AULA Tem como principal função abrir mais de uma planilha e realizar cálculos simultâneos entre elas. FALSO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AULA 01. 4 Tem como principal função abrir mais de uma planilha e realizar cálculos simultâneos entre elas. FALSO"

Transcrição

1 AULA 0 Questão A principal função da classificação de dados é manter as informações ordenadas, facilitando a visualização delas. A principal função da classificação de dados é fazer com que as células fiquem mudando de posição de acordo com os movimentos do mouse. A principal função da classificação de dados é remover as referências quando necessário, a fim de aplicar cálculos. Sim Não Não Podemos utilizá-la na célula em que está o valor ao invés do número em si. É utilizada para fazer referências de outros programas dentro do Excel. Se utilizarmos o autopreenchimento após fazermos as Referências, o próprio Excel seguirá o padrão do cálculo contido na célula e aplicará as referências automaticamente. 4 Tem como principal função abrir mais de uma planilha e realizar cálculos simultâneos entre elas. A Formatação Condicional auxilia na visualização de dados. A Formatação Condicional só pode ser acessada por meio da guia Página Inicial. A Formatação Condicional só pode ser aplicada em planilhas em branco. Podemos inserir ícones nas células a fim de tornar a visualização de dados mais agradável. Classificar de A a Z. Classificar em forma Crescente. Aplicar classificação estendida. 4 Classificação automática.

2 AULA 0 Questão Para abrirmos uma planilha já existente na qual desejamos alterar algumas formatações durante a transferência, devemos usar a opção Classificar. Não É possível importar dados da internet para o Excel. Sim Não podemos importar dados do Bloco de Notas, pois ele não apresenta uma formatação adequada. Não Delimitado: essa opção é usada quando os dados no documento que vamos importar estão delimitados por caracteres como vírgulas e pontos. Largura fixa: como seu próprio nome diz, ele é usado quando desejarmos deixar as linhas da planilha exportada do mesmo tamanho. Iniciar importação na linha: essa alternativa é usada quando temos um arquivo e queremos que ele seja carregado a partir de uma linha especificada. Origem do arquivo: recurso utilizado para fazer uma busca no computador através de uma barra de 4 pesquisa. É possível escolher a partir de qual célula os dados serão importados. A opção Qualificador de texto do assistente de importação permite alterar o formato de data. O Subtotal permite criar um filtro avançado para facilitar buscas em uma tabela. PÁGINA INICIAL INSERIR DADOS 4 FÓRMULAS

3 Podemos criar uma área exclusiva para ele ao lado da tabela principal. Nele não é possível fazer buscas por períodos de datas específicos. 4 Para realizar uma pesquisa, devemos fazer o seguinte processo: clicar na ferramenta Avançado, depois selecionar a opção Somente registros exclusivos e por fim, clicar no botão OK. Durante a sua criação, especificamos os locais a serem exibidos os resultados, o que facilitará o processo de pesquisa. AULA 0 Questão Podemos importar dados externos para o Excel, através das opções Do Access, Da Web, De Texto e De Outras Fontes. Sim É possível importar arquivos externos para uma planilha do Excel. Sim Podemos importar dados externos para o Excel, somente quando estiverem em formato de texto. Não Podemos escolher a coluna, pela qual as informações serão classificadas. Podemos apenas organizar as informações em ordem crescente. Podemos classificar em Valores, Cor da Célula, Cor da Fonte e Ícone da célula. 4 Também podemos classificar em ordem crescente e decrescente. O filtro avançado é muito útil quando buscamos por um dado específico em uma tabela com muitas informações. Com o filtro avançado, podemos criar uma área de pesquisas em uma planilha. O filtro avançado não é capaz de buscar os dados através dos critérios que especificamos.

4 Está localizado na guia INSERIR, na área Estrutura de Tópicos. Está localizado na guia DADOS, na área Estrutura de Tópicos. Em qualquer tabela, só conseguimos visualizar o subtotal de uma determinada informação. 4 É responsável por calcular um intervalo de valores. A formatação condicional não pode ser aplicada em dados externos, que foram importados para uma planilha do Excel. Não A opção, Formatação Condicional, está na guia PÁGINA INICIAL na área Estilo. Sim Podemos facilitar a visualização de uma informação, através da Formatação Condicional. Sim AULA 04 Questão As tabelas dinâmicas são uma das formas mais fáceis e eficientes de organizarmos relatórios. Sim As tabelas dinâmicas auxiliam na simplificação dos relatórios, pois as informações são exibidas de maneira fácil e rápida. Sim Nas tabelas dinâmicas, não podemos utilizar segmentação de dados e nem o recurso Linha do Tempo. Não FILTROS. COORDENADOR. COLUNAS. 4 VALORES.

5 Podemos classificar os dados em ordem crescente ou decrescente. Na janela Classificar por valor, temos opções de classificação e direção da classificação, para organizarmos nossas informações. Através dos botões de atalho, podemos indicar a direção da classificação, ou seja, de cima para baixo, da esquerda para a direita. Guia PÁGINA INICIAL/ Tabela Dinâmica. Guia INSERIR/ Tabela Dinâmica. Guia DADOS/ Tabelas Dinâmicas Recomendadas. 4 Guia DADOS/ Inserir / Tabela Dinâmica. Em tabelas dinâmicas podemos utilizar a segmentação de dados. Sim Podemos aplicar a segmentação de dados, apenas para tabelas normais. Não A opção Inserir Segmentação de Dados, está localizada na guia ANALISAR. Sim 4 Com a segmentação de dados, temos que abrir listas suspensas, para localizar os itens filtrados. Não AULA 05 Questão Podemos inserir um gráfico dinâmico somente a partir de uma tabela dinâmica. Não Os dados da tabela dinâmica são reajustados com os do gráfico dinâmico após alguma alteração. Sim Não conseguimos inserir um gráfico dinâmico sem ter uma tabela dinâmica. Não

6 Tornar a leitura dos dados mais fácil e identificá-los rapidamente. Correto Em uma tabela dinâmica, em vez de adicionar uma nova planilha podemos criar níveis de acesso. E também, conseguimos ter um detalhamento de informações. Para adicionar uma Segmentação de Dados o caminho correto é guia DADOS / área Analisar / Segmentação de Dados. Tornar a leitura dos dados mais fácil. Comparar com os dados da planilha dinâmica. Para criar níveis de acesso. 4 Podemos utilizar apenas um tipo de Gráfico Dinâmico. AULA 06 Questão Utilizar os controles de filtragem para definir o que aparecerão nas linhas e colunas. Inserir Segmentação de Dados para obter um filtro rápido do campo escolhido. Inserir Linha do Tempo para a escolha de um dia, mês ou ano em específico da planilha que fornece os dados. Assim como nas Tabelas Dinâmicas, os dados são atualizados de maneira automática após 4 mudanças na planilha de origem.

7 As Tabelas Dinâmicas servem para gerar relatórios de maneira rápida e totalmente adaptável. As Tabelas Dinâmicas servem para criar relatórios rápidos e, após serem geradas, ficam com o conteúdo estático, sem alterações. As Tabelas Dinâmicas são totalmente adaptáveis, nas quais podemos escolher os campos e como eles ficarão nelas. Podemos afirmar que após as mudanças na planilha de origem da Tabela Dinâmica, a atualização dos dados é feita automaticamente. Não Temos que fazer a atualização de dados manualmente após Para atualizar uma Tabela Dinâmica, basta selecionar Os Gráficos Dinâmicos ajudam a mudanças na planilha de origem da Tabela Dinâmica. uma de suas células, acessar a guia ANALISAR e clicar em Atualizar. dar sentido nos dados das Tabelas Dinâmicas. 4 Os Gráficos Dinâmicos são adaptáveis pois podemos escolher os dados a ser exibido. Gerar relatórios estáticos, sem poder mudar a colocação dos campos. Digitar valores em seus campos, para que a planilha de origem seja alterada. Inserir o recurso Linha de Totais para somar os dados da tabela. 4 Utilizar somente campos obrigatórios em sua formação.

8 AULA 07 Questão Em uma pesquisa foram levantados os seguintes dados: 0% das pessoas ganham salário-mínimo, 70% entre e 4 e 0% ganham mais que 4. Qual seria o melhor gráfico nesse caso? Pizza É muito importante sermos criteriosos na escolha de um gráfico para evitar interpretações distorcidas ou até mesmo erradas. Para alterarmos um gráfico, primeiramente devemos excluir o já existente. Na janela Alterar Tipo de Gráfico, encontramos apenas os gráficos recomendados pelo sistema. O recurso Alterar Tipo de Gráfico está localizado na guia DESIGN. No recurso Gráfico de Barras, encontramos suas subcategorias em D ed. Sim No recurso Gráfico de Combinação, podemos encontrar várias opções em D. Não Além dos gráficos encontrados na guia INSERIR, também temos na guia DESIGN a opção Estilos de Gráficos que nos possibilita alterar o estilo de um já existente. No Gráfico de Pizza, podemos escolher um modelo que insere um novo gráfico com os valores menores para facilitar a visualização. Quando alteramos os valores da tabela, também devemos modificar manualmente os dados do gráfico para que ele não fique diferente da tabela.

9 AULA 08 Questão Qual o melhor gráfico para representarmos variações de preços de ações financeiras? Ações O gráfico de Dispersão é usado para combinar valores entre os eixos X e Y, mostrando pontos de intersecção entre eles. O gráfico de Dispersão mostra os valores da tabela em fatias proporcionais. No gráfico de Dispersão conseguimos visualizar a variação financeira ao longo do tempo. Ele mostra apenas a porcentagem presente na primeira coluna da tabela. Incorreta Ele utiliza as bolhas para mostrar o valor da terceira coluna. Correta Gráfico Dispersão: é usado para comparar dois tipos de valores, Gráfico de Ações (Alta-baixa-fechamento) Gráfico Superfície (Contorno) 4 Gráfico de Radar exibindo um ponto em comum desses dados, sem as linhas direcionais. utilizado quando temos apenas três séries de dados para ilustrar. visualiza os dados de cima, da mesma forma que mapas topográficos em D. mostra alterações nos valores em relação a um ponto central. Usamos o gráfico de Bolha Usamos o gráfico de Superfície Usamos o gráfico de Radar 4 Usamos o gráfico de Ações

10 AULA 09 Questão A ferramenta Atingir meta é muito útil nos casos em que conhecemos o resultado que desejamos obter de uma fórmula, mas não sabemos o valor necessário para atingi-lo. Ao gerar um relatório com o resumo dos cenários, não é possível visualizar os valores das Células de resultado. Não Podemos alterar o nome de uma célula através da Caixa de nome. Sim O Resumo do cenário é sempre gerado automaticamente após uma modificação na planilha. Não Os cenários funcionam apenas em tabelas dinâmicas. Podemos encontrá-los na guia DADOS/Teste de Hipóteses. O campo Definir célula do Atingir meta só aceita células que contenham fórmulas ou funções. 4 Só podemos utilizá-los uma vez em cada planilha. Podemos descobrir um valor adequado para atingir o objetivo proposto através do recurso... Atingir meta Cenários são utilizados para representar grupos de valores. É possível gerar um relatório para comparar os valores de todos os cenários criados. As células variáveis indicam o lugar em que estarão os valores do cenário. 4 Para visualizar um cenário, temos que selecionar o seu nome e clicar em Mesclar.

11 AULA 0 Questão É um suplemento do Excel, que serve para atingir a melhor solução, na busca de um objetivo. Precisa ser ativado, esse processo é elaborado através da guia Arquivo. Ao concluirmos a sua ativação, essa ferramenta se abre automaticamente. Após fechá-la, temos que ativá-la novamente. 4 Depois da sua ativação, essa ferramenta fica posicionada na Guia Dados, no grupo Análise. É ideal para ser usada quando precisamos atingir um objetivo, tendo que alterar um intervalo de células predefinidas. Em Alterando Células Variáveis deve-se Há casos que precisamos que certas condições sejam respeitadas Em Definir Objetivo devemos especificar 4 O campo Definir célula do Atingir meta Solver indicar onde o valor pode ser trocado para atingir o resultado. e acrescentamos essas restrições clicando no botão Adicionar. a célula que contém a fórmula necessária para chegar ao resultado desejado. só aceitará células que contenham fórmulas ou funções. O recurso Atingir meta permite adicionar restrições. Em casos que envolve a programação linear, o Solver oferece o mecanismo LP Simplex para atender essa necessidade. O recurso Atingir Meta e o Solver são ferramentas totalmente diferentes, não possuindo nenhuma semelhança.

12 Dentre os tipos, podemos escolher números inteiros, valores maiores, menores ou iguais a um predefinido. Correta Para preparar uma condição, temos que clicar no botão Inserir Restrição, prepará-la e clicar no botão OK. Incorreta Após clicar no botão Adicionar, a restrição é inserida no Solver, mas a janela continua aberta para a preparação de outras. Correta 4 Cada restrição atende apenas uma única célula, não podendo selecionar um intervalo delas. Incorreta AULA Questão É possível salvar o resultado encontrado pela ferramenta Solver como um cenário. Cenários são suplementos do Excel. Ao definir as células variáveis de um cenário só podemos utilizar as que contém fórmulas ou funções. 4 A opção Mostrar exibe os valores do cenário selecionado nas respectivas células variáveis. Caixa de nome Barra de Fórmulas Teste de Hipóteses 4 Solver O Solver é um suplemento do Excel que nos auxilia a solucionar questões de planejamento que podem ser resolvidas através da programação linear.

13 Ao utilizar o Solver, podemos adicionar Restrições, que são condições que o programa deve respeitar ao realizar os cálculos para chegar ao resultado. Ao utilizar o Solver, é possível adicionar restrições, fazendo com que os resultados sejam números inteiros, por exemplo. O recurso Atingir meta permite adicionar restrições. O recurso Atingir meta permite ajustar o conteúdo de várias células simultaneamente. Não A ferramenta Solver permite ajustar o conteúdo de várias células simultaneamente. Sim É possível adicionar restrições no Gerenciador de Cenários. Não AULA Questão A Formatação Condicional auxilia e facilita a visualização de certos dados na planilha. A Formatação Condicional permite aplicar subtotais. Podemos utilizar a Formatação Condicional para armazenar resultados de hipóteses diferentes. Para organizar dados em uma planilha, utilizamos qual recurso? Classificar Para armazenar os valores de diferentes hipóteses, utilizamos Cenários. O Solver pode ajustar o valor de várias células simultaneamente a fim de atingir um objetivo. O Gerenciador de Cenários pode ser encontrado na guia PÁGINA INICIAL. 4 O Solver pode importar dados de documentos de texto.

14 É possível alterar a disposição das informações na tabela dinâmica e utilizar certos campos para filtrar os resultados. A ferramenta Subtotal é responsável por calcular hipóteses. Não A ferramenta Subtotal aplica uma formatação do tipo barra de dados. Não A ferramenta Subtotal é responsável por calcular um intervalo de dados relacionados. Sim AULA Questão Em uma escola, os alunos que obtiveram uma nota igual ou maior que 6 foram aprovados, mas aqueles que tiraram menos que 6, ficaram reprovados. Neste caso, qual função poderíamos utilizar? SE Temos uma planilha de uma sorveteria, a coluna A representa os sabores vendidos em um mês e a coluna B, seus valores. Para saber o valor total comprado do sabor sensação, qual função poderíamos aplicar? SOMASE #NOME? =SE(E(D>;E>000)) 40

15 Haverá uma disputa, mas os competidores só poderão participar se possuírem idade acima de 7 anos e altura maior ou igual a,70. Qual função aplicaríamos neste caso? Para uma funcionária ganhar um bônus, ela deve realizar 0 vendas ou mais de planos de saúde. Para descobrir quantas vezes seu nome apareceu na coluna Vendedor, que função utilizaríamos? E CONT.SE AULA 4 Questão A função SE, aninhada com a OU, serve para verificar várias condições e se uma delas for atendida, retornará um valor verdadeiro, caso contrário, retornará um valor falso. A função SE, aninhada com a OU, serve para verificar várias condições e todas elas deverão ser atendidas para retornar um valor verdadeiro, senão será o resultado falso. A função SE, aninhada com a OU, serve para analisar mais de uma condição e saber se uma delas ou todas foram atendidas, para assim retornar os valores para os casos de ser verdade ou não. E SE SOMASE 4OU

16 O Excel possui o recurso de autopreenchimento, bastando clicar na alça da célula com a fórmula e arrastar até onde deseja aplicá-la. Após utilizar o recurso de autopreenchimento, a formatação da célula, utilizada como base para isso, vem junto e não há como mudar a aparência das células. Após utilizar o recurso de autopreenchimento, a formatação da célula, utilizada como base para isso, vem junto e querendo retirá-la, basta escolher a opção Preencher sem formatação. Sim Não Sim A planilha de vendas de uma lanchonete contém os nomes dos lanches, seus valores, quantidade e valor total. Para obter a soma vendida de um determinado lanche e também do total de todos eles, quais fórmulas podemos utilizar? SOMASE e SOMA AULA 5 Questão (valor_procurado, matriz_procurada, [tipo_correspondência]) (valor_procurado, matriz_tabela, núm_índice_lin, [procurar_intervalo]) (ref; lins; cols; [altura]; [largura]) 4 (valor_procurado, matriz_tabela, núm_índice_coluna, [procurar_intervalo] É a célula ou o intervalo de células que iniciará a busca pelos dados da tabela. Referência Informamos quantas linhas, a partir da referência, deverá deslocar para alcançar o valor desejado. Linhas Indicamos quantas colunas, a partir da referência, deverá deslocar para chegar ao valor procurado. Colunas 4 Informamos quantas colunas terá a lista. Largura

17 Argumento Valor procurado (Função CORRESP) Argumento Matriz procurada (Função CORRESP) Argumento Tipo de correspondência (Função CORRESP) 4 Função CORRESP Usado para indicar o que estamos querendo. Usado para informar o intervalo de células em que encontraremos o valor procurado. Definimos se retornará o valor exato ou um aproximado. Realiza a ação de procurar um item específico, em um intervalo de células. O Excel possibilita a criação de listas suspensas que podem ser simples ou dinâmicas. O Excel possibilita a criação somente de listas suspensas simples, as quais oferecem itens fixos que fornecemos como fonte. O Excel possibilita a criação de listas suspensas dinâmicas, as quais oferecem itens de acordo com uma referência. Usada para adicionar uma lista em uma célula, a opção Validação de Dados se encontra em qual guia? DADOS AULA 6 Questão A função CORRESP aninhada à função DESLOC, para a criação de uma lista suspensa dinâmica, serve para encontrarmos a primeira linha da lista.

18 A função CORRESP retorna da tabela o posicionamento correspondente ao valor que estamos buscando. A função CORRESP procura um valor específico de forma vertical e também se desloca em vários sentidos. (valor_procurado; matriz_tabela; núm_índice_coluna; [procurar_intervalo]) (valor_procurado, matriz_procurada, [tipo_correspondência]) (ref; lins; cols; [altura]; [largura]) 4 (intervalo; critério) Indicar as células que contêm as informações que serão exibidas nela. Incorreto Definir quantos itens ela receberá, assim como quais são eles. Incorreto Validar os dados, permitindo a criação de uma lista e informar a fonte do seu conteúdo. Correto 4 Usar a função DESLOC para a captura dos dados que a lista terá. Incorreto Informe quais foram as funções usadas para realizar a comparação do peso mínimo e máximo, e com base nesse valor, encontrar o frete que seria cobrado pelo transporte das mercadorias. E e SE

19 AULA 7 O Argumento Nper (Função Taxa) O Argumento Pgto (Função Taxa) O Argumento VP (Função Taxa) 4 O Argumento VF (Função Taxa) Questão é obrigatório e corresponde ao número de períodos. está relacionado ao pagamento feito em cada período. é a quantia aplicada ou retirada e é obrigatório. representa o valor final e este dado é opcional. taxa, nper, vp, [vf], [tipo] taxa, per, pgto, [vf],[tipo] nper, pgto, [vp],[vf][tipo] 4 taxa, nper, pgto, [vp][tipo] Só podemos utilizá-las para calcular a taxa de um empréstimo. Elas nos ajudam a fazer um bom investimento, até mesmo economizando dinheiro. Com elas, podemos encontrar informações, como por exemplo, a taxa de um empréstimo. 4 Com a função valor presente, encontramos a taxa e o valor atual em um cálculo. Elas nos ajudam a realizar cálculos em várias situações, como por exemplo, financiamentos, empréstimos, investimentos, entre outros.

20 A função valor presente nos retorna o valor total atual aplicado ou retirado, sem os juros. Entre os argumentos da função vp, podemos citar a taxa e o per. Para realizar o cálculo da função vp, não é necessário informarmos a taxa. AULA 8 Questão Suponha que investiremos R$ 00,00 durante 4 meses com uma taxa de juros de 0,7%. Para sabermos quanto teríamos ao final deste período, qual função utilizaríamos? VF E Ou Taxa 4VP Imagine que temos um financiamento e para quitá-lo faltam apenas cinco parcelas. Para encontrarmos o valor que ainda estamos devendo, porém sem a taxa de juros, qual função devemos utilizar? VP VP Taxa PGTO 4 Cont.Se

21 A função PGTO é utilizada para encontrar o valor final, pago em uma determinada dívida. Não A função VF retorna a taxa de juros, que será paga, por um determinado período. Não Com a função VP, encontramos o valor presente em uma dívida, sem os juros. Sim Questão O Excel possui uma área chamada Auditoria de Fórmulas, que facilita à localização de erros. Sim A auditoria de células é um processo muito trabalhoso e que muitas vezes não é consistente. Não AULA 9 A área Auditoria de Fórmula, possui ferramentas que nos ajudam a manter a veracidade de informações. Sim A auditoria de células nos ajuda a encontrar erros, entender como determinados cálculos foram realizados e é viável tanto em planilhas simples como complexas. Rastrear Precedentes. Rastrear Dependentes. Verificação de Erros. 4 Avaliar Fórmula.

22 Mostrar Fórmulas. Janela de Inspeção Guia INSERIR 4 Adicionar inspeção de variáveis Rastrear precedentes significa que podemos verificar se uma célula está sendo usada como referência em outra. A ferramenta Mostrar Fórmulas, em vez de mostrar o resultado final, exibe as fórmulas que foram utilizadas. A ferramenta Verificação de Erros só pode ser aplicada em planilhas com muitas informações. A ferramenta Avaliar Fórmula, pode ser utilizada para o entendimento da fórmula de uma determinada 4 célula. AULA 0 Questão As Macros são uma opção que automatizam um programa. As Macros são comandos de um programa. As Macros são a junção de comandos que automatizam um programa se atribuídas a algum objeto. O Visual Basic é uma extensão dos arquivos Office. As Macros só podem ser criadas em um desenvolvedor de programação, como o VBA. Para utilizar o VB, é necessário habilitar a guia Desenvolvedor. ScreenUpdating: define se o Excel atualiza ou não a folha de cálculo. Correta

23 Também são conhecidos por procedimentos. A Sub, obrigatoriamente devolve um valor. São os códigos, as instruções que realizam uma tarefa. 4 São somente do tipo Sub e End Sub. Variáveis são espaços na memória do computador reservados para armazenar valores. Uma variável declarada dentro de um procedimento, pode ser utilizada no procedimento e na função. A instrução Dim é utilizada para declarar variáveis em nível de procedimento. 4 Ela tem a função de pré-avisar o programa qual tipo de dado será aplicado. AULA Questão É o procedimento em que descreveremos a ação que a macro vai realizar. Sim O comando da definição Estrutura condicional é If / End If O comando da definição Sub-rotina é Sub O comando da definição Estrutura de repetição é Do / Loop Until 4 O comando da definição Tipos de variáveis é Double / String Find Offset If 4 End Sub

24 É um comando em que especificamos apenas quantas linhas o programa deve se deslocar para obter um determinado valor. Caso a movimentação seja para cima nas linhas ou à esquerda nas colunas, indicamos isso através de um sinal de negativo (-). Range e Sheets Whorksheets e Range Sheets e Whorksheets AULA Questão Podemos criar os formulários em vários tipos de arquivos, individualmente ou podemos combiná-los para que se adequem à resolução de problemas específicos. Sim Botão Inserir UserForm Clicar com o botão direito área de Projetos / Abrir / UserForm Clicar com o botão direito área de Projetos / Inserir / UserForm 4 Menu INSERIR / UserForm No campo Caption é atribuído o nome que usamos para chamar o item na programação. No campo (Name) é atribuído o nome que usamos para chamar o item na programação. Alteramos os campos (Name) utilizado na programação e o Caption aparece para o usuário, com o intuito de facilitar a escrita dos códigos, pois assim, diferenciamos um do outro.

25 Declarar variável Dim Pular linha em uma caixa de texto MultiLine = True Limpar os campos de um formulário Empty 4 Repete um trecho do código Do loop Um tratamento de exceção, e é aplicado como uma forma de antecipar possíveis erros durante a execução do programa. Sim AULA Questão São componentes que exibem uma lista. Não Rótulo Caixa de texto Botão de comando 4 Caixa de seleção O comando vbyesno possibilita inserir os botões Sim e Não na caixa de mensagem. Letras maiúsculas UCase Negrito Font.Bold = True Botões Sim e Não vbyesno 4 Inicialização do formulário Initialize

26 Mesmo tendo programado os formulários, precisamos inserir um módulo para criar macros responsáveis por exibir esses formulários, e depois atribuí-las aos seus botões. AULA 4 Questão O controle de formulário Multi-página permite utilizar guias. Initialize Terminate Click 4 MsgBox Finaliza uma condição End If Oculta a área em que vemos os nomes das planilhas ActiveWindow.DisplayWorkbookTabs = False Finaliza a execução de uma Sub-rotina Exit Sub 4 Oculta a planilha 6 de uma pasta de trabalho Plan6.Visible = xlsheetveryhidden Podemos criar macros para serem executadas assim que o arquivo for aberto em EstaPasta_de_trabalho. No código que permite deixar visível ou oculta uma planilha podemos utilizar o nome dela, por exemplo: Configuração.Visible = xlsheetvisible. Correta Não

EXCEL AVANÇADO. Aula 01 - Classificando e destacando informações importantes

EXCEL AVANÇADO. Aula 01 - Classificando e destacando informações importantes O CURSO O curso Excel Avançado foi especialmente elaborado para que os alunos aprofundem conceitos teóricos e, a partir disso, desenvolvam planilhas empregando classificação, filtros, tabelas e gráficos

Leia mais

Práticas Empresariais em Excel. Professor: Pádua

Práticas Empresariais em Excel. Professor: Pádua Práticas Empresariais em Excel Professor: Pádua SUMÁRIO 1 FÓRMULAS... 4 2 FUNÇÕES... 5 2.1 Data e hora... 5 2.1.1 Hoje... 5 2.1.2 Dia, Mês e... 5 2.1.3 Agora... 5 2.1.4 Hora, Minuto e Segundo... 5 2.2

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

Neste método o cálculo é efetuado de maneira exponencial, ou seja, juros são computados sobre os juros anteriormente calculados.

Neste método o cálculo é efetuado de maneira exponencial, ou seja, juros são computados sobre os juros anteriormente calculados. Microsoft Excel Aula 4 Objetivos Trabalhar no Excel com cálculos de juros simples e compostos Trabalhar com as funções financeiras VF e PGTO do Excel Trabalhar com a ferramenta Atingir Meta Apresentar

Leia mais

A1;A7 é o mesmo que A1 e A7 A1:A7 é o mesmo que A1 até A7 (abrange A1, A2, A3, A4, A5, A6, A7).

A1;A7 é o mesmo que A1 e A7 A1:A7 é o mesmo que A1 até A7 (abrange A1, A2, A3, A4, A5, A6, A7). Excel Avançado Atenção! 1. Nunca referenciamos valores, mas sim o nome da célula que contém o valor, como A1, sendo A a coluna e 1 a linha. 2. As fórmulas sempre iniciam com sinal de =. 3. Lembre-se de:

Leia mais

EXCEL PARA ESPECIALISTAS

EXCEL PARA ESPECIALISTAS CURSO ONLINE EXCEL PARA ESPECIALISTAS CARGA HORÁRIA AULAS MATERIAL DIDÁTICO CERTIFICADO 10h46min 101 250 páginas em PDF + planilhas exemplos Incluso Apresentação Você quer se tornar um especialista em

Leia mais

Montar planilhas de uma forma organizada e clara.

Montar planilhas de uma forma organizada e clara. 1 Treinamento do Office 2007 EXCEL Objetivos Após concluir este curso você poderá: Montar planilhas de uma forma organizada e clara. Layout da planilha Inserir gráficos Realizar operações matemáticas 2

Leia mais

Aula 02 Excel 2010. Operações Básicas

Aula 02 Excel 2010. Operações Básicas Aula 02 Excel 2010 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Operações básicas; 2. Utilizando Funções; 3. Funções Lógicas; 4. Gráficos no Excel;

Leia mais

Roteiro 2: (Planilhas Eletrônicas) - Função procv / manipulação de formulários

Roteiro 2: (Planilhas Eletrônicas) - Função procv / manipulação de formulários Roteiro 2: (Planilhas Eletrônicas) - Função procv / manipulação de formulários Objetivos Explorar funções de procura e referência; Explorar ferramentas para controle de formulários em planilhas; Importar

Leia mais

Questão - 01. Essência do Excel 2003...

Questão - 01. Essência do Excel 2003... Valdir Questão - 01 Como deve proceder o usuário do Microsoft para que sejam atualizados os cálculos das funções ou fórmulas utilizadas nas planilhas? a) Pressionar a tecla F9 no teclado b) Pressionar

Leia mais

ÍNDICE... 3 INTRODUÇÃO... 4. A série... 4

ÍNDICE... 3 INTRODUÇÃO... 4. A série... 4 EXCEL 2007 e 2010 2 ÍNDICE ÍNDICE... 3 INTRODUÇÃO... 4 A série... 4 01 LISTA COM VALIDAÇÃO... 5 02 FUNÇÕES FINANCEIRAS... 7 03 FUNÇÃO DE BANCO DE DADOS... 12 04 RÓTULOS... 15 05 TABELA DINÂMICA... 18 06

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

Excel 2010 Modulo II

Excel 2010 Modulo II Excel 2010 Modulo II Sumário Nomeando intervalos de células... 1 Classificação e filtro de dados... 3 Subtotais... 6 Validação e auditoria de dados... 8 Validação e auditoria de dados... 9 Cenários...

Leia mais

Noções Básicas de Excel página 1 de 19

Noções Básicas de Excel página 1 de 19 Noções Básicas de Excel página 1 de 19 Conhecendo a tela do Excel. A BARRA DE FÓRMULAS exibe o conteúdo de cada célula (local) da planilha. Nela podemos inserir e alterar nomes, datas, fórmulas, funções.

Leia mais

MICROSOFT EXCEL AVANÇADO

MICROSOFT EXCEL AVANÇADO MICROSOFT EXCEL AVANÇADO SE Retorna um valor se teste_lógico avaliar como VERDADEIRO e um outro valor se for avaliado como FALSO. Use SE para conduzir testes condicionais sobre valores e fórmulas e para

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel

Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel Professor: Macêdo Firmino Informática para Administração Introdução ao Excel Excel é um programa de planilhas do sistema Microsoft Office. Você pode usar o Excel para criar e formatar pastas de trabalho

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Excel Planilhas Eletrônicas

Excel Planilhas Eletrônicas Excel Planilhas Eletrônicas Capitulo 1 O Excel é um programa de cálculos muito utilizado em empresas para controle administrativo, será utilizado também por pessoas que gostam de organizar suas contas

Leia mais

Microsoft Excel 2003

Microsoft Excel 2003 Associação Educacional Dom Bosco Faculdades de Engenharia de Resende Microsoft Excel 2003 Professores: Eduardo Arbex Mônica Mara Tathiana da Silva Resende 2010 INICIANDO O EXCEL Para abrir o programa Excel,

Leia mais

Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar dinamicamente dados no Excel

Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar dinamicamente dados no Excel Tabela e Gráficos Dinâmicos Como estruturar! Para que serve a Tabela e o Gráfico Dinâmico?! Como criar uma Tabela Dinâmica?! Como criar um Gráfico Dinâmico?! Como podemos atualizar dos dados da Tabela

Leia mais

Treinamento em BrOffice.org Calc

Treinamento em BrOffice.org Calc Treinamento em BrOffice.org Calc 1 Índice I. INTRODUÇÃO...3 II. NÚMEROS, TEXTOS, FÓRMULAS E DATAS...4 III. MENUS BÁSICOS...5 1. Arquivo...5 2. Editar...5 3. Formatar...5 IV. FÓRMULAS...8 V. REFERÊNCIAS

Leia mais

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO

&XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Universidade Federal de Viçosa Departamento de Informática &XUVRGH,QWURGXomRDR (GLWRUGH3ODQLOKDV([FHO Flaviano Aguiar Liziane Santos Soares Jugurta Lisboa Filho (Orientador) PROJETO UNESC@LA Setembro de

Leia mais

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna

Status. Barra de Título. Barra de Menu. Barra de. Ferramentas Padrão. Caixa de nomes. Barra de. Ferramentas de Formatação. Indicadores de Coluna O que é uma planilha eletrônica? É um aplicativo que oferece recursos para manipular dados organizados em tabelas. A partir deles pode-se gerar gráficos facilitando a análise e interpretação dos dados

Leia mais

BARRA DE PROGRESSO EM VBA

BARRA DE PROGRESSO EM VBA BARRA DE PROGRESSO EM VBA Quando elaboramos uma programação em VBA e não sabemos o tempo de execução podemos utilizar uma alternativa para a visualização do progresso da tarefa, uma barra de progressão

Leia mais

Microsoft Excel Macros aula 1

Microsoft Excel Macros aula 1 Microsoft Excel Macros aula 1 Sumário 01-) O que é uma Macro... 2 02-) Tipos de Macros... 2 03-) Macros de Comando... 2 04-) Necessidade de Planejar uma Macro... 2 05-) Ativando a opção de Desenvolvedor

Leia mais

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano

Associação Educacional Dom Bosco Curso de Engenharia 1º ano Formatação condicional utilizando o valor da célula O que é? Algumas vezes é preciso destacar os valores, ou seja, como colocar em vermelho ou entre parênteses, os negativos, e de outra cor os positivos,

Leia mais

Excel MATERIAL COMPLEMENTAR 1º ANO TECNOLOGIAS APLICADAS AOS NEGÓCIOS

Excel MATERIAL COMPLEMENTAR 1º ANO TECNOLOGIAS APLICADAS AOS NEGÓCIOS TECNOLOGIAS APLICADAS AOS NEGÓCIOS MATERIAL COMPLEMENTAR 1º ANO PROFESSOR: JOÃO SOBRENOME Excel 2015 Este material complementar apresenta a descrição de alguns recursos e comandos relacionados à elaboração

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado.

Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. , ()! $ Lidar com números e estatísticas não é fácil. Reunir esses números numa apresentação pode ser ainda mais complicado. Uma estratégia muito utilizada para organizar visualmente informações numéricas

Leia mais

Banco de Dados BrOffice Base

Banco de Dados BrOffice Base Banco de Dados BrOffice Base Autor: Alessandro da Silva Almeida Disponível em: www.apostilando.com 27/02/2011 CURSO TÉCNICO EM SERVIÇO PÚBLICO Apostila de Informática Aplicada - Unidade VI Índice Apresentação...

Leia mais

APOSTILA DE EXCEL 2007

APOSTILA DE EXCEL 2007 APOSTILA DE EXCEL 2007 1. Introdução Quando você cria uma planilha nova, a tela do computador é dividida em linhas e colunas, formando uma grade. A interseção de uma linha e de uma coluna é chamada de

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Excel Avançado 2007 Excel Avançado 2007 1

Excel Avançado 2007 Excel Avançado 2007 1 1 Sumário: 1. Introdução...3 2. Funções...3 2.1 Função SE...4 2.2 Botão Inserir...7 2.3 Novas Funções Condicionais...8 2.4 Aninhando Funções...8 3. Análise de Dados Alternativos...9 3.1 Cenários...9 3.2

Leia mais

Validação de dados. Determinamos qual tipo de informação será aceita e dentro de qual intervalo.

Validação de dados. Determinamos qual tipo de informação será aceita e dentro de qual intervalo. Validação de dados Por meio do recurso de validação, podemos definir que tipo de informação gostaríamos que fosse aceita em um intervalo de células ou uma mensagem de auxílio ao usuário indicando qual

Leia mais

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007

MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 LEIAME Nenhuma informação da APOSTILA - MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do autor. MICROSOFT OFFICE EXCEL 2007 Efetue cálculos, analise

Leia mais

Como consolidar dados nas planilhas utilizando o comando CONSOLIDAR do Excel

Como consolidar dados nas planilhas utilizando o comando CONSOLIDAR do Excel Como consolidar dados nas planilhas utilizando o comando CONSOLIDAR do Excel! Como utilizar o comando Consolidar do Excel?! Quais são os diferenciais em relação ao cálculo aritmético normal?! Quais são

Leia mais

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa)

SuperStore. Sistema para Automação de Óticas. MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Módulo Vendas e Caixa) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 Vendas... 3 1.1

Leia mais

Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Sumário. Atualizando a tabela dinâmica

Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Aula 09 - Atualização de uma tabela dinâmica. Sumário. Atualizando a tabela dinâmica Sumário Atualizando a tabela dinâmica Exibição de páginas em planilhas separadas Detalhando / ocultando os dados da planilha Gráfico dinâmico Gráfico dinâmico (cont.) Alterando a formatação do gráfico

Leia mais

A Estação da Evolução

A Estação da Evolução Microsoft Excel 2010, o que é isto? Micorsoft Excel é um programa do tipo planilha eletrônica. As planilhas eletrônicas são utilizadas pelas empresas pra a construção e controle onde a função principal

Leia mais

Banco de Dados. Microsoft Access

Banco de Dados. Microsoft Access Banco de Dados Microsoft Access PARTE 01 edição 2007 Índice 01-) Conceito... 2 02) Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional (SGBDR)... 3 03) Access... 3 04) Etapas para elaboração de um Banco de

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3

SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 Atendente... 3 SUMÁRIO Acesso ao sistema... 2 1. Login no sistema... 2 Atendente... 3 1. Abrindo uma nova Solicitação... 3 1. Consultando Solicitações... 5 2. Fazendo uma Consulta Avançada... 6 3. Alterando dados da

Leia mais

Análise de Dados do Financeiro

Análise de Dados do Financeiro Análise de Dados do Financeiro Introdução Para reunir em um só local as informações de contas a pagar e receber cadastradas e/ou geradas no sistema TTransp existe a interface de análise de dados do financeiro.

Leia mais

COMO OTIMIZAR A SUA PLANILHA ATRAVÉS DA GRAVAÇÃO DE UMA MACRO EM EXCEL

COMO OTIMIZAR A SUA PLANILHA ATRAVÉS DA GRAVAÇÃO DE UMA MACRO EM EXCEL COMO OTIMIZAR A SUA PLANILHA ATRAVÉS DA GRAVAÇÃO DE UMA MACRO EM EXCEL! Como otimizar e agilizar os procedimentos operacionais em suas planilhas?! Como gravar uma seqüência lógica de procedimentos operacionais

Leia mais

1. FUNÇÕES NO EXCEL 2007

1. FUNÇÕES NO EXCEL 2007 1. FUNÇÕES NO EXCEL 2007 Funções são fórmulas predefinidas que efetuam cálculos usando valores específicos, denominados argumentos, em uma determinada ordem ou estrutura. As funções podem ser usadas para

Leia mais

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/36 LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS Macro Imprimir Neste exemplo será criada a macro Imprimir que, ao ser executada, deverá preparar a

Leia mais

MS-Excel 2010 Essencial (I)

MS-Excel 2010 Essencial (I) MS-Excel 2010 Essencial (I) Carga Horária: 20 horas Objetivos: Este curso destina-se a todos os profissionais que atuam nas áreas financeiras e administrativas, e que necessitem agilizar os seus cálculos,

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas. Vitor Valerio de Souza Campos Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma tabela no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na tabela.

Leia mais

OPENOFFICE PLANILHA SEMANA 4

OPENOFFICE PLANILHA SEMANA 4 OPENOFFICE PLANILHA SEMANA 4 Sumário Aula 1...3 Função Somase...3 Função Cont.Se...3 Aula 2...4 Função PROCV...4 Aula 3...6 Gráficos...6 Formatação Automática de Gráficos...6 O PENO FFICE PLANILHA 2 AULA

Leia mais

Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia Curso Excel Avançado Índice

Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia Curso Excel Avançado Índice Índice Apresentação...2 Barra de Título...2 Barra de Menus...2 Barra de Ferramentas Padrão...2 Barra de Ferramentas de Formatação...3 Barra de Fórmulas e Caixa de Nomes...3 Criando um atalho de teclado

Leia mais

Microsoft Office Excel 2007

Microsoft Office Excel 2007 1 Microsoft Office Excel 2007 O Excel é um programa dedicado a criação de planilhas de cálculos, além de fornecer gráficos, função de banco de dados e outros. 1. Layout do Excel 2007 O Microsoft Excel

Leia mais

Manual do Módulo SAC

Manual do Módulo SAC 1 Manual do Módulo SAC Índice ÍNDICE 1 OBJETIVO 4 INICIO 4 SAC 7 ASSOCIADO 9 COBRANÇA 10 CUSTO MÉDICO 10 ATENDIMENTOS 11 GUIAS 12 CREDENCIADO 13 LIVRETO 14 BUSCA POR RECURSO 15 CORPO CLÍNICO 16 MENU ARQUIVO

Leia mais

Usando o Excel ESTATÍSTICA. Funções

Usando o Excel ESTATÍSTICA. Funções Funções Podemos usar no Excel fórmulas ou funções. Anteriormente já vimos algumas fórmulas. Vamos agora ver o exemplo de algumas funções que podem ser úteis para o trabalho de Excel. Para começar podemos

Leia mais

3 Resumo de dados com Tabelas e Gráficos dinâmicos

3 Resumo de dados com Tabelas e Gráficos dinâmicos 3 Resumo de dados com Tabelas e Gráficos dinâmicos Vinicius A. de Souza va.vinicius@gmail.com São José dos Campos, 2011. 1 Sumário Tópicos em Microsoft Excel 2007 Tabela dinâmica...3 Processo de construção...3

Leia mais

WF Processos. Manual de Instruções

WF Processos. Manual de Instruções WF Processos Manual de Instruções O WF Processos é um sistema simples e fácil de ser utilizado, contudo para ajudar os novos usuários a se familiarizarem com o sistema, criamos este manual. Recomendamos

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Excel 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Adicionar comandos à Barra de Ferramentas

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

EXEMPLO DE COMO FAZER UMA MALA DIRETA

EXEMPLO DE COMO FAZER UMA MALA DIRETA EXEMPLO DE COMO FAZER UMA MALA DIRETA OBS: Para esta nota de aula foi utilizada como referência: Apostila Mala Direta Santos, Jorge Rodrigues dos. Foram adaptados os comando para utilizar mala direta no

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas

Banco de Dados Microsoft Access: Criar tabelas Banco de Dados Microsoft Access: Criar s Vitor Valerio de Souza Campos Objetivos do curso 1. Criar uma no modo de exibição Folha de Dados. 2. Definir tipos de dados para os campos na. 3. Criar uma no modo

Leia mais

Construção do Boxplot utilizando o Excel 2007

Construção do Boxplot utilizando o Excel 2007 1 Construção do Boxplot utilizando o Excel 2007 (1 Passo) Vamos digitar os dados na planilha. Para isso temos três banco de dados (Dados 1, Dados 2 e Dados 3), no qual irão gerar três Boxplot. Figura 1

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Compra Direta - Guia do Fornecedor PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis referências a web sites, estão sujeitas

Leia mais

Microsoft Access: Criar relatórios para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos

Microsoft Access: Criar relatórios para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos Microsoft Access: Criar relatórios para um novo banco de dados Vitor Valerio de Souza Campos Conteúdo do curso Visão geral: O produto final Lição: Inclui oito seções Tarefas práticas sugeridas Teste Visão

Leia mais

Controle de Almoxarifado

Controle de Almoxarifado Controle de Almoxarifado Introdução O módulo de Controle de Almoxarifado traz as opções para que a empresa efetue os cadastros necessários referentes a ferramentas de almoxarifado, além do controle de

Leia mais

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 04

MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 04 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 4 Fazendo Gráficos de Seus Dados Uma planilha calcula e apresenta as diferenças e semelhanças entre os números e suas modificações ao longo do tempo. Mas os dados em si não

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Módulo de operação Ativo Bem vindo à Vorage CRM! Nas próximas paginas apresentaremos o funcionamento da plataforma e ensinaremos como iniciar uma operação básica através do nosso sistema,

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD

CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo Pós-Graduação em Gestão de Negócios CICLO DE APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE MARICÁ- RJ EDITOR DE TEXTO - WORD EMENTA

Leia mais

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo.

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. Manual de Instruções ECO Editor de Conteúdo Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. O ECO é um sistema amigável e intui?vo, mas abaixo você pode?rar eventuais dúvidas e aproveitar

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice Índice Caderno 2 PG. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão,

Leia mais

Planilha Eletrônica. = Usado para iniciar fórmulas e funções. @ Somente no MS Excel permite iniciar funções. ^ Usado para expoente e raiz

Planilha Eletrônica. = Usado para iniciar fórmulas e funções. @ Somente no MS Excel permite iniciar funções. ^ Usado para expoente e raiz Planilha Eletrônica Planilha eletrônica é uma folha organizada em tabela na qual é realizado cálculos matemáticos, podendo ser simples ou complexos. A planilha eletrônica do Microsoft Office 2003 é um

Leia mais

Planilhas Eletrônicas EXCEL

Planilhas Eletrônicas EXCEL Planilhas Eletrônicas EXCEL Pasta de Trabalho Quando você inicia o excel ele automaticamente cria uma pasta de trabalho. Esta pasta de trabalho é um arquivo que pode ter até 255 planilhas. Cada planilha

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Manual do Publicador Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Sumário Painel de Administração... 3 1 - Inserção de post... 5 2 Publicação de post com notícia na área headline (galeria de

Leia mais

MANUAL C R M ÍNDICE. Sobre o módulo de CRM... 2. 1 Definindo a Campanha... 3

MANUAL C R M ÍNDICE. Sobre o módulo de CRM... 2. 1 Definindo a Campanha... 3 ÍNDICE Sobre o módulo de CRM... 2 1 Definindo a Campanha... 3 1.1 Incluir uma campanha... 3 1.2 Alterar uma campanha... 4 1.3 Excluir... 4 1.4 Procurar... 4 2 Definindo os clientes para a campanha... 4

Leia mais

RESUMO DE CATALOGAÇÃO

RESUMO DE CATALOGAÇÃO RESUMO DE CATALOGAÇÃO CLASSIFICAÇÃO DISTINTA Contatos: Cirineo Zenere (c.zenere@pucpr.br) Eulália M. Soares (eulalia.soares@pucpr.br) Josilaine O. Cezar (josilaine.cezar@pucpr.br) SUMÁRIO INICIANDO A CATALOGAÇÃO...2

Leia mais

Parte 5 LibreOffice Base

Parte 5 LibreOffice Base Parte 5 LibreOffice Base 1. Criação do banco de dados 1. Abra o LibreOffice Base; 2. Escolha Criar um novo banco de dados e clique em Concluir; 3. Salve o banco de dados em alguma pasta do computador.

Leia mais

Índice. Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer?

Índice. Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer? Índice Acesso ao Super Professor Web Como recuperar a senha de acesso? Tenho uma conta pessoal e uma conta da instituição em que dou aula, porém não consigo acessar a conta da escola. O que fazer? Selecionando

Leia mais

Tarefa 18: Criar Tabelas Dinâmicas a partir de Listas de Excel

Tarefa 18: Criar Tabelas Dinâmicas a partir de Listas de Excel Tarefa 18: Criar Tabelas Dinâmicas a partir de 1. Alguns conceitos sobre Tabelas Dinâmicas Com tabelas dinâmicas podemos criar dinâmica e imediatamente resumos de uma lista Excel ou de uma base de dados

Leia mais

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO Aprender a utilizar mapas, colocar filtros em tabelas e a criar tabelas e gráficos dinâmicos no MS-Excel. Esse roteiro foi escrito inicialmente para o Excel

Leia mais

Planilha Eletrônica Excel

Planilha Eletrônica Excel COLÉGIO LA SALLE CANOAS Técnico em Informática Planilha Eletrônica Excel Excel Prof. Valter N. Silva Colégio La Salle Canoas Página 2 1. NOÇÕES BÁSICAS O Microsoft Excel 7.0 é um programa de planilha eletrônica,

Leia mais

Excel VBA - Parte IV:Inserindo um formulário e seus comandos

Excel VBA - Parte IV:Inserindo um formulário e seus comandos Page 1 of 9 Excel VBA - Parte IV:Inserindo um formulário e seus comandos desenvolvendo VBA através de um exemplo prático Nesta parte do artigo vamos ver como inserir formulários e seus componentes. Conteúdo

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

EXCEL. Atalhos principais: Iniciar > Programas -> Microsoft Excel. Obs: Há casos que se cria a opção Microsoft Office.

EXCEL. Atalhos principais: Iniciar > Programas -> Microsoft Excel. Obs: Há casos que se cria a opção Microsoft Office. Iniciar > Programas -> Microsoft Excel. Obs: Há casos que se cria a opção Microsoft Office. Para copiar uma planilha para outra Editar - Colar especial...- colar vínculo. Cada quadrinho da planilha de

Leia mais

Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx)

Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx) Editor de Textos Word 2003 (extensão doc) Word 2007/2010 (extensão docx) Inserção Caso o usuário deseje inserir palavras num texto previamente produzido, basta clicar com o mouse no ponto desejado e, simplesmente,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 001/2009 CARGO: MONITOR DE INCLUSÃO DIGITAL CADERNO DE PROVAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 001/2009 CARGO: MONITOR DE INCLUSÃO DIGITAL CADERNO DE PROVAS CADERNO DE PROVAS 1 A prova terá a duração de duas horas, incluindo o tempo necessário para o preenchimento do gabarito. 2 Marque as respostas no caderno de provas, deixe para preencher o gabarito depois

Leia mais

Faculdade Boa Viagem Sistemas de Informação Gerenciais EXERCÍCIO PASSO-A-PASSO PEDIDOS E CONTROLE DE ESTOQUE. Microsoft Access.

Faculdade Boa Viagem Sistemas de Informação Gerenciais EXERCÍCIO PASSO-A-PASSO PEDIDOS E CONTROLE DE ESTOQUE. Microsoft Access. Faculdade Boa Viagem Sistemas de Informação Gerenciais EXERCÍCIO PASSO-A-PASSO PEDIDOS E CONTROLE DE ESTOQUE Microsoft Access Professor: M.Sc. Joel da Silva Recife-PE 2006 FBV Controle de Estoque passo-a-passo

Leia mais

Sistema de Controle de Cheques GOLD

Sistema de Controle de Cheques GOLD Sistema de Controle de Cheques GOLD Cheques GOLD é um sistema para controlar cheques de clientes, terceiros ou emitidos. Não há limitações quanto as funcionalidades do programa, porém pode ser testado

Leia mais

Microsoft Excel 2007

Microsoft Excel 2007 Microsoft Excel 2007 O Microsoft Excel é um aplicativo para a construção e edição de planilhas eletrônicas, que permite o trabalho com: formulários, tabelas, gráficos e outros. 2.1 CONCEITOS INICIAIS:

Leia mais

Manual do sistema SMARsa Web

Manual do sistema SMARsa Web Manual do sistema SMARsa Web Módulo Gestão de atividades RS/OS Requisição de serviço/ordem de serviço 1 Sumário INTRODUÇÃO...3 OBJETIVO...3 Bem-vindo ao sistema SMARsa WEB: Módulo gestão de atividades...4

Leia mais

Prof. Msc Elvis Pontes. Unidade IV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Prof. Msc Elvis Pontes. Unidade IV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Msc Elvis Pontes Unidade IV TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Formatação de planilhas Configuração de páginas; Layout da página; Margens Formatação de planilhas Definir todas as margens, com medidas personalizadas;

Leia mais

Table of Contents. PowerPoint XP

Table of Contents. PowerPoint XP Table of Contents Finalizando a apresentação...1 Usando anotações...1 Desfazer e repetir...1 Localizar e substituir...2 Substituir...2 Efeitos de transição...3 Esquema de animação...6 Controlando os tempos

Leia mais

SCPI 8.0. Novas funcionalidades. Conciliação Bancária Automática:

SCPI 8.0. Novas funcionalidades. Conciliação Bancária Automática: SCPI 8.0 Novas funcionalidades A partir de agora o SCPI conta com algumas novas funcionalidades que valem a pena serem comentadas, e dar uma breve introdução de seu funcionamento. Entre elas podemos destacar:

Leia mais

Excel Avançado. 2ª Edição. Antonio Fernando Cinto Wilson Moraes Góes. Novatec

Excel Avançado. 2ª Edição. Antonio Fernando Cinto Wilson Moraes Góes. Novatec Excel Avançado 2ª Edição Antonio Fernando Cinto Wilson Moraes Góes Novatec Copyright 2015 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução

Leia mais

Escola Info Jardins. Microsoft Excel Aula 1

Escola Info Jardins. Microsoft Excel Aula 1 Microsoft Excel Aula 1 O que é o Microsoft Excel? Excel é um programa de planilhas do sistema Microsoft Office. Você pode usar o Excel para criar e formatar pastas de trabalho (um conjunto de planilhas).

Leia mais

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice CAPA Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE Índice 1. Página da área administrativa... 1.1 Botões e campo iniciais... 2. Explicar como funcionam as seções... 2.1. Seções dinâmicos... 2.1.1 Como

Leia mais