GERENCIAMENTO DO TEMPO (PRAZO)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GERENCIAMENTO DO TEMPO (PRAZO)"

Transcrição

1 GERENCIMENTO DO TEMPO (PRZO) Este tema, que na metodologia do P.M.I é só mais uma área de conhecimento, para muitos ainda é considerada, junto com o gerenciamento do custo, o próprio Gerenciamento da parada, a única coisa a ser feita para planejar uma PRD. Como já vimos e veremos ao longo do livro do autor, se quisermos o Sucesso em Paradas, tempo que abandonar esta idéia reducionista. De acordo com o PMOK, o Gerenciamento do tempo é um conjunto de processos exigidos para assegurar que o projeto será implantado no tempo previsto. Para iniciar o Gerenciamento do Tempo é necessário que se tenha realizado à contento a definição do escopo. Por isso enfatizamos tanto esta questão. Escopos mal definidos levam a retrabalhos de planejamento, aumentos de custo e aumentos de prazo. em, mas este capítulo é sobre prazo. Em todo início dos cursos que ministro anualmente sobre os temas deste livro, costumo repetir o que um instrutor de origem norte-americana falou em um excelente curso do qual participei como aluno: Este não é um curso para formar Pilotos de MS Project. Vale também para este livro. O problema o qual tanto o instrutor citado como eu queremos pontuar é que muitos técnicos e engenheiros aprendem a manejar o MS Project e pronto: já intitulam-se respectivamente Técnicos e Engenheiros de Planejamento. Não é bem assim. Como estamos vendo neste livro, utilizar o MS Project é apenas uma das ferramentas da área de conhecimento TEMPO, que por sua vez é uma das 9 (nove) áreas de conhecimento para Gerenciar uma parada. ssim, precisamos entender o que está por detrás dos softwares, para podermos realizar o planejamento e principalmente adotarmos as melhores práticas e dar a melhores respostas aos problemas que se apresentam. Desta forma, vamos explicar do início, com bastante calma e atenção, como se tivéssemos que aprender a andar para depois comer e para depois correr mais ainda e bater os recordes.

2 PERT CPM Existem duas definições clássicas para o que seja PERT CPM Vamos descrever as duas: Definição 1 - É o conjunto de processos e técnicas para planejamento, programação e acompanhamento de um empreendimento, operação ou projeto, tendo como característica fundamental a indicação, dentre as várias seqüências operacionais, aquela que possui duração máxima, além de permitir a indicação de graus de prioridade relativos, demonstrando distribuição de recursos e interdependência entre as várias ações necessárias ao desenvolvimento do projeto. Definição 2 - Técnica de representação do plano de execução de um projeto ou empreendimento, por meio de um diagrama, que mostra as interrelações entre as diversas tarefas, além de informações relativas ao prazo e recursos de cada tarefa. s iniciais, P.E.R.T e C.P.M são advindas da criação de cada uma, pois tiveram desenvolvimentos distintos, como podemos ver abaixo: PERT (Program Evaluation and Review Technique) o Desenvolvido pela Marinha mericana, por ocasião do Projeto Polaris (submarino nuclear), caracteriza-se por utilizar o tempo probabilístico. o t = (o + 4mp + p)/6, onde o é o tempo mais otimista, mp é o tempo mais provável, e p é o tempo mais pessimista. Corresponde à mediana da distribuição de tempos. CPM (Critical Path Method) o Desenvolvido pela Rand Corporation, utiliza o tempo determinístico m, que corresponde à moda (valor que mais se repete) da distribuição probabilística de tempos. s duas técnicas têm como produto final um diagrama, que mostra o encadeamento das tarefas com suas dependências, a sua duração e o caminho crítico que vai determinar a duração da parada. diferença marcante das duas é que o PERT propõe que se utilize uma fórmula para calcular o tempo estimado enquanto o CPM propõe que use a moda, que é o tempo mais provável.

3 o final deste capítulo desenvolveremos mais esta questão das estimativas, já entrando na análise estatística. No momento, vamos nos concentrar, como falei anteriormente, no aprendizado básico da construção do diagrama PERT-CPM. Vamos observar a figura 10 abaixo, onde se representa um projeto bem simples, o qual todos nós conhecemos: Figura 10: Exemplo simples de representação do PERT-CPM modelo DM Neste exemplo nota-se claramente que, se o João atrasar qualquer de suas tarefas, o projeto atrasará. O conjunto de tarefas executadas por ele então é chamado de Caminho crítico. Se tivermos n conjuntos de tarefas, aquele conjunto de tarefas encadeadas, dependentes umas das outras, que for o mais longo entre os diversos conjuntos de tarefas será o caminho crítico. Um atraso neste caminho levará ao atraso do projeto. Por outro lado, as atividades realizadas pela Maria têm folga. De fato, analisando o diagrama, a tarefa retirar o estepe, por exemplo, pode teoricamente começar 6 minutos após o início da 1º tarefa do João que ainda assim não haverá atraso no projeto. í estão os conceitos de data mais tarde e data mais cedo. data mais cedo é a Maria começar o trabalho junto com o João e a data mais tarde é começar 6 minutos depois da hora zero. Notamos também na figura 10, que as tarefas são representadas por flechas e os nós representam momentos dentro do projeto. Essa forma de representação é chamada modelo americano ou DM (rrow Diagram

4 Method), e é o mais utilizado para o ensino didático. Como os pilotos de MS- Project nunca aprenderam o planejamento real, provavelmente não conhecem esta forma de representação. O mesmo conjunto de atividades pode ser representado pela figura 11 abaixo. Figura 11: Exemplo simples de representação do PERT-CPM modelo PDM Nesta última forma de representação, os nós são retângulos que representam as tarefas. Em cada retângulo é possível colocar a descrição da tarefa, quem vai executar a tarefa e o tempo da tarefa. s flechas, neste caso, representam as dependências, isto é, João só pode retirar a roda depois de retirar os parafusos, por exemplo. lém disso, cada flecha representa um momento determinado do projeto. Essa forma de representação é chamado modelo Francês, ou PDM (Precedence Diagram Method) é o mais utilizado para entender o projeto depois do diagramo completado; e também utilizado para acompanhar o andamento e analisar o planejamento. Como também é a forma que os programas de computador (MS Project, Primavera, etc) representam o PER- CPM, é o mais conhecido (em alguns casos, único) atualmente.

5 PRENDENDO O PERT-CPM Vamos iniciar nosso aprendizado pelo diagrama de flechas; como eu disse anteriormente, mais didático. Imaginemos um projeto ainda bastante simples, o de pintar uma porta e consertar a fechadura. O primeiro passo é listar as atividades indispensáveis à sua realização sem esquecer-se de nenhum detalhe, conforme figura 12 abaixo. IDENTIFICÇÃO T R E F C D E F G H I J K L Remover a porta Retirar a fechadura Lixar a porta Consertar a fechadura Comprar lixa e tinta Dar a 1 a demão Lavar o pincel Cura da tinta Dar a 2 a demão Lavar o pincel Cura da tinta Colocar a fechadura M Recolocar a porta Figura 12: Lista de atividades para pintar uma porta e consertar fechadura preparação da lista de atividades pode ser realizada tanto pelo planejador (se tiver experiência nesse tipo de trabalho), ou por um especialista no tipo de trabalho. O importante é não esquecer-se de nenhum detalhe importante que compõe o projeto.

6 QUDRO DE DEPENDÊNCI Este quadro deve determinar quais as atividades que dependem da realização de outras. No caso em questão, ficamos conforme a figura 13 abaixo: TIVIDDE DEPENDÊNCIS C D E F G H I J K L M E C F F G H I I K D L Figura 13: Quadro de Dependências entre as tarefas do projeto Esta fase é crítica, se as dependências não representarem a realidade, todo o resultado será prejudicado.

7 DIGRMÇÃO Diagramação é a representação em forma gráfica do quadro de dependências. Para a sua montagem devemos obedecer as seguintes regras básicas: a) Entre dois eventos quaisquer, não pode haver mais que uma tarefa, tendo como extremidade os dois eventos (não podem existir duas tarefas diferentes unindo os mesmos nós). F Tarefa Fantasma Figura 14: Um dos casos em que se utiliza tarefa fantasma tarefa fantasma, como o nome sugere, é uma tarefa inexistente, que não tem nenhum tempo a ela associado. b) Sejam 4 tarefas,, C, D. tarefa D depende de e e a tarefa C de. Se representarmos por: C D Figura 15: Representação errônea de um conjunto de tarefas. incorreremos em erro, pois neste esquema a tarefa C está dependendo de e.

8 D F C Figura 16: Representação adequada com a utilização de tarefa fantasma Criando a tarefa fantasma F, D realmente depende de e, mas C só depende de. c) Toda tarefa deve obrigatoriamente iniciar e terminar em nós. No caso em que se tem uma tarefa de modo que a partir da execução de uma parte da mesma, se possa iniciar outra, deve-se subdividir em 1 e Figura 17: Representação de tarefas com dependência parcial Quando só se pode iniciar uma tarefa C a partir de uma certa data, estabelece-se esta sujeição por meio de tarefas fantasmas. F2 F1 C Figura 18: Tarefas fantasmas para representar tarefa com data determinada Voltemos agora ao exemplo da porta e montemos o seu diagrama, com base na tabela da figura 13 (dependências):

9 D L K M E C F G I J Figura 18: Diagrama PERT-CPM para o projeto de pintar porta e consertar fechadura H PROGRMÇÃO EXEMPLO PRÁTICO Montado o diagrama, torna-se necessário calcular o tempo em que o projeto possa ser realizado. Esta duração será a mesma dos tempos de execução somados sobre o caminho entre o primeiro e último nó (evento), que tenha maior valor (caminho crítico) É necessário primeiramente determinar a duração de cada tarefa, a qual pode ser expressa em qualquer unidade de tempo. O importante é que a unidade escolhida seja a mesma em todo o projeto. Na lista de atividades do projeto de pintura da porta, vamos incluir mais uma coluna representando em horas a duração de cada atividade.

10 IDENTIFICÇÃO T R E F DURÇÃO (H) C D E F G H I J K L M Remover a porta Retirar a fechadura Lixar a porta Consertar a fechadura Comprar lixa e tinta Dar a 1 a demão Lavar o pincel Cura da tinta Dar a 2 a demão Lavar o pincel Cura da tinta Colocar a fechadura Recolocar a porta 0,25 0,25 1,00 2,00 2,00 0,75 0,25 10,00 0,75 0,25 10,00 0,50 0,50 Figura 19: Lista de tarefas com os tempos estimados Colocando-se as durações no diagrama temos: 0,25 2,0 0,5 D L ,25 10,0 0,5 K M 2,0 1,0 0,75 0,25 0,75 0,25 E C F G I J ,0 H Figura 20: Diagrama PERT-CPM carregado com os tempos de execução 7

11 DT MIS CEDO É o menor tempo no qual é possível a ocorrência do evento, ou seja, o menor tempo em que se pode concluir todas as atividades que concorrem para o determinado evento. Quando várias tarefas chegam a um mesmo nó, para se determinar a data mais cedo, escolhe-se aquela de maior valor. data mais cedo do último evento de um projeto representa o menor tempo no qual ele poderá verificar-se : 0,25 2,0 0,5 0,25 0,5 D 24,5 L 25, ,25 10,0 0,5 0 K M 2,0 1,0 0,75 3,75 0,25 0,75 0,25 0 E 2,0 C 3,0 F G 13,75 I 14,5 J 25, ,0 H 0 Figura 21: Calculo das datas mais cedo 7 13,75 DT MIS TRDE É o último momento em que pode ocorrer um evento sem que ocorra atraso no projeto. O cálculo data mais tarde é feito do evento fim para o evento início. Se o projeto tem uma data de conclusão pré-fixada, a data mais tarde do evento fim é a data pré-fixada. Caso não haja data pré-fixada a data mais tarde do evento fim é coincidente com a sua data mais cedo. Quando mais de uma atividade sai de um evento, a data mais tarde é a de menor valor. 0,25/1,75 0,25 0,5/2,0 2,0 24,5/24,5 0,5 25/ D 10 L 11 M 0, ,0 0,5 K 0/0 2,0 2,0/2,0 1,0 3,0/3,0 0,75 3,75/3,75 0,25 13,75/13,75 0,75 14,5/14,5 0,25 25,5/25,5 1 E 4 C 5 F 6 G 8 I 9 J 12 10,0 0 H 13,75/13,75 7 Figura 22: Diagrama carregado com as datas mais cedo e datas mais tarde

12 FOLG DOS EVENTOS diferença entre os valores da data mais tarde e a data mais cedo de um evento é a sua folga. Dentro da folga é que um evento pode ser atingido sem que a duração do projeto seja modificada. No nosso exemplo temos folga nos eventos 2 e 3. CMINHO CRÍTICO Caminho crítico é aquele de maior duração. Se não houver data pré-fixada de término do projeto, o caminho crítico é aquele no qual as atividades não têm folga, ou seja, qualquer atraso em uma das suas atividades, provocará atraso do projeto. É o caminho formado por eventos com folga nula e a diferença de suas datas coincide com a duração da tarefa que os une, ou seja, é o caminho formado pelos eventos cuja data mais cedo é igual à data mais tarde. NIVELMENTO DE RECURSOS Podemos diminuir o custo total de um projeto, mantendo a sua duração total, através da relocação, dentro da folga total, das atividades não críticas, visando o aproveitamento da mão-de-obra ou outros recursos. Exemplo : Verificar a quantidade mínima de recursos (X e Y) necessária para execução do projeto com o diagrama PERT da figura 23, no mínimo tempo. Figura 23: Diagrama carregado com os recursos

13 RECURSO X (nas datas mais cedo) X C X X X E X X G X X X TOTL Figura 24: Distribuição do recurso X pelas tarefas ao longo do tempo (mais cedo) RECURSO Y (nas datas mais cedo) Y D Y Y Y Y F Y Y Y TOTL Figura 25: Distribuição do recurso Y pelas tarefas ao longo do tempo (mais cedo) Como podemos ver, se executarmos todas as tarefas no mais cedo a quantidade de recursos necessários são : X = 3 e Y = 2. s tarefas,, E, F por terem folgas podem ser relocadas para uma data na quais os recursos alocados para o caminho crítico sejam mínimos.

14 RECURSO X C X X X E G X X X Figura 26: Distribuição do recurso X pelo caminho crítico Colocadas as atividades do caminho crítico, que utilizam o recurso X (C e G), verificamos se as tarefas e E podem ser relocadas para uma data entre 6 e 14. s atividades e E podem ser executadas até a data 14 portanto é viável a relocação. RECURSO X X C X X X E X X G X X X Figura 27: Distribuição do recurso X após nivelamento Do mesmo modo temos o RECURSO Y

15 Y D Y Y Y Y F Y Y Y Figura 28: Distribuição do recurso Y após nivelamento Sendo necessário apenas um recurso X e um recurso Y. Note que, no caso real prático, o nivelamento de recursos não é tão simples assim, visto que temos milhares de tarefas. Se considerarmos recursos infinitos, sem nivelamento nenhum, o projeto tende a ficar inviável. Por outro lado, forçar o máximo nivelamento de recursos trás um prazo geralmente incompatível com as nossas necessidades. Mais uma vez, a resposta está no equilíbrio. Com o tempo, o planejador experiente vai encontrar esse ponto de equilíbrio, colocando um número de pessoas compatível com o local do projeto, com o seu tamanho e com as necessidades. Isto é feito, nos programas de computador, restringindo-se os recursos a um valor que se julgue adequado. CRONOGRM DE RRS Para facilidade de leitura no acompanhamento e controle de um projeto, após o nivelamento, o diagrama normalmente é colocado em forma de diagrama de barras. No exemplo do nivelamento, teríamos os seguintes cronogramas:

16 No MIS CEDO TIVIDDE Y X X C Y D X E Y F X G Figura 29: Diagrama de barras datas mais cedo Obs. : ( ----) pontilhado = folga. pós o nivelamento TIVIDDE Y X X C Y D X E Y F X G Figura 30: Diagrama de barras, após nivelamento

17 O diagrama de barras deve indicar para cada atividade sua descrição, a numeração dos eventos, os recursos necessários e sua duração. Como vemos, o diagrama de barras, ou diagrama de Gantt é resultado de um elaborado conjunto de estudo de precedência, caminho crítico e nivelamento de recursos. Para os pilotos de MS Project, esse diagrama é o próprio planejamento. Não é, como estamos mostrando. Quando temos milhares de tarefas, caso de uma grande parada, é impossível acompanhar o projeto apenas por um diagrama de barras, como poderia sugerir o uso dos os programas informatizados. É sempre necessário ter uma tabela de precedências, um diagrama PERT- CPM, um nivelamento, um diagrama de barras (se quisermos) e ainda uma curva de avanço ou curva S como veremos mais à frente. O acompanhamento de uma parada, com o uso do diagrama de barras sozinho, sem o PERT-CPM e sem curva de avanço, só funciona em projetos pequenos, que tenha apenas algumas dezenas de tarefas. REFINNDO S TÉCNICS Estimativas e contingências Nos exemplos vistos acima, tudo se passa como se os tempos estimados para as tarefas fossem únicos, imutáveis e o previsto sempre igual ao realizado. Na verdade, não é isso que ocorre, como os leitores experientes sabem. Mesmo sem ter estudado a teoria que nos fornece o P.M.I, já sabemos que cada tempo fornecido está associado a uma probabilidade que seja realizado neste período. De fato, um mesmo trabalho pode ser realizado em n tempos diferentes, como pode ser visto na figura 31. Figura 31: Função densidade de probabilidade de uma estimativa de tempo

18 curva da figura 31 acima mostra que geralmente temos um valor de tempo que se repetiria mais vezes se executássemos aquela tarefa muitas vezes. Esse valor é chamado estatisticamente como a moda da distribuição; intuitivamente é o tempo que normalmente as pessoas colocam como sendo o estimado. Na verdade, coloca-se um pouco mais, por medida de segurança. Será isto correto? teoria diz que não. prática também parece mostrar que este não é o melhor caminho. De fato, a prática de se colocar todas as atividades com uma folga, leva a que todos já pensem ser este o tempo mais provável e trabalham no ritmo e nas condições de contorno suficientes apenas para cumpri-lo (quando cumprem). O que tem dado resultado, e é respaldado pela Teoria da Corrente Crítica, baseada na obra do físico israelense Eliyahu Goldratt de 1998, é estimar os tempos de acordo com os valores mais prováveis e colocar todas as reservas de contingência em um mesmo pacote. ssim, trabalhamos com 2 prazos: o primeiro, que podemos chamar de prazo desafio é o sem reserva de contingências, aquele que a equipe e fornecedores vão buscar e vão entender como seu dever. O segundo, que contém o pulmão com a reserva de contingência, é o que vai ser fornecido ao cliente, aos acionistas, à comunidade. Tem funcionado. Quando todos os riscos são agregados, há uma redução do risco total. Isto tanto pode ser demonstrado teoricamente pelo teorema do limite central, como pode ser verificado no dia a dia de qualquer um de nós. Se já fornecemos a estimativa com o risco embutido, a tendência é ocuparmos todo o valor fornecido, sem sabermos inclusive, quanto do pulmão já consumimos à cada instante da Parada. Isto pode ser visto mais claramente na figura 32. tividades com reserva de contingência em cada atividade tividade 1 tividade 2 tividade 3 tividades com reserva de contingência ao nível de projeto tividade 1 tividade 2 tividade 3 Pulmão Pulmão reduzido como resultado da agregação das reservas tividade1 tividade 1 tividade 1 Pulmão Figura 32: Ilustração da utilização de uma contingência única

19 Como vimos no início deste capítulo, uma característica do CPM (Critical Path Method), é utilizar nas estimativas a moda da distribuição dos tempos, o que vimos fazendo até aqui. Existe, porém outro método de estimar os tempos da tarefa, que corresponde ao que preconiza o PERT (Program Evaluation nd Review Technique) e também a teoria do P.M.I. Trata-se de estimar o tempo por funções estatísticas. ssim, se a função distribuição do tempo (similar à da figura 31) for uma função de Weibull, o tempo seria: t = (O+4mp+p)/6 (formula 1) Onde O = tempo mais otimista mp = tempo mais provável P = tempo mais provável Se, por outro lado, simplificamos para que a função seja triangular, o cálculo do tempo seria: t = O + mp + p/3 Como veremos no capítulo Gerenciamento de Riscos, particularmente na questão de análise quantitativa de riscos, as distribuições de Weibull exigem um programa de computador especifico (o mais comum chama-se Crystal all ) e a distribuição triangular permite que se façam os cálculos com uma calculadora de mão. verdade é que eu não tenho visto, em paradas de manutenção, o uso de ferramentas estatísticas para calculo dos tempos e probabilidades a eles associados. Para o sucesso das paradas no futuro, me parece que um bom caminho é o de não se fixar em uma única estimativa de tempos. Eu pediria para 3 (três) pessoas experientes estimarem os tempos, informando o prazo pessimista, o mais provável e o otimista sem gordura. Teríamos muito provavelmente 3 tempos diferentes para cada uma das situações; eu faria a média dos 3 pessimistas ; a média dos menores tempos de otimistas e o a média dos intermediários e o chamaria de mais provável. plicando-se as técnicas que serão descritas no capítulo de Gerenciamento dos Riscos, eu descobriria qual seria o prazo com 80% de probabilidade de ser cumprido. Esse seria o prazo desafio. Calcularia o prazo com 85% ou 90% de probabilidade de ser cumprido. Esse seria o prazo a ser divulgado para acionistas e clientes. Obviamente, essas probabilidades são para um perfil assim como o meu. Cada organização pode estabelecer quais as probabilidades que escolherão. penas registro que estimativa com 100% de probabilidade de ser executado, conduz a prazos enormes, não compatíveis com as necessidades das Emprêsas. Por isso, ninguém pratica isso. O mesmo raciocínio do parágrafo anterior serve para a estimativa de custos.

20 Softwares de planejamento Não vamos aqui neste livro entrar nos detalhes de utilização dos softwares. Existem manuais e até um livro de um ex-colega, Rodolfo Stonner, intitulado Ferramentas de Planejamento, que dedica um capitulo inteiro ao ensino do uso do MS Project; é bastante didático e certamente através dele o leitor conseguirá navegar com certa facilidade no programa. Vamos apenas registrar que existem dois programas de larga utilização em projetos de modo geral, e Paradas em particular: O MS Project e o Primavera (Sure Track). É interessante notar que no exterior, particularmente nos E.U.. o Primavera é bem mais utilizado do que aqui no rasil, onde praticamente só se utiliza o MS Project para Paradas. Há aproximadamente 3 anos atrás, o P.M.I. fez uma pesquisa no mundo todo, com seus associados, para indicarem qual o software que utilizavam no planejamento de seus projetos. Deu a seguinte estatística: MS Project: 75 % Primavera: 20 % Outros: 5% Entre os outros, certamente existem softwares desenvolvidos pelas próprias empresas (proprietárias e projetistas). Encerrando os comentários sobre os programas, abaixo as características mais importantes dos dois mais utilizados, do ponto de vista do cliente (nós mesmos). a) M.S. Project Software da Microsystem, migável; ambiente windows, lguma dificuldade de nivelamento, Está sempre atualizado, Saída do diagrama Pert necessita de ajuste manual b) Primavera Diagrama Pert muito bem apresentado, Fornece curva S, Suporta qualquer tipo de empreendimento, Menos acessível no rasil parentemente maior dificuldade de manutenção no rasil

21 nálise e diminuição ( stressamento ) de prazos Como vimos no capítulo do escopo, vemos a necessidade de um olhar externo examinar o caminho crítico, visando diminuir o tempo pela retirada de eventuais serviços supérfluos e/ou propor uma forma diferente de realizar os serviços. Nesta fase também deve ser realizada as possibilidades de Crash ou Fast-Tracking (ambas expressões do P.M.I.). O Crash, que pode ser traduzido livremente como compressão consiste em alocar mais recursos e fazer mais horas extras em uma determinada tarefa, para diminuir seu tempo intrínseco. Já o Fast-Tracking consiste em executar tarefas que seriam realizadas em série em paralelo. Exemplificando, podemos eventualmente correr o risco de começar o isolamento térmico de uma linha mesmo não tendo o resultado de todas as radiografias de solda prontas. É um risco, cuja decisão deve ser do Coordenador Geral da Parada. O fato é que as duas técnicas acima descritas levam a um aumento dos custos e também tem resultado incerto. Porém, algumas vezes, não resta outra alternativa para obtermos bons prazos. Como tanto enfatizei no capítulo Gerenciamento do Escopo, o melhor mesmo é minimizar a quantidade de trabalhos, planejá-los com a antecedência necessária e realizá-los com garra e determinação. Controle do Prazo curva S melhor forma que conheço para verificar o andamento do prazo da parada é a curva de avanço ou a curva S, que deve ser feita em cada frente da parada, para o serviço global, para o caminho crítico e até para os subcríticos, se estes forem próximos do crítico. Infelizmente, muitos colegas que intitulam-se Técnicos de Planejamento, não tem a noção exata de como acompanhar o avanço pela curva S. Vamos entender principalmente como fazer o acompanhamento, primeiro com um exemplo bem simples, correspondente às tarefas abaixo relacionadas, que têm como escopo final 20m² de parede construídas, rebocadas e pintadas, através da leitura da tabela da figura 33:

22 1º dia Fazer limpeza e escavação = 20 Hxh 2º dia ssentar 10m² de tijolos = 20 Hxh 3º dia 4º dia ssentar 10m² de tijolos Rebocar 10 m² de parede Rebocar 10m² de parede Pintar 20 m² de parede = 20 Hxh = 10 Hxh = 10 Hxh = 10 Hxh 5º dia Limpeza geral = 10 Hxh Figura 33: Exemplo simples de uma relação de tarefas para curva S Portanto os pesos são: Limpar e escavar 20 20% 100 ssentar 40 40% 100 Rebocar 20 20% 100 Pintar 10 10% 100 Limpar 10 10% 100 Realização 1º dia Limpou, escavou e assentou 4m² de tijolos 2º dia ssentou 16m² de tijolos e rebocou 10m² 3º dia Rebocou 10m² e pintou 20m² 4º dia Limpou tudo Calculo das Realizações 100% = 100 Hxh 1º dia = 0,20 + 0,40 x 0,20 = 0,28 2º dia = 0,40 x 0,8 + 0,20 x 0,5 = 0,32 + 0,10 = 0,42 3º dia = 0,20 x 0,5 + 0,10 = 0,10 + 0,10 = 0,20 4º dia = Limpou tudo = 0,10

23 Teremos então a seguinte tabela para traçar as curvas S : Previsto Realizado 1 DI 20% 28% 2 DI 40% 70% 3 DI 70% 90% 4 DI 90% 100% 5 DI 100% 100% Figura 34: Tabela para se traçar as curvas previsto x realizado Ficaremos com a seguinte curva S previsto x realizado: Figura 35: Exemplo de curva S previsto x realizado empreendimento simples Verificamos que, para traçar a curva planejada, temos que nos basear integralmente nos Homens.hora (Hxh) estimados. Já para lançarmos a curva realizada, não podemos nos guiar pelos Hxh utilizados, e sim por coisas concretas, como eventos especificos e medidas de áreas cujos serviços foram efetivamente realizados. Isto porque, uma vez planejado o serviço, o que conta agora é realizá-lo. Por exemplo, se estimamos 2 homens trabalhando 10 horas para terminar uma determinada tarefa (20 Hxh) e precisarmos na prática de 3 homens trabalhando as mesmas 10 horas (30 Hxh), não podemos utilizar o Hxh como base para realização, pois teríamos nesse caso 30/20 x 100 = 150% de realização, o que é impossível. Podemos realizar no máximo 100% de cada serviço planejado!

24 Vão existir atividades que não envolvem homens trabalhando, mas que são importantes e devem fazer parte da curva S. É o caso de tempo de espera para cura de refratário, ou chegada de um equipamento importante. Como proceder neste caso? Minha sugestão é, já que sabemos o tempo previsto para esses eventos, é alocar um numero fictício de homens, compatíveis com a importância da tarefa, ou com o número de homens utilizados na tarefa imediatamente posterior, e no planejado, alocar os Hxh resultantes do processo que descrevi (horas decorridas x homens fictícios). Já na curva de realização, uma vez pronta à tarefa, aloca-se exatamente o percentual previsto. Para um entendimento ainda melhor do acompanhamento, vamos examinar o que ocorreu e o percentual de avanço do 2º dia no exemplo simples da curva da figura 35. Nesse dia, assentou 16m² de tijolos de um total de 20m² previstos e rebocou 10m² de um total de 20m² previstos. Os 16m² de tijolos correspondem a 16/20 = 0,8 do total, cujo peso previsto era de 40Hxh em 100 Hxh, ou 0,40. O avanço relativo a este item é, portanto, 0,80 x 0,40 = 0,32. Já os 10m² de reboco correspondem a 10/20 = 0,5 do total, cujo peso previsto era de 20 Hxh em 100 Hxh, ou 0,20. O avanço relativo a este item é, portanto 0,50 x 0,20 = 0,10. O avanço no 2º dia foi, portanto 0,32 + 0,10 = 0,42 ou 42%. Somados aos 0,28 ou 28% do 1º dia, temos então um acumulado no 2º dia de 0,28 + 0,42 = 0,70 ou 70%. É o que mostra o gráfico acima. Importante lembrar que, em uma parada de manutenção, o número de tarefas é muito, muito maior. Temos então que fazer uma planilha no excel, que calcule e some os avanços de todas as tarefas, avanços esses sempre de forma proporcional ao total do projeto. Mas a filosofia é idêntica ao que foi mostrado aqui. curva recebe a denominação de curva S porque a tendência é que tanto nos dias iniciais como nos dias finais o avanço ser menor do que nos dias intermediários. No inicio, tem muito aquecimento e dificuldades. Já no final, os acabamentos costumam ser mais demorados que as montagens. ssim, com menor avanço no inicio e no final, as curvas acabam ficando com o aspecto de um S. Para o controle do prazo é indispensável que as tarefas previstas em cada dia sejam realizadas ou até mesmo adiantadas. Este controle deve ser sob pressão e intenso. Tenho noticias que, na Europa e nos E.U., realizar os serviços previstos é condição de emprego para os indivíduos; para as Empresas, condição de continuarem a ser contratadas. Marcos comemorativos ou milestones Este recurso é utilizado parcialmente nas paradas no rasil. Sucesso em Paradas no futuro deverão tornar obrigatório o seu uso integral.

25 Trata-se de eleger marcos comemorativos, que todos possam ver, com datas pré-estabelecidas da ocorrência. Na data, uma vez pronto o fato préeleito como Marco na data correta, faz-se uma pequena celebração, mesmo que seja um simples comunicado agradecendo às pessoas e registrando os fatos. Por exemplo, na construção de uma casa, os marcos comemorativos poderiam ser: - Fundações totalmente prontas - Paredes totalmente levantadas - Laje pronta - Telhado e janelas colocadas - cabamento Se a cada um dos eventos acima, associamos uma data, teríamos o seguinte cronograma de marcos, conforme figura 36 abaixo: Figura 36: Exemplo de cronograma de marcos para um projeto simples Cada um, em sua parada, pode eleger os marcos mais significativos: Chegada de um equipamento, término de soldagem, uma grande movimentação de carga; enfim escolham coisas importantes e que todos possam ver e perceber o avanço. Prazos diferenciados Quando assumi a Coordenação de Paradas da Refinaria, percebi que nas paradas anteriores, muitas vezes os serviços da frente caminho crítico não atrasava e mesmo assim as paradas atrasavam. razão mais forte é que todas as frentes, crítica, sub-crítica e não críticas, tinham a mesma data para terminar.

26 Intuitivamente resolvi, em conjunto com os colegas, colocar prazos diferenciados, menores para os caminhos não críticos, mesmo que isto resultasse em algum custo adicional. Os sucessos das 4 paradas relatadas no primeiro capítulo mostram que esta foi uma decisão acertada. figura 37 mostra a diferenciação dos prazos das diversas frentes de trabalho, sendo as de linha continua mais extensa as 2 frentes consideradas críticas. Figura 37: Exemplo de frentes de uma parada terminando em datas distintas Posteriormente, ao estudar análise quantitativa de riscos, é que fiquei sabendo que nossa decisão tinha uma base teórica muito forte. prendi que a todo prazo está associado uma probabilidade de que seja realizado até aquele valor estimado. Uma probabilidade considerada bastante boa é de 90%. Pois bem, se tivermos 5 frentes em paralelo, todas terminando na mesma data com 90% de probabilidade cada uma, pela teoria das probabilidades teremos que a probabilidade de que todas as frentes terminem no prazo é de: P = P1xP2xP3xP4xP5 P = 0,9 x 0,9 x 0,9 x 0,9 x 0,9 P = 0,59 ou 59%! Era mais difícil mesmo cumprir o prazo da Parada, não é mesmo?

GERENCIAMENTO DO TEMPO (PRAZO)

GERENCIAMENTO DO TEMPO (PRAZO) GERENCIAMENTO DO TEMPO (PRAZO) INTRODUÇÃO Está fortemente arraigada a idéia de que planejar e acompanhar um Projeto é uma atividade basicamente ligada a planejar e acompanhar Prazo e Custo. Esses itens

Leia mais

TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE. UNIDADE II - Instrumentos gráficos de planejamento e controle

TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE. UNIDADE II - Instrumentos gráficos de planejamento e controle TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE UNIDADE II - Instrumentos gráficos de planejamento e controle 2.5. Diagramas de redes de precedência O CPM Critical Path Method, consiste em uma rede com setas representativas

Leia mais

PERT/CPM. POP II UDESC Prof. Adelmo A. Martins

PERT/CPM. POP II UDESC Prof. Adelmo A. Martins PERT/CPM POP II UDESC Prof. Adelmo A. Martins PERT/CPM Conjunto de técnicas utilizado para o planejamento e o controle de empreendimentos ou projetos. Utilizado para gerenciar tempo e custos dos empreendimentos

Leia mais

Estratégia de Manutenção em Oficinas utilizando Caminho Critico

Estratégia de Manutenção em Oficinas utilizando Caminho Critico SEGeT Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia 1 Estratégia de Manutenção em Oficinas utilizando Caminho Critico RESUMO Entre as estratégias gerenciais em empresas de médio e grande porte existe o

Leia mais

CPM (Critical Path Method) Método do caminho crítico

CPM (Critical Path Method) Método do caminho crítico U UL L CPM (Critical Path Method) Método do caminho crítico O serviço de manutenção de máquinas é indispensável e deve ser constante. Por outro lado, é necessário manter a produção, conforme o cronograma

Leia mais

Podemos encontrar uma figura interessante no PMBOK (Capítulo 7) sobre a necessidade de organizarmos o fluxo de caixa em um projeto.

Podemos encontrar uma figura interessante no PMBOK (Capítulo 7) sobre a necessidade de organizarmos o fluxo de caixa em um projeto. Discussão sobre Nivelamento Baseado em Fluxo de Caixa. Item aberto na lista E-Plan Podemos encontrar uma figura interessante no PMBOK (Capítulo 7) sobre a necessidade de organizarmos o fluxo de caixa em

Leia mais

Planejamento e Controle de Projetos

Planejamento e Controle de Projetos Planejamento e Controle de Projetos Transformação de uma idéia em um conceito Forma A forma global do produto Idéia Propósito A necessidade que o produto deve satisfazer Função A maneira como o produto

Leia mais

Microsoft Project 2003

Microsoft Project 2003 Microsoft Project 2003 1 [Módulo 4] Microsoft Project 2003 2 Definindo durações Inter-relacionamentorelacionamento Caminho crítico Microsoft Project 2003 3 1 Duração das Atividades Microsoft Project 2003

Leia mais

Soluções Nível 1 5 a e 6 a séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental

Soluções Nível 1 5 a e 6 a séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental a e 6 a séries (6º e 7º anos) do Ensino Fundamental 1. (alternativa C) Os números 0,01 e 0,119 são menores que 0,12. Por outro lado, 0,1 e 0,7 são maiores que 0,. Finalmente, 0,29 é maior que 0,12 e menor

Leia mais

A importância da comunicação em projetos de

A importância da comunicação em projetos de A importância da comunicação em projetos de Tecnologia da Informação (TI) Autor: Ivan Luizio R. G. Magalhães Um perigo previsto está metade evitado. Thomas Fuller Introdução Há muitos anos atrás, um bom

Leia mais

Gerenciamento do Tempo do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento do Tempo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento do Tempo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) O gerenciamento do tempo inclui os processos necessários para gerenciar o término pontual do projeto, logo o cronograma é uma das principais restrições

Leia mais

Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística. Aula 4 Conceitos básicos de estatística

Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística. Aula 4 Conceitos básicos de estatística Aula 4 Conceitos Básicos de Estatística Aula 4 Conceitos básicos de estatística A Estatística é a ciência de aprendizagem a partir de dados. Trata-se de uma disciplina estratégica, que coleta, analisa

Leia mais

Redução no custo e prazo de desenvolvimento de novos produtos; Aumento no tempo de vida dos novos produtos; Aumento de vendas e receita; Aumento do

Redução no custo e prazo de desenvolvimento de novos produtos; Aumento no tempo de vida dos novos produtos; Aumento de vendas e receita; Aumento do Revisão 1 Redução no custo e prazo de desenvolvimento de novos produtos; Aumento no tempo de vida dos novos produtos; Aumento de vendas e receita; Aumento do número de clientes e de sua satisfação; Aumento

Leia mais

www.verriveritatis.com.br

www.verriveritatis.com.br ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO EAP Uma abordagem objetiva 1. Introdução Temos visto que os profissionais da área, que elaboram as EAPs, também conhecidas pela sigla em inglês WBS (Work Breakdown Structure),

Leia mais

Desafio Profissional PÓS-GRADUAÇÃO 2012. Gestão de Projetos - Módulo C Prof. Me. Valter Castelhano de Oliveira

Desafio Profissional PÓS-GRADUAÇÃO 2012. Gestão de Projetos - Módulo C Prof. Me. Valter Castelhano de Oliveira Desafio Profissional PÓS-GRADUAÇÃO 12 Gestão de Projetos - Módulo C Prof. Me. Valter Castelhano de Oliveira 1 DESAFIO PROFISSIONAL Disciplinas: Ferramentas de Software para Gestão de Projetos. Gestão de

Leia mais

Introdução. 1. Introdução

Introdução. 1. Introdução Introdução 1. Introdução Se você quer se atualizar sobre tecnologias para gestão de trade marketing, baixou o material certo. Este é o segundo ebook da série que o PDV Ativo, em parceria com o Agile Promoter,

Leia mais

Aula 4 Estatística Conceitos básicos

Aula 4 Estatística Conceitos básicos Aula 4 Estatística Conceitos básicos Plano de Aula Amostra e universo Média Variância / desvio-padrão / erro-padrão Intervalo de confiança Teste de hipótese Amostra e Universo A estatística nos ajuda a

Leia mais

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior MRP II Introdução A lógica de cálculo das necessidades é conhecida há muito tempo Porém só pode ser utilizada na prática em situações mais complexas a partir dos anos 60 A partir de meados da década de

Leia mais

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS Cronograma e Curva S

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS Cronograma e Curva S PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS Cronograma e Curva S Professora: Eng. Civil Mayara Custódio, Msc. PERT/CPM PERT Program Evaluation and Review Technique CPM Critical Path Method Métodos desenvolvidos em

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas DECIV. Gestão de Obras em Construção Civil. Aula 3 PLANEJAMENTO DE OBRAS

Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas DECIV. Gestão de Obras em Construção Civil. Aula 3 PLANEJAMENTO DE OBRAS Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas DECIV CIV 43 Aula 3 PLANEJAMENTO DE OBRAS SISTEMA DE PLANEJAMENTO DE OBRAS DEFINIÇÃO DE PLANEJAMENTO a palavra: Visão a sentença: Planejamento é uma ferramenta

Leia mais

DIAGRAMAS DE REDE TÉCNICAS DO CAMINHO CRÍTICO PERT / CPM

DIAGRAMAS DE REDE TÉCNICAS DO CAMINHO CRÍTICO PERT / CPM DIAGRAMAS DE REDE TÉCNICAS DO CAMINHO CRÍTICO PERT / CPM Program Evaluation and Review Technique PERT: VISÃO GERAL Program Evaluation and Review Technique Técnica para avaliação e revisão de programa.

Leia mais

Projetos - definição. Projetos - exemplos. Projetos - características

Projetos - definição. Projetos - exemplos. Projetos - características Projetos - definição Pesquisa Operacional II Projeto é uma série de atividades que objetivam gerar um produto (saída, output) Geralmente consiste em um empreendimento temporário Michel J. Anzanello, PhD

Leia mais

II. FASE DE PLANEJAMENTO define a maturidade do entendimento do escopo e, o desenvolvimento do Plano do Projeto PP.

II. FASE DE PLANEJAMENTO define a maturidade do entendimento do escopo e, o desenvolvimento do Plano do Projeto PP. II. FASE DE PLANEJAMENTO define a maturidade do entendimento do escopo e, o desenvolvimento do Plano do Projeto PP. Nesta fase busca-se o refinamento dos objetivos do projeto e detalhamento do melhor caminho

Leia mais

Gerenciamento de projetos prof. Mário Garcia

Gerenciamento de projetos prof. Mário Garcia Gerenciamento de projetos prof. Mário Garcia MBA em Gestão de Energia PROPPEX Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Centro Universitário Fundação Santo André Gerenciamento do tempo De acordo

Leia mais

Dadas a base e a altura de um triangulo, determinar sua área.

Dadas a base e a altura de um triangulo, determinar sua área. Disciplina Lógica de Programação Visual Ana Rita Dutra dos Santos Especialista em Novas Tecnologias aplicadas a Educação Mestranda em Informática aplicada a Educação ana.santos@qi.edu.br Conceitos Preliminares

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

4 Avaliação Econômica

4 Avaliação Econômica 4 Avaliação Econômica Este capítulo tem o objetivo de descrever a segunda etapa da metodologia, correspondente a avaliação econômica das entidades de reservas. A avaliação econômica é realizada a partir

Leia mais

O que é Gestão de Projetos? Alcides Pietro, PMP

O que é Gestão de Projetos? Alcides Pietro, PMP O que é de Projetos? Alcides Pietro, PMP Resumo Nas próximas páginas é apresentado o tema gestão de projetos, inicialmente fazendo uma definição de projeto, destancando a diferença entre desenvolvimento

Leia mais

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br

Gerenciamento de projetos. cynaracarvalho@yahoo.com.br Gerenciamento de projetos cynaracarvalho@yahoo.com.br Projeto 3URMHWR é um empreendimento não repetitivo, caracterizado por uma seqüência clara e lógica de eventos, com início, meio e fim, que se destina

Leia mais

O que é, e para que serve o Cronograma:

O que é, e para que serve o Cronograma: O que é, e para que serve o Cronograma: O cronograma é um instrumento de planejamento e controle semelhante a um diagrama em que são definidas e detalhadas minuciosamente as atividades a serem executadas

Leia mais

Engenharia de Software II: Criando o cronograma do projeto. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br

Engenharia de Software II: Criando o cronograma do projeto. Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Engenharia de Software II: Criando o cronograma do projeto Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br Sumário Definição das atividades. Sequenciamento das atividades. Estimativa de recursos

Leia mais

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como:

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como: Plano de Teste (resumo do documento) I Introdução Identificador do Plano de Teste Esse campo deve especificar um identificador único para reconhecimento do Plano de Teste. Pode ser inclusive um código

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS E PROJETOS

GESTÃO DE PESSOAS E PROJETOS GESTÃO DE PESSOAS E PROJETOS 7º semestre Eng. Produção Prof. Luciel Henrique de Oliveira luciel@fae.br Gestão do TEMPO em Projetos Redes e Cronogramas Prof. Luciel Henrique de Oliveira Como Gerenciar o

Leia mais

Detalhamento da Fase de Planejamento e Programação de Projeto. Gerenciamento de Tempo

Detalhamento da Fase de Planejamento e Programação de Projeto. Gerenciamento de Tempo Detalhamento da Fase de Planejamento e Programação de Projeto Gerenciamento de Tempo Principal objetivo garantir que o projeto seja concluído dentro do prazo determinado; O cronograma do projeto é sempre

Leia mais

TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE. UNIDADE II - Instrumentos gráficos de planejamento e controle

TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE. UNIDADE II - Instrumentos gráficos de planejamento e controle TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE UNIDADE II - Instrumentos gráficos de planejamento e controle 2.6. Gráfico de Gantt Para facilitar a visualização e entendimento da programação, a rede PERT pode ser

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Introdução Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software Os modelos de processos de desenvolvimento de software surgiram pela necessidade de dar resposta às

Leia mais

CAPÍTULO 3 - TIPOS DE DADOS E IDENTIFICADORES

CAPÍTULO 3 - TIPOS DE DADOS E IDENTIFICADORES CAPÍTULO 3 - TIPOS DE DADOS E IDENTIFICADORES 3.1 - IDENTIFICADORES Os objetos que usamos no nosso algoritmo são uma representação simbólica de um valor de dado. Assim, quando executamos a seguinte instrução:

Leia mais

Estabelecer o tempo necessário para preparar e servir um café!

Estabelecer o tempo necessário para preparar e servir um café! Escola Politécnica da USP Departamento de Engenharia de Produção - Aula 6 Gestão de projetos / Diagrama de precedência Diagrama de redes Cronograma Agosto/9 Prof. Clovis Alvarenga Netto Aula 6 Gerenciamento

Leia mais

Engenharia de Software III

Engenharia de Software III Engenharia de Software III Casos de uso http://dl.dropbox.com/u/3025380/es3/aula6.pdf (flavio.ceci@unisul.br) 09/09/2010 O que são casos de uso? Um caso de uso procura documentar as ações necessárias,

Leia mais

Módulo 4. Construindo uma solução OLAP

Módulo 4. Construindo uma solução OLAP Módulo 4. Construindo uma solução OLAP Objetivos Diferenciar as diversas formas de armazenamento Compreender o que é e como definir a porcentagem de agregação Conhecer a possibilidade da utilização de

Leia mais

MÓDULO 6 INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE

MÓDULO 6 INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE MÓDULO 6 INTRODUÇÃO À PROBBILIDDE Quando estudamos algum fenômeno através do método estatístico, na maior parte das vezes é preciso estabelecer uma distinção entre o modelo matemático que construímos para

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA CONSIDERAÇÕES SOBRE USO DO SOFTWARE EDUCACIONAL FALANDO SOBRE... HISTÓRIA DO BRASIL EM AULA MINISTRADA EM LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA Dorisvaldo Rodrigues da Silva drsilva@unioeste.br Vera Lúcia Ruiz Rodrigues

Leia mais

PERT CPM. Ferramentas de Desenvolvimento. Referencial Bibliográfico. Isnard Martins

PERT CPM. Ferramentas de Desenvolvimento. Referencial Bibliográfico. Isnard Martins Ferramentas de Desenvolvimento Isnard Martins Referencial Bibliográfico Administração da Produção e Operações - L.Ritzman & Krajewsky I. Martins Notas de Aula PERT CPM Método PERT - CPM ou Método do Caminho

Leia mais

Só Matemática O seu portal matemático http://www.somatematica.com.br FUNÇÕES

Só Matemática O seu portal matemático http://www.somatematica.com.br FUNÇÕES FUNÇÕES O conceito de função é um dos mais importantes em toda a matemática. O conceito básico de função é o seguinte: toda vez que temos dois conjuntos e algum tipo de associação entre eles, que faça

Leia mais

Planejamento Recursos

Planejamento Recursos UDESC Universidade do Estado de Santa Catarina FEJ Faculdade de Engenharia de Joinville Planejamento Recursos Prof. Régis K. Scalice DEPS Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Objetivos da

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

Exercícios Teóricos Resolvidos

Exercícios Teóricos Resolvidos Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Matemática Exercícios Teóricos Resolvidos O propósito deste texto é tentar mostrar aos alunos várias maneiras de raciocinar

Leia mais

MAT 461 Tópicos de Matemática II Aula 3: Resumo de Probabilidade

MAT 461 Tópicos de Matemática II Aula 3: Resumo de Probabilidade MAT 461 Tópicos de Matemática II Aula 3: Resumo de Probabilidade Edson de Faria Departamento de Matemática IME-USP 19 de Agosto, 2013 Probabilidade: uma Introdução / Aula 3 1 Probabilidade Discreta: Exemplos

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica

O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica O Princípio da Complementaridade e o papel do observador na Mecânica Quântica A U L A 3 Metas da aula Descrever a experiência de interferência por uma fenda dupla com elétrons, na qual a trajetória destes

Leia mais

PMI (PROJECT MANAGEMENT INSTITUT) A PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO DE PROJETOS

PMI (PROJECT MANAGEMENT INSTITUT) A PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO DE PROJETOS PMI (PROJECT MANAGEMENT INSTITUT) A PROFISSIONALIZAÇÃO DA GESTÃO DE PROJETOS Resumo Thomas Henrique Gris(G UEM) Flávia Urgnani (G-UEM) Hevilla Juliane Alto É(G-UEM) José Braz Hercos Jr(UEM) O estudo de

Leia mais

Gerência e Planejamento de Projeto. SCE 186 - Engenharia de Software Profs. José Carlos Maldonado e Elisa Yumi Nakagawa 2 o semestre de 2002

Gerência e Planejamento de Projeto. SCE 186 - Engenharia de Software Profs. José Carlos Maldonado e Elisa Yumi Nakagawa 2 o semestre de 2002 Gerência e Planejamento de Projeto SCE 186 - Engenharia de Software Profs. José Carlos Maldonado e Elisa Yumi Nakagawa 2 o semestre de 2002 Conteúdo: Parte 1: Gerenciamento & Qualidade Plano de Projeto

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos 1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou

Leia mais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais

Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais CSE-208-4 Introdução à Gestão de Projetos L.F. Perondi 18.07.2010 PARTE 2 SUMÁRIO 1. Processos de Gerenciamento de

Leia mais

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida

Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida Protocolo em Rampa Manual de Referência Rápida 1 O que é o Protocolo em Rampa O protocolo em rampa é um protocolo para testes de esforço que não possui estágios. Nele o incremento da carga se dá de maneira

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

Método do Caminho Crítico PERT /CPM. Prof. Marcio Cardoso Machado

Método do Caminho Crítico PERT /CPM. Prof. Marcio Cardoso Machado Método do Caminho Crítico PERT /CPM Prof. Marcio Cardoso Machado - Conjunto de técnicas utilizado para o planejamento e o controle de empreendimentos ou projetos - Fatores: prazo, custo e qualidade - Aplicado

Leia mais

O planejamento do projeto. Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos Aula 8 Prof. Rafael Roesler

O planejamento do projeto. Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos Aula 8 Prof. Rafael Roesler O planejamento do projeto Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos Aula 8 Prof. Rafael Roesler 2 Introdução Processo de definição das atividades Sequenciamento de atividades Diagrama de

Leia mais

SETIS- III Seminário de Tecnologia Inovação e Sustentabilidade 4 e 5 de novembro de 2014.

SETIS- III Seminário de Tecnologia Inovação e Sustentabilidade 4 e 5 de novembro de 2014. A importância da comunicação no gerenciamento de projetos de softwares: reflexões teóricas Lucas Krüger lucas_kruger-@hotmail.com Resumo: Esse artigo objetiva estudar a comunicação entre cliente e desenvolvedor

Leia mais

1. Introdução. Avaliação de Usabilidade Página 1

1. Introdução. Avaliação de Usabilidade Página 1 1. Introdução Avaliação de Usabilidade Página 1 Os procedimentos da Avaliação Heurística correspondem às quatro fases abaixo e no final é apresentado como resultado, uma lista de problemas de usabilidade,

Leia mais

Como Implantar Agora 03 Controles Simples e Efetivos Para Você Garantir A RASTREABILIDADE Da Sua Empresa Sem Precisar Investir em Softwares Caros!

Como Implantar Agora 03 Controles Simples e Efetivos Para Você Garantir A RASTREABILIDADE Da Sua Empresa Sem Precisar Investir em Softwares Caros! Como Implantar Agora 03 Controles Simples e Efetivos Para Você Garantir A RASTREABILIDADE Da Sua Empresa Sem Precisar Investir em Softwares Caros! Olá...eu sou a Samira! Sou engenheira química e atuo há

Leia mais

Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco Engenharia Civil. Planejamento Operacional de Obras. Gerenciamento de Prazo

Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco Engenharia Civil. Planejamento Operacional de Obras. Gerenciamento de Prazo Universidade de Pernambuco Escola Politécnica de Pernambuco Engenharia Civil Planejamento Operacional de Obras Gerenciamento de Prazo 1 GERENCIAMENTO DE PROJETOS INTRODUÇÃO PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE

Leia mais

Fração como porcentagem. Sexto Ano do Ensino Fundamental. Autor: Prof. Francisco Bruno Holanda Revisor: Prof. Antonio Caminha M.

Fração como porcentagem. Sexto Ano do Ensino Fundamental. Autor: Prof. Francisco Bruno Holanda Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Material Teórico - Módulo de FRAÇÕES COMO PORCENTAGEM E PROBABILIDADE Fração como porcentagem Sexto Ano do Ensino Fundamental Autor: Prof. Francisco Bruno Holanda Revisor: Prof. Antonio Caminha M. Neto

Leia mais

Aula Nº 05 Determinação do Cronograma

Aula Nº 05 Determinação do Cronograma Aula Nº 05 Determinação do Cronograma Objetivos da Aula: Os objetivos desta aula são, basicamente, apresentar as atividades necessárias para se produzir o cronograma do projeto. Ao final desta aula, você

Leia mais

Trabalho Interdisciplinar. MS Project

Trabalho Interdisciplinar. MS Project Aula Prática: Introdução ao Microsoft Project Professional MS Project Como vimos em nossas aulas, a EAP Estrutura Analítica do Projeto é o primeiro passo para criar um cronograma de um projeto estruturado.

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 Índice 1. Orçamento Empresarial...3 2. Conceitos gerais e elementos...3 3. Sistema de orçamentos...4 4. Horizonte de planejamento e frequência

Leia mais

Gerência de Projetos. Aula 07. Prof. Gladimir Ceroni Catarino gladimir@gmail.com

Gerência de Projetos. Aula 07. Prof. Gladimir Ceroni Catarino gladimir@gmail.com Gerência de Projetos Aula 07 Prof. Gladimir Ceroni Catarino gladimir@gmail.com SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Gerenciamento do Tempo o Tempo gasto é tempo

Leia mais

Algoritmos. Objetivo principal: explicar que a mesma ação pode ser realizada de várias maneiras, e que às vezes umas são melhores que outras.

Algoritmos. Objetivo principal: explicar que a mesma ação pode ser realizada de várias maneiras, e que às vezes umas são melhores que outras. 6 6 NOME DA AULA: 6 Algoritmos Duração da aula: 45 60 minutos Tempo de preparação: 10-25 minutos (dependendo da disponibilidade de tangrans prontos ou da necessidade de cortá-los à mão) Objetivo principal:

Leia mais

REVISÃO E AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA

REVISÃO E AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA 2 Aula 45 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA 3 Vídeo Arredondamento de números. 4 Arredondamento de números Muitas situações cotidianas envolvendo valores destinados à contagem, podem ser facilitadas utilizando o

Leia mais

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler

Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Tecnologia em Gestão Pública Desenvolvimento de Projetos - Aula 9 Prof. Rafael Roesler Introdução Objetivos da Gestão dos Custos Processos da Gerência de Custos Planejamento dos recursos Estimativa dos

Leia mais

PARA A CONSTRUÇÃO DOS GRÁFICOS

PARA A CONSTRUÇÃO DOS GRÁFICOS 1 PARA A CONSTRUÇÃO DOS GRÁFICOS Apresentamos dois materiais feitos por estudantes do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde para construção de gráficos. As instruções das páginas

Leia mais

Metodologia e Gerenciamento do Projeto na Fábrica de Software v.2

Metodologia e Gerenciamento do Projeto na Fábrica de Software v.2 .:: Universidade Estadual de Maringá Bacharelado em Informática Eng. de Software III :. Sistema de Gerenciamento de Eventos - Equipe 09 EPSI Event Programming System Interface Metodologia e Gerenciamento

Leia mais

2 Diagrama de Caso de Uso

2 Diagrama de Caso de Uso Unified Modeling Language (UML) Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Diagrama de Caso de Uso (Use Case) Autoria:Aristófanes Corrêa

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO ALAVANQUE SUA EMPRESA EM TEMPOS DE INCERTEZA 2015 tem se mostrado um ano de grandes desafios. Sua empresa está passando por este período com resultados inferiores aos planejados?

Leia mais

Construção de tabelas verdades

Construção de tabelas verdades Construção de tabelas verdades Compreender a Lógica como instrumento da ciência e como estrutura formal do pensamento, conhecendo e compreendendo as operações com os principais conceitos proposicionais

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Prof. Raul Sidnei Wazlawick UFSC-CTC-INE. Fonte: Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos, 2ª Edição, Elsevier, 2010.

Prof. Raul Sidnei Wazlawick UFSC-CTC-INE. Fonte: Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos, 2ª Edição, Elsevier, 2010. Visão Geral do Sistema Prof. Raul Sidnei Wazlawick UFSC-CTC-INE 2010 Fonte: Análise e Projeto de Sistemas de Informação Orientados a Objetos, 2ª Edição, Elsevier, 2010. A fase de concepção do UP consiste

Leia mais

Capítulo 6 Gerenciamento do Tempo do projeto

Capítulo 6 Gerenciamento do Tempo do projeto Capítulo 6 Gerenciamento do Tempo do projeto 1 Introdução Vamos pensar um pouco? 2 Introdução Porquê gerenciar o tempo? Como saber se chegaremos nos objetivos no prazo estimado? Planejar e Controlar 3

Leia mais

Passo a passo sobre o planejamento de projetos

Passo a passo sobre o planejamento de projetos Por Flávia Ribeiro Passo a passo sobre o planejamento de projetos O planejamento é uma ferramenta essencial para a nossa vida pessoal e profissional. Há os que argumentam que não vale a pena planejar,

Leia mais

O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2

O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2 3.2 O Espaço Nulo de A: Resolvendo Ax = 0 11 O ESPAÇO NULO DE A: RESOLVENDO AX = 0 3.2 Esta seção trata do espaço de soluções para Ax = 0. A matriz A pode ser quadrada ou retangular. Uma solução imediata

Leia mais

DESPESAS FIXAS. O que são Despesas Fixas?

DESPESAS FIXAS. O que são Despesas Fixas? Conceitos de Gestão O intuito desse treinamento, é apresentar aos usuários do software Profit, conceitos de gestão que possam ser utilizados em conjunto com as informações disponibilizadas pelo sistema.

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

TC 045 Gerenciamento de Projetos

TC 045 Gerenciamento de Projetos TC 045 Gerenciamento de Projetos Escopo Tempo Figura: D. Randa (2012) NAYARA SOARES KLEIN nayaraklein@gmail.com ANO: 2013 Escopo: s.m. Finalidade; alvo; intento; propósito. Dicionário Aurélio Escopo do

Leia mais

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com.

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com. Controle Financeiro 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz Emerson Machado Salvalagio Quando abrimos uma empresa e montamos nosso próprio negócio ou quando nos formalizamos, após algum tempo

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

GERENCIAMENTO DE ESTOQUE NA FARMÁCIA

GERENCIAMENTO DE ESTOQUE NA FARMÁCIA GERENCIAMENTO DE ESTOQUE NA FARMÁCIA Em qualquer empresa que atua na comercialização de produtos, o estoque apresenta-se como elemento fundamental. No ramo farmacêutico, não é diferente, sendo o controle

Leia mais

Utilização do SOLVER do EXCEL

Utilização do SOLVER do EXCEL Utilização do SOLVER do EXCEL 1 Utilização do SOLVER do EXCEL José Fernando Oliveira DEEC FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO MAIO 1998 Para ilustrar a utilização do Solver na resolução de

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Entendendo como funciona o NAT

Entendendo como funciona o NAT Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços

Leia mais

Aprenda como estudar em quatro etapas PORVIR

Aprenda como estudar em quatro etapas PORVIR ENG POR!FAZER POR?PENSAR POR+CRIAR POR PESSOAS POR:VIR DIÁRIO DE INOVAÇÕES WIKI DICAS BLOG DESTAQUE // POR?PENSAR 1 COMENTÁRIO // 10 TWEETS // 999 LIKES Aprenda como estudar em quatro etapas Educador Fábio

Leia mais

BSI Letramento Digital Prof. André Di Thommazo. Organização pessoal

BSI Letramento Digital Prof. André Di Thommazo. Organização pessoal Organização pessoal Os cursos de graduação exigem que os alunos cursem diversas disciplinas ao mesmo tempo e em alguns semestres a carga horária é grande. Em geral o aluno de ensino a distância tem outras

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Exercícios gerais com questões de concursos anteriores

Gerenciamento de Projetos Exercícios gerais com questões de concursos anteriores Gerenciamento de Projetos Exercícios gerais com questões de concursos anteriores Programa 1. Conceitos básicos do PMBOK. 2. Gerenciamento do ciclo de vida do sistema: determinação dos requisitos, projeto

Leia mais

)HUUDPHQWDV &RPSXWDFLRQDLV SDUD 6LPXODomR

)HUUDPHQWDV &RPSXWDFLRQDLV SDUD 6LPXODomR 6LPXODomR GH6LVWHPDV )HUUDPHQWDV &RPSXWDFLRQDLV SDUD 6LPXODomR #5,6. Simulador voltado para análise de risco financeiro 3RQWRV IRUWHV Fácil de usar. Funciona integrado a ferramentas já bastante conhecidas,

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Felipe Oliveira, JPMorgan:

Felipe Oliveira, JPMorgan: Felipe Oliveira, JPMorgan: Bom dia a todos. Minha pergunta é em relação ao nível de despesa operacional, se você acredita conseguir, ao longo dos próximos trimestres, capturar no seu resultado operacional

Leia mais

Pesquisas e Contagens

Pesquisas e Contagens Reforço escolar M ate mática Pesquisas e Contagens Dinâmica 1 1ª Série 1º Bimestre DISCIPLINA SÉRIE CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Médio 1ª Numérico Aritmético Conjuntos Aluno Primeira Etapa Compartilhar

Leia mais

AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA

AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA CAPÍTULO 1 AS LEIS DE NEWTON PROFESSOR ANDERSON VIEIRA Talvez o conceito físico mais intuitivo que carregamos conosco, seja a noção do que é uma força. Muito embora, formalmente, seja algo bastante complicado

Leia mais