generalidades ISO 9001:2015: Sistemas de Gestão da Qualidade-Requisitos Gestão da Qualidade e Auditorias Mestrado em Engenharia Alimentar Escola Superior Agrária de Coimbra João Noronha - 2016 Introdução 0.1 generalidades

Leia mais

ABNT NBR ISO Sistemas de gestão da qualidade Requisitos. Quality management systems Requirements ' NORMA BRASILEIRA

ABNT NBR ISO Sistemas de gestão da qualidade Requisitos. Quality management systems Requirements ' NORMA BRASILEIRA ' NORM BRSILEIR BNT NBR ISO 9001 Segunda edição 28.11.2008 Válida a partir de 28.12.2008 Sistemas de gestão da qualidade Requisitos Quality management systems Requirements Exemplar autorizado para uso

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO

PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROJETO INTEGRADO AULA 4 INTEGRAÇÃO E ESCOPO PROF.: KAIO DUTRA Gerenciamento da Integração do Projeto O gerenciamento da integração do projeto inclui os processos e as atividades necessárias para identificar,

Leia mais

Ação Preventiva Ação para eliminar a causa de um potencial não-conformidade ou outra situação potencialmente indesejável.

Ação Preventiva Ação para eliminar a causa de um potencial não-conformidade ou outra situação potencialmente indesejável. A Ação Corretiva Ação para eliminar a causa de uma não-conformidade identificada ou outra situação indesejável. Ação Preventiva Ação para eliminar a causa de um potencial não-conformidade ou outra situação

Leia mais

Ministério das Cidades

Ministério das Cidades Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Habitação Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat - PBQP-H ANEXO III Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras

Leia mais

Estágio 2 Auditoria de Certificação. Plano de Ações. Follow up. Emissão do Certificado

Estágio 2 Auditoria de Certificação. Plano de Ações. Follow up. Emissão do Certificado As atividades a serem conduzidas para a Certificação do Sistema de Gestão de sua Empresa serão realizadas de acordo com os requisitos, princípios, critérios e práticas de auditoria, com o objetivo de se

Leia mais

Certificação ISO

Certificação ISO Sistema de Gestão Ambiental SGA Certificação ISO 14.000 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento das Boas Práticas, das Normas e da Legislação

Leia mais

ABORDAGEM INICIAL DA INTER-RELAÇÃO DE ITENS DAS NORMAS ISO 9001:2008 e 14001:2004

ABORDAGEM INICIAL DA INTER-RELAÇÃO DE ITENS DAS NORMAS ISO 9001:2008 e 14001:2004 ABORDAGEM INICIAL DA INTER-RELAÇÃO DE ITENS DAS NORMAS ISO 9001:2008 e 14001:2004 JOSÉ EDUARDO DO COUTO BARBOSA 1 ALAN FERNANDO TORRES 2 RESUMO A utilização de sistemas integrados se torna, cada vez mais,

Leia mais

BINS Indústria de Artefatos de Borracha Ltda. Questionário de Seleção e Homologação de Fornecedores

BINS Indústria de Artefatos de Borracha Ltda. Questionário de Seleção e Homologação de Fornecedores BINS Indústria de Artefatos de Borracha Ltda. Questionário de Seleção e Homologação de Fornecedores ESCOPO Este questionário de auto-avaliação tem como objetivo proporcionar um conhecimento geral do fornecedor,

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Novembro de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Finalizar o conteúdo da Disciplina Governança de

Leia mais

Apresentação do representante Técnico

Apresentação do representante Técnico Apresentação do representante Técnico Alfredo Fonseca Bacharel em Administração de Empresas Pós Graduado em Gestão Estratégica e Gestão da Segurança no Trabalho Auditor ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAR O AUTODIAGNÓSTICO

ORIENTAÇÕES PARA REALIZAR O AUTODIAGNÓSTICO Revisão Maio 2015 ORIENTAÇÕES PARA REALIZAR O AUTODIAGNÓSTICO Este autodiagnóstico foi elaborado para servir como ferramenta de apoio à tomada de decisão da Instituição de Arbitragem, Conciliação e Mediação

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE OCUPACIONAL

SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE OCUPACIONAL PROCEDIMENTO AUDITORIA INTERNA Nº PE-SMS-008 Fl. 1/8 Rev. Data Descrição Executado Verificado Aprovado 0 A B 20/03/07 02/02/08 30/04/15 Emissão Inicial Revisado logotipo, endereço e razão social da GENPRO

Leia mais

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE Pág.: 1 de 6 1. OBJETIVO Estabelecer procedimentos para identificação de não-conformidades, assim como a implantação de ação corretiva e ação preventiva, a fim de eliminar as causas das não-conformidades

Leia mais

CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE MONITORAMENTO E MEDIÇÃO

CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE MONITORAMENTO E MEDIÇÃO Folha 1 de 7 Controle de revisão Revisão Data Item Descrição das alterações -- 01/09/2010 -- Emissão inicial 01 10/02/2012 6.5.2 Certificado de padrão utilizado 02 09/11/2012 6.0 Inclusão da Nota 2 03

Leia mais

Manutenção de Software. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015

Manutenção de Software. Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015 Manutenção de Software Engenharia de Software Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa 1º semestre de 2015 Processos de Ciclo de Vida de Software Processos Fundamentais Aquisição Processos de Apoio Documentação

Leia mais

Quando usada em um sistema de gestão da qualidade, esta abordagem enfatiza a importância de:

Quando usada em um sistema de gestão da qualidade, esta abordagem enfatiza a importância de: ISO/TS 16949:2002 Sistemas de Gestão da Qualidade Requisitos particulares para aplicação da ISO 9001:2000 para organizações de produção automotiva e peças de assistência relevantes 0 Introdução 0.1 Generalidades

Leia mais

Módulo 4. Estrutura da norma ISO Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Requisitos 5.4, 5.5 e 5.6 Exercícios

Módulo 4. Estrutura da norma ISO Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Requisitos 5.4, 5.5 e 5.6 Exercícios Módulo 4 Estrutura da norma ISO 9001-2008 Sistemas de Gestão da Qualidade - Requisitos Requisitos 5.4, 5.5 e 5.6 Exercícios 5.4 - Planejamento 5.4.1 - Objetivos da qualidade Os objetivos da qualidade devem

Leia mais

Módulo 5 Implementação, operação, verificação e análise crítica do SGSSO, exercícios.

Módulo 5 Implementação, operação, verificação e análise crítica do SGSSO, exercícios. Módulo 5 Implementação, operação, verificação e análise crítica do SGSSO, exercícios. 4.4 - Implementação e operação 4.4.1 - Recursos, papéis, responsabilidades e autoridade 4.4.2 - Competência, treinamento

Leia mais

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento da Integração de Projetos Parte 03 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Definição. Sistema de Gestão Ambiental (SGA):

Definição. Sistema de Gestão Ambiental (SGA): Definição Sistema de Gestão Ambiental (SGA): A parte de um sistema da gestão de uma organização utilizada para desenvolver e implementar sua política ambiental e gerenciar seus aspectos ambientais. Item

Leia mais

Os processos de segurança da informação devem assegurar a integridade, a disponibilidade e a confidencialidade dos ativos de informação da Apex.

Os processos de segurança da informação devem assegurar a integridade, a disponibilidade e a confidencialidade dos ativos de informação da Apex. 1 POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Disposições Gerais Os sistemas de informação, a infraestrutura tecnológica, os arquivos de dados e as informações internas ou externas, são considerados importantes

Leia mais

Processos de Gerenciamento de Projetos. Parte 02. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Processos de Gerenciamento de Projetos. Parte 02. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Processos de Gerenciamento de Projetos Parte 02 CSE-301 / 2009 / Parte 02 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração:

Leia mais

Não Conformidade, Ação Corretiva e Ação Preventiva

Não Conformidade, Ação Corretiva e Ação Preventiva 1. HISTÓRICO DE REVISÕES Revisão: 02 Página 1 de 6 DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 21/08/2014 01 03/12/2015 02 Definição mais clara da sistemática de tratativa de cargas

Leia mais

Riscos e Oportunidades em SGQ. HGB Consultoria e Gestão

Riscos e Oportunidades em SGQ. HGB Consultoria e Gestão Riscos e Oportunidades em SGQ HGB Consultoria e Gestão Índice I. Novas Estruturas das Normas ISO de Sistema de Gestão... 2 II. Mentalidade de Riscos na ISO 9001:2015... 5 III. Clausula Relativa a Riscos

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (OFICINA 08)

SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (OFICINA 08) SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (OFICINA 08) Oficina 07 Política de Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho Objetivos, Metas e Programas 4.2 Política de SSTMA A Alta Administração

Leia mais

QUALIFICAÇÃO RDC Nº 48 DE 25 DE OUTUBRO DE 2013

QUALIFICAÇÃO RDC Nº 48 DE 25 DE OUTUBRO DE 2013 QUALIFICAÇÃO RDC Nº 48 DE 25 DE OUTUBRO DE 2013 Ana Marie Kaneto ISPE do Brasil Diretora Consultiva Nordika do Brasil Consultoria Ltda. Gerente de Projetos Agenda - Definição - Objetivos - Qualificação

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento da integração Prof. Robson Almeida Antes, uma breve revisão Processos de Iniciação Iniciação Iniciação Escopo do Projeto Planejamento Iniciação Processos de Planejamento

Leia mais

Código: MSFC-P-004 Versão: 05 Emissão: 10/2011 Última Atualização em: 02/2016

Código: MSFC-P-004 Versão: 05 Emissão: 10/2011 Última Atualização em: 02/2016 Política de Controles Internos Código: MSFC-P-004 Versão: 05 Emissão: 10/2011 Última Atualização em: 02/2016 OBJETIVO Garantir a aplicação dos princípios e boas práticas da Governança Corporativa, e que

Leia mais

Sistemas de gestão da qualidade - Diretrizes para melhorias de desempenho

Sistemas de gestão da qualidade - Diretrizes para melhorias de desempenho DEZ 2000 NBR ISO 9004 ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas Sistemas de gestão da qualidade - Diretrizes para melhorias de desempenho Sede: RiodeJaneiro Av. Treze de Maio, 13 28º andar CEP 20003-900

Leia mais

Curso de Atualização de Auditores em Sistema De Gestão Da Qualidade

Curso de Atualização de Auditores em Sistema De Gestão Da Qualidade Curso de Atualização de Auditores em Sistema De Gestão Da Qualidade NORMA ABNT NBR ISO 9001:2015 MATERIAL DISPONÍVEL EM: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/canabarro NORMA ABNT NBR ISSO 9001:2015 Apresentações

Leia mais

Principais alterações ISO 14001:2015

Principais alterações ISO 14001:2015 Principais alterações ISO 14001:2015 André Ramos Diretor de Marketing Agenda Comissão Técnica O processo de revisão da ISO 14001 Orientações para Revisão Inquérito aos utilizadores Calendário Alterações

Leia mais

GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE ANO:2010

GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE ANO:2010 GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE ANO:2010 1 Professor: José Antonio Lopes Macedo Ano: 2010 2 1 APRESENTAÇÕES Nome: Onde trabalha: Quanto tempo: Experiência em gestão da Qualidade: Objetivos: 3 APRESENTAÇÃO

Leia mais

Cadastro de Fornecedores de Bens e Serviços

Cadastro de Fornecedores de Bens e Serviços Famílias Todos Todos Todas Critério SMS Critério CONJUNTO DE REQUISITOS DE SMS PARA CADASTRO CRITÉRIO DE NOTAS DO SMS Portal do Cadastro SMS MEIO AMBIENTE Certificação ISO 14001 - Sistema de Gestão Ambiental

Leia mais

Processos de Validação e Verificação do MPS-Br

Processos de Validação e Verificação do MPS-Br Processos de Validação e Verificação do MPS-Br O Processo Validação "O propósito do processo Validação é confirmar que um produto ou componente do produto atenderá a seu uso pretendido quando colocado

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 OBJETIVOS O que é Qualidade Entender o ciclo PDCA Apresentar técnicas para garantir a qualidade de software Apresentar ferramentas para

Leia mais

Modelo de documentação Universidade de Brasília

Modelo de documentação Universidade de Brasília 1 OBJETIVO Assegurar o bom andamento de um projeto e desenvolvimento, conforme diretrizes regais de qualidade. 2 DEFINIÇÕES 2.1 WBS Work Breakdown Structure. Com base na técnica de decomposição que se

Leia mais

ISO/IEC Processo de ciclo de vida

ISO/IEC Processo de ciclo de vida ISO/IEC 12207 Processo de ciclo de vida O que é...? ISO/IEC 12207 (introdução) - O que é ISO/IEC 12207? - Qual a finalidade da ISO/IEC 12207? Diferença entre ISO/IEC 12207 e CMMI 2 Emendas ISO/IEC 12207

Leia mais

NORMALIZAÇÂO NBR-ISO/IEC 17025:2001. CEFET Química. Tecnólogo Gestão da Produção Industrial. Sergio Henrique Silva Junior

NORMALIZAÇÂO NBR-ISO/IEC 17025:2001. CEFET Química. Tecnólogo Gestão da Produção Industrial. Sergio Henrique Silva Junior NORMALIZAÇÂO NBR-ISO/IEC 17025:2001 CEFET Química Tecnólogo Gestão da Produção Industrial Sergio Henrique Silva Junior Prof.Sergio Henrique-Rev.01/Mai-04 1 NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE NBR ISO/IEC-17025 :

Leia mais

ISO 9001: Manual da qualidade

ISO 9001: Manual da qualidade ISO 9001:2008 4.2.2. Manual da qualidade O Manual da Qualidade é um livro onde cada empresa demonstra aos seus clientes e às partes interessadas a forma com que ela gerencia o sistema como um todo. Imagine

Leia mais

Treinamento 2015 Módulo 1 ISO 9001

Treinamento 2015 Módulo 1 ISO 9001 Treinamento 2015 Módulo 1 ISO 9001 OBJETIVO: Revisão dos conceitos de qualidade, fundamentos e requisitos da NBR ISO 9001:2008 PÚBLICO ALVO: Auditores internos; Representantes da Direção (RDs); Gestores

Leia mais

ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A.

ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. CNPJ 60.872.504/0001-23 Companhia Aberta NIRE 35300010230 RELATÓRIO DE ACESSO PÚBLICO GESTÃO INTEGRADA DE RISCO OPERACIONAL, CONTROLES INTERNOS E COMPLIANCE Objetivo Este documento

Leia mais

Atuar no planejamento e execução das Auditorias da Qualidade. Estabelecer lista de verificação para auditoria;

Atuar no planejamento e execução das Auditorias da Qualidade. Estabelecer lista de verificação para auditoria; Página 1 de 9 AUDITORIAS DA QUALIDADE ETAPA 1. Objetivo geral: Atuar no planejamento e execução das Auditorias da Qualidade. Desempenho esperado: Estabelecer programa anual de auditorias; Elaborar agenda

Leia mais

Manutenção Revisão: 02 Página 1 de 6

Manutenção Revisão: 02 Página 1 de 6 Manutenção Revisão: 02 Página 1 de 6 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20.08.2013 00 Emissão inicial. Revisão para maior clareza no texto do documento. Adequação da responsabilidade

Leia mais

Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle

Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle Carina Branta Lopes Rios Engenheira de Alimentos 10 de outubro de 2016 História Desenvolvido pela Pillsburry Company em resposta as solicitações da NASA;

Leia mais

(DESENVOLVIMENTO, QUALIFICAÇÃO, MANUTENÇÃO E CONTROLE)

(DESENVOLVIMENTO, QUALIFICAÇÃO, MANUTENÇÃO E CONTROLE) 1/9 (DESENVOLVIMENTO, QUALIFICAÇÃO, MANUTENÇÃO E CONTROLE) Elaborado Aprovado Adilson Ferreira Nunes (Gestor do SGQ) Mauricio de Souza (Supervisor Compras) 2/9 Índice 1. O MANUAL DO FORNECEDOR... 3 INTRUDUÇÃO...

Leia mais

OHSAS 18001:2007 Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho Requisitos

OHSAS 18001:2007 Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho Requisitos OHSAS 18001:2007 Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho Requisitos Prefácio Esta Norma da Série de Avaliação de Segurança e Saúde Ocupacional Occupational Health and Safety Series (OHSAS)

Leia mais

Visão Geral da Norma ISO/IEC 12207

Visão Geral da Norma ISO/IEC 12207 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS, LETRAS E CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DE COMPUTAÇÃO E ESTATÍSTICA Visão Geral da Norma ISO/IEC 12207 Engenharia de Software 2o. Semestre

Leia mais

ISO/DIS Compreendendo a nova norma internacional para a saúde e segurança no trabalho. Mapping Guide

ISO/DIS Compreendendo a nova norma internacional para a saúde e segurança no trabalho. Mapping Guide ISO/DIS 45001 Compreendendo a nova norma internacional para a saúde e segurança no trabalho Mapping Guide ISO/DIS 45001 Compreendendo a nova norma internacional para a saúde e segurança no trabalho O novo

Leia mais

VALIDAÇÃO PARA O SETOR COSMÉTICOS. Rita Bacoccini Diretora Técnica de Saúde I GT Cosméticos DITEP Maio/2016

VALIDAÇÃO PARA O SETOR COSMÉTICOS. Rita Bacoccini Diretora Técnica de Saúde I GT Cosméticos DITEP Maio/2016 PARA O SETOR COSMÉTICOS REGULAÇÃO SANITÁRIA Rita Bacoccini Diretora Técnica de Saúde I GT Cosméticos DITEP Maio/2016 QUALQUER ASPECTO DA OPERAÇÃO QUE POSSA AFETAR A QUALIDADE DO PRODUTO, DIRETA OU INDIRETAMENTE,

Leia mais

PROCEDIMENTO USO DO CERTIFICADO E DA LOGOMARCA CONCEITOS DE CERTIFICAÇÃO E MARCA DE ACREDITAÇÃO.

PROCEDIMENTO USO DO CERTIFICADO E DA LOGOMARCA CONCEITOS DE CERTIFICAÇÃO E MARCA DE ACREDITAÇÃO. Página 1 de 8 1. HISTÓRICO DE REVISÕES Data da Revisão Nº da Revisão 20/08/2007 00 Emissão Inicial Aprovada Histórico das Alterações 22/07/2013 15 NBR ISO 14065:2012 Gases de Efeito Estufa Requisitos para

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 6 Gerenciamento de Qualidade. Luiz Leão

GESTÃO DE PROJETOS Unidade 6 Gerenciamento de Qualidade. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Conceitos de qualidade Planejamento da qualidade em projetos Stakeholders Revisões / Auditorias Controle de Qualidade Garantia

Leia mais

Correlações: Artigo 4 e Anexo II alterados pela Resolução CONAMA nº 381/06

Correlações: Artigo 4 e Anexo II alterados pela Resolução CONAMA nº 381/06 RESOLUÇÃO CONAMA nº 306, de 5 de julho de 2002 Publicada no DOU n o 138, de 19 de julho de 2002, Seção 1, páginas 75-76 Correlações: Artigo 4 e Anexo II alterados pela Resolução CONAMA nº 381/06 Estabelece

Leia mais

INTERPRETAÇÃO DAS VERSÕES 2015 DAS NORMAS ISO E SEIS PASSOS PARA ADEQUAR SEU SISTEMA DE GESTÃO FERNANDO DA COSTA PROCÓPIO

INTERPRETAÇÃO DAS VERSÕES 2015 DAS NORMAS ISO E SEIS PASSOS PARA ADEQUAR SEU SISTEMA DE GESTÃO FERNANDO DA COSTA PROCÓPIO INTERPRETAÇÃO DAS VERSÕES 2015 DAS NORMAS ISO 9.001 E 14.001 SEIS PASSOS PARA ADEQUAR SEU SISTEMA DE GESTÃO FERNANDO DA COSTA PROCÓPIO Sumário Interpretação das versões 2015... 0 das Normas ISO 9.001 e

Leia mais

Armazenagem Responsável Sistema de Gestão Outubro 2016 rev. 00

Armazenagem Responsável Sistema de Gestão Outubro 2016 rev. 00 Armazenagem Responsável Sistema de Gestão Outubro 2016 rev. 00 Brasil: uma vocação natural para a indústria química País rico em petróleo, gás, biodiversidade, minerais e terras raras Objetivo Desenvolver

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Modelo de Maturidade de Processos Domínio de Processos:

Leia mais

Sistemas de Gestão da Qualidade

Sistemas de Gestão da Qualidade Sistemas de Gestão da Qualidade Normas da série ISO 9000 Foram lançadas pela ISO (International Organization for Standardization) Entidade não governamental criada em 1947, com sede em Genebra - Suíça.

Leia mais

Relatório Anual Gerenciamento de Risco Operacional

Relatório Anual Gerenciamento de Risco Operacional Relatório Anual 2015 Gerenciamento de Risco Operacional Sumário Introdução Estrutura de Risco Operacional Responsabilidades Metodologia de Gerenciamento Aprovação e Divulgação Conclusão 1 Introdução Em

Leia mais

Capítulo VII. Análise estratégica sobre a ABNT NBR ISO e as oportunidades para o mercado de eficiência energética Parte 2

Capítulo VII. Análise estratégica sobre a ABNT NBR ISO e as oportunidades para o mercado de eficiência energética Parte 2 52 Capítulo VII Análise estratégica sobre a ABNT NBR ISO 50001 e as oportunidades para o mercado de eficiência energética Parte 2 Requisitos gerais O capítulo 4 da ABNT NBR ISO 50001 Requisitos do Sistema

Leia mais

Procedimento C 11 Certificação de Sistemas de Gestão Informações Públicas

Procedimento C 11 Certificação de Sistemas de Gestão Informações Públicas Este documento fornece informações básicas sobre nossos processos de auditoria; os processos para concessão, recusa, manutenção, renovação, suspensão, restauração ou cancelamento da certificação ou expansão

Leia mais

Sistemas de Gestão ambiental

Sistemas de Gestão ambiental ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA HIDRÁULICA E AMBIENTAL Sistemas de Gestão ambiental Profa. Dra. Dione Mari Morita Dra. Zeila Chitolina Piotto Abordagem das empresas para a questão ambiental.

Leia mais

ANEXO B CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE LABORATÓRIOS NÃO ACREDITADOS

ANEXO B CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE LABORATÓRIOS NÃO ACREDITADOS Rev. Outubro/2011 Página 1 de 6 Conforme anexo B da NIT DICOR 024 rev. 03 de fevereiro/2010 - Critérios para a Acreditação de Organismo de Certificação de Produto e de Verificação de Desempenho de Produto.

Leia mais

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) De acordo com o PMBok 5ª ed., o escopo é a soma dos produtos, serviços e resultados a serem fornecidos na forma de projeto. Sendo ele referindo-se a: Escopo

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

MANUAL DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE MSGQ 01 Gestão Diretor Administrativo 17/04/2017 5 1 ITEM CAPITULO Pág. 1 ESCOPO........................................................ 04 2 REFERÊNCIA NORMATIVA.........................................

Leia mais

Segurança e Auditoria de Sistemas

Segurança e Auditoria de Sistemas Segurança e Auditoria de Sistemas ABNT NBR ISO/IEC 27002 0. Introdução 1 Roteiro Definição Justificativa Fontes de Requisitos Análise/Avaliação de Riscos Seleção de Controles Ponto de Partida Fatores Críticos

Leia mais

Controle de Documentos e Registros Revisão: 00 Página 1 de 7

Controle de Documentos e Registros Revisão: 00 Página 1 de 7 Controle de Documentos e Registros Revisão: 00 Página 1 de 7 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 2. OBJETIVO Descrever o procedimento interno para o

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTRUTURA DE GESTÃO DE RISCOS

RELATÓRIO DE ESTRUTURA DE GESTÃO DE RISCOS RELATÓRIO DE ESTRUTURA DE GESTÃO DE RISCOS NOVEMBRO / 2016 1. ESTRUTURA DE GESTÃO DE RISCOS 1.1 INTRODUÇÃO O gerenciamento de riscos da Biorc Financeira é acompanhado constantemente pela Diretoria, sendo

Leia mais

ISO/IEC 12207: Manutenção

ISO/IEC 12207: Manutenção ISO/IEC 12207: Manutenção O desenvolvimento de um sistema termina quando o produto é liberado para o cliente e o software é instalado para uso operacional Daí em diante, deve-se garantir que esse sistema

Leia mais

Alteração do numero do item para 6.1.3; atualização do preenchimento de RNC Exclusão da analise de RNC 6.2.6

Alteração do numero do item para 6.1.3; atualização do preenchimento de RNC Exclusão da analise de RNC 6.2.6 Folha 1 de 6 Controle de revisão Revisão Data Item Descrição das alterações -- 21/05/2007 -- Emissão inicial 01 10/03/2008 6.1 Exclusão da abordagem de processo 6.2 Alteração do numero do item para 6.1;

Leia mais

GESTÃO DE MELHORIA CONTÍNUA

GESTÃO DE MELHORIA CONTÍNUA Objetivos do treinamento: Abordagem sobre istema de Gestão Discutir conceitos de: Não Conformidade; ação corretiva, preventiva e melhoria. Controle de não conformidade, Apresentação dos procedimentos PG

Leia mais