ROTINAS TRABALHISTAS 13º SALÁRIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ROTINAS TRABALHISTAS 13º SALÁRIO"

Transcrição

1 ROTINAS TRABALHISTAS 13º SALÁRIO Alexandre Corrêa

2 INTRODUÇÃO A gratificação de Natal, (13º salário) foi instituída pela Lei nº 4.090/62 e regulamentada pelo Decreto /65. FORMA DE PAGAMENTO Deve ser paga ao empregado em duas parcelas até o final do ano, no valor corresponde a 1/12 da remuneração para cada mês trabalhado. A base de cálculo da remuneração é a devida no mês de dezembro do ano em curso ou a do mês do acerto rescisório.

3 Entre os meses de fevereiro a novembro de cada ano o empregador deverá pagar, a título de adiantamento do 13º salário, a metade do salário recebido pelo empregado no mês anterior. O empregador não está obrigado a pagar o adiantamento do 13º a todos os empregados no mesmo mês. A gratificação de Natal será ainda devida na extinção do contrato de trabalho, exceto na dispensa por justa causa.

4 QUEM TEM DIREITO Faz jus o trabalhador urbano, rural, avulso e o doméstico. VALOR A SER PAGO O 13º salário será pago proporcionalmente ao tempo de serviço do empregado na empresa, considerandose a fração de 15 dias de trabalho como mês integral. Quando na composição do salário do empregado envolver parte variável, deverá ser calculada a sua média.

5 EMPREGADOS NÃO DISPONÍVEIS DURANTE TODOS OS MESES Nos casos em que o empregado for admitido no curso do ano, ou, durante este, não permanecer à disposição do empregador durante todos os meses, adiantamento e a parcela final, corresponderá a 1/12 da remuneração, por mês de serviço ou fração superior a 15 dias.

6 FALTAS - INTERFERÊNCIA NO 13º SALÁRIO As faltas ao serviço, legais e justificadas, não serão deduzidas para fins de pagamento do 13º salário. As faltas injustificadas só interferirão se em cada mês do ano correspondente do pagamento do 13º salário ocorrer do empregado não perceber pelo menos 15 dias de salário.

7 PAGAMENTO CONJUNTO DAS DUAS PARCELAS A Lei nº 4.749/1965 em seu artigo 2º impõe o pagamento da 1ª parcela do 13º salário até o mês de novembro. Portanto, não há previsão legal para o pagamento conjunto das duas parcelas. PENALIDADES As empresas que cometerem infrações relativas ao 13º salário serão penalizadas com multa de 160 UFIR (atualmente R$ 170,26) por empregado prejudicado, dobrada na reincidência.

8 AUXÍLIO - DOENÇA PREVIDENCIÁRIO No período de auxílio doença o 13º salário é pago pela Previdência Social, cabendo à empresa pagar apenas o período efetivamente trabalhado, computado até o 15º dia de afastamento. AUXÍLIO - DOENÇA ACIDENTÁRIO A justiça do trabalho entende que as faltas ou ausências decorrentes de acidente do trabalho não são consideradas para efeito de cálculo da gratificação natalina. Portanto, o entendimento é que a empresa deverá pagar o 13º salário inclusive do período de auxílio doença por acidente.

9 SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO O empregado afastado para o serviço militar obrigatório faz jus ao 13º salário, correspondente ao período anterior e posterior (se houver) ao afastamento, ou seja, o período de ausência não é computado para fins do 13º salário. SALÁRIO MATERNIDADE O 13º salário do período de afastamento da empregada para salário maternidade é pago pela empresa, fazendo jus ao respectivo reembolso, realizado através da GPS referente ao 13º salário, no campo 06.

10 EMPREGADO RECLUSO O empregado afastado por motivo de reclusão faz jus ao 13º salário, correspondente ao período anterior e posterior (se houver) ao afastamento, ou seja, o período de ausência não é computado para fins do 13º salário.

11 DATA DE PAGAMENTO A primeira parcela do 13º salário deve ser paga de 1º de fevereiro a 30 de novembro, ou por ocasião das férias. A importância paga ao empregado a título de primeira parcela será deduzida do valor do 13º salário devido no dia 20 de dezembro. A segunda parcela do 13º salário deverá ser paga até o dia 20 de dezembro

12 FÉRIAS - ADIANTAMENTO DO 13º SALÁRIO Para que o empregado faça jus ao adiantamento da primeira parcela do 13º salário por ocasião das férias, deverá requerer no mês de janeiro do correspondente ano, após este período, caberá à empresa a liberação do referido pagamento ao empregado.

13 HORAS EXTRAS E NOTURNAS, REFLEXOS As horas extras e sua integração no DSR integram o 13º salário, conforme Súmula do TST nº 45. O adicional noturno e a integração no DSR, integram o 13º salário por força da Súmula do TST nº 60. Estas variáveis deverão ser integralizadas na forma de média.

14 ADICIONAL DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE Os adicionais de insalubridade e de periculosidade integram a remuneração para o cálculo de 13º salário. Estes adicionais são integralizados em percentuais sobre valores determinados (salário mínimo/regional ou salário base do empregado, conforme o caso), não se fazendo média.

15 COMISSÕES E DSR SOBRE COMISSÕES As comissões e DSR sobre comissões integram o 13º salário na forma de média. Alguns sindicatos, trazem previsão de correção para as comissões pagas durante o ano, portanto, a empresa deverá verificar junto ao respectivo sindicato da categoria, se os valores de comissões deverão ser atualizados e qual tabela deverá ser utilizada.

16 INCIDÊNCIA TRIBUTÁRIA INSS / FGTS / IRRF INSS - A competência para a tributação de Previdência Social sobre o 13o salário será a por ocasião de rescisão do contrato de trabalho considera-se como competência o mês de afastamento, (rescisão) ou por ocasião da quitação da 2ª parcela do 13º salário em 20/12.

17 FGTS - A competência para a tributação de FGTS será por ocasião de rescisão de contrato de trabalho, considera-se como competência o mês de afastamento, (rescisão); - Por ocasião do pagamento da 1ª parcela do 13o salário, o mês deste pagamento; - Por ocasião do pagamento da 2ª parcela do 13o salário, o mês deste pagamento

18 IRRF - A tributação de Imposto de Renda Retido na Fonte se dá quando do pagamento do 13º salário por ocasião da rescisão do contrato de trabalho ou no pagamento da 2ª (segunda) parcela.

19 DÉCIMO TERCEIRO VARIAVEL AJUSTE Para os empregados que recebem salário variável, a qualquer título, a Gratificação Natalina será calculada com base na média das importâncias pagas nos meses trabalhados. PRAZO DE PAGAMENTO Até o dia 10 de janeiro do ano seguinte, computada a parcela do mês de dezembro, o cálculo do 13º salário será revisto para 1/12, do total devido no ano anterior, processando-se a correção do valor da respectiva gratificação com o pagamento ou compensação das diferenças verificadas.

20 DIFERENÇA DO VALOR DO PAGAMENTO Após, efetuada a revisão, o valor da diferença do 13º salário poderá ser favorável ou não ao empregado. Sendo favorável ao empregador, a empresa efetuará a compensação, descontando o valor correspondente em folha de pagamento.

21 RECOLHIMENTOS INSS: No caso do pagamento de remuneração variável em dezembro, o pagamento das contribuições referentes ao ajuste do valor do décimo terceiro salário deve ocorrer no documento de arrecadação da competência dezembro, considerando-se para apuração da alíquota da contribuição do segurado o valor total do décimo terceiro salário. FGTS: No caso do pagamento de remuneração variável em dezembro, o pagamento do FGTS referentes ao ajuste do valor do décimo terceiro salário deve ocorrer juntamente com o FGTS da competência dezembro.

22 Cortesia Login: lefisc Senha: Validade: 04/10/2013 Obrigado!

Curso de 13 Salário. Capacitação e Treinamento

Curso de 13 Salário. Capacitação e Treinamento Curso de 13 Salário Capacitação e Treinamento Conteúdo 1. DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO... 3 1.1. Contagem de Avos... 3 1.2. Primeira Parcela Pagamento até 30/11... 3 1.3. Empregados não disponíveis durantes

Leia mais

Tron Informática

Tron Informática 13º Salário Gratificação Natalina 1 Veja uma vídeo-aula sobre este assunto em: http://www.trontv.com.br/t/index.php/videos/gestao-contabil/fp/76-como-calcular calcular-o-13-salario.html A Gratificação

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL RIO ASSUNTOS CONTÁBEIS DE PORTO ALEGRE SEMINÁRIO DE ASSUNTOÁBEIS DE PORTO ALEGRESEMINÁRIO

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL RIO ASSUNTOS CONTÁBEIS DE PORTO ALEGRE SEMINÁRIO DE ASSUNTOÁBEIS DE PORTO ALEGRESEMINÁRIO Le f is c L e g i s l a c a o F i s c a l CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL MINÁRIO DE ASSUNTOS CONTÁBEIS DE PORTO ALEGRE SEMINÁ RIO ASSUNTOS CONTÁBEIS DE PORTO ALEGRE SEMINÁRIO DE

Leia mais

CAPÍTULO 10 DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO

CAPÍTULO 10 DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO Capítulo 10 DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO 109 CAPÍTULO 10 DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO 1. DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO O décimo terceiro salário é devido aos empregados urbanos, rurais e domésticos, bem como aos trabalhadores

Leia mais

ANO XXV ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2014 BOLETIM INFORMARE Nº 45/2014

ANO XXV ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2014 BOLETIM INFORMARE Nº 45/2014 ANO XXV - 2014-1ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2014 BOLETIM INFORMARE Nº 45/2014 ASSUNTOS TRABALHISTAS DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO OU GRATIFICAÇÃO NATALINA SEGUNDA PARCELA - PAGAMENTO ATÉ O DIA 20 DE DEZEMBRO...

Leia mais

Sumário. Introdução, 1

Sumário. Introdução, 1 S Sumário Introdução, 1 1 Folha de Pagamento, 7 1 Salário, 8 1.1 Salário-hora para 40 horas semanais: divisor 200 (duzentos), 9 1.2 Depósito de salários em conta bancária, 10 2 Horas extras, 10 2.1 Integração

Leia mais

Relatório Trabalhista

Relatório Trabalhista Rotinas de Pessoal & Recursos Humanos www.sato.adm.br - sato@sato.adm.br - fone (11) 4742-6674 Desde 1987 Legislação Consultoria Assessoria Informativos Treinamento Auditoria Pesquisa Qualidade Relatório

Leia mais

Relatório Trabalhista

Relatório Trabalhista Rotinas de Pessoal & Recursos Humanos www.sato.adm.br - sato@sato.adm.br - fone/fax (11) 4742-6674 Desde 1987 Legislação Consultoria Assessoria Informativos Treinamento Auditoria Pesquisa Qualidade Relatório

Leia mais

13 Salário de Empregada Domés9ca

13 Salário de Empregada Domés9ca Palestra Gratuita 13 Salário de Empregada Domés9ca Apoio: 28. NOVEMBRO. 2012 ALESSANDRO VIEIRA www.even;als.com Alessandro Vieira Diretor do Idomés;ca.com Contato TwiGer: @idomes;ca Facebook: facebook.com/idomes;ca

Leia mais

ANO XXIV ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2013 BOLETIM INFORMARE Nº 45/2013

ANO XXIV ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2013 BOLETIM INFORMARE Nº 45/2013 ANO XXIV - 2013-1ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2013 BOLETIM INFORMARE Nº 45/2013 ASSUNTOS TRABALHISTAS DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO OU GRATIFICAÇÃO NATALINA - ADIANTAMENTO ATÉ DIA 30 DE NOVEMBRO...Pág.1179 LICENÇA-PATERNIDADE

Leia mais

Sumário. Introdução, 1

Sumário. Introdução, 1 S Sumário Introdução, 1 1 Folha de Pagamento, 7 1 Salário, 8 1.1 Salário-hora para 40 horas semanais: divisor 200 (duzentos), 9 1.2 Depósito de salários em conta bancária, 9 2 Horas extras, 10 2.1 Integração

Leia mais

Relatório Trabalhista

Relatório Trabalhista Rotinas de Pessoal & Recursos Humanos www.sato.adm.br - sato@sato.adm.br - fone/fax (11) 4742-6674 Desde 1987 Legislação Consultoria Assessoria Informativos Treinamento Auditoria Pesquisa Qualidade Relatório

Leia mais

Relatório Trabalhista

Relatório Trabalhista Rotinas de Pessoal & Recursos Humanos www.sato.adm.br - sato@sato.adm.br - fone (11) 4742-6674 Desde 1987 Legislação Consultoria Assessoria Informativos Treinamento Auditoria Pesquisa Qualidade Relatório

Leia mais

Como Calcular o 13º Salário - Antecipação

Como Calcular o 13º Salário - Antecipação Como Calcular o 13º Salário - Antecipação Número do Artigo: 3246 Classificação: Não classificado Última Atualização: Tue, Oct 10, 2017 3:08 PM Para proceder com o pagamento da primeira parcela do 13º salário,

Leia mais

ÍNDICE CURSO DE DEPARTAMENTO PESSOAL. DEPARTAMENTO PESSOAL ONLINE

ÍNDICE CURSO DE DEPARTAMENTO PESSOAL. DEPARTAMENTO PESSOAL ONLINE ÍNDICE INTRODUÇÃO... 009 DISPOSIÇÕES GERAIS... 010 Conceito de empregador... 010 Conceito de empregado... 010 Direitos do empregado... 011 Comissão de representatividade... 014 Organograma da comissão

Leia mais

PROVENTOS DA FOLHA DE PAGAMENTO. Conceitos e Complementos

PROVENTOS DA FOLHA DE PAGAMENTO. Conceitos e Complementos Conceitos e Complementos Proventos na Folha de Pagamento, são todos os valores que a empresa deve pagar aos seus funcionários, mensalmente. Alguns empregadores efetuam os pagamentos aos funcionários no

Leia mais

27/10/2015 GPII - 1. Tópicos

27/10/2015 GPII - 1. Tópicos Tópicos pg 1. 13 Salário 2 2. Pagamento 3 3. 13 na Rescisão do Contrato 4 4. Encargos 5 5. Adiantamento do 13 Salário 6 6. 2ª parcela do 13 Salário 7 7. Rescisão do Contrato de Trabalho 8 8. Causas da

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL PALESTRA ATUALIZAÇÃO TRABALHISTA

CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL PALESTRA ATUALIZAÇÃO TRABALHISTA Le f is c L e g i s l a c a o F i s c a l CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RIO GRANDE DO SUL MINÁRIO DE ASSUNTOS CONTÁBEIS DE PORTO ALEGRE SEMINÁRIO ASSUNTOS CONTÁBEIS DE PORTO ALEGRE SEMINÁRIO DE

Leia mais

ANO XXI ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2010 BOLETIM INFORMARE Nº 46/2010 ASSUNTOS PREVIDENCIÁRIOS ASSUNTOS TRABALHISTAS

ANO XXI ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2010 BOLETIM INFORMARE Nº 46/2010 ASSUNTOS PREVIDENCIÁRIOS ASSUNTOS TRABALHISTAS ANO XXI - 2010-2ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2010 BOLETIM INFORMARE Nº 46/2010 ASSUNTOS PREVIDENCIÁRIOS RECOLHIMENTO EM ATRASO - TABELA - NOVEMBRO/2010 Introdução - Texto Explicativo Sobre Aplicação de Multas

Leia mais

13º SALÁRIO - 2ª PARCELA - Considerações. Matéria atualizada com base na legislação vigente em: 03/12/2010. Sumário:

13º SALÁRIO - 2ª PARCELA - Considerações. Matéria atualizada com base na legislação vigente em: 03/12/2010. Sumário: 13º SALÁRIO - 2ª PARCELA - Considerações Matéria atualizada com base na legislação vigente em: 03/12/2010. Sumário: 1 - Introdução 1.1 - Trabalhadores Avulsos 2 - Apuração do Tempo de Serviço 2.1 - Afastamento

Leia mais

ÍNDICE CURSO DE DEPARTAMENTO PESSOAL. DEPARTAMENTO PESSOAL ONLINE

ÍNDICE CURSO DE DEPARTAMENTO PESSOAL. DEPARTAMENTO PESSOAL ONLINE ÍNDICE INTRODUÇÃO... 009 DISPOSIÇÕES GERAIS... 010 Conceito de empregador... 010 Conceito de empregado... 010 Direitos do empregado... 011 Comissão de representatividade... 014 Organograma da comissão

Leia mais

Folha de Salários. Prof: Fernando Aprato

Folha de Salários. Prof: Fernando Aprato Folha de Salários Prof: Fernando Aprato 1. Aspectos Iniciais A designação Folha de Salários abarca os diversos fatos que envolvem o pagamento ao pessoal que trabalha em determinada entidade. A folha de

Leia mais

TABELA DE INCIDÊNCIA DE ENCARGOS TRABALHISTAS (INSS, FGTS e IRRF)

TABELA DE INCIDÊNCIA DE ENCARGOS TRABALHISTAS (INSS, FGTS e IRRF) TABELA DE INCIDÊNCIA DE ENCARGOS TRABALHISTAS (INSS, FGTS e IRRF) ENCARGOS TRABALHISTAS INCIDÊNCIAS INSS FGTS IRRF Abono de Qualquer Natureza, salvo o de Férias. Artigo 28, I, Lei 8.212/1991 e Artigos

Leia mais

ÍNDICE CURSO DE DEPARTAMENTO PESSOAL. DEPARTAMENTO PESSOAL ONLINE

ÍNDICE CURSO DE DEPARTAMENTO PESSOAL. DEPARTAMENTO PESSOAL ONLINE ÍNDICE INTRODUÇÃO... 008 DISPOSIÇÕES GERAIS... 009 Conceito de empregador... 009 Conceito de empregado... 009 Direitos do empregado... 010 ASSÉDIO MORAL E SEXUAL NO TRABALHO... 014 Assédio moral no trabalho...

Leia mais

Janeiro-Dezembro/2014

Janeiro-Dezembro/2014 IRRF - Décimo terceiro salário 2014 - Roteiro Aqui serão analisados os aspectos gerais relacionados à retenção do Imposto de Renda incidente no pagamento do décimo terceiro salário. Introdução Os rendimentos

Leia mais

Desvendando o Departamento de Pessoal Plano de Aula - 32 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Desvendando o Departamento de Pessoal Plano de Aula - 32 Aulas (Aulas de 1 Hora). 6284 - Desvendando o Departamento de Pessoal Plano de Aula - 32 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. Relações Humanas no Trabalho... 26 1.2. Dez Mandamentos das Relações Humanas...

Leia mais

Plano de Aula - Desvendando o Departamento Pessoal - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Desvendando o Departamento Pessoal - cód Horas/Aula Plano de Aula - Desvendando o Departamento Pessoal - cód. 6284 32 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 Introdução Aula 2 Continuação do Capítulo 1 Introdução Aula 3 Capítulo 2 Conceito de Empregado e Empregador

Leia mais

09/10/2015 GPII - 1. Tópicos

09/10/2015 GPII - 1. Tópicos Tópicos pg 1. Introdução 2 2. Salário Família 3 3. Principais Proventos 4 4. Principais Descontos 5 5. Tabela do INSS 6 6. Tabela do IRRF 7 7. FGTS 8 8. Holerite 9 9. Exercícios 10 10. Referências Bibliográficas

Leia mais

INSS/FGTS/IRRF -Tabela de Incidências

INSS/FGTS/IRRF -Tabela de Incidências INSS/FGTS/IRRF -Tabela de Incidências RUBRICAS de qualquer natureza, salvo o de férias INCIDÊNCIAS INSS FGTS IR 28, I, e 1º, art. 457 da CLT Não. Abono pecuniário de férias Não. Arts. 28, 9º, e, 6 Art.

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO FOLHA DE PAGAMENTOS E ENCARGOS SOCIAIS

CURSO DE EXTENSÃO FOLHA DE PAGAMENTOS E ENCARGOS SOCIAIS CURSO DE EXTENSÃO FOLHA DE PAGAMENTOS E ENCARGOS SOCIAIS Expositores: Carlos Antônio Maciel Meneses Luciano Antônio Nóbrega Cerqueira Salvador, 30/05 e 06/06/2009 1. Obrigatoriedade AGENDA 2. Documentação

Leia mais

Como Calcular o 13º Salário - Complementação

Como Calcular o 13º Salário - Complementação Como Calcular o 13º Salário - Complementação Número do Artigo: 2908 Classificação: Não classificado Última Atualização: Tue, Oct 10, 2017 3:06 PM Para proceder com o pagamento da segunda parcela do 13º

Leia mais

ANO XXVII ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 44/2016

ANO XXVII ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 44/2016 ANO XXVII - 2016-1ª SEMANA DE NOVEMBRO DE 2016 BOLETIM INFORMARE Nº 44/2016 ASSUNTOS TRABALHISTAS CONCILIAÇÃO PRÉVIA COMISSÕES... Pág.1112 DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO OU GRATIFICAÇÃO NATALINA - SEGUNDA PARCELA

Leia mais

INSS/FGTS/IRRF Tabela de incidências

INSS/FGTS/IRRF Tabela de incidências INSS/FGTS/IRRF Tabela de incidências Tabela de incidências Fonte: ECONET EDITORA RUBRICAS INCIDÊNCIAS INSS FGTS IR 28, I, Lei n de qualquer natureza, salvo o de Sim. Arts. 3 e 7 e 1, art. férias 457 da

Leia mais

Desvendando o Departamento de Pessoal Plano de Aula - 32 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Desvendando o Departamento de Pessoal Plano de Aula - 32 Aulas (Aulas de 1 Hora). 7174 - Desvendando o Departamento de Pessoal Plano de Aula - 32 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. Relações Humanas no Trabalho... 26 1.2. Dez Mandamentos das Relações Humanas...

Leia mais

INSS/FGTS/IRRF - Tabela de incidências. INCIDÊNCIAS INSS FGTS IR Não. Artigo 457, 2 da CLT. Não. Art. 28, 9, alínea "e", item 6, da Lei n 8.

INSS/FGTS/IRRF - Tabela de incidências. INCIDÊNCIAS INSS FGTS IR Não. Artigo 457, 2 da CLT. Não. Art. 28, 9, alínea e, item 6, da Lei n 8. INSS/FGTS/IRRF - Tabela de incidências Abono RUBRICAS de qualquer natureza pecuniário de férias Adicionais INCIDÊNCIAS INSS FGTS IR alínea "e", item 6, da Lei Não. *** Instrução Normativa RFB n 936/2009

Leia mais

Tabela de Incidência INSS/FGTS/IRRF INCIDÊNCIAS INSS FGTS IR

Tabela de Incidência INSS/FGTS/IRRF INCIDÊNCIAS INSS FGTS IR Tabela de Incidência INSS/FGTS/IRRF INCIDÊNCIAS Abono Adicionais RUBRICAS de qualquer natureza, salvo o de férias pecuniário de férias (Insalubridade, periculosidade, noturno, de função e tempo de serviço,

Leia mais

Aviso Prévio indenizado OBS: o posicionamento do STJ não há a incidência de INSS sobre o aviso prévio indenizado, devendo o verificado o posicionament

Aviso Prévio indenizado OBS: o posicionamento do STJ não há a incidência de INSS sobre o aviso prévio indenizado, devendo o verificado o posicionament de qualquer natureza, salvo o de férias Sim. Art. 28, I, Lei nº e 1º, art. 457 da CLT Abono Adicionais (Insalubridade, periculosidade, noturno, de função e tempo de serviço, de transferência, Horas extras)

Leia mais

Tabela de Incidência INSS/FGTS/IRRF. INSS FGTS IR Sim. Art. 28, I, Lei nº 8.212/91 e 1º, art. 457 da CLT

Tabela de Incidência INSS/FGTS/IRRF. INSS FGTS IR Sim. Art. 28, I, Lei nº 8.212/91 e 1º, art. 457 da CLT RUBRICAS Tabela de Incidência INSS/FGTS/IRRF Qualquer natureza, salvo o de férias INSS FGTS IR, Lei nº e 1º, art. 457 da INCIDÊNCIAS Sim. Arts. 3º e 7º Não. Abono Adicionais pecuniário de férias Não. Arts.

Leia mais

DIREITO Previdenciário

DIREITO Previdenciário DIREITO Previdenciário Salário de Contribuição Parcelas Integrantes e não integrantes Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo - Lei nº 8.212/91 Art. 28, 8º e 9º - Decreto nº 3.048/99 Art. 214, 4º a 16 - Salário-de-contribuição

Leia mais

Prática em Perícia Perícia Trabalhista Conceitos e Prática

Prática em Perícia Perícia Trabalhista Conceitos e Prática Prática em Perícia Perícia Trabalhista Conceitos e Prática Relembrar - SUJEITOS DO CONTRATO DE TRABALHO - CONTRATO INDIVIDUAL DE TRABALHO - REMUNERAÇÃO E SALÁRIO - DA DURAÇÃO DA HORA DO TRABALHO - CÁLCULO

Leia mais

30/09/ ª parcela, até o dia 30 de novembro. 2ª parcela, até o dia 20 de dezembro. 13º salário nas férias

30/09/ ª parcela, até o dia 30 de novembro. 2ª parcela, até o dia 20 de dezembro. 13º salário nas férias Departamento de Engenharia de Produção GESTÃO DE MICROS E PEQUENAS EMPRESAS Profa. MsC. Célia Regina Beiro da Silveira celiabeiro@expresso.com.br A Constituição Federal, Capítulo II Dos Direitos Sociais,

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PROGRAMA CURSO EXTENSÃO EM TRABALHO E PREVIDÊNCIA CAPITULO I - DIREITO DO TRABALHO -- Princípios do Direito do Trabalho -- Relação de Trabalho e Relação de Emprego Natureza jurídica:

Leia mais

CÁLCULOS DE LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA E PARA PETIÇÃO INICIAL

CÁLCULOS DE LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA E PARA PETIÇÃO INICIAL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO E PROCESSO DO TRABALHO. Aula Ministrada pelo Prof. Paulo Vitor (Aulas 36-06/08/2018 37-08/08/2018 38 13/08/2018 39 15/08/2018 40 20/08/2018 ) CÁLCULOS DE LIQUIDAÇÃO

Leia mais

Relatório Trabalhista

Relatório Trabalhista www.sato.adm.br 1987 legislação consultoria assessoria informativos treinamento auditoria pesquisa qualidade Relatório Trabalhista Nº 089 09/11/98 13º SALÁRIO - ANO 1998 - CONSIDERAÇÕES GERAIS PARCELAS

Leia mais

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS DEZEMBRO DE 2011

AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS DEZEMBRO DE 2011 Page 1 of 6 AGENDA DE OBRIGAÇÕES TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIAS DEZEMBRO DE 2011 06/12/2011 SALÁRIOS 07/12/2011 Pagamento de salários - mês de NOVEMBRO/2011 Base legal: Art. 459, parágrafo único da CLT.

Leia mais

DIREITO do TRABALHO. Das relações laborais Trabalho doméstico. Parte VI. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO do TRABALHO. Das relações laborais Trabalho doméstico. Parte VI. Prof. Cláudio Freitas DIREITO do TRABALHO Das relações laborais Trabalho doméstico. Parte VI Prof. Cláudio Freitas - Uso do SIMPLES Art. 31. É instituído o regime unificado de pagamento de tributos, de contribuições e dos demais

Leia mais

Tabela de incidência de INSS, FGTS e Imposto de Renda e legislação correlata

Tabela de incidência de INSS, FGTS e Imposto de Renda e legislação correlata Tabela de incidência de INSS, FGTS e Imposto de Renda e legislação correlata RUBRICAS INCIDÊNCIAS INSS FGTS IR Abono de qualquer natureza, salvo o de férias Incide Art. 28, I, Lei nº e 1º, art. 457 da

Leia mais

SUMÁRIO. Manual 13 Salário Página 2 de 30

SUMÁRIO. Manual 13 Salário Página 2 de 30 Elpis Informática Ltda. Calculando o 13º Salário no Athenas3000 Instrutora: Ariane Mendonça Novembro 2011 SUMÁRIO 1. Introdução (legislação) 3 2. 13º Salário: Remuneração 3 3. Pagamento da Primeira Parcela

Leia mais

ÚLTIMO DIÁRIO PESQUISADO

ÚLTIMO DIÁRIO PESQUISADO ÚLTIMO DIÁRIO PESQUISADO 31/10/2013 Fascículo Semanal nº 44 Ano XLVII 2013 FECHAMENTO: 31/10/2013 EXPEDIÇÃO: 03/11/2013 PÁGINAS: 502/481 Sumário TRABALHO CLT CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO Alteração

Leia mais

SALÁRIO / 13º SALÁRIO. Direitos trabalhistas e previdenciários

SALÁRIO / 13º SALÁRIO. Direitos trabalhistas e previdenciários SALÁRIO / 13º SALÁRIO Direitos trabalhistas e previdenciários PISO SALARIAL Piso salarial de uma categoria de trabalhadores corresponde ao menor valor remuneratório que o empregador deve pagar ao empregado.

Leia mais

a Décimo Terceiro Salário

a Décimo Terceiro Salário Boletimj Manual de Procedimentos a Décimo Terceiro Salário Considerações sobre o 13 o salário SUMÁRIO 1. Introdução 2. Primeira parcela 3. Faltas - Apuração 4. Segunda parcela 5. Salário variável - Diferença

Leia mais

TERMO DE RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO

TERMO DE RESCISÃO DO CONTRATO DE TRABALHO TERMO DE RESCISÃO DO DE TRABALHO IDENTIFICAÇÃO DO 03 Endereço (logradouro, nº, andar, apartamento) 04 Bairro AVN JOSE BENTO RIBEIRO DANTAS, 242 CENTRO 05 Município 06 UF 07 CEP 08 CNAE 09 CNPJ/CEI Tomador/Obra

Leia mais

MÓDULO FÉRIAS E 13º SALÁRIO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO 6.2

MÓDULO FÉRIAS E 13º SALÁRIO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO 6.2 MÓDULO 6 FÉRIAS E 13º SALÁRIO 6.2 DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO DEPARTAMENTO DE PESSOAL MANUAL DE PROCEDIMENTOS SUMÁRIO ASSUNTO PÁGINA 6.2. DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO... 4 6.2.1. INTRODUÇÃO... 4 6.2.2. VALOR DO

Leia mais

DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO

DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO MÓDULO 6 DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO 6.2 NORMAS GERAIS ESTE FASCÍCULO SUBSTITUI O DE IGUAL NÚMERO ENVIADO ANTERIORMENTE AOS NOSSOS ASSINANTES. RETIRE O FASCÍCULO SUBSTITUÍDO, ANTES DE ARQUIVAR O NOVO, PARA

Leia mais

Compreender e aplicar os cálculos trabalhistas necessários à elaboração da folha de pagamento.

Compreender e aplicar os cálculos trabalhistas necessários à elaboração da folha de pagamento. ROTINAS DE ADM. DE PESSOAL - GST1141 Título Cálculos trabalhistas - execícios propostos Objetivo Ao final da realização das atividade o aluno será capaz de: Compreender e aplicar os cálculos trabalhistas

Leia mais

Orientações Consultoria De Segmentos Empregada Afastada de Licença Maternidade deve receber Adicional de Periculosidade

Orientações Consultoria De Segmentos Empregada Afastada de Licença Maternidade deve receber Adicional de Periculosidade receber Adicional de Periculosidade 17/03/2014 Sumário Título do documento 1. Questão... 3 2. Normas apresentadas pelo cliente... 3 3. Análise da Legislação... 3 4. Conclusão... 4 5. Informações Complementares...

Leia mais

MODELO DE PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS. A Data de apresentação da proposta (dia/mês/ano): IDENTIFICAÇÃO DO SERVIÇO

MODELO DE PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS. A Data de apresentação da proposta (dia/mês/ano): IDENTIFICAÇÃO DO SERVIÇO MODELO DE PLANILHA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS DISCRIMINAÇÃO DOS SERVIÇOS (DADOS REFERENTES À CONTRATAÇÃO) A Data de apresentação da proposta (dia/mês/ano): B Município/UF: C Ano do Acordo, Convenção

Leia mais

Direito Previdenciário

Direito Previdenciário Direito Previdenciário Conceito Prof. Bruno Valente Lei nº 8.212/91 Art. 28 Decreto nº 3.048/99 Art. 214 Para entender o conceito de salário-de-contribuição, primeiramente, é oportuno destacar que o regime

Leia mais

esocail Provável CAOS no mês de dezembro de 2015

esocail Provável CAOS no mês de dezembro de 2015 esocail Provável CAOS no mês de dezembro de 2015 Prezados Senhores: Acredito que temos uma boa oportunidade de eles fazerem nova matéria ainda esta semana, mostrando os problemas que poderão acontecer,

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA (Lei nº , de ) Data de início de vigência: 11/11/2017

REFORMA TRABALHISTA (Lei nº , de ) Data de início de vigência: 11/11/2017 REFORMA TRABALHISTA (Lei nº 13.467, de 13.07.2017) Data de início de vigência: 11/11/2017 Direitos trabalhistas preservados: (não podem ser suprimidos ou reduzidos em acordo ou convenção coletiva de trabalho

Leia mais

ATUALIZAÇÃO TRABALHISTA. Alexandre Corrêa

ATUALIZAÇÃO TRABALHISTA. Alexandre Corrêa ATUALIZAÇÃO TRABALHISTA Alexandre Corrêa ROTINAS TRABALHISTAS AVISO PRÉVIO PROPORCIONAL ADVERTÊNCIA E SUSPENSÃO CONTRATO DE EXPERIÊNCIA EXAMES OCUPACIONAIS AVISO PRÉVIO A Lei nº 12.506/2011 institui a

Leia mais

Folha de Pagamento. Folha de Pagamento. Sistemas de Pagamentos. Folha de Pagamento. Sistemas de Pagamentos. Folha de Pagamento 20/05/2011

Folha de Pagamento. Folha de Pagamento. Sistemas de Pagamentos. Folha de Pagamento. Sistemas de Pagamentos. Folha de Pagamento 20/05/2011 O inc. I do Art 225 do Decreto 3.048 de 6 de maio de 1999, aprovou: Art.225. A empresa é também obrigada a: Preparar folha de pagamento da remuneração paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu

Leia mais

Começaremos em instantes às 09hs

Começaremos em instantes às 09hs Começaremos em instantes... 14.11 às 09hs Sejam bem-vindos! Márcio Menezes Analista de Suporte na área de Gestão de Pessoas com mais de 07 anos de experiência no área de RH e suporte. Observações Perguntas

Leia mais

Principais características da gratificação natalina

Principais características da gratificação natalina BuscaLegis.ccj.ufsc.Br Principais características da gratificação natalina Ricardo Tavares dos Reis bacharelando em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo

Leia mais

13/08/2014. Disciplina: GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Fábio Ibanhez Bertuchi PROVENTOS. = Folha de Pagamento =

13/08/2014. Disciplina: GESTÃO EMPRESARIAL. Prof. Fábio Ibanhez Bertuchi PROVENTOS. = Folha de Pagamento = Disciplina: GESTÃO EMPRESARIAL Prof. Fábio Ibanhez Bertuchi 1 PROVENTOS = Folha de Pagamento = 2 1 Conceitos Salário = é a contraprestação base (fixa) devida pelo empregador ao empregado em virtude do

Leia mais

IMPOSTO DE RENDA NA FONTE PIS/PASEP/COFINS ASSUNTOS CONTÁBEIS ANO XIX ª SEMANA DE OUTUBRO DE 2008 BOLETIM INFORMARE Nº 44/2008

IMPOSTO DE RENDA NA FONTE PIS/PASEP/COFINS ASSUNTOS CONTÁBEIS ANO XIX ª SEMANA DE OUTUBRO DE 2008 BOLETIM INFORMARE Nº 44/2008 ANO XIX - 2008-5ª SEMANA DE OUTUBRO DE 2008 BOLETIM INFORMARE Nº 44/2008 IMPOSTO DE RENDA NA FONTE DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO - CÁLCULO DO IMPOSTO DE RENDA NA FONTE Introdução - Momento da Ocorrência do Fato

Leia mais

PONTOS IMPORTANTES DA REFORMA TRABALHISTA

PONTOS IMPORTANTES DA REFORMA TRABALHISTA PONTOS IMPORTANTES DA REFORMA TRABALHISTA Preparamos uma seleção dos pontos mais relevantes da Reforma para que possa entender melhor o que foi alterado e que, sem dúvida alguma, afetará a rotina de Sindicatos,

Leia mais

CONTABILIZAÇÃO DE FOLHA DE PAGAMENTO

CONTABILIZAÇÃO DE FOLHA DE PAGAMENTO CONTABILIZAÇÃO DE FOLHA DE PAGAMENTO DEFINIÇÃO DE FOLHA DE PAGAMENTO A Folha de Pagamento representa as obrigações do empregador com seus empregados, como salários, gratificações, comissões, etc., assim

Leia mais

ICMS/SP Governo dá Isenção no Transporte de Mercadoria Destinada a Exportação

ICMS/SP Governo dá Isenção no Transporte de Mercadoria Destinada a Exportação SICAP NEWS Ano 3 - nº 27 - Informativo Mensal Novembro - 2010 ICMS/SP Governo dá Isenção no Transporte de Mercadoria Destinada a Exportação Através do Decreto SP 56.335/2010, publicado no Diário Oficial

Leia mais

Tabela 3 - Natureza de Rubricas no esocial

Tabela 3 - Natureza de Rubricas no esocial T a b e l a 3 N a t u r e z a d e R u b r i c a s e S o c i a l M O S 2. 1 P á g i n a 1 Tabela 3 - Natureza de Rubricas no esocial A tabela foi otimizada para aplicação prática: 1) Imprima a tabela 2)

Leia mais

V - para o dirigente sindical na qualidade de trabalhador avulso: a remuneração paga, devida ou creditada pela entidade sindical.

V - para o dirigente sindical na qualidade de trabalhador avulso: a remuneração paga, devida ou creditada pela entidade sindical. Art. 214. Entende-se por salário-de-contribuição: I - para o empregado e o trabalhador avulso: a remuneração auferida em uma ou mais empresas, assim entendida a totalidade dos rendimentos pagos, devidos

Leia mais

ESTRUTURA DO SISTEMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS PPR

ESTRUTURA DO SISTEMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS PPR ESTRUTURA DO SISTEMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS PPR ESTRUTURA DO SISTEMA DE PARTICIPAÇÃO NOS RESULTADOS O pagamento da PPR com base nas metas específicas será realizado desde que o resultado do EBIT

Leia mais

Caro usuário do módulo:

Caro usuário do módulo: Caro usuário do módulo: O pagamento do 13º Salário está chegando e para facilitar o seu trabalho, elaboramos uma documentação contendo alguns exemplos dos diversos tipos de cálculo do 13º Salário 1ª e

Leia mais

2 POSTOS DE VIGILÂNCIA 12 HORAS DIURNAS DE SEGUNDA À DOMINGO

2 POSTOS DE VIGILÂNCIA 12 HORAS DIURNAS DE SEGUNDA À DOMINGO A B C D Discriminação dos Serviços (dados referentes à contratação) Data de apresentação da proposta (dia/mês/ano) Município/UF Ano Acordo, Convenção ou Sentença Normativa em Dissídio Coletivo Nº de meses

Leia mais

Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 06/08/2010.

Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 06/08/2010. SALÁRIO-FAMÍLIA - Considerações Gerais Matéria elaborada com base na legislação vigente em: 06/08/2010. Sumário: 1 - Introdução 2 - Beneficiários 2.1 - Verificação da Invalidez 2.2 - Pai e Mãe 3 - Início

Leia mais

SINDICATO DOS TRAB. IND. CONST. PESADA MS

SINDICATO DOS TRAB. IND. CONST. PESADA MS FÉRIAS COLETIVAS São férias coletivas as concedidas, de forma simultânea, a todos os empregados de uma empresa, ou apenas aos empregados de determinados estabelecimentos ou setores de uma empresa, independentemente

Leia mais

Orçamento de Pessoal Aula

Orçamento de Pessoal Aula Orçamento de Pessoal Aula 6 30-05-2012 Prof. Procópio Aula 6 30-05-2012 Salário Família Imposto de Renda Encargos Sociais Exercícios Salário Família Benefício previdenciário que corresponde a uma quota

Leia mais

CÁLCULOS TRABALHISTAS

CÁLCULOS TRABALHISTAS CÁLCULOS TRABALHISTAS PARA 1 Vínculo Empregatício Contrato 01/10/2012 a 30/09/2013 Salário R$ 1.780,00 Periculosidade R$ 534,00 Remuneração R$ 2.314,00 2 De 2ª a 6ª das 07h30min as 18h45min c/ 15min intervalo

Leia mais

Revisão da folha de pagamento - oportunidades de redução da carga tributária

Revisão da folha de pagamento - oportunidades de redução da carga tributária Revisão da folha de pagamento - oportunidades de redução da carga tributária Maria Carolina Maldonado M. Kraljevic Vanessa Inhasz Cardoso 07 de outubro de 2016 Discussão A Contribuição Previdenciária deve

Leia mais

Resumo das alterações na reforma trabalhista decorrentes da MP 808/2017

Resumo das alterações na reforma trabalhista decorrentes da MP 808/2017 Resumo das alterações na reforma trabalhista decorrentes da MP 808/2017 Jornada de trabalho 12x36 Retoma o acordo ou convenção coletiva para a jornada 12x36, no entanto, permite por acordo individual,

Leia mais

POWER WORK RH CURSO ANALISTA DE FOLHA DE PAGAMENTO

POWER WORK RH CURSO ANALISTA DE FOLHA DE PAGAMENTO POWER WORK RH CURSO ANALISTA DE FOLHA DE PAGAMENTO INTRODUÇÃO Muitos profissionais desta área se sentem perdidos quando falamos sobre a elaboração da Folha de Pagamento. Ficam cheios de dúvidas em meio

Leia mais

Relatório Trabalhista

Relatório Trabalhista Rotinas de Pessoal & Recursos Humanos www.sato.adm.br - sato@sato.adm.br - fone (11) 4742-6674 Desde 1987 Legislação Consultoria Assessoria Informativos Treinamento Auditoria Pesquisa Qualidade Relatório

Leia mais

A RECEITA FEDERAL VAI TORNAR OBRIGATÓRIA, A PARTIR DO ANO QUE VEM, A UTILIZAÇÃO DO ESOCIAL POR TODAS AS EMPRESAS.

A RECEITA FEDERAL VAI TORNAR OBRIGATÓRIA, A PARTIR DO ANO QUE VEM, A UTILIZAÇÃO DO ESOCIAL POR TODAS AS EMPRESAS. C 19 de junho de 2017. lipping Jurídico A RECEITA FEDERAL VAI TORNAR OBRIGATÓRIA, A PARTIR DO ANO QUE VEM, A UTILIZAÇÃO DO ESOCIAL POR TODAS AS EMPRESAS. O sistema vai seguir o mesmo modelo do esocial

Leia mais

Gestão de Pessoas I AULAS 19_20. 27_ Prof.Procópio

Gestão de Pessoas I AULAS 19_20. 27_ Prof.Procópio Gestão de Pessoas I AULAS 19_20 27_28-07-2016 Prof.Procópio RECAPITULANDO... DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS ADIANTAMENTO SALARIAL ADICIONAL DE INSALUBRIDADE ADICIONAL DE PERICULOSIDADE ADICIONAL NOTURNO FALTAS

Leia mais

TERMO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO

TERMO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO TERMO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO IDENTIFICAÇÃO DO EMPREGADOR 01 CNPJ/CEI 02 Razão Social/Nome 04.543.651/0001-89 03 Endereço ( logradouro, nº, andar, apartamento ) 04 Bairro RUA FRANCISCO MUCCIOLO

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL DIRETORIA DE ATENDIMENTO. Programa de Educação Previdenciária

INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL DIRETORIA DE ATENDIMENTO. Programa de Educação Previdenciária Ministério da Previdência Social INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL DIRETORIA DE ATENDIMENTO Todos que se inscrevem na Previdência Social podem escolher como vão contribuir. Isso permite que o segurado

Leia mais

Curso Êxito e Prof. Bruno Creado

Curso Êxito e Prof. Bruno Creado Curso Êxito e Prof. Bruno Creado Questões Comentadas (Aula 3) Segue às questões da Vunesp do concurso de procurador municipal, devidamente comentada. Alteração do contrato 1. Complete a frase: A mudança

Leia mais

24/02/2015 GP II 1. Tópicos

24/02/2015 GP II 1. Tópicos Tópicos pg 1. Tipos de Contrato 2 2. Prazo Indeterminado 3 3. Prazo Determinado 4 4. Contrato de Experiência 5 5. Itens do Contrato de Trabalho 6 6. Remuneração 7 7. Descontos: INSS 9 8. Descontos: IRRF

Leia mais

Como Gerar a SEFIP da Competência 13

Como Gerar a SEFIP da Competência 13 Como Gerar a SEFIP da Competência 13 Número do Artigo: 3013 Classificação: Não classificado Última Atualização: Tue, Jul 18, 2017 4:11 PM A partir do ano de 2005 (Versão 8.0 do SEFIP), é gerado um arquivo

Leia mais

Relatório Trabalhista

Relatório Trabalhista www.sato.adm.br 1987 legislação consultoria assessoria informativos treinamento auditoria pesquisa qualidade Relatório Trabalhista Nº 086 26/10/00 13º SALÁRIO - ANO 2000 PARCELAS A gratificação natalina

Leia mais

Matéria atualizada com base na legislação vigente em: 10/11/2010.

Matéria atualizada com base na legislação vigente em: 10/11/2010. FÉRIAS COLETIVAS - Considerações Matéria atualizada com base na legislação vigente em: 10/11/2010. Sumário: 1 - Introdução 2 - Direito de Férias 3 - Duração 3.1 - Regime de Tempo Parcial 3.2 - Faltas Justificadas

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ALTERAÇÕES NO CONTRATO DE TRABALHO

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ALTERAÇÕES NO CONTRATO DE TRABALHO RELATÓRIO DE ATIVIDADES ALTERAÇÕES NO CONTRATO DE TRABALHO Departamento Sindical - DESIN Lei 13.467/2017 Modernização Trabalhista Introdução - Promulgação da Lei 13.467 de 11 de julho de 2017 LEI 13.467/17

Leia mais

FÉRIAS COLETIVAS Fracionamento, Abono Pecuniário, Regime de Tempo Parcial, Procedimentos

FÉRIAS COLETIVAS Fracionamento, Abono Pecuniário, Regime de Tempo Parcial, Procedimentos FÉRIAS COLETIVAS Fracionamento, Abono Pecuniário, Regime de Tempo Parcial, Procedimentos ROTEIRO 1. INTRODUÇÃO 2. FRACIONAMENTO E PERÍODOS MÍNIMO E MÁXIMO 3. MENORES DE 18 E MAIORES DE 50 ANOS 4. MEMBROS

Leia mais

Principais Alterações da Reforma Trabalhista

Principais Alterações da Reforma Trabalhista Principais Alterações da Reforma Trabalhista Tema Trabalhista Banco de Horas Contribuição Sindical Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho Danos Morais CLT Vigente NOVAS REGRAS - Mudanças com a Lei

Leia mais

Secretaria de Administração do Estado da Bahia - SAEB COORDENAÇÃO CENTRAL DE LICITAÇÃO - CCL

Secretaria de Administração do Estado da Bahia - SAEB COORDENAÇÃO CENTRAL DE LICITAÇÃO - CCL Secretaria de Administração do Estado da Bahia - SAEB COORDENAÇÃO CENTRAL DE LICITAÇÃO - CCL SERVIÇOS DE CONSERVAÇÃO E LIMPEZA Encargos Sociais A formação dos Encargos Sociais utilizados na composição

Leia mais

REFORMA TRABALHISTA 1. CONVENÇÕES E ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO

REFORMA TRABALHISTA 1. CONVENÇÕES E ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO CIRCULAR Nº 028/ 2017 São Paulo, 25 de Julho de 2017. REFORMA TRABALHISTA Foi publicada no DOU (14.7.2017) a Lei nº 13.467/2017, que alterou a CLT e as Leis nº 6.019/1974, 8.036/1990 e 8.212/1991, para

Leia mais

TERMO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO

TERMO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO TERMO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO IDENTIFICAÇÃO DO EMPREGADOR 01 CNPJ/CEI 02 Razão Social/Nome 04.543.651/0001-89 03 Endereço ( logradouro, nº, andar, apartamento ) 04 Bairro RUA FRANCISCO MUCCIOLO

Leia mais

TERMO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO

TERMO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO TERMO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO IDENTIFICAÇÃO DO EMPREGADOR 01 CNPJ/CEI 02 Razão Social/Nome 04.543.651/0001-89 03 Endereço ( logradouro, nº, andar, apartamento ) 04 Bairro RUA FRANCISCO MUCCIOLO

Leia mais

[(Receita Bruta Não Beneficiada x 100) / Receita Bruta Total) = Fator de aplicação

[(Receita Bruta Não Beneficiada x 100) / Receita Bruta Total) = Fator de aplicação CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE A RECEITA BRUTA A Lei 12.546 de 14/12/2011 instituiu, entre outras medidas, a CPRB Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta, ou seja, alterou a base de cálculo

Leia mais