Diretrizes do curso itunes U

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Diretrizes do curso itunes U"

Transcrição

1 Diretrizes do curso itunes U Índice Novidades no itunes U 1 Visão geral 2 Primeiros passos 3 Definições do curso 4 Editar e organizar conteúdo 6 Adicionar publicações, tarefas e materiais 7 Gerir as inscrições 9 Reunir e classificar trabalhos 10 Gerir e colaborar 11 Melhores práticas 13 Para mais informações 14 Novidades no itunes U O itunes U 3.0 torna mais fácil do que nunca reunir as salas de aula no ipad. Com novas funcionalidades, como classificações integradas, entrega de tpc e discussões privadas, pode criar um ambiente de aprendizagem envolvente e personalizado para os estudantes no ipad. Entrega de TPC A entrega de tpc permite aos estudantes enviar os seus trabalhos através do itunes U. Podem utilizar uma variedade de apps da Apple e de outras empresas, bem como as ferramentas de anotação em PDF para concluir as suas tarefas. Uma vez entregues, os projetos são organizados num só local para que os possa monitorizar e classificar. Ferramentas de anotação As ferramentas de anotação integradas permitem aos estudantes utilizar uma caneta ou os dedos para fazer anotações em PDFs, sem abandonar o itunes U.* Discussões privadas Apoie as necessidades de aprendizagem individuais dos estudantes através de discussões privadas, diretamente numa tarefa. Classificações integradas Monitorize classificações e tarefas de todos os estudantes inscritos nos seus cursos privados. Pode ativar as classificações para uma tarefa específica para mostrar que vai ser classificada. À medida que classifica tarefas, pode ver o desempenho individual e coletivo dos estudantes e monitorizar o seu progresso. Vários anexos para tarefas Pode anexar vários materiais de suporte a uma tarefa e permitir que os estudantes escolham como expressar a sua criatividade. IMPORTANTE: Algumas das novas funcionalidades para os cursos requerem o itunes U 3.0. Para proporcionar a melhor experiência aos estudantes, certifique-se de que atualizaram para a versão mais recente do itunes antes de incluir novas funcionalidades para os cursos.

2 Diretrizes do curso itunes U 2 Visão geral Os cursos itunes U tornam fácil lecionar, classificar tarefas e manter-se ligado aos estudantes no ipad. Com os cursos itunes U, todos os materiais de que necessita para o curso estão organizados num só local. Diretamente na app, os estudantes podem ler palestras de áudio ou vídeo, ler livros, participar em discussões individuais ou coletivas, e entregar tpc. As classificações integradas permitem monitorizar as notas e tarefas dos estudantes, tudo num só local. Os cursos podem incluir um plano de estudos, fichas, tarefas e outros itens. Pode adicionar conteúdo da ibooks Store e App Store, bem como ligações para páginas da internet. E pode estabelecer ligação a materiais de mais de conteúdos de aprendizagem disponíveis no itunes U, incluindo conteúdo áudio e vídeo das principais instituições de ensino do mundo. Quando o curso estiver pronto, pode partilhá-lo localmente com os estudantes ou publicá-lo na página itunes U da sua instituição para o partilhar com professores e estudantes em todo o mundo.

3 Diretrizes do curso itunes U 3 Primeiros passos Para começar, descarregue a app itunes U grátis. Para criar um novo curso, toque no sinal mais (+) e selecione Criar um curso.

4 Diretrizes do curso itunes U 4 De seguida, crie um perfil de formador, incluindo a sua biografia e instituição principal. Adicione uma fotografia ao perfil utilizando a câmara no ipad, ou selecione uma imagem da biblioteca de fotografias. Esta informação de perfil vai preencher a página de formador dos seus cursos. Todos os cursos que criar vão fazer referência ao seu perfil, que pode editar a qualquer altura. Após guardar o seu perfil, pode introduzir as definições do curso. Por predefinição, todos os cursos criados no itunes U são privados. 1 Introduza o nome do curso, uma abreviatura e o departamento. Definições do curso 2 Adicione uma imagem de curso atrativa que será utilizada na estante de cursos do itunes U. Pode tirar uma fotografia com a câmara do ipad ou selecionar uma imagem da biblioteca de fotografias. A imagem pode ser adicionada durante a configuração do curso ou posteriormente. Utilize uma imagem com pelo menos 600 x 600 píxeis, com um tamanho de ficheiro máximo de 10 MB Adicione uma descrição. Esta é a sua oportunidade para informar os estudante sobre o conteúdo e as expetativas do curso. Por exemplo, pode incluir um resumo da estrutura do curso, ou talvez expetativas e objetivos. Toque em Seguinte.

5 Diretrizes do curso itunes U Adicione a sua instituição. Selecione um nível e um idioma, bem como uma categoria e subcategoria. Selecione se pretende que o curso seja a ritmo individual ou em sessões. Selecione Ritmo individual se pretender que os estudantes avancem ao seu próprio ritmo. Pode incluir a duração prevista para o curso e fazer atualizações a qualquer altura. Selecione Em sessões se pretender que os estudantes acompanhem enquanto leciona. Os cursos Em sessões são organizados com base num calendário e incluem uma data de início e de fim, bem como prazos para tarefas. Determine o uso de discussões. As discussões permitem aos estudantes iniciar conversas privadas consigo ou com toda a turma. Pode conversar em privado com um estudante para responder a questões individuais, dar uma ajuda adicional ou fornecer comentários sobre uma tarefa. Além disso, você e os estudantes podem iniciar discussões em turma. Qualquer estudante no curso pode participar nas discussões em turma, e o formador pode monitorizar e também participar. Pode optar por desativar as discussões para o seu curso, e se tornar o curso público, as discussões são removidas. Selecione uma licença para o conteúdo. Está disponível uma variedade de opções, incluindo as opções Creative Commons padrão. Esta licença diz a outros como podem utilizar o seu conteúdo nos seus próprios cursos Quando terminar de adicionar a informação do curso, toque em Seguinte. Vai ser encaminhado para o painel de formador, onde surgem todos os cursos que cria ou para os quais contribui. Pode ver uma descrição geral de cada curso. É tudo o que tem de fazer para criar um novo curso. Agora que criou a estrutura do curso, pode adicionar mais conteúdo.

6 Diretrizes do curso itunes U 6 Editar e organizar conteúdo Crie o seu curso utilizando as páginas Visão geral, Formador e Programa. A página Visão geral contém a informação já adicionada às definições do curso, incluindo a descrição do curso, a sua instituição, nível, etc. Pode editar a informação do curso a qualquer altura. A página Formador contém a informação de perfil. Pode editá-la a qualquer altura. A página Programa é onde introduz o plano de estudos. Todas as publicações e tarefas vão ser associadas a tópicos no programa. Pode introduzir o programa diretamente no itunes U e incluir até dois sub-níveis, ou colar texto nesta página.

7 Diretrizes do curso itunes U 7 Adicionar publicações, tarefas e materiais Utilize publicações, tarefas e materiais para adicionar conteúdo e contexto ao curso. Uma publicação pode ser um conjunto de instruções, uma explicação ou o resumo de uma palestra. Para introduzir uma publicação, selecione um tópico no programa, crie um título e escreva a mensagem da publicação. Pode criar uma ou mais tarefas em qualquer publicação, e para os cursos em sessões, pode selecionar um prazo para cada tarefa. Crie um título e uma descrição para as tarefas, para que os estudantes saiba exatamente o que é esperado. Pode ativar a Classificação e atribuir um valor pontual para cada tarefa. E ao ativar a Entrega, os estudantes podem enviar trabalhos através do itunes U, incluindo apresentações, folhas de trabalho, vídeos ou qualquer trabalho criado noutra app que abra no itunes U. Estas tarefas são organizadas no livro de registo de classificações, onde pode facilmente monitorizar e classificar o trabalho dos estudantes.

8 Diretrizes do curso itunes U 8 As tarefas podem incluir muitos tipos de materiais que fazem parte do curso, como vídeos, ficheiros áudio, links para a internet, folhas de trabalho, apps, livros e muito mais. Pode até adicionar as suas próprias fotografias, vídeos e documentos originais, e gerilos em Os meus materiais. Descubra e adicione apps, livros, conteúdos do itunes U, podcasts e muito mais com a opção Pesquisar loja.

9 Diretrizes do curso itunes U 9 Gerir as inscrições Quando estiver pronto para convidar os estudantes a inscrever-se no seu curso, toque na página Inscrição no separador Administração para enviar o código de inscrição no curso ou a ligação de atalho aos seus estudantes. Quando um estudante introduz o código de inscrição na app itunes U ou toca na ligação a partir de um ipad, iphone ou ipod touch, recebe um pedido de inscrição e pode aprová-lo ou bloqueá-lo. Pode optar por ativar a aprovação automática para que qualquer pessoa que solicite a inscrição seja automaticamente aprovada. Após aprovar um pedido de inscrição, o nome do estudante surge na sua lista. Pode ver todos os alunos inscritos de relance, bem como a última vez que acederam ao curso. Para remover e bloquear um estudante de um curso, toque no ícone i à direita do nome desse estudante. Se remover estudantes da sua lista, os dados são eliminados dos sistemas Apple e não vão mais estar disponíveis. Os estudantes vão continuar a ter acesso a qualquer informação local nos seus dispositivos.

10 Diretrizes do curso itunes U 10 Reunir e classificar trabalhos Com a entrega de tpc é fácil para os estudantes enviarem os seus trabalhos através do itunes U. E as classificações integradas permitem monitorizar o progresso dos estudantes e ver o desempenho individual e coletivo. Após enviarem os seus trabalhos, pode descarregá-los e classificá-los. Basta tocar em Classificação e introduzir o valor. Pode enviar uma mensagem privada ao estudante com comentários. Pode logo enviar a classificação ou mais tarde.

11 Diretrizes do curso itunes U 11 O livro de registo de classificações integrado apresenta o progresso global dos estudantes no seu curso privado. Pode ver como os estudantes estão a progredir nas tarefas do curso, incluindo se um estudante viu a tarefa, entregou trabalho de casa ou enviou uma mensagem privada. Veja o progresso de todos os estudantes no seu curso, ou toque para realçar o progresso de um estudante individual. Gerir e colaborar Duplique o seu curso. Para fazer uma cópia de um curso, passe o dedo para a esquerda no painel e toque em Duplicar. Pode editar a cópia do seu curso como pretender, por exemplo, pode alterá-la de em sessões para ritmo individual. Envie uma cópia. Pode enviar uma cópia do seu curso (incluindo o programa, publicações, tarefas e materiais) para outro formador. Esse formador pode começar a utilizar o curso de imediato com os seus próprios estudantes, ou editar o curso como pretender. Transfira para outro formador. Na qualidade de proprietário de um curso, pode transferir toda a propriedade do mesmo para outro formador sem causar qualquer incómodo para os estudante que frequentem o curso. Nota: para transferir a propriedade de um curso na qualidade de formador associado, tanto o formador que transfere o curso como o formador que o recebe têm de estar associados à mesma instituição.

12 Diretrizes do curso itunes U 12 Adicione ao catálogo público. Se estiver associado a uma instituição com uma página itunes U pública, pode solicitar que o seu curso seja publicado no catálogo itunes U, o maior catálogo digital de conteúdo didático grátis do mundo. Basta tocar em Adicionar ao catálogo público e é enviado um pedido por ao administrador de site público. Convide contribuidores para o curso. Pode convidar até cinco contribuidores para o seu curso. Além de poderem contribuir para o curso, também vão ter acesso à informação dos estudantes no curso (como as classificações e endereços de ). Para adicionar contribuidores para o curso, toque no botão Administração, seguido de Formadores, e depois do sinal mais (+).

13 Diretrizes do curso itunes U 13 Melhores práticas Tenha em mente estas melhores práticas ao criar e distribuir os seus cursos itunes U. Descrição. Inclua uma lista de objetivos de aprendizagem na descrição do curso. Tal vai ajudar os estudantes a determinar rapidamente se o curso satisfaz as suas necessidades de aprendizagem, especialmente para os cursos públicos. Títulos. Utilize títulos curtos para publicações e tarefas, para que os estudantes vejam rapidamente as informações mais importantes. Publicações. Adicione significado e contexto aos materiais de aprendizagem com mensagens nas publicações. Ligue as atividades atuais ao que os estudantes já aprenderam e mostre como este novo conteúdo será importante em unidades futuras. Tarefas. Inicie as suas tarefas com verbos de ação. As tarefas vão formar uma lista de trabalhos a realizar pelos estudantes. Discussões. Envolva os estudantes e incentive a interação promovendo discussões coletivas. As discussões podem ser gerais ou adicionadas a publicações específicas. Também pode ter discussões privadas com estudantes individuais. Materiais de aprendizagem diversos. Pode adicionar materiais ao curso a partir do separador Publicações ou Materiais. Incorpore materiais que suportem estilos de aprendizagem diversos; tente criar um conjunto diversificado, com texto, vídeo, apps, livros, etc. A App Store tem milhares de apps didáticas com vários temas para cada nível escolar e estilo de aprendizagem. O ibooks tem uma enorme seleção de livros para os seus cursos, incluindo biografias, manuais de referência e livros didáticos do ibooks das principais editoras. E o catálogo itunes U para conteúdo didático está cheio de conteúdos de aprendizagem como palestras e vídeos para utilizar nos cursos. Biblioteca Os meus materiais. Também pode adicionar materiais utilizando a funcionalidade Os meus materiais. A sua lista Os meus materiais torna fácil adicionar materiais caso esteja a lecionar vários cursos que utilizam os mesmos materiais. Também pode utilizá-la para manter uma lista de itens a utilizar em cursos futuros. Ligações. Ligue a um ponto de início e de fim específicos num vídeo, ou a um capítulo de um livro em particular, para que os estudantes possam aceder diretamente ao conteúdo pretendido. Carregue materiais originais. Pode adicionar materiais originais, como apresentações, folhas de trabalho, vídeos e livros, para que tudo o que os estudantes necessitam para concluir o curso esteja a um toque de distância. Por exemplo, utilize a câmara integrada para gravar um vídeo introdutório para o curso. Qualquer item que possa guardar na biblioteca de fotografias ou icloud Drive pode ser adicionado aos materiais do curso. Pode criar conteúdo no Pages, Numbers, Keynote ou noutras apps, e adicionar o material diretamente ao itunes U tocando no ícone de partilha, seguido de Abrir no itunes U. E agora, com as ferramentas de anotação integradas, os estudantes podem fazer anotações nos PDFs carregados, tudo no itunes U. Tire proveito das notas. Considere converter os seus documentos Word ou Pages para os formatos epub ou ibooks Author. A utilização de texto nestes formatos permite que os estudantes tirem notas no livro, e então agregá-las no separador Notas do curso.

14 Diretrizes do curso itunes U 14 Otimize a mobilidade e as ferramentas integradas. Crie atividades que tirem proveito da plataforma móvel; recolha dados ou crie conteúdo fora da sala de aula, no campus, durante visitas de estudo ou na sua comunidade. Utilize a câmara e o microfone no ipad para criar novos tipos de atividades. Lembre-se que os estudantes podem entregar tpc criados em qualquer app que permita abrir documentos no itunes U. Classificações. Utilize o cabeçalho de tarefa no livro de registo de classificações integrado para informações rápidas sobre cada tarefa. Veja quantos estudantes entregaram os trabalhos, e quantas tarefas classificou. Também pode guardar as classificações como rascunhos e aguardar para enviar todas em simultâneo. E pode bloquear uma tarefa se o prazo tiver terminado e não estiver mais a aceitar entregas. Anúncios. Se estiver a lecionar um curso em sessões, pode enviar anúncios aos estudantes a qualquer altura; estes não estão ligados a um tópico no programa. Os anúncios podem ser avisos administrativos aos estudantes, como o cancelamento de uma aula ou a alteração da data de um teste. Inclusão de feeds RSS. Se pretender, pode adicionar materiais de áudio e vídeo ao seu curso a partir de um feed RSS ou sistema de captura de aulas. Quando adiciona um feed como material, o itunes U importa os materiais compatíveis para o seu curso. À medida que são adicionados novos materiais ao feed, o itunes U verifica a existência de atualizações e adiciona os novos materiais ao curso. Associe a sua conta. Se a sua instituição de ensino tiver uma página itunes U pública, associe a sua conta itunes U à sua instituição. Tal remove os limites do seu espaço de carregamento, o número de cursos que pode criar, e o número de estudantes inscritos em casa curso. Também permite enviar o curso para o administrador de site público para publicação na sua página itunes U, onde pode chegar a estudantes em todo o mundo. Se a sua instituição quiser candidatar-se a um site público itunes U, visite eduapp.apple.com para saber como aderir. Para mais informações Suporte do itunes U: Segurança e privacidade do itunes U: support.apple.com/pt-pt/ht *A anotação em PDF integrada está disponível no ipad (3.ª geração ou posterior) e ipad mini 2 ou posterior Apple Inc. Todos os direitos reservados. Apple, o logótipo Apple, ibooks, ipad, iphone, ipod, ipod touch, itunes U, Keynote, Numbers e Pages são marcas comerciais da Apple Inc., registadas nos EUA e noutros países. icloud é uma marca de serviço da Apple Inc., registada nos EUA e noutros países. App Store e ibooks Store são marcas de serviço da Apple Inc. Outros nomes de produtos e empresas aqui referidos podem ser marcas comerciais das respetivas empresas. Junho de 2015

Indicações para o itunes U

Indicações para o itunes U Índice Descrição geral 1 Primeiros passos 2 Definições do curso 3 Editar e organizar conteúdo 5 Adicionar publicações, tarefas e materiais 6 Gerir e colaborar 8 Gerir as inscrições 9 Melhores práticas

Leia mais

itunes U Diretrizes Como montar o seu curso Visão geral

itunes U Diretrizes Como montar o seu curso Visão geral Conteúdo Visão geral 1 Primeiros passos 2 Edição e organização do conteúdo 4 Comunicados, tarefas e material 6 Melhores práticas 7 Como gerenciar as inscrições 8 Visão geral Com itunes U é muito fácil

Leia mais

Educação Digital... 41... 19

Educação Digital... 41... 19 Versão 1.1 ... 3... 3... 3... 3... 3... 4... 4... 6... 9... 9... 10... 13... 15... 16... 16... 17... 18... 19... 21... 23... 27... 41... 42... 43... 44... 46... 60... 65 2 A aplicação 20 Manual é um novo

Leia mais

Guia de Imprimir/ Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan (ios)

Guia de Imprimir/ Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan (ios) Guia de Imprimir/ Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan (ios) Antes de utilizar o equipamento Brother Definições de notas Ao longo deste Manual do Utilizador, são utilizados os seguintes símbolos

Leia mais

Google Apps para o Office 365 para empresas

Google Apps para o Office 365 para empresas Google Apps para o Office 365 para empresas Mude O Office 365 para empresas tem um aspeto diferente do Google Apps, por isso, ao iniciar sessão, obterá esta vista para começar. Após as primeiras semanas,

Leia mais

Educação Digital. A aplicação 20 Manual é um novo conceito de manual escolar. Mais motivador,

Educação Digital. A aplicação 20 Manual é um novo conceito de manual escolar. Mais motivador, A aplicação 20 Manual... 3 I... 3 1. Especificações técnicas... 3 1.1. Requisitos técnicos mínimos:... 3 II... 4 Começar a utilizar o 20 Manual... 4 1. Instalar o 20 Manual... 4 2. Criar uma conta no 20

Leia mais

Mais acerca do Pages

Mais acerca do Pages Mais acerca do Pages Folheie o documento; toque nas imagens e no texto. E fique a conhecer a melhor aplicação de tratamento de texto jamais concebida para um dispositivo móvel. 1: Familiarize se com o

Leia mais

LeYa Educação Digital

LeYa Educação Digital Índice 1. Conhecer o 20 Aula Digital... 4 2. Registo no 20 Aula Digital... 5 3. Autenticação... 6 4. Página de entrada... 7 4.1. Pesquisar um projeto... 7 4.2. Favoritos... 7 4.3. Aceder a um projeto...

Leia mais

Usar o Office 365 no iphone ou ipad

Usar o Office 365 no iphone ou ipad Usar o Office 365 no iphone ou ipad Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu iphone ou ipad para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde quer

Leia mais

20 Manual. Manual do utilizador Windows 8

20 Manual. Manual do utilizador Windows 8 20 Manual Manual do utilizador Windows 8 Índice A aplicação 20 Manual... 3 I... 3 1. Especificações técnicas... 3 1.1. Requisitos técnicos mínimos:... 3 II... 4 Começar a utilizar o 20 Manual... 4 1. Instalar

Leia mais

Referências de tarefas de comunicação do Sametime

Referências de tarefas de comunicação do Sametime Referências de tarefas de comunicação do Sametime ii Referências de tarefas de comunicação do Sametime Índice Referências de tarefas de comunicação do Sametime............ 1 iii iv Referências de tarefas

Leia mais

Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus

Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus Guia rápido de criação e gestão de um espaço no SAPO Campus O SAPO Campus é uma plataforma online, disponível em http://campus.sapo.pt, que permite a comunicação e a colaboração entre membros de uma Instituição

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO ITLEARNING V2.0

MANUAL DO USUÁRIO ITLEARNING V2.0 MANUAL DO USUÁRIO ITLEARNING V2.0 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 OBJETIVO... 4 ACESSO DO ALUNO... 4 SAV (SALA DE AULA VIRTUAL)... 5 CURSOS DISPONÍVEIS... 6 MEUS CURSOS... 8 TUTORIA... 13 WEBMEETING... 15 MENSAGENS...

Leia mais

Manual de utilização do Controlo Parental

Manual de utilização do Controlo Parental Manual de utilização do Controlo Parental ÍNDICE O que faz o ecrã principal do mymaga? 1. primeira login - Administrador 2. interface 2.1 Ecrã principal do Administrador 2.2 Menu da direita do Administrador

Leia mais

Quais são as novidades?

Quais são as novidades? e fizeram novamente uma parceria para criar uma Plataforma de Aprendizagem Social exclusiva para os corretores RE/MAX ao redor do mundo. Com esta Plataforma de Aprendizagem Social, nomeada de Global Training,

Leia mais

Explorar os comandos no friso Cada friso tem grupos e cada grupo tem um conjunto de comandos relacionados.

Explorar os comandos no friso Cada friso tem grupos e cada grupo tem um conjunto de comandos relacionados. Guia de Introdução O Microsoft Project 2013 tem um aspeto diferente das versões anteriores, pelo que criámos este guia para o ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Barra de Ferramentas de Acesso

Leia mais

"Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014

Manual de Acesso ao Moodle - Discente 2014 "Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014 Para acessar a plataforma, acesse: http://www.fem.com.br/moodle. A página inicial da plataforma é a que segue abaixo: Para fazer o login, clique no link Acesso

Leia mais

Usar o Office 365 em seu telefone Android

Usar o Office 365 em seu telefone Android Usar o Office 365 em seu telefone Android Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu telefone Android para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

Outlook 2003. Apresentação

Outlook 2003. Apresentação Outlook 2003 Apresentação O Microsoft Office Outlook 2003 é um programa de comunicação e gerenciador de informações pessoais que fornece um local unificado para o gerenciamento de e-mails, calendários,

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

LMS: Manual do aluno

LMS: Manual do aluno UNO Internacional LMS: Manual do aluno Neste Learning Coffee você vai aprender a: Aceder à plataforma e editar o seu perfil. Aceder às suas notificações. Consultar o calendário e criar eventos pessoais.

Leia mais

Anote aqui as informações necessárias:

Anote aqui as informações necessárias: banco de mídias Anote aqui as informações necessárias: URL E-mail Senha Sumário Instruções de uso Cadastro Login Página principal Abrir arquivos Área de trabalho Refine sua pesquisa Menu superior Fazer

Leia mais

Como configurar e-mails nos celulares. Ebook. Como configurar e-mails no seu celular. W3alpha - Desenvolvimento e hospedagem na internet

Como configurar e-mails nos celulares. Ebook. Como configurar e-mails no seu celular. W3alpha - Desenvolvimento e hospedagem na internet Ebook Como configurar e-mails no seu celular Este e-book irá mostrar como configurar e-mails, no seu celular. Sistemas operacionais: Android, Apple, BlackBerry, Nokia e Windows Phone Há muitos modelos

Leia mais

20 Manual Manual do Utilizador Android

20 Manual Manual do Utilizador Android 20 Manual Manual do Utilizador Android Versão 1.1 Conteúdos do Manual do Utilizador A aplicação 20 Manual... 3 I... 3 1. Especificações técnicas... 3 1.1 Especificações mínimas do tablet... 3 1.2 Software

Leia mais

MANUAL DO GESTOR DE FINANÇAS

MANUAL DO GESTOR DE FINANÇAS MANUAL DO GESTOR DE FINANÇAS Manual de utilização e dicas para que conheça melhor esta nova ferramenta do millenniumbcp.pt. e da App Millennium para equipamentos ipad/ iphone / ipod touch.. 1 02 ÍNDICE

Leia mais

Como funciona a MEO Cloud?

Como funciona a MEO Cloud? Boas-vindas O que é a MEO Cloud? A MEO Cloud é um serviço da Portugal Telecom, lançado a 10 de Dezembro de 2012, de alojamento e sincronização de ficheiros. Ao criar uma conta na MEO Cloud fica com 16

Leia mais

Manual de Utilizador. Caderno. Recursos da Unidade Curricular. Gabinete de Ensino à Distância do IPP. http://eweb.ipportalegre.pt. ged@ipportalegre.

Manual de Utilizador. Caderno. Recursos da Unidade Curricular. Gabinete de Ensino à Distância do IPP. http://eweb.ipportalegre.pt. ged@ipportalegre. Manual de Utilizador Caderno Recursos da Unidade Curricular Gabinete de Ensino à Distância do IPP http://eweb.ipportalegre.pt ged@ipportalegre.pt Índice RECURSOS... 1 ADICIONAR E CONFIGURAR RECURSOS...

Leia mais

20 Escola Digital Manual do Utilizador Professor

20 Escola Digital Manual do Utilizador Professor 20 Escola Digital Manual do Utilizador Professor Manual do Utilizador Professor... 1 1. Conhecer o 20 Escola Digital... 4 2. Autenticação... 6 2.1. Criar um registo na LeYa Educação... 6 2.2. Aceder ao

Leia mais

Moodle - CEAD Manual do Estudante

Moodle - CEAD Manual do Estudante Moodle - CEAD Manual do Estudante Índice Introdução 3 Acessando o Ambiente 4 Acessando o Curso 5 Navegando no Ambiente do Curso 5 Box Participantes 5 Box Atividades 5 Box Buscar nos Fóruns 5 Box Administração

Leia mais

WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET

WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET MANUAL DO UTILIZADOR WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET 1. 2. PÁGINA INICIAL... 3 CARACTERÍSTICAS... 3 2.1. 2.2. APRESENTAÇÃO E ESPECIFICAÇÕES... 3 TUTORIAIS... 4 3. DOWNLOADS... 5 3.1. 3.2. ENCOMENDAS (NOVOS

Leia mais

Canon Self-Service. Guia de Introdução. Um manual que o ajuda a registar-se e a começar a utilizar o portal online Self-Service da Canon

Canon Self-Service. Guia de Introdução. Um manual que o ajuda a registar-se e a começar a utilizar o portal online Self-Service da Canon Canon Self-Service Guia de Introdução Um manual que o ajuda a registar-se e a começar a utilizar o portal online Self-Service da Canon Introdução Este manual é dirigido à pessoa responsável pela gestão

Leia mais

Vodafone Conferencing Como criar uma reunião

Vodafone Conferencing Como criar uma reunião Vodafone User Guide Vodafone Conferencing Como criar uma reunião Um guia passo-a-passo sobre como configurar uma reunião através do serviço Vodafone Conferencing. Visão geral Pode utilizar a Vodafone Conferencing

Leia mais

Utilizar o Office 365 no Windows Phone

Utilizar o Office 365 no Windows Phone Utilizar o Office 365 no Windows Phone Guia de Introdução Verificar e-mail Configure o seu Windows Phone para enviar e receber correio da sua conta do Office 365. Consultar o seu calendário, esteja onde

Leia mais

Manual de Utilização. GESTOR DE METADADOS DOS AÇORES (GeMA) Setembro de 2015. Versão 4.0

Manual de Utilização. GESTOR DE METADADOS DOS AÇORES (GeMA) Setembro de 2015. Versão 4.0 Manual de Utilização GESTOR DE METADADOS DOS AÇORES (GeMA) Setembro de 2015 Versão 4.0 FICHA TÉCNICA TÍTULO: Manual de Utilização do Gestor de Metadados dos Açores (GeMA) AUTORIA: Grupo de Trabalho INSPIRE

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

ÍNDICE. 1. Introdução...2. 2. O que é o Sistema Mo Porã...2. 3. Como acessar o Site Mo Porã...3. 4. Cadastro do Sistema Mo Porã...

ÍNDICE. 1. Introdução...2. 2. O que é o Sistema Mo Porã...2. 3. Como acessar o Site Mo Porã...3. 4. Cadastro do Sistema Mo Porã... ÍNDICE 1. Introdução...2 2. O que é o Sistema Mo Porã...2 3. Como acessar o Site Mo Porã...3 4. Cadastro do Sistema Mo Porã...4 5. Navegando no Site Mo Porã...6 5. 1 Manual de ajuda do sistema Mo Porã...7

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas

Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Lotus Notes 8.5 para o Office 365 para empresas Faça a migração O Microsoft Outlook 2013 pode parecer diferente do Lotus Notes 8.5, mas você rapidamente descobrirá que o Outlook permite fazer tudo o que

Leia mais

Seu manual do usuário HP SLATE 10 HD 3500EF SILVER http://pt.yourpdfguides.com/dref/5512768

Seu manual do usuário HP SLATE 10 HD 3500EF SILVER http://pt.yourpdfguides.com/dref/5512768 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para HP SLATE 10 HD 3500EF SILVER. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a

Leia mais

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Requisitos para usar o Office 365: Ter instalado pelo menos a versão 7 do Internet Explorer, Mozilla Firefox 15, Google Chrome 21 ou Safari no Mac. O que é

Leia mais

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União

e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Controladoria-Geral da União e-ouv Passo-a-passo Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal Junho, 2015 Sumário 1. Acesso ao sistema... 3 2. Funcionalidades do sistema... 5 3. Como tratar manifestações... 14 3.1 Detalhar...

Leia mais

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL Ambiente Virtual de Aprendizagem - MOODLE GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL http://salavirtual.faculdadesaoluiz.edu.br SUMÁRIO 1. Acessando Turmas 4 2. Inserindo Material 4 3. Enviando Mensagem aos Alunos 6

Leia mais

Guia do Signatário SAP DocuSign

Guia do Signatário SAP DocuSign Guia do Signatário SAP DocuSign Índice 1. Guia do Signatário SAP DocuSign... 2 2. Receber uma notificação por e-mail... 2 3. Assinar o documento... 3 4. Outras opções... 4 4.1 Terminar mais tarde... 4

Leia mais

Qlik Sense Cloud. Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Qlik Sense Cloud. Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik Sense Cloud Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik, QlikTech,

Leia mais

Ferramentas de Comunicação da Internet no Ensino/Aprendizagem

Ferramentas de Comunicação da Internet no Ensino/Aprendizagem Centro de Formação da Batalha Centro de Competência Entre Mar e Serra Ferramentas de Comunicação da Internet no Ensino/Aprendizagem Batalha Novembro de 2001 1 - Como começar com o Outlook Express Com uma

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Aplicativo do Pentágono

Aplicativo do Pentágono Aplicativo do Pentágono Siga os passos abaixo para instalar o aplicativo no seu smartphone ou acessar pela web. Cadastre seu e-mail junto à escola Certifique-se de que seu e-mail está cadastrado junto

Leia mais

Segmentação de Lista de Contatos

Segmentação de Lista de Contatos Guia rápido sobre... Segmentação de Lista de Contatos Neste guia... Aprenda a criar combinações precisas para uma segmentação direta e eficaz. Índice 1. Pesquisar Contatos! 3 1.1 Página de pesquisa de

Leia mais

IRISPen Air 7. Guia rápido. (ios)

IRISPen Air 7. Guia rápido. (ios) IRISPen Air 7 Guia rápido (ios) Este Guia rápido do utilizador ajuda-o a dar os primeiros passos com o IRISPen TM Air 7. Leia este guia antes de utilizar o scanner e o respetivo software. Todas as informações

Leia mais

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO SUMÁRIO Efetuando o Login na comunidade... 3 Esqueceu sua senha?... 3 Página Principal... 4 Detalhando o item Configurações... 5 Alterar Foto... 5 Alterar Senha... 5 Dados Pessoais... 6 Configurações de

Leia mais

CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE BLOGUES

CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE BLOGUES CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE BLOGUES CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE BLOGUES Aproveitando o próprio ambiente Internet, apresentamos neste tutorial um conjunto de sugestões para criar e manter o seu blogue. Indicamos

Leia mais

Guia de Imprimir/Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan

Guia de Imprimir/Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan Guia de Imprimir/Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan Versão G POR Definições de notas Ao longo deste Manual do Utilizador, é utilizado o seguinte ícone: As Notas indicam o que fazer perante

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) - - Atualizado em 29/07/20 ÍNDICE DE FIGURAS Figura Página de acesso ao SIGRA... 7 Figura 2 Portal de Cursos... 8

Leia mais

Painel de Navegação Para ver o Painel de Navegação, prima CTRL+F. Pode arrastar os cabeçalhos dos documentos neste painel para reorganizá-los.

Painel de Navegação Para ver o Painel de Navegação, prima CTRL+F. Pode arrastar os cabeçalhos dos documentos neste painel para reorganizá-los. Guia de Introdução O Microsoft Word 2013 tem um aspeto diferente das versões anteriores, pelo que criámos este guia para ajudar a minimizar a curva de aprendizagem. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

I. COMO FAZER O REGISTO NA PLATAFORMA MOODLE 3 II. COMO ACEDER (ENTRAR) NO MOODLE DA ESCOLA 1

I. COMO FAZER O REGISTO NA PLATAFORMA MOODLE 3 II. COMO ACEDER (ENTRAR) NO MOODLE DA ESCOLA 1 Novembro.2010 Índice I. COMO FAZER O REGISTO NA PLATAFORMA MOODLE 3 II. COMO ACEDER (ENTRAR) NO MOODLE DA ESCOLA 1 III. COMO INSERIR MATERIAL PEDAGÓGICO (ANEXAR FICHEIROS) 1 IV. CRIAR UM GLOSSÁRIO 5 V.

Leia mais

Manual. V e r s ã o i P a d

Manual. V e r s ã o i P a d Manual V e r s ã o i P a d índice I. Introdução II. Procedimentos básicos III. A agenda IV. Clientes V. Prontuário VI. Configurações VII. Medicamentos VIII. Tags IX. Receitas X. Contato I Introdução O

Leia mais

PTT (Push to Talk - Pressione para Falar) Edição 1

PTT (Push to Talk - Pressione para Falar) Edição 1 (Push to Talk - Pressione para Falar) Edição 1 2008 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People e Nseries são marcas comerciais ou marcas registradas da Nokia Corporation. Nokia

Leia mais

Índice. * Recursos a partir da IOS 4.1. Telefone (11)2762-9576 Email sac@iphonebest.com.br. www.iphonebest.com.br

Índice. * Recursos a partir da IOS 4.1. Telefone (11)2762-9576 Email sac@iphonebest.com.br. www.iphonebest.com.br 1 Índice Utilizando o Gerenciador Multi Tarefa... 3 Organização de aplicativos... 8 Configurar Gmail... 15 Página favorita em ícone... 18 Excluindo Aplicativos e Ícones Favoritos...21 Gerenciar Aplicativos

Leia mais

MANUAL DO GESTOR DE FINANÇAS

MANUAL DO GESTOR DE FINANÇAS MANUAL DO GESTOR DE FINANÇAS Manual de utilização e dicas para que conheça melhor esta nova ferramenta da App Millennium para equipamentos ipad/ iphone / ipod touch.. 1 02 ÍNDICE 03 1 PORQUÊ USAR O GESTOR

Leia mais

Supply4Galp (S4G) FAQs Fornecedores Versão 1.0 03.02.2014

Supply4Galp (S4G) FAQs Fornecedores Versão 1.0 03.02.2014 Lista de FAQs 1. Registo de Fornecedor e Gestão da Conta... 4 Q1. Quando tento fazer um novo registo na Plataforma S4G, recebo uma mensagem a indicar que a minha empresa já se encontra registada.... 4

Leia mais

Guia de Imprimir/Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan

Guia de Imprimir/Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan Guia de Imprimir/Digitalizar Portátil para o Brother iprint&scan Versão I POR Definições de notas Ao longo deste manual do utilizador, é utilizado o seguinte estilo de nota: especifica o ambiente operativo,

Leia mais

Criar Newsletters. Guia rápido sobre...

Criar Newsletters. Guia rápido sobre... Guia rápido sobre... Criar Newsletters Neste guia... Saiba como criar atrativas newsletters em texto simples ou HTML para captar a atenção de seus contatos e ir ao encontro de seus interesses e expectativas.

Leia mais

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 Google Sites A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 1. Google Sites A Google veio anunciar que, para melhorar as funcionalidades centrais do Grupos Google, como listas de discussão

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil... Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando

Leia mais

MEO Drive MANUAL DA APLICAÇÃO MEO DRIVE. VERSÃO DE 20.06.2014 GEM - Gabinete de Estratégia de Marca

MEO Drive MANUAL DA APLICAÇÃO MEO DRIVE. VERSÃO DE 20.06.2014 GEM - Gabinete de Estratégia de Marca MEO Drive MANUAL DA APLICAÇÃO MEO DRIVE VERSÃO DE 20.06.2014 GEM - Gabinete de Estratégia de Marca ÍNDICE Introdução Usar o MEO Drive pela primeira vez Menu Ir para Pesquisa Rápida Mapa Navegação Opções

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

Manual de utilização do Moodle

Manual de utilização do Moodle Manual de utilização do Moodle Docentes Universidade Atlântica 1 Introdução O conceito do Moodle (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) foi criado em 2001 por Martin Dougiamas, o conceito

Leia mais

Tutorial do administrador do HelpCenterLive (Sistema de Ajuda)

Tutorial do administrador do HelpCenterLive (Sistema de Ajuda) Tutorial do administrador do HelpCenterLive (Sistema de Ajuda) Sumário Introdução...3 Entrar (Login)...3 Página Inicial (Home Page)...4 Ajuda...5 Conversação (Chat)...6 Mensagens Registradas...7 Registros...8

Leia mais

Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores

Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores 1 2 2015 Sumário 1 Texto introdutório... 3 2 Como Acessar o UNICURITIBA VIRTUAL... 3 3 Tela inicial após login... 3 3.1) Foto do perfil... 4 3.2) Campo de busca...

Leia mais

idicas Seu guia para o iphone e o ipad!

idicas Seu guia para o iphone e o ipad! idicas Seu guia para o iphone e o ipad! Introdução Este e-book tem algumas das melhores dicas para você aproveitar ao máximo o iphone e o ipad em vários momentos de seu dia. isso, basta estar com o sistema

Leia mais

BEMVINDO AO ONLINE SHIPPING MANUAL

BEMVINDO AO ONLINE SHIPPING MANUAL Online Shipping BEMVINDO AO ONLINE SHIPPING MANUAL EM VIAGEM OU NO ESCRITÓRIO, O ONLINE SHIPPING LEVA-O LÁ. É ideal para empresas com um pequeno volume de envios, secretariados, receções, viajantes frequentes

Leia mais

ued - unidade de ensino a distância instituto politécnico de leiria BlackBoard - Moodle Guia rápido

ued - unidade de ensino a distância instituto politécnico de leiria BlackBoard - Moodle Guia rápido ued - unidade de ensino a distância instituto politécnico de leiria BlackBoard - Guia rápido ued - unidade de ensino a distância instituto politécnico de leiria Unidade de Ensino a Distância Equipa Guia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG Página 1 de 26 Sumário Introdução...3 Layout do Webmail...4 Zimbra: Nível Intermediário...5 Fazer

Leia mais

Plano E-commerce Guia de início rápido. Plano E-commerce. Guia de início rápido

Plano E-commerce Guia de início rápido. Plano E-commerce. Guia de início rápido Plano E-commerce 1 ÍNDICE 1 GUIA DE INÍCIO RÁPIDO... 3 2 WEB SITE DE ADMINISTRAÇÃO... 3 3 ASSISTENTE DE CONFIGURAÇÃO... 4 4 CRIAR CATEGORIAS... 7 5 CRIAR PRODUTOS... 9 6 VERIFICAR OPÇÕES IMPORTANTES DO

Leia mais

Portal Fornecedores 1

Portal Fornecedores 1 Portal Fornecedores 1 o endereço Internet: http://www.jumbo.pt/pfornecedores 2 3 O Fluxo da Informação Inscrição no Portal Atualizar Dados / Gerir Utilizadores Aprovar Inscrição Manutenção de Artigos Aprovar

Leia mais

TUTORIAL WORDPRESS PARTE 2. Configurações iniciais do blog em WordPress. Painel

TUTORIAL WORDPRESS PARTE 2. Configurações iniciais do blog em WordPress. Painel TUTORIAL WORDPRESS PARTE 2 Configurações iniciais do blog em WordPress No primeiro tutorial expliquei como criar um blog gratuito no Wordpress. Agora, no segundo tutorial, o objectivo é explicar como fazer

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

Manual de criação de envios no BTG360

Manual de criação de envios no BTG360 Manual de criação de envios no BTG360 Série manuais da ferramenta ALL in Mail Introdução O BTG 360 utiliza a tecnologia do behavioral targert para que você alcance resultados ainda mais assertivos com

Leia mais

Manual do Ambiente Moodle para Alunos

Manual do Ambiente Moodle para Alunos UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Manual do Ambiente Moodle para Alunos Versão 1.0b Setembro/2011 Direitos Autorais: Essa apostila está licenciada sob uma Licença Creative Commons 3.0 Atribuição de

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

FAQ s ELEVATION Express

FAQ s ELEVATION Express FAQ s ELEVATION Express PRIMAVERA Business Software Solutions Contents FAQ s... 3 2 FAQ s 1. Como configurar Motivos de Isenção Diferentes por artigo na mesma FA? 1º Criar novos Tipos de Imposto para cada

Leia mais

Configurações de Campanha

Configurações de Campanha Guia rápido sobre... Configurações de Campanha Neste guia... Aprenda a criar campanhas e a ajustar as configurações para otimizar os resultados. Índice 1. Criar Nova Campanha! 4 1.1 Dar um nome à campanha!

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

Manual do Plone (novo portal do IFCE)

Manual do Plone (novo portal do IFCE) Manual do Plone (novo portal do IFCE) Dezembro/2015 Índice Como criar submenus... 3 Como criar banner rotativo... 4 Como remover um banner... 5 Como criar uma notícia... 6 Como inserir imagem na notícia...

Leia mais

Criar Pesquisas. Guia rápido sobre...

Criar Pesquisas. Guia rápido sobre... Guia rápido sobre... Criar Pesquisas Neste guia... Aprenda a fazer perguntas as vezes que forem necessárias e obter os dados que você necessita para melhorar seus produtos, personalizar campanhas e ficar

Leia mais

Manual Brother Image Viewer para Android

Manual Brother Image Viewer para Android Manual Brother Image Viewer para Android Versão 0 POR Definições de notas Ao longo deste Manual do Utilizador, é utilizado o seguinte ícone: NOTA As Notas indicam o que fazer perante uma determinada situação

Leia mais

Guia do Usuário. Introdução

Guia do Usuário. Introdução Guia do Usuário Introdução Nosso objetivo ao criar o Auditorbook foi valorizar o tempo de profissionais que realizam auditorias, verificações ou inspeções. Com este aplicativo desenvolvido pela VL Corrêa

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

LinkCities MANUAL GESTOR DE CONTEÚDOS. Cities all together, make a better world. Copyright 2014 Link Think. Todos os direitos reservados.

LinkCities MANUAL GESTOR DE CONTEÚDOS. Cities all together, make a better world. Copyright 2014 Link Think. Todos os direitos reservados. LinkCities Cities all together, make a better world MANUAL GESTOR DE CONTEÚDOS Introdução Bem vindos ao LinkCities! O LinkCities é uma plataforma online dirigida aos profissionais e cidades que compõem

Leia mais

Pesquisa e organização de informação

Pesquisa e organização de informação Pesquisa e organização de informação Capítulo 3 A capacidade e a variedade de dispositivos de armazenamento que qualquer computador atual possui, tornam a pesquisa de informação um desafio cada vez maior

Leia mais

Manual de utilizador

Manual de utilizador Manual de utilizador Índice Introdução... 1 NOTAS IMPORTANTES... 1 Declarações Legais... 3 Instalação e Configuração... 5 Requisitos do Sistema... 5 Instalação... 5 Activação... 7 Actualização Automática...

Leia mais

Partilhar online. Exportar ficheiros. Introdução. Partilhar online

Partilhar online. Exportar ficheiros. Introdução. Partilhar online Share Online 2.0 2007 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People e Nseries são marcas comerciais ou marcas registadas da Nokia Corporation. Os nomes de outros produtos e empresas

Leia mais

Manual de Configuração

Manual de Configuração Manual de Configuração Índice Criar conta de Administrador... 3 Criar Negócio... 5 Back office... 7 Criar Locais... 11 Criar Menu... 13 Itens complexos... 18 One Click... 19 Painel de Pedidos... 20 QR

Leia mais

Inicialização Rápida do Novell Vibe Mobile

Inicialização Rápida do Novell Vibe Mobile Inicialização Rápida do Novell Vibe Mobile Março de 2015 Introdução O acesso móvel ao site do Novell Vibe pode ser desativado por seu administrador do Vibe. Se não conseguir acessar a interface móvel do

Leia mais

Manual de Utilizador Documentos de Transporte. TOConline. Suporte. Página - 1

Manual de Utilizador Documentos de Transporte. TOConline. Suporte. Página - 1 TOConline Suporte Página - 1 Documentos de Transporte Manual de Utilizador Página - 2 Índice Criação de um documento de transporte... 4 Definições de empresa- Criação de moradas adicionais... 9 Comunicação

Leia mais

Mensagens instantâneas

Mensagens instantâneas 2007 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People, Nseries e N77 são marcas comerciais ou marcas registadas da Nokia Corporation. Os nomes de outros produtos e empresas mencionados

Leia mais