Como nosso Vestibular é vocacionado, o aluno pode dedicar a maior parte do tempo para o estudo das matérias que mais têm relação com seu curso.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Como nosso Vestibular é vocacionado, o aluno pode dedicar a maior parte do tempo para o estudo das matérias que mais têm relação com seu curso."

Transcrição

1 O Que Estudar? Como nosso Vestibular é vocacionado, o aluno pode dedicar a maior parte do tempo para o estudo das matérias que mais têm relação com seu curso. Cursos Provas Disciplinas - Engenharia de Computação; - Engenharia Elétrica; - Engenharia Mecânica; - Tecnologia em Automação Industrial; Tecnologia em Manutenção Industrial. - Jornalismo II - Design Gráfico III - Engenharia Química IV I - - Língua Portuguesa e Literatura - - Matemática - - Física - Redação - - Língua Portuguesa e Literatura - - Atualidades e Conhecimentos Gerais - Redação - - Língua Portuguesa e Literatura - - Matemática - - História - Redação - - Língua Portuguesa e Literatura - - Matemática - - Química - Redação PROGRAMA DE DISCIPLINAS: CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES O conteúdo de estudo para esta prova irá abranger a cultura geral do candidato, incluindo temas atuais. Sugere-se a leitura de jornais nacionais e regionais, revistas como Veja, Época, Isto É, Exame e outras do gênero que trazem ao(à) Candidato(a) o conhecimento das atualidades nacionais e internacionais. LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA - Compreensão e interpretação de textos; - Unidade e variedade lingüística;

2 - Reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto; - Domínio da variedade padrão escrita; - Ortografia; - Acentuação; - Morfologia (estrutura e formação das palavras, verbos, substantivos, artigos, adjetivos, advérbios, pronomes, numerais, preposições, conjunções, interjeições); - Sintaxe (período simples, termos essenciais, período composto, termos acessórios, orações subordinadas, orações coordenadas); - Concordância nominal; - Concordância verbal; - Regência verbal; - Regência nominal; - Efeitos de sentido; - Elementos de referenciação; - Coesão e coerência; - Questões gerais da língua. REDAÇÃO Com a prova de Redação objetiva-se avaliar a expressão escrita do candidato, que deve escrever sobre determinado tema a partir de um título, de imagem ou de leitura e compreensão de texto(s) oferecido(s) como motivação. Diante da(s) proposta(s) apresentada(s), cabe ao candidato examinar criteriosamente os aspectos que envolvem o tema e definir a melhor perspectiva de abordagem, mobilizando os recursos lingüísticos que lhe permitam mostrar sua competência comunicativa nesta situação específica de produção: a redação de vestibular. Espera-se que o vestibulando não só identifique e desenvolva o tema proposto, mas também demonstre capacidade de organizar as idéias, estabelecer relações, fazer uso de dados/informações, elaborar argumentos. A redação deve ser produzida segundo alguns critérios básicos, que dizem respeito à: I Adequação II Coerência e coesão III Informatividade e argumentação HISTÓRIA GERAL 1. Arte na Pré-História 1.1. História da Antiguidade: 1.2. Antiguidade Oriental e Civilizações Clássicas - Grécia e Roma. 2. História Medieval:

3 2.1. Características gerais do mundo medieval: o feudalismo, a Igreja, a servidão, a economia, estruturas sociais e políticas; 2.2. A baixa Idade Média: renascimento comercial e urbano; 3. História Moderna: 3.1. O nascimento do Estado Moderno; 3.2. O Renascimento; 3.3. A Reforma; 3.4. A Revolução Científica; 3.5. A Revolução Industrial; 4. História Contemporânea: 4.1. Revolução Francesa (1789/1815); 4.2. A Primeira Guerra Mundial; 4.3. Semana da arte moderna no Brasil (1922); 4.4. A Segunda Grande Guerra; 4.5. A globalização e o neoliberalismo; 4.6. Os principais conflitos e questões da atualidade. FÍSICA I MECÂNICA 1. Grandezas físicas e medidas: 1.1. Sistemas de Unidades em Física Sistema Internacional de Unidades; 1.2. Notação científica; 1.3. Algarismos significativos; 1.4. Funções, representações gráficas e escalas; 1.5. Grandezas escalares e vetoriais Conceito e representação de um vetor; 1.6. Operações com vetores: adição e subtração de vetores, multiplicação e divisão de um vetor por um número real. 2. Cinemática: 2.1. Conceitos de referencial, posição, movimento, trajetória, distância percorrida e vetor deslocamento; 2.2. Velocidade escalar e aceleração escalar; 2.3. Vetor velocidade e vetor aceleração; 2.4. Movimento retilíneo uniforme; 2.5. Movimento retilíneo uniformemente variado; 2.6. Queda livre; 2.7. Movimento circular uniforme: características e conceitos de período, freqüência, velocidade angular e aceleração centrípeta; 2.8. Composição de movimentos. 3. As leis de Newton: 3.1. Conceito de força; 3.2. Primeira lei de Newton;

4 3.3. Equilíbrio de uma partícula; 3.4. Segunda lei de Newton Conceito de massa; 3.5. Terceira lei de Newton; 3.6. Força peso; 3.7. Forças de atrito; 3.8. Equilíbrio de um corpo rígido: centro de gravidade, momento de uma força e condições de equilíbrio; 3.9. Forças em trajetórias curvilíneas. 4. Conservação da Energia: 4.1. Trabalho de uma força; 4.2. Potência; 4.3. Relação entre trabalho e energia cinética; 4.4. Energia potencial gravitacional; 4.5. Força elástica Lei de Hooke; 4.6. Energia potencial elástica; 4.7. Relação entre trabalho e energia potencial; 4.8. Forças conservativas e dissipativa; 4.9. Conservação da energia mecânica; Degradação da energia e fontes renováveis de energia. 5. Conservação da Quantidade de Movimento: 5.1. Impulso de uma força; 5.2. Quantidade de movimento; 5.3. Relação entre impulso e quantidade de movimento; 5.4. Quantidade de movimento de um sistema de partículas; 5.5. Conservação da quantidade de movimento; 5.6. Forças impulsivas; 5.7. Colisões. 6. Gravitação Universal: 6.1. As leis de Kepler; 6.2. Lei da Gravitação Universal; 6.3. Variações da aceleração da gravidade com a altitude e a latitude; 6.4. Movimento de satélites em órbitas circulares. 7. Hidrostática: 7.1. Propriedades dos fluidos; 7.2. Massa específica e densidade; 7.3. Pressão; 7.4. Pressão atmosférica experiência de Torricelli; 7.5. Variação da pressão com a profundidade: Lei de Stevin; 7.6. Princípio de Pascal e aplicações; 7.7. Princípio de Arquimedes e aplicações. II TERMOLOGIA 8. Temperatura e Dilatação:

5 8.1. Temperatura e equilíbrio térmico; 8.2. Termômetros e escalas termométricas; 8.3. Dilatação dos sólidos; 8.4. Dilatação dos líquidos comportamento anômalo da água. 9. Comportamento dos Gases: 9.1. Transformação isotérmica; 9.2. Transformação isobárica; 9.3. Transformação isovolumétrica; 9.4. Lei de Avogadro; 9.5. Equação de estado de um gás ideal; 9.6. Modelo molecular de um gás; 9.7. Interpretação cinética da temperatura. 10. Leis da Termodinâmica: Conceito de calor; Transferência de calor; Capacidade térmica e calor específico; Trabalho em uma variação de volume; Primeira lei da termodinâmica e aplicações; Segunda lei da termodinâmica e aplicações; Rendimento de uma máquina térmica; Ciclo de Carnot. 11. Mudanças de Fase: Estados sólido, líquido e gasoso; Fusão e solidificação; Vaporização e condensação; Influência da pressão; Sublimação; Diagrama de fases; Comportamento de um gás real. III ÓTICA E ONDAS 12. Ótica geométrica: Reflexão da luz leis da reflexão; Espelho plano: propriedades e formação de imagens; Espelhos esféricos: formação de imagens, ampliação e equação dos pontos conjugados; Refração da luz leis da refração; Reflexão total; Refração da luz em dioptros planos: lâminas de faces paralelas e prismas; Refração da luz em dioptros esféricos: lentes esféricas delgadas; Construção de imagens e equações para lentes esféricas delgadas; Instrumentos óticos ótica da visão. 13. Movimento ondulatório:

6 13.1. Movimento harmônico simples; Pêndulo simples; Ondas em meios elásticos tipos de ondas; Elementos de uma onda; Relação entre velocidade, comprimento de onda e freqüência; Interferência; Difração; Natureza ondulatória da luz. 14. Ondas sonoras: Fontes sonoras o som como onda mecânica; Som audível Infra-som e ultra-som; Velocidade de propagação do som; Qualidades fisiológicas do som; Efeito Doppler. IV ELETRICIDADE E ELETROMAGNETISMO 15. Carga elétrica: Processos de eletrização; Condutores e isolantes; Indução e polarização; Eletroscópios; Lei de Coulomb. 16. Campo Elétrico: Conceito de Campo Elétrico; Campo elétrico criado por cargas puntuais; Linhas de força; Comportamento de um condutor eletrizado; Blindagem eletrostática; Rigidez dielétrica e poder das pontas. 17. Potencial Elétrico: Conceito de diferença de potencial elétrico ou voltagem; Diferença de potencial em um campo uniforme; Potencial elétrico no campo de uma carga puntual; Potencial elétrico em um condutor eletrizado; Superfícies eqüipotenciais; Distribuição de cargas entre dois condutores em contato elétrico. 18. Capacitores: Capacitância de um capacitor; Fatores que influenciam a capacitância; Influência do dielétrico na capacitância; Associação de capacitores; Energia armazenada em um capacitor.

7 19. Corrente Elétrica: Conceito de corrente elétrica; Circuitos simples; Resistência elétrica; Lei de Ohm; Associação de resistências; Instrumentos elétricos de medida; Potência de um elemento do circuito; Variação da resistência com a temperatura. 20. Circuitos elétricos: Gerador - Conceito de força eletromotriz; Equação do circuito Lei de Ohm-Pouillet para circuitos em série; Voltagem nos terminais de um gerador; Receptor Conceito de força contraeletromotriz; Voltagem nos terminais de um receptor. 21. Campo Magnético: Magnetismo: propriedades dos ímãs e magnetismo terrestre; Experiência de Oersted; Campo magnético: vetor indução magnética e força magnética; Força magnética em um condutor; Campo magnético de um condutor retilíneo; Campo magnético no centro de uma espira circular; Campo magnético de um solenóide; Influência do meio no valor do campo magnético. 22. Indução Eletromagnética Ondas eletromagnéticas: Força eletromotriz induzida Lei de Faraday; Lei de Lenz; Gerador de energia elétrica; Transformador; Ondas eletromagnéticas; Natureza eletromagnética da luz; Espectro eletromagnético; Noções sobre transmissão e distribuição de energia elétrica. V NOÇÕES DE FÍSICA MODERNA 23. Limites da Mecânica Clássica 24. Princípios da Mecânica Relativística 25. Efeito fotoelétrico 26. Dualidade onda-partícula

8 MATEMÁTICA I CONJUNTOS 1. Notação, representação, pertinência, inclusão e igualdade. 2. Operações: união, intersecção, diferença e complementar. 3. Conjuntos numéricos: 3.1. Naturais (N), Inteiros (Z), Racionais (Q), Reais (R): representação, ordenação, operações e problemas; 3.2. Complexos: igualdade, conjugado, operações na forma algébrica, norma, módulo, argumento, forma trigonométrica e operações na forma trigonométrica. 4. Produto cartesiano: par ordenado, produto cartesiano, plano cartesiano e representação no plano cartesiano. II RAZÕES E PROPORÇÕES 5. Conceito, propriedades e aplicações. 6. Proporcionalidade. 7. Regra de três simples e composta. 8. Porcentagem e juros simples. III RELAÇÕES, FUNÇÕES, EQUAÇÕES E INEQUAÇÕES 9. Relações: definição, notação, domínio, imagem e gráfico. 10. Funções: Definição, notação, domínio, contra domínio e imagem, injetora, sobrejetora, bijetora, inversa, par e ímpar, crescente, decrescente, constante, composta, definida por mais de uma sentença e gráfico; Polinomial do 1 o grau: definição, raízes e gráficos; Polinomial do 2 o grau: definição, raízes, vértice, gráficos e conjunto imagem; Modular: módulo, definição e gráficos; Exponencial: definição e gráficos; Logarítmica: definição, representação, propriedades, mudança de base e gráficos; Trigonométricas: arcos e ângulos, definições, gráficos, valores, relações trigonométricas, transformações, lei dos senos e dos cossenos; 11. Equações e inequações: de 1 o grau, de 2 o grau, envolvendo módulo, exponenciais, logarítmicas e trigonométricas.

9 IV PROGRESSÕES 12. Aritmética. 13. Geométrica. V ANÁLISE COMBINATÓRIA 14. Contagem e fatorial. 15. Permutação. 16. Arranjo. 17. Combinação. 18. Binômio de Newton. 19. Noções de probabilidade. VI MATRIZES, DETERMINANTES E SISTEMAS LINEARES 20. Matrizes: definição, tipos, operações e propriedades. 21. Determinantes: definição, propriedades e cálculo. 22. Sistemas lineares: resolução, discussão e aplicação. VII POLINÔMIOS E EQUAÇÕES ALGÉBRICAS 23. Polinômios: conceito, valor numérico, identidade, operações e fatoração. 24. Equações algébricas: definição, raízes e multiplicidade das raízes. VIII GEOMETRIA PLANA 25. Introdução à Geometria: ponto, reta, plano, ângulos, polígonos convexos, círculo e circunferência. 26. Triângulos: classificação, propriedades, congruência, semelhança, relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo e qualquer. 27. Quadriláteros: classificação e propriedades. 28. Circunferência: relações métricas, comprimento da circunferência, polígonos inscritos e circunscritos. 29. Perímetro e Área das figuras planas. IX GEOMETRIA ESPACIAL 30. Posições relativas de duas retas, de reta e plano, de dois planos, perpendicularismo, paralelismo de retas e planos. 31. Projeção ortogonal ponto-plano e reta-plano. 32. Ângulos poliédricos, superfícies poliédricas, poliedros convexos regulares e poliedros de Platão.

10 33. Áreas e volumes de sólidos geométricos. X GEOMETRIA ANALÍTICA 34. Sistema cartesiano ortogonal: O ponto; Distância entre dois pontos; Divisão de um segmento; Ponto médio; Baricentro e área do triângulo; Condição de alinhamento de três pontos. 35. Equações da reta: Posições relativas de duas retas; Ângulo entre duas retas; Distância entre ponto e reta. 36. A circunferência: Equação geral e reduzida. Centro e raio; Posição de uma reta em relação a uma circunferência; Posições relativas de duas circunferências; 37. A hipérbole: Focos e distância focal; Equação; Eixos real e imaginário; Excentricidade; Assíntotas; Hibérbole eqüilateral. 38. A parábola: Foco; Vértice e eixo de simetria; Equação. 39. A elipse: Focos e distância focal; Equação; Excentricidades. QUÍMICA 1. Introdução 1.1. Medidas, exatidão e precisão. Sistema Internacional de unidades. Unidades básicas e unidades derivadas Matéria. Massa, inércia e peso. Substâncias puras e misturas. Estados de agregação da matéria. Elementos e compostos. Fases. Misturas homogêneas e heterogêneas Transformações da matéria (físicas e químicas) Energia mecânica. O calor e a temperatura.

11 1.5. Densidade. 2. Estequiometria, equações e fórmulas 2.1. Os átomos e as moléculas Fórmulas: químicas, moleculares, empíricas e estruturais Massas atômicas e moleculares. Mol. Número de Avogadro Estequiometria de reações (balanceamento das reações, cálculos estequiométricos). Análise de combustão. Reagentes limitantes e em excesso Estequiometria de solução. Soluto e solvente. Concentração molar. Diluição. Ácidos e bases. Reações de neutralização. Titulação Ácidos, bases, sais, óxidos. 3. Termodinâmica química 3.1. A primeira Lei da Termodinâmica (calor, trabalho e energia). A energia e a entalpia A segunda Lei da Termodinâmica. Transformação espontânea, probabilidade e desordem, entropia Calorimetria. Capacidade calorífica Equações termoquímicas (Lei de Hess, reações de formação). 4. Gases 4.1. Volume, pressão e temperatura. Zero absoluto Lei de Boyle. Lei de Charles. Lei de Gay-Lussac. Lei combinada dos gases Lei do gás ideal. Volume molar de um gás ideal. Massa molecular a partir de densidade do gás Lei de Dalton das Pressões Parciais Teoria Cinético-molecular Estequiometria dos Gases Gases reais. 5. Átomo 5.1. Primeiros modelos atômicos. O átomo de Dalton. O átomo de Thomson. O átomo de Rutherford. O átomo de Bohr Isótopos, isótonos e isóbaros. 6. Elétrons 6.1. Níveis eletrônicos de energia Configurações eletrônicas Convenção cerne do gás nobre Princípio de Exclusão de Pauli Números quânticos e os nós. 7. Periodicidade química 7.1. A descoberta da Lei Periódica. A tabela periódica moderna A periodicidade nas configurações eletrônicas, nas propriedades atômicas, nas propriedades físicas, nas propriedades químicas Não-metais, metais representativos, semi-metais, metais de transição.

12 8. Ligações químicas 8.1. A regra do octeto. Ligações iônicas. Estruturas de Lewis. Ligação covalente normal e coordenada. Ressonância Eletronegatividade e tipo de ligação Energias de ligação Polaridade das moléculas. 9. Sólidos 9.1. Propriedades gerais dos sólidos Retículo cristalino. Célula unitária Sólidos iônicos, moleculares, covalentes e metálicos Defeitos em cristais. 10. Líquidos e mudanças de estado Propriedades gerais dos líquidos. Evaporação Equilíbrio e pressão de vapor. Ebulição. Variação da pressão de vapor com a temperatura Equilíbrio sólido-líquido. Solidificação. Calor de fusão Curvas de aquecimento e congelamento Equilíbrio e princípio de Le Châtelier Diagramas de fases. 11. Soluções Propriedades gerais das soluções. Tipos de soluções Concentração (fração molar, percentagem molar, molaridade, molalidade, percentagem em massa) Solubilidade e temperatura. Solubilidade e pressão. Saturação e solubilidade. Calor de solução Propriedades coligativas Eletrólitos ph e poh. 12. Reações em soluções aquosas Reações ácido-base. Dissociação de ácidos fracos e de bases fracas Reações de precipitação e complexação Reações em soluções aquosas Número de oxidação. O balanceamento de equações Redox Normalidade Dissociação da água Hidrólise Indicadores ácido-base e titulação Tampões Solubilidade e equilíbrio de íons complexos. 13. Cinética química Velocidades de reações e mecanismos.

13 13.2. Equação da velocidade. Influência da concentração sobre as velocidades de reação A teoria das colisões Complexo ativado. Catálise. Inibidores. 14. Equilíbrio químico Lei do equilíbrio químico. Princípio de Le Châtelier. Constante de equilíbrio Equilíbrios químicos homogêneos e heterogêneos Mecanismos de reações em multietapas Variação de K com a temperatura Cálculos de equilíbrio. 15. Química orgânica Propriedades e reações dos hidrocarbonetos saturados. Alcanos. Cicloalcanos Propriedades e reações dos hidrocarbonetos insaturados. Alcenos. Alcinos Fontes, propriedades e reações dos hidrocarbonetos aromáticos. Benzeno Grupos funcionais Nomenclatura, propriedades e reações dos: alcoóis, éteres, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, aminas Isomeria ótica em compostos orgânicos Carboidratos e proteínas.

Física Interação e Tecnologia

Física Interação e Tecnologia Apontamentos das obras LeYa em relação as Orientações Teórico-Metodológicas para o Ensino Médio do estado de PERNAMBUCO Física Interação e Tecnologia 2 Caro professor, Este guia foi desenvolvido para ser

Leia mais

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/FÍSICA

TÉCNICO DE LABORATÓRIO/FÍSICA TÉCNICO DE LABORATÓRIO/FÍSICA REQUISITO DE QUALIFICAÇÃO PARA INGRESSO NO CARGO: ESCOLARIDADE: Ensino Médio Profissionalizante nas áreas de Eletricidade, Eletrônica, Eletrotécnica ou Mecânica ou Ensino

Leia mais

PROGRAMA DO EXAME DE ESCOLARIDADE PARA INGRESSO NO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA - ITA VESTIBULAR 2016

PROGRAMA DO EXAME DE ESCOLARIDADE PARA INGRESSO NO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA - ITA VESTIBULAR 2016 I FÍSICA PROGRAMA DO EXAME DE ESCOLARIDADE PARA INGRESSO NO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA - ITA VESTIBULAR 2016 1. Noções sobre medidas físicas: algarismos significativos. Desvios e erros. Análise

Leia mais

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRADA Educando para o pensar Tema Integrador 2013 / Construindo o amanhã: nós agimos, o planeta sente BIOLOGIA I TRIMESTRE A descoberta da vida Biologia e ciência Origem da vida

Leia mais

Centro de Educação Integrada

Centro de Educação Integrada Centro de Educação Integrada 1º ANO BIOLOGIA Origem da vida Citologia Teoria da geração espontânea e biogênese. Teoria de Oparin e Haldane. Panspermia. Criacionismo. Os primeiros seres vivos. Água. Sais

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA COMPONENTE CURRICULAR:

MATRIZ DE REFERÊNCIA COMPONENTE CURRICULAR: I. MECÂNICA Conteúdo 1. Introdução à Física - Sistemas métricos. Conversão de unidades de medida. Notação científica. Ordem de grandeza. Operações com algarismos significativos. Regras de arredondamento.

Leia mais

-2014- CONTEÚDO SEPARADO POR TRIMESTRE E POR AVALIAÇÃO CIÊNCIAS 9º ANO 1º TRIMESTRE

-2014- CONTEÚDO SEPARADO POR TRIMESTRE E POR AVALIAÇÃO CIÊNCIAS 9º ANO 1º TRIMESTRE -2014- CONTEÚDO SEPARADO POR TRIMESTRE E POR AVALIAÇÃO CIÊNCIAS 9º ANO 1º TRIMESTRE DISCURSIVA OBJETIVA QUÍMICA FÍSICA QUÍMICA FÍSICA Matéria e energia Propriedades da matéria Mudanças de estado físico

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ FÍSICA PROSEL/PRISE 1ª ETAPA 1 MECÂNICA COMPETÊNCIAS

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ FÍSICA PROSEL/PRISE 1ª ETAPA 1 MECÂNICA COMPETÊNCIAS 1.1 Conceitos fundamentais: Posição, deslocamento, velocidade e aceleração. 1.2 Leis de Newton e suas Aplicações. 1.3 Trabalho, energia e potência. 1.4 Momento linear e impulso. UNIVERSIDADE DO ESTADO

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

SUBÁREA DE FÍSICA E QUÍMICA PLANEJAMENTO ANUAL PARA A DISCIPLINA DE FÍSICA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2014. Identificação e Conteúdo Programático

SUBÁREA DE FÍSICA E QUÍMICA PLANEJAMENTO ANUAL PARA A DISCIPLINA DE FÍSICA 2ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO 2014. Identificação e Conteúdo Programático UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO - CEPAE ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA SUBÁREA DE FÍSICA E QUÍMICA PLANEJAMENTO ANUAL

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES DA 2 ª ETAPA 2015 PERÍODO DA ETAPA: 01/09/2015 á 04/12/2015 TURMA: 9º Ano EF II DISCIPLINA: CIÊNCIAS / QUÍMICA 1- S QUE SERÃO TRABALHADOS DURANTE A ETAPA : Interações elétricas e

Leia mais

Programa para a 1ª ETAPA

Programa para a 1ª ETAPA PROGRAMA DE FÍSICA Comissão de Processos Orientação Geral : Este programa apresenta os conteúdos básicos da Física ensinados no Ensino Médio. Para a realização da prova, espera-se que o Candidato ou a

Leia mais

EDITAL CED/RTR N.º 003/2008, 05 de março de 2008. PROCESSO SELETIVO ESPECIAL Retificação do Edital n 002/2008 de 25 de fevereiro de 2008

EDITAL CED/RTR N.º 003/2008, 05 de março de 2008. PROCESSO SELETIVO ESPECIAL Retificação do Edital n 002/2008 de 25 de fevereiro de 2008 EDITAL CED/RTR N.º 003/2008, 05 de março de 2008. OCESSO SELETIVO ESPECIAL Retificação do Edital n 002/2008 de 25 de fevereiro de 2008 A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições,

Leia mais

Centro de Educação Integrada

Centro de Educação Integrada Centro de Educação Integrada 2º ANO BIOLOGIA Sistemática e classificação biológica Biodiversidade Vírus Reino Monera: bactérias e arqueas Reino Protoctistas: Algas e protozoários Reino Fungi: Fungos Fundamentos

Leia mais

M A T E M Á T I C A DIRETRIZES GERAIS

M A T E M Á T I C A DIRETRIZES GERAIS M A T E M Á T I C A DIRETRIZES GERAIS O conteúdo programático de Matemática dos processos seletivos da UFU tem como objetivo identificar a habilidade do estudante em resolver problemas, fazer conexões

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE

CENTRO UNIVERSITÁRIO GERALDO DI BIASE PROGRAMA DAS PROVAS 1- REDAÇÃO Construção de textos dissertativos objetivos e/ou subjetivos abordando temas da atualidade. 2- LINGUA PORTUGUESA 2.1- Literatura Brasileira Literatura: conceito e funções,

Leia mais

CONTEÚDOS PARA A 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL 2ª ETAPA 2014 ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS DA 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE BIOLOGIA 2ª ETAPA 2014

CONTEÚDOS PARA A 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL 2ª ETAPA 2014 ENSINO MÉDIO CONTEÚDOS DA 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE BIOLOGIA 2ª ETAPA 2014 CONTEÚDOS DA 1ª AVALIAÇÃO PARCIAL DE BIOLOGIA 2ª ETAPA 2014 1ª SÉRIE - 06/ 08/ 2014 - Capítulo 6 Citoplasma e organelas citoplasmáticas; - Capítulo 7 Núcleo e cromossomos; - Capítulo 8 Divisão celular:

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA HABILIDADES CONTEÚDO METODOLOGIA/ESTRATÉGIA HORA/ AULA ANÁLISE GRÁFICA DE FUNÇÕES

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA HABILIDADES CONTEÚDO METODOLOGIA/ESTRATÉGIA HORA/ AULA ANÁLISE GRÁFICA DE FUNÇÕES CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA ENSINO MÉDIO ÁREA CURRICULAR: CIÊNCIA DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS DISCIPLINA: MATEMÁTICA I SÉRIE 1.ª CH 68 ANO 2012 COMPETÊNCIAS:.

Leia mais

ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1 º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS PARA O ANO 2014.

ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1 º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS PARA O ANO 2014. ANEXO I CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1 º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE DE CAJAZEIRAS PARA O ANO 2014. LÍNGUA PORTUGUESA: 1. Classes de palavras: - Substantivo - Adjetivo - Artigo - Numeral

Leia mais

PORTUGUÊS BIOLOGIA FÍSICA QUÍMICA SEGUNDO SIMULADO - EM CONTEÚDOS PRIMEIRO ANO

PORTUGUÊS BIOLOGIA FÍSICA QUÍMICA SEGUNDO SIMULADO - EM CONTEÚDOS PRIMEIRO ANO SEGUNDO SIMULADO - EM CONTEÚDOS PORTUGUÊS PRIMEIRO ANO Programa da 1ª série: Interpretação de texto Linguagem figurada Trovadorismo Humanismo "Auto da barca do inferno" BIOLOGIA Características gerais

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Física 12.º ano homologado em 21/10/2004 ENSINO SECUNDÁRIO FÍSICA 12.º ANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

DATAS E CONTEÚDOS EXAME FINAL ENSINO MÉDIO

DATAS E CONTEÚDOS EXAME FINAL ENSINO MÉDIO COLÉGIO E CURSO COLÉGIO PAROQUIAL NOSSA SENHORA DO CARMO Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Antônio Felipe, 780 Fone/Fax (44) 3421-8250 Paranavaí PR e-mail: paroquial@colegioparoquial.com.br

Leia mais

PROGRAMA DE ESTUDOS VESTIBULAR IME-ITA

PROGRAMA DE ESTUDOS VESTIBULAR IME-ITA PROGRAMA DE ESTUDOS VESTIBULAR IME-ITA MATEMÁTICA 1. Teoria de Conjuntos: Noções elementares da teoria dos conjuntos. Subconjuntos. Operações: união, interseção, diferença e complementar. Conjunto universo

Leia mais

CONTEÚDOS DE FÍSICA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE FÍSICA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO DE FÍSICA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Ricardo Dantas SECRETÁRIA

Leia mais

CONHECIMENTOS GERAIS

CONHECIMENTOS GERAIS CANDIDATO (S) AO 6º ANO - EF CANDIDATO (S) AO 7º ANO - EF CANDIDATO (S) AO 8º ANO - EF CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS CONJUNTO DOS NÚMEROS RACIONAIS EQUAÇÃO DO 1º GRAU SISTEMA DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU PROBLEMAS

Leia mais

FACULDADES SENAC PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 1º SEMESTRE/2016 ANEXO I

FACULDADES SENAC PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 1º SEMESTRE/2016 ANEXO I ANEXO I As Faculdades Senac Minas, com o intuito de atender às diversas demandas, oferece à comunidade dois processos vestibular: o vestibular e o vestibular agendado. Ambos os processos buscam selecionar

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA - 2013

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA - 2013 PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA - 2013 FÍSICA CARLOS 3ª MÉDIO Srs. pais ou responsáveis, caros alunos, Encaminhamos a Programação de Etapa, material de apoio para o acompanhamento dos conteúdos e habilidades que

Leia mais

Av. Moaci, 965 Moema São Paulo SP CEP: 04083-002 Tel. +55 (11) 2532-4813 www.geekie.com.br. Prezados colégios,

Av. Moaci, 965 Moema São Paulo SP CEP: 04083-002 Tel. +55 (11) 2532-4813 www.geekie.com.br. Prezados colégios, Prezados colégios, Buscando atender a demanda por GeekieTestes para o 1º e 2º anos do Ensino Médio, elaboramos nossa Matriz Geekie de Avaliação para 2014. Nela, buscamos contemplar os principais conteúdos

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL TEOTÔNIO VILELA EFM PROFESSOR: ALTAILSO JOSÉ RIBAS DISCIPLINA: FÍSICA SÉRIE: 2 ª BIMESTRE: 1º ANO: 2012 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES

COLÉGIO ESTADUAL TEOTÔNIO VILELA EFM PROFESSOR: ALTAILSO JOSÉ RIBAS DISCIPLINA: FÍSICA SÉRIE: 2 ª BIMESTRE: 1º ANO: 2012 CONTEÚDOS ESTRUTURANTES SÉRIE: 2 ª BIMESTRE: 1º ANO: 2012 S Termologia Termometria Dilatação de sólidos e líquidos Calorimetria Mudanças de estado Estudo dos gases Termodinâmic a S ESPECÍFICOS OBJETIVOS METODOLOGI A Temperatura

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E APLICADAS PROJETO RUMO À UNIVERSIDADE CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE PROCESSOS SELETIVOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E APLICADAS PROJETO RUMO À UNIVERSIDADE CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE PROCESSOS SELETIVOS Física 1. Mecânica 1.1 O que é a Física? 1.1.1 A Física 1.1.2 As grandezas físicas: como se medem 1.1.3 O método experimenta 1.2 As medidas e os erros de medida 1.2.1 O Sistema Internacional de Unidades

Leia mais

CONTEÚDOS OBJETIVOS PERÍODO

CONTEÚDOS OBJETIVOS PERÍODO ESCOLA BÁSICA2,3 EUGÉNIO DOS SANTOS 2013 2014 página 1 ESCOLA BÁSICA DO 2.º E 3.º CICLOS EUGÉNIO DOS SANTOS PLANIFICAÇÃO E METAS DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS FÍSICO-QUÍMICAS 8.º ANO DE ESCOLARIDADE

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2016 para Ensino Fundamental e Ensino Médio

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DAS PROVAS / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS Processo Seletivo 2016 para Ensino Fundamental e Ensino Médio / ATIVIDADES PEDAGÓGICAS 1º Ano do Ensino Fundamental (Alunos concluintes do 2º Período da Educação Infantil) Escrita do nome completo; Identificar e reconhecer as letras do alfabeto; Identificar e diferenciar

Leia mais

ANO LETIVO 2014 / 2015

ANO LETIVO 2014 / 2015 ANO LETIVO 2014 / 2015 INTRODUÇÃO Os conteúdos exigidos nas provas de acesso aos cursos ministrados no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz (ISCSEM) estão contemplados nos programas oficiais

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE DOCENTE RESPONSÁVEL : MARIA LUIZA TONUSSI DE OLIVEIRA

PLANO DE TRABALHO DOCENTE DOCENTE RESPONSÁVEL : MARIA LUIZA TONUSSI DE OLIVEIRA COLÉGIO ESTADUAL BARBOSA FERRAZ Ensino Médio, Normal e Profissional Rua Rio Grande do Sul, 1200 Centro - Telefone: (43) 3472-5009 www.colegiobarbosa.com.br e.mail: colbarbosa@ig.com.br CEP: 86870-000 -

Leia mais

2. Produção de texto escrito, utilizando a organização e as estruturas linguísticas adequadas ao gênero proposto.

2. Produção de texto escrito, utilizando a organização e as estruturas linguísticas adequadas ao gênero proposto. LÍNGUA PORTUGUESA 1. Compreensão e interpretação de textos de diferentes gêneros textuais e literários, verbais e não verbais, realizando inferências, e comparando-os, considerando os recursos expressivos

Leia mais

PROGRAMAS PARA OS CANDIDATOS A VAGAS 2016 3 o Ano Ensino Fundamental

PROGRAMAS PARA OS CANDIDATOS A VAGAS 2016 3 o Ano Ensino Fundamental 3 o Ano Textos Ler, entender e interpretar contos infantis e textos informativos. Gramática Será dada ênfase à aplicação, pois ela é entendida como instrumento para que o aluno se expresse de maneira adequada

Leia mais

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula

Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula Anexo B Relação de Assuntos Pré-Requisitos à Matrícula MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO EXÉRCITO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO PREPARATÓRIA E ASSISTENCIAL RELAÇÃO

Leia mais

Objetiva que o candidato demonstre compreensão das leis fundamentais e às

Objetiva que o candidato demonstre compreensão das leis fundamentais e às CIÊNCIAS DA NATUREZA (FÍSICA/QUÍMICA/BIOLOGIA) FÍSICA Objetiva que o candidato demonstre compreensão das leis fundamentais e às aplicações dessas leis em diversas situações do cotidiano, permitindo a avaliação

Leia mais

FÍSICA BÁSICA PARA CIÊNCIAS AGRÁRIAS

FÍSICA BÁSICA PARA CIÊNCIAS AGRÁRIAS UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS AGROVETERINÁRIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA RURAL FÍSICA BÁSICA PARA CIÊNCIAS AGRÁRIAS Profª. Angela Emilia de Almeida Pinto Departamento de

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA DISCIPLINA QUIMICA EIXO TEMÁTICO: MATÉRIA, TRASFORMAÇÕES QUÍMICAS E AMBIENTE

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA DISCIPLINA QUIMICA EIXO TEMÁTICO: MATÉRIA, TRASFORMAÇÕES QUÍMICAS E AMBIENTE PRISE/PROSEL- 1ª ETAPA EIXO TEMÁTICO: MATÉRIA, TRASFORMAÇÕES QUÍMICAS E AMBIENTE COMPETÊNCIA HABILIDADE CONTEÚDO - Compreender as transformações químicas em linguagem discursivas. - Compreender os códigos

Leia mais

Processo Seletivo 2016 Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental

Processo Seletivo 2016 Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Conteúdo Programático - 1º ano do Ensino Fundamental Avaliação do Desenvolvimento e Desempenho da Criança nos aspectos cognitivo, afetivo, socialização e psicomotor, através de atividades compatíveis com

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE FÍSICA

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE FÍSICA PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE FÍSICA 9 ano 1 volume CONTEÚDOS OBJETIVOS 1.Movimento Grandezas e unidades - Unidades de medida - Conversão de unidades Conceitos iniciais - Movimento e repouso - Trajetória Posição

Leia mais

CONTEÚDOS DE QUÍMICA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CONTEÚDOS DE QUÍMICA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO DE QUÍMICA POR BIMESTRE PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO Paulo Henrique Saraiva Câmara SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E ESPORTES Frederico

Leia mais

EDITAL N. º 001/CTPM/2015 CONCURSO DE ADMISSÃO 2016 ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO EXAME INTELECTUAL

EDITAL N. º 001/CTPM/2015 CONCURSO DE ADMISSÃO 2016 ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO EXAME INTELECTUAL EDITAL N. º 001/CTPM/2015 CONCURSO DE ADMISSÃO 2016 ANEXO II CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO EXAME INTELECTUAL 1) PARA O ENSINO MÉDIO REDAÇÃO Do 1º ano ao 3º ano do ensino médio, a prova discursiva será composta

Leia mais

CURRÍCULO DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO

CURRÍCULO DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ESTADO DE PERNAMBUCO GOVERNADOR DE PERNAMBUCO Eduardo Campos VICE-GOVERNADOR João Lyra Neto SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO Ricardo

Leia mais

18 a QUESTÃO Valor: 0,25

18 a QUESTÃO Valor: 0,25 6 a A 0 a QUESTÃO FÍSICA 8 a QUESTÃO Valor: 0,25 6 a QUESTÃO Valor: 0,25 Entre as grandezas abaixo, a única conservada nas colisões elásticas, mas não nas inelásticas é o(a): 2Ω 2 V 8Ω 8Ω 2 Ω S R 0 V energia

Leia mais

ANEXO 1 CONTEÚDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2016 COLÉGIOS PROJEÇÃO

ANEXO 1 CONTEÚDOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2016 COLÉGIOS PROJEÇÃO ANEXO 1 S PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EDITAL CONCURSO DE BOLSAS 2016 COLÉGIOS PROJEÇÃO S PRÉVIOS DO 5º ANO PARA CANDIDATOS A BOLSA NO 6 ANO PORTUGUÊS Leitura e interpretação textual Artigo Substantivo (comum,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CAMPUS FLORESTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CAMPUS FLORESTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CAMPUS FLORESTAL DIRETORIA DE ENSINO Campus Universitário Florestal - MG - 35690-000 Telefax (31) 3536-3361 Email:die@ufv.br EXAME DE SELEÇÃO CEDAF - 2014 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Leia mais

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas.

Durante. Utilize os conteúdos multimídia para ilustrar a matéria de outras formas. Olá, Professor! Assim como você, a Geekie também tem a missão de ajudar os alunos a atingir todo seu potencial e a realizar seus sonhos. Para isso, oferecemos recomendações personalizadas de estudo, para

Leia mais

Universidade Federal do Pará Processo Seletivo Seriado Conteúdo de Matemática - (1ª série)

Universidade Federal do Pará Processo Seletivo Seriado Conteúdo de Matemática - (1ª série) Relacionar e resolver problemas que envolvem conjuntos; Reconhecer, operar e resolver problemas com conjuntos numéricos; Compreender os conceitos e propriedades aritméticas; Resolver problemas de porcentagem,

Leia mais

código 171608 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. DOMINGOS JARDO Direção Regional de Educação de Lisboa

código 171608 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. DOMINGOS JARDO Direção Regional de Educação de Lisboa código 7608 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. DOMINGOS JARDO Direção Regional de Educação de Lisboa Ciclo: º Ano: 8º Disciplina: Físico-Química Conteúdos. Reações Químicas..Tipos de reações Investigando algumas

Leia mais

Matriz Curricular de Matemática 6º ao 9º ano 6º ano 6º Ano Conteúdo Sistemas de Numeração Sistema de numeração Egípcio Sistema de numeração Romano Sistema de numeração Indo-arábico 1º Trimestre Conjunto

Leia mais

ENSINO MÉDIO COC. CONTEÚDO DA RECUPERAÇÃO 1º e 2º BIM./2015 3ª SÉRIE

ENSINO MÉDIO COC. CONTEÚDO DA RECUPERAÇÃO 1º e 2º BIM./2015 3ª SÉRIE FÍSICA 1º BIMESTRE Física setor 121- Mecânica - Cinemática 3ª TERESA -Velocidade escalar média -Movimento Uniforme -Movimento uniformemente variado Física setor 122- Eletricidade - Eletrodinâmica -Corrente

Leia mais

X Olimpíada Santa Cecília de Ciências da Natureza, Matemática e Redação 6º ANO

X Olimpíada Santa Cecília de Ciências da Natureza, Matemática e Redação 6º ANO 6º ANO 3933_3ªET/14-Circular Olimp.(6º)CP_ARIS369 6º ANO Olimpíada Santa Cecília de Ciências, na(s) seguinte(s) disciplina(s): ( ) ( ) Ciências ( ) Redação Ciências de 05, e terá a duração de 4 As provas

Leia mais

2. Duração da Prova: - Escrita: 90 min (+30 minutos de tolerância) - Prática: 90 min (+30 minutos de tolerância)

2. Duração da Prova: - Escrita: 90 min (+30 minutos de tolerância) - Prática: 90 min (+30 minutos de tolerância) ESCOLA SECUNDÁRIA FERNÃO DE MAGALHÃES Física 12º ano CÓDIGO 315 (1ª e 2ª Fases ) INFORMAÇÃO PROVA DE EXAME DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Alunos do Decreto-Lei nº 74/2004 Formação Específica Ano Letivo:

Leia mais

Concurso da AFA. Anexo E Programa de Matérias

Concurso da AFA. Anexo E Programa de Matérias Concurso da AFA Anexo E Programa de Matérias A bibliografia sugerida não limita nem esgota o programa. Serve apenas como orientação para as bancas elaboradoras de provas e para os candidatos. 1 FÍSICA

Leia mais

3. Conjuntos numéricos: 3.1. Naturais (N), Inteiros (Z), Racionais (Q), Reais (R): representação, ordenação,

3. Conjuntos numéricos: 3.1. Naturais (N), Inteiros (Z), Racionais (Q), Reais (R): representação, ordenação, MATEMÁTICA ORIENTAÇÃO GERAL O conteúdo programático apresentado foi elaborado com a finalidade de fornecer às escolas de Ensino Fundamental e Médio, e aos vestibulandos, uma orientação a respeito dos principais

Leia mais

CARGAS ELÉTRICAS EM REPOUSO. Capítulo 1 Eletrização. Força elétrica, 2. Capítulo 2 Campo elétrico, 36

CARGAS ELÉTRICAS EM REPOUSO. Capítulo 1 Eletrização. Força elétrica, 2. Capítulo 2 Campo elétrico, 36 Sumário Parte 1 CARGAS ELÉTRICAS EM REPOUSO Capítulo 1 Eletrização. Força elétrica, 2 1. Eletrização por atrito. Noção de carga elétrica, 2 Leitura A série triboelétrica, 4 2. Princípios da Eletrostática,

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO - 2013 VP4 MATEMÁTICA 3 a ETAPA 6 o ao 9º Ano INTEGRAL ENSINO FUNDAMENTAL 1º E 2º ANOS INTEGRAIS ENSINO MÉDIO

ROTEIRO DE ESTUDO - 2013 VP4 MATEMÁTICA 3 a ETAPA 6 o ao 9º Ano INTEGRAL ENSINO FUNDAMENTAL 1º E 2º ANOS INTEGRAIS ENSINO MÉDIO 6 o ANO MATEMÁTICA I Adição e subtração de frações: Frações com denominadores iguais. Frações com denominadores diferentes. Multiplicação de um número natural por uma fração. Divisão entre um número natural

Leia mais

QUÍMICA Disciplina A Disciplina B Código Disciplina C/H Curso Disciplina C/H Código Curso Ano do Currículo 1ª período

QUÍMICA Disciplina A Disciplina B Código Disciplina C/H Curso Disciplina C/H Código Curso Ano do Currículo 1ª período QUÍMICA Código Disciplina C/H Curso Disciplina C/H Código Curso Ano do Conclusão 74471 Química Estrutural 34 Química Química Inorgânica para Ciências Farmacêuticas OU 68 68977 Ciências Farmacêuticas 2008

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO PARA SIMULADO. 4º Simulado - 4º bimestre - 1ª série do Ensino Médio Enem - 2013

ORIENTAÇÃO DE ESTUDO PARA SIMULADO. 4º Simulado - 4º bimestre - 1ª série do Ensino Médio Enem - 2013 Prezado Coordenador Pedagógico, 4º Simulado - 4º bimestre - 1ª série do Ensino Médio Enem - 2013 Unidade 6- Pronome 2ª parte Unidade 1- Preposições - Conjunções Unidade 2- Verbos 1ª parte Unidade 3- Verbos

Leia mais

PROVA ESPECIALMENTE ADEQUADA DESTINADA A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS PROVA DE QUÍMICA

PROVA ESPECIALMENTE ADEQUADA DESTINADA A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS PROVA DE QUÍMICA PROVA ESPECIALMENTE ADEQUADA DESTINADA A AVALIAR A CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS PROVA DE QUÍMICA TEMAS 1. Estrutura da matéria 1.1 Elementos, átomos e iões 1.2

Leia mais

Universidade Federal de Viçosa. Campus UFV Florestal. Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal

Universidade Federal de Viçosa. Campus UFV Florestal. Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal Universidade Federal de Viçosa Campus UFV Florestal Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal Conteúdo programático para prova do Exame de Seleção 2015 Curso Técnico em Agropecuária subsequente

Leia mais

INFORMAÇÃO -PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

INFORMAÇÃO -PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA PROVA 315 Física 1. INTRODUÇÃO O presente documento visa divulgar as características da prova de equivalência à frequência do ensino secundário da disciplina de Física, a realizar em 2012 pelos alunos

Leia mais

EDITAL 2015 Testes de Português e Matemática - Material: com foto PORTUGUÊS Indicação bibliográfica: Na ponta da língua MATEMÁTICA

EDITAL 2015 Testes de Português e Matemática - Material: com foto PORTUGUÊS Indicação bibliográfica: Na ponta da língua MATEMÁTICA EDITAL 2015 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Testes de Português e Matemática - Material: o candidato deverá trazer: lápis apontados, apontador, borracha e o Compreensão e interpretação de textos; exploração

Leia mais

A classificação final da prova será calculada de acordo com os seguintes critérios:

A classificação final da prova será calculada de acordo com os seguintes critérios: ANEXO II Estrutura e Referenciais da Prova de Ingresso Curso Técnico Superior Profissional em Climatização e Refrigeração da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu 1. Introdução Relativamente

Leia mais

ANO LETIVO 2013/2014 PROVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA CANDIDATOS MAIORES DE 23 ANOS EXAME DE QUÍMICA CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

ANO LETIVO 2013/2014 PROVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA CANDIDATOS MAIORES DE 23 ANOS EXAME DE QUÍMICA CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO LETIVO 2013/2014 PROVAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PARA CANDIDATOS MAIORES DE 23 ANOS EXAME DE QUÍMICA CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 1. MATERIAIS: DIVERSIDADE E CONSTITUIÇÃO 1.1 Materiais 1.1.1 Materiais

Leia mais

MATRIZ GEEKIE 1º Ano 1ª Aplicação Área Matéria Assunto

MATRIZ GEEKIE 1º Ano 1ª Aplicação Área Matéria Assunto MATRIZ GEEKIE 1º Ano 1ª Aplicação Estrutura celular Impactos ambientais da ação humana Método científico e o estudo da Tratamento de resíduos Estudo do movimento: aceleração Estudo do movimento: velocidade

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 9º ano - 2014 /2015-3º Ciclo

Plano Curricular de Matemática 9º ano - 2014 /2015-3º Ciclo Plano Curricular de Matemática 9º ano - 2014 /2015-3º Ciclo Tema/Subtema Conteúdos Metas Nº de Aulas Previstas Org.Trat.Dados / Planeamento Estatístico Especificação do problema Recolha de dados População

Leia mais

EDUCANDÁRIO SANTA MARIA GORETTI

EDUCANDÁRIO SANTA MARIA GORETTI EDUCANDÁRIO SANTA MARIA GORETTI 2015 CONTEÚDOS PARA OS TESTES DE SONDAGEM DE ADMISSÃO EM 2015 DO 2º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Os conteúdos selecionados para esta programação assinalam pontos fundamentais

Leia mais

EMENTA: PROGRAMA: MEDIÇÃO DE VETORES

EMENTA: PROGRAMA: MEDIÇÃO DE VETORES DISCIPLINA: FÍSICA I CRÉDITOS: 04 CARGA HORÁRIA: 60 h/a OBJETIVOS: Identificar fenômenos naturais em termos de quantidade e regularidade, bem como interpretar princípios fundamentais que generalizam as

Leia mais

EDITAL N 10/2012 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR TECNOLÓGICO

EDITAL N 10/2012 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR TECNOLÓGICO EDITAL N 10/2012 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR TECNOLÓGICO A COMISSÃO PERMANENTE DE PROCESSOS SELETIVOS, no uso das atribuições que lhe confere a Portaria n 07, de 07 de março de 2012, comunica aos interessados,

Leia mais

EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 01 CONCURSO PÚBLICO - EDITAL Nº 01/2014

EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 01 CONCURSO PÚBLICO - EDITAL Nº 01/2014 EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 01 CONCURSO PÚBLICO - EDITAL Nº 01/2014 O Prefeito do município de Motuca, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, torna público

Leia mais

Calendário. Recuperação Anual 7h15 às 9h. Conteúdo - 5ª série (6º ano) 12.12 Português/ Ciências/ Química. Recuperação Anual e Prova Final

Calendário. Recuperação Anual 7h15 às 9h. Conteúdo - 5ª série (6º ano) 12.12 Português/ Ciências/ Química. Recuperação Anual e Prova Final Conteúdo - 5ª série (6º ano) - Capítulos: 6/7/8/12/13/19 - Capítulos 8/10/11/13/14 - Capítulos: 09/10/13/14/15 - Substantivo/ adjetivo (flexão); - Pronome; - Verbos; - Acentuação gráfica; - Unidades 9/10/11/12

Leia mais

CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA CONTEÚDOS DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA 6ºANO CONTEÚDOS-1º TRIMESTRE Números naturais; Diferença entre número e algarismos; Posição relativa do algarismo dentro do número; Leitura do número; Sucessor e antecessor;

Leia mais

c = c = c =4,20 kj kg 1 o C 1

c = c = c =4,20 kj kg 1 o C 1 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO DO TESTE INTERMÉDIO - 2014 (VERSÃO 1) GRUPO I 1. H vap (H 2O) = 420 4 H vap (H 2O) = 1,69 10 3 H vap (H 2O) = 1,7 10 3 kj kg 1 Tendo em consideração a informação dada no texto o calor

Leia mais

Física. Resolução. Q uestão 01 - A

Física. Resolução. Q uestão 01 - A Q uestão 01 - A Uma forma de observarmos a velocidade de um móvel em um gráfico d t é analisarmos a inclinação da curva como no exemplo abaixo: A inclinação do gráfico do móvel A é maior do que a inclinação

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL DE QUÍMICA

PLANEJAMENTO ANUAL DE QUÍMICA COLÉGIO VICENTINO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Rui Barbosa, 134, Toledo PR Fone: 377-8150 PLANEJAMENTO ANUAL DE QUÍMICA SÉRIE: 1ª SÉRIE E.M. PROFESSOR: Paulo

Leia mais

Um pouco de história. Um pouco de história. Um pouco de história. Um pouco de história CORPOS ELETRIZADOS E NEUTROS CARGA ELÉTRICA

Um pouco de história. Um pouco de história. Um pouco de história. Um pouco de história CORPOS ELETRIZADOS E NEUTROS CARGA ELÉTRICA Um pouco de história O conhecimento de eletricidade data de antes de Cristo ~ 600 a.c. Ambar, quando atritado, armazena eletricidade William Gilbert em 1600 conseguiu eletrizar muitas substâncias diferentes

Leia mais

Programa Anual FÍSICA

Programa Anual FÍSICA Programa Anual FÍSICA A proposta O ensino da Física, no Material Didático Positivo, favorece o desenvolvimento de trabalhos com conhecimentos contextualizados e, por isso mesmo, integrados à vida. A proposta

Leia mais

CONTEÚDOS DO 1º ANO/FUND. I - PARA QUEM VAI CONCORRER ÀS BOLSAS PARA O 2º ANO/FUND. I / 2016

CONTEÚDOS DO 1º ANO/FUND. I - PARA QUEM VAI CONCORRER ÀS BOLSAS PARA O 2º ANO/FUND. I / 2016 CONTEÚDOS DO 1º ANO/FUND. I - PARA QUEM VAI CONCORRER ÀS BOLSAS PARA O 2º ANO/FUND. I / 2016 ALFABETO; LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO; SINAIS DE PONTUAÇÃO (EXCLAMAÇÃO E INTERROGAÇÃO); PLURAL; SEPARAÇÃO

Leia mais

Física. Sistema Positivo de Ensino 42

Física. Sistema Positivo de Ensino 42 A proposta O ensino da Física, no Material Didático Positivo, favorece o desenvolvimento de trabalhos com conhecimentos contextualizados e, por isso mesmo, integrados à vida. A proposta carrega, em suas

Leia mais

MUNDO FÍSICO A Física como você nunca viu!

MUNDO FÍSICO A Física como você nunca viu! 1 2 MUNDO FÍSICO A Física como você nunca viu! Nossa Apostila A edição dessa apostila, coroa os esforços feitos nos últimos dois anos onde realizou-se o curso pré-vestibular, cada vez mais enfocado no

Leia mais

ENEM 2014/2015 Física (Prova Amarela) Prof. Douglas Almeida

ENEM 2014/2015 Física (Prova Amarela) Prof. Douglas Almeida Questão 46 Nesta questão, o candidato precisa saber que um filtro de luz realiza a refração seletiva, deixando passar as cores que o compõe e absorvendo substancialmente as outras cores. Assim, para absorver

Leia mais

Processo de Avaliação Seriada

Processo de Avaliação Seriada QUÍMICA Considera-se importante que o ensino da Química não promova a necessidade de uma excessiva memorização, mas possibilite ao estudante adquirir a capacidade de observar e descrever fenômenos, de

Leia mais

grandeza do número de elétrons de condução que atravessam uma seção transversal do fio em segundos na forma, qual o valor de?

grandeza do número de elétrons de condução que atravessam uma seção transversal do fio em segundos na forma, qual o valor de? Física 01. Um fio metálico e cilíndrico é percorrido por uma corrente elétrica constante de. Considere o módulo da carga do elétron igual a. Expressando a ordem de grandeza do número de elétrons de condução

Leia mais

PRÉ REQUISITOS ENSINO MÉDIO 2015

PRÉ REQUISITOS ENSINO MÉDIO 2015 PRÉ REQUISITOS ENSINO MÉDIO 2015 Matérias 1º MÉDIO 2º MÉDIO 3º MÉDIO Português Figuras de Linguagem Linguagem Coloquial Normativa Formal Informal -Conectivos -Gêneros textuais Literatura: Barroco,Arcadismo,Romantismo

Leia mais

Beatriz Físico-Química Substâncias puras e misturas, mudanças de estado físico e separação de misturas.

Beatriz Físico-Química Substâncias puras e misturas, mudanças de estado físico e separação de misturas. 1ª série Beatriz Físico-Química Substâncias puras e misturas, mudanças de estado físico e separação de misturas. Simone - setor B. Química Geral Modelos Atômicos. Distribuição Eletrônica. Danilo - Mecânica

Leia mais

CONTEÚDOS DO TESTE DE SELEÇÃO - 2013 (Ingresso 2014)

CONTEÚDOS DO TESTE DE SELEÇÃO - 2013 (Ingresso 2014) POLÍCIA MILITAR DE ALAGOAS DIRETORIA DE ENSINO Colégio Tiradentes - CPM CONTEÚDOS DO TESTE DE SELEÇÃO - 2013 (Ingresso 2014) 4º ano Texto e interpretação; As quatro operações: Adição, subtração, Substantivo:

Leia mais

PROGRAMA DA PROVA LÍNGUA PORTUGUESA

PROGRAMA DA PROVA LÍNGUA PORTUGUESA LÍNGUA PORTUGUESA O candidato deve mostrar-se capaz de: I. interpretar textos literários e não-literários, considerando o contexto em que foram produzidos, sua natureza e especificidade; II. reconhecer

Leia mais

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA

MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA MATERIAL DE DIVULGAÇÃO DA EDITORA MODERNA Professor, nós, da Editora Moderna, temos como propósito uma educação de qualidade, que respeita as particularidades de todo o país. Desta maneira, o apoio ao

Leia mais

2FIS023 FÍSICA GERAL III

2FIS023 FÍSICA GERAL III 1ª Série 2MAT032 CÁLCULO E GEOMETRIA ANALÍTICA I A derivada: números reais. Planos cartesianos e gráficos de funções. Limite e continuidade de funções reais. Diferenciação de funções reais e aplicações.

Leia mais

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático Conteúdo Programático Teste Seletivo 2014 - Edital 4º Ano Ensino Fundamental I 1. Interpretação de texto; 2. Redação; 3. Operações Fundamentais (probleminhas). 5º Ano Ensino Fundamental I 1. Interpretação

Leia mais

CONTEÚDO DE PROVA DO 1º BIMESTRE 1º ANO ENSINO MÉDIO

CONTEÚDO DE PROVA DO 1º BIMESTRE 1º ANO ENSINO MÉDIO CONTEÚDO DE PROVA DO 1º BIMESTRE 1º ANO ENSINO MÉDIO IMPORTANTE!!! O ALUNO DEVE ESTUDAR ALÉM DOS CONTEÚDOS ABAIXO, O DO CADERNO, LIVRO E CADERNO DE ATIVIDADES. Disciplina Data da prova Conteúdo Apresentação

Leia mais

1 ANO REGULAR (ETAPA) Disciplina Professor (a)

1 ANO REGULAR (ETAPA) Disciplina Professor (a) de Recuperação Ensino Médio Regular e Técnico 1 ANO REGULAR (ETAPA) Disciplina Professor (a) Matemática Ricardo Apostila 3 aulas 47 a 48 e Apostila 4 aulas 57 a 61 Inequações do 1 e 2 Grau inequações produto

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL DEPARTAMENTO DEPBG PLANO DE CURSO DA DISCIPLINA

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. Sondagem 2014 6º ANO. Língua Portuguesa

ENSINO FUNDAMENTAL. Sondagem 2014 6º ANO. Língua Portuguesa ENSINO FUNDAMENTAL O processo de sondagem Colégio Sion busca detectar, no aluno, pré-requisitos que possibilitem inseri-lo adequadamente no ano pretendido. As disciplinas de Língua Portuguesa e são os

Leia mais

Conteúdos do 1º Bimestre Ensino Médio

Conteúdos do 1º Bimestre Ensino Médio São Paulo, 6 de abril de 2015. Conteúdos do 1º Bimestre Ensino Médio 1 a Série A Matemática - Profa. Silvia - (Setor A) Resolução de problemas com conjuntos (diagramas); propriedades da potenciação e da

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santo Ângelo A N E XO II. (Do Conteúdo Programático)

Prefeitura Municipal de Santo Ângelo A N E XO II. (Do Conteúdo Programático) 1 A N E XO II (Do Conteúdo Programático) 2 Cargos: CARPINTEIRO, COZINHEIRA, PADEIRO, PINTOR (LETRISTA). Português: Ortografia (escrita correta das palavras). Divisão silábica. Pontuação. Acentuação Gráfica.

Leia mais

PROGRAMA DAS MATÉRIAS

PROGRAMA DAS MATÉRIAS PROGRAMA DAS MATÉRIAS 1-LÍNGUA PORTUGUESA I - OBJETIVOS - Apreender os significados (ler, interpretar) de textos verbais e não-verbais; - Entender os mecanismos de funcionamento da Língua Portuguesa na

Leia mais