À LUZ DO NOVO CPC E DE ACORDO COM A LEI /2016 (MANDADO DE INJUNÇÃO)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "À LUZ DO NOVO CPC E DE ACORDO COM A LEI /2016 (MANDADO DE INJUNÇÃO)"

Transcrição

1 À LUZ DO NOVO CPC E DE ACORDO COM A LEI /2016 (MANDADO DE INJUNÇÃO)

2 CAP. I DAS AÇÕES COMUNS 23 CAPÍTULO I DAS AÇÕES COMUNS SUMÁRIO: 1. Considerações gerais 2. Elementos da ação: 2.1. Partes; 2.2. Causa de pedir; 2.3. Pedido (terceiro elemento da ação) 3. Requisitos da petição inicial 4. Modelo de petição inicial: 4.1. Petições iniciais referentes a ações pelo rito ordinário 5. A questão do endereçamento 6. Estudo de casos: 6.1. Modelo; 6.2. Outros modelos; 6.3. Outras questões para treino; 6.4. Gabarito das questões de treino; 7. Exercícios complementares de fixação. 1. CONSIDERAÇÕES GERAIS Os Editais do Exame da Ordem e de concursos públicos em geral preveem a petição inicial dentre as peças prático-profissionais a serem cobradas nesses certames. Ao se referir a petição inicial parece-nos que esses Editais querem considerar aquela petição inicial correspondente à ação comum (denominada ação ordinária no antigo CPC, que trazia a diferença entre procedimento ordinário e procedimento sumário), ou seja, daquelas ações que não têm um rito próprio previsto em leis específicas, a exemplo do que acontece com o mandado de segurança e a ação popular, por exemplo. Para fins didáticos, vamos considerar nesse trabalho a expressão petição inicial como um gênero das quais são espécies as ações comuns (ação indenizatória; ação de cobrança; ação anulatória; ação para reintegração em cargo público; ação de reparação decorrente de desapropriação indireta, dentre outras tantas), assim com as ações de desapropriação; ação popular; mandado de segurança; habeas data; mandado de injunção, ou seja, aquelas que contam com ritos específicos previstos em leis próprias. Isto porque todas as petições iniciais correspondentes a essas ações têm como base para sua elaboração os art. 319 e 320 do CPC que, como se sabe, estabelece expressamente os requisitos da petição inicial (exatamente como um gênero), os quais devem ser fielmente seguidos quando da elaboração da sua peça profissional, seja ela qual for. Com efeito, o próprio Código de Processo Civil cuida de estabelecer nesses artigos um verdadeiro roteiro prático para elaboração da petição inicial, que nos servirá como importante guia de estudo e será utilizado durante a sua prova.

3 24 PRÁTICA PROFISSIONAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO JOSÉ ARAS 2. ELEMENTOS DA AÇÃO Antes de vermos os requisitos para a elaboração de uma petição inicial, cumpre lembrarmos dos elementos da ação, no sentido de possibilitar uma visão geral sobre o tema ação, sendo que é a petição inicial que inicia toda a movimentação da máquina jurisdicional estatal, ante o princípio da inércia da jurisdição (art. 2º CPC). São elementos da ação as partes; a causa de pedir e os pedidos Partes Divide-se em autor (aquele que pede) e réu (aquele contra quem se pede) Causa de pedir Bifurca-se em causa de pedir remota e causa de pedir próxima. O entendimento da causa de pedir é essencial para se apurar a técnica de elaboração da petição inicial. Pois bem! Para efeitos práticos, considere a causa de pedir remota como sendo a relação jurídica que liga o autor ao réu, e a causa de pedir próxima como sendo a quebra, ou seja, a ruptura, dessa relação jurídica. Em todas as petições iniciais se inicia a indicação dos fatos narrando justamente a causa de pedir remota, atrelando-a, logo em seguida, à causa de pedir próxima. Citando um exemplo, se um cliente lhe procura para propor uma ação de despejo face ao não pagamento dos aluguéis por parte de um inquilino, a narrativa dos FATOS iniciará justamente informando ao juiz qual o título ou fato que uniu, antes da demanda, o autor ao réu. Assim, a narrativa seria: O autor é proprietário do imóvel x tendo, nesta condição, o locado ao réu, conforme fotocópia da escritura e do contrato de locação, em anexo. E a ruptura dessa relação jurídica, ou seja, a causa de pedir próxima é indicada sempre por uma conjunção adversativa, tais como Ocorre que... ; Acontece, porém, que..., Sucede, entretanto, que.... Para a hipótese acima seria o caso de se utilizar: Ocorre que o réu não vem pagando os aluguéis devidos.. Observe que se não houvesse essa ruptura não haveria razão para o autor demandar em juízo, faltando-lhe, pela ausência da causa de pedir, uma das condições da ação, consistente no interesse processual.

4 CAP. I DAS AÇÕES COMUNS 25 Imagine como seria ilógica a seguinte hipótese frente ao exemplo acima tratado: DOS FATOS O autor é proprietário do imóvel x tendo, nesta condição, o locado ao réu, conforme contrato em anexo. Ocorre que o réu vem pagando corretamente os aluguéis devidos. Ou seja, seria o caso de se perguntar, já que os aluguéis estão sendo pagos prontamente o que pretende o autor com a propositura desta ação?! Qual a causa do Autor ir a Juízo se a relação jurídica não enfrentou qualquer ruptura?! Qual seria, então, a sua causa de pedir?! Em termos didáticos e direcionando este estudo para a preparação para a prova prática, quando da elaboração da sua peça prático-profissional, a causa de pedir remota consistirá na história narrada no enunciado da questão e a causa de pedir próxima representará, como se disse, em algo de errado, que implica na quebra dessa relação jurídica, pelo que se fez necessário a contratação de um(a) advogado(a) para a defesa dos interesses do autor em juízo. Tenho certeza que o leitor identificará com muita facilidade esses dois itens em todos os enunciados que lhes forem apresentados para a elaboração das peças prático-profissionais, durante a leitura desse livro, acompanhando as nossas aulas no Curso CEJAS e quando da realização de sua prova. Façamos, ainda, mais um treino, a título de exemplificação: OAB RIO GRANDE DO NORTE/ PEÇA PROFISSIONAL Em decorrência de enchentes que assolaram o Nordeste do país, o Estado do Rio Grande do Norte adquiriu, sem prévio procedimento licitatório, grande quantidade de alimentos da empresa CELEIRO LTDA. a fim de distribuir aos desabrigados, mediante contrato firmado entre a empresa e o Secretário Estadual de Defesa Civil. Advindo o prazo estipulado para o pagamento, , no valor de R$ ,00 (vinte e cinco mil reais), o poder público recusou-se a fazê-lo, argumentando para tanto que o contrato firmado não tem valor legal por haver sido celebrado por autoridade incompetente e sem a observância do requisito previsto em lei, concernente a procedimento licitatório. Procurado pela empresa, ajuíze a medida que entender cabível em seu prol. De acordo com esse enunciado, teremos, portanto: Causa de pedir remota: Em decorrência de enchentes que assolaram o Nordeste do país, o Estado do Rio Grande do Norte adquiriu, sem prévio procedimento licitatório, grande quantidade de alimentos da empresa

5 26 PRÁTICA PROFISSIONAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO JOSÉ ARAS CELEIRO LTDA. a fim de distribuir aos desabrigados, mediante contrato firmado entre a empresa e o Secretário Estadual de Defesa Civil. Causa de pedir próxima: Ocorre que, Advindo o prazo estipulado para o pagamento, , no valor de R$ ,00 (vinte e cinco mil reais), o poder público recusou-se a fazê-lo, argumentando para tanto que o contrato firmado não tem valor legal por haver sido celebrado por autoridade incompetente e sem a observância do requisito previsto em lei, concernente a procedimento licitatório. Simples assim! 2.3. Pedido (terceiro elemento da ação) Aquilo que se busca como resultado do provimento jurisdicional. Obviamente que há uma estreita ligação entre a causa de pedir; a fundamentação jurídica e o pedido, sendo este o resultado pretendido pelo autor para a satisfação dos seus interesses. O pedido se divide em pedido imediato e pedido mediato, sendo aquele, de cunho processual, correspondente à resposta judicial (prestação jurisdicional) e este, representando o bem da vida, ou seja, aquilo que satisfaz, plenamente, os interesses do autor. Ainda numa visão pragmática do nosso estudo para elaboração da petição inicial vamos considerar o pedido imediato como sendo o pedido para que o juiz dê provimento ao pedido e o pedido mediato será sempre iniciado através da preposição para, onde o Examinando deverá indicar, com a maior precisão possível, o que pretende o autor no caso abordado na questão. E a pretensão do autor constará do próprio enunciado da questão. Na realidade, por mais que se tente camuflar, é praticamente inevitável para quem elabora o enunciado da peça prático-profissional esconder o pedido (o bem da vida que você indicará para satisfazer a pretensão do seu cliente). Aliás, é justamente esse pedido que especifica a peça profissional mais adequada para cada questão, razão pela qual o leitor deve dedicar especial atenção a esse item que, mais do que um simples ponto na avaliação da sua prova, pode valer a escolha da peça elaborada no Exame de Ordem ou no concurso público. Ao longo desse trabalho, quando estudarmos as demais petições iniciais submetidas a ritos específicos (a exemplo do mandado de segurança, ação popular, habeas data etc.), veremos as principais dicas para extrair do enunciado da questão a peça profissional mais adequada a cada situação que lhe seja apresentada. Portanto, para a elaboração do pedido definitivo, temos o seguinte prato :

6 CAP. I DAS AÇÕES COMUNS 27 PEDIDOS Em face do exposto, requer a Vossa Excelência a procedência dos pedidos, para..., sendo que, nesse momento, você especifica o que o autor pretende, naturalmente de acordo como o enunciado da própria questão. 3. REQUISITOS DA PETIÇÃO INICIAL Vistos esses relevantes aspectos relacionados aos elementos da ação (base para a elaboração de qualquer petição inicial seja comum; seja submetida rito específicos), vamos abordar os dispositivos do Código de Processo Civil, notadamente os arts. 319 e 320, que, dentre outros, estabelecem os requisitos da petição inicial, os quais, como já dito, funcionam como verdadeiro roteiro para a elaboração de qualquer petição inicial. Estabelece o CPC: CAPÍTULO II DA PETIÇÃO INICIAL Seção I Dos Requisitos da Petição Inicial Art A petição inicial indicará: I o juízo a que é dirigida; [ou seja, o endereçamento da peça]; II os nomes, os prenomes, o estado civil, a existência de união estável, a profissão, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o endereço eletrônico, o domicílio e a residência do autor e do réu; [isto é: a qualificação das partes]; III o fato e os fundamentos jurídicos do pedido; [quando da elaboração das peças vamos dividir esse requisito em dois tópicos: DOS FATOS e DO DIREITO ]; IV o pedido com as suas especificações; [observar o nosso prato quanto a esse item]; V o valor da causa; [que será indicada com reticências (...) ou de acordo com o enunciado da questão]; VI as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados; [requerimento de produção de provas]; VII a opção do autor pela realização ou não de audiência de conciliação ou de mediação. [na prática, deve-se optar pela realização de audiência de conciliação]. Art A petição inicial será instruída com os documentos indispensáveis à propositura da ação. [indicação da juntada de documentos em anexo]. Há que observar, ainda, os arts. 85; 104 a 106; 242; 242, 3º e 307; todos do CPC, que igualmente devem ser indicados, de forma simples, conforme modelos a seguir expostos, na petição inicial.

7 28 PRÁTICA PROFISSIONAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO JOSÉ ARAS Estabelecem esses dispositivos: Art. 85. A sentença condenará o vencido a pagar honorários ao advogado do vencedor. [indicação dos ônus da sucumbência];... Art O advogado não será admitido a postular em juízo sem procuração, salvo para evitar preclusão, decadência ou prescrição, ou para praticar ato considerado urgente. [menção ao instrumento de mandato]; Art A procuração geral para o foro, outorgada por instrumento público ou particular assinado pela parte, habilita o advogado a praticar todos os atos do processo, exceto receber citação, confessar, reconhecer a procedência do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre o qual se funda a ação, receber, dar quitação, firmar compromisso e assinar declaração de hipossuficiência econômica, que devem constar de cláusula específica. 1º A procuração pode ser assinada digitalmente, na forma da lei. 2º A procuração deverá conter o nome do advogado, seu número de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil e endereço completo. 3º Se o outorgado integrar sociedade de advogados, a procuração também deverá conter o nome dessa, seu número de registro na Ordem dos Advogados do Brasil e endereço completo. 4º Salvo disposição expressa em sentido contrário constante do próprio instrumento, a procuração outorgada na fase de conhecimento é eficaz para todas as fases do processo, inclusive para o cumprimento de sentença. Art Quando postular em causa própria, incumbe ao advogado: I declarar, na petição inicial ou na contestação, o endereço, seu número de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil e o nome da sociedade de advogados da qual participa, para o recebimento de intimações; [menção ao endereço profissional]; II comunicar ao juízo qualquer mudança de endereço. 1º Se o advogado descumprir o disposto no inciso I, o juiz ordenará que se supra a omissão, no prazo de 5 (cinco) dias, antes de determinar a citação do réu, sob pena de indeferimento da petição. 2º Se o advogado infringir o previsto no inciso II, serão consideradas válidas as intimações enviadas por carta registrada ou meio eletrônico ao endereço constante dos autos.... Art A citação será pessoal, podendo, no entanto, ser feita na pessoa do representante legal ou do procurador do réu, do executado ou do interessado. [pedido de citação do réu];

8 CAP. I DAS AÇÕES COMUNS º A citação da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e de suas respectivas autarquias e fundações de direito público será realizada perante o órgão de Advocacia Pública responsável por sua representação judicial. [indicação do representante judicial das pessoas jurídicas de direito público interno].... Art Não sendo contestado o pedido, os fatos alegados pelo autor presumir-se-ão aceitos pelo réu como ocorridos, caso em que o juiz decidirá dentro de 5 (cinco) dias. [aplicação dos efeitos da revelia]. Pronto! Apenas com a observância desses dispositivos 1 está completo o guia para a elaboração da sua petição inicial! Vamos estudar abaixo um prato (modelo) elaborado apenas com a observância dos requisitos indicados pelo CPC nos dispositivos supra. Veja o leitor que não deve se preocupar com qualquer memorização de pratos, bastando a leitura do seu CPC para a elaboração da sua petição inicial de uma ação comum (de reparação; de cobrança; para anulação; para a reintegração em cargo público etc.). O que tiver de ser preenchido no prato será de acordo com o enunciado da questão, que trará os fatos, ou seja, a causa de pedir remota e a causa de pedir próxima, assim como o nome das partes, dentre outras, sendo que, a fundamentação, deverá ser extraída do seu material de consulta (leis e súmulas constantes do seu Vade Mecum e da sua Coletânea de Normas Administrativas 2 ). 1. Que o leitor poderá grifar no seu próprio C.P.C.; 2. Indicamos a nossa Coletânea de Normas Administrativas, Editora JusPodivm, que, nas suas sucessivas edições, tem contado com uma honrosa aceitação dentre os Examinandos e Concursandos em todo o País, por força da sua cuidadosa organização e remissões entre dispositivos legais e súmulas correlacionadas.

9 30 PRÁTICA PROFISSIONAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO JOSÉ ARAS 4. MODELO DE PETIÇÃO INICIAL EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ... (art. 319, I o endereçamento da peça) (10 linhas) NOME, prenome, estado civil ou união estável, profissão, CPF, endereço eletrônico, domicílio e residência... (Art II os nomes, os prenomes, o estado civil, a existência de união estável, a profissão, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o endereço eletrônico, o domicílio e a residência), por seu advogado, instrumento de mandato em anexo (Art O advogado não será permitido a postular em juízo sem procuração...), com escritório na... (Art. 106, I), vem perante V. Exa., propor AÇÃO COMUM contra NOME, prenome, estado civil, profissão, domicílio e residência... (Art II os nomes, os prenomes, o estado civil, a existência de união estável, a profissão, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o endereço eletrônico, o domicílio e a residência), pelos fatos e fundamentos jurídicos abaixo (Art III o fato e os fundamentos jurídicos do pedido): DOS FATOS (Art III o fato...) Conta a história narrada no enunciado da questão, ou seja, a causa de pedir remota. Indica, por meio de expressão como Ocorre que, a causa de pedir próxima, ou seja, a quebra da relação jurídica. É o que se verá nas linhas abaixo. DO DIREITO (Art III... os fundamentos jurídicos do pedido) Aqui deverá ser indicada a fundamentação, valendo-se das normas, dos princípios e das súmulas, realizando sempre a subsunção entre os fatos apresentados no enunciado e a fundamentação jurídica. DOS PEDIDOS Em face do exposto, requer a V. Exa.: a) a designação de audiência prévia de conciliação (Art. 319, VII a opção do autor pela realização ou não de audiência de conciliação ou de mediação.);

10 CAP. I DAS AÇÕES COMUNS 31 b) a citação do Réu para contestar a ação, sob pena de serem aplicados os efeitos da revelia (Art A citação será pessoal, podendo, no entanto, ser feita na pessoa do representante legal ou do procurador do réu, do executado ou do interessado; e, Art Não sendo contestado o pedido, os fatos alegados pelo autor presumir-se-ão aceitos pelo réu como ocorridos, caso em que o juiz decidirá dentro de 5 (cinco) dias); c) A procedência dos pedidos, para (Art. 319, IV o pedido, com as suas especificações); d) A condenação do Réu nos ônus da sucumbência, notadamente honorários advocatícios (art. 85. A sentença condenará o vencido a pagar honorários ao advogado do vencedor.); e) A produção de todos os meios de prova em direito admitidos, protestando especificamente pela prova documental (Art VI as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados); f) A juntada dos documentos em anexo (Art A petição inicial será instruída com os documentos indispensáveis à propositura da ação); Dá à causa o valor de... (Art V o valor da causa) P. deferimento. Local..., data... Advogado... OAB Petições iniciais referentes a ações comuns Visto o modelo ( prato ) acima, com base no qual vamos elaborar TODAS as nossas petições iniciais, vamos tratar mais detalhadamente sobre as situações mais usuais que podem gerar a propositura de ações comuns, lembrando que será comum a ação, quando não se tratar de medida submetida a ritos específicos, a exemplo de mandado de segurança, ação popular, ação de desapropriação, dentre outras, estudadas em capítulos próprios desse livro. Geralmente as ações comuns cobradas no Exame da Ordem e em concursos serão ações de reparação (ou indenização) ou ações de cobrança. Também é possível a propositura de ação comum anulatória ou ação comum para a reintegração de um servidor no cargo público.

11 32 PRÁTICA PROFISSIONAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO JOSÉ ARAS A rigor, para essas hipóteses, o examinado não precisa se preocupar com o nome que atribuirá à ação, bastando que demonstre se tratar de ação comum, uma vez que o que importará será o pedido (indenização, cobrança ou reintegração em cargo público, por exemplo). Entretanto, havendo convicção da pretensão do seu cliente, recomenda-se identificar, de plano, o nome da ação. 5. A QUESTÃO DO ENDEREÇAMENTO Em todos os casos de petição inicial de ações comuns é preciso muita atenção para a questão relacionada ao endereçamento da peça (como visto, um dos requisitos da petição inicial art. 319, I/CPC). Exceto em casos específicos, a exemplo das petições iniciais de mandado de segurança e habeas data (quando temos a possibilidade de endereçamento originário para os tribunais veremos adiante esse importante item!), as petições iniciais, serão endereçadas para o juiz de primeiro grau, que, por sua vez, pode ser federal ou estadual. A competência dos juízes federais (primeiro grau) está determinada no art. 109, I, da Constituição Federal: Art Aos juízes federais compete processar e julgar: I as causas em que a União, entidade autárquica ou empresa pública federal forem interessadas na condição de autoras, rés, assistentes ou oponentes, exceto as de falência, as de acidentes de trabalho e as sujeitas à Justiça Eleitoral e à Justiça do Trabalho Ou seja, o endereçamento para o Juiz Federal se dará apenas nas hipóteses em que a questão indicar como autor ou réu (ou, ainda, assistente ou oponente) a União; autarquia federal (como, por exemplo, o INCRA ou o INSS) ou empresa pública federal (a exemplo da Empresa de Correios e Telégrafos ECT, a INFRAERO e a Caixa Econômica Federal CEF). Vale lembrar que as fundações públicas federais (como, por exemplo, a Fundação Nacional do Índio FUNAI) igualmente terão como competente o foro da Justiça Federal de primeiro grau para conhecer de ações quando essas forem parte, face à similitude do regime jurídico dessas entidades com as autarquias. Em todas essas hipóteses teremos o seguinte prato para endereçamento: EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DA VARA DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO... Pois bem! Não sendo o caso de endereçamento para o Juiz Federal, nas hipóteses acima tratadas, por exclusão, teremos que encaminhar nossa petição inicial para o Juiz Estadual.

12 CAP. I DAS AÇÕES COMUNS EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES DE FIXAÇÃO A) PEÇA PROFISSIONAL Jorge trabalhava como mecânico na Cidade M, tendo sido preso por engano pela polícia militar do Estado Y. Mesmo alegando inocência, Jorge permaneceu preso por 10 anos até que o Diretor do presídio estadual, revendo a situação de cada preso, percebeu que o processo penal instaurado contra Jorge resultou na sua absolvição, constatando que este, de fato, não havia praticado qualquer crime. Nesse período, Jorge naturalmente não pode exercer suas atividades laborais e ainda ficou cego de um dos olhos em razão de uma batida realizada pela polícia militar durante uma rebelião do presídio em que estava encarcerado, além de ter sido queimado também durante uma rebelião, ficando com marcas irreversíveis por todo o corpo. Retornando à liberdade, Jorge procura um advogado para que seja proposta uma ação judicial a fim de ser indenizado pelos danos sofridos. Elabore a peça. ESPELHO DE CORREÇÃO Item Qualificação das partes: (0,25 para cada item) JORGE / ESTADO Y / pessoa jurídica de direito público interno Pontuação (faixa de valores) 0 / 0,25 / 0,50/ 0,75 Ação indenizatória 0 / 0,25 Fundamentação para a pretensão indenizatória (0,5 para cada item) 1. Responsabilidade extracontratual do Estado com base no art. 37, 6º, CRFB OU art. 43, da CC 2. Dever do Estado de manter integridade física e moral dos presos, art. 5º, XLIX, da CRFB 3. Menção a tratar a hipótese de erro judiciário, na forma do art. 5º, LXXV, da CRFB 4. Indicação da presença do nexo de causalidade entre a conduta (ação e os danos sofridos) 5. Direito a indenização por danos morais e danos estéticos, na forma da Súmula 387 do STJ Pedidos (0,25 para cada item) 1. Requerimento de citação do Estado Y, na pessoa de seu representante judicial (Procurador Geral) 2. Procedência do pedido para condenar o Estado Y a indenizar o autor pelo prejuízo material e moral 3. Requerimento de produção de provas documental 4. Condenação em honorários sucumbenciais 0 / 0,50 / 1,00/ 1,50 / 2,00 / 2,50 0 / 0,25 / 0,50/ 0,75 / 1,0 Atribuição de valor à causa 0 / 0,50

13 62 PRÁTICA PROFISSIONAL DE DIREITO ADMINISTRATIVO JOSÉ ARAS Modelo de Peça Profissional EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DA FAZEN- DA PÚBLICA DA COMARCA M, ESTADO Y. (10 linhas) JORGE, estado civil, mecânico, domicílio e residência, endereço eletrônico, CPF e RG, por seu advogado, instrumento de mandato em anexo, com escritório na..., vem perante V. Exa., com fundamento no art. 37, 6º da CF c/c, 43 do Código Civil, propor AÇÃO INDENIZATÓRIA, contra o ESTADO Y, pessoa jurídica de direito público interno, com sede na..., CNPJ, pelos fatos e fundamentos jurídicos abaixo: DOS FATOS O Autor trabalhava como mecânico na Cidade M, tendo sido preso por engano pela polícia militar do Estado Y. Ocorre que, mesmo sendo inocente, Jorge permaneceu preso por 10 anos até que o Diretor do presídio estadual, revendo a situação de cada preso, percebeu que o processo penal instaurado contra si resultou na sua absolvição, constatando que este, de fato, não havia praticado qualquer crime. Nesse período, o Autor naturalmente não pode exercer suas atividades laborais e ainda ficou cego de um dos olhos em razão de uma batida realizada pela polícia militar durante uma rebelião do presídio em que estava encarcerado, além de ter sido queimado também durante uma rebelião, ficando com marcas irreversíveis por todo o corpo. Patente a responsabilidade do Réu quanto aos danos sofridos pelo Autor, consoante a seguir demonstrado. É o que se verá a seguir. DO DIREITO O ordenamento jurídico pátrio garante, além do direito à vida, a integridade física e moral aos presos, consoante disposto no art. 5º, inciso XLIX, da CRFB, in verbis : Art. 5º... XLIX É assegurado aos presos o respeito a integridade física e moral Por sua vez, a Carta Magna, no art. 37, 6º, fixa as balizas da responsabilidade do estado por atos que seus agentes, nessa qualidade, praticam contra terceiros, literis :

Lei /2018 Altera a Lei do Mandado de Segurança. 13 a edição. revista, ampliada e atualizada

Lei /2018 Altera a Lei do Mandado de Segurança. 13 a edição. revista, ampliada e atualizada Lei 13.676/2018 Altera a Lei do Mandado de Segurança 13 a edição revista, ampliada e atualizada 2018 CAP. I DAS AÇÕES COMUNS 23 CAPÍTULO I DAS AÇÕES COMUNS SUMÁRIO: 1. Considerações gerais 2. Elementos

Leia mais

00_Aras Neto-Pratica Profissional de Dir Administrativo.indd 3 27/10/ :45:22

00_Aras Neto-Pratica Profissional de Dir Administrativo.indd 3 27/10/ :45:22 2018 00_Aras Neto-Pratica Profissional de Dir Administrativo.indd 3 27/10/2017 09:45:22 INTRODUÇÃO GERAL Tratando especificamente acerca do Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, a aprovação nessa seleção,

Leia mais

Capítulo I PETIÇÃO INICIAL DE AÇÃO PELO RITO ORDINÁRIO

Capítulo I PETIÇÃO INICIAL DE AÇÃO PELO RITO ORDINÁRIO Petição inicial de ação pelo rito ordinário 23 Capítulo I PETIÇÃO INICIAL DE AÇÃO PELO RITO ORDINÁRIO SUMÁRIO: 1. Considerações gerais 2. Elementos da ação: 2.1. Partes; 2.2. Causa de pedir; 2.3. Pedido

Leia mais

À LUZ DO NOVO CPC E DE ACORDO COM A LEI /16

À LUZ DO NOVO CPC E DE ACORDO COM A LEI /16 À LUZ DO NOVO CPC E DE ACORDO COM A LEI 13.300/16 10 2016 CAP. I DAS AÇÕES COMUNS 23 CAPÍTULO I DAS AÇÕES COMUNS SUMÁRIO: 1. Considerações gerais 2. Elementos da ação: 2.1. Partes; 2.2. Causa de pedir;

Leia mais

Jose Aras -Pratica Profissional-9ed.indd 3 16/03/ :47:38

Jose Aras -Pratica Profissional-9ed.indd 3 16/03/ :47:38 2016 Jose Aras -Pratica Profissional-9ed.indd 3 16/03/2016 19:47:38 CAP. I PETIÇÃO INICIAL DE AÇÃO PELO RITO ORDINÁRIO 23 CAPÍTULO I PETIÇÃO INICIAL DE AÇÃO PELO RITO ORDINÁRIO SUMÁRIO: 1. Considerações

Leia mais

FORENSE PROCESSO CIVIL JOSEVAL MARTINS VIANA TEORIA E PRÁTICA

FORENSE PROCESSO CIVIL JOSEVAL MARTINS VIANA TEORIA E PRÁTICA JOSEVAL MARTINS VIANA FORENSE P R Á T I C A em PROCESSO TEORIA E PRÁTICA CIVIL Procuração ad judicia Substabelecimento Exceções de impedimento e suspeição do juiz Intervenção de terceiros Petição inicial

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores Prof ª. Eliane Conde Ocorre a substituição processual

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Procuradores e Ius Postulandi

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Procuradores e Ius Postulandi DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Procuradores e Ius Postulandi Prof ª. Eliane Conde Procuradores No âmbito laboral empregado

Leia mais

ESQUELETO PETIÇÃO INICIAL: ENDEREÇAMENTO QUALIFICAÇÃO PRELIMINAR MÉRITO PEDIDOS REQUERIMENTOS FINAIS

ESQUELETO PETIÇÃO INICIAL: ENDEREÇAMENTO QUALIFICAÇÃO PRELIMINAR MÉRITO PEDIDOS REQUERIMENTOS FINAIS PETIÇÃO INICIAL ESQUELETO PETIÇÃO INICIAL: ENDEREÇAMENTO QUALIFICAÇÃO PRELIMINAR MÉRITO PEDIDOS REQUERIMENTOS FINAIS Os requisitos da CLT art. 840: Art. 840. A reclamação poderá ser escrita ou verbal.

Leia mais

Petição Inicial I. Professor Zulmar Duarte

Petição Inicial I. Professor Zulmar Duarte I Professor Zulmar Duarte Instaura a relação processual (linear) Apresenta a Demanda (causa de pedir e pedido) Litispendência (art. 312) Fixação da competência (art. 43) Requisitos Art. 319 Competência

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula 22/03/ Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula 22/03/ Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula 22/03/2017 - Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres 1-) Petição Inicial Conti.: No CPC de 1973 estava previsto no art. 282, atualmente no novo

Leia mais

Outros artigos que você também possa se interessar:

Outros artigos que você também possa se interessar: Somos advogados com larga experiência no mundo jurídico e o nosso objetivo é lhe ajudar na advocacia através de informações atualizadas e confiáveis nos mais diversos temas do Direito. Para tanto, publicamos

Leia mais

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 02

MATERIAL DE LEITURA OBRIGATÓRIA AULA 02 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana 1-) Conti. Petição inicial: a) Revisão da aula anterior: Há quatro procedimentos importantes, sendo

Leia mais

Petição Inicial - Conceito

Petição Inicial - Conceito Petição Inicial - Conceito A Petição Inicial é um documento escrito (ou digital) elaborado pelo advogado para defender e reivindicar os direitos de um cidadão ou instituição perante o Poder Judiciário,

Leia mais

PETIÇÃO INICIAL TRIBUTÁRIA

PETIÇÃO INICIAL TRIBUTÁRIA PETIÇÃO INICIAL TRIBUTÁRIA ÍNDICE 1. ESTRUTURA BÁSICA E ENDEREÇAMENTO...4 Petição Inicial...4 Endereçamento...4 2. QUALIFICAÇÃO DAS PARTES...11 3. DOS FATOS, DOS DIREITOS E DOS PEDIDOS... 13 I - Síntese

Leia mais

* Exame Unificado IV. Espelho de correção oficial:

* Exame Unificado IV. Espelho de correção oficial: * Exame Unificado IV João Augusto estava participando de uma partida de futebol quando fraturou uma costela, vindo a necessitar de intervenção cirúrgica, realizada em hospital público federal localizado

Leia mais

Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial

Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial de sua propriedade, unidade autônoma e integrante do

Leia mais

PROCESSO CIVIL V 12/05/2019 AULA 9. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Introdução. Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO

PROCESSO CIVIL V 12/05/2019 AULA 9. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Introdução. Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO PROCESSO CIVIL V AULA 9 CUMPRIMENTO DE SENTENÇA - Introdução Denis Domingues Hermida I- INTRODUÇÃO 1) ARTIGOS DO CPC QUE TRATAM DO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA Artigos 523 a 527 : tratam do cumprimento de sentença

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. AULA 09 Justiça gratuita Procuradores Sucessão das partes Sucessão dos procuradores

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. AULA 09 Justiça gratuita Procuradores Sucessão das partes Sucessão dos procuradores AULA 09 Justiça gratuita Procuradores Sucessão das partes Sucessão dos procuradores 1. Justiça gratuita - Art. 98 do CPC A justiça gratuita isenta o autor ou o réu das custas, despesas processuais e, provisoriamente,

Leia mais

Processo Civil Prof. Darlan Barroso Aula de Respostas do Réu 2ª Fase Civil XXIII Exame de Ordem

Processo Civil Prof. Darlan Barroso Aula de Respostas do Réu 2ª Fase Civil XXIII Exame de Ordem Enunciado aula de defesa Processo Civil Lupicínio, em 2000, realizou doação de um de seus imóveis ao sobrinho Ticio com a finalidade de permitir que ele pudesse realizar casamento com Aurélia, constando

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA A NOVA PETIÇÃO INICIAL DO NOVO CPC

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA A NOVA PETIÇÃO INICIAL DO NOVO CPC A NOVA PETIÇÃO INICIAL DO NOVO CPC 1. Conceito Art. 319 do CPC A petição inicial é o ato formal do autor que dá início à causa. É um requerimento que contém a exposição do fato e dos fundamentos jurídicos

Leia mais

Petição inicial. Direito Processual Civil II. Prof. Leandro Gobbo 1

Petição inicial. Direito Processual Civil II. Prof. Leandro Gobbo 1 Petição inicial Direito Processual Civil II Prof. Leandro Gobbo 1 Petição inicial - conceito É o ato que dá início ao processo, e define os limites subjetivo e objetivo da lide, que deverão ser respeitados

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. No CPC de 1973 estava previsto no art. 282, atualmente no novo CPC está previsto no art. 319.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. No CPC de 1973 estava previsto no art. 282, atualmente no novo CPC está previsto no art. 319. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Petição Inicial: No CPC de 1973 estava previsto no art. 282, atualmente no novo CPC está previsto no art.

Leia mais

PRÁTICA JURÍDICA TRIBUTÁRIA. Denis Domingues Hermida

PRÁTICA JURÍDICA TRIBUTÁRIA. Denis Domingues Hermida PRÁTICA JURÍDICA TRIBUTÁRIA Denis Domingues Hermida - Locadora Carro Bom Ltda. foi autuada pela Receita Federal por ter deixado de recolher a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS)

Leia mais

Petição Inicial II. Professor Zulmar Duarte

Petição Inicial II. Professor Zulmar Duarte Petição Inicial II Professor Zulmar Duarte Petição Inicial Controle de Admissibilidade pelo Juiz (arts. 321, 330, 332 e 334) Petição Inicial Emenda da Inicial Juízo de Admissibilidade Improcedência Liminar

Leia mais

FLAVIA BAHIA CONSTITU CIONAL PRÁTICA. revista, ampliada e atualizada. edição 2ª FASE. OAB 2 fase -Bahia-Dir Const-8ed.indb 3 03/07/ :30:41

FLAVIA BAHIA CONSTITU CIONAL PRÁTICA. revista, ampliada e atualizada. edição 2ª FASE. OAB 2 fase -Bahia-Dir Const-8ed.indb 3 03/07/ :30:41 FLAVIA BAHIA CONSTITU CIONAL PRÁTICA 8 edição revista, ampliada e atualizada 2ª FASE 2017 OAB 2 fase -Bahia-Dir Const-8ed.indb 3 03/07/2017 12:30:41 CAPÍTULO 1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS Nesse Capítulo estudaremos

Leia mais

PRÁTICA TRABALHISTA 29/08/2018. Curso de Estágio Profissional Unip

PRÁTICA TRABALHISTA 29/08/2018. Curso de Estágio Profissional Unip PRÁTICA TRABALHISTA Curso de Estágio Profissional Unip - A trabalhou na empresa B (metalúrgica) em São Paulo Capital no período de 12/01/2016 a 25/04/2017, quando foi demitido sem justa causa. Desenvolvia

Leia mais

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso sétimo módulo. Falaremos da petição inicial, da(s) resposta(s) do réu e do fenômeno da revelia.

Olá, pessoal! Chegamos ao nosso sétimo módulo. Falaremos da petição inicial, da(s) resposta(s) do réu e do fenômeno da revelia. CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 7 PETIÇÃO INICIAL. RESPOSTA DO RÉU. REVELIA. Professora: Janaína Noleto Curso Agora Eu Passo () Olá, pessoal! Chegamos

Leia mais

Plano de Ensino 1. Petição inicial. Requisitos.

Plano de Ensino 1. Petição inicial. Requisitos. Plano de Ensino 1. Petição inicial. Requisitos. (CPC, arts. 282 a 285-A) Petição Inicial Conceito: petição inicial é o ato formal do autor que introduz a causa em juízo (Vicente, 135). Características:

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL SUJEITOS DA RELAÇÃO PROCESSUAL Parte 24 Prof(a). Bethania Senra Revogação e renúncia do mandato: Como qualquer outro, o mandato judicial pode ser livremente revogado pelo outorgante:

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale PRÁTICA Prática Caso: Após uma discussão, na porta de sua residência, com o vizinho João de Souza, José da Silva efetuou disparos de arma de fogo (a qual tinha o regular

Leia mais

Ação Anulatória do Débito Fiscal

Ação Anulatória do Débito Fiscal Ação Anulatória do Débito Fiscal RUBENS KINDLMANN Previsão Legal Art. 38 - A discussão judicial da Dívida Ativa da Fazenda Pública só é admissível em execução, na forma desta Lei, salvo as hipóteses de

Leia mais

RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL EM MANDADO DE SEGURANÇA

RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL EM MANDADO DE SEGURANÇA RECURSO ORDINÁRIO CONSTITUCIONAL EM MANDADO DE SEGURANÇA Em 20/1/2009, foi instaurado procedimento administrativo disciplinar, por portaria publicada no DOU, com descrição suficiente dos fatos, para apurar

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Prof. Thiago Gomes 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A ação declaratória visa a obtenção de certeza jurídica da existência ou inexistência de fato e das consequências

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Prof. Thiago Gomes 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A ação anulatória visa obtenção de tutela jurisdicional que implique em desfazimento de lançamento por conta de

Leia mais

1) teve uma filha na data de , de nome Cássia Maria de Paula Barros, sem contudo ter registrado o nome do pai;

1) teve uma filha na data de , de nome Cássia Maria de Paula Barros, sem contudo ter registrado o nome do pai; Peça Prático-Profissional Você, como advogado, foi procurado em seu escritório pela Sra. Cássia de Paula Barros, empregada doméstica, com residência em Recife/PE, que lhe narra os seguintes fatos: 1) teve

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO AÇÃO DE REPETIÇÃO DE INDÉBITO Prof. Thiago Gomes 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A ação empregada para o contribuinte recuperar valor já pago indevidamente ou a maior.

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO MANDADO DE SEGURANÇA Cliente: Fernando Santos Caso: Arrolamento de Bens Motivo: Omissão de Receita IRPF Status atual: Processo Administrativo pendente Jurisprudência...

Leia mais

Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio reclusão previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Federal.

Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio reclusão previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Federal. Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio reclusão previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Federal. Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Vara

Leia mais

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROCEDIMENTAIS TRAZIDAS. Prof. Juliano Colombo

PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROCEDIMENTAIS TRAZIDAS. Prof. Juliano Colombo PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROCEDIMENTAIS TRAZIDAS PELO NOVO CPC Prof. Juliano Colombo A Busca da Conciliação Art. 3º - 3º A conciliação, a mediação e outros métodos de solução consensual de conflitos deverão

Leia mais

Novo CPC Petição Inicial Modelo

Novo CPC Petição Inicial Modelo Novo CPC Petição Inicial Modelo Novo CPC Petição Inicial Modelo Novo CPC Petição Inicial Modelo EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA (Ex. CIVIL, ou DE FAMÍLIA, ETC) DA COMARCA.. / UF (Conforme

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULAS 12

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULAS 12 AULAS 12 Dos prazos. Da Comunicação dos atos processuais. Da citação. Da Das cartas. Das intimações. Das nulidades dos atos processuais. Da distribuição e do registro. Dos Prazos Processuais Artigos 218

Leia mais

OAB 2ª Fase Direito Tributário Técnicas Para Prova Rafael Saldanha

OAB 2ª Fase Direito Tributário Técnicas Para Prova Rafael Saldanha OAB 2ª Fase Direito Tributário Técnicas Para Prova Rafael Saldanha 2014 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. TÉCNICAS PARA PROVA FORMATO DA PROVA 1ª Parte Peça => pontuação

Leia mais

https://youtu.be/tjdwx0oqbrg Novo CPC Contestação Modelo

https://youtu.be/tjdwx0oqbrg Novo CPC Contestação Modelo Novo CPC Contestação Modelo https://youtu.be/tjdwx0oqbrg Novo CPC Contestação Modelo EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DA COMARCA.. / UF Pular 3 linhas Processo nº Pular 10 linhas (NOME

Leia mais

MÓDULO 6: A ADVOCACIA E O DIREITO DE FAMÍLIA TEMA 6: FILIAÇÃO E ALIMENTOS

MÓDULO 6: A ADVOCACIA E O DIREITO DE FAMÍLIA TEMA 6: FILIAÇÃO E ALIMENTOS MÓDULO 6: A ADVOCACIA E O DIREITO DE FAMÍLIA TEMA 6: FILIAÇÃO E ALIMENTOS MODELO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE BAURU/SP Distribuição com urgência GUILHERME,

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE CAMBORIÚ SC

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE CAMBORIÚ SC EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE CAMBORIÚ SC ALDAIR, nacionalidade, estado civil, frentista, portador da Cédula de Identidade RG nº, inscrito no CPF nº, portador da CTPS nº, inscrito

Leia mais

Antecedente/Preparatória Art. 305, NCPC Incidental (processo já instaurado) * Observar os artigos 294 a 302; 305 e 310, NCPC.

Antecedente/Preparatória Art. 305, NCPC Incidental (processo já instaurado) * Observar os artigos 294 a 302; 305 e 310, NCPC. Ação Cautelar Tutela Cautelar Aula 02 Antecedente/Preparatória Art. 305, NCPC Incidental (processo já instaurado) * Observar os artigos 294 a 302; 305 e 310, NCPC. De acordo com o novo CPC, não temos mais

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Prof. Thiago Gomes 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A ação declaratória visa a obtenção de certeza jurídica da existência ou inexistência de fato e das consequências

Leia mais

Espelho Administrativo Peça

Espelho Administrativo Peça Espelho Administrativo Peça A medida judicial a ser proposta é uma ação de responsabilidade civil / ação indenizatória pelo rito ordinário em face da União Federal, tendo em vista o dano sofrido por João

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Processual Civil. Analista Judiciário TRE

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Processual Civil. Analista Judiciário TRE CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Processual Civil Analista Judiciário TRE 1) FCC Analista Judiciário Área Judiciária - TRE AP (2015) Considere a seguinte situação hipotética: Marcos, advogado recém

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO...... (nome completo),... (nacionalidade),... (estado civil),... (profissão), portador da cédula de identidade RG nº..., inscrito no

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) FEDERAL DA 3ª VARA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) FEDERAL DA 3ª VARA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) FEDERAL DA 3ª VARA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Processo nº 000000-00.2016.403.6103. Autor(a): MONIQUE SANTANA DA RESTAURAÇÃO Réu: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL COMPETÊNCIA Critérios de competência Parte 3 Prof(a). Bethania Senra Competência da Justiça Federal: Justiça Federal de 1ª instância: - O art. 109 da CF enumera, em onze incisos,

Leia mais

Pratica Civil Especial 10º semestre. Aula 02 PETIÇÃO INICIAL RITO SUMÁRIO (ART. 275, I E II, do CPC) e RITO ORDINÁRIO ( 282 E SGS DO cpc)

Pratica Civil Especial 10º semestre. Aula 02 PETIÇÃO INICIAL RITO SUMÁRIO (ART. 275, I E II, do CPC) e RITO ORDINÁRIO ( 282 E SGS DO cpc) Aula 02 PETIÇÃO INICIAL RITO SUMÁRIO (ART. 275, I E II, do CPC) e RITO ORDINÁRIO ( 282 E SGS DO cpc) ESTRUTURA DA PETIÇÃO INICIAL DE RITO SUMÁRIO - REQUISITOS: CPC, art. 282 + 276. - COMPETÊNCIA: CPC,

Leia mais

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC)

JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC) JUIZADO ESPECIAL CÍVEL (JEC) LEI Nº 9.099, DE 26 DE SETEMBRO DE 1995. Características do Juizado Especial Cível 1. Oralidade 2. Simplicidade 3. Informalidade 4. Economia processual 5. Celeridade 6. Conciliação

Leia mais

Profº. Jonathas Barbosa PL Silva

Profº. Jonathas Barbosa PL Silva Profº. Jonathas Barbosa PL Silva barbosa.adv.jur@gmail.com JURISDIÇÃO AÇÃO E PROCESSO É a função estatal de compor ou prevenir conflitos de interesses tendo como base o ordenamento jurídico material vigente,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL Citação Parte 4 Prof(a). Bethania Senra - A citação constitui em mora o devedor, então, no caso de cobrança de dívidas negociais sem termo certo de pagamento, em relação as quais

Leia mais

Número: Data Autuação: 17/02/2016

Número: Data Autuação: 17/02/2016 Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região - 1º Grau PJe - Processo Judicial Eletrônico Consulta Processual Número: 0000184-77.2016.5.06.0009 Data Autuação: 17/02/2016 Classe: AÇÃO TRABALHISTA - RITO SUMÁRIO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM CURSO DE DIREITO 2º BIMESTRE 1º SEMESTRE - 1º A/B LINGUAGEM JURÍDICA I - PROF.

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM CURSO DE DIREITO 2º BIMESTRE 1º SEMESTRE - 1º A/B LINGUAGEM JURÍDICA I - PROF. CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM CURSO DE DIREITO 2º BIMESTRE 1º SEMESTRE - 1º A/B LINGUAGEM JURÍDICA I - PROF. OSVALDO ESTUDO DE PEÇAS JURÍDICAS PROCURAÇÃO AD JUDICIA JUÍZO. PROCURAÇÃO

Leia mais

DPRCIV3 Direito Processual Civil III Plano de Ensino - 1. Petição inicial. Requisitos. (arts. 282 a 285-A)

DPRCIV3 Direito Processual Civil III Plano de Ensino - 1. Petição inicial. Requisitos. (arts. 282 a 285-A) Questões para Fixação da Aula 1. Segundo o art. 282, I, do CPC, a petição inicial indicará: I - o juiz ou tribunal, a que é dirigida, sendo dever do autor se guiar pelas regras de competência para tanto.

Leia mais

Prática Processual Penal

Prática Processual Penal Material Teórico Prática Processual Penal Aula 1 Elementos fundamentais na prática penal; Elaboração da peça prática no processo penal. Conteudista Responsável: Prof. Ms. Wagner Antonio Alves cod PratProcessPenalCDSG1109_a01

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE GUARULHOS - ESTADO DE SÃO PAULO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE GUARULHOS - ESTADO DE SÃO PAULO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE GUARULHOS - ESTADO DE SÃO PAULO CONDOMÍNIO EDIFÍCIO MEDITERRANEE, inscrito no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério

Leia mais

Pratica Especial 9º e 10º Semestres AULA 05. Reconvenção

Pratica Especial 9º e 10º Semestres AULA 05. Reconvenção AULA 05 Reconvenção Definição: A reconvenção é uma ação movida pelo réu contra o autor, nos mesmos autos da ação principal, devendo com esta ser conexa e apresentada em peça autônoma, mas simultaneamente

Leia mais

Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio doença previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Estadual.

Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio doença previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Estadual. Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio doença previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Estadual. Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Vara

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE FULANO DE TAL, brasileiro, solteiro, garçom, portador da Cédula de Identidade RG n. [...], devidamente inscrito no CPF/MF sob o

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 PRAZO é o interregno de tempo no qual deve-se realizar algum

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Fixação de Competência. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Fixação de Competência. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Fixação de Competência Prof. Luiz Dellore 1. Juiz BRASILEIRO ou juiz ESTRANGEIRO? 1.1 Competência concorrente (NCPC, 21 e 22) - réu domiciliado no Brasil; - obrigação tiver de

Leia mais

GEORGIOS ALEXANDRIDIS

GEORGIOS ALEXANDRIDIS GEORGIOS ALEXANDRIDIS Leiloeiro Oficial do Estado de São Paulo e Advogado Doutor em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2016) Mestre em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP (2008) Especialista

Leia mais

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XXI EXAME DE ORDEM UNIFICADO

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL XXI EXAME DE ORDEM UNIFICADO PADRÃO DE RESPOSTA - PEÇA PROFISSIONAL A União, por não ter recursos suficientes para cobrir despesas referentes a investimento público urgente e de relevante interesse nacional, instituiu, por meio da

Leia mais

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz Federal da Vara Cível do Juizado Especial Federal da Subseção Judiciária de (nome da cidade).

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz Federal da Vara Cível do Juizado Especial Federal da Subseção Judiciária de (nome da cidade). Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz Federal da Vara Cível do Juizado Especial Federal da Subseção Judiciária de (nome da cidade). (Nome do autor), brasileiro, casado, engenheiro de minas, carteira de identidade

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Joseval Martins Viana (Aula 16/08/2017). E-mail: joseval@legale.com.br Ação de divórcio litigioso. Como escrever artigo científico: https://www.youtube.com/watch?v=hfhpawxjlme

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL COMPETÊNCIA - Parte 3 Prof(a). Bethania Senra g) ações em que a União e os Territórios forem partes ou intervenientes: o art. 99 do CPC deve ser entendido em harmonia com o art.

Leia mais

M.ÁRIO STJ PARTE I INFORMACÓES NECESSÁRIAS PARA UMA SEGURA POSTULAçAO EM JUizo 1. INTRODUÇÃO 21

M.ÁRIO STJ PARTE I INFORMACÓES NECESSÁRIAS PARA UMA SEGURA POSTULAçAO EM JUizo 1. INTRODUÇÃO 21 STJ00078574 M.ÁRIO PARTE I INFORMACÓES NECESSÁRIAS PARA UMA SEGURA POSTULAçAO EM JUizo 1. INTRODUÇÃO 21 2. DA SOLUÇÃO DOS L1TiGIOS PERANTE O JUDICIÁRIO 23 2.1 Estrutura jurisdicional brasileira... 23 2.2

Leia mais

10º EDIÇÃO REVISADA E ATUALIZADA

10º EDIÇÃO REVISADA E ATUALIZADA Manual de Prática Civil - 10ª Edição Jaqueline Mielke Silva Juliano Colombo 10º EDIÇÃO REVISADA E ATUALIZADA 3 SUMÁRIO Capítulo I PROCEDIMENTO COMUM 1.Fundamento legal... 23 2. Finalidade... 23 3. Petição

Leia mais

AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO E INÍCIO DA AULA 01

AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO E INÍCIO DA AULA 01 AULA 02 AULA DE APRESENTAÇÃO DO CURSO E INÍCIO DA AULA 01 1 Resumo da aula n. 01 Informações sobre as diretrizes do curso da pós Apresentação do conteúdo programático Introdução à Responsabilidade Civil

Leia mais

QUESTÕES COMENTADAS NCPC #CITAÇÃO #AQUIÉMONSTER

QUESTÕES COMENTADAS NCPC #CITAÇÃO #AQUIÉMONSTER QUESTÕES COMENTADAS NCPC #CITAÇÃO #AQUIÉMONSTER 01 Penélope recebeu pessoalmente, em sua casa, em um domingo às 22 horas, um mandado de citação para responder à demanda contra si ajuizada. Em sua defesa,

Leia mais

Excelentíssimo Senhor Juiz Federal da Vara da Seção Judiciária do Estado... Ao juízo da Vara Federal da Seção Judiciária do Estado...

Excelentíssimo Senhor Juiz Federal da Vara da Seção Judiciária do Estado... Ao juízo da Vara Federal da Seção Judiciária do Estado... AULA PRÁTICA 1 PETIÇÃO INICIAL DO RITO ORDINÁRIO A petição inicial é a inicial para as espécies de ação ordinária, ou seja, daquelas ações que não possuem rito próprio, como ação de reparação, de cobrança,

Leia mais

MODELO DE AÇÃO REIVINDICATÓRIA - RETROVENDA EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE

MODELO DE AÇÃO REIVINDICATÓRIA - RETROVENDA EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE MODELO DE AÇÃO REIVINDICATÓRIA - RETROVENDA EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE [Nome completo do requerente], [nacionalidade], [estado civil], [profissão], portador

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I PEÇAS PRÁTICO-PROFISSIONAIS INTRODUÇÃO GERAL... 21

SUMÁRIO PARTE I PEÇAS PRÁTICO-PROFISSIONAIS INTRODUÇÃO GERAL... 21 SUMÁRIO PARTE I PEÇAS PRÁTICO-PROFISSIONAIS... 19 INTRODUÇÃO GERAL... 21 CAPÍTULO I DAS AÇÕES COMUNS... 23 1. Considerações gerais... 23 2. Elementos da ação... 24 2.1. Partes... 24 2.2. Causa de pedir...

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação Aula 06 Competência - Condições da Ação - Elementos da Ação 1. Conceito de competência Capacidade é a maneira de se distribuir dentre os vários órgãos jurisdicionais, as atribuições relativas ao desempenho

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Preclusão. Contagem de Prazos no Direito Processual Civil e

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. Preclusão. Contagem de Prazos no Direito Processual Civil e Preclusão Contagem de Prazos no Direito Processual Civil e Dos Prazos Processuais Artigos 218 a 275 do Código de Processo Civil 1. Regra geral Os atos processuais serão realizados nos prazos prescritos

Leia mais

ERRATA. Revisão Final TJ-MG Oficial de Apoio Judicial - Oficial Judiciário 1ª edição. Constituição do Estado de Minas Gerais de 1989

ERRATA. Revisão Final TJ-MG Oficial de Apoio Judicial - Oficial Judiciário 1ª edição. Constituição do Estado de Minas Gerais de 1989 EDITORA JUSPODIVM ERRATA Revisão Final TJ-MG Oficial de Apoio Judicial - Oficial Judiciário 1ª edição Constituição do Estado de Minas Gerais de 1989 p. 325 Abono de permanência: o servidor que tenha completado

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO PRÁTICA PROCESSUAL PREVIDENCIÁRIA

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO PRÁTICA PROCESSUAL PREVIDENCIÁRIA PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO PRÁTICA PROCESSUAL PREVIDENCIÁRIA Professor: Rodrigo Sodero Instagram: @profrodrigosodero Facebook/FANPAGE: Rodrigo Sodero III e Professor Rodrigo Sodero COMPETÊNCIA

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I PEÇASPRÁTICO-PROFISSIONAIS INTRODUÇÃO GERAL... 21

SUMÁRIO. Parte I PEÇASPRÁTICO-PROFISSIONAIS INTRODUÇÃO GERAL... 21 SUMÁRIO Parte I PEÇASPRÁTICO-PROFISSIONAIS... 19 INTRODUÇÃO GERAL... 21 Capítulo I DAS AÇÕES COMUNS... 23 1. Considerações gerais... 23 2. Elementos da ação... 24 2.1. Partes... 24 2.2. Causa de pedir...

Leia mais

PRÁTICA EM DIREITO ADMINISTRATIVO

PRÁTICA EM DIREITO ADMINISTRATIVO PRÁTICA EM DIREITO ADMINISTRATIVO 9º PERÍODO CURSO DE DIREITO UDC PROFESSOR: Me. Luis Miguel Barudi de Matos E-MAIL: miguelbarudi@gmail.com CONTESTAÇÃO ESTRUTURA BÁSICA REQUISITOS: Arts. 335 a 342 CPC

Leia mais

Ação Ordinária. - Taxa de Procuração: 2% do valor do salário mínimo (ano de 2017 = R$ 18,74)

Ação Ordinária. - Taxa de Procuração: 2% do valor do salário mínimo (ano de 2017 = R$ 18,74) Ação Ordinária CUSTAS DO PROCESSO: - Taxa Judiciária: Ações Individuais: 1% do valor da causa ou, no mínimo, 5 UFESP s (ano de 2017 = R$ 125,35) Ações Grupo: Além do valor da Ação Individual, 10 UFESP

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO AÇÃO DE REPETIÇÃO DE INDÉBITO Prof. Thiago Gomes 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A ação empregada para o contribuinte recuperar valor já pago indevidamente ou a maior.

Leia mais

Art Extingue-se o processo, sem resolução de mérito: I - quando o juiz indeferir a petição inicial; II - quando ficar parado durante mais de 1

Art Extingue-se o processo, sem resolução de mérito: I - quando o juiz indeferir a petição inicial; II - quando ficar parado durante mais de 1 CONTESTAÇÃO PRELIMINARES - requerer extinção sem resolução do mérito (ver se é ação toda ou se apenas alguns pedidos...), nos termos do art.267 do CPC. É a denominada defesa processual. Art. 267. Extingue-se

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO RECLAMAÇÃO TRABALHISTA. PETIÇÃO INICIAL. e AUDIÊNCIA TRABALHISTA ATÉ DEFESA DO RÉU Prof. Antero Arantes Martins (13/03) PETIÇÃO INICIAL. Introdução. Já vimos que o Juiz não

Leia mais

DESTINATÁRIO ABEILARD ADVOGADOS ASSOCIADOS CAIXA POSTAL 537 CEP

DESTINATÁRIO ABEILARD ADVOGADOS ASSOCIADOS CAIXA POSTAL 537 CEP Prezado Senhor(ª), Todos consumidores de energia elétrica têm o direito de entrar na Justiça com uma ação visando a restituição do ICMS sobre a tarifa de distribuição e transmissão, podendo chegar a 30%

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I PEÇAS PRÁTICO-PROFISSIONAIS INTRODUÇÃO GERAL... 21

SUMÁRIO PARTE I PEÇAS PRÁTICO-PROFISSIONAIS INTRODUÇÃO GERAL... 21 SUMÁRIO PARTE I PEÇAS PRÁTICO-PROFISSIONAIS... 19 INTRODUÇÃO GERAL... 21 CAPÍTULO I DAS AÇÕES COMUNS... 23 1. Considerações gerais... 23 2. Elementos da ação... 24 2.1. Partes... 24 2.2. Causa de pedir...

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Jurisdição.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Jurisdição. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 20/03/2018). Jurisdição. Jurisdição é exercida pelo Estado e consiste na atribuição de resolver os conflitos sociais,

Leia mais

DESTINATÁRIO ABEILARD ADVOGADOS ASSOCIADOS CAIXA POSTAL 537 CEP

DESTINATÁRIO ABEILARD ADVOGADOS ASSOCIADOS CAIXA POSTAL 537 CEP Prezado Senhor(ª), Todos os servidores públicos da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Minas Gerais, exonerados pela Inconstitucionalidade da Lei Complementar de n.º 100, podem ingressar na justiça

Leia mais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais

Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais Professor: Joaquim Estevam de Araújo Neto Fone: (95) 99112-3636 - netobv@hotmail.com Protegido pela Lei nº 9.610/98 - Lei de Direitos Autorais 1 PREVISÃO LEGAL LEI Nº 5.869, DE 11 DE JANEIRO DE 1973. CPC

Leia mais

JUSTIÇA GRATUITA ATÉ 40% DO TETO DA PREVIDÊNCIA ART. 790, 3º E4º CLT. HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA DEVIDOS ENTRE 5% E 15% - ART.

JUSTIÇA GRATUITA ATÉ 40% DO TETO DA PREVIDÊNCIA ART. 790, 3º E4º CLT. HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA DEVIDOS ENTRE 5% E 15% - ART. ACORDO EXTRAJUDICIAL Na CCP EFICÁCIA LIBERATÓRIA GERAL. Art. 625-E DA CLT. Feito diretamente pelas partes com advogados diferentes homologação - art. 855-b da CLT. COMPETÊNCIA MATERIAL: ART. 114 CF Para

Leia mais

Pratica Especial Civil 10 sem

Pratica Especial Civil 10 sem AULA 04 Contestação ESTRUTURA BÁSICA DA CONTESTAÇÃO Competência Partes Hipóteses de cabimento Fundamento legal Fatos Fundamentação jurídica Pedido Provas Valor da causa Juiz da causa (art. 297, CPC). Tratamento:

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DA 20ª. VARA DO TRABALHO DO RIO DE JANEIRO RJ

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DA 20ª. VARA DO TRABALHO DO RIO DE JANEIRO RJ EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DA 20ª. VARA DO TRABALHO DO RIO DE JANEIRO RJ RT n 0001948-10.2011.5.03.0020 PEDRO DE OLIVEIRA (completo, sem abreviaturas e em caixa alta), pessoa física, brasileiro, estado

Leia mais

Nesses termos, pede deferimento. Local e data. Advogado... OAB...

Nesses termos, pede deferimento. Local e data. Advogado... OAB... PROPOSTA APELAÇÃO Em janeiro de 2011, Antonio da Silva Júnior, 7 anos, voltava da escola para casa, caminhando por uma estrada de terra da região rural onde morava, quando foi atingindo pelo coice de um

Leia mais

FACEMG - DIREITO CIVIL Consignação (judicial) em pagamento PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO

FACEMG - DIREITO CIVIL Consignação (judicial) em pagamento PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO FACEMG - DIREITO CIVIL 2-4-18 Consignação (judicial) em pagamento PROFESSOR LEANDRO EUSTAQUIO a) Hipóteses de cabimento b) Petição inicial c) Contestação d) Incognitio e) Prestações periódicas f) exercícios

Leia mais