Representação Gráfica de Medidas Elétricas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Representação Gráfica de Medidas Elétricas"

Transcrição

1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Métodos e Técnicas de Laboratório em Eletrônica Representação Gráfica de Medidas Elétricas Florianópolis, maio de Prof. Clóvis Antônio Petry.

2 Bibliografia para esta aula

3 Nesta aula Representação gráfica de medidas elétricas: 1. Introdução; 2. Gráficos no Excel/Calc; 3. Tipos de gráficos; 4. Representação gráfica das medidas realizadas.

4 Introdução Representação gráfica de medidas elétricas (ou diversas): 1. Visualização agradável; 2. Facilidade de interpretação; 3. Verificação de tendências; 4. Facilidade de obtenção de valores; 5. Facilidade para obtenção de conclusões.

5 Gráficos no Excel/Calc

6 Gráficos no Excel/Calc

7 Gráfico de Colunas Um gráfico de colunas mostra as alterações registradas nos dados ao longo de um período de tempo ou ilustra comparações entre itens. Os gráficos de colunas têm os seguintes subtipos de gráficos: Gráfico de colunas agrupadas; Gráfico de colunas empilhadas; Gráfico de colunas empilhadas a 100%; Gráfico de colunas 3D.

8 Gráfico de Colunas Gráfico de colunas agrupadas: Este tipo de gráfico compara valores ao longo de categorias. Também está disponível com um efeito visual 3D. Tal como é apresentado no gráfico seguinte, as categorias encontramse organizadas na horizontal e os valores na vertical, para acentuar a variação ao longo do tempo.

9 Gráfico de Colunas Gráfico de colunas empilhadas: Este tipo de gráfico mostra a relação entre os itens individuais e a totalidade, comparando a contribuição de cada valor com um total ao longo de categorias. Também está disponível com um efeito visual 3D.

10 Gráfico de Colunas Gráfico de colunas empilhadas a 100%: Este tipo de gráfico compara a percentagem de cada valor com um total ao longo de categorias. Também está disponível com um efeito visual 3D.

11 Gráfico de Colunas Gráfico de colunas 3D: Este tipo de gráfico compara ao longo de dois eixos. Por exemplo, no gráfico 3D seguinte, é possível comparar quatro trimestres de resultados de vendas na Europa com os de duas outras divisões.

12 Gráfico de Barras Um gráfico de barras ilustra as comparações entre itens individuais. Os gráficos de barras têm os seguintes subtipos de gráficos: Gráfico de barras agrupadas; Gráfico de barras empilhadas; Gráfico de barras empilhadas a 100%.

13 Gráfico de Barras Gráfico de barras agrupadas: Este tipo de gráfico compara valores ao longo de categorias. Também está disponível com um efeito visual 3D. No gráfico seguinte, as categorias encontram-se organizadas na vertical e os valores na horizontal, para focar a comparação de valores.

14 Gráfico de Barras Gráfico de barras empilhadas: Este tipo de gráfico mostra a relação entre os itens individuais e a totalidade. Também está disponível com um efeito visual 3D.

15 Gráfico de Barras Gráfico de barras empilhadas a 100%: Este tipo de gráfico compara a percentagem de cada valor com um total ao longo de categorias. Também está disponível com um efeito visual 3D.

16 Gráfico de Linhas Um gráfico de linhas mostra as tendências dos dados em intervalos iguais. Os gráficos de linhas têm os seguintes subtipos: Gráfico de linhas; Gráfico de linhas empilhadas; Gráfico de linhas empilhadas a 100%; Gráfico de linhas 3D.

17 Gráfico de Linhas Gráfico de linhas: Este tipo de gráfico apresenta tendências ao longo do tempo ou categorias. Também está disponível com marcadores apresentados em cada valor de dados.

18 Gráfico de Linhas Gráfico de linhas empilhadas: Este tipo de gráfico apresenta a tendência da contribuição de cada valor ao longo do tempo ou categorias. Também está disponível com marcadores apresentados em cada valor de dados.

19 Gráfico de Linhas Gráfico de linhas empilhadas a 100%: Este tipo de gráfico apresenta a tendência da percentagem de contribuição de cada valor ao longo do tempo ou categorias. Também está disponível com marcadores apresentados em cada valor de dados.

20 Gráfico de Linhas Gráfico de linhas 3D: É um gráfico de linhas com efeito visual 3D.

21 Gráfico Circular (Pizza) Um gráfico circular mostra o tamanho dos itens que compõem uma série de dados (séries de dados: pontos de dados relacionados que são desenhados num gráfico. Cada série de dados num gráfico tem uma cor exclusiva ou padrão e é representada na legenda do gráfico. É possível desenhar uma ou mais séries de dados num gráfico), proporcional à soma dos itens. Os gráficos circulares têm apenas uma única série de dados. Mostra sempre apenas uma série de dados e é útil quando se pretende realçar um elemento importante nos dados. Os gráficos circulares têm os seguintes subtipos: Gráfico circular; Gráfico circular destacado; Gráfico circular de circular; Gráfico de barras circular.

22 Gráfico Circular (Pizza) Gráfico circular: Este tipo de gráfico apresenta a contribuição de cada valor relativamente a um total. Também está disponível com um efeito visual 3D, tal como é apresentado no gráfico seguinte.

23 Gráfico Circular (Pizza) Gráfico circular destacado: Este tipo de gráfico apresenta a contribuição de cada valor relativamente a um total realçando valores individuais. Também está disponível com um efeito visual 3D.

24 Gráfico Circular (Pizza) Gráfico circular de circular: É um gráfico circular com valores definidos pelo utilizador, extraídos e combinados num segundo gráfico circular. Por exemplo, para facilitar a visualização de sectores pequenos, poderá agrupálos como um item num gráfico circular e, em seguida, decompor esse item num gráfico circular ou de barras mais pequeno junto ao gráfico principal.

25 Gráfico Circular (Pizza) Gráfico de barras circular: É um gráfico circular com valores definidos pelo utilizador, extraídos e combinados num gráfico de barras empilhadas.

26 Gráfico de Dispersão (xy) Um gráfico de dispersão (xy) mostra as relações entre os valores numéricos em várias séries de dados ou desenha dois grupos de números como uma série de coordenadas xy. Normalmente, os gráficos de dispersão são utilizados para dados científicos e têm os seguintes subtipos de gráficos: Gráfico de dispersão; Gráfico de dispersão com pontos ligados por linhas.

27 Gráfico de Dispersão (xy) Gráfico de dispersão: Este tipo de gráfico compara pares de valores. Por exemplo, o gráfico de dispersão seguinte mostra intervalos desiguais (ou clusters) de dois conjuntos de dados.

28 Gráfico de Dispersão (xy) Gráfico de dispersão com pontos ligados por linhas: Este tipo de gráfico pode ser apresentado com ou sem linhas de ligação retas ou suavizadas entre pontos de dados. É possível apresentar estas linhas com ou sem marcadores.

29 Gráfico de Área Um gráfico de área realça a magnitude da mudança ao longo do tempo. Os gráficos de área têm os seguintes subtipos de gráficos: Gráfico de área; Gráfico de áreas empilhadas; Gráfico de áreas empilhadas a 100%.

30 Gráfico de Área Gráfico de área: Este tipo de gráfico mostra a tendência de valores ao longo do tempo ou categorias. Também está disponível com um efeito visual 3D. Ao apresentar a soma dos valores representados, um gráfico de área também mostra a relação entre as partes e o todo. Por exemplo, o gráfico de área seguinte realça o aumento do valor de vendas em Lisboa e ilustra a contribuição de cada distrito para o valor total de vendas.

31 Gráfico de Área Gráfico de áreas empilhadas: Este tipo de gráfico apresenta a tendência da contribuição de cada valor ao longo do tempo ou categorias. Também está disponível com um efeito visual 3D.

32 Gráfico de Área Gráfico de áreas empilhadas a 100%: Este tipo de gráfico apresenta a tendência da percentagem de contribuição de cada valor ao longo do tempo ou categorias. Também está disponível com um efeito visual 3D.

33 Gráfico em Anel À semelhança do gráfico circular, o gráfico em anel mostra a relação das partes com o todo, apesar de poder conter mais de uma série de dados. Os gráficos em anel têm os seguintes subtipos: Gráfico em anel; Gráfico em anel destacado.

34 Gráfico em Anel Gráfico em anel: Este tipo de gráfico apresenta dados em anéis, em que cada anel representa uma série de dados. Por exemplo, no gráfico seguinte, o anel interior representa as receitas do imposto sobre o gás e o anel exterior representa as receitas do imposto autárquico.

35 Gráfico em Anel Gráfico em anel destacado: Este tipo de gráfico é semelhante a um gráfico circular destacado, mas pode conter mais de uma série de dados.

36 Gráfico de Radar Um gráfico de radar compara os valores agregados de várias séries de dados. Os gráficos de radar têm os seguintes subtipos: Gráfico de radar; Gráfico de radar preenchido.

37 Gráfico de Radar Gráfico de radar: Este tipo de gráfico mostra alterações em valores relativos a um ponto central. Pode ser apresentado com marcadores para cada ponto de dados. Por exemplo, no seguinte gráfico de radar, a série de dados que abrange a área maior, Marca A, representa a marca com o teor vitamínico mais elevado.

38 Gráfico de Radar Gráfico de radar preenchido: Neste tipo de gráfico, a área coberta por uma série de dados está preenchida com uma cor.

39 Gráfico de Superfície Um gráfico de superfície é útil quando se pretende encontrar as melhores combinações entre dois conjuntos de dados. À semelhança do que acontece num mapa topográfico, as cores e os padrões indicam as áreas que pertencem ao mesmo intervalo de valores. Os gráficos de superfície têm os seguintes subtipos: Gráfico de superfície 3D; Gráfico de níveis.

40 Gráfico de Superfície Gráfico de superfície 3D: Este tipo de gráfico mostra tendências em valores ao longo de duas dimensões numa curva contínua. Por exemplo, o seguinte gráfico de superfície mostra as várias combinações de temperatura e de tempo que resultam na mesma medição de força de tração. As cores neste gráfico representam intervalos de valores específicos.

41 Gráfico de Superfície Gráfico de níveis: É um gráfico de superfície visto de cima, em que as cores representam intervalos de valores específicos. Este tipo de gráfico apresentado sem cor é denominado Gráfico de Níveis Vetorial.

42 Gráfico de Bolhas Um gráfico de bolhas é um tipo de gráfico de dispersão (xy). Compara conjuntos de três valores e pode ser apresentado com um efeito visual 3D. O tamanho da bolha ou o marcador de dados (marcador de dados: barra, área, ponto, sector ou outro símbolo num gráfico que representa um ponto ou valor de dados único com origem numa célula da folha de cálculo. Os marcadores de dados relacionados de um gráfico constituem uma série de dados.) indica o valor de uma terceira variável. Para dispor os dados para um gráfico de bolhas, coloque os valores x numa linha ou coluna e introduza os valores y correspondentes e os tamanhos das bolhas nas linhas ou colunas adjacentes.

43 Gráfico de Bolhas

44 Gráfico de Ações Este tipo de gráfico é freqüentemente utilizado para ilustrar dados de preços de ações, mas também poderá ser utilizado para dados científicos (como, por exemplo, para indicar mudanças de temperatura). Terá de organizar os dados pela ordem correta para criar gráficos de ações. Os gráficos de ações têm os seguintes subtipos: Gráfico de alta-baixa; Gráfico de abertura-alta-baixa; Gráfico de volume-alta-baixa; Gráfico de volume-abertura-alta-baixa.

45 Gráfico de Ações Gráfico máximo-mínimo: O gráfico de alta-baixa-fechamento é freqüentemente utilizado para ilustrar preços de ações. Requer três séries de valores na seguinte ordem (alta, baixa e, em seguida, fechamento).

46 Gráfico de Ações Gráfico abertura-alta-baixa: Este tipo de gráfico requer quatro séries de valores na ordem correta (abertura, alta, baixa e, em seguida, fechamento).

47 Gráfico de Ações Gráfico volume-alta-baixa: Este tipo de gráfico requer quatro séries de valores na ordem correta (volume, alta, baixa e, em seguida, fechamento). O gráfico de ações seguinte avalia volumes utilizando dois eixos de valores: um para as colunas que avaliam o volume e outro para os preços das ações.

48 Gráfico de Ações Gráfico volume-abertura-alta-baixa: Este tipo de gráfico requer cinco séries de valores na ordem correta (volume, abertura, alta, baixa e, em seguida, fechamento).

49 Gráfico de Cilindros, Cone ou Pirâmide Estes tipos de gráficos utilizam marcadores de dados de cilindro, cone ou pirâmide para conferir um efeito dramático aos gráficos de colunas, barras e colunas 3D. Muito semelhante aos gráficos de colunas e barras, os gráficos de cilindros, cone e pirâmide têm os seguintes subtipos: Gráfico de colunas, colunas empilhadas e colunas empilhadas a 100%; Gráfico de barras, barras empilhadas e barras empilhadas a 100%; Gráfico de colunas 3D.

50 Gráfico de Cilindros, Cone ou Pirâmide Gráfico de colunas, colunas empilhadas e colunas empilhadas a 100%: As colunas nestes tipos de gráficos são representadas por formas cilíndricas, cônicas ou de pirâmide.

51 Gráfico de Cilindros, Cone ou Pirâmide Gráfico de barras, barras empilhadas e barras empilhadas a 100%: As barras nestes tipos de gráficos são representadas por formas cilíndricas, cônicas ou de pirâmide.

52 Gráfico de Cilindros, Cone ou Pirâmide Gráfico de colunas 3D: As colunas 3D neste tipo de gráfico são representadas por formas cilíndricas, cônicas ou de pirâmide.

53 Próxima aula Experimento 05: Representar graficamente as medidas realizadas nos experimentos anteriores.

Tipos de gráficos disponíveis

Tipos de gráficos disponíveis Tipos de gráficos disponíveis Mostrar tudo O Microsoft Office Excel 2007 oferece suporte para vários tipos de gráficos com a finalidade de ajudar a exibir dados de maneiras que sejam significativas para

Leia mais

Tipos de gráficos disponíveis

Tipos de gráficos disponíveis Página 1 de 18 Excel > Gráficos > Criando gráficos Tipos de gráficos disponíveis Mostrar tudo O Microsoft Excel dá suporte a vários tipos de gráficos para ajudar a exibir dados de maneiras que sejam significativas

Leia mais

Excel: Visão geral AMBIENTE DE TRABALHO. A folha de cálculo FICHA AULA III UNIDADE 6º ANO. Professor: Gilson Dias

Excel: Visão geral AMBIENTE DE TRABALHO. A folha de cálculo FICHA AULA III UNIDADE 6º ANO. Professor: Gilson Dias Professor: Gilson Dias Excel: Visão geral O Excel é um software de planilha eletrônica produzido pela Microsoft Corporation, para o sistema operacional Windows. Uma Planilha Eletrônica é um software que

Leia mais

Capítulo 1 Estatística Descritiva. Prof. Fabrício Maciel Gomes

Capítulo 1 Estatística Descritiva. Prof. Fabrício Maciel Gomes Capítulo 1 Estatística Descritiva Prof. Fabrício Maciel Gomes Gráficos 1. Gráfico de Colunas Um gráfico de colunas mostra as alterações de dados em um período de tempo ou ilustra comparações entre itens.

Leia mais

PROF. André Alencar INFORMÁTICA 1

PROF. André Alencar INFORMÁTICA 1 PROF. André Alencar INFORMÁTICA 1 GRÁFICOS NO EXCEL 1 Introdução Gráficos têm apelo visual e facilitam, para os usuários, a visualização de comparações, padrões e tendências nos dados. Por exemplo, em

Leia mais

Tipos de Gráficos. Saiba qual o tipo de gráfico representa melhor os seus dados no Excel 2007

Tipos de Gráficos. Saiba qual o tipo de gráfico representa melhor os seus dados no Excel 2007 Tipos de Saiba qual o tipo de gráfico representa melhor os seus dados no Excel 2007 Site Tecmundo Por http://www.tecmundo.com.br/1745-saiba-qualtipo-de-grafico-representa-melhor-os-seus-dadosno-excel-2007.htm

Leia mais

Excel INTERMEDIÁRIO. Prof. Cassiano Isler Turma 3

Excel INTERMEDIÁRIO. Prof. Cassiano Isler Turma 3 INTERMEDIÁRIO Gráficos Prof. Cassiano Isler 2017.1 - Turma 3 por Prof. Cassiano Isler INTERMEDIÁRIO - Aula 1 2 / 67 por GÓMEZ, Luis Alberto. para engenheiros. Visual Books, 2009. Capítulo 2. Disponível

Leia mais

Gráficos. Utilização do Assistente de Gráficos Propriedades, opções globais e formatação de Gráficos

Gráficos. Utilização do Assistente de Gráficos Propriedades, opções globais e formatação de Gráficos Gráficos Conceitos fundamentais Séries, categorias e pontos de dados Os elementos de um gráfico 2D e 3D Tipos de Gráficos Construção de Gráficos Utilização do Assistente de Gráficos Propriedades, opções

Leia mais

Estatística I Aula 2. Prof.: Patricia Maria Bortolon, D. Sc.

Estatística I Aula 2. Prof.: Patricia Maria Bortolon, D. Sc. Estatística I Aula 2 Prof.: Patricia Maria Bortolon, D. Sc. Análise Exploratória de Dados Consiste em resumir e organizar os dados coletados Utiliza-se tabelas, gráficos ou medidas numéricas para resumir

Leia mais

Estatística descritiva básica: Tabelas e Gráficos

Estatística descritiva básica: Tabelas e Gráficos Estatística descritiva básica: Tabelas e Gráficos ACH2021 Tratamento e Análise de Dados e Informações Marcelo de Souza Lauretto marcelolauretto@usp.br www.each.usp.br/lauretto *Parte do conteúdo baseada

Leia mais

ORAGANIZAÇÃO, REPRESENTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE DADOS

ORAGANIZAÇÃO, REPRESENTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE DADOS Prof. Patricia Caldana ORAGANIZAÇÃO, REPRESENTAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE DADOS Estatística é uma ciência exata que visa fornecer subsídios ao analista para coletar, organizar, resumir, analisar e apresentar

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE LORENA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROJETOS EDUCACIONAIS EM CIÊNCIAS DISCIPLINA Elaboração de Textos, Aulas e Avaliações Maria Auxiliadora Motta Barreto,

Leia mais

Módulo IV Sumarização dos Dados ESTATÍSTICA

Módulo IV Sumarização dos Dados ESTATÍSTICA Módulo IV Sumarização dos Dados ESTATÍSTICA Objetivos do Módulo IV Organizar e descrever um conjunto de dados Construir uma distribuição de e suas variações Construir histogramas e polígonos de s Fazer

Leia mais

Cartografia: projeções cartograficas

Cartografia: projeções cartograficas Cartografia: projeções cartograficas Projeção cartográfica é a representação de uma superfície esférica num plano (o mapa) ou, ainda, um sistema plano de paralelos e meridianos sobre os quais pode-se desenhar

Leia mais

Características Básicas dos Mapas

Características Básicas dos Mapas Características Básicas dos Mapas Localização e Atributos Localização: dada por suas posições no espaço (coordenadas) bidimensional ou tridimensional. Atributos: qualidades ou magnitudes, ou variável temática,

Leia mais

Colunas. Como escolher a melhor opção de gráficos para as suas informações no Excel

Colunas. Como escolher a melhor opção de gráficos para as suas informações no Excel Este conteúdo faz parte da série: Excel Gráficos Ver 9 posts dessa série O Microsoft Excel é um aplicativo que necessita de tempo e de dedicação por parte do usuário para que ele possa ser dominado por

Leia mais

Estatística Fácil. Prof.º Mario César Castro 2015

Estatística Fácil. Prof.º Mario César Castro 2015 Estatística Fácil Prof.º Mario César Castro 2015 A Estatística é um ramos da Matemática que dispõe de processos apropriados para recolher, organizar, classificar, apresentar e interpretar determinados

Leia mais

GRÁFICOS ESTATÍSTICOS

GRÁFICOS ESTATÍSTICOS GRÁFICOS ESTATÍSTICOS Os gráficos são recursos utilizados para representar um fenômeno que pode ser mensurado, quantificado ou ilustrado de forma mais ou menos lógica. Assim como os mapas indicam uma representação

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina CAPÍTULO 6 GRÁFICOS NO EXCEL.

Universidade Federal de Santa Catarina CAPÍTULO 6 GRÁFICOS NO EXCEL. CAPÍTULO 6 GRÁFICOS NO EXCEL. Um gráfico no Excel é uma representação gráfica dos números de sua planilha - números transformados em imagens. O Excel examina um grupo de células que tenham sido selecionadas.

Leia mais

Microsoft Office 2010

Microsoft Office 2010 Microsoft Office 2010 Passo-a-passo para Professores Criar um gráfico no Excel 2010 Os gráficos são usados para mostrar informação variada de dados numéricos em formato gráfico, tornando os dados, e a

Leia mais

Elementos de um mapa. Professora de Geografia. Thamires

Elementos de um mapa. Professora de Geografia. Thamires Elementos de um mapa Professora de Geografia Thamires Principais elementos de um mapa Título informa o tema, local, tempo. Legenda detalha as informações do título Escala permite visualizar a proporção

Leia mais

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E INTERPRETAÇÃO DE DADOS

REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E INTERPRETAÇÃO DE DADOS 1 REPRESENTAÇÃO GRÁFICA E INTERPRETAÇÃO DE DADOS Frequentemente, os resultados numéricos referentes a uma pesquisa são apresentados ou representados na mídia por meio de gráficos. Quando empregados de

Leia mais

Probabilidade e Estatística

Probabilidade e Estatística Probabilidade e Estatística Aula 2 Apresentação de dados em Tabelas e Gráficos Leitura: Levine et al. Capítulo 2 Cap 2-1 Objetivos Nesta parte, vamos aprender: A conhecer as fontes e tipos de dados A desenvolver

Leia mais

Probabilidade e Estatística

Probabilidade e Estatística Probabilidade e Estatística Resumos e gráficos de dados Prof. Josuel Kruppa Rogenski 2 o /2017 1 VISÃO GERAL métodos de organização, resumo e obtenção de gráficos; objetivo: compreender o conjunto de dados

Leia mais

Para analisar os dados, pode-se tabular o número de vezes que cada quantidade de palavras ocorreu, que é a freqüência de cada quantidade:

Para analisar os dados, pode-se tabular o número de vezes que cada quantidade de palavras ocorreu, que é a freqüência de cada quantidade: Tabelas e Diagramas de Freqüência Estatística Aplicada à Educação Antonio Roque Aula 2 O primeiro passo na análise e interpretação dos dados de uma amostra consiste na descrição (apresentação) dos dados

Leia mais

1. Projeções e Vistas Principais

1. Projeções e Vistas Principais 1. Projeções e Vistas Principais Este capítulo complementa as aulas do telecurso que mostram como obter as projeções das vistas ortográficas principais tendo em vista as normas: NBR 8403 Aplicação de linhas

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Matemática 5º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Matemática 5º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR Matemática 5º Ano OBJETIVOS ESPECÍFICOS TÓPICOS SUB-TÓPICOS METAS DE APRENDIZAGEM 1º Período Compreender as propriedades das operações e usá-las no cálculo. Interpretar uma

Leia mais

GRÁFICOS ESTATÍSTICOS 1

GRÁFICOS ESTATÍSTICOS 1 Curso: Logística e Transportes Disciplina: Estatística Profa. Eliane Cabariti GRÁFICOS ESTATÍSTICOS 1 O gráfico estatístico é uma forma de apresentação dos dados estatísticos, cujo objetivo é o de produzir,

Leia mais

Amostragem Aleatória e Descrição de Dados - parte II

Amostragem Aleatória e Descrição de Dados - parte II Amostragem Aleatória e Descrição de Dados - parte II 2012/02 1 Diagrama de Ramo e Folhas 2 3 4 5 Objetivos Ao final deste capítulo você deve ser capaz de: Construir e interpretar disposições gráficas dos

Leia mais

Metas/Objetivos Descritores/Conteúdos Aulas previstas

Metas/Objetivos Descritores/Conteúdos Aulas previstas 1º Período Apresentação Levar os alunos a descobrir conceitos essenciais ao programa da disciplina através da Metodologia de Resolução de Problemas. Despertar nos alunos a curiosidade, o prazer da aprendizagem

Leia mais

DESENHO TÉCNICO II EXERCÍCIOS

DESENHO TÉCNICO II EXERCÍCIOS DESENHO TÉCNICO II EXERCÍCIOS Desenhar a épura das seguintes retas. RETA HORIZONTAL Z A A B B X Y Estudo da Reta RETA FRONTAL 1 Z B B A A X Y RETA VERTICAL Z B B A A X Y RETA DE TOPO Estudo da Reta 2 Z

Leia mais

Desenho Auxiliado por Computador

Desenho Auxiliado por Computador UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA ENE073 Seminários em Eletrotécnica Desenho Auxiliado por Computador (CAD - Computer Aided Design) Prof. Flávio Vanderson Gomes E-mail: flavio.gomes@ufjf.edu.br Aula

Leia mais

Cotagem. Regras gerais de cotagem. Cotagem de Dimensões Básicas. Unidade de medida em desenho técnico

Cotagem. Regras gerais de cotagem. Cotagem de Dimensões Básicas. Unidade de medida em desenho técnico Cotagem Cotagem de Dimensões Básicas A indicação de medidas no desenho técnico recebe o nome de cotagem. Ao indicar as medidas ou cotas, no desenho técnico, o desenhista segue determinadas normas técnicas.

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE DADOS EM TABELAS E GRÁFICOS 1

APRESENTAÇÃO DE DADOS EM TABELAS E GRÁFICOS 1 APRESENTAÇÃO DE DADOS EM TABELAS E GRÁFICOS 1 A. Tabelas Para que seja possível conhecer onde ocorre a maior incidência ou prevalência de determinadas doenças e o momento em que elas ocorrem, podem-se

Leia mais

Organização de dados

Organização de dados Organização de dados Coletar dados podem envolver diversas atividades tais como experimentos em laboratório, observações de campo, pesquisa de opinião, exame de registros históricos,... A quantidade de

Leia mais

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas

Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos Número de Aulas COLÉGIO DE SANTA DOROTEIA LISBOA ANO LETIVO 2018/2019 Planificação (Conteúdos)... Período Letivo: 1.º DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E INFORMÁTICA DISCIPLINA: MATEMÁTICA ANO: 6.º Metas/Objetivos/Domínios Conteúdos/Competências/Conceitos

Leia mais

Aula 2: Resumo de Dados

Aula 2: Resumo de Dados Aula 2: Resumo de Dados Professor: José Luiz Padilha da Silva email: jlpadilha@ufpr.br Departamento de Estatística Universidade Federal do Paraná Curitiba, 2018 José Luiz Padilha da Silva (UFPR) ce003

Leia mais

TEMA I: Interagindo com os números e funções

TEMA I: Interagindo com os números e funções 31 TEMA I: Interagindo com os números e funções D1 Reconhecer e utilizar característictas do sistema de numeração decimal. D2 Utilizar procedimentos de cálculo para obtenção de resultados na resolução

Leia mais

MATEMÁTICA - 2º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos

MATEMÁTICA - 2º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos MATEMÁTICA - 2º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais Noção de número natural Relações numéricas Sistema de numeração decimal Classificar e ordenar de acordo com um dado critério. Realizar contagens

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O DEPARTAMENTO: EXPRESSÕES ÁREA DISCIPLINAR: 600 - ARTES VISUAIS DISCIPLINA: GEOMETRIA DESCRITIVA CURSO PROFISSIONAL: Técnico de Design ANO: 1.º - ANO LETIVO:

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Matemática 6.º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Matemática 6.º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Matemática 6.º Ano 2017-18 Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 13 12 2.º período 10 10 11 12 12 3.º período 10 9 9 9 10 NÚMEROS

Leia mais

Síntese da Planificação da Disciplina de Matemática - 6º Ano

Síntese da Planificação da Disciplina de Matemática - 6º Ano Síntese da Planificação da Disciplina de Matemática - 6º Ano Período Dias de aulas previstos 2.ª 3.ª 4.ª 5.ª 6.ª 1.º período 13 13 13 13 12 2.º período 10 10 11 12 12 3.º período 10 9 9 9 10 (As Aulas

Leia mais

Adilson Cunha Rusteiko

Adilson Cunha Rusteiko Janeiro, 2015 Estatística , A Estatística Estatística: É a parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação

Leia mais

4º. ano 1º. VOLUME. Projeto Pedagógico de Matemática 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE. Números e operações.

4º. ano 1º. VOLUME. Projeto Pedagógico de Matemática 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE. Números e operações. 4º. ano 1º. VOLUME 1. AS OPERAÇÕES E AS HABILIDADES DE CALCULAR MENTALMENTE Realização de compreendendo seus significados: adição e subtração (com e sem reagrupamento) Multiplicação (como adição de parcelas

Leia mais

Cartografia: projeções cartograficas

Cartografia: projeções cartograficas Cartografia: projeções cartograficas Projeção cartográfica é a representação de uma superfície esférica num plano (o mapa) ou, ainda, um sistema plano de paralelos e meridianos sobre os quais pode-se desenhar

Leia mais

Coordenadas Geográficas

Coordenadas Geográficas Coordenadas Geográficas Coordenadas Geográficas É a posição exata no globo terrestre Intersecção entre latitude e longitude Paralelos Linhas paralelas a Linha do Equador Trópico de Capricórnio Hemisfério

Leia mais

Planificação Anual. Matemática Dinâmica 7º ano Luísa Faria; Luís Guerreiro Porto Editora. 1 Números inteiros. 10 Sequências e Regularidades

Planificação Anual. Matemática Dinâmica 7º ano Luísa Faria; Luís Guerreiro Porto Editora. 1 Números inteiros. 10 Sequências e Regularidades 3º Período 2º Período 1º Período AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CASTRO DAIRE Escola EBI de Mões Grupo de Recrutamento 500 MATEMÁTICA Ano lectivo 2012/2013 Planificação Anual Disciplina: Matemática Ano: 7º Carga

Leia mais

32 Matemática. Programação anual de conteúdos

32 Matemática. Programação anual de conteúdos Programação anual de conteúdos 2 ọ ano 1 ọ volume 1. A localização espacial e os números Construção do significado dos números e identificação da sua utilização no contexto diário Representação das quantidades

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado Disciplina: Desenho Técnico Tema: Projeções, Perspectivas, Vistas e

Curso Superior de Tecnologia em Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado Disciplina: Desenho Técnico Tema: Projeções, Perspectivas, Vistas e Curso Superior de Tecnologia em Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado Disciplina: Desenho Técnico Tema: Projeções, Perspectivas, Vistas e Diedros Profº Milton 2014 Projeções Utiliza-se de projeções

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA - SPAECE MATEMÁTICA 5 o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEMAS E SEUS DESCRITORES

MATRIZ DE REFERÊNCIA - SPAECE MATEMÁTICA 5 o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL TEMAS E SEUS DESCRITORES MATEMÁTICA 5 o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I INTERAGINDO COM OS NÚMEROS E FUNÇÕES D1 Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal. Utilizar procedimentos de cálculo para obtenção

Leia mais

Podemos construir uma tabela com dados de uma variável quantitativa, explicitando um a um todos os dados obtidos.

Podemos construir uma tabela com dados de uma variável quantitativa, explicitando um a um todos os dados obtidos. TABELAS E GRÁFICOS TABELAS Uma tabela (ou planilha) é um arranjo sistemático de dados dispostos em colunas e linhas para fins de comparação e comunicação. Nas linhas da tabela estão apresentadas as variáveis

Leia mais

AT = Maior valor Menor valor

AT = Maior valor Menor valor UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA TABELAS E GRÁFICOS Departamento de Estatística Luiz Medeiros DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA Quando se estuda uma massa de dados é de frequente interesse resumir as informações

Leia mais

MATEMÁTICA Plano anual 2008/2009 7º Ano 1º PERÍODO. Nº de Segmentos Conhecer melhor os números 12 Proporcionalidade directa

MATEMÁTICA Plano anual 2008/2009 7º Ano 1º PERÍODO. Nº de Segmentos Conhecer melhor os números 12 Proporcionalidade directa MATEMÁTICA Plano anual 2008/2009 7º Ano 1º PERÍODO Temas Segmentos Conhecer melhor os números 12 Proporcionalidade directa Semelhança de figuras Números racionais 10 14 8 Apresentação/Revisões/Testes/Correcções

Leia mais

Ficha de Trabalho nº 11 Matemática 7º ano Maio / 2011 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ESTATÍSTICA

Ficha de Trabalho nº 11 Matemática 7º ano Maio / 2011 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ESTATÍSTICA Ficha de Trabalho nº 11 Matemática 7º ano Maio / 2011 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA ESTATÍSTICA Recorda: A Estatística é um ramo da Matemática que nos ajuda a recolher, organizar e interpretar dados para tirar

Leia mais

Conceitos Básicos mapa

Conceitos Básicos mapa Cartografia Conceitos Básicos Entende-se por mapa a representação gráfica convencional, geralmente plana e em pequena escala, de áreas relativamente extensas, como acontece nos mapas dos atlas. Para tal,

Leia mais

Os motivos que podem levar um usuário a criar gráficos variam desde simplesmente mostrar seus dados de maneira diferente, até facilitar análises dos

Os motivos que podem levar um usuário a criar gráficos variam desde simplesmente mostrar seus dados de maneira diferente, até facilitar análises dos 1 Os motivos que podem levar um usuário a criar gráficos variam desde simplesmente mostrar seus dados de maneira diferente, até facilitar análises dos dados obtendo tendências e verificações que podem

Leia mais

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva

Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Prof. Dr. Lucas Barboza Sarno da Silva Organização de dados experimentais Em engenharia, ciências exatas em geral, os resultados de testes, análises ou experimentos fornecem conjuntos de resultados numéricos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável Cartografia Sistemática e Temática (IAD319) Prof. pablosantos@ufba.br 02 a Aula CARTOGRAFIA SISTEMÁTICA

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA PAEBES ALFA 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Níveis de Complexidade

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA PAEBES ALFA 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. Níveis de Complexidade MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA PAEBES ALFA 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental Tópicos petências Descritores Níveis de plexidade 1º ANO 2º ANO 3º ANO N1 Associar até 9 objetos/pessoas/ animais uma disposição

Leia mais

Que formas conheces de representação da Terra?

Que formas conheces de representação da Terra? Que formas conheces de representação da Terra? Desde sempre o Homem sentiu necessidade de representar os lugares que ia conhecendo e tudo aquilo que contribuía para a sua sobrevivência. Dessa necessidade

Leia mais

DIAGRAMA DE PARETO GRUPO: ALEX DO AMARAL ALISSON FELIPE ANTONIO SILVINO

DIAGRAMA DE PARETO GRUPO: ALEX DO AMARAL ALISSON FELIPE ANTONIO SILVINO DIAGRAMA DE PARETO GRUPO: ALEX DO AMARAL ALISSON FELIPE ANTONIO SILVINO Vilfredo Pareto No fim do século XIX, o economista sociopolítico Vilfredo Pareto observou que havia uma distribuição desigual de

Leia mais

Metas Curriculares Conteúdos Aulas Previstas. - Números primos; - Crivo de Eratóstenes;

Metas Curriculares Conteúdos Aulas Previstas. - Números primos; - Crivo de Eratóstenes; ANO LETIVO 2017/2018... 1º PERÍODO - (13 de setembro a 15 de dezembro) DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA /INFORMÁTICA DISCIPLINA: Matemática (6º Ano) METAS CURRICULARES/CONTEÚDOS Metas Curriculares Conteúdos

Leia mais

ESTATÍSTICA. Gráficos Estatísticos

ESTATÍSTICA. Gráficos Estatísticos Gráficos Estatísticos 1 Gráficos estatísticos são uma forma de apresentação dos dados estatísticos. As principais funções e características dos gráficos são: Rápida visualização dos valores ou frequências;

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA - 6.º ANO PERFIL DO ALUNO 1.º PERÍODO. DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS/CONTEÚDOS OBJETIVOS n.º de aulas

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA - 6.º ANO PERFIL DO ALUNO 1.º PERÍODO. DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS/CONTEÚDOS OBJETIVOS n.º de aulas DE MATEMÁTICA - 6.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio dos Números e Operações, o aluno deve ser capaz de conhecer e aplicar propriedades dos números primos; representar e comparar números

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 6.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA 6.º ANO DE MATEMÁTICA 6.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO No domínio dos Números e Operações, o aluno deve ser capaz de conhecer e aplicar propriedades dos números primos; representar e comparar números

Leia mais

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE MATEMÁTICA. UNIDADE 1 Conteúdos

PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE MATEMÁTICA. UNIDADE 1 Conteúdos PROGRAMAÇÃO CURRICULAR DE MATEMÁTICA 1. ano - 1. volume 1. ano - 2. volume UNIDADE 1 Localização espacial, utilizando o próprio corpo como referencial. Localização espacial, utilizando referenciais externos

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 4o ano

Roteiro de trabalho para o 4o ano Roteiro de trabalho para o 4o ano No volume do 4º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Vamos recordar 2. Sistema

Leia mais

Engenharia da Qualidade I Aula 5

Engenharia da Qualidade I Aula 5 Engenharia da Qualidade I Aula 5 Ferramentas para o Controle e Melhoria da Qualidade Prof. Geronimo Virginio Tagliaferro 4 Diagrama de causa e efeito (diagrama de Ishikawa) O diagrama de causa e efeito

Leia mais

UFCD 778 Folha de Cálculo Formadora: Sónia Rodrigues

UFCD 778 Folha de Cálculo Formadora: Sónia Rodrigues UFCD 778 Formadora: Sónia Rodrigues UFCD 778 - - Operação e Programação Objectivos da UFCD: Utilizar e programar aplicações informáticas de folha de cálculo. UFCD 778 - - Operação e Programação 2 1 Folha

Leia mais

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores MATEMÁTICA 3º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Tópicos Números naturais Relações numéricas Múltiplos e divisores Novo programa de matemática Objetivos específicos Realizar contagens progressivas e regressivas a

Leia mais

AMEI Escolar Matemática 8º Ano Estatística: Organização e Tratamento de Dados

AMEI Escolar Matemática 8º Ano Estatística: Organização e Tratamento de Dados AMEI Escolar Matemática 8º Ano Estatística: Organização e Tratamento de Dados Conteúdos desta unidade: Organização, representação e interpretação de dados; Medidas de tendência central; Medidas de localização.

Leia mais

QUESTÕES PARA O 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL MATEMÁTICA 2º BIMESTRE SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES

QUESTÕES PARA O 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL MATEMÁTICA 2º BIMESTRE SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES QUESTÕES PARA O 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL MATEMÁTICA 2º BIMESTRE QUESTÃO 01 SUGESTÕES DE RESOLUÇÕES Descritor 27 Ler informações e dados apresentados em tabelas. COMENTÁRIOS Avalia-se, por meio de itens

Leia mais

ÁREA DO CONHECIMENTO: RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 5º ANO EF

ÁREA DO CONHECIMENTO: RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO 5º ANO EF Barras de Napier Aula Multimídia MT - Interface 4 - Pág. 20 Naturais e Sistema de Numeração Decimal OB001 Compreender a aplicabilidade e função dos números naturais e racionais no contexto diário. ÁREA

Leia mais

Elaboração e manipulação de gráficos

Elaboração e manipulação de gráficos Elaboração e manipulação de gráficos Os gráficos são visualmente atraentes facilitando uma melhor comparação, de padrões e de tendências dos dados. Por exemplo, em vez de analisar diferentes colunas de

Leia mais

Método Estatístico Tabelas e Gráficos. Prof.: Joni Fusinato

Método Estatístico Tabelas e Gráficos. Prof.: Joni Fusinato Método Estatístico Tabelas e Gráficos Prof.: Joni Fusinato joni.fusinato@ifsc.edu.br jfusinato@gmail.com 1 Método Estatístico Técnica que visa estruturar e organizar as etapas que devem ser estabelecidas

Leia mais

CARTOGRAFIA TEMÁTICA PARTE II MATRIZES E DIAGRAMAS. Geografia Organização e Elaboração: Profa. Dra. Andréia Medinilha Pancher

CARTOGRAFIA TEMÁTICA PARTE II MATRIZES E DIAGRAMAS. Geografia Organização e Elaboração: Profa. Dra. Andréia Medinilha Pancher CARTOGRAFIA TEMÁTICA PARTE II MATRIZES E DIAGRAMAS Geografia Organização e Elaboração: Profa. Dra. Andréia Medinilha Pancher Tabelas e Gráficos TABELAS Cabeçalho ou título Título: o quê, onde e quando

Leia mais

VETORES + O - vetor V 2 vetor posição do ponto P 2

VETORES + O - vetor V 2 vetor posição do ponto P 2 Objetivo VETORES Estudar propriedades de vetores e a obtenção de resultantes. Introdução Para localizar um ponto P em uma reta, três elementos são necessários: uma referência R, escolhida arbitrariamente,

Leia mais

Expressão Gráfica. Perspectiva. Professor: Dr. João Paulo Bestete de Oliveira

Expressão Gráfica. Perspectiva. Professor: Dr. João Paulo Bestete de Oliveira Expressão Gráfica Perspectiva Professor: Dr. João Paulo Bestete de Oliveira Perspectiva é um tipo de desenho projetivo que mostra em um plano que os objetos ocupam um lugar no espaço, ou seja, possuem

Leia mais

Índice CRIAR E EDITAR GRÁFICOS... 3 CARACTERÍSTICAS AVANÇADAS DE GRÁFICOS AUTO FILTRO TABELA DINÂMICA CLASSIFICAR LISTAS...

Índice CRIAR E EDITAR GRÁFICOS... 3 CARACTERÍSTICAS AVANÇADAS DE GRÁFICOS AUTO FILTRO TABELA DINÂMICA CLASSIFICAR LISTAS... Índice CRIAR E EDITAR GRÁFICOS... 3 $VVLVWHQWHÃGHÃJUiILFRÃÃHWDSDÃÃGHÃñÃWLSRÃGHÃJUiILFR $VVLVWHQWHÃGHÃJUiILFRÃÃHWDSDÃÃGHÃñÃ'DGRVÃGHÃ2ULJHPÃGRÃ*UiILFR 2XWUDVÃDOWHUDo}HVÃQRÃJUiILFR *UiILFRVÃGHÃ7RUWD *UiILFRVÃGHÃ/LQKDÃHÃ*UiILFRVÃGHÃ'LVSHUVmRÃÃ;

Leia mais

1- Geometria 1.1- Espaço:

1- Geometria 1.1- Espaço: 2ª Matemática 3º Ano Competência Objeto de aprendizagem Habilidade H1. Identificar posição/localização de objeto/pessoa em uma representação gráfica (desenho, malha quadriculada, croquis, itinerários,

Leia mais

Professora: Jordana Costa

Professora: Jordana Costa Professora: Jordana Costa Cartografia Cartografia, segundo a ABNT é definida como: A arte de levantamento, construção e edição de mapas e cartas de qualquer natureza. Função principal: Representar a realidade

Leia mais

Geometria Descritiva 28/08/2012. Elementos Primitivos da Geometria

Geometria Descritiva 28/08/2012. Elementos Primitivos da Geometria Geometria Descritiva Prof. Luiz Antonio do Nascimento ladnascimento@gmail.com www.lnascimento.com.br A Geometria, como qualquer outra ciência, fundamenta-se em observações e experiências para estabelecer

Leia mais

DESENHO DE ARQUITETURA I

DESENHO DE ARQUITETURA I DESENHO DE ARQUITETURA I MATERIAL NECESSÁRIO PARA O ANDAMENTO DA DISCIPLINA 1 Esquadro de 30º; 1 Esquadro de 45º; 1 Compasso (preferencialmente metálico); Lápis HB (ou Lapiseira 0,5mm com Grafite HB);

Leia mais

Comentários e Exemplos sobre os Temas e seus Descritores da Matriz de Matemática de 4ª Série Fundamental

Comentários e Exemplos sobre os Temas e seus Descritores da Matriz de Matemática de 4ª Série Fundamental Comentários e Exemplos sobre os Temas e seus Descritores da Matriz de de 4ª Série Fundamental TEMA I ESPAÇO E FORMA A compreensão do espaço com suas dimensões e formas de constituição são elementos necessários

Leia mais

1 Representação Gráfica Aula 09/10 Espaço e Perspectiva - Prof. Luciano ESPAÇO E DIMENSÃO

1 Representação Gráfica Aula 09/10 Espaço e Perspectiva - Prof. Luciano ESPAÇO E DIMENSÃO 1 Representação Gráfica Aula 09/10 Espaço e Perspectiva - Prof. Luciano ESPAÇO E DIMENSÃO As dimensões são as grandezas métricas que definem o espaço e os elementos visuais. O espaço pode ser definido

Leia mais

SÉRIES ESTATÍSTICAS Í N D I C E

SÉRIES ESTATÍSTICAS Í N D I C E SÉRIES ESTATÍSTICAS Í N D I C E Séries Estatísticas 1- Tabela... 2- Elementos de uma Distribuição de Freqüência... 3- Gráficos Estatísticos... 4- Classificação dos Gráficos... 5- Histograma... 6- Tipos

Leia mais

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II

Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Desenho e Projeto de Tubulação Industrial Nível II Módulo I Aula 05 Prismas Prismas são sólidos geométricos que possuem as seguintes características: bases paralelas são iguais; arestas laterais iguais

Leia mais

Professora: Rilvania Flôr.

Professora: Rilvania Flôr. Professora: Rilvania Flôr. Cartografia é a ciência de preparar cartas, mapas e planos para os mais variados fins, com diversos níveis de complexidade e informação, baseados em elementos científicos, técnicos

Leia mais

Capítulo 7 VISTAS AUXILIARES E OUTRAS REPRESENTAÇÕES

Capítulo 7 VISTAS AUXILIARES E OUTRAS REPRESENTAÇÕES Capítulo 7 VISTS UXILIRES E OUTRS REPRESENTÇÕES Vistas uxiliares Devido à utilização de projeções ortogonais, em nenhuma das vistas principais as superfícies inclinadas aparecem representadas em suas verdadeiras

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (II)

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA (II) UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE BIOSSISTEMAS DISCIPLINA: LEB450 TOPOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTO II PROF. DR. CARLOS ALBERTO VETTORAZZI

Leia mais

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Revisões do 2º ano.

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Revisões do 2º ano. ANO LETIVO - 2018-19 ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO DEPARTAMENTO DE 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DO 3º ANO DE ESCOLARIDADE TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES

Leia mais

Diagrama de Pareto Felipe Bier de Mello

Diagrama de Pareto Felipe Bier de Mello Diagrama de Pareto Felipe Bier de Mello Fonte: http://labinfo.cefetrs.edu.br/professores/felipe/controle_qulalidade_modulo_2/cap_4_diagrama_de_pareto.ppt#276,22,referências Introdução Introdução ao princípio

Leia mais

Comprovação Estatística de Medidas Elétricas

Comprovação Estatística de Medidas Elétricas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Métodos e Técnicas de Laboratório em Eletrônica Comprovação Estatística de Medidas Elétricas Florianópolis,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SÉ GUARDA PLANIFICAÇÃO A MEDIO PRAZO DE GEOMETRIA DESCRITIVA A 11º ANO TURMA: B ANO LECTIVO 2016/2017

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SÉ GUARDA PLANIFICAÇÃO A MEDIO PRAZO DE GEOMETRIA DESCRITIVA A 11º ANO TURMA: B ANO LECTIVO 2016/2017 PLANIFICAÇÃO A MEDIO PRAZO DE GEOMETRIA DESCRITIVA A 11º ANO TURMA: B Resolver problemas de paralelismo de rectas e de planos Resolver problemas de perpendicularidade de rectas e de planos 3.11 Paralelismo

Leia mais

1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA

1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA 1. ANÁLISE EXPLORATÓRIA E ESTATÍSTICA DESCRITIVA 2019 Estatística Descritiva e Análise Exploratória Etapas iniciais. Utilizadas para descrever e resumir os dados. A disponibilidade de uma grande quantidade

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA 5º ANO MONIQUE MATEMÁTICA CONTEÚDOS:

PROGRAMAÇÃO DA 3ª ETAPA 5º ANO MONIQUE MATEMÁTICA CONTEÚDOS: A soberba não é grandeza, é inchaço. O que incha parece grande, mas não está são. Santo Agostinho CONTEÚDOS: Livro didático Matemática- Projeto Ápis Luiz Roberto Dante Editora Ática Capítulos: 9,10 e 11

Leia mais

Aula 2: Tipos de variáveis

Aula 2: Tipos de variáveis Aula 2: Tipos de variáveis Departamento de Métodos Estatísticos Instituto de Matemática Universidade Federal do Rio de Janeiro 2012 (UFRJ) Análise Exploratória de Dados 2012 1 / 34 Exemplo 2.1 Um pesquisador

Leia mais

Vantagens da Folha de Cálculo. UFCD 3776 Informática folha de cálculo e base de dados. Formadora: Sónia Rodrigues.

Vantagens da Folha de Cálculo. UFCD 3776 Informática folha de cálculo e base de dados. Formadora: Sónia Rodrigues. UFCD 776 Informática folha de cálculo e base de dados Objectivos da UFCD: Utilizar aplicações informáticas de folha de cálculo e de base de dados. UFCD 776 Informática folha de cálculo e base de dados

Leia mais

Conteúdos Ideias-Chave Objectivos específicos. múltiplo de outro número, este é divisor do primeiro.

Conteúdos Ideias-Chave Objectivos específicos. múltiplo de outro número, este é divisor do primeiro. Capítulo 1 Números Naturais Múltiplos e Divisores Se um número natural é múltiplo de outro número, este é divisor do primeiro. Números primos e números compostos Decomposição de um número em factores primos

Leia mais