IBMEC. Sempre encarei folhas em branco como a possibilidade de quebrar paradigmas. PÓS-GRADUAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IBMEC. Sempre encarei folhas em branco como a possibilidade de quebrar paradigmas. PÓS-GRADUAÇÃO"

Transcrição

1 PÓS-GRADUAÇÃO IBMEC Sempre encarei folhas em branco como a possibilidade de quebrar paradigmas. ADRIANA KNACKFUSS, DIRETORA DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING DA COLA-COLA BRASIL E EX-ALUNA DO MBA IBMEC PROTAGONISTAS PARA O MUNDO.

2 QUEM SOMOS Somos um dos mais importantes centros brasileiros de ensino direcionado a negócios. Desde a década de 70, percorremos uma trajetória de expansão contínua e coerente com os mais altos padrões de qualidade. Estamos presentes em Belo Horizonte desde 1991 e nosso portfólio é composto por cursos de graduação, pós-graduação, extensão e soluções corporativas. São programas acadêmicos que se destacam pela qualidade do ensino, pela atualização constante de seus conteúdos e pelo forte viés de negócios, uma característica que está no DNA da instituição. Prezando pelo rigor acadêmico e por uma abordagem plural e pragmática, ocupamos uma posição de prestígio, solidez e credibilidade, chancelada pelo mercado e por um histórico com diversos registros de conceito máximo nas avaliações do MEC. E o mais importante: colecionamos histórias de sucesso de nossos alunos ao lançar empreendedores bem preparados e líderes que se destacam entre os mais disputados executivos do mercado. Conte com a nossa expertise para conquistar uma formação profissional de excelência. Um abraço, Camila Ribeiro Romeiro Diretora do Ibmec/MG

3 COORDENAÇÃO ACADÊMICA E DIRETORIA CAMILA RIBEIRO ROMEIRO Diretora Executiva - Ibmec/MG CLEBERSON LUIZ SANTOS DE PAULA Coordenador Geral da Pós-graduação - Ibmec/MG Doutorando em Administração (PUC/MG) FRANK MAGALHÃES DE PINHO Coordenador de Programas Executivos - Ibmec/MG Doutor e Mestre em Estatística (UFMG) EDUARDO ANDRADE Coordenador de Programas Executivos - Ibmec/MG Doutorando em Ciência da Informação e Gestão do Conhecimento (FUMEC) HENRIQUE CUNHA BARBOSA Coordenador da Pós-graduação em Direito e LL.M. Legal Master - Ibmec/MG Doutorando em Direito Comercial (USP) PROTAGONISTAS PARA O MUNDO Acreditamos que a verdadeira formação é aquela que dá instrumentos de excelência para que os nossos alunos sejam protagonistas do próprio destino e consigam impactar positivamente em uma sociedade cada vez mais global, colaborativa e integrada. O MBA Executivo do Ibmec preencheu uma lacuna importante na minha vida profissional, garantindome um aprendizado eficiente e proporcionando-me uma vantagem competitiva em relação ao mercado empresarial. Como CEO de uma empresa desenvolvedora de software, tive total apoio de professores altamente qualificados, tanto acadêmica quanto mercadologicamente, e contei com ótimas disciplinas que elevaram o meu nível gerencial e otimizaram os resultados sobre minha equipe. Além disso, a certeza de ser realmente avaliado em meu aprendizado deixou-me mais preparado para conquistar grandes negócios! Leonardo Camargos Faria, aluno MBA Executivo

4 EXCELÊNCIA VOLTADA PARA A PRÁTICA Nossos cursos são experiências de aprendizado transformadoras. A união entre estudos de caso e sólida base teórica asseguram a adequação dos programas acadêmicos aos desafios vividos pelos profissionais. CORPO DOCENTE QUALIFICADO E COM EXPERIÊNCIA DE MERCADO Nosso corpo docente é composto por professores com formação acadêmica robusta que inclui Mestrado, Doutorado e Ph.D. em escolas de ponta nacionais e internacionais. Acumulam grande experiência de mercado e são constantemente consultados pelos mais representativos veículos midiáticos como fontes de informação qualificada. IBMEC CARREIRAS O Ibmec Carreiras oferece, aos nossos alunos e ex-alunos, orientação profissional para o direcionamento de suas trajetórias profissionais. O setor mantém estreito relacionamento com as empresas, o que possibilita a realização de eventos com a participação de profissionais de renome, a divulgação de vagas exclusivas e maior integração com o mercado. COACHING Nossos alunos podem participar de um programa de coaching exclusivo que permite ao participante mapear seus pontos fortes e fracos, aumentar a sua autoconfiança e traçar metas assertivas de carreira em curto e longo prazo, visando resultados efetivos.

5 ABRANGÊNCIA INTERNACIONAL Formamos profissionais com amplitude de pensamento e visão internacional, capazes de se adaptarem a ambientes multiculturais e internacionais de alta performance. MÓDULO INTERNACIONAL Nossos alunos têm a oportunidade de cursar um módulo acadêmico em parceria com algumas das melhores universidades do mundo. Nessa vivência internacional, os profissionais podem expandir o conhecimento em suas áreas de atuação, aplicar a teoria a diferentes cenários e obter uma formação global que valoriza o currículo. JORNADAS INTERNACIONAIS Oferecemos jornadas de imersão exclusivas que promovem visitas a grandes empresas multinacionais, feiras e congressos, proporcionando networking com profissionais de outros países, o contato com outras culturas e novas oportunidades profissionais. PROFICIÊNCIA EM INGLÊS Nossos alunos podem expandir os conhecimentos e praticar a língua inglesa por meio de um curso on-line exclusivo, que permite o aprimoramento do idioma com foco em temas relacionados ao mercado e à carreira profissional.

6 ESPÍRITO DE COLABORAÇÃO E INTEGRAÇÃO A construção de uma rede de relacionamento, de forma colaborativa, é um dos diferenciais dos nossos cursos. Estimulamos que a integração entre alunos, o debate sobre temas do mercado e o networking qualificado sejam uma realidade. NETWORKING Por meio de um processo seletivo qualificado, formamos turmas que possibilitam o debate em alto nível sobre as demandas do mercado. Promovemos regularmente atividades que contam com a participação de profissionais de grande referência no mercado. Em palestras e workshops exclusivos, nossos alunos têm a oportunidade de ter contato com grandes líderes empresariais, realizar networking e obter orientações sobre o mercado de trabalho. INFRAESTRUTURA DE PONTA Nosso campus possui ambientes acadêmicos estimulantes e adequados a cada disciplina. Salas premium, laboratórios de informática com computadores para estudo individual e acesso à internet, biblioteca com acesso à rede wireless e às bases de dados EBSCO, acervo on-line da Editora Pearson, Harvard Library, Editora Saraiva e Minha Biblioteca, áreas de convivência e salas de estudos proporcionam conforto e comodidade aos alunos. ALUMNI Possuímos um banco de talentos composto por profissionais de alto nível, formados pela instituição. Por meio do programa Alumni, os alunos mesmo depois de formados têm a oportunidade de participar de eventos e iniciativas exclusivas promovidas pelo Ibmec. Ser Alumni abre portas para o networking qualificado e para a troca de experiências.

7 PROCESSO SELETIVO Ingressar em um programa de pós-graduação no Ibmec é dar início a um importante projeto de desenvolvimento pessoal e profissional. O processo seletivo é um ponto determinante para a realização dos objetivos e sucesso do programa. PREENCHIMENTO DA FICHA DE INSCRIÇÃO O candidato deverá preencher sua inscrição no site: inscricao.ibmec.br ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO É recomendável que o(a) candidato(a) participe de um dos Encontros com a Coordenação, em que terá a oportunidade de conhecer a nossa infraestrutura, as características dos nossos programas e diferenciais. São disponibilizadas informações importantes para ajudá-lo(a) a compreender de que maneira os cursos podem contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. ENTREVISTA INDIVIDUAL Além da análise curricular e da trajetória profissional, nossa Coordenação Acadêmica entrevista cada candidato individualmente, para entender suas expectativas em relação ao curso e verificar a aderência do perfil aos objetivos de formação dos programas. Assim, podemos orientá-lo sobre a melhor opção de curso para seu momento pessoal e profissional. APROVAÇÃO E MATRÍCULA Os candidatos aprovados pela Coordenação Acadêmica são orientados a realizar matrícula nos respectivos cursos. Os candidatos reprovados são devidamente informados.

8 NOSSOS CURSOS GLOBAL MBA O Global MBA é um programa amplo de desenvolvimento de competências gerenciais, focado na formação sistêmica e consistente de líderes e gestores globais. Com uma abordagem contemporânea, os cursos refletem as tendências internacionais e as mudanças observadas no ambiente empresarial, assim como as demandas de uma sociedade cada vez mais dinâmica e conectada. Por meio de uma formação integrada, o Global MBA aprimora a capacidade gerencial do participante, priorizando aspectos fundamentais como a ampliação da visão estratégica, o estímulo ao pensamento crítico e o aumento da capacidade de tomada de decisão em cenários complexos e globalizados. O Global MBA permite ao profissional vivenciar experiências internacionais, em que poderá ampliar sua rede de contatos e aprofundar o conhecimento em áreas específicas, sem abrir mão de uma sólida formação executiva. Durante o curso, o participante encontra um amplo conjunto de conteúdos e atividades, em que a flexibilidade é um dos diferenciais. Além das disciplinas de formação geral e específica, parte da carga horária pode ser integralizada por meio de disciplinas eletivas, assim como atividades extracurriculares de cunho acadêmico ou de desenvolvimento profissional. O programa também permite aprimorar competências por meio de atividades de coaching e gestão de carreiras, sob a orientação do Ibmec Carreiras. A estrutura flexível do programa proporciona um percurso formativo diferenciado, além de permitir ao participante adaptar-se da melhor maneira às demandas do dia a dia, compatibilizando os estudos às atividades profissionais.

9 GLOBAL MBA BUSINESS MANAGEMENT O Global MBA Business Management é um programa de desenvolvimento de competências gerenciais e comportamentais, concebido para aprimorar a atuação nos aspectos-chave da gestão de negócios. Além de uma sólida formação gerencial abordando conceitos, discussão de casos e problemas nas áreas de estratégia, recursos humanos, finanças, marketing e operações o curso propicia o aperfeiçoamento pessoal e profissional do participante, desenvolvendo sua capacidade de liderar e trabalhar em equipes, e de planejar e implementar soluções complexas de negócios. Profissionais com experiência, empreendedores e especialistas com formações em áreas diversas, que buscam o aprimoramento das competências necessárias para ocupar posições estratégicas como gestores. PROGRAMA CARGA HORÁRIA TOTAL: 576 h/a NÚCLEO FUNDAMENTAL Estratégia para Inovação em Negócios...36 h/a Marketing Global...36 h/a Análise de Conjunturas e Cenários Econômicos...36 h/a Liderança Contemporânea...36 h/a NÚCLEO ESPECÍFICO Gerenciamento e Controle de Custos...36 h/a Finanças Corporativas...36 h/a Empreendedorismo e Modelos de Negócios...36 h/a Gestão de Operações de Alta Performance...36 h/a NÚCLEO DE ELETIVAS Eletiva I...36 h/a Eletiva II...36 h/a Eletiva III...36 h/a Eletiva IV...36 h/a OPÇÕES PARA ELETIVAS (ALÉM DAS FUNDAMENTAIS E ESPECÍFICAS DE OUTROS CURSOS) Inteligência Competitiva Ciência da Decisão GCR - Governança, Risco e Compliance Negociação Avançada Num total de 108 h/a, este módulo tem o objetivo de enriquecer e flexibilizar o percurso formativo do participante, abrangendo atividades diversificadas, como disciplinas complementares (presenciais ou on-line); atividades relacionadas à gestão da carreira (workshops, palestras, coaching, mentoring, orientação profissional); e outras atividades extracurriculares, como projetos e iniciativas de empreendedorismo, módulos e jornadas internacionais, e outras experiências nacionais e internacionais de cunho acadêmico ou de desenvolvimento profissional (cursos, disciplinas, congressos, missões e projetos empresariais, de impacto social, de sustentabilidade, dentre outras). NÚCLEO COMPLEMENTAR Estudos Aplicados - EA h/a de Curso - TCC...36 h/a

10 GLOBAL MBA FINANCE O Global MBA Finance é um programa que alia a tradição na formação de executivos ao desenvolvimento de sólidas competências em análise e tomada de decisão em Finanças, para responder aos desafios globais que as organizações apresentam atualmente. O conteúdo diferenciado alia uma forte formação quantitativa ao aprimoramento da visão estratégica e da capacidade de propor soluções de problemas reais, preparando o participante para assumir posições de destaque na área financeira de grandes corporações, no mercado financeiro e de capitais, ou para atuar em consultorias e auditorias. Profissionais que já possuam base teórica em finanças e desejam reciclar ou aprimorar seus conhecimentos para assumir posições de destaque na área financeira. PROGRAMA CARGA HORÁRIA TOTAL: 576 h/a NÚCLEO FUNDAMENTAL Análise de Conjunturas e Cenários Econômicos...36 h/a Contabilidade Financeira e Gerencial...36 h/a Finanças Corporativas...36 h/a Valuation, Fusões e Aquisições (M&A)...36 h/a NÚCLEO ESPECÍFICO Ciência da Decisão...36 h/a Renda Fixa e Derivativos...36 h/a Compliance e Gestão de Riscos...36 h/a Gestão de Carteiras e Fundos de Investimentos h/a NÚCLEO DE ELETIVAS Eletiva I...36 h/a Eletiva II...36 h/a Eletiva III...36 h/a Eletiva IV...36 h/a OPÇÕES PARA ELETIVAS (ALÉM DAS FUNDAMENTAIS E ESPECÍFICAS DE OUTROS CURSOS) Mercado Financeiro e de Capitais Finanças Comportamentais Operações Estruturadas e Securitização Estratégia para Negócios Sustentáveis Num total de 108 h/a, este módulo tem o objetivo de enriquecer e flexibilizar o percurso formativo do participante, abrangendo atividades diversificadas, como disciplinas complementares (presenciais ou online); atividades relacionadas à gestão da carreira (workshops, palestras, coaching, mentoring, orientação profissional);e outras atividades extracurriculares, como projetos e iniciativas de empreendedorismo, módulos e jornadas internacionais, e outras experiências nacionais e internacionais de cunho acadêmico ou de desenvolvimento profissional (cursos, disciplinas, congressos, missões e projetos empresariais, de impacto social, de sustentabilidade, dentre outras). NÚCLEO COMPLEMENTAR Estudos Aplicados - EA h/a de Curso - TCC...36 h/a

11 GLOBAL MBA CONTROLLERSHIP Partindo de uma base sólida em Finanças, o Global MBA Controllership proporciona ao participante uma formação consistente para atuar como controller nas empresas. O programa alia o desenvolvimento da visão estratégica do negócio à capacidade de elaborar instrumentos e modelos de planejamento e controle de desempenho empresarial, além de um aprofundamento nas Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS/CPC). Profissionais da área contábil financeira: controllers, contadores, investidores, financiadores, analistas de mercado, diretores de relações com investidores, membros de conselhos fiscais, comitês de auditoria e consultores de investimentos. PROGRAMA CARGA HORÁRIA TOTAL: 576 h/a NÚCLEO FUNDAMENTAL Análise de Conjunturas e Cenários Econômicos h/a Contabilidade Financeira e Gerencial h/a Finanças Corporativas h/a Valuation, Fusões e Aquisições (M&A) h/a NÚCLEO ESPECÍFICO Contabilidade Societária e Relações com Investidores h/a Planejamento e Controle Orçamentário h/a Análise de Demonstrações Financeiras h/a Auditoria: Avaliação e Controle Interno h/a NÚCLEO DE ELETIVAS Eletiva I h/a Eletiva II h/a Eletiva III h/a Eletiva IV h/a OPÇÕES PARA ELETIVAS (ALÉM DAS FUNDAMENTAIS E ESPECÍFICAS DE OUTROS CURSOS) Contabilidade Tributária Contabilidade de Instrumentos Financeiros Contabilidade Financeira Avançada Tópicos Especiais em Contabilidade Num total de 108 h/a, este módulo tem o objetivo de enriquecer e flexibilizar o percurso formativo do participante, abrangendo atividades diversificadas, como disciplinas complementares (presenciais ou on-line); atividades relacionadas à gestão da carreira (workshops, palestras, coaching, mentoring, orientação profissional); e outras atividades extracurriculares, como projetos e iniciativas de empreendedorismo, módulos e jornadas internacionais, e outras experiências nacionais e internacionais de cunho acadêmico ou de desenvolvimento profissional (cursos, disciplinas, congressos, missões e projetos empresariais, de impacto social, de sustentabilidade, dentre outras). NÚCLEO COMPLEMENTAR Estudos Aplicados - EA h/a de Curso - TCC h/a

12 MBA Os programas MBA são cursos de especialização de alta aplicabilidade, que visam o desenvolvimento gerencial de profissionais e empreendedores em áreas diversas de atuação no mercado. O MBA propicia uma experiência única de aprendizado, permitindo ao participante aprimorar habilidades analíticas e gerenciais voltadas para campos específicos, proporcionando uma formação consistente e diferenciada. Os programas oferecem conteúdos aprofundados, visando o domínio da área de atuação e preparando o profissional para vencer novos desafios na carreira. No decorrer do curso, os participantes experimentam um ambiente estimulante, que favorece a troca de ideias e a ampliação do networking. Além disso, avaliam e debatem casos atuais do mercado e exercitam o conhecimento adquirido, formando uma visão integrada das diversas disciplinas da área. Sob a orientação do Ibmec Carreiras, ao longo do curso, o participante tem acesso a atividades e conteúdos exclusivos relacionados à gestão de carreiras e relacionamento com o mercado. MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS O MBA em Gestão de Negócios é um programa focado no desenvolvimento profissional do indivíduo e na preparação para enfrentar os desafios do mundo empresarial. O curso visa ampliar a capacidade do participante de compreender, de forma ampla e sistêmica, a interação entre as diversas áreas funcionais de uma empresa. Ao mesmo tempo, o aluno será capaz de analisar os aspectos externos e internos que influenciam o planejamento e a gestão dos negócios, além de desenvolver e interpretar indicadores de controle do desempenho empresarial. Profissionais com formação em áreas diversas, que buscam conhecimentos aplicados à gestão de negócios, e que ocupam ou estejam se preparando para assumir posições mais estratégicas no mercado; empreendedores com interesse em desenvolver habilidades e técnicas gerenciais para estruturar e acelerar seus próprios negócios. PROGRAMA CARGA HORÁRIA TOTAL: 540 h/a MÓDULO: GESTÃO ESTRATÉGICA Estratégia Empresarial...36 h/a Gestão de Marketing Estratégico...36 h/a Negociação e Gerenciamento de Conflitos...36 h/a MÓDULO: CONTROLE GERENCIAL Gestão Financeira...36 h/a Gestão de Operações...36 h/a Gestão de Projetos...36 h/a MÓDULO: PLANEJAMENTO E GOVERNANÇA Economia Empresarial...36 h/a Planejamento Tributário...36 h/a Governança Corporativa...36 h/a MÓDULO: INOVAÇÃO E CULTURA ORGANIZACIONAL Inovação e Empreendedorismo...36 h/a Gestão do Conhecimento e Cultura Organizacional...36 h/a Gestão de Pessoas e Liderança...36 h/a ATIVIDADES COMPLEMENTARES Estudos Aplicados - EA...72 h/a de Curso - TCC...36 h/a Num total de 72 h/a, este módulo tem o objetivo de enriquecer e flexibilizar o percurso formativo do participante, abrangendo atividades diversificadas, como disciplinas complementares (presenciais ou on-line); atividades relacionadas à gestão da carreira (workshops, palestras, mentoring, orientação profissional) dentre outras.

13 MBA EM FINANÇAS O MBA em Finanças tem o objetivo de ampliar a capacidade do participante de compreender, dominar e aplicar conceitos e práticas contemporâneas na área financeira. Por meio de uma abordagem prática, o curso proporciona as condições para que o participante utilize as principais ferramentas e consiga avaliar seus efeitos práticos no âmbito da gestão financeira nas organizações, permitindo elaborar soluções financeiras eficazes e mensurar o retorno econômico de projetos empresariais. Profissionais que buscam conhecimentos aplicados a finanças. Profissionais em busca de capacitação na área, que ocupam ou que estejam se preparando para assumir posições gerenciais em suas organizações. PROGRAMA CARGA HORÁRIA TOTAL: 540 h/a MÓDULO: ANÁLISE ESTRATÉGICA Estatística Aplicada h/a Economia Empresarial h/a Estratégia Empresarial h/a MÓDULO: FINANÇAS CORPORATIVAS Gestão Financeira h/a Valuation h/a Estratégia Financeira h/a MÓDULO: CONTROLE FINANCEIRO E INVESTIMENTOS Administração do Capital de Giro h/a Mercados e Produtos Financeiros h/a Gestão de Custos h/a ATIVIDADES COMPLEMENTARES Estudos Aplicados - EA h/a de Curso - TCC h/a Num total de 72 h/a, este módulo tem o objetivo de enriquecer e flexibilizar o percurso formativo do participante, abrangendo atividades diversificadas, como disciplinas complementares (presenciais ou on-line); atividades relacionadas à gestão da carreira (workshops, palestras, mentoring, orientação profissional) dentre outras. MÓDULO: PLANEJAMENTO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO Orçamento Empresarial h/a Planejamento Tributário h/a Fusões e Aquisições (M&A) h/a

14 MBA EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS O MBA em Gerenciamento de Projetos utiliza como referência o Guia PMBok (PMI Project Management Institute) permitindo ao participante um aprofundamento na sua formação e conhecimentos na área específica. Abordando aspectos da elaboração e da gestão de projetos privados e públicos, o programa permite a aplicação de técnicas e ferramentas, dando especial ênfase ao planejamento e controle de projetos como instrumentos fundamentais para o desdobramento da estratégia organizacional. Profissionais com formação e atuação em áreas diversas, que buscam se aprimorar e desenvolver competências necessárias para atuar e gerenciar projetos. PROGRAMA CARGA HORÁRIA TOTAL: 540 h/a MÓDULO: ANÁLISE ESTRATÉGICA Estratégia Empresarial...36 h/a Gerenciamento de Escopo...36 h/a Gestão de Riscos...36 h/a MÓDULO: MÉTRICAS E OPERAÇÕES Gerenciamento de Tempo e Custo...36 h/a Gestão Financeira...36 h/a Gestão de Operações...36 h/a MÓDULO: HABILIDADES INTERPESSOAIS Gestão de Recursos Humanos em Projetos...36 h/a Gerenciamento da Comunicação e Partes Interessadas...36 h/a Negociação e Gerenciamento de Conflitos...36 h/a ATIVIDADES COMPLEMENTARES Estudos Aplicados - EA...72 h/a de Curso - TCC...36 h/a Num total de 72 h/a, este módulo tem o objetivo de enriquecer e flexibilizar o percurso formativo do participante, abrangendo atividades diversificadas, como disciplinas complementares (presenciais ou on-line); atividades relacionadas à gestão da carreira (workshops, palestras, mentoring, orientação profissional) dentre outras. MÓDULO: QUALIDADE E MATURIDADE EM PROJETOS Gerenciamento da Qualidade e Aquisições...36 h/a Gerenciamento de Integração em Projetos...36 h/a PMO, Portfólio e Maturidade...36 h/a

15 MBA EM GESTÃO DE PROCESSOS - BPM Partindo de uma visão empresarial, o MBA em Gestão de Processos aborda aspectos avançados de implementação e gerenciamento de processos, baseando-se em um conjunto aplicado de conhecimentos, técnicas e ferramentas de modelagem e integração de processos de negócios. Utilizando uma abordagem alinhada ao corpo de conhecimentos da área (BPM CBOK ), o curso objetiva capacitar profissionais para atuar de maneira diferenciada na gestão de processos de negócios (BPM - Business Process Management), desenvolvendo sua capacidade sistêmica de diagnosticar oportunidades de melhorias e de implementar soluções aplicadas à realidade empresarial. Profissionais que atuam ou desejam atuar na área, como analistas e gestores de negócios e de processos, auditores de qualidade, gerentes de projetos, consultores, administradores, engenheiros, profissionais de TI e de outras áreas de formação. PROGRAMA CARGA HORÁRIA TOTAL: 540 h/a MÓDULO: ESTRUTURAÇÃO DE PROCESSOS Modelagem e Desenho de Processos h/a Análise de Processos h/a Tecnologias de Gerenciamento de Processos h/a MÓDULO: MATURIDADE EM PROCESSOS Transformação de Processos h/a Gerenciamento do Desempenho de Processos h/a Organização e Governança de Processos h/a ATIVIDADES COMPLEMENTARES Estudos Aplicados - EA h/a de Curso - TCC h/a Num total de 72 h/a, este módulo tem o objetivo de enriquecer e flexibilizar o percurso formativo do participante, abrangendo atividades diversificadas, como disciplinas complementares (presenciais ou on-line); atividades relacionadas à gestão da carreira (workshops, palestras, mentoring, orientação profissional) dentre outras. MÓDULO: INDICADORES E RESULTADOS Gestão de Custos h/a Logística Empresarial e Gestão de Operações h/a Gestão da Qualidade h/a MÓDULO: HABILIDADES GERENCIAIS Estratégia e Inovação h/a Gestão de Projetos h/a Negociação e Gerenciamento de Conflitos h/a

16 MBA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS O MBA em Gestão de Recursos Humanos visa desenvolver a compreensão estratégica da área de Recursos Humanos e seus subsistemas, bem como sua relação com os demais setores das organizações. O conteúdo oferece uma visão aplicada sobre os principais aspectos organizacionais sobre sua influência, tais como: cultura e valores, sucessão, poder, entre outros. O programa trata dos principais desafios impostos aos profissionais de RH, com aplicabilidade em diferentes realidades organizacionais, como empresas multinacionais, nacionais, familiares ou públicas. Profissionais com formação superior variada, que necessitam de conhecimentos diferenciados aplicados à gestão de Recursos Humanos para seus próprios negócios ou para a empresa em que atuam. PROGRAMA CARGA HORÁRIA TOTAL: 540 h/a MÓDULO: LIDERANÇA ESTRATÉGICA Liderança em Ambientes Multiculturais...36 h/a Gestão Estratégica de Pessoas...36 h/a Gestão da Inovação...36 h/a MÓDULO: GESTÃO DE TALENTOS Atração, Seleção e Retenção de Pessoas...36 h/a Gestão de Desempenho...36 h/a Relações de Trabalho e Legislação Trabalhista...36 h/a ATIVIDADES COMPLEMENTARES Estudos Aplicados - EA...72 h/a e Curso - TCC...36 h/a Num total de 72 h/a, este módulo tem o objetivo de enriquecer e flexibilizar o percurso formativo do participante, abrangendo atividades diversificadas, como disciplinas complementares (presenciais ou on-line); atividades relacionadas à gestão da carreira (workshops, palestras, mentoring, orientação profissional) dentre outras. MÓDULO: GESTÃO DE PESSOAS E RESULTADOS Gestão de Carreiras e Remuneração...36 h/a Finanças Aplicadas aos Recursos Humanos...36 h/a Comunicação, Negociação e Gerenciamento de Conflitos...36 h/a MÓDULO: CULTURA E CAPITAL HUMANO Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual...36 h/a Cultura Organizacional e Gestão de Mudança...36 h/a Coaching e Desenvolvimento de Equipes...36 h/a

17 MBA EM GESTÃO DE MARKETING O MBA em Gestão de Marketing visa desenvolver a capacidade do participante de compreender as relações entre a área de marketing e as demais áreas da empresa, identificando fatores internos e externos que influenciam o planejamento e a gestão. O participante estará apto a atuar de forma estratégica no processo de gestão de marketing como um todo, desenvolvendo habilidades para planejar e implementar ações integradas, além de buscar e utilizar informações de mercado para o processo de tomada de decisão. Profissionais com formação em áreas diversas, como publicitários, designers, profissionais de vendas, relações públicas, administradores, que buscam conhecimentos aplicados à gestão de marketing. Profissionais que estejam se preparando para assumir posições gerenciais. Empreendedores com interesse em desenvolver habilidades e técnicas gerenciais para estruturar e acelerar seus próprios negócios. PROGRAMA CARGA HORÁRIA TOTAL: 540 h/a MÓDULO: ESTRATÉGIA DE MERCADO Marketing Estratégico...36 h/a Pricing...36 h/a Trade Marketing e Canais de Distribuição...36 h/a MÓDULO: COMUNICAÇÃO E CONSUMO Comportamento do Consumidor...36 h/a Pesquisa de Mercado...36 h/a Comunicação Integrada de Marketing...36 h/a ATIVIDADES COMPLEMENTARES Estudos Aplicados - EA h/a de Curso - TCC h/a Num total de 72 h/a, este módulo tem o objetivo de enriquecer e flexibilizar o percurso formativo do participante, abrangendo atividades diversificadas, como disciplinas complementares (presenciais ou on-line); atividades relacionadas à gestão da carreira (workshops, palestras, mentoring, orientação profissional) dentre outras. MÓDULO: INOVAÇÃO E RELACIONAMENTO Branding...36 h/a Gestão de Produtos e Inovação...36 h/a Marketing de Serviços e Relacionamento...36 h/a MÓDULO: DIGITAL, SOCIAL & ANALYTICS TOOLS Experience Marketing e o Consumo Digital...36 h/a Métricas, Digital Analytics e Inteligência Competitiva...36 h/a Planejamento de Marketing Digital & Mecanismos de Busca...36 h/a

18 MBA EM LOGÍSTICA O MBA em Logística visa desenvolver a capacidade do participante de compreender a logística e a cadeia de suprimentos como aspectos indispensáveis de integração dos recursos e processos empresariais para a realização da estratégia corporativa. O curso proporciona uma visão pragmática e aplicada de técnicas, instrumentos e tecnologias voltadas à logística empresarial, buscando a otimização de custos e de processos logísticos e o aumento da produtividade organizacional. Profissionais com formação variada, que buscam conhecimentos aplicados à logística e cadeia de suprimento. Profissionais em busca de capacitação na área ou que estejam se preparando para assumir posições gerenciais em suas organizações. PROGRAMA CARGA HORÁRIA TOTAL: 540 h/a MÓDULO: SUPPLY CHAIN MANAGEMENT Logística Integrada na Cadeia de Suprimentos...36 h/a Gestão de Marketing e Serviços Logísticos...36 h/a Planejamento Estratégico Logístico...36 h/a MÓDULO: ASPECTOS QUANTITATIVOS E LEGAIS Finanças Aplicadas à Logística...36 h/a Gerenciamento de Custos Logísticos...36 h/a Logística Internacional e Legislação Tributária...36 h/a ATIVIDADES COMPLEMENTARES Estudos Aplicados - EA...72 h/a de Curso - TCC...36 h/a Num total de 72 h/a, este módulo tem o objetivo de enriquecer e flexibilizar o percurso formativo do participante, abrangendo atividades diversificadas, como disciplinas complementares (presenciais ou on-line); atividades relacionadas à gestão da carreira (workshops, palestras, mentoring, orientação profissional) dentre outras. MÓDULO: PRODUÇÃO E DEMANDA Métodos Quantitativos Aplicados à Logística...36 h/a Previsão de Demanda e Gestão de Estoques...36 h/a Gestão de Produtos e Compras...36 h/a MÓDULO: OPERAÇÃO LOGÍSTICA Armazenagem e Rede Logística...36 h/a Gestão de Transporte e Distribuição...36 h/a Sistema de Informações Gerenciais e Logísticos...36 h/a

19 LL.M. LEGAL MASTER O LL.M. Legal Master é um programa de pós-graduação lato sensu que tem beneficiado profissionais que lidam com as relações empresariais em grandes, médias e pequenas empresas, assim como advogados que exercem suas atividades em escritórios ou setores jurídicos de organizações. O programa possibilita o aprofundamento em questões jurídicas, por meio da aplicação de sólida base teórica combinada a estudos de caso, além do aperfeiçoamento da visão empresarial e pragmática.

20 LL.M. EM DIREITO EMPRESARIAL O LL.M. em Direito Empresarial proporciona uma sólida formação nas questões corporativas e tributárias, tornando o participante apto a implementar estratégias de reestruturação e tributação, além de dominar os aspectos complementares da atividade empresarial. O programa permite ao profissional a atuação na advocacia consultiva como legal advisor, proporcionando maior desenvoltura profissional na tomada de decisões. Profissionais que lidam com as relações empresariais de grandes corporações, advogados que exerçam atividade em escritórios e setores jurídicos; procuradores, juízes e outros operadores do direito; profissionais com formações afins como economistas, contadores e administradores. PROGRAMA CARGA HORÁRIA TOTAL: 576 h/a NÚCLEO FUNDAMENTAL Direito de Empresa e Sociedade Limitada...36 h/a Sociedade Anônima e Mercado de Capitais...36 h/a Operações Societárias, Due Diligence e Negociação...36 h/a Recuperação de Empresas e Falência...36 h/a NÚCLEO ESPECÍFICO Tributos Sobre a Produção e Consumo...36 h/a Tributos Sobre a Renda e Propriedade...36 h/a Processo e Planejamento Tributário...36 h/a Planejamento Sucessório e Sociedades Familiares...36 h/a NÚCLEO DE ELETIVAS Eletiva I h/a Eletiva II h/a Eletiva III h/a Eletiva IV h/a OPÇÕES PARA ELETIVAS (ALÉM DAS FUNDAMENTAIS E ESPECÍFICAS DE OUTROS CURSOS) Contabilidade Societária e Análise de Demonstrações Direito Econômico, Concorrencial e Regulatório Arbitragem, Mediação e Contratos Empresariais Compliance Jurídico Num total de 108 h/a, este módulo tem o objetivo de enriquecer e flexibilizar o percurso formativo do participante, abrangendo atividades diversificadas, como disciplinas complementares (presenciais ou online); atividades relacionadas à gestão da carreira (workshops, palestras, coaching, mentoring, orientação profissional); e outras atividades extracurriculares, como projetos e iniciativas de empreendedorismo, módulos e jornadas internacionais, e outras experiências nacionais e internacionais de cunho acadêmico ou de desenvolvimento profissional (cursos, disciplinas, congressos, missões e projetos empresariais, de impacto social, de sustentabilidade, dentre outras). NÚCLEO COMPLEMENTAR Estudos Aplicados - EA h/a de Curso - TCC h/a

21 PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO A Pós-Graduação em Direito do Ibmec é um programa voltado para o profissional que busca atualização multidisciplinar sobre as discussões contemporâneas do Direito e Gestão, com o objetivo de direcionar especificamente a prática da advocacia. Oferece ao profissional um ambiente de estudo dinâmico e colaborativo, em que professores e alunos debatem a base teórica a partir da análise de cases. A Pós-Graduação em Direito propicia uma visão pragmática das demandas judiciais, incentivando a construção de novas possibilidades de atuação aos operadores do Direito. PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO JURÍDICA A Pós-Graduação em Gestão Jurídica visa atender às novas demandas do setor jurídico ao discutir as mais complexas e atuais questões processuais, preparando o profissional para uma atuação qualificada. Oferece ainda um núcleo de gestão para propiciar ao advogado outras ferramentas que, aplicadas à administração do escritório ou do departamento jurídico, elevarão o nível de eficiência e rentabilidade. Profissionais do setor jurídico (advogados, juízes, procuradores, servidores públicos), assim como empresários, economistas, contadores e administradores de empresas. PROGRAMA CARGA HORÁRIA TOTAL: 540 h/a MÓDULO: EMPRESA Técnica Contratual e Resolução de Conflitos...36 h/a Fusões & Aquisições, Governança e Compliance...36 h/a Gestão Fiscal e Planejamento Tributário...36 h/a MÓDULO: CONTENCIOSO Responsabilidade Civil e Contencioso Cível...36 h/a Recursos e Tutelas de Urgência e Evidência...36 h/a Processo Societário e Falimentar/Recuperacional...36 h/a MÓDULO: FINANÇAS Economia Empresarial...36 h/a Finanças Corporativas...36 h/a Contabilidade Societária e Análise das Demonstrações...36 h/a MÓDULO: GESTÃO Estratégia Empresarial...36 h/a Gestão de Pessoas, Capital Intelectual e Negociação...36 h/a Gestão de Marketing e Serviços na Advocacia...36 h/a ATIVIDADES COMPLEMENTARES Estudos Aplicados - EA...72 h/a de Curso - TCC...36 h/a Num total de 72 h/a, este módulo tem o objetivo de enriquecer e flexibilizar o percurso formativo do participante, abrangendo atividades diversificadas, como disciplinas complementares (presenciais ou on-line); atividades relacionadas à gestão da carreira (workshops, palestras, mentoring, orientação profissional) dentre outras.

22 Rua Rio Grande do Norte, 300 Funcionários. Belo Horizonte Minas Gerais /MG Telefone: (31)

Negociação Estratégica e Gestão de Conflitos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Negociação Estratégica e Gestão de Conflitos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Comitê Científico do Enangrad

Comitê Científico do Enangrad Comitê Científico do Enangrad Administração Pública Empreendedorismo e Governança Corporativa Ensino, Pesquisa e Formação Docente em Administração Finanças Gestão da Sustentabilidade Gestão de Informações

Leia mais

Capacitação e Especialização de Consultores Empresariais

Capacitação e Especialização de Consultores Empresariais Capacitação e Especialização de Consultores Empresariais Internos e Externos Mudança de Status de Analista para Consultor de Empresas Justificativa - 1: A Evolução dos Sistemas de Gestão da Espécie A medida

Leia mais

CURSO: MBA EM DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM ÊNFASE EM COMPETÊNCIAS

CURSO: MBA EM DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM ÊNFASE EM COMPETÊNCIAS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CURSO: MBA EM DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS COM ÊNFASE EM COMPETÊNCIAS ANO 15/1 : UNIDADE BUENO - SÁBADOS QUINZENAIS DISCIPLINA CARGA HORÁRIA COORDENADOR: Profa Carmen Rizzotto

Leia mais

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento:

Público Alvo: Critérios de admissão para o curso: Investimento: Com carga horária de 420 horas o curso de MBA em Gestão de Projetos é desenvolvido em sistema modular, com 01 encontro por bimestre (total de encontros no curso: 04) para avaliação nos diversos pólos,

Leia mais

Pós-Graduação Lato Sensu a Distância. 1º semestre 2012

Pós-Graduação Lato Sensu a Distância. 1º semestre 2012 Pós-Graduação Lato Sensu a Distância 1º semestre 2012 FEVEREIRO/2012 Índice dos Cursos de Pós-Graduação a distância Oferta: primeiro semestre 2012 Curso Mensalidade Total Pagina ÁREA: ADMINISTRAÇÃO MBA

Leia mais

A Mongeral Aegon é a seguradora mais antiga do Brasil em atividade contínua;

A Mongeral Aegon é a seguradora mais antiga do Brasil em atividade contínua; QUEM SOMOS A Mongeral Aegon é a seguradora mais antiga do Brasil em atividade contínua; Especializada em Vida e Previdência, possui portfólio completo para assegurar nossos clientes e seus familiares dos

Leia mais

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte

Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FATEC SENAI BH A Faculdade de Tecnologia SENAI Belo Horizonte, credenciada pelo MEC pela Portaria n 1788 de 27 de maio de 2005 e despacho SEMTEC nº 311/2005, apresenta

Leia mais

Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Marketing (sábado)

Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Marketing (sábado) Pós-Graduação em Gestão Empresarial e Marketing (sábado) Início em 26 de setembro de 2015 Aulas aos sábados, das 8h às 15h Valor do curso: R$ 16.482,00 À vista com desconto: R$ 15.657,00 Consultar planos

Leia mais

Ementário EMBA em Gestão de Projetos

Ementário EMBA em Gestão de Projetos Ementário EMBA em Gestão de Projetos Grade curricular Disciplina MATEMÁTICA FINANCEIRA - N FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS E GERENCIAMENTO DE ESCOPO - N GERENCIAMENTO DE RISCOS EM PROJETOS GESTÃO

Leia mais

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Logística

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Logística : Técnico em Logística Descrição do Perfil Profissional: Planejar, programar e controlar o fluxo de materiais e informações correlatas desde a origem dos insumos até o cliente final, abrangendo as atividades

Leia mais

Lato Sensu da FGV Management Rio compreende uma análise curricular. Desta forma, solicitamos o

Lato Sensu da FGV Management Rio compreende uma análise curricular. Desta forma, solicitamos o Prezado (a) Sr.(a.), Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso de

Leia mais

GESTÃO DO AGRONEGÓCIO

GESTÃO DO AGRONEGÓCIO Pós-Graduação em GESTÃO DO AGRONEGÓCIO Ingresso agosto de 2016 Informações: (51) 3218-1355 ernani.neto@espm.br O Curso tem por objetivo capacitar os participantes na utilização de práticas contemporâneas

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS Disciplina: Matemática Financeira 10 h/a Ementa: O valor do dinheiro no tempo. Conceitos de juros, taxas de juros, principal,

Leia mais

Treinamento Presencial: Spend Analysis para Compras. Data: 22 de Junho de 2016 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP

Treinamento Presencial: Spend Analysis para Compras. Data: 22 de Junho de 2016 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Treinamento Presencial: Spend Analysis para Compras Data: 22 de Junho de 2016 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School é a mais completa

Leia mais

Curso de Especialização em DIREITO EMPRESARIAL

Curso de Especialização em DIREITO EMPRESARIAL Curso de Especialização em DIREITO EMPRESARIAL ÁREA DO CONHECIMENTO: Direito. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização em Direito Empresarial. PERFIL PROFISSIONAL: Conhecer a doutrina,

Leia mais

Panorama da Inovação no Brasil. Hugo Ferreira Braga Tadeu 2014

Panorama da Inovação no Brasil. Hugo Ferreira Braga Tadeu 2014 Panorama da Inovação no Brasil Hugo Ferreira Braga Tadeu 2014 INTRODUÇÃO Sobre o Relatório O presente relatório é uma avaliação do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FDC sobre as práticas de gestão

Leia mais

MBA. Controladoria PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Controladoria

MBA. Controladoria PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Controladoria MBA Controladoria Controladoria O MBA Controladoria une a tradição do Ibmec em pesquisas avançadas em Administração, Economia e Finanças com a Controladoria. Com este embasamento, propõe-se desenvolver

Leia mais

Accountable Marketing Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Accountable Marketing Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

pós-graduação lato sensu MBA em Logística Empresarial

pós-graduação lato sensu MBA em Logística Empresarial pós-graduação lato sensu MBA em Logística Empresarial 4ª turma Contexto atual, Competências e Mercado As organizações atuando em um mercado globalizado, cada vez mais dinâmico e competitivo exigem: Profissionais

Leia mais

MBA em Gerenciamento de Projetos

MBA em Gerenciamento de Projetos MBA em Gerenciamento de Projetos APRESENTAÇÃO A gestão eficiente de projetos é essencial para a sobrevivência das empresas em um cenário de competição global, avanços tecnológicos, clientes mais exigentes

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM MACEIÓ-AL

CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM MACEIÓ-AL CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM MACEIÓ-AL OBJETIVOS: CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL GERENCIAMENTO DE PROJETOS PARA ENGENHEIROS E ARQUITETOS - 80h Capacitar os participantes para trabalharem com as melhores

Leia mais

Curso de Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos

Curso de Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos Curso de Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos O curso de Desenvolvimento de Negócios Sociais e Inclusivos visa a despertar o interesse de pessoas que queiram empreender na área social. Trata-se

Leia mais

Gestão de Pessoas e Avaliação por competências

Gestão de Pessoas e Avaliação por competências Gestão de Pessoas e Avaliação por competências quer a empresa que não existe! Funcionário quer o profissional que não existe! Empresa A visão evolutiva da área de Gestão de Pessoas... 1930 Surgem departamentos

Leia mais

As Inteligências: arsenal de competitividade e conhecimento para vencer a guerrilha empresarial

As Inteligências: arsenal de competitividade e conhecimento para vencer a guerrilha empresarial As Inteligências: arsenal de competitividade e conhecimento para vencer a guerrilha empresarial Daniela Ramos Teixeira A Inteligência vem ganhando seguidores cada vez mais fiéis, sendo crescente o número

Leia mais

Metodologias de PETI. Prof. Marlon Marcon

Metodologias de PETI. Prof. Marlon Marcon Metodologias de PETI Prof. Marlon Marcon PETI O PETI é composto de: Planejamento Estratégico da organização, que combina os objetivos e recursos da organização com seus mercados em processo de transformação

Leia mais

COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM ATIVIDADES Atividade Extra - Fórum SIEPE (Compensação da carga horária do dia 08/09/2012) A atividade foi postada no módulo X Atividade Módulo X - Fórum Agenda O cursista

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) LLM em Direito Empresarial Coordenação Acadêmica: Escola de Direito/FGV Direito Rio

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) LLM em Direito Empresarial Coordenação Acadêmica: Escola de Direito/FGV Direito Rio CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) LLM em Direito Empresarial Coordenação Acadêmica: Escola de Direito/FGV Direito Rio APRESENTAÇÃO DA FGV A FGV é uma instituição privada sem fins lucrativos,

Leia mais

EMPREENDEDORISMO CONCEITOS... 21/03/2014 EMPREENDEDOR? EMPREENDEDOR? EMPREENDEDOR? IMPORTANTE!!!!!

EMPREENDEDORISMO CONCEITOS... 21/03/2014 EMPREENDEDOR? EMPREENDEDOR? EMPREENDEDOR? IMPORTANTE!!!!! EMPREENDEDORISMO CONCEITOS... Profa. MsC. Célia Regina Beiro da Silveira celiabeiro@expresso.com.br EMPREENDEDOR? EMPREENDEDOR? É aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DA FUNETEC-PB. Presidente da FUNETEC-PB Cícero Nicácio do Nascimento Lopes. Superintendente Anselmo Guedes de Castilho

ADMINISTRAÇÃO DA FUNETEC-PB. Presidente da FUNETEC-PB Cícero Nicácio do Nascimento Lopes. Superintendente Anselmo Guedes de Castilho ADMINISTRAÇÃO DA FUNETEC-PB Presidente da FUNETEC-PB Cícero Nicácio do Nascimento Lopes Superintendente Anselmo Guedes de Castilho Diretora Escolar Helena Mercedes Monteiro Gerente de Ensino Adeane Nunes

Leia mais

AGENDA MARÇO E ABRIL 2016 ESCRITÓRIO REGIONAL DE PIRACICABA

AGENDA MARÇO E ABRIL 2016 ESCRITÓRIO REGIONAL DE PIRACICABA 1 AGENDA MARÇO E ABRIL 2016 ESCRITÓRIO REGIONAL DE PIRACICABA PLANEJAMENTO PLANEJAMENTO: O PRIMEIRO PASSO PARA COMEÇAR O SEU NEGÓCIO PALESTRA QUE VISA SENSIBILIZAR OS PARTICIPANTES A IDENTIFICAR AS OPORTUNIDADES

Leia mais

Proposta Wizard Nova Veneza

Proposta Wizard Nova Veneza Proposta Wizard Nova Veneza Sobre a Wizard Com uma metodologia totalmente diferenciada, a Wizard aposta em cursos que acompanham as características particulares de cada aluno, preparando-o para aproveitar

Leia mais

PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2016

PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2016 PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2016 O programa Talentos da Educação é uma iniciativa da Fundação Lemann para apoiar pessoas talentosas e comprometidas com a melhoria da educação no Brasil. A proposta é

Leia mais

SEBRAE REGIONAL NOROESTE MARÇO E ABRIL - 2016. Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebraego.com.br

SEBRAE REGIONAL NOROESTE MARÇO E ABRIL - 2016. Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebraego.com.br AGENDA SEBRAE REGIONAL NOROESTE MARÇO E ABRIL - 2016 Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebraego.com.br VEJA QUAL SUA CATEGORIA EMPRESARIAL Microempreendedor Individual (MEI) O MEI é

Leia mais

CBA PERFIL DO ALUNO. Certification in Business Administration

CBA PERFIL DO ALUNO. Certification in Business Administration CBA Pós - Graduação QUEM SOMOS PARA PESSOAS QUE TÊM COMO OBJETIVO DE VIDA ATUAR LOCAL E GLOBALMENTE, SER EMPREENDEDORAS, CONECTADAS E BEM POSICIONADAS NO MERCADO, PROPORCIONAMOS UMA FORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA,

Leia mais

PROGRAMA DE COACHING & GERAÇÃO Z GESTÃO DE CARREIRA

PROGRAMA DE COACHING & GERAÇÃO Z GESTÃO DE CARREIRA Cer ficada LAIS SILVA Profissional coach &Leader Coach Analista comportamental & 360 graus Coach, Consultora, Palestrante. Especialista em Recursos Humanos e Gestão Auditoria em Serviços de Saúde. Atua

Leia mais

PROGRAMAS EXECUTIVOS ISAG

PROGRAMAS EXECUTIVOS ISAG PROGRAMAS EXECUTIVOS ISAG Executive Programs ISAG www.isag.pt VALORES DE FUTURO INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG.

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM HOTELARIA HOSPITALAR BH Unidade Dias e

Leia mais

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS

PORTFÓLIO DE SERVIÇOS PORTFÓLIO DE SERVIÇOS PORTFÓLIO DE SERVIÇOS Ana Paula Lima Coaching, Consultoria e Palestras é uma empresa especializada em Gestão de Pessoas, que visa identificar o potencial humano e desenvolvê-lo através

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG

FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG Maria Wellitania de Oliveira Adriana de Miranda Santiago Terra Eduardo Fernandes de Miranda Sandra de Cássia Amorim Abrão

Leia mais

PRIMEIRO SEMESTRE. Disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa

PRIMEIRO SEMESTRE. Disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa PRIMEIRO SEMESTRE Disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa Professor: Dr. Reginaldo Santana Figueiredo Créditos: 2 Carga Horária: 30h Ementa Introdução à Estatística. Regras de Somatório.

Leia mais

Insight for a better planet SOLUÇÕES EM PLANEJAMENTO, AGENDAMENTO E OTIMIZAÇÃO FLORESTAL

Insight for a better planet SOLUÇÕES EM PLANEJAMENTO, AGENDAMENTO E OTIMIZAÇÃO FLORESTAL Insight for a better planet SOLUÇÕES EM PLANEJAMENTO, AGENDAMENTO E OTIMIZAÇÃO FLORESTAL www.remsoft.com 1 Excelência em planejamento e otimização de processos decisórios Líder em tecnologias de otimização

Leia mais

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra:

MBA IBMEC 30 anos. No Ibmec, proporcionamos a nossos alunos uma experiência singular de aprendizado. Aqui você encontra: MBA Pós - Graduação QUEM SOMOS Para pessoas que têm como objetivo de vida atuar local e globalmente, ser empreendedoras, conectadas e bem posicionadas no mercado, proporcionamos uma formação de excelência,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico Etec CENTRO PAULA SOUZA Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócio Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento T & D

Treinamento e Desenvolvimento T & D Treinamento e Desenvolvimento 1 RH Mecanicista Nível operacional burocrático. Centralizado e obscuro. Visão predominante interna a empresa Reativo/ lento e controlador. Visão de emprego a curto prazo.

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO HOSPITALAR - BH Unidade Dias

Leia mais

PLANO DE CARREIRA CONSOLIDAÇÃO DO PROFISSIONAL COMO CONSULTOR (CONT.) CONSOLIDAÇÃO DO PROFISSIONAL COMO CONSULTOR. Tripé: Sustentação conceitual;

PLANO DE CARREIRA CONSOLIDAÇÃO DO PROFISSIONAL COMO CONSULTOR (CONT.) CONSOLIDAÇÃO DO PROFISSIONAL COMO CONSULTOR. Tripé: Sustentação conceitual; CONSOLIDAÇÃO DO PROFISSIONAL COMO CONSULTOR (CONT.) Consultoria Organizacional Prof. Ms. Carlos William de Carvalho CONSOLIDAÇÃO DO PROFISSIONAL COMO CONSULTOR 2.2 FORMA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL: EMPRESA

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração

Leia mais

POLÍTICA ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS ÍNDICE. 1. Objetivo...2. 2. Abrangência...2. 3. Definições...2. 4. Diretrizes...3. 5. Materialidade...

POLÍTICA ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS ÍNDICE. 1. Objetivo...2. 2. Abrangência...2. 3. Definições...2. 4. Diretrizes...3. 5. Materialidade... ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS Folha 1/8 ÍNDICE 1. Objetivo...2 2. Abrangência...2 3. Definições...2 4. Diretrizes...3 5. Materialidade...7 Folha 2/8 1. Objetivos 1. Estabelecer as diretrizes que devem orientar

Leia mais

SUMÁRIO 1. OBJETIVO...2 2. ABRANGÊNCIA...2

SUMÁRIO 1. OBJETIVO...2 2. ABRANGÊNCIA...2 PL RH 017 1 de 6 SUMÁRIO 1. OBJETIVO...2 2. ABRANGÊNCIA...2 3. FONTES DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO...2 3.1 RECRUTAMENTO INTERNO...2 3.2 RECRUTAMENTO EXTERNO...2 3.3 INDICAÇÃO...3 4. PROCEDIMENTOS...3 4.1

Leia mais

EDITAL 01/2013 COOPERCUC

EDITAL 01/2013 COOPERCUC EDITAL 01/2013 COOPERCUC PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL O Presidente da Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá no uso de suas atribuições legais, com base

Leia mais

CAPACITAÇÃO. Programação. Centro Tecnológico do Calçado SENAI. Local: Avenida Pedro Adams Filho, 6338 Novo Hamburgo/RS

CAPACITAÇÃO. Programação. Centro Tecnológico do Calçado SENAI. Local: Avenida Pedro Adams Filho, 6338 Novo Hamburgo/RS CAPACITAÇÃO Programação Centro Tecnológico do Calçado SENAI Local: Avenida Pedro Adams Filho, 6338 Novo Hamburgo/RS DATA DA REALIZAÇÃO AGENDA DE TREINAMENTOS NO SENAI EM NOVO HAMBURGO TREINAMENTOS PREVISTOS

Leia mais

Auditoria de Meio Ambiente da SAE/DS sobre CCSA

Auditoria de Meio Ambiente da SAE/DS sobre CCSA 1 / 8 1 OBJETIVO: Este procedimento visa sistematizar a realização de auditorias de Meio Ambiente por parte da SANTO ANTÔNIO ENERGIA SAE / Diretoria de Sustentabilidade DS, sobre as obras executadas no

Leia mais

Gestão de Prestação de Serviços na Petrobras

Gestão de Prestação de Serviços na Petrobras Gestão de Prestação de Serviços na Petrobras Mariângela Santos Mundim Gerente de Planejamento e Avaliação de RH 02/12/2010 Sumário Petrobras Normatização Situação Atual ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ATUAÇÃO

Leia mais

Plano de Ensino 1º semestre de 2016. Professores: CLEANTES ALVES LEITE JR. / JOÃO CARLOS IVO DE ABREU

Plano de Ensino 1º semestre de 2016. Professores: CLEANTES ALVES LEITE JR. / JOÃO CARLOS IVO DE ABREU Plano de Ensino 1º semestre de 2016 ÁREA DE GESTÃO E NEGÓCIOS Unidade Curricular: AVALIAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS Professores: CLEANTES ALVES LEITE JR. / JOÃO CARLOS IVO DE ABREU Carga horária: 133h Carga

Leia mais

Governança Corporativa de Empresas Familiares. Migrando do Conselho para os níveis operacionais

Governança Corporativa de Empresas Familiares. Migrando do Conselho para os níveis operacionais Governança Corporativa de Empresas Familiares Migrando do Conselho para os níveis operacionais O que é "empresa familiar"? A família detém o controle societário Empresas Familiares no Mundo Fonte: Consultoria

Leia mais

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL O conhecimento como estratégia para o desenvolvimento Realização: INTRODUÇÃO A realidade socioeconômica, que aponta a valorização do capital humano nas

Leia mais

PROGRAMA PROREDES BIRD RS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA INDIVIDUAL ESPECIALIZADA EM ANÁLISE DE SISTEMAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

PROGRAMA PROREDES BIRD RS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA INDIVIDUAL ESPECIALIZADA EM ANÁLISE DE SISTEMAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO PROGRAMA PROREDES BIRD RS TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA INDIVIDUAL ESPECIALIZADA EM ANÁLISE DE SISTEMAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO Sumário 1 Objetivo da contratação... 1 2 Antecedentes e

Leia mais

Edital de Projetos de Extensão FORMULÁRIO PADRÃO DE INSCRIÇÃO DE PROJETO

Edital de Projetos de Extensão FORMULÁRIO PADRÃO DE INSCRIÇÃO DE PROJETO Edital de Projetos de Extensão FORMULÁRIO PADRÃO DE INSCRIÇÃO DE PROJETO 1. Título do Projeto: Instrumentos gerenciais para a consolidação da estratégia competitiva nas micro e pequenas empresas associadas

Leia mais

TOTAL GERAL 1.000 ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO (OPTATIVA)

TOTAL GERAL 1.000 ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO (OPTATIVA) ORGANIZAÇÃO CURRICULAR TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DC 4021 19/12/2013 Rev. 01 1. Dados Legais Autorizado pelo Parecer 469 de 24/11/2009. DECRETO No 2.929, de 21 de dezembro de

Leia mais

Treinamento e Desenvolvimento - T&D. Capacitação e formação dos colaboradores do HSC

Treinamento e Desenvolvimento - T&D. Capacitação e formação dos colaboradores do HSC Treinamento e Desenvolvimento - T&D Capacitação e formação dos colaboradores do HSC Políticas de RH As práticas de Recursos Humanos do Hospital Santa Catarina estão de acordo com as diretrizes apresentadas

Leia mais

Projeto Movimento ODM Brasil 2015 Título do Projeto

Projeto Movimento ODM Brasil 2015 Título do Projeto Título do Projeto Desenvolvimento de capacidades, de justiça econômica sustentável e promoção de boas práticas para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Brasil. Concepção Estabelecimento

Leia mais

PROGRAMA INTERNACIONAL DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL

PROGRAMA INTERNACIONAL DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL PROGRAMA INTERNACIONAL DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL Integrar, na educação formal e na aprendizagem ao longo da vida, os conhecimentos, valores e habilidades necessárias para um modo de vida sustentável.

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA GESTÃO PÚBLICA SUPERINTENDÊNCIA DA ESCOLA DE GOVERNO REGULAMENTO DO CONCURSO DE AÇÕES INOVADORAS

GOVERNO DO ESTADO DE ALAGOAS SECRETARIA DE ESTADO DA GESTÃO PÚBLICA SUPERINTENDÊNCIA DA ESCOLA DE GOVERNO REGULAMENTO DO CONCURSO DE AÇÕES INOVADORAS REGULAMENTO DO CONCURSO DE AÇÕES INOVADORAS A Secretaria de Estado da Gestão Pública do Governo de Alagoas torna público o 3º CONCURSO DE AÇÕES INOVADORAS NA GESTÃO DO PODER EXECUTIVO DE ALAGOAS que será

Leia mais

I ENCONTRO DAS ÁGUAS. 13 a 15 de maio de 2009 - Campo Grande MS. Painel: Gestão de Comunicação e Recursos Humanos. Realização: SINTERCON

I ENCONTRO DAS ÁGUAS. 13 a 15 de maio de 2009 - Campo Grande MS. Painel: Gestão de Comunicação e Recursos Humanos. Realização: SINTERCON I ENCONTRO DAS ÁGUAS 13 a 15 de maio de 2009 - Campo Grande MS Realização: SINTERCON Painel: Gestão de Comunicação e Recursos Humanos Práticas de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas Palestrante: José F.

Leia mais

Mini-MBA de Especialização de Marketing Coordenador/Formador: José Guimarães

Mini-MBA de Especialização de Marketing Coordenador/Formador: José Guimarães Mini-MBA de Especialização de Marketing Coordenador/Formador: José Guimarães Índice Duração Total... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisitos... 3 Objetivo Geral... 3 Objetivos Específicos...

Leia mais

Planejamento Estratégico de Uma Pequena Empresa do Ramo de Panificação

Planejamento Estratégico de Uma Pequena Empresa do Ramo de Panificação Planejamento Estratégico de Uma Pequena Empresa do Ramo de Panificação Bruno da Costa Feitosa bcfeitosa@gmail.com Resumo Este documento apresenta o planejamento estratégico de uma pequena empresa do ramo

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DO BANCO DA AMAZÔNIA A Socioambiental (PRSA) substitui a Política Corporativa pela Sustentabilidade (2011), e incorpora a contribuição das partes interessadas

Leia mais

Público Alvo: Investimento: Disciplinas:

Público Alvo: Investimento: Disciplinas: A Universidade Católica Dom Bosco - UCDB com mais de 50 anos de existência, é uma referência em educação salesiana no país, sendo reconhecida como a melhor universidade particular do Centro-Oeste (IGC/MEC).

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental da PREVI

Política de Responsabilidade Socioambiental da PREVI 1.1. A PREVI, para o cumprimento adequado de sua missão administrar planos de benefícios, com gerenciamento eficaz dos recursos aportados, buscando melhores soluções para assegurar os benefícios previdenciários,

Leia mais

Tecnologias aplicadas à Inteligência Empresarial e Inteligência Competitiva e o Brasil?

Tecnologias aplicadas à Inteligência Empresarial e Inteligência Competitiva e o Brasil? Tecnologias aplicadas à Inteligência Empresarial e Inteligência Competitiva e o Brasil? Daniela Ramos Teixeira Esse artigo mostra uma pequena amostra das nossas conclusões sobre a evolução e o crescimento

Leia mais

GERENCIAMENTO DE RISCO NO TRANSPORTE RODOVIÃ RIO

GERENCIAMENTO DE RISCO NO TRANSPORTE RODOVIà RIO GERENCIAMENTO DE RISCO NO TRANSPORTE RODOVIà RIO Apresentaà à o O curso de Gerenciamento de Risco no Transporte Rodovià rio tem como proposta a preparaã à o e a qualificaã à o de profissionais que atuam

Leia mais

Custos no Setor Público: Ferramenta da Melhoria da Qualidade do Gasto Público. Florianópolis 17 de Abril 2015

Custos no Setor Público: Ferramenta da Melhoria da Qualidade do Gasto Público. Florianópolis 17 de Abril 2015 Custos no Setor Público: Ferramenta da Melhoria da Qualidade do Gasto Público Florianópolis 17 de Abril 2015 1 Qualidade do Gasto Público Conceito visualiza duas Dimensões : (em construção *) Macro (Estratégico)

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO GESTÃO DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL

CURSO DE EXTENSÃO GESTÃO DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL CURSO DE EXTENSÃO GESTÃO DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL APRESENTAÇÃO 6ª Edição Junho de 2016 O curso Gestão de Segurança Institucional foi desenvolvido pela LOGOS-Inteligência e Planejamento Estratégico com

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC Diretoria de Pós-graduação e Pesquisa

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC Diretoria de Pós-graduação e Pesquisa CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC Diretoria de Pós-graduação e Pesquisa PLANO DE ENSINO MODALIDADE PRESENCIAL 1 Ano 2016 1º Semestre Curso: Marketing Digital e E-commerce Disciplina: Fundamentos do Ambiente Digital

Leia mais

Os 7 Melhores Modelos de COACHING em GRUPO

Os 7 Melhores Modelos de COACHING em GRUPO Os 7 Melhores Modelos de COACHING em GRUPO Olá, aqui é o Wilton Neto tudo bem?! E... Coaching em Grupo é muito divertido! Parabéns e obrigado por baixar do Manual com os 7 Melhores Modelos de Coaching

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 07/02/2012 19:25. Centro de Ciências Exatas e Naturais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 07/02/2012 19:25. Centro de Ciências Exatas e Naturais 7// 9:5 Centro de Ciências Exatas e Naturais Curso: 6 Sistemas de Informação (Noturno) Currículo: / ADM.96.-7 Funções Empresariais I Ementa: Introdução à administração. Conceitos de Organização e Administração.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS UNIFIMES POLÍTICA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU STRICTO SENSU

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS UNIFIMES POLÍTICA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU STRICTO SENSU CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MINEIROS UNIFIMES POLÍTICA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU STRICTO SENSU Mineiros Goiás 2015 Reitora Ita de Fátima Dias Silva Vice-Reitora Marilaine de Sá Fernandes Pró-Reitor de Administração

Leia mais

CURSOS OFERECIDOS PELO ITA

CURSOS OFERECIDOS PELO ITA CURSOS OFERECIDOS PELO ITA Formação, Atribuições da Profissão, Áreas de Atuação Engenharia Aeronáutica É a área da engenharia que se ocupa do projeto, fabricação e manutenção de aeronaves e do gerenciamento

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL

APRESENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL APRESENTAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO OCUPACIONAL A Agência de Certificação Ocupacional (ACERT) é parte integrante da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) Centro de Modernização e Desenvolvimento da Administração

Leia mais

O PAPEL DOS COORDENADORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO FRENTE ÀS MUDANÇAS. SEMINÁRIO REGIONAL ANGRAD - AMPESC - CRA/SC

O PAPEL DOS COORDENADORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO FRENTE ÀS MUDANÇAS. SEMINÁRIO REGIONAL ANGRAD - AMPESC - CRA/SC O PAPEL DOS COORDENADORES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO FRENTE ÀS MUDANÇAS. SEMINÁRIO REGIONAL ANGRAD - AMPESC - CRA/SC Prof. Dr. RUI OTÁVIO BERNARDES DE ANDRADE Presidente do CRA/RJ Coordenador do Conselho

Leia mais

Mercado. Franchising. Principais clientes e serviços. Franqueado. - Perfil. - Vantagens. - Treinamento. Parcerias. Taxa de Franquia e Royalties

Mercado. Franchising. Principais clientes e serviços. Franqueado. - Perfil. - Vantagens. - Treinamento. Parcerias. Taxa de Franquia e Royalties 1 AGENDA História Mercado Franchising Principais clientes e serviços Franqueado - Perfil - Vantagens - Treinamento Parcerias Taxa de Franquia e Royalties Plano de negócios 2 História Jhonathan Ferreira

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL

ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL ESPECIALIZAÇÃO EM TERAPIA ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL O programa irá capacitá-lo a formulação de casos clínicos, avaliação e planejamento das sessões psicoterapêuticas a partir do modelo analítico comportamental

Leia mais

CATÁLOGO REGIONAL PALESTRAS, OFICINAS E CURSOS

CATÁLOGO REGIONAL PALESTRAS, OFICINAS E CURSOS CATÁLOGO REGIONAL PALESTRAS, OFICINAS E CURSOS GET GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHADOR SESI/DRMG MINAS GERAIS 2015 www.fiemg.com.br SUMÁRIO 1. PALESTRAS 1.1 MAIS INFORMAÇÕES... 4 2. OFICINAS 2.1 ÉTICA

Leia mais

Marli de Oliveira Macedo¹, Michele Rodrigues². Introdução

Marli de Oliveira Macedo¹, Michele Rodrigues². Introdução 99 BALANCED SCORECARD COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Marli de Oliveira Macedo¹, Michele Rodrigues² Resumo: O planejamento estratégico é o processo administrativo que estabelece a melhor direção

Leia mais

O Papel do Gerente/Administrador Financeiro das Empresas

O Papel do Gerente/Administrador Financeiro das Empresas O Papel do Gerente/Administrador Financeiro das Empresas Autora: Begail da Silva Casagrande (UNIC) * Co-autor: Juliano Ciebre dos Santos (FSA) * Resumo: Administrar uma empresa não é uma tarefa fácil.

Leia mais

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - DOCENTES ENGENHARIA AMBIENTAL EAD

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - DOCENTES ENGENHARIA AMBIENTAL EAD RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - DOCENTES ENGENHARIA AMBIENTAL EAD Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso de Engenharia Ambiental - Campus EAD INDICADOR Curso* Campus EAD* ÍNDICE DE AVALIAÇÃO

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE ACOMPANHAMENTO DA CARREIRA PROFISSIONAL E AVALIAÇÃO DO CURSO/UFSCar PELOS EGRESSOS - ENGENHARIA CIVIL SÃO CARLOS

RELATÓRIO FINAL DE ACOMPANHAMENTO DA CARREIRA PROFISSIONAL E AVALIAÇÃO DO CURSO/UFSCar PELOS EGRESSOS - ENGENHARIA CIVIL SÃO CARLOS RELATÓRIO FIAL DE ACOMPAHAMETO DA CARREIRA PROFISSIOAL E AVALIAÇÃO DO CURSO/UFSCar PELOS EGRESSOS - EGEHARIA CIVIL SÃO CARLOS Amostragem Amostra n População Engenharia Civil A - úmero de respondentes (n))

Leia mais

Benefícios e compromissos

Benefícios e compromissos O programa A Fundação Lemann oferece bolsas de pós-graduação a pessoas de grande talento, comprometidas em ajudar a resolver alguns dos principais problemas sociais brasileiros. O objetivo é contribuir

Leia mais

Respostas dos alunos sobre o curso

Respostas dos alunos sobre o curso Respostas dos alunos sobre o curso Aplicação INDICADOR: ENSINO QUESTÃO: EM TERMOS DE PRÁTICA PEDAGÓGICA, QUE ATIVIDADES VOCÊ CITARIA COMO UM DIFERENCIAL DO CURSO? (42) SERVIÇO SOCIAL A disciplina Estágio

Leia mais

Curso de Pós-Graduação. Design de Interiores Contemporâneo

Curso de Pós-Graduação. Design de Interiores Contemporâneo Curso de Pós-Graduação Design de Interiores Contemporâneo Os programas de Pós-Graduação oferecidos pela Faculdade de Tecnologia do Istituto Europeo di Design estão em conformidade legal e atendem as Resoluções

Leia mais

Graduação Tecnológica em Gestão Financeira, com ênfase na Gestão de Tributos - 2016/2

Graduação Tecnológica em Gestão Financeira, com ênfase na Gestão de Tributos - 2016/2 Graduação Tecnológica em Gestão Financeira, com ênfase na Gestão de Tributos - 2016/2 DESCRIÇÃO Data de Início: 01/08/2016 Datas e horários das aulas: De segunda a sexta-feira, das 18h45min às 22h20min.

Leia mais

www.cartesys.com.br Porto Alegre Rua dos Andradas 1121/802 +55 51 3254-3200 São Paulo Avenida Paulista 1765/72 +55 11 3170-3041

www.cartesys.com.br Porto Alegre Rua dos Andradas 1121/802 +55 51 3254-3200 São Paulo Avenida Paulista 1765/72 +55 11 3170-3041 Porto Alegre Rua dos Andradas 1121/802 +55 51 3254-3200 São Paulo Avenida Paulista 1765/72 +55 11 3170-3041 Portugal Rua Luís de Camões, 1-J - 2430-292 +351 244542659 www.cartesys.com.br Integrar soluções

Leia mais

EDITAL 06/2016 SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA PARTICIPAÇÃO EM INTERCÂMBIO DE PROJETOS DE EXTENSÃO - 2016

EDITAL 06/2016 SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA PARTICIPAÇÃO EM INTERCÂMBIO DE PROJETOS DE EXTENSÃO - 2016 EDITAL 06/2016 SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA PARTICIPAÇÃO EM INTERCÂMBIO DE PROJETOS DE EXTENSÃO - 2016 A Pró-Reitoria de Extensão- PROEX da Universidade Federal do Cariri-UFCA torna pública a abertura de

Leia mais

José Geraldo Loureiro Rodrigues

José Geraldo Loureiro Rodrigues Governança Aplicada Autodiagnóstico de Maturidade em Governança de TI José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação Controladoria-Geral da União Analisar-se se-á os três níveis: n Governança

Leia mais