Revelando São Paulo. Festival da Cultura Paulista Tradicional. Abaçaí Cultura e Arte Organização Social de Cultura

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Revelando São Paulo. Festival da Cultura Paulista Tradicional. Abaçaí Cultura e Arte Organização Social de Cultura"

Transcrição

1 Revelando São Paulo Festival da Cultura Paulista Tradicional Abaçaí Cultura e Arte Organização Social de Cultura

2

3 Bem-vindos ao Revelando São Paulo O Programa Revelando São Paulo, criado pela Abaçaí Cultura e Arte - Organização Social de Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e que acontece há 15 anos, é um articulador e promotor de ações e políticas culturais em todo o Estado, que envolve pesquisa, relações institucionais, contatos com as mais diversas comunidades, diálogos e parcerias com os dirigentes culturais dos municípios e com instituições privadas de natureza cultural e/ou educacional. O Programa Revelando São Paulo, por meio de suas pesquisas e parceiros, revela ao próprio município sede de determinada manifestação cultural, e a todo estado de São Paulo, a importância da cultura imaterial, de saberes e fazeres de várias comunidades e pessoas da região, procurando contribuir na sua manutenção e extroversão, envolvendo as diversas instâncias dos poderes públicos municipais e estadual, para que se garanta as condições necessárias à sua continuidade.

4 O Programa Revelando São Paulo também prestigia, apoia e incentiva pessoas, grupos e instituições que mesmo sem fazer parte historicamente de determinadas manifestações culturais, procuram, com seu trabalho e pesquisa, mantê-las e difundí-las, seja fielmente ou por meio de releituras sérias. Revelando São Paulo O Revelando São Paulo, Festival da Cultura Paulista Tradicional, que agora apresentamos, com mais de 40 edições realizadas, é uma importante etapa nesse processo que é o Programa Revelando São Paulo, ao promover os encontros das mais diversas manifestações culturais de todo o estado de São Paulo, objetivando a troca de experiências, a articulação entre comunidades, a extroversão dos saberes e fazeres para um público ainda maior, seja na capital ou em outras centralidades urbanas onde ocorre o Festival. Sempre com o propósito de revelar e valorizar.

5 No Revelando São Paulo, Festival da Cultura Paulista Tradicional participam mais de 250 grupos de cultura tradicional, como batuques, folias, jongos, congos, grupos folclóricos de comunidades de imigrantes, cururus, comunidades indígenas, trança fitas, bandas e fanfarras, irmandades religiosas, quilombolas, violeiros e orquestras de violas, ciganos, fandangos, além da rica culinária paulista e também seu rico artesanato, em mais de 180 estandes presentes nos 10 dias do Festival. Atualmente são promovidas 4 edições do Festival por ano, nas cidades de Atibaia, São José dos Campos, Iguape e São Paulo. Com certeza, podemos afirmar que a edição do Revelando São Paulo na capital é o maior evento de Cultura Tradicional do Brasil. Em São Paulo, nos dois últimos anos estiveram presentes mais de integrantes de grupos de cultura tradicional de uma média de 180 municípios do estado de São Paulo. O Festival ultrapassou a faixa de 1 milhão de visitantes, durante 10 dias de evento, por 3 anos consecutivos. mais de 1 milhão de visitantes

6 Conheça o maior Festival de Cultura Tradicional do Brasil 69 municípios com estandes de culinária 115 municípios com estandes de artesanato 800 pessoas trabalhando diariamente no artesanato e culinária Comunidades Indígenas de 12 etnias, 37 aldeias (mais de 180 participantes) 10 Comunidades Aquilombadas Comunidades Ciganas de 7 municípios Mais de integrantes de grupos de cultura tradicional (aproximadamente 250 grupos) Mais de 180 municípios participantes, de todas as regiões do estado de São Paulo

7 Edições Revelando São Paulo Entre Serras e Águas Revelando São Paulo Vale do Ribeira Revelando São Paulo Vale do Paraíba Revelando São Paulo Capital Atibaia - janeiro Iguape - junho São José dos Campos - julho São Paulo - setembro

8 Expressões culturais presentes

9 Mesa Paulista A rica diversidade da culinária paulista caipira, caiçara e piracuara, com característicos traços resultantes da interação entre as culinárias do índio, do negro, dos portugueses e, mais recentemente do grande grupo de imigrantes. Não somente nos alimentos, mas na forma de prepará-los.

10 Rancho Tropeiro O Rancho Tropeiro apresenta a culinária originária do movimento tropeiro entre os séculos 18 e 19. Esse movimento constituiu-se a partir da necessidade de abastecimento com produtos básicos para alimentação e trabalho nas regiões das minas gerais, no auge das descobertas das jazidas. Eram tropas em mulas que comercializavam gêneros diversos a partir do Rio Grande do Sul até Minas Gerais.

11 Comunidades Indígenas Da tradição cultural paulista faz parte a arte, o artesanato, a pintura corporal, os cantos, danças e ritos das mais diversas etnias indígenas presentes no estado, cidadãos verdadeiramente originários destas terras. Comunidades Aquilombadas A tradição cultural dos afrodescendentes dos quilombos presentes no estado de São Paulo, transmitida por meio de sua culinária, ritos e festas.

12 Congado de São Paulo Congado é o sinônimo do encontro ritual de vários grupos de Congos, Moçambiques e assemelhados. Durante o encontro são escolhidos e coroados o Rei Congo e a Rainha Conga de São Paulo, significativa cerimônia da qual participam em média 40 congadas e moçambiques do estado de São Paulo, perfazendo um total de mais de congueiros.

13 Bonecos de Rua e Cabeções Bonecos de rua (gigantes) e bichinhos de saias fazem parte da vida cultural de mais de 25 municípios paulistas. Aparecem durante todo o ano integrando os calendários cívicos do carnaval e de festas religiosas em diversas regiões do estado. Perderamse no tempo os referenciais de sua chegada a São Paulo.

14 Caiapós Cabocladas, Cabocolinhos, Caboclinhos, Indiada, Caiapó, Caiapô ou Dança dos Tapuios são alguns dos nomes com que aparecem, em todo o Brasil, folguedos com temática indianista, calcada sobretudo, na visão de um índio idealizado. Surgem durante o ano todo em nossos ciclos culturais e em festas de oragos e santos de devoção popular.

15 Carreiras de Bois Carreiras de Boi é o nome que, em Porto Ferreira, recebem os cortejos que têm os boizinhos, vaquinhas, bonecões e outros bichinhos de saias durante o carnaval. E são muitos os municípios que possuem um animado carnaval de rua organizado e fruído pela comunidade. Encontro de Grupos Cosmopolitas Encontro performático e amistoso dos vários grupos que, dentro da cidade de São Paulo, têm nas manifestações populares/tradicionais, a fonte de inspiração para seus trabalhos de música e dança.

16 Cavalaria Cavalarias e cavalgadas como sinônimos de quantidade de cavalos, reunião de pessoas a cavalo, reunião ou marcha de cavaleiros com finalidade de lazer ou mesmo religiosa, são bastante frequentes por todo o estado. O gosto pelo trato com os animais é notável e sua expressão mais significativa se dá nas inúmeras romarias a cavalo e/ou charretes, que se organizam por toda a região rumo ao Bom Jesus de Pirapora, a Aparecida ou a Iguape, muitas delas beirando, ou mesmo ultrapassando os 100 anos de existência. Encontro de Caminheiros São muitos os municípios que possuem grupos organizados de caminheiros, os romeiros que seguem a pé, em cumprimento de promessa, a todos os centros de peregrinação distribuídos pelo estado. Há caminheiros que peregrinam, regularmente, até mesmo dentro da cidade de São Paulo.

17 Encontro de Romeiros Cavalarias, cavalhadas, cavalgadas, romarias ou procissões a cavalo são um traço comum em todo o estado. Até mesmo nos centros urbanos, como acontece próximo à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó, no bairro da Freguesia do Ó, onde ocorre uma grande concentração de cavaleiros, charretes e carros de boi, iniciando uma monumental cavalgada até o local do festival, onde acontece a benção dos animais.

18 Encontro de Violeiros A viola ponteia em todo o estado, em especial no Vale do Ribeira e Litoral Sul. A viola caipira e a viola branca, esta feita de caixeta e sempre secundada por rabecas. Com o Encontro de Violeiros coloca-se em destaque as performances grupais, em duplas, as habilidades dos solistas, as modas de sítio e as modas tradicionais. Encontro de Sanfoneiros Reunião de sanfoneiros e tocadores de pés-de-bode, num encontro performático, tendo como fio condutor as modas tradicionais que conduzem as danças de pares do interior e outros folguedos de nosso estado.

19 Cururu Cururu é o repente, o desafio trovado ao som de violas do Médio Tietê. São numerosos, afamados e respeitados os cururueiros (os trovadores) da região. Alguns deles com várias viagens para o exterior. Não há Festa, ou Pouso de Bandeira do Divino sem o cururu que pode varar a noite num revezamento de vários trovadores. E não há cidadão que arrede pé diante de uma porfia de canturiões (cantadores). Encontro de Catira Catira e cateretê são as nossas danças de sapateado, derivadas do antigo fandango português. Ponteiam todo o estado, incluindo-se a Grande São Paulo.

20

21 Artesanato Paulista Uma amostragem significativa da arte e do artesanato paulista, parte da cultura tradicional do estado. São mais de 100 estandes onde os expositores produzem e apresentam seus trabalhos.

22 Festa de Cosme e Damião Entre meados de setembro e outubro ocorrem as Festas de Cosme e Damião, cuja data festiva no calendário litúrgico ocorre em 27 de setembro. É a festa das crianças, sempre com distribuição de balas, brinquedos, doces e guloseimas em geral. Da forma mais sincrética envolve católicos, umbandistas, candomblesistas e cidadãos sem identidade confessional de todas as classes sociais. Em alguns lugares do Vale do Paraíba e da Região Bragantina ocorrem rituais com vários elementos comuns e finalidades similares: a Mesa dos Anjos. Fandango Fandango, no Interior Sul e Litoral Sul é o nome dado ao baile, a folgança com que se animam ocasiões especiais (casamentos e aniversários), bem como danças de sapateado forte (fandango de tamancos e fandango de chilenas) ou uma verdadeira suíte de danças em que os sapateados e palmeados se alternam com os enfiadinhos (figurados).

23 Encontro de São Gonçalo Dança de cunho essencialmente religioso, que expressa a devoção a São Gonçalo. Existem duas formas distintas da dança - a praticada no interior e a do litoral. A do litoral, ao som de violas e rabecas, é sempre executada por pares. E no interior, violas, palmas e sapateados com os dançadores organizados em duas filas.

24 Folias de Reis Ternos de Reis, Reisados, Folias de Reis ou simplesmente Reis, fazem parte das manifestações do ciclo de Natal. São grupos que, por devoção, por gosto ou função social, peregrinam de casa em casa do dia de Natal até 6 de janeiro em algumas regiões, e até 20 de janeiro em outras. Em cantoria fazem uso de temas religiosos, da Profecia ao Nascimento de Jesus Menino à Visita dos Reis Magos. É tão expressiva a presença das Folias de Reis no Noroeste paulista que quase todos os municípios da região realizam grandes Encontros de Folias de Reis que chegam a mobilizar mais de 50 grupos em cada um. Dádiva das Águas Procissões de cunho religioso que ocorrem à beira mar e em rios, em embarcações diversas. Algumas destas procissões com mais de 100 anos de existência.

25 Folias do Divino São pequenos grupos de até 5 pessoas, os Foliões do Divino, que visitam as casas das zonas rural e urbana, cantando os feitos e os poderes do Divino Espírito Santo. Recolhem donativos, sempre abundantes para a celebração das Festas do Divino. São muitos os municípios paulistas que realizam Festas do Divino em todas as regiões do estado com imponência e fartura de alimentos. Encontros de Irmandades É grande a quantidade de Irmandades Negro/Religiosas no estado de São Paulo (de São Benedito, de N. Sra. do Rosário, da Boa Morte), algumas delas bastante longevas, e as vezes, desconhecidas.

26 Batuque O Batuque de Tietê é parte preciosa da herança deixada pelos antigos negros escravizados. Guardando, inclusive, o nome com que provavelmente era denominada na África, mantém firme a tradição das danças de terreiro que um dia dominaram o Vale do Tietê. Com seu leva e traz, e suas umbigadas, ao som do tambu, do quinjengue, de matraca, guaiá e cuíca, mantém-se vivo nos municípios de Tietê, Piracicaba e Capivari.

27 Noite dos Tambores Oportunidade de encontro dos grupos de lastro bântu (batuques, jongos) varando a noite toda como de costume nos terreiros coloniais. Jongo Jongo é dança de origem bântu, do mesmo tronco do batuque, ancestrais do samba e do pagode, que resiste em alguns pontos do Vale do Paraíba. Em Taubaté, São Luís do Paraitinga e Cunha, encontram-se os últimos redutos de jongueiros do Vale Paulista que são convidados para esta data.

28 Noite de São João Significativa representação dos rituais e folguedos do Ciclo Joanino em São Paulo, ao redor de grande fogueira e pau de sebo, apresentada por municípios que têm como patronos São João, Santo Antônio ou São Pedro.

29 Encontro de Quadrilhas A mais marcante referência do Ciclo Joanino de todo Brasil, as quadrilhas juninas persistem, se renovam e continuam firmes. Zé Pereira Zé Pereira é o conjunto percussivo que ficou sendo o primeiro acompanhamento musical dos nossos cortejos carnavalescos em meados do século XIX, na cidade do Rio de Janeiro. Espalhou-se por São Paulo e hoje se faz presente em vários municípios do Estado. Em Iguape, outrora, empurravam os blocos nas ruas. Hoje em dia, com seus grandes bumbos, caixas, taróis e pratos que despertam a todos por onde passam.

30 Bandas e Fanfarras Movimento forte no interior do estado, com a participação de bandas marciais e fanfarras de mais de 30 municípios de São Paulo.

31 Festival da amizade O Festival da Amizade é uma celebração da diversidade, um encontro fraterno, uma grande festa a que se somam em torno de 40 grupos de danças folclóricas de comunidades de imigrantes, representantes de mais de 25 comunidades estrangeiras. Cultura de Paz Acreditamos que a Paz é possível. Deve ser construída no dia-a-dia e cultivada em nossos corações, em nossas famílias, com nossos amigos, vizinhos, comunidade, bairro, cidade, estado, país e no mundo. Deve também nortear as ações pessoais e profissionais. A Cultura de Paz é a base de todas as ações no Revelando São Paulo.

32 São Paulo Minha Escola O programa São Paulo Minha Escola utiliza ferramentas lúdicas para transmitir aos alunos de instituições de ensino a rica diversidade de nossa Cultura Paulista Tradicional. O programa busca sempre desenvolver valores de cidadania, utilizando do conteúdo do festival para transmitir ensinamentos históricos, geográficos, culturais, entre outros, de uma forma dinâmica e agradável. Podemos dizer que o São Paulo Minha Escola é uma grande aula a céu aberto.

33 Balé Folclórico de São Paulo O Balé Folclórico de São Paulo, projeto da Abaçaí, filtra pela linguagem cênica as manifestações rituais e cerimoniais de nosso povo. Seu repertório é vasto, com um grande acervo de figurinos de rica composição. Faz parte de um projeto de ação cultural mais abrangente e se apresenta no Revelando São Paulo com temas voltados para o folclore paulista.

34 Para Todos A Abaçaí Cultura e Arte sempre defendeu a importância de todas as pessoas terem acesso à riqueza cultural da nação, em particular do estado de São Paulo, um meio de apropriar-se e interagir com aquilo que na verdade já é seu, sua tradição, suas festas, ritos e arte, brincadeiras e culinária, manifestações do patrimônio cultural imaterial, por vezes desvalorizado, camuflado ou distorcido por propostas meramente comerciais. Em todos os seus eventos, a Abaçaí procura aumentar as possibilidades de atuação, incrementando ações e buscando parceiras para ampliar a participação de pessoas especiais, ou de baixo poder aquisitivo. Todas as apresentações são gratuitas, e trabalhase junto a artesãos e culinaristas para que pratiquem preços economicamente justos. Responsabilidade Ambiental A cada evento organizado pela Abaçaí Cultura e Arte, ampliam-se as ações voltadas para minimizar o impacto ambiental gerado por eventos de grande porte. Partindo das experiências acumuladas na realização das edições anteriores, e em parceria com instituições voltadas para o tema, são continuamente implantadas ações como a destinação correta do óleo de cozinha e lixo reciclável, a redução do uso de descartáveis (pratos, copos, talheres, embalagens), a compensação de emissão de carbono com plantio de mudas de árvores nativas, cartilhas educativas e outras ações.

35 Abaçaí Cultura e Arte, Organização Social de Cultura Em 2005, a Abaçaí Cultura e Arte foi qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo. Estabelecendo contrato de gestão com o mesmo, para gestão de recursos públicos na área cultural, repassados anualmente pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. A Abaçaí promove ações e pesquisas em todo o Estado de São Paulo, entre elas o Programa Revelando São Paulo, o Mapa Cultural Paulista, o Litoral Encena, o Núcleo de Pesquisa em Folclore, Juruá Ação Cultural, Balé Folclórico do Estado de São Paulo e Abaçaí Musical. A Abaçaí Cultura e Arte trabalha os universos da Cultura Tradicional e da produção artística de São Paulo. Em março de 2013 estará completando 40 anos ininterruptos de ação cultural. Expediente Abaçaí Cultura e Arte Setor de Criação Fotos Elias Gomes Supervisor de Criação e Audiovisual Eros de Nardi Designer Gráfico Rogério Sant`ana Assistente de Criação Reinaldo Meneguim Fernanda Forato

36 Abaçaí Cultura e Arte Organização Social de Cultura do Estado de São Paulo Av. Cásper Líbero, 390-7º andar - conj. 713 São Paulo - SP Tel.: Paulo Cauhy projetosincentivados@abacai.org.br Assessoria de Comunicação dionisio@abacai.org.br

INICIATIVAS PREMIADAS

INICIATIVAS PREMIADAS INICIATIVAS PREMIADAS Gestão Pública 1º LUGAR Programa de Valorização das Culturas Regionais: Cultura em Movimento Secretaria da Cultura do Estado do Ceará 184 municípios (CE) A iniciativa surgiu em 2003

Leia mais

HABILIDADES. Compreender que cada pessoa é única e especial. Valorizar a identidade de cada um. Descobrir e conhecer a sua história de vida.

HABILIDADES. Compreender que cada pessoa é única e especial. Valorizar a identidade de cada um. Descobrir e conhecer a sua história de vida. Disciplina: História Trimestre: 1º PLANEJAMENTO ANUAL - 2012 Série: 2º ano Turma: 21, 22, 23 e 24 CONTEÚDOS HABILIDADES AVALIAÇÕES Unidade 1 Cada um tem um jeito de ser. Descobrindo a minha história. Eu

Leia mais

ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES

ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORÉADES NÚCLEO DE GEOPROCESSAMENTO PROJETO CARBONO NO CORREDOR DE BIODIVERSIDADE EMAS TAQUARI RELATÓRIO DE ATIVIDADES ASSENTEMENTOS SERRA DAS ARARAS, FORMIGUINHA E POUSO ALEGRE JULHO DE 2011 INTRODUÇÃO

Leia mais

Ca i ç a r a s d e Ac a r a ú e Gr u p o d e Da n ç a Vi d a Fe l i z

Ca i ç a r a s d e Ac a r a ú e Gr u p o d e Da n ç a Vi d a Fe l i z Ca i ç a r a s d e Ac a r a ú e Gr u p o d e Da n ç a Vi d a Fe l i z Tocadores e dançarinos de fandango de Cananéia O Fandango é um manifestação cultural ligada ao modo de vida caiçara, é umas das principais

Leia mais

http://www.youtube.com/watch?v=h54vsr wwueo

http://www.youtube.com/watch?v=h54vsr wwueo http://www.youtube.com/watch?v=h54vsr wwueo Site:http://www.ccnma.org.br Coordenador: Carlos Sérgio Ferreira (coordenação cultura e identidade Afro brasileira) O Centro de Cultura Negra do Maranhão é uma

Leia mais

Questões - Festas populares do mês de junho

Questões - Festas populares do mês de junho Questões - Festas populares do mês de junho 1. Descreva os elementos característicos da Festa Junina presentes nas imagens. Abertura de São João 2011, no Pelourinho http://commons.wikimedia.org/wiki/file:s%c3%a3o_jo%c3%a3o_no_pel%c3%b4_2.jpg

Leia mais

TRABALHANDO A CULTURA ALAGOANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE PEDAGOGIA

TRABALHANDO A CULTURA ALAGOANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE PEDAGOGIA TRABALHANDO A CULTURA ALAGOANA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID DE PEDAGOGIA Pedro Henrique Santos da Silva - Bianca dos Santos Cristovão - Luciana Maria da Silva* - RESUMO O Programa Institucional

Leia mais

Conteúdos: Leitura e interpretação oral e escrita de textos. Produção textual.

Conteúdos: Leitura e interpretação oral e escrita de textos. Produção textual. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA A 1 Conteúdos: Leitura e interpretação oral e escrita de textos. Produção textual. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA

Leia mais

INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE SÃO JOÃO LITERÁRIO

INSTITUTO BRASIL SOLIDÁRIO Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE SÃO JOÃO LITERÁRIO INSTITUTO Programa de Desenvolvimento BRASIL da Educação SOLIDÁRIO - PDE SÃO JOÃO LITERÁRIO É uma excelente oportunidade para se trabalhar com a produção literária, presente na cultura popular; Adivinhas,

Leia mais

InfoReggae - Edição 17 Grupos: Makala Música & Dança 01 de novembro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior

InfoReggae - Edição 17 Grupos: Makala Música & Dança 01 de novembro de 2013. Coordenador Executivo José Júnior O Grupo Cultural AfroReggae é uma organização que luta pela transformação social e, através da cultura e da arte, desperta potencialidades artísticas que elevam a autoestima de jovens das camadas populares.

Leia mais

A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria. Não é somente através do som de uma

A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria. Não é somente através do som de uma Dança Desde 1982, no dia 29 de abril, comemora-se o dia internacional da dança, instituído pela UNESCO em homenagem ao criador do balé moderno, Jean- Georges Noverre. A Dança é a arte de mexer o corpo,

Leia mais

Valéria Carrilho da Costa

Valéria Carrilho da Costa A FOLIA NA ESCOLA: ENTRE CORES E CANTOS Valéria Carrilho da Costa gmacala@netsite.com.br Prefeitura Municipal de Uberlândia E.M. Profª Maria Leonor de Freitas Barbosa Relato de Experiência Resumo O projeto

Leia mais

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos

Atuando com responsabilidade para. colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Atuando com responsabilidade para colher um futuro melhor. Fábrica de São José dos Campos Compromisso com um futuro melhor. Com o nosso trabalho, somos parte da solução para uma agricultura mais sustentável.

Leia mais

Câmara Municipal de Volta Redonda RJ PROGRAMA Nº - 096

Câmara Municipal de Volta Redonda RJ PROGRAMA Nº - 096 Eventos Culturais PROGRAMA Nº - 096 Levar cultura à população através de shows musicais, espetáculos teatrais, poesia, oficinas de teatro, música, artesanato, artes plásticas e outros. Contratar empresas

Leia mais

EM NOSSO QUINTAL, UM PATRIMÔNIO QUE SE REVELA: AÇÕES DE INVENTÁRIO E SALVAGUARDA A PARTIR DE UM PROGRAMA CULTURAL

EM NOSSO QUINTAL, UM PATRIMÔNIO QUE SE REVELA: AÇÕES DE INVENTÁRIO E SALVAGUARDA A PARTIR DE UM PROGRAMA CULTURAL EM NOSSO QUINTAL, UM PATRIMÔNIO QUE SE REVELA: AÇÕES DE INVENTÁRIO E SALVAGUARDA A PARTIR DE UM PROGRAMA CULTURAL Diego Manoel Dionísio Assessor de Comunicação na Abaçaí Cultura e Arte Pesquisador da Comissão

Leia mais

Quando o Jequitinhonha Canta e Dança

Quando o Jequitinhonha Canta e Dança Quando o Jequitinhonha Canta e Dança Quando o Jequitinhonha Às margens deste rio, o povo canta e dança, luta e constrói o sonho de uma vida melhor. A arte o alimenta e lhe devolve a esperança. A vida adquire

Leia mais

Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS

Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS Comemoração da 1ª semana de Meio Ambiente do Município de Chuvisca/RS Sustentabilidade: Reflexões sobre a temática ambiental P R E F E I T O M U N I C I P A L E R V I N O W A C H H O L S V I C E - P R

Leia mais

Luís Eduardo Magalhães - Bahia

Luís Eduardo Magalhães - Bahia Luís Eduardo Magalhães - Bahia APRESENTAÇÃO O II Festival Gastronômico de Luís Eduardo Magalhães, denominado II LEM Gastronomia, acontecerá de 01 a 04 de outubro de 2015, no Centro de Eventos Nossa Senhora

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO DE SALTO

CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO DE SALTO CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO DE SALTO SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL E CIDADANIA PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SALTO www.cmisalto.com.br Pesquisa sobre a Frequência de Idosos em Grupos Em parceria

Leia mais

ARTE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA

ARTE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA ARTE E CULTURA AFRO-BRASILEIRA Cultura afro-brasileira é o resultado do desenvolvimento da cultura africana no Brasil, incluindo as influências recebidas das culturas portuguesa e indígena que se manifestam

Leia mais

Festival Fair Play de Futebol

Festival Fair Play de Futebol Fundação Esportiva Educacional PRO Criança e Adolescente Festival Fair Play de Futebol Versão atualizada em 02.03.2011 Muito mais do que um simples Torneio Introdução Introdução No Brasil possuímos uma

Leia mais

PROJETO PONTO DE CULTURA FAZENDO ARTE 1

PROJETO PONTO DE CULTURA FAZENDO ARTE 1 PROJETO PONTO DE CULTURA FAZENDO ARTE 1 MENDONÇA, Marcelo Rodrigues OLIVEIRA, João Manoel Borges RESUMO: O Ponto de Cultura Fazendo Arte é uma ação da Associação dos Moradores do Bairro Santa Terezinha

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DA CACHOEIRA ESTADO DE MINAS GERAIS GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARMO DA CACHOEIRA ESTADO DE MINAS GERAIS GABINETE DO PREFEITO 1 Dispõe sobre a criação da SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTES E TURISMO, e dá outras providencias. 2009. Projeto de Lei n.º, de 05 de fevereiro de A Câmara Municipal de Carmo da Cachoeira, por

Leia mais

Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela Israel Operadora.

Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela Israel Operadora. Apresentação e projetos para Israel Prezados Senhores, Shalom. Servimo-nos da presente para apresentar os projetos e programas oferecidos pela. A atua no mercado judaico há mais de 10 anos e a partir de

Leia mais

]ÉÜÇtÄ wt XávÉÄt. Nossas ações durante o ano de 2013. Informativo Anual das ações da ESCOLA MUNICIPAL DR. ANTÔNIO RIBEIRO. Leitura livre.

]ÉÜÇtÄ wt XávÉÄt. Nossas ações durante o ano de 2013. Informativo Anual das ações da ESCOLA MUNICIPAL DR. ANTÔNIO RIBEIRO. Leitura livre. ]ÉÜÇtÄ wt XávÉÄt Informativo Anual das ações da ESCOLA MUNICIPAL DR. ANTÔNIO RIBEIRO. ANO 2013-1ª EDIÇÃO A equipe gestora está sempre preocupada com o desempenho dos alunos e dos educadores, evidenciando

Leia mais

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?

COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO? Apresentação Ir para a escola, passar um tempo com a família e amigos, acompanhar as últimas novidades do mundo virtual, fazer um curso de inglês e praticar um esporte são

Leia mais

Sete Lagoas e o resgate da cidadania. Prefeitura ativa. Cidade viva.

Sete Lagoas e o resgate da cidadania. Prefeitura ativa. Cidade viva. Sete Lagoas e o resgate da cidadania Prefeitura ativa. Cidade viva. APRESENTAÇÃO A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, Minas Gerais, está desenvolvendo uma ação abrangente de resgate da cidadania, que

Leia mais

ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014

ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014 ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014 Justificativa do Projeto Conhecer o corpo humano é conhecer a vida, poucos assuntos são tão fascinantes para os alunos quanto esse. Por menores que sejam as crianças,

Leia mais

Lindo e Triste Brasil

Lindo e Triste Brasil SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 07 / / 0 II AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF UNIDADE: ALUNO(A): Nº: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 0,0 MÉDIA:

Leia mais

PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO AMBIENTAL DA ARCELORMITTAL TUBARÃO 1997-2007

PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO AMBIENTAL DA ARCELORMITTAL TUBARÃO 1997-2007 PROGRAMA DE COMUNICAÇÃO AMBIENTAL DA ARCELORMITTAL TUBARÃO 1997-2007 OBJETIVO Estabelecer um canal de comunicação entre empresa e sociedade, contribuindo com ações sócio-ambientais na comunidade escolar,

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE DOIS NOVOS ÁLBUNS MUSICAIS

APRESENTAÇÃO DE DOIS NOVOS ÁLBUNS MUSICAIS APRESENTAÇÃO DE DOIS NOVOS ÁLBUNS MUSICAIS É já na próxima sexta-feira, 25 de setembro de 2015, pelas 22h30 Horas que o GRUPO DE CORDAS DA FAJÃ DA OVELHA irá apresentar dois novos Álbuns musicais no palco

Leia mais

Cantando pelo Mundo. II - Disciplinas envolvidas no projeto: Música, Língua Portuguesa, História e Geografia.

Cantando pelo Mundo. II - Disciplinas envolvidas no projeto: Música, Língua Portuguesa, História e Geografia. Cantando pelo Mundo I - Período do projeto: 2º Bimestre de 2015 II - Disciplinas envolvidas no projeto: Música, Língua Portuguesa, História e Geografia. III Problematização Intercâmbio musical e cultural

Leia mais

MONITORAMENTO RELATÓRIO DE OFICINA MUNICÍPIO DE SANTANA DO PARAISO ESTADO DE MINAS GERAIS

MONITORAMENTO RELATÓRIO DE OFICINA MUNICÍPIO DE SANTANA DO PARAISO ESTADO DE MINAS GERAIS MONITORAMENTO RELATÓRIO DE OFICINA MUNICÍPIO DE SANTANA DO PARAISO ESTADO DE MINAS GERAIS Período: 11/09 a 12/09/12 Local: Auditório da Intercement (Fábrica de Cimento Cauê - Santana do Paraíso- Minas

Leia mais

Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá.

Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá. Grupo 5 Volume 3 Unidade 5: Um pouco daqui, um pouco dali, um pouco de lá. A Unidade é muito rica em informações sobre os três países explorados e possibilita o desenvolvimento de pesquisas e ampliação

Leia mais

DATA: 06 / 12 / 2013 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 10,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO: %

DATA: 06 / 12 / 2013 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 10,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO: % SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 06 / 12 / 2013 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

13 Festa do Divino Espírito Santo em São Paulo promove intercâmbio cultural e religioso com São Luís do Maranhão

13 Festa do Divino Espírito Santo em São Paulo promove intercâmbio cultural e religioso com São Luís do Maranhão 13 Festa do Divino Espírito Santo em São Paulo promove intercâmbio cultural e religioso com São Luís do Maranhão Festa popular, que acontece de 12 a 29 de maio de 2012 no Espaço Cachuera!, apresenta tradição

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA E CIDADANIA

PROJETO INFORMÁTICA E CIDADANIA PROJETO INFORMÁTICA E CIDADANIA 1. HISTÓRICO A Diocese de Abaetetuba, através de sua Associação Obras Sociais, sentindo a necessidade de dar resposta aos anseios das crianças e adolescentes empobrecidas

Leia mais

MINIFÓRUM CULTURA 10. Fórum Permanente para Elaboração do Plano Municipal de Cultura 2012 a 2022 RELATÓRIA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA

MINIFÓRUM CULTURA 10. Fórum Permanente para Elaboração do Plano Municipal de Cultura 2012 a 2022 RELATÓRIA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA MINIFÓRUM CULTURA 10 Fórum Permanente para Elaboração do Plano Municipal de Cultura 2012 a 2022 RELATÓRIA DA AUDIÊNCIA PÚBLICA Orientação aprovada: Que a elaboração do Plano Municipal de Cultura considere

Leia mais

Geração de Oportunidades. para a Inclusão. O que é. Importância. Objetivo. Como funciona

Geração de Oportunidades. para a Inclusão. O que é. Importância. Objetivo. Como funciona 4 112 O que é A articulação para a inclusão busca organizar a intervenção direta dos governos e a apoiar projetos desenvolvidos por estados, Distrito Federal e municípios que gerem oportunidades de inclusão

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA

PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTO E CONTROLE SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA PROGRAMA Nº- 042 PALCO SOBRE RODAS Projeto inspirado no clássico modelo de teatro itinerante, através da montagem de um palco móvel que percorre os bairros da cidade, levando cultura. Levar o Palco sobre

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

LEI N 1299, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2015.

LEI N 1299, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2015. LEI N 1299, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2015. APROVA O CALENDÁRIO DE EVENTOS DO MUNICÍPIO PARA O ANO DE 2016, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. BRAULIO MARCOS GARDA, Prefeito Municipal de Guabiju-RS, no uso de sua atribuições

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI

ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI PREFEITURA MUNICIPAL DE LONTRAS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE ESCOLA MUNICIPAL DE PERÍODO INTEGRAL IRMÃ MARIA TAMBOSI DESPERTANDO AÇÕES SUSTENTÁVEIS LONTRAS 2013 1.TEMA A preservação

Leia mais

Projeto - A afrodescendência brasileira: desmistificando a história

Projeto - A afrodescendência brasileira: desmistificando a história Projeto - A afrodescendência brasileira: desmistificando a história Tema: Consciência Negra Público-alvo: O projeto é destinado a alunos do Ensino Fundamental - Anos Finais Duração: Um mês Justificativa:

Leia mais

Nº 8 - Mar/15. PRESTA atenção RELIGIÃO BÍBLIA SAGRADA

Nº 8 - Mar/15. PRESTA atenção RELIGIÃO BÍBLIA SAGRADA SAGRADA Nº 8 - Mar/15 PRESTA atenção RELIGIÃO! BÍBLIA Apresentação Esta nova edição da Coleção Presta Atenção! vai tratar de um assunto muito importante: Religião. A fé é uma questão muito pessoal e cada

Leia mais

FORMULARIO DE QUALIFICAÇÃO DE EVENTOS TURÌSTICOS 2014

FORMULARIO DE QUALIFICAÇÃO DE EVENTOS TURÌSTICOS 2014 FORMULARIO DE QUALIFICAÇÃO DE EVENTOS TURÌSTICOS 2014 Município: MORRO DA GARÇA/MG Categoria... Tipo... Nome do Evento: FESTA DA LAVOURA DE MORRO DA GARÇA Sigla: FLMG Local do Evento: PRAÇA SÃO SEBASTIÃO

Leia mais

Colégio Senhora de Fátima

Colégio Senhora de Fátima Colégio Senhora de Fátima A formação do território brasileiro 7 ano Professora: Jenifer Geografia A formação do território brasileiro As imagens a seguir tem como principal objetivo levar a refletir sobre

Leia mais

1,2. O grande festival da cultura paulista tradicional que recebe mais de. milhão de visitantes. Objetivo

1,2. O grande festival da cultura paulista tradicional que recebe mais de. milhão de visitantes. Objetivo O estado de São Paulo cabe quase inteiro nos limites do Parque do Trote, na Vila Guilherme, zona norte da capital. Essa é a proposta do Revelando São Paulo, festival que reúne arte, gastronomia e apresentações

Leia mais

Projeto Girassol de Ideias Fábio Pereira da Silva Valéria Cristiani de Oliveira Vivian da Silva Francini

Projeto Girassol de Ideias Fábio Pereira da Silva Valéria Cristiani de Oliveira Vivian da Silva Francini Projeto Girassol de Ideias Fábio Pereira da Silva Valéria Cristiani de Oliveira Vivian da Silva Francini A favor da comunidade, que espera o bloco passar Ninguém fica na solidão Embarca com suas dores

Leia mais

Arte Africana. 7º Ano 4º Bimestre Artes Professor Juventino

Arte Africana. 7º Ano 4º Bimestre Artes Professor Juventino Arte Africana 7º Ano 4º Bimestre Artes Professor Juventino África O Brasil é um país mestiço, nossa cultura é composta de uma mistura de etnias. Parte relevante de nossa raiz cultural é o povo africano,

Leia mais

Curso de Formação Profissional para Cinema abre inscrições

Curso de Formação Profissional para Cinema abre inscrições Curso de Formação Profissional para Cinema abre inscrições É hora de se profissionalizar. Em sua nona edição, curso promove um diálogo com experientes profissionais do mercado brasileiro sobre os processos

Leia mais

INDÍGENAS RESERVA DO VOTOURO E CHARRUA

INDÍGENAS RESERVA DO VOTOURO E CHARRUA INDÍGENAS RESERVA DO VOTOURO E CHARRUA Reserva com 210 famílias Escola com 280 alunos Todos os professores são formados ou estão se formando no ensino superior Há alunos do Município de Faxinal que estudam

Leia mais

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL FACULDADE SETE DE SETEMBRO INICIAÇÃO CIENTÍFICA CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA ALUNA: NATÁLIA DE ARAGÃO PINTO ORIENTADOR: PROF. DR. TIAGO SEIXAS THEMUDO A IMPRENSA

Leia mais

Adriana Viotto BORGES 1 Natassia Del FRATE 2 Manoel NASCIMENTO 3 Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP

Adriana Viotto BORGES 1 Natassia Del FRATE 2 Manoel NASCIMENTO 3 Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP Revelando São Paulo 15 anos de celebração da cultura popular Adriana Viotto BORGES 1 Natassia Del FRATE 2 Manoel NASCIMENTO 3 Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP RESUMO A proposta deste

Leia mais

BOLETIM MUSEU DA IMIGRAÇÃO Julho Agosto 2014

BOLETIM MUSEU DA IMIGRAÇÃO Julho Agosto 2014 O Boletim do Museu da Imigração chega à sua vigésima primeira edição. Este veículo tem a proposta de manter as comunidades e o público geral informados sobre o MI, destacando ainda as atividades e ações

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

Dia Nacional da Consciência Negra

Dia Nacional da Consciência Negra Dia Nacional da Consciência Negra Sobre a EBC Criada em 007 para instituir o Sistema Público de Comunicação, a Empresa Brasil de Comunicação é formada pela TV Brasil, TV Brasil Internacional, Agência Brasil,

Leia mais

PROJETO DE HISTÓRIA: CAMINHOS DA HISTÓRIA

PROJETO DE HISTÓRIA: CAMINHOS DA HISTÓRIA PROJETO DE HISTÓRIA: CAMINHOS DA HISTÓRIA VIAGEM PARA A SERRA CAPIVARA PI ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II 7º AO 9º ANO. COLÉGIO DÍNAMO 2011 PROFESSORES: * MARCOS MURILO DE OLIVEIRA SILVA * SEMIRAMES ARAÚJO

Leia mais

PROJETO TERRA CHÃO - DANÇA E ARTE

PROJETO TERRA CHÃO - DANÇA E ARTE PROJETO TERRA CHÃO - DANÇA E ARTE 1. JUSTIFICATIVA A região do Baixo Tocantins apresenta-se na área cultural e artística, é um grande celeiro de talentos, que vem enraizado culturalmente em nosso povo,

Leia mais

PAUTA UNITÁRIA DOS MOVIMENTOS SINDICAIS E SOCIAIS DO CAMPO

PAUTA UNITÁRIA DOS MOVIMENTOS SINDICAIS E SOCIAIS DO CAMPO PAUTA UNITÁRIA DOS MOVIMENTOS SINDICAIS E SOCIAIS DO CAMPO São Paulo, 12 de março de 2015. No consenso de nossas concepções, dos movimentos sociais do campo e das florestas, inclusive pactuadas no Encontro

Leia mais

PROJETO ANUAL. Tema Central: Mãe Terra, o que deixaremos para os nossos filhos?

PROJETO ANUAL. Tema Central: Mãe Terra, o que deixaremos para os nossos filhos? PROJETO ANUAL Tema Central: Mãe Terra, o que deixaremos para os nossos filhos? I TRIMESTRE Turmas: Maternal ao 5º ano Enfatizando: Maternal e jardim I: O Circo {A magia do riso] Levar os alunos a compreender

Leia mais

A REPRESA CAIGUAVA E OS INDIOS GUARANI DA ALDEIA ARAÇA-I. Mario Sergio Michaliszyn Antropólogo Universidade Positivo

A REPRESA CAIGUAVA E OS INDIOS GUARANI DA ALDEIA ARAÇA-I. Mario Sergio Michaliszyn Antropólogo Universidade Positivo A REPRESA CAIGUAVA E OS INDIOS GUARANI DA ALDEIA ARAÇA-I Mario Sergio Michaliszyn Antropólogo Universidade Positivo Áreas de Proteção Ambiental APAs OBJETIVOS: Conciliar o desenvolvimento econômico e a

Leia mais

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do sumário Introdução 9 Educação e sustentabilidade 12 Afinal, o que é sustentabilidade? 13 Práticas educativas 28 Conexões culturais e saberes populares 36 Almanaque 39 Diálogos com o território 42 Conhecimentos

Leia mais

RIF Ensaio Fotográfico

RIF Ensaio Fotográfico RIF Ensaio Fotográfico Documento Visual da Procissão dos Passos em Braga/Portugal Fotos: Itamar de Morais Nobre 1 Texto: Élmano Ricarte de Azevêdo Souza 2 Após quarenta dias de quaresma com jejuns e reflexões

Leia mais

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar HISTÓRIA

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar HISTÓRIA Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar HISTÓRIA A proposta A proposta do material didático para a área de História privilegia as novas tendências do estudo da História dando mais

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN EDUCAÇÃO INFANTIL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL IV DISCIPLINA : MUNDO SOCIAL OBJETIVOS GERAIS Demonstrar interesse e curiosidade pelo mundo social e natural, formulando

Leia mais

Plano de Patrocínio TEATRO E CIDADANIA PRONAC: 08 3930. Realização: Promoção: Patrocínio:

Plano de Patrocínio TEATRO E CIDADANIA PRONAC: 08 3930. Realização: Promoção: Patrocínio: Plano de Patrocínio TEATRO E CIDADANIA PRONAC: 08 3930 Realização: Promoção: Patrocínio: Resumo Executivo Acreditamos que a cultura efetua uma transformação na vida das pessoas, no sentido de ampliar seu

Leia mais

Biblioteca e Leitura, Janelas para o Mundo

Biblioteca e Leitura, Janelas para o Mundo Biblioteca e Leitura, Janelas para o Mundo Um país se faz com homens e livros. Monteiro Lobato O que é uma biblioteca? A palavra biblioteca tem sua origem nos termos gregos biblío (livro) e teca (caixa),

Leia mais

Nossa Missão, Visão e Valores

Nossa Missão, Visão e Valores Nossa Missão, Visão e Valores Missão Acolher e mobilizar os imigrantes na luta por direitos, cidadania e empoderamento social e político; Combater o trabalho escravo, a xenofobia, o tráfico de pessoas

Leia mais

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO INFORMAÇÕES O Que é? A Galaicofolia e um evento de grande porte, de índole cultural, de lazer e entretenimento, inspirado nos hábitos e costumes das populações que ocuparam o castro do monte de S. Lourenço

Leia mais

RESPONSÁVEIS RELAÇÕES

RESPONSÁVEIS RELAÇÕES Para a Patrus Transportes, atuar de forma responsável significa valorizar as pessoas. Essa relação começa no ambiente interno e se estende a todos os stakeholders da empresa, como clientes, fornecedores,

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

Localização R$ % SE Cultura Gestão, manutenção Administração de pessoal 576 servidores DF 48.000.000 32,93 SE Cultura Cultura EP (PEDF) Reforma de

Localização R$ % SE Cultura Gestão, manutenção Administração de pessoal 576 servidores DF 48.000.000 32,93 SE Cultura Cultura EP (PEDF) Reforma de Localização R$ % SE Cultura Gestão, manutenção Administração de pessoal 576 servidores DF 48.000.000 32,93 SE Cultura Cultura EP (PEDF) Reforma de edificações e espaços culturais 1.500 m2 DF 6.996.819

Leia mais

Plano de Monitoramento dos Impactos Sociais do Projeto de Carbono no Corredor de Biodiversidade Emas-Taquari

Plano de Monitoramento dos Impactos Sociais do Projeto de Carbono no Corredor de Biodiversidade Emas-Taquari Plano de Monitoramento dos Impactos Sociais do Projeto de Carbono no Corredor de Biodiversidade Emas-Taquari Monitoramento dos Impactos à Comunidade Plano de monitoramento dos impactos sociais Os impactos

Leia mais

Nome: José Aldenir Aguiar

Nome: José Aldenir Aguiar Mestres de 2004 Nome: José Aldenir Aguiar Nome Artístico: Mestre Aldenir Data de Nasc.: 20/08/1933 Tradição Cultural Desenvolvida: Reisado "Reisado Folguedo do ciclo natalino, que representa o cortejo

Leia mais

GOVERNO QUE CUIDA DA CIDADE E DAS PESSOAS!

GOVERNO QUE CUIDA DA CIDADE E DAS PESSOAS! GOVERNO QUE CUIDA 8 DA CIDADE E DAS PESSOAS! EDUCAÇÃO Logo que Badel assumiu a Prefeitura de, se comprometeu em fortalecer a agricultura familiar do município, estimulando o pequeno produtor a diversificar

Leia mais

Descrição do Programa SESI para a Terceira Idade São Paulo - BRASIL. Walid Makin Fahmy

Descrição do Programa SESI para a Terceira Idade São Paulo - BRASIL. Walid Makin Fahmy Descrição do Programa SESI para a Terceira Idade São Paulo - BRASIL Walid Makin Fahmy Sistema SESI SESI - Serviço Social da Indústria Entidade de direito privado, nos termos da lei civil, estruturada em

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 29 Discurso na cerimónia de premiação

Leia mais

Gruta Nossa Senhora de Lourdes Parque Passo Velho do Afonso

Gruta Nossa Senhora de Lourdes Parque Passo Velho do Afonso Serra Gaúcha Brasil Gruta Nossa Senhora de Lourdes Parque Passo Velho do Afonso Histórico Religiosidade A religiosidade cultuada pelos imigrantes italianos ainda tem forte presença em Nova Araçá. O município

Leia mais

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos!

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! Documento final aprovado por adolescentes dos Estados do Amazonas, da Bahia, do Ceará, do Mato Grosso,

Leia mais

Eventos Culturais - Minas Gerais 8 de junho de 2009 Período Municipio Evento Descrição Local Responsável Telefone Fonte/ atualização

Eventos Culturais - Minas Gerais 8 de junho de 2009 Período Municipio Evento Descrição Local Responsável Telefone Fonte/ atualização Eventos Culturais - Minas Gerais 8 de junho de 2009 Período Municipio Evento Descrição Local Responsável Telefone Fonte/ atualização Dias 05, 06, 07, 12, 13 e 14/06 Belo Horizonte X Festival Internacional

Leia mais

PROGRAMA TEMPO DE ESCOLAO

PROGRAMA TEMPO DE ESCOLAO PROGRAMA TEMPO DE ESCOLAO O Programa Tempo de Escola foi iniciado em junho de 2010, com a participação de Escolas Municipais e ONGs executoras. O Programa Tempo de Escola, que inclui o Programa Mais Educação

Leia mais

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA

PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA PROJETO IMAGINAR CONTADORES DE HISTÓRIA DA UNICARIOCA A UniCarioca, por meio do Núcleo de Ação Socioambiental (NASA) convida seus alunos a participarem da SEGUNDA EDIÇÃO do projeto IMAGINAR (inicialmente

Leia mais

Eduardo Paes Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro

Eduardo Paes Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro O Rio de Janeiro se prepara para fazer da Olimpíada um momento inesquecível em sua história. Cariocas e milhões de visitantes terão a oportunidade de conhecer o bem mais valioso da Cidade Olímpica: a riqueza

Leia mais

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida

Com-Vida. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Com-Vida Comissao de Meio Ambiente e Qualidade de Vida Depois de realizar a Conferência... Realizada a Conferência em sua Escola ou Comunidade, é

Leia mais

O folclore. Delmar de Carvalho. Meloteca 2010

O folclore. Delmar de Carvalho. Meloteca 2010 O folclore Delmar de Carvalho ETIMOLOGIA A palavra folclore tem origem saxónica, aparecendo pela primeira vez, na Inglaterra, no jornal The Athenaeum, de 22 de Agosto de 1846. Vem do inglês Folk, povo,

Leia mais

Sala: 4 anos (2) Educadora: Luísa Almeida

Sala: 4 anos (2) Educadora: Luísa Almeida Sala: 4 anos (2) Educadora: Luísa Almeida SETEMBRO Regresso à escola/adaptação Facilitar a adaptação/readaptação ao jardim de infância Negociar e elaborar a lista de regras de convivência Diálogo sobre

Leia mais

Plano Anual de Actividades 2011/2012 CRECHE

Plano Anual de Actividades 2011/2012 CRECHE Plano Anual de Actividades 2011/2012 CRECHE 1 Fundamentação Teórica O Plano Anual de Actividades constituiu, em conjunto com o Projecto Educativo e o Regulamento Interno, um dos principais instrumentos

Leia mais

Ambientes Não Formais de Aprendizagem

Ambientes Não Formais de Aprendizagem Ambientes Não Formais de Aprendizagem Os Ambientes formais de aprendizagem desenvolvem-se em espaços próprios (escolas) com conteúdos e avaliação previamente determinados; Os Ambientes não formais de aprendizagem

Leia mais

1º Período UNIDADE 1. Exercícios; A aventura de navegar

1º Período UNIDADE 1. Exercícios; A aventura de navegar 1º Período UNIDADE 1 A aventura de navegar Produtos valiosos Navegar em busca de riquezas Viagens espanholas Viagens portuguesas Ampliação O dia a dia dos marinheiros Conhecer as primeiras especiarias

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE Presidência da República

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE Presidência da República REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE Presidência da República Discurso de Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República por ocasião do Almoço dos 20 Anos da Cervejas de Moçambique Maputo, 18 de Setembro

Leia mais

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos)

METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) METAS DE APRENDIZAGEM (3 anos) 1. CONHECIMENTO DO MUNDO Revelar curiosidade e desejo de saber; Explorar situações de descoberta e exploração do mundo físico; Compreender mundo exterior mais próximo e do

Leia mais

O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA UM DEBATE

O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA UM DEBATE 689 O ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS: CONTRIBUIÇÕES PARA UM DEBATE Ana Paula Reis de Morais 1 Kizzy Morejón 2 RESUMO: Este estudo traz os resultados de uma pesquisa de campo realizada em uma escola pública

Leia mais

Mais Cultura nas Escolas

Mais Cultura nas Escolas Mais Cultura nas Escolas O que é o Programa Mais Cultura nas Escolas? Projeto Andarilha das Letras, Circulação Literária/ FUNARTE É o encontro de projetos pedagógicos de escolas da rede pública com experiências

Leia mais

Esta edição do Encontro dos Povos surge como uma grande celebração da vida, a ÁGUA.

Esta edição do Encontro dos Povos surge como uma grande celebração da vida, a ÁGUA. Prezado(a) senhor(a), A Agência de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável de Chapada Gaúcha ADISC juntamente com a Prefeitura Municipal de Chapada Gaúcha e parceiros têm o pra zer em convidá-lo

Leia mais

3 -Objetivos Específicos

3 -Objetivos Específicos 2014 1 Conceito O Dia C Dia de Cooperar é uma iniciativa do Sistema OCEMG que com o apoio e a participação efetiva das cooperativas de Minas gerais, buscarão desenvolver em suas localidades, um elenco

Leia mais

PRIMEIRA CIRCULAR. Período de realização: 3, 4, 5, 6 e 7 de setembro de 2013

PRIMEIRA CIRCULAR. Período de realização: 3, 4, 5, 6 e 7 de setembro de 2013 PRIMEIRA CIRCULAR Período de realização: 3, 4, 5, 6 e 7 de setembro de 2013 Após a primeira edição, em 2011, na Cidade de Juiz de Fora, promovido pelo Departamento de Geociências da UFJF, com apoio da

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DO DIA-A-DIA, APRESENTA DA EM NOSSA SOCIEDADE E SUAS CONTRADIÇÕES E DESIGUALDADES. * Tais disparidades ocorrem devido a quê?

A EXPERIÊNCIA DO DIA-A-DIA, APRESENTA DA EM NOSSA SOCIEDADE E SUAS CONTRADIÇÕES E DESIGUALDADES. * Tais disparidades ocorrem devido a quê? A EXPERIÊNCIA DO DIA-A-DIA, APRESENTA DA EM NOSSA SOCIEDADE E SUAS CONTRADIÇÕES E DESIGUALDADES. * Tais disparidades ocorrem devido a quê? DÍVIDA SOCIAL ESCRAVIDÃO E IMIGRAÇÃO FALTA DE ESTRUTURA SOCIAL

Leia mais

AÇÕES MARÇO/2015 Patrocínio Apoi o :

AÇÕES MARÇO/2015 Patrocínio Apoi o : AÇÕES MARÇO/2015 RELATÓRIO No findar de janeiro, foi firmado entre Prefeitura Municipal de Bonito, através da SEMA - Secretaria de Meio Ambiente, com apoio do COMDEMA Conselho Municipal de Meio Ambiente

Leia mais

Cultura Oficina Litoral Sustentável

Cultura Oficina Litoral Sustentável Cultura Oficina Litoral Sustentável 1 ESTRUTURA DA AGENDA REGIONAL E MUNICIPAIS 1. Princípios 2. Eixos 3. Diretrizes 4. Ações 4.1 Natureza das ações (planos, projetos, avaliação) 4.2 Mapeamento de Atores

Leia mais