UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA ALESSANDRO MORIIZUMI Aplicação da metodologia de McCabe-Thiele na modelagem de uma coluna de destilação utilizando o software Excel Lorena - SP 2012

2 ALESSANDRO MORIIZUMI Aplicação da metodologia de McCabe-Thiele na modelagem de uma coluna de destilação utilizando o software Excel Monografia apresentada à Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo como requisito para obtenção do título de Engenheiro Químico Área de Concentração: Processos de Separação e Modelagem de Processos Químicos Orientador: Prof. Dr. Félix Monteiro Pereira Lorena- SP 2012

3 AUTORIZO A REPRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTE TRABALHO, POR QUALQUER MEIO CONVENCIONAL OU ELETRÔNICO, PARA FINS DE ESTUDO E PESQUISA, DESDE QUE CITADA A FONTE. Catalogação na Publicação Biblioteca Universitária Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo Moriizumi, Alessandro Aplicação da metodologia de McCabe-Thiele na modelagem de uma coluna de destilação utilizando o software Excel/ Alessandro Moriizumi; orientador Félix Monteiro Pereira. Lorena: f. Monografia apresentada como requisito parcial para a conclusão de graduação do curso de Engenharia Química. Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo. 1. Modelagem e simulação 2. Destilação 3. McCabe-Thiele 4. Excel 5. Hysys. I. Título.

4 DEDICATÓRIA Dedico este trabalho à minha mãe Mary, ao meu pai Toshio (in memorian) e à minha irmã Erika pelo apoio, compreensão e incentivo.

5 AGRADECIMENTOS Agradeço primeiramente à Deus, por estar sempre no meu caminho, iluminando e guiando às escolhas certas. À minha mãe que lutou muito para garantir minha educação e que sempre me incentivou. À minha família pelo apoio em toda a minha jornada. Ao meu orientador Prof. Dr. Félix Monteiro Pereira pela dedicação, paciência e entusiasmo durante o período em que dediquei a este trabalho. Aos meus amigos da graduação pelo convívio, compreensão e amizade. A todos os funcionários e professores da Escola de Engenharia de Lorena (EEL/USP) que de alguma forma me ajudaram na conclusão deste trabalho.

6 RESUMO MORIIZUMI, A. Aplicação da metodologia de McCabe-Thiele na modelagem de uma coluna de destilação utilizando o software Excel f. Monografia, Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, O objetivo deste trabalho é o estudo e a aplicação da metodologia de McCabe- Thiele na modelagem de uma coluna de destilação utilizando o software Excel. Para isso foi elaborado um problema de destilação com retificação e sua resolução foi feita através da planilha desenvolvida no Excel. A planilha elaborada calcula as vazões do destilado e resíduo, o número de pratos teóricos, o prato de alimentação e permitirá também a visualização dos resultados obtidos em forma de tabelas e gráficos, facilitando a compreensão adequada do processo de destilação. Para realizar a análise e validação dos resultados obtidos foi feita a simulação do problema proposto no software Hysys. Os resultados obtidos mostram que o método proposto utilizando o Excel foi válido, uma vez que a coluna simulada no software Hysys forneceu valores aproximados àqueles obtidos no software Excel. A planilha desenvolvida possibilita que o usuário explore diferentes situações práticas envolvendo destilação com retificação de uma forma mais clara e dinâmica. A planilha obtida poderá ser adaptada para outros casos de interesse particular do pesquisador, colaborando assim com a etapa de projeto de processos similares ao apresentado no trabalho de conclusão de curso proposto. Palavras-chave: Modelagem e simulação, Destilação, McCabe-Thiele, Excel, Hysys.

7 ABSTRACT MORIIZUMI, A. Application of the McCabe-Thiele methodology on the modeling of a distillation column using the software Excel f. Monografia, Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, The objective of this work is the study and application of the McCabe-Thiele methodology on the modeling of a distillation column using the software Excel. To that end, it was designed a problem involving distillation with rectification and its resolution was made through the spreadsheet developed in Excel. The spreadsheet calculates the flows of the distillate and of the residue, the number of theoretical plates, the feed plate and will also allow the visualization of the results in tables and charts, facilitating the proper understanding of the distillation process. In order to do the analysis and validation of the results, a simulation of the designed problem was performed in the software Hysys. The results show that the proposed method using Excel was valid, since the column simulated in Hysys had similar values to those obtained in Excel. The spreadsheet developed allows the user to explore different situations involving distillation with rectification in a more clear and dynamic way. The spreadsheet obtained can be adapted to other cases of particular interest to researchers, collaborating with the projection of similar processes introduced in this final term paper. Keywords: Modeling and simulation, Distillation, McCabe-Thiele, Excel, Hysys.

8 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO OBJETIVOS JUSTIFICATIVA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DESTILAÇÃO COLUNAS DE DESTILAÇÃO - RETIFICAÇÃO BALANÇOS MATERIAIS METODOLOGIA DE MCCABE-THIELE Razão de refluxo Prato de alimentação Linha de alimentação Equilíbrio líquido-vapor para misturas binárias ideais Determinação do número de pratos METODOLOGIA PROBLEMA PROPOSTO SOFTWARE HYSYS RESULTADOS CONCLUSÕES REFERÊNCIAS... 36

9 9 1. INTRODUÇÃO A destilação é uma operação unitária que desempenha um papel importante em muitos processos químicos industriais, principalmente nas refinarias de petróleo, por permitir a separação de misturas líquidas através da evaporação e condensação dos componentes da mistura, com a finalidade de se obter produtos com um grau de pureza adequado à sua aplicação. A coluna de destilação é o equipamento de separação destinado à realização de tal operação, sendo empregada amplamente nas indústrias químicas e petroquímicas (FOUST et al., 1982). Geralmente, o projeto de colunas de destilação é realizado utilizando métodos de cálculo, normalmente trabalhosos. Um dos métodos bem conhecidos é o de McCabe-Thiele, restringido a mistura binária, é um método gráfico utilizado para calcular o número de pratos teóricos necessários em uma coluna de destilação, a partir de dados da vazão de alimentação, composição desejada do destilado e produto de fundo e razão de refluxo. A destilação de dois componentes (binária), apesar de pouca aplicação é muito usada nos cursos de graduação para o estudo dos processos de separação, devido à sua simplicidade. Assim, o presente trabalho terá como foco facilitar a assimilação dos conceitos envolvidos nessa operação unitária.

10 10 2. OBJETIVOS Este trabalho tem como objetivo geral o estudo e a aplicação da metodologia de McCabe-Thiele na modelagem de uma coluna de destilação utilizando o software Excel como ferramenta computacional. Para que o objetivo geral seja cumprido são propostas as seguintes etapas: Elaboração de um problema de destilação com retificação; Elaboração da planilha do Excel para a resolução do problema de forma didática e auto-explicável; Execução do problema proposto na planilha de modo a determinar o número de estágios teóricos e as vazões do destilado e do produto de fundo; Estudo do software Hysys para a resolução do problema de destilação proposto; Comparação entre os resultados obtidos no software Excel e Hysys. Os resultados obtidos serão apresentados na forma de figuras, apresentando todas as etapas e cálculos realizados na planilha do Excel. A comparação entre a simulação no Excel e no Hysys será feita através de tabelas.

11 11 3. JUSTIFICATIVA O método de McCabe-Thiele é um método bastante utilizado em processos de destilação com retificação e de extração líquido-líquido, e, por se tratar de um método gráfico baseado no traçado das chamadas linhas de operação, é muito cansativo se resolvido de forma manual, devido à complexidade dos cálculos. Assim a utilização do Excel, se justifica em função de sua disponibilidade, fácil manuseio e principalmente pela potencialidade de trabalho, com isso reduz o tempo perdido nos cálculos envolvidos. Dessa forma, o presente trabalho de conclusão de curso pretende colaborar, a partir do exemplo apresentado, como ferramenta útil para o ensino e a pesquisa, uma vez que o objetivo é obter uma planilha que possibilite a exploração de diferentes situações práticas envolvendo a operação de destilação com retificação. A planilha a ser obtida poderá ser adaptada para outros casos de interesse particular do pesquisador, colaborando assim com a etapa de projeto de processos similares ao apresentado no trabalho de conclusão de curso proposto.

12 12 4. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 4.1 DESTILAÇÃO O processo de separação mais amplamente usado na indústria química é a destilação. Esta operação unitária é também denominada fracionamento ou destilação fracionada. A separação dos constituintes está baseada nas diferenças de volatilidade. Na destilação, uma fase vapor entra em contato com uma fase líquida, e há transferência de massa do líquido para o vapor e deste para aquele. Há transferência simultânea de massa do líquido pela vaporização, e do vapor pela condensação. O efeito final é o aumento da concentração do componente mais volátil no vapor e do componente menos volátil no líquido (FOUST et al., 1982). 4.2 COLUNAS DE DESTILAÇÃO - RETIFICAÇÃO O equipamento onde ocorre a destilação é uma coluna, ou torre, cujo interior é dotado de pratos ou recheios. O objetivo principal da coluna é proporcionar o contato íntimo entre o líquido e o vapor de modo a permitir a transferência de massa entre as fases (JUNGES 2010). A mistura a ser destilada é introduzida num ponto médio da coluna, no ponto F, denominado ponto de alimentação. No seu interior (coluna), a mistura encontrará aquecimento do refervedor. O refervedor, um trocador de calor aquecido por vapor d água ou outra fonte térmica qualquer, aquecerá a mistura até atingir sua temperatura de ebulição. Neste ponto, a mistura emitirá vapores que irão circular em sentido ascendente na coluna, em contracorrente com a mistura da alimentação da coluna. Os vapores ascendentes atingirão o topo da coluna e irão para um condensador, onde serão liquefeitos e deixarão a coluna como o produto de

13 13 destilação, D. Na base da coluna, a mistura, pobre em componentes mais voláteis, deixa o equipamento como produto residual, B (ROITMAN, 2002). O processo resume-se, então, em alimentar a coluna de destilação com a mistura que se quer separar, F; fazer a circulação ascendente do vapor em contracorrente com o líquido descendente da coluna, com remoção do destilado, D, no topo da torre e do líquido residual, B, no fundo da coluna (ROITMAN, 2002). A volatilidade relativa do produto a ser destilado permite a separação dos componentes mais voláteis, e o contato íntimo entre a fase líquida e vapor ao longo da coluna auxilia na separação dos componentes desejados. Para melhorar a separação das frações desejadas, utiliza-se o retorno de parte do destilado, D, na forma de refluxo, R, que enriquece o produto de topo da coluna, D, com produtos mais voláteis, melhorando a pureza do destilado. Como pode ser observado, esse processo não envolve reações químicas, e sim, transferência de calor no refervedor de fundo e no condensador de topo, e a transferência de massa entre o vapor ascendente e o líquido descendente no interior da coluna de destilação (ROITMAN, 2002). A Figura 1 mostra a ilustração de uma coluna de destilação. Figura 1. Ilustração dos equipamentos e correntes de uma coluna de destilação (Extraído de Marangoni, 2005).

14 BALANÇOS MATERIAIS Os balanços materiais para um sistema de dois componentes podem ser escritos da seguinte forma (MCCABE; SMITH; HARRIOT, 1993): F = D + B (1) F.xF = D.xD + B.xB (2) Lb = B + Vb (3) Lb.xb = B.xB + Vb.yb (4) Va = D + La (5) Va.ya = D.xD + La.xa (6) A seção de retificação inclui todos os pratos acima do prato de alimentação. A Figura 2 mostra um esquema da seção de retificação. a Va, ya La, xa n Vn+1, yn+1 Ln, xn Figura 2. Esquema da seção de retificação. A equação da linha de operação da seção de retificação é obtida da seguinte forma: Vn+1 + La = Va + Ln Vn+1 = Va - La + Ln (7) Da Equação 5: Va - La = D Vn+1 = D + Ln (8) Vn+1.yn+1 + La.xa = Va.ya + Ln.xn Vn+1.yn+1 = Va.ya - La.xa + Ln.xn (9) Da Equação 6: Va.ya - La.xa = D.xD Vn+1.yn+1 = D.xD + Ln.xn (10) Isolando y n+1 na Equação 10, obtêm-se a equação da linha de operação de retificação (LOR). (11)

15 15 A seção de dessorção inclui o prato de alimentação e todos os pratos abaixo dele. A Figura 3 mostra um esquema da seção de dessorção. m Lm, xm Vm+1, ym+1 b Vb, yb Lb, xb Figura 3. Esquema da seção de dessorção. A equação da linha de operação da seção de dessorção é obtida da seguinte forma: Vm+1 + Lb = Vb + Lm Vm+1 = Vb Lb + Lm (12) Da Equação 3: Vb Lb = -B Vm+1 = -B + Lm (13) Vm+1.ym+1 + Lb.xb = Vb.yb + Lm.xm Vm+1.ym+1 = Vb.yb Lb.xb + Lm.xm (14) Da Equação 4: Vb.yb Lb.xb = B.xB Vm+1.ym+1 = -B.xB + Lm.xm (15) Isolando y m+1 na Equação 15, obtêm-se a equação da linha de operação de dessorção (LOD). (16) Nas Equações 1-16, F representa o fluxo de material da alimentação, D o fluxo de material obtido como destilado, B o fluxo de material obtido como resíduo, x F, x B e x D são as composições de um dos componentes em F, B e D, respectivamente. Nos balanços nos pratos do destilador, V representa o fluxo de material na fase vapor que entra ou que sai de um determinado prato, L o fluxo de material na fase líquida que entra ou que sai de um determinado prato, e os subscritos a, b, n e m são relativos aos balanços materiais nos pratos, de acordo com a simbologia apresentada nas Figuras 2 e 3. As equações da LOR e da LOD mostram que os estados de equilíbrio líquido-vapor nos diversos pratos na coluna estão relacionados. O equilíbrio líquido-vapor em cada prato é o resultado do equilíbrio térmico entre os fluxos que entram no prato (líquido que vem do prato acima e vapor que vem do prato

16 16 abaixo). As composições de equilíbrio x e y são função da temperatura de equilíbrio do prato. A Figura 4 mostra a ilustração de uma coluna de destilação com retificação (SILVA, 2011). Refluxo de topo a V a, y a L a, x a Condensador D x D Produto de topo Seção de Retificação F x F Coluna de retificação b Refluxo de fundo L b, x b V b, y b Prato de alimentação Seção de Dessorção Caldeira B x B Produto de fundo Figura 4. Coluna de destilação com retificação (Extraído de Silva, 2011). 4.4 METODOLOGIA DE MCCABE-THIELE O método de projeto mais comum para colunas de destilação que tratam sistemas binários é o Método de McCabe-Thiele, o qual é empregado em vários trabalhos envolvendo processos de destilação e de extração líquido-líquido. BANDA et al., (2012) fizeram diversos experimentos de extração por solvente para separar Lantânio (La) a partir de uma solução de cloreto contendo Praseodímio (Pr) e Neodímio (Nd). O extratante Cyanex 272 apontou um bom potencial para a separação seletiva do La de Pr e Nd. O método de McCabe-

17 17 Thiele foi empregado de forma a determinar o número de estágios necessários para a extração completa do La de Pr e Nd. MICHELE; SCHULTZ; WERNER, (1982) realizaram um estudo sobre processos de separação de gás por membranas. Neste trabalho foi apresentada uma nova técnica de separação de gás, utilizando coluna de retificação com membrana, e, as equações para as linhas de operação foram construídas no diagrama de McCabe-Thiele. O método de McCabe-Thiele utiliza o diagrama de equilíbrio y, x e baseiase no estabelecimento de balanços mássicos às seções de retificação e dessorção da coluna, e na utilização da curva de equilíbrio (y=f(x)) para descrever o equilíbrio entre o líquido e o vapor em cada prato teórico. Os balanços mássicos são representados por linhas retas no diagrama y, x; LOR-Linha de Operação de Retificação (balanços mássicos à seção de retificação) e LOD-Linha de Operação de Dessorção (balanços mássicos à seção de dessorção). O método de McCabe-Thiele permite determinar o número de pratos necessários para se obter a diferença de concentração definida quer na Seção de Retificação, quer na Seção de Dessorção. Tal método leva em conta algumas simplificações: os efeitos térmicos como perdas de calor da coluna são desprezíveis; o calor molar liberado durante a condensação do vapor é exatamente o mesmo usado para a vaporização do líquido, e, portanto, as vazões molares de líquido e vapor são constantes em cada uma das duas seções da coluna; e a coluna opera em regime permanente (CARVALHO; MOURA, 2009) Razão de Refluxo No topo da coluna, o vapor (com a vazão V a ) flui para um condensador. Parte do condensado é retirado como produto de topo (com a vazão D) e o restante é refluxado para a coluna (com a vazão L a ). A relação entre as vazões de líquido que retorna para a coluna e produto de topo é denominada Razão de Refluxo: (17)

18 18 Como o Método de McCabe-Thiele considera que as vazões de líquido e de vapor são constantes em cada Seção da coluna, na Seção de Retificação: L = La e Da equação 11: (18) (19) Dividindo o numerador e o denominador de cada termo por D: ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) (20) Assim a LOR pode ser escrita da seguinte maneira: (21) Prato de alimentação A alimentação pode ser realizada com a mistura em cinco estados físicos diferentes, que podem ser representados, matematicamente, por um fator representado por f, definido como o número de moles de vapor escoando na Seção de Retificação que resultam da introdução de cada mol de alimentação. Os estados possíveis de alimentação são (MCCABE; SMITH; HARRIOT, 1993): 1)Líquido sub-resfriado (f<0) Neste caso o fator f será calculado pela fórmula: (22) Onde: c PL... Calor específico da mistura no estado líquido T F... Temperatura de alimentação T B... Temperatura de bolha da mistura λ... Calor latente molar da mistura 2) Líquido saturado (f=0) 3) Mistura em equilíbrio de fases líquida e vapor (0<f<1)

19 19 A parte da alimentação que constitui a fase líquida irá escoar na Seção de Dessorção e a parte da alimentação que constitui a fase vapor irá escoar na Seção de Retificação, na forma de vapor, logo o fator f será igual à fração de vapor na alimentação. Assim, se na alimentação tivermos 1/4 de vapor e 3/4 de líquido, f será igual a 1/4. 4) Vapor saturado (f=1) 5) Vapor superaquecido (f>1) Neste caso o fator f será calculado pela fórmula: (23) Onde: c PV... Calor específico da mistura no estado de vapor T F... Temperatura de alimentação T O... Temperatura de orvalho da mistura λ... Calor latente molar da mistura Linha de alimentação As vazões de líquido e de vapor são constantes em cada seção da coluna. Entretanto, devido à introdução da alimentação, as vazões de líquido e de vapor mudam de uma Seção para outra. Logo: V f.f V - V = f.f (24) L = L+(1-f). F L - L = (1-f).F (25) F + V + L = V + L (26) A Figura 5 mostra um esquema das seções de retificação e dessorção. F D V L Seção de Retificação B Seção de Dessorção Figura 5. Esquema das seções de retificação e dessorção.

20 20 Na Seção de Retificação: V = L + D e V.y = L.x + D.xD (27) Na Seção de Dessorção: L = V +B V = L -B e V.y = L.x B.xB (28) Fazendo (27) (28): (V-V ).y = (L- L ).x + D.xD +B.xB (29) Das equações (2), (24) e (25): f.f.y = -(1-f).F.x + F.xF (30) (LA). Isolando y da Equação 30, obtêm-se a equação da Linha de alimentação (31) Equilíbrio líquido-vapor para misturas binárias ideais Considere uma mistura, em equilíbrio líquido-vapor, dos componentes A e B em um reservatório fechado, como no esquema abaixo (Figura 6): P A, B Figura 6. Esquema de uma mistura em equilíbrio líquido-vapor Segundo a Lei de Dalton tem-se: P = PA + PB Segundo a Lei de Raoult têm-se: PA = PA. xa PB = PB. xb Para a mistura binária têm-se: xa + xb = 1 ya + yb = 1 (32) (33) (34) (35) (36)

21 21 Onde: P... Pressão total do sistema P A... Pressão parcial de A P B... Pressão parcial de B P A... Pressão de vapor de A P B... Pressão de vapor de B x A... Fração molar de A na fase líquida x B... Fração molar de B na fase líquida y A... Fração molar de A na fase vapor y B... Fração molar de B na fase vapor A partir das leis de Dalton e Raoult, é possível obter a fração molar de um dos componentes a partir dos valores das pressões de vapor e da pressão total do sistema: (37) A fração molar de A na fase vapor pode ser calculada a partir da seguinte relação: (38) Define-se a volatilidade relativa de A para B ( AB ) como sendo: (39) Isolando y na Equação 39, a equação da Curva de Equilíbrio pode ser representada por: (40) Para a construção do diagrama temperatura versus composição, deve-se conhecer a pressão de vapor de cada componente da mistura em função da temperatura. Uma equação útil para determinar a pressão de vapor de um determinado componente em função da temperatura é a Equação de Antoine: (41) Onde: P... Pressão de vapor (mmhg) A, B, C... Constantes empíricas T... Temperatura ( C)

22 22 Outras equações para representar o equilíbrio líquido-vapor para misturas binárias podem ser encontradas na literatura. Nesse trabalho foram utilizadas apenas as Equações pelo fato de serem de simples implementação em planilhas eletrônicas e por atenderem aos objetivos gerais do presente trabalho de conclusão de curso Determinação do número de pratos de uma coluna No projeto de uma coluna de destilação com retificação, serão dados: a vazão de alimentação (F), a composição da alimentação (x F ), as composições desejadas dos produtos (x D e x B ), a razão de refluxo (R D ) e o estado da alimentação (f). Com esses dados, podem-se determinar as equações da Linha de Operação da Retificação, Linha de Operação da Dessorção e Linha de Alimentação (SILVA, 2011). A Linha de Operação da Retificação sempre irá cruzar com a linha y=x no ponto (x D ; x D ). A Linha de Operação da Dessorção sempre irá cruzar com a linha y=x no ponto (x B ; x B ) e a Linha de Alimentação sempre irá cruzar com a linha y=x no ponto (x F ; x F ). As Linhas de Operação representam as Seções da Coluna e a Linha de Alimentação está associada ao prato de alimentação. Como o prato de alimentação é a interface entre as duas Seções, as três linhas irão se cruzar num mesmo ponto. Representando as três linhas num diagrama yx, juntamente com a Curva de Equilíbrio, obtém-se o gráfico apresentado na próxima página. A determinação do número de pratos e das composições de equilíbrio de cada prato é feita graficamente, utilizando-se as linhas representadas, da seguinte forma (SILVA, 2011): 1) Em cada prato, devem-se determinar as composições das fases líquidas e vapor, x e y. 2) No prato 1 (prato do topo), a composição do vapor, y 1 é igual a x D. 3) Determina-se, na curva de equilíbrio, a composição x 1 correspondente a y 1.

23 23 4) Determina-se, na LOR, a composição y 2 correspondente a x 1. 5) Determina-se, na curva de equilíbrio, a composição x 2 correspondente a y 2. 6) Determinam-se, sucessivamente, as composições x e y, na LOR e na curva de equilíbrio, até se obter um valor de x menor que o valor de x do ponto de interseção das três retas. 7) Passa-se, então, a utilizar a LOD para a determinação das composições y, ao invés da LOR. 8) Continua-se a determinar, sucessivamente, as composições x e y, na LOD e na curva de equilíbrio, até se obter um valor de x menor que x B. 9) Cada ponto sobre a curva de equilíbrio representa um prato da coluna e as coordenadas x e y desses pontos representam as composições de equilíbrio de cada prato. A Figura 7 mostra a representação gráfica do método de McCabe-Thiele. 1,0 0,9 0,8 0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 Curva de Equilíbrio Diagonal L.O.R L.O.D L.A Pratos 0,1 0,0 0,0 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8 0,9 1,0 Figura 7. Representação gráfica do método de McCabe-Thiele

24 24 5. METODOLOGIA 5.1 Problema Proposto Neste trabalho, a metodologia de pesquisa utilizada será a modelagem de uma coluna de destilação utilizando o software Excel como ferramenta computacional. Para o estudo e a aplicação da metodologia de McCabe-Thiele utilizando o Excel será proposto o seguinte problema: Deseja-se projetar uma coluna de retificação para separar kg/h de uma mistura de 40% de benzeno e 60% de tolueno fornecendo um destilado contendo 97% de benzeno e um resíduo com 2% de benzeno. Todas as porcentagens são em massa. A razão de refluxo será de 3,5 moles de retorno para cada mol de destilado obtido. A mistura está líquida na temperatura de bolha. A volatilidade relativa é o valor médio das volatilidades calculadas partindo da equação de Antoine (Equação 41). Através da planilha a ser desenvolvida, será possível determinar as vazões do produto de topo e de fundo, o número de pratos teóricos, as composições de equilíbrio em cada prato e também a posição do prato de alimentação. Para uma melhor compreensão do método de McCabe-Thiele, a resolução do problema será feita em etapas, sendo estas subdivididas em diversas abas da planilha a ser elaborada. Serão apresentadas as resoluções gráfica e analítica do problema de acordo com a metodologia de McCabe-Thiele. Para uma melhor assimilação do processo de destilação, será apresentada a ilustração de uma coluna de destilação em cada etapa de resolução. 5.2 Software Hysys O software Hysys consiste num programa destinado a simulação de vários processos químicos. O programa permite ao usuário montar a planta do processo

25 25 a qual se quer estudar e simular sua operação nas condições desejadas (TEIXEIRA, 2003). No presente trabalho, após o desenvolvimento da planilha no software Excel, será feita a simulação do problema proposto no software Hysys de modo a realizar a análise e a validação dos resultados obtidos no Excel.

26 26 6. RESULTADOS A partir da metodologia apresentada foi desenvolvida a planilha TCC Metodologia de McCabe-Thiele no software Excel. A resolução do problema foi realizada em etapas, iniciando-se com a exposição do problema de destilação com retificação na planilha Problema Proposto, com os ajustes de unidades das variáveis de entrada na planilha Ajustes das variáveis, com os cálculos das vazões do produto de topo e de fundo na planilha A.1 e finalizando-se com o cálculo do número de pratos e a representação gráfica da metodologia de McCabe-Thiele nas planilhas B.1, B.2, B.3, B.4, B.5 e B.6. Foi elaborada também a planilha Lista de Símbolos de modo a facilitar o entendimento dos símbolos e abreviaturas presentes nas planilhas. A planilha Problema Proposto apresenta o problema de destilação com retificação, uma tabela com as variáveis de entrada e o esquema de uma coluna de destilação com retificação para melhor compreensão do usuário. A Figura 8 mostra a planilha Problema Proposto. Figura 8. Ilustração da planilha Problema Proposto.

27 27 Nota-se através da Figura 8 a presença de um comentário. Sempre que necessário, o usuário para melhor assimilação dos conceitos envolvidos poderá consultar o comentário presente em cada planilha. Como primeiro passo para resolução do problema foi elaborada a planilha Ajustes das variáveis a fim de ajustar as variáveis de entrada, uma vez que para aplicação da metodologia de McCabe-Thiele é necessário que as composições de alimentação, do destilado e do resíduo estejam em frações molares. Dessa forma, como a vazão de alimentação e as composições foram dadas em massa, a conversão de unidades foi realizada. As seguintes equações foram utilizadas: (42) F[kmol/h] = [ ] + [ ] (43) Na Figura 9 é apresentada a planilha Ajustes das variáveis. Figura 9. Ilustração da planilha Ajustes das variáveis.

28 28 A planilha A.1 mostrado na Figura 10 apresenta o cálculo das vazões do produto de topo e do produto de fundo nas quais foram obtidas a partir das Equações 1 e 2. Desenvolvendo a Equação 1 e substituindo-a na Equação 2, obtêm-se: (44) (45) (46) (47) Isolando D na Equação 47, têm-se: (48) Figura 10. Ilustração da planilha A.1 O valor de D calculado foi de 306,29 kmol/h e o valor de B foi de 392,71 kmol/h. A planilha B.1 apresenta os cálculos envolvidos para a construção da curva de equilíbrio. A partir da Equação de Antoine (Equação 41) e das temperaturas de ebulição do benzeno e do tolueno, obtidas na literatura (PERRY, CHILTON, 1980), foram calculadas as pressões de vapores do benzeno e do tolueno para diferentes temperaturas (no intervalo de T=80,1 C a T=110,6 C).

29 29 Dessa forma, a fração molar do benzeno na fase líquida e a fração molar do benzeno na fase vapor foram obtidas a partir das Equações 37 e 38 respectivamente: (49) (50) onde P = 760mmHg As volatilidades foram calculadas utilizando a Equação 39. Foi calculada também a média das volatilidades ( médio ). Em seguida foram obtidos os valores de y modelo, a partir da equação da curva de equilíbrio (Equação 40) utilizando o médio nos cálculos. A Figura 11 mostra a planilha B.1. Figura 11. Ilustração da planilha B.1 Nesta planilha foi feita uma tabela da análise de variância e o teste F para comprovar que o uso da volatilidade média na construção da curva de equilíbrio é válido para o problema em questão, ou seja, a aproximação do equilíbrio pela volatilidade média não produziu erros estatisticamente significativos. A planilha B.2 apresentada na Figura 12 mostra a construção da curva de equilíbrio a partir da volatilidade média calculada na planilha anterior.

30 30 Figura 12. Ilustração da planilha B.2 A planilha B.3 mostrado na Figura 13 apresenta a construção da linha de Alimentação. Figura 13. Ilustração da planilha B.3 Observa-se que para elaboração da Linha de Alimentação foi necessário determinar a interseção desta com a curva de equilíbrio.

31 31 Para isso foi proposto o esquema apresentado na Figura 13, em que por estimativa determinou-se o ponto (x A,y A ). A planilha B.4 mostra a construção das linhas de operação da seção da retificação e da dessorção. A Figura 14 apresenta a ilustração da planilha B.4 Figura 14. Ilustração da planilha B.4 O cálculo do número de pratos foi apresentado na planilha B.5. A Figura 15 mostra a ilustração da planilha B.5 Figura 15. Ilustração da planilha B.5

32 32 Nota-se que além do cálculo do número de pratos, a planilha apresenta de forma clara, os pratos que pertencem à seção de dessorção e retificação, assim como a localização do prato de alimentação. Como último passo para a resolução do problema, a planilha B.6 mostra a representação gráfica do método de McCabe-Thiele e as composições de cada prato. A Figura 16 mostra a planilha B.6. Figura 16. Ilustração da planilha B.6 O número de pratos obtido nessa simulação foi de 12 pratos. E o prato de alimentação é o 6, uma vez que este é o primeiro prato da seção de dessorção contando do topo para a base da coluna. Para facilitar o entendimento do usuário de forma dinâmica, a planilha Lista de Símbolos contém o significado dos símbolos e abreviaturas presentes nas planilhas. A Figura17 mostra a planilha Lista de Símbolos.

33 33 Figura 17. Ilustração da planilha Lista de Símbolos Após o desenvolvimento da planilha no Excel, foi feita a simulação do problema proposto no software Hysys. Os dados fornecidos são apresentados na Tabela 1. Tabela 1 - Dados fornecidos para a simulação da coluna de destilação no software Hysys. Dados fornecidos Número de pratos 12 Prato de alimentação 6 F (kg/h) D (kg/h) R D 3,5 x F 0,4 A coluna simulada no software Hysys forneceu valores aproximados àqueles obtidos no software Excel. Assim podemos concluir que o método de McCabe-Thiele utilizando o Excel foi válido para o problema em questão. A Tabela 2 mostra os resultados obtidos no Excel e Hysys.

34 34 Tabela 2 - Comparativo entre os resultados obtidos no Excel e no Hysys. Softwares Excel Hysys x D 0, ,9884 x B 0, ,0077

35 35 7. CONCLUSÕES Os resultados obtidos nas simulações realizadas nos softwares Excel e Hysys permitem concluir que: A aplicação da metodologia de McCabe-Thiele utilizando o software Excel foi válida, uma vez que a coluna simulada no software Hysys forneceu valores aproximados àqueles obtidos no Excel; O objetivo geral foi cumprido com a elaboração de uma planilha didática e auto-explicativa que permite o usuário assimilar facilmente os conceitos envolvidos no processo de destilação; A utilização do Excel como ferramenta computacional se justificou em função da sua disponibilidade, fácil manuseio e principalmente pela sua potencialidade de trabalho; A planilha elaborada substitui o processo manual de cálculo gráfico do número de pratos pelo método de McCabe-Thiele, melhorando sua precisão e tempo de resposta; O presente trabalho pretende colaborar a partir do exemplo apresentado, como ferramenta útil para o ensino e pesquisa, uma vez que a planilha desenvolvida permite que o usuário explore diferentes situações práticas envolvendo a operação de destilação com retificação; A planilha desenvolvida poderá ser adaptada para outros casos de interesse particular do pesquisador, colaborando assim com a etapa de projeto similares ao apresentado no trabalho de conclusão de curso proposto.

36 36 REFERÊNCIAS BANDA, R.; JEON, H. S.; LEE, M. S. Solvent extraction separation of La from chloride solution containing Pr and Nd with Cyanex 272, Hydrometallurgy, 2012, doi: /j.hydromet CARVALHO, J. S.; MOURA, L. F. Método de McCabe-Thiele reverso para simulação de unidade de destilação multicomponente. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA EM INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 8, 2009, Uberlândia. Disponível em: < Acesso em: 15 set FOUST, A. S.; WENZEL, L.; CLUMP, C.; MAUS, C. W; ANDERSEN, L. B. Princípios das operações unitárias, Editora LTC, 2ª edição, Rio de Janeiro, JUNGES, J. J. Avaliação de políticas de operação de colunas de destilação em batelada f. Monografia (Engenharia Química) Departamento de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, MARANGONI, C. Implementação de uma estratégia de controle com ação distribuída em uma coluna de destilação f. Tese (Doutorado em Engenharia Química) Departamento de Engenharia Química, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, MCCABE, W. L.; SMITH, J. C.; HARRIOT, P. Unit Operation of Chemical Engineering, McGrawHill, New York, MICHELE, H.; SCHULZ, G.; WERNER, U. Membrane rectification columns for gas separation and determination of the operating lines using the McCabe- Thiele diagram. University of Dortmund, Dortmund, PERRY, R. H.; CHILTON, C. H. Manual de Engenharia Química, Editora Guanabara Dois, Rio de Janeiro, ROITMAN, V. Curso de formação de operadores de refinaria, Petrobrás: Unicenp, Curitiba, 2002.

37 37 SILVA, A.C. Destilação com retificação. Notas de Aulas - Departamento de Engenharia Química, Escola de Engenharia de Lorena USP, Lorena, Disponível em: < Acesso em: 18 set TEIXEIRA, A. C. Inferências em coluna de destilação multicomponente f. Monografia (Engenharia Química) Departamento de Engenharia Química, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

EXCEL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA DE APOIO NA ANÁLISE DE PROCESSOS DE FLASH E DESTILAÇÃO BINÁRIOS

EXCEL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA DE APOIO NA ANÁLISE DE PROCESSOS DE FLASH E DESTILAÇÃO BINÁRIOS Anais do XXXIV COBENGE. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, Setembro de 2006. ISBN 85-7515-371-4 EXCEL COMO FERRAMENTA DIDÁTICA DE APOIO NA ANÁLISE DE PROCESSOS DE FLASH E DESTILAÇÃO BINÁRIOS

Leia mais

Matrizes de Transferência de Forças e Deslocamentos para Seções Intermediárias de Elementos de Barra

Matrizes de Transferência de Forças e Deslocamentos para Seções Intermediárias de Elementos de Barra Matrizes de Transferência de Forças e Deslocamentos para Seções Intermediárias de Elementos de Barra Walter Francisco HurtaresOrrala 1 Sílvio de Souza Lima 2 Resumo A determinação automatizada de diagramas

Leia mais

A dissertação é dividida em 6 capítulos, incluindo este capítulo 1 introdutório.

A dissertação é dividida em 6 capítulos, incluindo este capítulo 1 introdutório. 1 Introdução A escolha racional dos sistemas estruturais em projetos de galpões industriais é um fator de grande importância para o desenvolvimento de soluções padronizadas e competitivas. No mercado brasileiro

Leia mais

Engenharia de Software II

Engenharia de Software II Engenharia de Software II Aula 26 http://www.ic.uff.br/~bianca/engsoft2/ Aula 26-21/07/2006 1 Ementa Processos de desenvolvimento de software Estratégias e técnicas de teste de software Métricas para software

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 1 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ORIENTAÇÕES GERAIS Cada aluno deve elaborar seu relatório, mesmo que o trabalho esteja sendo desenvolvido em grupo. Os relatórios devem

Leia mais

PERMUTADOR DE PLACAS TP3

PERMUTADOR DE PLACAS TP3 PERMUTADOR DE PLACAS TP3 LABORATÓRIOS DE ENGENHARIA QUÍMICA I (2009/2010 1. Objectivos Determinação de coeficientes globais de transferência de calor num permutador de calor de placas. Cálculo da eficiência

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA ENG 008 Fenômenos de Transporte I A Profª Fátima Lopes

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA ENG 008 Fenômenos de Transporte I A Profª Fátima Lopes Equações básicas Uma análise de qualquer problema em Mecânica dos Fluidos, necessariamente se inicia, quer diretamente ou indiretamente, com a definição das leis básicas que governam o movimento do fluido.

Leia mais

OPERAÇÕES COM FRAÇÕES

OPERAÇÕES COM FRAÇÕES OPERAÇÕES COM FRAÇÕES Adição A soma ou adição de frações requer que todas as frações envolvidas possuam o mesmo denominador. Se inicialmente todas as frações já possuírem um denominador comum, basta que

Leia mais

Fundamentos de Teste de Software

Fundamentos de Teste de Software Núcleo de Excelência em Testes de Sistemas Fundamentos de Teste de Software Módulo 1- Visão Geral de Testes de Software Aula 2 Estrutura para o Teste de Software SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Vertentes

Leia mais

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002....

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002.... GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 2002.... 1 Como encaminhar uma Pesquisa? A pesquisa é um projeto racional e sistemático com objetivo de proporcionar respostas

Leia mais

PACOTE COMPUTACIONAL EM EXCEL PARA ANÁLISE, PROJETO, E CORREÇÃO DO MÉTODO McCABE-THIELE EM COLUNAS DE DESTILAÇÃO BINÁRIA

PACOTE COMPUTACIONAL EM EXCEL PARA ANÁLISE, PROJETO, E CORREÇÃO DO MÉTODO McCABE-THIELE EM COLUNAS DE DESTILAÇÃO BINÁRIA PACOTE COMPUTACIONAL EM EXCEL PARA ANÁLISE, PROJETO, E CORREÇÃO DO MÉTODO McCABE-THIELE EM COLUNAS DE DESTILAÇÃO BINÁRIA Sara Regina Osipi sara.osipi@gmail.com Aluizio Torres da Silva Jr. aluiziotsj@gmail.com

Leia mais

Fundamentos de Bancos de Dados 3 a Prova Caderno de Questões

Fundamentos de Bancos de Dados 3 a Prova Caderno de Questões Fundamentos de Bancos de Dados 3 a Prova Caderno de Questões Prof. Carlos A. Heuser Dezembro de 2009 Duração: 2 horas Prova com consulta Questão 1 (Construção de modelo ER) Deseja-se projetar a base de

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE HYSYS NA SIMULAÇÃO DE COLUNA DE DESTILAÇÃO BINÁRIA

UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE HYSYS NA SIMULAÇÃO DE COLUNA DE DESTILAÇÃO BINÁRIA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE HYSYS NA SIMULAÇÃO DE COLUNA DE DESTILAÇÃO BINÁRIA B. R. Rodrigues 1, A. P. Meneguelo 2, P. H. H. Araújo 3 1-3 Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Engenharia

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. PESQUISA OPERACIONAL -PROGRAMAÇÃO LINEAR Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. ROTEIRO Esta aula tem por base o Capítulo 2 do livro de Taha (2008): Introdução O modelo de PL de duas variáveis Propriedades

Leia mais

Obtenção Experimental de Modelos Matemáticos Através da Reposta ao Degrau

Obtenção Experimental de Modelos Matemáticos Através da Reposta ao Degrau Alunos: Nota: 1-2 - Data: Obtenção Experimental de Modelos Matemáticos Através da Reposta ao Degrau 1.1 Objetivo O objetivo deste experimento é mostrar como se obtém o modelo matemático de um sistema através

Leia mais

Como Elaborar uma Proposta de Projeto

Como Elaborar uma Proposta de Projeto Como Elaborar uma Proposta de Projeto Prof. Tiago Garcia de Senna Carneiro tiago@iceb.ufoop.br TerraLAB Laboratório INPE/UFOP para Modelagem e Simulação dos Sistemas Terrestres Departamento de Computação

Leia mais

AULA 07 Distribuições Discretas de Probabilidade

AULA 07 Distribuições Discretas de Probabilidade 1 AULA 07 Distribuições Discretas de Probabilidade Ernesto F. L. Amaral 31 de agosto de 2010 Metodologia de Pesquisa (DCP 854B) Fonte: Triola, Mario F. 2008. Introdução à estatística. 10 ª ed. Rio de Janeiro:

Leia mais

MODELO SUGERIDO PARA PROJETO DE PESQUISA

MODELO SUGERIDO PARA PROJETO DE PESQUISA MODELO SUGERIDO PARA PROJETO DE PESQUISA MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA (Hospital Regional do Mato Grosso do Sul- HRMS) Campo Grande MS MÊS /ANO TÍTULO/SUBTÍTULO DO PROJETO NOME DO (s) ALUNO

Leia mais

Métricas de Software

Métricas de Software Métricas de Software Plácido Antônio de Souza Neto 1 1 Gerência Educacional de Tecnologia da Informação Centro Federal de Educação Tecnologia do Rio Grande do Norte 2006.1 - Planejamento e Gerência de

Leia mais

Ajuste dos Parâmetros de um Controlador PI em uma Coluna de Destilação Binária

Ajuste dos Parâmetros de um Controlador PI em uma Coluna de Destilação Binária Ajuste dos Parâmetros de um Controlador PI em uma Coluna de Destilação Binária Marina Roberto Martins 1*, Fernando Palú 1 (1) Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Curso de Engenharia Química. e-mail:

Leia mais

Coletânea de Exercícios Operações Unitárias V FAT 04-07959 Prof. Alexandre Rodrigues Tôrres artorres.uerj@gmail.com

Coletânea de Exercícios Operações Unitárias V FAT 04-07959 Prof. Alexandre Rodrigues Tôrres artorres.uerj@gmail.com Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Tecnologia - DEQA Curso de Engenharia de Produção Coletânea de Exercícios Operações Unitárias V FAT 04-07959 Prof. Alexandre Rodrigues Tôrres artorres.uerj@gmail.com

Leia mais

QUÍMICA TAISSA LUKJANENKO

QUÍMICA TAISSA LUKJANENKO QUÍMICA TAISSA LUKJANENKO SUBSTÂNCIA PURA MISTURA ESTUDO DAS SUBSTÂNCIAS E MISTURAS SUBSTÂNCIA: material formado por moléculas quimicamente iguais. Substância simples: é constituída de uma molécula formada

Leia mais

Análise Qualitativa no Gerenciamento de Riscos de Projetos

Análise Qualitativa no Gerenciamento de Riscos de Projetos Análise Qualitativa no Gerenciamento de Riscos de Projetos Olá Gerente de Projeto. Nos artigos anteriores descrevemos um breve histórico sobre a história e contextualização dos riscos, tanto na vida real

Leia mais

Comandos de Eletropneumática Exercícios Comentados para Elaboração, Montagem e Ensaios

Comandos de Eletropneumática Exercícios Comentados para Elaboração, Montagem e Ensaios Comandos de Eletropneumática Exercícios Comentados para Elaboração, Montagem e Ensaios O Método Intuitivo de elaboração de circuitos: As técnicas de elaboração de circuitos eletropneumáticos fazem parte

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (UNIFEI)

EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (UNIFEI) 1 EDITAL DE SELEÇÃO PARA MESTRADO 2016 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (UNIFEI) O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da Universidade Federal

Leia mais

Resolução Comentada Unesp - 2013-1

Resolução Comentada Unesp - 2013-1 Resolução Comentada Unesp - 2013-1 01 - Em um dia de calmaria, um garoto sobre uma ponte deixa cair, verticalmente e a partir do repouso, uma bola no instante t0 = 0 s. A bola atinge, no instante t4, um

Leia mais

AVALIAÇÃO DE UM TANQUE DE DECANTAÇÃO DE SÓLIDOS UTILIZANDO FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL

AVALIAÇÃO DE UM TANQUE DE DECANTAÇÃO DE SÓLIDOS UTILIZANDO FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL AVALIAÇÃO DE UM TANQUE DE DECANTAÇÃO DE SÓLIDOS UTILIZANDO FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL E. F. S. PEREIRA e L. M. N de Gois Universidade Federal da Bahia, Escola Politécnica, Departamento de Engenharia

Leia mais

Probabilidade. Luiz Carlos Terra

Probabilidade. Luiz Carlos Terra Luiz Carlos Terra Nesta aula, você conhecerá os conceitos básicos de probabilidade que é a base de toda inferência estatística, ou seja, a estimativa de parâmetros populacionais com base em dados amostrais.

Leia mais

ESTRUTURA DO CURSO 08:00-10:00 RTQ-R

ESTRUTURA DO CURSO 08:00-10:00 RTQ-R Método de Simulação Edifícios residenciais Roberto Lamberts, PhD Veridiana A. Scalco, Dra Gabriel Iwamoto Rogério Versage, MSc Apoio: Márcio Sorgato, Carolina Carvalho e Mariana G. Bottamedi Rio de Janeiro,

Leia mais

Dureza Rockwell. No início do século XX houve muitos progressos. Nossa aula. Em que consiste o ensaio Rockwell. no campo da determinação da dureza.

Dureza Rockwell. No início do século XX houve muitos progressos. Nossa aula. Em que consiste o ensaio Rockwell. no campo da determinação da dureza. A UU L AL A Dureza Rockwell No início do século XX houve muitos progressos no campo da determinação da dureza. Introdução Em 1922, Rockwell desenvolveu um método de ensaio de dureza que utilizava um sistema

Leia mais

FÍSICA EXPERIMENTAL 3001

FÍSICA EXPERIMENTAL 3001 FÍSICA EXPERIMENTAL 3001 EXPERIÊNCIA 1 CIRCUITO RLC EM CORRENTE ALTERNADA 1. OBJETIOS 1.1. Objetivo Geral Apresentar aos acadêmicos um circuito elétrico ressonante, o qual apresenta um máximo de corrente

Leia mais

Implementação de um serviço de correio eletrônico na Intranet do Pólo de Touros utilizando o ambiente SQUIRELMAIL e POSTFIX em um Servidor Linux

Implementação de um serviço de correio eletrônico na Intranet do Pólo de Touros utilizando o ambiente SQUIRELMAIL e POSTFIX em um Servidor Linux UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA AGRÍCOLA DE JUNDIAÍ - EAJ CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Projeto das Disciplinas de Sistemas Operacionais de Redes e Projeto de Redes Implementação de um

Leia mais

OPERAÇÃO DE DESTILAÇÃO ETANOL-ÁGUA CONDUZIDA EM UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO PILOTO

OPERAÇÃO DE DESTILAÇÃO ETANOL-ÁGUA CONDUZIDA EM UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO PILOTO OPERAÇÃO DE DESTILAÇÃO ETANOL-ÁGUA CONDUZIDA EM UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO PILOTO Willy Rodrigo de Araujo 1 ; Rivana Mabel Lucena Oliveira 2 ; Cynthia Vasconcelos de Araujo 3 ; Romildo Brito 4 ; Heleno Júnior

Leia mais

Lógica de Programação. Profas. Simone Campos Camargo e Janete Ferreira Biazotto

Lógica de Programação. Profas. Simone Campos Camargo e Janete Ferreira Biazotto Lógica de Programação Profas. Simone Campos Camargo e Janete Ferreira Biazotto O curso Técnico em Informática É o profissional que desenvolve e opera sistemas, aplicações, interfaces gráficas; monta estruturas

Leia mais

Introdução à Psicrometria. Parte1

Introdução à Psicrometria. Parte1 Introdução à Psicrometria Parte1 Introdução Estudo de sistemas envolvendo ar seco e água Ar seco + vapor d água (+ eventualmente condensado) Importante na análise de diversos sistemas Ar condicionado Torres

Leia mais

Aula 5. Uma partícula evolui na reta. A trajetória é uma função que dá a sua posição em função do tempo:

Aula 5. Uma partícula evolui na reta. A trajetória é uma função que dá a sua posição em função do tempo: Aula 5 5. Funções O conceito de função será o principal assunto tratado neste curso. Neste capítulo daremos algumas definições elementares, e consideraremos algumas das funções mais usadas na prática,

Leia mais

Aula Prática 1 - Gerador Van de Graaff e interação entre corpos carregados

Aula Prática 1 - Gerador Van de Graaff e interação entre corpos carregados Aula Prática 1 - Gerador Van de Graaff e interação entre corpos carregados Disciplinas: Física III (DQF 06034) Fundamentos de Física III (DQF 10079) Departamento de Química e Física- CCA/UFES Objetivo:

Leia mais

Relatório Preliminar Experimento 6.2 Reologia

Relatório Preliminar Experimento 6.2 Reologia Universidade Estadual de Campinas FEQ Faculdade de Engenharia Química Relatório Preliminar Experimento 6.2 Reologia EQ601 - Laboratório de Engenharia Química I Turma A Grupo E Integrantes Andrey Seiji

Leia mais

DISTRIBUIÇÕES ESPECIAIS DE PROBABILIDADE DISCRETAS

DISTRIBUIÇÕES ESPECIAIS DE PROBABILIDADE DISCRETAS VARIÁVEIS ALEATÓRIAS E DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES 1 1. VARIÁVEIS ALEATÓRIAS Muitas situações cotidianas podem ser usadas como experimento que dão resultados correspondentes a algum valor, e tais situações

Leia mais

Autor: Artur Franceschini Richter UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA

Autor: Artur Franceschini Richter UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA ENG07053 - TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA Comparativo de Simulações Estacionárias de Colunas

Leia mais

Modelagem de Sistemas Web. Metodologias para o desenvolvimento de sistemas web

Modelagem de Sistemas Web. Metodologias para o desenvolvimento de sistemas web Modelagem de Sistemas Web Aula 5 Metodologias para o desenvolvimento de sistemas web Metodologias para o desenvolvimento de sistemas web WebML Fontes: Itana Gimenes e Bruno Souza Et Estrutura t do WebML

Leia mais

Aplicações Diferentes Para Números Complexos

Aplicações Diferentes Para Números Complexos Material by: Caio Guimarães (Equipe Rumoaoita.com) Aplicações Diferentes Para Números Complexos Capítulo II Aplicação 2: Complexos na Geometria Na rápida revisão do capítulo I desse artigo mencionamos

Leia mais

VALIDAÇÃO DE UM MODELO DE DIMENSIONAMENTO DE WETLANDS DE MACRÓFITAS AÉREAS PARA SEPARAÇÃO ÁGUA-ÓLEO

VALIDAÇÃO DE UM MODELO DE DIMENSIONAMENTO DE WETLANDS DE MACRÓFITAS AÉREAS PARA SEPARAÇÃO ÁGUA-ÓLEO VALIDAÇÃO DE UM MODELO DE DIMENSIONAMENTO DE WETLANDS DE MACRÓFITAS AÉREAS PARA SEPARAÇÃO ÁGUA-ÓLEO L.A. NASCIMENTO 1 ; A. E. de MOURA 1 ; L.A. SARUBBO 2 ; V. A. dos SANTOS 2. 1 CGTI - Centro de Gestão

Leia mais

A dependência entre a inflação cabo-verdiana e a portuguesa: uma abordagem de copulas.

A dependência entre a inflação cabo-verdiana e a portuguesa: uma abordagem de copulas. A dependência entre a inflação cabo-verdiana e a portuguesa: uma abordagem de copulas. Jailson da Conceição Teixeira Oliveira 1 Murilo Massaru da Silva 2 Robson Oliveira Lima 3 Resumo: Cabo Verde é um

Leia mais

Gerenciador de Ambiente Laboratorial - GAL Manual do Usuário Módulo Controle de Qualidade Analítico

Gerenciador de Ambiente Laboratorial - GAL Manual do Usuário Módulo Controle de Qualidade Analítico Ministério da Saúde Secretaria Executiva Departamento de Informática do SUS DATASUS Gerenciador de Ambiente Laboratorial GAL Manual do Usuário Módulo Laboratório Manual de Operação_Módulo Laboratório_Controle

Leia mais

Questão 1. Questão 2. Resposta

Questão 1. Questão 2. Resposta Questão 1 Os componentes principais dos óleos vegetais são os triglicerídeos, que possuem a fórmula genérica ao lado: Nessa fórmula, os grupos R, R e R representam longas cadeias de carbono, com ou sem

Leia mais

IV Seminário de Iniciação Científica

IV Seminário de Iniciação Científica 385 AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À COMPRESSÃO E DO MÓDULO DE ELASTICIDADE DO CONCRETO QUANDO SUBMETIDO A CARREGAMENTO PERMANENTE DE LONGA DURAÇÃO (Dt = 9 dias) Wilson Ferreira Cândido 1,5 ;Reynaldo Machado

Leia mais

Métodos Estatísticos Avançados em Epidemiologia

Métodos Estatísticos Avançados em Epidemiologia Métodos Estatísticos Avançados em Epidemiologia Análise de Variância - ANOVA Cap. 12 - Pagano e Gauvreau (2004) - p.254 Enrico A. Colosimo/UFMG Depto. Estatística - ICEx - UFMG 1 / 39 Introdução Existem

Leia mais

Sefaz Virtual Ambiente Nacional Projeto Nota Fiscal Eletrônica

Sefaz Virtual Ambiente Nacional Projeto Nota Fiscal Eletrônica Projeto Nota Fiscal Eletrônica Orientações de Utilização do Sefaz Virtual Ambiente Nacional para as Empresas Versão 1.0 Fevereiro 2008 1 Sumário: 1. Introdução... 3 2. O que é o Sefaz Virtual... 4 3. Benefícios

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS P 2 CEM PLANO DE ENSINO DAS DISCIPLINAS PESQUISA I A PESQUISA VII

Leia mais

Os passos a seguir servirão de guia para utilização da funcionalidade Acordo Financeiro do TOTVS Gestão Financeira.

Os passos a seguir servirão de guia para utilização da funcionalidade Acordo Financeiro do TOTVS Gestão Financeira. Acordo Financeiro Produto : RM - Totvs Gestão Financeira 12.1.1 Processo : Acordo Financeiro Subprocesso : Template de Acordo Controle de Alçada Negociação Online Data da publicação : 29 / 10 / 2012 Os

Leia mais

MODELAGENS. Modelagem Estratégica

MODELAGENS. Modelagem Estratégica Material adicional: MODELAGENS livro Modelagem de Negócio... Modelagem Estratégica A modelagem estratégica destina-se à compreensão do cenário empresarial desde o entendimento da razão de ser da organização

Leia mais

Decreto Regulamentar n. º 10/2009, de 29 de Maio

Decreto Regulamentar n. º 10/2009, de 29 de Maio Decreto Regulamentar n. º 10/2009, de 29 de Maio 1 Decreto Regulamentar n.º 10/2009, de 29 de Maio Fixa a cartografia a utilizar nos instrumentos de gestão territorial, bem como na representação de quaisquer

Leia mais

2 Workshop processamento de artigos em serviços de saúde Recolhimento de artigos esterilizados: é possível evitar?

2 Workshop processamento de artigos em serviços de saúde Recolhimento de artigos esterilizados: é possível evitar? 2 Workshop processamento de artigos em serviços de saúde Recolhimento de artigos esterilizados: é possível evitar? 3 Farm. André Cabral Contagem, 19 de Maio de 2010 Rastreabilidade É definida como a habilidade

Leia mais

Pressuposições à ANOVA

Pressuposições à ANOVA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AMBIENTAL Estatística II Aula do dia 09.11.010 A análise de variância de um experimento inteiramente ao acaso exige que sejam

Leia mais

Diagrama de Componentes e Implantação

Diagrama de Componentes e Implantação Diagrama de Componentes e Implantação Curso de Especialização DEINF - UFMA Desenvolvimento Orientado a Objetos Prof. Geraldo Braz Junior Referências: Booch, G. et al. The Unified Modeling Language User

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Aula 7 Programação Genética M.e Guylerme Velasco Programação Genética De que modo computadores podem resolver problemas, sem que tenham que ser explicitamente programados para isso?

Leia mais

Cap. II EVENTOS MUTUAMENTE EXCLUSIVOS E EVENTOS NÃO- EXCLUSIVOS

Cap. II EVENTOS MUTUAMENTE EXCLUSIVOS E EVENTOS NÃO- EXCLUSIVOS Cap. II EVENTOS MUTUAMENTE EXCLUSIVOS E EVENTOS NÃO- EXCLUSIVOS Dois ou mais eventos são mutuamente exclusivos, ou disjuntos, se os mesmos não podem ocorrer simultaneamente. Isto é, a ocorrência de um

Leia mais

ANÁLISE COMPARATIVA DOS DADOS METEOROLÓGICOS NAS ESTAÇÕES AUTOMÁTICAS E CONVENCIONAIS DO INMET EM BRASÍLIA DF.

ANÁLISE COMPARATIVA DOS DADOS METEOROLÓGICOS NAS ESTAÇÕES AUTOMÁTICAS E CONVENCIONAIS DO INMET EM BRASÍLIA DF. ANÁLISE COMPARATIVA DOS DADOS METEOROLÓGICOS NAS ESTAÇÕES AUTOMÁTICAS E CONVENCIONAIS DO INMET EM BRASÍLIA DF. Sidney Figueiredo de Abreu¹; Arsênio Carlos Andrés Flores Becker² ¹Meteorologista, mestrando

Leia mais

Modelo Lógico: Tabelas, Chaves Primárias e Estrangeiras

Modelo Lógico: Tabelas, Chaves Primárias e Estrangeiras Modelo Lógico: Tabelas, Chaves Primárias e Estrangeiras Apresentar a próxima etapa da modelagem de dados: o modelo lógico e os conceitos de tabelas, chaves primárias e estrangeiras e como o banco de dados

Leia mais

LINEARIZAÇÃO DE GRÁFICOS

LINEARIZAÇÃO DE GRÁFICOS LINEARIZAÇÃO DE GRÁFICOS Física Básica Experimental I Departamento de Física / UFPR Processo de Linearização de Gráficos O que é linearização? procedimento para tornar uma curva que não é uma reta em uma

Leia mais

Auditoria de Meio Ambiente da SAE/DS sobre CCSA

Auditoria de Meio Ambiente da SAE/DS sobre CCSA 1 / 8 1 OBJETIVO: Este procedimento visa sistematizar a realização de auditorias de Meio Ambiente por parte da SANTO ANTÔNIO ENERGIA SAE / Diretoria de Sustentabilidade DS, sobre as obras executadas no

Leia mais

Plano de Manejo Parque Natural Municipal Doutor Tancredo de Almeida Neves. Encarte 6 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. IVB-2012 Página 1

Plano de Manejo Parque Natural Municipal Doutor Tancredo de Almeida Neves. Encarte 6 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO. IVB-2012 Página 1 Encarte 6 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO IVB-2012 Página 1 CONTEÚDO 6 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO 6.1 Monitoramento e avaliação anual da implementação do Plano 6.2 Monitoramento e avaliação da efetividade do

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO. Elaborado por Gildenir Carolino Santos Grupo de Pesquisa LANTEC

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO. Elaborado por Gildenir Carolino Santos Grupo de Pesquisa LANTEC UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO Elaborado por Gildenir Carolino Santos Grupo de Pesquisa LANTEC Campinas Fevereiro 2014 2 opyleft Gildenir C. Santos, 2014. Biblioteca - Faculdade

Leia mais

CRIAÇÃO DE TABELAS NO ACCESS. Criação de Tabelas no Access

CRIAÇÃO DE TABELAS NO ACCESS. Criação de Tabelas no Access CRIAÇÃO DE TABELAS NO ACCESS Criação de Tabelas no Access Sumário Conceitos / Autores chave... 3 1. Introdução... 4 2. Criação de um Banco de Dados... 4 3. Criação de Tabelas... 6 4. Vinculação de tabelas...

Leia mais

UNESP - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá 1

UNESP - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá 1 ANÁLISE GRÁFICA UNESP - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá 0.. Introdução Neste capítulo abordaremos princípios de gráficos lineares e logarítmicos e seu uso em análise de dados. Esta análise possibilitará

Leia mais

Estudo do comportamento da Dengue na cidade de Araguari- MG por meio de séries temporais.

Estudo do comportamento da Dengue na cidade de Araguari- MG por meio de séries temporais. Estudo do comportamento da Dengue na cidade de Araguari- MG por meio de séries temporais. 1 Introdução Luiz Carlos Costa Júnior 1 Ednaldo Carvalho Guimarães 2 A dengue é uma doença reemergente, e constitui

Leia mais

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 PROBABILIDADE E GEOMETRIA

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 PROBABILIDADE E GEOMETRIA SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 4 PROBABILIDADE E GEOMETRIA Leitura e Análise de Texto O π e a agulha de Buffon O estudo da probabilidade, aparentemente, não tem uma ligação direta com a Geometria. A probabilidade

Leia mais

1331 Velocidade do som em líquidos Velocidade de fase e de grupo

1331 Velocidade do som em líquidos Velocidade de fase e de grupo 1 Roteiro elaborado com base na documentação que acompanha o conjunto por: Osvaldo Guimarães PUC-SP Tópicos Relacionados Ondas longitudinais, velocidade do som em líquidos, comprimento de onda, freqüência,

Leia mais

mercado de cartões de crédito, envolvendo um histórico desde o surgimento do produto, os agentes envolvidos e a forma de operação do produto, a

mercado de cartões de crédito, envolvendo um histórico desde o surgimento do produto, os agentes envolvidos e a forma de operação do produto, a 16 1 Introdução Este trabalho visa apresentar o serviço oferecido pelas administradoras de cartões de crédito relacionado ao produto; propor um produto cartão de crédito calcado na definição, classificação

Leia mais

2 Segmentação de imagens e Componentes conexas

2 Segmentação de imagens e Componentes conexas Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Departamento Acadêmico de Informática (DAINF) Algoritmos II Professor: Alex Kutzke (alexk@dainf.ct.utfpr.edu.br) Especificação do Primeiro Trabalho Prático

Leia mais

AVALIAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE PARTIDA E DEFINIÇÃO DAS CONDIÇÕES DE OPERAÇÃO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO

AVALIAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE PARTIDA E DEFINIÇÃO DAS CONDIÇÕES DE OPERAÇÃO DE UMA COLUNA DE DESTILAÇÃO Copyright 04, Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás - IBP Este Trabalho Técnico Científico foi preparado para apresentação no 3 Congresso Brasileiro de P&D em Petróleo e Gás, a ser realizado no período

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2

Manual SAGe Versão 1.2 Manual SAGe Versão 1.2 Equipe de Pesquisadores do Projeto Conteúdo 1. Introdução... 2 2. Criação da Equipe do Projeto (Proposta Inicial)... 3 2.1. Inclusão e configuração do Pesquisador Responsável (PR)...

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ANDRADINA NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ANDRADINA NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ANDRADINA NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER ANDRADINA/SP 2016 NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO DO TRABALHO:

Leia mais

3 Metodologia de pesquisa

3 Metodologia de pesquisa 3 Metodologia de pesquisa Esta pesquisa foi concebida com o intuito de identificar como a interação entre o gerenciamento de projetos e o planejamento estratégico estava ocorrendo nas empresas do grupo

Leia mais

QUESTÕES PARA A 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA 2º BIMESTE SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES

QUESTÕES PARA A 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA 2º BIMESTE SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES QUESTÕES PARA A 3ª SÉRIE ENSINO MÉDIO MATEMÁTICA 2º BIMESTE QUESTÃO 01 SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES Descritor 11 Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas. Os itens referentes a

Leia mais

Prova de Fundamentos de Bancos de Dados 1 a Prova

Prova de Fundamentos de Bancos de Dados 1 a Prova Prova de Fundamentos de Bancos de Dados 1 a Prova Prof. Carlos A. Heuser Abril de 2009 Prova sem consulta duas horas de duração 1. (Peso 2 Deseja-se projetar um banco de dados para o sítio de uma prefeitura.

Leia mais

Desenvolvimento de Software

Desenvolvimento de Software PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 15ª REGIÃO Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações Total de Páginas:16 Versão: 1.0 Última Atualização: 26/07/2013 Índice

Leia mais

RELATÓRIO DEFINIÇÃO. Resumo

RELATÓRIO DEFINIÇÃO. Resumo RELATÓRIO DEFINIÇÃO Resumo Desenvolvimento em Web Services para Avaliação de Conhecimentos no Sapien flex. Desenvolver interface grafica para Integração no sistema Sapien Flex, Construção de exames auto-corrigidos

Leia mais

Aula 8 21/09/2009 - Microeconomia. Demanda Individual e Demanda de Mercado. Bibliografia: PINDYCK (2007) Capítulo 4

Aula 8 21/09/2009 - Microeconomia. Demanda Individual e Demanda de Mercado. Bibliografia: PINDYCK (2007) Capítulo 4 Aula 8 21/09/2009 - Microeconomia. Demanda Individual e Demanda de Mercado. Bibliografia: PINDYCK (2007) Capítulo 4 Efeito de modificações no preço: Caso ocorram modificações no preço de determinada mercadoria

Leia mais

Módulo de Equações do Segundo Grau. Equações do Segundo Grau: Resultados Básicos. Nono Ano

Módulo de Equações do Segundo Grau. Equações do Segundo Grau: Resultados Básicos. Nono Ano Módulo de Equações do Segundo Grau Equações do Segundo Grau: Resultados Básicos. Nono Ano Equações do o grau: Resultados Básicos. 1 Exercícios Introdutórios Exercício 1. A equação ax + bx + c = 0, com

Leia mais

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto USP Departamento de Economia

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto USP Departamento de Economia Pobreza e Desigualdade 1) Que é pobreza? Inicio dos anos 1970: percepção de que as desigualdades sociais e a pobreza não estavam sendo equacionadas como resultado do crescimento econômico. Países ricos:

Leia mais

Modelagem simultânea do óptico e raios X de CP Tuc

Modelagem simultânea do óptico e raios X de CP Tuc Modelagem simultânea do óptico e raios X de CP Tuc Karleyne M. G. Silva C. V. Rodrigues (Orientadora), J. E. R. Costa, C. A. de Souza, D. Cieslinski e G. R. Hickel Resumo Polares são uma subclasse de variáveis

Leia mais

UM JOGO BINOMIAL 1. INTRODUÇÃO

UM JOGO BINOMIAL 1. INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO UM JOGO BINOMIAL São muitos os casos de aplicação, no cotidiano de cada um de nós, dos conceitos de probabilidade. Afinal, o mundo é probabilístico, não determinístico; a natureza acontece

Leia mais

SICEEL. Simpósio de Iniciação Científica da Engenharia Elétrica. Edital de Abertura

SICEEL. Simpósio de Iniciação Científica da Engenharia Elétrica. Edital de Abertura EESC - Escola de Engenharia de São Carlos UFSCar - Universidade Federal de São Carlos SICEEL Simpósio de Iniciação Científica da Engenharia Elétrica Edital de Abertura São Carlos, 17 de Agosto de 2015

Leia mais

Título do Case: O impacto do layout na agilidade dos processos

Título do Case: O impacto do layout na agilidade dos processos Título do Case: O impacto do layout na agilidade dos processos Categoria: Projetos Externos Temática: Segundo Setor Resumo: O presente case expõe a aplicabilidade de um projeto externo que desafia as acomodações

Leia mais

22 al 27 de agosto de 2004 Hotel Caribe Hilton - San Juan, Puerto Rico

22 al 27 de agosto de 2004 Hotel Caribe Hilton - San Juan, Puerto Rico SISTEMA ADUTOR METROPOLITANO DA RMSP MODELAGEM MATEMÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DO PIPE 2000 Alexandre Miguel López* O Engº. Alexandre M. López é Diretor de Expansão da Encibra S.A. Estudos e Projetos de Engenharia.

Leia mais

Eliana Lúcia Ferreira Coordenadora do Curso.

Eliana Lúcia Ferreira Coordenadora do Curso. BOAS VINDAS Prezado aluno, Seja bem vindo ao Curso de Licenciatura Plena em Educação Física, modalidade à Distância da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (FAEFID/UFJF).

Leia mais

Software PHC com MapPoint 2007

Software PHC com MapPoint 2007 Software PHC com MapPoint 2007 Descritivo completo A integração entre o Software PHC e o Microsoft MapPoint permite a análise de informação geográfica (mapas, rotas e análise de dispersão), baseada em

Leia mais

QUÍMICA - 1 Ano Processos de separação de misturas PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS

QUÍMICA - 1 Ano Processos de separação de misturas PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS Conceitos iniciais Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. Em função disso, é necessário usarmos métodos de separação para obtermos determinada substância.

Leia mais

1 Visão Geral. 2 Instalação e Primeira Utilização. Manual de Instalação do Gold Pedido

1 Visão Geral. 2 Instalação e Primeira Utilização. Manual de Instalação do Gold Pedido Manual de Instalação do Gold Pedido 1 Visão Geral Programa completo para enviar pedidos e ficha cadastral de clientes pela internet sem usar fax e interurbano. Reduz a conta telefônica e tempo. Importa

Leia mais

Tratamento de efluentes

Tratamento de efluentes Tratamento de efluentes Aguas residuais não devem ser rejeitadas antes de tratamento adequado industriais / urbanas / agrícolas ETAR - estação de tratamento de águas residuais Objectivo: eliminação de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. EQE 482- Operações Unitárias II. Prática: h

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. EQE 482- Operações Unitárias II. Prática: h UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO ESCOLA DE QUÍMICA Código Disciplina/Nome: Tipo: Disciplina Obrigatória EQE 482- Operações Unitárias II Carga Horária Teórica : 60h Prática: h Cursos : Engenharia

Leia mais

Soluções. Soluções. Exemplo

Soluções. Soluções. Exemplo Soluções Soluções Química São Misturas Homogêneas 1 Fase Soluto + Solvente = Solução Podem ser : sólidas, líquidas e gasosas. Exemplos: Ligas metálicas; água potável e ar. Prof. Renan Campos. DE ACORDO

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO - 150915

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PÓVOA DE LANHOSO - 150915 INFORMAÇÃO - PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INGLÊS Abril 2016 2016 367 Prova 11º Ano de escolaridade (Decreto-Lei nº 139/2012, de 05 de julho) O presente documento divulga informação relativa à prova

Leia mais

Modelagem De Sistemas

Modelagem De Sistemas Modelagem De Sistemas UNIP Tatuapé - SP Aplicações em Linguagem de Programação Prof.Marcelo Nogueira Uma empresa de software de sucesso é aquela que consistentemente produz software de qualidade que vai

Leia mais

Regulamento Interno do Departamento de Sistemas de Informação. Escola Superior de Ciências Empresariais Instituto Politécnico de Setúbal

Regulamento Interno do Departamento de Sistemas de Informação. Escola Superior de Ciências Empresariais Instituto Politécnico de Setúbal Regulamento Interno do Departamento de Sistemas de Informação Escola Superior de Ciências Empresariais Instituto Politécnico de Setúbal CAPÍTULO I Disposições Gerais (Artigo 1º) Definição O Departamento

Leia mais

Otimização Linear Aplicada a Problemas de Planejamento de Produção

Otimização Linear Aplicada a Problemas de Planejamento de Produção Otimização Linear Aplicada a Problemas de Planejamento de Produção Rafaela Schuindt Santos¹, Daniela Renata Cantane² ¹Escola Estadual Luiz Campacci Laranjal Paulista SP - Brasil ²Universidade Estadual

Leia mais

GESTÃO E SEGURANÇA DE OBRAS E ESTALEIROS

GESTÃO E SEGURANÇA DE OBRAS E ESTALEIROS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ÁREA DE CONSTRUÇÃO GESTÃO E SEGURANÇA DE OBRAS E ESTALEIROS 2008/2009 1º SEMESTRE GUIÃO DA DISCIPLINA Docentes: Anabela Mendes Moreira, Professora Adjunta NOTA INTRODUTÓRIA

Leia mais