A importância do trabalho de campo no ensino aprendizagem de geografia física

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A importância do trabalho de campo no ensino aprendizagem de geografia física"

Transcrição

1 Eixo temático: 6.GEOGRAFIA FÍSICA E ENSINO. Título do trabalho: A importância do trabalho de campo no ensino-aprendizagem de geografia física. Autores: Fernando José Primo do Nascimento (graduando em geografia UFV Viçosa, MG) fjprimo@yahoo.com.br; Rosiene de Cássia Fia (graduanda em geografia UFV Viçosa, MG) rosieneufv@yahoo.com.br, Leandro Antônio Roque (graduando em geografia UFV Viçosa, MG) leandroroque1@hotmail.com, André Luiz Lopes de Faria (professor orientador geografia UFV Viçosa, MG) andre@ufv.br. A importância do trabalho de campo no ensino aprendizagem de geografia física Introdução A ciência geográfica não é tida mais como aquela que apenas enumera e descreve lugares, relevos, povos, fauna e flora. Para além da simples descrição, concordamos que é necessário entender a paisagem 1 para além daquilo que vemos e, neste sentido precisamos ir a campo não só para observamos, mas, também, correlacionarmos os diversos elementos que compõem esta paisagem. No ensino de geografia a aula de campo se torna uma possibilidade de fomentar um olhar crítico sobre aquilo que se percebe através dos sentidos. Neste sentido, acreditamos que o trabalho de campo proporciona a possibilidade de trabalhar o olhar sobre a paisagem relacionando-o diretamente aos conceitos desenvolvidos em sala de aula. Desta forma passamos da mera observação/descrição para um posicionamento crítico de entendimento da relação homem e a paisagem que o cerca. Mas, ir a campo significa antes de tudo, se preparar para essa aventura pedagógica. É necessário se ter em mente que professores e alunos devem estar preparados em termos de conhecimento da área a ser visitada, bem como dos conteúdos a serem discutidos. Segundo Luzia M. S. Tomita, antes de ir a campo é necessário desenvolver nas aulas teóricas uma base sólida em relação aos conceitos e questões que serão tratados em campo. 2 O trabalho de campo é o momento no qual se torna possível por em prática os conhecimentos construídos em sala de aula. Não deve ser confundido como um mero momento de lazer, nem de observação passiva de uma paisagem. Acreditamos que o trabalho de campo pode ser um importante instrumento de ensino aprendizagem de conteúdos da ciência geográfica, e concordamos com Tomita quando esta diz que estimulando um ensino pautado numa visão crítica, [...] a Geografia estará contribuindo para preparar o indivíduo para a sociedade e a prática da boa cidadania. 3 sentidos. 1 Paisagem aqui entendida como todos e elementos que percebemos através de nossos 2 TOMITA, Luiza M. S. Trabalho de campo como instrumento de ensino em Geografia. In: Geografia, Londrina, v. 8, n. 1, p. 13, jan. / jun Idem.

2 Objetivos O objetivo deste trabalho consiste na confirmação da importância de aliarmos teoria e prática nas aulas de geografia. Neste trabalho daremos enfoque a uma prática ocorrida numa aula de geografia cujo objetivo era entender a dinâmica da paisagem no litoral do estado do Espírito Santo. Objetivos da disciplina Geo Dinâmica fisiográfica do espaço brasileiro O objetivo desta disciplina foi o de entender a dinâmica da paisagem do território brasileiro. Foram trabalhados os conteúdos referentes ao sistema natural brasileiro, sua evolução geológica e geomorfológica. Discutimos também quais a potencialidades das paisagens brasileiras bem como os diversos problemas ambientais associados aos diferentes domínios morfoclimáticos segundo classificação de Aziz Ab Saber. 4 Discutimos acerca das diferenciações do relevo, a teoria da neotectônica, geologia e geomerfologia das regiões costeiras e, os ambientes cársticos. A partir dessas discussões em sala de aula foi proposto um trabalho de campo que incluía uma visita às cidades Marataízes, Piúma, Anchieta e Guarapari, ambas situadas no litoral do estado do Espírito Santo. Características da área visita no trabalho de campo O litoral brasileiro se estende desde o estado do Amapá extremo norte do território, localizado na zona equatorial até o estado do Rio Grande do Sul na zona temperada sul. A área na qual ocorreu o trabalho de campo desta disciplina localiza-se no litoral do estado do Espírito Santo, na região sudeste do Brasil. Nos ambientes costeiros, o movimento das ondas, das correntes marinhas e do vento estão entre os maiores transformadores desta paisagem. As ondas que chegam até a costa são responsáveis pelo deslocamento de grandes quantidades de sedimentos oriundos do continente. Segundo Jorge A. Villwock, este movimento conhecido como deriva litorânea, é [...] um dos processos mais significativos de transporte de sedimentos ao longo das costas arenosas. 5 Os ventos, por sua vez, são responsáveis tanto pela formação das ondas quanto do transporte de areia na superfície. O constante deslocamento das dunas se deve exatamente a esta força dos ventos. Entre os transtornos causados por esse movimento destacamos a invasão das áreas urbanizadas que necessitam constantemente remover essa areia. 4 AB SABER, Aziz. Os domínios de natureza do Brasil Potencialidades Paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, VILLWOCK, Jorge. A. et al. Geologia e Geomorfolia das regiões costeiras. In: Quaternário do Brasil. Ribeirão Preto: Holos Editora p101.

3 O nível do mar também exerce papel importante nas mudanças das paisagens litorâneas. Segundo Villwock, as variações paleoclimáticas e as mudanças do nível do mar, que dela são resultantes, tem tido um papel importante na evolução das áreas costeiras. Isto porque o movimento das águas oceânicas é responsável pelo dissecamento da costa. Ainda segundo Villwock, [...] a dinâmica costeira é a principal responsável pelos processos de erosão e/ou deposição que mantêm as áreas litorâneas em constante transformação. 6 Devemos somar e esses fatores a ação do homem. Em nossa primeira parada na cidade de Marataízes conseguimos constatar como esse movimento do oceano pode causar impactos sobre as construções humanas. Esta cidade, assim como inúmeras cidades brasileiras que se encontram no litoral ou no interior do continente, não passou por um processo de planejamento que levasse em consideração as características físicas e estruturais do solo ou outros aspectos, como por exemplo, o aumento do nível das águas oceânicas. Um dos maiores problemas enfrentados pela cidade no momento, é a constante perda de terra firme próximo da costa. A avenida que se encontra beira mar está parcialmente destruída e a força das ondas continua acelerando esse processo. Nesta primeira parada, a partir dessas observações, discutimos sobre os fenômenos da regressão e transgressão marinha. O fenômeno conhecido como regressão marinha diz respeito ao recuo do mar, ou seja, ocorre uma diminuição do nível do mar. A transgressão marinha, por sua vez, significa o movimento contrário. A transgressão se refere ao movimento do mar em constante avanço sobre o continente. Segundo estudos, o registro mais antigo que se possui de uma transgressão marinha no Espírito Santo data de 5100AP. Este dado pode ser comprovado através da [...] presença de uma deposição arenosa, longe do mar atual, mas muito parecida, nas suas características, com aquelas que atualmente formam os cordões litorâneos de restinga. 7 Somado ao aumento do nível do mar, a cidade enfrenta ainda a forca das ondas contra a costa. Numa tentativa de diminuir os danos causados por esse movimento surgiram algumas propostas entre as quais a construção de três diques. A função destes paredões de pedra que avançam sobre o mar (figuras 1e 2) é conter as forças das ondas que chegam até a avenida beira mar que está sendo engolida devido à perda de solo (figuras 3 e 4). Figura1- Dique para contenção da força do mar Foto: André L. L. de Faria. Figura 2 Vista parcial do dique. Foto: André L. L. de Faria. 6 Idem. p Atlas de ecossistemas do Espírito Santo. SEMA: Viçosa, MG: UFV, p 219.

4 Figura 3- Avenida beira mar. Foto: Leandro D. C. Carvalho. Figura 4 Vista parcial do dique. Foto: André L. L. de Faria. Seguimos então para a foz do rio Itapemirim onde pretendíamos observar o fenômeno do carreamento de sedimentos do interior para o litoral espírito santense. Isso não foi possível devido ao fato de nosso ônibus ter ficado preso sobre a areia, antes de alcançarmos nosso destino. No dia seguinte, já na cidade de Piúma podemos observar os mesmos fenômenos de transgressão e regressão marinha que ocorrem na cidade de Marataízes. Após breve discussão seguimos para as cidades de Anchieta e Guarapari. Em Anchieta discutimos a formação das falésias. De acordo com Kenitiro Suguio et al. As falésias marinhas constituem costas abruptas, caracterizadas pela erosão devida à alta energia das ondas. Ainda segundo Suguio et al. essas formações são comumente esculpidas na Formação Barreiras 8. A Formação Barreiras foi definida por Allaoua Saadi como manchas sedimentares na forma de lençol que vão desde o Rio de Janeiro até a Guiana 9. As falésias se destacam na paisagem da costa brasileira por sua fascinante beleza (figura 5). Composta por uma série de camadas sedimentares, as falésias atestam o passado dinâmico de transformação da paisagem através do processo de dissecação e deposição dos sedimentos. Segundo Saadi: [...] sua forma inicial correspondia a rampas dentríticas coalescentes mergulhando rumo ao nível de base atlântico. Estas teriam acumulado a sedimentação correlativa de eventos de desnudação, ocorridos como respostas aos eventos de soerguimento epirogenético que edificaram as superfícies culminantes em diversos pontos do interior brasileiro. 10 O movimento das marés e os ventos são os principais responsáveis pelas transformações ocorridas nessas formações litorâneas através da retirada desses sedimentos pelo processo erosivo. As chuvas também contribuem à medida que retiram esses sedimentos. 8 SUGUIO, Kenitiro et al.paleoníveis do mar e paleolinhas de costa. In: Quaternário do Brasil. Ribeirão Preto: Holos Editora p SAADI, Allaoua et al. Neotectônica da plataforma brasileira. In: Quaternário do Brasil. Ribeirão Preto: Holos Editora p Idem.

5 Ao descermos até o nível do mar percebemos o quão intenso é esse processo de desgaste da rocha provocado pela ação das águas do mar. Foi possível também observarmos as diferentes camadas de sedimentos que formam esses paredões rochosos. Seguimos para a cidade de Guarapari onde encontramos outras paisagens formadas por dunas, paleodunas, ambientes lagunares e restingas (figura 6). Figura 5 Falésias em Anchieta ES Foto: Leandro D. C. Carvalho Figura 6 Ambiente lagunar em Guarapari - ES Foto: Marcelo Mascarenhas Esses ambientes também passaram por uma intensa modificação desde o início da colonização portuguesa iniciada nas primeiras décadas do século XVI. Apesar de ser um ambiente não muito propício para a fixação humana essas áreas foram ocupadas e no caso da restinga restam apenas hectares, de uma estimativa original de hectares. 11 A urbanização é identificada como um dos principais processos de degradação desses ambientes uma vez que muitas vilas foram formadas sobre estes ambientes como, por exemplo, as cidades de Marataízes, Itaipava entre outras. 12 Um dos objetivos de nossa visita à cidade de Guarapari foi a trilha feita no Parque Estadual Paulo César Vinha, umas das poucas áreas de proteção dos ambientes de restingas no litoral do estado do Espírito Santo. No parque assistimos a uma pequena palestra com informações a respeito das diversas espécies e ambientes que encontraríamos em nossa caminhada pela trilha. O parque foi criado em 1990 para garantir a conservação da biodiversidade presente nesta área litorânea capixaba. O parque se localiza na região sul do Estado e faz parte da reserva de biosfera da Mata Atlântica. Sua área total é de hectares composta por praias, florestas de restinga, lagoas, dunas e alagados. 13 A sede do parque se localiza próximo a uma rodovia de intenso movimento o que facilita seu acesso. Mas, o grande fluxo de veículos acaba por ser um grande risco para os animais que habitam aquele ambiente. Os monitores do parque nos relatam que inúmeros animais são atropelados devido a esse fluxo. A criação do parque segue uma linha de conservação que visa a proteção dos recursos de forma a manter a estabilidade de um dado ecossistema. A entrada no parque é feita mediante o pagamento de uma taxa que segundo informações dos monitores estaria ligada a manutenção dos salários destes. 11 Atlas do ecossistemas do Espírito Santo. SEMA: Viçosa, MG: UFV, p Idem. 13 Idem. p. 414

6 Saímos da sede do parque e fomos em direção às praias. Durante nossa caminhada podemos observar as mudanças que ocorrem na paisagem do parque à medida que nos aproximamos da praia. O local onde se encontra a sede do parque possui uma vegetação bem diferenciada daquela que encontramos na área mais próxima ao oceano. Nas proximidades da praia nos deparamos como uma vegetação mais rasteira e de pequeno porte (figura 7). À medida que se avança rumo ao continente a vegetação se torna mais arbustiva, com a predominância de arbustos de baixo a médio porte que formam a mata seca (figura 8). No início não ultrapassam 1m de altura, mas, podem atingir cerca de 10m nas áreas mais afastadas. Essa diferença pode ser explicada entre outras causas pelo desenvolvimento do solo que já é mais expressivo na área mais afastada da praia onde predominam areias.14 Figura 7 Vegetação de menor porte próxima ao mar. Foto: Marcelo Mascarenhas. Figura 8 Vegetação mais arbustiva no interior do parque. Foto: Leandro D. C. Carvalho. Encontramos próxima da área litorânea algumas espécies que são típicas de ambientes muito secos como, por exemplo, os cactos (figuras 9 e 10). Ainda na região mais próxima ao mar temos a presença de lagos e lagunas. A vegetação é composta por poucas espécies vegetais que formam grandes massas compactas.15 Figura 9 Foto: Leandro D. C. Carvalho 14 Idem. p Idem. p Figura 10 Foto: Marcelo Mascarenhas

7 Resultados e discussões A disciplina ao tratar de aspectos empíricos da paisagem e seus processos exige um nível de abstração elevado nas aulas teóricas. Os processos discutidos em sala de aula muitas vezes não são passíveis de ser compreendidos de forma satisfatória, devido a não possibilidade de relacioná-los de forma concreta, com elementos que estejam próximos dos alunos. A ida a campo permite transformar aquela representação subjetiva em um dado visível permitindo que se discutam os processos referentes àquela paisagem e, ao mesmo tempo possa haver uma correlação com os dados observados. Devemos destacar que a ida a campo necessita de um planejamento e um cuidado por parte do professor responsável, para que os objetivos (aliar teoria e prática) sejam atingidos. As aulas teóricas e os objetivos do trabalho de campo devem estar correlacionados e deverão ser explicitados para os alunos. Através dos relatórios dos estudantes participantes do trabalho de campo, podemos perceber que a ida a campo proporcionou uma compreensão mais eficaz dos conteúdos da disciplina Dinâmica Fisiográfica do Espaço Brasileiro. Muitas dificuldades aparecem quando determinadas questões, em geografia física, são tratadas devido a não possibilidade de observação dos fenômenos e processos discutidos. São inúmeras as terminologias utilizadas em várias disciplinas que são de difícil assimilação por parte dos estudantes. Em muitos relatórios podemos perceber que os alunos não se apropriam de determinados termos, mas são capazes de descrever os processos e os elementos que os constituem. Acredita-se que apesar de não haver uma apropriação de determinados termos por parte do estudante, a ida a campo se mostra importante à medida que os processos e fenômenos são assimilados e correlacionados com as teorias desenvolvidas em sala de aula. Devemos ressaltar, que a apropriação dessas terminologias pelos alunos das disciplinas que trabalham com as dinâmicas da paisagem, entre outras, será devidamente alcançada quando estes tiverem um contato maior e fizerem um uso efetivo em sua vida acadêmica e no mercado e trabalho.

8 Bibliografia Atlas de ecossistemas do Espírito Santo. SEMA: Viçosa, MG: UFV, AB SABER, Aziz. Os domínios de natureza do Brasil Potencialidades Paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, SAADI, Allaoua et al. Neotectônica da plataforma brasileira. In: Quaternário do Brasil. Ribeirão Preto: Holos Editora SUGUIO, Kenitiro et al. Paleoníveis do mar e paleolinhas de costa. In: Quaternário do Brasil. Ribeirão Preto: Holos Editora TOMITA, Luiza M. S. Trabalho de campo como instrumento de ensino em Geografia. In: Geografia, Londrina, v. 8, n. 1, jan. / jun VILLWOCK, Jorge. A. et al. Geologia e Geomorfolia das regiões costeiras. In: Quaternário do Brasil. Ribeirão Preto: Holos Editora

Paisagem Costeira e seus matizes

Paisagem Costeira e seus matizes 1 Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Geociências Laboratório de Geografia Aplicada Paisagem Costeira e seus matizes Prof. Paulo Roberto de Oliveira

Leia mais

ANEXO 1 GLOSSÁRIO. Vegetação de Restinga

ANEXO 1 GLOSSÁRIO. Vegetação de Restinga ANEXO 1 GLOSSÁRIO Vegetação de Restinga Entende-se por restinga um conjunto de ecossistemas que compreende comunidades vegetais florísticas e fisionomicamente distintas, situadas em terrenos predominantemente

Leia mais

Oscilação Marinha. Regressão diminuição do nível do mar (Glaciação) Transgressão aumento do nível do mar (Inundação)

Oscilação Marinha. Regressão diminuição do nível do mar (Glaciação) Transgressão aumento do nível do mar (Inundação) Oscilação Marinha Regressão diminuição do nível do mar (Glaciação) Transgressão aumento do nível do mar (Inundação) Devido a variação do nível do mar a região costeira sofre alterações profundas em sua

Leia mais

ESTRUTURA GEOLÓGICA,RELEVO E HIDROGRAFIA

ESTRUTURA GEOLÓGICA,RELEVO E HIDROGRAFIA ESTRUTURA GEOLÓGICA,RELEVO E HIDROGRAFIA Definição de DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS: Pode ser compreendido como uma região que apresenta elementos naturais específicos que interagem resultando em uma determinada

Leia mais

AULÃO UDESC 2013 GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA PROF. ANDRÉ TOMASINI Aula: Aspectos físicos.

AULÃO UDESC 2013 GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA PROF. ANDRÉ TOMASINI Aula: Aspectos físicos. AULÃO UDESC 2013 GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA PROF. ANDRÉ TOMASINI Aula: Aspectos físicos. Relevo de Santa Catarina Clima de Santa Catarina Fatores de influência do Clima Latitude; Altitude; Continentalidade

Leia mais

Relevo Brasileiro. Professora: Jordana Costa

Relevo Brasileiro. Professora: Jordana Costa Relevo Brasileiro Professora: Jordana Costa Relevo Observando a parte superficial da litosfera, isto é, o terreno sobre o qual vivemos, sobre o qual construímos cidades e estradas, vemos que ela apresenta

Leia mais

DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS E AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO BRASIL. Módulo 46 Livro 2 páginas 211 a 216

DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS E AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO BRASIL. Módulo 46 Livro 2 páginas 211 a 216 DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS E AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO BRASIL Módulo 46 Livro 2 páginas 211 a 216 Dentre os diversos tipos de clima e relevo existente no Brasil, observamos que os mesmos mantêm grandes relações,

Leia mais

GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA

GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA video1 CAMADAS DA TERRA CAMADAS DA TERRA Video 2 Video 3 A crosta e as rochas A crosta é formada por rochas e minerais. As rochas são agrupamentos de minerais: Minerais são

Leia mais

GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA

GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA GEOLOGIA GERAL PROF. ROCHA CAMADAS DA TERRA CAMADAS DA TERRA A crosta e as rochas A crosta é formada por rochas e minerais. As rochas são agrupamentos de minerais: Minerais são elementos ou compostos

Leia mais

Zonas Costeiras: - Erosão costeira - Elevada pressão urbanística

Zonas Costeiras: - Erosão costeira - Elevada pressão urbanística Zonas Costeiras: - Erosão costeira - Elevada pressão urbanística Linha de costa de Portugal FAIXA LITORAL OU COSTEIRA: Zona de transição entre o domínio continental e o domínio marinho. É uma faixa complexa,

Leia mais

Orogênese (formação de montanhas): o choque entre placas tectônicas forma as cordilheiras.

Orogênese (formação de montanhas): o choque entre placas tectônicas forma as cordilheiras. O RELEVO TERRESTRE A superfície terrestre não é uniforme, mas sim composta por irregularidades, apresentando formas altas ou baixas, planas ou onduladas. O relevo pode ser definido como o conjunto das

Leia mais

GEOGRAFIA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE

GEOGRAFIA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE GEOGRAFIA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª ANDREZA XAVIER PROF. WALACE VINENTE CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Cidadania e movimento. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 14.2 Conteúdo Agentes externos que

Leia mais

Conteúdo: Aula 1: As formas do relevo. A importância do estudo do relevo. A dinâmica do relevo. Aula 2: Agentes externos que modificam o relevo.

Conteúdo: Aula 1: As formas do relevo. A importância do estudo do relevo. A dinâmica do relevo. Aula 2: Agentes externos que modificam o relevo. Conteúdo: Aula 1: As formas do relevo. A importância do estudo do relevo. A dinâmica do relevo. Aula 2: Agentes externos que modificam o relevo. 2 Habilidades: Aula 1: Diferenciar as formas de relevo da

Leia mais

Importância dos oceanos

Importância dos oceanos AMBIENTE MARINHO Importância dos oceanos Os oceanos cobrem 70% da superfície da Terra. Figuram entre os maiores transpor-tadores tadores de calor do planeta, controlando o clima e seus efeitos. Constituem

Leia mais

Geologia e relevo. Bases geológicas e Classificação do relevo

Geologia e relevo. Bases geológicas e Classificação do relevo Geologia e relevo Bases geológicas e Classificação do relevo Bases Geológicas Placas tectônicas Formação geológica brasileira é antiga e estável, pois são escudos cristalinos e bacias sedimentares Essa

Leia mais

BIOMAS DO BRASIL E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS. Prof ª Gustavo Silva de Souza

BIOMAS DO BRASIL E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS. Prof ª Gustavo Silva de Souza BIOMAS DO BRASIL E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Prof ª Gustavo Silva de Souza O bioma pode ser definido, segundo o IBGE, como um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de

Leia mais

Agentes Externos ou Exógenos

Agentes Externos ou Exógenos RELEVO Relevo Terrestre Agentes Internos Agentes Externos Tectonismo Vulcanismo Abalos Sísmicos Intemperismo Erosão Agentes Externos ou Exógenos Em síntese, pode-se afirmar que os agentes exógenos realizam

Leia mais

Ocupação antrópica e problemas de ordenamento Zonas Costeiras

Ocupação antrópica e problemas de ordenamento Zonas Costeiras Ocupação antrópica e problemas de ordenamento Zonas Costeiras A ocupação antrópica levou a grandes alterações paisagísticas, o que tem levado à deterioração ambiental. Nuno Correia 10/11 2 A ocupação antrópica

Leia mais

O RELEVO DA TERRA Capítulo 2

O RELEVO DA TERRA Capítulo 2 O RELEVO DA TERRA Capítulo 2 Ciclo da erosão RETIRADA TRANSPORTE SEDIMENTAÇÃO OU DEPOSIÇÃO A EROSÃO É UM PROCESSO NATURAL De uma forma simplificada, existe uma tendência em considerar a erosão como algo

Leia mais

TIPOS DE VEGETAÇÃO E OS BIOMAS BRASILEIROS. Profº Gustavo Silva de Souza

TIPOS DE VEGETAÇÃO E OS BIOMAS BRASILEIROS. Profº Gustavo Silva de Souza TIPOS DE VEGETAÇÃO E OS BIOMAS BRASILEIROS Profº Gustavo Silva de Souza Os Biomas Brasileiros O Brasil possui grande diversidade climática e por isso apresenta várias formações vegetais. Tem desde densas

Leia mais

RELEVO BRASILEIRO: Continental e submarino. Prof. Esp. Franciane Borges

RELEVO BRASILEIRO: Continental e submarino. Prof. Esp. Franciane Borges RELEVO BRASILEIRO: Continental e submarino Prof. Esp. Franciane Borges ESTRUTURA A América do Sul constitui a porção continental da Placa Sul-Americana. Composta de: Área instável a Cadeia Andina e o Bloco

Leia mais

Livro Interactivo 3D Permite Fazer Anotações e Imprimir. Dúvidas Mais Comuns GEO 11. Flipping Book.

Livro Interactivo 3D Permite Fazer Anotações e Imprimir. Dúvidas Mais Comuns GEO 11. Flipping Book. Livro Interactivo 3D Permite Fazer Anotações e Imprimir Dúvidas Mais Comuns GEO 11 Flipping Book http://netxplica.com DÚVIDAS MAIS COMUNS :: BIOLOGIA E GEOLOGIA 11 http://netxplica.com 1. Ocupação antrópica

Leia mais

Complexo deltaico do rio Paraíba do Sul: caracterização geomorfológica do ambiente e sua dinâmica recente

Complexo deltaico do rio Paraíba do Sul: caracterização geomorfológica do ambiente e sua dinâmica recente Complexo deltaico do rio Paraíba do Sul: caracterização geomorfológica do ambiente e sua dinâmica recente Gilberto Pessanha Ribeiro 1,2 1 Universidade do Estado do Rio de Janeiro Faculdade de Engenharia

Leia mais

Transformação do relevo. Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. [Antoine Lavoisier]

Transformação do relevo. Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. [Antoine Lavoisier] Transformação do relevo Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. [Antoine Lavoisier] O relevo O relevo é o conjunto das diferentes formas que podem ser observadas na superfície terrestre:

Leia mais

Terra: origem e formação

Terra: origem e formação Terra: origem e formação Big Bang : formação do universo E:\Documentos\Aulas\Terra origem e formação\animação IBGE- NOSSO LUGAR NO UNIVERSO\nossolugaranouniverso (1).swf Origem da Terra Escala do tempo

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 07 ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 07 ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 07 ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA Como pode cair no enem? A partir dos dados apresentados, assinale a alternativa correta. a) A maior quantidade de minerais concentra-se em áreas

Leia mais

Floresta Amazônica É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras (floresta fe

Floresta Amazônica É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras (floresta fe Biomas do Brasil Floresta Amazônica É uma floresta tropical fechada, formada em boa parte por árvores de grande porte, situando-se próximas uma das outras (floresta fechada). O solo desta floresta não

Leia mais

Pablo Merlo Prata. Vitória, 17 de junho de 2008.

Pablo Merlo Prata. Vitória, 17 de junho de 2008. GERÊNCIA DE RECURSOS NATURAIS - GRN SUBGERÊNCIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DA ZONA COSTEIRA - SUCOST Aspectos práticos da linha de costa: experiências, desafios e problemas na gestão costeira do ES. Pablo

Leia mais

FUNÇÕES DESEMPENHADAS PELAS DIFERENTES TIPOLOGIAS DA REN

FUNÇÕES DESEMPENHADAS PELAS DIFERENTES TIPOLOGIAS DA REN FUNÇÕES DESEMPENHADAS PELAS DIFERENTES TIPOLOGIAS DA REN (Anexo I do DL n.º 166/2008, de 22 de agosto, na redação do DL n.º 239/2012, de 2 de novembro) ÁREAS DE PROTEÇÃO DO LITORAL Faixa marítima de proteção

Leia mais

GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA: AGENTES EXTERNOS MÓDULO 07

GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA: AGENTES EXTERNOS MÓDULO 07 GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA: AGENTES EXTERNOS MÓDULO 07 A DINÂMICA EXTERNA DO RELEVO RELEVO modelado da crosta terrestre, que se originou a partir do tectonismo, vulcanismo e abalos sísmicos e é modelado

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016 Disciplina: GEOGRAFIA Série/Ano: 1º ANO Professores: Carboni e Luis Otavio Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou

Leia mais

BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL

BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL Estrutura geológica Geomorfologia: ciência que estuda as formas de relevo. Relevo condiciona o processo de produção e organização do espaço geográfico. (...) a maior

Leia mais

ESPAÇOS CLIMÁTICOS E VEGETAÇÕES DA AMÉRICA

ESPAÇOS CLIMÁTICOS E VEGETAÇÕES DA AMÉRICA ESPAÇOS CLIMÁTICOS E VEGETAÇÕES DA AMÉRICA 8º ANO Geografia Prof. Esp. Franciane Borges Créditos: Zonas térmicas Altitude Amplitude térmica: é a diferença entre a temperatura máxima e a mínima, em determinado

Leia mais

Exercitando Ciências Tema Ecossistemas Brasileiros. (Terrestres, Litorâneos e de Transição)

Exercitando Ciências Tema Ecossistemas Brasileiros. (Terrestres, Litorâneos e de Transição) Exercitando Ciências Tema Ecossistemas Brasileiros (Terrestres, Litorâneos e de Transição) Esta lista de exercícios aborda os seguintes ecossistemas: Pantanal, Mata de Araucárias Mata Atlântica, Cerrado,

Leia mais

Relevo e Geologia do Brasil. Willen Ferreira Lobato

Relevo e Geologia do Brasil. Willen Ferreira Lobato Relevo e Geologia do Brasil Willen Ferreira Lobato Geomorfologia é o ramo da Geografia que estuda as formas e a dinâmica do relevo Relevo é o termo aplicado ao modelado terrestre Existem uma infinidade

Leia mais

O que é tempo geológico

O que é tempo geológico O Relevo da América TEMPO GEOLÓGICO O que é tempo geológico escala temporal dos eventos da história da Terra, ordenados em ordem cronológica. Baseada nos princípios de superposição das camadas litológicas

Leia mais

AGENTES EXTERNOS DO RELEVO

AGENTES EXTERNOS DO RELEVO AGENTES EXTERNOS DO RELEVO INTEMPERISMO QUÍMICO FÍSICO ou MECÂNICO BIOLÓGICO ou ORGÂNICO 1 INTEMPERISMO: QUÍMICO FÍSICO e BIOLÓGICO (FUVEST) Intemperismo é o nome que se dá ao conjunto de processos que

Leia mais

Utilização de imagens satélites, fotografias aéreas, MDT s e MDE no estudo de processos costeiros Cabo Frio/RJ

Utilização de imagens satélites, fotografias aéreas, MDT s e MDE no estudo de processos costeiros Cabo Frio/RJ Utilização de imagens satélites, fotografias aéreas, MDT s e MDE no estudo de processos costeiros Cabo Frio/RJ Abstract Fábio Ferreira Dias 1 (fabiofgeo@yahoo.com.br/fabiofgeo@mn.ufrj.br) Rodrigo da Silveira

Leia mais

Relevo brasileiro GEOGRAFIA 5º ANO FONTE: IBGE

Relevo brasileiro GEOGRAFIA 5º ANO FONTE: IBGE Relevo brasileiro GEOGRAFIA 5º ANO FONTE: IBGE O relevo Brasileiro O relevo brasileiro é constituído, principalmente, por planaltos, planícies e depressões. Os planaltos são terrenos mais antigos relativamente

Leia mais

Aula Bioma e Vegetação. Prof. Diogo Máximo

Aula Bioma e Vegetação. Prof. Diogo Máximo Aula Bioma e Vegetação Prof. Diogo Máximo Biosfera É a interação entre: - Clima (sucessão de tempos). - Solo (elemento de sustentação e nutrição). - Relevo (interfere diretamente no clima) Mapa Mundo Biomas

Leia mais

LAMA DE PRAIA CASSINO

LAMA DE PRAIA CASSINO LAMA DE PRAIA CASSINO Publicado no site em 18/09/2014 Euripedes Falcão Vieira* Os estuários são áreas de intensa movimentação de sedimentos produzidas pelas correntes que nelas atuam. A natureza dos sedimentos,

Leia mais

GEOLOGIA DO QUATERNÁRIO

GEOLOGIA DO QUATERNÁRIO GEOLOGIA DO QUATERNÁRIO Terça 14 às 18h IC3 sala 16 Variação do nível do mar e suas evidências Turma: 2015/2 Prof as. Jacqueline Albino e Larissa Bertoldi larabertoldi@gmail.com GLACIAÇÕES QUATERNÁRIAS

Leia mais

Vegetação do Brasil e suas características

Vegetação do Brasil e suas características Vegetação do Brasil e suas características Florestas e Campos Amazônicos COMPACTADAS E FECHADAS. CLIMA QUENTE E ÚMIDO. VARIEDADES DE PLANTAS. DESMATAMENTOS CRIAÇÃO DE GADOS PLANTAÇÕES EXTRAÇÃO DA MADEIRA

Leia mais

Formas de relevo. Professora: Jordana Costa

Formas de relevo. Professora: Jordana Costa Formas de relevo Professora: Jordana Costa Relevo Observando a parte superficial da litosfera, isto é, o terreno sobre o qual vivemos, sobre o qual construímos cidades e estradas, vemos que ela apresenta

Leia mais

RELATO DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL APA COSTA DOS CORAIS ÀS MARGENS DA PE-76 NO MUNICÍPIO DE TAMANDARÉ PERNAMBUCO.

RELATO DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL APA COSTA DOS CORAIS ÀS MARGENS DA PE-76 NO MUNICÍPIO DE TAMANDARÉ PERNAMBUCO. RELATO DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL APA COSTA DOS CORAIS ÀS MARGENS DA PE-76 NO MUNICÍPIO DE TAMANDARÉ PERNAMBUCO. Jorge Luiz Farias de Souza (*), Elizabeth Rodrigues da Fonseca

Leia mais

GEOMORFOLOGIA DO QUATERNÁRIO

GEOMORFOLOGIA DO QUATERNÁRIO GEOMORFOLOGIA DO QUATERNÁRIO Quaternário: corresponde ao período mais recente da história da Terra, também conhecido como Idade do Gelo pela influência sobre o meio ambiente das diversas glaciações

Leia mais

Geografia de Santa Catarina

Geografia de Santa Catarina Geografia de Santa Catarina Geologia Geral Geologia de Santa Catarina Geomorfologia Geral (Formas de Relevo) Geomorfologia (Relevo) de Santa Catarina - Prof. José Carlos Rabello Geologia Geral O que Geologia

Leia mais

DINÂMICA COSTEIRA: Principais elementos do sistema praial

DINÂMICA COSTEIRA: Principais elementos do sistema praial DINÂMICA COSTEIRA: Principais elementos do sistema praial ELEMENTOS DOS PROCESSOS COSTEIROS Marés Ondas Correntes induzidas por ondas Nível do mar Sedimentos MARÉS - oscilações verticais periódicas do

Leia mais

Litosfera: o relevo terrestre

Litosfera: o relevo terrestre JORGE ARAÚJO / FOLHAPRESS NELSON ANTOIN / FOTOARENA / FOLHAPRESS Litosfera: o relevo terrestre As paisagens acima são iguais ou diferentes? Em ambas as fotos as habitações estão em áreas consideradas de

Leia mais

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Geografia

Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Geografia Uma perspectiva de ensino para as áreas de conhecimento escolar - Geografia A proposta A proposta de ensino para esta área de conhecimento considera o espaço como construção humana em que sociedade e natureza

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE CAMPO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE CAMPO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 1 A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DE CAMPO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS RODRIGUES, Alda dos Santos 1 LOPES, Tatiana da Silva 2 INTRODUÇÃO A aula de campo aprimora os conhecimentos, principalmente na área

Leia mais

Revisão: conceitos e generalidades

Revisão: conceitos e generalidades CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AMBIENTAL CAMPUS DE POMBAL - PB Disciplina: Recuperação de Áreas Degradadas e Biorremediação Professor: José Cleidimário

Leia mais

GEOMORFOLOGIA COSTEIRA: PROCESSOS E FORMAS

GEOMORFOLOGIA COSTEIRA: PROCESSOS E FORMAS GEOMORFOLOGIA COSTEIRA: PROCESSOS E FORMAS Assoreamento Erosão ESTUDO DE CASO: ACIDENTE EM MARIANA - MG Estuda as paisagens resultantes da morfogênese marinha na zona de contato entre a terra (continente)

Leia mais

Capítulo 3 Morfologia de uma bacia de drenagem. Introdução a Hidrologia de Florestas

Capítulo 3 Morfologia de uma bacia de drenagem. Introdução a Hidrologia de Florestas INPE eprint: sid.inpe.br/eprint@80/006/08.04..54 v 006-08-05 Introdução a Hidrologia de Florestas Setembro 004 João Vianei Soares Capítulo 3 Morfologia de uma bacia de drenagem Introdução a Hidrologia

Leia mais

ANÁLISE DA DINÂMICA DUNÁRIA E DA EXPANSÃO URBANA DA CIDADE DE TUTÓIA (MA) ENTRE 1987 E 2010

ANÁLISE DA DINÂMICA DUNÁRIA E DA EXPANSÃO URBANA DA CIDADE DE TUTÓIA (MA) ENTRE 1987 E 2010 Fabiano Capeleto Schaeffer (Graduando em Geografia) E-mail: fabianoschaeffer@hotmail.com Universidade Federal do Rio Grande do Sul Genílson Gonçalves Nunes (Graduando em Geografia) E-mail: genilson1988@hotmail.com

Leia mais

Ocupação Antrópica e problemas de ordenamento

Ocupação Antrópica e problemas de ordenamento Ocupação Antrópica e problemas de ordenamento Bacias Hidrográficas Rios ou Ribeiros cursos de água superficiais e regulares que podem desaguar num outro rio, num lago ou no mar. Bacia hidrográfica área

Leia mais

BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL

BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL BRASIL: RELEVO, HIDROGRAFIA E LITORAL Estrutura geológica Geomorfologia: ciência que estuda as formas de relevo. Relevo condiciona o processo de produção e organização do espaço geográfico. (...) a maior

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES Nome Nº Turma 3º ano Data / / Nota Disciplina GEOGRAFIA Prof. Rodrigo Carvalho Valor 30 Questão 1. Conceitue: a)

Leia mais

5. Área de intervenção 5.1 POTENCIAIS E LIMITAÇÕES DA ÁREA O município encontra-se em crescimento e desenvolvimento constante. A implantação do projeto neste local dá mais força para o desenvolvimento

Leia mais

ESCALA GEOLÓGICA

ESCALA GEOLÓGICA Aula Relevo ESCALA GEOLÓGICA Estrutura da Terra Tipos de Rochas Tipos de Rochas Estrutura da Terra Placas Tectônicas SISMÓGRAFO Placas Tectônicas Encontro de Placas Convergente ou Subducção Encontro

Leia mais

Atividades. As respostas devem estar relacionadas com o material da aula ou da disciplina e apresentar palavras

Atividades. As respostas devem estar relacionadas com o material da aula ou da disciplina e apresentar palavras Atividades As respostas devem estar relacionadas com o material da aula ou da disciplina e apresentar palavras chaves importantes. Aula 11 4.1. Solos da Amazônia A região da Amazônia, em sua maior parte,

Leia mais

MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO COMO APOIO AO PROCESSO DE RESTAURAÇÃO AMBIENTAL DO PARQUE ESTADUAL DO RIO VERMELHO, FLORIANÓPOLIS/SC

MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO COMO APOIO AO PROCESSO DE RESTAURAÇÃO AMBIENTAL DO PARQUE ESTADUAL DO RIO VERMELHO, FLORIANÓPOLIS/SC MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO COMO APOIO AO PROCESSO DE RESTAURAÇÃO AMBIENTAL DO PARQUE ESTADUAL DO RIO VERMELHO, FLORIANÓPOLIS/SC Heberle, D.A. (UDESC) ; Marimon, M.P.C. (UDESC) ; Luiz, E.L. (UDESC) RESUMO

Leia mais

Geologia, Problemas e Materiais do Quotidiano

Geologia, Problemas e Materiais do Quotidiano Geologia, Problemas e Materiais do Quotidiano Ocupação Antrópica e Problemas de Ordenamento 2ª parte Zonas costeiras Aula nº62 e 64 11 e 16 de Março 09 Prof. Ana Reis Zonas Costeiras Praia Arriba Utilização

Leia mais

ROCHAS SEDIMENTARES. Prof.ª Catarina Reis

ROCHAS SEDIMENTARES. Prof.ª Catarina Reis ROCHAS SEDIMENTARES Prof.ª Catarina Reis Gran Canyon Lake Powell Mono Lake shore Mesa Chaminés de Fada Cerca de 3/4 da Terra são cobertos por rochas sedimentares que revestem partes dos continentes e

Leia mais

Geografia. Estrutura Geológica do Brasil. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Estrutura Geológica do Brasil. Professor Luciano Teixeira. Geografia Estrutura Geológica do Brasil Professor Luciano Teixeira Geografia ESTRUTURA GEOLÓGICA DO BRASIL Formas de Relevo Montanhas Montanhas constituem grandes elevações da superfície, cujas altitudes

Leia mais

Módulo 13. Agentes externos formadores do relevo Prof. Lucas Guide 1º ano EM

Módulo 13. Agentes externos formadores do relevo Prof. Lucas Guide 1º ano EM Módulo 13 Agentes externos formadores do relevo Prof. Lucas Guide 1º ano EM O que é o Intemperismo? Dá-se o nome de intemperismo (também chamado de meteorização) ao conjunto de alterações físicas (desagregação)

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO BRASILEIRO. Prof.º Elves Alves

CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO BRASILEIRO. Prof.º Elves Alves CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO BRASILEIRO Prof.º Elves Alves www.professorelves.webnode.com.br ERAS GEOLÓGICAS ERAS GEOLÓGICAS Cenozoica (Terciário e Quaternário): Dobramentos modernos: Alpes, Andes, Himalaia,

Leia mais

1º Período UNIDADE 1. O Planeta Terra

1º Período UNIDADE 1. O Planeta Terra 1º Período UNIDADE 1 O Planeta Terra O planeta onde vivemos; Conhecendo a Terra; Continentes e oceanos; Conhecer algumas características e a estrutura do planeta Terra; Reconhecer a Terra como parte do

Leia mais

RELEVO CONTINENTAL: AGENTES INTERNOS. PROFº Me- CLAUDIO F. GALDINO - GEOGRAFIA

RELEVO CONTINENTAL: AGENTES INTERNOS. PROFº Me- CLAUDIO F. GALDINO - GEOGRAFIA RELEVO CONTINENTAL: AGENTES INTERNOS PROFº Me- CLAUDIO F. GALDINO - GEOGRAFIA Oferecimento Fábrica de Camisas Grande Negão RELEVO É toda forma assumida pelo terreno (montanhas, serras, depressões, etc.)

Leia mais

ESTRUTURAS E FORMAS DE RELEVO

ESTRUTURAS E FORMAS DE RELEVO O relevo terrestre pode ser definido como as formas da superfície do planeta. O relevo se origina e se transforma sob a interferência de dois tipos de agentes: os agentes internos e externos. endógenos:

Leia mais

Lista de exercícios de Geografia 2º bimestre

Lista de exercícios de Geografia 2º bimestre Lista de exercícios de Geografia 2º bimestre Objetivos: identificar os estados da Região Norte. (1,0) 1. Pinte, no mapa da região Norte, um estado de cada cor e complete a legenda: Objetivos: Reconhecer

Leia mais

Terremotos 05/07/2018

Terremotos 05/07/2018 Terremotos Os movimentos das Placas Tectônicas, responsáveis pela renovação da litosfera e pela formação de dobramentos modernos, também podem causar perigosos abalos sísmicos capazes de gerar destruição.

Leia mais

Erosão costeira e a produção de sedimentos do Rio Capibaribe

Erosão costeira e a produção de sedimentos do Rio Capibaribe UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO Programa de Pós - Graduação em Ciência do solo Disciplina: Seminário II Erosão costeira e a produção de sedimentos do Rio Capibaribe Discente do mestrado: Wagner

Leia mais

Imagens disponíveis em: <http://www.google.com.br/images>. Acesso em: 26 set

Imagens disponíveis em: <http://www.google.com.br/images>. Acesso em: 26 set AVALIAÇÃO 1-(UFJF) Observe as imagens a seguir que retratam os efeitos que chuvas torrenciais provocaram na região serrana do estado do Rio de Janeiro, em 2011. Imagens disponíveis em: .

Leia mais

GEOLOGIA GERAL CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

GEOLOGIA GERAL CIÊNCIAS BIOLÓGICAS GEOLOGIA GERAL CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Quarta 14 às 18h museu IC II Aula 13 Variação do nível do mar Turma: 2015/1 Profª. Larissa Bertoldi larabertoldi@gmail.com Variação do nível do mar Porque o nível do

Leia mais

Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro

Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro 1. (ENEM-2010) TEIXEIRA, W. et. al. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009 O esquema mostra depósitos em que aparecem fósseis

Leia mais

ANÁLISE DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NO LITORAL DE CAPONGA, CASCAVEL-CE

ANÁLISE DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NO LITORAL DE CAPONGA, CASCAVEL-CE ANÁLISE DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NO LITORAL DE CAPONGA, CASCAVEL-CE Carolina Carneiro Magalhães Graduanda em Geografia Universidade Federal do Ceará (UFC) Fortaleza/Ceará krol_carneiro@yahoo.com.br

Leia mais

Gestão Costeira do Estado do Rio de Janeiro: da geografia marinha às ações

Gestão Costeira do Estado do Rio de Janeiro: da geografia marinha às ações Gestão Costeira do Estado do Rio de Janeiro: da geografia marinha às ações FLAVIA LINS-DE-BARROS Laboratório de Geografia Marinha Departamento de Geografia UFRJ 1 Variedade Ecológica e Ecossistêmica Diferentes

Leia mais

Clima tempo atmosférico

Clima tempo atmosférico CLIMA E TEMPO ATMOSFÉRICO Clima tempo atmosférico é o conjunto de variações do tempo determinado lugar necessita de pelo menos de 30 anos de medições, observações e estudos das características dos tipos

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 10 CLASSIFICAÇÕES DO RELEVO BRASILEIRO

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 10 CLASSIFICAÇÕES DO RELEVO BRASILEIRO GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 10 CLASSIFICAÇÕES DO RELEVO BRASILEIRO Como pode cair no enem? (UFG) Analise os mapas a seguir. Os mapas apresentados destacam as unidades de relevo e as bacias hidrográficas

Leia mais

O que é tempo geológico

O que é tempo geológico O Relevo da América TEMPO GEOLÓGICO O que é tempo geológico escala temporal dos eventos da história da Terra, ordenados em ordem cronológica. Baseada nos princípios de superposição das camadas litológicas

Leia mais

Atividade 14 Exercícios Complementares de Revisão sobre Geologia Brasileira

Atividade 14 Exercícios Complementares de Revisão sobre Geologia Brasileira Atividade 14 Exercícios Complementares de Revisão sobre Geologia Brasileira Atenção: Pesquise PREFERENCIALMENTE em seu Livro e complemente a pesquisa em sites. 1. Comparação entre as Classificações do

Leia mais

GEOQUÍMICA DO SOLO DEFINIÇÃO:

GEOQUÍMICA DO SOLO DEFINIÇÃO: GEOQUÍMICA DO SOLO DEFINIÇÃO: Ciência que se dedica ao estudo do solo e de suas relações com as demais esferas geoquímicas (pedosfera, atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera). Nos ecossistemas terrestres...

Leia mais

O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL

O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL O CLIMA E A VEGETAÇÃO DO BRASIL [...] Não tinha inverno e verão em Brasília, tinha o tempo da seca e tempo das chuvas. Uma vez choveu onze dias sem parar, e as pessoas andavam quase cegas debaixo do aguaceiro,

Leia mais

Ocupação antrópica e problemas de ordenamento - Bacias Hidrográficas

Ocupação antrópica e problemas de ordenamento - Bacias Hidrográficas Ocupação antrópica e problemas de ordenamento - Bacias Hidrográficas Nuno Correia 11/12 2 São cursos de água, mais ou menos contínuos, que correm em leito próprio, transportando partículas de rochas de

Leia mais

Roteiro de estudos para recuperação trimestral

Roteiro de estudos para recuperação trimestral Roteiro de estudos para recuperação trimestral Disciplina: Professor (a): GEOGRAFIA SUELI VASCONCELOS Conteúdo: GEOGRAFIA FÍSICA: ESTRUTURA GEOLÓGICA MUNDO E BRASIL; RECURSOS MINERAIS DO BRASIL;AGENTES

Leia mais

Causas Naturais da Erosão Costeira

Causas Naturais da Erosão Costeira Causas Naturais da Erosão Costeira Fonte: Souza et al. (2005) CAUSAS NATURAIS DA EROSÃO COSTEIRA 1 2 3 4 5 6 Dinâmica de circulação costeira (centros de divergência de células de deriva litorânea - efeito

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA GEOMORFOLOGIA BÁSICA E ESTRUTURAL - GB 128 TEMA 1

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA GEOMORFOLOGIA BÁSICA E ESTRUTURAL - GB 128 TEMA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS DA TERRA DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA GEOMORFOLOGIA BÁSICA E ESTRUTURAL - GB 128 TEMA 1 Professor: Fabiano A. Oliveira 2017 Afinal, o que é Geomorfologia?

Leia mais

Biomas / Ecossistemas brasileiros

Biomas / Ecossistemas brasileiros GEOGRAFIA Biomas / Ecossistemas brasileiros PROF. ROGÉRIO LUIZ 3ºEM O que são biomas? Um bioma é um conjunto de tipos de vegetação que abrange grandes áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna

Leia mais

GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA:ESTRUTURA GEOLÓGICA, TIPOS DE ROCHAS E RECURSOS MINERAIS. MÓDULO 04 GEOGRAFIA I

GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA:ESTRUTURA GEOLÓGICA, TIPOS DE ROCHAS E RECURSOS MINERAIS. MÓDULO 04 GEOGRAFIA I GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA:ESTRUTURA GEOLÓGICA, TIPOS DE ROCHAS E RECURSOS MINERAIS. MÓDULO 04 GEOGRAFIA I COMPOSIÇÃO INTERNA DO PLANETA COMPOSIÇÃO INTERNA DO PLANETA NÚCLEO temperaturas que ultrapassam

Leia mais

Erosão Costeira - Tendência ou Eventos Extremos? O Litoral entre Rio de Janeiro e Cabo Frio, Brasil

Erosão Costeira - Tendência ou Eventos Extremos? O Litoral entre Rio de Janeiro e Cabo Frio, Brasil Erosão Costeira - Tendência ou Eventos Extremos? O Litoral entre Rio de Janeiro e Cabo Frio, Brasil Dieter Muehe Revista da Gestão Costeira Integrada 11(3):315-325 (2011) Introdução Orla entre Rio de Janeiro

Leia mais

1º Período Conteúdos Habilidades Atividades desenvolvidas

1º Período Conteúdos Habilidades Atividades desenvolvidas 1º Período Conteúdos Habilidades Atividades desenvolvidas UNIDADE 1 O Planeta Terra Tema 1: O planeta onde vivemos; Tema 2: Conhecendo a Terra; Tema 3: Continentes e oceanos; Tema 4: Trabalhando com mapas..

Leia mais

ECO GEOGRAFIA. Prof. Felipe Tahan BIOMAS

ECO GEOGRAFIA. Prof. Felipe Tahan BIOMAS ECO GEOGRAFIA Prof. Felipe Tahan BIOMAS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Os domínios morfoclimáticos representam a combinação de um conjunto de elementos da natureza relevo, clima, vegetação que se inter-relacionam

Leia mais

Ecossistemas Costeiros

Ecossistemas Costeiros Ecossistemas Costeiros ECOSSISTEMAS Ecossistema (grego oikos (οἶκος), casa + systema (σύστημα), sistema: sistema onde se vive) designa o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem

Leia mais

GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS. Prof ª Gustavo Silva de Souza

GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS. Prof ª Gustavo Silva de Souza GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS Prof ª Gustavo Silva de Souza O que é a Geologia? A palavra geologia vem do grego e significa: ESTUDO DA TERRA. Geólogo é como chamamos quem estuda a geologia.

Leia mais

ESTRUTURAS E FORMAS DE RELEVO

ESTRUTURAS E FORMAS DE RELEVO O relevo terrestre pode ser definido como as formas da superfície do planeta. O relevo se origina e se transforma sob a interferência de dois tipos de agentes: os agentes internos e externos. endógenos:

Leia mais

O CONHECIMENTO GEOLOGICO COMO FERRAMENTA DO MONITORAMENTO COSTEIRO E APOIO AO USO E OCUPAQAO DO LITORAL: ESTUDO DE CAS0 NO LITORAL DE SERGIPE, BRASIL

O CONHECIMENTO GEOLOGICO COMO FERRAMENTA DO MONITORAMENTO COSTEIRO E APOIO AO USO E OCUPAQAO DO LITORAL: ESTUDO DE CAS0 NO LITORAL DE SERGIPE, BRASIL O CONHECIMENTO GEOLOGICO COMO FERRAMENTA DO MONITORAMENTO COSTEIRO E APOIO AO USO E OCUPAQAO DO LITORAL: ESTUDO DE CAS0 NO LITORAL DE SERGIPE, BRASIL Guilherme dos Santos Teles*; Liana Matos Rocha* e Antonio

Leia mais

Lagoa Urussanga Velha Lagoa Mãe Luzia

Lagoa Urussanga Velha Lagoa Mãe Luzia Lagoas Costeiras Objetivando constatar a situação atual das lagoas costeiras dos municípios do setor Sul do litoral catarinense, nos dias 17 de abril e 12 de junho de 2008 foram realizadas vistorias terrestres

Leia mais

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente

7. o ANO FUNDAMENTAL. Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente 7. o ANO FUNDAMENTAL Prof. a Andreza Xavier Prof. o Walace Vinente CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Cidadania e movimento. Aula 13. 2 Conteúdo Estrutura geológica e relevo. Habilidade Compreender a

Leia mais