Bem vindo ao GRASP Programa de Exercício para o Braço e a Mão! Os exercícios que você receberá foram desenvolvidos especificamente para você.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Bem vindo ao GRASP Programa de Exercício para o Braço e a Mão! Os exercícios que você receberá foram desenvolvidos especificamente para você."

Transcrição

1

2 Bem vindo ao GRASP Programa de Exercício para o Braço e a Mão! Os exercícios que você receberá foram desenvolvidos especificamente para você. Há muitos benefícios em fazer estes exercícios. Pesquisas mostraram que o acréscimo de mais 20 horas de exercícios no braço, durante a sua estadia no Hospital pode: l Fortalecer o braço mais fraco. l Melhorar a amplitude de movimento do seu braço mais fraco. l Melhorar a sua habilidade de usar o seu braço mais fraco nas atividades diárias. l Reduzir a dor no seu braço mais fraco e melhorar a sua qualidade de vida. Seu terapeuta irá ajudar você a aprender o programa de exercícios e verificar o seu progresso regularmente. Seu terapeuta não irá fazer os exercícios com você no dia a dia. Lembre-se, que este é um dever de casa e você será responsável por fazer os seus exercícios diariamente.

3 Esperamos que a sua família e os seus amigos lhe deem suporte e ajude você com o seu programa de exercícios. Nós pedimos que você faça 1 hora de exercícios prescritos durante 7 dias por semana. Você pode dividir os exercícios em 2 sessões de 30 minutos se preferir. Por favor, verifique os exercícios que você tem a fazer todos os dias, na sua folha de registro em seu livro de exercícios. Você deverá continuar esses exercícios após a sua alta do hospital. Segurança Por favor informe ao seu Terapeuta o mais rápido possível se: l A dor impedir de realizar os seus exercícios. l Você se sentir tão cansado depois de fazer os exercícios que não consiga participar plenamente da sua terapia regular diária.

4 Queremos que você encoraje a sua família a fazer o programa de exercícios com você. Aqui estão algumas maneiras de envolvê-la: l Alguns exercícios podem ser feitos com um acompanhante (estes exercícios estão identificados no seu manual). l Ajudar você a organizar o material para lhe auxiliar a mudar de exercício rapidamente. l Ajudar a guardar o material após a realização de cada exercício. l Ajudar a se manter a par dos exercícios na sua folha de registro diário. l E acima de tudo, ajudar a incentivar e motivar! Nós achamos que você irá apreciar este programa e estamos abertos para qualquer dúvida ou preocupação. Divirta-se!

5 Equipamentos Sugeridos Necessários para os Exercícios do GRASP Nível 3 l Caneleira 0,5 a 1 kg l Bola de Tênis l Hand gripper resistência 5 a 7,5Kg l Massa terapêutica l Faca e garfo l Placa com alvo l 2 Copos l Toalha l Camisa de botão l Prendedor de roupa grande -10 l Blocos de montar grandes (Lego) 10 l Blocos de madeira -10 l Palitos de picolé 10 l Clipes de papel 10 l Frasco com tampa de rosquear l Fichas de poker - 10

6 Alongamento total dos braços Sentado ereto em uma cadeira. Incline seu tronco para frente com os braços e ombros relaxados. Você deve sentir os ombros tracionados para baixo. Mantenha o alongamento e conte até 10. Volte à posição inicial lentamente. Repetir 2 vezes.

7 Elevação dos Ombros Sente-se numa cadeira com as mãos apoiadas no colo. Certifique-se de que suas costas estejam bem apoiadas no encosto da cadeira. Eleve seus ombros em direção às suas orelhas e conte até 3. Retorno à posição inicial. Repetir 10 vezes.

8 Rotação Sente-se numa cadeira e certifique-se de que suas costas estejam bem apoiadas no encosto durante todo o exercício. Entrelace os dedos e tracione para frente até que você sinta um estiramento nas suas costas. Gire seu corpo para a esquerda. Mantenha a posição e conte até 3. Gire seu corpo para a direita. Mantenha a posição e conte até 3. Repetir 5 vezes para cada lado.

9 Alongamento do Punho e da Mão Junte as palmas das mãos. Empurre a mão esquerda contra a direita. Mantenha a posição e conte até 3. Empurre a mão direita contra a esquerda. Mantenha a posição e conte até 3. Repetir 5 vezes para cada lado.

10 Sentado de frente à mesa, que deverá estar encostada na parede. Flexão Coloque suas mãos sobre a mesa ou na borda da mesa com a palma da mão para baixo. Incline o seu tronco para frente e conte até5. Empurre a mesa e conte até 5. 2 séries de 8 repetições 2 séries de 10 repetições 3 séries de 10 repetições Tente colocar o máximo de peso em sua mão mais fraca.

11 Flexão de um braço Coloque a mão mais fraca aberta sobre a mesa. Use sua mão mais forte para ajudar a manter a sua mão posicionada. Incline seu tronco em direção à mesa e conte até 5. Empurre a mesa e conte até 5. 2 séries de 8 repetições 2 séries de 10 repetições 3 séries de 10 repetições Tente colocar o máximo de peso em sua mão mais fraca

12 Levantar da cadeira Sente-se numa cadeira com as mãos sobre os apoios de braço Usando seus braços e NÃO suas pernas, empurre-se para cima até que seu corpo saia da cadeira Mantenha a posição e conte até 3 Retorne e conte até 3 2 séries de 8 repetições 2 séries de 10 repetições 3 séries de 10 repetições Tente colocar o máximo de peso em seus braços e NÃO EM SUAS PERNAS quando levantar.

13 DICAS Os seguintes exercícios são para aumentar a força do braço. Se você sentir como se o seu braço estivesse cansado ou enrijecido (difícil de se mover) tente o seguinte: 1. fazer uma pausa de descanso de 30 segundos entre exercícios. 2. alternar entre o seu braço mais fraco e mais forte durante a realização dos exercícios. 3. fazer o exercício sem o peso.

14 Exercícios de Ombro: Braço para frente Coloque um peso em volta do seu punho mais fraco ou na palma da mão. Eleve o braço o máximo que puder, mas não mais alto do que o seu ombro e conte até 3. Abaixe o braço e conte até 3. Se necessário, coloque sua mão mais forte sobre seu ombro para estabilizá-lo. 2 séries de 8 repetições 2 séries de 10 repetições 3 séries de 10 repetições

15 Exercícios de ombro: Braço para o lado Coloque um peso em volta do seu punho mais fraco ou na palma da sua mão. Levante o braço para o lado o máximo que puder, mas não mais alto do que o seu ombro e conte até 3. Abaixe o seu braço e conte até 3. Se necessário, coloque sua mão mais forte sobre seu ombro para estabilizá-lo. 2 séries de 8 repetições 2 séries de 10 repetições 3 séries de 10 repetições

16 Exercícios de cotovelo Coloque um peso em volta do seu punho mais fraco. Coloque sua mão mais fraca, palma para cima, em cima da mesa. Mova sua mão em direção ao seu ombro e conte até 3. Abaixe a sua mão e conte até 3. 2 séries de 8 repetições 2 séries de 10 repetições 3 séries de 10 repetições Se você não conseguir elevar seu braço até a altura de seu ombro, eleve-o tão alto quanto consiga.

17 Exercícios de punho Parte 1 Coloque um peso em volta dos dedos da sua mão fraca. Coloque o seu antebraço em cima da mesa com a palma da mão posicionada para baixo. Estabilize o seu braço fraco com a mão forte. Eleve o seu punho o máximo que puder e conte até 3. Abaixe o seu punho e conte até3. 2 séries de 8 repetições 2 séries de 10 repetições 3 séries de 10 repetições

18 Exercícios de punho Parte 2 Mantenha o peso em sua mão mais fraca. Coloque o braço em cima da mesa com sua mão além da borda. Estabilize o seu braço fraco com sua mão mais forte. Levante o seu punho o máximo que puder e conte até 3. Abaixe o seu punho e conte até 3. 2 séries de 8 repetições 2 séries de 10 repetições 3 séries de 10 repetições

19 Alongamento total de braços Sentado ereto em uma cadeira. Incline seu tronco para frente com os braços e ombros relaxados. Você deve sentir os ombros tracionados para baixo. Mantenha o alongamento e conte até 10. Volte à posição inicial lentamente. Repetir 2 vezes.

20 DICAS Os seguintes exercícios são para aumentar a força da sua mão. Se você achar que está difícil para abrir e fechar a sua mão depois de fazer alguns exercícios, aqui estão algumas dicas a serem seguidas: 1. faça uma segunda pausa de 30 segundos 2. alterne os exercícios entre o seu lados mais fraco e o seu lado mais forte, e 3. em vez de utilizar o hand gripper, use a bola

21 Força de preensão Coloque o seu braço fraco em cima da mesa. Coloque hand gripper na palma da sua mão, entre seus dedos e o polegar. Aperte o máximo que puder e conte até 3. Relaxe sua mão e conte até 3. 2 séries de 10 repetições 3 séries de 10 repetições 4 séries de 10 repetições Lembre-se de se concentrar em abrir a sua mão

22 Força dos dedos Coloque a massa em cima da mesa e role até transformar em um rolo. Pressione a massa com cada dedo da sua mão mais fraca, iniciando pelo polegar. Repita este exercício 3 vezes.

23 Torção Coloque a massa em cima da mesa e role até transformar em um rolo. Segure o rolo com sua mão mais forte Torça o rolo usando seu polegar, dedos indicador e médio da sua mão mais fraca 2 séries de 8 repetições 2 séries de 10 repetições 3 séries de 10 repetições

24 Força dos dedos Faça uma bola com a massa. Segure a bola de massa em sua mão mais forte. Empurre um dedo por vez, começando pelo polegar, contra a bola de massa. Repita 3 vezes.

25 Cortando Abra a massa sobre a mesa. Pegue uma faca e um garfo, que você costuma usar, e corte a massa em quatro partes iguais. Abra novamente a massa e repita a atividade 3 vezes.

26 DICAS Os seguintes exercícios são para ajudar a aumentar as amplitudes de movimento, melhorar a coordenação e aumentar a sua habilidade para atividades do dia a dia. Se você sentir o que o seu braço está cansado ou enrijecido tente o seguinte: 1. faça intervalos de descanso de 30 segundos após cada exercício. 2. alterne entre o braço/mão mais fraco e o braço/mão mais forte 3. diminuir a quantidade de repetições do exercício

27 Copo no alvo Coloque o copo em sua mão mais fraca. Coloque o copo no 1º alvo e retorne a sua mão mais fraca no colo. Em seguida, pegue com sua mão mais fraca o copo e coloque no 2 alvo. Repita até que você coloque a bola em todos os alvos. Depois de ter terminado todos os alvos, repita o processo na ordem inversa. Repetir 2 vezes. Depois, repita o mais rápido que você conseguir 2 vezes!

28 Alvo Avançado Coloque a placa de alvo no solo, cerca de 15 cm na frente de sua cadeira. Coloque a bola em sua mão mais fraca. Segure o apoio de braço da cadeira com a mão mais forte e incline-se para frente. Coloque a bola no 1 alvo. Agora sente-se ereto com as costas apoiadas na cadeira. Incline-se para frente e coloque a bola no 2 alvo, retorne. Repita este processo para cada alvo. Repita 3 vezes. Se em qualquer momento você se sentir cansado, PARE e descanse por 1 minuto. Tente novamente, mas se continuar se sentindo cansado, vá para o próximo exercício.

29 Despejando Coloque dois copos sobre a mesa, sendo um deles com a metade de água. Segure o copo vazio com sua mão mais forte, levante o copo com água com sua mão mais fraca. Despeje a água dentro do copo vazio. Despeje de um copo para o outro 20 vezes.

30 Rolando a bola com o acompanhante Sente-se na cabeceira da mesa, de frente para o seu acompanhante. Role ou empurre a bola para frente e para trás com sua mão fraca. Role a bola entre vocês, de modo que cada um pegue a bola 20 vezes. Agora faça isto tão rápido o quanto você puder. Repetir 20 vezes.

31 Rolando a bola sozinho Coloque suas mãos em cima da mesa na mesma largura dos ombros. Role ou empurre a bola de uma lado para o outro, entre suas mãos. Continue até que você tenha pegado a bola com sua mão mais fraca 20 vezes. Se estiver fácil, tente rolar a bola mais rápido ou colocar as mãos ainda mais afastadas

32 Rolando a bola Avançado Coloque sua mão mais fraca no seu colo e sua mão mais forte em cima da mesa. Role ou empurre a bola e tente pegá-la com sua mão mais fraca. Continue até que você tenha pegado a bola com sua mão mais fraca por 20 vezes.

33 Soltar e pegar Coloque a bola em sua mão mais forte. Eleve esse braço o tão alto quanto você puder, mas não mais alto que seu ombro. Coloque sua mão mais fraca sobre a mesa. Solte a bola e tente pegá-la com sua mão mais fraca. Repetir 20 vezes. Em seguida, troque a bola para a mão mais fraca e solte a bola 20 vezes. Se for difícil usar a bola, use o saco de grãos como alternativa.

34 Jogando a bola com um acompanhante Sente-se na cabeceira da mesa, de frente para o seu acompanhante. Usando sua mão mais fraca, jogue a bola para o seu acompanhante. Joguem um para o outro, sempre pegando a bola com a sua mão mais fraca. Jogue a bola até que cada um de vocês pegue a bola 20 vezes.. Se utilizar a bola for muito difícil, tente jogar um saco de grãos.

35 Alongamento total de braços Sentado ereto em uma cadeira. Incline seu tronco para frente com os braços e ombros relaxados. Você deve sentir os ombros tracionados para baixo. Mantenha o alongamento e conte até 10. Volte à posição inicial lentamente. Repetir 2 vezes.

36 DICAS Estes exercícios são para ajudar a melhorar as habilidades de sua mão. No hospital, esses exercícios podem ter sido chamados de habilidade motora fina. Se você achar que sua mão está enrijecida, tente o seguinte: 1. faça uma segunda pausa de 30 segundos 2. alterne os exercícios entre a sua mão mais fraca e mais forte 3. reduza as repetições dos exercícios

37 Botões Pegue uma blusa com botões de seu armário. Vista a blusa e feche os botões. Agora abra os botões. Repetir isso 3 vezes. Se você não tem uma blusa com botões, peça a um membro de sua família que traga uma para você.

38 Pendurando as roupas Coloque um copo sobre a mesa. Usando sua mão mais fraca, pegue cada prendedor de roupa e prenda-o na borda do copo. Usando sua mão mais fraca, pegue cada prendedor do copo e coloque sobre a mesa. 2 séries de 8 repetições 2 séries de 10 repetições 3 séries de 10 repetições

39 Lego Usando sua mão mais fraca, encaixe as peças formando uma torre. Em seguida, também com a mão mais fraca, desmonte a torre. 2 séries de 8 repetições 2 séries de 10 repetições 3 séries de 10 repetições

40 Pegando Palitos Coloque os palitos na mesa. Usando sua mão mais fraca, pegue cada palito e coloque no copo. Usando sua mão mais fraca, tire cada palito do copo, um a um 2 séries de 8 repetições 2 séries de 10 repetições 3 séries de 10 repetições

41 Clips de Papel Coloque seus clips e um copo sobre a mesa. Usando sua mão mais fraca, coloque cada clips, um por vez, dentro do copo. Agora prenda um clips ao outro. 2 séries de 8 repetições 2 séries de 10 repetições 3 séries de 10 repetições

42 Fichas de Poker Coloque suas fichas de poker alinhadas em uma mesa. Usando sua mão mais fraca, vire cada uma para cima, uma por vez. Não as vire utilizando a borda da mesa. Faça isto, tão rápido quanto você consiga. 2 séries de 8 repetições 2 séries de 10 repetições 3 séries de 10 repetições

43 Frascos Coloque o frasco sobre a mesa. Segure o frasco com sua mão mais fraca e tire a tampa com sua mão mais forte. 2 séries de 5 repetições Agora segure o frasco com sua mão mais forte e tire a tampa com sua mão mais fraca. 2 séries de 8 repetições 2 séries de 10 repetições 3 séries de 10 repetições

44 Secando Coloque a toalha sobre a mesa. Dobre-a na metade longitudinalmente. Coloque uma mão em cada extremidade da toalha e eleve-a por cima de sua cabeça até ela tocar seu pescoço. Mova a toalha para frente e para trás através do seu pescoço, como se você estivesse se secando após um banho. 2 séries de 8 repetições 2 séries de 10 repetições 3 séries de 10 repetições

45 Você completou uma hora de exercício? Se você levou menos de uma hora para completar seus exercícios, você pode recomeçar do primeiro exercício e continuar até completar uma hora. Quanto mais você ativar os músculos e mover o seu braço/mão, mais o seu cérebro reaprende como controlar os músculos.

FISIOTERAPIA. " Orientações sobre a fisioterapia para pais de crianças com epidermólise bolhosa "

FISIOTERAPIA.  Orientações sobre a fisioterapia para pais de crianças com epidermólise bolhosa FISIOTERAPIA " Orientações sobre a fisioterapia para pais de crianças com epidermólise bolhosa " http://blog.ebinfoworld.com/?p=80 Traduzido e adaptado por Gisele Malaquias, fisioterapeuta em Cerqueira

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Cotovelo

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Cotovelo Clínica Deckers Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Cotovelo O QUE É Estes são alguns dos exercícios recomendados com mais freqüência para a terapia do cotovelo. Eles foram compilados para dar

Leia mais

Coelhinha da Playboy malha para ter corpo sequinho e bumbum grande

Coelhinha da Playboy malha para ter corpo sequinho e bumbum grande Uol - SP 08/11/2014-20:39 Coelhinha da Playboy malha para ter corpo sequinho e bumbum grande Da Redação Uma das regras da coelhinha da Playboy é comer de três em três horas, portanto ela não se incomoda

Leia mais

Kosmodisk Programa Básico de Exercícios

Kosmodisk Programa Básico de Exercícios Classic Kosmodisk Programa Básico de Exercícios NOVA EDIÇÃO Kosmodisk 2 Programa Básico de Exercícios Kosmodisk Programa Básico de Exercícios Bem-vindo para o PROGRAMA KOSMODISK BASIC EXERCÍCIO, especialmente

Leia mais

Escala de Equilíbrio de Berg

Escala de Equilíbrio de Berg DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL - UFPR DISCIPLINA DE TERAPIA OCUPACIONAL APLICADA Á NEUROLOGIA CLÍNICA-ESCOLA DE TERAPIA OCUPACIONAL - UFPR ESCALA DE AVALIAÇÃO FUNCIONAL NOME: IDADE: SEXO DIAGNÓSTICO:

Leia mais

C. Guia de Treino ------------------------------------------------

C. Guia de Treino ------------------------------------------------ C. Guia de Treino ------------------------------------------------ A FORÇA / RESISTÊNCIA ( FUNÇÃO MOVIMENTO OSCILAÇÃO ) A01 Joelhos inclinados Com os pés afastados na plataforma, segure a barra de apoio

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a Coluna Lombar O QUE É

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a Coluna Lombar O QUE É Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a Coluna Lombar O QUE É Estes são alguns dos exercícios recomendados com maior freqüência para a terapia da coluna lombar, Eles foram compilados para dar a você,

Leia mais

Leia e veja como sua postura conta muito. Ergonomia

Leia e veja como sua postura conta muito. Ergonomia Leia e veja como sua postura conta muito. Ergonomia ERGONOMIA A ergonomia é a busca da relação ideal entre indivíduo e ambiente de trabalho. Ela visa proporcionar um ambiente de trabalho perfeitamente

Leia mais

Inventário Chedoke de atividades do braço e da mão

Inventário Chedoke de atividades do braço e da mão Inventário Chedoke de atividades do braço e da mão Versão brasileira do Chedoke Arm and Hand Activity Inventory CAHAI Guia de aplicação 2 LICENÇA CAHAI IMPORTANTE - POR FAVOR, LEIA: Esta licença é um acordo

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO - Basquete Duplo Instruções de Montagem

MANUAL DO USUÁRIO - Basquete Duplo Instruções de Montagem MANUAL DO USUÁRIO - Basquete Duplo Instruções de Montagem Por favor, contate-nos antes de retornar o produto à loja: (19) 3573-8999. Garantia Limite de 90 dias Este produto tem garantia de até 90 dias

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a dor cervical

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a dor cervical Clínica Deckers Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para a dor cervical O QUE É Estes são alguns dos exercícios recomendados com mais freqüência para a terapia da dor cervical. Eles foram compilados para

Leia mais

Global Training. The finest automotive learning

Global Training. The finest automotive learning Global Training. The finest automotive learning Cuidar da saúde com PREFÁCIO O Manual de Ergonomia para o Motorista que você tem em agora em mãos, é parte de um programa da Mercedes-Benz do Brasil para

Leia mais

Criar e formatar relatórios

Criar e formatar relatórios Treinamento Criar e formatar relatórios EXERCÍCIO 1: CRIAR UM RELATÓRIO COM A FERRAMENTA RELATÓRIO Ao ser executada, a ferramenta Relatório usa automaticamente todos os campos da fonte de dados. Além disso,

Leia mais

Relaxar a musculatura dos braços. Entrelace os dedos de ambas as mãos com suas palmas para cima e levante os braços por 10 segundos.

Relaxar a musculatura dos braços. Entrelace os dedos de ambas as mãos com suas palmas para cima e levante os braços por 10 segundos. por Christian Haensell A flexibilidade do corpo e das juntas é controlada por vários fatores: estrutura óssea, massa muscular, tendões, ligamentos, e patologias (deformações, artroses, artrites, acidentes,

Leia mais

ANTROPOMETRIA E BIOMECÂNICA EM POSTOS DE TRABALHO. Prof. Manuel Salomon Salazar Jarufe

ANTROPOMETRIA E BIOMECÂNICA EM POSTOS DE TRABALHO. Prof. Manuel Salomon Salazar Jarufe ANTROPOMETRIA E BIOMECÂNICA EM POSTOS DE TRABALHO Prof. Manuel Salomon Salazar Jarufe Movimentos extremos Postos de trabalho com muitos equipamentos tornam mais freqüentes movimentos extremos e posturas

Leia mais

Manual Prancha Radiestésica Chakra Krôma

Manual Prancha Radiestésica Chakra Krôma Manual Prancha Radiestésica Chakra Krôma Manual Prancha Chakra Aurum A Prancha Chakra Krôma foi desenvolvida para realizar trabalhos de emissão energética a distância da energia Krôma se valendo do pulso

Leia mais

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Joelho

Clínica Deckers. Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Joelho Clínica Deckers Fisioterapia Exercícios Terapêuticos para o Joelho O QUE É Estes são alguns dos exercícios recomendados com mais freqüência, para a terapia do Joelho. Eles foram compilados para dar a você,

Leia mais

EXERCÍCIOS COM CADEIRA

EXERCÍCIOS COM CADEIRA EXERCÍCIOS COM CADEIRA PROGRAMADOMICILIARDEEXERCÍCIOS Texto de Sheena Gawler Research Associate, Research Department of Primary Care e Population Health, University College London Medical School Co - Development

Leia mais

Atividade Física. Corpo saudável é corpo em movimento.

Atividade Física. Corpo saudável é corpo em movimento. Atividade Física Corpo saudável é corpo em movimento. AtividAde física O sedentarismo pode ser definido como falta de atividade física suficiente e é considerado um dos principais fatores de risco para

Leia mais

MANUAL DO SEU TABLET DO CONGRESSO

MANUAL DO SEU TABLET DO CONGRESSO MANUAL DO SEU TABLET DO CONGRESSO Como posso ligar o tablet: O botão power está localizado na borda do tablet, o botão está identificado por este símbolo Pressione e segure o botão power até que a tela

Leia mais

VOCÊ JÁ PENSOU NA SUA POSTURA HOJE?

VOCÊ JÁ PENSOU NA SUA POSTURA HOJE? VOCÊ JÁ PENSOU NA SUA POSTURA HOJE? Dicas Gerais para uma Boa Postura 1) Manter o topo da tela ao nível dos olhos e distante cerca de um comprimento de braço (45cm ~ 70cm); 2) Manter a cabeça e pescoço

Leia mais

EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO

EXERCÍCIOS DE ALONGAMENTO Ao fazer exercícios de alongamento vai melhorar a amplitude das suas articulações, especialmente importante em doentes com dor crónica. Não precisa forçar excessivamente para sentir benefício com estes

Leia mais

Espremedor de suco FreshMix

Espremedor de suco FreshMix Espremedor de suco FreshMix LEIA ANTES DE USAR Visite o site www.hamiltonbeach.com,br para conhecer a nossa linha de produtos completa. Dúvidas? Por Favor, ligue - nossos associados estão prontos para

Leia mais

Beijinho no ombro e tchau preconceito

Beijinho no ombro e tchau preconceito mam Beijinho no ombro e tchau preconceito D preconceito é o pior sintoma da AIDS O preconceito e a discriminação contra as pessoas que vivem com HIV são as maiores barreiras no enfrentamento à epidemia

Leia mais

EXERCÍCIOS COM CADEIRA

EXERCÍCIOS COM CADEIRA EXERCÍCIOS COM CADEIRA PROGRAMADOMICILIARDEEXERCÍCIOS Texto de Sheena Gawler Research Associate, Research Department of Primary Care e Population Health, University College London Medical School Co - Development

Leia mais

CUIDADOS COM A COLUNA

CUIDADOS COM A COLUNA SENADO FEDERAL CUIDADOS COM A COLUNA SENADOR CLÉSIO ANDRADE 2 Cuidados com a coluna 3 apresentação As dores na coluna vertebral são um grande transtorno na vida de muita gente, prejudicando os movimentos

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Nº: 18/2014 Data de emissão: Março/2014 Setor Tipo TAREFA Executante Resultados esperados Recursos necessários Periodicidade PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Revisão: 01 Data revisão: Centros de Saúde Assistencial

Leia mais

Número de Peça: 92P1921

Número de Peça: 92P1921 Número de Peça: 92P1921 Obrigado por adquirir o computador IBM ThinkPad X Series. Compare os itens desta lista com os itens da caixa. Se algum item estiver faltando ou estiver danificado, entre em contato

Leia mais

Energym Turbo Charger

Energym Turbo Charger Energym Turbo Charger LEIA TODAS AS INSTRUÇÕES ANTES DE USAR E GUARDE ESTE MANUAL PARA CONSULTAS FUTURAS. Manual de Instruções INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA Antes de começar qualquer programa de exercícios,

Leia mais

ESCALA BEBÊ Questionário (3 18 meses) Código Data

ESCALA BEBÊ Questionário (3 18 meses) Código Data Nota: A validação (para pesquisa) e desenvolvimento de um sistema de pontuação (scoring) para o AHEMD-IS estão atualmente em progresso. Entretanto, o instrumento na sua forma atual é útil para avaliação

Leia mais

A postura saudável para o digitador

A postura saudável para o digitador A postura saudável para o digitador A postura saudável para o digitador 2 Muitas vezes nos perguntamos: Qual é a postura mais adequada para se trabalhar durante horas em frente a um computador? Após anos

Leia mais

LESÕES OSTEOMUSCULARES

LESÕES OSTEOMUSCULARES LESÕES OSTEOMUSCULARES E aí galera do hand mades é com muito orgulho que eu estou escrevendo este texto a respeito de um assunto muito importante e que muitas vezes está fora do conhecimento de vocês Músicos.

Leia mais

Manual do Usuário BALANÇA DIGITAL & ANALISADOR CORPORAL W905

Manual do Usuário BALANÇA DIGITAL & ANALISADOR CORPORAL W905 Manual do Usuário BALANÇA DIGITAL & ANALISADOR CORPORAL W905 Obrigado por escolher esta balança eletrônica de medição de gordura corporal e porcentagem de água, dentre os nossos produtos. Para garantir

Leia mais

Exercícios pós-operatórios iniciais após cirurgia de joelho

Exercícios pós-operatórios iniciais após cirurgia de joelho PÓS-OPERATÓRIO Exercícios pós-operatórios iniciais após cirurgia de joelho Estes exercícios são importantes para aumentar a circulação em seus pés e pernas e prevenir coágulos sanguíneos. Eles também são

Leia mais

PORQUE DESENVOLVER FORÇA MUSCULAR?

PORQUE DESENVOLVER FORÇA MUSCULAR? PORQUE DESENVOLVER FORÇA MUSCULAR? Quando se desenvolve músculos mais fortes e resistentes você diminui o desgaste do sistema cardiovascular, economizando energia, pois sua musculatura tem um torque de

Leia mais

Protocolo dos Testes de Aptidão Física Funcional da Bateria de Testes de Rikli & Jones (1999)

Protocolo dos Testes de Aptidão Física Funcional da Bateria de Testes de Rikli & Jones (1999) Protocolo dos Testes de Aptidão Física Funcional da Bateria de Testes de Rikli & Jones (1999) 1. Levantar e Sentar na Cadeira Avaliar a força e resistência dos membros inferiores (número de execuções em

Leia mais

SÉRIE DE PAWAMUKTASANA (Segundo o Swami Satyananda)

SÉRIE DE PAWAMUKTASANA (Segundo o Swami Satyananda) SÉRIE DE PAWAMUKTASANA (Segundo o Swami Satyananda) Pawan significa humor, Mukta, significa libertar, asana significa postura. Pawanmuktasana é assim, um grupo de exercícios para libertar humores e gases

Leia mais

1 Objectivo. 2 Material. 3 Procedimento. Experiências de demonstração relacionadas com fluidos.

1 Objectivo. 2 Material. 3 Procedimento. Experiências de demonstração relacionadas com fluidos. Estudo do Meio Físico-Natural I P04 - Fluidos 1 Objectivo Experiências de demonstração relacionadas com fluidos. 2 Material Vários recipientes de plástico, palhinhas, tubos flexíveis ou mangueiras, copo,

Leia mais

Plano de Exercícios Para Segunda-Feira

Plano de Exercícios Para Segunda-Feira Plano de Exercícios Para Segunda-Feira ALONGAMENTO DA MUSCULATURA LATERAL DO PESCOÇO - Inclinar a cabeça ao máximo para a esquerda, alongando a mão direita para o solo - Alongar 20 segundos, em seguida

Leia mais

Pilates Power Gym. Manual de Instruções. Pilates Power Gym. Modelo AB - 7620

Pilates Power Gym. Manual de Instruções. Pilates Power Gym. Modelo AB - 7620 Pilates Power Gym Modelo AB - 7620 Pilates Power Gym LEIA TODAS AS INSTRUÇÕES ANTES DE USAR E GUARDE ESTE MANUAL PARA CONSULTAS FUTURAS. Manual de Instruções Manual Pilates Power Gym-2010.indd Spread 1

Leia mais

Postura. As posturas prolongadas podem prejudicar os músculos e as articulações.

Postura. As posturas prolongadas podem prejudicar os músculos e as articulações. Postura A postura é, freqüentemente, determinada pela natureza da tarefa ou do posto de trabalho. Um porteiro de hotel tem uma postura estática, enquanto um carteiro passa a maior parte do tempo andando.

Leia mais

OFICINA DE ORGANIZAÇÃO PESSOAL MARCIA NOLETO PERSONAL ORGANIZER

OFICINA DE ORGANIZAÇÃO PESSOAL MARCIA NOLETO PERSONAL ORGANIZER OFICINA DE ORGANIZAÇÃO PESSOAL MARCIA NOLETO PERSONAL ORGANIZER MEU TEMPO É PRECIOSO ROTINA INSANA CAOS COMIDA PARA FAZER CASA PARA LIMPAR FILHOS PARA CUIDAR TRABALHO COMO SER ORGANIZADA? Processo que

Leia mais

http://saudenocorpo.com/

http://saudenocorpo.com/ Este material é gratuito e foi distribuído no site saudenocorpo.com, onde você encontra Dicas de saúde, nutrição, atividade física, esporte, bem estar, saúde emocional, alimentação. AVISO IMPORTANTE Este

Leia mais

Nome. Data. Tarefa C1. diferentes, folha de papel A3, fita-cola.

Nome. Data. Tarefa C1. diferentes, folha de papel A3, fita-cola. Tarefa C1 Material por grupo: palhinhas com diferentes padrões diferentes, folha de papel A3, fita-cola. e/ou cores, de três tamanhos Observa bem as palhinhas que estão em cima da mesa e pensa numa maneira

Leia mais

Fundamentos do Futebol

Fundamentos do Futebol Fundamentos do Futebol Sumário Apresentação Capítulo 1 O passe 1.1 Passe Simples 1.2 Passe Peito do pé 1.3 Passe com a lateral externa do pé 1.4 Passe de cabeça 1.5 Passe de Calcanhar 1.6 Passe de bico

Leia mais

Exercícios para a activação geral e o retorno à calma

Exercícios para a activação geral e o retorno à calma Exercícios para a activação geral e o retorno à calma Mobilização da articulação do ombro 1 Objectivos: Aumentar a amplitude dos ombros e parte superior das costas. Mobiliza os deltóides, rotadores da

Leia mais

Ergonomia Corpo com Saúde e Harmonia

Ergonomia Corpo com Saúde e Harmonia Ergonomia Corpo com Saúde e Harmonia Dr. Leandro Gomes Pistori Fisioterapeuta CREFITO-3 / 47741-F Fone: (16) 3371-4121 Dr. Paulo Fernando C. Rossi Fisioterapeuta CREFITO-3 / 65294 F Fone: (16) 3307-6555

Leia mais

LEITURA E ESCRITA FOTO NOME DESCRIÇÃO

LEITURA E ESCRITA FOTO NOME DESCRIÇÃO MATERIAL DE INTERVENÇÃO LEITURA E ESCRITA FOTO NOME DESCRIÇÃO 28,29 + IVA (23%) Loto Palavras e Animais Loto de 72 animais para trabalhar a associação de duas formas: imagem com imagem ou imagem com palavra.

Leia mais

Confederação Brasileira de Tiro Esportivo Originária da Confederação do Tiro Brasileiro decreto 1503 de 5 de setembro de 1906

Confederação Brasileira de Tiro Esportivo Originária da Confederação do Tiro Brasileiro decreto 1503 de 5 de setembro de 1906 Exercícios com Elástico Os Exercícios com elástico irão trabalhar Resistência Muscular Localizada (RML). Em cada exercício, procure fazer a execução de maneira lenta e com a postura correta. Evitar o SOLAVANCO

Leia mais

Aula Prática 1 - Gerador Van de Graaff e interação entre corpos carregados

Aula Prática 1 - Gerador Van de Graaff e interação entre corpos carregados Aula Prática 1 - Gerador Van de Graaff e interação entre corpos carregados Disciplinas: Física III (DQF 06034) Fundamentos de Física III (DQF 10079) Departamento de Química e Física- CCA/UFES Objetivo:

Leia mais

O PROCESSO DO CURRICULUM FUNCIONAL

O PROCESSO DO CURRICULUM FUNCIONAL O PROCESSO DO CURRICULUM FUNCIONAL Inventário Cultural dos Pais Preferências do Estudante / Fonte de Opções Áreas de Vivência Vida Independente Trabalho Vida Comunitária Recreação/Lazer Educação Regular

Leia mais

Queridos(as) alunos(as),

Queridos(as) alunos(as), Nome: Professora: 2º Ano: 2015 Queridos(as) alunos(as), Na nossa última semana de aula, assistimos ao filme UP! Altas Aventuras. Você deve ter gostado muito, não é? No filme, vimos que o Russel, que é

Leia mais

sabe o que é a DPOC?

sabe o que é a DPOC? sabe o que é a DPOC? Doença quer dizer mal estar Pulmonar quer dizer que se localiza nos pulmões Obstrutiva quer dizer brônquios parcialmente danificados Crónica quer dizer que é para sempre DPOC o que

Leia mais

Concept. Dispositivo de Retenção Infantil Grupos 1 2 3 (9kg 36kg) Manual de Instrução

Concept. Dispositivo de Retenção Infantil Grupos 1 2 3 (9kg 36kg) Manual de Instrução Dispositivo de Retenção Infantil Grupos 1 2 3 (9kg 36kg) 1031 Manual de Instrução Apresentação Esse é um dispositivo de retenção para crianças, utilizado em veículos rodoviários, de acordo com a norma

Leia mais

Terceira Série aplicada na Fazenda Esperança 1 [entre a segunda quinzena de fevereiro e primeira quinzena de maio]

Terceira Série aplicada na Fazenda Esperança 1 [entre a segunda quinzena de fevereiro e primeira quinzena de maio] Terceira Série aplicada na Fazenda Esperança 1 [entre a segunda quinzena de fevereiro e primeira quinzena de maio] Sarvananda Deva 1. Postura da Águia Garuda [Garudasana]: Esta postura de equilíbrio em

Leia mais

MASTOLOGIA ORIENTAÇÕES FISIOTERÁPICAS: Coordenação DIVISÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COMITÊ DE PADRONIZAÇÕES

MASTOLOGIA ORIENTAÇÕES FISIOTERÁPICAS: Coordenação DIVISÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COMITÊ DE PADRONIZAÇÕES O R I E N T A Ç Õ E S AOS PACIENTES MINISTÉRIO DA SAÚDE INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER Coordenação DIVISÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COMITÊ DE PADRONIZAÇÕES Essas orientações são essencialmente para pacientes

Leia mais

1.0 Informações de hardware

1.0 Informações de hardware 1.0 Informações de hardware 1.1 Botões e ligações 6 1 7 2 8 3 9 4 5 6 10 1 Ligar / Desligar 2 Conetor Micro USB 3 Botão Voltar 4 Conetor Mini HDMI 5 Microfone 6 Webcam 7 Entrada para fone de ouvido 8 Botão

Leia mais

REF: 917 - Nº DE PARTICIPANTES: 2 a 4

REF: 917 - Nº DE PARTICIPANTES: 2 a 4 REF: 917 - Nº DE PARTICIPANTES: 2 a 4 03 Dados com PVC de 28cm x 28cm 40 Fichas coloridas em E.V.A. (10 para cada cor) Indicado para crianças a partir da 8 anos REF: 904 - Nº DE PARTICIPANTES: 2 a 4 04

Leia mais

Dicas para amamentação Material impresso e distribuído em abril/2011. Código: 7004281. lanolina anidra pura Oferecer o melhor para quem mais merece

Dicas para amamentação Material impresso e distribuído em abril/2011. Código: 7004281. lanolina anidra pura Oferecer o melhor para quem mais merece s para amamentação Material impresso e distribuído em abril/2011. Código: 7004281. lanolina anidra pura Oferecer o melhor para quem mais merece Para o bebê O leite materno é um alimento único, exclusivo

Leia mais

Cartilha de Fisioterapia para Pacientes da Escola de Coluna

Cartilha de Fisioterapia para Pacientes da Escola de Coluna Cartilha de Fisioterapia para Pacientes da Escola de Coluna 4ª\edição 2015 tt Prezado(a) Paciente, Essa cartilha foi elaborada especialmente para você, paciente da Escola de Coluna do Into. Aqui você

Leia mais

SOCIEDADE AUTOMOTIVA VOCÊ SABE TROCAR PNEUS? PAULO ANDERSON FARIA FACEBOOK.COM/CURSOSDEMECANICA/

SOCIEDADE AUTOMOTIVA VOCÊ SABE TROCAR PNEUS? PAULO ANDERSON FARIA FACEBOOK.COM/CURSOSDEMECANICA/ SOCIEDADE AUTOMOTIVA VOCÊ SABE TROCAR PNEUS? PAULO ANDERSON FARIA FACEBOOK.COM/CURSOSDEMECANICA/ Uma coisa que parece ser fácil, mas dependendo de onde estiver e das condições pode ser perigoso, por isso

Leia mais

09/11 658-09-05 773987 REV.2. FRITADEIRA Frita-Fácil. Plus 3. www.britania.com.br/faleconosco.aspx MANUAL DE INSTRUÇÕES

09/11 658-09-05 773987 REV.2. FRITADEIRA Frita-Fácil. Plus 3. www.britania.com.br/faleconosco.aspx MANUAL DE INSTRUÇÕES 09/11 658-09-05 773987 REV.2 FRITADEIRA Frita-Fácil Plus 3 www.britania.com.br/faleconosco.aspx MANUAL DE INSTRUÇÕES INTRODUÇÃO Parabéns pela escolha de mais um produto da linha Britânia. Para garantir

Leia mais

LEIA E GUARDE ESTAS INSTRUÇÕES

LEIA E GUARDE ESTAS INSTRUÇÕES INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO PARA OS VENTILADORES DE TETO HUNTER UTILIZANDO OPÇÕES DE MONTAGEM À ESCOLHA DO USUÁRIO LEIA E GUARDE ESTAS INSTRUÇÕES ATENÇÃO: 1. Leia cuidadosamente todas as instruções antes

Leia mais

Adaptação do trabalho ao homem. Pessoas diferentes Capacidades físicas e mentais diferentes.

Adaptação do trabalho ao homem. Pessoas diferentes Capacidades físicas e mentais diferentes. Adaptação do trabalho ao homem. Pessoas diferentes Capacidades físicas e mentais diferentes. Tarefas que exijam elevada acuidade visual Visão desfocada e sensação de olhos a arder. Teclar de forma incorrecta

Leia mais

Alongamentos para a Parte Inferior das Costas e Quadril para Fazer em sua Mesa

Alongamentos para a Parte Inferior das Costas e Quadril para Fazer em sua Mesa Flexibilidade Total Saiba como Melhorar sua Flexibilidade através de Alongamentos Específicos por Joey Atlas Alongamentos para a Parte Inferior das Costas e Quadril para Fazer em sua Mesa Rotina de 6 minutos

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CAATINGA PROJETO NO CLIMA DA CAATINGA ELABORAÇÃO: INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ENERGIAS RENOVÁVEIS

ASSOCIAÇÃO CAATINGA PROJETO NO CLIMA DA CAATINGA ELABORAÇÃO: INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ENERGIAS RENOVÁVEIS ASSOCIAÇÃO CAATINGA PROJETO NO CLIMA DA CAATINGA ELABORAÇÃO: INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ENERGIAS RENOVÁVEIS Índice Apresentação Introdução Eficiência na cozinha Material de Construção A

Leia mais

Colocar em prática. Colocar em prática. Tópicos para aprender

Colocar em prática. Colocar em prática. Tópicos para aprender Usar o Microsoft Power Point num quadro interactivo SMART Board TM Quando elabora uma apresentação em Power Point, fá-lo com um objectivo comunicar uma mensagem. Com o quadro interactivo SMART Board, poderá

Leia mais

Atualização do Manual do Usuário do Equipamento RAM209APT

Atualização do Manual do Usuário do Equipamento RAM209APT Atualização do Manual do Usuário do Equipamento ABX Pentra 60C+, Pentra 80, Pentra XL 80, Pentra 400, abc VET Utilização da Impressora OKI B4600 Por favor, anote as modificações nas páginas a seguir. Risque

Leia mais

OTAGO FORÇA & EQUILÍBRIO

OTAGO FORÇA & EQUILÍBRIO OTAGO FORÇA & EQUILÍBRIO PROGRAMA DOMICILIAR DE EXERCÍCIOS Texto de Sheena Gawler Research Associate, Research Department of Primary Care e Population Health, University College London Medical School Co

Leia mais

Lista de Exercícios - Força e Movimento I

Lista de Exercícios - Força e Movimento I UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica I Lista de Exercícios - Força e Movimento I Perguntas: 1. Na figura 1 as forças F 1 e F

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Slackline Kikos 15m X 5cm ABSL-003

MANUAL DO USUÁRIO. Slackline Kikos 15m X 5cm ABSL-003 MANUAL DO USUÁRIO Slackline Kikos 15m X 5cm ABSL-003 IMPORTANTE! Por favor, leia este manual atentamente antes de começar o exercício. Guarde esse manual para um futuro uso. As especificações deste produto

Leia mais

PORTARIA DAAE Nº 0031/10 ANEXO I MANUAL DE INSTALAÇÃO: PADRONIZAÇÃO DAS LIGAÇÕES DE ÁGUA

PORTARIA DAAE Nº 0031/10 ANEXO I MANUAL DE INSTALAÇÃO: PADRONIZAÇÃO DAS LIGAÇÕES DE ÁGUA PORTARIA DAAE Nº 0031/10 ANEXO I MANUAL DE INSTALAÇÃO: PADRONIZAÇÃO DAS LIGAÇÕES DE ÁGUA O Novo Padrão de Ligações Residenciais do DAAE facilita muito sua vida. Algumas vantagens que o Novo Padrão traz

Leia mais

Escrito por Ademir Dom, 03 de Janeiro de 2010 21:28 - Última atualização Dom, 03 de Janeiro de 2010 21:31

Escrito por Ademir Dom, 03 de Janeiro de 2010 21:28 - Última atualização Dom, 03 de Janeiro de 2010 21:31 DIETA DA USP Aqui segue o cardápio da dieta da USP. O regime da USP permite você perder gordura e emagrecer devido ao aceleramento do metabolismo e fazendo com que o organismo comece a queimar gordura

Leia mais

Senior Fitness Test SFT

Senior Fitness Test SFT 1. Levantar e sentar na caira Senior Fitness Test SFT Objetivo: avaliar a força e resistência dos membros inferiores. Instrumentos: cronômetro, caira com encosto e sem braços, com altura assento aproximadamente

Leia mais

Instruções de Instalação do Rack

Instruções de Instalação do Rack Instruções de Instalação do Rack Revise a documentação fornecida com o gabinete do rack para obter informações de segurança e cabeamento. Antes de instalar o servidor em um gabinete do rack, revise as

Leia mais

Instruções de Instalação do Rack

Instruções de Instalação do Rack Instruções de Instalação do Rack Revise a documentação fornecida com o gabinete do rack para obter informações de segurança e cabeamento. Antes de instalar o servidor em um gabinete do rack, revise as

Leia mais

MÓDULO 4. Aula 4.0 - Bem Vindo...02. Aula 4.1 - Flores de Balões 5 pétalas...03. Aula 4.2 - Topiarias de Balões...07

MÓDULO 4. Aula 4.0 - Bem Vindo...02. Aula 4.1 - Flores de Balões 5 pétalas...03. Aula 4.2 - Topiarias de Balões...07 MÓDULO 4 FLORES ÍNDICE MÓDULO 4 Aula 4.0 - Bem Vindo...02 Aula 4.1 - Flores de Balões 5 pétalas...03 Aula 4.2 - Topiarias de Balões...07 Aula 4.3 - Topiarias de Balões 2 cores...10 Aula 4.4 - Flores frente

Leia mais

PROGRESSÕES PEDAGÓGICAS PARA EXERCÍCIOS ACROBÁTICOS DA TRAVE - TEORIA E PRÁTICA

PROGRESSÕES PEDAGÓGICAS PARA EXERCÍCIOS ACROBÁTICOS DA TRAVE - TEORIA E PRÁTICA PROGRESSÕES PEDAGÓGICAS PARA EXERCÍCIOS ACROBÁTICOS DA TRAVE - TEORIA E PRÁTICA Rosangela Marques Busto 1 As séries de trave incluem exercícios acrobáticos e ginásticos. Dentre as primeiras, estão as várias

Leia mais

DOR NAS COSTAS EXERCÍCIOS ESPECIALIZADOS PARA O TRATAMENTO DA DOR NAS COSTAS. www.doresnascostas.com.br. Página 1 / 10

DOR NAS COSTAS EXERCÍCIOS ESPECIALIZADOS PARA O TRATAMENTO DA DOR NAS COSTAS. www.doresnascostas.com.br. Página 1 / 10 DOR NAS COSTAS EXERCÍCIOS ESPECIALIZADOS PARA O TRATAMENTO DA DOR NAS COSTAS www.doresnascostas.com.br Página 1 / 10 CONHEÇA OS PRINCÍPIOS DO COLETE MUSCULAR ABDOMINAL Nos últimos anos os especialistas

Leia mais

PORQUÊ EU TENHO DORES NAS COSTAS?

PORQUÊ EU TENHO DORES NAS COSTAS? Dores nas Costas PORQUÊ EU TENHO DORES NAS COSTAS? O QUE CAUSA DORS NAS COSTAS? Várias podem ser as causas de suas dores nas costas: - Posturas inadequadas - Esforço exagerado - Permanecer por muito tempo

Leia mais

Qualidade de vida laboral

Qualidade de vida laboral Qualidade de vida laboral Qualidade de vida laboral INTRODUÇÃO: Prevenir doenças ocupacionais (DORT Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho / LER Lesões por Esforços Repetitivos) decorrentes

Leia mais

Microsoft Excel Ficha prática n. 1

Microsoft Excel Ficha prática n. 1 1. Inicie o Microsoft Excel e selecione um livro em branco. Procure pelo programa de Excel no computador e selecione-o: Escolha o livro: 2. Grave o livro que vai trabalhar com o nome Ficha1. Menu FICHEIRO

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES AQUECEDOR DE ÁGUA

MANUAL DE INSTRUÇÕES AQUECEDOR DE ÁGUA MANUAL DE INSTRUÇÕES AQUECEDOR DE ÁGUA ÍNDICE Introdução e características... 03 Instruções de segurança... Instruções de instalação... Operações... Manutenção geral... Limpeza e substituição... Solução

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES DE FUN- CIONAMENTO (Tradução) Plataforma elevadora Tipo 1097.0,75 1097.1,25 8718.0,2

MANUAL DE INSTRUÇÕES DE FUN- CIONAMENTO (Tradução) Plataforma elevadora Tipo 1097.0,75 1097.1,25 8718.0,2 MANUAL DE INSTRUÇÕES DE FUN- CIONAMENTO (Tradução) Plataforma elevadora Tipo 1097.0,75 1097.1,25 8718.0,2 PT 1. Grupos de utilizadores Tarefas Qualificação Operador Operação, verificação visual Instrução

Leia mais

TUTORIAL LIMPEZA DE ESPELHO DE TELESCÓPIO NEWTONIANO: PROCEDIMENTOS, MATERIAIS E ETAPAS. Por: James Solon

TUTORIAL LIMPEZA DE ESPELHO DE TELESCÓPIO NEWTONIANO: PROCEDIMENTOS, MATERIAIS E ETAPAS. Por: James Solon TUTORIAL LIMPEZA DE ESPELHO DE TELESCÓPIO NEWTONIANO: PROCEDIMENTOS, MATERIAIS E ETAPAS. Por: James Solon Com o passar do tempo e principalmente do uso, os espelhos dos telescópios de modelo Newtoniano

Leia mais

Carregando o alimentador multiuso

Carregando o alimentador multiuso O alimentador multiuso pode reter diversos tamanhos e tipos, como transparências e envelopes. Ele é útil para impressão em uma página timbrado, papel colorido ou outro tipo especial. Consulte a Guia de

Leia mais

Cat. Garras de Demolição e Classificação. Escavadeiras Hidráulicas. Americas South

Cat. Garras de Demolição e Classificação. Escavadeiras Hidráulicas. Americas South Cat Garras de Demolição e Classificação Escavadeiras Hidráulicas Americas South Se você está procurando por uma maneira rápida e produtiva de manusear materiais...que seja confiável e de fácil manutenção...

Leia mais

Você sabia? Que a água que chega à torneira da sua casa é distribuída pela Manaus Ambiental? A empresa é a responsável pela água e esgoto de Manaus.

Você sabia? Que a água que chega à torneira da sua casa é distribuída pela Manaus Ambiental? A empresa é a responsável pela água e esgoto de Manaus. Cartilha Você sabia? Que a água que chega à torneira da sua casa é distribuída pela Manaus Ambiental? A empresa é a responsável pela água e esgoto de Manaus. Você sabe como é feito o tratamento da água

Leia mais

Manual de Operação 1

Manual de Operação 1 1 Índice Ambiente operacional...03 Instalação...03 Precauções na instalação...04 Utilizando o controle da Cortina de Ar...05 Dados técnicos...06 Manutenção...06 Termo de garantia...07 2 As cortinas de

Leia mais

Montagem de Kit Loja de Bolos Passo a Passo

Montagem de Kit Loja de Bolos Passo a Passo Montagem de Kit Loja de Bolos Passo a Passo (o kit pode ser adquirido na www.pequenasartes.com.br) O kit é bem completo e vem com praticamente tudo o que você vai precisar para montar, inclusive cola e

Leia mais

ALINHA ENTO FEI LASER. Visão geral: Ferramentas usadas no alinhamento: Fita adesiva Caneta vermelha Tesoura Chave de fenda Phillips

ALINHA ENTO FEI LASER. Visão geral: Ferramentas usadas no alinhamento: Fita adesiva Caneta vermelha Tesoura Chave de fenda Phillips ALINHA MENTO DO FEIXE LASER. Este tutorial é para ajudar a pessoa de manutenção da máquina laser no alinhamento do feixe laser que é a coisa mais importante para obter um correto funcionamento de sua máquina

Leia mais

PEÇAS E ACESSÓRIOS. Seletor de Velocidade e Resistência. Unidade Principal AirClimber. Monitor de Treinamento. Almofadas

PEÇAS E ACESSÓRIOS. Seletor de Velocidade e Resistência. Unidade Principal AirClimber. Monitor de Treinamento. Almofadas ÍNDICE PEÇAS E ACESSÓRIOS 6 INSTRUÇÕES 7 BODYCORD - CORDA DE RESISTÊNCIA CORPORAL 9 MONITOR DE TREINAMENTO 10 CONTAGEM DE PULSAÇÕES 10 DICAS DO TREINAMENTO BÁSICO 11 FREQUÊNCIA DE EXERCÍCIOS 11 ALONGAMENTO

Leia mais

MDC-1000s Manual do Usuário

MDC-1000s Manual do Usuário MDC-1000s Manual do Usuário Pág. 02 TERMO DE GARANTIA Este equipamento é garantido pelo fabricante, por um período de total de 12 meses (incluindo a garantia legal de 3 meses e a garantia extra de 9 meses

Leia mais

3. QUAL É A FUNÇÃO DA MOEDA SOCIAL?

3. QUAL É A FUNÇÃO DA MOEDA SOCIAL? Mini Guia Mercado de Trocas Solidárias - MTS 1. O QUE É O MERCADO DE TROCAS SOLIDÁRIAS EM UMA FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA? É um espaço onde as pessoas trocam entre elas produtos, serviços e saberes sem

Leia mais

Osteoporose. Trabalho realizado por: Laís Bittencourt de Moraes*

Osteoporose. Trabalho realizado por: Laís Bittencourt de Moraes* Trabalho realizado por: Laís Bittencourt de Moraes* * Fisioterapeuta. Pós-graduanda em Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Reumatológica. CREFITO 9/802 LTT-F E-mail: laisbmoraes@terra.com.br Osteoporose

Leia mais

Utilizadores de Computadores Conselhos ergonómicos

Utilizadores de Computadores Conselhos ergonómicos Utilizadores de Computadores Conselhos ergonómicos Ergonomia: Estuda a interacção física entre as pessoas e o seu trabalho adaptando este último, o equipamento e o ambiente de trabalho ao trabalhador.

Leia mais

BICICLETA DE SPINNING

BICICLETA DE SPINNING BICICLETA DE SPINNING MANUAL DO PROPRIETÁRIO IMPORTANTE! Por favor, leia atentamente todas as instruções antes de usar este produto. Guarde este manual para referência futura. As especificações deste produto

Leia mais

Sinais da. Boa Nutrição. Alice Silveira Granado. CRN 3 : 17638 Nutricionista

Sinais da. Boa Nutrição. Alice Silveira Granado. CRN 3 : 17638 Nutricionista ç Sinais da ç Boa Nutrição Alice Silveira Granado CRN 3 : 17638 Nutricionista Crescimento Adequado Funcionamento Regular do Intestino Dentes Fortes e Saudáveis Bom Apetite Boa Imunidade Peso Adequado Pele

Leia mais